Marcia Lise Lunardi Lazzarin

Produção Bibliográfica

    2016 (Total: 1)
  • Apresentação
    2015 (Total: 1)
  • Prefácio
    2020 (Total: 2)
  • doiA Premência do Diagnóstico Precoce da Surdez e seus Efeitos no Campo Conceitual da Educação de Surdos
  • doiExperiências escolares, aprendizagem e cultura: produção do sujeito surdo no cenário da escola contemporânea
    2017 (Total: 3)
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E PODER NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR?
  • doiPactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente
  • Produções culturais surdas no contexto da educação bilingue
    2016 (Total: 2)
  • Governamentalidade como ferramenta analítica: uma prática de pesquisa em Educação Especial
  • POLITICAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: JOGOS DE DISPUTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BRASILEIRA
    2015 (Total: 3)
  • Educação Especial, Educação Inclusiva e Pedagogia da Diversidade: Celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade!
  • Institucionalização da Língua Brasileira de Sinais na lógica inclusiva
  • doiPRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA: ARTICULAÇÕES A PARTIR DA CULTURA
    2013 (Total: 1)
  • Produções culturais surdas no You Tube: estratégias de negociação e consumo de identidade
    2012 (Total: 1)
  • Liberalismo e formação de professores para a educação de surdos
    2011 (Total: 3)
  • A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola
  • Comunidade e escola de surdos: intersecções e produção de subjetividades
  • Outros sujeitos, outra escola? Estratégias e práticas no contexto de escolas específicas para surdos
    2010 (Total: 3)
  • Cultura e comunidade surda: intersecções e emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço escolar
  • Formar, tolerar, incluir: tríade de governamento dos professores de surdos
  • Outros domínios pedagógicos: a mídia ensinando sobre a mesmidade e a alteridade
    2007 (Total: 1)
  • Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
    2006 (Total: 2)
  • Gerenciar o risco, garantir a segurança e a normalidade: tríade da Educação Especial
  • Surdez: um território de fronteira
    2005 (Total: 1)
  • Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
    2004 (Total: 1)
  • La anormalidad en delattle: el arte minucioso del control y de la corrección de los curpos sordos
    2001 (Total: 1)
  • Inclusão/exclusão: duas faces da mesma moeda
    2000 (Total: 1)
  • Estudios sordos y estudios culturales en educación: un debate entre maestros oyentes y sordos sobre el curriculum escolar
    1997 (Total: 2)
  • Currículo na educação dos surdos: relações de poder e práticas de significação.
  • Integração dos surdos: um debate de paradigmas.
    1996 (Total: 2)
  • Dizer a palavra: perspectivas do diálogo intercultural
  • O dizer a palavra na comunidade surda.
    1995 (Total: 1)
  • História da educação de surdos no Rio Grande do Sul.
    2019 (Total: 4)
  • A EMERGÊNCIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL
  • Experiências de formação de professores surdos em curso médio-normal de uma escola de surdos
  • Formação continuada de professoras para o Atendimento Educacional Especializado: a produção do modelo ideal de docência na escola inclusiva
  • Gestão Educacional e Inclusão Escolar: a formação do professor gestor para a valorização da diferença
    2018 (Total: 3)
  • Governamentalidade & Metas Educacionais: a educação que queremos para a geração de bicentenários
  • O contexto da educação escolar bilíngue/cultural de surdos no Rio Grande do Sul
  • Universidade inclusiva/acessível: estratégias de captura e permanência do estudante surdo no ensino superior
    2016 (Total: 1)
  • Producing and Consuming: Deaf Culture Negotiations in the Contemporary Scene
    2015 (Total: 2)
  • Educação inclusiva e educação especial: interfaces da pedagogia da diversidade no contexto universitário
  • PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: INVESTIGAÇÕES A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO
    2013 (Total: 3)
  • Efeitos do Decreto 5626/05 na produção de sujeitos surdos na lógica inclusiva
  • Os discursos curriculares no contexto da formação de professores para a educação de surdos
  • Que currículo? Que práticas curriculares? Que sujeitos? O atendimento educacional especializado em questão
    2012 (Total: 3)
  • Cartografando Estudos Surdos: currículo e relações de poder.
  • Identidade, cultura e diferença: elementos para pensar a educação de surdos.
  • PEDAGOGIA DA DIVERSIDADE: UM TRAVESTISMO DISCURSIVO NA PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES SURDAS
    2011 (Total: 2)
  • Cartografando Estudos Surdos: currículo e relações de poder
  • Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira
    2010 (Total: 2)
  • Dispositivo curricular de controle: governamento da surdez no cenário educacional
  • Os discursos da diferença no contexto das políticas de inclusão: a anormalidade no detalhe
    2009 (Total: 1)
  • Pedagogia e Diferença: capturas e resistências nos discursos curriculares da educação de surdos
    2008 (Total: 3)
  • Curriculo como política cultural: possibilidades de pensar a diferença
  • Das fragilidades e das possibilidades de transitar na fronteira da inclusão/exclusão: a produção da diferença no discurso curricular
  • Pedagogia da diversidade e Pedagogia da Diferença? Singularidades e regularidades nos discursos das políticas inclusivas
    2007 (Total: 1)
  • O Currículo como política cultural: possibilidades para pensar a diferença
    2006 (Total: 1)
  • Família e escola: uma dobradiça no processo de normalização da criança surda
    2004 (Total: 1)
  • Educação Especial: institucionalização de uma racionalidade científica
    2000 (Total: 1)
  • Estudos Surdos e Estudos Culturais em Educação: um debate entre professores ouvintes e surdos sobre o currículo escolar
    1998 (Total: 1)
  • Cartografando os estudos surdos: currículo e relações de poder
    2017 (Total: 1)
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2018 (Total: 1)
  • Diferença, Educação e Cultura: Ressonâncias na Escola Contemporânea
    2011 (Total: 1)
  • Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações
    2015 (Total: 1)
  • Diferença, Educação e Cultura
    2013 (Total: 1)
  • Pordução, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira
    2005 (Total: 3)
  • Diferentes representações da língua
  • Língua, cultura e identidade
  • Psicologia das relações educacionais
    2019 (Total: 1)
  • Pref'ácio
    2000 (Total: 1)
  • Labirintos do currículo: perguntas para responder - respostas para perguntar
    2014 (Total: 1)
  • PRÁTICAS DISCURSIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO
    2013 (Total: 2)
  • Caleidoscópio:O Atendimento Educacional Especializado na produção de uma subjetividade docente na educação especial
  • Youtube como pedagogia cultural: espçao de produção, circulação e consumo da cultura surda
    2012 (Total: 2)
  • COMPARTILHANDO SIGNIFICADOS CULTURAIS: PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DA CULTURA SURDA E A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no atendimento educacional especializado
    2011 (Total: 3)
  • Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos.
  • Produzir e consumir: negociações da cultura surda no cenário contemporâneo.
  • Youtube como espaço de legitimação de cultura surda
    2010 (Total: 2)
  • Atravessamentos políticos culturais na perspectiva da educação inclusiva de alunos surdos
  • O imperativo das políticas de inclusão na contemporaneidade: respeito à diferença, cuidado de si e tolerância
    2009 (Total: 3)
  • Currículo, identidade e diferença: elementos estratégicos para pensar a educação de surdos.
  • Polivalentes, generalistas e tolerantes: formando professores na lógica inclusiva.
  • Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região centro-oeste/RS.
    2008 (Total: 4)
  • A captura da diferença nos discursos da educação especial: o currículo como mecanismo de produção da anormalidade surda.
  • Pedagogia da diferença: uma nova novela pedagógica no currículo surdo.
  • Políticas de inclusão: dispositivos de segurança para agenciar a eclosão da diferença.
  • Tratar de avaliar, tratar de disciplinar: o contexto da avaliação na educação de surdos.
    2007 (Total: 4)
  • A diversidade como dispositivo de normalização nas políticas educacionais.
  • A produção do aluno "problema " no discurso escolar: o livro 'negro" como estratégia do gerenciamento do risco
  • Currículo como polítIca cultural: possibilidades de pensar a diferença.
  • O testemunho na formação da identidade, cultura e educação de surdos.
    2006 (Total: 4)
  • A invenção da anormalidade surda nos discursos da educação especial.
  • Pedagogia da diversidade: um travestismo discursivo na educação de surdos.
  • Práticas discursivas na escola: o controle das famílias dos alunos considerados problema.
  • Problematizando as normalidades nos discursos sobre a surdez.
    2005 (Total: 1)
  • Cultura, identidade e diferença do sujeito surdo: uma questão de respeito na dinâmica escolar.
    2004 (Total: 2)
  • Pedagogia da diversidade: normalizar o outro, familiarizar o estranho.
  • Produção das diferenças, constituição de anormalidades, eis os labirintos do currículo.
    2003 (Total: 2)
  • Atenção à diversidade: estratégia de normalização nas políticas educacionais.
  • Políticas de educação e formação profissional: dispositivo de normalização das diferenças.
    2002 (Total: 3)
  • Medicalização, reabilitação, normalização: uma política de Educação Especial.
  • Política da Educação Especial: dispositivo de normalização das diferenças.
  • Quién és el sujeto infantil? Construcción del discurso moderno acerca de la infancia.
    2001 (Total: 1)
  • Surdez: um território de fronteira.
    2000 (Total: 1)
  • Educação de surdos e currículo: um debate acerca das diferenças.
    1999 (Total: 1)
  • Repensando o discurso curricular na educação de surdos.
    2019 (Total: 2)
  • A formação/experiência de professores surdos no espaço da escola de surdos: o curso médio-normal
  • O Currículo da Escola de Surdos: Práticas Discursivas na Perspectiva da Educação Bilíngue
    2012 (Total: 1)
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no atendimento educacional especializado.
    2010 (Total: 1)
  • Experiência e diferença: recorrências discursivas nos campos da educação especial e da educação musical
    2009 (Total: 3)
  • Currículo, identidade e diferença: elementos estratégicos para pensar a educação de surdos.
  • Polivalentes, generalistas e tolerantes: formando professores na lógica inclusiva.
  • Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região centro-oeste/RS
    2006 (Total: 1)
  • Educação Especial: um encontro com as diferenças.
    2005 (Total: 2)
  • Inclusão/Exclusão: mecanismos para gerenciar a anormalidade surda.
  • Letramento e Surdez: possiveis representações culturais da escrita.
    2004 (Total: 1)
  • Produção das diferenças, constituição de anormalidades, eis os labirintos do currículo
    2002 (Total: 3)
  • Educação para todos: é possível educar na diferença?
  • Medicalização, reabilitação, normalização: uma política de Educação Especial.
  • Política nacional de Educação Especial: dispositivo de normalização das diferenças.
    1999 (Total: 1)
  • Repensando o discurso curricular na educação de surdos.
    1998 (Total: 1)
  • Reconstrução curricular: alternativa emancipatória na educação de surdos.
    2009 (Total: 1)
  • A educação de surdos no cenário contemporâneo: tempos de múltiplas culturas e identidades móveis...
    2008 (Total: 2)
  • A Educação de Surdos no Rio Grande do Sul: um olhar sobre a região centro-oeste.
  • Tratar de avaliar, tratar de disciplinar: o contexto da avaliação na educação de surdos.
    2006 (Total: 3)
  • Educação de surdos: questões sobre língua, cultura, identidade e currículo.
  • Invenção e problematização da escrita na comunidade surda.
  • Pedagogia da diversidade: um travestismo discursivo na educação de surdos.
    2000 (Total: 1)
  • Educação de surdos e currículo: um debate acerca das diferenças.
    1999 (Total: 1)
  • A invenção e a exclusão da alteridade deficiente a partir dos significados da normalidade

Produção Técnica

    2017 (Total: 1)
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2008 (Total: 1)
  • Língua, Cultura e Identidade
    2005 (Total: 3)
  • Diferentes representações da língua
  • Língua, Cultura e Identidade
  • Psicologia das Relações Educacionais
    2017 (Total: 1)
  • XI Seminário de Educação Especial e II Seminario Latino Americano de Educação Especial: espaço e tempos de aprendizagem na educação especial
    2015 (Total: 1)
  • X Seminário de Educação Especial e o I Seminário Latino-Americano de Educação Especial.
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do Encontro em EaD-Cartografias de uma experiência
    2005 (Total: 2)
  • Membro da Comissão organizadora do 3º Seminário de Educação Especial - Inclusão Educacional: teorias e práticas
  • Membro da Comissão organizadora do Seminário de Formação de Professores para Educação Inclusiva
    1999 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do V Congresso Latino-Americano de Educação Bilingüe para Surdos
    2017 (Total: 1)
  • Encontro de Educação Escolar Bilíngue/Cultural de surdos
    2016 (Total: 1)
  • IX Forum Estadual de Educação de Surdos: Educação Escolar Bilingue para surdos: o que temos produzido?
    2013 (Total: 2)
  • IV Seminário Interno da Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE/UFSM
  • VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos - FEES
    2012 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do I Seminário do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/ DEC.
    2011 (Total: 2)
  • Membro da Comissão organizadora do I Congresso de Educação, Pesquisa e Contemporaneidade.
  • Membro da Comissão organizadora do I Festival Brasileiro de Cultura Surda
    2008 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do III Fórum Estadual de Educação de Surdos
    2020 (Total: 1)
  • Processos de tradução e interpretação para alunos surdos no ensino superior em tempos de pandemia
    2017 (Total: 4)
  • Coordenação da Mesa: Letramentos de surdos: práticas sociais de linguagem entre duas línguas/culturas e Língua de sinais e cultura surda no contexto educação bilíngue -
  • Coordenação de Sessão de Apresentação de Trabalhos do II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
  • Mediadora da Mesa Encontro das Linhas de Pesquisa do PPGE
  • Mediadora da Mesa redonda: Problematizações sobre diferença e educação
    2016 (Total: 2)
  • Coordenação da Conferencia 'Politicas internacionais e nacionais de educação e a pedagogia do heroi
  • Educação Bilingue para surdos: uma experiência em desenvolvimento no Uruguai
    2015 (Total: 1)
  • Estudo genealógico das anormalidades e as questões atuais de in/exclusão
    2014 (Total: 1)
  • Mediadora da mesa Articulações entre Pesquisa e Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar
    2013 (Total: 1)
  • A importância da língua de sinais no contexto de alfabetização de crianças surdas
    2010 (Total: 3)
  • As políticas de formação de professores no contexto da educação de surdos no VI seminário de Educação Especial: Discutindo a Formação e Práticas do Educador Especial.
  • Currículo na Educação de Surdos/ II Seminário Bilingue para Surdos
  • Inclusão/Exclusão: duas faces da mesma moeda
    2009 (Total: 2)
  • Coordenadora da mesa no III Seminário Nacional de Filosofia e Educação ? Confluências
  • Mediadora da Mesa Temática: Pólitca de formação de professores de LIBRAS ? a formação de professores para o ensino de LIBRAS.
    2008 (Total: 2)
  • Educação Musical e Educação Especial
  • Educação Musical e Educação Musical
    2007 (Total: 1)
  • Currículo e Estudos Surdos em Educação
    2006 (Total: 2)
  • Curso de Especialização em Educação de Surdos
  • Educação especial: um encontro com as diferenças
    2005 (Total: 1)
  • Curso de formação de professores de educação especial, na área da surdez.
    2003 (Total: 3)
  • Currículo e Diferença
  • Diferenças no processo de aquisição de segunda língua por aprendizes surdos
  • Inclusão/Exclusão: problematizando as diferenças
    2002 (Total: 1)
  • Curso de capacitação para docentes na área de deficiência auditiva
    1999 (Total: 1)
  • Reestruturação curricular para surdos
    2015 (Total: 2)
  • Alfabetização na Idade Certa e a Produção da Normalidade/Anormalidade na Lógica Inclusiva
  • Governamentalidade & Metas Educacionais a Educação que Queremos para a Geração dos Bicentenários
    2014 (Total: 1)
  • PRÁTICAS DISCURSIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS
    2012 (Total: 3)
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no atendimento educacional especializado.
  • Humor surdo no you tube: estratégias de negociação cultural.
  • Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira: análises dos impactos das tecnologias de informação e comunicação na educação de surdos
    2011 (Total: 2)
  • Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos
  • Youtube como espaço de legitimação de cultura surda
    2010 (Total: 4)
  • Atravessamentos políticos culturais na perspectiva da educação inclusiva de alunos surdos
  • Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos.
  • O imperativo das políticas de inclusão na contemporaneidade: respeito à diferença, cuidado de si e tolerância
  • Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira
    2009 (Total: 2)
  • A educação de surdos no Rio Grande do Sul: Região Central e Fronteira Oeste
  • Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região centro-oeste
    2008 (Total: 5)
  • A captura da diferença nos discursos da educação especial: o currículo como mecanismo de produção da anormalidade surda
  • As representações culturais dos professores surdos no contexto do ensino superior
  • Pedagogia da diferença: uma nova novela pedagógica no currículo surdo
  • Relato de Experiência do Pólo UFSM
  • Tratar de avaliar, tratar de disciplinar: o contexto da avaliação na educação de surdos
    2007 (Total: 3)
  • Pedagogia de surdos e currículo de escolas de surdos.
  • Pedagogia Surda: marcas surdas no espaço escolar e as políticas educacionais
  • Pensando a Formação de professores no contexto da educação de surdos.
    2005 (Total: 1)
  • Letramento e Surdez: Possiveis representações da culturais da escrita.
    2020 (Total: 3)
  • Normalidade, in/exclusão e processos de escolarização: elementos para pensar o campo da Educação Especial em tempos de isolamento social
  • O direito à educação de qualidade para todos e exclusão
  • Pensar a escola para a multiplicidade e a diferença
    2018 (Total: 2)
  • Currículo, Diferença e Prática Docente
  • POLÍTICAS DE IN/EXCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DA RELAÇÃO COM A ALTERIDADE
    2017 (Total: 3)
  • IDENTIDADES CULTURAIS, DIVERSIDADES E DIFERENÇAS: elementos para pensar o contexto educacional contemporâneo
  • Processos de In/Exclusão: no Contexto da Educação Contemporânea
  • Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilingue
    2016 (Total: 1)
  • A educação de surdos no cenário contemporâneo: identidades, culturas, e línguas de sinais no contexto da educação bilingue
    2015 (Total: 2)
  • A CENTRALIDADE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
  • Educação Bilíngue e Inclusão: da Educação Básica ao Ensino Superior
    2014 (Total: 2)
  • Educação, inclusão e qualidade
  • Pesquisa em Educação Especial
    2013 (Total: 1)
  • Como pensar a formação de professores em educação especial em tempos de in/exclusões
    2012 (Total: 1)
  • Palestra em Comemoração ao Dia Nacional de Educação de Surdos e dos 10 anos de Oficialização da Lei de Libras.
    2011 (Total: 2)
  • Processos de in/exclusão na educação de surdos
  • Processos de in/exclusão no contexto da educação contemporânea
    2010 (Total: 2)
  • A educação de surdos no cenário contemporâneo
  • Procultura
    2009 (Total: 4)
  • A educação de surdos no cenário contemporâneo: tempos de múltiplas culturas e identidades móveis
  • A Educação dos Surdos no RS: Região Fronteira Oeste e Região Norte do Estado
  • Cultura, Direitos e Diferença
  • Diferença, acessibilidade e inclusão
    2008 (Total: 5)
  • As fragilidades e as possibilidades das políticas de inclusão no contexto da educação de surdos
  • As questões da educação de surdos no contexto das políticas de inclusão
  • Das fragilidades e das possibilidades de transitar na fronteira da inclusão/exclusão: a produção da diferença no discurso curricular
  • Educação Musical e Educação Especial
  • INEXclusão: práticas de educação de surdos.
    2007 (Total: 7)
  • A identidade do professor surdo no contexto do curso letras/libras.
  • Alteridade e diferença: questões para pensar a construção humana e o saber
  • Currículo e Avaliação na Educação de Surdos.
  • Educação de surdos e as políticas linguísticas.
  • Gênero e Diferença: questões para pensar uma pedagogia da alteridade.
  • Identidade, poder e diferença: como potencializar esses conceitos na formação de professores surdos?
  • Inclusão Social e Letramento: diferentes olhares.
    2006 (Total: 3)
  • A Pesquisa e a Educação das Pessoas Surdas.
  • Estudos Surdos e Estudos Culturais: um caminho investigativo.
  • Inclusão/exclusão: duas faces da mesma moeda.
    2005 (Total: 4)
  • A produção da anormalidade surda nos discursos da Educação.
  • Diversidade e Diferença: linhas de fronteira para pensar a pedagogia e a alteridade
  • Educação Especial - Inclusão Educacional: teorias e práticas.
  • Escola Inclusiva: linguagem, mediação e possibilidades.
    2004 (Total: 6)
  • Currículo como Política Cultural: espaço de produção das diferenças.
  • Currículo, Diferença e Educação de Surdos.
  • Experiência como Educadora Especial.
  • Inclusão/Exclusão: duas faces da mesma moeda.
  • Palestra: Inclusão/Exclusão: onde fica a Educação Especial?
  • Pedagogia da Diversidade: normalização do outro surdo.
    2003 (Total: 2)
  • Currículo, diferença e educação de surdos
  • Diversidade, diferença e identidade surda.
    2002 (Total: 1)
  • Políticas de inclusão para as escolas especiais
    2000 (Total: 1)
  • Palestra ministrada no Pós-Graduação em Educação (UFRGS), intitulada ?Problematizando o binômio inclusão/exclusão?
    2019 (Total: 1)
  • A Centralidade da Produtividade nas Tramas da Articulação da Educação Profissional e Tecnológica com a Inclusão
    2015 (Total: 1)
  • Educação de Surdos no Brasil: pesquisas sobre aspectos culturais e edcuacionais
    2007 (Total: 2)
  • A diversidade como dispositivo de normalização nas políticas educacionais
  • O testemunho na formação da identidade, cultura e educação de surdos.
    2006 (Total: 3)
  • Possíveis representações da escrita na comunidade surda.
  • Práticas Discursivas da escola: o controle das famílias dos alunos considerados problema
  • Representações Culturais na Educação de surdos: um debate entre língua, cultura e identidade
    2001 (Total: 1)
  • Surdez: um território de fronteira.
    2000 (Total: 1)
  • Educação de surdos e currículo: um debate acerca das diferenças.
    1999 (Total: 1)
  • Repensando o discurso curricular na educação de surdos.
    2017 (Total: 1)
  • A produção de práticas pedagógicas bilíngues no contexto das escolas de surdos do Rio Grande do Sul
    2016 (Total: 1)
  • Produções Culturais Surdas no Contextod a Educação Bilingue
    2010 (Total: 1)
  • Debatedora do filme ?O garoto selvagem?
    2008 (Total: 1)
  • As Políticas da Educação de Surdos no contexto da região centro-oeste do Rio Grande do Sul
    2007 (Total: 1)
  • As questões da diferença nas fronteiras da inclusão e exclusão.
    2000 (Total: 3)
  • Inclusão/exclusão: onde fica a educação especial?
  • Oficina ministrada: Encobrindo o Outro: comunidade e cultura surda.
  • Palestra:Diferentes olhares sobre a inclusão.
    2019 (Total: 2)
  • A formação/experiência de professores surdos no espaço da escola de surdos: o curso médio-normal
  • O Currículo da Escola de Surdos: Práticas Discursivas na Perspectiva da Educação Bilíngue
    2018 (Total: 1)
  • Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilingue
    2017 (Total: 1)
  • A educação bilíngue no contexto das escolas de surdos do Rio Grande do Sul
    2006 (Total: 4)
  • A produção da alteridade surda deficiente: análise dos discursos das políticas de educação especial
  • Pedagogia da Diversidade: um travestismo discursivo na educação de surdos
  • Problematizando as normalidades nos discursos da surdez.
  • Representações culturais da escrita na comunidade surda.
    2003 (Total: 2)
  • Atenção á diversidade: estratégias de normalização nas políticas educacionais
  • Políticas de educação e formação profissional: dispositivo de normalização das diferenças
    2002 (Total: 2)
  • Educação para todos: é possível educar na diferença?
  • Quién és el sujeto infantil? Construcción del discurso moderno acerca de la infancia
    2019 (Total: 1)
  • Educação de surdos e práticas inclusivas - Conexões
    2013 (Total: 1)
  • Relatório de Pesquisa
    2011 (Total: 3)
  • Relatório Formação
  • Relatório GIPES
  • Relatório Procultura
    2010 (Total: 2)
  • Relatório Formação
  • Relatório Procultura
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do II Congresso de Educação, Arte e Cultura (CEAC)
    2003 (Total: 1)
  • Elaboração e execução de projeto intitulado: "Estudio de las representaciones sociales y culturales de la Etnia Mapuche en contexto urbano"
    2002 (Total: 1)
  • Assessoria Centro de Educação Municipal Paulo Freire (CMET/SEJA)
    2010 (Total: 2)
  • Consultora ad hoc Revista Digital Arquivos Analíticos de Políticas Educativas/ AAPE
  • Consultora ad hoc Revista Educação Especial do centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria
    2007 (Total: 1)
  • Membro da Comissão de Reestruturação da Proposta Pedagógica do NEPES
    2005 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Especial para analisar pedido de revalidação de Diploma de Curso Estrangeiro - Educação diferencia Universidad Metropolitana de Chile.
    2004 (Total: 1)
  • Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação.
    2008 (Total: 1)
  • Membro da comissão para elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura para Formação de Professores
    2005 (Total: 1)
  • Elaboração do Projeto do Curso a Distância de Especialização em Educação Especial
    2004 (Total: 1)
  • Elaboração de Projeto do Curso de Pedagogia Noturno
    2019 (Total: 1)
  • Coordenação de Sessão de trabalhos no XII Seminário Internacional de Educação Superior e VII Seminário Internacional de Politicas Públicas
    2013 (Total: 3)
  • Avaliador ah doc do VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação
  • Mediador do VIIII Seminário de Educação Especial - campo teórico-prático e/ou serviço técnico?
  • Mediadora do VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos - FEES
    2012 (Total: 6)
  • Coodenação da sessão de apresentação de trabalhos do GT Educação Especial do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
  • Coordenador do Módulo Oral da 27ª Jornada Acadêmica Integrada
  • Coordenadora da mesa temática na 27ª Jornada Aacdêmica Intergrada da Universidade Federal de Santa Maria
  • Coordenadora do GT Educação Especial da IX ANPED/SUL: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.
  • Debatedora da Sessão Especial do GT Educação especial do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
  • Membro do Comitê Científico do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL
    2011 (Total: 6)
  • Coordenação da mesa temática Identidade, Cultura e Subjetividade do 3º Seminário Interno da LP3 ? Educação Especial na Educação Contemporânea
  • Coordenação de sessões temáticas do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação
  • Membro da Comissão de Revalidação de título de Gilson Pereira de Souza
  • Membro da Comissão de Revalidação de título obtido por Luana Priscila Wünsch
  • Membro da Comissão de Revalidação de título obtido por Maria da Glória Basso
  • Membro da Comissão de Revalidação de título obtido por Sophia Regina Egypto
    2010 (Total: 2)
  • Membro da comissão de estudos preliminares à proposta de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu na área da Educação Especial
  • Organização do número especial do Cadernos de Educação,intitulado Dossiê Educação de Surdos
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão de Seleção do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM)
    2005 (Total: 2)
  • Membro da Comissão Especial para analisar processos de cancelamento de matrícula
  • Membro da Comissão Pedagógica da Graduação em Educação Especial
    2004 (Total: 1)
  • Participante do estande do curso de Educação Especial da UFSM
    2017 (Total: 1)
  • Parecerista dos Trabalhos do IX Seminário de Educação Especial e do II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2015 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc da Revista Educação e Filosofia da Universidade Federal de Uberlandia
    2011 (Total: 2)
  • Parecerista ad hoc da 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED: Educação e Justiça Social.
  • Parecerista ad hoc do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação.
    2010 (Total: 3)
  • Parecerista ad hoc do V Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e IX Colóquio sobre Questões Curriculares.
  • Parecerista ad hoc do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul/ANPEDSUL
  • Parecerista ad hoc do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
    2009 (Total: 2)
  • Parecerista ad hoc da Revista da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical )
  • Parecerista ad hoc para os Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão do CE/UFSM
    2008 (Total: 3)
  • Membro do Comitê Científico do I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: currículo, prática pedagógica e diferença
  • Parecerista ad hoc da VII ANPED/SUL
  • Parecerista ad hoc do III Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação
    2006 (Total: 3)
  • Parecerista ad hoc da VI ANPED/SUL
  • Parecerista ad hoc do II Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação
  • Parecerista ad hoc do número 28 da Revista Educação

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2020 (Total: 2)
  • ?A gente não está preparado para ser professor?: efeitos discursivos da disciplina de libras nas licenciaturas da UFSM
  • YOUTUBERS BILÍNGUES: ARTEFATOS INTERCULTURAIS NO CENÁRIO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
    2019 (Total: 1)
  • A Política de Educação Bilíngue na Produção dos Discursos curriculares em Escolas de Surdos
    2018 (Total: 2)
  • A produção discursiva de uma infância surda escolarizada: escritas biografemáticas de histórias de vida
  • Trajetórias escolares de estudantes surdos e seus efeitos nos processos inclusivos no Ensino Superior
    2016 (Total: 3)
  • A produção dioscursiva do Movimento Apaeano sobre o sujeito com deficiência: do treinamento a aprendizagem
  • Formação de Gestores Educacionais para a Educação Inclusiva: arranjos e tramas na contemporaneidade
  • Os discursos curriculares das escolas de surdos: possiveis negociações no contexto da educação bilingue
    2013 (Total: 2)
  • Formação de professores surdos no cenário contemporâneo: relações entre currículo, cultura e identidade
  • Movimentos Surdos na Contemporaneidade: relações entre educação e cultura
    2012 (Total: 4)
  • Acesso e Permanência no Ensino Superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
  • As artes de governar no contexto da educação de surdos: estratégias de governamento da escola inclusiva
  • O atendimento educacional especializado como uma tecnologia de governamento: a condução das condutas docentes na escola inclusiva
  • You tube como pedagogia cultural: espaço de produção, circulação e consumo de cultura surda
    2011 (Total: 2)
  • A comunidade surda e as interfaces pedagógicas
  • Consumo da cultura surda: estratégias discursivas e suas implicações na produção do sujeito surdo
    2010 (Total: 1)
  • Escrita da Língua de Sinais como Espaço de Tradução Cultural na Educação de Surdos
    2009 (Total: 3)
  • A formação docente na racionalidade inclusiva: práticas de governamento dos professores de surdos
  • Dispositivo curricular de controle: gerenciamento do risco e governamento da surdez no cenário educacional
  • Professor surdo no ensino superior: representações da prática docente
    2008 (Total: 2)
  • A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas no contexto da educação de surdos
  • Formações rizomáticas da diferença: narrativas para produção da pedagogia surda
    2020 (Total: 2)
  • A escola regular contemporânea e o aluno surdo/deficiente auditivo: dos modos de subjetivação para as singularidades produzidas no contexto das experiências escolares.
  • CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO SUJEITO SURDO: UM OLHAR SOBRE OS EFEITOS DISCURSIVOS DE LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NOS MODOS DE VIDA CONTEMPORÂNEA
    2018 (Total: 1)
  • Sustentabilidade e Inclusão: dispositivos de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal
    2017 (Total: 3)
  • A Centralidade da Formação Profissional e Tecnológica de Pessoas com deficiência na Racionalidade Inclusiva
  • DIAGNÓSTICO PRECOCE DA SURDEZ: CONVERGÊNCIAS DISCURSIVAS, PROCESSOS REGULATÓRIOS DE PEDAGOGIZAÇÃO E PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO
  • Educação Especial & Educação Inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
    2015 (Total: 2)
  • A emergência das políticas de educação bilingue para surdos no Brasil na racionalidade inclusiva
  • Racionalidade neoliberal e sensibilização para a inlcusão escolar de deficientes
    2014 (Total: 1)
  • Sustentabilidade e Inclusão: dispositivos de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal
    2019 (Total: 1)
  • É possível pensar em práticas pedagógicas sensíveis na presença do outro no cotidiano da escola?
    2015 (Total: 2)
  • A alfabetização de crianças surdas no contexto da educação bilíngue: praticas discursivas em operação nas escolas de surdos
  • A situação de escolarização de alunos surdos no contexto da escola regular no município de São Borja
    2014 (Total: 3)
  • A educação bilingue no cenário da educação de surdos: sujeitos, contextos escolares e práticas pedagógicas
  • A Relação da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa no Currículo da Educação de Surdos
  • Educação bilíngue para surdos: discursos práticos e políticos
    2013 (Total: 5)
  • Articulação da experiência visual e da pedagogia surda no contexto da educação de surdos
  • Estratégias de leitura e compreensão de textos acadêmicos realizadas por surdos no contexto do ensino superior
  • Literatura surda infantil como processo de significação cultural e linguística
  • Surdez e o mercado de trabalho
  • Um aluno surdo, um implante coclear e uma escola de surdos: uma história com muitas possibilidades e identidades
    2012 (Total: 7)
  • A fotografia como artefato cultural na produção de subjetividades surdas
  • A produção das representações acerca do autismo/surdez no cotidiano escolar
  • Educação de Jovens e Adultos no cenário da escola de surdos: potencialidades e fragilidades da formação
  • Modos de ser surdo no contexto da pedagogia da mídia: as propagandas ensinando sobre a surdez e os surdos
  • Os cenários das in/exclusões das escolas ?inclusivas?: problematizando as políticas de inclusão
  • Os espaços educacionais para surdos: as questões da escola de surdos no contexto da inclusão
  • Os intérpretes de Libras no contexto do ensino superior
    2011 (Total: 6)
  • A educação bilíngüe no campo da educação de surdos
  • A formação do professor de Libras: análises das experiências docentes a partir do Curso de Letras/Libras
  • A invenção dos sujeitos/alunos surdos: uma análise dos discursos dos pareceres pedagógicos
  • A prática de estágio como ferramenta na produção de significados acerca do aluno surdo
  • Experiência docente: representações na educação de surdos.
  • Formação de professores surdos: análise do currículo do Curso Normal
    2010 (Total: 6)
  • A mídia como produtora de identidades
  • A produção discursiva acerca do sujeito surdo no contexto da educação especial
  • As práticas de in/exclusão no ensino superior de alunos surdos
  • As representações acerca da surdez no contexto da mídia televisa
  • Cenas do atendimento educacional especializado: problematizando o currículo na educação de surdos
  • Os artefatos culturais como estratégia metodológica no ensino da língua de sinais
    2008 (Total: 6)
  • A escola de surdos como espaço de construção da identidade surda
  • As questões de inclusão/exclusão no processo de formação de surdos trabalhadores
  • Os contos de Maria: histórias que falam de inclusões/exclusões
  • Práticas interdisciplinares no contexto da escola de surdos
  • Problematizando o processo de aprendizagem de alunos surdos na educação de jovens e adultos
  • Professores surdos e as questões da diferença: problematizando a inclusão no ensino superior
    2005 (Total: 9)
  • Currículo e Surdez: um espaço de produção de identidade
  • Currículo: um artefato cultural na escola de surdos
  • Discursos sobre os surdos e a surdez: construíndo representações, inventando sujeitos
  • Inclusão dentro da diferença: perspectiva de educação de jovens e adultos surdos
  • Jovens e adultos surdos: retratos da vida nos pedaços da história
  • O lúdico como mediador nos processos de ensino-aprendizagem da criança surda
  • Problematizando a normalidade nos discursos da surdez
  • Representações do brincar: discursos sobre infância e surdez
  • Turmas de Progressão: problematizando seu currículo
    2004 (Total: 7)
  • A produção das identidades surdas no contexto da Educação Infantil
  • Bilingüismo: possibilidades lingüísticas, culturais identificáveis na educação de surdos
  • Educação de jovens e Adultos e surdez: um entre-lugar na educação de surdos
  • Educação de jovens e Adultos e Surdez: um entre-lugar na educação de surdos
  • Inclusão/exclusão: processos discursivos na escola de surdos
  • Reconhecer-se como surdo: uma questão de identidade na escola
  • Turma de progressão: problematizando seu espaço na escola de surdos