Andressa Aita Ivo
Produção Bibliográfica
- 2021 (Total: 1)
- Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic. (Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.)
- 2024 (Total: 2)
- ISSN Dos cadernos de formação às vozes das professoras alfabetizadoras: os impactos da política do PNAIC sobre o trabalho docente (REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO)
- 2023 (Total: 2)
- 2022 (Total: 2)
- ISSN O PNAIC E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: estudo sobre as repercussões no trabalho docente. (Teias (Rio de Janeiro))
- 2020 (Total: 1)
- ISSN A ELABORAÇÃO DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA - A atuação das comunidades epistêmicas e disciplinares (Educação e Cultura Contemporânea)
- 2019 (Total: 3)
- ISSN MATERNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DOS EDITAIS DE FOMENTO À PESQUISA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL (REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO)
- ISSN O JOGO DE XADREZ COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ALUNOS (Revista Querubim (Online))
- ISSN Socialização docente e experiências pré-profissionais (EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIA)
- 2018 (Total: 1)
- ISSN Planejamento para a atuação com a Educação Física Escolar: reflexões a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - CEFD/UFSM (HOLOS (NATAL. ONLINE))
- 2017 (Total: 2)
- ISSN O JOGO COMO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: uma análise a partir da concepção dos professores (Revista Conexões)
- ISSN SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E REPERCUSSÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES: LIMITES DA PADRONIZAÇÃO GERENCIALISTA (REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO)
- 2016 (Total: 2)
- ISSN A gestão escolar na percepção de acadêmicos de licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado (Itinerarius Reflectionis (Online))
- ISSN ESPAÇOS FÍSICOS E MATERIAIS DIDÁTICOS: REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (Biomotriz (UNICRUZ))
- 2015 (Total: 5)
- ISSN Gestão educacional e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS (Revista Educação em Questão (Online))
- ISSN Implicações do desinteresse pelas aulas de educação física no ensino médio (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
- ISSN Lógica interna e contexto cultural: relações a partir de jogos tradicionais (Cinergis)
- ISSN O Jogo como conteúdo no currículo de cursos Educação Física - Licenciatura (Pensar a Prática (Online))
- ISSN POLÍTICAS GERENCIAIS EM EDUCAÇÃO: efeitos sobre o trabalho docente (Currículo sem Fronteiras)
- 2014 (Total: 6)
- ISSN As contribuições da formação inicial para a futura prática docente na escola na percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física (Revista Querubim)
- ISSN As contribuições da formação inicial para a futura prática docente na escola na percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física (Revista Querubim)
- ISSN COLÔNIA DE FÉRIAS COMO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (Biomotriz (UNICRUZ))
- ISSN GESTÃO DE EVENTOS: ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES (Kinesis (Santa Maria))
- ISSN INFÂNCIA, TRABALHO E LÚDICO NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR FUMAGEIRA (Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online))
- ISSN O ENSINO EXPLÍCITO: Um meio para tornar eficaz nosso saber pedagógico ? entrevista com Clermont Gauthier (Teias (Rio de Janeiro. Impresso))
- 2013 (Total: 6)
- ISSN Avaliando a formação inicial: a percepção de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Educação Física (Roteiro)
- ISSN AVALIANDO A FORMAÇÃO INICIAL: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Roteiro)
- ISSN Legislação e formação de professores: os reflexos no meio educacional. (Conhecimento & Diversidade)
- ISSN NECESSIDADES FORMATIVAS DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação)
- ISSN Políticas curriculares e sistemas de avaliação: efeitos sobre o currículo (Revista e-Curriculum (PUCSP))
- ISSN REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ? LICENCIATURA (Itinerarius Reflectionis (Online))
- 2012 (Total: 1)
- ISSN Educação profissional e PROEJA: processos de adesão e resistência à implantação de uma experiência (EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO))
- 2011 (Total: 2)
- ISSN As teorias curriculares da educação e o currículo da Educação Física (Atividade Física, Lazer & Qualidade de Vida: Revista de Educação Física)
- ISSN Currículo e Educação Profissional: uma proposta curricular para o PROEJA em análise (Cadernos de Educação (UFPel))
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Repensando a formação do professor de Educação Física a partir do Estágio Curricular Supervisionado: o desenvolvimento e a articulação dos saberes docentes nas diferentes práticas educativas (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- 2009 (Total: 8)
- ISSN A coordenação pedagógica e o professor de Educação Física:perspectivas para suas relações em uma escola reflexiva (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- ISSN As lembranças significativas do tempo da Educação Física escolar na educação básica pelos licenciandos do CEFD/UFSM (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- ISSN Atuação docente na Educação Física e as diferentes abordagens de ensino: contribuições para a formação profissional (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- ISSN Contribuições da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para a formação de professores (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- ISSN Docência e autonomia na gestão escolar: o entendimento de professores de Educação Física (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- ISSN Os saberes necessários a prática docente em Educação Física (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- ISSN Os saberes necessários a prática docente em Educação Física escolar (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- ISSN Reuniões pedagógicas e professores de educação física: espaço de formação docente (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
- 2008 (Total: 8)
- ISSN A (des)integração do Estágio Curricular Supervisionado com as demais disciplinas do currículo da licenciatura em Educação Física: um estudo de caso (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
- ISSN A compreensão da estética na formação inicial em Educação Física Licenciatura (Lecturas Educación Física y Deportes)
- ISSN A história da educação e da educação física: olhares para a formação e suas pesquisas (ETD. Educação Temática Digital)
- ISSN As concepções da Gestão Escolar de professores de Educação Física de uma escola pública do Município de Santa Maria/RS (Educere et Educare (versão eletrônica))
- ISSN As concepções de gestão escolar de professores de Educação Física (Revista Didática Sistêmica (Online))
- ISSN Metodologia científica: abrindo caminhos a serem percorridos na pesquisa em Educação Física (Lecturas Educación Física y Deportes)
- ISSN Notas sobre o professor de Educação Física em tempos de modernidade líquida (Lecturas Educación Física y Deportes)
- ISSN O Estágio Curricular Supervisionado e a Formação do Futuro Professor de Educação Física (Lecturas Educación Física y Deportes)
- 2024 (Total: 1)
- ISSN O processo de implementação do novo ensino médio e o protagonismo juvenil: caracterização da produção acadêmica (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE))
- 2023 (Total: 1)
- Avaliação em larga escala e qualidade da educação: discussões advindas de uma política estadual (Avaliações externas na educação básica: contextos, políticas e desafios)
- 2022 (Total: 1)
- ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICADORES DE QUALIDADE (Pesquisas e Reflexões Nacionais em Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas)
- 2021 (Total: 5)
- Ciências Humanas, viés cultural e suas implicaçõesno currículo escolar: uma análise das relaçõesentre o PNAIC e a BNCC (Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.)
- O Pacto Nacional pela Alfabetizaçãona Idade Certa: atuação e efeitos nos contextosda UFSM e da UFPel entre 2012 e 2016 (Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.)
- Os sistemas de avaliação em larga escala no contexto do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Políticas de avaliação, currículo e trabalho docente: repercussões das avaliações externas no cotidiano das escolas públicas)
- Pacto Nacional pela Alfabetizaçãona Idade Certa e a formação deprofessores de Educação Infantil (Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.)
- Sistemas de Avaliação em larga escala e suas repercussões na educação física escolar (Políticas de avaliação, currículo e trabalho docente: repercussões das avaliações externas no cotidiano das escolas públicas)
- 2020 (Total: 2)
- As articulações do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa com as avaliações em larga escala (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior.)
- Educação Profissional para Jovens e Adultos: análise de uma experiência curricular (Educação Profissional e Tecnológica: cenários e perspectivas)
- 2016 (Total: 2)
- Desligamento de bolsistas de iniciação à docência do PIBID: reflexões a a partir do subprojeto Educação Física (Iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID educação física no CEFD/UFSM.)
- Políticas educacionais: gerencialismo, gestão educacional e gestão escolar (Conselhos municipais de educação: configurações e [re]articulações no campo das políticas e gestão educacional)
- 2015 (Total: 1)
- As Políticas Educacionais e a Educação do Campo: avanços e retrocessos (Vozes do Campo: ressignificando saberes e fazeres)
- 2012 (Total: 2)
- Currículo Integrado no PROEJA. (Currículo e saberes do trabalho na Educação Profissional: estudos sobre o PROEJA.)
- Os processos de implantação dos Cursos PROEJA nas Escolas Técnicas de Pelotas/RS. (Formação Docente, acesso e permanência na Educação Profissional: estudos sobre o PROEJA.)
- 2008 (Total: 4)
- A prática de ensino no processo de formação inicial em Educação Física (Os Professores de Educação Física em Formação)
- Contribuições da formação continuada na prática pedagógica do professor de Educação Física (Os professores de Educação Física em formação)
- Formação inicial: a disciplina de prática de ensino como meio de experimentar a Educação Física Escolar (Os Professores de Educação Física em Formação)
- História de vida de professores de Educação Física Escolar (Os Professores de Educação Física em Formação)
- 2007 (Total: 3)
- A (Des) integração do Estágio Curricular Supervisionado com as demais disciplinas do Currículo da Licenciatura em Educação Física da UFSM:: realidade ou utopia (Dizeres e Fazeres sobre Formação de Professores de Educação Física/ Coleção Formação de Professores de Educação Física,)
- Os professores e o dilema da docência (Educação Humana na compemporaneidade: desafios sociais, políticos e pedagógicos)
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Física Escolar:um olhar para as escolas com Estágio Curricular Supervisionado (Dizeres e Fazeres sobre Formação de Professores de Educação Física/ Coleção Formação de Professores de Educação Física)
- 2021 (Total: 1)
- Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.
- 2018 (Total: 2)
- Análise da estrutura do PNAIC: um caminho para compreensão da sua atuação. (ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino)
- Revisão bibliográfica sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o que dizem as teses e dissertações? (III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação)
- 2017 (Total: 2)
- POLÍTICAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS (V Seminário Internacional de políticas públicas da educação básica e superior; III Encontro de politicas e processos de educação superior; XI Semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
- SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E O IDEB: O QUE MOSTRAM OS NÚMEROS? (V Seminário Internacional de políticas públicas da educação básica e superior; III Encontro de politicas e processos de educação superior; XI Semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
- 2016 (Total: 5)
- A infraestrutura para a Educação Física escolar: uma reflexão a partir da gestão escolar (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR; V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL; X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL - UFSM)
- A INFRAESTRUTURA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA GESTÃO ESCOLAR (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
- Currículo, políticas públicas e trabalho docente (IX SIMPOSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
- INFRAESTRURA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS POSSIBILIDADES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA COM O CONTEÚDO JOGO (III Encontro Brasileiro da Rede Estrado.)
- PLANEJAMENTO E TRABALHO DOCENTE COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ? PIBID ? CEFD/UFSM (III Encontro Nacional Rede Estrado)
- 2015 (Total: 3)
- Educação Física na Educação Infantil: Aproximações Teóricas e Contexto Escolar (11 Congresso Argentino y 6 Latonoamericano de Educación Física y Ciencias)
- Projeto de extensão colônia de férias (11 Congresso Argentino y 6 Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
- Xadrez na Educação Física escolar: proposta pedagógica e sentidos atribuídos (11 Congreso Argentino y 6 Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
- 2014 (Total: 5)
- Educação Física escolar e infraestrutura: investigação e ação (29 Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- Experiências com jogos tradicionais (II Seminário Internacional de Educação do Campo)
- Gestão educacional e o IDEB da rede municipal de ensino de Santa Maria (IV Seminário Internacional de Gestão Educacional, do II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Centro de Educação - UFSM)
- Infraestrutura escolar: espaço físico, materiais e instalações nas aulas de Educação Física (XXXIII Simpósio Nacional de Educação Física)
- O acadêmico e o festivo: formaturas no Ensino Superior no contexto da UFSM (VII Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte)
- 2013 (Total: 2)
- Políticas educacionais e políticas seus efeitos sobre o trabalho docente e o currículo na rede municipal de ensino de Santa Maria ? RS (II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação)
- Trabalho docente na educação física: semelhanças e diferenças no espaço escolar e não escolar (II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança)
- 2012 (Total: 3)
- Algumas percepções sobre os cursos PROEJA das escolas técnicas federais de Pelotas/RS (Seminário de política e administração da educação da região Sul - ANPAE/Região Sul)
- As repercussões da Prova Brasil na Educação Física escolar: o início de uma discussão (VI Congresso Sul-Brasileiro de Ciências do Esporte)
- Limites e possibilidades para a implementação dos cursos técnicos integrados na modalidade de educação para jovens e adultos em escolas técnicas federais. (I Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica)
- 2011 (Total: 6)
- As teorias do currículo e as políticas curriculares atuais: implicações para o trabalho docente (I Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente VI Encontro brasileiro da Rede Estrado)
- Educação Física e a formação docente nos cursos de Pedagogia: caminhos para o trabalho com a infancia (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
- Educação, políticas públicas e os processos de adesão e resistencia à implantação de um curso na modalidade POREJA (34º REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO)
- Políticas educacionais, gerencialismo e trabalho docente (I Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente VI Encontro brasileiro da Rede Estrado)
- Teorias curriculares e o currículo da educação física (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
- Trabalho e formação docente em Educação Física: o tempo e as mudanças (I Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente VI Encontro brasileiro da Rede Estrado)
- 2010 (Total: 4)
- ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE CURSOS PROEJA NA REDE FEDERAL (VIII - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul)
- As articulações entre o público e o privado na rede de ensino público do município de Pelotas RS (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos)
- Saberes da Experiência no Cotidiano da Escola no PROEJA RS (III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos)
- Um panorama do processo de implantação dos cursos PROEJA na rede federal (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais)
- 2009 (Total: 4)
- As políticas educacionais e o programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (II Congresso de Educação, Arte e Cultura)
- Implantação dos cursos PROEJA nas instituições Federais: as experiências em Pelotas (XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação)
- O Plano de Desenvolvimento da Educação: uma analise no contexto escolar (32º reunião anual da ANPED)
- REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O DESENVOLVIMENTO E A ARTICULAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NAS DIFERENTES PRÁTICAS EDUCATIVAS (IX Encontro Nacional de Educação - EDUCERE)
- 2008 (Total: 10)
- A compreensão da estética na formação inicial em Educação Física Licenciatura (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
- A coordenação pedagógica e o professor de Educação Física: perspectivas para suas relações em uma escola reflexiva (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
- A prática da pesquisa em educação: história, desafio e possibilidades (VII Seminário de pesquisa qualitativa: fazendo metodologia)
- As lembranças significativas do tempo da Educação Física Escolar na Educação Básica pelos Licenciados do CEFD/UFSM: colaborando com o "aprender a ser professor" (XXVII Simpósio Nacional de Educação Física)
- Atuação Docente na Educação Física e as diferentes abordagens de ensino: contribuições para a formação profissional (XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Paises de Lingua Portuguesa)
- Contextualizando a disciplina de Educação Física no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de jovens e adultos (PROEJA) (XXVII Simpósio Nacional de Educação Física)
- Contribuições da Educação Física nos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para a formação de professores (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
- Docência e autonomia na gestão escolar: o entendimento de professores de Educação Física (II Simpósio Internacional de Educação V Fórum Nacional de Educação: Políticas Públicas Gestão da Educação e Formação do Educador)
- Os saberes necessários a prática docente em Educação Física Escolar (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
- Reuniões pedagógicas e professores de Educação Física: espaço de formação docente? (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
- 2007 (Total: 14)
- A concepção crítico-superadora na formação profissional do professor de Educação Física (13° Jornada Nacional de Educação)
- A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇAO INFANTIL: OS SABERES DOCENTES E A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA (13° Jornada Nacional de Educação)
- A prática pedagógica do Professor de Educação Física e suas concepções de ensino (Semana Acadêmica do Centro Educação da UFSM)
- A prática pedagógica e os saberes necessários: a visão dos acadêmicos de Educação Física da UFSM (I Congresso Educação, Arte e Cultura)
- A vida profissional de professores de Educação Física Escolar (II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores)
- As diferentes fases da carreira de professores de educação física: formação profissional em foco (XVI Semana academica do centro de educação: identidades e educação)
- Contribuições da Formação Continuada na prática pedagógica de professores de Educação Física (13ª Jornada Nacional de Educação)
- Formação inicial e continuada de Formação de Professores (I Congresso Educação Arte Cultura)
- Formação inicial: a disciplina de prática de ensino como meio de experimentar a educação física escolar (XI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VIII Seminário Interinstitucional, VII Jornada de Ludopedagogia e IV Seminário de Educação Especial)
- Histórias de vida de professores de Educação Física Escolar (II Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar)
- Os professores e os dilemas da docência (XI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VIII Seminário Interinstitucional, VII Jornada de Ludopedagogia e IV Seminário de Educação Especial)
- Os saberes necessários à prática educativa na compreensão dos acadêmicos de Licenciatura do CEFD/UFSM (II Seminário Nacional/V Seminário Regional de Formação de Professores)
- Refletindo a prática pedagógica do professor de Educação Física através da organização de suas aulas. (II Seminário de Epistemologia e Educação Física Escolar)
- UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO, ENSINO E PESQUISA. (13° Jornada Nacional de Educação)
- 2006 (Total: 2)
- A análise do espaço físico e do material disponível em três escolas públicas e Santa Maria (RS) (III Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte)
- O RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (RS): UM ESTUDO DESCRITIVO (III CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
- 2017 (Total: 3)
- 'GESTÃO ESCOLAR E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS' (32 Jornada Acadêmica Integrada)
- 'PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): ANÁLISE DAS MUDANÇAS DO PROGRAMA ENTRE 2012 E 2017' (32 Jornada Acadêmica Integrada)
- 'PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): EFEITOS SOBRE A GESTÃO, CURRÍCULO E O TRABALHO DOCENTE EM SANTA MARIA' (32 Jornada Acadêmica Integrada)
- 2016 (Total: 1)
- POLÍTICAS CURRICULARES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
- 2012 (Total: 2)
- La réussite scolaire des jeunes et des adultes et la formation pour le marché du travail (1 Symposium annuel de l' A CCESE)
- Les effets des grandes politiques d' évaluation sur le curriculum et l' enseignement au Brésil (34 session d'études de l'ADMEE - Canada)
- 2008 (Total: 8)
- A agressividade nas aulas de Educação Física Escolar: conceitos e fatores desencadeantes (Fórum Mundial de Educação)
- A hiperatividade na Educação Física Escolar (Fórum Mundial de Educação)
- A influencia da comunicação na educação/educação física: implicações na formação de professores e alunos (Fórum Mundial de Educação)
- A pesquisa e o desenvolvimento profissional na docência em Educação Física (Fórum Mundial de Educação)
- Escola: espaço de formação continuada de professores... de Educação Física?. (Fórum Mundial de Educação)
- Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental (Fórum Mundial de Educação)
- O papel da educação/educação física na sociedade (Fórum Mundial de Educação)
- O papel do professor... de educação física no desenvolvimento da cidadania (Forum mundial de educação Santa Maria educação: economia solidária e ética planetária)
- 2007 (Total: 9)
- A Educação Física imbricada na Gestão Escolar: possibilidades e realidades (I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: " Gestão Educacional em contextos de democratização")
- A realidade da Educação Física escolar: um olhar para o ensino fundamental (II Congresso Iternacional de Educação)
- A realidade da Educação Física escolar: um olhar para o Ensino Fundamental (II Congresso Internacional de Educação)
- As atividades alternativas dos alunos de ensino médio dispensados das aulas de Educação Física (VII Seminário de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
- As implicações do mundo do trabalho no contexto educacional (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
- As políticas e programas de Educação Superior e suas contextualizações (22º Jornada Acadêmica Integrada)
- O papel do professor de educação física na prática educativa e suas metodologias de ensino (VIII Congresso Internacional de Educação Popular e XVII Seminário Internacional de Educação Popular)
- OPINIÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EVASIVOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SEUS PROFESSORES (VIII Congresso Internacional de Educação Popular)
- Praças públicas de Santa Maria: possibilidades de esporte e lazer (VII Seminário de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
- 2006 (Total: 11)
- A (DES) INTEGRAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM AS DEMAIS DISCIPLINAS DO CURRÍCUL DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM: REALIDADE OU UTOPIA (VI JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS e ENCONTRO REGIONAL DE FISIOTERAPIA)
- A EXCLUSÃO OU INCLUSÃO DOS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (RS) (VI JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS e I ENCONTRO REGIONAL DE FISIOTERAPIA)
- Metodologias de ensino da Educação Física: uma problematização da teoria / prática (III CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
- O RECREIO NA ESCOLA ESTADUAL CELINA DE MORAES DE SANTA MARIA (RS): UM ESTUDO DESCRITIVO (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- O RECREIO NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL PILAR DE SANTA MARIA (RS): UM ESTUDO DESCRITIVO (XX Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- O RECREIO NA ESCOLA MUNICIPAL JUNTO AO CAIC (XX Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Física: um olhar para as escolas com estágio curricular supervisionado (Jornada Academica Integrada)
- OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS REALIZADAS NO RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS EM SANTA MARIA (RS) (XX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- RECREIO ESCOLAR: A INCLUSÃO DOS ALUNOS PRTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
- UM ESTUDO SOBRE A AGRESSIVIDADE DOS ALUNOS NO RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (RS) (XX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO GÊNERO NO RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (VI JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS e I ENCONTRO REGIONAL DE FISIOTERAPIA)
- 2005 (Total: 1)
- O RECREIO: UM ESTUDO DESCRITIVO (5° Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida e 5° Encontro Mercosul de Instituições de Educação Superior)
- 2018 (Total: 1)
- AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO, A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE (33 Jornada Acadêmica Integrada)
- 2015 (Total: 1)
- A UNIVERSIDADE TORNA-SE UMA PRAÇA AOS FINAIS DE SEMANA (V Seminário de Estudos do Lazer)
- 2014 (Total: 2)
- COLÔNIA DE FÉRIAS SEST SENAT COMO PROMOÇÃO DE ESPAÇO DE LAZER SOB A ÓTICA SOCIO-CULTURAL (III Congresso Estadual de Educação Física na escola: Educação Física escolar o que temos a falar sobre didática?)
- FORMATURAS NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA UFSM: O PÚBLICO E O PRIVADO; O ACADÊMICO E O FESTIVO (29 Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- 2013 (Total: 1)
- Experiências com Jogos Tradicionais (28 Jornada Acadêmica Integral)
- 2010 (Total: 1)
- O DESAFIO DA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS PROEJA (XII Encontro de Pós-Graduação)
- 2008 (Total: 1)
- A construção dos saberes docentes: um estudo de caso com professores do PROEJA (XVII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO)
Produção Técnica
- 2016 (Total: 1)
- VIII Encontro Brasileiro da Rede Estrado: Trabalho Docente e PNE: desafios à valorização profissional
- 2006 (Total: 2)
- III CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
- VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação
- 2023 (Total: 2)
- V ENCONTRO DO CEPE: DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO BÁSICA
- V SEMINÁRIO INTERNACIONAL IMAGENS DA JUSTIÇA, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO JURÍDICA
- 2017 (Total: 1)
- v Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e na XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
- 2013 (Total: 1)
- IV Seminário em Epistemologia e Educação Física e II Seminário em Formação de Professores
- 2010 (Total: 1)
- III Semana de Conversações no PPGE
- 2008 (Total: 1)
- II Seminário de Educação Física Escolar: formação profissional em foco
- 2007 (Total: 1)
- I Seminário de Educação Física Escolar: A Formação Profissional em Foco
- 2017 (Total: 1)
- Relações Entre Precarização E Vínculos De Trabalho De Professores De Educação Profissional
- 2013 (Total: 1)
- Experiências com Jogos Tradicionais
- 2009 (Total: 1)
- O Plano de Desenvolvimento da Educação: uma analise no contexto escolar
- 2008 (Total: 2)
- A prática da pesquisa em Educação: história, desafio e possibilidades
- Contextualizando a disciplina de Educação Física no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
- 2007 (Total: 4)
- A concepção crítico-superadora na formação profissional do professor de Educação Física
- A Educação Física na Educação Infantil: os saberes docentes e a organização didático-pedagógica
- Contribuições da formação continuada na prática pedagógica de professores de Educação Física
- Uma perscpectiva histórica da Educação nos processos de formação, ensino e pesquisa
- 2006 (Total: 2)
- Os parêmteros curriculares nacionais e a educação física escolar: um olhar para as escolas com estágio curricular supervisionado
- Recreio escolar: a inclusão dos alunos portadores de necessidades educativas especiais
- 2018 (Total: 1)
- Base Nacional Curricular Comum e avaliações externas: questão para refletir
- 2015 (Total: 1)
- Políticas educacionais: um olhar para Educação do Campo
- 2013 (Total: 2)
- Apresentação do grupo de pesquisa GPELF - CEFD
- Lazer e Recreação para o Turismo
- 2012 (Total: 1)
- 34 session d'études de l'ADMEE - Canada
- 2011 (Total: 1)
- Educação, políticas públicas e os processos de adesão e resistencia à implantação de um curso na modalidade POREJA
- 2010 (Total: 2)
- Saberes da Experiência no Cotidiano da Escola no PROEJA RS
- Um panorama do processo de implantação dos cursos PROEJA na rede federal
- 2009 (Total: 2)
- Implantação dos cursos PROEJA nas instituições federais: as experiências em Pelotas
- Repensando a formação do professor de educação física a partir do estágio curricular supervisionado: o desenvolvimento e a articulação dos saberes docentes nas diferentes práticas educativas
- 2007 (Total: 4)
- A prática pedagógica e os saberes necessários: a visão dos acadêmicos de Educação Física da UFSM
- A Realidade da Educação Física Escolar: um olhar para o ensino fundamental.
- Formação inicial e continuada de professores
- O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÁTICA EDUCATIVA E SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO
- 2006 (Total: 1)
- Metodologias de ensino da Educação Física: uma problematização da teoria/prática
- 2001 (Total: 1)
- EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROCESSOS DE ADESÃO E RESISTÊNCIA À IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO NA MODALIDADE PROEJA
- 2011 (Total: 3)
- As teorias do currículo e as políticas curriculares atuais: implicações para o trabalho docente
- Políticas educacionais, gerencialismo e trabalho docente
- Trabalho e formação docente em Educação Física: o tempo e as mudanças
- 2010 (Total: 1)
- O desafio da implantação do currículo integrado nos cursos PROEJA
- 2008 (Total: 9)
- A agressividade nas aulas de educação física escolar: conceitos e fatores desencadeantes
- A construção dos saberes docentes: um estudo de caso com professores do PROEJA
- A hiperatividade na Educação Física Escolar
- A influencia da comunicação na educação/educação física: implicações ne formação de professores e alunos
- A pesquisa e o desenvolvimento profissional na docencia em Educação Física
- Escola: espaço de formação continuada de professores... de Educação Física
- Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
- O papel da educação/educação física na sociedade
- O papel do professor... de educação física no desenvolvimento da cidadania
- 2007 (Total: 3)
- A prática pedagógica do professor de educação física e suas concepções de ensino
- As diferentes fases da carreira de professores de educação física: formação profissional em foco
- As políticas e programas da educação superior e suas contetxtualizações
- 2006 (Total: 3)
- A (des) integração do estágio curricular supervisionado com as demais disciplinas do currículo da licenciatura em Educação Física da UFSM: realidade ou utopia
- Orecreio na escola Estadual Celina de Moraes de Santa Maria (RS): um estudo descritivo
- Recreio Escola: inclusão dos alunos portadores de nec essidades educativas especiais
- 2019 (Total: 4)
- As articulações entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as Avaliações em Larga Escala
- As articulações entre os indicadores de qualidade, o trabalho docente e as políticas de formação continuada: uma análise das percepções dos coordenadores gerais do PNAIC
- As políticas educacionais e seus desdobramentos: um olhar para o currículo, a gestão e o trabalho docente
- MATERNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA
- 2014 (Total: 2)
- Gestão educacional e o IDEB da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS
- Oficina de Jogos e brinquedos
- 2010 (Total: 1)
- AS ARTICULAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE PELOTAS RS
- 2007 (Total: 3)
- A Educação Física imbricada na gestão escolar: possibilidades e realidades
- História de vida de professores de Educação Física Escolar
- Os saberes necessários à prática educativa na compreensão dos acadêmicos de licenciatura do CEFD/UFSM
- 2012 (Total: 1)
- La réussite scolaire des jeunes et des adultes et la formation pour le marché du travail
- 2011 (Total: 2)
- Educação Física e a formação docente nos cursos de pedagogia:caminhos para o trabalho com a infância
- Teorias curriculares e o currículo da Educação Física
- 2013 (Total: 1)
- IV Seminário em Epistemologia e Educação Física e II Seminário em Formação de Professores.
- 2011 (Total: 1)
- Seminário Regional de Educação: O Plano Nacional de Educação e a Emergência de Políticas Locais
- 2006 (Total: 1)
- Metodologias de ensino da educação física: uma problematização da teoria x prática
- 2005 (Total: 1)
- A (DES)INTEGRAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM AS DEMAIS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM: REALIDADE OU UTOPIA
- 2024 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
- 2023 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
- 2022 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
- 2021 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
- 2020 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
- 2019 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
- 2018 (Total: 6)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
- 2017 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- 2016 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- 2015 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- 2014 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
- Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
- 2013 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
- Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2022 (Total: 2)
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPACTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL,
- O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E INDICADORES DE QUALIDADE NA GESTÃO EDUCACIONAL/ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA ? RS
- 2021 (Total: 1)
- A reforma do ensino médio: (des)caminhos da educação brasileira
- 2020 (Total: 1)
- REPERCUSSÕES DO PNAIC NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA ? RS
- 2019 (Total: 2)
- Atuação de políticas educacionais sobre o trabalho docente: estudo do PNAIC no contexto de Santa Maria (RS) entre 2012 e 2016
- CIÊNCIAS HUMANAS: UMA REFLEXÃO SOBRE ABORDAGEM CULTURAL NO PNAIC E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO ESCOLAR
- 2017 (Total: 4)
- A formação continuada de professores de educação física dos anos finais do ensino fundamental do município de Restinga Seca - RS
- As repercussões do caderno de ciências humanas do PNAIC no trabalho docente de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
- O processo de elaboração das orientações curriculares para a educação física na rede municipal de ensino de Santa Maria
- PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RS: AS REPERCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO
- 2015 (Total: 2)
- A organização do trabalho pedagógico de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre o curso de licenciatura em Educação Física da UFSM
- FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA: REFLEXÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES
- 2016 (Total: 2)
- Planejamento para a atuação com a Educação Física Escolar: Reflexões a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID
- POLÍTICAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS