Claudia Herte De Moraes

Produção Bibliográfica

    2018 (Total: 1)
  • Anais IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (Anais IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental)
    2016 (Total: 1)
  • Anais III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ANAIS III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental)
    2025 (Total: 1)
  • ISSN DISCURSOS SOBRE AS (IN)JUSTIÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA EM REPORTAGENS DA COP-30 EM SUMAÚMA (ORGANICOM (USP))
    2024 (Total: 3)
  • doi ISSN Confiabilidade e diversidade de fontes no jornalismo ambiental do Correio do Povo (2016-2023) (REVISTA UNINTER DE COMUNICAÇÃO)
  • doi ISSN Mediação como conceito-chave para a Educomunicação: a contribuição da Revista Comunicação e Educação (Comunicação & Educação)
  • doi ISSN O PAMPA INVISÍVEL: UMA ANÁLISE DOS ENQUADRAMENTOS DA REVISTA NATIONAL GEOGRAPHIC DIGITAL SOBRE O CONFLITO ENTRE PECUÁRIA FAMILIAR E AGRONEGÓCIO (PANORAMA)
    2023 (Total: 3)
  • doi ISSN A nova economia do campo no discurso sobre a sustentabilidade na revista Globo Rural (INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE))
  • doi ISSN Aproximações do Jornalismo Ambiental com o pensamento de Paulo Freire. (Ámbitos (Sevilla))
  • doi ISSN The new rural economy in the discourse about sustainability in the Globo Rural magazine (INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE))
    2022 (Total: 1)
  • doi ISSN Bioeconomia como referência para a reativação do Fundo Clima: análise discursiva a partir da audiência do STF (DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE)
    2020 (Total: 8)
  • doi ISSN A midiatização de uma disputa pela conservação da arborização urbana no sul do Brasil (Transcontinental Human Trajectories)
  • ISSN Arco dos saberes: um estagiário de Jornalismo no mundo científico (Revista do Edicc)
  • doi ISSN Desastre de Mariana: as funções do jornalismo ambiental na cobertura do jornal A Sirene (REVISTA ANAGRAMA (USP))
  • doi ISSN EDUCOMUNICAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: ADAPTAÇÃO DE PROJETOS NO APOIO AO ENSINO REMOTO (EXPRESSA EXTENSÃO)
  • doi ISSN Eventos extremos e mudança climática no discurso dos jornais Folha de São Paulo e O Globo em 2016 (PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE))
  • doi ISSN Herdeiros de um modo de vida: midiativismo contra a ameaça de mineração no rio Camaquã (Revista de Comunicação Dialógica)
  • doi ISSN JORNALISMO E INVISIBILIDADE DO CONFLITO AMBIENTAL NO CASO DA CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE (Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados)
  • doi ISSN Porto Alegre e a mudança climática: abordagens do jornalismo local na construção da resiliência (REVISTA LATINOAMERICANA COMUNICACIÓN CHASQUI)
    2019 (Total: 1)
  • ISSN Enquadramentos no discurso da série Crise do Clima da Folha de São Paulo (CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE))
    2018 (Total: 1)
  • ISSN A trajetória do Jornalismo e dos jornalistas ambientais no Brasil: o Núcleo de Ecojornalistas do RS (Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação)
    2017 (Total: 6)
  • doi ISSN A mudança climática no enquadramento discursivo da revista Época (DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (UFPR))
  • ISSN Acessibilidade jornalística do Portal de Notícias Terra para pessoas cegas (ÂNCORA - REVISTA LATINO-AMERICANA DE JORNALISMO)
  • doi ISSN Análise do episódio Presidente por Acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons (CADERNOS DE COMUNICAÇÃO (UFSM))
  • ISSN Arboricídio em Porto Alegre: argumentação no debate público com o blog da Agapan (ESFERAS)
  • doi ISSN Dengue, Zika e Chikungunya: Análise da cobertura do risco de doenças associadas às mudanças climáticas sob a ótica do Jornalismo Ambiental (Anuario Estudios en Comunicación Social Disertaciones)
  • ISSN Green economy as discursive averse to climate change in Brazilian weekly magazines (ESPACIO ABIERTO (CARACAS. 1992))
    2016 (Total: 2)
  • ISSN Produção Audiovisual Com Jovens De Comunidades Rurais No Sul Do Brasil (Toma Uno)
  • ISSN Rio+20 nas revistas brasileiras: o reverso discursivo sobre a mudança do clima (Redes.com (Sevilla))
    2015 (Total: 2)
  • ISSN Mudança do clima e novas formas de atuação no jornalismo (Razón y Palabra)
  • doi ISSN Nas entrelinhas do protagonismo jovem: a vivência da produção audiovisual em comunidades rurais de Frederico Westphalen e região (EXPERIÊNCIA - REVISTA CIENTÍFICA DE EXTENSÃO)
    2013 (Total: 5)
  • ISSN Código florestal ou código rural: uma análise discursiva da cobertura jornalística de Zero Hora (Iniciacom: revista brasileira de iniciacao cientifica em comunicacao social)
  • ISSN Discursos e vozes na cobertura jornalística das COP 15 e 16 (Em Questão (UFRGS. Impresso))
  • ISSN Legitimação do campo econômico-político no discurso do jornalismo sobre alterações climáticas (Interin (UTP))
  • ISSN Notícias Sobre Meio Ambiente No Jornal O Alto Uruguai: Análise de Conteúdo e de conotação da mensagem no primeiro semestre de 2012 (Revista Anagrama (USP))
  • ISSN O olhar do jornalismo sobre a Economia Verde: estudo a partir da cobertura da Rio+20 pelos portais G1, UOL e Terra (Líbero (FACASPER))
    2012 (Total: 2)
  • ISSN As cheias de 2010 na Revista Veja: a narração jornalística diante do "inesperado" (Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura)
  • ISSN Bases do Jornalismo Ambiental e os desafios para a cobertura da Rio+20 (RAZÓN Y PALABRA)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Entender a interdependência e a complexificação dos sistemas: uma saída para o jornalismo (Razón y Palabra)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Notas sobre produtos jornalísticos no Norte do Rio Grande do Sul (Revista de Estudos da Comunicação (Impresso))
    2009 (Total: 1)
  • ISSN LA FUERZA DE LOS VEHÍCULOS TRADICIONALES: ACCESO Y CONSUMO DE TECNOLOGÍA Y DE LOS MEDIOS DE LA MEDIA REGIONAL (Revista Question)
    2008 (Total: 3)
  • ISSN A valorização dos saberes locais na compreensão de parâmetros e diversidades no jornalismo (Comunicação e Espaço Público (UnB))
  • ISSN Jornalismo em grandes lições: o valor histórico da reportagem (Diversa (Parnaíba. Impresso))
  • ISSN O Caso Isabella nas páginas do jornal Zero Hora (Leopoldianum (UNISANTOS))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN Apontamentos sobre o contexto do ensino superior (Educação Brasileira)
    2025 (Total: 1)
  • Educação Midiática e Capacitação Contínua (Guia de Integridade da Informação no Contexto da Crise Climática no Rio Grande do Sul: Protocolos, Boas Práticas e Governança da Informação para Enfrentar a Infodemia Climática)
    2023 (Total: 2)
  • Mediação tecnológica educomunicativa no Ensino Superior remoto: relato de experiência na construção de podcasts (Educomunicação para Cidadania e Democracia)
  • O pensamento freiriano na educomunicação (Paulo Freire em tempos de fake news 2022)
    2022 (Total: 2)
  • Cobertura sobre mudanças climáticas no Brasil: os direitos humanos como tópico da repercussão do IPCC-AR6 (Pensar el poder: derechos humanos y herramientas comunicativas)
  • O Direito Humano à Comunicação e o Direito de Acesso à Justiça em Tempos de Pandemia: o Balcão Virtual na Subseção Judiciária de Cruz Alta (Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos)
    2021 (Total: 5)
  • Comunicação de riscos e desastres versus comunicação para mitigação e adaptação. (La comunicación del cambio climático, una herramienta ante el gran desafío)
  • Educação (Tópicos em Jornalismo: redação e reportagem)
  • EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL E DIREITOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA GLOBAL (DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS: desafios e perspectivas à formação e à inclusão)
  • doi ESPERANÇAR COM A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL RUMO À CIDADANIA PLANETÁRIA (Mestres do amanhã: fazedores do futuro)
  • Fontes (Tópicos em Jornalismo: redação e reportagem)
    2020 (Total: 2)
  • ESCOLA AFONSO BALESTRIN E PROJETO VÍDEO ENTRE-LINHAS (UFSM): A FORÇA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL NO ENSINO FUNDAMENTAL (Meu projeto de vida : transformando o futuro)
  • Repercussão das greves pelo clima e do efeito greta na cobertura brasileira: análise das notícias publicadas em 2019 no GI e UOL (COMUNICACIÓN Y CAMBIO CLIMÁTICO: CONTRIBUCIONES ACTUALES)
    2019 (Total: 1)
  • Cidadania, educomunicação e midiativismo ambiental: a cobertura da COP24 pela Agência Jovem de Notícias (Brasil) (La comunicación de la mitigación ante la emergencia climática)
    2018 (Total: 4)
  • Mudanças do clima (e de pauta!) (Jornalismo Ambiental - teoria e prática)
  • Políticas públicas ambientais: uma fonte indispensável para reportagens jornalísticas (Jornalismo Ambiental - teoria e prática)
  • Sustentabilidade: do que estamos falando? Entender os paradigmas para complexificar a pauta (Jornalismo Ambiental - teoria e prática)
  • Uma cartografia do midiativismo ambiental em Porto Alegre (Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática)
    2017 (Total: 2)
  • FREI SERGIO ANTONIO GÖRGEN: Temos uma causa e nela está a nossa força (Um grito no ar ? Comunicação e Criminalização dos Movimentos Sociais)
  • Vídeo Entre-Linhas: Educomunicação como base no protagonismo jovem (Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural)
    2016 (Total: 3)
  • Biomas desconsiderados pela política pública e pelo Jornalismo Público: aproximações entre Amazônia e Pampa (Mídia, informação e meio ambiente.)
  • Enlaces entre Educomunicação e Jornalismo Ambiental: a mudança climática em questão (Educomunicação e diversidade: múltiplas abordagens)
  • Mudança do clima e novas formas de atuação no jornalismo (Pesquisa: Comunicação. Informação)
    2014 (Total: 1)
  • Posibilidades del Periodismo Ambiental para el enfrentamiento de los riesgos climáticos (Comunicar el cambio climático: de la agenda global a la representación mediática)
    2013 (Total: 2)
  • Jornalismo e mudanças climáticas: reflexões a partir da ótica do jornalismo ambiental (Medios de comunicación y cambio climático)
  • Legitimação do campo econômico-político no discurso do jornalismo sobre alterações climáticas (Comunicação Política e Económica: Dimensões Cognitivas e Discursivas.)
    2011 (Total: 1)
  • Acesso aos bens culturais, diversidade cultural e políticas públicas (Fatos do passado na mídia do presente: rastros históricos e restos memoráveis)
    2010 (Total: 2)
  • Cultura e Comunicação: direitos de todo jovem brasileiro (Cultura e extensão universitária)
  • O audiovisual produzido por jovens de comunidades rurais no interior gaúcho: considerações sobre novos canais de expressão (Mutirão de Comunicação: textos acadêmicos)
    2008 (Total: 3)
  • Entre o susto e o esquecimento: Jornalismo Ambiental na lógica da indústria da informação (Jornalismo Ambiental: desafios e reflexões)
  • Meio ambiente e corrupção: uma possível explicação para o noticiário ambiental (Retratos Midiáticos do Meio Ambiente: Gestos de Interpretação)
  • Vídeo Entre-Linhas: uma experiência na comunicação audiovisual em comunidades do interior (Cultura e extensão universitária: a produção de conhecimento comprometida com o desenvolvimento social)
    2000 (Total: 1)
  • O poder da TV no horário nobre (Fragmentos & discursos da cultura midiática)
    1999 (Total: 1)
  • Na trilha da imagem (Comunicação e Imagem)
    2016 (Total: 1)
  • Rio+20 Entre o clima e a economia: enquadramentos discursivos nas revistas brasileiras
    2023 (Total: 1)
  • Educomunicação para Cidadania e Democracia
    2018 (Total: 1)
  • Jornalismo Ambiental - teoria e prática
    2025 (Total: 1)
  • Os discursos do atraso na base da desinformação ambiental sobre o Pampa
    2008 (Total: 1)
  • UAB Pólo de Seberi: Uma experiência de Inclusão Social através da Educação a Distância
    2018 (Total: 1)
  • Uma proposta para debater o Jornalismo Ambiental
    2004 (Total: 1)
  • A importância da comunicação (Jornal do Dia)
    2000 (Total: 1)
  • O poder do mate (Jornal Vale do Sinos)
    2025 (Total: 6)
  • ISSN A devastação retorna à pauta: entre a derrota política e o risco sistêmico (Observatório da Imprensa)
  • Discursos atrasados e interesses econômicos alimentam a desinformação ambiental que destrói o Pampa brasileiro (The Conversation)
  • ISSN No prato e na pauta: a importância da agricultura familiar no debate da COP-30 (Observatório da Imprensa)
  • ISSN O agro não enche o prato?: a denúncia que a COP ignora. (Observatório da Imprensa)
  • ISSN Um olho no peixe da camada de ozônio, outro no gato da crise climática (Observatório da Imprensa)
  • ISSN Vozes indígenas e quilombolas seguem à margem da cobertura antes da COP-30 (Observatório da Imprensa)
    2024 (Total: 4)
  • ISSN 2023 foi chamado de o ano dos extremos, o que falar de 2024? (Observatório da Imprensa)
  • Análise: Preparativos para a COP 30 expõem diferentes narrativas ambientais para Belém e a Amazônia (The Conversation)
  • Não só relatos, dados e alertas: papel do jornalismo ambiental na crise climática é bem maior (The Conversation)
  • ISSN Racismo ambiental: mídia independente traz debate silenciado no jornalismo corporativo (Observatório da Imprensa)
    2022 (Total: 1)
  • Midiativismo indígena no Brasil em favor dos direitos e do clima (XVI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC))
    2021 (Total: 3)
  • Educomunicação em tempos de crise: uma experiência de adaptação de projetos de extensão no apoio ao ensino remoto da rede pública no Brasil (Iª Conferência Sobre Educação, Tecnologia e Cultura)
  • EDUCOMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS: Perspectivas integrativas para a práxis (Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC)
  • Universidade e escola pública: parceria na construção da cidadania comunicativa (XXVIII Jornada de Jovens Investigadores)
    2020 (Total: 3)
  • ?VIDA DE GADO?: ANÁLISE DISCURSIVA DA AGROPECUÁRIA EM REPORTAGENS DO PORTAL UOL NO ANO DE 2019 (10º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo - JPJOR)
  • Desafios Da Emergência Climática: Uma Análise Discursiva nos Portais G1, R7 E UOL (10º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo - JPJOR)
  • Eventos extremos no jornalismo: análise interdiscursiva dos vídeos dos portais UOL, G1 E R7 (43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Intercom 2020)
    2018 (Total: 4)
  • Arboricídio em Porto Alegre: uma contagem em rede (II Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais)
  • Danos, perigos, enfrentamentos e conflitos: uma análise discursiva das reportagens de mudança climática e eventos extremos na Folha de São Paulo e O Globo (IV Encontro Nacional de Pesquisadores de Jornalismo Ambiental)
  • No rastro do aquecimento global?: os enquadramentos discursivos na série Crise do clima da Folha de São Paulo (8º Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo)
  • Noções teóricas para pensar o enquadramento discursivo (16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo)
    2017 (Total: 1)
  • Série Verde Sinos​: análise de reportagem por critérios do Jornalismo Ambiental (XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)
    2016 (Total: 8)
  • A cultura como forma de desenvolvimento: análise de Frederico Westphalen/RS (2º EMICULT - Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares de Cultural EO)
  • A representação das minorias no cinema: um estudo estético sobre a adaptação de Linda: uma história horrível, de Caio Fernando Abreu (I Simpósio Internacional Culturas Negras e Indígenas nas Américas: Literaturas, Culturas e Minorias)
  • Como me sinto quando sofro preconceito: análise de vídeo comunitário e as nuances da violência simbólica (VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) ? Capítulo Brasil)
  • Jovens frederiquenses: consumo audiovisual e representação (I Simpósio Internacional de Comunicação)
  • Recepção de documentário pelos alunos do Projeto Vídeo Entre-Linhas: o representar e o reconhecer (III Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção)
  • Transformações ambientais e megaeventos nas cidades brasileiras nos estudos de jornalismo entre 2007 e 2015 (14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo da SBPJor)
  • Vídeo comunitário como resposta à invisibilidade social (I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais)
  • Vídeos sobre o que conheço: um estudo de recepção em comunidades frederiquenses (I Simpósio Internacional de Comunicação)
    2015 (Total: 3)
  • A trajetória do Jornalismo e dos Jornalistas Ambientais no Brasil: o Núcleo de Ecojornalistas do RS (10º Encontro Nacional de História da Mídia - Alcar 2015)
  • Vídeo Entre-Linhas: 'Parque da Faguense' (VI Encontro Brasileiro de Educomunicação)
  • Vídeo Entre-Linhas: Relato de Experiência sobre a produção do documentário ?Parque da Faguense' (XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)
    2014 (Total: 3)
  • Blog institucional como espaço de reformulação do conceito de audiência no webjornalismo: estudo de caso Agapan (12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo)
  • O webjornalismo na cobertura da resistência e do arborecídio em Porto Alegre (II ENPJA Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental)
  • Projeto Vídeo Entre-Linhas: oficina audiovisual para o público jovem das comunidades rurais de Frederico Westphalen e região (32º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
    2013 (Total: 9)
  • A pesquisa em Jornalismo Ambiental na região Sul do Brasil (11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo)
  • Análise qualitativa do conteúdo jornalístico ambiental veiculado pelo Jornal O Alto Uruguai de Frederico Westphalen (Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Assessoria de imprensa em prefeituras do interior gaúcho: estrutura e organização (XIV Congresso de Ciências da COmunicação na Região Sul)
  • Comunicação pública no interior gaúcho: estrutura e organização de Assessorias de Imprensa em prefeituras do Médio Alto Uruguai (Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Gestão da Comunicação na educação à distância: estudo de caso do polo da Universidade Aberta do Brasil em Seberi/RS (II EDUCOM SUL - Encontro de Educomunicação da Região Sul)
  • Jornalismo Ambiental: Análise dos jornais ?Leia Agora? e ?O Alto Uruguai? (V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação)
  • Meio Ambiente no jornal O Alto Uruguai: análise de conteúdo sobre gêneros e editorias no primeiro semestre de 2012 (V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação)
  • Notícias sobre meio ambiente no Jornal O Alto Uruguai: análise de conteúdo e de conotação da mensagem no primeiro semestre de 2012 (Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Posibilidades del Periodismo Ambiental para hacer frente a los riesgos climáticos (XXVIII Congresso Internacional de Comunicación)
    2012 (Total: 2)
  • O olhar do jornalismo sobre a Economia Verde: estudo a partir da cobertura da Rio+20 pelos portais G1,Terra e UOL (10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo)
  • Possibilidades do jornalismo diante da problemática ambiental (XI Congreso Latinoamericano de investigadores de la Comunicación - ALAIC)
    2011 (Total: 3)
  • A emergência das mudanças climáticas na imprensa e nos estudos da cobertura ambiental (1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental - EICA)
  • Discursos e vozes por trás das COP-15 e COP-16 (9º Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor 2011)
  • Sustentabilidade nas abordagens da Revista Envolverde (IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA) - I Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA))
    2010 (Total: 1)
  • Jornalismo e meio ambiente (8º Encontro Anual da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor))
    2009 (Total: 3)
  • O jornalismo interiorano no Médio Alto Uruguai (XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)
  • Revelar e ser visto: produção audiovisual de jovens em comunidades rurais no interior gaúcho (XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)
  • Vídeo Entre-Linhas: Uma Experiência Inclusiva da Formação em Audiovisual (V Conferência Brasileira de Mídia Cidadã)
    2008 (Total: 7)
  • A valorização dos saberes locais na compreensão de parâmetros e diversidades no jornalismo (11º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo)
  • Código de Ética dos Jornalistas: Antigo x Novo (IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)
  • Formação de audiência audiovisual: o gosto pelo filme brasileiro em Frederico Westphalen/RS (IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)
  • Investigando a vivência da cultura audiovisual por jovens frederiquenses (IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)
  • Meio ambiente e corrupção: uma possível explicação para o noticiário ambiental (IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul)
  • O impacto, o significado e a repercussão na prática do jornalismo ambiental (XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação)
  • Perspectivas ao estudo do jornalismo regional praticado no Norte do Rio Grande do Sul (III Jornadas Internacionais de Jornalismo)
    2007 (Total: 10)
  • As novas tecnologias e o jornalismo do interior: o caso do jornal RS Norte, de Frederico Westphalen (VII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul)
  • Entre o susto e o esquecimento: Jornalismo Ambiental na lógica da indústria da informação (II Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental)
  • Formação e atuação do jornalista no interior: o caso do jornal Folha Nativa, de Irai (VIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul)
  • Jornalismo no Médio Alto Uruguai: aproximações ao objeto, reflexões metodológicas e notas de pesquisa (V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo)
  • O impacto das novas tecnologias na sociedade:conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital (III Intercom Júnior ? Jornada de Iniciação Científica em Comunicação)
  • Parcialidade alardeada: notas sobre a importância da opinião no jornalismo (IX Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação)
  • Perspectivas ao estudo do Jornalismo no Norte do RS (III Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação)
  • Rádio Comunitária de Frederico Westphalen: em busca da pluralidade no espaço público (III Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação)
  • Rádio Sociedade Seberi: o enfoque local na construção da notícia (III Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação)
  • Um norte para a comunicação: visões sobre uma experiência de introdução na formação e pesquisa jornalística no Amapá (II Fórum Nacional em Defesa da Qualidade de Ensino de Comunicação)
    2005 (Total: 1)
  • Desafios do projeto pedagógico na formação do jornalista (I Mostra de Artigos Científicos/ V Colóquio de Iniciação Científica)
    2025 (Total: 2)
  • DISCURSOS DE LA JUSTICIA CLIMÁTICA PARTICIPATORIA Y TRANSFORMATIVA EN LA COBERTURA DE LA COP-30 POR LA AGENCIA EUROPA PRESS (III congreso internacional de Comunicación Europea. La Europa de proximidad en el contexto de los nuevos formatos comunicativos y la inteligencia artificia)
  • EDUCOMUNICACIÓN Y JUSTICIA COGNITIVA: LA CONSTRUCCIÓN DE LA RESILIENCIA INFORMACIONAL CONTRA LA INFODEMIA CLIMÁTICA EN EL SUR DE BRASIL (VI Congreso Internacional de formación permanente Nodos del Conocimiento. De la ayuda mutua al kratocentrismo)
    2022 (Total: 1)
  • Cobertura sobre mudanças climáticas no Brasil: direitos humanos como tópico da repercussão do VI Relatório do IPCC (VII Congreso Internacional Comunicación y Pensamiento)
    2020 (Total: 1)
  • Repercussão das greves pelo clima e do efeito Greta na cobertura brasileira: análise das notícias publicadas em 2019 no G1 e Uol. 2020 (Comunicación y Pensamiento, 2020, Sevilha)
    2017 (Total: 2)
  • A função social do jornalista sob a perspectiva da educação ambiental (Integra - Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental)
  • Mudança climática na revista Carta Capital: o Jornalismo a partir do enquadramento discursivo (VII Semana Acadêmica de Letras da UFFS e III Instituto de Estudos Linguísticos)
    2016 (Total: 2)
  • Recepção de documentário pelos alunos do Projeto Vídeo Entre-Linhas: o representar e o reconhecer (III Jornada Gaúcha de Pesquisadores da Recepção)
  • Vídeo comunitário como resposta à invisibilidade social (I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais)
    2014 (Total: 1)
  • Vídeo Entre-Linhas: Formação de jovens realizadores em Frederico Westphalen e Região (V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil)
    2013 (Total: 1)
  • Projeto Midiação-Roncalli: fortalecendo a comunicação no ambiente educativo (II EDUCOM SUL - Encontro de Educomunicação da Região Sul)
    2012 (Total: 2)
  • Enquadramento(s) jornalístico e discursivo: aproximações teóricas (II Encontro do Grupo de Trabalho de Jornalismo e Sociedade da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM))
  • Legitimação do campo econômico no discurso jornalístico sobre alterações climáticas (II Congresso Internacional de Comunicação Cognição Media - Discurso político e econômico)
    2009 (Total: 1)
  • Representação social e agendas ambientais (X Seminário Internacional de Comunicação)
    2008 (Total: 2)
  • Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen (Salão de Extensão)
  • Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen In: XI Seminário de Extensão (XXVI Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
    2006 (Total: 1)
  • Sobre o Dossiê da Mídia nas eleições 2006 (II Simpósio Internacional de Pesquisa em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria)
    2001 (Total: 1)
  • Contribuições da recepção ao projeto Correio do Povo: estratégias de uma credibilidade (VII SIPEC SUL - VII Simpósio da Pesquisa em Comunicação da Região Sul)
    1996 (Total: 1)
  • Correio do Povo em 1987 - uma análise das mudanças editoriais e gráficas (III Seminário-Feira de Pesquisa, Ensino e Extensão)
    2025 (Total: 1)
  • Da informação ao engajamento: jornalismo ambiental e o desafio da justiça climática (VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental)
    2019 (Total: 1)
  • Herdeiros de um modo de vida: midiativismo contra a ameaça de mineração no Rio Camaquã. (Seminário Internacional Comunicação Participativa e a Luta pelos Direitos Humanos)
    2017 (Total: 1)
  • O Discurso Sobre A Mudança Climática: Análise De Reportagens Nos Jornais O Estado De S. Paulo E Folha De São Paulo Em 2016 (VI Mostra de Iniciação Científica do OPEN ESPM-Sul)
    2016 (Total: 1)
  • Projeto Vídeo Entre-Linhas e o retorno à comunidade (34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul ? SEURS)
    2008 (Total: 2)
  • Formação de audiência audiovisual: o gosto pelo filme brasileiro em Frederico Westphalen/RS (XVII Congresso de Iniciação Científica)
  • Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen (XI Seminário de Extensão)

Produção Técnica

    2024 (Total: 1)
  • MANUAL PARA A COBERTURA JORNALÍSTICA DOS DESASTRES CLIMÁTICOS
    2020 (Total: 1)
  • Minimanual para a cobertura jornalística das mudanças climática
    2016 (Total: 1)
  • Apostila Vídeo Entre-Linhas
    2008 (Total: 1)
  • Apostila - Material didático para Oficina de Audiovisual. 54p.
    2007 (Total: 4)
  • Blog Curso de Jornalismo
  • Blog da disciplina História do Jornalismo
  • Blog da Disciplina Comunicação Digital
  • Blog do Projeto Comunicação e Jornalismo no Médio Alto Uruguai: levantamento histórico e perspectivas
    2006 (Total: 1)
  • Blog da disciplina Introdução ao Jornalismo
    2018 (Total: 1)
  • Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental
    2016 (Total: 1)
  • Anais do III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental
    2025 (Total: 1)
  • VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental
    2018 (Total: 1)
  • IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA) sobre Jornalismo e Mudança Climática
    2016 (Total: 1)
  • Mediação I Simpósio Internacional de Comunicação - SIC
    2015 (Total: 1)
  • III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental
    2014 (Total: 1)
  • II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental
    2008 (Total: 1)
  • II Seminário de Jornalismo do Cesnors: 20 anos da regulamentação da Comunicação Social brasileira
    2008 (Total: 1)
  • Paralelo 27 - II Show de talentos do curso de Comunicação Social do Cesnors/UFSM
    2007 (Total: 1)
  • Paralelo 27 - I Show de Talentos do Curso de Comunicação Social do Cesnors/UFSM
    2021 (Total: 1)
  • I Encontro Educom Mão na Mídia
    2020 (Total: 1)
  • Curso de Combate ao Racismo
    2018 (Total: 1)
  • II Simpósio Internacional de Comunicação - SIC
    2016 (Total: 2)
  • Consciência Ambiental
  • GT Comunicação e Processos Socioculturais
    2015 (Total: 1)
  • GT Discursos sobre Meio Ambiente nos Meios de Comunicação - IV Seminário Internacional de Estudos Literários
    2013 (Total: 1)
  • Produção e Acesso à imagem por pessoas com deficiência visual
    2011 (Total: 1)
  • 20º Compós: Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação
    2009 (Total: 1)
  • I Conferência Municipal de Comunicação
    2007 (Total: 1)
  • I Seminário de Jornalismo do Cesnors
    2005 (Total: 2)
  • Curso A Linguagem no Cinema
  • II Encontro de Comunicação da Faculdade Seama
    2008 (Total: 1)
  • Oficinas de Audiovisual Projeto Entre-linhas
    2005 (Total: 2)
  • A cultura das mídias e o mundo das celebridades
  • Construindo um informativo
    2005 (Total: 2)
  • Projeto Político Pedagógico do curso de Jornalismo SEAMA
  • Reconhecimento do curso de Jornalismo - SEAMA
    2004 (Total: 2)
  • Projeto Político-Pedagógico Especialização lato sensu Comunicação e Política
  • Regulamentação de TCC - curso de Jornalismo SEAMA
    2025 (Total: 3)
  • Da informação ao engajamento: jornalismo ambiental e o desafio da justiça climática
  • EDUCOMUNICACIÓN Y JUSTICIA COGNITIVA: LA CONSTRUCCIÓN DE LA RESILIENCIA INFORMACIONAL CONTRA LA INFODEMIA CLIMÁTICA EN EL SUR DE BRASIL
  • Quando as fontes entram em cena: estudo sobre o documentário da RBS TV um ano após a enchente de 2024 no RS
    2022 (Total: 4)
  • Ações pelo clima: uma análise de materiais de comunicação do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) no Brasil
  • Cobertura sobre mudanças climáticas no Brasil: direitos humanos como tópico da repercussão do VI Relatório do IPCC
  • Lançamento livro Comunicação pública e cidadania: conceitos, desafios e enfrentamentos.
  • Midiativismo indígena no Brasil em favor dos direitos e do clima
    2021 (Total: 1)
  • Educomunicação em tempos de crise: uma experiência de adaptação de projetos de extensão no apoio ao ensino remoto da rede pública no Brasil
    2020 (Total: 1)
  • Repercussão das greves pelo clima e do efeito Greta na cobertura brasileira: análise das notícias publicadas em 2019 no G1 e Uol. 2020
    2019 (Total: 1)
  • Herdeiros de um modo de vida: midiativismo contra a ameaça de mineração no Rio Camaquã.
    2018 (Total: 3)
  • Arboricídio em Porto Alegre: uma contagem em rede
  • Entre o silêncio e o silenciamento: a invisibilidade no Jornalismo
  • Noções teóricas para pensar o enquadramento discursivo
    2017 (Total: 1)
  • Mudança climática na revista Carta Capital: o jornalismo a partir enquadramento discursivo
    2016 (Total: 6)
  • A cultura como forma de desenvolvimento: análise de Frederico Westphalen/RS
  • Jovens frederiquenses: consumo audiovisual e representação
  • O retorno à comunidade: histórico e atualidade do projeto Vídeo Entre-Linhas
  • Transformações ambientais e megaeventos nas cidades brasileiras nos estudos de jornalismo entre 2007 e 2015
  • Vídeo entre-linhas: Educomunicação como Base do Protagonismo Jovem
  • Vídeos sobre o que conheço: um estudo de recepção em comunidades frederiquenses
    2015 (Total: 4)
  • A trajetória do Jornalismo e dos Jornalistas Ambientais no Brasil: o Núcleo de Ecojornalistas do RS
  • O discurso instrumentalista da Revista Veja sobre a Rio+20
  • Vídeo Entre-Linhas: 'Parque da Faguense'
  • Vídeo Entre-Linhas: Relato de Experiência sobre a produção do documentário ?Parque da Faguense'
    2014 (Total: 1)
  • Blog institucional como espaço de reformulação do conceito de audiência no webjornalismo: estudo de caso Agapan
    2013 (Total: 1)
  • Jornalismo Ambiental: Análise dos jornais ?Leia Agora? e ?O Alto Uruguai?
    2012 (Total: 4)
  • Enquadramento(s) jornalístico e discursivo: aproximações teóricas
  • Legitimação do campo econômico no discurso jornalístico sobre alterações climáticas
  • O olhar do jornalismo sobre a Economia Verde: estudo a partir da cobertura da Rio+20 pelos portais G1,Terra e UOL
  • Possibilidades do jornalismo diante das problemáticas ambientais
    2011 (Total: 3)
  • A emergência das mudanças climáticas na imprensa e nos estudos da cobertura ambiental
  • Discursos e vozes por trás das COP-15 e COP-16
  • Sustentabilidade nas abordagens da Revista Envolverde
    2010 (Total: 1)
  • Acontecimento inesperado: uma ordem de discurso
    2009 (Total: 5)
  • A experiência do Video Entre-Linhas na Formação de Jovens Realizadores no Interior de Frederico Westphalen
  • O jornalismo interiorano no Médio Alto Uruguai
  • Projeto Entre-Linhas
  • Representação social e agendas ambientais
  • Vídeo Entre-Linhas: uma experiência inclusiva na formação em audiovisual
    2008 (Total: 2)
  • A valorização dos saberes locais na compreensão de parâmetros e diversidades no jornalismo
  • Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen
    2007 (Total: 1)
  • Parcialidade alardeada: notas sobre a importância da opinião no jornalismo
    2006 (Total: 1)
  • Sobre o Dossiê da Mídia nas eleições 2006
    2005 (Total: 2)
  • Assessoria de Comunicação no Amapá
  • Desafios do Projeto Pedagógico na formação do jornalista
    2004 (Total: 1)
  • Comunicação e Turismo
    2001 (Total: 1)
  • Contribuições da recepção ao projeto Correio do Povo: estratégias de uma credibilidade
    1996 (Total: 1)
  • Correio do Povo em 1987: resgate das mudanças editoriais e gráficas
    2023 (Total: 1)
  • Lançamento livro Paulo Freire em tempo de fake news
    2022 (Total: 2)
  • Comunicação do Conhecimento, dos Movimentos e das Questões Socioambientais
  • Educomunicar para a justiça climática
    2021 (Total: 1)
  • Diálogos: Meio Ambiente
    2017 (Total: 1)
  • A interface entre a Comunicação Social e a Educação Ambiental no contexto da Gestão Ambiental Pública
    2016 (Total: 1)
  • Mìdias Digitais na Educação
    2009 (Total: 3)
  • Acessibilidade Digital na Educação Latino-Americana
  • Ampliar o acesso à Cultura, em especial a equipamentos e recursos de formação audiovisual
  • Tese: Ampliar o acesso à cultura, em especial a equipamentos e recursos de formação audiovisual
    2005 (Total: 1)
  • A busca profissional, por uma escolha certa
    2004 (Total: 1)
  • A formação do jornalista
    2003 (Total: 1)
  • A importância da comunicação nos dias de hoje
    2024 (Total: 1)
  • Comunicação - Informação - Meio Ambiente em tempos de eventos extremos climáticos
    2014 (Total: 2)
  • O webjornalismo na cobertura da resistência e do arborecídio em Porto Alegre
  • Vídeo Entre-Linhas: Formação de jovens realizadores em Frederico Westphalen e Região
    2021 (Total: 1)
  • Universidade e escola pública: parceria na construção da cidadania comunicativa
    2007 (Total: 2)
  • Divergências no radiojornalismo de Frederico Westphalen
  • Perfil dos ingressantes no curso de Jornalismo 2006/2 e 2007/1
    2014 (Total: 1)
  • Projeto Vídeo Entre-Linhas: oficina audiovisual para o público jovem das comunidades rurais de Frederico Westphalen e região
    2021 (Total: 1)
  • EDUCOMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS: Perspectivas integrativas para a práxis
    2016 (Total: 1)
  • A representação das minorias no cinema: um estudo estético sobre a adaptação de Linda: uma história horrível, de Caio Fernando Abreu
    2008 (Total: 1)
  • Edição Cesnors Jornal
    2007 (Total: 2)
  • Boletim Associação dos Arquitetos e Engenheiros do Médio e Alto Uruguai - Asaermau
  • Logotipo Centro de Educação Superior Norte - RS (Cesnors)
    2006 (Total: 1)
  • Edição Folder Cesnors
    2005 (Total: 1)
  • Programas - Ecologia no Amapá
    2001 (Total: 2)
  • Jornal da Unisinos
  • Unisinos em Revista
    2022 (Total: 2)
  • Educação e comunicação ambiental
  • ODS 17- Parcerias e meios de implementação
    2023 (Total: 1)
  • Lançamento do E-Book 'Educomunicação para Democracia e Cidadania'
    2021 (Total: 1)
  • II Ciclo de Debates por um Jornalismo Antirracista
    2020 (Total: 2)
  • Curso de Jornalismo na UFSM-FW, 14 anos de história
  • I Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas
    2009 (Total: 2)
  • A importância da I Conferência Municipal de Comunicação
  • Projeto Entre-Linhas
    2010 (Total: 1)
  • Relatório técnico Vídeo Entre-Linhas
    2008 (Total: 1)
  • Relatório Final Vídeo Entre-Linhas
    2020 (Total: 1)
  • Oficinas do projeto Vídeo Entre-Linhas
    2008 (Total: 1)
  • Comunicação e Jornalismo em Frederico Westphalen e região: levantamento histórico e perspectivas
    2007 (Total: 1)
  • Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen
    2016 (Total: 1)
  • Coordenação Sessão de Comunicação I Seminário Internacional de Comunicação - SIC
    2012 (Total: 1)
  • A pesquisa de jornalismo ambiental sobre mudanças climáticas
    2016 (Total: 7)
  • Parecer ad hoc Revista Estudos em Comunicação
  • Parecer ad hoc Revista Experiência
  • Parecer ad hoc Revista Vozes & Diálogo
  • Parecer ad hoc Rizoma
  • Pareceres ad hoc Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social ?Disertaciones? (ISSN 1856-9536),
  • Pareceres ad hoc Revista Chasqui
  • Parecerista I Simpósio Internacional de Comunicação - SIC
    2015 (Total: 4)
  • Parecer ad hoc Revista Vozes & Diálogo
  • Parecerista ad hoc V SINEL
  • Parecerista III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental
  • Revista Estudos da Comunicação. ISSN 1518-9775
    2014 (Total: 1)
  • Parecerista II Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental
    2013 (Total: 1)
  • Parecer ad hoc Revista Vozes & Diálogo
    2012 (Total: 1)
  • Parecer ad hoc Revista Chasqui
    2011 (Total: 2)
  • Parecer ad hoc Revista Vozes & Diálogo
  • Revisão Editorial Revista Intexto
    2009 (Total: 2)
  • Parecer ad hoc Revista Communication Theory
  • Parecerista MAPEC UFSM/FW
    2006 (Total: 1)
  • Grupo de estudos - alteração dos critérios de aplicação de recuperação e exames
    2026 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2025 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2024 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2016 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2011 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
  • Revisor de periódico 'Vozes e Diálogo (UNIVALI)'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
    2009 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Communication Theory'
    2008 (Total: 1)
  • Vídeo Entre-Linhas: formação de jovens realizadores no interior de Frederico Westphalen

Produção Artística

    2022 (Total: 20)
  • Apresentação do Programa Mão na Mídia e relação com pautas ambientais
  • O que é a Agenda 2030?
  • ODS 1 - Erradicação da pobreza
  • ODS 10 - Redução das desigualdades
  • ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • ODS 12 - Consumo e produção sustentáveis
  • ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima
  • ODS 14 - Vida na água
  • ODS 15 - Vida terrestre
  • ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes
  • ODS 17- Parcerias e meios de implementação
  • ODS 2- Fome Zero e Agricultura Sustentável
  • ODS 3 - Saúde e Bem-Estar
  • ODS 4 - Educação de Qualidade
  • ODS 5 - Igualdade de Gênero
  • ODS 6 - Água Potável e Saneamento
  • ODS 7- Energia Limpa e Acessível
  • ODS 8 - Trabalho Digno e Crescimento Econômico
  • ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura
  • Programas que já aconteceram e atividades Mão na Mídia
    2009 (Total: 1)
  • Entrevista. Final das inscrições para vestibular UFSM
    2008 (Total: 1)
  • Entrevista. A formação e o mercado para o jornalista
    2007 (Total: 1)
  • Entrevista. Pesquisas sobre Comunicação, jornais e rádios na região do Médio Alto Uruguai

Orientações Concluídas

    2009 (Total: 1)
  • Jornalismo comparado
    2025 (Total: 1)
  • O saber-fazer jornalístico na cobertura sobre desastres socioambientais no Brasil
    2024 (Total: 2)
  • Correio do Povo e meio ambiente: análise da cobertura do jornal entre 2010 e 2019 
  • Enquadramento discursivo sobre eventos climáticos extremos: cobertura do ciclone extratropical no rio grande do sul em 2023 pela GZH
    2023 (Total: 3)
  • A construção das notícias sobre Marielle Franco nos portais G1 e Notícia Preta (2019-2023)
  • O caso Klara Castanho pela narrativa de Leo Dias no Portal Metrópoles: o lugar da ética jornalística
  • O uso da rádio informativa na escola como prática da Educomunicação
    2021 (Total: 2)
  • Mediação educomunicativa na produção de podcasts em disciplina da UFSM
  • PROGRAMA ESTRATÉGICO EM COMUNICAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO LOCAL DAAGENDA 2030: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
    2020 (Total: 3)
  • Barragem de Garabi-Panambi no Webjornal Sul21: análise de conteúdo argumentativo
  • Espaços de participação popular em Frederico Westphalen/RS e a divulgação pela imprensa
  • Jornalismo Ambiental: um estudo sobre a abordagem da extinção de animais em documentários do Globo Repórter
    2019 (Total: 3)
  • A nova economia do campo no discurso sobre a sustentabilidade na Revista Globo Rural
  • Desastre de Mariana: As funções do Jornalismo Ambiental na cobertura do jornal "A Sirene"
  • Vida de gado?: análise discursiva da agropecuária na Amazônia em reportagens dos portais Uol e Globo Rural no ano de 2019
    2018 (Total: 1)
  • Enquadramentos discursivos em reportagens do site Observatório do Clima: risco, impacto, emergência, incerteza
    2017 (Total: 2)
  • Análise dos elementos gráficos da comunicação visual da revista Superinteressante
  • Jornalismo e transformação social: uma análise do Jornal Comunitário de São Miguel do Oeste
    2016 (Total: 4)
  • A construção do movimento Hip Hop nos jornais frederiquenses e a identidade da juventude periférica
  • Análise do conteúdo no uso das fontes nos jornais locais Folha do Noroeste e O Alto Uruguai
  • Análise do episódio presidente por acidente: relações de poder entre professores e alunos no seriado Os Simpsons
  • Análise De Acessibilidade Jornalística Do Portal De Notícias Terra Para Pessoas Cegas
    2015 (Total: 3)
  • Dez anos de transgênicos no Brasil: uma análise de conteúdo de reportagens veiculadas nos programas Caminhos da Reportagem da TV Brasil e Matéria de Capa da TV Cultura
  • Meio ambiente nos jornais Folha do Noroeste e O Alto Uruguai: análise de conteúdo sobre gêneros, editorias, temas e fontes
  • Memórias de Fogo e Dor - Livro-reportagem
    2014 (Total: 1)
  • Implementação de ações permanentes de assessoria de comunicação na Liga Feminina de Combate ao Câncer em Frederico Westphalen
    2012 (Total: 1)
  • Protagonistas do código florestal: uma análise discursiva da cobertura jornalística de Zero Hora
    2010 (Total: 4)
  • A assessoria de imprensa na administração municipal de cidades interiorianas no Noroeste gaúcho
  • As abordagens da sustentabilidade na Revista Envolverde
  • Marcas jornalísticas no Custe o que Custar: um novo modelo de telejornalismo?
  • Revista Creluz "Ideias que iluminam"
    2009 (Total: 4)
  • A notícia ambiental no jornal O Alto Uruguai
  • Análise do jornalismo colaborativo da seção Leitor-Repórter do Zero Hora on-line
  • Análise do Jornalismo Colaborativo na Seção Leitor-Repórterdo Zero Hora On-line
  • Critérios de notícias ambientais no Jornal O Alto Uruguai
    2006 (Total: 1)
  • Infância, TV e novas tecnologias: o consumo de entretenimento eletrônico
    2005 (Total: 4)
  • A cobertura da Amazônia pela Amazônia: um estudo das notícicas do Portal ORM e Amazônia
  • Jornalismo na internet: análise do Jornal do Dia
  • O discurso do Jornal O Liberal no Caso Dorothy Stang
  • Programa Meio Ambiente para Todos: educação ambiental através da televisão
    2004 (Total: 6)
  • A força da Comunicação Empresarial: o caso Eletronorte
  • Blogs: um novo paradigma para o jornalismo de internet - análise e estudo de casos
  • Desenvolvimento sustentável: o olhar da imprensa amapaense
  • Direito de resposta no Jornalismo
  • Linguagem do jornal on-line TempusDigital
  • Pirataria off-line: a música na era da sua reprodutibilidade digital