Candida Martins Pinto

Produção Bibliográfica

    2015 (Total: 1)
  • ISSN Formação profissional e elementos da Nova ATER: um estudo com educandos do curso Técnico em Agropecuária (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE))
    2014 (Total: 4)
  • ISSN A leitura de imagens na perspectiva dos letramentos visuais (Ciências & Letras (Porto Alegre. Online))
  • ISSN Aprendizagem como vício: uso de games na sala de aula (Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES))
  • ISSN Interface possível entre os Novos Estudos do Letramento e a Teoria da Atividade (Cadernos de Letras da UFF)
  • ISSN O discurso sobre leitura e escrita de um estudante EaD em formação (Calidoscopio (Online))
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Metanálise qualitativa como abordagem metodológica para pesquisas em Letras (Atos de Pesquisa em Educação (FURB))
    2012 (Total: 2)
  • ISSN A Teoria Fundamentada como método de pesquisa para ambientes virtuais de aprendizagem (Caminhos em Linguística Aplicada)
  • ISSN Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser (Revista Linha D'Água)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Curso Técnico em Secretariado e estudos extracurriculares: momentos de leituras dirigidas: (Secretariado Executivo em Revista)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Ensino de Leitura: Teoria, Prática ou Prazer? (Revista trama (UNIOESTE. Online))
    2007 (Total: 2)
  • ISSN Gênero entrevista: conceito e aplicação no ensino de Português para estrangeiros (Revista da ABRALIN)
  • ISSN Material didático, cognição e aquisição (Expressão (Santa Maria))
    2006 (Total: 5)
  • ISSN Formação docente e seus problemas: por que uma visão holística? (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN Integrando gramática, gênero e cultura no ensino de português para estrangeiros (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN Modelo Holístico: Respaldo Teórico para o Ensino de L2 e Avaliação de Materiais Didáticos (Linguagens & Cidadania)
  • ISSN O design de uma unidade de curso para o ensino de português como segunda língua (Linguagens & Cidadania)
  • ISSN Teoria da Atividade e Modelos de Leitura em Livros Didáticos de Português - L2 (Linguagens & Cidadania)
    2005 (Total: 2)
  • ISSN O Interculturalismo e o Gênero Canção no Ensino de Leitura para Hispanofalantes. (revista Idéias (UFSM))
  • ISSN O lugar da teoria da leitura em aulas de português para hispanofalantes (revista Idéias (UFSM))
    2003 (Total: 1)
  • ISSN O Modelo Construtivista de Leitura e o Gênero Publicitário em Português para Estrangeiros (revista Idéias (UFSM))
    2002 (Total: 2)
  • ISSN Algumas Estratégias Persuasivas do Texto Publicitário (revista Idéias (UFSM))
  • ISSN Elementos Lingüísticos e Icônicos como Fator Persuasivo do Texto Publicitário (revista Idéias (UFSM))
    2017 (Total: 1)
  • Por uma pedagogia do letramento visual (Linguística Aplicada: ensino, pesquisa e reflexões)
    2015 (Total: 1)
  • Investigação brasileira sobre letramento digital: metanálise qualitativa de resumos (Letramentos, Discursos Midiáticos e Identidades: Novas Perspectivas)
    2012 (Total: 3)
  • Curso Técnico Integrado e as práticas de letrameto: experiência que gera aprendizado (Projetos de Letramento: debates e aplicações)
  • O Jornal na Sala de Aula: projeto de letramento para o ensino da leitura e escrita (Projetos de Letramento: debate e aplicação)
  • Reflexões sobre leitura em Língua Estrangeira (Projetos de Letramento: debates e aplicações)
    2011 (Total: 3)
  • Comunicação interna e análise de gêneros textuais em uma instituição pública de ensino (Linguagens: Mosaico dos Saberes)
  • Princípios básicos para produção de material didático (Linguagens: Mosaico dos Saberes)
  • Teorias de Aquisição de Segunda Língua (Linguagens: Mosaico dos Saberes)
    2012 (Total: 1)
  • Projetos de Letramento: debates e aplicações
    2011 (Total: 1)
  • Linguagens: Mosaico dos Saberes
    2013 (Total: 1)
  • Resenha do livro 'Projetos de Letramento: debates e aplicações'
    2014 (Total: 3)
  • A constituição do letramento acadêmico de um estudante EAD (Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação)
  • Letramento digital e modelo 3D (XIV Seminário Internacional em Letras: Ensino, interação e inovação)
  • Práticas de letramento digital e a leitura online no contexto acadêmico (XIV Seminário Internacional em Letras: Ensino, interação e inovação)
    2013 (Total: 3)
  • O professor e as novas tecnologias: que identidade(s)? (XIII Seminário Internacional em Letras)
  • Reflexões teóricas sobre leitura online e letramento digital a partir dos novos estudos do letramento (XIII Seminário Internacional em Letras)
  • Relações entre os gêneros discursivos de Bakhtin e os Novos Estudos do Letramento (Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais)
    2012 (Total: 3)
  • A Formação do Extensionista De Nível Médio: um estudo a partir dos elementos da Nova Ater (1er Congreso Ciencias Sociales Agrarias)
  • A Teoria Fundamentada como Método de Pesquisa (XII Seminário Internacional em Letras)
  • Práticas transformadores em um curso técnico integrado: vivenciar para ser (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    2011 (Total: 2)
  • Letramentos: perspectivas de práticas em diferentes níveis de ensino (XI Seminário Internacional em Letras - Linguagens e práticas socioculturais)
  • Práticas de letramento em língua portuguesa: experiência em um curso técnico (XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística)
    2009 (Total: 1)
  • Modelo Interativo em Aulas de Leitura em Língua Inglesa (IX Seminário Internacional em Letras)
    2008 (Total: 2)
  • Um estudo sobre as estratégias bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros (8º Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
  • Vestibular e leitura em Língua Inglesa: análise das estratégias (VIII Seminário Internacional em Letras)
    2007 (Total: 4)
  • Livro didático de português para estrangeiros: um gênero textual (4º Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais)
  • O uso da estratégia de leitura bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros (VII Seminário Internacional em Letras)
  • O uso de perguntas nas seções de leitura dos livros didáticos de Português para estrangeiros (II Seminário Nacional e V Seminário Regional de formação de professores - Alfabetização e letramento - Possibilidades de inclusão social)
  • Práticas de leitura no ensino de Português-L2 (II Seminário Nacional e V Seminário Regional de formação de professores - Alfabetização e Letramento - Possibilidades de inclusão social)
    2006 (Total: 4)
  • Ensino de leitura para hispanofalantes: exemplificação de uma aula (2º Colóquio de Leitura e Cognição)
  • O livro didático de português para estrangeiros segundo a Teoria da Atividade (VI Seminário Internacional em Letras- Palavras: Margens e Imagens)
  • O Modelo Holístico como alternativa à formação docente (I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas e I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas)
  • Rumo a uma concepção holística de formação docente (XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
    2020 (Total: 1)
  • A Produção Textual do Gênero Redação do Enem em Aulas Remotas (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
    2018 (Total: 1)
  • Escrita textual como instrumento de cidadania (II Encontro de Professores de Linguagens da Educação Profissional e Tecnológica)
    2017 (Total: 1)
  • Leituras Dirigidas em Secretariado (I Encontro Regional de Professores de Linguagens da EPT)
    2012 (Total: 1)
  • Contribuição da metanálise qualitativa para pesquisas em (Salão Universitário: 11ª Mostra de Pós-Graduação)
    2011 (Total: 1)
  • Comunidades virtuais de aprendizagem influenciam no letramento de gêneros acadêmicos? (20º Congresso de Iniciação Científica, 10º Mostra de Pós-Graduação e 3º Congresso de Extensão)
    2010 (Total: 2)
  • Comunicação interna e análise de gênero textual em uma instituição pública (VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
  • Teorias de aquisição de segunda língua (X Seminário Internacional em Letras)
    2007 (Total: 2)
  • Integração entre leitura e gramática: auxílio para aquisição de Português como segunda língua (V Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
  • O material didático como gênero: um instrumento para o ensino de Português-L2 (16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada)
    2006 (Total: 5)
  • A zona de desenvolvimento proximal apoiando o ensino de leitura em PLE (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Aquisição do Português-L2, Gramática e Processos Ascendentes (7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem)
  • O gênero reportagem e a teoria da leitura em aulas de português para hispanofalantes (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O modelo holístico na construção de conceitos sobre processos ascendentes. (I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas e I Encontro Catarinense de Formação de Professores de Línguas)
  • Processamentos descendente, ascendente e interativo analisados no contexto de um livro didático de português para estrangeiros (Seminário da Sociedade Internacional de Português ? Língua Estrangeira)
    2005 (Total: 3)
  • A importância da pré-leitura, da leitura e da pós-leitura em aulas de PLE (Semana Acadêmica de Letras - Região e Regionalismo Gaúcho)
  • Ensino de Leitura para Hispanofalantes: exemplificação de uma aula (II Colóquio Leitura e Cognição)
  • O Lugar da Teoria da Leitura no Modelo Holístico em Aulas de PLE (III Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais)
    2004 (Total: 6)
  • A Construção de Identidades através do Ensino Intercultural em PLE (8º Seminário Internacional de Língua e Literatura e 22ª Semana de Letras)
  • A Interculturalidade em uma Aula de leitura em Português para Estrangeiros utilizando o Gênero Lenda (II Simpósio Nacional de Estudo dos Gêneros Textuais (SIGET))
  • Identidades e Sujeitos numa Perspectiva Intercultural em PLE Abordando o Gênero Canção (IV Seminário Internacional em Letras)
  • O Ensino Intercultural em PLE em Busca das Identidades e Diferenças (IV Seminário Internacional em Letras)
  • O Interculturalismo (IV Seminário Internacional em Letras)
  • O Interculturalismo trabalhado a partir do Gênero Lenda em uma Aula de Leitura em PLE (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
    2003 (Total: 1)
  • O Modelo Construtivista de Leitura e o Gênero Publicitário em Português para Estrangeiros (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2019 (Total: 1)
  • O tempo não para: voz e autoria da turma 11/2019
    2010 (Total: 1)
  • Questões da Prova Objetiva
    2009 (Total: 3)
  • Normas para apresentação de relatório de estágio
  • Questões de literatura de processo seletivo
  • Redação de processo seletivo
    2008 (Total: 1)
  • Questões de literatura de processo seletivo
    2016 (Total: 2)
  • Aula inaugural do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico da UFSM
  • Aula Inaugural da 1ª Turma do Curso Técnico em Farmácia do Colégio Politécnico da UFSM
    2015 (Total: 1)
  • Aula inaugural do Curso Técnico em Secretariado do Colégio Politécnico da UFSM
    2014 (Total: 2)
  • Dia Nacional do Profissional em Secretariado
  • X Encontro dos Técnicos em Administração e I Encontro dos Técnicos em Contabilidade
    2013 (Total: 1)
  • III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
    2011 (Total: 1)
  • IX Semana Tecnológica do Secretariado
    2009 (Total: 2)
  • IV Semana Tecnológica do Curso Técnico em Secretariado
  • Organização da IV Semana tecnológica do Secretariado
    2008 (Total: 4)
  • II Jornada de Informática
  • II Semana do Ensino Médio
  • II Semana Tecnológica do Curso Técnico em Secretariado
  • III Semana Tecnológica do Curso Técnico em Secretariado
    2005 (Total: 1)
  • III SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.
    2004 (Total: 1)
  • Feira das Profissões VI Edição
    2019 (Total: 2)
  • Comissão Científica do 3º Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação
  • VIII Simpósio Nacional de Gestão de Cooperativas
    2014 (Total: 2)
  • Atualização em Redação Oficial
  • Revista de Gestão e Organizações Cooperativas
    2011 (Total: 6)
  • Boas práticas docentes na elaboração de material didático para o ensino da leitura
  • Curso de elaboração de projetos
  • Estratégias de produção de artigo científico
  • Formação de líderes: uma mudança cultural
  • Letramentos, gêneros textuais e estratégias de leitura
  • Práticas de letramento: leitura e escrita
    2010 (Total: 6)
  • A educação ambiental como possibilidade de articulação entre formação inicial e continuada de professores da educação básica
  • Análise da importância da busca por qualificação em curso da área secretarial
  • Considerações gerais sobre apresentação oral
  • Curso de Extensão Básico de Conversação em Língua Inglesa
  • Curso de Reforma Orotográfica
  • Curso Redação para Vestibulares, ENEM e Peies
    2009 (Total: 4)
  • "Produção Textual na Educação Escolar" e "Educadores e Educandos"
  • Reforma Ortográfica
  • Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
  • Técnicas de Comunicação em Atendimento e Redação
    2008 (Total: 2)
  • Oficina de produção Textual
  • Produção Textual na Educação Escolar
    2021 (Total: 1)
  • Dimensões reveladas no diagnóstico inicial para o trabalho com redação padrão-Enem
    2020 (Total: 3)
  • A produção textual como instrumento de cidadania
  • A Produção Textual do Gênero Redação do Enem em Aulas Remotas
  • Bilhete orientador e tecnologias em rede a serviço da produção textual do gênero redação do Enem
    2019 (Total: 3)
  • O Portal Com-Textos como ferramenta de auxílio à avaliação da produção textual
  • O Portal Com-Textos como suporte ao ensino da produção textual
  • Projeto Mutualismo
    2018 (Total: 2)
  • Escrita textual como instrumento de cidadania
  • Projeto de Ensino: A escrita como instrumento de ação social
    2017 (Total: 1)
  • Leituras Dirigidas em Secretariado
    2014 (Total: 3)
  • A constituição do letramento acadêmico de um estudante EAD
  • Letramentos digitais e modelo 3D
  • O desenvolvimento dos letramentos acadêmico e digital na esfera universitária
    2013 (Total: 4)
  • O professor e as novas tecnologias: que identidade(s)?
  • Pesquisa metanalítica sobre as dimensões do letramento digital em textos científicos
  • Pós-Modernidade e Tecnologias: que influências na identidade do professor?
  • Relações entre os gêneros discursivos de Bakhtin e os Novos Estudos do Letramento
    2012 (Total: 7)
  • A Teoria Fundamentada como Método de Pesquisa
  • A(s) identidade(s) do professor frente às novas tecnologias
  • Contribuição da metanálise qualitativa para pesquisas em Letras
  • Estado da arte do letramento digital: metanálise qualitativa de investigação brasileira
  • Interface possível entre Novos Estudo do Letramento e Teoria da Atividade
  • Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital
  • Práticas transformadoras em um curso técnico integrado: vivenciar para ser
    2011 (Total: 3)
  • Letramentos: perspectivas de práticas em diferentes níveis de ensino
  • Práticas de letramento em língua portuguesa: experiência em um curso técnico
  • Práticas de Letramento em um curso técnico: relato de experiência
    2010 (Total: 2)
  • Comunicação interna e análise de gênero textual em uma instituição pública
  • Teorias de aquisição em segunda língua
    2009 (Total: 1)
  • Modelo interativo em aulas de leitura em língua inglesa
    2007 (Total: 3)
  • Integração Leitura - Gramática na Aquisição de Português como Segunda Língua
  • O uso da estratégia de leitura bottom-up em livros didáticos de Português para estrangeiros
  • Práticas de leitura no ensino de Português-L2
    2006 (Total: 4)
  • Aquisição do Português-L2, Gramática e Processos Ascendentes
  • O gênero reportagem e a teoria da leitura em aulas de português para hispanofalantes
  • O livro didático de português para estrangeiros segundo a teoria da atividade
  • Processamentos descendente, ascendente e interativo analisados no contexto de um livro didático de português para estrangeiros
    2005 (Total: 3)
  • A construção da interculturalidade no ensino de leitura em PLE.
  • Ensino de Leitura para Hispanofalantes: Exemplificação de uma Aula
  • O lugar da teoria da leitura no modelo holístico em aulas de PLE
    2004 (Total: 4)
  • A construção de identidades através do ensino intercultural em PLE.
  • A intercultura em uma aula de leitura em portugues para estrangeiros utilizando o gênero lenda.
  • A música como instrumento de leitura em PLE
  • O ensino intercultural em PLE em busca das identidades e diferenças.
    2003 (Total: 3)
  • Aula de leitura em PLE a partir do modelo construtivista
  • O modelo construtivista de leitura e o gênero publicitário em português para estrangeiros.
  • Uma proposta de leitura construtivista em português para estrangeiros utilizando-se o gênero publicitário.
    2013 (Total: 2)
  • Leitura e escrita na formação profissional
  • Multiletramentos no ensino de linguagens: implicações, desafios e sentidos
    2007 (Total: 2)
  • Livro didático de Português para Estrangeiros: um Gênero Textual
  • O material didático como gênero: um instrumento para o ensino de Português-L2
    2006 (Total: 1)
  • O modelo holístico na construção de conceitos sobre processos ascendentes
    2020 (Total: 1)
  • Projeto do Novo Ensino Médio do Colégio Politécnico da UFSM
    2021 (Total: 1)
  • Artigo avaliado para a Revista Eletrônica Científica da UERGS - 2813
    2017 (Total: 1)
  • Participação no Comitê de avaliação do Edital interno ProPPG 13/2016
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica Científica da UERGS'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2010 (Total: 4)
  • A contribuição da secretária no Departamento de Recursos Humanos
  • O papel da secretária em um órgão municipal
  • O papel do secretário em um hotel
  • Técnicas de Secretariado em Arquivo
    2009 (Total: 1)
  • Relatório de Estágio