Jucemara Antunes

Produção Bibliográfica

    2017 (Total: 3)
  • doi ISSN n. 3 - A AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS: UM ESTUDO ENTRE A 'POLÍTICA PROPOSTA E A POLÍTICA EM USO' (JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS)
  • doi ISSN PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE AMPLIAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA (RP 3 - REVISTA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS)
  • ISSN Plano Nacional de Educação (PNE) no Brasil: premissas da educação para o desenvolvimento (Revista Latinoamericana de Educación Comparada)
    2016 (Total: 2)
  • ISSN Formação docente na Educação à Distância: possibilidade de mudança paradigmática estrutural (Revista Disciplinarum Scientia (RDS))
  • ISSN Globalização e educação: dicotomia subjacente nas políticas públicas educacionais e as interfaces nas reformas no Brasil nas últimas décadas (Revista Latinoamericana de Educación Comparada)
    2017 (Total: 2)
  • A educação infantil no Plano Nacional de Educação e na Agenda Global De (Transversalizando a educação infantil e a formação de professores)
  • Uma análise das orientações dos organismos internacionais para a elaboração de políticas públicas educacionais para a primeira infância na América Latina e no contexto nacional (Transversalizando a educação infantil e a formação de professores)
    2015 (Total: 1)
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS COM SEIS ANOS (Leitura e Escrita: o ensino na Alemanha, no Brasil, na França e na Suécia)
    2011 (Total: 1)
  • A Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos sob o olhar das professoras pesquisadoras (Armazém de Ideias III)
    2018 (Total: 1)
  • doi Contexto da influencia nas políticas públicas para a educaçao básica: arenas e dispositivos (Congreso Nacional de Educación Comparada)
    2017 (Total: 1)
  • AS INFLUÊNCIAS DAS ORIENTAÇÕES DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL (XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO)
    2016 (Total: 9)
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS - ETAPAS (IN) COMPLEMENTARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM.)
  • Criança - sujeito de direitos: comparando a abrangência das influências internacionais e as políticas públicas no Brasil (Congresos, Jornadas y Seminarios de la UPO, XV CONGRESO DE EDUCACIÓN COMPARADA: Ciudadanía mundial y Educación para el Desarrollo. Una mirada internacional)
  • Da ampliação da oferta ao acesso a Educação Infantil como direito para as crianças de 0 a 5 anos de idade. (IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ? Regional Sul - Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal e gestão educacional em perspectiva)
  • Educação para a diversidade em turmas multi-idade na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UEIIA (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância)
  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS RECORRENTES DA GLOBALIZAÇÃO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM.)
  • IMPLICAÇÕES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA OBRIGATORIEDADE DA PRÉ- ESCOLA (III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança)
  • MULTI-IDADES: EXPERIÊNCIAS DE INTERAGIR, BRINCAR E PRODUZIR CULTURAS ENTRE CRIANÇAS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO (III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança -)
  • O currículo para a Educação Infantil: visibilidade para as crianças de zero a três anos de idade. (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância ?Investigação, formação docente e culturas da infância?)
  • O curso de formação continuada- PNAIC: possibilidades para alcançar a meta 5 do PNE (IV Seminário da Associação Nacional de política e administração da educação - Plano Nacional de educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva)
    2015 (Total: 2)
  • Direito versus obrigatoriedade para a Educação Infantil: um diálogo com a escola pública e os desafios do poder local (II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação - O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas)
  • Políticas Públicas para a Educação Infantil e os desafios do poder local frente à universalização (II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO- O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas)
    2014 (Total: 4)
  • AS DEMANDAS DAS CRIANÇAS NOS CONTEXTOS DAS ESCOLAS DA INFÂNCIA (IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI): Ética e Diversidade na Pesquisa)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: A BUSCA POR FORMAS DE QUALIFICAR A PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS (Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias (GRUPECI): Ética e Diversidade na Pesquisa)
  • O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na formação docente (IV CONGRESO INTERNACIONAL ?NUEVAS TENDENCIAS EN LA FORMACIÓN PERMANENTE DEL PROFESORADO?)
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EAD (WEBMAIL NAVEGACIÓN IV Congreso Internacional ?Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Profesorado? imagen_formacion_profesorado IV CONGRESO INTERNACIONAL ?NUEVAS TENDENCIAS EN LA FORMACIÓN PERMANENTE DEL PROFESORADO?)
    2013 (Total: 4)
  • A obrigatoriedade da educação básica no Brasil dos quatro aos dezessete anos de idade e os desafios para a sua implementação nos sistemas de ensino. (A obrigatoriedade da educação básica no Brasil dos quatro aos dezessete anos de idade e os desafios para a sua implementação nos sistemas de ensino.)
  • Lei nº 12. 796: entre o direito e a obrigatoriedade da educação para as crianças a partir dos quatro anos de idade. (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS; VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM)
  • Obrigatoriedade na Educação Infantil: uma análise sobre as políticas públicas e seus impactos. (XVII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. Tema: Educação e cultura para a transformação de pessoas.)
  • Tecnologias de Informação e Comunicação: uma possibilidade de mudança paradigmática na Formação docente em EaD. (II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança.)
    2012 (Total: 3)
  • A OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR A PARTIR DA GESTÃO EDUCACIONAL (Seminário ANPAE - Gestão e Políticas Públicas de Educação: Desafios atuais)
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO - TEORIA E PRATICA: MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EAD (PRÁCTICA EDUCATIVA Y SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD, ESCUELA Y COMUNIDAD Ponencias del XX Seminario Internacional de formación de Profesores Mercosur/Conosur)
  • Políticas Públicas para a Educação Infantil e os desafios da gestão frente a universalização (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
    2010 (Total: 3)
  • EDUCAÇÃO PARA TODOS: A POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO ESTRATÉGIA PARA ATINGIR AS METAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Formação de Professores para a Educação Infantil (VIII Encontro de Pesuquisa em Educação da Região Sul ANPEDSUL ?FORMAÇÃO, ÉTICA E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA? QUAL EDUCAÇÃO??)
  • PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA RS: REFLEXÕES POSSÍVEIS (XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2009 (Total: 3)
  • AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UMA RELEITURA ACERCA DAS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS DOS DOCUMENTOS LEGAIS (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • Educação Infantil e Infância: As conquistas alcançadas nas políticas públicas e educacionais vigentes na atualidade (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ESPAÇOS DE LEGITIMAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR (IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
    2008 (Total: 3)
  • A ampliação do Ensino Fundamental de nove anos: perspectivas de implementação. (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
  • A AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE OITO ANOS PARA NOVE ANOS: UM OLHAR VOLTADO PARA A GESTÃO DOS SABERES E A ATUAÇÃO DOCENTE (XX Simpósio Catarinense de Administração da Educação e VIII Seminário Estadual de Política e Administração da Educação de Santa Catarina)
  • O processo de alfabetização de crianças com seis anos: uma reflexão necessária. (XX Simpósio Catarinense de Administração da Educação e VIII Seminário Estadual de Política e Administração da Educação - Educação Básica: Gestão do Currículo e Formação 2008)
    2016 (Total: 7)
  • Criança - sujeito de direitos: comparando a abrangência das influências internacionais e as políticas públicas no Brasil. (XV Congreso Nacional de Educación Comparada Ciudadanía Mundial y Educación para el Desarrollo. Una Mirada Internacional.)
  • Da ampliação da oferta ao acesso a Educação Infantil como direito para as crianças de 0 a 5 anos de idade. (IV Seminário da Associação Nacional de política e administração da educação - Plano Nacional de educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva.)
  • Diversidade na educação infantil: potencializando reconhecimento através de turmas de multi-idade. (XI Seminário Educação Infantil em Debate:Políticas e pedagogias para a educação da pequena infância / Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE.)
  • Educação para a diversidade em turmas multi-idade na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UEIIA. (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância ?Investigação, formação docente e culturas da infância.)
  • O currículo para a Educação Infantil: visibilidade para as crianças de zero a três anos de idade (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância)
  • O curso de formação continuada- PNAIC: possibilidades para alcançar a meta 5 do PNE. (Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ? Regional Sul - Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal e gestão educacional em perspectiva)
  • Plano Nacional de Educação (PNE) no Brasil: premissas da educação para o desenvolvimento (XV Congreso Nacional de Educación Comparada Ciudadanía Mundial y Educación para el Desarrollo. Una Mirada Internacional.)
    2012 (Total: 1)
  • Reflexões sobre o processo de formação continuada e o Estágio Supervisionado na Educação à Distância (XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA.)
    2008 (Total: 6)
  • A Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos: Uma Possibilidade para Repensar o Currículo (XII Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão ? 4º Salão de Iniciação Científica ? SEPE 2008 Tema: Nanociência na Universidade)
  • O perfil do aluno do Curso de Pedagogia da Educação a Distância (EAD) universidade federal de Santa Maria (UFSM) do pólo de Faxinal do Soturno ? RS (II Mostra Acadêmica da FAMES: a Pesquisa a Extensão como Principio Educativo ? FAMES.)
  • O PERFIL DO ALUNO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) DO PÓLO DE RESTINGA SECA-RS (23ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELAS CRIANÇAS COM SEIS ANOS: A INFÂNCIA COMO PORTA DE ACESSO (II Mostra Acadêmica da FAMES: a Pesquisa a Extensão como Principio Educativo)
  • PRÁTICAS ESCOLARES:SUJEITOS, CONTEXTOS E APRENDIZAGEM (FÓRUM MUNDIAL de EDUCAÇÃO SANTA MARIA - Educação Economia Solidária e Ética Planetária)
  • Seminário Integrador: uma proposta de articulação dos conhecimentos construídos na Educação à Distância (14ª Jornada Nacional de Educação: a educação na sociedade dos meios virtuais)
    2007 (Total: 1)
  • Reciclagem: um caminho para a apresentação do meio ambiente (VIIII Congresso Internacional de Educação Popular XVII Seminário Internacional de Educação Popular)
    2005 (Total: 1)
  • A inclusão digital como forma de valorização do sujeito e como possibilidade de prevenção a evasão escolar (VI Congresso Internacional de Educação Popular XV Seminário de Educação Popular)

Produção Técnica

    2018 (Total: 6)
  • Comissão de Organização do E-Book do VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Comissão de Organização dos Anais do VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Comissão de Relatório Técnico do VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Comissão Organizadora, do VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Coordenadora de Sessão de Comunicações Orais, no VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Coordenadora do Eixo Temático 1 ? Políticas Globais e Agendas para a Educação junto a Comissão Científica do VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
    2016 (Total: 4)
  • Participação como Coordenadora de Apresentação de Pôster no IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacio
  • Participou como Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral do Eixo 3 - Prática Pedagógicas na Educação Básica e Superior no IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e
  • Participou da Comissão de Logistica do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, Santa Ma
  • Participou da Comissão Organizadora do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM, Santa Ma
    2015 (Total: 3)
  • Comissão organizadora do III Seminário Internacional de Políticas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM
  • Coordenador de Comunicação Oral no III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM
  • Participação Comissão Científica como Avaliadora de Trabalhos do III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM
    2014 (Total: 1)
  • Comissão Organizadora do X Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusica
    2013 (Total: 1)
  • Coordenador das Comunicações Orais - Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS e VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão E
    2012 (Total: 1)
  • Coordenador de mesa do Eixo Políticas Públicas, gestão e Financiamento da Educação - III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional.
    2009 (Total: 1)
  • I Econtro Acadêmico do Curso de Pedagogia a Distância da UFSM
    2017 (Total: 2)
  • AS INFLUÊNCIAS DAS ORIENTAÇÕES DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL',
  • METAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE COMPARADA DA INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GLOBAIS NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO E NACIONAL no GT POLÍTICAS GLOBAIS E AGENDA MUNDIAL PARA A EDUCAÇÃO
    2013 (Total: 4)
  • A obrigatoriedade da educação básica no Brasil dos quatro aos dezessete anos de idade e os desafios para a sua implementação nos sistemas de ensino.
  • Lei nº 12. 796: entre o direito e a obrigatoriedade da educação para as crianças a partir dos quatro anos de idade.
  • Obrigatoriedade na Educação Infantil: uma análise sobre as políticas públicas e seus impactos.
  • Tecnologias de Informação e Comunicação: uma possibilidade de mudança paradigmática na Formação docente em EaD
    2012 (Total: 1)
  • A Água é fundamental à vida
    2010 (Total: 5)
  • CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE USO DA BRINQUEDOTECA COMO RECURSO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA PRÉ-ESCOLA
  • EDUCAÇÃO PARA TODOS: A POLÍTICA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO ESTRATÉGIA PARA ATINGIR AS METAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • O ingresso obrigatório da criança aos seis anos de idade no ensino fundamental de nove anos: reflexões tecidas no cotidiano escolar
  • O SACI E A RECICLAGEM DO LIXO
  • PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA RS: REFLEXÕES POSSÍVEIS
    2018 (Total: 1)
  • Contexto da influência nas políticas públicas para a educação básica: arenas e dispositivos
    2015 (Total: 1)
  • Infância e direitos: comparando políticas educativas supranacionais de caráter global
    2014 (Total: 2)
  • Obrigatoriedade da Educação Básica: Comparando as orientações legais subjacentes das Políticas Públicas e as concepções docentes a partir do cotidiano
  • Reestruturação Curricular no Ensino Médio no RS/BR: Comparando os conceitos subjacentes da proposta e o cotidiano das práticas
    2009 (Total: 1)
  • Ensino Fundamental de nove anos em busca da legitamação no cotidiano escolar
    2007 (Total: 1)
  • Reciclagem: um caminho para a preservação do meio ambiente
    2008 (Total: 6)
  • A ampliação do Ensino Fundamental de nove anos: perspectivas de implementação
  • O perfil do aluno do Curso de Pedagogia da Educação a Distância (EAD) universidade federal de Santa Maria (UFSM) do pólo de Faxinal do Soturno ? RS
  • O processo de construção do conhecimento pelas crianças com seis anos: a infância como porta de acesso
  • O Perfil do aluno do curso de Pedagogia à Distância (EAD) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Pólo de Restinga Seca-RS
  • Práticas Escolares: Contextos, Sujeitos e Aprendizagem
  • Seminário Integrador: uma proposta de articulação dos conhecimentos construídos na Educação à Distância
    2004 (Total: 1)
  • Educação - Arte - Ludicidade
    2016 (Total: 4)
  • Base Nacional Comum Curricular: educação infantil e anos iniciais - etapas (in) complementares da educação básica
  • Da ampliação da oferta ao acesso a Educação Infantil como direito para as crianças de 0 a 5 anos de idade
  • Gestão da Educação Básica: desafios recorrentes da globalização nas reformas educacionais no Brasil
  • O curso de formação continuada- PNAIC: possibilidades para alcançar a meta 5 do PNE
    2012 (Total: 3)
  • Estágio Supervisionado - Teoria e Prática: mudança paradigmática na formação docente em ead
  • Políticas Públicas para a Educação Infantil e os desafios da gestão frente a universalização
  • PRÁCTICA EDUCATIVA Y SOCIAL EN LA UNIVERSIDAD, ESCUELA Y COMUNIDAD Ponencias del XX Seminario Internacional de formación de Profesores Mercosur/Conosur
    2012 (Total: 1)
  • Reflexões sobre o processo de formação continuada e o Estágio Supervisionado na Educação à Distância
    2008 (Total: 1)
  • A Ampliação do Ensino Fundamental de nove anos: Uma Possibilidade para Repensar o Currículo

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2013 (Total: 4)
  • As teorias da aprendizagem e a sua contextualiza pedagógica nas práticas em sala de recurso de uma escola pública estadual do município de Santa Maria - RS
  • Concepções e reflexões acerca do planejamento docente no contexto do Estágio Supervisionado em Educação Infantil.
  • Cozinha escolar: possibilidade capaz de [re] significar o fazer pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Vivência de valores no cotidiano escolar: reflexões acerca do projeto de prática no Estágio Supervisionado em Educação Infantil.
    2012 (Total: 7)
  • ALFABETIZAÇÃO NO PRIMEIRO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: traçando caminhos e alternativas através do lúdico.
  • Educação Ambiental na Educação Infantil: em busca de um novo olhar para redimensionar a prática.
  • Educação Ambiental: Legislação, concepções e práticas presentes no Cotidiano da Educação Infantil.
  • Entre o contar e ouvir histórias na Educação Infantil: Vivências que incentivam futuros leitores.
  • Expressão Artística: uma experiência com jogos dramáticos na Educação Infantil
  • Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil: É Hora De Brincar Ou Aprender?
  • Um olhar acerca do Movimento na Educação Infantil: reflexões tecidas no Estágio Supervisionado.
    2011 (Total: 15)
  • A Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: necessidade de repensá-la no cotidiano escolar
  • A importância da interação família e escola para o processo de ensino aprendizagem
  • A importância do lúdico na Educação Infantil: contribuições para a prática docente
  • A Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Educação do Ensino Fundamental
  • Alfabetização lúdica: prática pedagógica e reflexões tecidas no Estágio Supervisionado dos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Aprendizagem através de atividades lúdicas: educadores em busca de um novo paradigma para a educação
  • Bullying na Educação Infantil: como identificar e prevenir?
  • Desafio docente: incluir o lúdico no segundo ano do Ensino Fundamental
  • Estágio Supervisionado na Educação Infantil: Formação continuada e reflexão sobre a prática docente
  • Família e Escola: Como lidar com a agressividade no espaço escolar?
  • O lúdico e suas possibilidades no contexto educativo do 5º ano do Ensino Fundamental
  • O lúdico na Educação Infantil: na perspectiva docente
  • O processo de alfabetização no primeiro ano do Ensino Fundamental: reflexões tecidas durante a prática de Estágio Supervisionado
  • Possibilidades e alternativas de abordar o tema sexualidade na Educação Infantil
  • Práticas pedagógicas na Educação Infantil: a importância que a afetividade tem nas relações estabelecidas entre professor e aluno