Silvana Baggio Avila
Produção Bibliográfica
- 2022 (Total: 1)
- ISSN A educação da voz e da fala do ator no método russo de fala cênica (RUS - REVISTA DE LITERATURA E CULTURA RUSSA)
- 2021 (Total: 1)
- Narrativas Diversas nas Artes Cênicas
- 2019 (Total: 1)
- A experiência do aprendiz no trabalho sobre as ações físicas (Seminário Internacional Grotowski 2019: uma cultura ativa)
- 2009 (Total: 1)
- A organicidade da palavra no processo criativo do ator (V Reunião Científica da ABRACE)
- 2008 (Total: 1)
- O ator e a palavra: a construção de um processo orgânico (21ºSeminário Nacional de Arte e Educação)
- 2015 (Total: 5)
- A criação de motivos melódicos e a relação com as ações físicas (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
- A exploração do gênero cômico na construção de uma dramaturgia a partir de assuntos compilados da Revista Cláudia (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
- A mímesis corpórea como procedimento para a criação de um espetáculo solo inspirado na cultura cigana (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
- A vocalidade poética no processo criativo do espetáculo Bonequinha de Pano (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
- Poetry Slam como elemento de ignição para a criação de uma poética de atuação (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
- 2014 (Total: 5)
- Com a Diaba no Corpo: a criação da personagem Madame Satã atraves do Processo da Encarnação (29ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Do movimento a ação: a transformação do movimento em ação fisico-vocal atraves das qualidades a ele aplicadas (29ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- O estudo do Grotesco Meyerholdiano para a criação de um Corpo Poético (JAI)
- Ser ou não ser: a dramaturgia do ator como alicerce de um espetáculo solo (29ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- Serão Dias Felizes? O conceito de ?ação interna? como sustentáculo da poética cênica de Samuel Beckett (29ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
- 2012 (Total: 4)
- As modas de viola como estímulo para a criação das ações físicas (27 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Brincar de ser dois: A construção do personagem a partir do conceito de ator-brincante (27 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- O corpo-em-vida: a construção da dramaturgia do ator através da corporificação das imagens do corpo em ação (27 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- O tempo-ritmo na criação de um espetáculo solo (27 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2006 (Total: 12)
- A concretização cênica da peça 'O Belo Indiferente' de Jean Cocteau (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- A construção de uma dramaturgia para um espetáculo solo a partir do texto 'Salomé' tendo como base para elaboração das situações a ação física do ator (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- A criação de um espetáculo solo através do jogo do ator referente ao texto Doutor Fausto (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- A criação de uma dramaturgia cênica relacionando o jogo do ator com elementos da cultura popular brasileira (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- A linguagem de atuação a partir da adaptação do texto Gota D'Água (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
- A linguagem do contador de histórias na construção de um espetáculo solo (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
- A performance do ator na construção de uma dramaturgia a partir de imagens sugeridas pelo texto (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- A transposição de memórias poéticas na construção de uma dramaturgia (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- A utilização do cômico na criação de um espetáculo através do jogo ator (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- Da partitura de movimento ao espetáculo (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
- O tango na criação do espetáculo (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
- Universo feminino na construção de uma dramaturgia cênica (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2004 (Total: 1)
- Obscenidades para uma dona-de-casa: a poética cênica pela criação do ator (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2003 (Total: 1)
- A concretização da obra 'A Mais Forte' de August Strindberg com base na criação de ações pelo ator (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
Produção Técnica
- 2013 (Total: 1)
- Seminário Internacional Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards
- 2023 (Total: 1)
- Palavras Brincantes
- 2017 (Total: 1)
- Simpósio Internacional de Artes da Cena: Artes do Corpo e abordagens somáticas
- 2013 (Total: 1)
- Demonstração de Dança Balinesa Topeng Keras (com Luana Rodrigues)
- 2006 (Total: 1)
- Concerto de Formatura-Bacharelado em Percussão
- 2004 (Total: 1)
- Pa Kua Formação em Espada: Um treinamento para o ator
- 2017 (Total: 2)
- Reflexões acerca da prática do étude no processo de criação do espetáculo ?Nossa Cidade
- Reflexões acerca do trabalho do ator com a palavra na criação de études
- 2012 (Total: 3)
- A palavra em ação: reflexões sobre uma prática criativa com os círculos de atenção de Stanislavski
- As Modas de Viola como estímulo para a criação das ações físicas
- Brincar de ser dois: o conceito do ator brincante no processo de criação do personagem
- 2009 (Total: 1)
- Dos cantos rituais ao treinamento psicofísico do ator
- 2008 (Total: 1)
- O ator e a palavra: a construção de um processo orgânico
- 2020 (Total: 1)
- Corpo-voz e Atuação em experiências online
- 2019 (Total: 1)
- Mestres e Doutorandos com pesquisas em Grotowski
- 2014 (Total: 2)
- Musica e Cena
- O canto em cena, o ator cantante, o uso do canto na encenação hoje, a interpretação teatral do ator/cantor.
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2016 (Total: 9)
- A busca pela Flor: Uma reflexão sobre o meu processo criativo dentro do espetáculo ?Nossa Cidade?
- A imaginação como fonte poética do trabalho do ator
- A jornada de um ator
- Construindo um caminho: uma reflexão sobre o meu processo de estudo e atuação no espetáculo
- Descobrindo uma cidade
- Levantar âncora, içar as velas e navegar: sobre um barco desvendando o grande oceano do presente
- Memorial reflexivo sobre o processo de criação da obra "Nossa Cidade?
- Os caminhos percorridos até chegar em Nossa Cidade
- Um palhaço em Grover's Corners
- 2006 (Total: 6)
- A utilização do cômico na criação de um espetáculo, através do jogo do ator.
- Adela
- Mãe Coragem
- Mémoires...
- O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
- Uma Tragédia Brasileira - Livre adaptação do texto Gota D'Água de Chico Buarque e Paulo Pontes
- 2005 (Total: 5)
- A construção de uma dramaturgia cênica através de imagens sugeridas nos monólogos de Dario Fo
- A construção de uma dramaturgia para um espetáculo solo a partir do texto Salomé, de Oscar Wilde, tendo como base para a elaboração das situações a ação física do ator.
- A criação de um espetáculo solo, através do jogo do ator, referente ao texto Doutor Fausto de Christopher Marlowe.
- A criação de uma dramaturgia cênica relacionando o jogo do ator com elementos da cultura popular brasileira.
- A performance do ator na construção de uma dramaturgia a partir de imagens sugeridas pelo texto.