Sabrina Fernandes De Castro

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 1)
  • Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos)
    2025 (Total: 3)
  • doi ISSN [Re]construção de fazeres e saberes docentes: formação docente e práticas pedagógicas inclusivas no ensino superior (Revista Eduser)
  • doi ISSN A prática dos professores frente às dificuldades de aprendizagem de estudantes na educação profissional e tecnológica (Teias do Conhecimento)
  • doi ISSN Artificial intelligence and other educational digital technologies to promote accessibility for people with disabilities (Arts & Humanities Open Access Journal)
    2024 (Total: 1)
  • doi ISSN PANORAMA SOBRE O ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DA FRONTEIRA OESTE RS (REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE))
    2023 (Total: 3)
  • doi ISSN Adaptação e validação de instrumentos: análise de conteúdo e de semântica da escala de intensidade de apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual (sis-c) no Brasil (SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Deficiência intelectual: atualização do conceito, formação e práticas pedàgogicas (INFAD (BARCELONA))
  • doi ISSN Ensino de habilidades de saúde e segurança adaptativas no processo de transição à adulta de jovens com deficiência intelectual (INFAD (BARCELONA))
    2022 (Total: 3)
  • doi ISSN Acessibilidade e inclusão (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
  • ISSN Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos (EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE))
  • doi ISSN Educação especial e teatro (SCIAS Arte/Educação)
    2021 (Total: 4)
  • doi ISSN As políticas de assistência estudantil em uma universidade federal brasileira: análise das políticas previstas no PNAES (Revista Ciranda)
  • doi ISSN Estratégias na elaboração de planos de apoio para alunos com desenvolvimento atípico (INFAD (BARCELONA))
  • ISSN PERFIL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE (Revista Pasajes)
  • doi ISSN Privacidade e autonomia de um adulto con deficiência intelectual (INFAD (BARCELONA))
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN O Ensino Colaborativo Como Prática De Iniciação À Docência Em Educação Especial: Anos Finais Do Ensino Fundamental (Brazilian Journal of Development)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN (Re)Significações no Processo de Avaliação do Sujeito Jovem e Adulto com Deficiência Intelectual (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2018 (Total: 2)
  • doi ISSN Trajetória formativa de uma acadêmica cega em um curso de pedagogia: tempos e espaços formativos em tempos de inclusão (DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • ISSN VIVÊNCIAS FORMATIVAS E A ESCOLHA PELO CURSO DE PEDAGOGIA: APONTAMENTOS DE UM ESTUDO DE CASO DE UMA PESSOA CEGA (Revista Educação Especial em Debate)
    2016 (Total: 3)
  • doi ISSN Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual (LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE))
  • doi ISSN DOCÊNCIA COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE (JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS)
  • doi ISSN INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (JOURNAL OF RESEARCH IN SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS)
    2014 (Total: 1)
  • doi ISSN Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2013 (Total: 1)
  • doi ISSN Barreiras comunicacionais evidenciadas pelos alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2010 (Total: 1)
  • doi ISSN A classe hospitalar como instrumento de participação política na construção coletiva da associação de pais e pacientes da hematooncologia (Educação em Revista (UFMG. Impresso))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN De Cadernos de Educação Especial a Revista Educação Especial: uma análise dos últimos 5 anos (2002 - 2006) (Revista Educação Especial (UFSM))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular (Revista STREM)
    2001 (Total: 1)
  • ISSN A Formação do Educador Visando a Produção do Conhecimento em Educação Especial. (Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM))
    2025 (Total: 3)
  • A percepção da educação sexual para alunos com deficiência intelectual na perspectiva da formação de professores (A percepção da educação sexual para alunos com deficiência intelectual na perspectiva da formação de professores)
  • The Use of Digital Technologies to Support Children and Adolescents with Intellectual Disabilities in Participation and School Learning Activities (Emerging Trends in Information Systems and Technologies (WorldCIST 2025))
  • Uso de tecnologias assistivas digitais como ferramenta de apoio em atividades de aprendizagem escolar para crianças com deficiência intelectual (Uso de tecnologias assistivas digitais como ferramenta de apoio em atividades de aprendizagem escolar para crianças com deficiência intelectual)
    2024 (Total: 1)
  • doi PERFIL FORMATIVO DE PROFESSORES DA SALA DE AULA COMUM PARA UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA ANÁLISE DE UMA ESCOLA DO INTERIOR PARAENSE (Bio(Socio)Diversidade e Pluralidade na Amazônia Sul Oriental: VIII Anais do Encontro de Pós-graduação da Unifesspa)
    2023 (Total: 1)
  • POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS E DE PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NOS CAMPI DO IFFAR (Transformação: pesquisas em políticas públicas e trabalho pedagógico na educação profissional)
    2022 (Total: 3)
  • Avaliação de intensidade de apoio e planejamento educacional para pessoas com deficiência intelectual (Avaliação Psicológica no Contexto Escolar e Educacional)
  • Consultoria colaborativa como modelo de serviço de apoio para práticas inclusivas em contextos escolares (Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas)
  • Plano centrado na pessoa com deficiência intelectual: possibilidades de enriquecimento das práticas escolares (Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas)
    2021 (Total: 6)
  • Acessibilidade e Inclusão para pessoas com deficiência no Ensino Superior (Pensamento Acessível ? Cena Aberta: o que tenho a ver com isso?)
  • doi Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática na Educação Profissional e Tecnológica (Educação Especial & Atendimento Educacional Especializado: potências e reverberações da inclusão)
  • doi ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (AUTISMO: PESQUISAS E RELATOS)
  • doi Jogo como uma possibilidade para o estudo dos transtornos do neurodesenvolvimento na formação de professores - curso profissionalizante de magistério (Educação e Docência: Tecnologias, Inclusão e Desafios)
  • doi O papel dos educadores frente às dificuldades de aprendizagem - uma reflexão da prática (Caleidoscópio Da Educação Especial: Reflexões Sobre Políticas, Práticas e Teorias)
  • doi Proposta de jogo na EPT para alunos com déficit de atenção (Temas em Debate: contextos educacionais)
    2020 (Total: 2)
  • doi A EFICIÊNCIA DA EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (Ações e Implicações para a (Ex)Inclusão 3)
  • doi A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO RELACIONADA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Educação Profissional e Tecnológica: Empreendedorismo e Desenvolvimento Científico)
    2019 (Total: 4)
  • A Educação Matemática para alunos com deficiência intelectual no contexto da escola inclusiva (Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica)
  • Acessibilidade como um viés de permanência de acadêmicos com deficiência no ensino superior: estudo de caso de uma biblioteca universitária (Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais : aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas)
  • doi EDUCAÇÃO ESPECIAL, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E NECESSIDADE DE APOIO: CONCEITOS E POSSIBILIDADES (Educação Inclusiva e Contexto Social: Questões Contemporâneas 2)
  • doi JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA EM INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS: QUESTÕES DA VIDA ADULTA (Educação Inclusiva e Contexto Social: Questões Contemporâneas)
    2017 (Total: 1)
  • O ensino colaborativo e seu potencial para a aprendizagem de alunos e professores (O Ensino e aprendizagem em discussão)
    2015 (Total: 2)
  • Formação de professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial: demandas, necessidades e saberes (Olhando a educação como um direito: deficiencia, inclusão e diversidade)
  • Formação de Professores para Atuação nas Salas de Recursos Multifuncionais no Município de Santa Maria-RS (Inclusão Escolar e os Desafios para a Formação de Professores em Educação Especial)
    2012 (Total: 1)
  • Ações para Garantir a Possibilidade de Ingresso e a Permanência de Alunos com Deficiência no Ensino Superior (Dimensões Pedagógicas nas Práticas de Inclusão Escolar)
    2011 (Total: 1)
  • Ingresso e Permanência de alunos com Deficiência no Ensino Superior: Um Estudo em 13 Universidades Brasileiras (Educação Especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico)
    2009 (Total: 1)
  • As Instituições de Ensino Superior diante da Inclusão: Processos Seletivos e Matrículas (Práticas Inclusivas no Sistema de Ensino e em Outros Contextos)
    2008 (Total: 1)
  • As Representações Sociais dos Professores de Alunos com Síndrome de Down Incluídos nas Classes Comuns do Ensino Regular (Tendências Contemporâneas de Inclusão)
    2003 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: Reflexões sobre a Representação Social dos Professores dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais. (Desafios da Educação neste século: pesquisa e formação de professores.)
    2017 (Total: 1)
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2022 (Total: 1)
  • Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos
    2011 (Total: 1)
  • Ingresso e Pemanência de lunos com Deficiência em Universidades ublicas Brasileiras
    2006 (Total: 3)
  • As Representações Sociais dos Professores de Alunos com Síndrome de Down Incluídos nas Classes Comuns do Ensino Regular
  • Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-graduação Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
  • Síndrome de Down: Do que estamos falando?
    2004 (Total: 1)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
    2002 (Total: 1)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
    1999 (Total: 1)
  • Integração, Inclusão e Normalização
    2021 (Total: 6)
  • A atuação do professor de educação especial na equoterapia (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
  • Autonomia e autoestima de estudante com deficiência intelectual: relato de experiência do programa residência pedagógica (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
  • Avaliação da intensidade de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
  • Barreiras de acessibilidade nos espaços de uso comum da universidade: estudo de caso de uma biblioteca universitária (III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica)
  • Comunicação como uma prática social: possibilidades diante o ensino remoto (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
  • Educação especial e o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual da educação profissional e tecnológica (9º Congresso Brasileiro de Educação Especial - IX CBEE)
    2018 (Total: 2)
  • Inclusão Escolar de Alunos com Transtornos do Espectro Autista no Ensino Regular: Um Estudo de Caso (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Jovens e Adultos com Deficiência em Instituições Especializadas: Questões da Vida Adulta (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2016 (Total: 4)
  • Ensino colaborativo como prática pedagógica em educação especial: a visão dos professores (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Escala de intensidade de apoio para jovens e adultos com deficiência intelectual no RS (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Percepções iniciais dos professores do ensino regular e dos educadores especiais sobre o ensino colaborativo (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Terminalidade específica: concepções e aplicação na perspectiva do professor de educação especial (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (X ENPEE))
    2014 (Total: 13)
  • A Colaboração de uma Associação de Pessoas com Deficiência Visual para a Inclusão dessas Pessoas: Um Estudo de Caso (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Audiodescrição: Um Recurso de Acessibilidade para Alunos com Deficiência Visual (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Cartografia Escolar e Pesquisa Educacional: Aliadas no Planejamento das Ações da Educação Especial - PIBID/UFSM (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Comprovação da Condição de Pessoa com Deficiência nos Processos Seletivos para Ingresso das IES Públicas do País (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Condições Especiais Oferecidas durante o Processo Seletivo para Ingresso de Alunos com Deficiência nas Instituições de Ensino Superior do Brasil (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Dissertações e Teses sobre Alunos com Deficiência no Ensino Superior Brasileiro (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Formação de professores para atuação nas salas de recursos multifuncionais no município de Santa Maria/RS (4° Encontro do OBSERVATO RIO NACIONAL DE EDUCAÇA O ESPECIAL)
  • Formação de Professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial no munícipio de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil (IV Congreso Internacional Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Professorado)
  • Formação de Professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial: Em discussão a surdocegueira (IV Congreso Internacional Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Professorado)
  • Relato de Experiência com Alunos com Deficiência Intelectual Matriculados na Educação de Jovens e Adultos (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Relato de Experiência de Ações do PIBID/Educação Especial/UFSM com uma Aluna com Deficiência Intelectual Inlcuida no Ensino Fundamental (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Reserva de Vagas nos Processos Seletivos para Ingresso de Alunos com Deficiência em IES Públicas Brasileiras (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
  • Surdocegueira: Práticas Pedagógicas e a Interação (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
    2013 (Total: 2)
  • Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP): Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS e VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM)
  • Políticas Públicas brasileiras para a Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE): Um Estudo do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) (III Congresso Internacional 'Educação Inclusiva e Equidade')
    2012 (Total: 7)
  • Barreras Arquitectónicas Encontradas por alumnos con discapacidad en universidades públicas brasileñas (V Congreso Internacional Educación y Pedagogia Especial)
  • Inserção de Alunos com Deficiência Auditiva no Ensino Superior: Trajetória Escolar (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • O Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Políticas Públicas Brasileiras: Funcionamento, Formação de Professores e Avaliação (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • O Ingresso de Estudantes com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Observatorio Nacional de Educación Especial: la atención educacional especializada en Brasil (V Congreso Internacional Educación y Pedagogia Especial)
  • Observatório Nacional de Educação Especial: Constituição de uma Rede de Pesquisa (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Revisão de Trabalhos em Eventos Científicos sobre Formação de Professores e Atendimento Educacional Especializado (AEE) (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
    2011 (Total: 1)
  • Ingresso de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras (VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial)
    2010 (Total: 2)
  • Alunos com Deficiência nas Universidades Públicas Brasileiras (IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • As Universidades Públicas Brasileiras Frente a Inclusão de Alunos com Deficiência (IV Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais)
    2009 (Total: 1)
  • Acesso e Pemanência de Alunos com Deficiência nas Instituiçoes de Ensino Superior (IES) Públicas Brasileiras (IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste)
    2008 (Total: 6)
  • A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de São Carlos (IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial)
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (IX Jornada de Educação Especial)
  • Barreiras Atitudinais na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Educação Inclusiva: ?Meus(s) Alunos (s) com Síndrome de Down? (IX Jornada de Educação Especial)
  • Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior: UFSM. UFPR e UFSCar (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Percepções de Professores sobre a Educação Inclusiva (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2007 (Total: 2)
  • Ensino Colaborativo: Uma Proposta de Intervenção em uma Sala de Aula do Ensino Regular com Alunos com Deficiência Incluídos (IV Congresso Brasileiro Multidiciplinar de Educação Especial)
  • Formação de Professores: O Preparo para Trabalhar com Alunos com Síndrome de Down (IV Congresso Brasileiro Multidiciplinar de Educação Especial)
    2006 (Total: 7)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Do que Estamos Falando? (III Fórum Nacional de Educação)
  • E Por Falar em Inclusão: Quais são seus objetivos? (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul)
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva (III Fórum Nacional de Educação)
  • Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores das Classes Comuns do Ensino Regular (II Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais)
  • Mitos: A Força das Idéias Equivocadas (12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional de Educação)
  • Pensando Alto: A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down (III Fórum Nacional de Educação)
    2005 (Total: 1)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento)
    2004 (Total: 2)
  • Educação Especial: Discutindo a Educação Inclusiva com Professores de Alunos com Necessidades Especiais Incluidos na Classe Comum do Ensino Regular (1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: Poder, Identidade e Diferença)
  • Educação Inclusiva: Reflexões sobre a representação social dos professores frente aos alunos com necessidade educativas especiais (III Seminário de Formação de Professores: Vivências Lúdicas e Práticas Educativas)
    2001 (Total: 1)
  • Utilizando os pressupostos da educação psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades de prendizagem (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
    2021 (Total: 29)
  • A comunicação como prática social de estudantes com deficiência intelectual (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A construção do atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência durante o período de ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância das habilidades sociais com estudantes adultos com deficiência intelectual (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • A iniciação docência: um relato de experiência de uma acadêmica do curso de educação especial (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual (SIS-C) para a realidade brasileira (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As políticas de ações afirmativas em um centro de ensino de uma universidade federal: um estudo de caso (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atendimento educacional especializado individualizado: relato de experiência interestadual durante tempos de pandemia (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atividades de apoio referente a serviços de emergência de uma aluna com deficiência intelectual do ensino fundamental da rede pública (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atuação de bolsistas PIBID e RP no ensino colaborativo: um relato de experiência em um contexto de ensino remoto. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Autonomia de jovens e adultos com deficiência intelectual no ambiente virtual: estratégias e possibilidades de ensino. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Avaliação funcional das necessidades de apoio dos estudantes com deficiência intelectual, no contexto da educação profissional e tecnológica (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • Cenário da inclusão de alunos com deficiência em cursos técnicos na fronteira do Rio Grande do Sul (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • Contação de histórias acessíveis: uma possibilidade remota visando o acesso à educação para todos durante a pandemia de COVID-19 (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Desenvolvimento de atividades no atendimento educacional especializado para alunos com deficiência de modo remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ensino remoto e atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual: um relato de experiência (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estabelecendo uma parceria colaborativa entre ensino superior e educação básica, através dos programas PIBID e Residência Pedagógica (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estudantes com deficiência intelectual no contexto da Educação profissional e tecnológica (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • Implementação de uma parceria colaborativa entre A educação especial e o ensino regular (IV Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (IV ELPED); IV Seminário do Programa Residência Pedagógica Goiano; VI Seminário de Iniciação à Docência do IF Goiano (Pibid); II Seminário Internacional de Professores)
  • Jogos digitais pedagógicos frente ao processo de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: ferramentas educacionais para o ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ensino da matemática para alunas com deficiência auditiva no ensino técnico integrado ao médio (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O uso de tutoriais e jogos para a autonomia de estudantes com deficiência intelectual (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O uso de tutoriais para oportunizar uma maior autonomia no uso das redes sociais de estudantes com deficiência intelectual. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Obstáculos enfrentados pelas bolsistas no atendimento educacional especializado durante o ensino remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Panorama da inclusão de alunos com deficiência nos cursos técnicos do IFFAR (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Planejamento do atendimento educacional especializado durante o ensino remoto, desafios e possibilidades. (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Práticas pedagógicas e seus meios de colaborações para o desenvolvimento de uma estudante com deficiência intelectual (DI) (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Produção e adaptação de materiais pedagógicos: abordando a educação sexual para estudantes com deficiência intelectual (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Professores frente a desafios com os estudantes na educação profissional e tecnológica (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Residência Pedagógica Na Pandemia: Desafios E Possibilidades No Ensino Remoto (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2020 (Total: 5)
  • Educação Profissional e Tecnológica: contribuições da educação especial para o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Estudo de caso de uma biblioteca universitária: acessibilidade e permanência de acadêmicos com deficiência no ensino superior (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O desenvolvimento da autonomia digital de estudantes com deficiência intelectual matriculados na educação profissional durante o período de isolamento social (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os desafios da atuação do professor de educação especial: para além da formação acadêmica (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Primeira Intervenção na Educação Especial: Pensando Possibilidades de Ensino para a Pessoa com Deficiência Intelectual Atualmente (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 37)
  • A atuação do educador especial na equoterapia (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A comunicação alternativa para pessoas com deficiência intelectual severa (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A contribuição do PIBID/educação especial na escolarização de duas jovens com deficiência intelectual incluídas no ensino médio (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A defasagem idade/ano escolar: o caso de uma estudante com deficiência intelectual matriculada no ensino regular (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A eficiência da Equoterapia no desenvolvimento de uma criança com transtorno do espectro autista (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância da iniciação a docência na formação de professores em educação especial (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância do atendimento educacional especializado no desenvolvimento de crianças público-alvo da educação especial (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância do ensino colaborativo para alunos não público-alvo da educação especial (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância do lúdico no desenvolvimento de pessoas com autismo. (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A inclusão de alunos com deficiência na perspectiva dos professores do ensino regular (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Acessibilidade cultural em santa maria: cidade cultura para todos? em discussão a questão das pessoas com deficiência (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Acessibilidade para os estudantes do centro de educação: prédio 16 b até a casa do estudante (CEU) (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Acompanhamento de alunos com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptação de materiais pedagógicos para alunos com deficiência intelectual (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptação e validação da escala de intensidade de apoio para crianças e adolescentes com deficiência intelectual no brasil (34º Salão de Iniciação Científica - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adaptações curriculares para estudantes com deficiência: um olhar além do plano de aula (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Adoção de crianças público-alvo da educação especial (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Alunos com TDAH e a presença de acadêmicas da educação especial em sala de aula regular: independência? autonomia? (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atendimento educacional especializado de alunos com deficiência intelectual (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência intelectual e o uso de tecnologias educacionais (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Dossiê acessibilidade para o estudante do centro de educação/UFSM (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Hipersensibilidade auditiva e o transtorno do espectro autista: obstáculos e reflexões sobre a característica diante do contexto escolar inclusivo (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Implicações das habilidades sociais de estudantes com deficiência na interação em sala de aula: relato de experiência (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Importância do ensino colaborativo para as intervenções no atendimento educacional especializado individualizado: relato de experiência (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inclusão do aluno com deficiência no ensino regular: acesso e permanência (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Iniciação a docência em educação especial como atuação na prevenção de necessidades educativas especiais. (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Iniciação a docência em educação especial: ensino colaborativo, avaliação da deficiência intelectual e atendimento educacional especializado individualizado (3º Compartilhando Saberes - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Intervenções assistida por animais na educação especial (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Jogos como recurso pedagógicos em sala de aula regular através do ensino colaborativo: PIBID/ educação especial. (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O processo de contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo de caso. (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Oficinas de teatro: práticas pedagógico-teatrais para crianças com e sem deficiência (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Percepções sobre deficiência intelectual e habilidades sociais através do ensino colaborativo: relato de experiências. (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Práticas escolares: Uma reflexão sobre as experiências vivênciadas durante efetivação do ensino colaborativo (12º Salão de Extensão - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo de caso (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Produções e adaptações de materiais pedagógicos: aprendizagem e acessibilidade de estudantes com deficiência no ensino regular. (3º Compartilhando Saberes - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Professores de sala de aula regular frente a alunos com altas habilidades/superdotação: uma pesquisa bibliográfica (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Transtorno do espectro autista: aspectos da coadjuvação entre psicologia e escola nos processos de aprendizagem e comunicação (11ª Mostra de Ensino - 34ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2018 (Total: 3)
  • A História Da Educação Especial No Município De Caçapava Do Sul/RS: Do Princípio Aos Nossos Dias (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A produção do conhecimento sobre ingresso, permanência e participação de estudantes com deficiência no ensino superior (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Tecnologia Assistiva No Auxílio Ao Desenvolvimento E Aprendizagem De Alunos Com Deficiência Intelectual. (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 16)
  • A Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual: Uma Proposta de Ensino Colaborativo nas Aulas de Ciências (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância do ensino colaborativo: Um estudo bibliográfico (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Inclusão de Criança com Síndrome de Down em uma Escola Particular: Um Estudo de Caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Inclusão Escolar de Alunos com Autismo no Ensino Regular: Um Estudo de Caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Interação Social de Alunos com Deficiência Visual no Ensino Superior (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Trajetória Formativa no Ensino Superior de uma Egressa Cega no Curso de Pedagogia: Apontamentos de um Estudo de Caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de LIBRAS por Alunos Surdos a Colegas e Professores Ouvintes (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Alunos com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais de uma Escola da Rede Privada de Santa Maria (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As implicações da implementação do ensino colaborativo (ensino regular e educação especial) em uma escola estadual de Santa Maria/RS (1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão.)
  • Comunicação e Interação Entre Filhos Surdos e Pais Ouvintes: Um Estudo de Caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para Validação da Escala de intensidade de Suporte SIS no Brasil (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Dificuldades de aprendizagem específicas: dislexia e as implicações na aprendizagem (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Um estudo de caso (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Processo Educacional e a Adaptação de Alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Regular (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Preeminência da Baixa Visão, Concepção dos Sintomas em Escolares das Séries Iniciais de Escolas do Sistema Público Municipal da Cidade de Santa Maria/RS (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Questões da Vida Adulta: Inserção de Pessoas com Deficiência em Instituições Especializadas (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 5)
  • A parceria entre educação especial e ensino comum através do ensino colaborativo e do trabalho docente articulado (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atendimento educacional especializado na perspectiva colaborativa como estratégia de ação na iniciação a docência em educação especial (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições Do Rio Grande Do Sul Para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ensino colaborativo e o trabalho docente articulado e suas implicações aos alunos e professores na educação básica (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • O percurso de elaboração de um plano educacional individualizado em uma turma de uma escola especial (XXXI Jornada Acadêmica Integrada)
    2015 (Total: 16)
  • A Aprendizagem de Alunos com Síndrome de Down Incluídos no Ensino Regular (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • doi Aplicação e Análise da Escala de Intensidade de Suporte - SIS em Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual no Estado do Rio Grande do Sul (1º Seminário Regional PIBID/Sul - PARFOR/Sul - ENLIC/Sul)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Aluno com Deficiência Intelectual: Um Estudo de Caso (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Atividades de Vida Diária e Atendimento Educacional Especializado na Escola Regular: Uma Experiência na Educação de Jovens e Adulto (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Ensino Colaborativo e Atendimento Educacional Individualizado: Práticas da Iniciação a Docência em Educação Especial (1º Seminário Regional PIBID/Sul - PARFOR/Sul - ENLIC/Sul)
  • Ensino Colaborativo na Iniciação a Docência em Educação Especial (1º Seminário Regional PIBID/Sul - PARFOR/Sul - ENLIC/Sul)
  • O Arranjo Físico como Indicativo da Efetivação do Ensino Colaborativo na Perspectiva da Inclusão Escolar (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Ensino Colaborativo e a Docência Articulada como Práticas na Iniciação a Docência em Educação Especial (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Ensino Colaborativo na Iniciação a Docência em Educação Especial: Primeiras Impressões (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Processo de Inclusão no Sistema Colégio Militar do Brasil: Uma Análise Documental (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os Desafios Encontrados na Execução no Ensino Colaborativo (Educação Especial e Ensino Regular) em uma Escola Pública (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • PIBID/Educação Especial na Efetivação da Proposta Inclusiva: Espaço Informação, Sensibilização e Acolhimento (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Planejamento no Ensino Colaborativo: Uma Parceria para a Efetivação da Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Plano de Desenvolvimento Individualizado no Ambiente Escolar: Aspectos da Vida Diária de uma Jovem com Deficiência Intelectual (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Transtorno do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso na Perspectiva da Educação Inclusiva (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
    2013 (Total: 1)
  • Políticas Públicas brasileiras para a Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE): Um Estudo do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) (III Congresso Internacional 'Educação Inclusiva e Equidade')
    2012 (Total: 1)
  • Barreiras Comunicacionais Evidenciadas pelos Alunos com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras (VII Encuentro Iberoamericano de Educación)
    2010 (Total: 1)
  • The Access of Students with Disabilities in Brazilian Public Universities: Case Studies (CEC 2010 Convention and Expo)
    2009 (Total: 1)
  • Acesso e Pemanência de Alunos com Deficiência nas Instituiçoes de Ensino Superior (IES) Públicas Brasileiras (IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste)
    2008 (Total: 2)
  • Barreiras Atitudinais na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior: UFSM. UFPR e UFSCar (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2007 (Total: 1)
  • Síndrome de Down: - Professor, do que estamos falando? (II Encontro Iberoamericano de Educação)
    2006 (Total: 4)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Do que Estamos Falando? (III Fórum Nacional de Educação)
  • As Representações Sociais dos Professores de Alunos com Síndrome de Down Incluídos nas Classes Comuns do Ensino Regular (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva (III Fórum Nacional de Educação)
  • Pensando Alto: A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down (III Fórum Nacional de Educação)
    2005 (Total: 5)
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: O que Pensam os Professores? (II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Educação Inclusiva e Representações Sociais: Um Estudo de Caso (II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Educação Inclusiva, Síndrome de Down e Representações Sociais (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular (VIII Jornada Estadual de Educação Infantil)
    2004 (Total: 3)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativs Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular (XV Semana Acadêmica do Centro de Educação)
  • Educação Especial: Discutindo a Educação Inclusiva com Professores de Alunos com Necessidades Especiais Incluidos na Classe Comum do Ensino Regular (1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: Poder, Identidade e Diferença)
  • Educação Inclusiva: A Representação Social das Professores dos Alunos com Síndrome de Down (IV Congresso Brasileiro Sobre Síndrome de Down)
    2003 (Total: 1)
  • Educação Especial, Inclusão e Representação Social (55º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC))
    2002 (Total: 2)
  • A representação social dos professores de alunos incluídos na classe comum do ensino regular. (III Congresso Internacional de Educação Popular e XII Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Inclusão: A visão dos professores de seus alunos com necessidades educativas especiais (I Congresso Internacional de Educadores, XI Seminário Internacional de Educação)
    2001 (Total: 9)
  • A integração universidade-escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES (Programa Experimental de Ingresso ao Ensino Superior) da UFSM na qualificação docente e a educação continuada a distãncia (53º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • A mídia como um veículo de divulgação da educação especial (53º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • Desmistificando e divulgando a educação especial com vistas à inclusão (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
  • Educação Inclusiva: O papel do educador frente a essa nova realidade. (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de educação Popular)
  • Enfocando a educação especial na mídia impressa (XX Congresso Nacional das APAES)
  • Floresta Encantada: Uma intervenção pedagógica baseada nos pressupostos da educação psicomotora (7º Jornada Nacional de Educação)
  • Inclusão na pré-escola: Uma realidade, muitos desafios. (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
  • Utilizando a educação psicomotora como meio auxiliar na aprendizagem em classes populares (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de educação Popular)
  • Utilizando os pressupostos da educação psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem (I Jornada Estadual de Educação e II Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
    2000 (Total: 14)
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distância (EAD): Um disgnóstico de necessidades dos docentes da 6º Delegacia, região de Santa Cruz do Sul - RS (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distância: um diagnóstico de necessidades dos docentes da 6º delegacia de educação/RS (I Seminário Estadual de Política e Administração da Educação/RS)
  • A formação continuada dos professores e o uso de multimeios através da educação a distância: Uma pesquisa diagnóstica com docentes da 9º Delegacia de Educação do Rio Grande do Sul (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A formação de professores em educação especial e sua possível relação com a mídia impressa. (I Congresso Ibero- Americano de Formação de Professores)
  • A história da educação e da educação especial em Santa Maria (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distância. (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • A integração universidade escola na formação continuada de professores através da educação a distância. (I Congresso Internacional de Educação Popular: O Educador do Futuro e o Futuro do Educador)
  • A integração universidade escola na formação continuada dos professores e o uso de multimeios através da educação a distância. (IX Encontro Anual de Iniciação Científica)
  • Desmistificando e divulgação a educação especial (III Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down)
  • Desmistificando o papel do educador especial frente a abertura e a democratização da instituição escolar. (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Formação continuada de professores e o uso de multimeios através da educação a distância. (52º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC))
  • Integração universidade escola na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação a distância. (I Congresso Ibero- Americano de Formação de Professores)
  • O Papel do Educador Especial frente a Abertura e Democratização da Instituição Escolar (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • O resgate sócio-histórico da educação e educação especial em Santa Maria - RS (XV Jornada Acadêmica Integrada)
    1999 (Total: 1)
  • A Integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distãncia. (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
    2019 (Total: 1)
  • A Equoterapia no Desenvolvimento de uma Criança com Transtorno do Espectro Autista (2º COLUMBRA - 2º Congresso Luso Brasileiro - TEA e Educação Inclusiva)
    2018 (Total: 1)
  • Júri Simulado: Uma reflexão de Inclusão (10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA:)
    2017 (Total: 1)
  • Educação Especial, Deficiência Intelectual e Necessidade de Apoio: conceitos e possibilidades (Porto International Conference on Research in Education)
    2014 (Total: 14)
  • A Colaboração da Associação de Cegos e Pessoas com Deficiência Visual no Processo de Inclusão Educacional e Social dessas Pessoas (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais em uma escola Municipal de Santa Maria (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Apresentando o Projeto Político Pedagógico de uma Escola na Perspectiva da Educação Inclusiva (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As Implicações da Língua de Sinais na Escrita da Segunda Língua dos Surdos (Língua Portuguesa) (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • As Políticas Públicas e a Efetivação da Inclusão Escolar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Audiodescrição: Um Recurso de Acessibilidade nas Escolas Inclusivas (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS No Brasil (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Formação de Professores para Atuação nas Salas de Recursos Multifuncionais: Um Estudo do Observatório Nacional de Educação Especial (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Regular: A Relação do Professor da Sala Comum com o Educador Especial (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O Transtorno do Espectro do Autismo na perspectiva da Educação Inclusiva (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os Fatores que Intervem no Processo de Aprendizagem Escolar de um Aluno com Deficiência Visual Adquirida (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Relato de Experiência com uma Aluna com Deficiência Intelectual a partir das Ações do PIBID - Educação Especial (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Surdocegueira: Práticas Pedagógicas e a Interação Professor/Aluno (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Transtorno do Espectro do Autismo: Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2006 (Total: 2)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores (58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva (58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
    2005 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (57º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC))
    2000 (Total: 1)
  • A educação a distância na formação continuada de professores com o uso das novas tecnologias. (II Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus)
    2025 (Total: 1)
  • Deficiência intelectual: definição, diagnóstico, classificação e sistemas de apoio (12a ed.) (Definition, Diagnosis, Classification, and Systems of Supports ? 12th edition.)

Produção Técnica

    2017 (Total: 1)
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2005 (Total: 1)
  • Síndrome de Down: Do que Estamos Falando?
    2004 (Total: 1)
  • Produção Científica do Curso de Especialização em Educação Especial 1993 - 2004
    2022 (Total: 1)
  • III Jornada sobre deficiência intelectual e múltipla: Conhecimento científico, políticas públicas e transformação social
    2021 (Total: 1)
  • I Encontro de Redes Internacionais em Pesquisa sobre Acessibilidade e Inclusão
    2018 (Total: 1)
  • XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2017 (Total: 1)
  • 1º Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão.
    2016 (Total: 1)
  • X Seminário de Educação Especial e I Seminário Lationo-Americano de Educação Especial
    2015 (Total: 2)
  • 2 Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
  • VII Seminário Institucional PIBID/UFSM
    2014 (Total: 2)
  • 1º Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
  • VI Seminário Institucional PIBID/UFSM
    2012 (Total: 1)
  • V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2010 (Total: 1)
  • IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2008 (Total: 1)
  • III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2003 (Total: 1)
  • I Encontro Estadual de Educação Especial - Pré-Congresso Pessoa Portadora de Altas Habilidades
    2021 (Total: 1)
  • II Jornada sobre deficiência intelectual e múltipla: Inovações científicas, perspectivas e cenário internacional
    2016 (Total: 1)
  • INSPiRA: Esse encontro inspira transformações
    2006 (Total: 3)
  • I Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa de Apoio a Pesquisa em Educação Especial
  • I Jornada Nacional Universitária na Área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla
  • V Encontro Estadual Repensando a Inteligência - Altas Habilidades/Superdotação em Foco
    2005 (Total: 1)
  • Seminário de Formação de Professores para Educação Inclusiva
    2004 (Total: 1)
  • Seminário: A Produção do Conhecimento em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
    2022 (Total: 1)
  • Rede APAE Brasil, a Política Educacional e a Escala de Intensidade de Apoio (SIS-C)
    2017 (Total: 1)
  • Comportamentos Adaptativos e Adaptações Curriculares para Alunos com Deficiência Intelectual
    2012 (Total: 1)
  • Atendimento Educacional Especializado e Deficiência Intelectual
    2010 (Total: 1)
  • Acessibilidade no Ensino Superior
    2006 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva
  • Inclusão
    2004 (Total: 1)
  • Educação para Todos: Discutindo Possibilidades
    2000 (Total: 2)
  • Tópicos sobre inclusão
  • Utilizando os pressupostos da educação psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem.
    2025 (Total: 1)
  • Accessibility in Higher Education: The Use of Artificial Intelligence as an Auxiliary Tool for the Adaptation of Teaching Materials
    2024 (Total: 2)
  • A percepção da Educação Sexual para Alunos com Deficiência Intelectual na Perspectiva da Formação de Professores
  • USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO EM ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
    2023 (Total: 5)
  • Avaliação das necessidades de apoio de crianças com deficiência intelectual em uma Unidade da Rede APAE da Região Sul
  • CONFIABILIDADE E VALIDADE DA VERSÃO PILOTO SUPPORTS INTENSITY SCALE - CHILDREN?S VERSION (SIS-C) NO BRASIL
  • Deficiência intelectual: atualização do conceito, formação e práticas pedagógicas
  • O ensino de habilidades adaptativas de saúde e segurança no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual
  • TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DA SUPPORTS INTENSITY SCALE - CHILDREN?S VERSION (SIS-C) NO BRASIL: Dados da revisão da Tradução Piloto
    2022 (Total: 7)
  • Adaptação e validação de instrumentos: Análise de Conteúdo e de Semântica da Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes (SIS-C) no Brasil
  • ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE INTENSIDADE DE APOIO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (SIS-C) COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL: Dados preliminares
  • ATIVIDADES DE VIDA DOMÉSTICA COMO FERRAMENTAS PARA EXERCER A INDEPENDÊNCIA DE UM ADULTO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes com Deficiência Intelectual: Dados iniciais do município de Alagoinhas/Bahia/Brasil
  • Formação Continuada Deficiência Intelectual Atualização do conceito, formação e práticas pedagógicas: UFPR, UFSM e Fenapaes Brasil
  • Jogos digitais pedagógicos e deficiência intelectual: Práticas de ensino no modelo remoto
  • Os desafios da atuação do professor de Educação Especial: Para além da formação acadêmica
    2021 (Total: 11)
  • A atuação do professor de Educação Especial na Equoterapia
  • A experiência de um aluno usuário de cadeira de rodas em um curso técnico
  • A percepção dos estudantes de um centro de ensino de uma Universidade Federal sobre a acessibilidade e inclusão no contexto universitário
  • Autonomia e autoestima de estudante com deficiência intelectual: relato de experiência do programa residência pedagógica
  • Avaliação da intensidade de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual
  • Brazilian Special Education Researchers and Professionals Outlining Strategies for Improving the Quality of Assistance tor Students With Intellectual Disability
  • Comunicação como uma prática social: possibilidades diante o ensino remoto
  • Docentes frente às dificuldades de aprendizagem dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica
  • Educação Especial e o desenvolvimento de estudantes com deficiência intelectual da educação profissional e tecnológica
  • Implementation of a Collaborative Partnership Between Regular Education and Special Education: The Use of SIS-C in Initiation to Teaching
  • Professional and Technological Education: Contributions of Special Education for the Development of Students With Intellectual Disabilities
    2020 (Total: 4)
  • Educação Profissional e Tecnológica: Contribuições da Educação Especial para o Desenvolvimento dos Alunos com Deficiência Intelectual
  • Estudo de Caso de uma Biblioteca Universitária: Acessibilidade e Permanência de Acadêmicos com Deficiência no Ensino Superior
  • O Desenvolvimento Da Autonomia Digital De Estudantes Com Deficiência Intelectual Matriculados Na Educação Profissional Durante o Período de Isolamento Social
  • Os Desafios da Atuação do Professor de Educação Especial: Para Além da Formação Acadêmica
    2018 (Total: 4)
  • Actions of Special Education in the Context of Regular School: Problematizations on Inclusion of Students with Intellectual Disabilities and Teacher's Training
  • Constituindo modos de discutir e (Re)pensar a formação inicial em Educação Especial
  • Inclusão Escolar de Alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Regular: Um Estudo de Caso
  • Jovens e Adultos com Deficiência em Instituições Especializadas: Questões da Vida Adulta
    2017 (Total: 21)
  • A Implementação Do Ensino Colaborativo: O Que Os Professores Expressam Sobre Essa Prática
  • A Inclusão de Criança com Síndrome de Down em uma Escola Particular: Um Estudo de Caso
  • A Inclusão Escolar de Alunos com Autismo no Ensino Regular: Um Estudo de Caso
  • A Interação Social de Alunos com Deficiência Visual no Ensino Superior
  • A Trajetória Formativa no Ensino Superior de uma Egressa Cega no Curso de Pedagogia: Apontamentos de um Estudo de Caso
  • Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de LIBRAS por Alunos Surdos a Colegas e Professores Ouvintes
  • Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de LIBRAS por Alunos Surdos para Colegas e Professores Ouvintes
  • Alunos com Altas Habilidades/Superdotação nos Anos Iniciais de uma Escola da Rede Privada de Santa Maria
  • As implicações da implementação do ensino colaborativo (ensino regular e educação especial) em uma escola estadual de Santa Maria/RS
  • Comunicação e Interação Entre Filhos Surdos e Pais Ouvintes: Um Estudo de Caso
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para Validação da Escala de intensidade de Suporte SIS no Brasil
  • Dificuldades de aprendizagem específicas: dislexia e as implicações na aprendizagem
  • Educação Especial, Deficiência Intelectual e Necessidade de Apoio: conceitos e possibilidades
  • Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Um estudo de caso
  • Interação dos Alunos com Deficiência Visual no Ensino Superior: Um Estudo de Caso
  • O ensino colaborativo e seu potencial para a aprendizagem de aluno e professores.
  • O Processo Educacional e a Adaptação de Alunos com Deficiência Intelectual no Ensino Regular
  • O Trabalho Colaborativo entre Educação Especial e Ensino Regular em uma Escola Municipal de Santa Maria/RS
  • Preeminência da Baixa Visão, Concepção dos Sintomas em Escolares das Séries Iniciais de Escolas do Sistema Público Municipal da Cidade de Santa Maria/RS
  • Projeto Piloto: Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Suporte para Crianças e Adolescentes (SIS-CA)
  • Questões da Vida Adulta: Inserção de Pessoas com Deficiência em Instituições Especializadas
    2016 (Total: 1)
  • Collaborative Teaching as a Pedagogical Approach of Special Education: Viability of This Proposal in Santa Maria/RS (Brazil)
    2015 (Total: 2)
  • Iniciação à Docência na Educação Especial
  • O Processo de Inclusão no Sistema Colégio Militar do Brasil: Uma Análise Documental
    2014 (Total: 2)
  • Formação de Professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial no munícipio de Santa Maria/Rio Grande do Sul/Brasil
  • Formação de Professores para atuar com alunos público-alvo da educação especial: Em discussão a surdocegueira
    2012 (Total: 6)
  • Barreras Comunicacionais Evidenciadas pelos Alunos com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras
  • Inserção de Alunos com Deficiência Auditiva no Ensino Superior: Trajetória Escolar
  • O Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas Políticas Públicas Brasileiras: Funcionamento, Formação de Professores e Avaliação
  • O Ingresso de Estudantes com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras
  • Políticas Públicas Brasileiras para Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Um Estudo do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP)
  • Revisão de Trabalhos em Eventos Científicos sobre Formação de Professores e Atendimento Educacional Especializado (AEE)
    2011 (Total: 1)
  • Ingresso de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras
    2010 (Total: 3)
  • Alunos com Deficiência nas Universidades Públicas Brasileiras
  • As Universidades Públicas Brasileiras Frente a Inclusão de Alunos com Deficiência
  • Ingresso e Permanência de Estudantes com Deficiência nas Universidades Públicas Brasileiras
    2008 (Total: 5)
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos
  • A Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Barreiras Atitudinais na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Educação Inclusiva: ?Meus(s) Alunos (s) com Síndrome de Down?
  • Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Superior: UFSM. UFPR e UFSCar
    2007 (Total: 2)
  • Formação de Professores: O Preparo para Trabalhar com Alunos com Síndrome de Down
  • Síndrome de Down - Professor, do que estamos falando?
    2006 (Total: 6)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores
  • As Representações Sociais dos Professores de Alunos com Síndrome de Down Incluídos nas Classes Comuns do Ensino Regular
  • E Por Falar em Inclusão: Quais são seus Objetivos?
  • Inclusão de alunos com síndrome de Down: As representações sociais dos professores das classes comuns do Ensino Regular
  • Mitos: A Força de Idéias Equivocadas
  • Pensando Alto: A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down
    2005 (Total: 5)
  • A Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: O que Pensam os Professores?
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
  • Educação Inclusiva e Representações Sociais: Um Estudo de Caso
  • Educação Inclusiva, Síndrome de Down e Representações Sociais
    2004 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva: reflexões sobre a representação social dos professores frente aos alunos com necessidades educativas especiais.
    2002 (Total: 2)
  • A representação social dos professores de alunos incluídos na classe comum do ensino regular.
  • Educação Especial, Inclusão e Representações Sociais.
    2001 (Total: 6)
  • A educação inclusiva: O papel do educador frente a essa nova realidade
  • A integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distância
  • A mídia como um veículo de divulgação da educação especial.
  • Enfocando a educação especial na mídia impresa
  • O arquivo vai à escola: Auto-estima, criatividade, memória.
  • Utilizando a educação psicomotora como meio auxiliar na aprendizagem em classes populares
    2000 (Total: 16)
  • A educação a distância na formação continuada de professores com o uso das novas tecnologias.
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distância: um diagnóstico de necessidades dos docentes da 6º Delegacia de educação/RS
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distância: Um diagnóstico de necessidades dos docentes da 6º delegacia de educação, Região de santa Cruz do Sul
  • A formação continuada dos professores do ensino médio através da educação a distãncia (EAD): Um diagnóstico de necessidades dos docentes da 6º Delegacia. Região de santa Cruz do Sul - RS
  • A formação continuada dos professores e o uso de multimeios através da educação a distância (EAD): Uma pesquisa diagnóstica com docentes da 9º delegacia de educação do Rio Grande do Sul
  • A formação do educador visando a produção de conhecimento em educação especial.
  • A história da educação e da educação especial em Santa Maria- RS
  • A integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distância
  • A integração universidade escola na formação continuada de professores através da educação a distância.
  • A integração universidade-escola na qualificação docente através da educação a distância.
  • Desmistificando e divulgando a educação especial.
  • Desmistificando o Papel do Educador Especial frente a Abertura e Democratização da Instituição Escolar
  • Formação continuada de professores e o uso de multimeios através da educação a distância.
  • Integração universidade escola na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação a distância.
  • O resgate da memória da educação e educação especial em Santa Maria
  • O Resgate Sócio-Histórico da Educação e Educação Especial em Santa Maria/RS
    1999 (Total: 1)
  • A integração universidade escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a possibilidade da utilização de multimeios através da educação continuada a distância.
    2025 (Total: 6)
  • Acessibilidade no ensino superior para inclusão de pessoas com deficiência em contextos diferenciados: foco nas práticas pedagógicas e nos serviços de apoio
  • Deficiência Intelectual: Conceitos e práticas pedagógicas
  • Experiência da Universidade Federal de Santa Maria/Rio Grande doo Sul em certificação diferenciada e no desenvolvimento das competências requeridas no curso proposto por estudantes com deficiência
  • Inclusión y accesibilidad en entornos híbridos
  • Iniciação a Docência em Educação Especial: Adultos com Deficiência Intelectual incluídos na educação professional
  • Relatos de Experiências de Intercâmbio Virtual/UFSM
    2024 (Total: 3)
  • Deficiência Intelectual: novas perspectivas
  • Formação continuada de professores de sala comum
  • Formação em Educação Especial no Brasil
    2023 (Total: 4)
  • Abordagem Conceitual da Deficiência Intelectual: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Deficiência Intelectual: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva: desafios da pós-graduação
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
    2022 (Total: 2)
  • A pessoa com deficiência, quem é?
  • Acessibilidade e Inclusão: Desafios e Possibilidades
    2021 (Total: 9)
  • Abordagem multidimensional e a avaliação funcional da Deficiência Intelectual
  • Adaptação e validação da escala SIS no Brasil
  • Adaptation and Validation of the SIS-C With Children and Adolescents in Brazil
  • Avaliação da deficiência: importância, instrumentos e técnicas
  • Compartilhando Experiências sobre Inclusão no Regime de Exercícios Domiciliares Especiais
  • Ensino Colaborativo e Trabalho Docente Articulado como práticas pedagógicas de apoio ao processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual
  • Escala de Intensidade de Apoio e sua proposição para o Brasil
  • Formação de professores e práticas com o coensino
  • Resultados do Projeto em Rede ?Acessibilidade e Inclusão em Contextos Universitários Diferenciados? ? Brasil, Argentina e Uruguai
    2020 (Total: 4)
  • Avaliação Funcional da Deficiência Intelectual
  • Deficiência Intelectual e Avaliação: ações Possíveis durante a Pandemia do COVID-19
  • Inclusão de estudantes com deficiência e ensino de física: estratégias (im) possíveis
  • Primeira Intervenção na Educação Especial: Pensando Possibilidades de Ensino para a Pessoa com Deficiência Intelectual Atualmente
    2019 (Total: 5)
  • A construção de uma sociedade inclusiva: desafios educacionais - Avaliação funcional
  • Avaliação e Adaptações Curriculares para Estudantes com Deficiência Intelectual
  • Conceitos e questões educacionais para alunos com autismo
  • Formação de professores em Educação Especial: Ensino Colaborativo
  • Refletindo as práticas inclusivas como caminhos para acessibilidade curricular
    2018 (Total: 2)
  • Inclusão e Acessibilidade para Pessoas com Deficiências no Ensino Superior
  • Produção Científica e Difusão
    2017 (Total: 4)
  • A Formação Inicial de Professores na Educação Especial
  • A Transversalidade do Ensino Colaborativo na Educação Especial
  • Contribuições da Produção Científica para a Atuação na Perspectiva Inclusiva no Ensino Superior
  • Inclusão e Acessibilidade
    2015 (Total: 1)
  • Facilitadores para permanência de alunos com deficiência no Ensino Médio e Superior
    2014 (Total: 2)
  • Formação de Professores na Perspectiva da Educação Especial no Pará e no Brasil
  • Inclusão no Ensino Superior: das Políticas Públicas aos Desafios Institucionais
    2012 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva: Reflexões sobre a escolarização de estudantes com deficiência
  • Observatório Nacional de Educação Especial: Estado da Pesquisa sobre Salas Multifuncionais no Brasil
  • Panorama sobre acesso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras
    2011 (Total: 2)
  • Fundamentos, princípios da Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado e Acessibilidade
  • Inclusão no Ensino Superior
    2010 (Total: 1)
  • A Inclusão no Ensino Superior: Políticas e Realidade Brasileira
    2009 (Total: 1)
  • Políticas Internacionais em Educação Especial
    2008 (Total: 2)
  • Barreiras para a Escolarização de Indivíduos com Deficiência
  • Inclusão de crianças com Síndrome de Down
    2006 (Total: 3)
  • A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down: Do que Estamos Falando?
  • Educação Inclusiva
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva
    2005 (Total: 3)
  • O Processo de Inclusão
  • Síndrome de Down
  • Síndrome de Down: Discutindo Algumas Questões Relevantes
    2004 (Total: 5)
  • Deficiência Mental
  • Educação Inclusiva: a Representação dos Professores dos alunos com Síndrome de Down
  • Políticas Públicas e a Educação Especial: Um (Re) Pensar Constante
  • Síndrome de Down: Alguns Aspectos Relevantes
  • Síndrome de Down: Alguns Aspectos Relevates
    2002 (Total: 1)
  • Inclusão: a visão dos professores de seus alunos com necessidades educativas especiais
    2017 (Total: 2)
  • A Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual: Uma Proposta de Ensino Colaborativo nas Aulas de Ciência
  • A importância do ensino colaborativo: Um estudo bibliográfico
    2016 (Total: 2)
  • Process of Insertion of People With Intellectual Disability in Labour Market
  • Support Intensity Scales as a Tool in the Beginning of Teaching Practice in Special Education
    2015 (Total: 13)
  • A Aprendizagem de Alunos com Síndrome de Down Incluídos no Ensino Regular
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) com Aluno com Deficiência Intelectual: Um Estudo de Caso
  • Atividades de Vida Diária e Atendimento Educacional Especializado na Escola Regular: Uma Experiência na Educação de Jovens e Adulto
  • Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
  • Docência com Alunos com Deficiência na Universidade
  • O Arranjo Físico como Indicativo da Efetivação do Ensino Colaborativo na Perspectiva da Inclusão Escolar
  • O Ensino Colaborativo e a Docência Articulada como Práticas na Iniciação a Docência em Educação Especial
  • O Ensino Colaborativo na Iniciação a Docência em Educação Especial: Primeiras Impressões
  • Os Desafios Encontrados na Execução no Ensino Colaborativo (Educação Especial e Ensino Regular) em uma Escola Pública
  • PIBID/Educação Especial na Efetivação da Proposta Inclusiva: Espaço Informação, Sensibilização e Acolhimento
  • Planejamento no Ensino Colaborativo: Uma Parceria para a Efetivação da Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual
  • Plano de Desenvolvimento Individualizado no Ambiente Escolar: Aspectos da Vida Diária de uma Jovem com Deficiência Intelectual
  • Transtorno do Espectro do Autismo: Um Estudo de Caso na Perspectiva da Educação Inclusiva
    2012 (Total: 1)
  • Observatório Nacional de Educação Especial: Constituição de Uma Rede de Pesquisa
    2010 (Total: 1)
  • Barreiras Atitudinais na Inclusão de Alunos com Deficiência nas Universidades Públicas Brasileiras
    2009 (Total: 1)
  • Acesso e Pemanência de Alunos com Deficiência nas Instituiçoes de Ensino Superior (IES) Públicas Brasileiras
    2008 (Total: 1)
  • Percepções de Professores sobre a Educação Inclusiva
    2007 (Total: 1)
  • Ensino Colaborativo: Uma Proposta de Intervenção em uma Sala de Aula do Ensino Regular com Alunos com Deficiência Incluídos
    2006 (Total: 2)
  • A Inclusão de alunos com Síndrome de Down: As Representações Sociais dos Professores
  • Educação: Formação de Professores para a Escola Inclusiva
    2005 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
    2004 (Total: 3)
  • A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Incluídos na Classe Comum do Ensino Regular
  • Educação Inclusiva: A Representação Social dos Professores de Alunos Incluidos na Classe Comum do Ensino Regular
  • Inclusão: A Representação Social dos Professores de Alunos com Necessidades Educativas Especiais.
    2003 (Total: 1)
  • Educação Especial, Inclusão e Representação Social
    2001 (Total: 1)
  • A integração universidade-escola através das ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEIES da UFSM na qualificação docente e a educação continuada
    2000 (Total: 1)
  • A Integração Universidade-Escola na Formação Continuada de Professores através da Educação a Distância
    2021 (Total: 1)
  • FIPE/2021 - Adaptação e validação da Escala de Intensidade de Apoio para crianças e adolescentes (SIS-C) com deficiência intelectual no Brasil
    2020 (Total: 2)
  • CNPq/2020 - Acessibilidade e Inclusão em Contextos Universitários Diferenciados: Contribuições da UFSM
  • FIPE/2020 - Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e adolescentes (SIS-C) com Deficiência Intelectual no Brasil
    2019 (Total: 3)
  • CEE/D/2019 - Licenciatura Plena em Educação Especial: Formação de Professores, Evasão e Áreas de Atuação
  • CNPq/2019 - Acessibilidade e Inclusão em Contextos Universitários Diferenciados: Contribuições da UFSM
  • FIPE/2019 - Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e adolescentes (SIS-C) com Deficiência Intelectual no BrasiL
    2018 (Total: 3)
  • CAPES/2018 - Contribuições do Rio Grande do Sul para Validação da Escala de intensidade de Suporte SIS no Brasil
  • CEE/D/2018 - Licenciatura Plena em Educação Especial: Formação de Professores, Evasão e Áreas de Atuação
  • PROLICEN/2018 - Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de Libras por Alunos Surdos a Colegas Ouvintes
    2017 (Total: 6)
  • FIEn/2017 - Acessibilidade no Ensino Superior: Ensino de Libras por Alunos Surdos a Colegas e Professores Ouvintes.
  • FIPE/2017 - Contribuições do Rio Grande do Sul para a validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
  • FIPE/2017 - Contribuições do Rio Grande do Sul para Validação da Escala de intensidade de Suporte SIS no Brasil
  • PEIPSM/2017 - O ensino colaborativo e o trabalho docente articulado e suas implicações aos alunos e professores na educação básica
  • PROLICEN/2017 - Contribuições do Rio Grande do Sul para a Validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
  • PROLICEN/2017 - O Ensino Colaborativo e a Docência Articulada como Práticas em Educação Especial
    2016 (Total: 1)
  • FIPE/2016 - Contribuições do Rio Grande do Sul para a validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
    2015 (Total: 2)
  • FIPE/2015 - Contribuições do Rio Grande do Sul para a validação da Escala de Intensidade de Suporte - SIS no Brasil
  • FIPE/2015 - O Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais: Funcionamento, Formação de Professores e Avaliação
    2006 (Total: 1)
  • Projeto Político Pedagógico do Curso de Pós-graduação Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos
    2025 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'APAE Ciência'
  • Revisor de periódico 'Práxis Educativa'
    2024 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'APAE Ciência'
  • Revisor de periódico 'Práxis Educativa'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'APAE Ciência'
  • Revisor de periódico 'Práxis Educativa'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'APAE Ciência'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM)'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'arquivos analíticos de políticas educativas'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação Especial'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação Especial'
    2006 (Total: 2)
  • I Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa de Apoio a Pesquisa em Educação Especial - PROESP
  • I Jornada Nacional Universitária na Área de Surdocegueira e Deficiência Múltipla
    2005 (Total: 1)
  • Seminário de Formação de Professores para Educação Inclusiva
    2004 (Total: 1)
  • Seminário de Pesquisa: A produção do Conhecimento em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (1961-2004).

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 5)
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO: Possibilidades para Formação Colaborativa na Perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem e do Coensino
  • ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, SUAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • Formação continuada do docente especialista em educação especial em Parauapebas (PA): desafios educacionais na perspectiva da educação inclusiva.
  • O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: confluências educacionais inclusivas
  • O PERFIL FORMATIVO DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: A inclusão escolar em salas comuns no contexto de Marabá/PA
    2022 (Total: 2)
  • EXPERIÊNCIAS CAPACITISTAS VIVENCIADAS POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • Gestão de Habilidades Sociais para Estudantes com Deficiência Intelectual no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica,
    2021 (Total: 1)
  • O trabalho das professoras de educação especial na educação profissional e tecnológica
    2020 (Total: 3)
  • A Evasão e as Políticas de Ações Afirmativas de Permanência dos alunos com Deficiência nos Campis do IFFar
  • ACESSO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA FRONTEIRA OESTE DO RS
  • PERCEPÇÕES E AÇÕES DOCENTES FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
    2021 (Total: 1)
  • Residência Pedagógica: Implementação de uma parceria colaborativa entre a educação especial e o ensino regular
    2020 (Total: 2)
  • Implementação de uma parceria colaborativa entre a educação especial e o ensino regular
  • Residência Pedagógica: Implementação de uma parceria colaborativa entre a educação especial e o ensino regular
    2023 (Total: 1)
  • A PERCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    2022 (Total: 7)
  • A ALFABETIZAÇÃO E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • ARTICULAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • AUTONOMIA NA VIDA ADULTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES DE APOIO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUNICIPIO DE SANTO ÂNGELO/RS
  • O QUE MUDOU NA PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA APÓS A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO?
  • OS FATORES ENVOLVIDOS NO FRACASSO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • Possibilidades de Trabalho Colaborativo Entre a Educação Física e a Educação Especial no Processo de Aprendizagem dos Alunos com Deficiência Intelectual
    2021 (Total: 9)
  • A autonomia digital de uma adulta com deficiência intelectual estudante da Educação Profissional e Tecnológica
  • A Dança como ferramenta de inclusão e aprendizado na vida de pessoas com síndrome de Down
  • As Políticas de Ações Afirmativas na Perspectiva dos Acadêmicos de um Centro de Ensino de uma Universidade Pública Federal
  • Atividades de vida doméstica como ferramentas para exercer a autonomia de um adulto com deficiência intelectual
  • Deficiência intelectual e os apoios necessários para ampliar as habilidades para autonomia
  • Inclusão Escolar e Ensino Colaborativo: um estudo sobre a compreensão de professores da rede municipal de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul
  • O ensino colaborativo como proposta de inclusão escolar para estudantes com deficiência intelectual através do modelo de ensino híbrido
  • Privacidade e Autonomia de um Adulto com Deficiência Intelectual
  • Supports Intensity Scale - Children?s Version e o Planejamento Centrado na Pessoa: Indicadores para Planejamento
    2020 (Total: 4)
  • Habilidades básicas para a alfabetização em alunos com Deficiência Intelectual
  • Jogos Digitais Pedagógicos e Deficiência Intelectual: práticas de ensino no modelo remoto
  • Os Desafios da Atuação do Professor de Educação Especial: Para Além da Formação Acadêmica
  • TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UM ALUNO CEGO NO ENSINO SUPERIOR
    2019 (Total: 2)
  • Avaliação funcional de estudantes com Deficiência Intelectual inseridos no ensino fundamental de escolas regulares
  • Educação Profissional e Educação Especial: Uma análise da avaliação funcional de estudantes do ensino técnico
    2018 (Total: 7)
  • A atuação do Pedagogo na Equoterapia
  • A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do Sujeito com Deficiência Intelectual
  • Alfabetização de Sujeitos com Deficiência Intelectual em Anos Finais de Ensino Regular
  • Deficiência Intelectual e Vida Adulta: Possibilidades e Desafios de uma Inclusão Social
  • Mercado de Trabalho:Desafios e Conquistas na Inserção da Pessoa com Deficiência Intelectual em uma Cidade do Interior do Estado do Rio Grande do Sul
  • Políticas de Inclusão no Ensino Superior: Estudo de Caso de um Centro de Ensino em uma Universidade Pública Federal
  • Tecnologia assistiva no auxílio ao desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual
    2017 (Total: 6)
  • A história da educação especial no município de Caçapava do Sul/RS: do princípio aos nossos dias.
  • A inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho: A mediação de uma oficina protegida
  • ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DO EDUCADOR ESPECIAL
  • O acolhimento de adultos com deficiência intelectual em residências de longa permanência.
  • Processo de identificação e avaliação de um sujeito com indicativos de deficiência intelectual: Um estudo de caso
  • Transição da adolescência para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual e suas expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho
    2016 (Total: 6)
  • A comunicação na área da saúde: a pessoa com deficiência intelectual
  • Elaboração, implementação e avaliação de um plano de apoio com atividades de aprendizagem ao longo da vida para adultos com deficiência intelectual.
  • Escala de intensidade de apoio (SIS) como ferramenta de compreensão da definição de deficiência intelectual
  • Necessidades de apoio de sujeitos com deficiência intelectual para a área de emprego
  • O profissional de apoio e sua atuação junto a alunos com deficiência em escolas regulares do município de Santa Maria/
  • Pedagogia hospitalar: campo de possibilidades e atuação do pedagogo
    2015 (Total: 5)
  • A Educação Especial no Ensino Médio: Um Ensaio para o Ensino Colaborativo
  • Benefícios Compensatórios da Prática Trabalhista na Vida das Pessoas com Deficiência
  • Concepções dos Professores do Ensino Regular Acerca das Atribuições dos Professores de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • O Ensino Colaborativo no Plano Municipal de Educação de Sta Maria: Uma P´ratica Possível?
  • Práticas Pedagógicas dos Pedagogos no Ensino de Alunos com Deficiência Intelectual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    2014 (Total: 3)
  • Formação De Professores Para Atuar No Atendimento Educacional Especializado Na Rede Pública De Santa Maria/Rs
  • Organização E Funcionamento Do Atendimento Educacional Especializado Nas Salas De Recursos Multifuncionais Em Escolas De Santa Maria/RS
  • Perfil Docente Para Atuar Com Alunos Com Deficiência No Ensino Superior
    2013 (Total: 3)
  • Comprovação da Condição de Pessoa com Deficiência nos Processos Seletivos para Ingresso nas IES Públicas do País
  • Condições Especiais Oferecidas Durante o Processo Seletivo para Ingresso de Alunos com Deficiência nas Instituições de Ensino Superior do Brasil
  • Reservas de Vagas nos Processos Seletivos para Ingresso de Alunos com Deficiência em IES Públicas Brasileiras
    2003 (Total: 1)
  • Educação de Crianças Especiais na Área de Administração Educacional