Rosaura Maria Albuquerque Leao

Produção Bibliográfica

    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN Toponímia, história e memória: nomes das ruas do bairro Centro da cidade de Santa Maria/RS (Revista Entrepalavras)
    2017 (Total: 1)
  • ISSN O ensino e o movimento de gramatização no Rio Grande do Sul (LINGUAGENS & CIDADANIA)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN A LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: OUTRAS FORMAS DE DIZER O MESMO (Linguasagem (São Paulo))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN A ANTOLOGIA NACIONAL COMO DISCURSO FUNDADOR DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL (Expressão (Santa Maria))
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Reflexões discursivas acerca do manual didático como objeto da história (Expressão (Santa Maria))
    2003 (Total: 1)
  • ISSN A questão da subjetividade em Benveniste e Bakhtin (Revista Litterarius (Santa Maria))
    2002 (Total: 1)
  • ISSN Construção de sentido: texto/intertextualidade (Revista Litterarius (Santa Maria))
    2001 (Total: 2)
  • ISSN A influência do contexto na compreensão da história infantil O Elefantinho Malcriado, de Ana Maria Machado (Metódica (Santa Maria))
  • Os estímulos ostensivos no discurso publicitário do Programa Brasil em Ação analisados através da Teoria da Relevância, de Sperber & Wilson. (Expressão)
    1996 (Total: 1)
  • ISSN A argumentação no texto publicitário. (Vidya (Santa Maria))
    2012 (Total: 1)
  • Professor de Língua Portuguesa e a Escrita: que relação é essa? (Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa: Desafios e Possibilidades)
    2011 (Total: 1)
  • Livro Didático: um manual ... (Linguagem e Interação: O ensino em pauta)
    2003 (Total: 1)
  • A Faculdade Palotina e a Cultura (Santa Maria: Cidade Cultura)
    2008 (Total: 1)
  • Caderno Universitário de Comunicação e Expressão nº 512
    2001 (Total: 1)
  • Caderno Didático - Prática de leitura em capas de revista, manchetes de jornais, outdoor e volantes
    2007 (Total: 1)
  • Compêndio de Normatização de Trabalhos Acadêmicos
    2011 (Total: 1)
  • Linguagem e Interação: O ensino em pauta
    2011 (Total: 1)
  • CADERNO DIDÁTICO DE COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
    2021 (Total: 1)
  • Acervo Documental de Livros Didáticos de Língua Portuguesa (UFSM Silveira Martins)
    2005 (Total: 2)
  • Projeto ULBRA - Oficinas Comunitárias como Estratégia de Inserção na Comunidade e Formação para a Cidadania (V COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUR - PODER, GOBIERNO Y ESTRATEGIA EN LAS UNIVERSIDADES DE AMERICA DEL SUR)
  • Univeridade: Uma Organização Burocrática ou um Sistema Político? (V COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERITARIA EN AMÉRICA DEL SUR- PODER, GOBIERNO Y ESTRATEGIA EN LAS UNIVERSIDADES DE AMÉRICA DEL SUR)
    2019 (Total: 1)
  • Disciplinarização da Língua Portuguesa: acervo documental de livros didáticos (VII Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa)
    2014 (Total: 1)
  • Linguagem, Interação e Trabalho Docente (XI Encontro do CELSul- Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
    2012 (Total: 1)
  • TRABALHO DOCENTE E O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
    2010 (Total: 4)
  • HORA DO CONTO: REPRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO, PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE HEMATO-ONCOLOGIA DO HUSM, EM CLASSE HOSPITALAR (9º ENCONTRO DO CELSUL)
  • Os Sentidos atribuídos à Leitura pelo Aluno-Especial, paciente internado no Setor de Hemato-Oncologia do HUSM, em Classe Hospitalar (VI SENALE - seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
  • OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À LEITURA PELO ALUNO-ESPECIAL, PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE HEMATO-ONCOLOGIA DO HUSM, EM CLASSE HOSPITALAR (9º ENCONTRO DO CELSUL)
  • Representação Social do professor-Simbólico e do aluno-Especial, paciente internado no Setor de Hemato-Oncologia do HUSM, no Projeto Hora do Conto em Classe Hospitalar (VI SENALE - Seminário nacional sobre Linguagem e Ensino)
    2009 (Total: 1)
  • A Sedução pela Palavra nos Impressos Volantes: Um Novo Gênero Textual a ser Estudado (V SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais)
    2008 (Total: 1)
  • Frase: Um gênero textual a ser estudado (VIII Seminário Internacional em Letras: Linguagem, Sujeito e Representação)
    2007 (Total: 1)
  • Gesto de Leitura no Livro Didático de Língua Portuguesa (V Seminário de Pesquisa Corpus)
    2006 (Total: 1)
  • O Gesto de Leitura no Livro Didático de Língua Portuguesa: Fronteira Discursiva? (Jornada de Pesquisa da ULBRA, Campus de Santa Maria)
    2004 (Total: 1)
  • A Antologia Nacional como discurso fundador do Manual/Livro Didático no Brasil. (22ª Semana de Letras e 8º Seminário Internacional de Língua e Literatura: Espaços de Circulação da Linguagem)
    2002 (Total: 3)
  • Algumas reflexões sobre o manual didático e a educação no Brasil (II Seminário Internacional em Letras: Memória e Escrita)
  • O lugar do manual didático na educação no Brasil (I Congresso Internacional das Linguagens, V Seminário Nacional do Ensino de Língiua Portuguesa, IV Seminário Internacional de Ensino de Língua Estrangeira e I Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas)
  • O papel do conhecimento do mundo na compreensão da linguagem (21ª Semana de Letras e 7º Seminário Internacional de Língua e Literatura)
    2001 (Total: 4)
  • A tradição folclórica na música gaúcha (Seminário Internacional em Letras: Propostas e tendências)
  • Concepções de linguagem e o ensino de português no livro didático (Seminário Internacional em Letras: Propostas e tendências)
  • Formação profissional: Contadores de História (II Seminário Interinstitucional e V Seminário Internacional de Educação no Mercosul)
  • Literatura infantil e hospitalização: uma práxis possível (Seminário Internacional em Letras: Propostas e tendências)
    2000 (Total: 2)
  • Contadores de histórias para pacientes na unidade hemato-oncológica/HUSM: implicações na formação lúdica de professores (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
  • Contadores de histórias: a ludicidade pede passagem em hospitais (Jornada Regional de Educação e Mostra em Educação Básica)
    1999 (Total: 11)
  • A cor em textos publicitários (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • A linguagem e a ideologia do Programa do Ratinho (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • A língua que se fala versus a língua que se ensina (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • A oralidade em redações escolares (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • A polissemia em nosso dia-a-dia (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • A relevância da publicidade na publicidade da relevância: uma compreensão inferencial nos textos da Bombril (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • A sedução da magia: uma análise crítica dos impressos volantes entregues à população (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Estratégias para o ensino-aprendizagem na língua portuguesa (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Manchetes e Jornais (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • O discurso publicitário do Programa Brasil em Ação no projeto Amparo ao Trabalhador, analisado através da Teoria da Relevância (III CELSUL - IV SIL - X VARSUL)
  • Provérbio no texto publicitário (III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    1998 (Total: 4)
  • A falta de referência nas dissertações do concurso vestibular da FAFRA (II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário Franciscano)
  • O desenvolvimento do tema em redações de vestibular, numa perspectiva sociolingüistica (II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário Franciscano)
  • Sinalizadores argumentativos no texto publicitário (II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário Franciscano)
  • Texto publicitário, uma análise polifônica (I Congresso Internacional de educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA)
    1997 (Total: 3)
  • A coesão e a coerência textuais no texto: Uma história de amor dodói (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • A metáfora como fator de argumentação no texto publicitário (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • A narrativa em textos publicitários (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)

Produção Técnica

    2001 (Total: 1)
  • Caderno Didático: Língua Portuguesa
    2000 (Total: 1)
  • Caderno Didático de Português I
    2017 (Total: 2)
  • PROFESSORA PARTICI PANTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DO BACHARELADO EM LETRAS
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO DEFESA DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS A DISTÂNCIA DA UFSM
    2014 (Total: 2)
  • CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • O ACORDO ORTOGRÁFICO BRASILEIRO
    2013 (Total: 1)
  • LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
    2012 (Total: 4)
  • ESCOLA, CONHECIMENTO E REDAÇÃO
  • PROFESSORA MINISTRANTE DE PALESTRA 'AS ALTERAÇÕES PREVISTAS PELO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO'
  • PROFESSORA MINISTRANTE DE PALESTRA 'NOVA ORTOGRAFIA BRASILEIRA'
  • PROFESSORA MINISTRANTE DE PALESTRA 'NOVA ORTOGRAFIA BRASILEIRA''
    2011 (Total: 2)
  • NOVA ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
  • PALESTRA NO VII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ÁREA INTERDISCIPLINAR
    2010 (Total: 4)
  • A NOVA ORTOGRAFIA BRASILEIRA
  • NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
  • NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO BRASILEIRO
  • PALESTRA NA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA - UFSM
    2009 (Total: 1)
  • A NOVA ORTOGRAFIA BRASILEIRA
    2006 (Total: 2)
  • Curso de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Sâo Francisco de Assis
  • Curso de Nivelamento em Língua Portuguesa de 2002 a 2006
    2004 (Total: 1)
  • Oficina: O gesto de interpretação no Livro Didático de Língua Portuguesa
    2003 (Total: 1)
  • Oficina: Livro Didático: da Pedagogia à Manipulação da Língua
    2001 (Total: 3)
  • Concepções de Língua no Livro Didático - Oficina
  • Contadores de Histórias para Pacientes na Unidade de Hemato-Oncologia/UFSM: Implicações na Formação Lúdica de Professores
  • Práticas de Leitura em Capas de Revista, Manchete de Jornal, Outdoor e Volantes
    1999 (Total: 1)
  • Projeto Fábrica dos Sonhos - Operárias da Fantasia - para Pacientes Internados na Unidade de Hemato-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria
    1998 (Total: 2)
  • O Desenvolvimento do Tema em Redações de Vestibular, numa Perspectiva Sociolingüística
  • Pesquisa de Extensão com Profesores da Rede Estadual de Ensino - Projeto de Ensino e Extensão de Língua Portuguesa
    2013 (Total: 1)
  • A Leitura no Livro Didático de Língua Portuguesa: uma construção de sentidos ou uma decodificação
    2012 (Total: 2)
  • CONHECENDO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS/PACIENTES INTERNADOS NO SETOR DE HEMATO-ONCOLOGIA FORA DOS PADRÕES ESCOLARES ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS EDUCATIVAS
  • LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS E TRABALHO DOCENTE: PROFESSOR AUTÔNOMO?
    2011 (Total: 1)
  • REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR-SIMBÓLICO E DO ALUNO-ESPECIAL, ATRAVÉS DO ATO DE CONTAR HISTÓRIAS E DA LUDICIDADE EM AMBIENTE FORA DOS PADRÕES ESCOLARES EM PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE HEMATO-ONCOLGIA
    2010 (Total: 1)
  • Representação Social do Professor-Simbólico e do Aluno-Especial, paciente internado no Setor de Hemato-Oncologia do HUSM, no Projeto Hora do Conto em Classe Hospitalar
    2009 (Total: 2)
  • A Sedução pela Palavra nos Impressos Volantes: um novo gênero textual a ser estudado
  • REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR-SIMBÓLICO E DO ALUNO-ESPECIAL, PACIENTE INTERNADO NO SETOR DE HEMATO-ONCOLOGIA DO HUSM, NO CONTAR HISTÓRIA EM AMBIENTE FORA DOS PADRÕES ESCOLARES
    2008 (Total: 1)
  • Frase: um gênero textual a ser estudado
    2004 (Total: 1)
  • A Antologia Nacional como Discurso Fundador do Manual/Livro Didático no Brasil
    2002 (Total: 3)
  • Algumas Reflexões sobre o Manual Didático e a Educação no Brasil
  • Memória Histórica: O Lugar do Manual Didático na Educação no Brasil
  • O Papel do Conhecimento do Mundo na Compreensão da Linguagem
    2001 (Total: 2)
  • Concepções de linguagem e o ensino do português no livro didático.
  • Literatura infantil e hospitalização: uma práxis possível.
    2000 (Total: 1)
  • Contadores de História para Pacientes na Unidade de Hemato-Oncologia do HUSM: Implicações na Formação Lúdica de Professores
    1999 (Total: 1)
  • O discurso publicitário do Programa Brasil em Ação no Projeto Amparo ao Trabalhador, analisado através da Teoria da Relevância
    1998 (Total: 2)
  • O desenvolvimento do tema em redações de vestibular, numa perspectiva sociolingüística
  • Texto Publicitário, uma análise polifônica
    1997 (Total: 3)
  • A coesão e a coerência textuais no texto Uma história de amor e dodói.
  • A Metáfora como fator de argumentação no texto publicitário
  • Argumentação no texto publicitário
    2023 (Total: 1)
  • A atuação do pesquisador e a importância da Iniciação Científica na educação básica
    2015 (Total: 1)
  • LIVRO DIDÁTICO: AUTONOMIA DO PROFESSOR?
    2008 (Total: 1)
  • Conto de Humor- uma análise do conto Homem Nu, de Fernando Sabino
    2005 (Total: 2)
  • Instrumento Lingüístico e Ideologia
  • O Gesto de Leitura no Livro Didático
    2001 (Total: 2)
  • A compreensão inferencial em textos publicitário
  • Reflexões sobre as concepções de língua no livro didático
    1998 (Total: 1)
  • A formação histórica da Língua Portuguesa
    2016 (Total: 2)
  • PRESENÇA DA ORALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • RELÇÃO ENTRE FALA E ESCRITA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    2015 (Total: 1)
  • DESVENDANDO A ABORDAGEM DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS
    2015 (Total: 1)
  • LINGUAGEM, INTERAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
    2007 (Total: 1)
  • Gesto de Leitura no Livro Didático de Língua Portuguesa
    2020 (Total: 1)
  • Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Letras Português e Literaturas a Distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFSM - portaria nº 054/2020/CAL/UFSM
    2019 (Total: 1)
  • Professora participante do Conselho Editorial da Revista Ideias
    2016 (Total: 1)
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA COORDENAÇÃO DA MODALIDADE POSTER DO EIXO TEMÁTICO - DESCRIÇÃO LINGUÍSTICA E GRAMATICAL: DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS - CELSUL - XII ENCONTRO
    2015 (Total: 1)
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DO CONSELHO EDITORIAL DA REVISTA LINGUAGENS & CIDADANIA
    2012 (Total: 1)
  • MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB/UFSM - PORTARIA Nº 028/2012/CAL/UFSM
    2010 (Total: 2)
  • COORDENADORA DE TUTORIA DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRAIL - UAB/UFSM
  • PARTICIPANTE DO COLEGIADO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRAUIL - UAB/UFSM
    2005 (Total: 1)
  • Professora Presidente da Comissão Editorial da Revista Litterarius
    2020 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc da Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
    2019 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc da Revista Educação e Filosofia
    2015 (Total: 1)
  • PROFESSORA PARECERISTA AD HOC DA REVISTA LETRAS DE HOJE - PUCRS
    2007 (Total: 1)
  • Professora Participante pela Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - da Faculdade Palotina - FAPAS
    2019 (Total: 1)
  • PROFESSORA FORMADORA NO CURSO DE LETRAS - PORTUGUÊS - UAB/UFSM
    2017 (Total: 5)
  • PROFESSORA AVALIADORA DOS TRABALHOS DA JAI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • PROFESSORA PARTICIPANTE COMO MEMBRO EFETIVO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSU
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DO COLEGIADO DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURAS A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB/UFSM
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DO NÚCLEO ESTRUTURAL DOCENTE DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - DIURNO
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DO NÚCLEO ESTRUTURAL DOCENTE DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E LITERATURA A DISTÂNCIA, DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB/UFSM
    2016 (Total: 5)
  • PROFESSORA AVALIADORA DOS TRABALHOS DA JAI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • PROFESSORA COORDENADORA DO PROCESSO SELETIVO DO VESTIBULAR DO ENSINO A DISTÂNCIA DA UFSM
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM LETRAS
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE BACHARELADO EM LETRAS
  • PROFESSORA PARTICIPANTE NA BANCA DE AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES DO PROCESSO SERIADO DA UFSM
    2015 (Total: 7)
  • PARTICIPAÇÃO NA BANCA DE AVALIAÇÕES DAS REDAÇÕES DO CONCURSO VESTIBULAR DA UFSM
  • PARTICIPANTE DA BANCA DE AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO SERIADO 2015
  • PARTICIPANTE DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO, UFSM
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA BANCA EXAMINADORA PARA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTO AUTODIDATA
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA XXIV SEMANA DE LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO CURSO DE LETRAS
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2014 (Total: 4)
  • LINGUAGEM, INTERAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
  • MEMBRO DA COMISSÃO ELEITORAL RESPONSÁVEL PELA ELEIÇÃO PARA NOVO COORDENADOR DO CURSO DE LETRAS LICENCIATURAS - PORTARIA Nº 032/2014/CAL/UFSM
  • MEMBRO DO DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS NO CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DO CENTRO DE ARTES E LETRAS - CEPE CAL - PORTARIA Nº
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
    2013 (Total: 1)
  • MEMBRO DA COMISSÃO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - NÍVEIS MESTRADO E DOUTORA - EDIÇÃO 2014 - PORTARIA Nº 133/2013/CAL/UFSM
    2012 (Total: 2)
  • PROFESSORA COORDENADORA DO II SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO EM LÍNGUA PORTUGUESA
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA BANCA DE AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES DO CONCURSO VESTIBULAR
    2011 (Total: 3)
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA BANCA DE AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES DO CONCURSO VESTIBULAR, EDIÇÃO 2011, UFSM
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA BANCA DE AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES DO PROGRAMA DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR, EDIÇÃO 2011, UFSM
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ELABORAÇÃO DE ITENS PARA O BANCO NACIONAL DE ITENS DO INEP
    2010 (Total: 2)
  • COMISSÃO ORGANIZADORA DA I JORNADA INTEGRADA À JAI
  • PROFESSORA PARTICIPANTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA II JORNADA DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS E LITERATURA UAB/UFSM DO POLO EDUCACIONAL DE RESTINGA SÊCA
    2009 (Total: 1)
  • Presidente da Comissão do Processo Seletivo da FISMA
    2007 (Total: 1)
  • Presidente da Comissão de Vestibular da FAPAS 2007
    2006 (Total: 2)
  • Presidente da Comissão de Vestibular da FAPAS 2006
  • Professora Representante no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão na Faculdade Palotina - FAPAS
    2005 (Total: 6)
  • Presidente da Comissão de Vestibular da FAPAS 2005
  • Professora Participante na Conselho Consultivo da Revista Eletrônica Frontistés
  • Professora que integrou a Comissão Organizadora do I Ciclo de Palestras Planejamento Ambiental: uma ação para o desenvolvimento sustentável
  • Professora que integrou a Equipe de Apoio do I Congresso Internacional da Educação - Educação Humanizadora X Sociedade Globalizada.
  • Professora Representante no Conselho de Administração Superior da Faculdade Palotina. Santa Maria/RS
  • Professora Representante no Gabinete de Projetos - GAP - da Faculdade Palotina. Santa Maria/RS
    2004 (Total: 3)
  • Presidente da Comissão de Vestibular da FAPAS 2004
  • Professora Participante na Banca de Avaliação de Redações do Concurso vestibular da UFSM
  • Professora Representante na Comissão Organizadora da II Semana Acadêmica do Curso de Filosofia da FAPAS- Santa Maria/RS
    2003 (Total: 3)
  • Presidente da Comissão de Vestibular da FAPAS 2003
  • Professora Participante na Banca de Avaliação de Redações do Concurso Vestibular da UFSM
  • Professora Participante na Banca de Avaliação de Redações do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES/UFSM
    2002 (Total: 7)
  • Coordenadora de Mesa na 21ª Semana de Letras e 7º Seminário Internacional de Língua e Literatura
  • Participação na Banca de Avaliação de Redações do Concurso Vestibular da UFSM
  • Participação na Banca de Avaliação de Redações do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES/UFSM
  • Presidente da Comissão de Vestibular da Faculdade Palotina - FAPAS
  • Professora Patroness da 1ª Turma do Curso de Letras da Universidade da Região da Campanha - URCAMP/ Campus de São Gabriel
  • Professora Representante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Palotina - FAPAS/ Santa Maria/RS
  • Professora Representante no Colegiado do Conselho Municipal da Cultura. Santa Maria - RS
    2001 (Total: 1)
  • Participação em Banca Elaboradora de questões de Língua Portuguesa do Programa de Ingresso ao Ensino Superior - PEIES - edição 2001. UFSM/ Santa Maria
    1998 (Total: 2)
  • Professora Representante da categoria no Colegiado do Curso de Letras da Área de Artes, Letras e Comunicação. UNIFRA/ Santa Maria
  • Sessão de apresentação dos trabalhos
    1997 (Total: 1)
  • Grupo de Trabalho - SESu/MEC
    2017 (Total: 1)
  • PARECERISTA AD HOC NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E EDIÇÃO DO NÚMERO 54 DA REVISTA LETRAS
    2015 (Total: 1)
  • PROFESSORA AVALIADORA DOS TRABALHOS DA JAI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
    2014 (Total: 1)
  • PROFESSORA AVALIADORA DOS TRABALHOS DA JAI DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
    2011 (Total: 2)
  • PROFESSORA AVALIADORA E SELEÇÃO DE PROJETOS - PROLICEN - PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - UFSM
  • PROFESSORA PARECERISTA DE AÇÕES DE EXTENSÃO AO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - PROEXT
    2010 (Total: 1)
  • PROFESSORA AVALIADORA DE TRABALHOS NA JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA- UFSM
    2023 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LETRAS (UFSM)'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LETRAS (UFSM)'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LETRAS (UFSM)'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LETRAS (UFSM)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LETRAS (UFSM)'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LETRAS (UFSM)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2019 (Total: 1)
  • A Caracterização do Gênero Oral Homilia Televisionada
    2015 (Total: 1)
  • Desvendando a Abordagem do Conhecimento Linguístico nos Livros Didáticos
    2014 (Total: 1)
  • Os operadores argumentativos no gênero textual carta do leitor: um estudo de suas características e análise de cartas da Revista VEJA
    2002 (Total: 1)
  • O uso das tiras da Mafalda no ensino de língua estrangeira - espanhol - em uma abordagem comunicativa
    1999 (Total: 7)
  • A linguagem e a ideologia do Programa do Ratinho
  • A língua que se fala versus a língua que se ensina
  • A oralidade em redações escolares escritas
  • A sedução da magia: uma análise crítica dos impressos volantes entregues à população
  • As cores no texto publicitário
  • Manchetes de Jornais
  • Provérbio no texto publicitário