Eliana Da Costa Pereira De Menezes
Produção Bibliográfica
- 2023 (Total: 3)
- ISSN Entrevista com a Professora Maura Corcini Lopes: a Produção do Ser Surdo na Experiência da Educação1 (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- 2022 (Total: 3)
- ISSN Diferença e corpo heterotópico da deficiência: um convite para se pensar de outro modo a escola inclusiva (REVISTA COCAR (ONLINE))
- ISSN NAS ONDAS DO RÁDIO: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NO CONTEXTO ESCOLAR OBRIGATÓRIO (ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE))
- ISSN Por uma escuta da infância: inclusão escolar e as demandas pós-pandemia (ENSINO EM RE-VISTA)
- 2021 (Total: 3)
- 2020 (Total: 3)
- 2019 (Total: 1)
- 2016 (Total: 3)
- ISSN Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual (Linhas)
- 2015 (Total: 1)
- 2014 (Total: 1)
- 2011 (Total: 1)
- ISSN Inclusão e educação especial: tensionamentos a partir das políticas educacionais atuais (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Impresso))
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Inclusão de alunos surdos na escola regular. (Cadernos de Educação (UFPel))
- 2009 (Total: 1)
- ISSN Representações docentes: o olhar para o aluno com necessidades educacionais especiais (Revista Educação Especial (UFSM))
- 2004 (Total: 1)
- ISSN Informática e Educação Inclusiva: desafios para a qualidade na educação (Cadernos de Educação Especial)
- 2023 (Total: 1)
- CONDIÇÕES DE INGRESSO E AÇÕES PARA A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (Desafios da educação contemporânea: racismo de estado e desigualdades múltiplas)
- 2022 (Total: 1)
- Plano centrado na pessoa com deficiência intelectual: possibilidades de enriquecimento das práticas escolares (Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas)
- 2021 (Total: 3)
- doi ESCOLA INDÍGENA GUARANI: MOVIMENTOS DE LUTA POR ACESSO À UMA SOCIEDADE INCLUSIVA (Pesquisar com a escola: currículo e inclusão em foco)
- doi Isolamento social, cuidado de si e (re)invenção da vida (Inclusão, aprendizagem e tecnologias em educação: pensar a educação no século XXI)
- Significados sobre estar na escola inclusiva: o desejo de não ser diferente (Educação Inclusiva: tessituras do fazer pedagógico)
- 2020 (Total: 2)
- A CENTRALIDADE DO ESPAÇO ESCOLAR NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: PRODUZINDO SUJEITOS INCLUSIVOS (Formação de professores e práticas de ensino em contextos educacionais inclusivos)
- SOBRE INFÂNCIAS MEDICALIZADAS E A PRODUÇÃO DE MARCAS PARA A DIFERENÇA NA ESCOLA (INCLUSÃO ESCOLAR: UM ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE)
- 2019 (Total: 4)
- Estatuto da pessoa com deficiência: a produção de discursos sobre os sujeitos (Os casos excluídos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva)
- Gestão das práticas da Educação Especial na Educação Infantil: a naturlização da ampliação da obrigatoriedade de frequência (Educação Especial e Inclusiva e(m) áreas do conhecimento)
- Políticas inclusivas e a significação das práticas de educação especial na escola comum (Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Básica)
- Políticas de inclusão, reconhecimento da LIBRAS e a atuação do tradutor e intérprete no ensino superior (Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas)
- 2018 (Total: 2)
- Cidadania, Inclusão e Democracia: alianças neoliberais (Diferença, Educação e Cultura. Ressonâncias na Escola Contemporânea.)
- Políticas de inclusão e ensino profissionalizante: gestão da educação especial no IFFar (Estratégias Pedagógicas inclusivas na Educação Superior)
- 2017 (Total: 1)
- Práticas de subjejtivação no imperativo inclusivo (Inclusão e Aprendizagem: contribuições para pensar as práticas pedagógicas)
- 2015 (Total: 2)
- Educação inclusiva e educação especial: interfaces da pedagogia da diversidade no contexto universitário (Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade)
- Pesquisas em Educação Especial: investigações a partir dos estudos Pós-Críticos em Educação (Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens)
- 2014 (Total: 1)
- Deficiência Intelectual (Atendimento Educacional Especializado: contribuições para a prática pedagógica)
- 2013 (Total: 2)
- Deficiência e Inclusão escolar: breve análise sobre o filme Vermelho como o Céu (Cinema e Deficiência: a invenção da diferença)
- Inclusão de pessoas com deficiência na UFSM: concepções, ações e práticas dos coordenadores (Aprendizagem no Ensino Superior)
- 2012 (Total: 1)
- A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRY WALLON E A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (Educação, Educação Especial e Inclusão: fundamentos, contextos e práticas)
- 2008 (Total: 1)
- Inclusão: entre pedagogias, espaços e saberes (A Educação e a Inclusão na Contemporaneidade)
- 2003 (Total: 1)
- A educação dos alunos com necessidades especiais e o ambiente informatizado: caminhos a trilhar na educação especial (Desafios da Educação neste Século: pesquisa e formação de professores)
- 2006 (Total: 1)
- Informática e Educação Inclusiva: discutindo limites e possibilidades
- 2022 (Total: 1)
- EXPERIÊNCIA, DIFERENÇA E INTERSECÇÕES Diálogos sobre educação e escola
- 2018 (Total: 1)
- Diferença, Educação e Cultura. Ressonâncias na Escola Contemporânea.
- 2015 (Total: 1)
- Dossiê Diferença, Educação e Cultura
- 2014 (Total: 1)
- Inclusão escolar: sobre a conquista de um direito humano ou sobre a partilha de um espaço físico?
- 2011 (Total: 1)
- A maquinaria escolar na produção de subjetividades para uma sociedade inclusiva
- 2005 (Total: 1)
- Informática e Educação Inclusiva: discutindo limites e possibilidades
- 2018 (Total: 1)
- Caminhos Possíveis à Inclusão II: Educação Especial, novos prismas
- 2015 (Total: 1)
- NEOLIBERALISMO, GESTÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO: DESAFIOS PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA (37ª Reunião Nacional da ANPED)
- 2014 (Total: 4)
- A relação teoria e prática na formação do educador especial: breves problematizações (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Entre escola e mercado de trabalho: análises sobre possibilidades de inclusão do sujeito com deificiência (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- PRÁTICAS DISCURSIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO (X Anped Sul)
- 2012 (Total: 2)
- Análise dos discursos inclusivos e seus efeitos em termos de subjetivação docente (IX Anped Sul)
- Cidadania e Democracia: estratégias da governamentalidade neoliberal para a produção de práticas (de si) inclusivas (35ª Reunião Anual da Anped Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI)
- 2011 (Total: 1)
- Formação Docente Capitalizada: análise de uma proposta na educação de surdos (34ª Reunião Anual da Anped - Educação e Justiça Social)
- 2010 (Total: 3)
- A fabricação de subjetividades inclusivas: efeitos da aliança entre a racionalidade política neoliberal e a escola (XI Simpósio Internacional IHU ? O (des)governo biopolítico da vida humana)
- A INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS (XV Endipe - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA REGULAR: ESPAÇO PARA CLASSIFICAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DOS ALUNOS (VIII ANPED Sul ?Formação, Ética e Políticas: qual pesquisa? Qual educação??.)
- 2009 (Total: 3)
- A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social (VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
- Inclusão de alunos surdos na escola regular: aspectos linguísticos e pedagógicos (32ª Reunião Anual da Anped - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?)
- Práticas de subjetivação no movimento de integração e inclusão escolar (VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?)
- 2008 (Total: 1)
- Representações Docentes: o olhar para o aluno com necessidades especiais (3ºSeminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 3º SBECE)
- 2006 (Total: 1)
- A aproximação entre informática e educação inclusiva: um fervilhar de sentimentos e opiniões, discursos e práticas (VI Anped Sul)
- 2019 (Total: 3)
- A PRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL A PARTIR DA EMERGÊNCIA DE DISCURSOS INCLUSIVOS (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI\UFSM)
- Modos outros de pensar a infância (8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e do 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (8º SBECE / 5º SIECE)
- Possibilidades de resistência na escola através das vozes da Rádio (8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e do 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (8º SBECE / 5º SIECE))
- 2018 (Total: 9)
- A GESTÃO DAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA ? CAMPUS JAGUARI E SÃO BORJA (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISES DA PRODUÇÃO DISCURSIVA NO PPGE/UFSM (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA RACIONALIDADE NEOLIBERAL (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- NAS ONDAS DA RÁDIO BILAC: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
- OS DIFERENTES OLHARES PARA OS ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS ANALÍTICOS ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- PERCEPÇÕES SOBRE A INTERAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ÂMBITO DE UM ESPAÇO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS E SEUS EFEITOS NA CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- SINASE: A GESTÃO DOS RISCOS VIA ESTABELECIMENTO DE REDES (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- 2016 (Total: 1)
- Educação Especial no contexto da racionalidade inclusiva: uma análise de práticas discursivas (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2012 (Total: 2)
- Análise dos discursos inclusivos e seus efeitos em termos de subjetivação docente (IX Anped Sul)
- Cidadania e Democracia: estratégias da governamentalidade neoliberal para a produção de práticas (de si) inclusivas (35ª Reunião Anual da Anped Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI)
- 2011 (Total: 1)
- Formação Docente Capitalizada: análise de uma proposta na educação de surdos (34ª Reunião Anual da Anped - Educação e Justiça Social)
- 2010 (Total: 1)
- Problematizações didáticas a cerca do ensino (obrigatório) da filosofia na escola (IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS ? Sociedade Pós-Moderna: luzes e sombras.)
- 2009 (Total: 3)
- A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social (VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologias: Sujeitos (des)conectados?)
- Inclusão de alunos surdos na escola regulars: aspectos linguísticos e pedaggógicos (32ª Reunião Anual da Anped - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?)
- Práticas de subjetivação no movimento de integração e inclusão escolar (VI Congresso Internacional de Educação - Educação e Tecnologias: sujeitos (des)conectados?)
- 2008 (Total: 2)
- Educação Inclusiva (entre) espaços e saberes (IV Colóquio Franco Brasileiro de FIlosofia da Educação)
- Sobre pensar a informática na relação com a escola (3ºSeminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 3º SBECE)
- 2007 (Total: 1)
- A importância da leitura e escrita na atividade filosófica (22ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- 2005 (Total: 4)
- A escola inclusiva e a democratização do acesso ao conhecimento através da internet (II Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Informática e educação inclusiva: analisando as práticas atuais (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário de Educação Popular)
- Problematizando a utilização da informática na educação inclusiva (11ª Jornada Nacional de Educação)
- Projeto Borboleta: buscando a superação das dificuldades de aprendizagem através de atividades lúdicas (11ª Jornada Nacional de Educação)
- 2004 (Total: 7)
- Analisando a utilização da informática na educação inclusiva (XV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Educação como política cultural: um espaço para a produção das diferenças)
- Associação Colibri: o relato de uma trajetória em busca da inclusão social (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular: Educar e Cuidar - Desafios e práticas)
- Convivendo com nossas diferenças (Fórum Mundial de Educação)
- Grupo de Convivência: um espaço para a troca de experiências (7ª Jornada de Educação Especial/Inclusão: intenção e realidade)
- Informática Educativa e a formação do professor: uma interlocução necessária (7ª Jornada de Educação Especial/Inclusão: intenção e realidade)
- Informática na educação Inclusiva: onde ela está? (1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença)
- Reflexões sobre a utilização da informática na educação inclusiva: limites e possibilidades (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular: Educar e Cuidar - Desafios e práticas)
- 2003 (Total: 15)
- A informática como ferramenta auxiliar na aprendizagem de alunos com necessidades especiais (XIII Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- A Influência da literatura infantil na aprendizagem de crianças com deficiência mental, através de um trabalho lúdico-pedagógico (IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR - XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
- A literatura infantil no trabalho lúdico-pedagógico com crianças com deficiência mental (Seminário Nacional de educação: pedagogia da inclusão e a proposta pedagógica Guanelliana)
- A prática de professores na educação inclusiva e o uso da informática como ferramenta auxiliar nesse processo (9ª Jornada Nacional de Educação - Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais)
- A utilização de novos recursos no trabalho com alunos PNE's (9ª Jornada Nacional de Educação - Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais)
- As perspectivas para o aluno com necessidades especiais frente as novas tecnologias (IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR - XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
- Discutindo a informática na educação sob a ótica da inclusão (VII Seminário Internacional de Educação do Mercosul - IV Seminário Interinstitucional)
- Inclusão social de adultos PNE's: um caminho a ser percorrido (XXI Congresso Nacional das APAEs - II Fórum Nacional de Autodefensores)
- Inclusão social de Adultos PNE's: novas práticas sociais, novas possibilidades (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Intervenção Psicomotora em alunos com necessidades educativas especiais (VII Seminário Internacional de Educação do Mercosul - IV Seminário Interinstitucional)
- Linguagem LOGO: influências na formação do educador especial (I Congresso brasileiro de Educação Especial)
- Literatura Infantil: um trabahlo lúdico-pedagógico na aprendizagem de crianças com deficiência mental (I ENCONTRO NACIONAL SOBRE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO)
- Poster: Intervenção Psicomotora: recreação para alunos com dificuldades de aprendizagem (2° CONGRESSO CINTÍFICO DO MEETING: SPORTS, FITNESS, FISIOTERAPIA, TURISMO, HOTELARIA)
- Recreação para alunos com dificuldades de aprendizagem: uma intervenção psicomotora (I ENCONTRO NACIONAL SOBRE LUDICIDADE E EDUCAÇÃO)
- Uma trajetória em busca da inclusão social de adultos PNE's (IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR - XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
- 2001 (Total: 2)
- Informática e Educação: metodologia Logo influenciando na formação do educador especial e no processo ensino-aprendizagem do portador de necessidades especiais. (XX Congresso Nacional das APAEs - I Fórum Nacional de Autodefensores)
- Vida com qualidade para portadores de necessidades especiais com idade superior a 45 anos/SM. (II Congresso Internacional de Educação Popular)
- 2000 (Total: 5)
- A reintegração de adultos PNE's na sociedade através de práticas sociais na região central do estado. (VIII Jornada Transandina de Aprendizagem - Educação e Trabalho no Contexto da Globalização)
- Informática e Educação: a metodologia LOGO e o processo formativo de acadêmicas do Curso de Educação Especial. (I Congresso Ibero-americano de Formação de Professores)
- Informática e Educação: Metodologia Logo influenciando na formação do educador especial e no processo ensino aprendizagem do portador de necessidades especiais (PNE). (XV Jornada Acadêmica Integrada)
- Projeto Melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais acima de 35 anos no município de Santa Maria - RS. (I Congresso Internacional de Educação Popular: o educador do futuro e o futuro de educador)
- Reintegração e assistência aos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos. (52ª Reunião Anual da SBPC - O Brasil na Sociedade do Conhecimento: DESAFIO PARA O SÉCULO XXI)
- 1999 (Total: 3)
- As condições biopsicosociais dos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos/SM. (51ª Reunião Anual da SBPC - MERCOSUL: a quebra das Fronteiras?)
- Brinquedoteca Hospitalar: uma alternativa de atenção à criança. (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- Vida Adulta: as condições biopsicosociais dos portadores de necessidades especiais. (XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- 1998 (Total: 1)
- As condições biopsicosociais dos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos. (XIII Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
Produção Técnica
- 2017 (Total: 3)
- Fundamentos da Educação Especial I
- Fundamentos da Educação Especial II
- Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação Especial
- 2009 (Total: 1)
- Alternativas Metodológicas para o aluno com Déficit Cognitivo
- 2006 (Total: 4)
- Alternativas Metodológicas para o aluno com Déficit Cognitivo
- Atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência mental
- Pesquisa Educacional I
- Pesquisa Educacional II
- 2009 (Total: 1)
- VI Congresso Internacional de Educação: Educação e Tecnologia, sujeitos (des)contectados?
- 2004 (Total: 1)
- Reunião Regional da SBPC no RS
- 2001 (Total: 1)
- I Encontro de Educação Especial do Oeste Baiano
- 1999 (Total: 1)
- Seminário Temas Educacionais: interfaces com a Educação Especial
- 2019 (Total: 1)
- 3º Fórum Itinerante de Inlcusão - GEPI
- 2017 (Total: 1)
- XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino-americano de Educação Especial
- 2016 (Total: 1)
- IX Fórum Estadual de Educação de Surdos-FEES: Educação escolar bilíngue para surdos: o que temos produzido?
- 2014 (Total: 1)
- 1º Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
- 2010 (Total: 1)
- IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - Sociedade Pós-Moderna: luzes e sombras
- 2009 (Total: 2)
- V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
- VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - (Im)Possibilidades da relação razão, ciência e fé
- 2005 (Total: 1)
- Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Formação de Professores para Educação Inclusiva
- 2004 (Total: 1)
- Seminário A produção do conhecimento em educação especial da Universidade Federal de Santa Maria
- 2000 (Total: 1)
- Oficina de Musicalização no Brincando nas Férias
- 2019 (Total: 1)
- Educação Inclusiva e Ensino Colaborativo
- 2015 (Total: 1)
- X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial
- 2014 (Total: 1)
- Deficiência Mental e processos de alfabetização
- 2013 (Total: 3)
- Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado nos IFs
- Políticas Públicas, currículo e práticas no contexto escolar
- X Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
- 2012 (Total: 1)
- Curta Cinema no CE - Leonel Pé-de-Vento
- 2011 (Total: 2)
- 4º Ciclo de Cinema - Cinema e Deficiência: a estética da diferença
- Políticas de Educação Inclusiva: implicações para as práticas escolares
- 2009 (Total: 2)
- Coordenadora de Sessão no VI Congresso Internacional de Educação/UNISINOS
- Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos/Produção do material didático
- 2008 (Total: 1)
- Deficiência Intelectual
- 2007 (Total: 3)
- Atendimento Educacional para deficiente mental
- Discutindo a violência psicológica nos espaços escolares
- O método de ensino da pedagogia histórico-crítica
- 2006 (Total: 40)
- Alternativas Metodológicas para o aluno com Dificuldades de Aprendizagem
- Alternativas Metodológicas para o aluno surdo
- Alternativas Metodológicas para o Aluno com Déficit Cognitivo
- Artes Visuais e a Educação Especial
- Avaliação em Educação Especial
- Curso a Distância de Formação de Professores para atuação em Salas de Recursos Multifuncionais
- Curso de Formação para professores em atuação em salas de recursos multifuncionais
- Desenvolvimento Linguístico e Educação de Surdos
- Didática
- Diferentes Representações da Língua
- Dificuldades de Aprendizagem
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação e Movimento Humano
- Educação Musical
- Ensino da Língua Portuguesa para Surdos
- Estágio Supervisionado Déficit Cognitivo
- Estágio Supervisionado Dificuldades de Aprendizagem
- Estágio Supervisionado/Surdez
- Fundamentos da Educação Especial II
- Fundamentos da Leitura e Escrita
- Fundamentos Históricos, Filosóficos, Sociológicos da Educação II. 2005.
- Fundamentos Neuropsicológicos da Aprendizagem
- Informática na Educação Especial
- Jogo Teatral e Educação Escolar
- LIBRAS I
- LIBRAS II
- Língua, Cultura e Identidade
- Matemática e Educação Escolar I
- Matemática e Educação Escolar II
- Metodologia do Ensino da Geografia
- Metodologia do Ensino da História
- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I
- Metodologia do Ensino da Língua Potuguesa II
- Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e suas Tecnologias
- Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica
- Processos Investigativos em Educação II
- Processos Investigativos em Educação III
- Psicologia da Educação II
- Psicologia da Educação III
- Psicologia da Educação IV
- 2005 (Total: 1)
- Paralisia Cerebral
- 2004 (Total: 1)
- Oficina: Educação para todos: discutindo possibilidades
- 2019 (Total: 3)
- Inclusão, Educação Especial e práticas discursivas: análises sobre o GT 15 da Anped
- Modos outros de pensar a infância
- Possibilidades de resistência na escola através das vozes da Rádio
- 2018 (Total: 4)
- ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS INCLUSIVAS
- GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA RACIONALIDADE NEOLIBERAL
- Problematizações sobre a Formação do Tradutor/Intérprete de Libras e seus Efeitos na Constituição de Subjetividades
- SINASE: A GESTÃO DOS RISCOS VIA ESTABELECIMENTO DE REDES
- 2017 (Total: 1)
- Educação Especial e Educação Inclusiva: análises da produção discursiva no PPGE/UFSM
- 2016 (Total: 1)
- A produção de práticas discursivas no campo da educação especial no contexto da racionalidade inclusiva
- 2015 (Total: 2)
- NEOLIBERALISMO, GESTÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO: DESAFIOS PARA A ESCOLA CONTEMPORÂNEA
- PIBID Educação Especial no contexto da escola inclusiva: discussões sobre o trabalho do educador especial e seus efeitos nas práticas escolares
- 2014 (Total: 2)
- INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL E A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO
- PRÁTICAS DISCURSIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO
- 2011 (Total: 1)
- Práticas escolares em operação para a produção de subjetividades inclusivas
- 2010 (Total: 3)
- A INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS
- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA REGULAR: ESPAÇO PARA CLASSIFICAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DOS ALUNOS
- Problematizações didáticas acerca do ensino (obrigatório) da filosofia na escola
- 2009 (Total: 3)
- A formação do educador especial como dispositivo de diminuição do risco social
- A inclusão de alunos surdos na escola regular: aspectos linguísticos e pedagógicos
- Práticas de subjetivação no movimento de integração e inclusão escolar
- 2008 (Total: 2)
- Representações Docentes: o olhar para o aluno com necessidades especiais
- Sobre pensar a informática na relação com a escola
- 2006 (Total: 1)
- A aproximação entre informática e educação inclusiva: um fervilhar de sentimentos e opiniões, discursos e práticas
- 2005 (Total: 2)
- A escola inclusiva e a democratização do acesso ao conhecimento através da Internet
- Informática e Educação Inclusiva: analisando as práticas atuais
- 2004 (Total: 4)
- Analisando a utilização da informática na educação inclusiva
- Associação Colibri: O Relato de uma trajetória em busca de inclusão social
- Informática Educativa e a Formação do Professor: uma interlocução necessária
- Reflexões sobre a utilização da informática na Educação Inclusiva: Limites e possibilidades
- 2003 (Total: 11)
- A influencia da literatura infatil na aprendizagem de crianças com deficiência mental através de um trabalho lúdico-pedagógico
- A informática como ferramenta auxiliar na aprendizagem de alunos com necessidades especiais
- A prática de professores na educação inclusiva e o uso da informática como ferramenta auxiliar nesse processo
- A utilização de novos recursos no trabalho com alunos PNE's
- As perspectivas para o aluno com necessidades especiais frente as novas tecnologias
- Discutindo a informática na educação sob a ótica da inclusão
- Inclusão Social de Adultos PNE's: um caminho a ser percorrido
- Intervenção Psicomotora: recreação para alunos com dificuldades de aprendizagem
- Literatura Infantil: um trabalho lúdico-pedagógico na aprendizagem de crianças com deficiência mental
- Recreação para alunos com dificuldades de aprendizagem: uma intervenção psicomotora
- Uma trajetória em busca da inclusão social de adultos PNE's
- 2001 (Total: 2)
- Informática e Educação: Metodologia LOGO influenciando na formação do educador especial e no processo ensino-aprendizagem do portador de necessidades especiais
- Vida com qualidade para portadores de necessidades especiais com idade superior a 45 anos/SM
- 2000 (Total: 4)
- A reintegração de adultos PNE's na sociedade através da práticas sociais na região central do estado
- Informática e Educação: A metodologia LOGO e o processo formativo de academicas do Curso de Educação Especial
- Informática e Educação: Metodologia LOGO influenciando na formação do educador especial e no processo ensino aprendizagem do portador de necessidades especiais (PNE)
- Projeto Melhoria da qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais acima de 35 anos no Município de Santa Maria, RS
- 1999 (Total: 3)
- As condições biopsicosociais dos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos/SM
- Brinquedoteca Hospitalar: uma alternativa de atenção à criança
- Vida Adulta: as condições bio-psicos-sociais dos portadores de necessidades especiais
- 1998 (Total: 1)
- As condições bio-psicos-sociais dos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos
- 2018 (Total: 2)
- A produção de sujeitos inclusivos na Contemporaneidade
- Práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão escolar
- 2017 (Total: 1)
- Práticas de subjetivação no imperativo da Escola Inclusiva
- 2014 (Total: 1)
- Pensando a alfabetização da criança com deficiência intelectual
- 2013 (Total: 4)
- Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais
- Ensino Inclusivo: desafios metodológicos e produção do conhecimento
- Políticas públicas, currículo e práticas no contexto escolar
- Produção de subjetividades inclusivas: formação do professor de educação especial e formação do professor em geral
- 2008 (Total: 1)
- Prática Pedagógica na perspectiva inclusiva: entre espaços e saberes
- 2005 (Total: 2)
- Discutindo uma escola para todos
- Estratégias de Aprendizagem na disciplina de Processos Investigativos
- 2004 (Total: 2)
- Deficiência Mental: alguns aspectos relevantes
- Educação para todos: discutindo possibilidades
- 2003 (Total: 1)
- Debatedora da Segunda Etapa do II Ciclo de cinema O Cinema e a Deficiência - quando a mensagem faz a diferença
- 2002 (Total: 2)
- Educação Especial: convivendo com a diferença
- Educação Inclusiva: aspectos importantes
- 2001 (Total: 1)
- A evolução histórica da educação especial: da exclusão a inclusão
- 2003 (Total: 1)
- Linguagem LOGO: influências na formação do educador especial
- 2000 (Total: 1)
- Reintegração e assistência aos portadores de necessidades especiais com idade acima de 45 anos/SM
- 1999 (Total: 1)
- As condições bio-psicos-sociais de PNEs acima de 45 anos na Região Central do Estado do RS
- 2018 (Total: 2)
- 'Os diferentes olhares para os espaços da educação especial: tensionamentos analíticos acerca de uma experiência
- Percepções sobre a interação de pessoas com deficiência intelectual no âmbito de um espaço de atendimento especializado
- 2017 (Total: 1)
- Inclusão em tempos de exclusão: decorrências educacionais para pessoas com deficiência
- 2016 (Total: 2)
- EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE INCLUSIVA: UMS ANÁLISE DE PRÁTICAS DISCURSIVAS
- Support Intensity Scales as a Tool in the Beginning of Teaching Practice in Special Education
- 2014 (Total: 2)
- Educação Especial/UFSM-PIBID: ações do ensino colaborativo na escola inclusiva
- PIBID: ações do ensino colaborativo
- 2013 (Total: 1)
- Análises sobre o curta-metragem 'Leonel Pé-de-vento'
- 2011 (Total: 1)
- INCLUSÃO ESCOLAR: NOVOS CONTORNOS DAS PRÁTICAS DE NORMALIZAÇÃO NA GOVERNAMENTALIDADE BIOPOLÍTICA NEOLIBERAL
- 2008 (Total: 1)
- Afetividade e educação: pensando o papel do professor nesse processo
- 2007 (Total: 1)
- A importância da leitura e da escrita na atividade filosófica
- 2005 (Total: 1)
- Nós trabalhamos com adolescentes
- 2004 (Total: 2)
- Mesa redonda: Escola e Subjetividade
- Pôster: Grupo de Convivência: um Espaço para a Troca de Experiência
- 2001 (Total: 1)
- O papel da afetividade no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais
- 2015 (Total: 1)
- Deficiência Intelectual
- 2002 (Total: 1)
- Os detalhes importantes na compra de brinquedos
- 2001 (Total: 1)
- O Mercado de Trabalho para as pessoas com NEEs
- 2020 (Total: 4)
- Diálogos sobre diferença na escola inclusiva
- Direitos humanos e processos de In/exclusão
- Educação Especial/AEE e propostas colaborativas na escola inclusiva durante a pandemia
- Educação, Inclusão e Pandemia
- 2005 (Total: 1)
- Assessoramento técnico- pedagógico aos professores da Associação Colibri, no periodo de janeiro à outubro de 2004
- 2003 (Total: 2)
- Assessoria técnica aos professores participantes do Encontro de Educação Especial, promovido pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação
- Assessoria técnico-pedagógica aos professores da Associação Colibri - Santa Maria - RS, no período de janeiro à dezembro de 2002
- 2018 (Total: 2)
- VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
- VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial,
- 2017 (Total: 2)
- V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
- XI Seminário de Educação Especial, II Seminário Latino-americano de Educação Especial
- 2016 (Total: 1)
- IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; V Seminário Internacional de Gestão Educacional; X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
- 2015 (Total: 1)
- X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial
- 2014 (Total: 1)
- Experiências de ressignificação das práticas pedagógicas em tempos de inclusão escolar: a docência compartilhada e o atendimento especializado
- 2011 (Total: 2)
- Comitê Científico do VII Congresso Internacional de Educação
- I Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços - 26 Jornada Integrada da UFSM
- 2010 (Total: 1)
- Comissão Científica da IX Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - Sociedade Pós-Moderna: luzes e sombras
- 2015 (Total: 1)
- Comitê Científico do V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, o III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação e o XVII Simpósio Internacional IHU
- 2013 (Total: 3)
- Comitê Científico do III Seminário Institucional do PIBID UNIVATES e I Simpósio Nacional sobre docência na educação básica
- Comitê Científico do X Seminário Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade
- VIII Congresso Internacional de Educação da UNISINOS e III Congresso Internacional de Avaliação
- 2009 (Total: 1)
- Comissão científica da VII Semana Acadêmica do Curso de Filosofia - (Im)Possibilidades da relação razão, ciênica e fé
- 2008 (Total: 1)
- Comitê Científico do I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: currículo, prática pedagógica e diferença
- 2024 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
- 2023 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
- 2022 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
- 2021 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
- 2020 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
- 2019 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
- 2018 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Rrevista Brasileira de Educação Especial'
- 2017 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2016 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2015 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2014 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2013 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Caderno Pedagógico'
- Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Linhas Críticas (UnB)'
- 2011 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Linhas Críticas (UnB)'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 2)
- MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA ESCUTA DAS PRÁTICAS DE (RE)EXISTÊNCIA
- O IMPERATIVO DA APROVAÇÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- 2022 (Total: 1)
- Práticas inclusivas e a reinvenção da escola
- 2021 (Total: 5)
- A PRODUÇÃO DE MODOS DE SER DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
- Educação Especial e políticas de inclusão: efeitos das práticas de subjetivação na produção do professor
- Efeitos das práticas de si operadas sobre alunos em situação de privação social
- EJA e práticas de si na Escola Contemporânea
- Um olhar sobre o Curso Normal a partir de teorizações pós-críticas
- 2019 (Total: 1)
- MODOS OUTROS DE PENSAR A INFÂNCIA: UM CONVITE AO PENSAMENTO A PARTIR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- 2023 (Total: 1)
- ANÁLISES SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
- 2021 (Total: 2)
- Era pra ser ?só? mais um estágio? Educação e pandemia: narrativas de experiências formativas
- PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O ALUNO DA ESCOLA INCLUSIVA E O OLHAR CLÍNICO QUE INVENTA A CRIANÇA ANORMAL
- 2020 (Total: 1)
- A EXPERIÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS PANDÊMICOS ACOMPANHAMENTO ESCOLAR/DOMICILIAR DO ALUNO SURDO
- 2018 (Total: 2)
- PRAEM: AÇÕES DE UM PROGRAMA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO MUNICIPAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO
- PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS
- 2017 (Total: 2)
- APAE Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com defiiciência
- Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professores
- 2016 (Total: 7)
- A AUTONOMIA EM ATIVIDADES DOMÉSTICAS DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA
- A INTERAÇÃO SOCIAL E O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- ANÁLISES SOBRE A APAE NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
- ANÁLISES SOBRE A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DI EM PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
- APRENDIZAGENS AO LONGO DA VIDA: UMA DISCUSSÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: A PRODUÇÃO DE DISCURSOS SOBRE OS SUJEITOS
- PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DISCURSOS LEGAIS QUE INSTITUEM O ACESSO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AO MERCADO DE TRABALHO
- 2015 (Total: 1)
- PRÁTICAS PRODUTORAS DE SUJEITOS NA ESTEIRA DA RACIONALIDADE INCLUSIVA: ANÁLISES SOBRE O CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO ? CASE DA CIDADE DE SANTA MARIA
- 2014 (Total: 7)
- A atuação do PRAEM nas práticas de inclusão escolar no município de Santa Maria
- A produção de significados para as práticas em educação especial na escola inclusiva
- A produção do
- Análises sobre as ações de educação especial na escola regular e as possibilidades de ensino colaborativo
- As repercussões da trajetória formativa na atuação do educador especial
- Processo de aprendizagem e inclusão escolar: problematizações sobre a classe especial
- Ressignificações da formação do educador especial na UFSM a partir da política de educação inclusiva
- 2013 (Total: 5)
- Da escola para o mercado de trabalho: análises sobre as possibilidades de inclusão do jovem com deficiência
- Efeitos da política de inclusão escolar na organização das práticas da APAE de Florianópolis
- Inclusão escolar: as recomendações do PP e a prática docente
- Práticas inclusivas na escola especial
- Teoria e prática na formação do Educador Especial: problematizações iniciais
- 2011 (Total: 6)
- A gestão pedagógica e o lugar da educação especial na escola inclusiva
- Análises sobre o AEE e seus possíveis efeitos nas práticas escolare
- Educação inclusiva: a probematização das políticas e a (re)organização das práticas escolares
- Inclusão de pessoas com deficiência na UFSM: concepções, ações e práticas dos Coordenadores
- O Ciclo de Cinema como ferramenta pedagógica na formação de professores na perspectiva da educação inclusiva
- Problematizações sobre a inclusão no Curso de Educação Especial da Universidade Federal e Santa Maria
- 2008 (Total: 9)
- A educação inclusiva e a constituição da identidade do sujeito surdo
- A formação do educador especial com dispositivo de produção das subjetividades dos alunos com deficiência
- As políticas de inclusão e a criação de diferentes estratégias nas práticas escolares
- As relações familiares e suas influências no processo de aprendizagem
- Dificuldades de Aprendizagem: fatores ambientais/um olhar diferente sobre a criança e a escola
- Educação Inclusiva: um estudo sobre as dificuldades e possibilidades na inclusão de alunos TDAH
- O espaço da instituição especializada a partir das políticas de educação inclusiva
- Possibilidades de discussão sobre inclusão a partir da teoria dos sistemas ecológicos
- Problematizando a inserção do educador especial na escola regular
- 2007 (Total: 11)
- A aprendizagem em um espaço privilegiado para interações sociais
- A classe especial e a interação entre os alunos
- Aprendizagem significativa: (re)significando o ensino da matemática e do português
- Dificuldades de aprendizagem no ensino superior
- Eu em um mundo de diferenças
- O lúdico e a sala de recursos... (re)pensando esse espaço pedagógico
- Relatório de Estágio
- Relatório de Estágio - Deficiência Mental
- Relatório de Estágio - Déficit Cognitivo
- Relatório de Estágio - Dificuldade de Aprendizagem
- Relatório de Estágio/Dificuldades de Aprendizagem