Marcia Lise Lunardi Lazzarin

Produção Bibliográfica

    2016 (Total: 1)
  • Apresentação (Inclusão Escolar e sensibilização: o risco de conviver e o risco de não conviver)
    2015 (Total: 1)
  • Prefácio (Cadernos Conecta LIBRAS)
    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN Das identidades às experiências: travessias no território surdo (Teias (Rio de Janeiro))
    2021 (Total: 2)
  • ISSN EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES SURDOS EM UM CURSO MÉDIO NORMAL: O CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA BILÍNGUE PARA SURDOS (REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS)
  • ISSN Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilíngue (ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990))
    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN A Premência do Diagnóstico Precoce da Surdez e seus Efeitos no Campo Conceitual da Educação de Surdos (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • doi ISSN Experiências escolares, aprendizagem e cultura: produção do sujeito surdo no cenário da escola contemporânea (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2017 (Total: 3)
  • ISSN EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E PODER NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR? (CONTRAPONTOS (ONLINE))
  • doi ISSN Pactos de uma racionalidade política, práticas solidárias na escola inclusiva: modos de subjetivação docente (ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL)
  • ISSN Produções culturais surdas no contexto da educação bilingue (REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
    2016 (Total: 2)
  • ISSN Governamentalidade como ferramenta analítica: uma prática de pesquisa em Educação Especial (Educação e Filosofia (UFU. Impresso))
  • ISSN POLITICAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS: JOGOS DE DISPUTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BRASILEIRA (REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS)
    2015 (Total: 3)
  • ISSN Educação Especial, Educação Inclusiva e Pedagogia da Diversidade: Celebrar a diversidade! Exaltar a tolerância! Notabilizar o respeito! Proclamar a solidariedade! (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM))
  • ISSN Institucionalização da Língua Brasileira de Sinais na lógica inclusiva (ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990))
  • doi ISSN PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO DA COMUNIDADE SURDA: ARTICULAÇÕES A PARTIR DA CULTURA (Reflexão e Ação (UNISC. Impr.))
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Produções culturais surdas no You Tube: estratégias de negociação e consumo de identidade (Educação e Cultura Contemporânea)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Liberalismo e formação de professores para a educação de surdos (Perspectiva (UFSC))
    2011 (Total: 3)
  • ISSN A constituição do sujeito pedagógico surdo: investimento comunitário na escola (ETD. Educação Temática Digital)
  • ISSN Comunidade e escola de surdos: intersecções e produção de subjetividades (Espaço (Rio de Janeiro. 1990))
  • ISSN Outros sujeitos, outra escola? Estratégias e práticas no contexto de escolas específicas para surdos (Revista Educação Especial (UFSM))
    2010 (Total: 3)
  • ISSN Cultura e comunidade surda: intersecções e emergência do sujeito pedagógico surdo no espaço escolar (Revista Educação Especial (UFSM))
  • ISSN Formar, tolerar, incluir: tríade de governamento dos professores de surdos (Cadernos de Educação (UFPel))
  • ISSN Outros domínios pedagógicos: a mídia ensinando sobre a mesmidade e a alteridade (Revista Educação Especial (UFSM))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades (Revista Educação Especial (UFSM))
    2006 (Total: 2)
  • ISSN Gerenciar o risco, garantir a segurança e a normalidade: tríade da Educação Especial (Perspectiva (UFSC))
  • ISSN Surdez: um território de fronteira (ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL)
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar (Revista Educação Especial (UFSM))
    2004 (Total: 1)
  • ISSN La anormalidad en delattle: el arte minucioso del control y de la corrección de los curpos sordos (Visiones de la Educación)
    2001 (Total: 1)
  • ISSN Inclusão/exclusão: duas faces da mesma moeda (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM))
    2000 (Total: 1)
  • ISSN Estudios sordos y estudios culturales en educación: un debate entre maestros oyentes y sordos sobre el curriculum escolar (El Bilinguismo de Los Sordos)
    1997 (Total: 2)
  • ISSN Currículo na educação dos surdos: relações de poder e práticas de significação. (Espaço (Rio de Janeiro. 1990))
  • ISSN Integração dos surdos: um debate de paradigmas. (Cadernos de Educação Especial)
    1996 (Total: 2)
  • Dizer a palavra: perspectivas do diálogo intercultural (Coletâneas do PPGEDU)
  • O dizer a palavra na comunidade surda. (Revista Efeta)
    1995 (Total: 1)
  • ISSN História da educação de surdos no Rio Grande do Sul. (Cadernos de Educação Especial)
    2024 (Total: 1)
  • doi ISSN Trajetividades:: modos outros de pesquisar, pensar e estar na educação ' (ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE))
    2024 (Total: 1)
  • doi Escola, culturas e identidades: processos de negociação, hibridismo e interculturalidade na educação de surdos (Aprender, debater e praticar: temáticas para a disciplina de Língua Brasileira de Sinais no Ensino Superior)
    2023 (Total: 1)
  • doi Subjetivação na matriz teórico-metodológica da docência inclusiva (Estudos e Tendências da Educação do Século XX)
    2022 (Total: 4)
  • Democratização e modos de subjetivação: proveniências da docência inclusiva na escola contemporânea (Experiência, Diferença e Intersecções: diálogos sobre educação e escola)
  • Educação escolar como prática social de colonização? (Experiência, Diferença e Intersecções: diálogos sobre educação e escola)
  • Um professor edificante e suas aulas: provocações dos estudos foucaultianos para pensar os estudos surdos (Alfredo Veiga-Neto: modos de ser e pensar junto com Michel Foucault)
  • Uma carta para Adriana: linhas de afetos e saudades (Adriana da Silva Thoma: cartas e escritas de amizade e docência)
    2019 (Total: 4)
  • A EMERGÊNCIA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS NO BRASIL (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Experiências de formação de professores surdos em curso médio-normal de uma escola de surdos (Educação Especial e Inclusão Educacional: evidências e esmaecimentos na formação de professores)
  • Formação continuada de professoras para o Atendimento Educacional Especializado: a produção do modelo ideal de docência na escola inclusiva (Dossiê temático: formação de professores - desafios do ensinar e aprender)
  • Gestão Educacional e Inclusão Escolar: a formação do professor gestor para a valorização da diferença (Educação Especial e Inclusiva em áreas do conhecimento)
    2018 (Total: 3)
  • Governamentalidade & Metas Educacionais: a educação que queremos para a geração de bicentenários (Diferença, Educação e Cultura: Ressonâncias na Escola Contemporrânea)
  • O contexto da educação escolar bilíngue/cultural de surdos no Rio Grande do Sul (Pesquisas em educação de surdos, tradução, interpretação e linguística de línguas de sinais:Tecendo redes de amizade e problematizando as questões do nosso tempp)
  • Universidade inclusiva/acessível: estratégias de captura e permanência do estudante surdo no ensino superior (Estratégias Pedagógicas Inclusivas na Educação Superior)
    2016 (Total: 1)
  • Producing and Consuming: Deaf Culture Negotiations in the Contemporary Scene (Change and Promise Bilingual Deaf Education and Deaf Culture in Latin America)
    2015 (Total: 2)
  • Educação inclusiva e educação especial: interfaces da pedagogia da diversidade no contexto universitário (Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade)
  • PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: INVESTIGAÇÕES A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO (Pesquisa em educação especial: referências, percursos e abordagens)
    2013 (Total: 3)
  • Efeitos do Decreto 5626/05 na produção de sujeitos surdos na lógica inclusiva (Cartografias da Surdez. Comunidades, línguas, práticas e pedagogias)
  • Os discursos curriculares no contexto da formação de professores para a educação de surdos (Currículo, políticas e ação docente)
  • Que currículo? Que práticas curriculares? Que sujeitos? O atendimento educacional especializado em questão (Currículo e Inclusão na Escola de Ensino Fundamental)
    2012 (Total: 3)
  • Cartografando Estudos Surdos: currículo e relações de poder. (A Surdez: um olhar sobre as diferenças.)
  • Identidade, cultura e diferença: elementos para pensar a educação de surdos. (Cultura Surda & Libras)
  • PEDAGOGIA DA DIVERSIDADE: UM TRAVESTISMO DISCURSIVO NA PRODUÇÃO DAS IDENTIDADES SURDAS (O múltiplo em construção: questões de linguagem e identidade)
    2011 (Total: 2)
  • Cartografando Estudos Surdos: currículo e relações de poder (A Surdez: um olhar sobre as diferenças.)
  • Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira (Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações.)
    2010 (Total: 2)
  • Dispositivo curricular de controle: governamento da surdez no cenário educacional (Educação de surdos: políticas, língua de sinais, comunidade e cultura surda.)
  • Os discursos da diferença no contexto das políticas de inclusão: a anormalidade no detalhe (Cultura, diferença e educação)
    2009 (Total: 1)
  • Pedagogia e Diferença: capturas e resistências nos discursos curriculares da educação de surdos (Currículo &Avaliação: a diferença surda na escola)
    2008 (Total: 3)
  • Curriculo como política cultural: possibilidades de pensar a diferença (Inclusão escolar e educação especial: teoria e prática na diversidade)
  • Das fragilidades e das possibilidades de transitar na fronteira da inclusão/exclusão: a produção da diferença no discurso curricular (A educação e a inclusão na contemporaneidade)
  • Pedagogia da diversidade e Pedagogia da Diferença? Singularidades e regularidades nos discursos das políticas inclusivas (Tendências contemporâneas de inclusão)
    2007 (Total: 1)
  • O Currículo como política cultural: possibilidades para pensar a diferença (2º Seminário Nacional de Pedagogia Surda: educação de surdos práticas pedagógicas e políticas educacionais)
    2006 (Total: 1)
  • Família e escola: uma dobradiça no processo de normalização da criança surda (A invenção da surdez II: tempos e espaços de aprendizagem na escola de surdos)
    2004 (Total: 1)
  • Educação Especial: institucionalização de uma racionalidade científica (A invenção da surdez cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da Educação)
    2000 (Total: 1)
  • Estudos Surdos e Estudos Culturais em Educação: um debate entre professores ouvintes e surdos sobre o currículo escolar (Surdez: processos educativos e subjetividade)
    1998 (Total: 1)
  • Cartografando os estudos surdos: currículo e relações de poder (A surdez: um olhar sobre as diferenças)
    2017 (Total: 1)
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2018 (Total: 1)
  • Diferença, Educação e Cultura: Ressonâncias na Escola Contemporânea
    2011 (Total: 1)
  • Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações
    2022 (Total: 1)
  • Experiência, Diferença e Intersecções: diálogos sobre educação e escola
    2015 (Total: 1)
  • Diferença, Educação e Cultura
    2013 (Total: 1)
  • Pordução, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira
    2005 (Total: 3)
  • Diferentes representações da língua
  • Língua, cultura e identidade
  • Psicologia das relações educacionais
    2021 (Total: 1)
  • Apresentação do Dossiê (Cultura Surda na Contemporaneidade: ressignificações)
    2019 (Total: 1)
  • Pref'ácio (Formação Continuada Docente para o Atendimento Educacional Especializado: fragmentos combinações e efeitos)
    2000 (Total: 1)
  • Labirintos do currículo: perguntas para responder - respostas para perguntar (Jornal NH - suplemento NH na escola)
    2014 (Total: 1)
  • PRÁTICAS DISCURSIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS EM EDUCAÇÃO (X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED)
    2013 (Total: 2)
  • Caleidoscópio:O Atendimento Educacional Especializado na produção de uma subjetividade docente na educação especial (5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação)
  • Youtube como pedagogia cultural: espçao de produção, circulação e consumo da cultura surda (5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação)
    2012 (Total: 2)
  • COMPARTILHANDO SIGNIFICADOS CULTURAIS: PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DA CULTURA SURDA E A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS (VII Congresso Portugues de Sociologia: Sociedade, crise e reconfigurações.)
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no atendimento educacional especializado (35ª Reunião Anual da ANPED: Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: O Brasil do século XXI)
    2011 (Total: 3)
  • Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos. (4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação)
  • Produzir e consumir: negociações da cultura surda no cenário contemporâneo. (34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação ?ANPED: Educação e Justiça Social)
  • Youtube como espaço de legitimação de cultura surda (4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação)
    2010 (Total: 2)
  • Atravessamentos políticos culturais na perspectiva da educação inclusiva de alunos surdos (Atravessamentos políticos culturais na perspectiva da educação inclusiva de alunos surdos.)
  • O imperativo das políticas de inclusão na contemporaneidade: respeito à diferença, cuidado de si e tolerância (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais)
    2009 (Total: 3)
  • Currículo, identidade e diferença: elementos estratégicos para pensar a educação de surdos. (VI Congresso Internacional de Educação)
  • Polivalentes, generalistas e tolerantes: formando professores na lógica inclusiva. (32ª Reunião Anual da ANPED)
  • Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região centro-oeste/RS. (VI Congresso Internacional de Educação)
    2008 (Total: 4)
  • A captura da diferença nos discursos da educação especial: o currículo como mecanismo de produção da anormalidade surda. (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Pedagogia da diferença: uma nova novela pedagógica no currículo surdo. (3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
  • Políticas de inclusão: dispositivos de segurança para agenciar a eclosão da diferença. (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED/SUL)
  • Tratar de avaliar, tratar de disciplinar: o contexto da avaliação na educação de surdos. (XXXI Reunião Anual da ANPEd)
    2007 (Total: 4)
  • A diversidade como dispositivo de normalização nas políticas educacionais. (V Congresso Internacional de Educação: pedagogias (entre) lugares e saberes)
  • A produção do aluno "problema " no discurso escolar: o livro 'negro" como estratégia do gerenciamento do risco (30º Reunião Anual da ANPED)
  • Currículo como polítIca cultural: possibilidades de pensar a diferença. (2º Seminário Nacional de Pedagogia Surda)
  • O testemunho na formação da identidade, cultura e educação de surdos. (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
    2006 (Total: 4)
  • A invenção da anormalidade surda nos discursos da educação especial. (XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Pedagogia da diversidade: um travestismo discursivo na educação de surdos. (2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
  • Práticas discursivas na escola: o controle das famílias dos alunos considerados problema. (III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação)
  • Problematizando as normalidades nos discursos sobre a surdez. (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação)
    2005 (Total: 1)
  • Cultura, identidade e diferença do sujeito surdo: uma questão de respeito na dinâmica escolar. (IV Congresso Internacional de Educação)
    2004 (Total: 2)
  • Pedagogia da diversidade: normalizar o outro, familiarizar o estranho. (27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação)
  • Produção das diferenças, constituição de anormalidades, eis os labirintos do currículo. (1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação)
    2003 (Total: 2)
  • Atenção à diversidade: estratégia de normalização nas políticas educacionais. (Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas)
  • Políticas de educação e formação profissional: dispositivo de normalização das diferenças. (II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais: identidade, diferença e mediações)
    2002 (Total: 3)
  • Medicalização, reabilitação, normalização: uma política de Educação Especial. (CD Room da 25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Educação: manifestos, lutas e utopias)
  • Política da Educação Especial: dispositivo de normalização das diferenças. (XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE))
  • Quién és el sujeto infantil? Construcción del discurso moderno acerca de la infancia. (I Encuentro Nacional de Educación Parvularia)
    2001 (Total: 1)
  • Surdez: um território de fronteira. (VI Congreso Latinoamericano de Educación Bilingue - Bicultural para personas sordas)
    2000 (Total: 1)
  • Educação de surdos e currículo: um debate acerca das diferenças. (X Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino (ENDIPE))
    1999 (Total: 1)
  • Repensando o discurso curricular na educação de surdos. (22º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED))
    2019 (Total: 2)
  • A formação/experiência de professores surdos no espaço da escola de surdos: o curso médio-normal (8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação)
  • O Currículo da Escola de Surdos: Práticas Discursivas na Perspectiva da Educação Bilíngue (8º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 5º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação)
    2012 (Total: 1)
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no atendimento educacional especializado. (35ª Reunião Anual da ANPED: Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: O Brasil do século XXI)
    2010 (Total: 1)
  • Experiência e diferença: recorrências discursivas nos campos da educação especial e da educação musical (IX Colóquio sobre questões curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro-Debater o curriculo e seus campos, políticas, fundamentos e práticas)
    2009 (Total: 3)
  • Currículo, identidade e diferença: elementos estratégicos para pensar a educação de surdos. (VI Congresso Internacional de Educação)
  • Polivalentes, generalistas e tolerantes: formando professores na lógica inclusiva. (32ª Reunião Anual da ANPED)
  • Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região centro-oeste/RS (VI Congresso Internacional de Educação)
    2006 (Total: 1)
  • Educação Especial: um encontro com as diferenças. (VII Congresso Internacional de Educação Popular)
    2005 (Total: 2)
  • Inclusão/Exclusão: mecanismos para gerenciar a anormalidade surda. (II Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Letramento e Surdez: possiveis representações culturais da escrita. (II Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2004 (Total: 1)
  • Produção das diferenças, constituição de anormalidades, eis os labirintos do currículo (1º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação)
    2002 (Total: 3)
  • Educação para todos: é possível educar na diferença? (Seminário Estadual de Educação Popular)
  • Medicalização, reabilitação, normalização: uma política de Educação Especial. (25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
  • Política nacional de Educação Especial: dispositivo de normalização das diferenças. (XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE))
    1999 (Total: 1)
  • Repensando o discurso curricular na educação de surdos. (22ª Reunião Anual da Associação nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
    1998 (Total: 1)
  • Reconstrução curricular: alternativa emancipatória na educação de surdos. (I Congresso Ibero-Americano de Educação bilingue para surdos)
    2022 (Total: 1)
  • PRÁTICAS INTERCULTURAIS E EDUCAÇÃO BILÍNGUE: MODOS-OUTROS DE SER ESCOLA DE SURDOS (X ENCUENTRO INTERNACIONAL DE INVESTIGADORES DE POLÍTICAS LINGÜÍSTICAS)
    2009 (Total: 1)
  • A educação de surdos no cenário contemporâneo: tempos de múltiplas culturas e identidades móveis... (V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva)
    2008 (Total: 2)
  • A Educação de Surdos no Rio Grande do Sul: um olhar sobre a região centro-oeste. (III Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Tratar de avaliar, tratar de disciplinar: o contexto da avaliação na educação de surdos. (XXXI Reunião da ANPEd)
    2006 (Total: 3)
  • Educação de surdos: questões sobre língua, cultura, identidade e currículo. (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Invenção e problematização da escrita na comunidade surda. (XX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Pedagogia da diversidade: um travestismo discursivo na educação de surdos. (2° Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação)
    2000 (Total: 1)
  • Educação de surdos e currículo: um debate acerca das diferenças. (X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    1999 (Total: 1)
  • A invenção e a exclusão da alteridade deficiente a partir dos significados da normalidade (La invención y la exclusión de la alteridad deficiente acerca de los significados de la anormalidad)

Produção Técnica

    2017 (Total: 1)
  • Fundamentos da Educação Especial II
    2008 (Total: 1)
  • Língua, Cultura e Identidade
    2005 (Total: 3)
  • Diferentes representações da língua
  • Língua, Cultura e Identidade
  • Psicologia das Relações Educacionais
    2021 (Total: 1)
  • Cultura Surda na Contemporaneidade: Ressignificações
    2017 (Total: 1)
  • XI Seminário de Educação Especial e II Seminario Latino Americano de Educação Especial: espaço e tempos de aprendizagem na educação especial
    2015 (Total: 1)
  • X Seminário de Educação Especial e o I Seminário Latino-Americano de Educação Especial.
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do Encontro em EaD-Cartografias de uma experiência
    2005 (Total: 2)
  • Membro da Comissão organizadora do 3º Seminário de Educação Especial - Inclusão Educacional: teorias e práticas
  • Membro da Comissão organizadora do Seminário de Formação de Professores para Educação Inclusiva
    1999 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do V Congresso Latino-Americano de Educação Bilingüe para Surdos
    2017 (Total: 1)
  • Encontro de Educação Escolar Bilíngue/Cultural de surdos
    2016 (Total: 1)
  • IX Forum Estadual de Educação de Surdos: Educação Escolar Bilingue para surdos: o que temos produzido?
    2013 (Total: 2)
  • IV Seminário Interno da Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE/UFSM
  • VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos - FEES
    2012 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do I Seminário do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/ DEC.
    2011 (Total: 2)
  • Membro da Comissão organizadora do I Congresso de Educação, Pesquisa e Contemporaneidade.
  • Membro da Comissão organizadora do I Festival Brasileiro de Cultura Surda
    2008 (Total: 1)
  • Membro da Comissão organizadora do III Fórum Estadual de Educação de Surdos
    2021 (Total: 1)
  • Sessão de Apresentação de Pôster do Eixo Temático 22 - Educação Especial
    2020 (Total: 1)
  • Processos de tradução e interpretação para alunos surdos no ensino superior em tempos de pandemia
    2017 (Total: 4)
  • Coordenação da Mesa: Letramentos de surdos: práticas sociais de linguagem entre duas línguas/culturas e Língua de sinais e cultura surda no contexto educação bilíngue -
  • Coordenação de Sessão de Apresentação de Trabalhos do II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
  • Mediadora da Mesa Encontro das Linhas de Pesquisa do PPGE
  • Mediadora da Mesa redonda: Problematizações sobre diferença e educação
    2016 (Total: 2)
  • Coordenação da Conferencia 'Politicas internacionais e nacionais de educação e a pedagogia do heroi
  • Educação Bilingue para surdos: uma experiência em desenvolvimento no Uruguai
    2015 (Total: 1)
  • Estudo genealógico das anormalidades e as questões atuais de in/exclusão
    2014 (Total: 1)
  • Mediadora da mesa Articulações entre Pesquisa e Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar
    2013 (Total: 1)
  • A importância da língua de sinais no contexto de alfabetização de crianças surdas
    2010 (Total: 3)
  • As políticas de formação de professores no contexto da educação de surdos no VI seminário de Educação Especial: Discutindo a Formação e Práticas do Educador Especial.
  • Currículo na Educação de Surdos/ II Seminário Bilingue para Surdos
  • Inclusão/Exclusão: duas faces da mesma moeda
    2009 (Total: 2)
  • Coordenadora da mesa no III Seminário Nacional de Filosofia e Educação ? Confluências
  • Mediadora da Mesa Temática: Pólitca de formação de professores de LIBRAS ? a formação de professores para o ensino de LIBRAS.
    2008 (Total: 2)
  • Educação Musical e Educação Especial
  • Educação Musical e Educação Musical
    2007 (Total: 1)
  • Currículo e Estudos Surdos em Educação
    2006 (Total: 2)
  • Curso de Especialização em Educação de Surdos
  • Educação especial: um encontro com as diferenças
    2005 (Total: 1)
  • Curso de formação de professores de educação especial, na área da surdez.
    2003 (Total: 3)
  • Currículo e Diferença
  • Diferenças no processo de aquisição de segunda língua por aprendizes surdos
  • Inclusão/Exclusão: problematizando as diferenças
    2002 (Total: 1)
  • Curso de capacitação para docentes na área de deficiência auditiva
    1999 (Total: 1)
  • Reestruturação curricular para surdos
    2015 (Total: 2)
  • Alfabetização na Idade Certa e a Produção da Normalidade/Anormalidade na Lógica Inclusiva
  • Governamentalidade & Metas Educacionais a Educação que Queremos para a Geração dos Bicentenários
    2014 (Total: 1)
  • PRÁTICAS DISCURSIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-CRÍTICOS
    2012 (Total: 3)
  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: capturas e mobilizações da docência no atendimento educacional especializado.
  • Humor surdo no you tube: estratégias de negociação cultural.
  • Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira: análises dos impactos das tecnologias de informação e comunicação na educação de surdos
    2011 (Total: 2)
  • Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos
  • Youtube como espaço de legitimação de cultura surda
    2010 (Total: 4)
  • Atravessamentos políticos culturais na perspectiva da educação inclusiva de alunos surdos
  • Currículo, diferença e prática docente: problematizando a formação de professores no contexto da educação de surdos.
  • O imperativo das políticas de inclusão na contemporaneidade: respeito à diferença, cuidado de si e tolerância
  • Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira
    2009 (Total: 2)
  • A educação de surdos no Rio Grande do Sul: Região Central e Fronteira Oeste
  • Retratos dos processos de in/exclusão dos sujeitos surdos: problematizações sobre os contornos da região centro-oeste
    2008 (Total: 5)
  • A captura da diferença nos discursos da educação especial: o currículo como mecanismo de produção da anormalidade surda
  • As representações culturais dos professores surdos no contexto do ensino superior
  • Pedagogia da diferença: uma nova novela pedagógica no currículo surdo
  • Relato de Experiência do Pólo UFSM
  • Tratar de avaliar, tratar de disciplinar: o contexto da avaliação na educação de surdos
    2007 (Total: 3)
  • Pedagogia de surdos e currículo de escolas de surdos.
  • Pedagogia Surda: marcas surdas no espaço escolar e as políticas educacionais
  • Pensando a Formação de professores no contexto da educação de surdos.
    2005 (Total: 1)
  • Letramento e Surdez: Possiveis representações da culturais da escrita.
    2021 (Total: 3)
  • Diálogo entre Grupos de Pesquisas com foco nos estudos surdos
  • Educação de surdos e práticas bilíngues na Educação Básica
  • Memória Viva da Educação Especial como PALESTRANTE no tema: Revisitando a história da formação de professores em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
    2020 (Total: 3)
  • Normalidade, in/exclusão e processos de escolarização: elementos para pensar o campo da Educação Especial em tempos de isolamento social
  • O direito à educação de qualidade para todos e exclusão
  • Pensar a escola para a multiplicidade e a diferença
    2018 (Total: 2)
  • Currículo, Diferença e Prática Docente
  • POLÍTICAS DE IN/EXCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DA RELAÇÃO COM A ALTERIDADE
    2017 (Total: 3)
  • IDENTIDADES CULTURAIS, DIVERSIDADES E DIFERENÇAS: elementos para pensar o contexto educacional contemporâneo
  • Processos de In/Exclusão: no Contexto da Educação Contemporânea
  • Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilingue
    2016 (Total: 1)
  • A educação de surdos no cenário contemporâneo: identidades, culturas, e línguas de sinais no contexto da educação bilingue
    2015 (Total: 2)
  • A CENTRALIDADE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS
  • Educação Bilíngue e Inclusão: da Educação Básica ao Ensino Superior
    2014 (Total: 2)
  • Educação, inclusão e qualidade
  • Pesquisa em Educação Especial
    2013 (Total: 1)
  • Como pensar a formação de professores em educação especial em tempos de in/exclusões
    2012 (Total: 1)
  • Palestra em Comemoração ao Dia Nacional de Educação de Surdos e dos 10 anos de Oficialização da Lei de Libras.
    2011 (Total: 2)
  • Processos de in/exclusão na educação de surdos
  • Processos de in/exclusão no contexto da educação contemporânea
    2010 (Total: 2)
  • A educação de surdos no cenário contemporâneo
  • Procultura
    2009 (Total: 4)
  • A educação de surdos no cenário contemporâneo: tempos de múltiplas culturas e identidades móveis
  • A Educação dos Surdos no RS: Região Fronteira Oeste e Região Norte do Estado
  • Cultura, Direitos e Diferença
  • Diferença, acessibilidade e inclusão
    2008 (Total: 5)
  • As fragilidades e as possibilidades das políticas de inclusão no contexto da educação de surdos
  • As questões da educação de surdos no contexto das políticas de inclusão
  • Das fragilidades e das possibilidades de transitar na fronteira da inclusão/exclusão: a produção da diferença no discurso curricular
  • Educação Musical e Educação Especial
  • INEXclusão: práticas de educação de surdos.
    2007 (Total: 7)
  • A identidade do professor surdo no contexto do curso letras/libras.
  • Alteridade e diferença: questões para pensar a construção humana e o saber
  • Currículo e Avaliação na Educação de Surdos.
  • Educação de surdos e as políticas linguísticas.
  • Gênero e Diferença: questões para pensar uma pedagogia da alteridade.
  • Identidade, poder e diferença: como potencializar esses conceitos na formação de professores surdos?
  • Inclusão Social e Letramento: diferentes olhares.
    2006 (Total: 3)
  • A Pesquisa e a Educação das Pessoas Surdas.
  • Estudos Surdos e Estudos Culturais: um caminho investigativo.
  • Inclusão/exclusão: duas faces da mesma moeda.
    2005 (Total: 4)
  • A produção da anormalidade surda nos discursos da Educação.
  • Diversidade e Diferença: linhas de fronteira para pensar a pedagogia e a alteridade
  • Educação Especial - Inclusão Educacional: teorias e práticas.
  • Escola Inclusiva: linguagem, mediação e possibilidades.
    2004 (Total: 6)
  • Currículo como Política Cultural: espaço de produção das diferenças.
  • Currículo, Diferença e Educação de Surdos.
  • Experiência como Educadora Especial.
  • Inclusão/Exclusão: duas faces da mesma moeda.
  • Palestra: Inclusão/Exclusão: onde fica a Educação Especial?
  • Pedagogia da Diversidade: normalização do outro surdo.
    2003 (Total: 2)
  • Currículo, diferença e educação de surdos
  • Diversidade, diferença e identidade surda.
    2002 (Total: 1)
  • Políticas de inclusão para as escolas especiais
    2000 (Total: 1)
  • Palestra ministrada no Pós-Graduação em Educação (UFRGS), intitulada ?Problematizando o binômio inclusão/exclusão?
    2023 (Total: 2)
  • DOCÊNCIA TRAJETIVA: RESISTÊNCIA E RE-EXISTÊNCIA ÉTICA, ESTÉTICA E POLÍTICA NA EDUCAÇÃO COM SURDOS
  • Educação Escolar Bilíngue de Surdos: Análise de Práticas Interculturais
    2022 (Total: 3)
  • A função-educador em trajetividade na educação de surdos na escola comum
  • A gente não está preparado para ser professor': efeitos discursivos da disciplina de Libras nas Licenciaturas da UFSM
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR BILÍNGUE DE SURDOS: ANÁLISE DE PRÁTICAS INTERCULTURAIS
    2021 (Total: 2)
  • 'PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: DOS DESLOCAMENTOS ÀS ALIANÇAS NA CONDUÇÃO DOS MODOS DE VIDA DA POPULAÇÃO DEFICIENTE
  • EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES SURDOS EM UM CURSO MÉDIO NORMAL: O CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA BILÍNGUE PARA SURDOS
    2019 (Total: 1)
  • A Centralidade da Produtividade nas Tramas da Articulação da Educação Profissional e Tecnológica com a Inclusão
    2015 (Total: 1)
  • Educação de Surdos no Brasil: pesquisas sobre aspectos culturais e edcuacionais
    2007 (Total: 2)
  • A diversidade como dispositivo de normalização nas políticas educacionais
  • O testemunho na formação da identidade, cultura e educação de surdos.
    2006 (Total: 3)
  • Possíveis representações da escrita na comunidade surda.
  • Práticas Discursivas da escola: o controle das famílias dos alunos considerados problema
  • Representações Culturais na Educação de surdos: um debate entre língua, cultura e identidade
    2001 (Total: 1)
  • Surdez: um território de fronteira.
    2000 (Total: 1)
  • Educação de surdos e currículo: um debate acerca das diferenças.
    1999 (Total: 1)
  • Repensando o discurso curricular na educação de surdos.
    2017 (Total: 1)
  • A produção de práticas pedagógicas bilíngues no contexto das escolas de surdos do Rio Grande do Sul
    2016 (Total: 1)
  • Produções Culturais Surdas no Contextod a Educação Bilingue
    2010 (Total: 1)
  • Debatedora do filme ?O garoto selvagem?
    2008 (Total: 1)
  • As Políticas da Educação de Surdos no contexto da região centro-oeste do Rio Grande do Sul
    2007 (Total: 1)
  • As questões da diferença nas fronteiras da inclusão e exclusão.
    2000 (Total: 3)
  • Inclusão/exclusão: onde fica a educação especial?
  • Oficina ministrada: Encobrindo o Outro: comunidade e cultura surda.
  • Palestra:Diferentes olhares sobre a inclusão.
    2021 (Total: 1)
  • Educação Escolar Bilíngue de Surdos: análise de práticas interculturais
    2020 (Total: 1)
  • Educação Escolar Bilíngue de Surdos: análise de práticas interculturais
    2019 (Total: 2)
  • A formação/experiência de professores surdos no espaço da escola de surdos: o curso médio-normal
  • O Currículo da Escola de Surdos: Práticas Discursivas na Perspectiva da Educação Bilíngue
    2018 (Total: 1)
  • Produções Culturais Surdas no Contexto da Educação Bilingue
    2017 (Total: 1)
  • A educação bilíngue no contexto das escolas de surdos do Rio Grande do Sul
    2006 (Total: 4)
  • A produção da alteridade surda deficiente: análise dos discursos das políticas de educação especial
  • Pedagogia da Diversidade: um travestismo discursivo na educação de surdos
  • Problematizando as normalidades nos discursos da surdez.
  • Representações culturais da escrita na comunidade surda.
    2003 (Total: 2)
  • Atenção á diversidade: estratégias de normalização nas políticas educacionais
  • Políticas de educação e formação profissional: dispositivo de normalização das diferenças
    2002 (Total: 2)
  • Educação para todos: é possível educar na diferença?
  • Quién és el sujeto infantil? Construcción del discurso moderno acerca de la infancia
    2019 (Total: 1)
  • Educação de surdos e práticas inclusivas - Conexões
    2013 (Total: 1)
  • Relatório de Pesquisa
    2011 (Total: 3)
  • Relatório Formação
  • Relatório GIPES
  • Relatório Procultura
    2010 (Total: 2)
  • Relatório Formação
  • Relatório Procultura
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do II Congresso de Educação, Arte e Cultura (CEAC)
    2003 (Total: 1)
  • Elaboração e execução de projeto intitulado: "Estudio de las representaciones sociales y culturales de la Etnia Mapuche en contexto urbano"
    2002 (Total: 1)
  • Assessoria Centro de Educação Municipal Paulo Freire (CMET/SEJA)
    2010 (Total: 2)
  • Consultora ad hoc Revista Digital Arquivos Analíticos de Políticas Educativas/ AAPE
  • Consultora ad hoc Revista Educação Especial do centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria
    2007 (Total: 1)
  • Membro da Comissão de Reestruturação da Proposta Pedagógica do NEPES
    2005 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Especial para analisar pedido de revalidação de Diploma de Curso Estrangeiro - Educação diferencia Universidad Metropolitana de Chile.
    2004 (Total: 1)
  • Membro da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação.
    2008 (Total: 1)
  • Membro da comissão para elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura para Formação de Professores
    2005 (Total: 1)
  • Elaboração do Projeto do Curso a Distância de Especialização em Educação Especial
    2004 (Total: 1)
  • Elaboração de Projeto do Curso de Pedagogia Noturno
    2021 (Total: 1)
  • Coordenção da Sessão de Apresentação de Pôster do Eixo Temático 22 - Educação Especial durante a XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul,
    2019 (Total: 1)
  • Coordenação de Sessão de trabalhos no XII Seminário Internacional de Educação Superior e VII Seminário Internacional de Politicas Públicas
    2013 (Total: 3)
  • Avaliador ah doc do VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação
  • Mediador do VIIII Seminário de Educação Especial - campo teórico-prático e/ou serviço técnico?
  • Mediadora do VIII Fórum Estadual de Educação de Surdos - FEES
    2012 (Total: 6)
  • Coodenação da sessão de apresentação de trabalhos do GT Educação Especial do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
  • Coordenador do Módulo Oral da 27ª Jornada Acadêmica Integrada
  • Coordenadora da mesa temática na 27ª Jornada Aacdêmica Intergrada da Universidade Federal de Santa Maria
  • Coordenadora do GT Educação Especial da IX ANPED/SUL: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul.
  • Debatedora da Sessão Especial do GT Educação especial do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
  • Membro do Comitê Científico do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL
    2011 (Total: 6)
  • Coordenação da mesa temática Identidade, Cultura e Subjetividade do 3º Seminário Interno da LP3 ? Educação Especial na Educação Contemporânea
  • Coordenação de sessões temáticas do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação
  • Membro da Comissão de Revalidação de título de Gilson Pereira de Souza
  • Membro da Comissão de Revalidação de título obtido por Luana Priscila Wünsch
  • Membro da Comissão de Revalidação de título obtido por Maria da Glória Basso
  • Membro da Comissão de Revalidação de título obtido por Sophia Regina Egypto
    2010 (Total: 2)
  • Membro da comissão de estudos preliminares à proposta de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu na área da Educação Especial
  • Organização do número especial do Cadernos de Educação,intitulado Dossiê Educação de Surdos
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão de Seleção do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM)
    2005 (Total: 2)
  • Membro da Comissão Especial para analisar processos de cancelamento de matrícula
  • Membro da Comissão Pedagógica da Graduação em Educação Especial
    2004 (Total: 1)
  • Participante do estande do curso de Educação Especial da UFSM
    2021 (Total: 1)
  • Parecerista Ad-Hoc do Eixo Temático 22 - Educação Especial da XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul
    2017 (Total: 1)
  • Parecerista dos Trabalhos do IX Seminário de Educação Especial e do II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2015 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc da Revista Educação e Filosofia da Universidade Federal de Uberlandia
    2011 (Total: 2)
  • Parecerista ad hoc da 34ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED: Educação e Justiça Social.
  • Parecerista ad hoc do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação.
    2010 (Total: 3)
  • Parecerista ad hoc do V Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e IX Colóquio sobre Questões Curriculares.
  • Parecerista ad hoc do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul/ANPEDSUL
  • Parecerista ad hoc do XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
    2009 (Total: 2)
  • Parecerista ad hoc da Revista da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical )
  • Parecerista ad hoc para os Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão do CE/UFSM
    2008 (Total: 3)
  • Membro do Comitê Científico do I Seminário Nacional de Educação Inclusiva: currículo, prática pedagógica e diferença
  • Parecerista ad hoc da VII ANPED/SUL
  • Parecerista ad hoc do III Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação
    2006 (Total: 3)
  • Parecerista ad hoc da VI ANPED/SUL
  • Parecerista ad hoc do II Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação
  • Parecerista ad hoc do número 28 da Revista Educação

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • a CONTEÚDOS DIGITAIS EM TEMPO DE PANDEMIA DA COVID-19 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
    2022 (Total: 2)
  • CURRÍCULO E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLAS BILÍNGUES DO RS - O LUGAR DO BILÍNGUE NESSE PERCURSO.
  • TRAJETIVIDADES COM OUTROS-JUNTOS: O QUE PODE UMA DOCÊNCIA COM A PRESENÇA-VIDA SURDA NA ESCOLA COMUM?
    2020 (Total: 3)
  • ?A gente não está preparado para ser professor?: efeitos discursivos da disciplina de libras nas licenciaturas da UFSM
  • O movimento esportivo surdo: produções de modos de vida surda na contemporaneidade
  • YOUTUBERS BILÍNGUES: ARTEFATOS INTERCULTURAIS NO CENÁRIO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
    2019 (Total: 1)
  • A Política de Educação Bilíngue na Produção dos Discursos curriculares em Escolas de Surdos
    2018 (Total: 2)
  • A produção discursiva de uma infância surda escolarizada: escritas biografemáticas de histórias de vida
  • Trajetórias escolares de estudantes surdos e seus efeitos nos processos inclusivos no Ensino Superior
    2016 (Total: 3)
  • A produção dioscursiva do Movimento Apaeano sobre o sujeito com deficiência: do treinamento a aprendizagem
  • Formação de Gestores Educacionais para a Educação Inclusiva: arranjos e tramas na contemporaneidade
  • Os discursos curriculares das escolas de surdos: possiveis negociações no contexto da educação bilingue
    2013 (Total: 2)
  • Formação de professores surdos no cenário contemporâneo: relações entre currículo, cultura e identidade
  • Movimentos Surdos na Contemporaneidade: relações entre educação e cultura
    2012 (Total: 4)
  • Acesso e Permanência no Ensino Superior: estratégias de governamento da conduta de alunos surdos incluídos
  • As artes de governar no contexto da educação de surdos: estratégias de governamento da escola inclusiva
  • O atendimento educacional especializado como uma tecnologia de governamento: a condução das condutas docentes na escola inclusiva
  • You tube como pedagogia cultural: espaço de produção, circulação e consumo de cultura surda
    2011 (Total: 2)
  • A comunidade surda e as interfaces pedagógicas
  • Consumo da cultura surda: estratégias discursivas e suas implicações na produção do sujeito surdo
    2010 (Total: 1)
  • Escrita da Língua de Sinais como Espaço de Tradução Cultural na Educação de Surdos
    2009 (Total: 3)
  • A formação docente na racionalidade inclusiva: práticas de governamento dos professores de surdos
  • Dispositivo curricular de controle: gerenciamento do risco e governamento da surdez no cenário educacional
  • Professor surdo no ensino superior: representações da prática docente
    2008 (Total: 2)
  • A avaliação como dispositivo pedagógico: capturas discursivas no contexto da educação de surdos
  • Formações rizomáticas da diferença: narrativas para produção da pedagogia surda
    2023 (Total: 2)
  • A produção de práticas de liberdade na escola como atividade militante do professor
  • MARCAS SURDAS DE PROFESSORES CODAS COMPARTILHADAS NAS TRAMAS DA INTERCULTURALIDADE
    2021 (Total: 1)
  • EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE ESTUDANTES SURDOS NO CURSO MÉDIO NORMAL: O CONTEXTO DE UMA ESCOLA PÚBLICA BILÍNGUE PARA SURDOS
    2020 (Total: 2)
  • A escola regular contemporânea e o aluno surdo/deficiente auditivo: dos modos de subjetivação para as singularidades produzidas no contexto das experiências escolares.
  • CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA DO SUJEITO SURDO: UM OLHAR SOBRE OS EFEITOS DISCURSIVOS DE LÍNGUA, CULTURA E COMUNIDADE NOS MODOS DE VIDA CONTEMPORÂNEA
    2018 (Total: 1)
  • Sustentabilidade e Inclusão: dispositivos de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal
    2017 (Total: 3)
  • A Centralidade da Formação Profissional e Tecnológica de Pessoas com deficiência na Racionalidade Inclusiva
  • DIAGNÓSTICO PRECOCE DA SURDEZ: CONVERGÊNCIAS DISCURSIVAS, PROCESSOS REGULATÓRIOS DE PEDAGOGIZAÇÃO E PRÁTICAS DE SUBJETIVAÇÃO
  • Educação Especial & Educação Inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
    2015 (Total: 2)
  • A emergência das políticas de educação bilingue para surdos no Brasil na racionalidade inclusiva
  • Racionalidade neoliberal e sensibilização para a inlcusão escolar de deficientes
    2019 (Total: 1)
  • É possível pensar em práticas pedagógicas sensíveis na presença do outro no cotidiano da escola?
    2015 (Total: 2)
  • A alfabetização de crianças surdas no contexto da educação bilíngue: praticas discursivas em operação nas escolas de surdos
  • A situação de escolarização de alunos surdos no contexto da escola regular no município de São Borja
    2014 (Total: 3)
  • A educação bilingue no cenário da educação de surdos: sujeitos, contextos escolares e práticas pedagógicas
  • A Relação da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa no Currículo da Educação de Surdos
  • Educação bilíngue para surdos: discursos práticos e políticos
    2013 (Total: 5)
  • Articulação da experiência visual e da pedagogia surda no contexto da educação de surdos
  • Estratégias de leitura e compreensão de textos acadêmicos realizadas por surdos no contexto do ensino superior
  • Literatura surda infantil como processo de significação cultural e linguística
  • Surdez e o mercado de trabalho
  • Um aluno surdo, um implante coclear e uma escola de surdos: uma história com muitas possibilidades e identidades
    2012 (Total: 7)
  • A fotografia como artefato cultural na produção de subjetividades surdas
  • A produção das representações acerca do autismo/surdez no cotidiano escolar
  • Educação de Jovens e Adultos no cenário da escola de surdos: potencialidades e fragilidades da formação
  • Modos de ser surdo no contexto da pedagogia da mídia: as propagandas ensinando sobre a surdez e os surdos
  • Os cenários das in/exclusões das escolas ?inclusivas?: problematizando as políticas de inclusão
  • Os espaços educacionais para surdos: as questões da escola de surdos no contexto da inclusão
  • Os intérpretes de Libras no contexto do ensino superior
    2011 (Total: 6)
  • A educação bilíngüe no campo da educação de surdos
  • A formação do professor de Libras: análises das experiências docentes a partir do Curso de Letras/Libras
  • A invenção dos sujeitos/alunos surdos: uma análise dos discursos dos pareceres pedagógicos
  • A prática de estágio como ferramenta na produção de significados acerca do aluno surdo
  • Experiência docente: representações na educação de surdos.
  • Formação de professores surdos: análise do currículo do Curso Normal
    2010 (Total: 6)
  • A mídia como produtora de identidades
  • A produção discursiva acerca do sujeito surdo no contexto da educação especial
  • As práticas de in/exclusão no ensino superior de alunos surdos
  • As representações acerca da surdez no contexto da mídia televisa
  • Cenas do atendimento educacional especializado: problematizando o currículo na educação de surdos
  • Os artefatos culturais como estratégia metodológica no ensino da língua de sinais
    2008 (Total: 6)
  • A escola de surdos como espaço de construção da identidade surda
  • As questões de inclusão/exclusão no processo de formação de surdos trabalhadores
  • Os contos de Maria: histórias que falam de inclusões/exclusões
  • Práticas interdisciplinares no contexto da escola de surdos
  • Problematizando o processo de aprendizagem de alunos surdos na educação de jovens e adultos
  • Professores surdos e as questões da diferença: problematizando a inclusão no ensino superior
    2005 (Total: 9)
  • Currículo e Surdez: um espaço de produção de identidade
  • Currículo: um artefato cultural na escola de surdos
  • Discursos sobre os surdos e a surdez: construíndo representações, inventando sujeitos
  • Inclusão dentro da diferença: perspectiva de educação de jovens e adultos surdos
  • Jovens e adultos surdos: retratos da vida nos pedaços da história
  • O lúdico como mediador nos processos de ensino-aprendizagem da criança surda
  • Problematizando a normalidade nos discursos da surdez
  • Representações do brincar: discursos sobre infância e surdez
  • Turmas de Progressão: problematizando seu currículo
    2004 (Total: 7)
  • A produção das identidades surdas no contexto da Educação Infantil
  • Bilingüismo: possibilidades lingüísticas, culturais identificáveis na educação de surdos
  • Educação de jovens e Adultos e surdez: um entre-lugar na educação de surdos
  • Educação de jovens e Adultos e Surdez: um entre-lugar na educação de surdos
  • Inclusão/exclusão: processos discursivos na escola de surdos
  • Reconhecer-se como surdo: uma questão de identidade na escola
  • Turma de progressão: problematizando seu espaço na escola de surdos