Sidnei Renato Silveira
Produção Bibliográfica
- 2025 (Total: 1)
- ISSN Implementation of a business intelligence tool in a hospital billing sector: Applicability and potents (REVISTA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA)
- 2024 (Total: 3)
- ISSN DigiEdu: uma plataforma para cursos on-line (Redin - Revista Educacional Interdisciplinar)
- 2023 (Total: 9)
- ISSN ColabAD: Uma Rede Colaborativa de Audiodescrição (Revista Científica Inovação e Tecnologia)
- ISSN Experiências no Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Educacionais Digitais (CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE))
- ISSN Formação de Docentes de Computação: relato de experiências realizadas na disciplina de Didática Geral (Revista Trajetória Multicursos)
- ISSN Sistema de Recomendação de Produtos de Pet Shop integrado a uma Loja Virtual (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Uso de Tablets nos Processos de Ensino e de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso realizado durante a Pandemia de COVID-19 (Revista Trajetória Multicursos)
- 2022 (Total: 3)
- 2021 (Total: 8)
- ISSN Docência On Line em Tempos de Pandemia de COVID-19: relato de experiências realizadas em um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (Revista Interação Interdisciplinar)
- ISSN EaD4u: Ambiente Virtual para Cursos Rápidos de Educação a Distância (REDIN - Revista Educacional Interdisciplinar)
- ISSN Levantamento e Aplicação de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no Ensino de Geografia (Revista de Ensino de Geografia)
- 2020 (Total: 10)
- ISSN Aplicativo Mobile para avaliar a acessibilidade de Objetos de Aprendizagem utilizando um Sistema Especialista (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- ISSN Eventcoin: Criptomoeda para Gamificação de Eventos (CADERNOS DO IME. SÉRIE INFORMÁTICA)
- ISSN Relato de Experiências realizadas em um Curso de Licenciatura em Computação a Distância (REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA)
- 2019 (Total: 19)
- ISSN Análise da Viabilidade de uso do protocolo IP Anycast em Soluções de Alta Disponibilidade e Balanceamento de Carga (Revista de Informática Aplicada)
- ISSN Descoberta de Indicadores e Padrões nos Participantes do ENEM (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Estratégias para a redução da evasão em cursos superiores de informática: relato de experiências do curso de sistemas de informação da UFSM/FW (TECNIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFG)
- ISSN Estratégias para Apoiar os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Alunos com Deficiência Visual: relato de experiências em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (REVISTA EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR)
- ISSN ETLA2: um sistema integrado para extração, transformação, leitura e análise da qualidade do ar (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Ferramenta para Apoio ao Suporte Técnico em uma Rede FTTx empregando Raciocínio Baseado em Casos (REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC)
- ISSN Gestão de Processos como Metodologia para Levantamento de Requisitos na Especificação de Sistemas: o caso de uma Instituição de Ensino Superior (informática aplicada)
- ISSN Implantação de um Sistema ERP: um estudo de caso na empresa LV Equipamentos Ltda (informática aplicada)
- ISSN Meninas Olímpicas: estimulando o protagonismo feminino nas ciências e tecnologia (CADERNOS DE GÊNERO E TECNOLOGIA (CEFET/PR))
- ISSN Sala de Aula Invertida: desenvolvendo video-aulas para a pré-aula (REVISTA EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR)
- ISSN Sistema Especialista para auxiliar no Diagnóstico de Depressão (REVISTA SAÚDE.COM)
- ISSN Tecnologias Digitais Assistivas aliadas a Metodologias Ativas de Aprendizagem (REVISTA EDUCACIONAL INTERDISCIPLINAR)
- ISSN Tratamento de Requisitos Não Funcionais em Sistemas Ciberfísicos com a Utilização de Orientação a Aspectos (REVISTA ELETRÔNICA ARGENTINA-BRASIL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO)
- ISSN Um Estudo de Caso sobre a Implantação de um Ambiente de Segurança de Redes de Computadores (REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC)
- ISSN Um Estudo sobre Governança de Tecnologia da Informação no Campus de Frederico Westphalen - RS da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) (NAVUS Revista de Gestão e Tecnologia)
- ISSN Use of 3D Technology in Knowledge Sharing and the Inclusion of Visually Impaired Students (INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH)
- 2018 (Total: 7)
- ISSN Aplicação de Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software: um Estudo de Caso na Empresa Alliance Software (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Desenvolvimento de uma Ferramenta Web para Migração e Visualização de Dados Abertos do DATASUS (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Ensino de Programação de Computadores na Educação Básica: um estudo de caso (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Implantação de um Núcleo de Desenvolvimento de Aplicativos Mobile (REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CRICIÚMA))
- ISSN Proposta de uma metodologia para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem de Lógica de Programação na modalidade de Educação a Distância (ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO)
- ISSN Um estudo sobre Técnicas de Teste de Software no Framework Laravel (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Um Estudo de Caso envolvendo a Aplicação de um Software Educacional de Geometria Espacial (REVEMAT)
- 2017 (Total: 11)
- ISSN Disciplina de Projeto de Software do Curso de Sistemas de Informação: relato de experiências realizadas (Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações)
- ISSN Formação em Tecnologia Assistiva Através de um Curso Aberto, Massivo, Online e de uma Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Implantação de um Sistema Help-Desk: um estudo de caso na Exatus Soluções Estratégicas (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: relato de experiências do Curso de Sistemas de Informação da UFSM/Frederico Westphalen (Revista de Extensão da UNESC)
- ISSN O Modelo Evolucionista Tecnológico aplicado à Fotografia (Actas de Diseño)
- ISSN Sistema de Recomendação Mobile: Um Estudo de Caso para Delivery (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Um estudo comparativo de algoritmos de criptografia de chave pública: RSA versus curvas elípticas (REVISTA DO CCEI)
- ISSN Utilização de Software Livre em Órgãos Públicos de Frederico Westphalen ? RS: um estudo de caso (CONTRAPONTO)
- 2016 (Total: 11)
- ISSN Aprimorando a Gerência e o Desenvolvimento de Software com Metodologias Ágeis (RCT - Revista de Ciência e Tecnologia)
- ISSN Desenvolvimento de um Sistema para Auxílio ao Diagnóstico de Diabetes empregando Redes Neurais (SADD) (REVISTA DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO - RSC)
- ISSN Desenvolvimento de uma Ferramenta para Migração de um Banco de Dados Relacional Firebird para o não-relacional MongoDB (REVISTA STREM)
- ISSN Jogo Educacional Digital para apoio ao Aprendizado de Matemática (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
- ISSN Jogo Educacional Digital para Auxílio à Alfabetização Utilizando Redes Neurais Artificiais (REVISTA EDUCAONLINE)
- ISSN Modelo de Aplicabilidade de Sistema RFID para Rastreabilidade na Indústria Alimentícia (Revista de Sistemas e Computação - RSC)
- ISSN Proposta de Aplicação de Recursos de Educação a Distância no Planejamento de Design de Embalagens (ESPACIOS (CARACAS))
- ISSN Um Protótipo para Monitoramento em Tempo Real do Transporte Público de Porto Alegre - RS por GPS (Global Positioning System) (RCT - Revista de Ciência e Tecnologia)
- ISSN Uma análise conceitual sobre as técnicas de coleta de dados utilizados em Design (Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade.)
- 2015 (Total: 6)
- ISSN Alternativas para Construção de Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso voltado à definição de uma arquitetura para adaptação de cursos na modalidade de Educação a Distância (Revista de Ciência e Tecnologia)
- ISSN Avaliação subjetiva da criatividade em produtos da atividade projetual (REVISTA EDUCAÇÃO (GUARULHOS))
- ISSN Desenvolvimento de um Protótipo de Sistema Inteligente de Apoio à Decisão como Ferramenta de Business Intelligence: um estudo de caso na Arbaza Alimentos (REVISTA ELETRÔNICA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO TECNOLÓGICA)
- ISSN Formação Docente na Área de Informática: A Experiência do Curso de Sistemas de Informação da UFSM/Frederico Westphalen (EXPERIÊNCIA - REVISTA CIENTÍFICA DE EXTENSÃO)
- ISSN Framework Genérico de Recomendação para Lojas Virtuais (Revista de Ciência e Tecnologia)
- ISSN O Desenho à mão livre no âmbito da preparação para a prática de projeto: parâmetros para o processo de ensino-aprendizagem (REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA)
- 2014 (Total: 7)
- ISSN Agile Data: Automating database refactorings (INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING RESEARCH AND APPLICATIONS (IJERA))
- ISSN Análise de Acessibilidade de Documentos Digitais Textuais: um estudo de caso em sites governamentais (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
- ISSN Aplicação de Recursos de Educação a Distância em Cursos de Design: Desafios e Potencialidades (Revista D (Uniritter))
- ISSN Bäcklund Transformations: a link between diffusion models and hydrodynamic equations (Computer Modeling in Engineering & Sciences)
- ISSN Closed form solutions to water pollution problems using auto-Bäcklund transformations (International Journal of Engineering Research and Applications (IJERA))
- ISSN Um Estudo de Caso sobre a Aplicação de Técnicas de Hipermídia Adaptativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (Revista Educaonline)
- ISSN Uma Solução de Baixo Custo para Implementação de Domótica (Revista de Sistemas e Computação - RSC)
- 2013 (Total: 4)
- ISSN Sistema de Projetação de Interfaces Dígito-Virtuais: a utilização do Projeto E como metodologia para construção do Ambiente Virtual de Aprendizagem Flow (Revista D (Uniritter))
- ISSN Sistema Especialista para Indicação de Medicamentos Fitoterápicos (Perspectivas & Conhecimento)
- ISSN SysHomeBrewer - Sistema Especialista para Produção de Cerveja Artesanal (Perspectivas & Conhecimento)
- 2012 (Total: 3)
- ISSN Diretrizes para a Projetação do Ambiente Virtual de Aprendiagem Flow (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN Intervenção em TI de organização pública: um relato de experiência empregando patterns (Negócios e Talentos)
- ISSN Utilização de Jogos Digitais para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático (#Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
- 2011 (Total: 5)
- ISSN Aplicação de Aspectos de Design Instrucional na Elaboração de Materiais Didáticos Digitais para Educação a Distância (Revista D (Uniritter))
- ISSN Aplicação de Técnicas de Hipermídia Adaptativa em Sistemas Tutores Inteligentes (Colabor@ (Curitiba))
- ISSN Evolução Tecnológica de Produto: o caso do livro (Revista Design & Tecnologia)
- ISSN Intelivet: sistema especialista para auxílio no diagnóstico diferencial em animais de pequeno porte (Revista Científica do INESC)
- ISSN Uma Análise Conceitual sobre Métodos de Pesquisa utilizados em Design (Revista D (Uniritter))
- 2010 (Total: 2)
- ISSN Implementação de Sistemas Especialistas na Área de Saúde: Potencialidades e Desafios (Perspectivas & Conhecimento)
- ISSN SESMED (Smart Emergency Medical System) - Sistema Especialista para Apoio a Paramédicos (Revista do CCEI)
- 2009 (Total: 4)
- ISSN A Problemática da Formação do Docente da Área de Informática (Educação e Cidadania)
- ISSN Adaptive Portals - Ferramenta para Construção de Portais Corporativos Adaptativos (Revista de Sistemas de Informação da FSMA)
- ISSN Processo de Implantação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância: um estudo de caso (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN Um Estudo de Caso sobre a Implementação de Sistemas de Recomendação (Perspectivas & Conhecimento)
- 2008 (Total: 1)
- ISSN Potencialidades e Desafios da Modalidade Semipresencial (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2007 (Total: 1)
- ISSN O Uso de Atividades Semipresenciais em Cursos Presenciais como Forma de Qualificação da Educação Superior: o caso do UniRitter (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2006 (Total: 3)
- ISSN Desenvolvimento de Jogos Educativos Digitais utilizando Ferramentas de Autoria Multimídia: um estudo de caso com o ToolBook Instructor (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN Formação de grupos colaborativos em cursos a distância via web : um estudo de caso utilizando técnicas de inteligência artificial (Revista Brasileira de Informática na Educação)
- ISSN Sistema Hipermídia Adaptativo baseado em Estilos Cognitivos (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2005 (Total: 3)
- ISSN Aprendendo a Construir Algoritmos através da Mediação Digital (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN Educação a Distância e Hipermídia Adaptativa (Diálogo (Canoas))
- ISSN Formação de Grupos Colaborativos em Cursos a Distância via Web utilizando Técnicas de Inteligência Artificial (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2001 (Total: 3)
- ISSN Ciência Cognitiva e Inteligências Múltiplas (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Inteligência Espacial e sua Relação com a Informática na Educação (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
- ISSN Inteligências Múltiplas, Computador e Avaliação: Trinômio Possível? (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
- 2000 (Total: 3)
- ISSN Ferramentas para Avaliação de Aprendizagem em um Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem (Acta Scientiae (ULBRA))
- ISSN Uma ferramenta de autoria Multimídia para Elaboração de Jogos Educativos (Revista Acta Scientiae)
- ISSN UMA FERRAMENTA DE AUTORIA MULTIMÍDIA PARA ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS (Acta Scientiae (ULBRA))
- 1999 (Total: 1)
- Professores Utilizando Ferramentas de Autoria Multimídia no Desenvolvimento de Software Educacional (Acta Scientiae)
- 1995 (Total: 1)
- O Uso dos Computadores nas Escolas (Logos)
- 2020 (Total: 1)
- ISSN Análise de Dados Abertos Governamentais do Programa Universidade para Todos ? PROUNI (RIA - Revista de Informática Aplicada)
- 2024 (Total: 4)
- doi APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR: INCENTIVO À LEITURA E REFLEXOS DA TECNOLOGIA NO 9º ANO DA EMEF CAXIXE)
- Formação de Docentes de Computação: experiências realizadas no curso de licenciatura em computação da UAB/UFSM (O Universo Literário e a Educação: abordagens contemporêneas)
- Percepções de Estudantes de Sistemas de Informação sobre o Emprego do ChatGPT (Percepções de Estudantes de Sistemas de Informação sobre o Emprego do ChatGPT)
- doi RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO (A FORMAÇÃO DO SUJEITO LEITOR: INCENTIVO À LEITURA E REFLEXOS DA TECNOLOGIA NO 9º ANO DA EMEF CAXIXE)
- 2023 (Total: 12)
- doi Aplicando a Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida no Ensino de Gerência de Projetos de Software: um relato de experiências (A educação na contemporaneidade: desafios pedagógicos e tecnológicos)
- Busca Tattoo: ferramenta multiplataforma para divulgação de tatuadores (Ciência, tecnologia e inovação: tendências e desafios para o desenvolvimento científico e tecnológico)
- doi Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Médio: um estudo de caso utilizando Scratch (Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista)
- Docência On Line em Tempos de Pandemia: um relato de experiências (A Docência em Primeira Pessoa: relatos sobre a atuação docente durante a Covid-19)
- doi Ensino de Programação: potencialidades e desafios (Educação Contemporânea)
- doi Ensino Híbrido: relato de experiências realizadas no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen/RS (Educação Contemporânea)
- Ensino Remoto: relato de experiências realizadas no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM/Frederico Westphalen-RS (Relatos de Práticas Exitosas no Ensino Remoto)
- doi Experiências no Ensino Híbrido realizadas no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM ? Universidade Federal de Santa Maria ? Campus Frederico Westphalen/RS (Educação Contemporânea)
- doi Experiências Realizadas no Ensino de Paradigmas de Programação (Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista)
- Inteligência Artificial: os computadores podem ser criativos? (Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual)
- doi Pensamento Computacional: relato de experiências realizadas (Cultura Maker e Robótica)
- doi Tomada de Decisões por meio de IA (Intel=igência Artificial): como garantir que uma IA não prejudique os seres humanos? (Science, Society and Emerging Technologies)
- 2022 (Total: 16)
- doi A Importância do Feedback para Estimular a Aprendizagem: relato de experiências realizadas no ensino remoto (Metodologias e Práticas Pedagógicas: experimentações criadoras na educação)
- A Importância dos Jogos Digitais Educacionais na Alfabetização dos Alunos com Deficiência Intelectual (Aprendizagem e tecnologia: enfoques práticos e teóricos na educação do Século XXI:)
- A Utilização do WhatsApp como Ferramenta de Apoio aos Processos de Ensino e de Aprendizagem: um estudo de caso no município de Sarandi - RS (Educação na Contemporaneidade: desafios da sociedade brasileira)
- Aplicação de Sistemas Hipermídia Adaptativos nos Processos de Ensino e de Aprendizagem (Educação em Perspectiva: reflexões entre a teoria e a prática)
- doi Como utilizar Jogos Educacionais Digitais para estimular a Aprendizagem (O processo de ensino-aprendizagem na sociedade da informação)
- Desenvolvimento de Sistemas Especialistas: experiências realizadas na UFSM-Frederico Westphalen/RS (Pesquisa Multidisciplinares em Ciências Exatas - Volume 3)
- doi Ensino de Gerência de Projetos de Software utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem da Sala de Aula Invertida (Pesquisas e Reflexões Nacionais em Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas)
- doi Estimulando a Alfabetização por meio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Palmeira das Missões/RS (Open Science Research)
- Estimulando o Pensamento Computacional por meio do Aprendizado de Programação para Dispositivos Móveis (Saberes em Diálogo: reflexões, contextos e práticas)
- Implantação da Rede GPON: um estudo de caso em um provedor de Internet da cidade de Palmeira das Missões/RS (Pesquisa Multidisciplinares em Ciências Exatas - Volume 2)
- LigthForYourLife: Aplicativo para Detecção de Luminosidade e Cores para orientação de Deficientes Visuais (Pesquisa Multidisciplinares em Ciências Exatas - Volume 2)
- O Uso de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação como Ferramenta de Apoio aos Processos de Ensino e de Aprendizagem durante o Período de Isolamento Social devido à Pandemia da COVID-19 (Observatório socioeconômico da Covid-19: perspectivas econômicas e sociais diante da pandemia)
- doi Potencialidades e Desafios para a Aplicação da Metodologia da Sala de Aula Invertida no Ensino Híbrido (Open Science Research)
- doi Produção de Videoaulas como Ferramenta de Conteúdo Digital (Pesquisas e Reflexões Nacionais em Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas)
- doi Realidade Virtual e Aumentada no Ensino de Biologia: um estudo de caso nas séries iniciais do ensino fundamental (Pesquisas e Reflexões Nacionais em Ciências Humanas, Sociais e Linguísticas)
- doi Uma Reflexão sobre a Importância da Educação a Distância para a Formação de Docentes de Computação: o olhar dos licenciados em computação (Formação de Professores e Profissão Docente no Brasil)
- 2021 (Total: 14)
- doi Aplicando a metodologia da sala de aula invertida no ensino remoto emergencial em meio à pandemia de COVID-19 (Educação Contemporânea ¿ Volume 31)
- Como aplicar Metodologias Ativas de Aprendizagem com o Apoio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (JAI Jornada Acadêmica Integrada - Compilação de Artigos)
- doi Ensino Remoto na UFSM: opiniões dos alunos ingressantes sobre o REDE - Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Relatos de Práticas Pedagógicas no Contexto da Pandemia)
- Estratégias para estimular os Processos de Ensino e de Aprendizagem: relato de experiências no Curso de Licenciatura em Computação (Educação a Distância na UFSM: Histórias e Perspectivas)
- doi ESTUDO DE PROPOSTAS PARA O PROJETO DE SOFTWARE EDUCACIONAL (Tecnologia da Informação: Sistemas e Aplicações)
- Experiências Extensionistas em um Curso de Licenciatura em Computação ofertado na Modalidade de Educação a Distância (Educação Contemporânea: novas metodologias e desafios)
- Ferramentas Colaborativas para o Ensino Remoto: um estudo de caso aplicado ao ensino médio (Educação e Tecnologias: perspectivas no ensino e aprendizagem)
- Impressões dos Alunos sobre o Currículo do Curso de Licenciatura em Computação ofertado na Modalidade de Educação a Distância (Educação e Tecnologias: perspectivas no ensino e aprendizagem)
- doi METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS EMPREGANDO A SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (Metodologias ativas e ensino híbrido: potencialidades e desafios)
- O Uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nas Escolas do Campo: um estudo de caso em uma escola pública Estadual no município de Jóia/RS (Formação e Atuação Docente Frente ao "Novo Normal": reflexões, desafios e perspectivas em tempo de pandemia)
- Perfil dos Alunos e Impressões acerca do Curso de Licenciatura em Computação na Modalidade de EaD (Educação a Distância no Ensino Superior: Teoria e Prática - A busca da excelência acadêmica e de gestão)
- doi PERFORMANCE DE APLICAÇÕES WEB: UM ESTUDO DE CASO NAEMPRESA TUHL SOLUÇÕES (Ciência da Computação tecnologias emergentes em computação)
- Realidade Virtual e Aumentada na Educação: um estudo de caso na disciplina de História no ensino fundamental (Educação e suas Tecnologias)
- Um Estudo de Caso Envolvendo o Pensamento Computacional e o uso do Scratch no Aprendizado de Programação no Ensino Fundamental (Educação Básica No Brasil: Reflexões e Desafios)
- 2020 (Total: 8)
- doi Estratégias para estimular os processos de ensino e de aprendizagem de algoritmos e programação: relato de experiências realizadas no Campus de Frederico Westphalen/RS da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (METODOLOGIAS ATIVAS: TEORIA E PRÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR)
- doi Favorecendo a inclusão por meio de tecnologias digitais assistivas: relato de experiências do grupo de pesquisa DIRTA/UFSM (INCLUSÃO: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- doi Ferramenta P.e.p.y: Uma ferramenta gamificada para apoiar o ensino de algoritmos e lógica de programação (Série Educar - Volume 44 - Tecnologias)
- Formação Docente: como empregar metodologias ativas de aprendizagem em meio à pandemia de COVID-19 (Formação Docente: importância, estratégias e princípios)
- Formação Docente: uma proposta envolvendo o pensamento computacional (Formação Docente: importância, estratégias e princípios)
- doi O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19 (Série Educar - Volume 40 - Prática Docente)
- Planejamento de Experiências para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia de COVID-19 (Planejamento de Experiências para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia de COVID-19 - Da Educação Básica ao Ensino Superior: os desafios dos docentes no século XXI)
- Reflexões sobre a qualificação e formação continuada de docentes em metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais da informação e da comunicação (Olhares Interdisciplinares sobre a Pandemia de COVID-19: abordagens para a promoção da saúde)
- 2019 (Total: 3)
- doi Docência e didática: Desafios para a educação na sociedade do conhecimento (Educação no Século XXI - Volume 36 ¿ Tecnologia)
- doi Educação a Distância, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem baseada em problemas: Possibilidades para o ensino de programação de computadores utilizando metodologias ativas de aprendizagem (Educação no Século XXI - Volume 36 ¿ Tecnologia)
- Ensino de Lógica de Programação para Cegos (Promoção da Aprendizagem e Tecnologias Educacionis: Aprendizagem no Ensino Superior, Acessibilidade e Ações Afirmativas)
- 2003 (Total: 1)
- Modelando Comportamento Inteligente com Algoritmos Genéticos (Sociedades Artificiais: A Nova Fronteira na Inteligência das Máquinas)
- 2023 (Total: 1)
- Introdução à Programação e Estruturas de Dados Fundamentais com Python para Programadores C
- 2022 (Total: 1)
- Introdução à Álgebra Linear: utilizando a linguagem de programação Python e o recurso de descrição de imagens para deficientes visuais
- 2021 (Total: 2)
- Paradigmas de Programação: uma introdução
- Pré-processamento e segmentação de palavras manuscritas utilizando técnicas de processamento de imagens
- 2020 (Total: 1)
- Sistemas de Informação para Gestão Educacional
- 2019 (Total: 1)
- Metodologia do Ensino e da Aprendizagem em Informática
- 2018 (Total: 1)
- Construção de jogos educacionais digitais e objetos de aprendizagem: um estudo de caso empregando Adobe Flash, HTML 5, CSS, JavaScript e Ardora
- 2017 (Total: 6)
- Aplicativos Computacionais aplicados à Educação
- Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
- Gestão Educacional
- Informática Básica
- Introdução a Algoritmos
- Metodologia da Aprendizagem em EaD
- 2016 (Total: 1)
- Sistemas Fuzzy: uma abordagem prática para tomada de decisões
- 2011 (Total: 1)
- Desenvolvimento de Sistemas de Informação Inteligentes
- 2010 (Total: 1)
- Algoritmos e Programação em Linguagem C
- 2006 (Total: 1)
- Programação com Visual Basic.NET 2005 incluindo introdução à programação com ASP.NET
- 2005 (Total: 2)
- Algoritmos e Programação I
- Programação com Visual Basic.NET
- 2001 (Total: 1)
- Introdução à Programação com Visual Basic
- 2022 (Total: 1)
- doi Metodologias e Práticas Pedagógicas: experimentações criadoras na educação
- 2009 (Total: 1)
- Plano de Negócios - Curso de Pós-Graduação Lato Sensu na Modalidade de Educação a Distância - EaD
- 2006 (Total: 2)
- Formação de Grupos Colaborativos num Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem: um estudo de caso utilizando sistemas multiagentes e algoritmos genéticos
- Informática na Educação
- 2003 (Total: 1)
- Proposta de Tese (Doutorado): Aplicação de Algoritmos Genéticos na Adaptação de um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Internet
- 2001 (Total: 1)
- Exame de Qualificação (Doutorado): Ambientes Lúdicos de Ensino e Aprendizagem Modelados com Agentes
- 1999 (Total: 1)
- Estudo de uma Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos
- 1997 (Total: 1)
- A Utilização de Ferramentas de Autoria Multimídia no Desenvolvimento de Software Educacional
- 1995 (Total: 1)
- Brincando com as Frações: Sistema de Jogos Educativos
- 2020 (Total: 1)
- ISSN O Uso de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação como Ferramenta de Apoio aos Processos de Ensino e de Aprendizagem durante o período de Isolamento Social devido à Pandemia de COVID-19 (Observatório Socioeconômico da COVID-19 - UFSM - Fapergs)
- 1995 (Total: 1)
- O Uso da Informática nas Escolas (Jornal da ULBRA)
- 2015 (Total: 1)
- ISSN Utilizando Redes Neurais Artificiais no Diagnóstico de Doenças como Diabetes (iMasters)
- 2024 (Total: 4)
- Áreas de Interesse para Atuação Profissional dos Alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM/FW (CMD - Congresso Internacional Movimentos Docentes)
- Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento e Controle de Ambiente em Galpões de Suínos (V COBICET - Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- Impressões dos Alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM/FW acerca do Projeto Pedagógico (CMD - Congresso Internacional Movimentos Docentes)
- Uma Pesquisa Descritiva compreendendo Aspectos de Sustentabilidade Ambiental em Tecnologia da Informação (V COBICET - Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- 2023 (Total: 3)
- Aplicação de Metodologias Ativas, Atividades Gamificadas e Inteligência Artificial: um relato de experiências realizadas no Curso de Sistemas de Informação (Congresso Internacional Movimentos Docentes)
- Experiências realizadas no Modelo de Ensino Híbrido no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (VI SBPEA Simpósio Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem da EEL USP)
- Percepções de Estudantes sobre o Emprego do ChatGPT no Curso de Licenciatura em Computação (IV COBICET Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- 2022 (Total: 6)
- Aplicação da Metodologia Ativa de Aprendizagem da Sala de Aula Invertida no Ensino Remoto: um relato de experiências (SBSI - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - FESI - Fórum de Educação em Sistemas de Informação)
- Computadores e Sociedade: relato de experiências na modalidade de ensino remoto (III COBICET - Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- Experiências no Ensino Híbrido: a opinião dos alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM ? Universidade Federal de Santa Maria ? Campus Frederico Westphalen/RS (V Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem (SBPEA) da EEL-USP)
- Impressões dos Alunos de um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação acerca da Modalidade de Ensino Remoto (CMD - Congresso Internacional Movimentos Docentes)
- Potencialidades e Desafios do Ensino Remoto em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (SBSI - Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - FESI - Fórum de Educação em Sistemas de Informação)
- Uma Experiência no Ensino de Paradigmas de Programação (III COBICET - Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- 2021 (Total: 7)
- doi A Trajectory Inference-based Technique for Energy Efficient Store-and-Forward Technology (2021 Wireless Days (WD))
- Atividades Extensionistas em um Curso de Licenciatura em Computação ofertado na Modalidade de Educação a Distância (COBICET II Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- Docência On Line em Tempos de Pandemia de COVID-19 (II COBICET - Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- Ensino Remoto Emergencial em meio à Pandemia de COVID-19 (I Encontro Nacional de Atividade Multidisciplinar para a Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade)
- Estratégias para Estimular a Aprendizagem na Modalidade de Ensino Remoto (Congresso Internacional Movimentos Docentes)
- Qualificação de Docentes para o Emprego de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (II COBICET - Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- Superfícies Quádricas Construídas com o Software GeoGebra e a Técnica de Papietagem (CNMAC 2021 Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional)
- 2020 (Total: 5)
- Do Físico-Presencial para o Remoto-Virtual: relato do planejamento de experiências em ensino em tempos de COVID-19 (I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia)
- IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19 (9 Fórum Internacional Ecoinovar)
- POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EaD (XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA ? ESUD 2020 VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA ? CIESUD 2020)
- PROPOSTAS PARA A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO OFERTADO NA MODALIDADE DE EaD (XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA ? ESUD 2020 VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA ? CIESUD 2020)
- Qualificação Docente: capacitação para utilização do Google Classroom em meio à pandemia de COVID-19 (ERCOMP RS - Escola Regional de Computação do RS)
- 2019 (Total: 3)
- Aplicativo para Avaliar a Acessibilidade de Objetos de Aprendizagem (9º Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem ? CINAHPA/2019)
- Pepy: Sistema para apoiar os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Lógica de Programação utilizando Python (X EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseado em Estilos Cognitivos e na Taxonomia de Bloom (9º Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem ? CINAHPA/2019)
- 2018 (Total: 2)
- doi Educação a Distância, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas: possibilidades para o ensino de programação de computadores (VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação)
- doi Potencialidades e Desafios do Curso de Licenciatura em Computação a Distância da UFSM/UAB (VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação)
- 2017 (Total: 2)
- Gerenciamento e Controle por Autenticação para Acesso à Estrutura de Rede de Computadores da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões ? RS (VIII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Utilização de Software Livre em Órgãos Públicos de Frederico Westphalen-RS: um estudo de caso (WSL Workshop de Software Livre)
- 2016 (Total: 3)
- Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: algumas experiências do Grupo de Pesquisa IATE/UFSM - Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (VII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Implantação de um Sistema ERP: um estudo de caso na empresa Ramos e Copini Autopeças (VII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Simulação do Jogo Tic-Tac-Toe com o uso de Técnicas de Inteligência Artificial (VII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- 2015 (Total: 6)
- Ambiental Web: Sistema Especialista para Apoio à Avaliação de Processos de Licenciamento Ambiental (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Cálculo de distribuições de temperatura em trocadores de calor duplo-tubo: Soluções exatas para a equação convectivo-difusiva em coordenadas cilíndricas (Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul)
- Estudo Comparativo das Técnicas de Ferramentas de Mineração de Textos para a Geração de Conhecimento (XIV Fórum FAPA)
- MB Engine: Game Engine para a Construção de Jogos em HTML 5 (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Modelagem Matemática para Obtenção de Requisitos de Especificação de Projeto (IV International Conference on Design, Engineering and Management for Innovation - IDEMI)
- Projeto de aletas baseado em soluções exatas da equação de condução do calor (Seminário de Inovação e Tecnologia do IFSul)
- 2014 (Total: 4)
- Modelagem por Formalismo Matemático como forma de obtenção de requisitos de projeto (X SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação)
- Proposta de Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM/CESNORS/FW: um estudo de caso (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Sistema de Recomendação Fuzzificado de Objetos de Aprendizagem (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Sistema Inteligente para Apoio ao Diagnóstico de Diabetes empregando Redes Neurais (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- 2013 (Total: 2)
- Estudo de Caso da Aplicação de Recursos de EaD na Disciplina de Projeto de Moda II (9.o Colóquio de Moda - 6.a Edicação Internacional)
- Sistema de Recomendação de Profissionais de Tecnologia da Informação (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- 2012 (Total: 8)
- A Importância do Ensino do Design Social na Formação de Profissionais Conscientes: uma proposta de curso de extensão semipresencial (VIII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação)
- A Inserção do Design Instrucional como Temática na Formação de Professores (VIII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - Comunicações de Pós-graduação)
- Atividades e Técnicas Criativas: proposta de curso de extensão semipresencial (VIII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - Comunicações de Pós-graduação)
- Educação para o Design: Transformação e Evolução (VIII SEPEsq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - Comunicações de Pós-graduação)
- Educação Projetual a Distância: investigação de práticas de EaD em cursos superiores de Design no RS (VIII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação)
- Planejamento em Design de Embalagens: projeto de curso de extensão semipresencial (VIII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - Comunicações de Pós-graduação)
- Redes sociales aplicado en la educación (III Jornadas Internacionales de Campus Virtuales)
- Sustentabilidade aplicada ao Processo Projetual de Design: proposta de atividades a distância (VIII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação - Comunicações de Pós-graduação)
- 2011 (Total: 6)
- A Evolução da Tecnologia e o Papel do Designer (1o Colóquio Nacional de Design)
- Aplicação de Técnicas de Hipermídia Adaptativa em Sistemas Tutores Inteligentes (VII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - VII Colóquio de Pesquisa)
- Investigação de Aspectos sobre Computação em Nuvens e Educação a Distância (VII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - VII Colóquio de Pesquisa)
- Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) do UniRitter: características e objetivos principais (VII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - III Colóquio de Extensão)
- Proposta de uma Metodologia para Design Instrucional (1o Colóquio Nacional de Design)
- Usabilidade aplicada ao Design de Interfaces Digitais de e-Commerce (VII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - Comunicações de Pós-Graduação)
- 2010 (Total: 14)
- Aplicação de Plugins no Ambiente Virtual de EaD Moodle (MoodleMoot Brasil 2010)
- Aplicação de Recursos de Hipermídia Adaptativa em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (VI SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter)
- Considerações sobre a Evolução em Tecnologia (VI SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter)
- Jogo Educativo Digital para Estimular o Processo de Aprendizagem do Desenho como Prática Projetual (VI SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter)
- O Desenho de Interfaces para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (VI SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter)
- O Uso de Atividades Semipresenciais na Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental (VI SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter)
- Proposta de uma Metodologia para Inovação na Educação a Distância no UniRitter (VI SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter)
- Revisando o Método de Análise da Semântica Latente para Propósitos de Mineração de Opiniões sobre Produtos (VI SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do UniRitter)
- SEGCCSC ? Sistema Especialista para Gestão de Cobrança de Cheques sem Compensação (Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Rio Grande do Sul ? STIN)
- SRFit: Sistema Inteligente para Apoio à Recomendação de Treinos Físicos (V WET Workshop de Engenharia e Tecnologia - IV CCTEC Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari)
- SRISA: Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para Instalação de Som Automotivo (V WET Workshop de Engenharia e Tecnologia - IV CCTEC Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari)
- Um Estudo de Caso da Aplicação de Mineração de Dados em uma Instituição de Ensino Superior (V WET Workshop de Engenharia e Tecnologia - IV CCTEC Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari)
- Um Experimento para Avaliar a Percepção dos Alunos com Relação à Aplicação de Recursos de Hipermídia Adaptativa no Moodle (MoodleMoot Brasil 2010)
- Uma Experiência na Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no Ensino de Inteligência Artificial (MoodleMoot Brasil 2010)
- 2009 (Total: 11)
- Action - Protótipo para Automação para Análise de Dados (VIII SEMINFO - Seminário de Informática)
- Construção de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Biologia Celular no Contexto da Educação Especial (V SEPEsq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação)
- Estudo da Aplicação de Plugins para o Ambiente Virtual de EaD Moodle (V SEPEsq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação)
- Novas Abordagens para Educação a Distância no UniRitter (V SEPEsq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação)
- O Uso do AVA Moodle na Modalidade EaD no UniRitter (V SEPEsq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação)
- Previndex - Sistema Especialista para a Área de Direito Previdenciário (VIII SEMINFO - Seminário de Informática)
- RecomenTur - Sistema de Recomendação para a Área de Turismo (VIII SEMINFO - Seminário de Informática)
- Sistema de Recomendação para Lojas Virtuais de Informática (IV WET - Workshop de Engenharia e Tecnologia - 3o Congreso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari)
- Sistema Especialista para o Apoio ao Diagnóstico de Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção (IV WET - Workshop de Engenharia e Tecnologia - 3o Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari)
- Uma Experiência Interdisciplinar em um Curso de Sistemas de Informação (III WEI Tchê - Workshop de Educação em Computação do RS)
- Uma Reflexão sobre a Construção de Currículos de Cursos de Sistemas de Informação (III WEI Tchê - Workshop de Educação em Computação do RS)
- 2008 (Total: 14)
- Aprendizes Digitais: experiências com inclusão digital (WEI 2008 - Workshop sobre Educação em Computação CSBC 2008)
- Control-Ger: Sistema Especialista para Análise de Lançamentos Contábeis (IV Fórum de Inteligência Artificial da Região Sul)
- Ensino de Inteligência Artificial em Cursos de Sistemas de Informação (II WEI Tchê - Workshop de Educação em Computação do RS)
- Ferramentas para o Ensino de Algoritmos e Programação (II WEI Tchê - Workshop de Educação em Computação do RS)
- FisioExpert: Um Sistema Especialista para Apoio a Fisioterapeutas (IV Fórum de Inteligência Artificial da Região Sul)
- Jogo Digital para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático (IV SEPEsq - Semana de Extensão Pesquisa e Pós-Graduação)
- Metodologia de EaD Aplicada em Disciplinas Semipresenciais (A Práxis da Tutoria na Educalção a Distância)
- O Trabalho da Coordenação Ampliada na Gestão Acadêmica de Cursos de Graduação (II FGCoordI - Fórum Gaúcho de Coordenadores de Cursos de Informática)
- Os Diferentes Papéis do Coordenador de Curso de Graduação (IV SEPEsq - Semana de Extensão Pesquisa e Pós-Graduação)
- Os Perfis de Alunos e Professores de Cursos Superiores de Informática (II WEI Tchê - Workshop de Educação em Computação do RS)
- Percepção do Impacto de Ações de Educação Científica na Formação de Terceiro Grau (II WEI Tchê - Workshop de Educação em Computação do RS)
- Perspectivas para o Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino de Biologia Celular no Contexto da Educação Especial (IV SEPEsq - Semana de Extensão Pesquisa e Pós-Graduação)
- SHA-EaD Sistema Hipermídia Adaptativo Baseado em Estilos Cognitivos (CONAHPA Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem)
- SRTV - Sistema de Recomendação para Programas de (IV Fórum de Inteligência Artificial da Região Sul)
- 2007 (Total: 6)
- A Docência Universitária na Área de Informática (FGCoordI - Fórum Gaúcho de Coordenadores de Cursos de Informática)
- Algoritmo Genético para Gerenciamento de Rotas para Serviços de Tele-Entrega (SEMINFO - Seminário de Informática)
- Estruturação do Curso de Sistemas de Informação em Eixos Temáticos (WEI Tchê - Workshop de Educação em Informática)
- Modalidade de Ensino Semipresencial como Forma de Qualificar a Aprendizagem no Curso de Sistemas de Informação do UniRitter (WEI Tchê - Workshop de Educação em Informática)
- Sistema de Recomendação para Programas de Televisão (SEMINFO - Seminário de Informática)
- Sistema Especialista para Apoio a Fisioterapeutas - FisioExpert (III SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação)
- 2006 (Total: 5)
- Aplicação de Sistemas Hipermídia Adaptativos (SHA) em Educação a Distância (II Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação - II SEPesq)
- Computação Móvel e M-Learning (SEMINFO RS - Seminário de Informática)
- Educação a Distância em Cursos de Informática: a experiência do Curso de Sistemas de Informação do UniRitter (ERLICOMP - Escola Regional de Licenciatura em Computação)
- Sistema de Recomendação para Telefonia Móvel (SEMINFO RS 2006 - Seminário de Informática)
- Web Matrix: criação de websites utilizando a tecnologia ASP.NET (SEMINFO RS 2006 - Seminário de Informática)
- 2005 (Total: 3)
- Acesso a Banco de Dados com Visual Basic.Net (SEMINFO RS - Seminário de Informática)
- Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial na Formação de Grupos Colaborativos em Cursos a Distância via Web (Semana Científica do Unilasalle)
- Formação de Grupos Colaborativos em um Ambiente Multiagente de Aprendizagem na Internet (Colóquio de Pós-Graduação SEPESQ - UniRitter)
- 2004 (Total: 5)
- Estudo e Construção de um Agente Adaptativo de Avaliação no Contexto do Projeto AMIA-CNPq (SEMINFO 2004)
- Estudo e Construção de um Portal Baseado no ERP Odin da Empresa West Digital Dynamics (SEMINFO 2004)
- Ferramenta para Criação de Cursos no Contexto do Projeto AMIA - CNPq (SEMINFO 2004)
- Formação de Grupos Colaborativos no Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem (RIBIE 2004 - Congresso da Rede Iberoamericana de Informática na Educação)
- Site Adaptativo para Suporte a Usuários (SEMINFO 2004)
- 2003 (Total: 1)
- Aplicação de Algoritmos Genéticos na Adaptação de um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem (ICECE 2003 - International Conference on Engineering and Computer Education)
- 2001 (Total: 3)
- Ambientes Lúdicos de Ensino e Aprendizagem Utilizando a Abordagem de Agentes (II Fórum de Inteligência Artificial da Região Suçl)
- Construção de um Ambiente Interativo Utilizando VRML e ASP/VBScript (IV Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual)
- Proyecto ARCA (Ambiente de Realidad Virtual Cooperativo de Aprendizaje) Consideraciones sobre Aprendizaje y Evaluacion (Virtual Educa)
- 2000 (Total: 1)
- Aprendizagem e Avaliação em um Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem (Projeto ARCA) (RIBIE 2000 - Congresso da Rede Iberoamericana de Informática na Educação)
- 1999 (Total: 2)
- Uma Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos (X SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- Uma Introdução à Ciência Cognitiva (Escola Regional de Informática - Edição Nordeste)
- 1998 (Total: 4)
- Estudo de uma Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos (III Semana Acadêmica do CPGCC-UFRGS)
- Estudo e Construção de uma Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos (3o Simpósio de Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo)
- Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos (Tise 98 - Taller Internacional de Software Educativo)
- Jogos Educativos Computadorizados Utilizando a Abordagem de Algoritmos Genéticos (IV RIBIE - Congresso da Rede Iberoamericana de Informática Educativa)
- 1997 (Total: 1)
- Estudo e Construção de uma Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos Computadorizados (VIII SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação Workshop de Teses em Andamento)
- 2021 (Total: 3)
- Comparação de Alternativas Multiplataforma para Desenvolvimento de Aplicações Móveis (JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
- Estimulando o Pensamento Computacional por meio do Aprendizado de Programação para Dispositivos Móveis (JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
- Uma Nova Perspectiva do Observatório Socioeconômico da COVID-19 (JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
- 2020 (Total: 3)
- Formação Docente: desenvolvimento do pensamento computacional nos anos finais do ensino fundamental (JAI - Jornada Acadêmica Integrada - Salão de Extensão)
- Qualificação Docente: capacitação para utilização do Google Classroom em meio à pandemia de COVID-19 (4.o Encontro Compartilhando Saberes)
- Sala de Aula Invertida: uma experiência no curso de Sistemas de Informação (4.o Encontro Compartilhando Saberes)
- 2015 (Total: 1)
- Um Estudo de Caso sobre o Perfil dos Profissionais e das Empresas de Tecnologia da Informação (TI) da Cidade de Frederico Westphalen - RS (Computer on the Beach 2015)
- 2003 (Total: 3)
- A Aplicação de Algoritmos Genéticos na Adaptação de um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem na Internet (IV Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica)
- Acesso a Banco de Dados na Web (IV Jornada de Iniciação Científica do UniRitter)
- Proceso de Adaptación en el Proyecto AMIA (IX Congreso Argentino de Ciencias de la Computación)
- 2002 (Total: 1)
- Projeto AMIGOS-AMIA Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem (III Fórum de Pesquisa Científica e Tecnológica)
- 2001 (Total: 4)
- Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem: Ferramentas para Avaliação (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- Analisador Estatístico de Char e Fóruns de Discussão (XIII Salão de Iniciação Cientíifca da UFRGS)
- O Processo de Avaliação via Web no Projeto ARCA (53a Reunião Anual da SBPC - Nação e Diversidade, Patrimônio do Futuro)
- Projeto ARCA - Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem (I Fórum de Ciência e Tecnologia)
- 1996 (Total: 1)
- Jogos Educativos Computadorizados: Unindo o Útil ao Agradável (II Congresso Internacional de Informática Educativa)
- 2021 (Total: 2)
- Projeto RTE - Reciclagem, Tecnologia e Educação (V Congresso de Extensão da AUGM)
- Qualificação de Docentes para o Uso de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação: Relato de Experiências Realizadas em um Curso de Licenciatura em Computação na Modalidade de Educação a Distância (XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância VII Congresso Internacional de Educação Superior a Distância)
- 2020 (Total: 3)
- API para Extração de Parâmetros em Objetos de Aprendizagem Digital para Validação de Acessibilidade (XI Computer on The Beach)
- Qualificação Docente: capacitação para utilização do Google Classroom em meio à pandemia de COVID-19 (XXVIII CIclo de Palestras do CINTED/UFGRS)
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO EaD: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS (XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA ? ESUD 2020 VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA ? CIESUD 2020)
- 2019 (Total: 2)
- Balanceamento entre Raridade e Sequência na Política de Escolha de Peças em Tráfego Streaming sobre Redes BitTorrent (X EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Ed!ECO: objeto de aprendizagem gamificado para apoiar a conscientização da reciclagem (X EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- 2016 (Total: 1)
- Template para a Interface do AVA Moodle: um estudo de caso no curso de Sistemas de Informação da UFSM-Campus Frederico Westphalen (VII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- 2015 (Total: 2)
- Ferramenta para Apoio ao Suporte Técnico em uma Rede FTTx empregando Raciocínio Baseado em Casos (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- IATE - Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- 2014 (Total: 4)
- Desenvolvimento de um Protótipo de SIAD (Sistema Inteligente de Apoio à Decisão) como Ferramenta de BI: um estudo de caso na Arbaza Alimentos (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Estudo e Construção de um Protótipo de Framework de Recomendação para Lojas Virtuais (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Perfil dos Profissionais e das Empresas de Tecnologia da Informação (TI) da Cidade de Frederico Westphalen - RS (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- Sistema de Recomendação Mobile: um estudo de caso para delivery (EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- 2013 (Total: 2)
- Aplicação de Técnicas de Hipermídia Adaptativa no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (STIN - IV Simpósio de Tecnologia da Informação do Noroeste do RS)
- Arquitetura para Adaptação de Cursos na Modalidade de Educação a Distância empregando Objetos de Aprendizagem (IV EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação)
- 2011 (Total: 1)
- Educação Projetual a Distância (5.o Congresso Internacional de Design de Informação)
- 2007 (Total: 1)
- Aplicação de um Sistema Hipermídia Adaptativo baseado em Estilos Cognitivos no Estudo de Sistemas de Informação (SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- 2004 (Total: 1)
- Formação de Grupos Colaborativos utilizando Algoritmos Genéticos (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação)
- 2003 (Total: 1)
- Adaptação de um Ambiente Interativo de Ensino e Aprendizagem na Internet utilizando Agentes Modelados com Algoritmos Genéticos (IV Enia - Encontro Nacional de Inteligência Artificial)
Produção Técnica
- 2017 (Total: 1)
- Tutorial de Utilização da Ferramenta Ardora
- 2011 (Total: 1)
- Tutorial de Utilização da Ferramenta Flash e Programação com Action Script
- 2009 (Total: 1)
- Tutorial de Utilização da Ferramenta de Mineração de Dados Tanagra
- 2006 (Total: 1)
- Tutorial de Utilização do Expert SINTA
- 2003 (Total: 1)
- Desenvolvimento de Algoritmos utilizando o AMBAP - Ambiente de Aprendizado de Programação
- 2002 (Total: 1)
- CBT sobre o uso do ToolBook Instructor - Ferramenta de Autoria Multimídia
- 1998 (Total: 1)
- Introdução ao Visual Basic
- 2017 (Total: 2)
- V JASI - Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação
- VIII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- 2016 (Total: 1)
- VII - EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação e VII STIN - Simpósio de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do RS
- 2010 (Total: 1)
- Coordenador Geral da VI SePesq Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação
- 2008 (Total: 1)
- 6.a ERRC - Escola Regional de Redes de Computadores
- 2007 (Total: 1)
- SEMINFO - Seminário de Informática
- 2008 (Total: 3)
- 4.o Encontro de Casemoders do RS
- Estande do UniRitter na 23a MOSTRATEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
- Estande do UniRitter no FISL 9.0
- 2007 (Total: 2)
- Estande do UniRitter na 22.a MOSTRATEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
- Estande do UniRitter no FISL 8.0 Fórum Internacional de Software Livre
- 2006 (Total: 1)
- Mostra de Soluções do FISL 7.0 - Fórum Internacional de Software Livre - Organização do Estande do UniRitter
- 2021 (Total: 2)
- III Encontro de Licenciaturas em Computação - VII SENID Seminário Internacional de Cultura Digital
- Seminário de Socialização de Práticas Docentes do Curso de Licenciatura em Computação
- 2018 (Total: 5)
- I Jornada Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação
- II Workshop de Qualificação dos Docentes e Tutores do Curso de Licenciatura em Computação
- IX EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- VI JASI - Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação
- XI Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação - Por que sou professor?
- 2017 (Total: 3)
- IX Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação - Ferramentas Web, Games e Gamificação na EaD
- VIII Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação - Ferramentas do AVA Moodle
- X WQDSI - Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação
- 2016 (Total: 4)
- IV JASI - Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação
- V Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação
- VI Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação
- VII Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação - Você gostaria de ser seu aluno?
- 2015 (Total: 4)
- I Encontro do Grupo de Desenvolvedores Google do Médio Alto Uruguai - RS - GDG MAU
- III JASI (Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação)
- IV Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação
- VI EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- 2014 (Total: 4)
- II JASI - Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação
- II Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação
- III Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação
- Workshop: Atividades de Pesquisa desenvolvidas no DECOM (Departamento de Ciências da Comunicação) e no DTecInf (Departamento de Tecnologia da Informação): possíveis interfaces
- 2013 (Total: 2)
- I JASI (Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação)
- I Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação
- 2012 (Total: 3)
- IX Seminário Institucional de Extensão - Economia Solidária
- IX Seminário Institucional de Pesquisa - Estratégias de Inovação
- VIII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do UniRitter
- 2011 (Total: 4)
- Comissão Organizadora do evento "Águas do Guaíba: Diversos Olhares"
- VII SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação
- VIII Seminário Institucional de Extensão
- VIII Seminário Institucional de Pesquisa
- 2010 (Total: 2)
- VII Seminário Institucional de Extensão
- VII Seminário Institucional de Pesquisa
- 2009 (Total: 3)
- V SEPEsq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
- VI Seminário Institucional de Extensão
- VI Seminário Institucional de Pesquisa
- 2008 (Total: 7)
- 1.o Campeonato de Jogos Digitais do UniRitter
- I WTCCSI - Workshop de Trabalhos de Conclusão de Curso de Sistemas de Informação
- II FGCoordI - Fórum Gaúcho de Coordenadores de Cursos de Informática
- II WEI Tchê - Workshop de Educação em Computação do RS
- IV Fórum de Inteligência Artificial da Região Sul
- VI Semana Acadêmica da Faculdade de Informática
- VI SEMINFO - Seminário de Informática 2008
- 2007 (Total: 5)
- Atividades de Grupo do VIII Seminário de Pedagogia Universitária
- ETEINFO - Encontro Técnico de Informática
- Tecnologias Atuais da Microsoft - Windows Vista e Direct X
- TecnoRitter
- V Semana Acadêmica da Faculdade de Informática do UniRitter
- 2006 (Total: 3)
- IV Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação
- Painel sobre Mercado de Trabalho em Informática com egressos do Curso de Sistemas de Informação
- V SEMINFO - Seminário de Informática - 2006
- 2005 (Total: 4)
- I Encontro dos Grupos de Estudo Java
- III Fórum de Inteligência Artificial
- Painel - Mercado de Trabalho na Área de Informática
- SEMINFO RS - JITEC (Jornada Integrada de Tecnologia e Computação)
- 2004 (Total: 2)
- II Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA
- III Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação
- 2003 (Total: 2)
- I Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA
- II Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação
- 2002 (Total: 1)
- I Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação
- 2001 (Total: 1)
- V Workshop de Informática na Educação
- 2000 (Total: 1)
- I Fórum Gaúcho de Informática em Saúde
- 2007 (Total: 5)
- Conceitos de Programação em Visual Basic.NET
- Oficina de ASP.NET
- Oficina de Visual Basic.NET - ETEINFO (Encontro Técnico de Informática)
- Oficina de Visual Basic.NET - Feira de Profissões do UniRitter
- Oficina de Visual Basic.NET - TecnoRitter
- 2006 (Total: 1)
- Oficina de ASP.NET
- 2003 (Total: 2)
- Minicurso - Programação em ASP - Active Server Pages
- Programação em ASP - Active Server Pages
- 2001 (Total: 1)
- Curso de Visual Basic - Nível Básico
- 1999 (Total: 1)
- Introdução à Programação com Visual Basic
- 2023 (Total: 1)
- Experiências realizadas no Modelo de Ensino Híbrido no Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
- 2022 (Total: 2)
- Aplicação da Metodologia Ativa de Aprendizagem da Sala de Aula Invertida no Ensino Remoto: um relato de experiências
- Potencialidades e Desafios do Ensino Remoto em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
- 2021 (Total: 2)
- Estratégias para Estimular a Aprendizagem na Modalidade de Ensino Remoto
- Qualificação de Docentes para o Uso de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação: Relato de Experiências realizadas em um Curso de Licenciatura em Computação na Modalidade de Educação a Distância
- 2020 (Total: 2)
- Qualificação Docente: capacitação para utilização do Google Classroom em meio à pandemia de COVID-19
- Sala de Aula Invertida: uma experiência no curso de Sistemas de Informação
- 2019 (Total: 10)
- Estratégias para Apoiar os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Alunos com Deficiência Visual: relato de experiências em um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão - UFSM - Alunos Destaque do Curso de Licenciatura em Computação
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão - UFSM - Conhecendo o Curso de Licenciatura em Computação
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão - UFSM - Perfil dos Alunos Ingressantes do Curso de Sistemas de Informação
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão - UFSM - Perfil dos Alunos Ingressantes e Impressões acerca do Curso de Licenciatura em Computalçao
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão - UFSM - Por onde andam nossos ex-alunos?2
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão - UFSM - Workshop de Qualificação Docente do Curso de Sistemas de Informação
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão - UFSM- Alunos Destaque do Curso de Sistemas de Informação
- Sala de Aula Invertida: desenvolvendo vídeo-aulas para a pré-aula
- Tecnologias Digitais Assistivas aliadas a Metodologias Ativas de Aprendizagem
- 2015 (Total: 1)
- Ambiental Web: Sistema Especialista para Apoio à Avaliação de Processos de Licenciamento Ambiental
- 2014 (Total: 1)
- Proposta de Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM/CESNORS/FW: um estudo de caso
- 2013 (Total: 1)
- Sistema de Recomendação de Profissionais de Tecnologia da Informação
- 2010 (Total: 3)
- Aplicação de Plugins no Ambiente Virtual de EaD Moodle
- Um Experimento para Avaliar a Percepção dos Alunos com Relação à Aplicação de Recursos de Hipermídia Adaptativa no Moodle
- Uma Experiência na Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no Ensino de Inteligência Artificial
- 2007 (Total: 1)
- Modalidade de Ensino Semipresencial como forma de qualificar a aprendizagem no curso de Sistemas de Informação no UniRitter
- 2024 (Total: 9)
- Metodologias Ativas de Aprendizagem
- Metodologias Ativas de Aprendizagem (Escola Estadual 14 de Maio - Vicente Dutra/RS)
- Metodologias Ativas de Aprendizagem (Escola Estadual Castelo Branco - Linha São João do Porto - Frederico Westphalen/RS)
- Metodologias Ativas de Aprendizagem (Escola Estadual de Educação Básica Padre Abílio de Marcos Sponchiado - Vista Alegre/RS)
- Metodologias Ativas de Aprendizagem (Escola Estadual José Canellas - Pinheirinho do Vale/RS)
- Metodologias Ativas de Aprendizagem (Escola Estadual Marechal Rondon - Iraí/RS)
- Metodologias Ativas de Aprendizagem (Polivalente - Escola Estadual de Educação Básica Palmeira das Missões - Palmeira das Missões/RS)
- Perigos da Internet
- Perigos na Internet - Escola Estadual Alfredo Westphalen - Seberi/RS
- 2023 (Total: 4)
- Alguns Perigos da Internet
- Estratégias para Estimular o Pensamento Computacional na Educação Básica
- Experiências no Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Educacionais Digitais
- Tempos de uma Nova Escola: e agora professor?
- 2022 (Total: 1)
- Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem
- 2021 (Total: 5)
- A Aplicação de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação durante a Pandemia de COVID-19 - Mesa Redonda - : Informação, Comunicação e Tecnologia no Contexto Escolar - Encontro EDUCOM Mão na Mìdia
- Como utilizar Jogos Educacionais Digitais para estimular a Aprendizagem
- Ferramentas para Construção de Jogos Educacionais Digitais
- Potencialidades e Desafios da Educação a Distância: experiências realizadas no Curso de Licenciatura em Computação
- Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem
- 2020 (Total: 5)
- Como aplicar Metodologias Ativas de Aprendizagem com o Apoio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação
- Ensino Híbrido: um olhar para a aprendizagem
- Metodologias Ativas de Aprendizagem
- O Uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Remoto
- Sala de Aula Invertida
- 2019 (Total: 3)
- Docência e Didática no Ensino Superior
- Docência e Didática: desafios para a Educação na Sociedade do Conhecimento
- Sala de Aula Invertida
- 2018 (Total: 1)
- Sala de Aula Invertida
- 2017 (Total: 7)
- Aula Inaugural - Polo da UAB de Cruz Alta - Curso de Licenciatura em Computação UAB/UFSM
- Aula Inaugural - Polo da UAB de Palmeira das Missões - Curso de Licenciatura em Computação UAB/UFSM
- Aula Inaugural - Polo da UAB de Sarandi - Curso de Licenciatura em Computação UAB/UFSM
- Aula Inaugural - Polo da UAB de Três Passos - Curso de Licenciatura em Computação UAB/UFSM
- Aula Inaugural - Polo de Seberi - Curso de Licenciatura em Computação UAB/UFSM
- Construção de Objetos de Aprendizagem com a Ferramenta Ardora
- Desenvolvimento de Jogos Educacionais Digitais: algumas experiências do Grupo de Pesquisa IATE/UFSM: Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional
- 2016 (Total: 1)
- Tipos e Estratégias para Avaliação do Rendimento Acadêmico
- 2013 (Total: 1)
- Docência e Didática no Ensino Superior
- 2012 (Total: 1)
- Docência no Ensino Superior
- 2011 (Total: 1)
- Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares - A Experiência Extensionista do UniRitter
- 2010 (Total: 1)
- Possibilidades Didáticas do Ambiente Virtual para as Disciplinas Semipresenciais
- 2009 (Total: 2)
- Dissertação - Projeto
- Processo de Implantação de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu a Distância: um estudo de caso
- 2007 (Total: 3)
- A Avaliação de Cursos de Informática
- A Docência Universitária na Área de Informática
- Desafios da Faculdade de Informática
- 2006 (Total: 1)
- O Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Ritter dos Reis
- 2004 (Total: 3)
- A Profissão do Bacharel em Ciência da Computação
- Hipermídia Adaptativa
- Projeto AMIA - Aplicação de Sistemas Multiagentes e Algoritmos Genéticos
- 2003 (Total: 1)
- Projeto AMIA - Arquitetura de Agentes Modelados com Algoritmos Genéticos
- 2002 (Total: 1)
- Arquitetura de Agentes Modelados com Algoritmos Genéticos
- 2001 (Total: 2)
- Inteligência Espacial
- Projeto de Pesquisa de Inteligência Artificial: Ambientes Lúdicos de Ensino e Aprendizagem Modelados com Agentes
- 1999 (Total: 1)
- Algoritmos Genéticos
- 2024 (Total: 1)
- PC Transit - Jogo Educacional Digital para estimular o Pensamento Computacional
- 2023 (Total: 1)
- Metodologias e Recursos de Aprendizagem: gamificação e chatGPT
- 2021 (Total: 1)
- Painel - Desafios da Formação de Professores em Computação para a Educação Básica
- 2020 (Total: 3)
- Formação Docente: capacitação para utilização do Google Classroom em meio à pandemia de COVID-19
- Formação Docente: Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Finais do Ensino Fundamental
- Mesa Redonda: Desafios e Potencialidades da Licenciatura em Computação na Formação de Professores para a Educação Básica
- 2019 (Total: 6)
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e de Extensão - e-books do Curso de Licenciatura em Computação
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e de Extensão - JASI - Jornada Acadêmica de Sistemas de Informação
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e de Extensão - UFSM PM e FW - Jornada Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e de Extensão - UFSM PM e FW - Sala de Aula Invertida
- I MIPE - Mostra Interdisciplinar de Pesquisa e de Extensão - Workshop de Qualificação dos Docentes e Tutores do Curso de Licenciatura em Computação
- O Uso do AVA Moodle como Ferramenta de Apoio às Aulas Presenciais
- 2013 (Total: 1)
- Arquitetura para Adaptação de Cursos na Modalidade de Educação a Distância empregando Objetos de Aprendizagem
- 2009 (Total: 3)
- Formação Geral - Painel ENADE
- Painel: Avanços Tecnológicos, Diferentes Mídias e Tratamento da Informação, Inclusão e Exclusão Digital, Tecnociência e Propriedade Intelectual
- Uma Experiência Interdisciplinar em um Curso de Sistemas de Informação
- 2006 (Total: 2)
- Discussão sobre o Projeto Final de Curso
- Relato: Potencialidades e Fragilidades do Ensino do Curso de Sistemas de Informação a partir das quatro visões do UniRitter
- 2005 (Total: 2)
- Formação de Grupos Colaborativos em um Ambiente Multiagente de Aprendizagem na Internet
- Painel O professor universitário e a formação profissional - a relação teoria-prática na ação pedagógica do curso
- 2004 (Total: 1)
- Formação de Grupos Colaborativos utilizando Algoritmos Genéticos
- 2002 (Total: 1)
- Projeto AMIGOS-AMIA Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem
- 2001 (Total: 1)
- Painel - Informática: De Olho no Futuro
- 2022 (Total: 1)
- Experiências no Ensino Híbrido: a opinião dos alunos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM ? Universidade Federal de Santa Maria ? Campus Frederico Westphalen/RS
- 2016 (Total: 1)
- Mídias na Educação
- 2007 (Total: 1)
- Estruturação do Curso de Sistemas de Informação em Eixos Temáticos
- 2005 (Total: 1)
- I Seminário de Avaliação Institucional
- 1999 (Total: 1)
- Estudo e Análise de Jogos Educativos Computadorizados
- 1994 (Total: 1)
- Estudo e Construção de um Protótipo Hipertexto
- 1999 (Total: 1)
- Ferramenta de Autoria Multimídia para a Elaboração de Jogos Educativos
- 1995 (Total: 1)
- Brincando com as Frações
- 2024 (Total: 1)
- Portal Estude e Responda: Plataforma Web para o ENEM
- 2023 (Total: 5)
- DigiEdu - Plataforma de Cursos Online
- Jogo Educacional Digital para auxiliar no Ensino de Frações Matemáticas
- PC Transit - Jogo Educacional Digital para estimular o Pensamento Computacional
- Sistema de Recomendação de Produtos de Pet Shop integrado a uma Loja Virtual
- T-SUM Ferramenta para Sumarização de Textos Dialogais usando um modelo de aprendizado profundo Transformers
- 2022 (Total: 2)
- Busca Tattoo: ferramenta multiplataforma para divulgação de tatuadores
- Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseado em Estilos Cognitivos e na Taxonomia deBloom
- 2021 (Total: 1)
- LightforYourLife: Aplicativo visando à Aplicação de Métodos de Detecção de Luminosidade e Cores para Orientação de Deficientes Visuais
- 2020 (Total: 1)
- Quiz EDUC: ferramenta para construção de Quiz Educacional
- 2019 (Total: 1)
- Aplicativo Mobile para Avaliar a Acessibilidade de Objetos de Aprendizagem
- 2017 (Total: 2)
- Sistema de Informações Gerenciais utlizando Dados de Dispositivos Móveis
- Sistema Especialista para auxiliar no Diagnóstico da Depressão
- 2016 (Total: 2)
- Fredi no Mundo da Reciclagem - Jogo Educacional Digital
- Super ZID - Jogo Educacional Digital
- 2015 (Total: 4)
- Ferramenta para apoio ao Suporte Técnico em Rede FTTX
- Jogo Educacional Digital para Alfabetização
- Sistema para Auxílio ao Diagnóstico de Diabetes
- Vamos às Compras - Jogo Educacional Digital
- 2014 (Total: 4)
- Framework de Recomendação
- Sistema de Recomendação Mobile
- Sistema Especialista para Licenciamento Ambiental
- Sistema Inteligente de Apoio à Decisão
- 2011 (Total: 4)
- Sistema de Recomendação de Músicas
- Sistema de Recomendação de Profissionais de Informática
- Sistema Especialista para Direito de Família
- SysHomeBrewer - Sistema Especialista para Produção de Cerveja Artesanal
- 2010 (Total: 4)
- Jogo do General - Jogo Eduacacional Digital para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático
- Sistema de Recomendação de Filmes
- Sistema de Recomendação para Recrutamento de Profissionais
- Sistema Especialista para Indicação de Medicamentos Fitoterápicos
- 2009 (Total: 10)
- Adptive Portals - Ferramenta para Construção de Sites Adaptativos
- Intellivet - Sistema Especialista para Medicina Veterinária
- NutriBem - Sistema Inteligente para Apoio Nutricional
- Previndex - Sistema Especialistapara Direito Previdenciário
- RecomenTur - Sistema de Recomendação para Turismo
- Sistema de Recomendação para Som Automotivo
- Sistema Especialista para Apoio a Paramédicos
- Sistema Especialista para Diagnóstico de Hiperatividade e Transtorno de Déficit de Atenção
- Sistema Especialista para Gestão de Cheques
- Sistema Especialista para Recomendação de Treinos Fisicos
- 2008 (Total: 3)
- Sistema de Recomendação de Serviços de Segurança Residencial e Patrimonial
- Sistema de Recomendação para Lojas de Informática
- Sistema Especialista para Triagem de Doadores de Sangue
- 2007 (Total: 5)
- Ferramenta para Verificação da Qualidade do Solo para Plantio
- FisioExpert - Sistema Especialista para Fisioterapia
- Sistema de Controle de Combustível
- Sistema de Gerenciamento de Rotas de Tele-Entrega
- Sistema de Recomendação de Programas de TV
- 2006 (Total: 2)
- SHA-EaD - Sistema Hipermídia Adaptativo para Educação a Distância
- Sistema de Recomendação para Telefones Celulares
- 2005 (Total: 6)
- Ferramenta para Elaboração de Cursos no Projeto AMIA - Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem
- Ferramenta para Formação de Grupos Colaborativos utilizando Algoritmos Genéticos
- Sistema Especialista para Venda de Gado de Corte
- Sistema Help-Desk Adaptativo
- Sistema para Controle de Processos Jurídicos
- Sistema para Marcação de Consultas Médicas via Celular
- 2004 (Total: 1)
- Agente Adaptativo de Avaliação - Projeto AMIA
- 2003 (Total: 2)
- Sistema de Informação para Agropecuária
- Software Educacional baseado no Método Montessori
- 2002 (Total: 2)
- Agente Avaliador - Projeto AMIA
- Software Educacional para Espaço-Temporalidade
- 2001 (Total: 2)
- Ferramenta Colaborativa para Edição de Textos - Projeto ARCA
- Sistema para Gerenciamento de Clubes para a Sociedade de Surdos do RS
- 2000 (Total: 1)
- Ambiente Virtual Interativo utilizando VRML - Projeto ARCA
- 1999 (Total: 2)
- Dieta Rápida - Sistema Especialsta para Nutrição
- SAST - Sistema de Apoio à Segurança do Trabalho
- 2014 (Total: 1)
- Avaliador do 6.o CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
- 2012 (Total: 2)
- Coordenador da Região Sul do FOREXP - Fórum de Extensão das IES Particulares
- Representante Institucional da SBC - Sociedade Brasileira de Computação no UniRitter
- 2011 (Total: 1)
- Representante Institucional da SBC - Sociedade Brasileira de Computação no UniRitter
- 2010 (Total: 1)
- Representante Institucional da SBC - Sociedade Brasileira de Computação no UniRitter
- 2009 (Total: 1)
- Representante Institucional da SBC - Sociedade Brasileira de Computação no UniRitter
- 2008 (Total: 1)
- Representante Institucional da SBC - Sociedade Brasileira de Computação no UniRitter
- 2005 (Total: 1)
- PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da FACENSA
- 2004 (Total: 2)
- Currículo Noturno do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação - UniRitter
- Relatório de Atividades Institucionais do Curso de Sistemas de Informação - 2003
- 2003 (Total: 1)
- Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação - UniRitter
- 2012 (Total: 1)
- Membro do FOPROP Sul - Fórum de Pró-Reitores de Pós-graduação e Pesquisa da Região Sul
- 2011 (Total: 3)
- Consultor ad hoc da FACEPE - Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
- Coordenador da Região Sul do FOREXP - Fórum de Extensão das IES Particulares
- Membro do FOPROP Sul - Fórum de Pró-Reitores de Pós-graduação e Pesquisa da Região Sul
- 2010 (Total: 1)
- Membro do FOPROP Sul - Fórum de Pró-Reitores de Pós-graduação e Pesquisa da Região Sul
- 2009 (Total: 1)
- Membro do FOPROP Sul - Fórum de Pró-Reitores de Pós-graduação e Pesquisa da Região Sul
- 2007 (Total: 2)
- Consultoria ad hoc da revista Iniciação Científica CESUMAR ISSN 1518-1243
- Representante Institucional da SBC - Sociedade Brasileira de Computação no UniRitter
- 2006 (Total: 1)
- Avaliador do II Salão de Extensão Universitária (II SEPesq)
- 2023 (Total: 2)
- Ajuste/Alteração do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação
- Coordenação do Processo de Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Computação UAB/UFSM
- 2017 (Total: 1)
- Projeto da Incubadora Tecnológica - UFSM/FW
- 2014 (Total: 3)
- Coordenação do Processo de Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da UFSM/FW
- Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Produção - UFSM/CESNORS - Frederico Westphalen
- Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - UFSM/CESNORS - Frederico Westphalen
- 2013 (Total: 5)
- Criação do Departamento de Tecnologia da Informação - CESNORS-UFSM Frederico Westphalen
- Normatização do Trabalho de Graduação em Sistemas de Informação
- Projeto para Criação do Polo de EaD da UAB/UFSM em Frederico Westphalen
- Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação (EaD) - CESNORS/UFSM
- Reforma Curricular - Curso de Sistemas de Informação
- 2012 (Total: 1)
- Inova UniRitter - Incubadora de Novos Empreendimentos
- 2009 (Total: 3)
- Implantação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a Distância
- Planejamento Estratégico para a Editora UniRitter
- Planejamento Estratégico para a Pós-Graduação Lato Sensu - UniRitter
- 2006 (Total: 2)
- Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologias Aplicadas a Sistemas de Informação
- Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- 2005 (Total: 4)
- Célula Acadêmica FACENSA.Net
- Plano de Auto-Avaliação Institucional da FACENSA
- Processo de Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da FACENSA
- Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA
- 2004 (Total: 3)
- Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento Web e Redes de Computaodres
- FUJA - Grupo de Estudos Java da FACENSA
- Processo de Reconhecimento do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do UniRitter
- 2003 (Total: 8)
- Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Informação - SENAC
- Projeto de Monitoria do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA
- Projeto dos Cursos de Tecnologia em Desenvolvimento para Web e Redes de Computadores da FACENSA
- Proposta para Aquisição de Software - Convênios MSDNAA e Macromedia - UniRitter
- Reforma Curricular do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA
- Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA
- Regulamento das Atividades de Iniciação Científica da FACENSA
- Regulamento do Exame de Extraordinário Aproveitamento
- 2002 (Total: 2)
- Curso Superior de Tecnologia em Hardware e Redes de Computadores - IPUC
- Projeto de Monitoria no Curso de Sistemas de Informação do UniRitter
- 2001 (Total: 1)
- Projeto do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação FACENSA
- 1999 (Total: 1)
- Curso de Especialização em Informática em Saúde
- 2023 (Total: 4)
- Membro da Comissão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UAB/UFSM) para seleção de Professores Formadores Edital 013/2023
- Membro da Comissão do Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UAB/UFSM) para seleção de Tutores Edital 012/2023
- Presidente da Comissão de Seleção de Professores Formadores para o Curso de Licenciatura em Computação EaD UAB/UFSM - Edital 104/2023 CTE/Prograd/UFSM Portaria 089 04/10/2023
- Presidente da Comissão de Seleção de Tutores para o Curso de Licenciatura em Computação EaD UAB/UFSM - Edital 105/2023 CTE/Prograd/UFSM Portaria 090 de 04/10/2023
- 2021 (Total: 1)
- Mediador da Mesa Redonda - Experiências de Egressos da Licenciatura em Computação na Educação Básica - III Encontro de Licenciaturas em Computação - VII SENID 2021
- 2015 (Total: 2)
- Estatuto do INDESTEC - Instituto de Inovação, Integração e Desenvolvimento Tecnológico
- Regimento Interno do INDESTEC - Instituto de Inovação, Integração e Desenvolvimento Tecnológico
- 2014 (Total: 2)
- Comissão Organizadora do V EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação - CAFW/UFSM
- Program Commitee - RecSys Special Track - FLAIRS - The Florida Artificial Intelligence Research Society
- 2007 (Total: 3)
- 22.a MOSTRATEC - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
- III Colóquio de Pesquisa - III SEPesq
- III Salão de Extensão Universitária - III SEPesq
- 2006 (Total: 3)
- Coordenação da Atividade: Didática para Educação em Informática
- Coordenador do Grupo de Trabalho "Experiências de Educação a Distância"
- Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação (PPC) - Organizador
- 2024 (Total: 3)
- Membro do Comitê de Programa do SBIE CBIE 2024 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Congresso Brasileiro de Informática na Educação
- Membro do Comitê de Programa ISLA 2024 - 8th Conference on Information Systems in Latin America
- Membro do Conselho Editorial da Editora ARCO
- 2023 (Total: 4)
- Membro do Comitê de Programa da ISLA 2023 - 7th Conference on Information Systems in Latin America
- Membro do Comitê de Programa do EduComp 2023 - Simpósio Brasileiro de Educação em Computação
- Membro do Comitê de Programa do SBIE 2023 - Simpósio Brasileiro de Informática na EducaçãO
- Membro do Comitê de Programa do WIE - Workshop de Informática na Escola 2023 (SBIE 2023)
- 2022 (Total: 1)
- Membro do Comitê de Programa do EduComp 2022 - Simpósio Brasileiro de Educação em Computação
- 2021 (Total: 3)
- Membro do Comitê de Programa do CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação
- Membro do Comitê de Programa do EducComp 2021 - Simpósio Brasileiro de Educação em Computação
- Membro do Comitê de Programa do ESUD/CIESUD 2021 - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância
- 2019 (Total: 2)
- Membro do Comitê de Programa do CINAHPA 2019 - Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia de Aprendizagem
- Membro do Comitê de Programa do X EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- 2018 (Total: 3)
- Avaliador de Cursos - Guia do Estudante da Editora Abril
- Membro do Comitê de Programa do IV WLIC - Workshop de Licenciatura em Computação - CBIE - Congresso Brasileiro de Informática na Educação
- Membro do Comitê de Programa do IX EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- 2017 (Total: 2)
- Avaliador de Cursos - Guia do Estudante da Editora Abril
- Membro do Comitê de Programa do VIII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- 2016 (Total: 2)
- Avaliador de Cursos - Guia do Estudante da Editora Abril
- Comitê de Programa do VII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- 2015 (Total: 2)
- Avaliador de Cursos - Guia do Estudante da Editora Abril
- Comitê de Programa do VI EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- 2014 (Total: 1)
- Comitê de Programa - V EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação CAFW/UFSM
- 2013 (Total: 2)
- Membro do Comitê Científico do 2.o Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID
- Membro do Comitê de Programa do IV EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação
- 2012 (Total: 4)
- Avaliador da XIV Jornada de Iniciação Científica
- Avaliador das Comunicações de Pós-graduação - 6.a edição
- Avaliador do IV Colóquio de Extensão
- Avaliador do VIII Salão de Extensão Universitária
- 2011 (Total: 2)
- Avaliador de trabalhos da VII SePesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação
- Membro do Comitê Editorial da Revista Gestão e Tecnologia
- 2010 (Total: 1)
- Avaliador de trabalhos da VI SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
- 2009 (Total: 7)
- Avaliador da Revista RITA - Informática Teórica e Aplicada
- Avaliador de artigos da V SEPesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação
- Avaliador de artigos do III WEI Tchê - Workshop de Educação em Informática do RS
- Avaliador de artigos do VIII SEMINFO - Seminário de Informática
- Avaliador de Artigos do CLEI
- Avaliador de trabalhos do CPNTE 2009 - Ciclo de Palestras de Novas Tecnologias na Educação
- Avaliador dos trabalhos da V SePesq - Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação
- 2008 (Total: 6)
- Avaliador de artigos da ERRC 2008 - Escola Regional de Redes de Computadores
- Avaliador de trabalhos do IIFGCoordI - Fórum Gaúcho de Coordenadores de Cursos de Informática
- Avaliador dos Projetos de Extensão
- Avaliador dos Projetos de Pesquisa de Iniciativa Discente
- Coordenação do Comitê de Programa do VII SEMINFO 2008
- Membro da Banca Examinadora da X Jornada de Iniciação Científica
- 2007 (Total: 1)
- Coordenação do Comitê de Programa do VI SEMINFO 2007
- 2006 (Total: 3)
- Avaliação de Projetos de Pesquisa da Universidade Católica de Brasília - UCB
- Coordenação do Comitê de Programa do V SEMINFO 2006
- Membro do Cômitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Ritter dos Reis
- 2005 (Total: 1)
- Coordenação do Comitê de Programa do IV SEMINFO 2005
- 2004 (Total: 1)
- Avaliador dos Artigos da Disciplina de Pesquisa em Computação
- 2025 (Total: 19)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'ARGUMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVÁS'
- Revisor de periódico 'CONTEXTO & EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA)'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO'
- Revisor de periódico 'REVISTA ELO - DIÁLOGOS EM EXTENSÃO'
- Revisor de periódico 'SUSTINERE: REVISTA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO'
- 2024 (Total: 19)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'ARGUMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVÁS'
- Revisor de periódico 'CONTEXTO & EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA)'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO'
- Revisor de periódico 'REVISTA ELO - DIÁLOGOS EM EXTENSÃO'
- Revisor de periódico 'SUSTINERE: REVISTA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO'
- 2023 (Total: 17)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'ARGUMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVÁS'
- Revisor de periódico 'CONTEXTO & EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA)'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL'
- Revisor de periódico 'REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO'
- 2022 (Total: 14)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'ARGUMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVÁS'
- Revisor de periódico 'CONTEXTO & EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico'
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
- 2021 (Total: 13)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'ARGUMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVÁS'
- Revisor de periódico 'CONTEXTO & EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
- 2020 (Total: 13)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'ARGUMENTOS PRÓ-EDUCAÇÃO - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVÁS'
- Revisor de periódico 'CONTEXTO & EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
- 2019 (Total: 10)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- Revisor de periódico 'RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT'
- 2018 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- 2017 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- 2016 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'Revista Liberato (Novo Hamburgo)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- 2015 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Holos (Natal. Online)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista de Sistemas e Computação - RSC'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- 2014 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- 2013 (Total: 5)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- 2012 (Total: 6)
- Revisor de periódico 'Acta Scientiarum. Technology (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista CESUMAR'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- Revisor de periódico 'Roteiro (UNOESC)'
- 2011 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos'
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- 2010 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista de Informática Teórica e Aplicada (Impresso)'
- Revisor de periódico 'RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação'
- 2006 (Total: 1)
- Relatório de Atividades do Curso de Sistemas de Informação 2005
- 2005 (Total: 4)
- Relatório da Avaliação do Processo Acadêmico do Curso de Sistemas de Informação 2005/1
- Relatório de Atividades do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA 2005/1
- Relatório de Atividades do Curso de Sistemas de Informação do UniRitter 2004
- Relatório de Avaliação Institucional da FACENSA
- 2004 (Total: 2)
- Relatório da Qualificação Pedagógica do Curso de Sistemas de Informação - UniRitter
- Relatório de Atividades do Curso de Sistemas de Informação da FACENSA - 2003/2
- 2003 (Total: 1)
- Relatório de Atividades do Curso de Sistemas de Informação 2002/2 e 2003/1
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2013 (Total: 1)
- Aplicação de Recursos de Educação a Distância em um Curso Superior de Design: um estudo de caso aplicado ao desenvolvimento de coleção de moda
- 2010 (Total: 1)
- Projetação de Interfaces Dígito-Virtuais: diretrizes para o projeto centrado no usuário de ambientes virtuais de aprendizagem
- 2015 (Total: 1)
- SolAssist - Biblioteca Virtual de Soluções Assistivas Acessível e Responsiva na Promoção da Inclusão Social de Pessoas com Deficiência
- 2024 (Total: 8)
- Desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital sobre Prevenção de Incêndios
- Ensino de programação utilizando o Minecraft: Uma sequência didática para o Ensino Fundamental
- Estratégias de Alfabetização Digital para Alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Estudo e Aplicação de Técnicas de Mineração de Dados em uma Base de Dados Não Estruturada sobre o Clima da Região Oeste de SC
- Explorando a Robótica e o Arduíno: uma abordagem interdisciplinar para o ensino fundamentalq
- Implementação do Ensino do Pensamento Computacional na Educação Básica: desafios e oportunidades
- Inclusão de Alunos Autistas no Letramento Digital
- Portal Web para apoiar o estudo para o ENEM
- 2023 (Total: 3)
- Aplicativo para Estimular o Desenvolvimento do Pensamento Computacional
- Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento e Controle de Ambiente em Galpões de Suínos
- Desenvolvimento de uma Plataforma para Cursos On Line
- 2022 (Total: 8)
- Busca Tattoo: ferramenta multiplataforma para divulgação de tatuadores
- Criação de uma Carteira Digital de Investimentos utilizando Python (Coorientador)
- Desenvolvendo o Pensamento Computacional no Ensino Médio: um estudo de caso voltado à programação para dispositivos móveis
- Jogo Educacional Digital para auxiliar no Ensino de Frações Matemáticas
- Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseado em Estilos Cognitivos e na Taxonomia de Bloom
- Sistema de Recomendação de Produtos de Pet Shop integrado a uma Loja Virtual
- Sumarização de Textos Dialogais usando um modelo de aprendizado profundo Transformers ?T-SUM? (Co-orientador)
- Um Estudo de Caso compreendendo as Potencialidades e Desafios do Setor de Suporte em uma Empresa de Desenvolvimento de Software
- 2021 (Total: 4)
- Implantação da Rede GPON na Empresa MKNET Telecomunicações
- Implantação de uma Ferramenta de e-Commerce para a Loja Rosa Limão
- LightforYourLife: Aplicativo visando à Aplicação de Métodos de Detecção de Luminosidade e Cores para Orientação de Deficientes Visuais
- Utilização do WhatsApp como Ferramenta de Apoio aos Processos de Ensino e de Aprendizagem no Ensino Fundamental: um estudo de caso no município de Sarandi - RS
- 2020 (Total: 10)
- A Importância dos Jogos na Alfabetização dos Alunos com Deficiência Intelectual
- Estimulando a Alfabetização por meio de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação: um estudo de caso em uma escola pública estadual de Palmeira das Missões ? RS
- O Uso de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nas Escolas do Campo: um estudo de caso em uma Escola Pública Estadual do Município de Jóia - RS
- Pensamento Computacional e o Uso do Scratch
- Qualificação Docente para atuar no Ensino Remoto em Tempos de Isolamento Social: um estudo de caso em uma escola pública da cidade de Três Passos ? RS
- Qualificação Docente para Elaboração de Vídeoaulas
- Realidade Virtual e Aumentada na Educação
- Um Estudo de Caso envolvendo os Desafios na Formação de Educadores durante a Pandemia de COVID-19
- Uso de Tablets nos Processos de Ensino e de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Utilização do Scratch como Ferramenta para apoiar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional
- 2019 (Total: 1)
- Desenvolvimento de um Aplicativo Mobile para Avaliar a Acessibilidade de Objetos de Aprendizagem utilizando Técnicas de Inteligência Artificial
- 2018 (Total: 3)
- Implantação de uma Loja Virtual: um estudo de caso na empresa Bellenzier Pneus
- Performance de Aplicações Web: um estudo de caso na empresa Tuhl Soluções
- Utilização e Comparativo de Ferramentas Open Source para Monitoramento de Redes de Computadores (Co-orientador)
- 2017 (Total: 8)
- Análise de Viabilidade de Uso do Protocolo IP Anycast em Soluções de Alta Disponibilidade e Balanceamento de Carga (Co-orientador)
- Desenvolvimento de um Protótipo de um Sistema de Informações Gerenciais utilizando Dados de Dispositivos Móveis
- Estudo de Caso sobre o Atendimento Remoto aos Clientes de uma Empresa Representante de Equipamentos de Automação (Co-orientador)
- Implantação de um Núcleo de Desenvolvimento de Aplicativos Mobile: um estudo de caso em uma empresa de desenvolvimento de software de Frederico Westphalen - RS
- Implantação de um Sistema ERP: um estudo de caso na empresa LV Equipamentos Ltda
- Metodologia para apoiar os Processos de Ensino e de Aprendizagem de Lógica de Programação na Modalidade de EaD
- Sistema Especialista para auxiliar no Diagnóstico de Depressão
- Uma Proposta de Integração de Processo e Ferramentas de Teste de Software no Framework Laravel (Co-orientador)
- 2016 (Total: 9)
- Desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital para apoiar o Combate ao Aedes Aegypti
- Desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital para Conscientização da Importância da Reciclagem (Co-orientador)
- Gerenciamento e Controle por Autenticação para Acesso à Estrutura de Rede da Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões - RS
- Implantação do Sistema CIGAM-ERP: um estudo de caso na Ramos e Copini Autopeças
- Proposta de um Template para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle empregando Diretrizes de Usabilidade
- Sistema de Recomendação para Séries de TV por Assinatura
- Um Estudo de Caso envolvendo a Aplicação de um Sofwtare Educacional de Geometria Espacial (Co-orientador)
- Um Estudo de Caso sobre a Utilização de Software Livre em Órgãos Públicos em Frederico Westphalen - RS
- Uma Proposta para o Ensino de Programação na Educação Básica (Co-orientador)
- 2015 (Total: 10)
- Aplicação de Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software: um estudo de caso na empresa Alliance Software
- Criação de Lojas Virtuais por meio de Frameworks: um estudo de caso
- Desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital para auxílio à Alfabetização utilizando Redes Neurais
- Desenvolvimento de um Sistema para auxílio ao Diagnóstico de Diabetes empregando Redes Neurais
- Ferramenta para Apoio ao Suporte Técnico em uma Rede FTTx empregando Raciocínio Baseado em Casos
- Implantação de um Ambiente de Segurança de Redes de Computadores: um estudo de caso na Prefeitura de Palmeira das Missões - RS
- Implantação de um Sistema de Help-Desk: um estudo de caso na Exatus Soluções Estratégicas
- Jogo Educacional Digital para Apoio ao Aprendizado de Matemática
- Proposta de Utilização de uma Rede de Sensores sem Fio para Geração de Dados visando auxiliar na Determinação da Qualidade de Vida em uma Região
- Tratamento de Requisitos Não Funcionais em Sistemas Ciberfísicos com a Utilização de Orientação a Aspectos
- 2014 (Total: 7)
- Desenvolvimento de um Protótipo de SIAD (Sistema Inteligente de Apoio à Decisão) como Ferramenta de BI: um estudo de caso na Arbaza Alimentos
- Estudo e Construção de um Protótipo de Framework de Recomendação para Lojas Virtuais
- Implantação de MPS.BR na empresa Digifred Sistemas para Gestão Pública: um estudo de caso
- Modelo de Aplicabilidade de Sistema RFID para Rastreabilidade na Indústria Alimentícia
- Perfil dos Profissionais e das Empresas de Tecnologia da Informação da Cidade de Frederico Westphalen
- Sistema de Recomendação Mobile: um estudo de caso para delivery
- Sistema Especialista para Apoio à Avaliação de Processos de Licenciamento Ambiental
- 2011 (Total: 6)
- Aplicação de Técnicas de Hipermídia Adaptativa em Educação a Distância: Um Estudo de Caso em Cursos de Montagem e Manutenção de Computadores
- Brasil Letras ? Sistema de Recomendação de Músicas
- Oxigenação da base de dados entre Assessorias de Cobrança
- Sistema de Recomendação de Profissionais de Tecnologia da Informação
- Sistema Especialista em Direito de Família
- SysHomeBrewer - Sistema Especialista para Controle de Produção de Cerveja Artesanal
- 2010 (Total: 4)
- Jogos Digitais Para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático
- Sistema de Apoio para Usuários na Escolha de Filmes em Videolocadoras
- Sistema de Recomendação para Recrutamento de Profissionais
- Sistema Especialista Para Indicação de Medicamentos Fitoterápicos
- 2009 (Total: 13)
- Adaptive Portals - Ferramenta para Construção de Portais Adaptativos
- Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para Instalação de Som Automotivo
- Intelivet - Sistema Especialista para Auxílio no Diagnóstico Diferencial de Doenças em Animais de Pequeno Porte
- NutriBem - Sistema Inteligente de Apoio Nutricional
- Protótipo de Sistema Especialista para a Área do Direito Previdenciário
- Question and Learn Framework
- Sistema de Recomendação para a Área de Turismo - RecomenTur
- Sistema Especialista para Apoio a Paramédicos
- Sistema Especialista para Gestão de Cheques
- Sistema Especialista para Gestão de Cobrança de Cheques sem Compensação
- Sistema Especialista para o Apoio ao Diagnóstico de Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção
- Sistema Inteligente para Apoio à Recomendação de Treinos Físicos
- Um Estudo de Caso sobre a Aplicação de Mineração de Dados em Instituições de Ensino
- 2008 (Total: 4)
- Sistema de Gerência de Concursos
- Sistema de Recomendação para Geração de Orçamentos para Serviços de Segurança
- Sistema de Recomendação para Venda de Computadores na Web
- Sistema Especialista para a Triagem de Doadores de Sangue
- 2007 (Total: 10)
- Emprego de Técnicas de Inteligência Artificial para Apoio a Lançamentos Contábeis
- Estudo e Construção de um Sistema de Recomendação para Programas de Televisão
- Estudo e Construção de um Sistema Especialista para Apoio a Fisioterapeutas - TCC II
- Ferramenta para a Verificação da Qualidade do Solo para tipo de Plantio
- Jogo Educacional para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático - TCC I
- Sistema de Controle de Consumo de Combustível
- Sistema de Gerenciamento de Rotas para Serviços de Tele-Entega
- Sistema de Recomendação para Geração de Orçamentos de Serviços de Segurança - TCC I
- Sistema de Recomendação para Venda de Computadores e Suprimentos de Informática na Web - TCC I
- Software para Controle de Usuários de Estacionamentos para a Empresa E1
- 2006 (Total: 7)
- AMBIENTE LÚDICO COMO FORMA DE APOIO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS
- Computação Móvel e M-Learning
- M-Learning aplicado ao Ambiente TelEduc
- Sistema de Recomendação para Telefones Celulares
- Sistema Especialista para Clínicas de Fisioterapia
- Sistema Especialista para Escolha de Filmes - TCC I
- Sistema Hipermídia Adaptativo para Educação a Distância
- 2005 (Total: 6)
- Construção de um Site para Venda de Gado de Corte
- Estudo e Construção de um Site Adaptativo para Suporte aos Usuários da CMPA
- Estudo e Construção de um Software Jurídico de Controle Processual para Web com Recursos de Hipermídia Adaptativa
- Estudo e Construção de uma Ferramenta para Elaboração de Cursos no Contexto do Projeto AMIA
- Ferramenta para Modelagem de Sites
- Sistema para Marcação de Consultas Médicas via Celular
- 2004 (Total: 3)
- Estudo e Construção de um Agente Adaptativo de Avaliação no Contexto do Projeto AMIA
- Estudo e Construção de um Portal Web para a Empresa West Digital Dynamics
- Estudo e Definição de Critérios para Construção de um Agente Formador de Grupos Colaborativos
- 2003 (Total: 5)
- Aplicação da Tecnologia de Learning Objects numa Plataforma de Educação a Distância
- Desenvolvimento de um Sistema de Informações para Agropecuária baseado no Sistema Voisin
- Estudo da Comunicação entre Agentes no Contexto do Projeto AMIA
- Estudo de Técnicas Adaptativas na C onstrução de um Web Based Training no Contexto do Projeto AMIA
- Estudo e Construção de um Protótipo de Site utilizando Técnicas de Hipermídia Adaptativa
- 2002 (Total: 3)
- Estudo e Construção de um Agente Avaliador para um Ambiente Multiagente Interativo de Aprendizagem
- Estudo e Construção de um Site Interativo com Recursos de Hipermídia Adaptativa
- Estudo e Construção de um Site Interativo para Apoio a Aulas de Língua Inglesa
- 2001 (Total: 4)
- Estudo e Análise de Ferramentas para Apoio ao Trabalho Cooperativo/Colaborativo na Área Empresarial
- Estudo e Construção de uma Ferramenta Colaborativa para Edição de Textos
- SCVC - Sistema de Controle de Visitas e Custos
- Sistema de Gerenciamento de Clubes para a Sociedade de Surdos do Rio Grande do Sul
- 2000 (Total: 4)
- Estudo e Construção de um Ambiente Virtual Interativo Utilizando VRML e ASP/VBScript
- Módulo de Digitação de Pedidos para DIMED via Conexão Dial-Up
- PDI - Plano Diretor de Informática para a Indústria de Calçados Cariri
- SDC - Sistema Diário de Classe
- 1999 (Total: 4)
- AEHD - Ascar/EMATER Help Desk
- Dieta Rápida
- SAST - Sistema de Apoio à Segurança do Trabalho
- Sistema de Vendas com a Utilização de PalmTop
- 1998 (Total: 2)
- LMine - Data Mining Básico
- SHOWDAN - Ferramenta de Apoio aos Professores da Disciplina de Processamento de Dados I
- 1997 (Total: 1)
- SISCOCIP - Sistema de Controle de Circulação Interna de Pessoal