Sueli Salva

Produção Bibliográfica

    2025 (Total: 3)
  • ISSN ?ELE É O ÚNICO QUE FALA DA NOSSA TRAVESSIA?: A EXPERIÊNCIA DE CRIANÇAS VENEZUELANAS NO BRASIL (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • doi ISSN Educação das infâncias (DEBATES EM EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Os parâmetros de qualidade na educação infantil e a dimensão de prática pedagógica em duas escolas do Rio Grande do SulThe quality parameters in the kindergarten and the dimension of the pedagogical practicing in two Rio Grande do Sul?s schools (ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS))
    2024 (Total: 6)
  • doi ISSN A pré-escola na EMEI e EMEF: desafios da construção de práticas pedagógicas para a infância (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
  • doi ISSN Decolonialidade e educação infantil:para pensar uma pedagogia da infância (EDUCAR EM REVISTA)
  • ISSN Escrevivências de mulheres negras no ensino superior:a importância de leis como a10.639/2003 no espaço universitário (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • doi ISSN O protagonismo infantil e os espaços de educação das infâncias (REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE))
  • doi ISSN O PÓS-PANDEMIA FOI DIFÍCIL PARA QUEM? EXPERIÊNCIAS DO RETORNO PRESENCIAL ÀS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (Boletim de Conjuntura (BOCA))
  • doi ISSN Ser menino e ser menina em uma turma de crianças de multi-idade no contexto da Educação Infantil: diálogos sobre identidade de gênero (REVISTA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO)
    2023 (Total: 3)
  • ISSN Between spaces of silence and (re)existences: the trajectory of Venezuelan children in early childhood education (Pedagogia delle Differenze)
  • ISSN Gênero e violência em discurso no YouTube - A3 (CADERNOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE)
  • ISSN LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE EDUCANDO OS/AS JOVENS CONTEMPORÂNEOS A4 (TEXTURA - ULBRA)
    2022 (Total: 2)
  • ISSN A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI, ELKONIN, LEONTIEV E MUKHINA - B2 (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
  • doi ISSN A pesquisa com/sobre/para crianças - descolonizando o olhar e a escuta: uma conversa com Ana Lúcia Goulart de Faria (EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE))
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN Decolonialidade e interseccionalidade: Perspectivas para pensar a infância - A3 (CADERNOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE)
  • ISSN O QUE HÁ DO OUTRO LADO? A GESTÃO DA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS - B2 (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN ?ELA GOSTA MAIS DOS CARROS DO QUE DAS BONECAS?: IDENTIDADES DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR (DEBATES EM EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Gênero e protagonismo feminino em Star Wars: análise de notícias veiculadas em sites e blogs (TEXTURA - ULBRA)
    2019 (Total: 2)
  • doi ISSN A relação dos estudantes com o professor no Ensino Médio: narrativa e experiência (REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA)
  • doi ISSN DISCUTINDO CONCEPÇÕES SOBRE SEXUALIDADE INFANTIL: UM TEMA DELICADO (PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE))
    2018 (Total: 2)
  • ISSN DOS MODOS DE VIVER ENTRE A DIVERSIDADE E A UNIVERSALIDADE A JUVENTUDE NA ESCOLA: narrativas sobre o ensino médio (Cadernos de Pesquisa)
  • ISSN Ser menino e ser menina: concepções de gênero de professores e professoras do ensino fundamental (REVISTA COCAR (ONLINE))
    2016 (Total: 2)
  • ISSN Juventude e ensino médio: os processos de afastamento da escola (EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE))
  • ISSN O mundo ao Contrário de Charlotte: Questões de gênero em prosa (HUMANIDADES & INOVAÇÃO)
    2015 (Total: 3)
  • ISSN A ludicidade ameaçada: implicações pedagógicas das experiências na aquisição da leitura e escrita das crianças pequenas (RELADEI - REVISTA LATINO AMERICANA DE EDUCACIÓN INFANTIL)
  • doi ISSN Experiência de Formação do PNAIC: desafios, complexidades e potencialidades (Horizontes)
  • doi ISSN SOBRE PESQUISAS COM JOVENS ESTUDANTES DE ENSINO Médio (CONTRAPONTOS (ONLINE))
    2014 (Total: 3)
  • ISSN Eu não me dava muito bem na escola: um estudo com jovens do ensino médio (REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional)
  • ISSN o contexto escolar e suas práticas: reflexões sobre identidade de gênero (Teias (Rio de Janeiro))
  • ISSN Relações de Gênero e Educação:fronteiras invisíveis que demarcam modos de ser - 2177-6059 (ROTEIRO)
    2011 (Total: 2)
  • ISSN Entre o 'gostar' de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS (Educação (UFSM))
  • ISSN Relações de Gênero e Educação (Revista do Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria (Cessou em 1983))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Resenha: O jogo do Eu: A mudança de si em uma sociedade Global (Conjectura : filosofia e educação (UCB))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Protagonizar Lugares com Sentidos de Ser: um olhar sobre as jovens mulheres de periferia urbana (Educação e Cidadania)
    2006 (Total: 3)
  • ISSN Por uma Política de Direitos na Educação (Democracia Viva)
  • ISSN Porto Alegre: A Arte da Escuta na Formulação de Políticas Públicas (Democracia Viva)
  • Relatório Regional da pesquisa (Relatório Regional da pesquisa)
    1998 (Total: 1)
  • Escrevendo sob Algumas perspectivas Psicopedag[ogicas de leitura e Escrita (CEJEP em revista)
    2025 (Total: 3)
  • ?Onde mora a criança senão no seu corpo: qual o lugar do corpo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental?? (Educação das Infâncias II: (re)existências, culturas, políticas e práticas pedagógicas na infância.)
  • ?Quando eventos imprevistos marcam a vida escolar das crianças? (Educação das Infâncias II: (re)existências, culturas, políticas e práticas pedagógicas na infância)
  • Experiência na formação de Pedagogia curso de férias na UPF: o legado de Elli Benincá no modo de fazer a docência (Práxis dialógica benincaniana - memórias e experiências formativas)
    2024 (Total: 5)
  • Apresentação (Apresentação)
  • doi Experiências de docências no estágio curricular obrigatório na educação infantil: narrativas de si (Debates em Educação)
  • MULHERES IMIGRANTES BRASILEIRAS NA ITÁLIA: PERCEPÇÕES A RESPEITO DO ACOLHIMENTO DE SEUS FILHOS E FILHAS NAS ESCOLAS (Infâncias: política, cidadania e direitos no Brasil e na Itália.)
  • doi Na escola muita coisa acontece: pesquisando com as crianças da Educação Infantil (Perspectivas em Educação: outros horizontes)
  • doi Pesquisa com crianças e reflexividade construcionista: modos de olhar e modos de ver (Educação das infâncias: percursos, experimentações e criações em contextos educativos)
    2023 (Total: 1)
  • doi Pedagogia biofílica: o amor à vida como uma perspectiva decolonial naeducação com crianças (Temas em Educação)
    2022 (Total: 8)
  • doi A Heteronormatividade como padrão social na primeira infância (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi As Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: viabilizando uma aprendizagem mais significativa (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (Política, formação e prática educativa na infância)
  • Infâncias e imigrações em Santa Maria - Rs: entre silêncios e a luta pelo direito à educação (CRIANÇAS EM DESLOCAMENTOS INFÂNCIAS, MIGRAÇÕES E REFÚGIO)
  • doi Maternidade e interseccionalidade: As implicações de gênero, raça e classe na sociedade contemporânea (Memórias, arte e (re)existências: infâncias em tempos de pandemia de Covid-19 e em outros tempos)
  • doi Por uma pedagogia do olhar e da escuta para entender a linguagem do brincar ? um exercício de descolonização (Brinquedos e cultura: Aspectos interdisciplinares do brincar)
  • doi Questões de gênero: um olhar no cotidiano escolar de uma escola municipal de educação infantil do município de Santa Maria - RS (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi Uma escola não precia separar meninos e meninas nem ser de vidro: experiências marcantes vividas no CAEI (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
    2021 (Total: 1)
  • SOBRE A PRODUÇÃO DE UMA JUVENTUDE NERD NA CULTURA DIGITAL: ENTRE DISCURSOS E PEDAGOGIAS (Biopolítica, Barbárie e Formação Humana)
    2020 (Total: 5)
  • doi A construção do pensamento matemático pela criança e o respeito aos conceitos espontâneos na Educação Infantil (Educação Infantil: perspectivas de pesquisa)
  • doi Bebês e brincar de faz de conta: especificidades primordiais na Educação Infantil (Educação Infantil: abordagens teóricas e práticas)
  • doi Desafios para a docência em tempos de infâncias digitalizadas: entre o YouTube e a Escola (Educação básica e atuação docente: experiências e possibilidades)
  • Infância, raça e escola: Os desafios da Construção de Pertencimento racial das crianças negras (QUESTÕES EM DEBATE: CONTEMPORANEIDADES)
  • doi Modos de ser/estar criança: narrando experiência com abayomis para educação antirracista (Educação Infantil: abordagens teóricas e práticas)
    2019 (Total: 3)
  • INFÂNCIA, BRINCADEIRA: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO (POR UMA LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS: IDADES E DIVERSIDADES)
  • MODOS DE ENTENDER AS CRIANÇAS: TRAÇOS E RASTROS QUE CONSTROEM O CONCEITO DE INFÂNCIA (Infâncias e Juventudes em diferentes contextos)
  • O ESPAÇO DOS BEBÊS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM MAPEAMENTO NAS PESQUISAS DO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES (O ESPAÇO DOS BEBÊS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM MAPEAMENTO NAS PESQUISAS DO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES)
    2018 (Total: 2)
  • DISCUTINDO A PROPOSTA DO ?NOVO ENSINO MÉDIO? COM BASE EM NARRATIVAS JUVENIS (Educação básica e pesquisa)
  • Sobre ser mulher na sociedade atual: um estudo com acadêmicas da UFSM (Educação, tecnologia e cultura digital)
    2017 (Total: 4)
  • Ensino Médio EMdiálogo na escola: Como dialogar onde falta o silêncio? (Juventude em diálogo- Formação e Práticas no Ensino Médio)
  • O olhar sobre a juventude a partir do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino médio: Narrativas de experiencia)
  • Problematizações acerca do Ensino Médio: em busca de uma educação integral (Ensino Médio: sujeitos, políticas e práticas em discussão)
  • UAAUUUU!!! O que houve aqui, "profe"? experiências enriquecedoras no contexto da educação infantil do IEEOB (Formação para a docência na Educação Infantil: pedagogias, políticas e contextos)
    2016 (Total: 2)
  • Educação Infantil: uma reflexão acerca do tempo (Pedagogias das Infâncias, crianças e docências na educação infantil)
  • O Olhar Sobre a Juventude a partir do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio UFSM- Narrativas de Experiências)
    2015 (Total: 1)
  • Jovens das Escolas do Ensino Médio de Santa Maria: escuta, diálogo e a permanente lógica escolarizante (Práticas Educativas Em Questão)
    2014 (Total: 1)
  • Jovens e escolas públicas do ensino médio de Santa Maria/RS. Quem são eles/elas? Qual ensino médio deseja? (Juventude em Perspectiva: múltiplos enfoques)
    2013 (Total: 2)
  • Ensino Médio EMdiálogo: como dialogar onde falta silêncio? (I Mostra EMdiálogo no RS)
  • Narrativas autobiográficas, questões de gênero e a identidade do pesquisador (Diálogos com a Educação: a escolha do método e a identidade do pesquisador)
    2010 (Total: 1)
  • Tecendo Algumas considerações sobre gênero (Bordando Sonhos)
    2007 (Total: 1)
  • Espaço Escolar: um lugar em processo de (re)significação (Escola Faz Arte)
    2006 (Total: 3)
  • Diálogos sobre participação: O que dizem os jovens da região metropolitana de Porto alegre Brasil (Ultima Década)
  • Diálogos Sobre Participação: O que dizem os jovens da região metropolitana de Porto Alegre Brasil (Ultima Década)
  • Escola...um lugar para a vida adolescente (Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais)
    2025 (Total: 1)
  • O Caso do Lobo Cambota
    2025 (Total: 2)
  • A Menina que Ri Por Dentro
  • doi Crianças ocupam a UFSM II: poéticas da infância no espaço de brincar
    2024 (Total: 1)
  • O Encontro
    2023 (Total: 2)
  • doi Crianças ocupam a UFSM: traços e encontros com a infância
  • doi Droli: o pequeno dinossauro
    2022 (Total: 3)
  • A Pequena Gnathovorax Azul
  • Mamãe, o que é o pensamento?
  • Uma menina esquisita chamada Dina
    2021 (Total: 5)
  • A Coleção de Maria Alice
  • doi A saudade de Clara
  • Mamãe, o que é a coragem?
  • Mamãe, o que é alegria?
  • Narrativas de Jovens Mulheres: Percursos e vida cotidiana
    2020 (Total: 1)
  • Sons, imagens, pensamentos: infâncias em tempos de pandemia
    2017 (Total: 2)
  • Casa do Estudante Universitário:  jovens, mães/ pais e suas crianças
  • Nas margens do Ensino Médio- Jovens de escolas públicas em processo de afastamento
    2014 (Total: 1)
  • Os Sentido do Ensino Médio: Olhares Juvenis sobre a escola contemporânea
    2025 (Total: 1)
  • Educação das Infâncias II: (re)existências, culturas, políticas e práticas pedagógicas na infância
    2024 (Total: 1)
  • doi Educação das infâncias: percursos, experimentações e criações em contextos educativos
    2022 (Total: 1)
  • doi Memórias, arte e (re)existências: infâncias em tempos de pandemia de Covid-19 e em outros tempos
    2017 (Total: 1)
  • Juventude Em Diálogo: Formação e Práticas no Ensino Médio
    2008 (Total: 1)
  • Narrativas da Vivência Juvenil Feminina: histórias e poéticas produzidas por jovens mulheres de periferia urbana de Porto Alegre
    2003 (Total: 1)
  • Vai ter dança hoje? Itinerários Juvenis no espaço escola
    2012 (Total: 1)
  • Diálogos Com a Educação: intimidade entre a escrita e a pesquisa
    2014 (Total: 1)
  • a criança precisa ter infância (Jornal de notícias)
    2013 (Total: 1)
  • Mídia e Educação: aliança possível? (Diário de Santa Maria)
    2012 (Total: 2)
  • Escola é um espaço de socialização Importante - (Diário de Santa Maria)
  • Música e Educação (Diário de Santa Maria)
    2011 (Total: 2)
  • 12 de outubro - foi mesmo o dia das crianças? (A Razãi)
  • Dia da Criança e o Consumo (Diário de Santa Maria)
    2007 (Total: 2)
  • Rumo à Espanha - Congresso de imigração (Notiserra)
  • Um Olhar de Viajante- a cultura do graffiti (Notiserra)
    2024 (Total: 1)
  • INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO (III SEMINÁRIO INTERNACIONAL INFÂNCIAS E PÓS-COLONIALISMO: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras)
    2018 (Total: 1)
  • Ensino Médio e Narrativas: desafios e possibilidades de pesquisa com jovens estudantes (XII ANPEd-SUL)
    2016 (Total: 3)
  • AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADES DE LEGITIMAÇÃO DAS CULTURAS INFANTIS (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
  • Diálogos Entre Freire e Charlot: O Ato De Escutar Como Princípio De Uma Pedagogia Para A Juventude (X Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Democracia, Sujeitos Coletivos e a Pedagogia da Esperança)
  • SER UM MESTRE POKÉMON: SOCIABILIDADE JUVENIL EM POKÉMON GO (5º Encontro Ouvindo Coisas : a instituição imaginária da cidade : a cidade que temos e a cidade que queremos)
    2014 (Total: 2)
  • ?NO MÉDIO É INSUPORTÁVEL ...? - PROCESSOS DE AFASTAMENTO DOS/DAS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA (XI Colóquio sobre Questões Curriculares)
  • Os/As jovens do Ensino Médio e as dificuldades de permanecer na escola (XIV Congreso Nacional y I Iberoamericano de Educación Comparada)
    2013 (Total: 7)
  • ?EU NÃO ME DAVA MUITO BEM COM A ESCOLA?: UM ESTUDO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO (Seminário internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • A vida Cotidiana no Interior das CEUs: A invenção do lugar e da vida (3º Ouvindo Coisas: Imagens de 20 anos: imaginário, memórias e formação)
  • CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS (Seminário internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • EU GOSTO MUITO DA MINHA ESCOLA?: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS DAS CEUS (Seminário internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • jovens estudantes da rede estadual de Santa Maria: motivos que os afastam das escolas (3º Ouvindo Coisas: Imagens de 20 anos: imaginário, memórias e formação)
  • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: DISCUTINDO RELAÇÕES DE GÊNERO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NO CONTEXTO EDUCATIVO ESCOLAR (Seminário internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • ser pai, ser mãe, ser jovem: relações de gênero e os desafios da vida cotidiana no interior das CEUs (Fazendo Gênero 10: desafios dos feminismos)
    2012 (Total: 4)
  • Crianças e Jovens das CEUs...instituindo maneiras de ser (ENDIPE)
  • Estágio como espaço profissional da docência (Anped Sul)
  • Jovens das escolas do Ensino Médio de Santa Maria: escuta e diálogo e a permanente Lógica escolarizante (V JUBRA)
  • Sobre Pesquisas com Jovens Alunos do Ensino Médio (Anped Sul)
    2011 (Total: 3)
  • Embaixo da Mesa Eles Fazem Coisas: uma reflexão sobre relações de gênero na educação Infantil (Seminário Corpo, gênero e sexualidade : instâncias e práticas de produção de Si)
  • Narrativas de Professores/as: Reflexões acerca dos processos de escolarização (IV Seminário Nacional de Formação de Professores: Pesquisa autobiográfica, histórias de vida e Perspectivas da docência no meio rural)
  • Ser Menino e Ser Menina Também se Aprende na Escola (I Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade)
    2010 (Total: 7)
  • Alfabetização de Adultos: Reflexões a partir da experiência de escrita em diários (XV ENDIPE)
  • As múltiplas Infâncias e os desafios educativos contemporâneos (II SIGE)
  • Crianças do (das) CEU(s): outros modos de viver a Infância (I Encontro Ouvindo Coisas: Instituindo Formas de Estar Juntos)
  • Educação e Juventude: Jovens das Escolas de Ensino Médio de Santa Maria (I Seminário Violar)
  • Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre os estudantes de Santa Maria - RS (33ª reunião anual da ANPED)
  • Formação Continuada de Professores: expectativas e Motivações Expressas por Professores da rede pública de Santa Maria (II SIGE)
  • Relações de Gênero na Educação Infantil: Uma discussão necessária (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais)
    2009 (Total: 6)
  • A vida cotidiana de jovens mulheres: hstórias em construção (XV encontro Sul-Rio-grandense de Pesquisadores em História da Educação)
  • Coelhinhos cor-de-rosa são para as meninas: práticas e relações de gênero na Edcuação Infantil (III Seminário Nacional de Filosofia e Educação)
  • Imagens da Arte: reflexões acerca da Construção sociocultural das infâncias (Congresso de Educação Arte e Cultura - Confluencias e diálogos no campo das artes)
  • Na Escola Também se Aprende a Ser Menina (IX Seminário Escola e Pesquisa - Um encontro possível)
  • PIERCING E TATUAGEM: POR QUE MARCAR O CORPO? (IXSeminário Escola e Pesquisa - Um encontro possivel)
  • Toda forma de amor pode amar? a relação afetivo-amorosa entre jovens mulheres (Seminário Corpo, gênero e sexualidade - composições e desafios para a formação docente)
    2008 (Total: 6)
  • Do maternar à Maternidade: o que muda na vida de uma jovem nessa trajetória? (Seminário Internacional Fazendo Gênero)
  • Estudar na EJA Para quê? (VIII Seminário Escola e pesquisa- Um encontro possível)
  • Juventude e Escolarização: com a palavra jovens mulheres de periferia urbana de Porto Alegre (Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
  • Narrativas de Vivências Juvenis: as jovens mulheres no centro da cena (31ª reunião anual da anped)
  • Pedagogias da convivência: o cotidiano de jovens mulheres de periferia nas sua relações com as crianças, as mães e as avós (Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
  • Traços de Jovens Mulheres: a vida inscrita em diários (III Congresso Internacional de Pesquisa auto-biográfica)
    2007 (Total: 1)
  • Narrativas juvenis em Grupos de Diálogo: nos conteúdos da experiência os significados da existência (VIII Reunião de Antropologia do Mercosul)
    2006 (Total: 4)
  • Jovens Mulheres: o que narram sobre a amizade (II CIPA)
  • Juventude e Democracia: diálogos sobre participação no trabalho, na educação e na cultura (VI anped sul)
  • Juventude e vida urbana: a rua, o quarto e pátio da escola configurando processos educativos para além da violência escolar (II simpósio sobre Juventude violência educação e justiça)
  • Trajetórias de vida escritas em diários de jovens mulheres de Porto Alegre (2º SBECE)
    2002 (Total: 1)
  • Itinerários Juvenis na escola pública: arte, informática, memória e saberes. E Eros está destinado a florescer...itinerários juvenis no Espaço escolar e uma possível (re)significação a partir da arte da dança (IV ANPED SUL -)
    2019 (Total: 1)
  • Juventude e Ensino Médio: elementos teóricos para uma pesquisa com jovens (34ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2018 (Total: 3)
  • 'Guarda o brinquedo que agora não é hora!' Reflexões sobre abismos entre Educação Infantil e Anos Iniciais (33ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Formação inicial e continuada de professores no contexto da educação e infâncias (33º Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Relações de Gênero na Educação Infantil: observação e intervenção (33ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2017 (Total: 7)
  • Bendito o fruto, será? O professor homem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Escolas Públicas: olhares sobre as práticas educativas, relações de gênero e políticas públicas (32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Fórum de Educação Infantil da Região Central - FREICENTRAL - Políticas Públicas para a Educação Infantil (32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Infância: Sociologia, Pesquisa e Relações de Gênero (32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Narrativas de jovens estudantes e o que elas revelam: a diversidade nos modos de viver a juventude (32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Relação professor-aluno, sensibilidade e afetividade: reflexões a partir da transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Singularidades e interação: desafios que envolvem o olhar sensível (32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2016 (Total: 1)
  • Fórum de Educação Infantil da Região Central - FREICENTRAL - Políticas Públicas para Educação Infantil (31ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2015 (Total: 1)
  • Concepções docentes sobre as manifestações da sexualidade infantil (31ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2010 (Total: 1)
  • Educação e Juventude: Jovens das Escolas Públicas de Santa Maria (I Seminário Violar)
    2009 (Total: 1)
  • o diário autobiografico: a potencia desse gênero discursivo na prática pedagógica (17 COLE É preciso trasver o mundo)
    2008 (Total: 1)
  • Estudar na EJA para quê? (VIII Seminário Escola e Pesquisa - um encontro possível)
    2006 (Total: 3)
  • As Vivências Juvenis Segundo as Jovens de Periferia Urbana (Anped Sul)
  • Narrativas da Condição Juvenil feminina (Jubra II)
  • Narrativas de Jovens Mulheres - um olhar sobre a amizade (Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
    2004 (Total: 3)
  • Adolescência no espaço escolar um olhar através da dança (I Seminário Brasileiro de estudos culturais em educação)
  • Fragmentos da vida adolescente em um contexto institucional e social de periferia urbana (Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira (JUBRA))
  • O espaço escolar um olhar através da dança (V Seminário de Pesquisa em educação na Região Sul)
    2002 (Total: 1)
  • Eros esta destinado a florescer- Itinerários de uma prática - refelxões acerca do espaço escolar e uma possível resignificação a partir da arte da dança (III Congresso Internacional de Educação Popular / XII Seminário Internacional de Educação Popular)
    2019 (Total: 1)
  • Sobre a produção de uma juventude nerd na cultura digital: entre discursos e pedagogias (VI SENAFE - confluências)
    2017 (Total: 2)
  • Entre explicações, diálogos, interesses... questionando a metodologia no Ensino Médio a partir de narrativas (III Encontro Humanístico Multidisciplinar; II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares)
  • Escutar a voz dos jovens como um desafio sociológico: problematizando as produções sobre juventude no contexto de um grupo de pesquisa (I Seminário de Sociologia: A sociologia e os desafios do presente)
    2024 (Total: 1)
  • A educação da infânciaentre o nãomaise o ainda não (L?educazione dell?infanzia tra non più e non ancora)
    2021 (Total: 1)
  • Reflexividade e Pesquisa Social: a produção dialógica da realidade (Riflessività e Ricerca Sociale: la produzione dialogica della realtà)
    2016 (Total: 1)
  • Reflexividade e Escrita Sociológica (Riflessività e scrittura sociologica)
    2004 (Total: 1)
  • O jogo do eu: A mudança de si em uma sociedade global (Il Gioco dell'io - Il cambiamento di sé in una società globale)

Produção Técnica

    2024 (Total: 1)
  • ENADE DAS LICENCIATURAS CADERNO DE RESUMOS PARA A PROVA TEÓRICA COMPONENTE GERAL DE FORMAÇÃO DOCENTE
    2009 (Total: 1)
  • Que Escola de Ensino Médio Queremos?
    2018 (Total: 1)
  • Revista Educação UFSM
    2001 (Total: 1)
  • Grupo de Dança Che Píá
    2019 (Total: 1)
  • XV Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil
    2013 (Total: 1)
  • II Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores
    2012 (Total: 1)
  • Infâncias, Juventudes e relações de gênero no contexto educativo escolar
    2011 (Total: 1)
  • Infâncias, Juventudes e Relações de Gênero no contexto educativo escolar
    2010 (Total: 3)
  • I Seminário Culturas Juvenis e Ensino Médio
  • I Seminário Culturas Juvenis, Ensino Médio e Formação de Professores
  • Infâncias, Juventudes e Gênero: processos sococulturais e desafios educacionais
    2009 (Total: 3)
  • coordenador de mesa
  • Forum Regional de Educação Infantil da Região Central (FREICENTRAL)
  • IX Seminário "Escola e Pesquisa: Um encontro possível
    2008 (Total: 2)
  • Encontros de diálogo 2007/2008 O feminino nas relações escolares
  • VIII Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro possível e Congresso IBOPE UNESCO: A pesquisa que ensina
    2000 (Total: 1)
  • Desfile cívico- Estudantil da Rede Muncipal de Ensino de Porto Alegre
    2020 (Total: 2)
  • CICLO FORMATIVO EDUCAÇÃO E INFÂNCIA: CONVERSAÇÕES EM TRÂNSITO
  • Conversas tremulantes: Educação Culturas e política
    2017 (Total: 1)
  • Formador o PACTO nacional pela alfabetização na Idade Certa
    2012 (Total: 1)
  • Dimensão Política, ética e moral do professor
    2011 (Total: 9)
  • A pesquisa como subsídio para problematizar questões de gênero
  • Culturas juvenis, relações de gênero e processo formativos
  • Curso de Aperfeiçoamento para Formação de Tutores em Linguegem e Alfabetização para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
  • Infâncias, Juventudes e Relações de Gênero no contexto educativo escolar
  • O papel da mídia na construção da identidade de gênero
  • Palestra: A EJA no município de Santa Maria: uma ação de cidadania
  • Palestra: O Papel do Professor e os Desafios com a Educação na Contemporaneidade
  • Tempo de Vida, tempo de experiência: as vozes docentes fazendo história
  • Tempo de Vida, tempo de História: a experiência de cada traduzido em narrativas
    2010 (Total: 13)
  • As relações de gênero nas instituições - como ensinamos a ser homem e ser mulher
  • Culturas Juvenis e os processos formativos - algumas reflexões
  • Infâncias, Juventudes e Gênero: processos socioculturais e desafios educacionais
  • Palestra: A Educação das Crianças e dos Jovens: o que dizem as pesquisas e o que dizem as experiências
  • Palestra: As múltiplas Infâncias e os desafios educativos contemporâneos
  • Palestra: As múltiplas juventudes e os desafios educativos contemporâneos
  • Palestra: As relações de gênero - conceito e implicações na prática educativa
  • Palestra: Culturas Juvenis e os processos formativos - algumas reflexões
  • Palestra: Currículo e Prática Pedagógica na Educação Infantil
  • Palestra: Jovens Mulheres; porcessos de vida e ecolarização
  • Palestra: Reflexões Contemporâneas sobre infâncias, juventudes e gênero
  • Palestra: Tempo de Vida Tempo de Histórias: a experiência de cada um(a) traduzida em narrativas
  • Pesquisa Qualitativa e Educação: o desafio de escutar jovens e crianças
    2009 (Total: 8)
  • Curso de formação inicial para alfabetizadores e coordenadores de turmas de Educação de Jovens e Adultos
  • Escola e Pesquisa: Um encontro possível
  • infância juventude e gênero:processos socioculturais e dasafios educacionais
  • Infancia, Juventude e Gênero: processos socioculturais e desafios educacionais
  • Infância juventude e gênero: processos socioculturais e desafios educacionais - TEMA Infâncias, juventudes e relações de poder no espaço escolar
  • Infância Juventude e gênero: processos socioculturais e desafios educacionais - TEMA: Juventudes Gênero e processos de escolarização
  • Palestra: Das políticas Educacionais para a infância às práticas educativas com a criança pequena
  • Que Escola de Ensino Médio Queremos? Subsídios para o grupo de diálogo da pesquisa Educação e Juventude: Jovens das Escolas Públicas do Ensino Médio Público
    2007 (Total: 3)
  • Culturas da Infância e da Juventude
  • O Grupo de Discussão: outro modo de ouvir a opinião
  • VII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível
    2002 (Total: 1)
  • A dança como (re) significação do espaço esolar
    2001 (Total: 1)
  • Alfabetização, Literatura e Psicopedagogia
    2000 (Total: 1)
  • Relato de Experiência sobre o Conselho de Classe Participativo
    1999 (Total: 3)
  • Entrelaçamento: Psicopedagogia e Literatura Infantil
  • Entrelaçamentos. . . Literatura e Psicopedagogia
  • Entrelaçamentos... Literatura & Psicopedagogia
    1998 (Total: 1)
  • Oficina Pedagógica: Planejamento e Avaliação em Seus Desdobramentos nas Áreas de Conhecimento e nos Temas Transversais
    2021 (Total: 1)
  • Editoria da Revista Educação da UFSM
    2022 (Total: 1)
  • INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DESCOLONIZAÇÃO DO PENSAMENTO
    2018 (Total: 1)
  • Sobre ser mulher na sociedade atual: um estudo com acadêmicas de pedagogia da UFSM
    2014 (Total: 2)
  • ?NO MÉDIO É INSUPORTÁVEL ...? - PROCESSOS DE AFASTAMENTO DOS/DAS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA
  • Os/As jovens do Ensino Médio e as dificuldades de permanecer na escola
    2013 (Total: 7)
  • A vida Cotidiana no Interior das CEUs: A invenção do lugar e da vida
  • CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS
  • Eu não me dava muito bem na escola: um estudo com jovens do ensino médio
  • EU GOSTO MUITO DA MINHA ESCOLA?: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS DAS CEUS
  • jovens estudantes da rede estadual de Santa Maria: motivos que os afastam das escolas
  • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: DISCUTINDO RELAÇÕES DE GÊNERO COM PROFESSORES DA REDE PÚBLICA NO CONTEXTO EDUCATIVO ESCOLAR
  • ser pai, ser mãe, ser jovem: relações de gênero e os desafios da vida cotidiana no interior das CEUs
    2012 (Total: 1)
  • As Infâncias no Interior das CEUs: outras vivências, outros olhares
    2011 (Total: 3)
  • Embaixo da mesa eles fazem coisas uma reflexão sobre as relações de gênero na educação infantil
  • Prácticas Pedagógicas y relaciones de género en educacion infantil: un tema emergente en el plan de estudios del curso de pedagogía
  • Ser Menino e Ser Menina Tmbém se Arende na Ecola
    2010 (Total: 5)
  • As Múltiplas Infâncias e os desafios educativos contemporâneos
  • Crianças do (das CEU(s): outros modos de viver a infância
  • Entre o "gostar" de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria
  • Formação Continuada: Expectativas e Motivações Expressas por professores e professoras da rede pública de Santa Maria
  • Infâncias, Juventudes e Gênero: processos socioculturais e desafios educacionais
    2009 (Total: 3)
  • A vida cotidiana de jovens mulheres: histórias em construção
  • Imagens da Arte: reflexões acerca da construção sociocultural das infâncias
  • O diário autobiográfico: a potência desse gênero discursivo na prática pedagógica
    2006 (Total: 5)
  • A Dança na rede municpal - Seus significados para os alunos
  • As vivências Juvenis segunda as Jovens de Periferia urbana
  • Jovens Mulheres - o que narram sobre a amizade
  • Narrativas da Condição Juvenil feminina
  • Trajetórias de vida escritas em Diários de jovens Mulheres de Porto Alegre
    2005 (Total: 3)
  • A Arte e a Aprendizagem- Abordagem transdisciplinar
  • A Vida Adolescente - Uum olhar através da dança
  • Vivencias juveniles en el contexto escolar
    2002 (Total: 2)
  • Eros está Destinado a Florescer. Itinerários de uma Prática - reflexões acerca do espaço escolar e possível (re)significação a partir da arte da dança
  • Pedagogia e Dança: esse enlace pode (re)significar o espaço escolar ?
    2000 (Total: 1)
  • Conselho de Classe Participativo
    1999 (Total: 1)
  • Escola Cidadã - Construindo Conhecimento
    2022 (Total: 1)
  • Didática, ensino de filosofia e de história, metodologias participativas e justiça social
    2021 (Total: 1)
  • Educação Patrimonial e Educação Infantil
    2020 (Total: 1)
  • APRESENTADORA do DOCUMENTO ORIENTADOR CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL - DOCSM
    2019 (Total: 1)
  • Gênero, classe e relações etnico-raciais
    2018 (Total: 2)
  • Ação docente - Temas Complexos (corpo, conhecimento, sexualidade
  • Qualidade e Monitoramento da Educação Infantil
    2017 (Total: 1)
  • As relações de Gênero e Etnia no contexto da Educação Infantil
    2016 (Total: 1)
  • Jovens e a relação com o saber: permanentes desafios para ensinar e aprender
    2015 (Total: 2)
  • O direito à Infância
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
    2013 (Total: 6)
  • abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Ametista do Sul
  • Os desafios do Alfabetizador
  • palestra sobre o PACTO Nacional de alfabetização na Idade certa
  • Processo contínuo no Ciclo de Alfabetização: compromisso de todos com a alfabetização e letramento das crianças até 8 anos
  • Relações de gênero na educação Infantil
  • Relações de Gênero e Educação
    2012 (Total: 1)
  • Docência na Educação Básica
    2011 (Total: 1)
  • Contexto Socio e Cultural do Aluno e a Pesquisa Socioantropológica
    2008 (Total: 3)
  • "A escrita autobiográfica - sentidos e uso como uma prática pedagógica"
  • "As jovens mulheres e a escrita: o que produzem a partir do conhecimento escolar"
  • Pesquisa na Escola
    2004 (Total: 1)
  • O Espaço Escolar - Um olhar através da dança
    2003 (Total: 3)
  • Conferências Pedagógicas das Escolas Municipais
  • Juventude Ações coletivas e Identidade
  • Juventude, ações coletivas e identidade
    1999 (Total: 1)
  • Educação e Criatividade, transição e desafios
    2004 (Total: 2)
  • Fragmentos da vida adolescente em contexto institucional e social de periferia urbana
  • O uso das pesquisas de opinião nas práticas educativas
    2010 (Total: 1)
  • INFÂNCIA, JUVENTUDE E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES ?PAIS? E DAS CRIANÇAS, SEUS FILHOS E FILHAS QUE VIVEM NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
    2009 (Total: 1)
  • A vida contidiana de Jovens mulheres: histórias em construção
    2006 (Total: 1)
  • Juventude e Democracia: Diálogos sobre participação no trabalho, na educação e na cultura
    2004 (Total: 1)
  • A Vida Adolescente - Um olhar através da dança
    2002 (Total: 1)
  • Itinerários de uma Prática Pedagógica - Busca de (re) significação do espaço escolar
    2018 (Total: 1)
  • DIÁLOGOS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2016 (Total: 1)
  • Gênero e sexualidade: diálogos com professores na Educação Infantil
    2011 (Total: 1)
  • Narrativas de Memórias de Professores/as: reflexões acerca dos processos de escolarização
    2010 (Total: 1)
  • Educação e Juventude: Jovens das escolas públicas de ensino médio de Santa Maria
    2004 (Total: 2)
  • A adolescência no espaço escolar: um olhar através da dança
  • O espaço escolar - um olhar através da dança
    2002 (Total: 1)
  • Itinerários Juvenis na Escola Pública: Arte, Informática, Memória e Saberes E Eros está a florecer. . . Itinerários de uma Prática - Reflexões acerca do espaço escolar e uma possível (re)significação a partir daarte da dança
    2022 (Total: 1)
  • Palavras em Nascimento: A beleza do inesperado
    2010 (Total: 1)
  • Narrativas sobre o amor: o que as jovens tem a dizer sobre isso?
    2021 (Total: 1)
  • A Saudade de Clara
    2012 (Total: 2)
  • Avaliação: os três primeiros anos não haverá reprovação
  • Estudar com os filhos, pode ajudar na aprendizagem?
    2014 (Total: 1)
  • CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS
    2011 (Total: 2)
  • ?Infância, Juventude e Formação Educacional: um estudo sobre a vida cotidiana dos estudantes ?pais? e das crianças, seus filhos e filhas que vivem nas residências universitárias da Universidade Federal de Santa Maria?
  • Infâncias, Juventudes e relações de gênero no contexto educativo escolar
    2010 (Total: 4)
  • CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS
  • Educação e Juventude: Jovens das escolas públicas de Santa Maria/rs
  • INFÂNCIA, JUVENTUDE E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES ?PAIS? E DAS CRIANÇAS, SEUS FILHOS E FILHAS QUE VIVEM NAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • INFÂNCIAS, JUVENTUDE E GÊNERO: PROCESSOS SOCIOCULTURAIS E DESAFIOS EDUCACIONAIS
    2005 (Total: 2)
  • Juventude Brasileira e Democracia
  • Juventude Brasileira e Democracia: Participação esferas e políticas públicas
    2016 (Total: 1)
  • Projeto: As crianças e Jovens estudantes de escolas públicas: olhares sobre os processos de aprendizagem, culturas, práticas educativas e políticas públicas
    2024 (Total: 1)
  • ENADE DAS LICENCIATURAS CADERNO DE RESUMOS PARA A PROVA TEÓRICA COMPONENTE GERAL DE FORMAÇÃO DOCENTE
    2020 (Total: 1)
  • PORTARIAN. 97.477, DE 23 DE JANEIRO DE 2020 de Acordo de Cooperação Internacional DESIGNAR a servidora, abaixo relacionada, como Coordenadora do Acordo de Cooperação Internacional firmado entre a UFSM e a Universita degli Studi di Modena e Reggio Emilia,
    2019 (Total: 1)
  • Portaria para Comissão sistematizadora do Documento Orientador Curricular de Santa Maria - Portaria 92, de 19 de novembro de 2019
    2018 (Total: 1)
  • participação na 3ª Conferência Nacional de Educação de Porto Alegre
    2014 (Total: 1)
  • Núcleo Docente Estruturante
    2012 (Total: 1)
  • Coordenador Adjunto do Programa de Formação Continuada de Professores - PNAIC
    2009 (Total: 2)
  • Culturas da Infância e da Juventude
  • Na escola também se aprende a ser menina
    2022 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc chamada edital O43/2021 'Histórias do Nono e da Nona'
    2021 (Total: 2)
  • Parecer de artigo submetido ao Dossiê Cultura em Foco 'Distanciamentos e aproximações culturais em tempos de pandemia'
  • Parecerista ad hoc chamada pública n 063 /2020 PRE/UFSM - Publicação série extensão - produtos editoriais
    2020 (Total: 9)
  • 47948
  • 47997 parecer artigo a Revista educação UFSM
  • 48156Parecer emitido a artigo submetido a Revista Educação
  • parecer 'O antagonismo feminino em uma sociedade patriarcal a partir da série The Crown', pela RELACult ? Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (ISSN Eletrônico: 2525-7870).
  • parecer artigo 36458
  • parecer artigo 40695
  • parecer artigo 41620
  • Parecer Artigo 41063
  • Parecerista artigo enviado a revista Complutense de Educacion -1988-2793 Madrid
    2019 (Total: 4)
  • Parece artigo 38411
  • Parecer artigo 37001
  • Parecer artigo 38747
  • Parecerista Ad oc artigo n. 35815
    2018 (Total: 9)
  • parecer 33274 revista educação
  • parecer artigo 29766
  • parecer artigo 32408
  • Parecer artigo 31004
  • Parecer artigo 33274
  • Parecer para a Revista complutense de educacion
  • Parecer tecnico de artigo como ad-hoc da RBE
  • Parecer técnico para a RBE
  • Revista Educação do Centro de Educação
    2017 (Total: 1)
  • parecer artigo 28991
    2016 (Total: 3)
  • Parecer A criança como a moeda do dia na mídia: um estudo sobre consumo, cultura e infância'
  • Parecerista ad hoc Anped Sul
  • XI Reunião Regional da ANPED - AnpedSul
    2015 (Total: 1)
  • Parecer: Uma crítica à cidadania liberal no contexto da formação de jovens e adultos na educação escolar
    2014 (Total: 1)
  • Parecer artigo revista do Centro de Educação da UFSM
    2012 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc de trabalho no GT Educação de pessoas jovens e adultas
    2009 (Total: 1)
  • III seminário Nacional de Formação de Porfessores: possibilidades frente a História da Alfabetização
    2008 (Total: 2)
  • Indisciplina e violência no cotidiano escolar
  • Parecerista Ad-hoc da Revista Educação em Questão
    2025 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Educación'
  • Revisor de periódico 'Revista Interuniversitaria de Formación de Profesorado.'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP'
    2024 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Educación'
  • Revisor de periódico 'Revista Interuniversitaria de Formación de Profesorado.'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Educación'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Educación'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Educación'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Educación'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Educación'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Complutense de Educación'
    2014 (Total: 1)
  • CULTURAS JUVENIS E FORMAÇÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM JOVENS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA QUE SE AFASTAM DOS PROCESSOS FORMATIVOS

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2024 (Total: 3)
  • A infância pelas vozes e gestos das crianças na EMEI Eufrázia Pengo Lorensi, Santa Maria/RS
  • CRIA(ti) VIDA(de): UM ESTUDO COM AS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE TRÊS PASSOS- RS.
  • O espaço-tempo da educação infantil e a relação com a natureza
    2022 (Total: 2)
  • ENTRE ZONAS DE SILÊNCIO E (RE)EXISTÊNCIAS: A TRAJETÓRIA DE CRIANÇAS VENEZUELANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SANTA MARIA/RS
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATRAVESSAMENTOS E TRAVESSIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
    2021 (Total: 1)
  • CONCEPÇÕES SOBRE SER MENINO E SER MENINA DE UMA TURMA DE CRIANÇAS DE MULTI-IDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    2020 (Total: 4)
  • ?NUNCA PEGUEI UM NENÊ NO COLO?: TRAÇOS E PONTOS SOBRE GÊNERO CONSTRUÍDOS POR CRIANÇAS NAS SUAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS
  • Assistencialismo e protagonismo infantil: o movimento das práticas pedagógicas construídas na EMEI Professora Ida Fiori Druck
  • EDUCAÇÃO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS: CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA QUE ATENDA AS ESPECIFICIDADES DA INFÂNCIA
  • FAMÍLIAS QUE VIVEM NA CEU/UFSM: CRIANÇAS, MÃES E FRAGMENTOS DE SUA COTIDIANIDADE
    2019 (Total: 1)
  • O que há do outro lado? A gestão da transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais
    2018 (Total: 3)
  • ?Eu não gostava nem odiava porque eu não entendia nada!?: Relações com a escola, o aprender e os conhecimentos escolares no Ensino Médio
  • ?EU NÃO POSSO BRINCAR DE BONECA, BONECA É COISA DE MENINA?: UMA PESQUISA COM CRIANÇAS SOBRE IDENTIDADES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ESPAÇOS E TEMPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUANDO OS RETALHOS SE UNEM
    2017 (Total: 1)
  • A Maternidade na Casa de estudantes da UFSM: desafios e conquistas das acadêmicas moradoras das CEU
    2016 (Total: 4)
  • ?PROFESSORA EU TENHO UMA COISA PRA FALAR?: AS CULTURAS INFANTIS NO CONTEXTO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Currículo Integrado: uma proposta em aplicação nos cursos técnicos do Instituto Federal Farroupilha.
  • Diálogos auto(trans)formativos com professores do Ensino Médio noturno: uma proposta de novas práxis educativas na escola estadual de ensino médio professora Maria Rocha
  • O cotidiano na Educação Infantil: espaços, tempos, ações e o lugar dos bebês
    2015 (Total: 2)
  • As relações com o saber/aprender dos jovens do ensino médio em situação de abandono escolar
  • GESTÃO DA PERMANÊNCIA DAS ACADÊMICAS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma questão de gênero
    2012 (Total: 1)
  • Ouvindo Crianças: o que elas pensam/sabem/falam sobre ser professor
    2024 (Total: 2)
  • A voz das crianças e suas professoras: concepções de criança, infâncias e práticas pedagógicas nos contextos da educação infantil
  • DOCENTES-MÃES: COVID-19, PERSPECTIVAS DE GÊNERO E OS DESAFIOS DAS MÚLTIPLAS JORNADAS DE TRABALHO
    2022 (Total: 3)
  • A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM/ENTRE/PARA OS BEBÊS E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTA MARIA
  • LIÇÕES E PEDAGOGIAS CULTURAIS NO YOUTUBE ENDEREÇADAS AOS/ÀS JOVENS: OUTRAS CONFIGURAÇÕES DA PEDAGOGIA NO CONTEMPORÂNEO
  • O BRINCAR REVOLUCIONÁRIO DE FAZ DE CONTA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: VOZES, IMAGENS, MANIFESTAÇÕES, EXPRESSÕES DAS INFÂNCIAS E CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS
    2024 (Total: 3)
  • COMO O TEMA NATUREZA APARECE NOS ARTIGOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: QUAL A RELAÇÃO CONSTRUÍDA NESSE PROCESSO?
  • USO DE MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS EM UMA TURMA MULTI-IDADE: LIMITES E POSSIBILIDADES
    2022 (Total: 2)
  • DAS MEMÓRIAS À FORMAÇÃO INICIAL: ESCREVIVÊNCIAS DE RACISMO PARA PENSAR UM PROCESSO FORMATIVO DECOLONIAL
  • OS CORPOS DESVIADOS NA ESCOLA: TRANSGREDINDO AS FRONTEIRAS BINÁRIAS E HETERONORMATIVAS
    2021 (Total: 1)
  • DESENHO ANIMADO INFANTIL E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO: QUAIS AS PREFERÊNCIAS DE ALGUMAS CRIANÇAS?
    2018 (Total: 3)
  • CONCEPÇÕES DE GÊNERO NA LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO DO ACERVO EM UMA TURMA DE PRÉ- ESCOLA
  • CRIANÇA E INFÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA COM PROFESSORAS DE NOVA PALMA/RS
  • Gênero e sexualidade na Educação Infantil
    2017 (Total: 3)
  • A docência na educação infantil: implicações da presença masculina
  • AS NARRATIVAS DE TRÊS PROFESSORAS SOBRE A FEMINIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E A DESVALORIZAÇÃO DOCENTE
  • Educação Infantil: práticas pedagógicas para a infância
    2016 (Total: 3)
  • A (in)visibilidade do corpo infantil nas práticas pedagógicas
  • AS MANIFESTAÇÕES DA SEXUALIDADE DE CRIANÇAS PEQUENAS: COMPREENDENDO AS CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Trabalho pedagógico com os bebês: desafios e possibilidades
    2014 (Total: 1)
  • A Juventude as voltas com a maternidade e paternidade: um estudo com os/as jovens pais e mães moradores das CEUs
    2013 (Total: 1)
  • Repetência no segundo ano: quais as significações construídas pelas maninas repetentes
    2012 (Total: 1)
  • As brincadeiras na educação Infantil podem influencias na construção da identidade de gênero?
    2011 (Total: 4)
  • A Escola Ensina a copiar e obedecer - significações sobre a escola construidas por alunos e alunas de uma escola Pública do Ensino Fundamental de Santa Maria
  • As construções das crianças sobre gênero e as possíveis influências na formação da identidade
  • E agora, o que fará de mim a escola? relatos de jovens e adultos que retornaram seus estudos em turmas de EJA
  • Imagens da Infância: O que elas nos dizem sobre ser criança
    2010 (Total: 6)
  • Apresndizagem Profissional da Docência: o estágio no curso de pedagogia
  • Avaliação Escolar nos anos iniciais: concepções teóricas do fazer docente
  • EJA
  • O essencial é invi´sível aos olhos: o proconceito em relação a criança obesa na Educação Infantil
  • reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos
  • Uma Prática que se trasnformou em experiência: a marina no cotidiano da Educação Infantil
    2009 (Total: 1)
  • O Estágio curricular e os desafios da docência