Andressa Aita Ivo

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 1)
  • Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic. (Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.)
    2024 (Total: 2)
  • doi ISSN A BNCC e seus múltiplos sentidos: desafios na (re)criação de práticas curriculares de uma unidade federal de Educação Infantil (Educação e Políticas em Debate)
  • ISSN Dos cadernos de formação às vozes das professoras alfabetizadoras: os impactos da política do PNAIC sobre o trabalho docente (REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO)
    2023 (Total: 2)
  • doi ISSN A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA ? RS: DO PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) AO PROGRAMA MUNICIPAL DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO (PROMLA) (ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE))
  • doi ISSN Políticas Avaliativas e Indicadores de Qualidade: Repercussões no Trabalho Docente. (LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE)
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: interpretações sublinhares e suas possíveis reflexões (REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR)
  • ISSN O PNAIC E AS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: estudo sobre as repercussões no trabalho docente. (Teias (Rio de Janeiro))
    2020 (Total: 1)
  • ISSN A ELABORAÇÃO DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS PARA EDUCAÇÃO FÍSICA - A atuação das comunidades epistêmicas e disciplinares (Educação e Cultura Contemporânea)
    2019 (Total: 3)
  • ISSN MATERNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DOS EDITAIS DE FOMENTO À PESQUISA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL (REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO)
  • ISSN O JOGO DE XADREZ COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSTA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS ALUNOS (Revista Querubim (Online))
  • ISSN Socialização docente e experiências pré-profissionais (EDUCACIÓN FÍSICA Y CIENCIA)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Planejamento para a atuação com a Educação Física Escolar: reflexões a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - CEFD/UFSM (HOLOS (NATAL. ONLINE))
    2017 (Total: 2)
  • ISSN O JOGO COMO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: uma análise a partir da concepção dos professores (Revista Conexões)
  • ISSN SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E REPERCUSSÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES: LIMITES DA PADRONIZAÇÃO GERENCIALISTA (REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO)
    2016 (Total: 2)
  • ISSN A gestão escolar na percepção de acadêmicos de licenciatura em Educação Física em situação de estágio curricular supervisionado (Itinerarius Reflectionis (Online))
  • ISSN ESPAÇOS FÍSICOS E MATERIAIS DIDÁTICOS: REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (Biomotriz (UNICRUZ))
    2015 (Total: 5)
  • ISSN Gestão educacional e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS (Revista Educação em Questão (Online))
  • ISSN Implicações do desinteresse pelas aulas de educação física no ensino médio (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
  • ISSN Lógica interna e contexto cultural: relações a partir de jogos tradicionais (Cinergis)
  • ISSN O Jogo como conteúdo no currículo de cursos Educação Física - Licenciatura (Pensar a Prática (Online))
  • ISSN POLÍTICAS GERENCIAIS EM EDUCAÇÃO: efeitos sobre o trabalho docente (Currículo sem Fronteiras)
    2014 (Total: 6)
  • ISSN As contribuições da formação inicial para a futura prática docente na escola na percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física (Revista Querubim)
  • ISSN As contribuições da formação inicial para a futura prática docente na escola na percepção de acadêmicos de um curso de licenciatura em educação física (Revista Querubim)
  • ISSN COLÔNIA DE FÉRIAS COMO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (Biomotriz (UNICRUZ))
  • ISSN GESTÃO DE EVENTOS: ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O CONTEXTO DAS UNIVERSIDADES (Kinesis (Santa Maria))
  • ISSN INFÂNCIA, TRABALHO E LÚDICO NO CONTEXTO DA AGRICULTURA FAMILIAR FUMAGEIRA (Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online))
  • ISSN O ENSINO EXPLÍCITO: Um meio para tornar eficaz nosso saber pedagógico ? entrevista com Clermont Gauthier (Teias (Rio de Janeiro. Impresso))
    2013 (Total: 6)
  • ISSN Avaliando a formação inicial: a percepção de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Educação Física (Roteiro)
  • ISSN AVALIANDO A FORMAÇÃO INICIAL: A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA (Roteiro)
  • ISSN Legislação e formação de professores: os reflexos no meio educacional. (Conhecimento & Diversidade)
  • ISSN NECESSIDADES FORMATIVAS DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO (Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação)
  • ISSN Políticas curriculares e sistemas de avaliação: efeitos sobre o currículo (Revista e-Curriculum (PUCSP))
  • ISSN REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ? LICENCIATURA (Itinerarius Reflectionis (Online))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Educação profissional e PROEJA: processos de adesão e resistência à implantação de uma experiência (EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO))
    2011 (Total: 2)
  • ISSN As teorias curriculares da educação e o currículo da Educação Física (Atividade Física, Lazer & Qualidade de Vida: Revista de Educação Física)
  • ISSN Currículo e Educação Profissional: uma proposta curricular para o PROEJA em análise (Cadernos de Educação (UFPel))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Repensando a formação do professor de Educação Física a partir do Estágio Curricular Supervisionado: o desenvolvimento e a articulação dos saberes docentes nas diferentes práticas educativas (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
    2009 (Total: 8)
  • ISSN A coordenação pedagógica e o professor de Educação Física:perspectivas para suas relações em uma escola reflexiva (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
  • ISSN As lembranças significativas do tempo da Educação Física escolar na educação básica pelos licenciandos do CEFD/UFSM (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
  • ISSN Atuação docente na Educação Física e as diferentes abordagens de ensino: contribuições para a formação profissional (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
  • ISSN Contribuições da Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para a formação de professores (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
  • ISSN Docência e autonomia na gestão escolar: o entendimento de professores de Educação Física (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
  • ISSN Os saberes necessários a prática docente em Educação Física (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
  • ISSN Os saberes necessários a prática docente em Educação Física escolar (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
  • ISSN Reuniões pedagógicas e professores de educação física: espaço de formação docente (Boletim Brasileiro de Educação Física (Brasília))
    2008 (Total: 8)
  • ISSN A (des)integração do Estágio Curricular Supervisionado com as demais disciplinas do currículo da licenciatura em Educação Física: um estudo de caso (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
  • ISSN A compreensão da estética na formação inicial em Educação Física Licenciatura (Lecturas Educación Física y Deportes)
  • ISSN A história da educação e da educação física: olhares para a formação e suas pesquisas (ETD. Educação Temática Digital)
  • ISSN As concepções da Gestão Escolar de professores de Educação Física de uma escola pública do Município de Santa Maria/RS (Educere et Educare (versão eletrônica))
  • ISSN As concepções de gestão escolar de professores de Educação Física (Revista Didática Sistêmica (Online))
  • ISSN Metodologia científica: abrindo caminhos a serem percorridos na pesquisa em Educação Física (Lecturas Educación Física y Deportes)
  • ISSN Notas sobre o professor de Educação Física em tempos de modernidade líquida (Lecturas Educación Física y Deportes)
  • ISSN O Estágio Curricular Supervisionado e a Formação do Futuro Professor de Educação Física (Lecturas Educación Física y Deportes)
    2024 (Total: 1)
  • ISSN O processo de implementação do novo ensino médio e o protagonismo juvenil: caracterização da produção acadêmica (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE))
    2023 (Total: 1)
  • Avaliação em larga escala e qualidade da educação: discussões advindas de uma política estadual (Avaliações externas na educação básica: contextos, políticas e desafios)
    2022 (Total: 1)
  • ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICADORES DE QUALIDADE (Pesquisas e Reflexões Nacionais em Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas)
    2021 (Total: 5)
  • Ciências Humanas, viés cultural e suas implicaçõesno currículo escolar: uma análise das relaçõesentre o PNAIC e a BNCC (Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.)
  • O Pacto Nacional pela Alfabetizaçãona Idade Certa: atuação e efeitos nos contextosda UFSM e da UFPel entre 2012 e 2016 (Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.)
  • Os sistemas de avaliação em larga escala no contexto do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Políticas de avaliação, currículo e trabalho docente: repercussões das avaliações externas no cotidiano das escolas públicas)
  • Pacto Nacional pela Alfabetizaçãona Idade Certa e a formação deprofessores de Educação Infantil (Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.)
  • Sistemas de Avaliação em larga escala e suas repercussões na educação física escolar (Políticas de avaliação, currículo e trabalho docente: repercussões das avaliações externas no cotidiano das escolas públicas)
    2020 (Total: 2)
  • As articulações do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa com as avaliações em larga escala (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior.)
  • Educação Profissional para Jovens e Adultos: análise de uma experiência curricular (Educação Profissional e Tecnológica: cenários e perspectivas)
    2016 (Total: 2)
  • Desligamento de bolsistas de iniciação à docência do PIBID: reflexões a a partir do subprojeto Educação Física (Iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID educação física no CEFD/UFSM.)
  • Políticas educacionais: gerencialismo, gestão educacional e gestão escolar (Conselhos municipais de educação: configurações e [re]articulações no campo das políticas e gestão educacional)
    2015 (Total: 1)
  • As Políticas Educacionais e a Educação do Campo: avanços e retrocessos (Vozes do Campo: ressignificando saberes e fazeres)
    2012 (Total: 2)
  • Currículo Integrado no PROEJA. (Currículo e saberes do trabalho na Educação Profissional: estudos sobre o PROEJA.)
  • Os processos de implantação dos Cursos PROEJA nas Escolas Técnicas de Pelotas/RS. (Formação Docente, acesso e permanência na Educação Profissional: estudos sobre o PROEJA.)
    2008 (Total: 4)
  • A prática de ensino no processo de formação inicial em Educação Física (Os Professores de Educação Física em Formação)
  • Contribuições da formação continuada na prática pedagógica do professor de Educação Física (Os professores de Educação Física em formação)
  • Formação inicial: a disciplina de prática de ensino como meio de experimentar a Educação Física Escolar (Os Professores de Educação Física em Formação)
  • História de vida de professores de Educação Física Escolar (Os Professores de Educação Física em Formação)
    2007 (Total: 3)
  • A (Des) integração do Estágio Curricular Supervisionado com as demais disciplinas do Currículo da Licenciatura em Educação Física da UFSM:: realidade ou utopia (Dizeres e Fazeres sobre Formação de Professores de Educação Física/ Coleção Formação de Professores de Educação Física,)
  • Os professores e o dilema da docência (Educação Humana na compemporaneidade: desafios sociais, políticos e pedagógicos)
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Física Escolar:um olhar para as escolas com Estágio Curricular Supervisionado (Dizeres e Fazeres sobre Formação de Professores de Educação Física/ Coleção Formação de Professores de Educação Física)
    2021 (Total: 1)
  • Gestão, currículo e trabalho docente: alguns efeitos do Pnaic.
    2018 (Total: 2)
  • Análise da estrutura do PNAIC: um caminho para compreensão da sua atuação. (ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino)
  • Revisão bibliográfica sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: o que dizem as teses e dissertações? (III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação)
    2017 (Total: 2)
  • POLÍTICAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS (V Seminário Internacional de políticas públicas da educação básica e superior; III Encontro de politicas e processos de educação superior; XI Semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E O IDEB: O QUE MOSTRAM OS NÚMEROS? (V Seminário Internacional de políticas públicas da educação básica e superior; III Encontro de politicas e processos de educação superior; XI Semana acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
    2016 (Total: 5)
  • A infraestrutura para a Educação Física escolar: uma reflexão a partir da gestão escolar (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR; V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL; X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL - UFSM)
  • A INFRAESTRUTURA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA GESTÃO ESCOLAR (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
  • Currículo, políticas públicas e trabalho docente (IX SIMPOSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • INFRAESTRURA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS POSSIBILIDADES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA COM O CONTEÚDO JOGO (III Encontro Brasileiro da Rede Estrado.)
  • PLANEJAMENTO E TRABALHO DOCENTE COM A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ? PIBID ? CEFD/UFSM (III Encontro Nacional Rede Estrado)
    2015 (Total: 3)
  • Educação Física na Educação Infantil: Aproximações Teóricas e Contexto Escolar (11 Congresso Argentino y 6 Latonoamericano de Educación Física y Ciencias)
  • Projeto de extensão colônia de férias (11 Congresso Argentino y 6 Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
  • Xadrez na Educação Física escolar: proposta pedagógica e sentidos atribuídos (11 Congreso Argentino y 6 Latinoamericano de Educación Física y Ciencias)
    2014 (Total: 5)
  • Educação Física escolar e infraestrutura: investigação e ação (29 Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Experiências com jogos tradicionais (II Seminário Internacional de Educação do Campo)
  • Gestão educacional e o IDEB da rede municipal de ensino de Santa Maria (IV Seminário Internacional de Gestão Educacional, do II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Centro de Educação - UFSM)
  • Infraestrutura escolar: espaço físico, materiais e instalações nas aulas de Educação Física (XXXIII Simpósio Nacional de Educação Física)
  • O acadêmico e o festivo: formaturas no Ensino Superior no contexto da UFSM (VII Congresso SulBrasileiro de Ciências do Esporte)
    2013 (Total: 2)
  • Políticas educacionais e políticas seus efeitos sobre o trabalho docente e o currículo na rede municipal de ensino de Santa Maria ? RS (II Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação)
  • Trabalho docente na educação física: semelhanças e diferenças no espaço escolar e não escolar (II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança)
    2012 (Total: 3)
  • Algumas percepções sobre os cursos PROEJA das escolas técnicas federais de Pelotas/RS (Seminário de política e administração da educação da região Sul - ANPAE/Região Sul)
  • As repercussões da Prova Brasil na Educação Física escolar: o início de uma discussão (VI Congresso Sul-Brasileiro de Ciências do Esporte)
  • Limites e possibilidades para a implementação dos cursos técnicos integrados na modalidade de educação para jovens e adultos em escolas técnicas federais. (I Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica)
    2011 (Total: 6)
  • As teorias do currículo e as políticas curriculares atuais: implicações para o trabalho docente (I Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente VI Encontro brasileiro da Rede Estrado)
  • Educação Física e a formação docente nos cursos de Pedagogia: caminhos para o trabalho com a infancia (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
  • Educação, políticas públicas e os processos de adesão e resistencia à implantação de um curso na modalidade POREJA (34º REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO)
  • Políticas educacionais, gerencialismo e trabalho docente (I Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente VI Encontro brasileiro da Rede Estrado)
  • Teorias curriculares e o currículo da educação física (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
  • Trabalho e formação docente em Educação Física: o tempo e as mudanças (I Encontro Luso-Brasileiro sobre trabalho docente VI Encontro brasileiro da Rede Estrado)
    2010 (Total: 4)
  • ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE CURSOS PROEJA NA REDE FEDERAL (VIII - Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul)
  • As articulações entre o público e o privado na rede de ensino público do município de Pelotas RS (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos)
  • Saberes da Experiência no Cotidiano da Escola no PROEJA RS (III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos)
  • Um panorama do processo de implantação dos cursos PROEJA na rede federal (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais)
    2009 (Total: 4)
  • As políticas educacionais e o programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (II Congresso de Educação, Arte e Cultura)
  • Implantação dos cursos PROEJA nas instituições Federais: as experiências em Pelotas (XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação)
  • O Plano de Desenvolvimento da Educação: uma analise no contexto escolar (32º reunião anual da ANPED)
  • REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O DESENVOLVIMENTO E A ARTICULAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NAS DIFERENTES PRÁTICAS EDUCATIVAS (IX Encontro Nacional de Educação - EDUCERE)
    2008 (Total: 10)
  • A compreensão da estética na formação inicial em Educação Física Licenciatura (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
  • A coordenação pedagógica e o professor de Educação Física: perspectivas para suas relações em uma escola reflexiva (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
  • A prática da pesquisa em educação: história, desafio e possibilidades (VII Seminário de pesquisa qualitativa: fazendo metodologia)
  • As lembranças significativas do tempo da Educação Física Escolar na Educação Básica pelos Licenciados do CEFD/UFSM: colaborando com o "aprender a ser professor" (XXVII Simpósio Nacional de Educação Física)
  • Atuação Docente na Educação Física e as diferentes abordagens de ensino: contribuições para a formação profissional (XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Paises de Lingua Portuguesa)
  • Contextualizando a disciplina de Educação Física no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de jovens e adultos (PROEJA) (XXVII Simpósio Nacional de Educação Física)
  • Contribuições da Educação Física nos iniciais do ensino fundamental: perspectivas para a formação de professores (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
  • Docência e autonomia na gestão escolar: o entendimento de professores de Educação Física (II Simpósio Internacional de Educação V Fórum Nacional de Educação: Políticas Públicas Gestão da Educação e Formação do Educador)
  • Os saberes necessários a prática docente em Educação Física Escolar (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
  • Reuniões pedagógicas e professores de Educação Física: espaço de formação docente? (XII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA)
    2007 (Total: 14)
  • A concepção crítico-superadora na formação profissional do professor de Educação Física (13° Jornada Nacional de Educação)
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇAO INFANTIL: OS SABERES DOCENTES E A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA (13° Jornada Nacional de Educação)
  • A prática pedagógica do Professor de Educação Física e suas concepções de ensino (Semana Acadêmica do Centro Educação da UFSM)
  • A prática pedagógica e os saberes necessários: a visão dos acadêmicos de Educação Física da UFSM (I Congresso Educação, Arte e Cultura)
  • A vida profissional de professores de Educação Física Escolar (II Seminário Nacional V Seminário Regional de Formação de Professores)
  • As diferentes fases da carreira de professores de educação física: formação profissional em foco (XVI Semana academica do centro de educação: identidades e educação)
  • Contribuições da Formação Continuada na prática pedagógica de professores de Educação Física (13ª Jornada Nacional de Educação)
  • Formação inicial e continuada de Formação de Professores (I Congresso Educação Arte Cultura)
  • Formação inicial: a disciplina de prática de ensino como meio de experimentar a educação física escolar (XI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VIII Seminário Interinstitucional, VII Jornada de Ludopedagogia e IV Seminário de Educação Especial)
  • Histórias de vida de professores de Educação Física Escolar (II Seminário em Epistemologia e Educação Física Escolar)
  • Os professores e os dilemas da docência (XI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, VIII Seminário Interinstitucional, VII Jornada de Ludopedagogia e IV Seminário de Educação Especial)
  • Os saberes necessários à prática educativa na compreensão dos acadêmicos de Licenciatura do CEFD/UFSM (II Seminário Nacional/V Seminário Regional de Formação de Professores)
  • Refletindo a prática pedagógica do professor de Educação Física através da organização de suas aulas. (II Seminário de Epistemologia e Educação Física Escolar)
  • UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO, ENSINO E PESQUISA. (13° Jornada Nacional de Educação)
    2006 (Total: 2)
  • A análise do espaço físico e do material disponível em três escolas públicas e Santa Maria (RS) (III Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte)
  • O RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (RS): UM ESTUDO DESCRITIVO (III CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
    2017 (Total: 3)
  • 'GESTÃO ESCOLAR E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS' (32 Jornada Acadêmica Integrada)
  • 'PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): ANÁLISE DAS MUDANÇAS DO PROGRAMA ENTRE 2012 E 2017' (32 Jornada Acadêmica Integrada)
  • 'PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): EFEITOS SOBRE A GESTÃO, CURRÍCULO E O TRABALHO DOCENTE EM SANTA MARIA' (32 Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 1)
  • POLÍTICAS CURRICULARES E SUAS REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
    2012 (Total: 2)
  • La réussite scolaire des jeunes et des adultes et la formation pour le marché du travail (1 Symposium annuel de l' A CCESE)
  • Les effets des grandes politiques d' évaluation sur le curriculum et l' enseignement au Brésil (34 session d'études de l'ADMEE - Canada)
    2008 (Total: 8)
  • A agressividade nas aulas de Educação Física Escolar: conceitos e fatores desencadeantes (Fórum Mundial de Educação)
  • A hiperatividade na Educação Física Escolar (Fórum Mundial de Educação)
  • A influencia da comunicação na educação/educação física: implicações na formação de professores e alunos (Fórum Mundial de Educação)
  • A pesquisa e o desenvolvimento profissional na docência em Educação Física (Fórum Mundial de Educação)
  • Escola: espaço de formação continuada de professores... de Educação Física?. (Fórum Mundial de Educação)
  • Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental (Fórum Mundial de Educação)
  • O papel da educação/educação física na sociedade (Fórum Mundial de Educação)
  • O papel do professor... de educação física no desenvolvimento da cidadania (Forum mundial de educação Santa Maria educação: economia solidária e ética planetária)
    2007 (Total: 9)
  • A Educação Física imbricada na Gestão Escolar: possibilidades e realidades (I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: " Gestão Educacional em contextos de democratização")
  • A realidade da Educação Física escolar: um olhar para o ensino fundamental (II Congresso Iternacional de Educação)
  • A realidade da Educação Física escolar: um olhar para o Ensino Fundamental (II Congresso Internacional de Educação)
  • As atividades alternativas dos alunos de ensino médio dispensados das aulas de Educação Física (VII Seminário de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
  • As implicações do mundo do trabalho no contexto educacional (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As políticas e programas de Educação Superior e suas contextualizações (22º Jornada Acadêmica Integrada)
  • O papel do professor de educação física na prática educativa e suas metodologias de ensino (VIII Congresso Internacional de Educação Popular e XVII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • OPINIÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EVASIVOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SEUS PROFESSORES (VIII Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Praças públicas de Santa Maria: possibilidades de esporte e lazer (VII Seminário de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar)
    2006 (Total: 11)
  • A (DES) INTEGRAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM AS DEMAIS DISCIPLINAS DO CURRÍCUL DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM: REALIDADE OU UTOPIA (VI JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS e ENCONTRO REGIONAL DE FISIOTERAPIA)
  • A EXCLUSÃO OU INCLUSÃO DOS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NO RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (RS) (VI JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS e I ENCONTRO REGIONAL DE FISIOTERAPIA)
  • Metodologias de ensino da Educação Física: uma problematização da teoria / prática (III CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
  • O RECREIO NA ESCOLA ESTADUAL CELINA DE MORAES DE SANTA MARIA (RS): UM ESTUDO DESCRITIVO (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O RECREIO NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL PILAR DE SANTA MARIA (RS): UM ESTUDO DESCRITIVO (XX Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • O RECREIO NA ESCOLA MUNICIPAL JUNTO AO CAIC (XX Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Física: um olhar para as escolas com estágio curricular supervisionado (Jornada Academica Integrada)
  • OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS REALIZADAS NO RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS EM SANTA MARIA (RS) (XX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • RECREIO ESCOLAR: A INCLUSÃO DOS ALUNOS PRTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (V Encontro Estadual Repensando a Inteligência)
  • UM ESTUDO SOBRE A AGRESSIVIDADE DOS ALUNOS NO RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (RS) (XX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO GÊNERO NO RECREIO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA (VI JORNADA NACIONAL DE ATIVIDADES FÍSICAS e I ENCONTRO REGIONAL DE FISIOTERAPIA)
    2005 (Total: 1)
  • O RECREIO: UM ESTUDO DESCRITIVO (5° Congresso Mercosul de Cultura Corporal e Qualidade de Vida e 5° Encontro Mercosul de Instituições de Educação Superior)
    2018 (Total: 1)
  • AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO, A GESTÃO E O TRABALHO DOCENTE (33 Jornada Acadêmica Integrada)
    2015 (Total: 1)
  • A UNIVERSIDADE TORNA-SE UMA PRAÇA AOS FINAIS DE SEMANA (V Seminário de Estudos do Lazer)
    2014 (Total: 2)
  • COLÔNIA DE FÉRIAS SEST SENAT COMO PROMOÇÃO DE ESPAÇO DE LAZER SOB A ÓTICA SOCIO-CULTURAL (III Congresso Estadual de Educação Física na escola: Educação Física escolar o que temos a falar sobre didática?)
  • FORMATURAS NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA UFSM: O PÚBLICO E O PRIVADO; O ACADÊMICO E O FESTIVO (29 Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    2013 (Total: 1)
  • Experiências com Jogos Tradicionais (28 Jornada Acadêmica Integral)
    2010 (Total: 1)
  • O DESAFIO DA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NOS CURSOS PROEJA (XII Encontro de Pós-Graduação)
    2008 (Total: 1)
  • A construção dos saberes docentes: um estudo de caso com professores do PROEJA (XVII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E X ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO)

Produção Técnica

    2016 (Total: 1)
  • VIII Encontro Brasileiro da Rede Estrado: Trabalho Docente e PNE: desafios à valorização profissional
    2006 (Total: 2)
  • III CONGRESSO SULBRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE
  • VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação
    2023 (Total: 2)
  • V ENCONTRO DO CEPE: DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO BÁSICA
  • V SEMINÁRIO INTERNACIONAL IMAGENS DA JUSTIÇA, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO JURÍDICA
    2017 (Total: 1)
  • v Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e na XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
    2013 (Total: 1)
  • IV Seminário em Epistemologia e Educação Física e II Seminário em Formação de Professores
    2010 (Total: 1)
  • III Semana de Conversações no PPGE
    2008 (Total: 1)
  • II Seminário de Educação Física Escolar: formação profissional em foco
    2007 (Total: 1)
  • I Seminário de Educação Física Escolar: A Formação Profissional em Foco
    2017 (Total: 1)
  • Relações Entre Precarização E Vínculos De Trabalho De Professores De Educação Profissional
    2013 (Total: 1)
  • Experiências com Jogos Tradicionais
    2009 (Total: 1)
  • O Plano de Desenvolvimento da Educação: uma analise no contexto escolar
    2008 (Total: 2)
  • A prática da pesquisa em Educação: história, desafio e possibilidades
  • Contextualizando a disciplina de Educação Física no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
    2007 (Total: 4)
  • A concepção crítico-superadora na formação profissional do professor de Educação Física
  • A Educação Física na Educação Infantil: os saberes docentes e a organização didático-pedagógica
  • Contribuições da formação continuada na prática pedagógica de professores de Educação Física
  • Uma perscpectiva histórica da Educação nos processos de formação, ensino e pesquisa
    2006 (Total: 2)
  • Os parêmteros curriculares nacionais e a educação física escolar: um olhar para as escolas com estágio curricular supervisionado
  • Recreio escolar: a inclusão dos alunos portadores de necessidades educativas especiais
    2018 (Total: 1)
  • Base Nacional Curricular Comum e avaliações externas: questão para refletir
    2015 (Total: 1)
  • Políticas educacionais: um olhar para Educação do Campo
    2013 (Total: 2)
  • Apresentação do grupo de pesquisa GPELF - CEFD
  • Lazer e Recreação para o Turismo
    2012 (Total: 1)
  • 34 session d'études de l'ADMEE - Canada
    2011 (Total: 1)
  • Educação, políticas públicas e os processos de adesão e resistencia à implantação de um curso na modalidade POREJA
    2010 (Total: 2)
  • Saberes da Experiência no Cotidiano da Escola no PROEJA RS
  • Um panorama do processo de implantação dos cursos PROEJA na rede federal
    2009 (Total: 2)
  • Implantação dos cursos PROEJA nas instituições federais: as experiências em Pelotas
  • Repensando a formação do professor de educação física a partir do estágio curricular supervisionado: o desenvolvimento e a articulação dos saberes docentes nas diferentes práticas educativas
    2007 (Total: 4)
  • A prática pedagógica e os saberes necessários: a visão dos acadêmicos de Educação Física da UFSM
  • A Realidade da Educação Física Escolar: um olhar para o ensino fundamental.
  • Formação inicial e continuada de professores
  • O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÁTICA EDUCATIVA E SUAS METODOLOGIAS DE ENSINO
    2006 (Total: 1)
  • Metodologias de ensino da Educação Física: uma problematização da teoria/prática
    2001 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PROCESSOS DE ADESÃO E RESISTÊNCIA À IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO NA MODALIDADE PROEJA
    2011 (Total: 3)
  • As teorias do currículo e as políticas curriculares atuais: implicações para o trabalho docente
  • Políticas educacionais, gerencialismo e trabalho docente
  • Trabalho e formação docente em Educação Física: o tempo e as mudanças
    2010 (Total: 1)
  • O desafio da implantação do currículo integrado nos cursos PROEJA
    2008 (Total: 9)
  • A agressividade nas aulas de educação física escolar: conceitos e fatores desencadeantes
  • A construção dos saberes docentes: um estudo de caso com professores do PROEJA
  • A hiperatividade na Educação Física Escolar
  • A influencia da comunicação na educação/educação física: implicações ne formação de professores e alunos
  • A pesquisa e o desenvolvimento profissional na docencia em Educação Física
  • Escola: espaço de formação continuada de professores... de Educação Física
  • Fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental
  • O papel da educação/educação física na sociedade
  • O papel do professor... de educação física no desenvolvimento da cidadania
    2007 (Total: 3)
  • A prática pedagógica do professor de educação física e suas concepções de ensino
  • As diferentes fases da carreira de professores de educação física: formação profissional em foco
  • As políticas e programas da educação superior e suas contetxtualizações
    2006 (Total: 3)
  • A (des) integração do estágio curricular supervisionado com as demais disciplinas do currículo da licenciatura em Educação Física da UFSM: realidade ou utopia
  • Orecreio na escola Estadual Celina de Moraes de Santa Maria (RS): um estudo descritivo
  • Recreio Escola: inclusão dos alunos portadores de nec essidades educativas especiais
    2019 (Total: 4)
  • As articulações entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as Avaliações em Larga Escala
  • As articulações entre os indicadores de qualidade, o trabalho docente e as políticas de formação continuada: uma análise das percepções dos coordenadores gerais do PNAIC
  • As políticas educacionais e seus desdobramentos: um olhar para o currículo, a gestão e o trabalho docente
  • MATERNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA
    2014 (Total: 2)
  • Gestão educacional e o IDEB da rede municipal de ensino de Santa Maria-RS
  • Oficina de Jogos e brinquedos
    2010 (Total: 1)
  • AS ARTICULAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE PELOTAS RS
    2007 (Total: 3)
  • A Educação Física imbricada na gestão escolar: possibilidades e realidades
  • História de vida de professores de Educação Física Escolar
  • Os saberes necessários à prática educativa na compreensão dos acadêmicos de licenciatura do CEFD/UFSM
    2012 (Total: 1)
  • La réussite scolaire des jeunes et des adultes et la formation pour le marché du travail
    2011 (Total: 2)
  • Educação Física e a formação docente nos cursos de pedagogia:caminhos para o trabalho com a infância
  • Teorias curriculares e o currículo da Educação Física
    2013 (Total: 1)
  • IV Seminário em Epistemologia e Educação Física e II Seminário em Formação de Professores.
    2011 (Total: 1)
  • Seminário Regional de Educação: O Plano Nacional de Educação e a Emergência de Políticas Locais
    2006 (Total: 1)
  • Metodologias de ensino da educação física: uma problematização da teoria x prática
    2005 (Total: 1)
  • A (DES)INTEGRAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO COM AS DEMAIS DISCIPLINAS DO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM: REALIDADE OU UTOPIA
    2024 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2023 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2022 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2021 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2020 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2019 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2018 (Total: 6)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO (UNOESC)'
    2017 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
    2016 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista de Ciências Humanas (Frederico Westphalen. Impresso)'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
    2015 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Currículo sem Fronteiras'
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
    2014 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'
  • Revisor de periódico 'Revista Movimento (ESEF/UFRGS)'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Biomotriz'
  • Revisor de periódico 'Revista Kinesis'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2022 (Total: 2)
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: IMPACTOS EM UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL,
  • O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E INDICADORES DE QUALIDADE NA GESTÃO EDUCACIONAL/ESCOLAR EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTA MARIA ? RS
    2021 (Total: 1)
  • A reforma do ensino médio: (des)caminhos da educação brasileira
    2020 (Total: 1)
  • REPERCUSSÕES DO PNAIC NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA ? RS
    2019 (Total: 2)
  • Atuação de políticas educacionais sobre o trabalho docente: estudo do PNAIC no contexto de Santa Maria (RS) entre 2012 e 2016
  • CIÊNCIAS HUMANAS: UMA REFLEXÃO SOBRE ABORDAGEM CULTURAL NO PNAIC E SUAS IMPLICAÇÕES NO CURRÍCULO ESCOLAR
    2017 (Total: 4)
  • A formação continuada de professores de educação física dos anos finais do ensino fundamental do município de Restinga Seca - RS
  • As repercussões do caderno de ciências humanas do PNAIC no trabalho docente de professores da rede municipal de Santa Maria/RS
  • O processo de elaboração das orientações curriculares para a educação física na rede municipal de ensino de Santa Maria
  • PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA NO RS: AS REPERCUSSÕES SOBRE O CURRÍCULO
    2015 (Total: 2)
  • A organização do trabalho pedagógico de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo sobre o curso de licenciatura em Educação Física da UFSM
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA: REFLEXÕES ACERCA DA ELABORAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES
    2016 (Total: 2)
  • Planejamento para a atuação com a Educação Física Escolar: Reflexões a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID
  • POLÍTICAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS