Vaima Regina Alves Motta

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN Leitura, Argumentação E Referenciação: Uma Possibilidade De Exploração Textual Para A Educação Básica (Percursos Linguísticos (UFES))
    2018 (Total: 2)
  • doi ISSN Compreensão e situcionalidade em um gênero oral: aproximando conceitos a partir das operações inferenciais (Revista Interfaces)
  • ISSN PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA BÁSICA: O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO (ÍCONE: REVISTA DE LETRAS (UEG. SÃO LUÍS DE MONTES BELOS))
    2017 (Total: 1)
  • ISSN PIBID Letras - Português e o trabalho com filme na escola básica. (Revista Práticas de Linguagem)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Meios, modos e objetos de ensino de Literatura para a sensibilização literária e para a formação de leitores no Ensino Médio: os alunos problematizam (ENTRELINHAS (UNISINOS. ONLINE))
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Leitura e produção textual no ensino médio: uma proposta a partir da linguística textual (Revista Uniletras)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN A construção da autonomia leitora a partir do (auto)monitoramento (Nonada (Porto Alegre))
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Formação de Conceitos no ensino de Língua Materna: O princípio da funcionalidade (Linguagens & Cidadania)
    2003 (Total: 5)
  • ISSN A importância das estratégias de leitura (Desafios da Educação Neste Século Pesquisa e Formação de Professores)
  • ISSN A linguagem na terceira idade e o papel do professor na educação informal (Caderno de Letras)
  • ISSN Análise da crônica: talvez o último desejo (Desafios da Educação Neste Século Pesquisa e Formação de Professores)
  • ISSN Leitura e oralidade (Caderno de Letras)
  • ISSN Trabalhando a linguagem com a terceira idade (Caderno de Letras)
    2020 (Total: 1)
  • Linguística do texto e ensino de línguas: um diálogo possível (Linguística do texto: pesquisa e ensino)
    2018 (Total: 1)
  • A Sequência Didática no trabalho com Língua Portuguesa no Ensino Médio (Sequências Didáticas no Ensino de Línguas: experiências, reflexões e propostas)
    2017 (Total: 1)
  • Process Writing: Interface Leitura-Escrita na Sala de Aula da Educação Básica (Leitura na Educação Básica: Perspectivas e Desafios)
    2016 (Total: 2)
  • Atividades periféricas X ponto de vista (intencionalidade da ação docente: desafios necessários à formação de professores)
  • O gênero oral em sala de aula (Intencionalidade da ação docente:desafios necessários á formação de professores)
    2014 (Total: 1)
  • Avaliação Formativa no Estágio Supervisionado (Pesquisa, ensino e produção no contexto universitário)
    2011 (Total: 1)
  • (Auto)avaliação na aquisição da escrita: entrelaçando ideias para a formação de professores (Linguagem e interação: o ensino em pauta)
    2010 (Total: 1)
  • O gênero portfólio: um instrumento para o ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de língua materna (Universo acadêmico em gêneros discursivos)
    2020 (Total: 1)
  • Linguística do texto: pesquisa e ensino
    2011 (Total: 1)
  • Linguagem e interação: o ensino em pauta
    2016 (Total: 1)
  • LINGUÍSTICA DO TEXTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Formação de conceitos no ensino de língua materna: o princípio da funcionalidade (Linguagens & Cidadania)
    1998 (Total: 1)
  • Recortes da Vida (Associação Artística e Literária A palavra do Século XXI)
    1997 (Total: 1)
  • O Mistério Natural da Vida, A Hora Seguinte, Pivete? (Cruz Alta - Terra de Érico Veríssimo)
    2010 (Total: 1)
  • Laboratório de ensino-aprendizagem: uma proposta interdisciplinar (X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade)
    2015 (Total: 2)
  • A versão 2.0 da Teoria Holística de Richter e os papeis sociais (V SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA)
  • Aprender a ensinar língua materna no Ensino Médio: uma experiência a partir da pesquisa-ação (3 Congresso Internacional linguagem e Interação)
    2009 (Total: 1)
  • Gênero portfólio: um instrumento para o ensino-aprendizagem na formação inicial de professores de língua materna (V SIGET: Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais)
    2007 (Total: 1)
  • CONTEMPORANEIDADE NO ENSINO DE LÍNGUAS (VSEMIN´RIO DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, I SEMINÁRIO DE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA V MSTRA DE CURSOS E MATERIAIS DIDPATICOS)
    2004 (Total: 1)
  • A Matemática e a Literatura Infantil como uma proposta interdisciplinar nas séries iniciais do ensino fundamental (IV EREM - Encontro Regional de Educação Matemática)
    2003 (Total: 2)
  • A Pedagogia do Projeto como possibilidade de renovação metodológica do ensino em língua materna (VIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, VI Mostra de Iniciação Científica e I Mostra de Extensão)
  • O processo de formação docente na Universidade de Cruz Alta: mapas e territórios de sua realidade (VIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, VI Mostra de Iniciação Científica e I Mostra de Extensão)
    2002 (Total: 1)
  • Das idéias à escrita (VI Seminário Internacional de Educação no Mercosul e III Seminário Interinstitucional)
    2001 (Total: 2)
  • A pós-modernidade e a pluralidade de estilos (II Seminário Interinstitucional e V Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
  • A prática pedagógica e a globalização (II Seminário Interinstitucional e V Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
    2000 (Total: 1)
  • Trabalho Educacional Integrado (I Seminário Interinstitucional IV Seminário Internacional de Educação no Mercosul IV Seminário Estadual de Educação Básica - PIEB)

Produção Técnica

    2005 (Total: 1)
  • I Seminário Estadual de Estudos da Linguagem: um olhar transverso sobre as linguagens e o ensino e XI Encontro Estadual de Redação
    2004 (Total: 1)
  • I Congresso Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade
    2019 (Total: 1)
  • V Seminário de Estágio Supervisionado em Letras
    2018 (Total: 1)
  • IV Seminário de Estágios em Letras
    2017 (Total: 1)
  • III Seminário de Estágio Supervisionado em Letras; VII Seminário de Estágio Português/Literaturas:relato de experiências e III Mostra PIBID Letras Português e Espanhol
    2015 (Total: 3)
  • II Mostra PIBID Letras Português e Espanhol
  • II Seminário de estágio supervisionado em Letras e VI Seminário de estágio relatos de experiências
  • VII Fórum de Estudos Interacionistas
    2014 (Total: 2)
  • I Mostra PIBID Letras Português e Espanhol
  • V Seminário de Estágio Português/Literaturas: relatos de experiências
    2012 (Total: 1)
  • III Seminário de Estágio Português/Literaturas: relatos de experiências
    2011 (Total: 2)
  • Curso de extensão: Encontros, percursos e percalços nos Estágios Supervisionados
  • II Seminário de Estágio Português/Literaturas: relatos de experiências
    2010 (Total: 1)
  • I Seminário de estágio Português/Literaturas
    2009 (Total: 1)
  • Halloween Solidário
    2008 (Total: 2)
  • III CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA: A LITERATURA NA CONTEMPORANEIDADE
  • XII SEMINÁRIO INTERRISNSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSDÃO; X MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V MOSTRA DE EXTENSÃO E II FEIRA DAS PROFISSÕES
    2007 (Total: 1)
  • II CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA: DISCUTINDO OS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS
    2006 (Total: 1)
  • I CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA E LITERATURA : REVISITANDO AS GRAMÁTICAS
    2005 (Total: 2)
  • Didática para instigar a leitura
  • IX EMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E E EXTENSÃO, VII MOSTRA DE INICIAÇLÃO CIENTIFICA E II MOSTRA DE EXTENSÃO DA UNICRUZ
    2015 (Total: 1)
  • Instrumento de Investigação do Contexto Escolar: questionário diagnóstico
    2014 (Total: 2)
  • Argumentação e ponto de vista
  • Monitoramento e (auto)monitoramento em leitura
    2013 (Total: 1)
  • Oficina 'Estratégias de leitura na sala de aula'
    2012 (Total: 2)
  • Curso: 'Leitura, produção de texto e formação de professores
  • Minicurso 'Ensino de linguagens'
    2011 (Total: 3)
  • Curso: 'Processos de aprendizagem: leitura e aprendizagem'
  • Encontros, Percursos e Percalços nos Estágios Supervisionados
  • Oficina: 'Leitura: processo e mediação
    2009 (Total: 1)
  • Gêneros no ensino
    2006 (Total: 3)
  • I Curso de Atualização em Língua e Literatura: Revisitando as Gramáticas
  • Jornadas Itinerantes de Literatura
  • X Seminário internacional de educação no mercosul, VII seminário interinstitucional e VI jornada de ludopedagogia "Caminhos e construções da ética nas (inter)relações sócio-educacionais"
    2005 (Total: 1)
  • Jornada Pedagógica "Práticas pedagógicas interdisciplinares no contexto escolar" no município de Estrela Velha
    2004 (Total: 3)
  • grupo clarineta literária
  • IV Curso de atualização em Literatura, Língua Portuguesa e Lingüística
  • VIII EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática
    2003 (Total: 1)
  • Curso de Formação pedagógica ressignificações da prática educativa
    2002 (Total: 1)
  • III Curso de atualização em literatura, língua portuguesa e lingüística
    2017 (Total: 1)
  • Linguística do texto e escola básica: possibilidades para o ensino e aprendizagem em língua materna
    2015 (Total: 2)
  • Linguística de Texto X Ensino e aprendizagem da produção escrita
  • Subprojeto Letras Português
    2014 (Total: 3)
  • A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE ACADÊMICOS DE LETRAS PORTUGUÊS'
  • INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: SUBPROJETO LETRAS PORTUGUÊS PIBID'
  • PIBID EM AÇÃO NA ESCOLA BÁSICA: ARGUMENTAÇÃO E DEBATE PÚBLICO REGRADO NA SALA DE AULA
    2013 (Total: 3)
  • Lendo, ouvindo e produzindo opiniões: da teoria interacionista à prática em sala de aula
  • PORTFÓLIO: UM INSTRUMENTO PARA O ENSINO DA PRODUÇÃO ESCRITA
  • Produção textual no Ensino Médio
    2012 (Total: 1)
  • Produção textual no Ensino Médio: algumas possibilidades
    2010 (Total: 1)
  • Portfólio Cronológico: um recurso no ensino de produção textual
    2005 (Total: 3)
  • I Seminário Estadual de Estudos da Linguagem: um olhar transverso sobre as linguagens e o ensino e XI Encontro Estadual de Redação
  • III Seminário Regional de Pedagogia Social e Práticas Sociais
  • IX Seminário Internacional de Educação no MERCOSUL e VI Seminário Interinstitucional
    2004 (Total: 2)
  • IV EREM - Encontro Regional de Educação Matemática
  • VIII Seminário Internacional de Educação no MERCOSUL e V Seminário Interinstitucional
    2003 (Total: 1)
  • VIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, VI Mostra de Iniciação Científica e I Mostra de Extensão
    2000 (Total: 1)
  • I Seminário Interinstitucional, IV Seminário Internacional de Educação no MERCOSUL e IV Seminário Estadual de Educação Básica
    2019 (Total: 1)
  • Os saberes e fazeres da profissão: quem sou eu educador linguístico?
    2016 (Total: 1)
  • O que avaliamos quando 'avaliamos'?
    2012 (Total: 1)
  • O estágio de português na UFSM: modalidade presencial
    2011 (Total: 1)
  • A produção textual nos anos iniciais do ensino fundamental
    2006 (Total: 1)
  • Os gêneros na escola:resignificando o trabalho com linguagem
    2005 (Total: 1)
  • A pesquisa-ação no processo de leitura e formação do graduando em Letras da UNICRUZ
    2006 (Total: 1)
  • A CAMPANHA PUBLICITÁRIA " O AMOR É A MELHOR HERANÇA CUIDE DAS CRIANÇAS. E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR
    2005 (Total: 1)
  • A PESQUISA-AÇÃO NO PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO GRADUANDO EM LETRAS DA UNICRUZ
    2003 (Total: 2)
  • A PEDAGOGIA DO PROJETO COMO POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO METODOLÓGICA DO ENSINO EM LÍNGUA MATERNA
  • O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA: MAPAS E TERRITÓRIOS DE SUA REALIDADE
    2002 (Total: 1)
  • DAS IDÉIAS À ESCRITA
    2017 (Total: 1)
  • SIMPÓSIO 9. Linguística do Texto e Ensino
    2012 (Total: 1)
  • Portifólio: um instrumento para ensino da produção escrita
    2019 (Total: 1)
  • Avaliador - JAI
    2018 (Total: 2)
  • Marcuschi e suas contribuições para a linguística contemporânea (v. 9, n. 3 )
  • XVIII Congresso Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; XXVII Seminário Internacional de Educação Popular ? MOBREC/SM; V Seminário Internacional Sindical ? 2° Núcleo do CPERS/Sindicato; V Seminário Internacional de Educação Profissional do IF Far
    2021 (Total: 1)
  • ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
    2018 (Total: 4)
  • AVALIADOR EXTERNO do Edital Nº 28/2018 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PROBIC/FAPERGS/UNICRUZ e Edital Nº 30/2018 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica ? PIBIC/CNPq/UNICRUZ
  • Diálogo da Letras
  • Revista da Anpoll - vol I, num 45
  • Revista Interfaces
    2017 (Total: 2)
  • Comissão Científica Ad Hoc
  • Parecerista ad hoc número 54 da Revista Letras
    2016 (Total: 2)
  • ?Formação de Professores no IF Farroupilha: novas possibilidades, novos desafios'
  • Comissão Científica ad-hoc
    2015 (Total: 1)
  • Comissão Científica ad-hoc
    2024 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2023 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2013 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'
    2009 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Linguagens & Cidadania'

Produção Artística

    2004 (Total: 1)
  • GRUPO: CLARINETA LETRÁRIA
    1995 (Total: 1)
  • Aos Trigais da minha infância
    1994 (Total: 3)
  • Arroz com feijão
  • Canteiro de Moranguinhos
  • Salva pela rotina

Orientações Concluídas

    2018 (Total: 2)
  • Avaliação da oralidade em sala de aula: um estudo envolvendo a progressão referencial no debate público regrado
  • Representações do trabalho docente a partir do uso do livro didático:o que dizem alguns professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
    2017 (Total: 4)
  • A INTERTEXTUALIDADE NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ? A LINGUÍSTICA DO TEXTO E A PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA
  • ENSINO DA PROGRESSÃO TÓPICA: O TRABALHO COM A LINGUÍSTICA DO TEXTO E COM A PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA BÁSIC
  • Informatividade na escrita argumentativa de terceiranistas de Ensino Médio Noturno: um trabalho de autogerenciamento pautado pela pesquisa-ação
  • PROGRESSÃO TÓPICA EM TEXTOS ORAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO A PARTIR DA LINGUÍSTICA DO TEXTO E DA PESQUISA-AÇÃO
    2015 (Total: 2)
  • Monitoria e automonitoria no processo de produção textual no ensino médio noturno
  • PESQUISA-AÇÃO EM SALA DE AULA: O TEXTO ENQUANTO PROCESSO
    2016 (Total: 12)
  • A PESQUISA-AÇÃO EM SALA AULA
  • FÁBULA: PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA BÁSICA
  • GÊNEROS TEXTUAIS DA ORALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DOS DOCUMENTOS OFICIAIS A UMA PROPOSTA DE TRABALHO
  • INFORMATIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE EM PRODUÇÕES ESCRITAS NO ENSINO MÉDIO: A LINGUÍSTICA DO TEXTO E A PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA
  • O PIBID E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES AOS BOLSISTAS LICENCIANDOS E AOS COLABORADORES GRADUADOS EM LETRAS PORTUGUÊS
  • O TEXTO FALADO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA DO TEXTO: OBJETO DE INVESTIGAÇÃO TEÓRICA E OBJETO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • ORALIDADE & ESCRITA: DESCONSTRUINDO DICOTOMIAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • PENSO, LOGO ARGUMENTO: O GÊNERO CARTA ABERTA EM SALA DE AULA
  • PESQUISA-AÇÃO NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNERO ORAL A PARTIR DA METARREGRA DA PROGRESSÃO E DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS
  • PESQUISA-AÇÃO: REVISITAÇÃO DA TEORIA METODOLÓGICA PARA DISCUSSÃO DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
  • RETEXTUALIZAÇÃO: REVISITANDO O ENSINO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA.
  • TRIANGULAÇÃO ORAL: PERSPECTIVA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA BÁSICA
    2022 (Total: 1)
  • A intencionalidade na escrita argumentativa do ensino médio: do planejamento ao texto
    2019 (Total: 1)
  • A intertextualidade explícita e a progressão temática em produções textuais do Ensino Fundamental - um trabalho com cartas argumentativas à luz da Linguística do Texto
    2023 (Total: 5)
  • LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA METODOLOGIA CRÍTICO-TRANSFORMADORA
  • LETRAMENTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
  • LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • O PROCESSO DE REESCRITA NA CONSTRUÇÃO ARGUMENTATIVA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • OLIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESANOENSINO FUNDAMENTAL:UMESTUDOSOBREARELAÇÃO ENTRE LEITURA E GRAMÁTICA PELO VIÉS DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
    2022 (Total: 2)
  • Habilidades argumentativas da BNCC no livro didático do 9° ano: seção se eu quiser aprender mais
  • POESIA LITERÁRIA COMO DIREITO NO ESPAÇO ESCOLAR: ALGUMAS DISCUSSÕES
    2014 (Total: 2)
  • A importância da leitura de histórias inantis na aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
  • Contos de fada: um caminho para o imaginário infantil
    2013 (Total: 4)
  • A importância da leitura para alunos do primeiro ano do ensino fundamental: investigando a formação do sujeito
  • A literatura infantil na sala de aula: um experiência em alfabetização no 2º ano do ensino fundamental sob viés da pesquisa-ação
  • Os diários de professores e a ZDP: construindo estratégias de leitura no 1º ano do ensino fundamental
  • Preconceito linguístico: investigando duas gerações no município de Agudo/RS
    2009 (Total: 6)
  • A tipologia gramatical presente nas questões de língua portuguesa em provas de concurso
  • Compreensão textual: um desafio para o professor
  • Dislexia: um dos principais distúrbios de aprendizagem na área de leitura e escrita
  • O lúdico na produção textual
  • Produção textual no Ensino Médio: uma prática continuada de responsabilidade do professor de língua portuguesa
  • Redação no Ensino Médio: da preparação para a produção à avaliação
    2008 (Total: 3)
  • A gramática e o ensino do português
  • Algumas definições sobre dislexia e as possibilidades metodológicas no processo ensino-aprendizagem
  • O coloquial e o formal na sala de aula: um ponto de encontro
    2006 (Total: 5)
  • A música como instrumento de ensino da língua portuguesa
  • Atividades de ensino-aprendizagem em leitura e produção com alunos de 2ª série do Ensino Fundamental
  • Estratégias para a construção do conceito de Direito das Crianças através dos clássicos da Literatura Infantil
  • Interação social: uma proposta para o ensino de língua portuguesa
  • Professor da EJA: olhares sobre uma prática
    2005 (Total: 6)
  • A importância das relações interpessoais para a aprendizagem de alunos da 5ª série da Escola estadual de educação básica Venâncio Aires
  • A inclusão das pessoas com necessidades especiais no ensino regular
  • As estruturas dos dicionários:uma abordagem crítico-pedagógica
  • Avaliação na Educação Infantil: possibilidades no desenvolvimento infantil
  • O professor como mediador da produção textual nas séries finais do ensino fundamental
  • Repensando as práticas de leitura e escrita no contexto da alfabetização
    2004 (Total: 7)
  • A gramática e suas peculiaridades nas séries finais do ensino fundamental
  • Avaliação da aprendizagem: um processo educativo, construtivo e contínuo
  • Erros ortográficos
  • Escola, adolescência e televisão: um encontro de possibilidades
  • Leitura: obrigação ou prazer?
  • Relações interpessoais e afetividade: uma caminho para a aprendizagem
  • Uma proposta de leitura e escrita a prtir de textos de natureza subjetiva
    2003 (Total: 2)
  • Analisando as diferentes propostas de leitura de autores contemporãneos
  • Leitura e produção textual de alunos da 8ª série do ensino fundamental
    2002 (Total: 5)
  • A importância das estratégias de leitura na interpretação de textos dissertativos.
  • A produção textual no ensino da língua portuguesa
  • Leitura: ontem, hoje e sempre.
  • O uso do jornal em sala de aula: uma leitura dinâmica, atual e diversificada
  • Vários olhares sobre o mesmo objeto: a lingüística no processo de alfabetização.