Gessélda Somavilla Farencena

Produção Bibliográfica

    2019 (Total: 1)
  • ISSN O político em foco: análise de representações para o ator social Michel Temer em textos opinativos (CADERNOS DE LETRAS DA UFF)
    2018 (Total: 2)
  • ISSN A avaliação em um discurso do presidente Michel Temer: uma análise a partir dos recursos de gradação (LETRAS (UFSM))
  • doi ISSN Análise de um exemplar do gênero notícia na perspectiva sistêmico-funcional (UNILETRAS)
    2017 (Total: 2)
  • doi ISSN A estrutura esquemática de gênero e as relações lógico-semânticas em um exemplar de gênero da família do argumentar (CADERNOS DE LETRAS DA UFF)
  • ISSN REALIZAÇÃO LÓGICA DA LINGUAGEM EM NOTÍCIAS SOBRE O IMPEACHMENT DA PRESIDENTE AFASTADA DILMA ROUSSEFF: UMA ANÁLISE DE PROJEÇÃO NO COMPLEXO ORACIONAL (LINGUAGENS & CIDADANIA)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN BELA, RECATADA E DO LAR: ANÁLISE DE UM ARTIGO DE OPINIÃO SOB O ENFOQUE DA PERSPECTIVA DE GÊNERO AUSTRALIANA (LINGUAGENS & CIDADANIA)
    2015 (Total: 1)
  • doi ISSN Representações da mulher em cartas bíblicas analisadas sob a perspectiva sistêmico-funcional (Fórum Linguistico (Online))
    2014 (Total: 1)
  • ISSN REPRESENTAÇÕES EM DISCURSOS DE PARANINFOS SOBRE A PROFISSÃO DE PROFESSOR NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E FISIOTERAPIA (Linguagens & Cidadania)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN A hora do paraninfo: representações para o professor em discursos de formatura (Caderno de Letras (UFPEL))
  • ISSN A IMAGEM DO CAMPO: REPRESENTAÇÕES PARA O AGRICULTOR E A AGRICULTURA SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA VISUAL (Signo (UNISC. Online))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN A caracterização da fábula a partir de seu Potencial de Estrutura Genológica (PEG) (Revista Linguagem & Ensino (Online))
    2011 (Total: 2)
  • ISSN FÁBULAS DE ESOPO E MILLÔR FERNANDES: UMA ANÁLISE CONTEXTUAL (Linguagens & Cidadania)
  • ISSN Recursos de transitividade e avaliatividade na construção de representações nas fábulas O velho e a morte, de Esopo, e O miserável e a morte, de Millôr Fernandes (Desenredo (PPGL/UPF))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN A representação dos personagens Lobo e Cordeiro nas fábulas de Esopo e Millôr Fernandes (Calidoscópio (UNISINOS))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN O Supino Latino na Formação dé Palavras do Português - Revista Idéias (UFSM) (Ideias (UNICAMP))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN ?As Especificidades do Gênero Capa de Revista? - Revista Idéias (UFSM) (Ideias (UNICAMP))
    2018 (Total: 1)
  • ISSN A AVALIAÇÃO EM UM DISCURSO DO PRESIDENTE MICHEL TEMER: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RECURSOS DE GRADAÇÃO (LETRAS (UFSM))
    2018 (Total: 1)
  • REPRESENTAÇÕES EM FÁBULAS DE ESOPO E MILLÔR FERNANDES (Estudos sistêmico-funcionais no âmbito do Projeto SAL)
    2015 (Total: 1)
  • 'A organização retórica de um artigo de opinião sob o enfoque funcionalista' (XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística.)
    2010 (Total: 1)
  • AS REPRESENTAÇÕES NAS FÁBULAS O LOBO E O CORDEIRO A PARTIR DOS RECURSOS DE AVALIATIVIDADE (XV SIEduca - Seminário Internacional de Educação)
    2009 (Total: 1)
  • Sincronia e Diacronia e a Língua Portuguesa (III Encontro Internacional de Letras/ I Encontro Nacional de Transculturalidade, Linguagem e Educação)
    2017 (Total: 2)
  • ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES PARA MICHEL TEMER A PARTIR DO SISTEMA DE TRANSITIVIDADE (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Artigo de opinião como macrogênero: uma análise a partir das relações lógicosemânticas (6º SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA)
    2016 (Total: 2)
  • Análise de um artigo de opinião sob o enfoque da perspectiva de gênero australiana (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - 31º SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • Artigo de opinião: uma tentativa de análise sob a perspectiva de gênero e registro (JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - 31º SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
    2015 (Total: 1)
  • Universidade Federal de Santa Maria (XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-funcional da América Latina, V Encontro Systemics Across Languages e III Encontro de Produção Textual)
    2014 (Total: 2)
  • A organização retórica de um artigo de opinião sob o enfoque funcionalista (XXX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística)
  • O ARTIGO DE OPINIÃO E SUA ORGANIZAÇÃO RETÓRICA: UMA ANÁLISE PILOTO (III Jornada de Multiletramentos, a V Jornada de Popularização da Ciência e o II Encontro de Produção Textual)
    2013 (Total: 2)
  • Atores do campo: realizações léxico-gramaticais de representações para o agricultor em artigos de opinião sobre o Novo Código Florestal Brasileiro (IX ALSFAL ? Gramática, Discurso y Alfabetización: desafios para La educación em Latinoamérica)
  • Heróis ou vilões? Representações para o agricultor e a agricultura em relatos de agricultores sobre o Novo Código Florestal Brasileiro (Semana Acadêmica de Letras - A (p)arte que te cabe deste latifúndio)
    2012 (Total: 3)
  • A imagem do campo: representações do agricultor e da agricultura sob a perspectiva da Gramática Visual (II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação (CICPG 2012))
  • Letramento Escolar: conceitos e características (2ª JORNADA DE MULTILETRAMENTOS E WORKSHOP DO SAL-BRASIL)
  • O agricultor e a agricultura: análise de representações na perspectiva sistêmico-funcional (VI Mostra de Trabalhos em Andamento: Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social)
    2010 (Total: 1)
  • A representação dos personagens Lobo e Cordeiro na fábula de Esopo e Millôr Fernandes (VI SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagens e Educação)
    2009 (Total: 1)
  • A categoria de julgamento em fábulas de Esopo (XIX Seminário do CELLIP - Pesquisa em língua e cultura na América Latina)
    2006 (Total: 1)
  • A contribuição do Radical Supino Latino para o léxico da Língua (Semana Acadêmica de Letras da UFSM.)
    2010 (Total: 1)
  • A CARACTERIZAÇÃO DE DUAS VERSÕES DA FÁBULA O LOBO E O CORDEIRO A PARTIR DA ESTRUTURA POTENCIAL GENÉRICA (EPG) (I Congresso de Iniciação Científica de Pós-Graduação (I CICPG))

Produção Técnica

    2015 (Total: 1)
  • XI Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina
    2014 (Total: 1)
  • III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual
    2012 (Total: 1)
  • 2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil
    2013 (Total: 1)
  • O lugar da escrita na aprendizagem educacional: a transversalidade da língua e o currículo escolar - Prof. Dr. Carlos Gouveia
    2016 (Total: 1)
  • Curso de Capacitação para o Teste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração – ANPAD - Língua– Portuguesa
    2006 (Total: 1)
  • Língua Latina (Sensibilização), Nível I
    2017 (Total: 1)
  • ARTIGO DE OPINIÃO COMO MACROGÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS
    2015 (Total: 1)
  • O complexo oracional em textos argumentativo-expositivos: aspectos gerais
    2014 (Total: 1)
  • A organização retórica de um artigo de opinião sob o enfoque funcionalista
    2013 (Total: 3)
  • Atores do campo: realizações léxico-gramaticais de representações para o agricultor em artigos de opinião sobre o Novo Código Florestal Brasileiro
  • Heróis ou vilões? Representações para o agricultor e a agricultura em relatos de agricultores sobre o Novo Código Florestal Brasileiro
  • Realizações léxico-gramaticais de representações para o agricultor em artigos de opinião
    2012 (Total: 6)
  • Letramento Escolar: conceitos e características
  • O agricultor e a agricultura: análise de representações na perspectiva sistêmico-funcional
  • Objetivos e bases teóricas da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social
  • Potencial de Estrutura Genológica da Fábula
  • Realizações léxico-gramaticais de representações de atores sociais em depoimentos de agricultores
  • Representações para o agricultor em depoimentos
    2011 (Total: 1)
  • A representação do agricultor e da agricultura no contexto sócio-ambiental com base em categorias semânticas e léxico-gramaticais
    2010 (Total: 3)
  • A representação dos personagens Lobo e Cordeiro na fábula se Esopo e Millôr Fernandes
  • As representações nas fábulas O Lobo e o Cordeiro a partir dos recursos de avaliatividade
  • Estudo da fábula: contexto, linguagem e representação
    2009 (Total: 5)
  •  ?A fábula de Esopo enquanto gênero textual e sua relação com as metafunções ideacional e interpessoal?
  • A categoria de julgamento em fábulas de Esopo
  • A língua e sua dualidade interna: a língua portuguesa vista diacronicamente
  • A transitividade e a construção de identidade
  • Sincronia e Diacronia e a Língua Portuguesa
    2006 (Total: 1)
  • ?A Contribuição do Radical do Supino Latino Para o Léxico da Língua?.
    2012 (Total: 2)
  • Formação de palavras na língua portuguesa: contribuições do supino latino
  • Redação de vestibular: processo de escritura e produção de sentido
    2017 (Total: 1)
  • GÊNEROS DO ARGUMENTAR: ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA
    2013 (Total: 1)
  • Complexo oracional: uma análise funcionalista da realização lógica da linguagem em artigos de opinião
    2012 (Total: 3)
  • A imagem do campo: representações do agricultor e da agricultura sob a perspectiva da Gramática Visual
  • O campo se manifesta: análise léxico-gramatical de representações para o agricultor e a agricultura em depoimentos de agricultores
  • Representações sociais da profissão de professor em discursos de paraninfos
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2018 (Total: 1)
  • O Discurso Político sob o enfoque da Avaliatividade: uma análise do Engajamento do Governador José Ivo Sartori.
    2013 (Total: 2)
  • Análise dos recursos multimodais e implicaturas nas charges de jornais
  • Gênero textual anúncio publicitário: uma análise multimodal da construção argumentativa
    2012 (Total: 2)
  • Funções dos artigos definidos e indefinidos em contos de fadas
  • O subsistema de atitude e sua manifestação em artigos de opinião sobre a qualidade da educação