Guacira De Azambuja
Produção Bibliográfica
- 2012 (Total: 2)
- ISSN Cultura de educação inclusiva: a educação especial e os processos formativos de professores (Reflexão e Ação (Online))
- ISSN Rejuvenescimento da educação de jovens e adultos - EJA: práticas de inclusão ou exclusão? (Revista Iberoamericana de Educación (Online))
- 2010 (Total: 3)
- ISSN A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO OLHAR DO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas (Cessou em 2002. Cont. 1981-1381 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas))
- ISSN As influências da realidade sociocultural da família no processo de alfabetização (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas (Cessou em 2002. Cont. 1981-1381 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas))
- ISSN Dimensões da profissão docente (Vidya (Santa Maria))
- 2008 (Total: 2)
- ISSN A relação entre teoria/prática como elemento reflexivo da formação docente (Vidya (Santa Maria))
- ISSN Formação docente: narrativas do processo (Anais (Seminário da Redestrado))
- 2004 (Total: 3)
- ISSN A potencialidade da corporeidade na escola: possibilidades de transformação das práticas educativas à potencialidade (Vidya (Santa Maria))
- ISSN Depressão Infantil: informações sobre o distúrbio ajudam o docente no fazer pedagógico (Revista do Professor)
- ISSN Inclusão e formação docente: algumas reflexões do processo (Pedagogia (UNOESTE))
- 2015 (Total: 1)
- A escola e o processo de inclusão: uma pesquisa etnográfica (Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens)
- 2013 (Total: 2)
- Ensino Superior: a aprendizagem em foco (Aprendizagem no Ensino Superior)
- Formação Docente para a Pedagogia Hospitalar (Atendimento Educacional Especializado: Processos de Aprendizagem na Universidade)
- 2009 (Total: 1)
- Mídia: contribuições e reflexões para a formação docente (A educação na sociedade dos meios virtuais)
- 2007 (Total: 1)
- Formação docente e identidade: questões de nosso tempo! (Atualidades e Diversidades na Formação de Professores)
- 2005 (Total: 1)
- Trajetórias e contexto formativo dos professores de Pedagogia (Histórias e Memórias dos 50 anos dos cursos de formação de professores do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria)
- 2003 (Total: 2)
- A formação do pedagogo e as competências para ensinar (Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra)
- Processos formativos da docência e suas implicações na prática pedagógica: cultura, representação e saberes (Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra)
- 2002 (Total: 1)
- Formação continuada de professores: em busca da transformação social (Formação de professores em serviço: a experiência da Unifra)
- 2000 (Total: 1)
- Professor Reflexivo (Imagens de Professor: Significações do Trabalho Docente)
- 1999 (Total: 1)
- X Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação: A pós-graduação em Educação: uma necessidade
- 2007 (Total: 1)
- Atualidades e Diversidades na Formação de Professores
- 2003 (Total: 1)
- Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra
- 2002 (Total: 1)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: A EXPERIÊNCIA DA UNIFRA
- 2015 (Total: 1)
- A inclusão escolar e a formação continuada de professores: um trabalho em rede interdisciplinar
- 2010 (Total: 1)
- Revista de Iniciação Científica Disciplinarum Scientia
- 2007 (Total: 1)
- Apresentação
- 1999 (Total: 1)
- Contando a História do Programa de Pós-graduação em Educação
- 1999 (Total: 1)
- Pesquisa ou Investigação? As Ações que Queremos (Revista A Pagina da Educação)
- 2010 (Total: 1)
- Estágio Curricular como experiência trans-form-ativa de concepções (II Seminário Internacional de Gestão Escolar - SIGE)
- 2009 (Total: 2)
- A ARTICULAÇÃO ENTRE OS FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DOCENTE (XIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
- Dimensões da Profissão Docente e Escolha Profissional (III Congresso Interancional de Educação - Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade)
- 2008 (Total: 2)
- Ciclo de vida profissional docente: necessidades e reflexões (14ª Jornada Nacional de Educação : A educação na sociedade dos meios virtuais)
- Trajetórias e saberes docentes (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- 2007 (Total: 4)
- Formação Continuada de Docentes & Prática Pedagógica (V Congresso Internacional de Educação - Pedagogias (entre) lugares e saberes)
- Formação docente e desenvolvimento infantil: saberes e práticas recreativas (XI Simpósio de Pesquisa e Etensão - SEPE e 3º Salão de Iniciação Científica)
- Percursos de Formação: no entrecruzamento do eu pessoal e do eu profissional (30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
- Resignificando a recreação para a Educação Infantil (XI Simpósio de Pesquisa e Etensão - SEPE e 3º Salão de Iniciação Científica)
- 2006 (Total: 2)
- A formação continuada e a continuidade da formação (29ª Reunião Anual da ANPEd)
- Trajetórias de formação docente e narrativas de si: implicações na prática pedagógica (II Congresso Internacional sobre Pesquisa (auto)biográfica: tempos, narrativas e ficções: a invenção de si)
- 2005 (Total: 2)
- Diferentes dimensões da formação e da prática docente: culturas, representações e saberes (A educação nas Fronteiras do Humano)
- Sobre os fatores colaborativos da formação docente (28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
- 2003 (Total: 3)
- Formação de Professores e Experiência: algumas amarras à prática docente (9ª Jornada Nacional de Educação)
- Reflexões Sobre os Processos Formativos da Docência e suas Implicações à Prática Pedagógica (III Congresso Internacional de Educação)
- Sucesso Escolar na Educação Infantil (9ª Jornada Nacional de Educação)
- 2000 (Total: 2)
- Processos de Formação de Um Professor (23 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
- Processos Formativos de Um Professor Através da História Oral (III Seminário de Pesquisa em Educação Região Sul)
- 1999 (Total: 2)
- Formação de Profissinais da Educação, Pós-Graduação e Movimentos Sociais (22 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED)
- Imaginário Social e a Prática Pedagógica: conhecendo o cotidiano escolar (51 Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência)
- 1998 (Total: 5)
- Docência e Imaginário Social: revendo a prática pedagógica (IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
- Imagens de Professor: a história oral registrando os desenhos da memória (X International Oral History Conference)
- Imagens de Professor: significações do trabalho docente (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- O Imaginário dos Docentes de Séries Iniciais e suas Implicações na Relação Pedagógica (50 Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência)
- Os Saberes Construídos dos Docentes Leigos: as significações no processo formativo (I Encontro de Pesquisa e iniciação Científica da UNIDERP)
- 2023 (Total: 1)
- O mapeamento do tema família de pessoas com deficiência nas produções acadêmicas no período de 2000 - 2020 (Jornada Acadêmica Integrada)
- 2022 (Total: 2)
- A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA FAMÍLIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
- GÊNERO E SEXUALIDADE E A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE ATUAL (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2008 (Total: 1)
- Formação Docente: Narrativas do Processo (VII Seminário de La Red de EStudios sobre Trabajo Docente)
- 2004 (Total: 1)
- Recortes epistemológicos de los procesos de formación de los profesores: cultura, representación y saberes (XIV Congreso Mundial de Ciencias de la Educación - Educadores para una Nueva Cultura)
- 2003 (Total: 3)
- Depressão Infantil no Cotidiano Escolar e a Formação de Professores (9ª Jornada Nacional de Educação)
- Depressão Infantil: Epidemia Moderna Que Desafia O professor de Educação Infantil (IV Congresso Internacional de Educação Popular)
- Referenciais Sobre Depressão Infantil (Semana Acadêmica das Ciências Humanas - Unifra)
- 2002 (Total: 5)
- A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR (6ª SEPE (SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO), 2ª FEATEC - UNIFRA)
- DEPRESSÃO INFANTIL: EPIDEMIA MODERNA QUE DESAFIA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (6 Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL À DOCÊNCIA (6ª SEPE (SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO), 2ª FEATEC - UNIFRA)
- OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA DE INTERESSE DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIFRA (6ª SEPE (SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO), 2ª FEATEC - UNIFRA)
- TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO D EPROFESSORES DE HISTÓRIA: DO ENSINO FUNDAMENTAL À DOCÊNCIA (8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ATUALIDADE E DIVERSIDADES)
- 2001 (Total: 4)
- Estimulação Essencial e Deficiência Visual (7ª Jornada Nacional de Educação: Educação e Multiculturalismo: um desafio emrgente)
- Estimulação Essencial e Deficiência Visual: uma abordagem ecológica (5° SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão; 1ª FEATEC - Feira de Artes, Tecnologia e Ciências)
- Formação de Professores: sujeitos de saberes (7ª Jornada Nacional de Educação: Educação e Multiculturalismo: um desafio emrgente)
- Sala de Aula: um lugar para traduzir-se culturalmente (7ª Jornada Nacional de Educação: Educação e Multiculturalismo: um desafio emrgente)
- 2000 (Total: 4)
- A Educação Musical na Escola: um estudo da prática do professor em turma dos anos iniciais (4 Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Conhecendo a auto-estima dos Portadores de Necessidades Especiais - PNEs (4 Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Conhecendo os Processos de Formação de um Professor (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
- Formação de Professores: conhecendo os processos (1 Congresso Nacional de Escolas Franciscanas)
- 1999 (Total: 1)
- Formação de Professores: dos saberes à prática pedagógica (II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul)
- 1998 (Total: 6)
- A Dança do Ritmo do Silêncio (XVI Simpósio Nacional de Ginástica e Desporto)
- A Prática Pedagógica e o Imaginário social (X Semana do Programa de Pós-graduação em Educação)
- Docência e História de Vida: Implicações no cotidiano escolar (6 Reunião Especial da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência)
- Imagens de Professor: significações do trabalho docente (I Oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação - UFSM)
- O imaginário dos docentes de séries iniciais e suas implicações na relação pedagógica (50 Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência)
- Representações Ocultas de um Imaginário: conhecendo os espaços desconsiderados (21 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED)
- 1996 (Total: 2)
- A Ação Pedagógica em Ambiente Hospitalar: uma proposta interdisciplinar (2 Encontro Internacional para Estudos da Criança)
- As Expressões Lúdicas da Criança em Ambiente Hospitalar (III Jornada de Pesquisa Extensão e Ensino da Universidade Federal de Santa Maria)
- 1995 (Total: 1)
- O Deficiente e o Imaginário Coletivo (II Jornada de Pesquisa Extensão e Ensino da Universidade Federal de Santa Maria)
- 1994 (Total: 1)
- O Deficiente e o Imaginário Coletivo (I Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino da Universidade Federal de Santa Maria)
- 1993 (Total: 1)
- O Deficiente e o Imaginário Coletivo (III Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria)
- 2019 (Total: 1)
- A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS COMO DEMANDA SOCIAL PRODUZIDA PELA SURDOCEGUEIRA Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade (Compartilhando Saberes)
- 2016 (Total: 1)
- O TRABALHO EM REDE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2003 (Total: 1)
- Dialogando Sobre Formação de Professores: (Des) Encontros Escola/Universidade (III Seminário Internacional da Região Sul)
Produção Técnica
- 2015 (Total: 1)
- 4º Seminário Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial
- 2010 (Total: 1)
- 15ª Jornada Nacional de Educação: educação, autonomia e cidadania
- 1999 (Total: 1)
- IV encontro de Pesquisadores em História da Educação
- 1998 (Total: 1)
- III Encontro de Pesquisadores em História da Educação
- 1997 (Total: 1)
- II Encontro de Pesquisadores em História da Educação
- 2017 (Total: 1)
- XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
- 2015 (Total: 1)
- IV Seminário Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial - Inclusão: Construindo Redes de Apoio
- 2013 (Total: 1)
- 1 Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
- 2010 (Total: 1)
- VI Encontro Estadual do Fórum Gaúcho Educação Infantil e V Encontro Regional Sul Educação Infantil: Diretrizes Curriculares Nacionais em uma Perspectiva de qualidade social
- 2008 (Total: 1)
- 14ª Jornada Nacional de Educação - A educação na sociedade dos meios virtuais
- 2003 (Total: 1)
- 9ª Jornada Nacional de Educação - Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais
- 2002 (Total: 1)
- 8ª Jornada Nacional de Educação - Formação de Professores: atualidades e diversidades
- 2001 (Total: 2)
- 5º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª FEATEC
- 7ª Jornada Nacional de Educação - Educação e Multiculturalismo: um Desafio Emergente
- 1999 (Total: 4)
- Sujeitos e Subjetividades: os modos de subjetivação em Foucault, Deleuze e Guattari.
- X Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação (coordenaçào de mesa de apresentação de trabalhos)
- X Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM
- XI Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação
- 1998 (Total: 1)
- V Semana Gaúcha contra o uso indevido de drogas.
- 1994 (Total: 1)
- Seminário sobre Avaliação Institucional
- 2023 (Total: 3)
- Formação Pedagógica em Educação Especial
- Membro Colegiado Do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação
- Presidente Membro Comissão de Consulta Pública Coordenação Curso Licenciatura em Educação Especial Noturno
- 2021 (Total: 2)
- comissão do Processo Consultivo
- Coordenadora Substituta do Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno
- 2018 (Total: 3)
- Comissão de Espaço Físico do Centro de Educação
- Comissão do Processo Consultivo para Escolha de Coordenador e Coordenador Substituto do Curso de Educação Especial Noturno
- Regulamento Interno do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial
- 2017 (Total: 1)
- Comissão do Colegiado do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão - NEPES
- 2016 (Total: 1)
- Membro do Conselho Editoria Revista Instituto Benjamin Constant
- 2015 (Total: 2)
- Comissão para Criação das Normas de Estágio do Curso de Educação Especial Diurno e Noturno
- Membro do Conselho Editorial Executivo
- 2014 (Total: 2)
- Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica
- Membro da Equipe Interdisciplinar do Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação - Ânima
- 2013 (Total: 2)
- I Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
- Universidade, Relações Humanas e Aprendizagem
- 2012 (Total: 5)
- Chefe de Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
- Membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Educação Especial do Centro de Educação da UFSM
- Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno
- Pesquisas na Educação Indígena e Quilombola
- Processos de aprendizagem: Atuações Pedagógicas em Espaços Não Escolares
- 2009 (Total: 1)
- 14ª Jornada Nacional de Educação - A educa~ção na sociedade dos meios virtuais
- 2008 (Total: 3)
- 14ª Jornada Nacional de Educação - A educação na sociedade dos meios virtuais
- Identidades da Pós-Modernidade: implicações no contexto escolar
- Portadores de Necessidades Especiais
- 2007 (Total: 1)
- Repensando a avaliação escolar
- 2006 (Total: 4)
- Educação Especial: deficiência visual e surdez
- Educação Especial: deficiêncial mental e síndrome de Down
- Representante
- Representante do Conselho da Área de Ciências Humanas
- 2005 (Total: 1)
- Formação de professores e escola inclusiva: no processo... a caminhada
- 2003 (Total: 2)
- 9ª Jornada Nacional de Educação
- 9ª Jornanda Nacional de Educação
- 2002 (Total: 2)
- 8ª Jornada Nacional de Educação - Formação de Professores: atualidades e diversidades
- Tendências Metodológicas
- 2001 (Total: 5)
- Coordenadora de Apresentação de Trabalhos do Curso de Pedagogia no evento: 5° Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª FEATEC
- Diática GEral
- Elaboração do projeto do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Gestão Educacional
- Gestão Educacional
- Políografo da Disciplina:'Didática Geral para o Curso Preparatório do Magistério Estadual /2001
- 2000 (Total: 4)
- Membro de Comissão de Distribuição de Bolsas de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGE - CE
- Membro Efetivo de Comissão de Carreira do Curso de Geografia
- Palestra: 'Gênero e Educação'- na II Jornada Interdisciplinar em Saúde
- Representante do corpo Docente na Comissão de Carreira do Curso de Graduação em Geografia
- 1998 (Total: 1)
- Concurso: Curso de Educação Especial - Área de Concentração em Deficiência da Audiocomunicação - UFSM
- 1995 (Total: 1)
- Representante Estudantil
- 2015 (Total: 2)
- Assessoria Pedagógica em uma Instituição Especializada: reelaborando o Projeto Político Pedagógico para um nowo olhar sobre a escola
- O Trabalho em rede como promoção da inclusão escolar e social: uma parceria entre a UFSM/ RS e a Promotoria de Justiça Regional de Educação
- 2010 (Total: 2)
- A relação entre projeto pedagógico e a prática docente
- Estágio Curricular como experiência trans-form-ativa de concepções
- 2008 (Total: 1)
- Ciclo de vida profissional docente: necessidades e reflexões
- 2006 (Total: 1)
- Trajetórias de formação docente e narrativas de si: implicações na prática pedagógica
- 1999 (Total: 3)
- Docência e Histórias de vida:significado da profissão professor
- Pesquisa ou Investigação? As ações que queremos!
- Qual Professor é Pesquisador?
- 1993 (Total: 1)
- O deficiente e o imaginário coletivo
- 2023 (Total: 1)
- Formação Pedagógica em Educação Especial
- 2013 (Total: 1)
- Áreas de Atuação do Educador Especial: desafios e perspectivas
- 1993 (Total: 1)
- O Deficiente e a Sociedade Santamariense
- 2018 (Total: 1)
- Reflexões acerca do trabalho pedagógico com alunos surdocegos
- 2016 (Total: 1)
- Assessoria Pedagógica e Trabalho em Rede: tecendo possibilidades à inclusão
- 2009 (Total: 1)
- Dimensões da profissão docente e escolha profissional
- 2007 (Total: 1)
- Formação Continuada de Docentes & Prática Pedagógica
- 2003 (Total: 1)
- Reflexões sobre os processos formativos da docência e suas implicações à prática pedagógica
- 2000 (Total: 2)
- Conhecendo os Processos de Formação de Um Professor
- Formação de Professores: Conhecendo os Processos
- 2013 (Total: 1)
- Palestra: Aprendizagem no Contexto Escolar
- 2012 (Total: 2)
- Curto Circuito em Educação Especial
- INCLUSÃO ESCOLAR, HISTÓRIAS DE VIDA E CULTURA DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
- 2008 (Total: 1)
- Trajetórias e Saberes Docentes
- 2006 (Total: 1)
- A Formação continuada e a continuidade da formação
- 2003 (Total: 1)
- Formação de Professores e Experiência: algumas amarras à prática docente
- 2002 (Total: 1)
- TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: DO ENSINO FUNDAMENTAL À DOCÊNCIA
- 2001 (Total: 1)
- Sala de Aula: um Lugar para Traduzir-se Culturalmente
- 1994 (Total: 1)
- O Deficente e o Imaginário Coletivo
- 2013 (Total: 2)
- Aprendizagem no Contexto Universitário
- Ensino Superior: a aprendizagem em foco
- 2009 (Total: 1)
- A reflexão como um dos fundamentos à formação docente
- 2008 (Total: 1)
- Formação docente: narrativas do processo
- 2003 (Total: 1)
- Dialogando sobre Formação de Professores: (Des)Encontros Escola/Universidade
- 2000 (Total: 2)
- Processos de Formação de Um Professor
- Processos Formativos de um Professor através da História Oral
- 1999 (Total: 1)
- Formação de Professores: dos Saberes a Prática Pedagógica
- 2009 (Total: 1)
- A articulação dos fundamentos do projeto pedagógico do curso de Pedagogia e a prática pedagógica
- 2007 (Total: 1)
- Formação docente e desenvolvimento infantil: saberes e práticas recreativas
- 2015 (Total: 2)
- A Universidade e a Formação de guia-in´terprete para o apoio a pessoa com surdocegueira adquirida
- Moderadora de Grupo de Trabalho do X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial
- 2013 (Total: 1)
- As Àreas de Atuação do Educador Especial: desafios e perspectivas
- 2002 (Total: 1)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: DO ENSINO FUNDAMENTAL À DOCÊNCIA
- 2001 (Total: 5)
- A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
- ATUALIZAÇÃO PÓS- GRADUADA: UM ESTUDO DE PREFERÊNCIAS
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MELHORIA DE QUALIDADE DE ENSINO
- HISTÓRIA LATINO-AMERICANA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADES NOS SÉCULOS XIX E XX
- O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO: BASES PARA A DISCUSSÃO
- 1998 (Total: 2)
- AS EXPRESSÕES LÚDICAS DA CRIANÇA EM AMBIENTE ESCOLAR
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO DE REFLEXÃO
- 1997 (Total: 2)
- A DANÇA E NO RITMO DO SILÊNCIO
- IMAGENS DE PROFESSOR: SIGNIFICAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE
- 1996 (Total: 3)
- BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA
- EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AÇÃO REGIONAL DA UFSM
- INTERAÇÃO CULTURAL SURDOS - OUVINTES
- 1995 (Total: 2)
- A PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA E SEU NÃO ENRAIZAMENTO POLÍTICO
- O DEFICIÊNTE E O IMAGINÁRIO COLETIVO
- 1993 (Total: 1)
- VALORIZAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE
- 2019 (Total: 1)
- Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial
- 2013 (Total: 2)
- 1 Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
- Presidente da comissão do Processo Consultivo para Escolha da Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno
- 2010 (Total: 1)
- Coordenador de conferência: Educação, Pedagogia e Pedagogos: algumas considerações identitárias
- 2003 (Total: 4)
- A representação social dos pais frente ao filho deficiente
- A representação social dos professores da Educação Infnatil em relação a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais no ensino regular
- A RELAÇÃO DO TRABALHO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E PSICOPEDAGOGIA FRENTE AO PARADIGMA DE INCLUSÃO ESCOLAR
- O Imaginário social do alunos nas dimensões instituída e instituinte em relação ao Centro de Educação Infnatil Casa da Criança
- 2002 (Total: 4)
- INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA E AS POSSIBILIDADES REAIS DE APRENDIZAGEM NAS CLASSES DE ENSINO REGULAR
- O APRENDIZADO DA CRIANÇA ESPECIAL - SÍNDROME DE DOWN - ATRAVÉS DOOOCMPUTADOR
- REPENSANDO A PRÁTICA EDUCATIVA DO TRABALHO DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ENSINO ABERTO
- SÍNDROME E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIIDADE (SDAH) E AS REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM
- 2001 (Total: 3)
- A Relação entre a correção do erro e a construção do autoconceito da criança (parecer de artigo para revista Disciplinarum Scientia da UNIFRA
- Atividades Lúdicas na Educação Especial (parecer de monografia do curso de Especialização em Educação Infantil da UNIFRA
- Deficiência mental: desafios e conquistas (parecer de monografia do curso de Especialização em Alfabetização da UNIFRA
- 2000 (Total: 3)
- Inclusão de Portadores de Necessidades Educativas Especiais: uma reflexão sobre a importância e as possibilidades reais de aprendizagem nas classes de ensino regular (parecer de monografia do curso de Especialização em Psicopedagogia do CEUNIFRAN)
- Síndrome de Déficit de Atenção e Hiperatividade (SDAH) e as Repercussões na Aprendizagem (parecer de monografia do curso de Especialização em Psicopedagogia do CEUNIFRAN)
- Sustentabilidade na Educação Ambiental no Ensino Básico parecer de (monografia do curso de especialização em Educação Ambiental da UFSM)
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 1)
- Estratégias Pedagógicas na Alfabetização de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual
- 2022 (Total: 1)
- ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NO CAMPUS SEDE DA UFSM: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
- 2018 (Total: 2)
- Inclusão de surdos na UFSM: análise das produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 à 2015
- O que dizem as produções acadêmicas do PPGE/UFSM/CE sobre a inclusão do aluno surdo na escola pública
- 2017 (Total: 4)
- A importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual
- A inclusão na educação infantil: um mapeamento das produções do PPGE/UFSM de 2000 à 2016
- O que dizem as produções acadêmicas acerca da família e o diagnóstico de deficiência
- Pessoas com deficiência no mercado de trabalho: mudanças normativas na legislação brasileira no período de 2010 à 2015
- 2016 (Total: 1)
- O processo de alfabetização de um surdocego
- 2015 (Total: 3)
- A INCLUSÃO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Classe especial: importância ou necessidaded?
- Deficiência Visual e o Mercado de Trabalho
- 2014 (Total: 4)
- AS POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE AO ACESSO E PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
- AUTONOMIA E IDENTIDADE DA CRIANÇA CEGA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- Caminhos da Institucionalização da Infância e da Deficiência no Brasil
- O Tutor e o Processo de Inclusão de Crianças Deficientes
- 2013 (Total: 1)
- Um olhar sobre o projeto pedagógico do Curso de Educação Especial da UFSM
- 2012 (Total: 1)
- A importância da estimulação precoce para a inclusão do surdocego
- 2010 (Total: 3)
- A dinâmica do contexto escolar no processo de adaptação de crianças na educação infantil
- As contribuições do imaginário infantil no processo de ensino aprendizagem
- O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
- 2009 (Total: 2)
- A formação de valores por meio da prática pedagógica
- O papel do pedagogo nas organizações não escolares e sua contribuição na vida cotidiana da empresa
- 2008 (Total: 2)
- A escola e a inclusão: caminhos a trilhar
- Como trabalhar com alunos inclusos nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
- 2007 (Total: 21)
- A atuação do professor de classes populares
- A avaliação no processo de alfabetização
- A importância do corpo para a aprendizagem nas séries iniciais
- A inclusão de alunos com necessidades especiais nas séries iniciais
- A inclusão escolar de alunos com necessidades especiais no olhar do município de Restinga Sêca
- A indisciplina: um projeto escolar que busca amenizar comportamentos indisciplinados na sala de aula de uma 4ª série
- A ludicidade no processo de alfabetização infantil
- A relação escola/família e sua influência na aprendizagem da criança
- Algumas causas da evasão escolar na EJA - em uma escola da periferia de Santa Maria - RS
- As influências da realidade sociocultural da família no processo de alfabetização
- Atividades físicas e desenolvimento infantil
- Atuação do professor frente frente às dificuldades de aprendizagem
- Ciclo profissional de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria/RS
- Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita
- Educação ambiental no cotidiano da comunidade escolar da cidade de Mata - RS
- Inclusão escolar e deficiência mental: uma realidade na educação infantil hoje
- Inclusão escolar e o apoio pedagógico especializado com alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental
- Informática e aprendizagem
- Limites
- O processo da leitura e da escrita em alunos de 1ª série
- Práticas de alfabetização de uma professora
- 2005 (Total: 1)
- A hiperatividade no contexto de sala de aula: O que fazer? Como agir pedagogicamente?
- 2004 (Total: 1)
- A inclusão de Portadores de Necessidades Especiais em Uma Escola em Santa Maria - RS
- 2003 (Total: 12)
- ABORDAGEM SOBRE FRACASSO ESCOLAR NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE MUDANÇA
- CONFLITO NA EDUCAÇÃO: DESVENDANDO AS DIFICULDDES DE APRENDIZAGEM
- CONHECENDO AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA APRENDIGEM
- DESENVOLVENDO O HÁBITO DA LEITURA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
- ESCOLA, UM CAMINHO PARA PREVENIR A ESCASSEZ DA ÁGUA
- LITERATURA INFANITL NA SALA DE AULA
- OS COROLÁRIOS DA LEI 5560/68 PARA A PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
- POR QUE O LÚDICO É POUCO UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Referenciais sobre a Depressão infantil: algumas colaborações para o cotidiano escolar
- RESGATANDO O HÁBITO DA LEITURA
- UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O MEIO RURAL
- 2002 (Total: 1)
- A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DA AUTO-ESTIMA EM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS