Eliana Da Costa Pereira De Menezes

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN Práticas pedagógicas na escola inclusiva: entre adaptar e reinventar (CADERNOS DO APLICAÇÃO (UFRGS))
    2020 (Total: 3)
  • doi ISSN A produção discursiva sobre alunos em processo de inclusão: análises a partir de políticas neoliberais (MOMENTO - DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Discursos inclusivos em circulação nas escolas e seus efeitos na condução docente (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
  • doi ISSN Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN (Re)Significações no Processo de Avaliação do Sujeito Jovem e Adulto com Deficiência Intelectual (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2016 (Total: 3)
  • ISSN Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual (Linhas)
  • doi ISSN Gestão escolar e a produção discursiva do aluno incluído (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
  • doi ISSN INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (Journal of Research in Special Educational Needs)
    2015 (Total: 1)
  • doi ISSN A produção de sujeitos inclusivos na contemporaneidade: um olhar para a história (recente) das práticas escolares (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2014 (Total: 1)
  • doi ISSN A produção de práticas de normalização nos discursos orientadores/reguladores do atendimento educacional especializado (Revista Educação Especial (Online))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Inclusão e educação especial: tensionamentos a partir das políticas educacionais atuais (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Inclusão de alunos surdos na escola regular. (Cadernos de Educação (UFPel))
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Representações docentes: o olhar para o aluno com necessidades educacionais especiais (Revista Educação Especial (UFSM))
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Informática e Educação Inclusiva: desafios para a qualidade na educação (Cadernos de Educação Especial)
    2022 (Total: 2)
  • ISSN INCLUSÃO ESCOLAR COMO TRABALHO ARTICULADO ENTRE GESTÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROFESSORES/AS (Temas em Educacao (UFPB))
  • ISSN O QUE PODEMOS NO ENCONTRO COM A INFÂNCIA? UM CONVITE A UM OLHAR HETEROTÓPICO (Childhood And Philosophy)
    2021 (Total: 1)
  • ISSN NAS ONDAS DO RÁDIO: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NO CONTEXTO ESCOLAR OBRIGATÓRIO (ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE))
    2021 (Total: 2)
  • doi ESCOLA INDÍGENA GUARANI: MOVIMENTOS DE LUTA POR ACESSO À UMA SOCIEDADE INCLUSIVA (Pesquisar com a escola: currículo e inclusão em foco)
  • doi Isolamento social, cuidado de si e (re)invenção da vida (Inclusão, aprendizagem e tecnologias em educação: pensar a educação no século XXI)
    2020 (Total: 2)
  • A CENTRALIDADE DO ESPAÇO ESCOLAR NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: PRODUZINDO SUJEITOS INCLUSIVOS (Formação de professores e práticas de ensino em contextos educacionais inclusivos)
  • SOBRE INFÂNCIAS MEDICALIZADAS E A PRODUÇÃO DE MARCAS PARA A DIFERENÇA NA ESCOLA (INCLUSÃO ESCOLAR: UM ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE)
    2019 (Total: 4)
  • Estatuto da pessoa com deficiência: a produção de discursos sobre os sujeitos (Os casos excluídos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva)
  • Gestão das práticas da Educação Especial na Educação Infantil: a naturlização da ampliação da obrigatoriedade de frequência (Educação Especial e Inclusiva e(m) áreas do conhecimento)
  • Políticas inclusivas e a significação das práticas de educação especial na escola comum (Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica)
  • Políticas de inclusão, reconhecimento da LIBRAS e a atuação do tradutor e intérprete no ensino superior (Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas)
    2018 (Total: 2)
  • Cidadania, Inclusão e Democracia: alianças neoliberais (Diferença, Educação e Cultura. Ressonâncias na Escola Contemporânea.)
  • Políticas de inclusão e ensino profissionalizante: gestão da educação especial no IFFar (Estratégias Pedagógicas inclusivas na Educação Superior)
    2017 (Total: 1)
  • Práticas de subjejtivação no imperativo inclusivo (Inclusão e Aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas)
    2015 (Total: 2)
  • Educação inclusiva e educação especial: interfaces da pedagogia da diversidade no contexto universitário (Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade)
  • Pesquisas em Educação Especial: investigações a partir dos estudos Pós-Críticos em Educação (Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens)
    2014 (Total: 1)
  • Deficiência Intelectual (Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica)
    2013 (Total: 2)
  • Deficiência e Inclusão escolar: breve análise sobre o filme Vermelho como o Céu (Cinema e Deficiência: a invenção da diferença)
  • Inclusão de pessoas com deficiência na UFSM: concepções, ações e práticas dos coordenadores (Aprendizagem no Ensino Superior)
    2012 (Total: 1)
  • A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRY WALLON E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (Educação, Educação Especial e Inclusão: fundamentos, contextos e práticas)
    2008 (Total: 1)
  • Inclusão: entre pedagogias, espaços e saberes (A Educação e a Inclusão na Contemporaneidade)
    2003 (Total: 1)
  • A educação dos alunos com necessidades especiais e o ambiente informatizado: caminhos a trilhar na educação especial (Desafios da Educação neste Século: pesquisa e formação de professores)
    2006 (Total: 1)
  • Informática e Educação Inclusiva: discutindo limites e possibilidades
    2018 (Total: 1)
  • Diferença, Educação e Cultura. Ressonâncias na Escola Contemporânea.
    2015 (Total: 1)
  • Dossiê Diferença, Educação e Cultura
    2014 (Total: 1)
  • Inclusão escolar: sobre a conquista de um direito humano ou sobre a partilha de um espaço físico?
    2011 (Total: 1)
  • A maquinaria escolar na produção de subjetividades para uma sociedade inclusiva
    2005 (Total: 1)
  • Informática e Educação Inclusiva: discutindo limites e possibilidades
    2018 (Total: 1)
  • Caminhos Possíveis à Inclusão II: Educação Especial, novos prismas
    2015 (Total: 1)
  • NEOLIBERALISMO, GESTÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO: DESAFIOS PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA (37ª Reunião Nacional da ANPED)
    2014 (Total: 4)
  • A relação teoria e prática na formação do educador especial: breves problematizações (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Entre escola e mercado de trabalho: análises sobre possibilidades de inclusão do sujeito com deificiência (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • PRÁTICAS DISCURSIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO (X Anped Sul)
    2012 (Total: 2)
  • Análise dos discursos inclusivos e seus efeitos em termos de subjetivação docente (IX Anped Sul)
  • Cidadania e Democracia: estratégias da governamentalidade neoliberal para a produção de práticas (de si) inclusivas (35ª Reunião Anual da Anped Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI)
    2011 (Total: 1)
  • Formação Docente Capitalizada: análise de uma proposta na educação de surdos (34ª Reunião Anual da Anped - Educação e Justiça Social)
    2010 (Total: 3)
  • A fabricação de subjetividades inclusivas: efeitos da aliança entre a racionalidade política neoliberal e a escola (XI Simpósio Internacional IHU ? O (des)governo biopolítico da vida humana)
  • A INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS (XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA REGULAR: ESPAÇO PARA CLASSIFICAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DOS ALUNOS (VIII ANPED Sul ?Formação, Ética e Políticas: qual pesquisa? Qual educação??.)
    2009 (Total: 3)
  • A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social (VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
  • Inclusão de alunos surdos na escola regular: aspectos linguísticos e pedagógicos (32ª Reunião Anual da Anped - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?)
  • Práticas de subjetivação no movimento de integração e inclusão escolar (VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
    2008 (Total: 1)
  • Representações Docentes: o olhar para o aluno com necessidades especiais (3ºSeminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 3º SBECE)
    2006 (Total: 1)
  • A aproximação entre informática e educação inclusiva: um fervilhar de sentimentos e opiniões, discursos e práticas (VI Anped Sul)
    2019 (Total: 3)
  • A PRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DA EMERGÊNCIA DE DISCURSOS INCLUSIVOS (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI\UFSM)
  • Modos outros de pensar a infância (8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e do 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (8º SBECE / 5º SIECE)
  • Possibilidades de resistência na escola através das vozes da Rádio (8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e do 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (8º SBECE / 5º SIECE))
    2018 (Total: 9)
  • A GESTÃO DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA ? CAMPUS JAGUARI E SÃO BORJA (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISES DA PRODUÇÃO DISCURSIVA NO PPGE/UFSM (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA RACIONALIDADE NEOLIBERAL (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • NAS ONDAS DA RÁDIO BILAC: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • OS DIFERENTES OLHARES PARA OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS ANALÍTICOS ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • PERCEPÇÕES SOBRE A INTERAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ÂMBITO DE UM ESPAÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS E SEUS EFEITOS NA CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • SINASE: A GESTÃO DOS RISCOS VIA ESTABELECIMENTO DE REDES (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2016 (Total: 1)
  • Educação Especial no contexto da racionalidade inclusiva: uma análise de práticas discursivas (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2012 (Total: 2)
  • Análise dos discursos inclusivos e seus efeitos em termos de subjetivação docente (IX Anped Sul)
  • Cidadania e Democracia: estratégias da governamentalidade neoliberal para a produção de práticas (de si) inclusivas (35ª Reunião Anual da Anped Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI)
    2011 (Total: 1)
  • Formação Docente Capitalizada: análise de uma proposta na educação de surdos (34ª Reunião Anual da Anped - Educação e Justiça Social)
    2010 (Total: 1)
  • Problematizações didáticas a cerca do ensino (obrigatório) da filosofia na escola (IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS ? Sociedade Pós-Moderna: luzes e sombras.)
    2009 (Total: 3)
  • A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social (VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologias: Sujeitos (des)conectados?)
  • Inclusão de alunos surdos na escola regulars: aspectos linguísticos e pedaggógicos (32ª Reunião Anual da Anped - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?)
  • Práticas de subjetivação no movimento de integração e inclusão escolar (VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?)
    2008 (Total: 2)
  • Educação Inclusiva (entre) espaços e saberes (IV Colóquio Franco Brasileiro de FIlosofia da Educação)
  • Sobre pensar a informática na relação com a escola (3ºSeminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 3º SBECE)
    2007 (Total: 1)
  • A importância da leitura e escrita na atividade filosófica (22ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
    2005 (Total: 4)
  • A escola inclusiva e a democratização do acesso ao conhecimento através da internet (II Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Informática e educação inclusiva: analisando as práticas atuais (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário de Educação Popular)
  • Problematizando a utilização da informática na educação inclusiva (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • Projeto Borboleta: buscando a superação das dificuldades de aprendizagem através de atividades lúdicas (11ª Jornada Nacional de Educação)
    2004 (Total: 7)
  • Analisando a utilização da informática na educação inclusiva (XV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Educação como política cultural: um espaço para a produção das diferenças)
  • Associação Colibri: o relato de uma trajetória em busca da inclusão social (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular: Educar e Cuidar - Desafios e práticas)
  • Convivendo com nossas diferenças (Fórum Mundial de Educação)
  • Grupo de Convivência: um espaço para a troca de experiências (7ª Jornada de Educação Especial/Inclusão: intenção e realidade)
  • Informática Educativa e a formação do professor: uma interlocução necessária (7ª Jornada de Educação Especial/Inclusão: intenção e realidade)
  • Informática na educação Inclusiva: onde ela está? (1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença)
  • Reflexões sobre a utilização da informática na educação inclusiva: limites e possibilidades (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular: Educar e Cuidar - Desafios e práticas)
    2003 (Total: 15)
  • A informática como ferramenta auxiliar na aprendizagem de alunos com necessidades especiais (XIII Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • A Influência da literatura infantil na aprendizagem de crianças com deficiência mental, através de um trabalho lúdico-pedagógico (IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR - XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • A literatura infantil no trabalho lúdico-pedagógico com crianças com deficiência mental (Seminário Nacional de educação: pedagogia da inclusão e a proposta pedagógica Guanelliana)
  • A prática de professores na educação inclusiva e o uso da informática como ferramenta auxiliar nesse processo (9ª Jornada Nacional de Educação - Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais)
  • A utilização de novos recursos no trabalho com alunos PNE's (9ª Jornada Nacional de Educação - Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais)
  • As perspectivas para o aluno com necessidades especiais frente as novas tecnologias (IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR - XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • Discutindo a informática na educação sob a ótica da inclusão (VII Seminário Internacional de Educação do Mercosul - IV Seminário Interinstitucional)
  • Inclusão social de adultos PNE's: um caminho a ser percorrido (XXI Congresso Nacional das APAEs - II Fórum Nacional de Autodefensores)
  • Inclusão social de Adultos PNE's: novas práticas sociais, novas possibilidades (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
  • Intervenção Psicomotora em alunos com necessidades educativas especiais (VII Seminário Internacional de Educação do Mercosul - IV Seminário Interinstitucional)
  • Linguagem LOGO: influências na formação do educador especial (I Congresso brasileiro de Educação Especial)
  • Literatura Infantil: um trabahlo lúdico-pedagógico na aprendizagem de crianças com deficiência mental (I ENCONTRO NACIONAL SOBRE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO)
  • Poster: Intervenção Psicomotora: recreação para alunos com dificuldades de aprendizagem (2° CONGRESSO CINTÍFICO DO MEETING: SPORTS, FITNESS, FISIOTERAPIA, TURISMO, HOTELARIA)
  • Recreação para alunos com dificuldades de aprendizagem: uma intervenção psicomotora (I ENCONTRO NACIONAL SOBRE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO)
  • Uma trajetória em busca da inclusão social de adultos PNE's (IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR - XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
    2001 (Total: 2)
  • Informática e Educação: metodologia Logo influenciando na formação do educador especial e no processo ensino-aprendizagem do portador de necessidades especiais. (XX Congresso Nacional das APAEs - I Fórum Nacional de Autodefensores)
  • Vida com qualidade para portadores de necessidades especiais com idade superior a 45 anos/SM. (II Congresso Internacional de Educação Popular)
    2000 (Total: 5)
  • A reintegração de adultos PNE's na sociedade através de práticas sociais na região central do estado. (VIII Jornada Transandina de Aprendizagem - Educação e Trabalho no Contexto da Globalização)
  • Informática e Educação: a metodologia LOGO e o processo formativo de acadêmicas do Curso de Educação Especial. (I Congresso Ibero-americano de Formação de Professores)
  • Informática e Educação: Metodologia Logo influenciando na formação do educador especial e no processo ensino aprendizagem do portador de necessidades especiais (PNE). (XV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Projeto Melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais acima de 35 anos no município de Santa Maria - RS. (I Congresso Internacional de Educação Popular: o educador do futuro e o futuro de educador)
  • Reintegração e assistência aos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos. (52ª Reunião Anual da SBPC - O Brasil na Sociedade do Conhecimento: DESAFIO PARA O SÉCULO XXI)
    1999 (Total: 3)
  • As condições biopsicosociais dos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos/SM. (51ª Reunião Anual da SBPC - MERCOSUL: a quebra das Fronteiras?)
  • Brinquedoteca Hospitalar: uma alternativa de atenção à criança. (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Vida Adulta: as condições biopsicosociais dos portadores de necessidades especiais. (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    1998 (Total: 1)
  • As condições biopsicosociais dos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos. (XIII Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)

Produção Técnica

    2017 (Total: 3)
  • Fundamentos da Educação Especial I
  • Fundamentos da Educação Especial II
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Especial
    2009 (Total: 1)
  • Alternativas Metodológicas para o aluno com Déficit Cognitivo
    2006 (Total: 4)
  • Alternativas Metodológicas para o aluno com Déficit Cognitivo
  • Atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência mental
  • Pesquisa Educacional I
  • Pesquisa Educacional II
    2009 (Total: 1)
  • VI Congresso Internacional de Educação: Educação e Tecnologia, sujeitos (des)contectados?
    2004 (Total: 1)
  • Reunião Regional da SBPC no RS
    2001 (Total: 1)
  • I Encontro de Educação Especial do Oeste Baiano
    1999 (Total: 1)
  • Seminário Temas Educacionais: interfaces com a Educação Especial
    2019 (Total: 1)
  • 3º Fórum Itinerante de Inlcusão - GEPI
    2017 (Total: 1)
  • XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino-americano de Educação Especial
    2016 (Total: 1)
  • IX Fórum Estadual de Educação de Surdos-FEES: Educação escolar bilíngue para surdos: o que temos produzido?
    2014 (Total: 1)
  • 1º Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
    2010 (Total: 1)
  • IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - Sociedade Pós-Moderna: luzes e sombras
    2009 (Total: 2)
  • V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
  • VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - (Im)Possibilidades da relação razão, ciência e fé
    2005 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Formação de Professores para Educação Inclusiva
    2004 (Total: 1)
  • Seminário A produção do conhecimento em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
    2000 (Total: 1)
  • Oficina de Musicalização no Brincando nas Férias
    2019 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva e Ensino Colaborativo
    2015 (Total: 1)
  • X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2014 (Total: 1)
  • Deficiência Mental e processos de alfabetização
    2013 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado nos IFs
  • Políticas Públicas, currículo e práticas no contexto escolar
  • X Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
    2012 (Total: 1)
  • Curta Cinema no CE - Leonel Pé-de-Vento
    2011 (Total: 2)
  • 4º Ciclo de Cinema - Cinema e Deficiência: a estética da diferença
  • Políticas de Educação Inclusiva: implicações para as práticas escolares
    2009 (Total: 2)
  • Coordenadora de Sessão no VI Congresso Internacional de Educação/UNISINOS
  • Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos/Produção do material didático
    2008 (Total: 1)
  • Deficiência Intelectual
    2007 (Total: 3)
  • Atendimento Educacional para deficiente mental
  • Discutindo a violência psicológica nos espaços escolares
  • O método de ensino da pedagogia histórico-crítica
    2006 (Total: 40)
  • Alternativas Metodológicas para o aluno com Dificuldades de Aprendizagem
  • Alternativas Metodológicas para o aluno surdo
  • Alternativas Metodológicas para o Aluno com Déficit Cognitivo
  • Artes Visuais e a Educação Especial
  • Avaliação em Educação Especial
  • Curso a Distância de Formação de Professores para atuação em Salas de Recursos Multifuncionais
  • Curso de Formação para professores em atuação em salas de recursos multifuncionais
  • Desenvolvimento Linguístico e Educação de Surdos
  • Didática
  • Diferentes Representações da Língua
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação e Movimento Humano
  • Educação Musical
  • Ensino da Língua Portuguesa para Surdos
  • Estágio Supervisionado Déficit Cognitivo
  • Estágio Supervisionado Dificuldades de Aprendizagem
  • Estágio Supervisionado/Surdez
  • Fundamentos da Educação Especial II
  • Fundamentos da Leitura e Escrita
  • Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos da Educação II. 2005.
  • Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem
  • Informática na Educação Especial
  • Jogo Teatral e Educação Escolar
  • LIBRAS I
  • LIBRAS II
  • Língua, Cultura e Identidade
  • Matemática e Educação Escolar I
  • Matemática e Educação Escolar II
  • Metodologia do Ensino da Geografia
  • Metodologia do Ensino da História
  • Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I
  • Metodologia do Ensino da Língua Potuguesa II
  • Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e suas Tecnologias
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica
  • Processos Investigativos em Educação II
  • Processos Investigativos em Educação III
  • Psicologia da Educação II
  • Psicologia da Educação III
  • Psicologia da Educação IV
    2005 (Total: 1)
  • Paralisia Cerebral
    2004 (Total: 1)
  • Oficina: Educação para todos: discutindo possibilidades
    2019 (Total: 3)
  • Inclusão, Educação Especial e práticas discursivas: análises sobre o GT 15 da Anped
  • Modos outros de pensar a infância
  • Possibilidades de resistência na escola através das vozes da Rádio
    2018 (Total: 4)
  • ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS
  • GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA RACIONALIDADE NEOLIBERAL
  • Problematizações sobre a Formação do Tradutor/Intérprete de Libras e seus Efeitos na Constituição de Subjetividades
  • SINASE: A GESTÃO DOS RISCOS VIA ESTABELECIMENTO DE REDES
    2017 (Total: 1)
  • Educação Especial e Educação Inclusiva: análises da produção discursiva no PPGE/UFSM
    2016 (Total: 1)
  • A produção de práticas discursivas no campo da educação especial no contexto da racionalidade inclusiva
    2015 (Total: 2)
  • NEOLIBERALISMO, GESTÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO: DESAFIOS PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA
  • PIBID Educação Especial no contexto da escola inclusiva: discussões sobre o trabalho do educador especial e seus efeitos nas práticas escolares
    2014 (Total: 2)
  • INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO
  • PRÁTICAS DISCURSIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO
    2011 (Total: 1)
  • Práticas escolares em operação para a produção de subjetividades inclusivas
    2010 (Total: 3)
  • A INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA REGULAR: ESPAÇO PARA CLASSIFICAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DOS ALUNOS
  • Problematizações didáticas acerca do ensino (obrigatório) da filosofia na escola
    2009 (Total: 3)
  • A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social
  • A inclusão de alunos surdos na escola regular: aspectos linguísticos e pedagógicos
  • Práticas de subjetivação no movimento de integração e inclusão escolar
    2008 (Total: 2)
  • Representações Docentes: o olhar para o aluno com necessidades especiais
  • Sobre pensar a informática na relação com a escola
    2006 (Total: 1)
  • A aproximação entre informática e educação inclusiva: um fervilhar de sentimentos e opiniões, discursos e práticas
    2005 (Total: 2)
  • A escola inclusiva e a democratização do acesso ao conhecimento através da Internet
  • Informática e Educação Inclusiva: analisando as práticas atuais
    2004 (Total: 4)
  • Analisando a utilização da informática na educação inclusiva
  • Associação Colibri: O Relato de uma trajetória em busca de inclusão social
  • Informática Educativa e a Formação do Professor: uma interlocução necessária
  • Reflexões sobre a utilização da informática na Educação Inclusiva: Limites e possibilidades
    2003 (Total: 11)
  • A influencia da literatura infatil na aprendizagem de crianças com deficiência mental através de um trabalho lúdico-pedagógico
  • A informática como ferramenta auxiliar na aprendizagem de alunos com necessidades especiais
  • A prática de professores na educação inclusiva e o uso da informática como ferramenta auxiliar nesse processo
  • A utilização de novos recursos no trabalho com alunos PNE's
  • As perspectivas para o aluno com necessidades especiais frente as novas tecnologias
  • Discutindo a informática na educação sob a ótica da inclusão
  • Inclusão Social de Adultos PNE's: um caminho a ser percorrido
  • Intervenção Psicomotora: recreação para alunos com dificuldades de aprendizagem
  • Literatura Infantil: um trabalho lúdico-pedagógico na aprendizagem de crianças com deficiência mental
  • Recreação para alunos com dificuldades de aprendizagem: uma intervenção psicomotora
  • Uma trajetória em busca da inclusão social de adultos PNE's
    2001 (Total: 2)
  • Informática e Educação: Metodologia LOGO influenciando na formação do educador especial e no processo ensino-aprendizagem do portador de necessidades especiais
  • Vida com qualidade para portadores de necessidades especiais com idade superior a 45 anos/SM
    2000 (Total: 4)
  • A reintegração de adultos PNE's na sociedade através da práticas sociais na região central do estado
  • Informática e Educação: A metodologia LOGO e o processo formativo de academicas do Curso de Educação Especial
  • Informática e Educação: Metodologia LOGO influenciando na formação do educador especial e no processo ensino aprendizagem do portador de necessidades especiais (PNE)
  • Projeto Melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais acima de 35 anos no Município de Santa Maria, RS
    1999 (Total: 3)
  • As condições biopsicosociais dos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos/SM
  • Brinquedoteca Hospitalar: uma alternativa de atenção à criança
  • Vida Adulta: as condições bio-psicos-sociais dos portadores de necessidades especiais
    1998 (Total: 1)
  • As condições bio-psicos-sociais dos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos
    2018 (Total: 2)
  • A produção de sujeitos inclusivos na Contemporaneidade
  • Práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão escolar
    2017 (Total: 1)
  • Práticas de subjetivação no imperativo da Escola Inclusiva
    2014 (Total: 1)
  • Pensando a alfabetização da criança com deficiência intelectual
    2013 (Total: 4)
  • Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais
  • Ensino Inclusivo: desafios metodológicos e produção do conhecimento
  • Políticas públicas, currículo e práticas no contexto escolar
  • Produção de subjetividades inclusivas: formação do professor de educação especial e formação do professor em geral
    2008 (Total: 1)
  • Prática Pedagógica na perspectiva inclusiva: entre espaços e saberes
    2005 (Total: 2)
  • Discutindo uma escola para todos
  • Estratégias de Aprendizagem na disciplina de Processos Investigativos
    2004 (Total: 2)
  • Deficiência Mental: alguns aspectos relevantes
  • Educação para todos: discutindo possibilidades
    2003 (Total: 1)
  • Debatedora da Segunda Etapa do II Ciclo de cinema O Cinema e a Deficiência - quando a mensagem faz a diferença
    2002 (Total: 2)
  • Educação Especial: convivendo com a diferença
  • Educação Inclusiva: aspectos importantes
    2001 (Total: 1)
  • A evolução histórica da educação especial: da exclusão a inclusão
    2003 (Total: 1)
  • Linguagem LOGO: influências na formação do educador especial
    2000 (Total: 1)
  • Reintegração e assistência aos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos/SM
    1999 (Total: 1)
  • As condições bio-psicos-sociais de PNEs acima de 45 anos na Região Central do Estado do RS
    2018 (Total: 2)
  • 'Os diferentes olhares para os espaços da educação especial: tensionamentos analíticos acerca de uma experiência
  • Percepções sobre a interação de pessoas com deficiência intelectual no âmbito de um espaço de atendimento especializado
    2017 (Total: 1)
  • Inclusão em tempos de exclusão: decorrências educacionais para pessoas com deficiência
    2016 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE INCLUSIVA: UMS ANÁLISE DE PRÁTICAS DISCURSIVAS
  • Support Intensity Scales as a Tool in the Beginning of Teaching Practice in Special Education
    2014 (Total: 2)
  • Educação Especial/UFSM-PIBID: ações do ensino colaborativo na escola inclusiva
  • PIBID: ações do ensino colaborativo
    2013 (Total: 1)
  • Análises sobre o curta-metragem 'Leonel Pé-de-vento'
    2011 (Total: 1)
  • INCLUSÃO ESCOLAR: NOVOS CONTORNOS DAS PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO NA GOVERNAMENTALIDADE BIOPOLÍTICA NEOLIBERAL
    2008 (Total: 1)
  • Afetividade e educação: pensando o papel do professor nesse processo
    2007 (Total: 1)
  • A importância da leitura e da escrita na atividade filosófica
    2005 (Total: 1)
  • Nós trabalhamos com adolescentes
    2004 (Total: 2)
  • Mesa redonda: Escola e Subjetividade
  • Pôster: Grupo de Convivência: um Espaço para a Troca de Experiência
    2001 (Total: 1)
  • O papel da afetividade no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais
    2015 (Total: 1)
  • Deficiência Intelectual
    2002 (Total: 1)
  • Os detalhes importantes na compra de brinquedos
    2001 (Total: 1)
  • O Mercado de Trabalho para as pessoas com NEEs
    2020 (Total: 4)
  • Diálogos sobre diferença na escola inclusiva
  • Direitos humanos e processos de In/exclusão
  • Educação Especial/AEE e propostas colaborativas na escola inclusiva durante a pandemia
  • Educação, Inclusão e Pandemia
    2005 (Total: 1)
  • Assessoramento técnico- pedagógico aos professores da Associação Colibri, no periodo de janeiro à outubro de 2004
    2003 (Total: 2)
  • Assessoria técnica aos professores participantes do Encontro de Educação Especial, promovido pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação
  • Assessoria técnico-pedagógica aos professores da Associação Colibri - Santa Maria - RS, no período de janeiro à dezembro de 2002
    2018 (Total: 2)
  • VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial,
    2017 (Total: 2)
  • V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
  • XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino-americano de Educação Especial
    2016 (Total: 1)
  • IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; V Seminário Internacional de Gestão Educacional; X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
    2015 (Total: 1)
  • X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2014 (Total: 1)
  • Experiências de ressignificação das práticas pedagógicas em tempos de inclusão escolar: a docência compartilhada e o atendimento especializado
    2011 (Total: 2)
  • Comitê Científico do VII Congresso Internacional de Educação
  • I Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços - 26 Jornada Integrada da UFSM
    2010 (Total: 1)
  • Comissão Científica da IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - Sociedade Pós-Moderna: luzes e sombras
    2015 (Total: 1)
  • Comitê Científico do V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, o III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e o XVII Simpósio Internacional IHU
    2013 (Total: 3)
  • Comitê Científico do III Seminário Institucional do PIBID UNIVATES e I Simpósio Nacional sobre docência na educação básica
  • Comitê Científico do X Seminário Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade
  • VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação
    2009 (Total: 1)
  • Comissão científica da VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - (Im)Possibilidades da relação razão, ciênica e fé
    2008 (Total: 1)
  • Comitê Científico do I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: currículo, prática pedagógica e diferença
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
    2018 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2016 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linhas Críticas (UnB)'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linhas Críticas (UnB)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2019 (Total: 2)
  • A PRODUÇÃO DE MODOS DE SER DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  • MODOS OUTROS DE PENSAR A INFÂNCIA: UM CONVITE AO PENSAMENTO A PARTIR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2018 (Total: 3)
  • Educação Especial e políticas de inclusão: efeitos das práticas de subjetivação na produção do professor
  • Efeitos das práticas de si operadas sobre alunos em situação de privação social
  • Um olhar sobre o Curso Normal a partir de teorizações pós-críticas
    2020 (Total: 1)
  • A EXPERIÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS PANDÊMICOS ACOMPANHAMENTO ESCOLAR/DOMICILIAR DO ALUNO SURDO
    2018 (Total: 2)
  • PRAEM: AÇÕES DE UM PROGRAMA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO MUNICIPAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO
  • PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
    2017 (Total: 2)
  • APAE Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com defiiciência
  • Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professores
    2016 (Total: 7)
  • A AUTONOMIA EM ATIVIDADES DOMÉSTICAS DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA
  • A INTERAÇÃO SOCIAL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • ANÁLISES SOBRE A APAE NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
  • ANÁLISES SOBRE A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DI EM PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
  • APRENDIZAGENS AO LONGO DA VIDA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
  • ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE OS SUJEITOS
  • PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DISCURSOS LEGAIS QUE INSTITUEM O ACESSO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AO MERCADO DE TRABALHO
    2015 (Total: 1)
  • PRÁTICAS PRODUTORAS DE SUJEITOS NA ESTEIRA DA RACIONALIDADE INCLUSIVA: ANÁLISES SOBRE O CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO ? CASE DA CIDADE DE SANTA MARIA
    2014 (Total: 7)
  • A atuação do PRAEM nas práticas de inclusão escolar no município de Santa Maria
  • A produção de significados para as práticas em educação especial na escola inclusiva
  • A produção do
  • Análises sobre as ações de educação especial na escola regular e as possibilidades de ensino colaborativo
  • As repercussões da trajetória formativa na atuação do educador especial
  • Processo de aprendizagem e inclusão escolar: problematizações sobre a classe especial
  • Ressignificações da formação do educador especial na UFSM a partir da política de educação inclusiva
    2013 (Total: 5)
  • Da escola para o mercado de trabalho: análises sobre as possibilidades de inclusão do jovem com deficiência
  • Efeitos da política de inclusão escolar na organização das práticas da APAE de Florianópolis
  • Inclusão escolar: as recomendações do PP e a prática docente
  • Práticas inclusivas na escola especial
  • Teoria e prática na formação do Educador Especial: problematizações iniciais
    2011 (Total: 6)
  • A gestão pedagógica e o lugar da educação especial na escola inclusiva
  • Análises sobre o AEE e seus possíveis efeitos nas práticas escolare
  • Educação inclusiva: a probematização das políticas e a (re)organização das práticas escolares
  • Inclusão de pessoas com deficiência na UFSM: concepções, ações e práticas dos Coordenadores
  • O Ciclo de Cinema como ferramenta pedagógica na formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
  • Problematizações sobre a inclusão no Curso de Educação Especial da Universidade Federal e Santa Maria
    2008 (Total: 9)
  • A educação inclusiva e a constituição da identidade do sujeito surdo
  • A formação do educador especial com dispositivo de produção das subjetividades dos alunos com deficiência
  • As políticas de inclusão e a criação de diferentes estratégias nas práticas escolares
  • As relações familiares e suas influências no processo de aprendizagem
  • Dificuldades de Aprendizagem: fatores ambientais/um olhar diferente sobre a criança e a escola
  • Educação Inclusiva: um estudo sobre as dificuldades e possibilidades na inclusão de alunos TDAH
  • O espaço da instituição especializada a partir das políticas de educação inclusiva
  • Possibilidades de discussão sobre inclusão a partir da teoria dos sistemas ecológicos
  • Problematizando a inserção do educador especial na escola regular
    2007 (Total: 11)
  • A aprendizagem em um espaço privilegiado para interações sociais
  • A classe especial e a interação entre os alunos
  • Aprendizagem significativa: (re)significando o ensino da matemática e do português
  • Dificuldades de aprendizagem no ensino superior
  • Eu em um mundo de diferenças
  • O lúdico e a sala de recursos... (re)pensando esse espaço pedagógico
  • Relatório de Estágio
  • Relatório de Estágio - Deficiência Mental
  • Relatório de Estágio - Déficit Cognitivo
  • Relatório de Estágio - Dificuldade de Aprendizagem
  • Relatório de Estágio/Dificuldades de Aprendizagem