Liane Camatti

Produção Bibliográfica

    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN A Premência do Diagnóstico Precoce da Surdez e seus Efeitos no Campo Conceitual da Educação de Surdos (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2015 (Total: 1)
  • doi ISSN PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA: ARTICULAÇÕES A PARTIR DA CULTURA (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola (ETD : Educação Temática Digital)
    2011 (Total: 3)
  • ISSN A centralidade e a conveniência da cultura nas práticas de organização da comunidade e da escola de surdos (P@rtes (São Paulo))
  • ISSN Comunidade e escola de surdos: intersecções e produção de subjetividades (Espaço (Rio de Janeiro. 1990))
  • ISSN Outros sujeitos, outra escola? Estratégias e práticas no contexto de escolas específicas para surdos (Revista Educação Especial)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Cultura e comunidade surda: intersecções e emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço escolar (Revista Educação Especial)
    2022 (Total: 1)
  • A escolarização de surdos em documentos oficiais: convergências discursivas e processos regulatórios (Experiência, diferença e intersecções: diálogos sobre educação e escola)
    2021 (Total: 1)
  • Percepções docentes sobre o Ensino de Geografia para surdos (Ensino de Geografia e inclusão: do pensamento geográfico ao exercício da cidadania)
    2018 (Total: 3)
  • A disciplina de Libras no Ensino Superior: reflexões após a primeira década da obrigatoriedade legal (Estratégias pedagógicas inclusivas na Educação Superior)
  • Consumindo o "outro" - Programa Viver Sem Limite (Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial - Novos prismas)
  • Tensionamentos do currículo na Educação de Surdos: os efeitos da diferença (Diferença, educação e cultura: ressonâncias na escola contemporânea)
    2011 (Total: 1)
  • A captura da cultura e da diferença: articulações a partir de uma política bilíngue para surdos (Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças)
    2022 (Total: 1)
  • Experiência, diferença e intersecções: diálogos sobre educação e escola
    2014 (Total: 1)
  • Nuances curriculares na escola de surdos: discutindo a emergência de pressupostos sobre a diferença surda (X Anped Sul)
    2013 (Total: 1)
  • Consumindo o 'outro': Programa Viver sem Limites (V SBECE e II SIECE: Nas contingências do espaço-tempo)
    2011 (Total: 4)
  • A comunidade surda e a recursividade dos artefatos cuturais na constituição dos sujeitos surdos (X Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular: A educação e o saber dos povos e da natureza)
  • A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola e comunidade surda (34ª Reunião da ANPED - Educação e justiça social)
  • Atravessamentos culturais nas práticas de organização da comunidade surda (4º Seminário Brasileiro e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação)
  • Fenômeno conceitual da cultura surda no discurso da normalidade: da folclorização do sujeito à produção da alteridade deficiente (X Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular: A educação e o saber dos povos e da natureza)
    2010 (Total: 5)
  • A produção da diferença surda: entrecruzamentos entre escola, cultura e identidade (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Cartografando a educação de surdos no Rio Grande do Sul: discursos sobre inclusão, cultura e identidade (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais)
  • Estratégias e implicações de uma política bilíngue para surdos: o local da cultura e da diferença (IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro de Pesquisadores em Educação Especial)
  • La comunicación y la cultura cuando se reúnem en la escuela (X Congresso Latinoamericano y V Congresso Nacional de Educación Bilíngüe para Personas Sordas)
  • Políticas bilíngües en el ámbito escolar (X Congresso Latinoamericano y V Nacional de Educación Bilíngüe para Personas Sordas)
    2009 (Total: 2)
  • Caminhhos da educação de surdos no Rio Grande do Sul: uma análise sobre os contornos da região centro-oeste (III Congresso Internacional de Educação: Educação humanizadora e os desafios da diversidade)
  • Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região Centro-Oeste/RS (Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
    2019 (Total: 4)
  • Aquisição e desenvolvimento de língua de sinais por crianças surdas matriculadas em escolas regulares de Santa maria - RS (34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Desenvolvimento linguístico de uma criança surda: análise de uma proposta de estimulação essencial (34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Impactos de uma proposta pedagógica voltada à aquisição de língua de sinais por uma criança surda em contextos clínico e escolar (34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Libras e formação inicial: semanas temáticas no contexto da escola bilíngue para surdos (Salão de Extensão da 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2012 (Total: 1)
  • A necessidade de comunicação com deficientes auditivos em contextos de atenção básica de saúde (IV SIEPE: Compartilhe saberes, vivencie experiências e almeje sustentabilidade)
    2011 (Total: 4)
  • A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola e comunidade surda (34ª Reunião da ANPED - Educação e justiça social)
  • Atravessamentos culturais nas práticas de organização da comunidade surda (4º Seminário Brasileiro e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: Desafios atuais)
  • Ensino de LIBRAS no Ensino Superior: cenários e perspectivas (VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para esta profissão?)
  • Surdez e subjetividade: a produção do sujeito pedagógico surdo (VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para esta profissão?)
    2010 (Total: 1)
  • Sujeitos e culturas: manifestações ligadas à tradição gaúcha no IFFarroupilha/Campus Alegrete (Mostra de Educação Profissional e Tecnológica)
    2006 (Total: 1)
  • Alfabetização familiar: a contribuição da leitura de histórias infantis para alfabetização de crianças em idade pré-escolar (VII Congresso de Educação Popular)
    2010 (Total: 1)
  • A comunicação e a cultura surda: para além do âmbito escolar (X Congreso Latinoamericano y V Nacional de Educación Bilingüe para Personas Sordas)
    2009 (Total: 1)
  • A educação de surdos no Rio Grande do Sul: Região Central e Fronteira Oeste (24ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)

Produção Técnica

    2020 (Total: 1)
  • Sinalário de termos relacionados à Pandemia de Covid-19
    2010 (Total: 5)
  • Edital 007/2009 do Concurso Vestibular UFSM 2010 em LIBRAS
  • Prova do PEIES I - 2009 em LIBRAS
  • Prova do PEIES II - 2009 em LIBRAS
  • Prova do PEIES III - 2009 em LIBRAS
  • Provas do concurso vestibular 2010 em LIBRAS
    2009 (Total: 2)
  • Prova do PEIES II - 2008 em LIBRAS
  • Provas do PEIES I - 2008 em LIBRAS
    2008 (Total: 2)
  • LIBRAS III
  • LIBRAS IV
    2007 (Total: 1)
  • LIBRAS II
    2017 (Total: 2)
  • Encontro de educação escolar bilíngue/cultural de surdos
  • XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-americano de Educação Especial: Espaços e tempos de aprendizagem na Educação Especial
    2019 (Total: 1)
  • Setembro Surdo 2019
    2017 (Total: 1)
  • Setembro Azul 2017
    2014 (Total: 1)
  • Setembro Azul 2014 na UFSM
    2011 (Total: 1)
  • V Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
    2010 (Total: 3)
  • Comissão organizadora do XIX Encontro Cultural e Tradicionalista dos Campi dos Institutos Federais da Região Sul
  • Encontro dos NAPNES dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul
  • Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
    2009 (Total: 1)
  • Organização da seleção do Programa de Pós-Graduação em Educação
    2008 (Total: 1)
  • Fórum Estadual de Educação de Surdos
    2005 (Total: 1)
  • I Seminário Internacional da UFSM para uma cultura de paz e direitos humanos
    2004 (Total: 1)
  • Estande do curso de Educação Especial da UFSM na Feira das Profissões
    2003 (Total: 1)
  • Práticas educativas: saberes, contextos e diversidade
    2014 (Total: 1)
  • Curso de formação continuada em Língua Brasileira de Sinais
    2010 (Total: 3)
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento I do PEIES 2009 da UFSM
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento III do PEIES 2009 da UFSM
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas do Concurso Vestibular 2010 da UFSM
    2009 (Total: 5)
  • Elaboração de prova prática de concurso público para o cargo de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais
  • Elaboração de prova teórica de concurso público para o cargo de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas do Concurso Vestibular 2009 da UFSM
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas do Concurso Vestibular Extraordinário 2009 da UFSM
  • Traduação em LIBRAS no V Seminário de Educação Especial
    2008 (Total: 4)
  • Interpretação em LIBRAS do III Fórum de Educação de Surdos
  • Interpretação em LIBRAS durante a prova de Acompanhamento I do PEIES 2008 da UFSM
  • Interpretação em LIBRAS durante a prova de Acompanhamento II do PEIES 2008 da UFSM
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas do Concurso Vestibular 2008 da UFSM
    2007 (Total: 6)
  • Interpretação em LIBRAS da Oficina LIBRAS e cutltura surda
  • Interpretação em LIBRAS da Oficina: LIBRAS e cultura surda
  • Interpretação em LIBRAS do I Seminário e II Encontro sobre Educação de Surdos
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento I do PEIES 2007 da UFSM
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento II do PEIES 2007 da UFSM
  • Interpretação em LIBRAS durante as provas de Acompanhamento III do PEIES 2007 da UFSM
    2006 (Total: 1)
  • Interpretação em LIBRAS da I Jornada Universitária na área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla
    2005 (Total: 1)
  • IV Exposição de jogos pedagógicos
    2013 (Total: 1)
  • Consumindo o 'outro' - Programa Viver sem Limite
    2011 (Total: 2)
  • A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre comunidade e escola de surdos
  • A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola e comunidade surda
    2010 (Total: 2)
  • A produção da diferença surda: entrecruzamentos entre escola, cultura e comunidade
  • Cartografando a educação de surdos no Rio Grande do Sul: discursos sobre inclusão, cultura e identidade
    2009 (Total: 3)
  • A educação de surdos no Rio Grande do Sul: região central e fronteira oeste
  • Caminhos da educação de surdos no Rio Grande do Sul: uma análise sobre os contornos da região centro-oeste
  • Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região centro-oeste
    2006 (Total: 1)
  • Alfabetização Familiar: a contribuição da leitura de histórias infantis para a alfabetização de crianças em idade pré-escolar
    2011 (Total: 3)
  • A captura da cultura e da diferença: articulações a partir de uma política bilíngue para surdos
  • A emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço de convergência entre escola ecomunidade surda
  • Interpretação/Tradução do Vestibular
    2010 (Total: 1)
  • Educação de surdos e atividades adaptadas
    2007 (Total: 1)
  • Inclusão de alunos surdos - LIBRAS - Estrutura linguística
    2005 (Total: 1)
  • Oficina temática: "Refletindo os desafios da alfabetização e do letramento
    2010 (Total: 2)
  • La comunicación y la cultura cuando se reúnem en la escuela
  • Políticas bilíngües en el ámbito escolar
    2010 (Total: 1)
  • Painel: Cultura e experiência: articulações contemporâneas na produção do sujeito surdo
    2009 (Total: 1)
  • Oficina temática: "Tradução/interpretação no contexto do ensino superior
    2011 (Total: 2)
  • A surdez na contemporaneidade: língua, cultura e educação escolar
  • Panificação em família: uma proposta de integração
    2024 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2023 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
    2013 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2020 (Total: 1)
  • Percepções docentes sobre o ensino de Geografia para surdos
    2019 (Total: 2)
  • Efeitos do ensino da Língua Brasileira de Sinais na Escola Básica: análise de uma experiência na cidade de Santa Maria - RS
  • Entre discursos clínico-terapêuticos e socioantropológicos: problematizando outras formas de ser surdo
    2014 (Total: 1)
  • A formação de professores no curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria a partir da implementação do Projeto Pedagógico do Curso de 2004