Silvana Baggio Avila

Produção Bibliográfica

    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN Cinco escritos para um mosaico: produções textuais a partir de pesquisas acadêmicas em artes cênicas (REVISTA DA FUNDARTE)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Reflexões acerca da prática do étude no processo de criação do espetáculo ?Nossa Cidade? (ILINX REVISTA CIENTÍFICA DO LUME)
    2022 (Total: 1)
  • ISSN A educação da voz e da fala do ator no método russo de fala cênica (RUS - REVISTA DE LITERATURA E CULTURA RUSSA)
    2021 (Total: 1)
  • Narrativas Diversas nas Artes Cênicas
    2019 (Total: 1)
  • A experiência do aprendiz no trabalho sobre as ações físicas (Seminário Internacional Grotowski 2019: uma cultura ativa)
    2009 (Total: 1)
  • A organicidade da palavra no processo criativo do ator (V Reunião Científica da ABRACE)
    2008 (Total: 1)
  • O ator e a palavra: a construção de um processo orgânico (21ºSeminário Nacional de Arte e Educação)
    2015 (Total: 5)
  • A criação de motivos melódicos e a relação com as ações físicas (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
  • A exploração do gênero cômico na construção de uma dramaturgia a partir de assuntos compilados da Revista Cláudia (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
  • A mímesis corpórea como procedimento para a criação de um espetáculo solo inspirado na cultura cigana (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
  • A vocalidade poética no processo criativo do espetáculo Bonequinha de Pano (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
  • Poetry Slam como elemento de ignição para a criação de uma poética de atuação (30ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA da UFSM)
    2014 (Total: 5)
  • Com a Diaba no Corpo: a criação da personagem Madame Satã atraves do Processo da Encarnação (29ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
  • Do movimento a ação: a transformação do movimento em ação fisico-vocal atraves das qualidades a ele aplicadas (29ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
  • O estudo do Grotesco Meyerholdiano para a criação de um Corpo Poético (JAI)
  • Ser ou não ser: a dramaturgia do ator como alicerce de um espetáculo solo (29ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
  • Serão Dias Felizes? O conceito de ?ação interna? como sustentáculo da poética cênica de Samuel Beckett (29ª Jornada Acadêmica Integrada-UFSM)
    2012 (Total: 4)
  • As modas de viola como estímulo para a criação das ações físicas (27 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Brincar de ser dois: A construção do personagem a partir do conceito de ator-brincante (27 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • O corpo-em-vida: a construção da dramaturgia do ator através da corporificação das imagens do corpo em ação (27 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • O tempo-ritmo na criação de um espetáculo solo (27 Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2006 (Total: 12)
  • A concretização cênica da peça 'O Belo Indiferente' de Jean Cocteau (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A construção de uma dramaturgia para um espetáculo solo a partir do texto 'Salomé' tendo como base para elaboração das situações a ação física do ator (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A criação de um espetáculo solo através do jogo do ator referente ao texto Doutor Fausto (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A criação de uma dramaturgia cênica relacionando o jogo do ator com elementos da cultura popular brasileira (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A linguagem de atuação a partir da adaptação do texto Gota D'Água (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • A linguagem do contador de histórias na construção de um espetáculo solo (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • A performance do ator na construção de uma dramaturgia a partir de imagens sugeridas pelo texto (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A transposição de memórias poéticas na construção de uma dramaturgia (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • A utilização do cômico na criação de um espetáculo através do jogo ator (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Da partitura de movimento ao espetáculo (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • O tango na criação do espetáculo (XXI Jornada Acadêmica Integrada)
  • Universo feminino na construção de uma dramaturgia cênica (XX Jornada Acadêmica Integrada)
    2004 (Total: 1)
  • Obscenidades para uma dona-de-casa: a poética cênica pela criação do ator (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
    2003 (Total: 1)
  • A concretização da obra 'A Mais Forte' de August Strindberg com base na criação de ações pelo ator (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2013 (Total: 1)
  • Seminário Internacional Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards
    2023 (Total: 1)
  • Palavras Brincantes
    2017 (Total: 1)
  • Simpósio Internacional de Artes da Cena: Artes do Corpo e abordagens somáticas
    2013 (Total: 1)
  • Demonstração de Dança Balinesa Topeng Keras (com Luana Rodrigues)
    2006 (Total: 1)
  • Concerto de Formatura-Bacharelado em Percussão
    2004 (Total: 1)
  • Pa Kua Formação em Espada: Um treinamento para o ator
    2017 (Total: 2)
  • Reflexões acerca da prática do étude no processo de criação do espetáculo ?Nossa Cidade
  • Reflexões acerca do trabalho do ator com a palavra na criação de études
    2012 (Total: 3)
  • A palavra em ação: reflexões sobre uma prática criativa com os círculos de atenção de Stanislavski
  • As Modas de Viola como estímulo para a criação das ações físicas
  • Brincar de ser dois: o conceito do ator brincante no processo de criação do personagem
    2009 (Total: 1)
  • Dos cantos rituais ao treinamento psicofísico do ator
    2008 (Total: 1)
  • O ator e a palavra: a construção de um processo orgânico
    2020 (Total: 1)
  • Corpo-voz e Atuação em experiências online
    2019 (Total: 1)
  • Mestres e Doutorandos com pesquisas em Grotowski
    2014 (Total: 2)
  • Musica e Cena
  • O canto em cena, o ator cantante, o uso do canto na encenação hoje, a interpretação teatral do ator/cantor.

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2016 (Total: 9)
  • A busca pela Flor: Uma reflexão sobre o meu processo criativo dentro do espetáculo ?Nossa Cidade?
  • A imaginação como fonte poética do trabalho do ator
  • A jornada de um ator
  • Construindo um caminho: uma reflexão sobre o meu processo de estudo e atuação no espetáculo
  • Descobrindo uma cidade
  • Levantar âncora, içar as velas e navegar: sobre um barco desvendando o grande oceano do presente
  • Memorial reflexivo sobre o processo de criação da obra "Nossa Cidade?
  • Os caminhos percorridos até chegar em Nossa Cidade
  • Um palhaço em Grover's Corners
    2006 (Total: 6)
  • A utilização do cômico na criação de um espetáculo, através do jogo do ator.
  • Adela
  • Mãe Coragem
  • Mémoires...
  • O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá
  • Uma Tragédia Brasileira - Livre adaptação do texto Gota D'Água de Chico Buarque e Paulo Pontes
    2005 (Total: 5)
  • A construção de uma dramaturgia cênica através de imagens sugeridas nos monólogos de Dario Fo
  • A construção de uma dramaturgia para um espetáculo solo a partir do texto Salomé, de Oscar Wilde, tendo como base para a elaboração das situações a ação física do ator.
  • A criação de um espetáculo solo, através do jogo do ator, referente ao texto Doutor Fausto de Christopher Marlowe.
  • A criação de uma dramaturgia cênica relacionando o jogo do ator com elementos da cultura popular brasileira.
  • A performance do ator na construção de uma dramaturgia a partir de imagens sugeridas pelo texto.