Taciana Camera Segat

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 6)
  • doi ISSN As matrizes cartográficas na produção de dados da pesquisa-ação: um estudo sobre a formação continuada de professores (CONJECTURAS)
  • doi ISSN Formação inicial e continuada de professores em contexto pandêmico: a utilização do Moodle como recurso pedagógico (CONJECTURAS)
  • ISSN INOVAÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA: FACEBOOK COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS - tempos estranhos (REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • doi ISSN O encontro das águas: percepções sobre a docência na Educação Infantil (CONCILIUM (BRASIL))
  • doi ISSN Peneiras que cirandam: pareceres pedagógicos e produção das infâncias na educação infantil (ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE))
  • doi ISSN SABERES DE PAULO FREIRE NA TELINHA DO WHATSAPP (Revista Científica FESA)
    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN AS CRIANÇAS E SUAS FORMAS DE HABITAR O MUNDO: PROBLEMATIZAÇÕES A RESPEITO DE UM PROJETO EXTENSIONISTA / CHILDREN AND THEIR WAYS OF INHABITING THE WORLD: PROBLEMATIZATIONS REGARDING AN EXTENSION PROJECT (Brazilian Journal of Development)
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Qualidade na educação da primeira infância: as políticas públicas e as Emeis do município de Santa Maria/RS (Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional)
    2016 (Total: 1)
  • doi ISSN Educação em tempo integral em uma escola de educação infantil de santa maria-rs: diálogos possíveis (POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN As Crianças populares urbanas vivendo as transições, continuidades e rupturas dos projetos da modernidade e da pós-modernidade (Espaço Pedagógico)
    2004 (Total: 1)
  • Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil (Revista Educação)
    2024 (Total: 1)
  • ISSN OS MOVIMENTOS DOS DIÁRIOS VISUAIS E/OU TEXTUAIS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS/ES DA EDUCAÇÃO INFANTIL (ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS))
    2022 (Total: 7)
  • doi A Heteronormatividade como padrão social na primeira infância (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi CAEI e Diário Visual e/ou Textual: processos que fizeram-nos revisitar o passado para transformar o futuro (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi DIÁLOGOS COLABORATIVOS ACERCA DOS PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO BERÇÁRIO (Pesquisas em Educação Infantil)
  • doi Espaços Formativos: um conjunto de retalhos mediados pelos encontros do CAEI e articulados com a graduação (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi Infâncias: Saberes e ação pedagógica na Educação Infantil (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi O Curso de Aperfeiçoamento na Educação Infantil e as Expectativas dos Cursistas sobre os processos de formação continuada. (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi Que Construções de Sentidos Foram Produzidas na Aliança entre o CAEI e os Diários Visuais e/ou Textuais? (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
    2020 (Total: 4)
  • doi Comunidades críticas reflexivas de professores como espaços de formação continuada em contextos emergentes (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior)
  • doi Diálogos colaborativos acerca dos processos formativos docentes: as práticas pedagógicas no berçário (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
  • doi PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PARECERES PEDAGÓGICOS, PRODUÇÃO DAS INFÂNCIAS EM UMA CULTURA ESCOLARIZADA (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior.)
  • doi Universidade e escola: contextos articuladores na formação continuada de professores (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da Educação Básica e Superior. Série I, volume II)
    2019 (Total: 4)
  • doi A importância dos registros diários nos processos de orientação de estágio supervisionado da pedagogia EAD/UFSM (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • doi Elementos indicativos para a implementação da qualidade da educação na primeira infância na concepção das professoras de ducação infantil (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • doi O PNAIC como espaço para a formação de professores de educação infantil (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • doi POLÍTICAS PÚBLICAS E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: UMA PESQUISA EM DUAS EMEIS DE SANTA MARIA - RS (Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 6)
    2017 (Total: 1)
  • Estágios curriculares: diálogos sobre formação docente (O lugar da teoria e da prática no cotidiano dos educadores)
    2016 (Total: 1)
  • Projeto Político Pedagógico em Tempos de Novos Diálogos: proposições políticas acerca de um currículo nacional (Conselhos Municipais de Educação: configurações e [re]articulações no campo das políticas e gestão educacional)
    2011 (Total: 1)
  • Formação continuada: lições de um processo (Diálogo, ação comunicativa e práxis pedagógica)
    2010 (Total: 2)
  • Diferentes Momentos e Olhares na Formação - Educação Freireana: a formação docente como ato de libertação. (Formação de Professores: da itinêrancia das universidades à escola itinerante.)
  • Educação Freireana: a formação docente como ato de libertação (Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante)
    2007 (Total: 1)
  • Primeiros exercícios docentes:limites e desafios do estágio (Práticas Pedagógicas: vivências e reflexões)
    2001 (Total: 1)
  • Para além de uma única teoria - o caminho é a construção conjunta de uma teoria da educação (Investigação-Ação: Mudando o Trabalho de Formar Professores)
    2020 (Total: 1)
  • CIRANDANDO PELOS PARECERES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRODUÇÃO DA INFÂNCIA E DA CRIANÇA (CIRANDANDO PELOS PARECERES PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRODUÇÃO DA INFÂNCIA E DA CRIANÇA)
    2018 (Total: 2)
  • Organizações curriculares e os movimentos do Berçário (VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogía)
  • Relações entre público/privado: os convênios implementados na Educação Infantil (VIII Congreso Iberoamericano de Pedagogía)
    2016 (Total: 3)
  • Estágio Supervisionado na Educação Infantil - processos formativos e práticas docentes (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • Formação de professores: um estudo acerca do estágio supervisionado na educação infantil do Curso de Pedagogia EAD da UFSM (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional)
  • O que é qualidade na educação da primeira infância? Sobre as políticas públicas e duas EMEIS de Santa Maria - RS (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2015 (Total: 1)
  • A MODALIDADE EAD E O DESAFIO NA QUALIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COM CRIANÇAS: O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO. (VII Congresso Paulista de Educação Infantil e III Simpósio Internacional de Educação Infantil)
    2014 (Total: 4)
  • A MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (Congresso Internacional Nuevas Tendências en la formacion permanente del professorado: la formacion en el marco de las politicas educativas de democratizacion, equidad y calidad. Problemas, practicas y desafios)
  • As demandas das crianças nos contextos das escolas da infância (IV SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: ÉTICA E DIVERSIDADE NA PESQUISA)
  • Formação de Professores para educação infantil: a busca por formas de qualificar a prática educativa com crianças (IV SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS: ÉTICA E DIVERSIDADE NA PESQUISA)
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EAD (IV Congreso Internacional Nuevas tendencias en la formacion permanente del profesorado: la formacion del profesorado en el marco de las politicas educativas de democratizacion, equidad y calidad. Problemas, practicas y desafios.)
    2012 (Total: 2)
  • A Vida na Escola da Infância: possibilidades no cotidiano (III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias:políticas e desafios na produção de pesquisa)
  • Formação de Professores pela Modalidade de Educação a Distância em Universidades Publicas - das possibilidades concretas de uma educação de qualidade e gratuita ser possível a todos (XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2008 (Total: 3)
  • Currículo escolar: da intencionalidade da sua organização ao currículo em ação (III Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica)
  • Desafios do exercício docente: um olhar à experiência do estágio. (XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Práticas de Ensino, Práticas Formativas: os desafios da pedagogia (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas)
    2007 (Total: 1)
  • Exercício da docência: limites e desafios do estágio. (VI Encontro da ANPAE - Reinventando a gestão educacional: políticas públicas e conhecimento)
    2006 (Total: 2)
  • Educação Freireana: pensando a formação docente como um ato de libertação do outro. (8 Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Esmiuçando a temática da prática pedagógica: uma tentativa de ressignificar o problema. (8 Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2005 (Total: 2)
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DE SÉRIES INICIAIS: DESAFIOS, CONTRADIÇÕES, AVANÇOS E RETROCESSOS (II Seminário Internacional de Filosofia e Educação)
  • Aprendendo e ensinando no exercício docete (Fórum Paulo Freire)
    2004 (Total: 2)
  • Investigação-ação Educacional: uma estratégia viável de formação docente (ANPED SUL)
  • Investigação-Ação Educacional: uma estratégia viável de formação docente (V ANPEd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    2002 (Total: 2)
  • A Infância orienta a formação dos professores ou a formação dos professores orienta a infância? (25ª Reunião Anual - ANPED)
  • O Diálogo como Princípio Norteador das Práticas Investigativas (IV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2001 (Total: 2)
  • Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil. (II Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil. (VII ESCOLA DE VERÃO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL EMANCIPATÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO)
    2000 (Total: 2)
  • Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil. (I ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA)
  • Ciclos de investigação-ação na disciplina de didática da educação infantil. (I ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA)
    2019 (Total: 1)
  • Os impactos da parceria público/privada na Educação Infantil no Município de Santa Maria/RS (XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2018 (Total: 7)
  • DESAFIOS E POSSIBILDADES NA IMPELEMTAÇÃO DE PROCESSOS FORMATIVOS DOCENTES (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • Gestão: a organização do currículo para o berçário (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • INFANCIAS: SABERES E AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • O PNAIC COMO ESPAÇOPARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior 06 A 08/06/2018)
  • Pacto NACIONAL PELA ALFABERZACAO NA DADE CERTA. 0 QUE A EDUCACAO INTANTIL TEM A VER COM ISSO? (33ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
  • PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA PRIVADA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior 06 A 08/06/2018)
  • UMA GESTÃO PARTICIPATIVA QUE TRANSCENDE O AMBIENTE VIRTUAL: ENFOQUE NO GRUPO DE PESQUISA DOCÊNCIA, INFÂNCIAS E FORMAÇÃO (DOCINFOCA) (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior 06 A 08/06/2018)
    2000 (Total: 3)
  • Ações Investigativas e Colaborativas no Processo de Formação de Professores e nas Práticas Educacionais (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
  • O projeto CUIA: redimensionando o espaço de formação de professores (I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • Pedagogia, novas tecnologias e formação profissional (I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
    1999 (Total: 1)
  • A Formação de Professores Pesquisadores (XI Salão de Inicação Científica)
    1998 (Total: 4)
  • A Pesquisa Enquanto Processo Metodológico e de Reflexão na Formação Inicial da Educação Infantil (X Salão de Iniciação Científica)
  • Prática de Ensino Reflexiva em Educação Infantil: Creches (1ª Oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação)
  • Práticas Metodológicas dos Complexos de Conhecimento: um desafio à educação infantil (X Salão de Iniciação Científica)
  • Práticas Reflexivas em Educação Infantil (XVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS)
    1997 (Total: 1)
  • A Superação da Fragmentação nas Atividades da Pré-Escola buscando a Formação de um Professor Reflexivo (IX Salão de Iniciação Científica e VI Feira de Iniciação Científica)
    2019 (Total: 5)
  • A PARCERIA PÚBLICO/PRIVADA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS COMO CONTEXTO EMERGENTE (XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Comunidades críticas reflexivas de professores como espaço de formação continuada em contextos emergentes (XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Desafios da extensão universitária: o encontro com as crianças e suas formas de habitarem o mundo (XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Diálogos colaborativos nos processos formativos docentes e na organização das práticas pedagógicas no berçário (XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • OS LIMITES E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA COLABORATIVA COMO CONTEXTO EMERGENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL (XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)

Produção Técnica

    2011 (Total: 1)
  • Prática de Ensino na Educação Básica: construindo os caminhos de tornar-se professor
    2010 (Total: 1)
  • Pesquisa em Educação: sobre os tipos e métodos de pesquisa
    2009 (Total: 1)
  • Didática: processo de aprender e ensinar
    2019 (Total: 1)
  • Seminário Internacional Interinstitucional ?Educação Infantil em Cena: reflexões teórico-metodológicas sobre coordenação pedagógica, planejamento, documentação e avaliação?, XV Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil-FGEI, 10 anos do FREIC
    2018 (Total: 2)
  • III Encontro do Curso de Pedagogia a Distância/UAB da Universidade Federal de Santa Maria
  • VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, com a temática ?Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação?
    2000 (Total: 1)
  • II fórum de estudos: leituras de Paulo Freire.
    2019 (Total: 2)
  • Infâncias do CE e a Acessibilidade do(a) estudante
  • Por que produzir diários visuais e/oi textuais nos Curso de Aperfeiçoamento Infâncias: Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil?
    2020 (Total: 1)
  • Entrelaçando docência, infância, formação e pesquisa com crianças - DOCINFOCA
    2017 (Total: 2)
  • II Encontro do Curso de Pedagogia a Distância/UAB da Universidade Federal de Santa Maria
  • V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
    2015 (Total: 1)
  • Comissão organizadora do III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
    2006 (Total: 1)
  • 8º Fórum de Estudos Paulo Freire: Leituras de Paulo Freire
    2020 (Total: 1)
  • Entrelaçando docência, infância, formação e pesquisa com crianças - DOCINFOCA
    2018 (Total: 1)
  • CAEI - Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil
    2014 (Total: 2)
  • O Curso de Pedagogia e as Práticas Pedagógicas com crianças, relatos de vivências na graduação
  • Organização da Ação Pedagógica com Bebês e Crianças Pequenas
    2009 (Total: 2)
  • Area Educação Infantil - didática e práticas de ensino
  • Políticas Públicas Educacionais e Pesquisa em Educação
    2002 (Total: 2)
  • A pesquisa-ação como método de trabalho
  • O trabalho com Tema Gerador no contexto escolar
    2019 (Total: 1)
  • Infâncias: Saberes e ação pedagógica na educação infantil
    2018 (Total: 6)
  • 'Elementos indicativos para a implementação da qualidade da educação na primeira infância na concepção das professoras de Educação Infantil.
  • 'PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUAS IMPLICAÇÕES EM UMA ESCOLA PRIVADA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA
  • A GESTÃO PEDAGÓGICA E AS PERCEPÇÕES INFANTIS SOBRE A ESCOLA NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O EN-SINO FUNDAMENTAL'
  • A importância dos registros diários nos processos de orientação de Estágio Supervisionado da Pedagogia EAD/UFSM'
  • Gestão: a organização do currículo para o berçário
  • O PNAIC COMO ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
    2016 (Total: 2)
  • Estágio Supervisionado na Educação Infantil - processos formativos e práticas docentes
  • Formação de professores: um estudo acerca do estágio supervisionado na educação infantil do Curso de Pedagogia EAD da UFSM
    2015 (Total: 1)
  • O PLANEJAMENTO COMO CAMINHO DE ENCANTAMENTO... DIFERENTES POSSIBILIDADES DE ENCONTROS
    2014 (Total: 1)
  • Políticas Educacionais: reflexões sobre o processo de formação continuada da ead
    2012 (Total: 1)
  • A Vida na Escola da Infância: possibilidades no cotidiano
    2008 (Total: 1)
  • Currículo escolar: da intencionalidade da sua organização ao currículo em ação
    2007 (Total: 1)
  • Exercício da Docência: limites e desafios do estágio
    2006 (Total: 2)
  • Educação Freireana: pensando a formação docente com um ato de comprometimento com o outro
  • Esmiuçando a temática da prática pedagógica: uma tentativa de ressignificação do problema
    2005 (Total: 1)
  • A formação de professores de educação infantil e de séries iniciais: desafios, contradições, avanços e retrocessos
    2004 (Total: 1)
  • Investigação-Ação Educacional: uma estratégia viável de formação docente
    2001 (Total: 1)
  • Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil.
    2000 (Total: 5)
  • Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas educacionais
  • Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil
  • Ações investigativas e colaborativas no processo de formação docente e nas práticas educacionais.
  • Ações investigativas na prática de ensino em educação infantil.
  • Prática de ensino em educação infantil - um exercício docente investigativo e colaborativo.
    1999 (Total: 1)
  • A formação de professores pesquisadores.
    1997 (Total: 1)
  • A superação da fragmentação nas atividades pré-escolares buscando a formação de um professor reflexivo.
    1988 (Total: 1)
  • Práticas de ensino reflexivas em educação infantil.
    2020 (Total: 2)
  • CAEI JAI Satélite
  • O cotidiano da Educação Infantil
    2019 (Total: 2)
  • ?BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: METODOLOGIAS E ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS?.
  • Formação Permanente Compartilhada: desafios do planejamento
    2018 (Total: 3)
  • Implicações das políticas educacionais na constituição do pedagogo
  • OUVINDO COISAS
  • Transição da educação infantil para os anos iniciais - a escolarização da infância
    2017 (Total: 1)
  • Criar, contar, desenhar: histórias fantásticas desde o 'ponto' de partida'
    2016 (Total: 1)
  • Base Curricular Nacional - entendimentos e construçãos para a Educação Infantil
    2018 (Total: 2)
  • Organizações curriculares e os movimentos do berçário
  • Relações entre público/privado: os convênios implementados na Educação Infantil
    2018 (Total: 2)
  • A Teoria Histórico-cultural de Vygotsky: aportes nas pesquisas em educação alusiva aos 10 anos do GEPEIN
  • Ensino de Ciências Na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
    2019 (Total: 6)
  • A parceria público/privada no município de Santa Maria/RS como contexto emergente
  • CAEI ? Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: (re)criando práticas pedagógicas dentro dos contextos emergentes do espaço escolar
  • Comunidades Críticas Reflexivas de Professores como espaços de formação continuada em contextos emergentes
  • Diálogos colaborativos nos processos formativos docentes e na organização das práticas pedagógicas no berçário
  • Os limites e possibilidades da docência colaborativa como contexto emergente na Educação Infantil
  • Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: pareceres pedagógicos e produção das infâncias
    2016 (Total: 1)
  • Estágio Supervisionado na Educação Infantil - processos formativos e práticas docentes
    2020 (Total: 1)
  • PROJETO DE EXTENSÃO - PRODUTO RESULTADO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO PROFISSIONAL - MARCIA PIRES CARDONA
    2019 (Total: 1)
  • 'Protocolo pedagógico de Formação Continuada: Estratégias de diálogo/colaborativo para práticas de Educação Infantil'
    2018 (Total: 1)
  • A Teoria Histórico-cultural de Vygotsky: aportes nas pesquisas em educação alusiva aos 10 anos do GEPEIN na Universidade Federal de Santa Maria
    2019 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: a universidade pública superando barreiras geográficas
    2016 (Total: 2)
  • AS CRIANÇAS SUAS FORMAS DE HABITAR O MUNDO: PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DOS CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
  • Formação de Professores: a universidade pública superando barreiras geográficas
    2015 (Total: 1)
  • Formação de Professores: a universidade pública superando barreiras geográficas
    2014 (Total: 1)
  • Formação de Professores: a universidade pública superando barreiras geográficas
    2019 (Total: 1)
  • Ciclo Formativo Educação e Infância: Conversações em Trânsito
    2013 (Total: 2)
  • As crianças em sua diversidade nas culturas contemporâneas em diferentes tempos e espaços - PROINFÂNCIA.
  • Currículo e trabalho pedagógico: plano de ação para a apropriação dos conhecimentos na educação infantil: subsídios teóricos e metodológicos ? DCNEI - PROINFÂNCIA.
    2012 (Total: 1)
  • ASSESSORAMENTO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO ÀS REDES E SISTEMAS DE ENSINO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROINFÂNCIA EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO CENTRAL E DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
    2001 (Total: 1)
  • Projeto Construindo a Unificação entre Ação Investigação (CUIA).
    2000 (Total: 1)
  • Investigação educacional e formação de professores
    1999 (Total: 1)
  • Projeto de Formação Continuada da Escola Municipal Miguel Beltrame
    2016 (Total: 3)
  • Comissão do Processo Consultivo para a escolha do Coordenador e Coordenador Substituto do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno
  • Comissão para a Seleção de Ingresso ao Curso de Especialização em gestão educacional da UFSM.
  • Comitê ad hoc da Comissão de Pesquisa e Extensão do Gabinete de Projetos do Centro de Educação
    2015 (Total: 1)
  • Comissão para a Seleção de Ingresso ao Curso de Especialização em gestão educacional da UFSM.
    2014 (Total: 2)
  • Comissão do Processo Consultivo para a escolha do Coordenador e Coordenador Substituto do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno
  • Comitê Consultivo ?Ad hoc? da Revista Educação/CE/UFSM
    2011 (Total: 1)
  • Revista Direito e Sociedade: reflexões contemporâneas
    2000 (Total: 1)
  • Ações investigativas nas práticas educacionais em educação infantil
    2019 (Total: 3)
  • 2º Espaço Educar e Empreender - V Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade
  • Coordenadora de sessão de trabalho do XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Formação Permanente Compartilhada: desafios do planejamento
    2018 (Total: 4)
  • Comissão Científica do VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Comissão Científica III Encontro do Curso de Pedagogia a UAB/UFSM
  • Comissão de estágios dos cursos de pedagogia
  • Coordenadora do Eixo Temático 5 ? Gestão das práticas nos contextos da sala de aula
    2017 (Total: 7)
  • Comissão Científica do V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Comissão Científica II Encontro do Curso de Pedagogia a UAB/UFSM
  • Coordenadora de sessão de comunicação oral no V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Coordenadora do Eixo temático 2 - Gestão da Educação Básica e Superior do V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
  • Ministrou a palestra: Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil
  • Oficina: a voz e o canto na formação de professores
  • Oficina: Criar, contar, desenhar: histórias fantásticas desde o 'ponto' de 'partida'
    2016 (Total: 2)
  • Avaliador de Trabalhos do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de San
  • Comissão Científica - Avaliador de Trabalhos - Comissão Científica do IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, V Seminário Internacional de Gestão Educacional e X Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gest
    2015 (Total: 2)
  • Coordenadora de eixo do III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Coordenou trabalhos na modalidade de comunicação oral durante o III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
    1999 (Total: 2)
  • A prática de ensino em educação infantil: investigação e ação compartilhada por professores experientes e alunos-professores.
  • Reflexões teórico-metodológicas sobre a prática de ensino na formação de educadores infantis: uma abordagem sócio-histórica.
    1998 (Total: 1)
  • Prática de Ensino Reflexiva em Educação Infantil: creches
    1997 (Total: 1)
  • Prática reflexiva em educação infantil
    1996 (Total: 1)
  • Programa de pesquisa-ação educação em ciências.
    2020 (Total: 2)
  • parecerista AD-HOC Revista Educação (UFSM) do Centro de Educação, hospedado no Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal de Santa Maria, no ano de 2020.
  • parecerista AD-HOC da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais no ano de 2020, emitindo parecer técnico/acadêmico.
    2017 (Total: 2)
  • Parecer da Revista Educação
  • Parecer para a Revista Educação
    2016 (Total: 3)
  • A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS REFLEXIVOS
  • Brincar na educação infantil como experiência de cultura e formação para a vida
  • Parecer para a Revista Educação
    2015 (Total: 3)
  • Comissão Científica do III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Emitiu parecer do artigo número 17636 referente a Revista Educação do Centro de Educação da UFSM
  • Parecer para a Revista Educação

Produção Artística

    1997 (Total: 1)
  • I Mostra de Artes Plásticas

Orientações Concluídas

    2022 (Total: 2)
  • Educação Infantil: documentação pedagógica na educação infantil de 0 a 3 anos no município de Agudo
  • Experiências e compreensões da docência com professoras de Educação Infantil Pública de Santa Maria
    2019 (Total: 2)
  • Diálogos colaborativos acerca dos processos formativos docentes: as práticas pedagógicas no berçário
  • Formação continuada de professores de Educação Básica em contextos integrados: entre Universidade e Escola
    2019 (Total: 1)
  • Docência Orientada
    2019 (Total: 3)
  • Costurando Infâncias: o difícil mundo das crianças em situação de vulnerabilidade
  • Documentação Pedagógica: um olhar acerca dos registros na Educação Infantil
  • Vivências no Estágio de Educação Infantil: ressignificando o planejar e o brincar
    2018 (Total: 1)
  • ESTÁGIO UM ESPAÇO PARA REGISTRAR E REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
    2017 (Total: 3)
  • Adentrando o Universo dos Bebês: o trabalho pedagógico de uma quase professora de Bebês
  • Brincadeiras e interações: o que é essencial na rotina dos anos iniciais do ensino fundamental
  • O berçário visto a partir de desafios e possibilidades: um diálogo com professores de bebês
    2016 (Total: 3)
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: os caminhos da oferta de vagas para crianças de quatro anos
  • Implicações do estágio não obrigatório na formação de alunos do curso de pedagogia
  • ORGANIZAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2015 (Total: 2)
  • A importância da afetividade na relação professor - criança durante o estágio supervisionado da educação infantil
  • O planejamento na educação infantil: processo de reflexão, criação e ação docente
    2014 (Total: 3)
  • AMBIENTE ACOLHEDOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA
  • O brincar na educação infantil: quanto estamos brincando com as crianças? ensinamos brincar? ensinamos brincando?
  • Sim! Bebês dialogam!
    2013 (Total: 1)
  • Prática pedagógica e Projeto Político Pedagógico: a influência das ações político-pedagógicas nas ações do professor da Educação Infantil
    2011 (Total: 1)
  • Da educação infantil para o ensino fundamental: reflexões acerca dos entendimentos dos professores que vivenciam essa transição
    2010 (Total: 1)
  • PRÉ-ESCOLA E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: PROCESSOS VIVENCIADOS NESTA TRANSIÇÃO EM UMA TURMA DO IPÊ AMARELO