Mariglei Severo Maraschin
Produção Bibliográfica
- 2022 (Total: 3)
- Apresentação do livro Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - 3 volume (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36878-trabalho-pedagogico-na-educacao-profissional-e-tecnologica-em-diferentes-contextosbrdesafios-e-reflexoes-volume-3)
- Apresentação do Livro Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica no Rio Grande do Sul)
- Educação Profissional e Tecnológica: concepções, experiências e dinâmicas investigativas (Múltiplas Abordagens no Ensino)
- 2021 (Total: 2)
- Apresentação (Curso Normal: historicidade e desafios para o trabalho pedagógico na escola)
- Apresentação do livro Reflexões sobre a educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas emancipatórias (Reflexões sobre a educação de jovens e adultos: desafios e perspectivas emancipatórias)
- 2024 (Total: 2)
- 2023 (Total: 5)
- ISSN Realidade da Educação Especial nas escolas vinculadas da da Universidade Federal de Santa Maria (Faculdade Sant'Ana em Revista)
- ISSN Remote higher education and policies to confront the COVID-19 pandemic at the Federal University of Santa Maria (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
- 2022 (Total: 8)
- ISSN GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE PRÁXIS NA E PÓS-PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA EM PESQUISA NA EJA EPT (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
- 2021 (Total: 4)
- ISSN EJA EPT POLICIES IN BRAZIL: ASCENSION, STAGNATION, AND SILENCE (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
- ISSN POLÍTICAS EJA EPT EN BRASIL: ASCENSIÓN, ESTAGNACIÓN Y SILENCIO (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
- 2020 (Total: 6)
- ISSN Políticas educacionais e os impactos sobre processos educativos nos cursos de Pedagogia: uma análise (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP)
- 2019 (Total: 6)
- ISSN A Educação Profissional e Tecnológica e as relações da evasão e da retenção: uma análise do perfil do estudante (TECNIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG)
- ISSN Análise histórica dos cursos técnicos subsequentes e o perfil dos docentes da rede estadual da região de São Borja (Reflexión Académica en Diseño y Comunicación)
- ISSN ASPECTOS PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS DO APLICATIVO SILABANDO (Redin Revista Educacional Interdisciplinar)
- ISSN Trabalho Pedagógico na EJA/EPT na perspectiva do currículo integrado (CONTRAPONTOS (ONLINE))
- ISSN XENUBI: ASPECTOS TÉCNICOS E PEDAGÓGICOS DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA (Redin Revista Educacional Interdisciplinar)
- 2018 (Total: 2)
- ISSN Construção de uma política pública de educação a distância no Brasil: do global ao local (REVISTA DE CIÊNCIA E INOVAÇÃO DO IF FARROUPILHA)
- ISSN Ensino Médio Integrado como Alternativa para o Ensino Médio: Experiências de um Curso Técnico em Eletrotécnica (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
- 2017 (Total: 1)
- 2016 (Total: 1)
- 2014 (Total: 1)
- 2013 (Total: 1)
- ISSN A formação de educadores do campo em consonância com o contexto socioambiental do Vale Jaguari/RS (Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental)
- 2007 (Total: 2)
- ISSN Formação do professor: um processo inacabado (Vidya (Santa Maria))
- ISSN Formação do Professor: algumas reflexões coletivas (Educere et Educare)
- 2006 (Total: 2)
- ISSN A educação de Jovens e Adultos: uma modalidade de ensino para a suplência ou formção integral do indivívuo (Vidya (Santa Maria))
- ISSN Trabalhos colaborativos na formação de professores da educação de jovens e adultos (EDUCAÇÃO (UFSM))
- 2005 (Total: 1)
- Investigação-Ação no Desenvolvimento Profissional de Professores de EJA (Amem)
- 2004 (Total: 1)
- ISSN Aprender Ensinando: percepções sobre o aprender a aprender (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas)
- 2021 (Total: 1)
- ISSN Políticas de EJA EPT no Brasil: ascensão, estagnação e silenciamento (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
- 2023 (Total: 19)
- A EJA EPT no CTISM: um estudo para além da pandemia COVID19 (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- A formação docente frente à inclusão na Educação Profissional (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica)
- A oferta da Educação Profissional na Rede Estadual e os governos do Rio Grande do Sul: uma análise de cinco décadas (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica)
- Análise das propostas de currículos de cursos de Ensino Médio Integrado na Região Central do RS (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica)
- APRESENTANDO CONCEITUALMENTE POLÍTICAS PÚBLICAS (Geopolítica e debates emergentes em política, economia, religião e cultura)
- As intefaces da pesquisa sobre o Programa Permanência e Êxito em um Instituto Federal e o Trabalho Pedagógico (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- As pesquisas sobre EJA EPT ? Formação Continuada: da redução à necessidade de novos estudos (Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica)
- De estudante a professora: em defesa do Trabalho Pedagógico Crítico (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- EJA e EJA EPT na atual conjuntura: disputas, embates e perspectivas (Educação Profissional e Tecnológica no contexto da Contrareforma: concepções, experiências e dinâmicas investigativas)
- doi GESTÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS DOS DIRETORES DA EPT NUMA ESCOLA FEDERAL DA REGIÃO CENTRAL-RS (Gestão Escolar: olhares que transformam)
- Implicações da Reforma do Ensino Médio no Trabalho Pedagógico dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Educação Profissional e Tecnológica no contexto da Contrareforma: concepções, experiências e dinâmicas investigativas)
- Movimentos de Educação Especial nas Escolas Públicas de Ensino Médio Técnico de Santa Maria (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- O Curso Normal e a Educação Profissional e Tecnológica: entre aproximações e distanciamentos (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- O processo de Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: exepriências de uma instituição (A educação enquanto fenômeno social: políticas educacionais e o saber e o fazer educativos 3)
- Os reflexos da pandemia na vida do trabalhador-estudante: entre novos e velhos desafios (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- Política de Educação Profissional no RS: as propostas e as ações para Rede Estadual de Educação, nos governos de Triches (1971) a Leite (2021) (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- Políticas de Ações Afirmativas e de permanência dos estudantes com deficiências nos Campi do IFFAR (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- Trabalho Pedagógico Crítico: compromisso da gestão da Educação Profissional e Tecnológica (Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 4)
- Uma análise da política de EJA EPT: a voz dos estudantes do curso Técnico em Cozinha (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
- 2022 (Total: 3)
- Ensino Remoto Emergencial e os desafios da EJA EPT (Texos e Contextos de ensino, pesquisa e extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19 - desafios da docência)
- Reflexões sobre Trabalho Pedagógico a partir do relato de uma professora estreante (Texos e Contextos de ensino, pesquisa e extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia do Covid-19 - desafios da docência)
- doi Trabalho Pedagógico crítico em disputa na Educação Profissional (Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 3)
- 2021 (Total: 5)
- A pesquisa sobre educação profissional: olhares sobe os grupos e os trabalhos produzidos (PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL: desafios e perspectivas)
- Reflexões acerca do PROEJA - CTISM me tempos de pandemia (Ensino remoto e pandemia : experiência e reflexões)
- Trabalho pedagógico com os estudantes: experiência da avaliação por meio de podcast no curso de segurança de trabalho (Ensino remoto e pandemia : experiência e reflexões)
- doi Trabalho Pedagógico e tecnologias educacionais: uma análise dos movimentos de sentidos nos discursos de professores (Formação de profesores: políticas públicas e tecnologias educacionais)
- Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e a pandemia: a confirmação da negação do pedagógico (Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões)
- 2020 (Total: 11)
- A historicidade da política de inclusão Ação TECNEP: início, ápice e declínio (Políticas na Educação Profissional: historicidade e realidades)
- A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um olhar para os Ifs do Rio Grande do Sul (Educação Profissional e Tecnológica: cenários e perspectivas.)
- A política dos cursos técnicos subsequentes na produção dos sentidos do trabalho (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
- As concepções sobre o fracasso escolar, a permanência e o êxito na educação profissional e tecnológica (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
- As perspectivas sociais e psicológicas sobre o trabalho pedagógico e as implicações na permanência dos estudantes do IF Farroupilha (Práticas em Psicologia Escolar: do ensino técnico ao superior)
- Educação a distância como possibilidade de acesso à educação profissional e tecnológica no CTISM/UFSM (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
- O PRONATEC e possíveis caminhos à políticas educacional (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
- Os cursos técnicos subsequentes na rede estadual do RS: notas sobre a realidade (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
- Política do PROEJA no IFFAR - Campus Santo Augusto: olhar docente sobre o trabalho pedagógico nas práticas profissionais integradas (Políticas na Educação Profissional: historicidade e realidades)
- Políticas de ensino médio integrado: conhecendo a realidade do CTISM (Políticas na educação profissional: historicidade e realidades)
- Trabalho Pedagógico na Educação Profissional: da negação do pedagógico ao trabalho pedagógico crítico (Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões)
- 2019 (Total: 3)
- doi A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CAMPO EM DISPUTA (Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 5)
- doi EDUCAÇÃO POSTURAL: UM ESTUDO DE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SAÚDE DO TRABALHADOR-ESTUDANTE DO PROEJA/CTISM/UFSM (Alicerces e Adversidades das Ciências da Saúde no Brasil 3)
- doi O TRABALHADOR-ESTUDANTE DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS-CÂMPUS IBIRUBÁ - O QUE BUSCAM NA EPT? (Formação, Prática e Pesquisa em Educação)
- 2016 (Total: 1)
- Políticas públicas: revisitando conceitos e relações com o campo educacional (Políticas Públicas de Educação)
- 2015 (Total: 1)
- A proposta, implementação e desafios da formação continuada em Educação Prisional (Educação Prisional: movimentos na luta por educação e trabalho)
- 2014 (Total: 1)
- A Gestão do/no PROEJA: experiências e desafios de uma realidade (Qualidade e interlocuções com as políticas públicas e gestão da educação)
- 2012 (Total: 3)
- A Formação de Professores para o PROEJA nos Institutos Federais do Rio Grande do Sul: algumas reflexões (Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o PROEJA)
- Apresentação: Formação Docente (Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o PROEJA)
- As reuniões pedagógicas como espaços de formação continuada para os sujeitos da EJA e PROEJA (Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o PROEJA)
- 2010 (Total: 5)
- A visão dos gestores sobre a implantação do PROEJA FIC (PROEJA FIC: Educação Inicial e Continuada)
- Prólogo do livro PROEJA FIC: Educação Inicial e Continuada (PROEJA FIC: Educação Inicial e Continuada)
- Prólogo do livro Refletindo sobre PROEJA: produções de Júlio de Castilhos (Refletindo sobre PROEJA: produções de Júlio de Castilhos)
- PROEJA sob o olhar de seus sujeitos (Refletindo sobre PROEJA: produções de Júlio de Castilhos)
- PROEJA: um caminho possível para a escola estadual (Refletindo sobre PROEJA: produções de Júlio de Castilhos)
- 2009 (Total: 1)
- PROEJA UNED JC: Construindo Diálogos Possíveis (Diálogos PROEJA: pluralidade, diferenças e vivências no sul do país)
- 2019 (Total: 2)
- Movimentos, mediações e implementação da política de inclusão - A ação TECNEP, início, ápice e declínio de uma política de inclusão em Educação Profissional e Tecnológica no Brasil
- Trabalho Pedagógico na Educação Profissional: o PROEJA entre disputas, políticas e experiências
- 2013 (Total: 1)
- Grupo de Estudo e Pesquisas em PROEJA (GEPEJA): ações, reflexões e desafios
- 2023 (Total: 2)
- Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 4
- Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional
- 2022 (Total: 1)
- doi Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões - volume 3
- 2021 (Total: 4)
- Apoio pedagógico em diferentes áreas do conhecimento: em perspectiva a educação profissional e tecnológica
- Ensino remoto e pandemia : experiência e reflexões
- doi PESQUISAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO RIO GRANDE DO SUL desafios e perspectivas
- doi TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM DIFERENTES CONTEXTOS: desafios e reflexões ¿ volume 2
- 2020 (Total: 2)
- doi POLÍTICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: HISTORICIDADE E REALIDADES
- Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões
- 2015 (Total: 1)
- Educação Prisional: movimentos na luta por educação e trabalho
- 2012 (Total: 1)
- Formação docente, acesso e permanência na educação profissional: estudos sobre o PROEJA
- 2010 (Total: 3)
- PROEJA FIC: Educação Inicial e Continuada
- Refletindo sobre PROEJA
- Refletindo sobre PROEJA: produções do PROEJA Médio
- 2023 (Total: 1)
- Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica
- 2021 (Total: 1)
- Reiterando a importância da pesquisa, do curso e da obra: por uma política educacional que substancie cada vez mais a EJA e EJA EPT (Percursos Formativos: (re)significando memórias, aprendizagens e experiências de Gestão e de Didática na EJA - EPT)
- 2023 (Total: 1)
- A Educação Profissional na Rede Estadual na e pela trajetória de uma professora: uma historicidade a partir de governos que prometem, mas não impulsionam (A política de Educação Profissional nos governos do Estado do Rio Grande do Sul)
- 2017 (Total: 1)
- Prefácio (Trabalho Pedagógico na escola: sujeitos, tempo e conhecimentos)
- 2008 (Total: 1)
- Que educação é esta? (Diário de Santa Maria)
- 2004 (Total: 2)
- Direito à Alfabetização (Diário de Santa Maria)
- Vá com Deus! (Diário de Santa Maria)
- 1999 (Total: 1)
- Santa Maria corre perigo (Jornal A Razão)
- 2001 (Total: 2)
- Ação Profissional (Revista Nascimento Profissional)
- Alfabetização: formação do novo cidadão (Revista Nascimento Profissional)
- 2023 (Total: 5)
- A Pedagogia para a EJA em tempos de obscurantismo (Seminário Nacional de Pedagogia)
- As implicações da pandemia da covid-19 nas pesquisas em Educação: um estudo na realidade de um curso de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (XIII Seminario Internacional de la RED ESTRADO ?Dos décadas de estudios sobre el trabajo docente. Existir, resistir y construir nuevos horizontes?)
- Formação Docente: Estratégias pós período pandêmico da COVID-19 (XIII Seminário Internacional de la Red de Estudios de Trabajo Docente La Plata ? Argentina)
- TRABALHO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA NEGAÇÃO DO PEDAGÓGICO AO TRABALHO PEDAGÓGICO CRÍTICO (Seminário Nacional de Pedagogia)
- TRABALHO PEDAGÓGICO NA EPT: CARREIRA, SENTIDOS E DESAFIOS (41ª Reunião Nacional da ANPED)
- 2022 (Total: 5)
- A Gestão na EJA-EPT e os desafios do currículo integrado (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
- A reforma do Ensino Médio e os reflexos na EJA-EPT Integrada (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
- A Relevância da Comunicação e das Relações Humanas no PROEJA (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
- EJA FIC Integrada - Percepções de uma realidade (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
- PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO NO CTISM COMO PROMOTOR DA PERMANÊNCIA E DO ÊXITO NA EJA EPT (V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA))
- 2021 (Total: 2)
- A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS (I SEMINÁRIO REGIONAL SUL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA)
- QUEM SÃO AS MULHERES DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO CTISM? (I SEMINÁRIO REGIONAL SUL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA)
- 2020 (Total: 1)
- EJA E PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO E CONDIÇÕES DE ACESSO (XIII ANPED SUL: Educação: direito de todos e condição para a democracia)
- 2019 (Total: 15)
- A EDUCAÇÃO BÁSICA E A PROFISSIONAL COMO UM DIREITO DE TODOS: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA OS SUJEITOS PRIVADOS DA LIBERDADE (VIII Congresso Internacional da Educação)
- A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS EUA (3 Compartilhando Saberes)
- A HISTORICIDADE DA OFERTA DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES PELOS INSTITUTOS FEDERAIS: AVANÇOS OU RETROCESSOS? (3 Compartilhando Saberes)
- AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ACADÊMICOS DA UFSM (3 Compartilhando Saberes)
- Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
- Conhecendo os alunos com Necessidades Educacionais Especiais que frequentam a Educação Profissional e Tecnológica na Universidade Federal Santa Maria. (3 Compartilhando Saberes)
- Desafios de acesso e permanência do sujeito estudante feminino do CTISM/UFSM (V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional na Produção de Conhecimentos em Educação Profissional e Tecnológica)
- Desafios para a implementação das políticas de EJA EPT no Brasil: realidade e distanciamentos (V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional de A Produção de Conhecimento em Educação Profissional e Tecnológica)
- ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: Ações desenvolvidas no Programa de Acompanhamento Pedagógico do CTISM-UFSM para melhoria da trajetória da vida escolar de seus estudantes (3 Compartilhando Saberes)
- O CURSO NORMAL NA REGIÃO CENTRAL DO ESTADO DO RS: TRAÇOS HISTÓRICOS NA ATUALIDADE (3 Compartilhando Saberes)
- Política e trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos integrada a educação profissional: a dialética das disputas (V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional da Produção de Conhecimentos em Educação Profissional e Tecnológica)
- POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A EXPERIÊNCIA DO APOIO PEDAGÓGICO NO CTISM/UFSM (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
- RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO NORMAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC: a importância da pesquisa e extensão articulada a bolsa de iniciação cientifica (3 Compartilhando Saberes)
- RETRATOS DO QUE VEJO: CAUSOS, MITOS E LENDAS DE SANTA MARIA-RS, UM ESTÍMULO À ESCRITA NO PROEJA. (3 Compartilhando Saberes)
- VISITA TÉCNICA AO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE EM VENÂNCIO AIRES: TEORIA VERSUS PRÁTICA POSSÍVEL (3 Compartilhando Saberes)
- 2018 (Total: 3)
- Ações para permanência e êxito escolar na Educação Profissional e Tecnológica (2 Compartilhando Saberes)
- EJA EPT NO CONTEXTO DOS IFs DO RIO GRANDE DO SUL (V ALFAEEJA ? ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)
- O Ensino Médio Integrado no CTISM/UFSM: quem são seus sujeitos? (2 Compartilhando Saberes)
- 2017 (Total: 1)
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS (38 Reunião Nacional da ANPED)
- 2016 (Total: 9)
- A história da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em disputa (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; V Seminário Internacional de Gestão Educacional; X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional UFSM)
- ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
- As políticas públicas sobre gênero e a formação continuada de professores na Educação Profissional (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
- Limites e Possibilidades na Formação Integrada (XVI Congresso Internacional de Educação Popular; XXV Seminário Internacional de Educação Popular; III Seminário Internacional Sindical; III Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Farroupilha)
- O Programa Permanência e Êxito num Instituto Federal e a interface com a formação de professores (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
- PERSPECTIVAS DO PNE PARA O TRABALHO DOCENTE NA EJA (VIII SEMINÁRIO BRASILEIRO DA REDE ESTRADO TRABALHO DOCENTE e PNE: Desafios à Valorização Profissional)
- Políticas de permanência nos cursos técnicos PROEJA e subsequente ao Ensino Médio do CTISM (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
- QUEM SÃO OS SUJEITOS DO ENSINO MÉDIO NO CTISM? (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
- Um olhar reflexivo acerca do apoio pedagógico a um aluno surdo no âmbito do 'Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM-UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico'. (II Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
- 2015 (Total: 3)
- A Gestão na política do PROEJA (III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão educacional da UFSM)
- O projeto piloto de acompanhamento pedagógico dos estudantes do CTISM/UFSM (I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas,)
- Os princípios que permeiam a relação entre a gestão escolar e a formação continuada de professores (III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão educacional da UFSM)
- 2014 (Total: 2)
- A GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO PROEJA EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IV SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica)
- Os estudantes do Ensino Médio integrado: reflexões para o campo da Educação e Trabalho (IV SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica)
- 2013 (Total: 2)
- A Educação do Campo no Vale do Jaguari/RS: um projeto desafiador (V Congresso Internacional de Educação: as novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora)
- O Trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: dificuldades de sua implantação (V Congresso Internacional de Educação)
- 2012 (Total: 3)
- A política do PROEJA e o projeto político pedagógico: reflexões para a prática de ensino (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL)
- Do PROEJA ao PRONATEC: contradições e desafios (Seminário da ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas Públicas de Educação: desafios atuais)
- Políticas Públicas: revisitando conceitos e relações com o campo educacional (Seminário ANPAE Região Sul)
- 2011 (Total: 1)
- O processo ensino e aprendizagem e a prática do currículo integrado no Instituto Federal Farroupilha (IV Congresso Internacional de Educação)
- 2009 (Total: 2)
- Reflexões sobre o PROEJA: dialogando com os sujeitos. (XI Fórum de Estudos e Leituras de Paulo Freire)
- Saberes necessários à prática educativa em PROEJA ? a experiência da especialização PROEJA/RS. (XI Fórum de leituras em Paulo Freire)
- 2006 (Total: 4)
- A formação continuada do professor da educação de jovens e adultos (8º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Formação de professores e desenvolvimento profissional na EJA: a investigação-ação como possibilidade de formação continuada (VI ANPED Sul)
- Políticas de EJA na associação de municípios da região centro do Rio Grande do Sul (AMCENTRO) (VI ANPED Sul)
- Uma proposta colaborativa na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (12ª Jornada Nacional da Educação)
- 2005 (Total: 3)
- Educação de Jovens e Adultos: quem forma o professor? (IV Congresso Internacional de Educação - A Educação Nas Fronteiras do Humano)
- Formação Continuada na EJA: compartilhando saberes e experiências (7º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Investigação-Ação no Desenvolvimento Profissional de professores de EJA (IX Escola de Investigação-Ação: conflitos e desafios)
- 2023 (Total: 31)
- A abordagem do Ensino Médio Integrado nas pesquisas Gaúchas (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- A evasão escolar em cursos Técnicos Subsequentes no CTISM (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- A EJA EPT em busca de acesso, permanência e êxito (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
- A EJA-EPT (PROEJA FIC) como promotora de transformações no sujeito (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- A EJA/EPT, PROEJA e a Educação Profissional nos planos de governo do Estado do Rio Grande do Sul de 2007 a 2022 (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- A gestão escolar na EPT e os desafios das inquietações das Políticas Públicas: um estudo desenvolvido com os diretores da rede federal na região central- RS (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Acesso, permanência e êxito de estudantes em cursos Técnicos Subsequentes (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Apoio no ensino de Eletrotécnica para os Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes do CTISM (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Apoio pedagógico no CTISM: ações de inclusão e sucesso escolar (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Arte no Ensino Profissional e Tecnológico: um estudo sobre os trabalhos anteriores (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Currículo integrado, Educação Profissional e Ensino Médio: estudos anteriores (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Educação Profissional na Rede Estadual do RS: destacando a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- EJA EPT como educação inovadora e transformadora: diálogo com a Educação Básica (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- EJA-EPT e o trabalho pedagógico: o quê as pesquisas dizem? (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
- EJA/EPT como educação inovadora e transformadora com excelência: metas e objetivos (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Explorando Abordagens Inovadoras para o Ensino de Química (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Monitoria de matemática é ou não é importante para os cursos superiores do CTISM? (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Mulheres na área de TI (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- O apoio pedagógico no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- O impacto da formação dos diretores na EPT: um estudo em cinco realidades das escolas federais da Região Central - RS (II SIGAEP - SIMPÓSIO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
- O olhar sensível através do apoio pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- O PROEJA e a EJA-EPT na Rede Estadual do RS: por que não? (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
- Os diferentes sujeitos da EJA EPT (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Panorama histórico das políticas da EPT no CTISM: desafios e possibilidades na gestão (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Pesquisas sobre a Educação Especial na Educação Profissional: como e onde está acontecendo (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- PROEJA: o que diz a Plataforma CAPES de Teses e Dissertações (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Relato de experiência no apoio pedagógico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) na disciplina de física (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Relatos de experiência da monitoria nas disciplinas de Desenho Técnico: estudo de caso dos estudantes na EJA-EPT do CTISM (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
- Trabalho pedagógico na EJA EPT (VI Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) na Rede Federal)
- TRANSFORMAÇÃO: Pesquisar para Transformar (II SIGAEP - SIMPÓSIO DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL)
- Uma análise sobre os fundamentos da legislação trabalhista na Educação Profissional (38ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- 2022 (Total: 21)
- A estrada que me trouxe até aqui: relato de experiência (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 37º Salão de Iniciação Científica)
- A EJA EPT no contexto de avanços e retrocessos (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
- A gestão escolar na Educação Profissional: um estudo no portal da CAPES (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- A psicologia escolar como elemento de coesão em uma escola técnica industrial integrada ao ensino médio (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- A utilização do Role Playing Game (RPG) no ensino da língua espanhola no nível médio e técnico e seu impacto no engajamento dos alunos (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- Apoio pedagógico no CTISM: cursos técnicos subsequentes e desafios da permanência (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 37º Salão de Iniciação Científica)
- Apoio Pedagógico de Informática no CTISM: Metodologia aplicada e relato das experiências (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- As práticas restaurativas como política pública na Educação Profissional e Tecnológica: primeiras aproximações (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
- De Triches a Leite: a política de Educação Profissional na rede Estadual (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
- EJA FIC Integrada - Percepções de uma realidade (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
- Ensino e Aprendizagem de Matemática no CTISM: um relato de experiência pós pandemia (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- Monitoria de apoio pedagógico voltado a disciplinas focadas em eletricidade pós pandemia no CTISM (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- Movimentos da inclusão para estudantes com necessidades educacionais especiais em três instituições da rede EPT (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
- Movimentos de Educação Especial das escolas de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 6º JAI Externos)
- O abono e a evasão escolar: um desafio na inclusão em EPT (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
- O apoio pedagógico no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- O Ensino Médio Integrado no IFSul - Campus Sapucaia do Sul: Uma análise de dados. (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- Política de reserva de vagas para pessoa com deficiência: uma análise dos impactos no quantitativo de vagas dos cursos do Colégio Politécnico da UFSM (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 13º Salão de Pós Graduação)
- Potencialidades de formação e transformação oportunizadas pelo CTISM (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 37º Salão de Iniciação Científica)
- Projeto de Ensino: apoio pedagógico na área da mecânica. (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- Proposta para o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas de física no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria: um relato de experiência (37ª Jornada Acadêmica Integrada - 14º Salão de Ensino)
- 2021 (Total: 26)
- A Formação de Professores que atuam na EJA EPT do RS (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
- A OFERTA E INSCRIÇÕES NA EJA EPT: UMA ANÁLISE NO RS (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
- A POLÍTICA DE EJA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA (VI Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional)
- A POLÍTICA DE EJA EPT NO CTISM: UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NA E PARA ALÉM DA PANDEMIA (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
- A PSICOLOGIA NO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- APOIO PEDAGÓGICO EM INFORMÁTICA: AUXÍLIO DA PLATAFORMA DISCORD NA MONITORIA PARA ESTUDANTES DO COLÉGIO CTISM NO REDE (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- AS MULHERES NA EJA EPT: UMA ANÁLISE NO RS (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
- CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL NO CONTEXTO DA EJA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES E PERCEPÇÕES (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- Desafios e possiblilidades para o trabalho pedagógico dos professores na EJA EPT de um campus do IFFar (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- Educação Profissional e Tecnológica: Potencialidades do Ensino Médio Integrado (II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica: ciência, cultura e tecnologia.)
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNÓLOGICA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES, DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO SUPERIOR (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS EUA: REFERÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- Estratégias de apoio aos estudantes da EJA-EPT (PROEJA) na modalidade online: um relato de experiência (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
- ESTUDOS SOBRE AS MULHERES NA EPT: PESQUISAS SOBRE E SOBRE OS CURSOS SUBSEQUENTES (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES EJA/EPT CTISM EM TEMPOS DE PANDEMIA (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MEDIANDO BARREIRAS E CONSTRUINDO A ACESSIBIIDADE (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- MOVIMENTOS DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- O CURSO NORMAL DA ATUALIDADE: EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- O Ensino de jovens e adultos (EJA)-EPT nos EUA e no Brasil: uma análise comparativa (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
- O ESTUDO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO NO RENDIMENTO ACADÊMICO (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- O TRABALHO PEDAGÓGICO E O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO. (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- Organização de tempo e estudos: uma demanda decorrente do ensino rede durante a pandemia de covid-19 dos alunos da escola CTISM (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- PANDEMIA E ENSINO REMOTO: A CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK NO CTISM (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- Reflexões sobre a política de EJA EPT na pandemia: problematizando a assistência estudantil (IV Encontro Nacional da EJA-EPT( PROEJA) da Rede Federal)
- TRABALHO PEDAGÓGICO E ESTUDOS DESENVOLVIDOS: A APLICABILIDADE NOS TRABALHOS ACADÊMICOS (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE CURRICULAR NO FORMATO DE SEMINÁRIOS PARA ORIENTAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS (36 Jornada Acadêmica Integrada)
- 2020 (Total: 19)
- A FALTA DE ACESSIBILIDADE E O ELITISMO DA INFORMÁTICA ACENTUADOS PELA PANDEMIA: UM RELATO DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM MEIO AO REDE (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- A HISTORICIDADE DA AÇÃO TECNEP DO NACIONAL AO LOCAL (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- A OFERTA DO EJA-EPT NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO RIO GRANDE DO SUL (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
- A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- AÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM VIVENCIADAS NO DECORRER DA PANDEMIA NO CONTEXTO DA EJA-EPT NO CTISM-UFSM (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
- APOIO PEDAGÓGICO CTISM-UFSM: EJA-EPT E AS RELAÇÕES QUE PERPASSAM A PANDEMIA DA COVID 19 (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- Curso Normal: educação profissional? (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MOVIMENTOS E DIALETICIDADE DO TRABALHO PEDAGÓGICO (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
- ENSINO REMOTO: AÇÕES DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE FÍSICA DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- Estudo Sobre Justiça Restaurativa na Educação Profissional (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- ESTUDANTE PROTAGONIZADOR DA EDUCAÇÃO INOVADORA E TRANSFORMADORA (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
- EXPERIÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE UMA DISCIPLINA TÉCNICA NO EJA-PT DURANTE A PANDEMIA (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
- Gamificação no ensino de Química: o uso do instagram como ferramenta de ensino-aprendizagem (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- GESTÃO DA EJA EPT NO CTISM EM TEMPOS DE PANDEMIA (III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) da Rede Federal)
- Movimentos do Trabalho Pedagógico na EJA EPT de um Campus do Instituto Federal Farroupilha: análises do planejamento (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- POLÍTICAS DE EJA EPT: OLHARES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO EM COZINHA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS DE SÃO BORJA - RS (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- PRESENÇA E PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIENCIA JUNTO AO HISTÓRICO DO CURSO NORMAL (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- PROEJA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19 (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: Possibilidades com trabalho interdisciplinar (35 Jornada Acadêmica Integrada)
- 2019 (Total: 20)
- A INTEGRAÇÃO ENTRE MONITORES DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO E ALUNOS DO CTISM-UFSM A PARTIR DA ?SEMANA DO ABRAÇO: UM ABRAÇO RECARREGA AS ENERGIAS? (12º Salão de Extensão)
- Análise histórica dos cursos técnicos subsequentes e o perfil dos docentes da rede estadual da região de São Borja (Congreso para docentes, directivos, profesionales e instituciones de nivel medio y superior)
- ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO APOIO PEDAGÓGICO E CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDANTE DO CTISM/UFSM DO ANO DE 2015 A 2019 (11ª Mostra de Ensino)
- ANÁLISE DO CURRÍCULO DO PROEJA NO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (CTISM): POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INTEGRADA (10º Salão de Pós-Graduação)
- AULA INVERTIDA COM KAHOOT! NO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS DO CTISM-UFSM: INNOVAÇÃO NA ÁREA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOLA (11ª Mostra de Ensino)
- Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico (10º Salão de Pós-Graduação)
- ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS DO CTISM-UFSM (11ª Mostra de Ensino)
- ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES REALIZADAS NO PROJETO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA ALUNOS DO CTISM-UFSM (12º Salão de Extensão)
- ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: Ações desenvolvidas no Programa de Acompanhamento Pedagógico do CTISM-UFSM para melhoria da trajetória de vida escolar de seus estudantes (11ª Mostra de Ensino)
- ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NOS EUA. (34º Salão de Iniciação Científica)
- ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO CTISM : REFLEXÕES DAS TURMAS EGRESSAS DE 2014 E 2019. (34º Salão de Iniciação Científica)
- HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO A PARTIR DO CURSO NORMAL: SENTIDOS, DESCRIÇÕES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO (4ª JAI JOVEM)
- MAPEAMENTO PROEJA: OFERTA DE CURSOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL (34º Salão de Iniciação Científica)
- O Ensino Médio Integrado no CTISM/UFSM: quem são os seus sujeitos? (Congreso para docentes, directivos, profesionales e Instituciones de nivel medio y superior)
- PROEJA COMO EDUCAÇÃO INOVADORA E TRANSFORMADORA (34º Salão de Iniciação Científica)
- PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM ALUNOS DO CTISM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA PSICOLOGIA (11ª Mostra de Ensino)
- PROJETO DE ENSINO:APOIO PEDAGÓGICO NA ÁREA DE ELETROTÉCNICA (11ª Mostra de Ensino)
- REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO CTISM-UFSM (11ª Mostra de Ensino)
- RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PILOTO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO CTISM NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE PROEJA (11ª Mostra de Ensino)
- RETRATOS DO QUE VEJO: CAUSOS, MITOS E LENDAS DE SANTA MARIA-RS, UM ESTÍMULO À ESCRITA NO PROEJA. (11ª Mostra de Ensino)
- 2018 (Total: 13)
- ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM O PROEJA/CTISM: ESTRATÉGIAS PARA O SUCESSO ACADÊMICO (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- AÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Compartilhando Saberes)
- ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES REALIZADAS PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR COM ALUNOS DO CTISM-UFSM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- ENSINO-APRENDIZAGEM E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA ÁREA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL AOS ALUNOS DO CTISM-UFSM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- O APOIO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA MELHORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA QUÍMICA DO CTISM/UFSM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- O ENSINO DE LITERATURA BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A CENTRALIDADE DO TEXTO-LEITOR (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO CTISM/UFSM: QUEM SÃO SEUS SUJEITOS? (Compartilhando Saberes)
- OS 10 ANOS NO PROEJA NO CTISM E SEU IMPACTO NA VIDA DOS ESTUDANTES (9 Salão da Pós-graduação)
- OS SENTIDOS DO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE OS TRABALHADORES-ESTUDANTES DOS CURSOS SUBSEQUENTES DO IFRS-CÂMPUS IBIRUBÁ (9 Salão da Pós-graduação - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- POLÍTICA DE EJA EPT: AVANÇOS E RETROCESSOS NA VISÃO DE GESTORES DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA (9 Salão da Pós-graduação - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO COM ALUNOS DO CTISM ? UFSM NA DISCIPLINA DE FÍSICA (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE ELETROTÉCNICA COM ALUNOS DO CTISM ? UFSM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- PROJETO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE MECÂNICA DO CTISM (10 Mostra de Ensino - 33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- 2017 (Total: 2)
- A política institucional do IF Farroupilha de Permanência e Êxito (IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional)
- Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico (IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional:a produção do conhecimento em Educação Profissional)
- 2016 (Total: 5)
- A Ação TECNEP: política de Inclusão no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul (XXXI Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Ações Afirmativas: desafios e perspectivas no Ensino de Língua Inglesa no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
- Desafios da Realidade socioeconomicocultural dos alunos do PROEJA e suas superações (XXXI Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Estudantes do Ensino Médio Integrado do CTISM (XXXI Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Permanência e Êxito de Jovens nos cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio (XXXI Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- 2015 (Total: 4)
- A experiência de trabalho integrado no curso técnico em Eletrônica (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
- Dialética das disputas: os sentidos do trabalho, da tecnologia no trabalho pedagógico do PROEJA (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
- O Ensino Médio Integrado na UFSM: quem são seus sujeitos? (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
- Projeto de extensão laboratório de WEBTV e Educação: relatos de itinerários formativos (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2011 (Total: 1)
- Os cursos PROEJA no Instituto Federal Farroupilha (II Mostra da Educação Profissional e Tecnológica)
- 2010 (Total: 3)
- Licenciatura em Química aprende com o PROEJA (Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em PROEJA)
- PROEJA FIC em Júlio de Castilhos: mudanças para a educação do município, na visão dos gestores (Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em PROEJA)
- Sujeitos do PROEJA (Fórum Estadual de Pesquisas e experiências em PROEJA)
- 2007 (Total: 1)
- Formação de professores na educação de Jovens e adultos: uma proposta humanizadora e colaborativa (II Congresso Internacional da Educação)
- 2006 (Total: 2)
- Desenvolvimento profissional na Educação de Jovens e Adultos (VII Congresso Internacional de Educação Popular)
- Uma experiência em formação continuada de professores na educação de jovens e adultos (Jornada Acadêmica Integrada)
- 2005 (Total: 5)
- Compartilhando desenvolvimento profissional: uma experiência na Educação de Jovens e Adultos (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- Construindo saberes sobre Educação de Jovens e Adultos e Formação Continuada de Professores (11ª Jornada Nacional de Educação - Na diversidade: possibilidades pedagógicas inovadoras)
- Educação de Jovens e adultos: pensando a formação de professores (I Congresso Internacional de Educação)
- Educação para uma cultura de solidariedade e paz: aprendendo coletivamente (I Congresso Internacional de Educação)
- EJA: entre a cidadania e o mundo do trabalho (I Congresso Internacional de Educação)
- 2004 (Total: 3)
- Educação de Jovens e Adultos: uma construção coletiva (10ª Jornada Nacional de Educação)
- Investigação-ação na formação e práticas educativas de professores da EJA (10ª Jornada Nacional de Educação)
- O aluno da EJA da Rede Municipal de Santa Maria: reflexões para a prática de educadores (V Congresso Internacional de Educação Popular)
- 2003 (Total: 1)
- A aprendizagem de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Santa Maria (9ª Jornada Nacional de Educação,)
- 2002 (Total: 5)
- Alfabetização em projeto (III Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Alfabetizando por meio de Projetos (6º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência,)
- Aprender a aprender: competência a ser desenvolvida (8ª Jornada Nacional de Educação)
- Percepções sobre o Aprender a Aprender (6º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 2ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
- Respeitando as diferenças e construindo a paz (8ª Jornada Nacional de Educação)
- 2001 (Total: 3)
- A importância do Pedagogo como profissional. Uma nova competência nas organizações (5º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
- Percepções sobre o aprender a aprender (5º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
- Software educativo Dona Lagarta Pipoca (5º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª Feira de Artes, Tecnologia e Ciência)
- 2000 (Total: 4)
- Educação. Professor. Esperança (4º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- O que é Esperança? (4º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Pedasite (4º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Reflexões sobre Alfabetização de Adultos (4º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- 1999 (Total: 3)
- A importância da Literatura infantil para o desenvolvimento da criança (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão)
- Literatura Infantil X Família (V Seminário de Iniciação Científica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
- Mitos em torno dos jogos: reflita sobre eles (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão)
- 1998 (Total: 1)
- Ambiente como estimulador da descoberta na creche (II Simpósio de Ensino, Pesquisa e extensão)
- 2023 (Total: 10)
- A diversidade dos sujeitos da EJA EPT (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- A Educação de Jovens e Adultos e a política de Educação Profissional na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul: um interesse desinteressado dos governos estaduais? (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- Acesso, permanência e êxito dos estudantes em cursos técnicos subsequentes: Análise de estudos anteriores (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- Encontros Nacionais da EJA EPT (PROEJA) da Rede Federal: movimentos de defesa, discussões e reflexões (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- Experiências vividas no Apoio Pedagógico do CTISM e suas potencialidades para o ensino pós-pandemia: pelo olhar da voluntária e da docente em Química (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- Gestão escolar na EPT: o desafio das mudanças tecnológicas (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- Grupo de Trabalho em EJA EPT e Gestão na EPT: uma experiência transformadora (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- Letramento Literário na Leitura e Produção de Crônicas na EJA EPT: um relato de experiência (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- O Ensino Médio Integrado e o Mundo do Trabalho: potencialidades e vivências (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- Trabalho Pedagógico Autotransformador: uma experiência em pesquisa na EJA EPT (IV Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT e IV Seminário ProfEPT IFRS)
- 2018 (Total: 1)
- O TRABALHADOR-ESTUDANTE DOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS-CÂMPUS IBIRUBÁ - O QUE BUSCAM NA EPT? (XVIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
- 2014 (Total: 2)
- Quem são os estudantes do Ensino Médio Integrado em Mecânica CTISM - 2014 (IX Jornada Acadêmica Integrada)
- Quem são os estudantes do Ensino Médio Integrado Eletrotécnica CTISM - 2014? (IX Jornada Acadêmica Integrada)
Produção Técnica
- 2001 (Total: 1)
- Organização e editoração da Revista Nascimento Profissional, ano I, nº 1
- 2009 (Total: 1)
- PROEJA UNED JC: construindo diálogos possíveis
- 2011 (Total: 1)
- XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular: a Educação e o Saber dos Povos da Natureza
- 2010 (Total: 1)
- Encontro Nacional PROEJA FIC: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS
- 2007 (Total: 1)
- II Congresso Internacional da Educação "Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada - Enfoque: Violência Social
- 2005 (Total: 1)
- Participação da Comissão Científica do I Congresso Internacional de Educação
- 2023 (Total: 1)
- VI Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA)
- 2022 (Total: 1)
- V Encontro Nacional da EJA EPT
- 2021 (Total: 2)
- III Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA)
- IV Encontro Nacional da EJA EPT (PROEJA)
- 2020 (Total: 3)
- I Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - Pesquisas em Educação Profissional e tecnológica: desafios e perspectivas
- III Encontro Nacional de EJA EPT (PROEJA)
- III Seminário sobre Educação profissional e Tecnológica
- 2016 (Total: 1)
- VIII Encontro Brasileiro da Rede Estrado: Trabalho docente e PNE: desafios à valorização profissional
- 2015 (Total: 1)
- I Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas
- 2012 (Total: 1)
- Colóquio sobre Currículo Integrado e o Trabalho como princípio educativo
- 2011 (Total: 1)
- Encontro de Estudantes PROEJA no IF Farroupilha
- 2010 (Total: 2)
- Encontro Estadual de Estudantes PROEJA do Rio Grande do Sul
- II Seminário Estadual da Especialização PROEJA: Pólo Rio Grande do Sul
- 2001 (Total: 1)
- Palestra Prepare-se para mudar na era do conhecimento
- 2012 (Total: 1)
- Saberes Docentes e Mundo do Trabalho
- 2011 (Total: 2)
- Avaliação em PROEJA
- Perspectivas históricas e desafios atuais na EJA e na Educação Profissional
- 2010 (Total: 2)
- Palestra Desafios e Perspectivas de EJA e PROEJA no contexto educacional brasileiro
- Quem são os sujeitos do PROEJA?
- 2009 (Total: 2)
- Conhecendo o PROEJA FIC (Documento Base, Histórico da EJA e do PROEJA e Função Social
- Curso de Educação Infantil
- 2005 (Total: 3)
- Mini - Curso: EJA: entre a cidadania e o mundo do trabalho no I Congresso Internacional de Educação
- Palestra sobre Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos para os professores da EJA das escolas estaduais na URCAMP - São Gabriel
- Relato de Experiência de Pesquisa em EJA para o Curso de Especialização Em Gestão Educacional - UFSM
- 2003 (Total: 2)
- Palestra sobre o tema EJA - Educação de Jovens e Adultos: desafio de sua implantação: reorganização escolar para superar a evasão e incentivar o retorno dos alunos afastados no Curso de Formação Continuada Fazer Educativo Dinâmico numa parceria com Profi
- Palestra sobre o tema Um novo olhar sobre a aprendizagem da EJA proferida no dia 14 de outubro no I Curso de Formação Continuada, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Marta
- 2001 (Total: 1)
- Palestras ministradas no Curso sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho para a CIPA na Sociedade Vicente Pallotti com os temas Relações Interpessoais, Motivação e Ética
- 2023 (Total: 1)
- Trabalho Pedagógico na EPT: carreira, sentidos e desafios
- 2021 (Total: 25)
- A Formação de Professores que atuam na EJA EPT do RS
- A OFERTA E INSCRIÇÕES NA EJA EPT: UMA ANÁLISE NO RS
- A POLÍTICA DE EJA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA
- A POLÍTICA DE EJA EPT NO CTISM: UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NA E PARA ALÉM DA PANDEMIA
- A PSICOLOGIA NO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA.
- APOIO PEDAGÓGICO EM INFORMÁTICA: AUXÍLIO DA PLATAFORMA DISCORD NA MONITORIA PARA ESTUDANTES DO COLÉGIO CTISM NO REDE
- AS MULHERES NA EJA EPT: UMA ANÁLISE NO RS
- CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL NO CONTEXTO DA EJA EPT EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES E PERCEPÇÕES
- Desafios e possiblilidades para o trabalho pedagógico dos professores na EJA EPT de um campus do IFFar
- Educação Profissional e Tecnológica: Potencialidades do Ensino Médio Integrado
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNÓLOGICA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES, DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO ENSINO SUPERIOR
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS EUA: REFERÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS
- Estratégias de apoio aos estudantes da EJA-EPT (PROEJA) na modalidade online: um relato de experiência
- ESTUDOS SOBRE AS MULHERES NA EPT: PESQUISAS SOBRE E SOBRE OS CURSOS SUBSEQUENTES
- EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS ESTUDANTES EJA/EPT CTISM EM TEMPOS DE PANDEMIA. Status
- IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: MEDIANDO BARREIRAS E CONSTRUINDO A ACESSIBIIDADE
- O CURSO NORMAL DA ATUALIDADE: EXISTÊNCIA E RESISTÊNCIA
- O Ensino de jovens e adultos (EJA)-EPT nos EUA e no Brasil: uma análise comparativa
- O ESTUDO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COMO UMA FERRAMENTA DE INCENTIVO NO RENDIMENTO ACADÊMICO
- O TRABALHO PEDAGÓGICO E O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO
- Organização de tempo e estudos: uma demanda decorrente do ensino rede durante a pandemia de covid-19 dos alunos da escola CTISM
- PANDEMIA E ENSINO REMOTO: A CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK NO CTISM
- Reflexões sobre a política de EJA EPT na pandemia: problematizando a assistência estudantil
- TRABALHO PEDAGÓGICO E ESTUDOS DESENVOLVIDOS: A APLICABILIDADE NOS TRABALHOS ACADÊMICOS
- UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE CURRICULAR NO FORMATO DE SEMINÁRIOS PARA ORIENTAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS
- 2020 (Total: 18)
- 'A HISTORICIDADE DA AÇÃO TECNEP DO NACIONAL AO LOCAL
- 'A PERSPECTIVA DO CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO
- A FALTA DE ACESSIBILIDADE E O ELITISMO DA INFORMÁTICA ACENTUADOS PELA PANDEMIA: UM RELATO DAS DIFICULDADES DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM MEIO AO REDE
- Ações de ensino e aprendizagem vivenciadas no decorrer da pandemia no contexto da EJA EPT no CTISM-UFSM
- APOIO PEDAGÓGICO CTISM-UFSM: EJA-EPT E AS RELAÇÕES QUE PERPASSAM A PANDEMIA DA COVID 19
- Conhecendo a pluralidade dos discentes do Ensino Médio Integrado do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM
- Curso Normal: educação profissional?
- ENSINO REMOTO: AÇÕES DO PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE FÍSICA DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
- Estudante protagonizador da Educação Inovadora e Transformadora
- ESTUDO SOBRE JUSTIÇA RESTAURATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
- Experiências e estratégias de uma disciplina técnica na EJA-EPT durante a pandemia
- GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
- Gestão da EJA EPT no CTISM em tempos de pandemia
- MOVIMENTOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EJA EPT DE UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: ANÁLISES DO PLANEJAMENTO
- POLÍTICAS DE EJA EPT: OLHARES SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO EM COZINHA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS DE SÃO BORJA - RS
- PRESENÇA E PESQUISA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA EXPERIENCIA JUNTO AO HISTÓRICO DO CURSO NORMAL
- PROEJA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID 19
- USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES COM TRABALHO INTERDISCIPLINAR
- 2019 (Total: 5)
- A EDUCAÇÃO BÁSICA E A PROFISSIONAL COMO UM DIREITO DE TODOS: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA OS SUJEITOS PRIVADOS DA LIBERDADE
- A relação entre a evasão e a permanência dos sujeitos vinculados ao PROEJA no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
- Análise histórica dos cursos técnicos subsequentes e o perfil dos docentes da rede estadual da região de São Borja
- Movimentos do Trabalho Pedagógico: do planejamento à práxis
- Política de Inclusão em EPT: uma análise da implementação de seus pilares
- 2018 (Total: 4)
- O trabalho pedagógico no PROEJA do Campus Santo Augusto
- Os saberes dos trabalhadores e suas interfaces com a Educação Profissional
- Política do PROEJA: avanços e retrocessos na visão de gestores de um Campus do Instituto Federal
- Programa Postural para o PROEJA: práticas para a saúde do trabalhador-estudante
- 2017 (Total: 10)
- A política institucional do IF Farroupilha de Permanência e Êxito
- Ação TECNEP: movimentos, mediações e implementação da política de inclusão no IFFAR Campus São Vicente do Sul
- Apoio Pedagógico em Informática para alunos do Colégio CTISM
- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS
- Pensando a saúde mental no Ensino Médio Técnico: um relato de experiência
- Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico
- Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: atividades da área de Geografia
- Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: atividades da área de Química
- Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico de disciplinas das áreas eletrotécnica e eletromecânica com estudantes dos cursos técnicos do CTISM/UFSM.
- Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico: um relato de experiência com alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - UFSM na área de Linguagens
- 2016 (Total: 7)
- Acompanhamento pedagógico no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
- As políticas públicas sobre gênero e a formação continuada de professores na Educação Profissional
- O Programa Permanência e Êxito num Instituto Federal e a interface com a formação de professores
- PERSPECTIVAS DO PNE PARA O TRABALHO DOCENTE NA EJA
- Políticas de Permanência nos cursos técnicos PROEJA e subsequentes ao Ensino Médio do CTISM
- Quem são os sujeitos do Ensino Médio do CTISM?
- Um olhar reflexivo acerca do apoio pedagógico a um aluno surdo no âmbito do Programa Piloto de Acompanhamento Pedagógico com alunos do CTISM/UFSM: ações de inclusão e sucesso no desempenho acadêmico
- 2015 (Total: 1)
- O projeto piloto de acompanhamento pedagógico dos estudantes do CTISM/UFSM
- 2014 (Total: 3)
- A (in)efetividade do direito a educação nas prisões: olhando a partir do Rio Grande do Sul
- A Educação de Jovens e Adultos pós LDB
- Os estudantes do ensino médio integrado: reflexões para o campo da educação e trabalho
- 2013 (Total: 4)
- As experiências de implementação do Ensino Médio integrado: a visão dos gestores das instituições federais da região central do RS
- Educação do Campo no Vale Jaguari/RS: um projeto desafiador
- O trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: dificuldades de sua implantação
- Reflexões a partir da pesquisa PROEJA
- 2012 (Total: 2)
- A pesquisa como instrumento de gestão no contexto das políticas públicas: a experiência do GEPEJA do IF Farroupilha
- As Licenciaturas e o PROEJA no IF Farroupilha
- 2011 (Total: 3)
- Experiência de Prática Profissional Integrada da Licenciatura em Química
- Os cursos PROEJA no Instituto Federal Farroupilha
- PROEJA e Licenciatura nos Institutos Federais: Diálogo, construção e formação docente
- 2010 (Total: 4)
- A realidade do PROEJA no RS: olhando a partir de seus sujeitos
- Eixos Temáticos e Projeto Integrador propiciando o currículo integrado
- Licenciatura em Química aprende com o PROEJA
- PROEJA FIC em Júlio de Castilhos: mudanças para a Educação do município, na visão dos gestores
- 2009 (Total: 1)
- Mulheres: uma cartilha social
- 2008 (Total: 1)
- Aprender colaboartivamente: uma experiência na formação de professores na EJA
- 2005 (Total: 2)
- Educação de jovens e adultos: pensando a formação de professores
- Investigação-Ação no Desenvolvimento Profissional de Professores da EJA
- 2024 (Total: 1)
- Escola: um lugar para conhecer, aprender, conviver e ser feliz
- 2021 (Total: 1)
- Os desafios das novas práticas docentes em tempos de pandemia
- 2016 (Total: 1)
- Painel Trabalho pedagógico na escola
- 2014 (Total: 1)
- Educação Profissional: desafios e perspectivas
- 2013 (Total: 6)
- A Gestão na perspectiva da EJA e da Educação do Campo
- Apresentação das pesquisas
- Atividade a Distância - construção de artigos
- Construção de Projeto e Materiais Pedagógicos para EJA/PROEJA Prisional
- Desafios do PROEJA
- Seminário de Finalização do Módulo
- 2011 (Total: 2)
- Desafios da EJA e PROEJA
- Luzes e Sombras na Educação
- 2010 (Total: 1)
- Minicurso PROEJA: gestão e construção de materiais pedagógicos
- 2016 (Total: 1)
- Possibilidades e limites nas práticas na Educação Popular ? intervenção na forma, conteúdo, gestão e função social
- 2012 (Total: 1)
- O ser humano e a construção do conhecimento
- 2019 (Total: 1)
- PROEJA
- 2015 (Total: 1)
- Os estudantes do Ensino Médio Integrado CTISM/UFSM
- 2008 (Total: 1)
- Mulheres Brasileiras: reflexões do cotidiano
- 2004 (Total: 1)
- Relato de Experiência: Educação de Jovens e Adultos: um olhar a partir dos alunos
- 2001 (Total: 1)
- Software educativo Dona Lagarta Pipoca
- 2023 (Total: 1)
- Comissão Científica do Livro Projeto EJA/EPT no IFRS: ações e reflexões
- 2022 (Total: 1)
- Apresentação do Dossiê: Educação Profissional e Tecnológica: concepções, experiências e dinâmicas investigativas
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 4)
- A política de inclusão nos Institutos do sul do país
- Gestores da Educação Profissional e os sentidos de Trabalho Pedagógco
- O trabalho do Educador Especial na Educação Profissional e Tecnológica
- Transformações vivenciadas pelos estudantes que acessaram a política de EJA integrada ao Ensino Fundamental no município de Tupanciretã
- 2022 (Total: 1)
- POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS GOVERNOSDORIO GRANDE DO SUL: QUE TIJOLOS A (DES)CONSTROEM?
- 2021 (Total: 4)
- A POLÍTICA DE EJA EPT NO CTISM: UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES VIVENCIADAS NA E PARA ALÉM DA PANDEMIA
- CAMINHOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DA EJA EPT NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
- Do ocaso do Curso Normal à alvorada da Educação Profissional e Tecnológica: políticas educacionais e experiências de Santa Maria e Pelotas/RS
- MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS QUE OFERTAM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SANTA MARIA
- 2020 (Total: 3)
- MULHERES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: MOVIMENTOS NOS CURSOS SUBSEQUENTES DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
- Políticas de ações afirmativas e de permanência de estudantes com deficiência nos campi do IFFAR
- POLÍTICA E TRABALHO PEDAGÓGICO DA EJA EPT: OLHARES SOBRE O CURSO TÉCNICO EM COZINHA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS DE SÃO BORJA ? RS
- 2019 (Total: 3)
- Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico
- Educação Postural: um estudo de suas contribuições para a saúde do trabalhador-estudante do PROEJA
- Os movimentos dos cursos técnicos subsequentes sobre os sentidos do trabalho: a (des)alienação dos trabalhadores estudantes
- 2017 (Total: 2)
- Ação TECNEP: movimentos, mediações e implementação da política de inclusão no IFFAR Campus São Vicente do Sul
- O Programa Permanência e Êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar
- 2024 (Total: 1)
- Sentidos da dimensão tecnológica e trabalho pedagógico entre a pseudoconcreticidade e o concreto pensado nos bacharelados em Administração do IFFAR