Vanessa Ribas Fialho

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 1)
  • doi ISSN Auto-heteroecoformação Tecnológica de Professores de Línguas: um olhar complexo sobre o Projeto pedagógico de Cursos de Licenciatura em Letras (EDUCAÇÃO & LINGUAGEM)
    2023 (Total: 7)
  • ISSN A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA PROPOSTA A PARTIR DA POESIA SLAM (Cenas Educacionais)
  • doi ISSN Alfabetização no ensino remoto: conectando famílias e escola (REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS)
  • ISSN As práticas do REDE/UFSM e a emergência de currículos híbridos (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • ISSN Entrevista com a professora Maximina Freire: 50 anos de docência e pesquisa em Linguística Aplicada (Entretextos)
  • doi ISSN HOMESCHOOLING NO BRASIL E O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS HOJE: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? (Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
  • doi ISSN Languagequests en la enseñanza de lenguas (REVISTA ELETRÔNICA AMBIENTE: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO)
  • doi ISSN Realidade aumentada e alfabetização: um estudo exploratório no ensino regular e no atendimento educacional especializado (REVISTA IBEROAMERICANA DE TECNOLOGIA EN EDUCACIÓN Y EDUCACIÓN EN TECNOLOGÍA (EN LÍNEA))
    2022 (Total: 4)
  • doi ISSN A CARTOGRAFIA COMPLEXA ENQUANTO MÉTODO DE PESQUISA NA LINGUÍSTICA APLICADA: ESBOÇANDO E AVALIANDO UM CONCEITO (REVISTA IDEAÇÃO)
  • doi ISSN Ensino de língua portuguesa e tecnologias: aproximações à BNCC (Acta Scientiarum (UEM))
  • doi ISSN Entrevista com Vilson J. Leffa (Revista Brasileira de Linguística Aplicada)
  • doi ISSN Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digita (REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE))
    2021 (Total: 4)
  • doi ISSN Discutindo sobre a formação de professores de Letras Português e Literaturas: da EaD para o Ensino Remoto e além (Leitura)
  • ISSN O uso do podcast como recurso para o ensino de língua portuguesa: breve relato (Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
  • doi ISSN Princípios de curadoria de recursos digitais em Inglês como Segunda Língua no ELO em Nuvem (ILHA DO DESTERRO)
  • ISSN Suporte nos caminhos da vida acadêmica: relato de um projeto colaborativo em rede (ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
    2020 (Total: 6)
  • doi ISSN A atualidade do pensamento de Paulo Freire sobre as tecnologias: letramentos digitais e críticos (OLHAR DE PROFESSOR (UEPG. IMPRESSO))
  • ISSN Estágio supervisionado em Letras: orientação nas modalidades presencial e a distância (REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE))
  • ISSN Estágio Supervisionado em Letras: orientação nas modalidades presencial e a distância (REVISTA TRAMA (UNIOESTE. ONLINE))
  • doi ISSN Made in Brazil (LINGUAGEM EM FOCO)
  • ISSN Made in Brazil: inovações tecnológicas no âmbito de um Sistema de Autoria Aberto para o ensino de línguas (Linguagem em Foco)
  • ISSN Recursos educacionais abertos no Brasil: 'Plágio' e '(co)autoria' nas concepções de professores de línguas (DIÁLOGO E INTERAÇÃO)
    2019 (Total: 1)
  • ISSN Um olhar complexo sobre o feedback e a formação de professores a distância (POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN O feedback na perspectiva de Professores-Tutores: um estudo com base no Curso de Letras-Espanhol na Modalidade a Distância (LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA)
    2017 (Total: 4)
  • ISSN Ensino de Línguas Online: um Sistema de Autoria Aberto para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos (Calidoscópio)
  • ISSN Ontem, hoje e amanhã: sobre a web e as ferramentas colaborativas emergentes para o professor de língua estrangeira (Domínios de Lingu@Gem)
  • ISSN Opções em recursos educacionais abertos para o ensino de espanhol no Brasil. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Pernambuco) (HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL)
  • doi ISSN Preferência dos estudantes na aprendizagem de línguas em três atividades do Moodle (Revista Brasileira de Linguistica Aplicada)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil (Veredas (UFJF. Online))
    2014 (Total: 2)
  • ISSN O Estado da Arte sobre estudos relacionados a Objetos de Aprendizagem em anais de eventos no Brasil. (artigo publicado em periódico da Universidade do Vale do Sapucaí) (Entremeios)
  • ISSN O Repositório Acción E/LE a partir de um estudo sobre Portais Educacionais (Revista Encontros de Vista)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN A recuperabilidade em Objetos de Aprendizagem de Línguas: descritores em repositórios digitais (Revista Domínios de Lingu@gem, Uberlândia)
  • ISSN A recuperabilidade em Objetos de Aprendizagem de Línguas. Descritores em repositórios digitais. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Uberlândia) (Domínios de Lingu@Gem)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Uma análise da produção de teses e dissertações sobre Objetos de Aprendizagem na área de Linguística e Letras (Domínios de Lingu@Gem)
    2011 (Total: 6)
  • ISSN Aprendendo línguas estrangeiras na Web - O Orkut para alunos e professores. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Santa Maria) (revista Idéias (UFSM))
  • ISSN Español en la Web y cursos gratuitos: Herramientas de posible utilización para profesores de ELE (Signos Universitarios Virtual)
  • ISSN Línguas Estrangeiras, EaD e Complexidade (Signo (UNISC. Online))
  • ISSN Línguas Estrangeiras, EaD e Complexidade. (artigo publicado em periódico da Universidade de Santa Cruz do Sul) (Signo (UNISC. Online))
  • ISSN Mapeando Recursos de E/LE: uma análise dos Portais Educacionais. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Uberlândia). (Revista Fronteira Digital)
  • ISSN Tecnologias no ensino de línguas: formando professores para o agora. (artigo publicado em periódico da Universidade Estadual de Londrina). (Signum. Estudos de Linguagem)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Postando e Aprendendo: o uso de blogs na educação com ênfase no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Signo (UNISC. Online))
    2009 (Total: 1)
  • ISSN O que o professsor está fazendo? Análise sobre o uso de dicionários em sala de aula de línguas. (artigo publicado em periódico da Universidad Complutense) (Espéculo (Madrid))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN El hipertexto electrónico: Un nuevo paradigma para los papeles de autor, lector y texto. (artigo publicado em periódico da Universidad Complutense) (Espéculo (Madrid))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Proximidade entre línguas: algumas considerações sobre a aquisição do Espanhol por falantes nativos de Português Brasileiro (Espéculo (Madrid))
    2003 (Total: 2)
  • ISSN El español hoy: algunos dialectos de las actualidad y el spanglish. (artigo publicado em periódico da Faculdade Metodista de Santa Maria) (Metódica (FAMES))
  • ISSN Pesquisando o meio eletrônico: Uma fórmula inexistente. (artigo publicado em periódico da Universidade Católica de Pelotas) (Linguagem & Ensino (online))
    2002 (Total: 1)
  • ISSN Critérios para a seleção de materiais da Internet para cursos de Espanhol como Língua Estrangeira. (artigo publicado em periódico da Universidade Federal de Santa Maria) (revista Idéias (UFSM))
    2018 (Total: 1)
  • ISSN O feedback na perspectiva de professores-tutores: um estudo com base no curso de letras-espanhol na modalidade a distância (LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA)
    2024 (Total: 3)
  • AS FAKE NEWS NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS EM REDE E O REFLEXO NO COMBATE À PANDEMIA NO BRASIL (Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias)
  • CONDIÇÕES INICIAIS PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO RIO GRANDE DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL À LUZ DA COMPLEXIDADE (Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias)
  • Pesquisa narrativa em Linguística Aplicada, em Computer-Assisted Language Learninge em Complexidade (Caminhar, transitar, transgredir pela Linguística aplicada crítica e decolonial)
    2023 (Total: 3)
  • doi Aprendizajes a partir de la incertidumbre: resultados de la utilización de los medios remotos en 2020 según la percepción de los alumnos (Práticas pedagógicas remotas na Educação Superior em tempos de pandemia da Covid-19)
  • Representações de insurgências em um curso de capacitação para o ensino remoto no Rede/UFSM (Insurgências em tempo de pandemia)
  • doi TECNOBIOGRAFIA COMO FERRAMENTA DE DENÚNCIA: QUESTÕES DE GÊNERO À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA (PERSPECTIVAS SOBRE DIREITOS HUMANOS)
    2022 (Total: 4)
  • Formação docente num viés crítico: entre o projeto pedagógico de um curso de Letras e a prática na sala de aula (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
  • doi O PERCURSO DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS PARA TEMPOS DE PANDEMIA (Metodologias e Práticas Pedagógicas: EXPERIMENTAÇÕES CRIADORAS NA EDUCAÇÃO)
  • Paulo Freire na formação docente e na cibercultura: um olhar crítico-reflexivo sobre as tecnologias hoje (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
  • doi UMA VISÃO DE INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE A PARTIR DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS MURAIS COLABORATIVOS PADLET E MURAL.CO (Práticas curriculares Contemporâneas: desafios e possibilidades emergentes)
    2021 (Total: 2)
  • Caminhos para a institucionalização da EaD na UFSM (Educação a distância na UFSM: histórias e perspectivas)
  • Espanhol a distância da UFSM: uma história (Educação a Distância na UFSM: histórias e perspectivas)
    2020 (Total: 3)
  • 10 anos de jornada de elaboração de materiais, tecnologia e aprendizagem de línguas: estado da arte (Tecnologias e ensino de línguas : uma década de pesquisa em linguística aplicada)
  • Para além do professor: complexidade e afetividade na formação em EAD (Os afetos na língua: aprendizagem e formação de professores na perspectiva da afetividade.)
  • doi Para Fazer Mais e Melhor: REA, SAA e Colaboração em Massa no Ensino de Línguas (REA: teoria e prática)
    2019 (Total: 4)
  • Enfim, o estágio. 'E agora José?' O estágio supervisionado e a identidade do professor em pré-serviço (A EAD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em letras espanhol)
  • O poder está no touch: produção de recursos educacionais abertos na perspectiva dos letramentos críticos (Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística e literatura: Rede Sul Letras)
  • Por uma formação docente crítica de professores de ELE (#FicaEspanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades)
  • Reduzindo a distância transacional na formação de professores de espanhol como língua estrangeira na EAD (#FicaEspanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades)
    2017 (Total: 1)
  • Ambientes Pessoais de Aprendizagem e colaboração na formação de Professores de Línguas Estrangeiras (Construindo a profissão: a formação de Professores de Línguas e Literaturas)
    2013 (Total: 2)
  • Ferramentas de Autoria para Professores (FAPs): Entre batatas quentes e outras delícias (Línguas na EaD: Construção coletiva)
  • O uso de vídeos na educação à distância: uma porta aberta para a aprendizagem do espanhol em curso superior (LÍNGUAS NA EAD: CONSTRUÇÃO COLETIVA)
    2012 (Total: 3)
  • Aproximando Presenças e Distâncias. Uma análise comparativa entre o ensino presencial e a distância nas Licenciaturas em Espanhol da UFSM (Português e Espanhol: Esboços, Percepções e Entremeios)
  • Educação a Distância na perspectiva da Complexidade: análise das condições iniciais para a eclosão de um sistema de aprendizagem (Aprendizagem de Língua - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade)
  • Totó, acho que não estamos mais no Kansas: os novos caminhos da educação mediada por tecnologias (Aprendizagem de Língua - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade)
    2020 (Total: 1)
  • Paulo Freire hoje na cibercultura
    2019 (Total: 1)
  • A EAD vai à escola: estágio presencial na licenciatura em letras espanhol
    2022 (Total: 2)
  • Edição especial: 30 anos de pesquisas em Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil
  • Vilson J. Leffa, 80 anos e Revista Linguagem & Ensino, 25 anos: marcos da Linguística Aplicada do Brasil
    2024 (Total: 1)
  • doi Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias
    2020 (Total: 1)
  • Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada
    2013 (Total: 1)
  • Línguas na EAD: construção coletiva
    2012 (Total: 1)
  • Aprendizagem de Língua - a Presença na Ausência: CALL, Atividade e Complexidade
    2022 (Total: 2)
  • 30 anos de pesquisas em Computer Assisted Language Learning (CALL) no Brasil
  • CRIADOR E CRIATURA OS CAMINHOS CRUZADOS DE VILSON J. LEFFA E A REVISTA LINGUAGEM & ENSINO
    2015 (Total: 2)
  • Espanhol - 1° semestre
  • Espanhol - 2° semestre
    2012 (Total: 1)
  • II Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
    2011 (Total: 1)
  • I Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
    2003 (Total: 1)
  • Planeta
    2002 (Total: 1)
  • Preconceito Linguístico
    2013 (Total: 2)
  • Acessibilidade do Repositório Acción E/LE para pessoas com deficiência visual (2º Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID))
  • Em busca de repositórios digitais de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o ensino de E/LE (V Congresso Internacional de Educação)
    2012 (Total: 2)
  • A EaD vai para a escola... E agora? O estágio curricular em cursos de formação de professores de espanhol em EaD da UFSM (I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD))
  • Percurso e lições: licenciatura em Espanhol a Distância UAB e REGESD (I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD))
    2011 (Total: 5)
  • Alternativas para o ensino de E/LE: Trabalhando as 4 habilidades na Internet (II Encontro Nacional de novas Tecnologias e Ensino de Línguas - ENTEL)
  • Considerações sobre a prática instrumental no LabLeR - O curso de Leitura em Língua Espanhola (XI Seminário Internacional In Letras)
  • Last.fm na perspectiva da usabilidade - De que modo pode ser usado? (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia Para Aprendizagem - CONAHPA)
  • Podcast: Uma opção didática para o Ensino de E/LE (5º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem)
  • WQ acessível no ensino de E/LE: uma nova visão é possível (5° Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (CONAHPA))
    2010 (Total: 4)
  • Aulas para futuros turistas. O planejamento de um curso de espanhol instrumental para viagens (XVIII Jornada de jovenes investigadores - AUGM)
  • Como viajar com E/LE? Implementando e avaliando um curso de Espanhol para Viagens (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
  • Construindo um repositório para professores de E/LE: o passo a passo (XVIII Jornada de jovenes investigadores - AUGM)
  • Ferramentas para Professores de ELE: o caso de Bibliotecas Virtuais (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
    2009 (Total: 2)
  • Do vídeo cassete ao YouTube. A (r)evolução do uso do vídeo na sala de aula de línguas estrangeiras (III Encontro nacional sobre Hipertexto)
  • O uso de Ferramentas Online para o ensino-aprendizagem de Línguas: as WebQuests (IX Seminário Internacional em Letras: Relações dialógicas em Língua e Literatura)
    2008 (Total: 4)
  • As Faltas do Aluno e Professor: Um Estudo Identitário (VI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES), II Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), VI Mostra de Cursos e Materiais Didáticos)
  • Como é o Professor de Línguas? Uma análise sobre o Discurso de professores de Línguas sobre sua Profissão (VIII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, Sujeito e Representação)
  • Contribuições das comunidades virtuais para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira (XV Congreso de la ALFAL)
  • Web 2.0: de blogs a wikis - A colaboração em massa na formação continuada de professores de línguas estrangeiras (VIII Encontro do Círculo de estudos lingüísticos do Sul - CELSUL)
    2006 (Total: 1)
  • O ensino mediado por um computador na perspectiva da Teoria da Atividade (VII Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CELSul))
    2002 (Total: 1)
  • A interação em atividades de cursos de ensino/aprendizagem de línguas estrageiras online (III SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
    2001 (Total: 2)
  • A Interação em Cursos Online de Língua Espanhola (III SENALE - Seminário Nacional de Linguagem e Ensino)
  • Elaborando Atividades para o Curso de Espanhol Mediado por Computador (12ª Edição do Seminário Novas Propostas - Códigos e Linguagens)
    2022 (Total: 2)
  • Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas comoatividade docente na cultura digital (13o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (13o CBLA))
  • Produção e oferta de um Little Open Online Course: notas sobre um projeto de extensão (13o Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (13o CBLA))
    2020 (Total: 7)
  • AFETO-AFETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EAD: PARA ALÉM DO PROFESSOR (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • IMPACTOS DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • Letramentos críticos, transgressão e utopia: formação docente para a produção de materiais de ensino (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • MULHERES INDÍGENAS NA AMÉRICA LATINA: UMA ATIVIDADE NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS CRÍTICOS PARA A UTOPIA (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • QUEM ALIMENTA OS AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM? UM OLHAR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • REPRESENTATIVIDADE E MATERIAIS DE ENSINO: POR QUE ISSO IMPORTA? (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINGUAGEM PARA EAD (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
    2019 (Total: 5)
  • A VARIEDADE DE POSSIBILIDADES NO ENSINO DAS LINGUAGENS: DAS MODALIDADES ÀS FERRAMENTAS (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • ALTERNATIVAS PARA A ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES: MODELO TRADICIONAL OU MULTIPAPER? (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • ENSINO DE LÍNGUAS E TECNOLOGIAS: o que diz a BNCC? (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • O PROFESSOR DE LÍNGUAS/LINGUAGENS FRENTE AOS REPOSITÓRIOS DE REA: A CURADORIA EM DEBATE (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • VINTE ANOS DE COMPLEXIDADE NA LINGUÍSTICA APLICADA: PARA ONDE VAMOS? (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
    2018 (Total: 11)
  • A colaboração e os Recursos Educacionais Abertos (18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA)
  • A collaborative recursive cycle in distance education (5th WorldCALL Conference)
  • A ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: aproximações, distanciamentos e desafios (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • APROXIMANDO DISTÂNCIAS COM O PROJETO DE TÚ A TÚ CON EL ESPAÑOL (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • Between Plagiarism And Co-Authorship In Open Educational Resources:Brazilian Language Teachers Making Their Points (5th WorldCall Conference)
  • Ciclo recursivo colaborativo para a elaboração de materiais de língua espanhola do IsF (I Encontro nacional de NucLi do programa Idiomas sem Fronteiras - I ENPISF)
  • ENCURTANDO DISTÂNCIAS E APROXIMANDO PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • FLIPPING-LP: um modelo de sala de aula invertida para o ensino de língua portuguesa (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • Open Educational Resources (Oers) in the Training of Language Educators: The Perspective of Critical Literacy (5th WorldCALL Conference)
  • ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO NA EAD: da bibliografia ao aprender a fazer fazendo (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • The pleasure of authorship in designing CALL materials: how to make it happen (5th WorldCALL Conferenc)
    2017 (Total: 5)
  • A formação de professores para um ensino crítico de línguas: da proposta do PPC à produção de material didático (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
  • Feedback em meio digital: categorias e características no ensino de línguas online (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
  • Jornadas de elaboração de materiais, tecnologia e aprendizagem de línguas: o estado da arte (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
  • Material didático voltado para o ensino crítico em língua espanhola (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
  • O feedback na teoria e na prática: com a palavra, os professores-tutores (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
    2016 (Total: 3)
  • Com que recursos lidam os que ensinam língua estrangeira a distância? Um estudo de caso (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • Recursos em EaD (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • Uma conversa sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA) (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
    2015 (Total: 7)
  • ?LÁ VEM TODO MUNDO?: AMBIENTES PESSOAIS DE APRENDIZAGEM, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E COLABORAÇÃO EM MASSA (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • 'KEEP CALM AND ESCUTE A VOZ DO PROFESSOR': O PAPEL DO FEEDBACK EM REA DO ELO (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • A ATUAL AGENDA DA LINGUÍSTICA APLICADA: RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • A TEORIA E A PRÁTICA DOS REA: O QUE SE FAZ E O QUE AINDA PRECISA SER FEITO (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • DISCUTINDO O PONTO DE CRUZAMENTO ENTRE REA, REDES SOCIAIS E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • EXPANDINDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: DO MOODLE PARA O MUNDO (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
  • REPOSITÓRIOS DE REA EM ANÁLISE - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL))
    2014 (Total: 3)
  • A construção colaborativa de Recursos Educacionais Abertos no ELO: uma análise inicial da aplicação dos 4 R's (IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
  • De OALs a REAs - Perspectivas de pesquisa no grupo Internet e Ensino de E/LE (IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
  • O ELO em Nuvem na visão de estudantes de E/LE: estudo de caso (IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
    2013 (Total: 2)
  • Um estudo sobre o Repositório Acción E/LE - Repositório virtual ou portal educacional? (XIII Seminário Internacional In Letras, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA))
  • WebQuest na perspectiva de Objetos de Aprendizagem de Línguas (XIII Seminário Internacional In Letras, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA))
    2012 (Total: 5)
  • 'Se hace camino al andar': uma breve reflexão sobre os caminhos da língua estrangeira na EaD. (10º ENCONTRO DO CELSUL)
  • Da Era discada à Era digital: ferramentas para o ensino de língua espanhola como estrangeira (XI Seminário Internacional In Letras)
  • Ferramentas para interação oral em cursos de línguas a distância (I Seminário Diálogos em Educação a Distância (SEDEAD))
  • Objetos de Aprendizagem para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: definição e perspectiva teórica (XI Seminário Internacional In Letras)
  • Sobre a emergência de Sistemas Complexos: Apontamentos de uma Disciplina de Língua Espanhola na Modalidade a Distância (10º Encontro do CELSUL)
    2011 (Total: 9)
  • A escrita colaborativa através de Wikis sobre a ótica da usabilidade (Semana Acadêmica das Letras da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Benefícios das comunidades virtuais de aprendizagem para o ensino de línguas estrangeiras (18° INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada)
  • Condições iniciais de uma disciplina de graduação de Língua Espanhola a Distância (I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
  • Experiências Sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas a Distância (XI Seminário Internacional In Letras)
  • Potenciais educativos de recursos Wiki para E/LE (XXIII Salão de Iniciação Científica - Linguística, Letras e Artes)
  • Produção de materiais de ensino: A mediação em foco (I Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur)
  • Recursos da Internet para a Sala de Aula de Língua Espanhola - Retrospectiva e Ferramentas Atuais (IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada)
  • TICs no Ensino-Apredizagem de E/LE: uma experiência do ponto de vista da compexidade (IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada)
  • Um repositório virtual de materiais para professores de E/LE: Acción E/LE (IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais)
    2010 (Total: 13)
  • Analisando portais educacionais - Mapeando recursos de E/LE (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Análise e Desenvolvimento: Produção de material didático para um Curso de Espanhol para Viagens (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
  • Aplicando o ciclo recursivo na elaboração de maeriais didáticos para o ensino instrumental de línguas (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Aulas para futuros turistas. O planejamento de um curso de espanhol instrumental para viagens (XVIII Jornadas de jovenes investigadores - AUGM)
  • Construindo um reposítório para professores de E/LE: o passo a passo (XVIII Jornada de jovenes Investigadores - AUGM)
  • Diferentes formas de Ensinar e Aprender Línguas Estrangeiras: Destacando os potenciais educativos das Redes Sociais (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
  • Espanhol Instrumental, será que funciona? Visões de alunos e professores (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Espanhol na era da Educação a distância: outros recursos, novas ideias e aprendizagem (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Língua Espanhola a Distância - A mediação através do Fórum para a formação de Comunidades virtuais de Aprendizagem (VI SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino)
  • O Orkut dentro e fora da sala de aula: aprendendo línguas estrangeiras (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Possibilidades e Desafios do Professor de E/LE na era da Internet (X InLetras ? Linguagem: interfaces e deslocamentos)
  • Redesenhando uma disciplina de E/LE - o design instrucional sob a ótica da complexidade (IX Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
  • Viajando com ELE - A produção de Materiais de ensino com enfoque Instrumental (VI SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino)
    2009 (Total: 3)
  • Aplicações da teoria da atividade em ambiente presencial - o papel da mediação e a produção de materiais de ensino (17 InPLA - Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada)
  • Discutindo o lugar da prática: a formação de professores em letras (III ENPLE)
  • Do vídeo cassete ao YouTube. A (r)evolução do uso do vídeo na sala de aula de línguas estrangeiras (III Encontro Nacional sobre o Hipertexto)
    2008 (Total: 2)
  • Contribuições das comunidades virtuais para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira (VIII Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada)
  • Web 2.0: de blogs a wikis - A colaboração em massa na formação continuada de professores de línguas estrangeiras (VIII Encontro do Círculo de estudos lingüísticos do Sul - CELSUL)
    2007 (Total: 3)
  • Embarque na onda da leitura (V SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino)
  • Ocupando espaços virtuais: uma contribuição para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira (V SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino)
  • Repensando os modelos de aquisição de línguas estrangeiras: a contribuição das teorias da complexidade. (16º InPLA -Intercâmbio em Lingüística Aplicada.)
    2006 (Total: 4)
  • Co-Autora do Trabalho: A Lacuna Teórica do Ensino de Línguas Mediado por Computador: Uma Proposta Baseada na Teoria da Atividade (VI Seminário Internacional Em Letras, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA))
  • Co-Autora do Trabalho: Elaboração de Material Didático e Prática de Leitura em Língua Estrangeira (Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE))
  • Co-Autora do Trabalho: O Ensino Mediado por Computador na Perspectiva da Teoria da Atividade (VII ENCONTRO DO CELSUL - CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL)
  • Espanhol mediado por computador: uma proposta para uma nova metodologia (XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística / I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística (SILEL))
    2004 (Total: 3)
  • A Teoria da Atividade e o Ensino de Línguas Mediado por Computador (Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras (FILE))
  • Co-Autora do Trabalho: O Ensino das Variantes Lingüísticas do Espanhol Através da Música. (XIX Jornada acadêmica integrada da UFSM)
  • Co-Autora do Trabalho: Proposta de Trabalho de Descrição em Aula de Língua Espanhola a Partir do Recurso Audiovisual. (XIX Jornada acadêmica integrada da UFSM)
    2002 (Total: 4)
  • Co-Autora do Trabalho: Algumas Considerações sobre a Autonomia no Ensino de Línguas Mediado por Computador (II Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras)
  • Co-Autora do Trabalho: Implementando um Curso de Espanhol Mediado por Computador: O Processo de Elaboração (XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
  • Co-Autora do Trabalho: Uma Experiência no Processo de Formação do Professor de Língua Espanhola (I Congresso Internacional das Linguagens)
  • Teoria, Prática e Reflexão na Formação do Professor de Espanhol (XVII Jornada Acadêmica Integrada)
    2001 (Total: 2)
  • Co-Autora do Trabalho: Critérios para a Seleção de Materiais da Internet para Cursos de Espanhol como Língua Estrangeira (VII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz)
  • Co-Autora do Trabalho: Leitura, Pesquisa, Prática e Reflexão: Um Ciclo para a Formação do Professor de Espanhol (IX SIMPÓSIODE LETRAS E DE LINGUISTICA)
    2000 (Total: 8)
  • A Implementação do Español Online: Alguns Aspectos de sua Elaboração (XX Semana de Letras e VI Seminário Internacional de Língua e Literatura)
  • Co-Autora do Trabalho Recursos da Internet na Sala de Aula de Espanhol (FILE - Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras da Universidade Católica de Pelotas e da Universidade Federal de Pelotas)
  • Co-Autora do Trabalho: A Internet Enriquecendo a Sala de Aula de Língua Estrangeira (V Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão e III Mostra de Iniciação Científica)
  • Co-Autora do Trabalho: A Internet na Aula de Espenhol (XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
  • Co-Autora do Trabalho: Como Novas Tecnologias Multimidia podem Enriquecer a Prática de Ensino (II ENPLE - ENCONTRO NACIONAL SOBRE POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - CONSTRUINDO A PROFISSÃO)
  • Co-Autora do Trabalho: Preparação de Material Didático para o Ensino de Espanhol com o Auxílio da Internet (VI SENELP - Seminário Nacional do Ensino da Língua Portuguesa e III SINELE - Seminário Internacional do Ensino da Língua Espanhola)
  • Espanhol Online: Ensino de Espanhol Mediado por Computador (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz)
  • LabLeR: Uma Experiência de Qualificação do Aluno de Letras (II Encontro Nacional sobre Políticas de ensino de Línguas Estrangeiras)
    1999 (Total: 2)
  • Co-Autora do Trabalho: Espanhol para os Moradores da Casa do Estutudante Universitário (12a Edição do Seminário Novas Propostas - Códigos e Linguagens)
  • Co-Autora do Trabalho: Espanhol para os Moradores da CEU da UFSM (V Seminário de Iniciação Científica e Iv Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão de Santa Cruz do Sul)
    2021 (Total: 1)
  • Um Portfólio de Ferramentas Digitais para o Ensino de Língua Estrangeira baseado nas experiências do Ensino Remoto durante a Pandemia/ COVID-19 (III Seminário de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede ? III SeDiTER)
    2012 (Total: 1)
  • Objetos de Aprendizagem para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira: armazenamento e recuperabilidade (27ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada)
    2011 (Total: 2)
  • A elaboração de tutoriais em formato de vídeo - Uma alternativa no ensino de E/LE (XI Seminário Internacional In Letras)
  • O repositório "Acción E/LE" na perspectiva da Teoria da Atividade: A ferramenta em foco (26ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    2006 (Total: 1)
  • Co-Autora do Trabalho: A Sala de Aula de ELE e a Internet: O Que Pode ser feito? (I Congresso INternacional de Língua, Literatura e Cultura)
    2000 (Total: 1)
  • Co-Autora do Trabalho: A Internet Enriquecendo a Aula de Língua Estrangeira (V Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão e II Mostra de Iniciação Científica)
    2022 (Total: 1)
  • Conhecendo o vírus que parou o mundo (Aprendiendo sobre el virus que paralizó al mundo)

Produção Técnica

    2012 (Total: 1)
  • Leitura em espanhol
    2011 (Total: 4)
  • Amores Perros
  • El baño del Papa
  • Lectura en español
  • Leitura em espanhol
    2010 (Total: 4)
  • El Secreto de sus Ojos
  • Espanhol IV
  • Linguística Aplicada Teorias de Aprendizagem
  • Oficina de produção textual
    2009 (Total: 1)
  • Espanhol II
    2008 (Total: 2)
  • Actividades en lengua española
  • WebQuests sobre Cultura de Lengua Española
    2005 (Total: 1)
  • Buenos y falsos amigos
    2002 (Total: 2)
  • Hablando 1
  • Hablando 2
    2000 (Total: 2)
  • Hablando I
  • Hablando II
    2020 (Total: 1)
  • Estágio em tempos de pandemia
    2018 (Total: 1)
  • VIII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
    2017 (Total: 1)
  • VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
    2016 (Total: 1)
  • VI Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
    2015 (Total: 1)
  • V Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
    2014 (Total: 2)
  • I Seminário Conexión Español
  • IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
    2013 (Total: 3)
  • II Ciclo de Debates sobre Ensino e Tecnologias Educacionais
  • III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
  • XXIII Semana de Letras e IX Seminário Internacional de Língua e Literatura
    2012 (Total: 1)
  • II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL)
    2011 (Total: 1)
  • I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL)
    2023 (Total: 3)
  • I Amostra de trabalhos em andamento e VI Ciclo de discussões online sobre linguagens e tecnologias - Cidolt
  • Semana de Letras e VI Colóquio Interdisciplinar do Bacharelado em Letras UFSM
  • XIII JORNADA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS (JETAL)
    2021 (Total: 2)
  • 5º Encontro Compartilhando Saberes - Edição Especial Educação Básica
  • I Seminário de Formação Docente: construindo a profissão
    2020 (Total: 4)
  • Capacitação dos colaboradores que atuarão na aplicação do Celpe-Bras 2020
  • Ciclo de discussões online sobre linguagens e tecnologias (CIDOLT)
  • Estágio em tempos de pandemia
  • X Jornada de Elaboração de Materiais
    2012 (Total: 1)
  • I Ciclo de Debates sobre Ensino e Tecnologias Educacionais
    2008 (Total: 1)
  • 5ª Semana acadêmica e 1ª mostra cultural - Língua, literatura e cultura: construindo educação
    2007 (Total: 1)
  • 3º Seminário de Estudos Temáticos - Leitura, Educação e Cultura Escrita
    2004 (Total: 1)
  • Seminário de Estudos Temáticos Espaços Textuais e Extratextuais - a voz feminina em cena
    2003 (Total: 1)
  • IV Seminário Internacional de Língua Espanhol, Literatura e MERCOSUL
    2002 (Total: 1)
  • 2º Encontro do Núcleo de Estudos: Linguagem, Cultura e Sociedade
    2024 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2023 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2022 (Total: 2)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
  • Fluência tecnológico-pedagógica para tutores no classroom
    2021 (Total: 2)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
  • Organização e planejamento de aulas remotas - Turma 1/2021
    2020 (Total: 5)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
  • Organização e planejamento de aulas remotas - Turma 1/2020
  • Organização e planejamento de aulas remotas - Turma 2/2020
  • Pesquisa e educação básica: educação a distância, tecnologias digitais e práticas docentes
  • Trabalhando com o Padlet no ensino remoto - turma 1/2020
    2019 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2018 (Total: 2)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
  • Produção/adaptação de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos
    2017 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2016 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2015 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2014 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2013 (Total: 4)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
  • Língua estrangeira: desconstruindo conceitos, construindo exemplos
  • Webquests para a inclusão dos professores na sala de aula
  • XXIII Semana de Letras e IX Seminário de Língua e Literatura
    2012 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2011 (Total: 1)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
    2010 (Total: 2)
  • Elaboração da prova de Espanhol no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE)
  • Tecnologia e multimodalidade no ensino de línguas
    2009 (Total: 1)
  • O uso de WebQuest para o ensino-aprendizagem de línguas: o que é? Como se faz?
    2001 (Total: 2)
  • Espanhol 1
  • Hablando I
    2000 (Total: 2)
  • Espanhol 1
  • Hablando II
    1999 (Total: 3)
  • Español
  • Español, 1° semestre
  • Hablar y oir en Español
    2003 (Total: 1)
  • Classificação na Seleção Pública para Professor Substituto na área de Língua Espanhola
    2022 (Total: 1)
  • Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digital,
    2020 (Total: 4)
  • Afeto-afetividade na formação docente em EAD: para além do professor
  • Formação de professores para o ensino de linguagens e letramento digital em três etapas: um olhar sobre o novo PPC dos cursos de letras da UFSM
  • Impactos do letramento digital na formação de professores de Portugês
  • Tecnologias digitais: possibilidades e desafios no processo de formação de professores de linguagem para EAD
    2018 (Total: 2)
  • A collaborative recursive cycle in distance education
  • Ciclo recursivo colaborativo para a elaboração de materiais de ensino de língua espanhola do IsF
    2017 (Total: 5)
  • A colaboração e os Recursos Educacionais Abertos
  • Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas: o estado da arte
  • Material Didático voltado para o Ensino Crítico em Língua Espanhola
  • O feedback na teoria e na prática
  • Um olhar sobre a prática de feedback no Moodle (UAB/UFSM)
    2016 (Total: 1)
  • Como estudam os alunos da EAD? Uma olhada nos Ambientes Pessoais de Aprendizagem
    2014 (Total: 1)
  • De OALs a REAs - Perspectivas de pesquisa no grupo Internet e Ensino de E/LE
    2013 (Total: 1)
  • Em busca de repositórios digitais de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o ensino de E/LE
    2012 (Total: 2)
  • Da Era discada à Era digital: ferramentas para o ensino de língua espanhola como estrangeira
  • Internet e ensino de E/LE
    2011 (Total: 10)
  • A elaboração de tutoriais em formato de vídeo - Uma alternativa no ensino de E/LE
  • Benefícios das comunidades virtuais de aprendizagem para o ensino de línguas estrangeiras
  • Condições iniciais de uma disciplina de graduação de Língua Espanhola a Distância
  • Español en la Web y cursos gratuitos: Herramientas de posible utilización para profesores de ELE
  • Experiências Sobre o Ensino e a Aprendizagem de Línguas a Distância
  • Podcast no ensino de E/LE: recurso para a produção oral e leitura
  • Problemáticas de la enseñanza de ELE hoy
  • Produção de materiais de ensino: A mediação em foco
  • Recursos da Internet para a Sala de Aula de Língua Espanhola - Retrospectiva e Ferramentas Atuais
  • Um repositório virtual de materiais para professores de E/LE: Acción E/LE
    2010 (Total: 7)
  • Língua espanhola a distancia ? a mediação através do fórum para a formação de comunidades virtuais de aprendizagem?
  • O ensino de E/LE na era digital: destacando os potenciais de algumas ferramentas
  • O professor de E/LE - buscas e possibilidades na Internet
  • Podcast: uma ferramenta da internet como recurso para professores e alunos de E/LE
  • Possibilidades e desafios do professor de E/LE na era da Internet
  • Redesenhando uma disciplina de E/LE - o design instrucional sob a ótica da complexidade
  • Viajando com E/LE- a produção de materiais de ensino com enfoque
    2009 (Total: 3)
  • Aplicações da teoria da atividade em ambiente presencial - o papel da mediação e a produção de materiais de ensino
  • Discutindo o lugar da prática: a formação de professores em letras
  • Do vídeo cassete ao YouTube. A (r)evolução do uso do vídeo na sala de aula de línguas estrangeiras
    2008 (Total: 3)
  • Analisando o professor: identidades em conflito
  • Como é o professor de línguas? Uma análise sobre o discurso de professores de línguas sobre sua profissão
  • Contribuições das comunidades virtuais para a formação de professores de espanhol como língua estrangeira
    2007 (Total: 1)
  • Como se forma o professor de língua espanhola como língua estrangeira? O papel dos espaços virtuais
    2006 (Total: 1)
  • O Ensino Mediado por Computador na Perspectiva da Teoria da Atividade
    2004 (Total: 1)
  • Perspectivas para o Ensino de Línguas Mediado por Computador: uma proposta baseada na Teoria da Atividade
    2002 (Total: 6)
  • Co-Autora do Trabalho: Algumas Considerações sobre a Autonomia no Ensino de Línguas Mediado por Computador
  • Co-Autora do Trabalho: Elaborando Atividades para o Curso de Espanhol Mediado por Computador Español Online
  • Co-Autora do Trabalho: Espanhol Mediado por Computador: Processo de Implementação
  • Co-Autora do Trabalho: Implementando um Curso de Espanhol Mediado por Computador: o processo de elaboração
  • Co-Autora do Trabalho: Teoria, Prática e Reflexão na Formação do Professor de Espanhol
  • Co-Autora do Trabalho: Uma Experiência no Processo de Formação do Professor de Língua Espanhola
    2001 (Total: 1)
  • Critérios para a Seleção de Materiais da Internet para Cursos de Espanhol como Língua Estrangeira
    2000 (Total: 7)
  • Co-Autora do trabalho: Recursos da Internet na Sala de Aula de Espanhol
  • Co-Autora do Trabalho: A Implementação do Español Online: alguns aspectos de sua elaboração
  • Co-Autora do Trabalho: A Internet na Aula de Espanhol
  • Co-Autora do Trabalho: Espanhol mediado por computador
  • Co-Autora do Trabalho: LABLER
  • Co-Autora do Trabalho: LABLER: uma experiência de qualificação do aluno de Letras
  • Espanhol para os Moradores do CEU (Casa de Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria)
    1999 (Total: 2)
  • Co-Autora do Trabalho: Espanhol para os Moradores da Casa do Estudante Universitário
  • Co-Autora do Trabalho: Espanhol para Moradores da CEU da UFSM
    2024 (Total: 1)
  • Conectando distâncias: notas para uma formação de professores EaD em perspectiva auto- heteroecoformativa
    2023 (Total: 2)
  • (PÓS-)HUMANIDADE E HISTÓRIAS DE VIDA: TECNOBIOGRAFIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
  • Pesquisa narrativa em Linguística Aplicada
    2020 (Total: 3)
  • Juntos somos mais: a formação de comunidades e redes de apoio de e para professores
  • Possibilidades e desafios na produção de materiais de ensino ELE
  • Quem alimenta os ambientes pessoais de aprendizagem? Um olhar sobre o papel do professor
    2018 (Total: 1)
  • ¿Qué llevo en mi maleta? Arrumando a mala para a formação de professores de línguas estrangeiras.
    2017 (Total: 1)
  • A formação de professores para um ensino crítico de línguas: da proposta do PPC à produção de material didático
    2016 (Total: 1)
  • Uma conversa sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) em Ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA)
    2013 (Total: 1)
  • Observações sobre Educação a Distância, Complexidade e Sistema de Aprendizagem
    2012 (Total: 3)
  • Além do giz: o ensino, a aprendizagem de E/LE e a internet
  • Painel: O uso de TIC no ensino de línguas e literatura
  • Teorias de Aprendizagem de LE
    2010 (Total: 1)
  • Ensinar e aprender línguas estrangeiras na era digital - O que precisamos saber?
    2004 (Total: 1)
  • Proximidad entre lenguas - Algunas cosideraciones sobre la adquisición del español por hablantes nativos del portugués brasileño
    2003 (Total: 1)
  • Ministrante da Oficina: Internet como Suporte Didático
    2001 (Total: 2)
  • Ministrante do Curso: Espanhol 1 (duração de 60 horas)
  • Ministrante do Curso: Hablando 1 - (Duração de 60 horas)
    2000 (Total: 2)
  • Ministrando do Curso de Espanhol 1 - (Duração de 60 horas)
  • Ministrante do Curso: Navegação/Pesquisa: Pesquisa na Internet para fins de Elaboração de Material Didático
    2021 (Total: 1)
  • A produção de materiais e cursos on-line: notas preliminares sobre um projeto de extensão
    2021 (Total: 4)
  • A formação inicial de professores a distância: da possibilidade à concretização
  • Da tecnologia à práxis tecnológica: um pensar sobre realidades e contextos de ensino de línguas e linguagens
  • O elo em nuvem e os princípios de curadoria para recursos digitais
  • O narrar como SAC na formação de professores de línguas
    2020 (Total: 4)
  • Letramentos críticos, transgressão e utopia: formação docente para a produção de materiais de ensino
  • Mulheres indígenas na américa latina: uma atividade na perspectiva dos letramentos críticos para a utopia
  • Questões de currículo: formação de professores de línguas na perspectiva dos letramentos críticos
  • Representatividade e materiais de ensino: por que isso importa?
    2012 (Total: 2)
  • A Complexidade e o professor de Línguas Estrangeiras
  • Internet e ensino de E/LE
    2010 (Total: 1)
  • Blogs e tal: a utilização de blogs e seus múltiplos recursos para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
    2008 (Total: 1)
  • Algunos aspectos sobre la enseñanza de la lectura en español como lengua extranjera y la producción de materiales didácticos
    2021 (Total: 3)
  • Discutindo modalidades: estratégias e metodologias para entender o ensino remoto emergencial
  • Estratégias de gestão dos 20% e 40% - estudo de caso
  • Relatos de Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação
    2012 (Total: 1)
  • Ferramentas para interação oral em cursos de línguas a distância
    2001 (Total: 2)
  • Co-Autora do Trabalho: A Interação em Atividades de Cursos de Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras Online
  • O uso de materiais da Internet para aulas de Espanhol como Língua Estrangeira: critérios de avaliação
    2000 (Total: 1)
  • Co-Autora do Trabalho: Espanhol Online: ensino de Espanhol Mediado por Computador
    2017 (Total: 1)
  • Discutindo Práticas em EaD
    2016 (Total: 1)
  • Recursos em EaD
    2022 (Total: 1)
  • Da Sala de Aula à Internet ? Um Portfólio de Ferramentas Digitais para o Ensino de Línguas Estrangeira
    2000 (Total: 1)
  • Espanhol Online
    2022 (Total: 1)
  • Comitê de Programa do IV Seminário de Dissertações do PPGTER
    2017 (Total: 1)
  • Comitê Técnico Científico da II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas
    2016 (Total: 4)
  • Comissão Científica da VI Jornada de Elaboração de materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas (JETAL)
  • Comitê científico da Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas
  • Coordenação de mesa no XI Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) / V SELM / I SENI
  • Coordenação de painel: Língua Estrangeira/Línguas Adicionais: desdobramentos e perspectivas
    2015 (Total: 1)
  • Comissão de Revalidação de Diploma do Curso de Letras
    2022 (Total: 1)
  • Revista EmRede - Revista de Educação a Distância
    2021 (Total: 4)
  • EmRede - Revista de Educação a Distância
  • Revista Educação (UFSM)
  • Revista Linguagem e Tecnologia
  • Revista Tecnologias Educacionais em Rede - ReTER
    2020 (Total: 2)
  • Revista Educação (UFSM)
  • Revista Linguagem em Foco
    2018 (Total: 2)
  • Revista da Associação Brasileira de Hispanistas
  • Revista Educação Unisinos
    2017 (Total: 3)
  • Comissão Científica da VII Jornada de Elaboração, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
  • Diálogo das Letras - Periódico eletrônico do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET)
  • Revista Brasileira de Linguística Aplicada
    2016 (Total: 2)
  • Revista Disciplinarum Scientia - Série: Artes, Letras e Comunicação (avaliação ad hoc de artigo científico)
  • Veredas: Revista de Estudos Linguísticos (avaliação ad hoc de artigo científico)
    2015 (Total: 1)
  • Revista Ilha do Desterro
    2013 (Total: 1)
  • Revista Práticas de Linguagem (avaliação ad hoc de artigo científico)
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Linguagem e Tecnologia'
  • Revisor de periódico 'REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'LINGUAGEM EM FOCO'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO UNISINOS'
    2014 (Total: 1)
  • Plano Nacional do Livro Didático em Língua Estrangeira 2015
    2013 (Total: 1)
  • Plano Nacional do Livro Didático em Língua Estrangeira 2014

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2024 (Total: 4)
  • FEEDBACK AUTOMÁTICO DIVERSIFICADO EM MATERIAIS DE ENSINO DIGITAIS: COMPREENDENDO A PERSPECTIVA DOS ALUNOS
  • FERRAMENTAS ONLINE DE AUTORIA E A PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA DE EDITORAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • PODCAST COMO CAMINHO DE ACESSO: FERRAMENTA TECNOLÓGICA DANDO SUPORTE À FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE EDUCATIVAMENTE MAIS "CRÍTICA"
  • SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: RECURSOS DIGITAIS PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM SÃO VICENTE DO SUL
    2023 (Total: 2)
  • ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO: A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA DIGITAL
  • O NOVO NORMAL NA PANDEMIA DE COVID-19: REFLEXO NO ENSINO DE LINGUAGENS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JARI E A PRODUÇÃO DE UMA CARTILHA DE ENSINO
    2022 (Total: 1)
  • UM PORTFÓLIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA BASEADO NAS EXPERIÊNCIAS DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA/ COVID-19
    2024 (Total: 1)
  • Português como Língua de Acolhilmento na perspectiva do Pensamento Complexo
    2012 (Total: 1)
  • Testagem de dicionários bilingues de espanhol - Dicionários impressos e eletrônicos.
    2011 (Total: 1)
  • Repositório "Acción E/LE": Passado, presente, futuro
    2021 (Total: 1)
  • Contribuições para uma cartografia complexa da ontoepistemogênese: autonarrativas e formação docente na Educação a Distância
    2023 (Total: 1)
  • ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS E CONCEITUAÇÃO
    2021 (Total: 1)
  • Una propuesta didáctica para el Salón de Clases Invertido: trabajando la Literacidad Crítica en la enseñanza de lengua española
    2020 (Total: 5)
  • Análise e desenvolvimento de um curso em uma perspectiva crítica com o ELO para a aprendizagem de ELE
  • Cuestiones sobre la incertidumbre: el remoto en el primer semestre de 2020 según la percepción de los alumnos
  • O Ciclo Recursivo no repensar a prática: uma proposta didática para o ensino de espanhol no ensino médio numa perspectiva crítica
  • O uso do RPG de Mesa como ferramenta para o ensino de espanhol: a construção de uma cartilha para professores de ELE
  • Tecnologia de Informação e Comunicação: a inclusão em tempos de pandemia
    2018 (Total: 6)
  • A educação ambiental na sala de aula de ELE
  • A qualidade de vida no trabalho dos professores de línguas da escola pública
  • AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • O uso do Kahoot! como proposta didática para aprendizagem de ELE com foco na gamificação
  • TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE ESPANHOL: DO ENEM AO ESTÁGIO
  • UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O APLICATIVO DUOLINGO PARA A APRENDIZAGEM DE ELE
    2017 (Total: 6)
  • Análise da subcompetência gramatical em um livro didático: há lugar para outras subcompetências?
  • Gênero Textual e Pedagogia Crítica: Proposta de material para o ensino de E/LE
  • Investigando o Ambiente Pessoal de Aprendizagem de professores de língua espanhola em formação
  • O aspecto Cultural Presente nos Livros Didáticos Carcanía Jovem 2 e Enlaces 2 do PNLD
  • Uma reflexão sobre a formação de um Professor Nativo de língua espanhola
  • UMA ANÁLISE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL
    2016 (Total: 4)
  • A utilização de vídeos em sala de aula como material didático
  • As Inteligências Múltiplas no ensino de língua espanhola
  • O celular no ensino de língua estrangeira em uma escola
  • O uso de "trabalenguas" no aprendizado dea habilidade oral em língua espanhola
    2015 (Total: 1)
  • A produção colaborativa de materiais na Web: um estudo de caso sobre Recursos Educacionais Abertos sobre o ensino de E/LE
    2014 (Total: 2)
  • Análise, desenvolvimento, implementação e avaliação de um Objeto de Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira
  • Hangouts: Uma proposta didática para a interação oral em curso de formação de professores de língua estrangeira na modalidade à distância
    2013 (Total: 2)
  • Recursos Tecnológicos para aprendizagem da LE
  • Uma Língua em Milhões de Vozes: a Construção de um Repositório de Variantes Geográficas do Espanhol
    2012 (Total: 2)
  • A DUPLA DISTÂNCIA: MINHA FORMAÇÃO COMO PROFESSORA DE LÍNGUA ESPANHOLA A DISTÂNCIA
  • Reflexões de uma trajetória em EaD ? o papel da tecnologia e o suporte humano
    2009 (Total: 6)
  • A proximidade da língua espanhola com o português do Brasil - uma análise de material didático
  • Descobrindo a realidade do ensino de língua espanhola em escolas de idiomas
  • Escolas tradicionais x alunos digitais. um estudo de caso
  • Manifestação da variação linguística por meio de atividades relacionadas à cultura espanhola e hispanoamericana, publicadas no site TODOele.net
  • O perfil do aluno do curso de Letras Português e Espanhol na modalidade de EaD
  • YouTube como ferramenta didática para a sala de aula de línguas e literaturas
    2008 (Total: 13)
  • A importância do uso da Internet para a produção de Materiais Didáticos para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira
  • A Música como Instrumento de Ensino-Aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa como Língua Materna
  • Analisando os Feedbacks em cursos gratuitos de Espanhol On-line
  • Aquisição dos heterossemânticos para professores de língua espanhola em formação
  • Gêneros textuais e estratégias de leitura: uma base para produção de material didático em LE
  • Inclusão digital: realidade nacional?
  • Maitena Burundarena y el lenguaje femenino ? Un análisis de la obra Mujeres Alteradas 1-2-3-4-5
  • Meio Eletrônico e Gêneros Textuais: Novos gêneros ou gêneros emergentes? O caso dos Blogs educacionais
  • Preconceito Linguístico na formação de futuros professores
  • Recursos tenológicos para trabalhar a língua estrangeira na educação infantil
  • Reflexões sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O Português são dois?
  • Uso do dicionário em sala de aula
  • Web quê? A utilização das Webquests no ensino de línguas, cultura e literatura
    2006 (Total: 4)
  • Ensinamos Espanhol ou Castelhano: Algumas Reflexões sobre seu Caráter Homogêneo e as Implicações no Ensno Léxico
  • Estratégias de Leitura em Língua Estrangeira: Sua Aplicabilidade na Prova de Vestibular
  • Mama Habla Português y Papa Habla y yo qué Hablo?
  • Utilização do Programa Power Point como Ferramente de Apoio nas Aulas de Língua Espanhola
    2005 (Total: 2)
  • !Español en señales! Enseñanza de lengua española para sordos. Una experiencia con educación inclusiva.
  • Géneros textuales: una propuesta para la enseñanza del español como lengua extranjera.
    2004 (Total: 1)
  • Internet - ¿Por qué y cómo?