Vanessa Ribas Fialho
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 1)
- 2023 (Total: 7)
- ISSN A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DA POESIA SLAM (Cenas Educacionais)
- ISSN As práticas do REDE/UFSM e a emergência de currículos híbridos (REVISTA COCAR (ONLINE))
- ISSN Entrevista com a professora Maximina Freire: 50 anos de docência e pesquisa em Linguística Aplicada (Entretextos)
- 2022 (Total: 4)
- 2021 (Total: 4)
- ISSN O uso do podcast como recurso para o ensino de língua portuguesa: breve relato (Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
- ISSN Suporte nos caminhos da vida acadêmica: relato de um projeto colaborativo em rede (ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
- 2020 (Total: 6)
- ISSN Estágio supervisionado em Letras: orientação nas modalidades presencial e a distância (REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE))
- ISSN Estágio Supervisionado em Letras: orientação nas modalidades presencial e a distância (REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE))
- ISSN Made in Brazil: inovações tecnológicas no âmbito de um Sistema de Autoria Aberto para o ensino de línguas (Linguagem em Foco)
- ISSN Recursos educacionais abertos no Brasil: 'Plágio' e '(co)autoria' nas concepções de professores de línguas (DIÁLOGO E INTERAÇÃO)
- 2019 (Total: 1)
- ISSN Um olhar complexo sobre o feedback e a formação de professores a distância (POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM)
- 2018 (Total: 1)
- ISSN O feedback na perspectiva de Professores-Tutores: um estudo com base no Curso de Letras-Espanhol na Modalidade a Distância (LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA)
- 2017 (Total: 4)
- ISSN Ensino de Línguas Online: um Sistema de Autoria Aberto para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (Calidoscópio)
- ISSN Ontem, hoje e amanhã: sobre a web e as ferramentas colaborativas emergentes para o professor de língua estrangeira (Domínios de Lingu@Gem)
- ISSN Opções em recursos educacionais abertos para o ensino de espanhol no Brasil. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Pernambuco) (HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL)
- 2016 (Total: 1)
- ISSN Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil (Veredas (UFJF. Online))
- 2014 (Total: 2)
- ISSN O Estado da Arte sobre estudos relacionados a Objetos de Aprendizagem em anais de eventos no Brasil. (artigo publicado em periódico da Universidade do Vale do Sapucaí) (Entremeios)
- ISSN O Repositório Acción E/LE a partir de um estudo sobre Portais Educacionais (Revista Encontros de Vista)
- 2013 (Total: 2)
- ISSN A recuperabilidade em Objetos de Aprendizagem de Línguas: descritores em repositórios digitais (Revista Domínios de Lingu@gem, Uberlândia)
- ISSN A recuperabilidade em Objetos de Aprendizagem de Línguas. Descritores em repositórios digitais. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Uberlândia) (Domínios de Lingu@Gem)
- 2012 (Total: 1)
- ISSN Uma análise da produção de teses e dissertações sobre Objetos de Aprendizagem na área de Linguística e Letras (Domínios de Lingu@Gem)
- 2011 (Total: 6)
- ISSN Aprendendo línguas estrangeiras na Web - O Orkut para alunos e professores. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Santa Maria) (revista Idéias (UFSM))
- ISSN Español en la Web y cursos gratuitos: Herramientas de posible utilización para profesores de ELE (Signos Universitarios Virtual)
- ISSN Línguas Estrangeiras, EaD e Complexidade (Signo (UNISC. Online))
- ISSN Línguas Estrangeiras, EaD e Complexidade. (artigo publicado em periódico da Universidade de Santa Cruz do Sul) (Signo (UNISC. Online))
- ISSN Mapeando Recursos de E/LE: uma análise dos Portais Educacionais. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Uberlândia). (Revista Fronteira Digital)
- ISSN Tecnologias no ensino de línguas: formando professores para o agora. (artigo publicado em periódico da Universidade Estadual de Londrina). (Signum. Estudos de Linguagem)
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Postando e Aprendendo: o uso de blogs na educação com ênfase no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Signo (UNISC. Online))
- 2009 (Total: 1)
- ISSN O que o professsor está fazendo? Análise sobre o uso de dicionários em sala de aula de línguas. (artigo publicado em periódico da Universidad Complutense) (Espéculo (Madrid))
- 2006 (Total: 1)
- ISSN El hipertexto electrónico: Un nuevo paradigma para los papeles de autor, lector y texto. (artigo publicado em periódico da Universidad Complutense) (Espéculo (Madrid))
- 2005 (Total: 1)
- ISSN Proximidade entre línguas: algumas considerações sobre a aquisição do Espanhol por falantes nativos de Português Brasileiro (Espéculo (Madrid))
- 2003 (Total: 2)
- ISSN El español hoy: algunos dialectos de las actualidad y el spanglish. (artigo publicado em periódico da Faculdade Metodista de Santa Maria) (Metódica (FAMES))
- ISSN Pesquisando o meio eletrônico: Uma fórmula inexistente. (artigo publicado em periódico da Universidade Católica de Pelotas) (Linguagem & Ensino (online))
- 2002 (Total: 1)
- ISSN Critérios para a seleção de materiais da Internet para cursos de Espanhol como Língua Estrangeira. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Santa Maria) (revista Idéias (UFSM))
- 2018 (Total: 1)
- ISSN O feedback na perspectiva de professores-tutores: um estudo com base no curso de letras-espanhol na modalidade a distância (LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA)
- 2024 (Total: 3)
- AS FAKE NEWS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS EM REDE E O REFLEXO NO COMBATE À PANDEMIA NO BRASIL (Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias)
- CONDIÇÕES INICIAIS PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO RIO GRANDE DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL À LUZ DA COMPLEXIDADE (Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias)
- Pesquisa narrativa em Linguística Aplicada, em Computer-Assisted Language Learninge em Complexidade (Caminhar, transitar, transgredir pela Linguística aplicada crítica e decolonial)
- 2023 (Total: 3)
- doi Aprendizajes a partir de la incertidumbre: resultados de la utilización de los medios remotos en 2020 según la percepción de los alumnos (Práticas pedagógicas remotas na Educação Superior em tempos de pandemia da Covid-19)
- Representações de insurgências em um curso de capacitação para o ensino remoto no Rede/UFSM (Insurgências em tempo de pandemia)
- doi TECNOBIOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE DENÚNCIA: QUESTÕES DE GÊNERO À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA (PERSPECTIVAS SOBRE DIREITOS HUMANOS)
- 2022 (Total: 4)
- Formação docente num viés crítico: entre o projeto pedagógico de um curso de Letras e a prática na sala de aula (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
- doi O PERCURSO DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA TEMPOS DE PANDEMIA (Metodologias e Práticas Pedagógicas: EXPERIMENTAÇÕES CRIADORAS NA EDUCAÇÃO)
- Paulo Freire na formação docente e na cibercultura: um olhar crítico-reflexivo sobre as tecnologias hoje (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
- doi UMA VISÃO DE INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE A PARTIR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS MURAIS COLABORATIVOS PADLET E MURAL.CO (Práticas curriculares Contemporâneas: desafios e possibilidades emergentes)
- 2021 (Total: 2)
- Caminhos para a institucionalização da EaD na UFSM (Educação a distância na UFSM: histórias e perspectivas)
- Espanhol a distância da UFSM: uma história (Educação a Distância na UFSM: histórias e perspectivas)
- 2020 (Total: 3)
- 10 anos de jornada de elaboração de materiais, tecnologia e aprendizagem de línguas: estado da arte (Tecnologias e ensino de línguas : uma década de pesquisa em linguística aplicada)
- Para além do professor: complexidade e afetividade na formação em EAD (Os afetos na língua: aprendizagem e formação de professores na perspectiva da afetividade.)
- doi Para Fazer Mais e Melhor: REA, SAA e Colaboração em Massa no Ensino de Línguas (REA: teoria e prática)
- 2019 (Total: 4)
- Enfim, o estágio. 'E agora José?' O estágio supervisionado e a identidade do professor em pré-serviço (A EAD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em letras espanhol)
- O poder está no touch: produção de recursos educacionais abertos na perspectiva dos letramentos críticos (Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística e literatura: Rede Sul Letras)
- Por uma formação docente crítica de professores de ELE (#FicaEspanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades)
- Reduzindo a distância transacional na formação de professores de espanhol como língua estrangeira na EAD (#FicaEspanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades)
- 2017 (Total: 1)
- Ambientes Pessoais de Aprendizagem e colaboração na formação de Professores de Línguas Estrangeiras (Construindo a profissão: a formação de Professores de Línguas e Literaturas)
- 2013 (Total: 2)
- Ferramentas de Autoria para Professores (FAPs): Entre batatas quentes e outras delícias (Línguas na EaD: Construção coletiva)
- O uso de vídeos na educação à distância: uma porta aberta para a aprendizagem do espanhol em curso superior (LÍNGUAS NA EAD: CONSTRUÇÃO COLETIVA)
- 2012 (Total: 3)
- Aproximando Presenças e Distâncias. Uma análise comparativa entre o ensino presencial e a distância nas Licenciaturas em Espanhol da UFSM (Português e Espanhol: Esboços, Percepções e Entremeios)
- Educação a Distância na perspectiva da Complexidade: análise das condições iniciais para a eclosão de um sistema de aprendizagem (Aprendizagem de Língua - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade)
- Totó, acho que não estamos mais no Kansas: os novos caminhos da educação mediada por tecnologias (Aprendizagem de Língua - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade)
- 2020 (Total: 1)
- Paulo Freire hoje na cibercultura
- 2019 (Total: 1)
- A EAD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em letras espanhol
- 2022 (Total: 2)
- Edição especial: 30 anos de pesquisas em Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil
- Vilson J. Leffa, 80 anos e Revista Linguagem & Ensino, 25 anos: marcos da Linguística Aplicada do Brasil
- 2024 (Total: 1)
- doi Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias
- 2020 (Total: 1)
- Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada
- 2013 (Total: 1)
- Línguas na EAD: construção coletiva
- 2012 (Total: 1)
- Aprendizagem de Língua - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade
- 2022 (Total: 2)
- 30 anos de pesquisas em Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil
- CRIADOR E CRIATURA OS CAMINHOS CRUZADOS DE VILSON J. LEFFA E A REVISTA LINGUAGEM & ENSINO
- 2015 (Total: 2)
- Espanhol - 1° semestre
- Espanhol - 2° semestre
- 2012 (Total: 1)
- II Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2011 (Total: 1)
- I Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
- 2003 (Total: 1)
- Planeta
- 2002 (Total: 1)
- Preconceito Linguístico
- 2013 (Total: 2)
- Acessibilidade do Repositório Acción E/LE para pessoas com deficiência visual (2º Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID))
- Em busca de repositórios digitais de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o ensino de E/LE (V Congresso Internacional de Educação)
- 2012 (Total: 2)
- A EaD vai para a escola... E agora? O estágio curricular em cursos de formação de professores de espanhol em EaD da UFSM (I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD))
- Percurso e lições: licenciatura em Espanhol a Distância UAB e REGESD (I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD))
- 2011 (Total: 5)
- Alternativas para o ensino de E/LE: Trabalhando as 4 habilidades na Internet (II Encontro Nacional de novas Tecnologias e Ensino de Línguas - ENTEL)
- Considerações sobre a prática instrumental no LabLeR - O curso de Leitura em Língua Espanhola (XI Seminário Internacional In Letras)
- Last.fm na perspectiva da usabilidade - De que modo pode ser usado? (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia Para Aprendizagem - CONAHPA)
- Podcast: Uma opção didática para o Ensino de E/LE (5º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem)
- WQ acessível no ensino de E/LE: uma nova visão é possível (5° Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA))
- 2010 (Total: 4)
- Aulas para futuros turistas. O planejamento de um curso de espanhol instrumental para viagens (XVIII Jornada de jovenes investigadores - AUGM)
- Como viajar com E/LE? Implementando e avaliando um curso de Espanhol para Viagens (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
- Construindo um repositório para professores de E/LE: o passo a passo (XVIII Jornada de jovenes investigadores - AUGM)
- Ferramentas para Professores de ELE: o caso de Bibliotecas Virtuais (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
- 2009 (Total: 2)
- Do vídeo cassete ao YouTube. A (r)evolução do uso do vídeo na sala de aula de línguas estrangeiras (III Encontro nacional sobre Hipertexto)
- O uso de Ferramentas Online para o ensino-aprendizagem de Línguas: as WebQuests (IX Seminário Internacional em Letras: Relações dialógicas em Língua e Literatura)
- 2008 (Total: 4)
- As Faltas do Aluno e Professor: Um Estudo Identitário (VI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES), II Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), VI Mostra de Cursos e Materiais Didáticos)
- Como é o Professor de Línguas? Uma análise sobre o Discurso de professores de Línguas sobre sua Profissão (VIII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, Sujeito e Representação)
- Contribuições das comunidades virtuais para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira (XV Congreso de la ALFAL)
- Web 2.0: de blogs a wikis - A colaboração em massa na formação continuada de professores de línguas estrangeiras (VIII Encontro do Círculo de estudos lingüísticos do Sul - CELSUL)
- 2006 (Total: 1)
- O ensino mediado por um computador na perspectiva da Teoria da Atividade (VII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSul))
- 2002 (Total: 1)
- A interação em atividades de cursos de ensino/aprendizagem de línguas estrageiras online (III SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
- 2001 (Total: 2)
- A Interação em Cursos Online de Língua Espanhola (III SENALE - Seminário Nacional de Linguagem e Ensino)
- Elaborando Atividades para o Curso de Espanhol Mediado por Computador (12ª Edição do Seminário Novas Propostas - Códigos e Linguagens)
- 2022 (Total: 2)
- Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas comoatividade docente na cultura digital (13o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (13o CBLA))
- Produção e oferta de um Little Open Online Course: notas sobre um projeto de extensão (13o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (13o CBLA))
- 2020 (Total: 7)
- AFETO-AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EAD: PARA ALÉM DO PROFESSOR (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- IMPACTOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- Letramentos críticos, transgressão e utopia: formação docente para a produção de materiais de ensino (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- MULHERES INDÍGENAS NA AMÉRICA LATINA: UMA ATIVIDADE NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS CRÍTICOS PARA A UTOPIA (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- QUEM ALIMENTA OS AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM? UM OLHAR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- REPRESENTATIVIDADE E MATERIAIS DE ENSINO: POR QUE ISSO IMPORTA? (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINGUAGEM PARA EAD (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- 2019 (Total: 5)
- A VARIEDADE DE POSSIBILIDADES NO ENSINO DAS LINGUAGENS: DAS MODALIDADES ÀS FERRAMENTAS (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- ALTERNATIVAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES: MODELO TRADICIONAL OU MULTIPAPER? (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- ENSINO DE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: o que diz a BNCC? (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- O PROFESSOR DE LÍNGUAS/LINGUAGENS FRENTE AOS REPOSITÓRIOS DE REA: A CURADORIA EM DEBATE (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- VINTE ANOS DE COMPLEXIDADE NA LINGUÍSTICA APLICADA: PARA ONDE VAMOS? (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- 2018 (Total: 11)
- A colaboração e os Recursos Educacionais Abertos (18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA)
- A collaborative recursive cycle in distance education (5th WorldCALL Conference)
- A ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: aproximações, distanciamentos e desafios (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- APROXIMANDO DISTÂNCIAS COM O PROJETO DE TÚ A TÚ CON EL ESPAÑOL (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- Between Plagiarism And Co-Authorship In Open Educational Resources:Brazilian Language Teachers Making Their Points (5th WorldCall Conference)
- Ciclo recursivo colaborativo para a elaboração de materiais de língua espanhola do IsF (I Encontro nacional de NucLi do programa Idiomas sem Fronteiras - I ENPISF)
- ENCURTANDO DISTÂNCIAS E APROXIMANDO PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- FLIPPING-LP: um modelo de sala de aula invertida para o ensino de língua portuguesa (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- Open Educational Resources (Oers) in the Training of Language Educators: The Perspective of Critical Literacy (5th WorldCALL Conference)
- ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO NA EAD: da bibliografia ao aprender a fazer fazendo (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- The pleasure of authorship in designing CALL materials: how to make it happen (5th WorldCALL Conferenc)
- 2017 (Total: 5)
- A formação de professores para um ensino crítico de línguas: da proposta do PPC à produção de material didático (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Feedback em meio digital: categorias e características no ensino de línguas online (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Jornadas de elaboração de materiais, tecnologia e aprendizagem de línguas: o estado da arte (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Material didático voltado para o ensino crítico em língua espanhola (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- O feedback na teoria e na prática: com a palavra, os professores-tutores (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- 2016 (Total: 3)
- Com que recursos lidam os que ensinam língua estrangeira a distância? Um estudo de caso (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- Recursos em EaD (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- Uma conversa sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA) (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- 2015 (Total: 7)
- ?LÁ VEM TODO MUNDO?: AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E COLABORAÇÃO EM MASSA (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- 'KEEP CALM AND ESCUTE A VOZ DO PROFESSOR': O PAPEL DO FEEDBACK EM REA DO ELO (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- A ATUAL AGENDA DA LINGUÍSTICA APLICADA: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- A TEORIA E A PRÁTICA DOS REA: O QUE SE FAZ E O QUE AINDA PRECISA SER FEITO (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- DISCUTINDO O PONTO DE CRUZAMENTO ENTRE REA, REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- EXPANDINDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: DO MOODLE PARA O MUNDO (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- REPOSITÓRIOS DE REA EM ANÁLISE - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
- 2014 (Total: 3)
- A construção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos no ELO: uma análise inicial da aplicação dos 4 R's (IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- De OALs a REAs - Perspectivas de pesquisa no grupo Internet e Ensino de E/LE (IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- O ELO em Nuvem na visão de estudantes de E/LE: estudo de caso (IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- 2013 (Total: 2)
- Um estudo sobre o Repositório Acción E/LE - Repositório virtual ou portal educacional? (XIII Seminário Internacional In Letras, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA))
- WebQuest na perspectiva de Objetos de Aprendizagem de Línguas (XIII Seminário Internacional In Letras, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA))
- 2012 (Total: 5)
- 'Se hace camino al andar': uma breve reflexão sobre os caminhos da língua estrangeira na EaD. (10º ENCONTRO DO CELSUL)
- Da Era discada à Era digital: ferramentas para o ensino de língua espanhola como estrangeira (XI Seminário Internacional In Letras)
- Ferramentas para interação oral em cursos de línguas a distância (I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD))
- Objetos de Aprendizagem para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: definição e perspectiva teórica (XI Seminário Internacional In Letras)
- Sobre a emergência de Sistemas Complexos: Apontamentos de uma Disciplina de Língua Espanhola na Modalidade a Distância (10º Encontro do CELSUL)
- 2011 (Total: 9)
- A escrita colaborativa através de Wikis sobre a ótica da usabilidade (Semana Acadêmica das Letras da Universidade Federal de Santa Maria)
- Benefícios das comunidades virtuais de aprendizagem para o ensino de línguas estrangeiras (18° INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada)
- Condições iniciais de uma disciplina de graduação de Língua Espanhola a Distância (I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Experiências Sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas a Distância (XI Seminário Internacional In Letras)
- Potenciais educativos de recursos Wiki para E/LE (XXIII Salão de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes)
- Produção de materiais de ensino: A mediação em foco (I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur)
- Recursos da Internet para a Sala de Aula de Língua Espanhola - Retrospectiva e Ferramentas Atuais (IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada)
- TICs no Ensino-Apredizagem de E/LE: uma experiência do ponto de vista da compexidade (IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada)
- Um repositório virtual de materiais para professores de E/LE: Acción E/LE (IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais)
- 2010 (Total: 13)
- Analisando portais educacionais - Mapeando recursos de E/LE (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Análise e Desenvolvimento: Produção de material didático para um Curso de Espanhol para Viagens (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
- Aplicando o ciclo recursivo na elaboração de maeriais didáticos para o ensino instrumental de línguas (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Aulas para futuros turistas. O planejamento de um curso de espanhol instrumental para viagens (XVIII Jornadas de jovenes investigadores - AUGM)
- Construindo um reposítório para professores de E/LE: o passo a passo (XVIII Jornada de jovenes Investigadores - AUGM)
- Diferentes formas de Ensinar e Aprender Línguas Estrangeiras: Destacando os potenciais educativos das Redes Sociais (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
- Espanhol Instrumental, será que funciona? Visões de alunos e professores (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Espanhol na era da Educação a distância: outros recursos, novas ideias e aprendizagem (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Língua Espanhola a Distância - A mediação através do Fórum para a formação de Comunidades virtuais de Aprendizagem (VI SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino)
- O Orkut dentro e fora da sala de aula: aprendendo línguas estrangeiras (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Possibilidades e Desafios do Professor de E/LE na era da Internet (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
- Redesenhando uma disciplina de E/LE - o design instrucional sob a ótica da complexidade (IX Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
- Viajando com ELE - A produção de Materiais de ensino com enfoque Instrumental (VI SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino)
- 2009 (Total: 3)
- Aplicações da teoria da atividade em ambiente presencial - o papel da mediação e a produção de materiais de ensino (17 InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada)
- Discutindo o lugar da prática: a formação de professores em letras (III ENPLE)
- Do vídeo cassete ao YouTube. A (r)evolução do uso do vídeo na sala de aula de línguas estrangeiras (III Encontro Nacional sobre o Hipertexto)
- 2008 (Total: 2)
- Contribuições das comunidades virtuais para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira (VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada)
- Web 2.0: de blogs a wikis - A colaboração em massa na formação continuada de professores de línguas estrangeiras (VIII Encontro do Círculo de estudos lingüísticos do Sul - CELSUL)
- 2007 (Total: 3)
- Embarque na onda da leitura (V SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino)
- Ocupando espaços virtuais: uma contribuição para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira (V SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino)
- Repensando os modelos de aquisição de línguas estrangeiras: a contribuição das teorias da complexidade. (16º InPLA -Intercâmbio em Lingüística Aplicada.)
- 2006 (Total: 4)
- Co-Autora do Trabalho: A Lacuna Teórica do Ensino de Línguas Mediado por Computador: Uma Proposta Baseada na Teoria da Atividade (VI Seminário Internacional Em Letras, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA))
- Co-Autora do Trabalho: Elaboração de Material Didático e Prática de Leitura em Língua Estrangeira (Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE))
- Co-Autora do Trabalho: O Ensino Mediado por Computador na Perspectiva da Teoria da Atividade (VII ENCONTRO DO CELSUL - CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL)
- Espanhol mediado por computador: uma proposta para uma nova metodologia (XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística / I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (SILEL))
- 2004 (Total: 3)
- A Teoria da Atividade e o Ensino de Línguas Mediado por Computador (Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE))
- Co-Autora do Trabalho: O Ensino das Variantes Lingüísticas do Espanhol Através da Música. (XIX Jornada acadêmica integrada da UFSM)
- Co-Autora do Trabalho: Proposta de Trabalho de Descrição em Aula de Língua Espanhola a Partir do Recurso Audiovisual. (XIX Jornada acadêmica integrada da UFSM)
- 2002 (Total: 4)
- Co-Autora do Trabalho: Algumas Considerações sobre a Autonomia no Ensino de Línguas Mediado por Computador (II Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras)
- Co-Autora do Trabalho: Implementando um Curso de Espanhol Mediado por Computador: O Processo de Elaboração (XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- Co-Autora do Trabalho: Uma Experiência no Processo de Formação do Professor de Língua Espanhola (I Congresso Internacional das Linguagens)
- Teoria, Prática e Reflexão na Formação do Professor de Espanhol (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2001 (Total: 2)
- Co-Autora do Trabalho: Critérios para a Seleção de Materiais da Internet para Cursos de Espanhol como Língua Estrangeira (VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz)
- Co-Autora do Trabalho: Leitura, Pesquisa, Prática e Reflexão: Um Ciclo para a Formação do Professor de Espanhol (IX SIMPÓSIODE LETRAS E DE LINGUISTICA)
- 2000 (Total: 8)
- A Implementação do Español Online: Alguns Aspectos de sua Elaboração (XX Semana de Letras e VI Seminário Internacional de Língua e Literatura)
- Co-Autora do Trabalho Recursos da Internet na Sala de Aula de Espanhol (FILE - Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras da Universidade Católica de Pelotas e da Universidade Federal de Pelotas)
- Co-Autora do Trabalho: A Internet Enriquecendo a Sala de Aula de Língua Estrangeira (V Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão e III Mostra de Iniciação Científica)
- Co-Autora do Trabalho: A Internet na Aula de Espenhol (XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
- Co-Autora do Trabalho: Como Novas Tecnologias Multimidia podem Enriquecer a Prática de Ensino (II ENPLE - ENCONTRO NACIONAL SOBRE POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - CONSTRUINDO A PROFISSÃO)
- Co-Autora do Trabalho: Preparação de Material Didático para o Ensino de Espanhol com o Auxílio da Internet (VI SENELP - Seminário Nacional do Ensino da Língua Portuguesa e III SINELE - Seminário Internacional do Ensino da Língua Espanhola)
- Espanhol Online: Ensino de Espanhol Mediado por Computador (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz)
- LabLeR: Uma Experiência de Qualificação do Aluno de Letras (II Encontro Nacional sobre Políticas de ensino de Línguas Estrangeiras)
- 1999 (Total: 2)
- Co-Autora do Trabalho: Espanhol para os Moradores da Casa do Estutudante Universitário (12a Edição do Seminário Novas Propostas - Códigos e Linguagens)
- Co-Autora do Trabalho: Espanhol para os Moradores da CEU da UFSM (V Seminário de Iniciação Científica e Iv Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão de Santa Cruz do Sul)
- 2021 (Total: 1)
- Um Portfólio de Ferramentas Digitais para o Ensino de Língua Estrangeira baseado nas experiências do Ensino Remoto durante a Pandemia/ COVID-19 (III Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede ? III SeDiTER)
- 2012 (Total: 1)
- Objetos de Aprendizagem para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: armazenamento e recuperabilidade (27ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
- 2011 (Total: 2)
- A elaboração de tutoriais em formato de vídeo - Uma alternativa no ensino de E/LE (XI Seminário Internacional In Letras)
- O repositório "Acción E/LE" na perspectiva da Teoria da Atividade: A ferramenta em foco (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- 2006 (Total: 1)
- Co-Autora do Trabalho: A Sala de Aula de ELE e a Internet: O Que Pode ser feito? (I Congresso INternacional de Língua, Literatura e Cultura)
- 2000 (Total: 1)
- Co-Autora do Trabalho: A Internet Enriquecendo a Aula de Língua Estrangeira (V Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão e II Mostra de Iniciação Científica)
- 2022 (Total: 1)
- Conhecendo o vírus que parou o mundo (Aprendiendo sobre el virus que paralizó al mundo)
Produção Técnica
- 2012 (Total: 1)
- Leitura em espanhol
- 2011 (Total: 4)
- Amores Perros
- El baño del Papa
- Lectura en español
- Leitura em espanhol
- 2010 (Total: 4)
- El Secreto de sus Ojos
- Espanhol IV
- Linguística Aplicada Teorias de Aprendizagem
- Oficina de produção textual
- 2009 (Total: 1)
- Espanhol II
- 2008 (Total: 2)
- Actividades en lengua española
- WebQuests sobre Cultura de Lengua Española
- 2005 (Total: 1)
- Buenos y falsos amigos
- 2002 (Total: 2)
- Hablando 1
- Hablando 2
- 2000 (Total: 2)
- Hablando I
- Hablando II
- 2020 (Total: 1)
- Estágio em tempos de pandemia
- 2018 (Total: 1)
- VIII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2017 (Total: 1)
- VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2016 (Total: 1)
- VI Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2015 (Total: 1)
- V Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2014 (Total: 2)
- I Seminário Conexión Español
- IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
- 2013 (Total: 3)
- II Ciclo de Debates sobre Ensino e Tecnologias Educacionais
- III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- XXIII Semana de Letras e IX Seminário Internacional de Língua e Literatura
- 2012 (Total: 1)
- II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL)
- 2011 (Total: 1)
- I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL)
- 2023 (Total: 3)
- I Amostra de trabalhos em andamento e VI Ciclo de discussões online sobre linguagens e tecnologias - Cidolt
- Semana de Letras e VI Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras UFSM
- XIII JORNADA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS (JETAL)
- 2021 (Total: 2)
- 5º Encontro Compartilhando Saberes - Edição Especial Educação Básica
- I Seminário de Formação Docente: construindo a profissão
- 2020 (Total: 4)
- Capacitação dos colaboradores que atuarão na aplicação do Celpe-Bras 2020
- Ciclo de discussões online sobre linguagens e tecnologias (CIDOLT)
- Estágio em tempos de pandemia
- X Jornada de Elaboração de Materiais
- 2012 (Total: 1)
- I Ciclo de Debates sobre Ensino e Tecnologias Educacionais
- 2008 (Total: 1)
- 5ª Semana acadêmica e 1ª mostra cultural - Língua, literatura e cultura: construindo educação
- 2007 (Total: 1)
- 3º Seminário de Estudos Temáticos - Leitura, Educação e Cultura Escrita
- 2004 (Total: 1)
- Seminário de Estudos Temáticos Espaços Textuais e Extratextuais - a voz feminina em cena
- 2003 (Total: 1)
- IV Seminário Internacional de Língua Espanhol, Literatura e MERCOSUL
- 2002 (Total: 1)
- 2º Encontro do Núcleo de Estudos: Linguagem, Cultura e Sociedade
- 2024 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2023 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2022 (Total: 2)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- Fluência tecnológico-pedagógica para tutores no classroom
- 2021 (Total: 2)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- Organização e planejamento de aulas remotas - Turma 1/2021
- 2020 (Total: 5)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- Organização e planejamento de aulas remotas - Turma 1/2020
- Organização e planejamento de aulas remotas - Turma 2/2020
- Pesquisa e educação básica: educação a distância, tecnologias digitais e práticas docentes
- Trabalhando com o Padlet no ensino remoto - turma 1/2020
- 2019 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2018 (Total: 2)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- Produção/adaptação de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos
- 2017 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2016 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2015 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2014 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2013 (Total: 4)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- Língua estrangeira: desconstruindo conceitos, construindo exemplos
- Webquests para a inclusão dos professores na sala de aula
- XXIII Semana de Letras e IX Seminário de Língua e Literatura
- 2012 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2011 (Total: 1)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- 2010 (Total: 2)
- Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
- Tecnologia e multimodalidade no ensino de línguas
- 2009 (Total: 1)
- O uso de WebQuest para o ensino-aprendizagem de línguas: o que é? Como se faz?
- 2001 (Total: 2)
- Espanhol 1
- Hablando I
- 2000 (Total: 2)
- Espanhol 1
- Hablando II
- 1999 (Total: 3)
- Español
- Español, 1° semestre
- Hablar y oir en Español
- 2003 (Total: 1)
- Classificação na Seleção Pública para Professor Substituto na área de Língua Espanhola
- 2022 (Total: 1)
- Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digital,
- 2020 (Total: 4)
- Afeto-afetividade na formação docente em EAD: para além do professor
- Formação de professores para o ensino de linguagens e letramento digital em três etapas: um olhar sobre o novo PPC dos cursos de letras da UFSM
- Impactos do letramento digital na formação de professores de Portugês
- Tecnologias digitais: possibilidades e desafios no processo de formação de professores de linguagem para EAD
- 2018 (Total: 2)
- A collaborative recursive cycle in distance education
- Ciclo recursivo colaborativo para a elaboração de materiais de ensino de língua espanhola do IsF
- 2017 (Total: 5)
- A colaboração e os Recursos Educacionais Abertos
- Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas: o estado da arte
- Material Didático voltado para o Ensino Crítico em Língua Espanhola
- O feedback na teoria e na prática
- Um olhar sobre a prática de feedback no Moodle (UAB/UFSM)
- 2016 (Total: 1)
- Como estudam os alunos da EAD? Uma olhada nos Ambientes Pessoais de Aprendizagem
- 2014 (Total: 1)
- De OALs a REAs - Perspectivas de pesquisa no grupo Internet e Ensino de E/LE
- 2013 (Total: 1)
- Em busca de repositórios digitais de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o ensino de E/LE
- 2012 (Total: 2)
- Da Era discada à Era digital: ferramentas para o ensino de língua espanhola como estrangeira
- Internet e ensino de E/LE
- 2011 (Total: 10)
- A elaboração de tutoriais em formato de vídeo - Uma alternativa no ensino de E/LE
- Benefícios das comunidades virtuais de aprendizagem para o ensino de línguas estrangeiras
- Condições iniciais de uma disciplina de graduação de Língua Espanhola a Distância
- Español en la Web y cursos gratuitos: Herramientas de posible utilización para profesores de ELE
- Experiências Sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas a Distância
- Podcast no ensino de E/LE: recurso para a produção oral e leitura
- Problemáticas de la enseñanza de ELE hoy
- Produção de materiais de ensino: A mediação em foco
- Recursos da Internet para a Sala de Aula de Língua Espanhola - Retrospectiva e Ferramentas Atuais
- Um repositório virtual de materiais para professores de E/LE: Acción E/LE
- 2010 (Total: 7)
- Língua espanhola a distancia ? a mediação através do fórum para a formação de comunidades virtuais de aprendizagem?
- O ensino de E/LE na era digital: destacando os potenciais de algumas ferramentas
- O professor de E/LE - buscas e possibilidades na Internet
- Podcast: uma ferramenta da internet como recurso para professores e alunos de E/LE
- Possibilidades e desafios do professor de E/LE na era da Internet
- Redesenhando uma disciplina de E/LE - o design instrucional sob a ótica da complexidade
- Viajando com E/LE- a produção de materiais de ensino com enfoque
- 2009 (Total: 3)
- Aplicações da teoria da atividade em ambiente presencial - o papel da mediação e a produção de materiais de ensino
- Discutindo o lugar da prática: a formação de professores em letras
- Do vídeo cassete ao YouTube. A (r)evolução do uso do vídeo na sala de aula de línguas estrangeiras
- 2008 (Total: 3)
- Analisando o professor: identidades em conflito
- Como é o professor de línguas? Uma análise sobre o discurso de professores de línguas sobre sua profissão
- Contribuições das comunidades virtuais para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira
- 2007 (Total: 1)
- Como se forma o professor de língua espanhola como língua estrangeira? O papel dos espaços virtuais
- 2006 (Total: 1)
- O Ensino Mediado por Computador na Perspectiva da Teoria da Atividade
- 2004 (Total: 1)
- Perspectivas para o Ensino de Línguas Mediado por Computador: uma proposta baseada na Teoria da Atividade
- 2002 (Total: 6)
- Co-Autora do Trabalho: Algumas Considerações sobre a Autonomia no Ensino de Línguas Mediado por Computador
- Co-Autora do Trabalho: Elaborando Atividades para o Curso de Espanhol Mediado por Computador Español Online
- Co-Autora do Trabalho: Espanhol Mediado por Computador: Processo de Implementação
- Co-Autora do Trabalho: Implementando um Curso de Espanhol Mediado por Computador: o processo de elaboração
- Co-Autora do Trabalho: Teoria, Prática e Reflexão na Formação do Professor de Espanhol
- Co-Autora do Trabalho: Uma Experiência no Processo de Formação do Professor de Língua Espanhola
- 2001 (Total: 1)
- Critérios para a Seleção de Materiais da Internet para Cursos de Espanhol como Língua Estrangeira
- 2000 (Total: 7)
- Co-Autora do trabalho: Recursos da Internet na Sala de Aula de Espanhol
- Co-Autora do Trabalho: A Implementação do Español Online: alguns aspectos de sua elaboração
- Co-Autora do Trabalho: A Internet na Aula de Espanhol
- Co-Autora do Trabalho: Espanhol mediado por computador
- Co-Autora do Trabalho: LABLER
- Co-Autora do Trabalho: LABLER: uma experiência de qualificação do aluno de Letras
- Espanhol para os Moradores do CEU (Casa de Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria)
- 1999 (Total: 2)
- Co-Autora do Trabalho: Espanhol para os Moradores da Casa do Estudante Universitário
- Co-Autora do Trabalho: Espanhol para Moradores da CEU da UFSM
- 2024 (Total: 1)
- Conectando distâncias: notas para uma formação de professores EaD em perspectiva auto- heteroecoformativa
- 2023 (Total: 2)
- (PÓS-)HUMANIDADE E HISTÓRIAS DE VIDA: TECNOBIOGRAFIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
- Pesquisa narrativa em Linguística Aplicada
- 2020 (Total: 3)
- Juntos somos mais: a formação de comunidades e redes de apoio de e para professores
- Possibilidades e desafios na produção de materiais de ensino ELE
- Quem alimenta os ambientes pessoais de aprendizagem? Um olhar sobre o papel do professor
- 2018 (Total: 1)
- ¿Qué llevo en mi maleta? Arrumando a mala para a formação de professores de línguas estrangeiras.
- 2017 (Total: 1)
- A formação de professores para um ensino crítico de línguas: da proposta do PPC à produção de material didático
- 2016 (Total: 1)
- Uma conversa sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA)
- 2013 (Total: 1)
- Observações sobre Educação a Distância, Complexidade e Sistema de Aprendizagem
- 2012 (Total: 3)
- Além do giz: o ensino, a aprendizagem de E/LE e a internet
- Painel: O uso de TIC no ensino de línguas e literatura
- Teorias de Aprendizagem de LE
- 2010 (Total: 1)
- Ensinar e aprender línguas estrangeiras na era digital - O que precisamos saber?
- 2004 (Total: 1)
- Proximidad entre lenguas - Algunas cosideraciones sobre la adquisición del español por hablantes nativos del portugués brasileño
- 2003 (Total: 1)
- Ministrante da Oficina: Internet como Suporte Didático
- 2001 (Total: 2)
- Ministrante do Curso: Espanhol 1 (duração de 60 horas)
- Ministrante do Curso: Hablando 1 - (Duração de 60 horas)
- 2000 (Total: 2)
- Ministrando do Curso de Espanhol 1 - (Duração de 60 horas)
- Ministrante do Curso: Navegação/Pesquisa: Pesquisa na Internet para fins de Elaboração de Material Didático
- 2021 (Total: 1)
- A produção de materiais e cursos on-line: notas preliminares sobre um projeto de extensão
- 2021 (Total: 4)
- A formação inicial de professores a distância: da possibilidade à concretização
- Da tecnologia à práxis tecnológica: um pensar sobre realidades e contextos de ensino de línguas e linguagens
- O elo em nuvem e os princípios de curadoria para recursos digitais
- O narrar como SAC na formação de professores de línguas
- 2020 (Total: 4)
- Letramentos críticos, transgressão e utopia: formação docente para a produção de materiais de ensino
- Mulheres indígenas na américa latina: uma atividade na perspectiva dos letramentos críticos para a utopia
- Questões de currículo: formação de professores de línguas na perspectiva dos letramentos críticos
- Representatividade e materiais de ensino: por que isso importa?
- 2012 (Total: 2)
- A Complexidade e o professor de Línguas Estrangeiras
- Internet e ensino de E/LE
- 2010 (Total: 1)
- Blogs e tal: a utilização de blogs e seus múltiplos recursos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
- 2008 (Total: 1)
- Algunos aspectos sobre la enseñanza de la lectura en español como lengua extranjera y la producción de materiales didácticos
- 2021 (Total: 3)
- Discutindo modalidades: estratégias e metodologias para entender o ensino remoto emergencial
- Estratégias de gestão dos 20% e 40% - estudo de caso
- Relatos de Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação
- 2012 (Total: 1)
- Ferramentas para interação oral em cursos de línguas a distância
- 2001 (Total: 2)
- Co-Autora do Trabalho: A Interação em Atividades de Cursos de Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Online
- O uso de materiais da Internet para aulas de Espanhol como Língua Estrangeira: critérios de avaliação
- 2000 (Total: 1)
- Co-Autora do Trabalho: Espanhol Online: ensino de Espanhol Mediado por Computador
- 2017 (Total: 1)
- Discutindo Práticas em EaD
- 2016 (Total: 1)
- Recursos em EaD
- 2022 (Total: 1)
- Da Sala de Aula à Internet ? Um Portfólio de Ferramentas Digitais para o Ensino de Línguas Estrangeira
- 2000 (Total: 1)
- Espanhol Online
- 2022 (Total: 1)
- Comitê de Programa do IV Seminário de Dissertações do PPGTER
- 2017 (Total: 1)
- Comitê Técnico Científico da II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas
- 2016 (Total: 4)
- Comissão Científica da VI Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL)
- Comitê científico da Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas
- Coordenação de mesa no XI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) / V SELM / I SENI
- Coordenação de painel: Língua Estrangeira/Línguas Adicionais: desdobramentos e perspectivas
- 2015 (Total: 1)
- Comissão de Revalidação de Diploma do Curso de Letras
- 2022 (Total: 1)
- Revista EmRede - Revista de Educação a Distância
- 2021 (Total: 4)
- EmRede - Revista de Educação a Distância
- Revista Educação (UFSM)
- Revista Linguagem e Tecnologia
- Revista Tecnologias Educacionais em Rede - ReTER
- 2020 (Total: 2)
- Revista Educação (UFSM)
- Revista Linguagem em Foco
- 2018 (Total: 2)
- Revista da Associação Brasileira de Hispanistas
- Revista Educação Unisinos
- 2017 (Total: 3)
- Comissão Científica da VII Jornada de Elaboração, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
- Diálogo das Letras - Periódico eletrônico do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET)
- Revista Brasileira de Linguística Aplicada
- 2016 (Total: 2)
- Revista Disciplinarum Scientia - Série: Artes, Letras e Comunicação (avaliação ad hoc de artigo científico)
- Veredas: Revista de Estudos Linguísticos (avaliação ad hoc de artigo científico)
- 2015 (Total: 1)
- Revista Ilha do Desterro
- 2013 (Total: 1)
- Revista Práticas de Linguagem (avaliação ad hoc de artigo científico)
- 2021 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
- Revisor de periódico 'Linguagem e Tecnologia'
- Revisor de periódico 'REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA'
- 2020 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
- Revisor de periódico 'LINGUAGEM EM FOCO'
- 2018 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO UNISINOS'
- 2014 (Total: 1)
- Plano Nacional do Livro Didático em Língua Estrangeira 2015
- 2013 (Total: 1)
- Plano Nacional do Livro Didático em Língua Estrangeira 2014
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2024 (Total: 4)
- FEEDBACK AUTOMÁTICO DIVERSIFICADO EM MATERIAIS DE ENSINO DIGITAIS: COMPREENDENDO A PERSPECTIVA DOS ALUNOS
- FERRAMENTAS ONLINE DE AUTORIA E A PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA DE EDITORAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- PODCAST COMO CAMINHO DE ACESSO: FERRAMENTA TECNOLÓGICA DANDO SUPORTE À FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE EDUCATIVAMENTE MAIS "CRÍTICA"
- SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RECURSOS DIGITAIS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM SÃO VICENTE DO SUL
- 2023 (Total: 2)
- ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO: A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA DIGITAL
- O NOVO NORMAL NA PANDEMIA DE COVID-19: REFLEXO NO ENSINO DE LINGUAGENS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JARI E A PRODUÇÃO DE UMA CARTILHA DE ENSINO
- 2022 (Total: 1)
- UM PORTFÓLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA BASEADO NAS EXPERIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA/ COVID-19
- 2024 (Total: 1)
- Português como Língua de Acolhilmento na perspectiva do Pensamento Complexo
- 2012 (Total: 1)
- Testagem de dicionários bilingues de espanhol - Dicionários impressos e eletrônicos.
- 2011 (Total: 1)
- Repositório "Acción E/LE": Passado, presente, futuro
- 2021 (Total: 1)
- Contribuições para uma cartografia complexa da ontoepistemogênese: autonarrativas e formação docente na Educação a Distância
- 2023 (Total: 1)
- ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E CONCEITUAÇÃO
- 2021 (Total: 1)
- Una propuesta didáctica para el Salón de Clases Invertido: trabajando la Literacidad Crítica en la enseñanza de lengua española
- 2020 (Total: 5)
- Análise e desenvolvimento de um curso em uma perspectiva crítica com o ELO para a aprendizagem de ELE
- Cuestiones sobre la incertidumbre: el remoto en el primer semestre de 2020 según la percepción de los alumnos
- O Ciclo Recursivo no repensar a prática: uma proposta didática para o ensino de espanhol no ensino médio numa perspectiva crítica
- O uso do RPG de Mesa como ferramenta para o ensino de espanhol: a construção de uma cartilha para professores de ELE
- Tecnologia de Informação e Comunicação: a inclusão em tempos de pandemia
- 2018 (Total: 6)
- A educação ambiental na sala de aula de ELE
- A qualidade de vida no trabalho dos professores de línguas da escola pública
- AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- O uso do Kahoot! como proposta didática para aprendizagem de ELE com foco na gamificação
- TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE ESPANHOL: DO ENEM AO ESTÁGIO
- UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O APLICATIVO DUOLINGO PARA A APRENDIZAGEM DE ELE
- 2017 (Total: 6)
- Análise da subcompetência gramatical em um livro didático: há lugar para outras subcompetências?
- Gênero Textual e Pedagogia Crítica: Proposta de material para o ensino de E/LE
- Investigando o Ambiente Pessoal de Aprendizagem de professores de língua espanhola em formação
- O aspecto Cultural Presente nos Livros Didáticos Carcanía Jovem 2 e Enlaces 2 do PNLD
- Uma reflexão sobre a formação de um Professor Nativo de língua espanhola
- UMA ANÁLISE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL
- 2016 (Total: 4)
- A utilização de vídeos em sala de aula como material didático
- As Inteligências Múltiplas no ensino de língua espanhola
- O celular no ensino de língua estrangeira em uma escola
- O uso de "trabalenguas" no aprendizado dea habilidade oral em língua espanhola
- 2015 (Total: 1)
- A produção colaborativa de materiais na Web: um estudo de caso sobre Recursos Educacionais Abertos sobre o ensino de E/LE
- 2014 (Total: 2)
- Análise, desenvolvimento, implementação e avaliação de um Objeto de Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira
- Hangouts: Uma proposta didática para a interação oral em curso de formação de professores de língua estrangeira na modalidade à distância
- 2013 (Total: 2)
- Recursos Tecnológicos para aprendizagem da LE
- Uma Língua em Milhões de Vozes: a Construção de um Repositório de Variantes Geográficas do Espanhol
- 2012 (Total: 2)
- A DUPLA DISTÂNCIA: MINHA FORMAÇÃO COMO PROFESSORA DE LÍNGUA ESPANHOLA A DISTÂNCIA
- Reflexões de uma trajetória em EaD ? o papel da tecnologia e o suporte humano
- 2009 (Total: 6)
- A proximidade da língua espanhola com o português do Brasil - uma análise de material didático
- Descobrindo a realidade do ensino de língua espanhola em escolas de idiomas
- Escolas tradicionais x alunos digitais. um estudo de caso
- Manifestação da variação linguística por meio de atividades relacionadas à cultura espanhola e hispanoamericana, publicadas no site TODOele.net
- O perfil do aluno do curso de Letras Português e Espanhol na modalidade de EaD
- YouTube como ferramenta didática para a sala de aula de línguas e literaturas
- 2008 (Total: 13)
- A importância do uso da Internet para a produção de Materiais Didáticos para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira
- A Música como Instrumento de Ensino-Aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa como Língua Materna
- Analisando os Feedbacks em cursos gratuitos de Espanhol On-line
- Aquisição dos heterossemânticos para professores de língua espanhola em formação
- Gêneros textuais e estratégias de leitura: uma base para produção de material didático em LE
- Inclusão digital: realidade nacional?
- Maitena Burundarena y el lenguaje femenino ? Un análisis de la obra Mujeres Alteradas 1-2-3-4-5
- Meio Eletrônico e Gêneros Textuais: Novos gêneros ou gêneros emergentes? O caso dos Blogs educacionais
- Preconceito Linguístico na formação de futuros professores
- Recursos tenológicos para trabalhar a língua estrangeira na educação infantil
- Reflexões sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O Português são dois?
- Uso do dicionário em sala de aula
- Web quê? A utilização das Webquests no ensino de línguas, cultura e literatura
- 2006 (Total: 4)
- Ensinamos Espanhol ou Castelhano: Algumas Reflexões sobre seu Caráter Homogêneo e as Implicações no Ensno Léxico
- Estratégias de Leitura em Língua Estrangeira: Sua Aplicabilidade na Prova de Vestibular
- Mama Habla Português y Papa Habla y yo qué Hablo?
- Utilização do Programa Power Point como Ferramente de Apoio nas Aulas de Língua Espanhola
- 2005 (Total: 2)
- !Español en señales! Enseñanza de lengua española para sordos. Una experiencia con educación inclusiva.
- Géneros textuales: una propuesta para la enseñanza del español como lengua extranjera.
- 2004 (Total: 1)
- Internet - ¿Por qué y cómo?