Patricia Marcuzzo
Produção Bibliográfica
- 2025 (Total: 2)
- 2024 (Total: 2)
- ISSN ENADE: uma análise crítica de gênero do exame do curso de Letras-Inglês (ÍCONE: REVISTA DE LETRAS (UEG. SÃO LUÍS DE MONTES BELOS))
- 2023 (Total: 1)
- 2022 (Total: 2)
- 2021 (Total: 2)
- 2020 (Total: 1)
- 2019 (Total: 2)
- ISSN O gênero teste do ENEM de língua inglesa: uma análise da estrutura dos itens (Revista intercâmbio)
- 2017 (Total: 3)
- ISSN O TESLLE de língua inglesa da UFSM: um estudo sobre os tipos, enfoques e aspectos linguísticos das questões e as pontuações dos examinandos (REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
- 2012 (Total: 1)
- 2010 (Total: 3)
- ISSN Uma análise da seção de Metodologia de relatos de pesquisa em Linguística Aplicada (The Especialist (PUCSP))
- 2009 (Total: 2)
- ISSN O gênero notícia de popularização da ciência: objetivo comunicativo e organização retórica (Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura)
- ISSN Um estudo sobre representações sociais de alunos de Letras sobre a produção escrita em inglês (Expressão (Santa Maria))
- 2008 (Total: 1)
- 2003 (Total: 1)
- ISSN Uma análise de periódicos acadêmicos eletrônicos brasileiros nas áreas de ciências humanas, biológicas e agrárias (REVISTA DE LETRAS (FORTALEZA))
- 2000 (Total: 1)
- A Internet como ferramenta facilitadora na preparação de material didático para o ensino de língua inglesa no LabLeR (Revista Idéias)
- 2023 (Total: 1)
- doi O gênero discursivo resumo indicativo (Práticas de linguagem na esfera acadêmica)
- 2022 (Total: 1)
- doi Uma proposta de análise crítica de gênero com base em testes de inglês como língua adicional (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
- 2019 (Total: 1)
- O Exame Nacional do Ensino Médio de Língua Inglesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-funcional (Tendências contemporâneas na pesquisa em Linguística e Literatura: Rede Sul Letras)
- 2014 (Total: 1)
- Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência (Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade)
- 2009 (Total: 1)
- O jogo de vozes em notícias de popularização da ciência (HIPERS@BERES - Discursos de popularização da ciência)
- 2008 (Total: 1)
- Um Recorte no Cenário Atual da Lingüística Aplicada no Brasil (Perspectivas de Investigação em Lingüística Aplicada)
- 2023 (Total: 1)
- Leitura em língua inglesa
- 2006 (Total: 1)
- Anais do III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais
- 2024 (Total: 2)
- Caderno didático de Leitura em Língua Inglesa I
- Caderno didático de Leitura em Língua Inglesa II
- 2008 (Total: 2)
- Polifonia e avaliação em notícias de popularização da ciência (8º Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul)
- Polifonia em notícias de popularização da ciência sob a ótica sistêmico-funcional (4º ALSFAL - Congresso da Associação de Lingüística Sistêmico-Funcional da América Latina)
- 2007 (Total: 2)
- O processo de pesquisa em Análise de Gênero: um estudo com foco nos procedimentos de pesquisa (4º Simpósio Interncional de Estudos de Gêneros Textuais)
- Uma discussão acerca dos pressupostos teórico-metodológicos, das categorias analíticas e dos procedimentos de pesquisa da Análise de Gênero (VII Seminário Internacional em Letras)
- 2006 (Total: 1)
- Categorias analíticas e procedimentos de pesquisa em Análise de Gênero (III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais e II Simpósio Internacional Linguagem, Cultura e Sociedade)
- 2000 (Total: 1)
- LabLeR: Uma experiência de qualificação do aluno de Letras na Universidade Federal de Santa Maria (Encontro Nacional de Políticas de Ensino de Línguas Estrangeiras)
- 2018 (Total: 3)
- O Exame Nacional do Ensino Médio de língua inglesa na perspectiva da linguística sistêmico-funcional (6º Encontro Sul Letras)
- O gênero teste do ENEM: um estudo sobre os tipos, enfoques e aspectos linguísticos das questões de língua inglesa (21o InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada)
- Os testes de proficiência em língua inglesa na perspectiva da Análise Crítica de Gêneros (21o InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada)
- 2014 (Total: 1)
- As vozes da popularização da ciência nas notícias jornalísticas que reportam o conhecimento científico (Colóquio 'Comunicação Pública sobre CT&I e Criatividade')
- 2013 (Total: 1)
- Oficina: letramento científico e ensino de língua inglesa (IV Jornada de Popularização da Ciência)
- 2011 (Total: 1)
- Popularização da ciência: articulações entre o discurso científico e o discurso popular (IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso)
- 2010 (Total: 1)
- Ciência em debate?: análise crítica do gênero notícia de popularização da ciência (Congresso Internacional Linguagem e Interação II)
- 2009 (Total: 7)
- A função avaliativa da polifonia em notícias de popularização da ciência (V SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais)
- A função das vozes no gênero notícia de popularização da ciência (V Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade: GT LABLER)
- A multiplicidade de vozes no gênero notícia de popularização da ciência (IX Seminário Internacional em Letras)
- As vozes em notícias de popularização da ciência (V Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade: GT LABLER)
- Desafios na análise da polifonia no gênero notícia de popularização da ciência (17º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada)
- O estudo da polifonia no gênero notícia de popularização científica (V Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade: GT LABLER)
- Projeto de tese: o jogo de vozes no gênero notícia de popularização científica (V Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade: GT LABLER)
- 2008 (Total: 5)
- Ciência e mídia: a polifonia em notícias de popularização científica (IV Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- Linguagem como comportamento: o gênero notícia de popularização da ciência como atividade semiótica mediadora entre os domínios científico e público (4º ALSFAL - Congresso da Associação de Lingüística Sistêmico-Funcional da América Latina)
- Polifonia e avaliação em notícias de popularização da ciência (8º Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul)
- Polifonia em notícias de popularização da ciência sob a ótica sistêmico-funcional (4º ALSFAL - Congresso da Associação de Lingüística Sistêmico-Funcional da América Latina)
- Representações sociais de alunos de Letras sobre a produção escrita em inglês (II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas)
- 2007 (Total: 1)
- Uma investigação sobre o processo de pesquisa em Análise de Gênero com foco em categorias analíticas e procedimentos de pesquisa (4º Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais)
- 2006 (Total: 2)
- A metodologia de análise de gêneros a partir de artigos da área de Lingüística Aplicada (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- Uma análise de relatos de pesquisa em Análise de Gênero (VI Seminário Internacional em Letras - Margens e Imagens)
- 2005 (Total: 1)
- Discutindo procedimentos e categorias analíticas em Análise de Gênero a partir de artigos experimentais com foco no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais e II Simpósio Internacional Linguagem, Cultura e Sociedade)
- 2004 (Total: 3)
- Exploring popular science in EFL teaching: a genre analytical approach to reading activities (Convenção das Associações dos Professores de Inglês (APIRS/APLISC/APLIEPAR))
- O artigo de Inglês para Fins Acadêmicos sob a perspectiva da gramática sistêmico-funcional de Halliday (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Procedimentos qualitativos de análise e interpretação dos dados em artigos de Inglês para Fins Acadêmicos (III Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras)
- 2003 (Total: 2)
- A seção de metodologia de artigos acadêmicos de Inglês para Fins Acadêmicos revelando uma cultura disciplinar (Jornada Acadêmica Integrada)
- Research methodology and disciplinary cultures in English for Academic Purposes research articles (Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa)
- 2002 (Total: 2)
- O papel do observador na pesquisa qualitativa em Lingüística Aplicada (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- Um estudo de gênero de artigos acadêmicos em periódicos eletrônicos brasileiros (2º Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade)
- 2000 (Total: 5)
- A utilização da Internet para a elaboração de material didático para o ensino de leitura em língua inglesa no LabLeR (XV Jornada Acadêmica Integrada)
- A utilização da Internet para elaboração de material didático para o ensino de leitura em língua inglesa no LabLeR (II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras)
- Capacitação de professores para o ensino da leitura (Projetos PROLICEN 2000)
- Como novas tecnologias multimídia podem enriquecer a prática de ensino (II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras)
- LabLeR: uma experiência de qualificação do aluno de Letras (Encontro Nacional de Políticas de Ensino de Línguas Estrangeiras)
- 1999 (Total: 1)
- A construção de novos idiomas na infância: processos de aquisição em classes populares (V Seminário de Iniciação Científica - IV Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UNISC)
- 2012 (Total: 2)
- Programa de Extensão para Produção, Divulgação e Popularização de Estudos sobre Linguagem, Cultura e Sociedade (PEPLinCS) (27ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
- Temas e gêneros relevantes para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no Ensino Médio (XII Seminário Internacional em Letras - Língua e Literatura na (pós-)modernidade)
Produção Técnica
- 2014 (Total: 2)
- Caderno de formação da oficina de produção de material didático para o ensino fundamental e médio
- Caderno didático da oficina de produção de material didático para o ensino fundamental e médio
- 2003 (Total: 1)
- Basic English II
- 2001 (Total: 1)
- Basic English I
- 2010 (Total: 1)
- Discursos de popularização da ciência
- 2015 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do XI Congresso de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina
- 2009 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do V Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade: GT LABLER
- 2008 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do IV Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade
- 2007 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do III Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados
- 2005 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais e II Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados
- 2004 (Total: 2)
- Membro da comissão organizadora do 1º Encontro de Professores de Língua Inglesa
- Membro da comissão organizadora do 1º Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos Avançados Linguagem, Cultura e Sociedade
- 2003 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do III Encontro do Núcleo de Estudos Linguagem, Cultura e Sociedade
- 2002 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do 2º Encontro do Núcleo de Estudos: Linguagem, Cultura e Sociedade
- 2017 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do III Seminario Conexión Español
- 2015 (Total: 1)
- Membro da comissão organizadora do II Seminário Conexión Español
- 2014 (Total: 4)
- Debatedora na sessão de pôsteres do III Encontro de Professores de Língua Inglesa e da I Mostra de Práticas Colaborativas de Produção de Material Didático para a Escola
- Mediadora na mesa-redonda do III Encontro de Professores de Língua Inglesa e da I Mostra de Práticas Colaborativas de Produção de Material Didático para a Escola
- Membro da comissão organizadora da III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual
- Membro da comissão organizadora do III Encontro de Professores de Língua Inglesa e da I Mostra de Práticas Colaborativas de Produção de Material Didático para a Escola
- 2012 (Total: 2)
- Membro da comissão organizadora da 2ª Jornada de (Multi)letramento(s) e II Workshop do SAL-Brasil
- Membro da comissão organizadora da III Jornada de Popularização da Ciência
- 2024 (Total: 4)
- Encontro formativo de professores de língua inglesa da rede municipal de Santa Maria/Encerramento
- Encontro formativo de professores de língua inglesa da rede municipal de Santa Maria/Encontro de encerramento
- Encontro formativo de professores de língua inglesa da rede municipal de Santa Maria/Leitura em língua Inglesa na escola: teoria e práticas de (multi)letramentos
- Encontro formativo de professores de língua inglesa da rede municipal de Santa Maria/Oficina de análise e adaptação de material didático com base na perspectiva dos multiletramentos
- 2023 (Total: 1)
- Oficina: Discutindo o processo de elaboração de provas de suficiência para programas de pós-graduação
- 2022 (Total: 1)
- Guia prático para mandar bem no ENEM de língua inglesa (2a edição)
- 2021 (Total: 2)
- Estratégias de leitura na redação de artigos científicos
- Guia prático de estudo para o Teste de Suficiência em Inglês da UFSM
- 2020 (Total: 2)
- Guia prático para mandar bem no ENEM de língua inglesa (1a edição)
- Oficina para alunos do Ensino Médio do colégio Politécnico da UFSM sobre o guia prático para mandar bem no ENEM de língua inglesa
- 2010 (Total: 2)
- Debatedora em sessão de comunicações do GT Interação e Mídias no Congresso Internacional Linguagem e Interação II
- Introdução à nova ortografia e à redação acadêmica na área de Medicina Veterinária
- 2009 (Total: 2)
- Introdução à nova ortografia e à redação acadêmica na área de Ciências Rurais
- Leitura em Língua Inglesa
- 2008 (Total: 5)
- A leitura crítica no ensino de língua estrangeira
- Escrita acadêmica nas Ciências Rurais
- Leitura crítica: integrando teoria e prática
- Revisão de livro: Análises de textos e de discursos: Relações entre teorias e práticas
- Revisão de livro: Redação Acadêmica: princípios básicos (edição revista e ampliada)
- 2007 (Total: 1)
- Contribuições da Análise Crítica do Discurso para o ensino de leitura em inglês como língua estrangeira
- 2006 (Total: 2)
- Revisão de obra literária: Meritíssimo Juiz
- Revisão de revista: Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRSPE): Justificativa do interesse público pela criação do CRSPE como Unidade Autônoma de Pesquisa do MCT na Região Sul
- 2005 (Total: 1)
- Revisão de revista: UFSM: Um marco na democratização da universidade brasileira
- 2003 (Total: 1)
- Monitoria de oficina: Ensino de Leitura Crítica em Inglês na Internet
- 2002 (Total: 2)
- Revisão de livro: Gêneros textuais e práticas discursivas: subsídios para o ensino da linguagem
- Revisão de livro: Redação Acadêmica: princípios básicos
- 2024 (Total: 1)
- Práticas de divulgação científica e letramentos acadêmicos na Linguística Aplicada
- 2022 (Total: 2)
- Academic writing practices in a Brazilian university
- Escrita acadêmico-científica na educação superior: uma análise do material didático de escrita acadêmica de uma disciplina da Universidade Federal de Santa Maria
- 2021 (Total: 1)
- Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional para a análise do gênero teste de inglês como língua estrangeira
- 2019 (Total: 1)
- Testes de proficiência em língua inglesa como língua adicional na perspectiva da Análise Crítica de Gêneros
- 2018 (Total: 2)
- O gênero teste do ENEM: um estudo sobre os tipos, enfoques e aspectos linguísticos das questões de língua inglesa
- Os testes de proficiência em língua inglesa na perspectiva da Análise Crítica de Gêneros
- 2017 (Total: 2)
- Sessão de relatos de experiências em ensino de língua inglesa
- Uma análise do gênero teste de suficiência em leitura em língua inglesa
- 2014 (Total: 1)
- As vozes da popularização da ciência nas notícias jornalísticas que reportam o conhecimento científico
- 2013 (Total: 1)
- Notícia de popularização da ciência: uma análise com foco no texto e no contexto
- 2012 (Total: 1)
- O papel das vozes em notícias de popularização da ciência publicadas em inglês
- 2011 (Total: 3)
- Popularização científica na internet: o papel das vozes em notícias de popularização da ciência
- Popularização da ciência: articulações entre o discurso científico e o discurso popular
- Science in the media: an analysis of the science popularization news genre
- 2010 (Total: 2)
- As vozes da sociedade em notícias de popularização da ciência
- Ciência em debate?: análise crítica do gênero notícia de popularização da ciência
- 2009 (Total: 7)
- A função avaliativa da polifonia em notícias de popularização da ciência
- A função das vozes no gênero notícia de popularização da ciência
- A multiplicidade de vozes no gênero notícia de popularização da ciência
- As vozes em notícias de popularização da ciência
- Desafios na análise da polifonia no gênero notícia de popularização da ciência
- O estudo da polifonia no gênero notícia de popularização científica
- Projeto de tese: o jogo de vozes no gênero notícia de popularização científica
- 2008 (Total: 4)
- Ciência e mídia: a polifonia em notícias de popularização científica
- Polifonia e avaliação em notícias de popularização da ciência
- Polifonia em notícias de popularização da ciência sob a ótica sistêmico-funcional
- Representações sociais de alunos de Letras sobre a produção escrita em inglês
- 2007 (Total: 1)
- Uma investigação sobre o processo de pesquisa em Análise de Gênero com foco em categorias analíticas e procedimentos de pesquisa
- 2006 (Total: 2)
- A metodologia de análise de gêneros a partir de artigos da área de Lingüística Aplicada
- Uma análise de relatos de pesquisa em Análise de Gênero
- 2005 (Total: 2)
- Discutindo procedimentos e categorias analíticas em Análise de Gênero a partir de artigos experimentais com foco no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos
- Explorando artigos de popularização da ciência no ensino de leitura em Inglês para Fins Acadêmicos
- 2004 (Total: 4)
- Exploring popular science in EFL teaching: a genre analytical approach to reading activities
- O artigo de Inglês para Fins Acadêmicos sob a perspectiva da gramática sistêmico-funcional de Halliday
- Procedimentos qualitativos de análise e interpretação dos dados em artigos de Inglês para Fins Acadêmicos
- Uma Análise de Gênero em artigos de Inglês para Fins Acadêmicos com foco no discurso de investigação
- 2003 (Total: 2)
- A seção de metodologia de artigos acadêmicos de Inglês para Fins Acadêmicos revelando uma cultura disciplinar
- Research methodology and disciplinary cultures in English for Academic Purposes research articles
- 2002 (Total: 1)
- O papel do observador na pesquisa qualitativa em Lingüística Aplicada
- 2000 (Total: 3)
- A utilização da Internet para a elaboração de material didático para o ensino de leitura em língua inglesa no LabLeR
- A utilização da Internet para elaboração de material didático para o ensino de leitura em língua inglesa no LabLeR
- LabLeR: uma experiência de qualificação do aluno de LabLeR: uma experiência de qualificação do aluno de Letras
- 1999 (Total: 1)
- A construção de novos idiomas na infância: processos de aquisição em classes populares
- 2024 (Total: 1)
- Do novo acordo ortográfico da língua portuguesa aos letramentos acadêmicos: ?relato de caso? da Medicina Veterinária da UFSM
- 2022 (Total: 4)
- As questões de língua inglesa no ENEM
- Características linguístico-discursivas dos textos de popularização e sua importância para a educação
- Colaboração entre culturas disciplinares: Medicina Veterinária e Ciências da Linguagem
- Testagem em foco: o gênero teste de proficiência em língua adicional da Universidade Federal de Santa Maria
- 2021 (Total: 3)
- ?É preciso ler para escrever melhor?: relações entre leitura e escrita na redação acadêmica
- Oficina de escrita de artigos acadêmicos
- Testes como materiais didáticos para o ensino de línguas na escola
- 2018 (Total: 1)
- Escrita acadêmica nas Ciências Rurais
- 2014 (Total: 1)
- Letras pra quê? - a função social das Letras
- 2012 (Total: 1)
- Conhecimento e Línguas Estrangeiras
- 2008 (Total: 1)
- Linguagem como comportamento: o gênero notícia de popularização da ciência como atividade semiótica mediadora entre os domínios científico e público
- 2023 (Total: 1)
- Projetos guarda-chuva da linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social
- 2022 (Total: 1)
- Mediação da mesa-redonda intitulada Estudos de gêneros: articulações entre sistemas de línguas e de práticas
- 2013 (Total: 1)
- Oficina: Letramento Científico e Ensino de Língua Inglesa
- 2002 (Total: 1)
- Um estudo de gênero de artigos acadêmicos em periódicos eletrônicos brasileiros
- 2023 (Total: 1)
- Entrevista concedida à Jéssica Dalcin da Silva para o programa Ineditados, da rádio da UFSM
- 2021 (Total: 1)
- Entrevista concedida à professora Raquel Bevilaqua para compor o podcast do projeto Rede Básica sobre o ENEM da área de Linguagens/Língua Inglesa (episódio 1 transmitido pelas rádios da UFSM)
- 2019 (Total: 1)
- Ciência Rural entrevista Patrícia Marcuzzo: como estruturar artigos científicos
- 2014 (Total: 1)
- O teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira da UFSM: entrevista sobre a aplicação do teste no dia 9 de maio de 2014
- 2021 (Total: 1)
- Representante do Centro de Artes e Letras no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)
- 2020 (Total: 1)
- Representante docente da área de estudos linguísticos na comissão de bolsas do Programa de Pós-graduação em Letras da UFSM
- 2018 (Total: 1)
- Responsável pela elaboração, aplicação e correção da prova de Língua Inglesa do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (desde julho de 2018 até dezembro de 2019))
- 2016 (Total: 1)
- Vice-coordenadora do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira da UFSM, desde janeiro de 2016 até junho de 2018 (Portaria nº 049/2016/CAL/UFSM)
- 2015 (Total: 2)
- Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Espanhol e Literatura UAB/UFSM
- Vice-coordenadora do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira da UFSM, desde agosto de 2015 até dezembro de 2015 (Portaria nº 101/2015/CAL/UFSM)
- 2014 (Total: 1)
- Coordenadora do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira da UFSM, desde julho de 2013 até julho de 2015 (Portaria nº 134/2013/CAL/UFSM)
- 2012 (Total: 3)
- Integrante do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Espanhol e Literatura UAB/UFSM
- Responsável pela elaboração, aplicação e correção da prova de Língua Inglesa do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (1o sem)
- Responsável pela elaboração, aplicação e correção da prova de Língua Inglesa do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (2o sem)
- 2021 (Total: 1)
- Representante docente na comissão de ingresso ao Programa de Pós-graduação em Letras
- 2018 (Total: 1)
- Responsável pela elaboração, aplicação e correção da prova de Língua Inglesa do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (desde janeiro de 2016 até junho de 2018)
- 2015 (Total: 2)
- Integrante da banca revisora do processo seletivo seriado da UFSM
- Responsável pela elaboração, aplicação e correção da prova de Língua Inglesa do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (2o sem)
- 2014 (Total: 1)
- Integrante da banca revisora do concurso vestibular da UFSM
- 2013 (Total: 1)
- Integrante da banca revisora do concurso vestibular da UFSM
- 2012 (Total: 1)
- Integrante da banca revisora do concurso vestibular da UFSM
- 2021 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalhos na 36ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2020 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalhos na 35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2019 (Total: 1)
- Avaliadora de trabalhos na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2018 (Total: 3)
- Representante docente (suplente) da área de Letras na Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/CAL) do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria
- Representante docente (suplente) do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas no Colegiado dos cursos de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Santa Maria
- Representante docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas no Colegiado dos cursos de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Santa Maria
- 2017 (Total: 2)
- Representante docente (suplente) da área de Letras na Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/CAL) do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria
- Representante docente (suplente) do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas no Colegiado dos cursos de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Santa Maria
- 2010 (Total: 1)
- Representante discente (suplente) da área de Letras na Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/CAL) do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria
- 2009 (Total: 2)
- Representante discente (nível Doutorado) da área de Estudos Lingüísticos no Colegiado do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria
- Representante discente (nível Doutorado) na Comissão de Reformulação do Regulamento do Programa de Pós-graduação em Letras
- 2008 (Total: 1)
- Representante discente na Subcomissão de Avaliação Institucional do Centro de Artes e Letras
- 2006 (Total: 1)
- Representante discente (nível Mestrado) da área de Estudos Lingüísticos no Colegiado do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria
- 2025 (Total: 1)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Letras Raras
- 2024 (Total: 2)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista (Con)Textos Linguísticos
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Prolíngua
- 2023 (Total: 2)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Bakhtiniana
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Educação em Foco
- 2022 (Total: 5)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Caminhos em Linguística Aplicada
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Educação em Revista
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista EntreLetras
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Horizontes de Linguística Aplicada
- Parecerista de resumos submetidos ao XVII Congreso de la Asociación de Lingüística Sistémico Funcional de América Latina (ALSFAL)
- 2021 (Total: 4)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Estudos da Linguagem
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Horizontes de Linguística Aplicada (parecer 01)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Horizontes de Linguística Aplicada (parecer 02)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Letras de Hoje
- 2020 (Total: 1)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Fórum Linguístico
- 2019 (Total: 1)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Letras
- 2018 (Total: 3)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Arredia
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Entremeios
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Linguagens e Cidadania
- 2017 (Total: 2)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Arredia
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Linguagens e Cidadania
- 2016 (Total: 2)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Arredia
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Calidoscópio
- 2015 (Total: 2)
- Análise de solicitação de revalidação de diploma de curso de graduação expedido por instituição estrangeira de Ensino Superior
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Unopar Científica Ciências Humanas e Educação
- 2014 (Total: 1)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Arredia
- 2013 (Total: 1)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Calidoscópio
- 2012 (Total: 2)
- Parecerista ad hoc de artigo para publicação na revista Revista Arredia
- Parecerista de artigo para publicação na revista Linguagens e Cidadania
- 2008 (Total: 1)
- Parecerista ad hoc de artigo para a Revista Linguagem em (Dis)curso
- 2005 (Total: 1)
- Parecerista ad hoc de artigo para a Revista Entrelinhas
- 2010 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Ciência Rural (UFSM. Impresso)'
- 2009 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Ciência Rural (UFSM. Impresso)'
- 2008 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Ciência Rural (UFSM. Impresso)'
- 2007 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Ciência Rural (UFSM. Impresso)'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 2)
- A produção científica no CAPPA/UFSM: artigos científicos em língua inglesa sob a perspectiva da Análise Crítica de Gênero
- O curso online de proficiência em língua inglesa da Universidade Franciscana (UFN): um estudo à luz da Análise Crítica de Gênero
- 2021 (Total: 1)
- O TESLLE e o TOEFL ITP: uma análise crítica da testagem de proficiência em leitura de inglês na UFSM
- 2020 (Total: 1)
- Análise Crítica de Gênero do ENEM de Língua Inglesa
- 2011 (Total: 1)
- Verbal and mental processes in science popularization news
- 2024 (Total: 1)
- English for Academic Purposes e letramentos acadêmicos: as práticas da Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria
- 2023 (Total: 2)
- A critical analysis of essay genre
- UFSM extension projects as a genre
- 2022 (Total: 2)
- English teaching for blind students: adaptation suggestions for didactic activities of a textbook
- ENADE: A Critical Genre Analysis of the Major in English exam
- 2021 (Total: 1)
- Analysis of an educational material developed for early childhood education
- 2020 (Total: 1)
- What are the choices behind the titles? A Systemic Functional Grammar analysis on titles from Rural Sciences and Communication
- 2019 (Total: 2)
- The Exame Nacional do Ensino Médio: youth and cartoons
- The UFSC admission exam: an analysis of the structure of the English section of the test
- 2017 (Total: 1)
- The UFSM English TESLLE ? a study about kinds, foci and linguistic aspects of the questions and the testees' scores
- 2016 (Total: 1)
- Music as teaching material in English as additional language classes
- 2015 (Total: 6)
- Analyzing english speaking activities on the textbook Alive!6
- Formação docente: minha jornada no curso de Letras/Espanhol
- Formação docente: os caminhos para aprendizagem
- Formação docente: uma análise sobre a teoria e a prática
- O teste de suficiência em língua inglesa dentro do contexto da Universidade Federal de Santa Maria
- Prática docente
- 2014 (Total: 1)
- TOEFL test as a tool for the admission on 'Ciência sem Fronteiras' program
- 2012 (Total: 5)
- A formação docente do eu educador
- A importância da atividade lúdica no ensino da língua espanhola
- Considerações acerca da formação docente
- Desafios e dificuldades no ensino da língua espanhola
- Formação docente: o processo de ensino e aprendizagem