Ilse Abegg
Produção Bibliográfica
- 2024 (Total: 1)
- 2023 (Total: 1)
- 2022 (Total: 3)
- 2021 (Total: 3)
- ISSN O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO MOODLE: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA (ReTER - Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
- 2020 (Total: 4)
- ISSN DIÁLOGO-PROBLEMATIZADOR E PESQUISA-AÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR DOCENTE MEDIADA POR TECNOLOGIAS CRIATIVAS EDUCACIONAIS EM REDE (Cenas Educacionais)
- 2019 (Total: 1)
- 2017 (Total: 3)
- ISSN POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO AO USO DO SOFTWARE LIVRE NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DIGITAL E DA EDUCAÇÃO PARA A LIBERDADE (Revista Querubim (Online))
- ISSN POLÍTICAS PÚBLICAS E PROGRAMAS DE INCENTIVO À INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO (JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS)
- 2016 (Total: 5)
- ISSN Ensino de física por meio de questões do PISA associadas a Temas Estruturadores e Conceitos Unificadores (Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online))
- ISSN RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INTEGRAÇÃO DAS TIC EM MICROPROJETOS COMO INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (Boletim Técnico do SENAC)
- 2015 (Total: 2)
- ISSN Contribuições da hipermídia educacional para o desenvolvimento de Atividades de Estudo de Física (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA)
- ISSN Orientação de Estágio: uma experiência na formação de docentes (Educação (Santa Maria. Online))
- 2014 (Total: 5)
- ISSN Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional (Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP)
- ISSN Flexibilidade cognitiva e hipermídia educacional nas práticas escolares de físicos-educadores em formação inicial (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências)
- ISSN TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DIGITAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA TABLET EDUCACIONAL (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN Universidade Aberta Mediada por Software Livre (Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais)
- 2013 (Total: 4)
- ISSN BLOG NA PRODUÇÃO COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Educação Ambiental em Ação)
- 2012 (Total: 3)
- ISSN Ensino de Física: Investigando os Benefícios da Mediação Tecnológica Educacional (Dynamis (FURB. Online))
- 2010 (Total: 2)
- 2009 (Total: 1)
- ISSN Educação como Prática da Liberdade e Movimento Software Livre: produção colaborativa mediada pelas TIC (Revista da FACED (UFBA. Online))
- 2008 (Total: 1)
- ISSN Teorias-guia educacionais da produção dos materiais didáticos para a transversalidade curricular do meio ambiente do MMA (Revista Iberoamericana de Educación (Online))
- 2006 (Total: 3)
- ISSN Educação Científico-Tecnológica de Jovens e Adultos Mediadas por Tecnologias Livres (Contexto & Educação)
- ISSN Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar (Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências)
- ISSN Temáticas Ambientais e Biomas Brasileiros: Análise dos trabalhos de pesquisa em Educação em Ciências em eventos científicos nacionais nos últimos cinco anos (Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental)
- 2005 (Total: 2)
- ISSN Fundamentos para uma prática de ensino-investigativa em Ciências Naturais e suas tecnologias: Exemplar de uma experiência em séries iniciais (REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias)
- ISSN TWiki, uma ferramenta de co-outoria livre (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2001 (Total: 2)
- ISSN Alfabetização de jovens e adultos, educação recorrente e formação de professores (Anais da 25a RBA Saberes e práticas antropológicas desafios para o século XXI)
- ISSN Cartografia (Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM))
- 1999 (Total: 1)
- ISSN Formação de professores em comunidades de aprendizagem (Linguagens & Cidadania)
- 2024 (Total: 1)
- doi Interfaces entre infância, brincar e tecnologias digitais (Educação das infâncias: percursos, experimentações e criações em contextos educativos)
- 2023 (Total: 1)
- doi DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE LIVRE (Universidade: Vez e Voz de Discentes e Egressos)
- 2021 (Total: 1)
- CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DA UAB/UFSM: DO PLANEJAMENTO À IMPLEMENTAÇÃO REFLEXIVA (Educação a distância na UFSM: histórias e perspectivas)
- 2019 (Total: 2)
- doi Características e percepções de estudantes em relação à internet e as TIC (Ensino médio em discussão: estudantes, tecnologias digitais e práticas educativas)
- doi Trajetórias formativas no estágio supervisionado de ensino no curso de formação de professores para a educação profissional da UFSM na Escola Estadual Professora Maria Rocha (A formação de professores no Brasil: historicidade, subjetividade, gênero, professoralidade e docências tradicionais e contemporâneas (vol. 2))
- 2018 (Total: 2)
- Estágio supervisionado de ensino na universidade aberta do brasil: desafios da edução superior aberta mediada por tecnologias educacionais em rede (Circulando entre as possibilidades de e ducação a d istância e os desafios da e ducação superior)
- Estágio Supervisionado Colaborativo no Wiki (Jornada Academica Integrada: compilação de artigos de 2015)
- 2017 (Total: 4)
- Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência auditiva na infância (Temas em Debate - Série Ciclos Educacionais vol. 2)
- Ensino da luz e suas interações com dispositivos móveis (Sobre Educação e Tecnologia: processos e aprendizagem)
- Estágio Supervisionado de Ensino mediado por ambiente hipermída virtual de ensino-aprendizagem (Sobre Educação e Tecnologia: processos e aprendizagem)
- Formação Profissional Mediada por Tecnologias Educacionais em Rede (Tecnologias educacionais em rede : produtos e práticas inovadoras)
- 2016 (Total: 1)
- Inovações nas orientações de Estágio Supervisionado de Ensino: o potencial das tecnologias criativas (Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos sul-sul)
- 2015 (Total: 4)
- Ensino da luz e suas interações com dispositivos móveis (Sobre educação e tecnologia: processos e aprendizagem)
- Estágio supervisionado de ensino mediado por ambiente hipermídia virtual de ensino-aprendizagem (Sobre educação e tecnologia: processos e aprendizagem)
- Integração das Tecnologias Educacionais em rede para inovação didático-pedagógica (Ed ucação e tecnologia: parcerias volume 4)
- Práticas Educativas Mediadas por Tecnologias Livres em Rede (Práticas Educativas em Questão)
- 2010 (Total: 1)
- Paulo Freire, formação de professores e mediação tecnológica livre (Formação de Educadores: Da itinerância das universidades à escola itinerante)
- 2005 (Total: 1)
- Iniciação Científica na Formação Científico-Tecnológica de professores: trajetórias inicial e continuada (IX Escola de Investigação-Ação: Conflitos e Desafios)
- 2001 (Total: 1)
- Redes e conhecimento científico na Escola (Investigação-ação: mudando o trabalho de formar professores)
- 2001 (Total: 1)
- Fazendo CUIA
- 2014 (Total: 1)
- Docência, ambiente e tecnologias livres
- 2011 (Total: 2)
- Pesquisa, Desenvolvimento e Capacitação: Recursos Educacionais, Tecnologias Educacionais e Atividades a Distância
- Programa anual de capacitação continuada (PACC) 2011: fluência tecnológica no Moodle
- 2008 (Total: 1)
- Interação Mediada por Computador
- 2006 (Total: 1)
- Educação Ambiental Probio: Livro de professor
- 2005 (Total: 1)
- Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e suas Tecnologias
- 2003 (Total: 1)
- Alfabetização científico-tecnológica e investigação-ação educacional
- 2001 (Total: 1)
- Prática de Ensino-Investigativa na Formação Escolar Inicial
- 2009 (Total: 1)
- Produção Colaborativa e Diálogo-Problematizador mediados pelas Tecnologias da Infor- mação e Comunicação Livres
- 2004 (Total: 1)
- Ensino-investigativo de Ciências Naturais e suas Tecnologias nas séries iniciais do ensino fundamental
- 2023 (Total: 1)
- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Estágio Curricular Docente (XI Congreso Iberoamericano de Educación Científica - CIEDUC 2022)
- 2020 (Total: 3)
- ATIVIDADES DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM SCRATCHJR (XX ENDIPE Rio 2020)
- Relações de Variáveis com o Desempenho de Estudantes na Educação Profissional? (SENID)
- Software livre: desenvolvimento humano a partir da cultura produzida socialmente (SENID)
- 2018 (Total: 1)
- MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NAS ORIENTAÇÕES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO: O caso do curso de Pedagogia (XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino)
- 2016 (Total: 1)
- O Portal do Professor como Ferramenta de Autoria Docente (SENID)
- 2015 (Total: 6)
- Atividades de estudo de Física hipermidiáticas na formação inicial de físicos-educadores (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF))
- Explorando a linguagem utilizada no Twitter: proposta de integração do gênero digital twitter no ensino da língua portuguesa (VI Congresso Internacional de Educação)
- Incluir é... Proporcionar práticas inovadoras (XV Congresso Internacional de Educação Popular)
- Orientação de estágio supervisionado de ensino interdisciplinar e hipermidiático mediado por ambiente virtual de ensino -aprendizagem (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem)
- Proporcionar práticas inovadoras (XV Congresso Internacional de Educação Popular)
- TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO (III Seminário Internacional de Políticas Públicas)
- 2014 (Total: 3)
- A necessidade de fluência tecnológica do professor para utilização de AVEA frente a inovações da Resolução 06/2012 - CEB (IV SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica)
- Aprendizagem Conectada:Uma experiência de jovens aprendizes e instrutores no uso das Tecnologias de Informação e C omunicação como ferramentas pedagógicas (IV SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica)
- Orientação de estágio supervisionado de ensino mediado por ambiente virtual (IV SENEPT Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica)
- 2013 (Total: 2)
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO MEDIADO PELO WIKI DO MOODLE (III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning)
- Mooc mediado por REA: prática da liberdade nos programas de capacitação continuada no ensino superior (III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning)
- 2012 (Total: 2)
- Modelo Teórico para Orientações Didático-Pedagógicas de Atividades no Moodle (XX Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância)
- Supervisão de Estágio: Uma Experiência em Rede (Worshop de Informática na Escola - WIE)
- 2011 (Total: 6)
- e-Mail no Moodle: diálogo-problematizador para educar para liberdade. (MoodleMoot Brasil 2011)
- Hipermídia na Educação Profissional (XIV Encontro Nacional de Educação e Ciclo de Estudos da Pedagogia)
- Investigando a hipermídia educacional no processo de ensino-aprendizagem de Física (Encontro de Física 2011: Integração da Física na América Latina)
- Investigando a mediação tecnológica da hipermídia educacional em atividades de estudo de física (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC)
- Programação e monitoramento de atividade de estudo ?Lição? na mediação tecnológico-educacional Moodle (17º Workshop de Informática na Escola)
- Regularidades e transformações em hipermídia educacional (ESUD 2011 ? VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância)
- 2010 (Total: 8)
- As TIC e os desafios no ensino de Geografia (IX Semana de Geografia da UESB: Trajetórias do mundo e do pensamento: os 25 anos de Geografia na Uesb)
- EDUCAÇÃO DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA E DOCÊNCIA INVESTIGATIVA: POTENCIALIDADE DAS PESQUISAS DE AVALIAÇÃO TIPO SURVEY DO MOODLE (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Fluência Tecnológica em Educação a Distância: meta formativa dos cursos de capacitação de professores pesquisadores e turores na UAB/UFSM (I Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel: desafios metodológicos)
- Integração de recursos educacionais digitais na educação profissional técnica de nível médio como inovação curricular (II Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica)
- Mediação Tecnológica Educacional Livre e Produção Colaborativa (Universidad 2010 7. Congreso Internacional de Educación Superior)
- O que siginifica atuar na perspectiva da educação como prática da liberdade no ambito da UAB? (IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura)
- Software Livre, Hipermídia Educacional e o Ensino de Física (X Congresso Internacional de Educação Popular, 2010)
- Tutoria e Monitoramento Eletrônico das Atividades de Estudo em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (16. Congresso Internacional de Educação a Distância)
- 2009 (Total: 3)
- Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle (XXIX Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação)
- Formação Educacional Mediada por Computador: ambiente hipermidiático Moodle no desenvolvimento e aprendizagem da colaboração escolar (4@ Conahpa)
- Resolução colaborativa de problemas de física no wiki do Moodle (4@ Conahpa - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem)
- 2008 (Total: 5)
- Diálogo-problematizador e colaboração mediados pelo Wiki do Moodle (II Seminário Diálogos com Paulo Freire: Educação Popular, Formação profissional e Movimentos Sociais)
- Escolarização dialógico-problematizadora a distância: ambientes e objetos multimídias de ensino-aprendizagem (X Fórum de Estudos: Leituras Paulo Freire)
- Mediação Tecnológica AMEM e Educação Científico-Tecnológica (CONAHPA Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem)
- Produção escolar colaborativa mediada pelo wiki do Moodle (VIII Encontro sobre Investigação na Escola)
- Projeto e implementação de Objetos de Aprendizagem (V Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância -- ESUD)
- 2007 (Total: 1)
- Potencial Mediador do AMEM para Educação Científico-Tecnológica (TISE 2007 Taller Internacional de Software Educativo)
- 2006 (Total: 1)
- Redes e Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: o potencial dos objetos escolares hiper e multimídias (Congresso Nacional de Ambientes Hipermídias para Aprendizagem)
- 2005 (Total: 3)
- Discutindo Tecnologia nas aulas de Ciências Naturais das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (IV Encontro Ibero-americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem investigação na sua escola)
- INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA DE PROFESSORES: Trajetórias inicial e continuada (IX Escola de Investigação-Ação)
- Problemas Matemáticos: aprender e ensinar por meio do diálogo (IV Colóquio de Educação: a formação do educador do século XXI)
- 2004 (Total: 5)
- Educação Científica e Tecnológica na Formação de Professores (III Simpósio Internacional de Educação Superior)
- Implementação dos componenetes científico e tecnológico nas séries iniciais do ensino fundamental: um exemplar de investigação-ação escolar (VSeminário de pesquisa em Educação da Região Sul)
- Integração do Componente Tecnológico nas aulas de Ciências Naturais das séries iniciais (V Encontro sobre Investigação na Escola)
- Integrando Ciência e Tecnologia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Políticas Públicas e pesquisas sobre as aulas de Ciências (XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- INTEGRANDO CIÊNCIA E TECNOLOGIA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências)
- 2003 (Total: 4)
- Atividades de ciência e tecnologia nas Séries Iniciais: investigação-ação nas aulas de CN&T (IV Encontro sobre investigação na escola)
- Cadeia Alimentar: Modelos e modelizações no ensino de ciências naturais (IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Ciência e Tecnologia nas séries iniciais do ensino fundamental: das políticas públicas a investigação-ação nas aulas de ciências (4° Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Investigação-Ação Escolar Inicial: necessária para o ensino-investigativo de ciências naturais e suas tecnologias? (VIII Escola de Verão de investigação-Ação Escolar)
- 2002 (Total: 2)
- Eixos Curriculares Ativos na Prática de Ensino-investigativo em Ciências Naturais e suas tecnologias (III Encontro sobre Investigação na Escola)
- Ensino investigativo em ciências Naturais e suas tecnologias na formação de professores (IV ANPEd - Sul)
- 2001 (Total: 3)
- Diálogo problematizador na comunicação eletrônica (III Colóquio internacional Paulo Freire)
- Educação recorrente e investigação-ação na prática de ensino-investigativa da formação escolar dos professores (VII Escola de Verão de investigação-ação educacional emancipatória e formação de profissionais da educação)
- Formação de professores em EJA num processo de ensino investigativo (II Encontro sobre Investigação na Escola)
- 2000 (Total: 6)
- Ação colaborativa no redimensionamento dos cursos de licenciaturas (III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- Formação de professores: ações dialógicas na educação recorrente (II Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Interações entre ações dialógicas problematizadoras e a cultura da informática (IIFórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Investigação-Ação educacional na formação inicial de professores (VI Escola de Verão de Investigação-Ação Educacional)
- Investigação-Ação na educação recorrente: fortalecendo a formação inicial e continuada de profissionais da educação (I Encontro sobre Investigação na escola)
- Práticas Educativas: construindo uma rede de colaboração (II Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- 1999 (Total: 7)
- Colaborando ativamente com a educação pública e a reforma agrária (II Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul)
- Educação dialógica e formação de profissionais da educação nas escolas públicas dos assentamentos de reforma agrária do RS (I Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Exclusão-inclusão, Cotidianos e Contextos escolares (V Escola de Verão de Investigação-Ação Educacional)
- Formação Colaborativa de professores: Ações de um grupo multidisciplinar (II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- Investigação-Ação nas Escolas Públicas dos Assentamentos de Reforma Agrária (V Escola de Verão de Investigação-Ação Educacional)
- O projeto CUIA-EJA-PRONERA da UFSM nas escolas públicas dos assentamentos de reforma agrária do RS (Primeiro Encontro de Integração da Universidade Federal de Santa Maria na Reforma Agrária)
- Resgatando possibilidades de aprendizagem escolar (I Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- 2018 (Total: 6)
- A UTILIZAÇÃO DOS PORTAIS EDUCACIONAIS E RECURSOS DIGITAIS PELOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- CHECKLIB: UM SISTEMA WEB PARA AVALIAÇÃO DE INTERFACE PARA SOFTWARES DE BIBLIOTECAS (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Diálogo-Problematizador em Rede como Metodología Investigativa Participativa (Primer Encuentro Internacinal de la Red Sentipensante para la transformación social: Metodologias de Investigación Participativa)
- MEDIAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PROGRAMAÇÃO NO PROCESSO DE INTERAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS: A LUZ DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Uma experiência de integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino Médio (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2017 (Total: 1)
- Avaliação de um aplicativo para smartphone que tematiza conteúdos de filosofia e suas relações com o ensino de filosofia no Ensino Médio (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2015 (Total: 1)
- COLABORAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2014 (Total: 1)
- Iniciação Científica e TIC livres no contexto do ensino médio politécnico (5º SIPERE Seminário sobre Incidência de Políticas Educacionais em Redes Escolares)
- 2005 (Total: 1)
- Alfabetizacão científico-tecnológica na formacão inicial de professores (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2000 (Total: 3)
- Cultura Informática na Formação de professores (XII Salão de Iniciação científica)
- Formação de professores: cultura científico-tecnológica na prática educativa (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
- Recursos telemáticos na formação de professores: uma reelaboração dos conteúdos culturais/educacionais (52ª Reunião Anual da SBPC - O Brasil na Sociedade do Conhecimento DESAFIO PARA O SÉCULO XXI)
- 1999 (Total: 6)
- Formação de professores e escolarização de jovens e adultos nos assentamentos de reforma agrária no RS (V Seminário de Iniciação Científica IV Jornada de ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
- Formação inicial e continuada para professores-leigos das escolaspúblicas dos assentamentos de reforma agrária brasileira e escolarização dos sujeitos assentados (XI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- Microcomputador ligado em rede: uma proposta de renovação dos conteúdos culturais/educacionais (V Seminário de Iniciação Científica IV Jornada de ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
- Redes e Conhecimento Científico: proposta de investigação ativa através de um projeto integrado (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- Redes, Ações colaborativas e redimensionamento do quefazer educativo (XI Salão VIII Feira de Iniciação Científica da UFRGS)
- Uma proposta investigativa-dialógica no espaço escolar formal (V Seminário de Iniciação CIentífica IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
- 1998 (Total: 5)
- A investigação-ação e a formação em ciências naturais dos profissionais da educação (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Redes e conhecimento científico na escola (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Redes e conhecimento científico: reavaliando a prática educativa (XIII JOrnada Acadêmica Integrada)
- Redes e investigação-ação educacional: objetos de potencialização e construção de um ser mais (XIII Jornada Acadêmica Integrada)
- REDES E INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL: potencializando a renovação dos conteúdos culturais no espaço escolar. (1ª Oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação)
- 2020 (Total: 1)
- Software Livre ScratchJr: relato de experiência com dispositivos móveis na Educação Infanti (SENID)
- 2017 (Total: 2)
- Pesquisa-ação para integração de tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas escolares (1º Congresso Bienal da Rede Lusófona ?Estreiadiálogos? Diálogos interdisciplinares na Pesquisa ? Ação: possibilidades e desafios)
- Pesquisa-Ação Mediada por Tecnologias Educacionais Em Rede: Orientação de Estágio Curricular Docente (1º Congresso Bienal da Rede Lusófona ?Estreiadiálogos? Diálogos interdisciplinares na Pesquisa ? Ação: possibilidades e desafios)
- 2014 (Total: 1)
- TIC LIVRES NA EDUCAÇÃO POLITÉCNICA: PRODUÇÃO COLABORATIVA PARA A INICIAÇÃO CIENTÍFICA (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2013 (Total: 1)
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO MEDIADO PELO WIKI DO MOODLE (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2012 (Total: 1)
- Integração das tecnologias e convergência das modalidades educacionais na UFSM (27a. Jornada Acadêmica Integrada)
- 2011 (Total: 2)
- Fluência Tecnológica e Produção Escolar Colabortiva Mediada pelo Wiki do Moodle (Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- O Moodle como Mediador Tecnológico no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional (17º Workshop de Informática na Escola)
- 2010 (Total: 1)
- EXPOSIÇÃO ITINERANTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROBIO - BIOMA PAMPA (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
Produção Técnica
- 2016 (Total: 1)
- MOOC DE REDAÇÃO OFICIAL EM LIBREOFFICE WRITER
- 2014 (Total: 2)
- Estágio Supervisionado de Ensino II
- Tecnologia Aplicadas a Educação e Sistemas de Informação
- 2008 (Total: 1)
- Interação Mediada por Computador
- 2006 (Total: 2)
- Educação Ambiental Probio: Livro de professor
- Jogo da Biodiversidade: Educação Ambiental -- PROBIO
- 2005 (Total: 1)
- Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e suas Tecnologias
- 2001 (Total: 1)
- Práticas pedagógicas de História e Geografia
- 2005 (Total: 1)
- IX Escola de Investigação-Ação
- 2003 (Total: 1)
- VIII Escola de Investigação-Ação Escolar
- 2000 (Total: 1)
- II Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
- 1998 (Total: 1)
- Semana Academica do Centro de Educação 1998
- 2016 (Total: 1)
- MOOC DE REDAÇÃO OFICIAL EM LIBREOFFICE WRITER
- 2011 (Total: 1)
- Capacitação Pedagógica da Equipe Multidisciplinar da UAB/UFSM
- 2010 (Total: 2)
- Curso de Capacitação de Docentes do Sistema Universidade Aberta do Brasil
- Curso de Capacitação de Tutores do Sistema Universidade Aberta do Brasil
- 2008 (Total: 1)
- Educação Ambiental para gestão transfronteiriça da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim
- 2006 (Total: 4)
- Encontro Estadual de Formação de Educadores da EJA: Ciências e Tecnologias
- Partindo de um Projeto Pedagógico baseado em Habilidades e Competências, como Gerar uma Estrutura Curricular?
- Projeto Pedagógico, Curriculo e Avalaição dos Cursos de Computação e Informática
- Revista Varia Scientia
- 2005 (Total: 1)
- Problemas Matemáticos: aprender e ensinar por meio do diálogo
- 2004 (Total: 2)
- Integrando Ciência e Tecnologia através da resolucão de Problemas abertos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Investigação-ação na formação do professor em tempos de internet
- 2003 (Total: 1)
- VIII Escola de Investigação-Ação Escolar
- 2001 (Total: 1)
- Diálogo Problematizador na comunicação Eletrônica
- 1999 (Total: 1)
- XI Salão de Iniciação Científica
- 2008 (Total: 1)
- Produção escolar colaborativa mediada pelo wiki do MOODLE
- 2007 (Total: 2)
- Paulo Freire, Formação de Professores e Mediação Tecnológica Livre
- Potencial Mediador do AMEM para Educação Científico-Tecnológica
- 2001 (Total: 1)
- Educação recorrente e investigação-ação na prática de ensino-investigativa da formação escolar dos professores
- 2000 (Total: 7)
- Cultura Informática na Formação de professores
- Formação de professores, investigação-ação e educação recorrente
- Formação de professores: cultura científico-tecnológica na prática educativa
- Interaçôes entre ações educativas problematizadoras e a cultura da informática
- Investigação-Ação na educação recorrente: fortalecendo a formação inicial e continuada de profissionais da educação
- Práticas Educativas: construindo uma rede de colaboração
- Redes de Colaboração na Construção do Conhecimento
- 1999 (Total: 8)
- Educação Diaógica e formação de profissionais da educação nas escolas públicas dos assentamentos de reforma agrária do RS
- Formação de professores e escolarização de jovens e adultos nos assentamentos de reforma agrária no RS
- Formação de Professores: Ações dialógicas na educação recorrente
- Formação Inicial e continuada para professores-leigos das escolas públicas dos assentamentos de reforma agrária brasileira e escolarização dos sujeitos assentados
- Investigação-Ação nas escolas Públicas dos Assentamentos de Reforma Agrária
- Redes e Conhecimento Científico na Escola
- Redes e Conhecimento Científico: proposta de investigação ativa através de um projeto integrado
- Redes, Ações colaborativas e redimensionamento do quefazer educativo
- 1998 (Total: 1)
- Redes e Investigação-Ação Educacional: Objeto de potencialização e construção de um ser mais
- 2024 (Total: 1)
- Perspectivas interdisciplinares na formação de professores: abordagem STEAM e saberes docentes
- 2005 (Total: 1)
- Trabalhando desde a Iniciação Científica com Investigação-Ação
- 2022 (Total: 1)
- Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Estágio Curricular Docente
- 2017 (Total: 2)
- Pesquisa-ação para integração de tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas escolares
- Pesquisa-Ação Mediada por Tecnologias Educacionais Em Rede: Orientação de Estágio Curricular Docente
- 2011 (Total: 1)
- Regularidades e Transformações em Hipermídia Educacional
- 2009 (Total: 3)
- Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle
- Formação Educacional Mediada por Computador: ambiente hipermidiático Moodle no desenvolvimento e aprendizagem da colaboração escolar
- Resolução colaborativa de problemas de física no wiki do Moodle
- 2006 (Total: 1)
- Redes e Ambientes virtuais de ensino-aprendizagem: o potencial dos objetos escolares hiper e multimídias
- 2024 (Total: 1)
- Explorando perspectivas interdisciplinares no ensino de ciências e matemática
- 2020 (Total: 1)
- ATIVIDADES DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM SCRATCHJR
- 1999 (Total: 4)
- Comunicação e novas tecnologias: investigação-ação e educação informática
- Conteúdos culturais, Redes de Conhecimento e Investigação-ação Educacional
- Que fazer colaborativo ressignificando as práticas educativas
- Redes, investigação-ação e ensino a distância nos contextos de reforma agrária brasileira
- 2018 (Total: 1)
- O cenário da Pós-Graduação no Brasil: desafios e possibilidades
- 2014 (Total: 1)
- Orientação de estágio supervisionado de ensino mediado por ambiente virtual
- 2010 (Total: 1)
- Integração de recursos educacionais digitais na educação profissional técnica de nínel médio como inovação curricular
- 2008 (Total: 1)
- Diálogo-problematizador e colaboração mediados pelo Wiki do Moodle
- 2023 (Total: 1)
- STEAM, PBL e EPL: estrategia metodológica das situações existenciais freirianas
- 2020 (Total: 1)
- RELATÓRIO DO GRUPO DE TRABALHO CONSTITUÍDO PARA ESCOLHA DE CHEFE E CHEFE SUBSTITUTO DO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO - GESTÃO 2020/2022
- 2018 (Total: 1)
- Organização E Integração Das Tecnologias Digitais Na Prática Educativa Da Educação Infantil
- 2017 (Total: 1)
- DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO-APRENDIZAGEMDE ÁREAS E VOLUMES
- 2000 (Total: 1)
- Pedagogia não rima com Demagogia
- 2015 (Total: 1)
- Tecnologias e inovação: desafios das tecnologias para a educação, a integração das TICs no currículo e na perspectiva da inovação das práticas pedagógicas
- 2020 (Total: 1)
- Relatório FInal do Projeto Atividades de Pensamento Computacional na Educação Infantil com ScratchJr
- 2015 (Total: 2)
- Estágio Supervisionado de Ensino mediado pelo wiki do Moodle
- TIC livres na educação politécnica: produção colaborativa no ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas
- 2011 (Total: 1)
- Fluência Tecnológica e Produção Escolar Colabortiva Mediada pelo Wiki do Moodle
- 2010 (Total: 1)
- Flu6encia Tecnológica mediada pelo wiki do Moodle
- 2009 (Total: 1)
- CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO COLABORATIVA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA BACIA HIDROGRÁFICA DA LAGOA MIRIM
- 2007 (Total: 1)
- Potencial Mediador do AMEM - PAMEM
- 2005 (Total: 1)
- Relatório de consolidacão dos produtos relativos à etapa 1 de levantamentos bibliográficos, revisão de literatura e diagnóstico da abordagem dos temas relacionados ao subprojeto no sistema educacional brasileiro
- 2001 (Total: 1)
- Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador na Perspectiva da Investigação-Ação
- 2021 (Total: 1)
- FACCE: UM FRAMEWORK PARA AVALIAR A CARGA COGNITIVA NA EDUCAÇÃO
- 2007 (Total: 1)
- Desenvolvimento teórico-metodológico em gestão transfronteiriça de áreas úmidas: Lagoa Mirim (Brasil-Uruguai).
- 2005 (Total: 1)
- Educação Ambiental PROBIO
- 2020 (Total: 1)
- Rede Otec - Observatório de Tecnológicas na escola
- 2017 (Total: 5)
- INSTITUTO PRESBITERIANO MACKENZIE
- Revista ACTIO: Docência em Ciências (ISSN 2525-8923)
- Revista Brasileira de Educação (RBE)
- Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep)
- Revista Educação
- 2011 (Total: 1)
- Seminário Internacional de Educação em Ciências - I SINTEC
- 2006 (Total: 1)
- Revista Varia Scientia
- 2024 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923)'
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2023 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923)'
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2022 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923)'
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2021 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923)'
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2020 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923)'
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2019 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923)'
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2018 (Total: 8)
- Revisor de periódico 'ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923)'
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2017 (Total: 7)
- Revisor de periódico 'ACTIO: Docência em Ciências (ISSN: 2525-8923)'
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2016 (Total: 6)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
- 2015 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'Alexandria (UFSC)'
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- 2014 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- 2013 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'Informática na Educação (Impresso)'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- 2012 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
- 2011 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2022 (Total: 1)
- Desenvolvimento Psíquico e Orientação de Estágio Supervisionado De Ensino: Um estudo sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural
- 2021 (Total: 1)
- Saberes mobilizados e construídos no contexto do Estágio Supervisionado de Ensino do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional
- 2020 (Total: 1)
- Tecnologias Criativas e suas potencialidades para o Letramento Digital enquanto função social a partir da elaboração de minidocumentários
- 2019 (Total: 1)
- INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE PELOS ESTUDANTES-ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PORTAIS E RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS
- 2018 (Total: 2)
- ?Ambientes Livres e Abertos de Programação no Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil Orientado por Investigação
- Uma experiência de integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médio
- 2017 (Total: 2)
- ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA MEDIADO POR DISPOSITIVOS MÓVEIS
- Integração do ambiente virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle no ensino médio politécnico
- 2016 (Total: 1)
- PRÁTICAS ESCOLARES MEDIADAS PELA WIKI DO MOODLE: ANÁLISE DE ACEITAÇÃO E PERCEPÇÕES ACERCA DO PRIMEIRO CONTATO DOS ESTUDANTES
- 2014 (Total: 1)
- MOOC redação oficial em LibreOffice Writer
- 2013 (Total: 5)
- A integração das TIC no contexto do programa de aprendizagem no transporte: possibilidades e realizações
- Convergência entre as modalidades educacionais como forma potencializadora da educação no ensino técnico
- Leitura-Escrita colaborativa mediada por Tecnologias Educacionais em Rede no ensino Médio Politécnico
- MESCLAS ENTRE LIVRO DIDÁTICO, EXPERIMENTO REAL E EXPERIMENTO VIRTUAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
- PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO E A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
- 2019 (Total: 1)
- Atividades de Pensamento Computacional na Educação Infantil com ScratchJr
- 2024 (Total: 1)
- Aprendizagens colaborativas na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições de um Roteiro Educacional de Compartilhamento do Conhecimento (RECC)
- 2022 (Total: 1)
- Investigação acerca da manifestação da Consciência Crítica no Estágio Supervisionado de Ensino
- 2021 (Total: 2)
- FACCE: Um Framework para avaliar a Carga Cognitiva na Educação
- Relação de Variáveis com o Desempenho de Estudantes na Educação Profissional a Distância
- 2020 (Total: 1)
- DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO SUPORTE PEDAGÓGICO NAS PRÁTICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II