Sabrina Fernandes De Castro

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 1)
  • Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos)
    2024 (Total: 1)
  • doi ISSN PANORAMA SOBRE O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DA FRONTEIRA OESTE RS (REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE))
    2023 (Total: 3)
  • ISSN Adaptação e validação de instrumentos: análise de conteúdo e de semântica da escala de intensidade de apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual (sis-c) no Brasil (SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ATUALIZAÇÃO DO CONCEITO, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICA (INFAD (BARCELONA))
  • ISSN Ensino de habilidades de saúde e segurança adaptativas no processo de transição à adulta de jovens com deficiência intelectual (INFAD (BARCELONA))
    2022 (Total: 3)
  • doi ISSN Acessibilidade e inclusão (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE))
  • doi ISSN Educação especial e teatro (SCIAS Arte/Educação)
    2021 (Total: 4)
  • doi ISSN As políticas de assistência estudantil em uma universidade federal brasileira: análise das políticas previstas no PNAES (Revista Ciranda)
  • doi ISSN Estratégias na elaboração de planos de apoio para alunos com desenvolvimento atípico (INFAD (BARCELONA))
  • ISSN PERFIL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE (Revista Pasajes)
  • doi ISSN Privacidade e autonomia de um adulto con deficiência intelectual (INFAD (BARCELONA))
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN O Ensino Colaborativo Como Prática De Iniciação À Docência Em Educação Especial: Anos Finais Do Ensino Fundamental (Brazilian Journal of Development)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN (Re)Significações no Processo de Avaliação do Sujeito Jovem e Adulto com Deficiência Intelectual (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2018 (Total: 2)
  • doi ISSN Trajetória formativa de uma acadêmica cega em um curso de pedagogia: tempos e espaços formativos em tempos de inclusão (DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • ISSN VIVÊNCIAS FORMATIVAS E A ESCOLHA PELO CURSO DE PEDAGOGIA: APONTAMENTOS DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA PESSOA CEGA (Revista Educação Especial em Debate)
    2016 (Total: 3)
  • doi ISSN Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual (LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE))
  • doi ISSN DOCÊNCIA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE (JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS)
  • doi ISSN INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS)
    2014 (Total: 1)
  • doi ISSN Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2013 (Total: 1)
  • doi ISSN Barreiras comunicacionais evidenciadas pelos alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2010 (Total: 1)
  • doi ISSN A classe hospitalar como instrumento de participação política na construção coletiva da associação de pais e pacientes da hematooncologia (Educação em Revista (UFMG. Impresso))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN De Cadernos de Educação Especial a Revista Educação Especial: uma análise dos últimos 5 anos (2002 - 2006) (Revista Educação Especial (UFSM))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular (Revista STREM)
    2001 (Total: 1)
  • ISSN A Formação do Educador Visando a Produção do Conhecimento em Educação Especial. (Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM))
    2022 (Total: 1)
  • ISSN ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2023 (Total: 1)
  • POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS CAMPI DO IFFAR (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
    2022 (Total: 3)
  • Avaliação de intensidade de apoio e planejamento educacional para pessoas com deficiência intelectual (Avaliação Psicológica no Contexto Escolar e Educacional)
  • Consultoria colaborativa como modelo de serviço de apoio para práticas inclusivas em contextos escolares (Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas)
  • Plano centrado na pessoa com deficiência intelectual: possibilidades de enriquecimento das práticas escolares (Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas)
    2021 (Total: 6)
  • Acessibilidade e Inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior (Pensamento Acessível ? Cena Aberta: o que tenho a ver com isso?)
  • doi Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática na Educação Profissional e Tecnológica (Educação Especial & Atendimento Educacional Especializado: potências e reverberações da inclusão)
  • doi ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (AUTISMO: PESQUISAS E RELATOS)
  • Jogo como uma possibilidade para o estudo dos transtornos do neurodesenvolvimento na formação de professores - curso profissionalizante de magistério (Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios)
  • O papel dos educadores frente às dificuldades de aprendizagem - uma reflexão da prática (Caleidoscópio Da Educação Especial: Reflexões Sobre Políticas, Práticas e Teorias)
  • Proposta de jogo na EPT para alunos com déficit de atenção (Temas em Debate: contextos educacionais)
    2020 (Total: 2)
  • doi A EFICIÊNCIA DA EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (Ações e Implicações para a (Ex)Inclusão 3)
  • doi A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO RELACIONADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Educação Profissional e Tecnológica: Empreendedorismo e Desenvolvimento Científico)
    2019 (Total: 4)
  • A Educação Matemática para alunos com deficiência intelectual no contexto da escola inclusiva (Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica)
  • Acessibilidade como um viés de permanência de acadêmicos com deficiência no ensino superior: estudo de caso de uma biblioteca universitária (Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais : aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas)
  • doi EDUCAÇÃO ESPECIAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E NECESSIDADE DE APOIO: CONCEITOS E POSSIBILIDADES (Educação Inclusiva e Contexto Social: Questões Contemporâneas 2)
  • doi JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS: QUESTÕES DA VIDA ADULTA (Educação Inclusiva e Contexto Social: Questões Contemporâneas)
    2017 (Total: 1)
  • O ensino colaborativo e seu potencial para a aprendizagem de alunos e professores (O Ensino e aprendizagem em discussão)
    2015 (Total: 2)
  • Formação de professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial: demandas, necessidades e saberes (Olhando a educação como um direito: deficiencia, inclusão e diversidade)
  • Formação de Professores para Atuação nas Salas de Recursos Multifuncionais no Município de Santa Maria-RS (Inclusão Escolar e os Desafios para a Formação de Professores em Educação Especial)
    2012 (Total: 1)
  • Ações para Garantir a Possibilidade de Ingresso e a Permanência de Alunos com Deficiência no Ensino Superior (Dimensões Pedagógicas nas Práticas de Inclusão Escolar)
    2011 (Total: 1)
  • Ingresso e Permanência de alunos com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo em 13 Universidades Brasileiras (Educação Especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico)
    2009 (Total: 1)
  • As Instituições de Ensino Superior diante da Inclusão: Processos Seletivos e Matrículas (Práticas Inclusivas no Sistema de Ensino e em Outros Contextos)
    2008 (Total: 1)
  • As Representações Sociais dos Professores de Alunos com Síndrome de Down Incluídos nas Classes Comuns do Ensino Regular (Tendências Contemporâneas de Inclusão)
    2003 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: Reflexões sobre a Representação Social dos Professores dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais. (Desafios da Educação neste século: pesquisa e formação de professores.)
    2017 (Total: 1)
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2022 (Total: 1)
  • Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos
    2011 (Total: 1)
  • Ingresso e Pemanência de lunos com Deficiência em Universidades ublicas Brasileiras
    2006 (Total: 3)
  • As Representações Sociais dos Professores de Alunos com Síndrome de Down Incluídos nas Classes Comuns do Ensino Regular
  • Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-graduação Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
  • Síndrome de Down: Do que estamos falando?
    2004 (Total: 1)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
    2002 (Total: 1)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
    1999 (Total: 1)
  • Integração, Inclusão e Normalização
    2021 (Total: 6)
  • A atuação do professor de educação especial na equoterapia (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
  • Autonomia e autoestima de estudante com deficiência intelectual: relato de experiência do programa residência pedagógica (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
  • Avaliação da intensidade de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
  • Barreiras de acessibilidade nos espaços de uso comum da universidade: estudo de caso de uma biblioteca universitária (III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica)
  • Comunicação como uma prática social: possibilidades diante o ensino remoto (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
  • Educação especial e o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual da educação profissional e tecnológica (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
    2018 (Total: 2)
  • Inclusão Escolar de Alunos com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Regular: Um Estudo de Caso (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Jovens e Adultos com Deficiência em Instituições Especializadas: Questões da Vida Adulta (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2016 (Total: 4)
  • Ensino colaborativo como prática pedagógica em educação especial: a visão dos professores (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Escala de intensidade de apoio para jovens e adultos com deficiência intelectual no RS (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Percepções iniciais dos professores do ensino regular e dos educadores especiais sobre o ensino colaborativo (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Terminalidade específica: concepções e aplicação na perspectiva do professor de educação especial (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE))
    2014 (Total: 13)
  • A Colaboração de uma Associação de Pessoas com Deficiência Visual para a Inclusão dessas Pessoas: Um Estudo de Caso (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Audiodescrição: Um Recurso de Acessibilidade para Alunos com Deficiência Visual (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Cartografia Escolar e Pesquisa Educacional: Aliadas no Planejamento das Ações da Educação Especial - PIBID/UFSM (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Comprovação da Condição de Pessoa com Deficiência nos Processos Seletivos para Ingresso das IES Públicas do País (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Condições Especiais Oferecidas durante o Processo Seletivo para Ingresso de Alunos com Deficiência nas Instituições de Ensino Superior do Brasil (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Dissertações e Teses sobre Alunos com Deficiência no Ensino Superior Brasileiro (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Formação de professores para atuação nas salas de recursos multifuncionais no município de Santa Maria/RS (4° Encontro do OBSERVATO RIO NACIONAL DE EDUCAÇA O ESPECIAL)
  • Formação de Professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial no munícipio de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil (IV Congreso Internacional Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Professorado)
  • Formação de Professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial: Em discussão a surdocegueira (IV Congreso Internacional Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Professorado)
  • Relato de Experiência com Alunos com Deficiência Intelectual Matriculados na Educação de Jovens e Adultos (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Relato de Experiência de Ações do PIBID/Educação Especial/UFSM com uma Aluna com Deficiência Intelectual Inlcuida no Ensino Fundamental (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Reserva de Vagas nos Processos Seletivos para Ingresso de Alunos com Deficiência em IES Públicas Brasileiras (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Surdocegueira: Práticas Pedagógicas e a Interação (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
    2013 (Total: 2)
  • Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP): Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS e VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM)
  • Políticas Públicas brasileiras para a Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE): Um Estudo do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) (III Congresso Internacional 'Educação Inclusiva e Equidade')
    2012 (Total: 7)
  • Barreras Arquitectónicas Encontradas por alumnos con discapacidad en universidades públicas brasileñas (V Congreso Internacional Educación y Pedagogia Especial)
  • Inserção de Alunos com Deficiência Auditiva no Ensino Superior: Trajetória Escolar (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • O Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Políticas Públicas Brasileiras: Funcionamento, Formação de Professores e Avaliação (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • O Ingresso de Estudantes com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Observatorio Nacional de Educación Especial: la atención educacional especializada en Brasil (V Congreso Internacional Educación y Pedagogia Especial)
  • Observatório Nacional de Educação Especial: Constituição de uma Rede de Pesquisa (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Revisão de Trabalhos em Eventos Científicos sobre Formação de Professores e Atendimento Educacional Especializado (AEE) (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
    2011 (Total: 1)
  • Ingresso de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras (VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial)
    2010 (Total: 2)
  • Alunos com Deficiência nas Universidades Públicas Brasileiras (IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • As Universidades Públicas Brasileiras Frente a Inclusão de Alunos com Deficiência (IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais)
    2009 (Total: 1)
  • Acesso e Pemanência de Alunos com Deficiência nas Instituiçoes de Ensino Superior (IES) Públicas Brasileiras (IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste)
    2008 (Total: 6)
  • A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de São Carlos (IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial)
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (IX Jornada de Educação Especial)
  • Barreiras Atitudinais na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Educação Inclusiva: ?Meus(s) Alunos (s) com Síndrome de Down? (IX Jornada de Educação Especial)
  • Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior: UFSM. UFPR e UFSCar (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Percepções de Professores sobre a Educação Inclusiva (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2007 (Total: 2)
  • Ensino Colaborativo: Uma Proposta de Intervenção em uma Sala de Aula do Ensino Regular com Alunos com Deficiência Incluídos (IV Congresso Brasileiro Multidiciplinar de Educação Especial)
  • Formação de Professores: O Preparo para Trabalhar com Alunos com Síndrome de Down (IV Congresso Brasileiro Multidiciplinar de Educação Especial)
    2006 (Total: 7)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Do que Estamos Falando? (III Fórum Nacional de Educação)
  • E Por Falar em Inclusão: Quais são seus objetivos? (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul)
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva (III Fórum Nacional de Educação)
  • Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores das Classes Comuns do Ensino Regular (II Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais)
  • Mitos: A Força das Idéias Equivocadas (12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional de Educação)
  • Pensando Alto: A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down (III Fórum Nacional de Educação)
    2005 (Total: 1)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento)
    2004 (Total: 2)
  • Educação Especial: Discutindo a Educação Inclusiva com Professores de Alunos com Necessidades Especiais Incluidos na Classe Comum do Ensino Regular (1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: Poder, Identidade e Diferença)
  • Educação Inclusiva: Reflexões sobre a representação social dos professores frente aos alunos com necessidade educativas especiais (III Seminário de Formação de Professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas)
    2001 (Total: 1)
  • Utilizando os pressupostos da educação psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades de prendizagem (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
    2021 (Total: 29)
  • A comunicação como prática social de estudantes com deficiência intelectual (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A construção do atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência durante o período de ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância das habilidades sociais com estudantes adultos com deficiência intelectual (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • A iniciação docência: um relato de experiência de uma acadêmica do curso de educação especial (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual (SIS-C) para a realidade brasileira (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As políticas de ações afirmativas em um centro de ensino de uma universidade federal: um estudo de caso (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atendimento educacional especializado individualizado: relato de experiência interestadual durante tempos de pandemia (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atividades de apoio referente a serviços de emergência de uma aluna com deficiência intelectual do ensino fundamental da rede pública (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atuação de bolsistas PIBID e RP no ensino colaborativo: um relato de experiência em um contexto de ensino remoto. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Autonomia de jovens e adultos com deficiência intelectual no ambiente virtual: estratégias e possibilidades de ensino. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Avaliação funcional das necessidades de apoio dos estudantes com deficiência intelectual, no contexto da educação profissional e tecnológica (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • Cenário da inclusão de alunos com deficiência em cursos técnicos na fronteira do Rio Grande do Sul (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • Contação de histórias acessíveis: uma possibilidade remota visando o acesso à educação para todos durante a pandemia de COVID-19 (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Desenvolvimento de atividades no atendimento educacional especializado para alunos com deficiência de modo remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ensino remoto e atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual: um relato de experiência (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estabelecendo uma parceria colaborativa entre ensino superior e educação básica, através dos programas PIBID e Residência Pedagógica (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estudantes com deficiência intelectual no contexto da Educação profissional e tecnológica (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • Implementação de uma parceria colaborativa entre A educação especial e o ensino regular (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • Jogos digitais pedagógicos frente ao processo de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: ferramentas educacionais para o ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ensino da matemática para alunas com deficiência auditiva no ensino técnico integrado ao médio (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O uso de tutoriais e jogos para a autonomia de estudantes com deficiência intelectual (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O uso de tutoriais para oportunizar uma maior autonomia no uso das redes sociais de estudantes com deficiência intelectual. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Obstáculos enfrentados pelas bolsistas no atendimento educacional especializado durante o ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Panorama da inclusão de alunos com deficiência nos cursos técnicos do IFFAR (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Planejamento do atendimento educacional especializado durante o ensino remoto, desafios e possibilidades. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Práticas pedagógicas e seus meios de colaborações para o desenvolvimento de uma estudante com deficiência intelectual (DI) (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Produção e adaptação de materiais pedagógicos: abordando a educação sexual para estudantes com deficiência intelectual (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Professores frente a desafios com os estudantes na educação profissional e tecnológica (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Residência Pedagógica Na Pandemia: Desafios E Possibilidades No Ensino Remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2020 (Total: 5)
  • Educação Profissional e Tecnológica: contribuições da educação especial para o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estudo de caso de uma biblioteca universitária: acessibilidade e permanência de acadêmicos com deficiência no ensino superior (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O desenvolvimento da autonomia digital de estudantes com deficiência intelectual matriculados na educação profissional durante o período de isolamento social (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os desafios da atuação do professor de educação especial: para além da formação acadêmica (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Primeira Intervenção na Educação Especial: Pensando Possibilidades de Ensino para a Pessoa com Deficiência Intelectual Atualmente (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 37)
  • A atuação do educador especial na equoterapia (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A comunicação alternativa para pessoas com deficiência intelectual severa (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A contribuição do PIBID/educação especial na escolarização de duas jovens com deficiência intelectual incluídas no ensino médio (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A defasagem idade/ano escolar: o caso de uma estudante com deficiência intelectual matriculada no ensino regular (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A eficiência da Equoterapia no desenvolvimento de uma criança com transtorno do espectro autista (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância da iniciação a docência na formação de professores em educação especial (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância do atendimento educacional especializado no desenvolvimento de crianças público-alvo da educação especial (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância do ensino colaborativo para alunos não público-alvo da educação especial (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância do lúdico no desenvolvimento de pessoas com autismo. (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A inclusão de alunos com deficiência na perspectiva dos professores do ensino regular (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Acessibilidade cultural em santa maria: cidade cultura para todos? em discussão a questão das pessoas com deficiência (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Acessibilidade para os estudantes do centro de educação: prédio 16 b até a casa do estudante (CEU) (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Acompanhamento de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptação de materiais pedagógicos para alunos com deficiência intelectual (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptação e validação da escala de intensidade de apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual no brasil (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptações curriculares para estudantes com deficiência: um olhar além do plano de aula (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adoção de crianças público-alvo da educação especial (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Alunos com TDAH e a presença de acadêmicas da educação especial em sala de aula regular: independência? autonomia? (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência intelectual e o uso de tecnologias educacionais (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Dossiê acessibilidade para o estudante do centro de educação/UFSM (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Hipersensibilidade auditiva e o transtorno do espectro autista: obstáculos e reflexões sobre a característica diante do contexto escolar inclusivo (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Implicações das habilidades sociais de estudantes com deficiência na interação em sala de aula: relato de experiência (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Importância do ensino colaborativo para as intervenções no atendimento educacional especializado individualizado: relato de experiência (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inclusão do aluno com deficiência no ensino regular: acesso e permanência (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Iniciação a docência em educação especial como atuação na prevenção de necessidades educativas especiais. (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Iniciação a docência em educação especial: ensino colaborativo, avaliação da deficiência intelectual e atendimento educacional especializado individualizado (3º Compartilhando Saberes - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Intervenções assistida por animais na educação especial (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Jogos como recurso pedagógicos em sala de aula regular através do ensino colaborativo: PIBID/ educação especial. (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O processo de contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo de caso. (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Oficinas de teatro: práticas pedagógico-teatrais para crianças com e sem deficiência (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Percepções sobre deficiência intelectual e habilidades sociais através do ensino colaborativo: relato de experiências. (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Práticas escolares: Uma reflexão sobre as experiências vivênciadas durante efetivação do ensino colaborativo (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo de caso (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Produções e adaptações de materiais pedagógicos: aprendizagem e acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino regular. (3º Compartilhando Saberes - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Professores de sala de aula regular frente a alunos com altas habilidades/superdotação: uma pesquisa bibliográfica (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Transtorno do espectro autista: aspectos da coadjuvação entre psicologia e escola nos processos de aprendizagem e comunicação (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 3)
  • A História Da Educação Especial No Município De Caçapava Do Sul/RS: Do Princípio Aos Nossos Dias (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A produção do conhecimento sobre ingresso, permanência e participação de estudantes com deficiência no ensino superior (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Tecnologia Assistiva No Auxílio Ao Desenvolvimento E Aprendizagem De Alunos Com Deficiência Intelectual. (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 16)
  • A Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual: Uma Proposta de Ensino Colaborativo nas Aulas de Ciências (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância do ensino colaborativo: Um estudo bibliográfico (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Inclusão de Criança com Síndrome de Down em uma Escola Particular: Um Estudo de Caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Inclusão Escolar de Alunos com Autismo no Ensino Regular: Um Estudo de Caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Interação Social de Alunos com Deficiência Visual no Ensino Superior (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Trajetória Formativa no Ensino Superior de uma Egressa Cega no Curso de Pedagogia: Apontamentos de um Estudo de Caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de LIBRAS por Alunos Surdos a Colegas e Professores Ouvintes (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Alunos com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais de uma Escola da Rede Privada de Santa Maria (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As implicações da implementação do ensino colaborativo (ensino regular e educação especial) em uma escola estadual de Santa Maria/RS (1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão.)
  • Comunicação e Interação Entre Filhos Surdos e Pais Ouvintes: Um Estudo de Caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para Validação da Escala de intensidade de Suporte SIS no Brasil (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Dificuldades de aprendizagem específicas: dislexia e as implicações na aprendizagem (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Um estudo de caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Processo Educacional e a Adaptação de Alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Regular (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Preeminência da Baixa Visão, Concepção dos Sintomas em Escolares das Séries Iniciais de Escolas do Sistema Público Municipal da Cidade de Santa Maria/RS (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Questões da Vida Adulta: Inserção de Pessoas com Deficiência em Instituições Especializadas (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 5)
  • A parceria entre educação especial e ensino comum através do ensino colaborativo e do trabalho docente articulado (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atendimento educacional especializado na perspectiva colaborativa como estratégia de ação na iniciação a docência em educação especial (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições Do Rio Grande Do Sul Para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ensino colaborativo e o trabalho docente articulado e suas implicações aos alunos e professores na educação básica (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • O percurso de elaboração de um plano educacional individualizado em uma turma de uma escola especial (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
    2015 (Total: 16)
  • A Aprendizagem de Alunos com Síndrome de Down Incluídos no Ensino Regular (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • doi Aplicação e Análise da Escala de Intensidade de Suporte - SIS em Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual no Estado do Rio Grande do Sul (1º Seminário Regional PIBID/Sul - PARFOR/Sul - ENLIC/Sul)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Aluno com Deficiência Intelectual: Um Estudo de Caso (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atividades de Vida Diária e Atendimento Educacional Especializado na Escola Regular: Uma Experiência na Educação de Jovens e Adulto (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ensino Colaborativo e Atendimento Educacional Individualizado: Práticas da Iniciação a Docência em Educação Especial (1º Seminário Regional PIBID/Sul - PARFOR/Sul - ENLIC/Sul)
  • Ensino Colaborativo na Iniciação a Docência em Educação Especial (1º Seminário Regional PIBID/Sul - PARFOR/Sul - ENLIC/Sul)
  • O Arranjo Físico como Indicativo da Efetivação do Ensino Colaborativo na Perspectiva da Inclusão Escolar (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Ensino Colaborativo e a Docência Articulada como Práticas na Iniciação a Docência em Educação Especial (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Ensino Colaborativo na Iniciação a Docência em Educação Especial: Primeiras Impressões (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Processo de Inclusão no Sistema Colégio Militar do Brasil: Uma Análise Documental (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os Desafios Encontrados na Execução no Ensino Colaborativo (Educação Especial e Ensino Regular) em uma Escola Pública (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • PIBID/Educação Especial na Efetivação da Proposta Inclusiva: Espaço Informação, Sensibilização e Acolhimento (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Planejamento no Ensino Colaborativo: Uma Parceria para a Efetivação da Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Plano de Desenvolvimento Individualizado no Ambiente Escolar: Aspectos da Vida Diária de uma Jovem com Deficiência Intelectual (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Transtorno do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso na Perspectiva da Educação Inclusiva (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
    2013 (Total: 1)
  • Políticas Públicas brasileiras para a Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE): Um Estudo do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) (III Congresso Internacional 'Educação Inclusiva e Equidade')
    2012 (Total: 1)
  • Barreiras Comunicacionais Evidenciadas pelos Alunos com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras (VII Encuentro Iberoamericano de Educación)
    2010 (Total: 1)
  • The Access of Students with Disabilities in Brazilian Public Universities: Case Studies (CEC 2010 Convention and Expo)
    2009 (Total: 1)
  • Acesso e Pemanência de Alunos com Deficiência nas Instituiçoes de Ensino Superior (IES) Públicas Brasileiras (IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste)
    2008 (Total: 2)
  • Barreiras Atitudinais na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior: UFSM. UFPR e UFSCar (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2007 (Total: 1)
  • Síndrome de Down: - Professor, do que estamos falando? (II Encontro Iberoamericano de Educação)
    2006 (Total: 4)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Do que Estamos Falando? (III Fórum Nacional de Educação)
  • As Representações Sociais dos Professores de Alunos com Síndrome de Down Incluídos nas Classes Comuns do Ensino Regular (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva (III Fórum Nacional de Educação)
  • Pensando Alto: A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down (III Fórum Nacional de Educação)
    2005 (Total: 5)
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: O que Pensam os Professores? (II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Educação Inclusiva e Representações Sociais: Um Estudo de Caso (II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Educação Inclusiva, Síndrome de Down e Representações Sociais (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular (VIII Jornada Estadual de Educação Infantil)
    2004 (Total: 3)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativs Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular (XV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Educação Especial: Discutindo a Educação Inclusiva com Professores de Alunos com Necessidades Especiais Incluidos na Classe Comum do Ensino Regular (1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: Poder, Identidade e Diferença)
  • Educação Inclusiva: A Representação Social das Professores dos Alunos com Síndrome de Down (IV Congresso Brasileiro Sobre Síndrome de Down)
    2003 (Total: 1)
  • Educação Especial, Inclusão e Representação Social (55º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC))
    2002 (Total: 2)
  • A representação social dos professores de alunos incluídos na classe comum do ensino regular. (III Congresso Internacional de Educação Popular e XII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Inclusão: A visão dos professores de seus alunos com necessidades educativas especiais (I Congresso Internacional de Educadores, XI Seminário Internacional de Educação)
    2001 (Total: 9)
  • A integração universidade-escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES (Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superior) da UFSM na qualificação docente e a educação continuada a distãncia (53º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • A mídia como um veículo de divulgação da educação especial (53º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • Desmistificando e divulgando a educação especial com vistas à inclusão (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
  • Educação Inclusiva: O papel do educador frente a essa nova realidade. (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de educação Popular)
  • Enfocando a educação especial na mídia impressa (XX Congresso Nacional das APAES)
  • Floresta Encantada: Uma intervenção pedagógica baseada nos pressupostos da educação psicomotora (7º Jornada Nacional de Educação)
  • Inclusão na pré-escola: Uma realidade, muitos desafios. (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
  • Utilizando a educação psicomotora como meio auxiliar na aprendizagem em classes populares (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de educação Popular)
  • Utilizando os pressupostos da educação psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
    2000 (Total: 14)
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distância (EAD): Um disgnóstico de necessidades dos docentes da 6º Delegacia, região de Santa Cruz do Sul - RS (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distância: um diagnóstico de necessidades dos docentes da 6º delegacia de educação/RS (I Seminário Estadual de Política e Administração da Educação/RS)
  • A formação continuada dos professores e o uso de multimeios através da educação a distância: Uma pesquisa diagnóstica com docentes da 9º Delegacia de Educação do Rio Grande do Sul (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A formação de professores em educação especial e sua possível relação com a mídia impressa. (I Congresso Ibero- Americano de Formação de Professores)
  • A história da educação e da educação especial em Santa Maria (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distância. (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • A integração universidade escola na formação continuada de professores através da educação a distância. (I Congresso Internacional de Educação Popular: O Educador do Futuro e o Futuro do Educador)
  • A integração universidade escola na formação continuada dos professores e o uso de multimeios através da educação a distância. (IX Encontro Anual de Iniciação Científica)
  • Desmistificando e divulgação a educação especial (III Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down)
  • Desmistificando o papel do educador especial frente a abertura e a democratização da instituição escolar. (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Formação continuada de professores e o uso de multimeios através da educação a distância. (52º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC))
  • Integração universidade escola na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação a distância. (I Congresso Ibero- Americano de Formação de Professores)
  • O Papel do Educador Especial frente a Abertura e Democratização da Instituição Escolar (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • O resgate sócio-histórico da educação e educação especial em Santa Maria - RS (XV Jornada Acadêmica Integrada)
    1999 (Total: 1)
  • A Integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distãncia. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 1)
  • A Equoterapia no Desenvolvimento de uma Criança com Transtorno do Espectro Autista (2º COLUMBRA - 2º Congresso Luso Brasileiro - TEA e Educação Inclusiva)
    2018 (Total: 1)
  • Júri Simulado: Uma reflexão de Inclusão (10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA:)
    2017 (Total: 1)
  • Educação Especial, Deficiência Intelectual e Necessidade de Apoio: conceitos e possibilidades (Porto International Conference on Research in Education)
    2014 (Total: 14)
  • A Colaboração da Associação de Cegos e Pessoas com Deficiência Visual no Processo de Inclusão Educacional e Social dessas Pessoas (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais em uma escola Municipal de Santa Maria (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Apresentando o Projeto Político Pedagógico de uma Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As Implicações da Língua de Sinais na Escrita da Segunda Língua dos Surdos (Língua Portuguesa) (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As Políticas Públicas e a Efetivação da Inclusão Escolar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Audiodescrição: Um Recurso de Acessibilidade nas Escolas Inclusivas (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS No Brasil (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Formação de Professores para Atuação nas Salas de Recursos Multifuncionais: Um Estudo do Observatório Nacional de Educação Especial (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Regular: A Relação do Professor da Sala Comum com o Educador Especial (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Transtorno do Espectro do Autismo na perspectiva da Educação Inclusiva (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os Fatores que Intervem no Processo de Aprendizagem Escolar de um Aluno com Deficiência Visual Adquirida (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de Experiência com uma Aluna com Deficiência Intelectual a partir das Ações do PIBID - Educação Especial (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Surdocegueira: Práticas Pedagógicas e a Interação Professor/Aluno (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Transtorno do Espectro do Autismo: Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2006 (Total: 2)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores (58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva (58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
    2005 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (57º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC))
    2000 (Total: 1)
  • A educação a distância na formação continuada de professores com o uso das novas tecnologias. (II Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus)

Produção Técnica

    2017 (Total: 1)
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2005 (Total: 1)
  • Síndrome de Down: Do que Estamos Falando?
    2004 (Total: 1)
  • Produção Científica do Curso de Especialização em Educação Especial 1993 - 2004
    2022 (Total: 1)
  • III Jornada sobre deficiência intelectual e múltipla: Conhecimento científico, políticas públicas e transformação social
    2021 (Total: 1)
  • I Encontro de Redes Internacionais em Pesquisa sobre Acessibilidade e Inclusão
    2018 (Total: 1)
  • XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2017 (Total: 1)
  • 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão.
    2016 (Total: 1)
  • X Seminário de Educação Especial e I Seminário Lationo-Americano de Educação Especial
    2015 (Total: 2)
  • 2 Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
  • VII Seminário Institucional PIBID/UFSM
    2014 (Total: 2)
  • 1º Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
  • VI Seminário Institucional PIBID/UFSM
    2012 (Total: 1)
  • V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2010 (Total: 1)
  • IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2008 (Total: 1)
  • III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2003 (Total: 1)
  • I Encontro Estadual de Educação Especial - Pré-Congresso Pessoa Portadora de Altas Habilidades
    2021 (Total: 1)
  • II Jornada sobre deficiência intelectual e múltipla: Inovações científicas, perspectivas e cenário internacional
    2016 (Total: 1)
  • INSPiRA: Esse encontro inspira transformações
    2006 (Total: 3)
  • I Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa de Apoio a Pesquisa em Educação Especial
  • I Jornada Nacional Universitária na Área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla
  • V Encontro Estadual Repensando a Inteligência - Altas Habilidades/Superdotação em Foco
    2005 (Total: 1)
  • Seminário de Formação de Professores para Educação Inclusiva
    2004 (Total: 1)
  • Seminário: A Produção do Conhecimento em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
    2022 (Total: 1)
  • Rede APAE Brasil, a Política Educacional e a Escala de Intensidade de Apoio (SIS-C)
    2017 (Total: 1)
  • Comportamentos Adaptativos e Adaptações Curriculares para Alunos com Deficiência Intelectual
    2012 (Total: 1)
  • Atendimento Educacional Especializado e Deficiência Intelectual
    2010 (Total: 1)
  • Acessibilidade no Ensino Superior
    2006 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva
  • Inclusão
    2004 (Total: 1)
  • Educação para Todos: Discutindo Possibilidades
    2000 (Total: 2)
  • Tópicos sobre inclusão
  • Utilizando os pressupostos da educação psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem.
    2023 (Total: 5)
  • Avaliação das necessidades de apoio de crianças com deficiência intelectual em uma Unidade da Rede APAE da Região Sul
  • CONFIABILIDADE E VALIDADE DA VERSÃO PILOTO SUPPORTS INTENSITY SCALE - CHILDREN?S VERSION (SIS-C) NO BRASIL
  • Deficiência intelectual: atualização do conceito, formação e práticas pedagógicas
  • O ensino de habilidades adaptativas de saúde e segurança no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual
  • TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DA SUPPORTS INTENSITY SCALE - CHILDREN?S VERSION (SIS-C) NO BRASIL: Dados da revisão da Tradução Piloto
    2022 (Total: 7)
  • Adaptação e validação de instrumentos: Análise de Conteúdo e de Semântica da Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes (SIS-C) no Brasil
  • ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE INTENSIDADE DE APOIO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (SIS-C) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL: Dados preliminares
  • ATIVIDADES DE VIDA DOMÉSTICA COMO FERRAMENTAS PARA EXERCER A INDEPENDÊNCIA DE UM ADULTO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual: Dados iniciais do município de Alagoinhas/Bahia/Brasil
  • Formação Continuada Deficiência Intelectual Atualização do conceito, formação e práticas pedagógicas: UFPR, UFSM e Fenapaes Brasil
  • Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: Práticas de ensino no modelo remoto
  • Os desafios da atuação do professor de Educação Especial: Para além da formação acadêmica
    2021 (Total: 11)
  • A atuação do professor de Educação Especial na Equoterapia
  • A experiência de um aluno usuário de cadeira de rodas em um curso técnico
  • A percepção dos estudantes de um centro de ensino de uma Universidade Federal sobre a acessibilidade e inclusão no contexto universitário
  • Autonomia e autoestima de estudante com deficiência intelectual: relato de experiência do programa residência pedagógica
  • Avaliação da intensidade de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual
  • Brazilian Special Education Researchers and Professionals Outlining Strategies for Improving the Quality of Assistance tor Students With Intellectual Disability
  • Comunicação como uma prática social: possibilidades diante o ensino remoto
  • Docentes frente às dificuldades de aprendizagem dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica
  • Educação Especial e o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual da educação profissional e tecnológica
  • Implementation of a Collaborative Partnership Between Regular Education and Special Education: The Use of SIS-C in Initiation to Teaching
  • Professional and Technological Education: Contributions of Special Education for the Development of Students With Intellectual Disabilities
    2020 (Total: 4)
  • Educação Profissional e Tecnológica: Contribuições da Educação Especial para o Desenvolvimento dos Alunos com Deficiência Intelectual
  • Estudo de Caso de uma Biblioteca Universitária: Acessibilidade e Permanência de Acadêmicos com Deficiência no Ensino Superior
  • O Desenvolvimento Da Autonomia Digital De Estudantes Com Deficiência Intelectual Matriculados Na Educação Profissional Durante o Período de Isolamento Social
  • Os Desafios da Atuação do Professor de Educação Especial: Para Além da Formação Acadêmica
    2018 (Total: 4)
  • Actions of Special Education in the Context of Regular School: Problematizations on Inclusion of Students with Intellectual Disabilities and Teacher's Training
  • Constituindo modos de discutir e (Re)pensar a formação inicial em Educação Especial
  • Inclusão Escolar de Alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Regular: Um Estudo de Caso
  • Jovens e Adultos com Deficiência em Instituições Especializadas: Questões da Vida Adulta
    2017 (Total: 21)
  • A Implementação Do Ensino Colaborativo: O Que Os Professores Expressam Sobre Essa Prática
  • A Inclusão de Criança com Síndrome de Down em uma Escola Particular: Um Estudo de Caso
  • A Inclusão Escolar de Alunos com Autismo no Ensino Regular: Um Estudo de Caso
  • A Interação Social de Alunos com Deficiência Visual no Ensino Superior
  • A Trajetória Formativa no Ensino Superior de uma Egressa Cega no Curso de Pedagogia: Apontamentos de um Estudo de Caso
  • Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de LIBRAS por Alunos Surdos a Colegas e Professores Ouvintes
  • Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de LIBRAS por Alunos Surdos para Colegas e Professores Ouvintes
  • Alunos com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais de uma Escola da Rede Privada de Santa Maria
  • As implicações da implementação do ensino colaborativo (ensino regular e educação especial) em uma escola estadual de Santa Maria/RS
  • Comunicação e Interação Entre Filhos Surdos e Pais Ouvintes: Um Estudo de Caso
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para Validação da Escala de intensidade de Suporte SIS no Brasil
  • Dificuldades de aprendizagem específicas: dislexia e as implicações na aprendizagem
  • Educação Especial, Deficiência Intelectual e Necessidade de Apoio: conceitos e possibilidades
  • Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Um estudo de caso
  • Interação dos Alunos com Deficiência Visual no Ensino Superior: Um Estudo de Caso
  • O ensino colaborativo e seu potencial para a aprendizagem de aluno e professores.
  • O Processo Educacional e a Adaptação de Alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Regular
  • O Trabalho Colaborativo entre Educação Especial e Ensino Regular em uma Escola Municipal de Santa Maria/RS
  • Preeminência da Baixa Visão, Concepção dos Sintomas em Escolares das Séries Iniciais de Escolas do Sistema Público Municipal da Cidade de Santa Maria/RS
  • Projeto Piloto: Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Suporte para Crianças e Adolescentes (SIS-CA)
  • Questões da Vida Adulta: Inserção de Pessoas com Deficiência em Instituições Especializadas
    2016 (Total: 1)
  • Collaborative Teaching as a Pedagogical Approach of Special Education: Viability of This Proposal in Santa Maria/RS (Brazil)
    2015 (Total: 2)
  • Iniciação à Docência na Educação Especial
  • O Processo de Inclusão no Sistema Colégio Militar do Brasil: Uma Análise Documental
    2014 (Total: 2)
  • Formação de Professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial no munícipio de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil
  • Formação de Professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial: Em discussão a surdocegueira
    2012 (Total: 6)
  • Barreras Comunicacionais Evidenciadas pelos Alunos com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras
  • Inserção de Alunos com Deficiência Auditiva no Ensino Superior: Trajetória Escolar
  • O Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Políticas Públicas Brasileiras: Funcionamento, Formação de Professores e Avaliação
  • O Ingresso de Estudantes com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras
  • Políticas Públicas Brasileiras para Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Um Estudo do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP)
  • Revisão de Trabalhos em Eventos Científicos sobre Formação de Professores e Atendimento Educacional Especializado (AEE)
    2011 (Total: 1)
  • Ingresso de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras
    2010 (Total: 3)
  • Alunos com Deficiência nas Universidades Públicas Brasileiras
  • As Universidades Públicas Brasileiras Frente a Inclusão de Alunos com Deficiência
  • Ingresso e Permanência de Estudantes com Deficiência nas Universidades Públicas Brasileiras
    2008 (Total: 5)
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Barreiras Atitudinais na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Educação Inclusiva: ?Meus(s) Alunos (s) com Síndrome de Down?
  • Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior: UFSM. UFPR e UFSCar
    2007 (Total: 2)
  • Formação de Professores: O Preparo para Trabalhar com Alunos com Síndrome de Down
  • Síndrome de Down - Professor, do que estamos falando?
    2006 (Total: 6)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores
  • As Representações Sociais dos Professores de Alunos com Síndrome de Down Incluídos nas Classes Comuns do Ensino Regular
  • E Por Falar em Inclusão: Quais são seus Objetivos?
  • Inclusão de alunos com síndrome de Down: As representações sociais dos professores das classes comuns do Ensino Regular
  • Mitos: A Força de Idéias Equivocadas
  • Pensando Alto: A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down
    2005 (Total: 5)
  • A Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: O que Pensam os Professores?
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
  • Educação Inclusiva e Representações Sociais: Um Estudo de Caso
  • Educação Inclusiva, Síndrome de Down e Representações Sociais
    2004 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: reflexões sobre a representação social dos professores frente aos alunos com necessidades educativas especiais.
    2002 (Total: 2)
  • A representação social dos professores de alunos incluídos na classe comum do ensino regular.
  • Educação Especial, Inclusão e Representações Sociais.
    2001 (Total: 6)
  • A educação inclusiva: O papel do educador frente a essa nova realidade
  • A integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distância
  • A mídia como um veículo de divulgação da educação especial.
  • Enfocando a educação especial na mídia impresa
  • O arquivo vai à escola: Auto-estima, criatividade, memória.
  • Utilizando a educação psicomotora como meio auxiliar na aprendizagem em classes populares
    2000 (Total: 16)
  • A educação a distância na formação continuada de professores com o uso das novas tecnologias.
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distância: um diagnóstico de necessidades dos docentes da 6º Delegacia de educação/RS
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distância: Um diagnóstico de necessidades dos docentes da 6º delegacia de educação, Região de santa Cruz do Sul
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distãncia (EAD): Um diagnóstico de necessidades dos docentes da 6º Delegacia. Região de santa Cruz do Sul - RS
  • A formação continuada dos professores e o uso de multimeios através da educação a distância (EAD): Uma pesquisa diagnóstica com docentes da 9º delegacia de educação do Rio Grande do Sul
  • A formação do educador visando a produção de conhecimento em educação especial.
  • A história da educação e da educação especial em Santa Maria- RS
  • A integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distância
  • A integração universidade escola na formação continuada de professores através da educação a distância.
  • A integração universidade-escola na qualificação docente através da educação a distância.
  • Desmistificando e divulgando a educação especial.
  • Desmistificando o Papel do Educador Especial frente a Abertura e Democratização da Instituição Escolar
  • Formação continuada de professores e o uso de multimeios através da educação a distância.
  • Integração universidade escola na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação a distância.
  • O resgate da memória da educação e educação especial em Santa Maria
  • O Resgate Sócio-Histórico da Educação e Educação Especial em Santa Maria/RS
    1999 (Total: 1)
  • A integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distância.
    2023 (Total: 4)
  • Abordagem Conceitual da Deficiência Intelectual: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Deficiência Intelectual: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva: desafios da pós-graduação
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
    2022 (Total: 2)
  • A pessoa com deficiência, quem é?
  • Acessibilidade e Inclusão: Desafios e Possibilidades
    2021 (Total: 9)
  • Abordagem multidimensional e a avaliação funcional da Deficiência Intelectual
  • Adaptação e validação da escala SIS no Brasil
  • Adaptation and Validation of the SIS-C With Children and Adolescents in Brazil
  • Avaliação da deficiência: importância, instrumentos e técnicas
  • Compartilhando Experiências sobre Inclusão no Regime de Exercícios Domiciliares Especiais
  • Ensino Colaborativo e Trabalho Docente Articulado como práticas pedagógicas de apoio ao processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual
  • Escala de Intensidade de Apoio e sua proposição para o Brasil
  • Formação de professores e práticas com o coensino
  • Resultados do Projeto em Rede ?Acessibilidade e Inclusão em Contextos Universitários Diferenciados? ? Brasil, Argentina e Uruguai
    2020 (Total: 4)
  • Avaliação Funcional da Deficiência Intelectual
  • Deficiência Intelectual e Avaliação: ações Possíveis durante a Pandemia do COVID-19
  • Inclusão de estudantes com deficiência e ensino de física: estratégias (im) possíveis
  • Primeira Intervenção na Educação Especial: Pensando Possibilidades de Ensino para a Pessoa com Deficiência Intelectual Atualmente
    2019 (Total: 5)
  • A construção de uma sociedade inclusiva: desafios educacionais - Avaliação funcional
  • Avaliação e Adaptações Curriculares para Estudantes com Deficiência Intelectual
  • Conceitos e questões educacionais para alunos com autismo
  • Formação de professores em Educação Especial: Ensino Colaborativo
  • Refletindo as práticas inclusivas como caminhos para acessibilidade curricular
    2018 (Total: 2)
  • Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Deficiências no Ensino Superior
  • Produção Científica e Difusão
    2017 (Total: 4)
  • A Formação Inicial de Professores na Educação Especial
  • A Transversalidade do Ensino Colaborativo na Educação Especial
  • Contribuições da Produção Científica para a Atuação na Perspectiva Inclusiva no Ensino Superior
  • Inclusão e Acessibilidade
    2015 (Total: 1)
  • Facilitadores para permanência de alunos com deficiência no Ensino Médio e Superior
    2014 (Total: 2)
  • Formação de Professores na Perspectiva da Educação Especial no Pará e no Brasil
  • Inclusão no Ensino Superior: das Políticas Públicas aos Desafios Institucionais
    2012 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva: Reflexões sobre a escolarização de estudantes com deficiência
  • Observatório Nacional de Educação Especial: Estado da Pesquisa sobre Salas Multifuncionais no Brasil
  • Panorama sobre acesso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras
    2011 (Total: 2)
  • Fundamentos, princípios da Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado e Acessibilidade
  • Inclusão no Ensino Superior
    2010 (Total: 1)
  • A Inclusão no Ensino Superior: Políticas e Realidade Brasileira
    2009 (Total: 1)
  • Políticas Internacionais em Educação Especial
    2008 (Total: 2)
  • Barreiras para a Escolarização de Indivíduos com Deficiência
  • Inclusão de crianças com Síndrome de Down
    2006 (Total: 3)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Do que Estamos Falando?
  • Educação Inclusiva
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva
    2005 (Total: 3)
  • O Processo de Inclusão
  • Síndrome de Down
  • Síndrome de Down: Discutindo Algumas Questões Relevantes
    2004 (Total: 5)
  • Deficiência Mental
  • Educação Inclusiva: a Representação dos Professores dos alunos com Síndrome de Down
  • Políticas Públicas e a Educação Especial: Um (Re) Pensar Constante
  • Síndrome de Down: Alguns Aspectos Relevantes
  • Síndrome de Down: Alguns Aspectos Relevates
    2002 (Total: 1)
  • Inclusão: a visão dos professores de seus alunos com necessidades educativas especiais
    2017 (Total: 2)
  • A Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual: Uma Proposta de Ensino Colaborativo nas Aulas de Ciência
  • A importância do ensino colaborativo: Um estudo bibliográfico
    2016 (Total: 2)
  • Process of Insertion of People With Intellectual Disability in Labour Market
  • Support Intensity Scales as a Tool in the Beginning of Teaching Practice in Special Education
    2015 (Total: 13)
  • A Aprendizagem de Alunos com Síndrome de Down Incluídos no Ensino Regular
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Aluno com Deficiência Intelectual: Um Estudo de Caso
  • Atividades de Vida Diária e Atendimento Educacional Especializado na Escola Regular: Uma Experiência na Educação de Jovens e Adulto
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
  • Docência com Alunos com Deficiência na Universidade
  • O Arranjo Físico como Indicativo da Efetivação do Ensino Colaborativo na Perspectiva da Inclusão Escolar
  • O Ensino Colaborativo e a Docência Articulada como Práticas na Iniciação a Docência em Educação Especial
  • O Ensino Colaborativo na Iniciação a Docência em Educação Especial: Primeiras Impressões
  • Os Desafios Encontrados na Execução no Ensino Colaborativo (Educação Especial e Ensino Regular) em uma Escola Pública
  • PIBID/Educação Especial na Efetivação da Proposta Inclusiva: Espaço Informação, Sensibilização e Acolhimento
  • Planejamento no Ensino Colaborativo: Uma Parceria para a Efetivação da Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual
  • Plano de Desenvolvimento Individualizado no Ambiente Escolar: Aspectos da Vida Diária de uma Jovem com Deficiência Intelectual
  • Transtorno do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso na Perspectiva da Educação Inclusiva
    2012 (Total: 1)
  • Observatório Nacional de Educação Especial: Constituição de Uma Rede de Pesquisa
    2010 (Total: 1)
  • Barreiras Atitudinais na Inclusão de Alunos com Deficiência nas Universidades Públicas Brasileiras
    2009 (Total: 1)
  • Acesso e Pemanência de Alunos com Deficiência nas Instituiçoes de Ensino Superior (IES) Públicas Brasileiras
    2008 (Total: 1)
  • Percepções de Professores sobre a Educação Inclusiva
    2007 (Total: 1)
  • Ensino Colaborativo: Uma Proposta de Intervenção em uma Sala de Aula do Ensino Regular com Alunos com Deficiência Incluídos
    2006 (Total: 2)
  • A Inclusão de alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva
    2005 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
    2004 (Total: 3)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos Incluidos na Classe Comum do Ensino Regular
  • Inclusão: A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas Especiais.
    2003 (Total: 1)
  • Educação Especial, Inclusão e Representação Social
    2001 (Total: 1)
  • A integração universidade-escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a educação continuada
    2000 (Total: 1)
  • A Integração Universidade-Escola na Formação Continuada de Professores através da Educação a Distância
    2021 (Total: 1)
  • FIPE/2021 - Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes (SIS-C) com deficiência intelectual no Brasil
    2020 (Total: 2)
  • CNPq/2020 - Acessibilidade e Inclusão em Contextos Universitários Diferenciados: Contribuições da UFSM
  • FIPE/2020 - Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e adolescentes (SIS-C) com Deficiência Intelectual no Brasil
    2019 (Total: 3)
  • CEE/D/2019 - Licenciatura Plena em Educação Especial: Formação de Professores, Evasão e Áreas de Atuação
  • CNPq/2019 - Acessibilidade e Inclusão em Contextos Universitários Diferenciados: Contribuições da UFSM
  • FIPE/2019 - Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e adolescentes (SIS-C) com Deficiência Intelectual no BrasiL
    2018 (Total: 3)
  • CAPES/2018 - Contribuições do Rio Grande do Sul para Validação da Escala de intensidade de Suporte SIS no Brasil
  • CEE/D/2018 - Licenciatura Plena em Educação Especial: Formação de Professores, Evasão e Áreas de Atuação
  • PROLICEN/2018 - Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de Libras por Alunos Surdos a Colegas Ouvintes
    2017 (Total: 6)
  • FIEn/2017 - Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de Libras por Alunos Surdos a Colegas e Professores Ouvintes.
  • FIPE/2017 - Contribuições do Rio Grande do Sul para a validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
  • FIPE/2017 - Contribuições do Rio Grande do Sul para Validação da Escala de intensidade de Suporte SIS no Brasil
  • PEIPSM/2017 - O ensino colaborativo e o trabalho docente articulado e suas implicações aos alunos e professores na educação básica
  • PROLICEN/2017 - Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
  • PROLICEN/2017 - O Ensino Colaborativo e a Docência Articulada como Práticas em Educação Especial
    2016 (Total: 1)
  • FIPE/2016 - Contribuições do Rio Grande do Sul para a validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
    2015 (Total: 2)
  • FIPE/2015 - Contribuições do Rio Grande do Sul para a validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
  • FIPE/2015 - O Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais: Funcionamento, Formação de Professores e Avaliação
    2006 (Total: 1)
  • Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-graduação Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
    2024 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'APAE Ciência'
  • Revisor de periódico 'Práxis Educativa'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'APAE Ciência'
  • Revisor de periódico 'Práxis Educativa'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'APAE Ciência'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM)'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'arquivos analíticos de políticas educativas'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação Especial'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação Especial'
    2006 (Total: 2)
  • I Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa de Apoio a Pesquisa em Educação Especial - PROESP
  • I Jornada Nacional Universitária na Área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla
    2005 (Total: 1)
  • Seminário de Formação de Professores para Educação Inclusiva
    2004 (Total: 1)
  • Seminário de Pesquisa: A produção do Conhecimento em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (1961-2004).

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2022 (Total: 1)
  • Gestão de Habilidades Sociais para Estudantes com Deficiência Intelectual no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica,
    2021 (Total: 1)
  • O trabalho das professoras de educação especial na educação profissional e tecnológica
    2020 (Total: 3)
  • A Evasão e as Políticas de Ações Afirmativas de Permanência dos alunos com Deficiência nos Campis do IFFar
  • ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA FRONTEIRA OESTE DO RS
  • PERCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
    2021 (Total: 1)
  • Residência Pedagógica: Implementação de uma parceria colaborativa entre a educação especial e o ensino regular
    2020 (Total: 2)
  • Implementação de uma parceria colaborativa entre a educação especial e o ensino regular
  • Residência Pedagógica: Implementação de uma parceria colaborativa entre a educação especial e o ensino regular
    2023 (Total: 1)
  • A PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    2022 (Total: 7)
  • A ALFABETIZAÇÃO E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • ARTICULAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • AUTONOMIA NA VIDA ADULTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES DE APOIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNICIPIO DE SANTO ÂNGELO/RS
  • O QUE MUDOU NA PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA APÓS A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO?
  • OS FATORES ENVOLVIDOS NO FRACASSO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • Possibilidades de Trabalho Colaborativo Entre a Educação Física e a Educação Especial no Processo de Aprendizagem dos Alunos com Deficiência Intelectual
    2021 (Total: 9)
  • A autonomia digital de uma adulta com deficiência intelectual estudante da Educação Profissional e Tecnológica
  • A Dança como ferramenta de inclusão e aprendizado na vida de pessoas com síndrome de Down
  • As Políticas de Ações Afirmativas na Perspectiva dos Acadêmicos de um Centro de Ensino de uma Universidade Pública Federal
  • Atividades de vida doméstica como ferramentas para exercer a autonomia de um adulto com deficiência intelectual
  • Deficiência intelectual e os apoios necessários para ampliar as habilidades para autonomia
  • Inclusão Escolar e Ensino Colaborativo: um estudo sobre a compreensão de professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul
  • O ensino colaborativo como proposta de inclusão escolar para estudantes com deficiência intelectual através do modelo de ensino híbrido
  • Privacidade e Autonomia de um Adulto com Deficiência Intelectual
  • Supports Intensity Scale - Children?s Version e o Planejamento Centrado na Pessoa: Indicadores para Planejamento
    2020 (Total: 4)
  • Habilidades básicas para a alfabetização em alunos com Deficiência Intelectual
  • Jogos Digitais Pedagógicos e Deficiência Intelectual: práticas de ensino no modelo remoto
  • Os Desafios da Atuação do Professor de Educação Especial: Para Além da Formação Acadêmica
  • TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UM ALUNO CEGO NO ENSINO SUPERIOR
    2019 (Total: 2)
  • Avaliação funcional de estudantes com Deficiência Intelectual inseridos no ensino fundamental de escolas regulares
  • Educação Profissional e Educação Especial: Uma análise da avaliação funcional de estudantes do ensino técnico
    2018 (Total: 7)
  • A atuação do Pedagogo na Equoterapia
  • A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do Sujeito com Deficiência Intelectual
  • Alfabetização de Sujeitos com Deficiência Intelectual em Anos Finais de Ensino Regular
  • Deficiência Intelectual e Vida Adulta: Possibilidades e Desafios de uma Inclusão Social
  • Mercado de Trabalho:Desafios e Conquistas na Inserção da Pessoa com Deficiência Intelectual em uma Cidade do Interior do Estado do Rio Grande do Sul
  • Políticas de Inclusão no Ensino Superior: Estudo de Caso de um Centro de Ensino em uma Universidade Pública Federal
  • Tecnologia assistiva no auxílio ao desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
    2017 (Total: 6)
  • A história da educação especial no município de Caçapava do Sul/RS: do princípio aos nossos dias.
  • A inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho: A mediação de uma oficina protegida
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR ESPECIAL
  • O acolhimento de adultos com deficiência intelectual em residências de longa permanência.
  • Processo de identificação e avaliação de um sujeito com indicativos de deficiência intelectual: Um estudo de caso
  • Transição da adolescência para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual e suas expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho
    2016 (Total: 6)
  • A comunicação na área da saúde: a pessoa com deficiência intelectual
  • Elaboração, implementação e avaliação de um plano de apoio com atividades de aprendizagem ao longo da vida para adultos com deficiência intelectual.
  • Escala de intensidade de apoio (SIS) como ferramenta de compreensão da definição de deficiência intelectual
  • Necessidades de apoio de sujeitos com deficiência intelectual para a área de emprego
  • O profissional de apoio e sua atuação junto a alunos com deficiência em escolas regulares do município de Santa Maria/
  • Pedagogia hospitalar: campo de possibilidades e atuação do pedagogo
    2015 (Total: 5)
  • A Educação Especial no Ensino Médio: Um Ensaio para o Ensino Colaborativo
  • Benefícios Compensatórios da Prática Trabalhista na Vida das Pessoas com Deficiência
  • Concepções dos Professores do Ensino Regular Acerca das Atribuições dos Professores de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • O Ensino Colaborativo no Plano Municipal de Educação de Sta Maria: Uma P´ratica Possível?
  • Práticas Pedagógicas dos Pedagogos no Ensino de Alunos com Deficiência Intelectual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    2014 (Total: 3)
  • Formação De Professores Para Atuar No Atendimento Educacional Especializado Na Rede Pública De Santa Maria/Rs
  • Organização E Funcionamento Do Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais Em Escolas De Santa Maria/RS
  • Perfil Docente Para Atuar Com Alunos Com Deficiência No Ensino Superior
    2013 (Total: 3)
  • Comprovação da Condição de Pessoa com Deficiência nos Processos Seletivos para Ingresso nas IES Públicas do País
  • Condições Especiais Oferecidas Durante o Processo Seletivo para Ingresso de Alunos com Deficiência nas Instituições de Ensino Superior do Brasil
  • Reservas de Vagas nos Processos Seletivos para Ingresso de Alunos com Deficiência em IES Públicas Brasileiras
    2003 (Total: 1)
  • Educação de Crianças Especiais na Área de Administração Educacional