Cláucia Honnef

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 1)
  • ISSN Base nacional comum curricular: educação infantil e anos iniciais -etapas (IN) complementares da educação básica (Brazilian Applied Science Review)
    2021 (Total: 1)
  • ISSN Educação infantil em tempos de pandemia: as mini-histórias como ferramenta de apoio ás famílias (OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO))
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN O Ensino Colaborativo Como Prática De Iniciação À Docência Em Educação Especial: Anos Finais Do Ensino Fundamental (Brazilian Journal of Development)
    2016 (Total: 2)
  • doi ISSN AS TRADUÇÕES DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA NO BRASIL (JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS)
  • doi ISSN Educação inclusiva: as implicações das traduções e das interpretações da Declaração de Salamanca no Brasil (Ensaio (Rio de Janeiro. Online))
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Implicações para o Trabalho Docente Articulado no Ensino Médio e Tecnológico (ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES)
    2013 (Total: 1)
  • ISSN RELATOS DE PROFESSORES SOBRE GESTÃO DO PEDAGÓGICO EM UMA REALIDADE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (Revista de Gestão e Avaliação Educacional)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O PAPEL DAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NESSE PROCESSO (Reflexão e Ação (Online))
    2011 (Total: 2)
  • ISSN EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES REMANESCENTES QUILOMBOLAS EM ESCOLAS RURAIS: ALGUMAS REFLEXÕES (Travessias (UNIOESTE. Online))
  • ISSN O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA (Revista Tempos e Espaços em Educação)
    2021 (Total: 2)
  • Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia: relato de professoras de bebês e crianças bem pequenas (Vozes e Experiências de Professoras e Professores das Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil durante a Pandemia da COVID-19)
  • doi O ENSINO COLABORATIVO: ELEMENTOS FACILITADORES, INIBIDORES E FATORES DE CONTRIBUIÇÃO DESSE ENSINO (Educação Contemporânea ? Volume 13 ? Metodologias)
    2019 (Total: 2)
  • O eu, o outro e o nós: diálogos sobre as questões de diversidade e das relações étnico-raciais na Unidade de educação Infantil Ipê Amarelo (Práticas Formativas e Pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo- UFSM: narrativas docentes)
  • O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL EM TURMAS MULTI-IDADEES (CAMINHOS POSSÍVEIS À INCLUSÃO IV: gênero, educação e humanização)
    2018 (Total: 2)
  • A articulação como base para o trabalho pedagógico com crianças com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais na Educação Infantil (Atendimento Educacional Especializado: aprendizagem, saúde e inclusão)
  • Intervenções específicas para alunos do proeja: formas de potencializar a construção do conhecimento (Educação profissional no IF Farroupilha: relato de estudos e experiências)
    2017 (Total: 1)
  • O ensino colaborativo e seu potencial para a aprendizagem de alunos e professores. (I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva O ensino e a aprendizagem em discussão)
    2015 (Total: 1)
  • Intervenções de matemática para alunos do PROEJA: formas de se descobrir e redescobrir na Educação Profissional e Tecnológica (Reflexões da Docência)
    2014 (Total: 1)
  • ADAPTAÇÕES CURRICULARES COMO REGRA OU EXCEÇÃO? DISCUSSÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA NO IF FARROUPILHA- CAMPUS SÃO BORJA (Educação, Inclusão e qualidade)
    2012 (Total: 1)
  • A Gestão Educacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: percepções aceca do trabalho articulado entre professores de educação especial e professores da classe comum (Educação, Educação Especial e Inclusão: Fundamentos, Contextos e Práticas)
    2020 (Total: 1)
  • Olhares sobre o Experienciar na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo: Turma Amarela 2019/2020
    2017 (Total: 1)
  • O ensino colaborativo e seu potencial para a aprendizagem de alunos e professores. (1º Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão)
    2016 (Total: 5)
  • BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS - ETAPAS (IN) COMPLEMENTARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional- UFSM)
  • ENCONTROS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDOS E REFLEXÕES ACERCA DAS DEMANDAS EMERGENTES NAS TURMAS MULTI-IDADES DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO (UEIIA) (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
  • ENSINO COLABORATIVO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: A VISÃO DOS PROFESSORES - See more at: https://proceedings.galoa.com.br/cbee7/trabalhos/ensino-colaborativo-como-pratica-pedagogica-em-educacao-especial-a-visao-dos-professores#sthash.3eSi (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE))
  • PERCEPÇÕES INICIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO REGULAR E DOS EDUCADORES ESPECIAIS SOBRE O ENSINO COLABORATIVO (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE))
  • TRABALHO DOCENTE ARTICULADO ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO (III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança)
    2015 (Total: 5)
  • ENSINO COLABORATIVO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO: PRÁTICAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC)
  • ENSINO COLABORATIVO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1º SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURAS/SC)
  • O ENSINO COLABORATIVO E A VISÃO DOS PROFESSORES DA CLASSE COMUM (XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE)
  • O ENSINO COLABORATIVO: ELEMENTOS FACILITADORES, INIBIDORES E FATORES DE CONTRIBUIÇÃO DESSE ENSINO (XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE)
  • TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO COMUM (37ª Reunião Nacional da ANPEd)
    2014 (Total: 3)
  • Adaptações curriculares como regra ou exceção? Discussão a cerca da experiência no IF Farroupilha-Campus São Borja (IV Seminário Internacional de Gestão Educacional, do II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, da VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, II Semana Acadêmica do Centro de Educação ? UF)
  • O trabalho docente articulado como proposta pedagógica para Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA CLASSE COMUM (X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED)
    2013 (Total: 6)
  • 'A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA AOS OLHOS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA- EAD' (XI Congresso Nacional de Educação, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente e II Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação)
  • 'A GESTÃO DO PEDAGÓGICO FRENTE À EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE AGUDO/RS' (XI Congresso Nacional de Educação, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente e II Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação)
  • Adaptações curriculares no IF Farroupilha - Câmpus São Borja (II Seminário de Licenciaturas, Congresso Institucional do PIBID, Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão; Encontro de Professores de PROEJA)
  • Educação Especial articulada a Educação Profissional e Tecnológica no IF Farroupilha- Câmpus São Borja (II Seminário das Licenciaturas, Congresso Institucional do PIBSeminário Institucional de Diversidade e Inclusão, Encontro de Professores de PROEJA)
  • Intervenções Específicas para alunos do PROEJA como formas de potencializar a construção de conhecimentos (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, no IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educaçã-RS, e na VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • Trabalho Multidisciplinar com alunos com necessidades educacionais especiais:relato de uma experiência (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, no IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educaçã-RS, e na VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
    2012 (Total: 4)
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOS PROFESSORES (II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclisiva: A Educação Especial no Cenário Brasileiro, indícios, registros e práticas de inclusão C)
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO QUE FALAMOS? (II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclisiva: A Educação Especial no Cenário Brasileiro, indícios, registros e práticas de inclusão C)
  • GESTÃO DO PEDAGÓGICO DIANTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (II Seminário Nacional de Educação Especial e XIII Seminário Capixaba de Educação Inclisiva: A Educação Especial no Cenário Brasileiro, indícios, registros e práticas de inclusão C)
  • RELATOS DOCENTES SOBRE A GESTÃO DO SEU TRABALHO EM UMA REALIDADE EDUCACIONAL INCLUSIVA (III Seminário Internacional de Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
    2011 (Total: 8)
  • A situação do atendimento aos alunos com dificuldade e transtornos de aprendizagem nas escolas a partir das orientações educacionais especiais inclusivas (X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação)
  • Alguns aspectos da gestão do pedagógico frente à educação especial na perspectiva da educação inclusiva (2º Seminário sobre Impactos de Políticas Públicas nas Redes Escolares e 2º Seminário sobre Interação Universidade/Escola)
  • As experiências docentes como colaboradoras no processo de formação para a educação especial na perspectiva inclusiva (IV Seminário Nacional de Formação de Professores: Pesquisa Autobiográfica, Histórias de Vida e Perspectivas da Docência na Meio Rural)
  • Escola Inclusiva: do que estamos falando? (X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade de Educação)
  • Extensão Rural: de uma educação bancária com enfoque difusionista a uma educação humanizadora com enfoque em processos participativos (VII Congresso Internacional de Educação-Profissão Docente:há futuro para este ofício?)
  • Extensão Rural: sua constituição educacional e a busca pela efetivação de uma educação humanizadora em suas práticas (IV Congresso Internacional de Educação)
  • O trabalho dos professores frente a uma realidade educacional especial inclusiva (IV Seminário Nacional de Formação de Professores: Pesquisa Autobiográfica, Histórias de Vida e Perspectivas da Docência na Meio Rural)
  • Uma análise acerca da implementação da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e do trabalho articulado entre os professores de educação especial e os professores do ensino comum (VII Congresso Internacional de Educação-Profissão Docente:há futuro para este ofício?)
    2010 (Total: 5)
  • A ?Nova Extensão Rural? exige uma ?Nova Educação" (4º Encontro Juventude, Consumo & Educação)
  • A CORRELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O DESEJO DOS ALUNOS DO CAMPO EM CONTINUAR OS ESTUDOS E ALGUNS FATORES DE ORDEM PESSOAL E FAMILIAR DESTES (XIV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
  • Aspectos do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior (VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL-ANPED SUL)
  • CRIANÇAS DO RURAL COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE): SUA INVISIBILIDADE, SEUS IMPACTOS NA ESTRUTURA FAMILIAR E O PAPEL DA EXTENSÃO RURAL FRENTE A ESTA REALIDADE (XV Jornadas Nacionales de Extensión Rural y VII del MERCOSUL)
  • OS PROCESSOS DE GESTÃO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos)
    2009 (Total: 4)
  • AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES FRENTE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL INCLUSIVA (IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE E II ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA-ESBPp)
  • DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃOINCLUSIVA EM TEMPOS DE DIVERSIDADE (III CONGRESSO INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO)
  • INERFACES DOS CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA EM PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (II Congresso de Educação, Arte e Cultura)
  • O SISTEMA DE ENSINO BIDOCENTE COMO FORMA DE CONCRETIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL REALMENTE INCLUSIVA (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:sujeitos (des)conectados?)
    2008 (Total: 2)
  • AS EMOÇÕES EM FOCO: IMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (FÓRUM MUNDIAL DA EDUCAÇÃO:EDUCAÇÃO, ECONIMIA SOLIDÁRIA E POLÍTICA PLANETÁRIA)
  • O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO HISTÓRICO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: VISSITUDES E DESAFIOS (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2017 (Total: 4)
  • A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO COLABORATIVO NAS AULAS DE CIÊNCIAS (32º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM- JAI)
  • A educação de crianças pequenas na perspectiva da humanização (32º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM- JAI)
  • A importância do ensino colaborativo: Um estudo bibliográfico (32º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM- JAI)
  • As implicações da implementação do ensino colaborativo (ensino regular e educação especial) em uma escola estadual de Santa Maria/RS (1º Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão)
    2016 (Total: 3)
  • A PARCERIA ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO COMUM ATRAVÉS DO ENSINO COLABORATIVO E DO TRABALHO DOCENTE ARTICULADO (31ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Educação para a diversidade em turmas multi-idade na unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UEIIA (II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância)
  • O ENSINO COLABORATIVO E O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO E SUAS IMPLICAÇÕES AOS ALUNOS E PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA (31º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2015 (Total: 6)
  • O ARRANJO FÍSICO COMO INDICATIVO DA EFETIVAÇÃO DO ENSINO COLABORATIVO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ENSINO COLABORATIVO E A DOCÊNCIA ARTICULADA COMO PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ENSINO COLABORATIVO E A DOCÊNCIA ARTICULADA COMO PRÁTICAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ENSINO COLABORATIVO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: PRIMEIRAS IMPRESSÕES (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • OS DESAFIOS ENCONTRADOS NA EXECUÇÃO DO ENSINO COLABORATIVO (EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO REGULAR) EM UMA ESCOLA PÚBLICA (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • PLANEJAMENTO NO ENSINO COLABORATIVO: UMA PARCERIA PARA A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2011 (Total: 2)
  • A experiência da docência orientada e o desafio de propor dinâmicas e estratégias pedagógicas libertadoras (Seminário de Docência Orientada)
  • Extensão Rural: da transmissão de técnicas agrícolas à valorização dos saberes dos agricultores (XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular)
    2010 (Total: 1)
  • A invisibilidade dos alunos com dificuldade de aprendizagem e necessidades educacionais especiais do campo (I Congresso de Iniciação Cientifica e Pós-Graduação)
    2009 (Total: 6)
  • A RELEVÂNCIA DO TRABALHO DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DESENVOLVIDO PELO PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO-PIT (61º Reunião Anual da SBPC)
  • DESMITIFICANDO ALGUMAS IDÉIAS SOBRE A TEMÁTICA DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO A PARTIR DO (24º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • ESCOLA E UNIVERSIDADE: PARCERIA PARA A VALORIZAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES (61º Reunião Anual da SBPC)
  • IMPACTOS DE ACONTECIMENTOS SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (24º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • INVESTIGAÇÃO E PESQUISA:caminhos em educação para o desenvolvimento da criatividade (61º Reunião Anual da SBPC)
  • PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO NA ESCOLA FONTOURA ILHA (24º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2008 (Total: 5)
  • A RELEVÂNCIA DA TEORIA DOS TRÊS ANÉIS NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS COM CARACTERISTICAS DE ALTAS HABILIDADES NA CIDADE DE SANTA MARIA (60º REUNIÃO ANUAL DA SBPC)
  • ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: A PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (23º Jornada Acadêmica Integrada ad Universidade Federal de Santa Maria)
  • Análise do desenvolvimento de um educando com Déficit Cognitivo a partir de uma vivência (23º Jornada Acadêmica Integrada ad Universidade Federal de Santa Maria)
  • AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO RIO GRANDE DO SUL (AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO RIO GRANDE DO SUL)
  • DISCUTINDO UM GRUPO DE DISCUSSÃO (23º Jornada Acadêmica Integrada ad Universidade Federal de Santa Maria)
    2007 (Total: 3)
  • A IMPORTÂCIA E AS ETAPAS DO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERISTICAS DE ALTAS HABILIDADES (22ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • DESENVOLVENDO ALTAS HABILIDADES ATRAVÉS DO ENRIQUECIMENTO:ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO(PIT) (22ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • PIT: Programa de Incentivo ao Talento (VII Congresso da ANEIS: Excelência: Potencial e Desempenho)
    2014 (Total: 1)
  • A articulação entre Educação Especial e Educação Profissional e Tecnológica no IFFarroupilha- Câmpus São Borja (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
    2013 (Total: 2)
  • ATRAÇÕES DIFERENCIADAS NA IV FESTA DO PEIXE (Semana Tecnológica do IFFarroupilha- São Borja)
  • INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS MATEMÁTICAS COM ALUNOS DOS CURSOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (Semana Tecnológica do IFFarroupilha- São Borja)
    2010 (Total: 4)
  • ASPECTOS RELEVANTES PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • NOVA VIÇOSA NOVA: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA (X CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • O DESCASO COM A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO CAMPO (X CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e sua legitimação nos Sistemas Municipais de Educação da AMCENTRO (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2009 (Total: 5)
  • A influência das representações sócio-culturais na identificação de pessoas com características de altas (24º JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DOS ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. (IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR (IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • A PSICOMOTRICIDADE COMO BASE AUXILIADORA NO APRENDIZADO INICIAL DA MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIT COGNITIVO (IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR E XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO: UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PARCERIA PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (27º SEMEINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL)
    2008 (Total: 2)
  • O SISTEMA DE BIDOCÊNCIA COMO EXIGÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO-PIT-UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR À ALUNOS COM CARACTERISTCAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃ (XXVI SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL)

Produção Técnica

    2008 (Total: 1)
  • FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. Educação: Economia solidária e Ética Planetária
    2016 (Total: 2)
  • 31º Jornada Acadêmica Integrada
  • IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
    2013 (Total: 2)
  • I Encontro de Educação Profissional e Tecnológica
  • II Seminário das Licenciaturas do IFFarroupilha, Congresso Institucional do PIBID e Seminário Institucional de Diversidade e Inclusão do IFFarroupilha
    2012 (Total: 1)
  • Semana Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha- Campus São Borja
    2008 (Total: 3)
  • II Seminário Estadual de Educação Especial: Altas habilidades/ Superdotação e I Seminário de Encerramento do Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/ Superdotação
  • III FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
  • IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: PERSPECTIVAS E INTERFACES
    2013 (Total: 3)
  • Educação Especial articulada a Educação Profissional e Tecnológica no IF Farroupilha- Câmpus São Borja
  • Intervenções Específicas para alunos do PROEJA como formas de potencializar a construção de conhecimentos
  • Trabalho Multidisciplinar com alunos com necessidades educacionais especiais:relato de uma experiência
    2012 (Total: 3)
  • A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOS PROFESSORES
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DO QUE FALAMOS?
  • GESTÃO DO PEDAGÓGICO DIANTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    2011 (Total: 9)
  • A situação do atendimento aos alunos com dificuldade e transtornos de aprendizagem nas escolas a partir das orientações educacionais especiais inclusivas
  • As experiências docentes como colaboradoras no processo de formação para a educação especial na perspectiva inclusiva
  • Aspectos da gestão do pedagógico frente a educação especial na perspectiva da educação inclusiva
  • Escola Inclusiva: do que estamos falando?
  • Extensão Rural: da transmissão de técnicas agrícolas à valorização dos saberes dos agricultores
  • Extensão Rural: de uma educação bancária com enfoque difusionista à uma educação humanizadora com enfoque em processos participativos
  • Extensão Rural: sua constituição educacional e a busca pela efetivação de uma educação humanizadora em suas práticas
  • O trabalho dos professores frente a uma realidade educacional especial inclusiva
  • Uma análise acerca da implementação da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e do trabalho articulado entre os professores de educação especial e os professores do ensino comum
    2010 (Total: 7)
  • A CORRELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O DESEJO DOS ALUNOS DO CAMPO EM CONTINUAR OS ESTUDOS E ALGUNS FATORES DE ORDEM PESSOAL E FAMILIAR DESTES
  • A invisibilidade dos alunos com dificuldade de aprendizagem e necessidades educacionais especiais do campo
  • Aspectos do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior
  • ASPECTOS RELEVANTES PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACONAIS ESPECIAIS
  • CRIANÇAS DO RURAL COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE): SUA INVISIBILIDADE, SEUS IMPACTOS NA ESTRUTURA FAMILIAR E O PAPEL DA EXTENSÃO RURAL FRENTE A ESTA REALIDADE
  • OS PROCESSOS DE GESTÃO EDUCACIONAL, ESCOLAR E DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e sua legitimação nos Sistemas Municipais de Educação da AMCENTRO
    2009 (Total: 9)
  • A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR
  • A RELEVÂNCIA DO TRABALHO DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DESENVOLVIDO PELO PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO-PIT
  • AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES FRENTE À IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL INCLUSIVA
  • DESAFIOS E POSSIILIDADES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA EM TEMPOS DE DIVERSIDADE
  • ESCOLA E UNIVERSIDADE: PARCERIA PARA A VALORIZAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES
  • Investigação e Pesquisa: caminhos em educação para o desenvolvimento da criatividade
  • INERFACES DOS CONCEITOS DE INTELIGÊNCIA EM PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
  • O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E OS IMPACTOS DE FATORES EXTERNOS NO DESENVOLVIMENTO DESTE
  • O SISTEMA DE ENSINO BIDOCENTE COMO FORMA DE CONCRETIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL REALMENTE INCLUSIVA
    2008 (Total: 7)
  • As Politicas da Educação de Surdos no Contexto da Região CentropOeste do Rio Grande do Sul
  • AS EMOÇÕES EM FOCO:IMPLICAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
  • CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO: PROBLEMATIZANDO O PAPEL DA ESCOLA E DO PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO NO DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL CRIATIVO EM SUJEITOS EOCM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
  • Implicações de um Sistema de Ensino Bidocente numa Proposta Educacional Inclusiva.
  • O JOGO DE XADREZ COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APENDIZAGEM
  • O PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO HISTÓRICO DE ESTUDENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: VISSITUDES E DESAFIOS
  • O SISTEMA DE BIDOCÊNCIA COMO EXIGÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    2020 (Total: 1)
  • Elementos para um diálogo inicial sobre Educação Especial e Educação Inclusiva
    2012 (Total: 3)
  • Alternativas Metodológicas para o Ensino de Ciências a Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
  • Educação Especial Colaborativa
  • O Trabalho Docente Articulado no Contexto Escolar (inclusivo?)
    2017 (Total: 1)
  • Protagonismo das Crianças e Famílias na UEIIA
    2017 (Total: 1)
  • Oficina: O ensino colaborativo como parceria entre Educação Especial e Ensino Regular
    2011 (Total: 1)
  • A experiência da docência orientada e o desafio de propor dinâmicas e estratégias pedagógicas libertadoras
    2010 (Total: 1)
  • O DESCASO COM A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO CAMPO
    2009 (Total: 1)
  • PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO: UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PARCERIA PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
    2017 (Total: 2)
  • O trabalho multidisciplinar voltado à Educação Inclusiva: uma importante experiência vivida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM
  • Protagonismo Infantil na Unidade Ipê Amarelo
    2013 (Total: 2)
  • Trabalho Docente Articulado: a relação entre Educação Especial e Ensino Médio e Técnológico
  • VIII Seminário de Educação Especial- Campo teórico-prático e/ou serviço técnico?
    2008 (Total: 1)
  • A EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO RIO GRANDE DO SUL: REGIÃO CENTRAL E FRONTEIRA OESTE
    2007 (Total: 1)
  • "PIT: PROGRAMA DE INCENTIVO AO TALENTO"
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação- UFSM'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação- UFSM'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação- UFSM'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação- UFSM'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação- UFSM'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação- UFSM'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2012 (Total: 5)
  • : Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
  • : Possibilidades e Rumos do Educador Frente à Educação Inclusiva no Cotidiano Escolar
  • A Inclusão de Alunos com Deficiência Mental na Escola Estadual Esperança
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Contexto da Educação Infantil.
  • REFLEXÕES ACERCA DA INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR