Marilda Oliveira De Oliveira
Produção Bibliográfica
- 2013 (Total: 1)
- Educação e Cultura Visual -entraves, desafios e ponderações (Visualidades)
- 2012 (Total: 1)
- Estado permanente de inquietação (Confissões de um Pirralho)
- 2011 (Total: 1)
- Arte e cultura brasileira (Arte e cultura brasileria)
- 2008 (Total: 1)
- Cartografias contemporâneas do Ensino das Artes Visuais (Cartografias Contemporâneas da arte-educação)
- 2024 (Total: 3)
- 2023 (Total: 8)
- ISSN Composições de uma docência em obra: entre ciscos e diários-ninhos... (REVISTA COLETIVA FUNDAJ)
- ISSN Entre palavr[alia]ções e estandartes, conjugações de um janelar em tempos pandêmicos (CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE)
- 2022 (Total: 2)
- 2021 (Total: 6)
- ISSN Paisagens da educação das artes visuais ?com? o campo: que territórios-docências podem ser inventadas em meio a esse encontro? (EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA))
- ISSN Política de Tambores: transversalidades que movimentam um coletivo de criação em meio à pandemia de covid-19 (Revista da Fundarte)
- 2020 (Total: 1)
- ISSN Respigas que acionam dobras para pensar o cinema nos processos formativos docentes (Revista Saberes y prácticas-Revista de Filosofía y Educación5)
- 2019 (Total: 11)
- ISSN Coletivo Grup0nho: Experimentações na contingência (CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE)
- ISSN Docência e aprendizagem: o que podemos inventar em meio à poeira que paira em seus espaços vazios? (Educação e Cultura Contemporânea)
- ISSN Encontro com diários visuais e/ou textuais: espaço disparador do pensar na experiência educativa (PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE))
- ISSN Fiandar com escritas de futuras pedagogas: alguns rastros das incendiadoras de caminhos (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
- ISSN Movimientos que accionan otros modos de pensar la investigación y educación de las artes visuales: alternancias entre teoría y práctica (Cuadernos Territorio yDesarrollo Social, Arte, Educación e Clturas em dialogo)
- 2018 (Total: 6)
- ISSN Escrita acadêmica: repercussões e ressonâncias propagadas em um coletivo (CONTRAPONTOS (ONLINE))
- ISSN Sobrejustaposições: de ler e escrever com imagens, de experimentar um corpo-sem-órgãos em uma pesquisa entre arte, filosofia e educação (CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC)
- ISSN Variações em torno das pesquisas em educação e arte com imagens (LEITURA: TEORIA E PRÁTICA)
- 2017 (Total: 6)
- ISSN Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações ma história da arte (Teias (Rio de Janeiro))
- ISSN Entre tempos e história da arte: por um processo de apropriação (ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (IMPRESSO))
- ISSN Imagens fílmicas infantes: espaços de incidência inventiva (Horizontes)
- ISSN Leitura, Literatura e Docência: encontros com signos, devir e fabulação (Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação)
- 2016 (Total: 6)
- ISSN Cegueira, educação e artes visuais: que produções de sentidos são possíveis neste tensionamento? (CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL (CURITIBA. ONLINE))
- ISSN Para disparar leituras e escritas, para pensar na pesquisa e na docência: experimentando um espaço da pós-graduação em educação (ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL)
- ISSN Preencher potências e inventar educações possíveis: pela experiência de uma formação sem órgãos (EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA))
- ISSN Sobre Clarões, Dissensos e Dobras nas Pesquisas em Educação e Artes (PARALELO 31)
- 2015 (Total: 8)
- ISSN Andarilhar para pensar a docência desde outros lugares (Leitura. Teoria & Prática (Campinas))
- ISSN ANDARILHAGENS E... DOCÊNCIA E... AFETOS E... ESCRITAS E... (Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil))
- ISSN Como produzir clarões nas pesquisas em educação? (Revista de Educação Pública)
- ISSN Compartilhamentos entre Narrativas Fílmicas Infantes e Experiência Educativa (BOITATÁ)
- ISSN Da individuação à literatura: outras possibilidades de pensar a pesquisa em educação (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
- ISSN Diários de aula e portfólios como instrumentos metodológicos da prática educativa em artes visuias (CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO))
- ISSN Instituto Federal Farroupilha ? Campus Panambi: uma docência movimentada pelos agenciamentos (REVISTA FERMENTARIO)
- 2014 (Total: 7)
- ISSN A problematização como possibilidade avaliativa em artes viosuais: apontamentos a partir de uma perspectiva pós-moderna (ROTEIRO)
- ISSN Cartografia como estratégia metodológica: inflexões para as pesquisas em educação (Conjectura: Filosofia e Educação (UCS))
- ISSN Diário de aula como instrumento metodológico da prática educativa (REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO)
- ISSN Outros rumos na formação docente em artes visuais - Para onde caminhamos? (Educação (PUCRS. Impresso))
- ISSN Professora? Práticas de aprendizagem em deriva (TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO))
- 2013 (Total: 3)
- ISSN Experiências educativas: ressonâncias de um encontro fílmico (CONTRAPONTOS (ONLINE))
- ISSN Narrativas a partir da fotografia (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE))
- ISSN Para a (pesquisa em) educação um corpo sem órgãos: desterritorializações a partir do filme Ilha do Medo (Pesquiseduca)
- 2012 (Total: 4)
- ISSN Artes Visuais e o campo de estágio curricular (Revista NUPEART)
- ISSN Cartografias e sobrejustaposições para pensar a produção crítica da arte enquanto etnografia (Revista da Fundarte)
- ISSN Pichação + arte + educação: possibilidades de reinvenção (Revista NUPEM (Impresso))
- ISSN Três notas sobre a formação inicial em artes visuais: a perspectiva da cultura visual, o endereçamento e os diários de aula (Instrumento (Juiz de Fora))
- 2011 (Total: 2)
- ISSN Entre públicos e privados: experiências em artes visuais no espaço cotidiano escolar (Expressão (Santa Maria))
- ISSN Experienciar, suturar e sobrejustar sentidos na teoria e na crítica da imagem: dois possíveis desvios estratégicos (Visualidades (UFG))
- 2010 (Total: 1)
- ISSN Cinema e Educação: alternativas para desaprender a docência e possibilidades para construir-se como educador (In-Visibilidades (Lisboa))
- 2009 (Total: 2)
- ISSN A cultura visual no espaço escolar rural (Travessias (UNIOESTE. Online))
- ISSN Estudo da cultura visual no campo da formação em artes visuais (Revista VIS (UnB))
- 2008 (Total: 3)
- ISSN Currículo do Curso de Artes Visuais - Licenciatura/UFSM: um revisitar histórico e crítico (Educação (UFSM))
- ISSN Imagem cinematográfica e artes visuais: possibilidades de entrecruzamentos no ensino das artes visuais (Visualidades (UFG))
- ISSN Um revistar histórico/crítico no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM/RS/Brasil (Imaginar (Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual))
- 2007 (Total: 6)
- ISSN A contribuição de um espaço não-formal de ensino na formação da cidadania infanto-juvenil: um estudo de caso no município de Restinga Seca/RS (Educere et Educare (Impresso))
- ISSN Anastácia: o eu jamais acabado (Revista da Fundarte)
- ISSN Arte Contemporânea na Escola - Experiências com professores em formação inicial (Revista Digital Art&)
- ISSN Identidade na contemporaneidade: cultura guarani (Alceu(PUCRJ))
- ISSN O Estágio Curricular como campo de conhecimento e suas especificidades no Ensino das Artes Visuais (Ensinarte. Revista das Artes em Contexto Educativo)
- ISSN Território e deslocamento na obra de Guillermo Gómez Peña (Visualidades (UFG))
- 2006 (Total: 2)
- ISSN Arte guarani: identidade na contemporaneidade (Revista da Fundarte)
- ISSN O Estágio Curricular como campo de Conhecimento e suas especificidades no Ensino das Artes Visuais (Revista Digital Art&)
- 2005 (Total: 1)
- ISSN Revisitando os Saberes para o exercício da docência: a formação inicial do professor em Artes Visuais (Expressão (Santa Maria))
- 2004 (Total: 4)
- ISSN A poética da moda/imagem como uma práxis transformadora de contextos: uma possibilidade para o ensino médio (Expressão (Santa Maria))
- ISSN O Estágio: Espaço de Construção da Identidade (Expressa Extensão (UFPel))
- ISSN Organização Social e relações afetivas como elementos norteadores do Ensino da Arte Escolar (Expressa Extensão (UFPel))
- ISSN Uma possibilidade para o Ensino Médio: a poética da moda como uma práxis transformadora de contextos (Expressa Extensão (UFPel))
- 2025 (Total: 1)
- Movimentos de um bando chamado gepaefd (UFSM) (Educação e Arte da ANPEd: potência do coletivo)
- 2024 (Total: 1)
- Expérience esthétique dans l'enseignement à travers la production de cahiers-journaux (Pédagogie de l'expérience esthétique et de l'expérimentation en art)
- 2023 (Total: 1)
- Experimentações que cavam a incorporação de um corpo/pensamento: entre fotografias, escritas e pensamentos (Educação Estética: a pesquisa/experiência nos territórios das sensibilidades)
- 2021 (Total: 2)
- Dos encontros com imagens fílmicas e das apropri[ações] que movimentam a docência a habitar espaços ?sem dono? (Educação e artes: possibilidades, experiências e contemporaneidades)
- Encontros com o filme a Arvore da Vida: disparadores para pensar a experiência educativa (Educação e artes (Livro eletrônico): Possibilidades, experiências e contemporaneidades)
- 2020 (Total: 1)
- Teoria e prática na educação das artes visuais: revezamentos como meio de acionar fagulhas de criação (Possibilidades...aprendizagens, experiências e gestão na educação)
- 2019 (Total: 3)
- Artes Visuais no contexto do ensino básico, técnico e tecnológico: Pensando o ensino e a pesquisa como processos de experimentação/formação docente (Pesquisa no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico)
- DAHMER, Carin Cristina; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Deslocamentos clandestinos pelos territórios curriculares: trânsitos com a arte. In: Revista UIVO: Matilha de estudos em arte, criação e vida. Vol.1. Número 1. Uberlândia: UFU, 2019. pp. 15-30. ISBN (A formação de professores no Brasil: historicidade, subjetividade, gênero, professoralidade e docências tradicionais e contemporâneas)
- Deslocamentos clandestinos pelos territórios curriculares: trânsitos com a arte (UIVO: Matilha de estudos em arte, criação e vida)
- 2018 (Total: 5)
- Apropriações na história da arte: experimentações ao de-formar o currículo (Compartilhando saberes)
- Entre grafites e arte de rua: subjetividades produzidas no cenário educacional (Compartilhando Saberes. [recurso eletrônico])
- Escrever uma educação das artes visuais com minúsculas e operar resistências em uma formação pela experimentação (Arte e ensino: propostas de resistência)
- Intercessão fílmica e docência: i/mediações com a arte (Artes visuais e suas i/mediações: conexões interdisciplinares [recurso eletrônico])
- Por uma educação das artes visuais com o campo: experimentações para a formação de docências (Artes visuais na educação do campo: contextos, tramas e conexões)
- 2017 (Total: 1)
- Pesquisa e compartilhamentos entre narrativas fílmicas e experiência educativa (Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação)
- 2016 (Total: 2)
- Diário de aula: disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais. ([Ebook] A formação do professor e o ensino das artes visuais)
- Educação e práticas contemporâneas de visualidade: o que significa afinal ensinar pela cultura visual (Artes Visuais na Educação)
- 2015 (Total: 5)
- A/r/tography in practice: reviewing three research projects at the Federal University of Santa Maria, Brazil (2nd Encounter on practices of research in arts education: some texts.)
- Diário de aula: disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais (A formação do professor e o ensino das artes visuais)
- Experimentações entre leitura, escrita e literatura: a fiandografia como um modo de pesquisar em educação (Compartilhamentos na arte: rede e conexões)
- Por un abordaje narrativo y autobiográfico: diarios de clase como enfoque de investigación (Educación de la Cultura Visual: conceptos y contextos - Tomo I)
- Sobre ensinar e aprender e sobre aprender e ensinar no campo das visualidades contemporâneas (Educação da cultura visual - aprender...pesquisar...ensinar...)
- 2014 (Total: 4)
- Construcionismo Social e Educação: uma possibilidade para ensinar/aprender a partir do cinema (Cultura Visual e Ensino de Arte: concepções e práticas em diálogo)
- O cinema como modo de pensamento, o cinema como forma de forçar a pensar (Pedagogias Culturais)
- Proliferar leituras em educação (ou sobre aprender a costurar palavras para sermos outros) (Parafernálias II - currículo, cadê a poesia?)
- Uma experiência na formação de professores de artes visuais no Rio Grande do Sul: para pensar uma filosofia formativa a partir do PIBID (Didática e a prática de ensino na relação com a escola)
- 2013 (Total: 4)
- A experiência educativa em artes visuais (PIBID UFSM - experiências e aprendizagens)
- O que pode um diário de aula? (Processos e Práticas de pesquisa em cultura visual e educação)
- Sobre o PIBID Artes Visuais da UFSM (PIBID UFSM - experiências e aprendizagens)
- Torções e violências na produção de pesquisas em educação: anotações para uma teoria do corpo em ato (Estudos do corpo:encontros com artes e educação)
- 2012 (Total: 2)
- Narrativas a partir da fotografia (Artes Visuais: questões do crítico-contemporâneo nacional/local)
- Qual pesquisa, qual educação? por uma abordagem narrativa e autobiográfica: os diários de aula como foco de investigação (Pesquisas em educação - inquietações e desafios)
- 2011 (Total: 2)
- Grupo de Pesquisa como dispositivo de formação docente (Educação das Artes Visuais na Perspectiva da cultura visual: conceituações, problematizações e experiências.)
- Por uma abordagem narrativa e autobiográfica: diários de aula como foco de investigação (Educação da cultura visual - conceitos e contextos)
- 2010 (Total: 1)
- Território, deslocamento, nomadismo e além: problematizando imagens a partir da filosofia, da educação e das artes visuais (Diferença, cultura e educação)
- 2009 (Total: 1)
- O papel da cultura visual na formação inicial em artes visuais (Educação da Cultura Visual: narrativas de ensino e pesquisa)
- 2008 (Total: 4)
- A produção contemporânea como espaço de conflito no ensino de artes (Visualidade e Educação)
- Algumas notas sobre a formação inicial em Artes Visuais (Trajetórias e Processos de ensinar e aprender: políticas e tecnologias)
- Arte contemporânea na escola: algumas reflexões (Cartografias Conteporâneas da arte-educação)
- Cinco dispositivos para pensar a formação inicial em Artes Visuais (Pesquisa, educação e inserção social: olhares da região sul)
- 2007 (Total: 1)
- O Estágio Curricular como campo de conhecimento e suas especificidades no Ensino das Artes Visuais (Ações Educativas e Estágios Curriculares Supervisionados)
- 2006 (Total: 1)
- Cultura Guarani: identidade e interculturalidade (Presença)
- 2005 (Total: 4)
- A Educação Infantil e a organização do tempo e do espaço após a LDB/96 (Programa de Formação Continuada de Professores: uma experiência do CE/UFSM)
- A formação do professor e o ensino das artes visuais: o estágio curricular como campo do conhecimento (A formação do porfessor e o ensino das artes visuais)
- A Formação do Professor de Artes Visuais (Cultura Visual e desafios da pesquisa em arte)
- A Ludicidade no Ensino-Aprendizagem das Séries Iniciais: uma possibilidade em Gardner (Programa de Formação Continuada de Professores: uma experiência do CE/UFSM)
- 2004 (Total: 2)
- A influência da apropriação e do consumo de imagens televisivas na construção de concepções estéticas em alunos do Ensino Médio (Experiências Didáticas)
- Revisitando os saberes para o exercício da docência: a formação inicial do professor em Artes Visuais (Arte em pesquisa: especificidades)
- 2015 (Total: 1)
- Colóquio Internacional Educação e Visualidades : Pedagogias em Trânsito
- 2013 (Total: 1)
- Identidade e Interculturalidade - história e arte guarani
- 2004 (Total: 1)
- Identidade e Interculturalidade - História e Arte Guarani
- 2016 (Total: 1)
- Pedagogias, espaços e pesquisas moventes nas visualidades contemporâneas
- 2015 (Total: 1)
- Colección: Educación de la Cultura Visual - conceptos y contextos
- 2018 (Total: 1)
- Artes Visuais e a educação especial
- 2016 (Total: 3)
- [Ebook] A formação do Professor e o ensino das artes visuais
- [Ebook] Arte, Educação e Cultura
- Colección: Educación de la cultura visual Tomo II - Acerca de las imágenes, desafíos para pensar el arte y la educación
- 2015 (Total: 2)
- A formação do professor e o ensino das artes visuais
- Arte, Educação e Cultura
- 2007 (Total: 1)
- Arte, Educação e Cultura
- 2005 (Total: 1)
- A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais
- 2007 (Total: 3)
- Arte e Educação (Diário de Santa Maria)
- Congresso Internacional debate Educação, Arte e Cultura (UFSM)
- Professora participa do Fórum Pedagógico em Santa Catarina (Jornal da UFSM)
- 2005 (Total: 3)
- 29ª Feira do Livro (A Notícia)
- 32ª Feira do Livro de Santa Maria - Lançamentos (Jornal da UFSM)
- São-luizense e professor espanhol lançam livro na Feira de Santa Maria (A Notícia)
- 2004 (Total: 18)
- Amanhã, Marilda Oliveira autografa seu livro sobre o universo guarani (A Notícia)
- Autógrafos da 50ª Feira do Livro de Porto Alegre (Zero Hora)
- Belas Artes: Dra Marilda Oliveira de Oliveira (ANotícia)
- Carta de Agradecimento (A Notícia)
- Cultura (Diário de São Borja)
- Editora da UFSM na 31ª Feira do Livro de Santa Maria (Jornal da UFSM)
- Editora da UFSM prepara oito lançamentos para a Feira do Livro deste ano (Jornal da UFSM)
- Evento Social - Cultural (Época)
- Lista dos livros mais vendidos na 31ª Feira do Livro de Santa Maria: 1º Lugar - Identidade e Interculturalidade: História e Arte Guarani, de Marilda Oliveira de Oliveira (Diário de Santa Maria)
- Livro de Marilda (A notícia)
- Livro de Marilda - Newton Alvim (A Notícia)
- Marilda Oliveira lança livro amanhã (A Notícia)
- Marilda Oliveira lançou livro em Santa Maria. Dia 21 será a vez de São Luiz (A Notícia)
- Marilda Oliveira vai lançar o seu livro em maio, na Sala Ana Petrona (A Notícia)
- Muitos foram buscar o autógrafo de Marilda, no lançamento do seu livro (ANotícia)
- Novos títulos nas prateleiras locais (Diário de Santa Maria)
- O livro de Marilda - Por: Newton Alvim (A Notícia)
- Profissão Docente (A Notícia)
- 2003 (Total: 2)
- Atitude X Espera (Diário de Santa Maria)
- Herança Messiânica (A Notícia)
- 2002 (Total: 1)
- Ensinar e Aprender (Diário de Santa Maria)
- 2011 (Total: 1)
- Educar para crecer (Educar para crescer)
- 2017 (Total: 1)
- Concepção dos Programas de Avaliação dos Cursos Superiores do Brasil (3º Simpósio de Avaliação da Educação Superior)
- 2015 (Total: 10)
- Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente (Colóquio Internacional Educação e Visualidades: Pedagogias em Trânsito)
- Aprendendo a tecer palavras numa pesquisa em educação: entre a literatura de Mia Couto, a leitura e a escrita (Colóquio Internacional Educação e Visualidades : Pedagogias em Trânsito)
- Creative formats and conceptual frameworks in arts-based educational research methodologies: some examples from south Brazil (3er Encounter on Practices of Research in Arts Education)
- Experimentações entre leitura, escrita e literatura: a fiandografia como um modo de pesquisar em educação (24º Encontro Nacional ANPAP)
- Intercessão fílmica: Ressonâncias que instigam a problematizar a experiência Fílmica (Colóquio Internacional Educação e Visualidades: Pedagogias em Trânsito)
- Investigação baseada nas artes e a/r/tografia: contribuições metodológicas para as pesquisas em Educação (Colóquio Internacional Educação e Visualidades: Pedagogias em Trânsito)
- Pesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docênciaPesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência (Colóquio Internacional Educação e Visualidades: Pedagogias em Trânsito)
- Singularidades e a potência de agir na docência (Colóquio Internacional Educação e Visualidades: Pedagogias em Trânsito)
- Um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é? (Colóquio Internacional Educação e Visualidades: Pedagogias em Trânsito)
- Uma docência pela garimpagem: encontros com signos (Colóquio Internacional Educação e Visualidades: Pedagogias em Trânsito)
- 2014 (Total: 2)
- A/r/tography in practice: reviewing three research projects at the Federal University of Santa Maria, Brazil (2nd Encounter on Practices of Research in Arts Education, some texts)
- Movimentos de espera: de uma ação artística a aprendizagens com cães (VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual)
- 2013 (Total: 2)
- Contribuições da perspectiva metodológica 'Investigação baseada nas artes' e da a/r/tografia para as pesquisas em educação (36ª Reunião Nacional da ANPED)
- Inscrever imagens na escrita, escrever pelo fora: impactos da filosofia de Deleuze & Guattari nas pesquisas em educação (22º Encontro Nacional da ANPAP)
- 2012 (Total: 6)
- A imprevisibilidade do evento do endereçamento na prática docente em artes visuais (23º Seminário Nacional de Arte e Educação)
- Anotações acerca de desterritorializações e percursos formativos de um corpo docente/pesquisador (23º Seminário Nacional de Arte e Educação)
- Diário de aula como instrumento metodológico da prática de pesquisa (XVI ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino)
- Narrativas de professores de artes visuais para pensar os modos de existência na docência (IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul ? ANPEDSUL)
- Percursos formativos do corpo - desterritorializações em meio a desvios e sobrejustaposições (21º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP)
- Sobre os diários de aula no projeto PIBID artes visuais da UFSM (21º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP)
- 2011 (Total: 4)
- (Con)formação docente enquanto produção de territorialidades, compilamento de sobrejustaposições e percurso de desvios. (IV Seminário nacional de pesquisa em Arte e Cultura Visual)
- A perspectiva da cultura visual, o endereçamento e os diários de aula como elementos para pensar a formação inicial em artes visuais (20º Encontro Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas)
- O espaço em branco como lugar formativo ou entre-lugares da formação docente em artes visuais: sobrejustaposições, desvios e territorialidades (20º Encontro Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas)
- Professor/artista: experiências artísticas para reabitar os lugares de educador (20º Encontro Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas)
- 2010 (Total: 6)
- Afetos bricolados - inventando possíveis para pensar a formação inicial em artes visuais (III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- Bricolagens afetivas na formação inicial do professor em artes visuais (22° Seminário Nacional de Arte e Educação)
- Formação inicial em artes visuais (22° Seminário Nacional de Arte e Educação)
- Narrativas fílmicas e educação das artes visuais: entrecruzamentos e novos afetos na formação inicial de professores (XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Possíveis que se anunciam: afetos entre narrativas fílmicas e formação inicial de professores (19º Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas)
- Sobrejustaposições para pensar cartografias e etnografias possívéis na produção crítica da arte (19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Pásticas)
- 2009 (Total: 11)
- A 'lousa mágica' e a memória: revisitando uma prática escolar no ensino das artes visuais (O VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas - HISTEDBR)
- A imagem cinematográfica e a construção da subjetividade do professor em formação inicial (IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
- A imagem cinematográfica e a construção da subjetividade do professor em formação inicial em artes visuais (18º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP)
- Ensino das artes e a administração da educação no Brasil: do Brasil Colônia aos dias atuais (O VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas - HISTEDBR)
- Formação inicial de professores: a repercussão da reformulação curricular do curso de artes visuais/Licenciatura/2004 (18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP)
- Grafite: uma interlocução com a cultura visual (II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- Para ampliar as miradas: trânsitos entre a imagem cinematográfica e a formação inicial em artes visuais (II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- Processo de ensino/aprendizagem dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Artes Visuais/UFSM (II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- Processos de formação continuada em artes visuais: identidades e subjetivação docente (II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- Sobre habitar vestes e desabitar corpos: a produção crítica da arte (18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP)
- Tecendo imagens em mim - entre vestes sem corpos e corpos sem vestes (II Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- 2008 (Total: 13)
- A formação inicial do professor de artes visuais: o caso da Universidade Federal de Santa Maria (XVII Congresso da Federação de Artes Educadores do Brasil)
- A lousa mágica - repensando uma experiência no ensino das artes visuais (XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP)
- Algumas notas sobre a formação inicial em artes visuais (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
- Artes Visuais e Arquitetura no Ensino Médio: dialogando com a Cultura Visual (I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- Cinco Eixos para pensar a formação inicial em Artes Visuais (ANPED Sul - VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- Cinco proposições para pensar a formação inicial em artes visuais (XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas)
- Considerações sobre a imagem cinematográfica e o ensino das artes visuais: proposições para o ensino médio (XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP)
- Currículo do Curso de Artes Visuais - Licenciatura - UFSM/RS (XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP)
- Imagem cinematográfica e Artes Visuais: possibilidades de entrecruzamentos no Ensino das Artes Visuais (I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- O espaço travestido: reflexões acerca de corpo, subjetividade e arte contemporânea a partir das vestes incorporadas de Claudia Casarino (I Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
- O estar-aí poético da obra (O XVII Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP)
- Repensando uma experiência no Ensino das Artes Visuais através da metáfora da lousa mágica (I Seminário Nacional de pesquisa e Cultura Visual)
- Vestes incorporadas: as suturas subjetivas e os elementos Outros na arte contemporânea (XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP)
- 2007 (Total: 15)
- A contribuição de um espaço não-formal de Ensino na formação da cidadania infanto-juvenil: um estudo de caso no município de restinga Seca/RS. (I Congresso de Educação, Arte e Cultura)
- A re-significação da memória através da apropriação de objetos cotidianos do aluno (I Congresso de Educação, Arte Cultura)
- As aulas de Artes Visuais do ensino Médio: conhecendo a realidade de Santa Maria/RS (XVII CONFAEB - Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil)
- As aulas de Artes Visuais no nível médio (16º Encontro Nacional da ANPAP ISBN 8598958042)
- As interfaces dos elementos artísticos com o espaço arquitetônico: uma possiblidade para o nível médio (I Congresso de Educação, Arte e Cultura)
- Considerações acerca da formação docente em Artes Visuais: um projeto interinstitucional (XVII CONFAEB - Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil)
- Conteúdos de Arte: novos rizomas rumo à multiplicidade no Ensino Médio (5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte)
- Entre lugares-poéticos: territorialidade e deslocamentos na obra de Peciar (I Congresso de educação, Arte e Cultura)
- La formación pedagógica en los cursos de Licenciatura en Artes Visuales: un proyecto interinstitucional (Congresso de Formación Artística y Cultural para la región de América Latina y el Caribe)
- O Ensino das Artes Visuais e sua relação com as imagens multimidiáticas (I Congresso de Educação, Arte e Cultura)
- O Ensino das Artes Visuais no nível médio: mapeando os saberes docentes e discentes (Congreso de Formación Artística y Cultural para la región de Améric Latina y Caribe)
- O que os alunos aprendem nas aulas de Artes Visuais do Ensino Médio (I Congresso de Educação, Arte e Cultura)
- Os Cursos de Licenciatura em Artes Visuais: um projeto interinstitucional (II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento - possibilidades de inclusão social)
- Os entre-lugares de um discurso poético (5º Encontro Nacional de pesquisa em Arte)
- Um olhar sobre as práticas docentes de Professores de Artes Visuais do Ensino Médio (I Congresso de Educação, Arte e Cultura)
- 2006 (Total: 6)
- Conteúdo e Contexto como objetos da prática educativa na formação docente em Artes Visuais: um projeto interinstitucional (20º Seminário Nacional de Arte e Educação)
- Cultura Guarani: Identidade e Interculturalidade (III Simpósio Nacional de História Cultural)
- Cultura, Identidade e Interculturalidade (III Fórum de Pesquisa em Arte)
- O Ensino das Artes Visuais e sua relação com as imagens multimidiáticas (20º Seminário Nacional de Arte e Educação)
- O que os alunos aprendem nas aulas de Artes Visuais do Ensino Médio (20º Seminário Nacional de Arte e Educação)
- The initial formation of the Visual Arts teacher - the curricular training as a field of knowledge and its specificities (Interdisciplinary Dialogues in Arts Education)
- 2005 (Total: 1)
- As implicações das Políticas Educacionais na formação do professor de Artes Visuais do Ensino Médio (X Seminário Internacional de Educação)
- 2003 (Total: 1)
- Interculturalidade e Identidade: História e Arte Guarani (IV Jornada de Educação e Arte - Ensino das Artes: reflexões e perspectivas na atualidade)
- 2007 (Total: 3)
- A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: UM PROJETO INTERINSTITUCIONAL (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
- O que os alunos aprendem nas aulas de Artes Visuais do Ensino Médio (XIX Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
- Reflexões sobre a arte Contemporânea: uma visão no contexto escolar (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2006 (Total: 1)
- Arte Contemporânea na escola: um estudo com alunos do Ensino Médio de Santa Maria (XI Seminário Internacional de Educação: Formação de Professores - A Prática Pedagógica e o Trabalho na Diversidade)
- 2005 (Total: 12)
- A Formação do professor e o Ensino das Artes Visuais (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- A Identidade e a inserção dos meios tecnológicos no desenvolvimento cognitivo: uma possibilidade para o Ensino da Arte no nível médio (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- A Influência dos rituais sociais no contexto adolescente (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- Arte Contemporânea e Cultura de Massa: reflexão e construção visual para uma prática educativa no Ensino Médio (VI Congresso internacional de Educação Popular)
- Arte Contemporânea no Ensino Médio: ressignificando os conceitos de arte e espaços do cotidiano (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- Artes Visuais e a Roupa: sensibilização do olhar no cotidiano escolar (VI Congresso Internacional de Educação popular)
- As Linguagens da Arte Contemporânea como proposta de uma prática educativa no Ensino da Arte no nível médio (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- Cultura Alemã: um estudo de caso no município de Ibirubá com alunos do Ensino Médio (Vi Congresso Internacional de Educação Popular)
- Da Visibilidade a Visualidade: O Ensino da Arte através do cotidiano da Cultura Visual (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- O videoclip como uma possibilidade para o Ensino de Artes Visuais no Ensino Médio (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- Qual é o teu lugar? Uma proposta para pensar o Ensino da Arte no nível médio (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- Tatuagem corporal: uma possibilidade de abordar a arte através da cultura visual (Vi Congresso Internacional de Educação Popular)
- 2004 (Total: 30)
- A Formação Pedagógica nos Cursos de Licenciatura (V Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- A Influência da Apropriação e do Consumo de Imagens Televisivas na Construção de Concepções Estéticas em Alunos do Ensino Médio - PROLICEN (Programa de Licenciaturas 2004)
- A Leitura de Imagens Cinematográficas relacionada à leitura do indivíduo: uma alternativa para o Ensino Médio (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- A ressignificação da identidade cultural através do Ensino da Arte (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Arte Contemporânea no Ensino Médio: ressignificando os espaços do cotidiano urbano (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Arte e cultura indigena como forma de construção de conhecimento na contemporaneidade (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Arte e Cultura Indígena como forma de construção de conhecimento na contemporaneidade (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Arte e Cultura Indígena como forma de Construção de conhecimento na Contemporaneidade - PROLICEN (Programa de Licenciaturas 2004)
- As implicações das políticas educacionais na formação do professor de Artes Visuais do Nível Médio (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- As referências visuais efêmeras, o poder da imagem, dos valores e da ética no cotidiano individual/coletivo do aluno (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Desenvolver processos criativos dentro de um contexto contenporâneo: uma proposta para o EJA (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Labirinto chamado família (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Lançamento do Livro Identidade e Interculturalidade História e Arte Guarani (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Mídia televisiva e adolescência: um diálogo sobre a construção de concepções estéticas (10ª Jornada Nacional de Educação)
- Mídia televisiva e concepções estéticas: uma abordagem pertinente à contemporaneidade (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Organização social e relações afetivas como elementos norteadores do ensino da arte escolar (18º Seminário Nacional de Arte e Educação - Currículo e práticas pedagógicas em Educação e Arte)
- Organização social e relações afetivas como elementos norteadores do Ensino da Arte Escolar (XXII Seminário de Extensão Universitária da Região Sul)
- Processos de Criação Plástica:uma análise no ensino não formal (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Projeto Interinstitucional de Formação Continuada a Formação e a Prática Pedagógica do Professor de Educação Infantil: GEREI (Grupo de Estudos e Reflexões em Educação Infantil (V Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Propagandas: reflexões e implicações no cotidiano (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Refletindo sobre a formação inicial do professor de artes visuais (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Refletindo sobre a formação inicial do professor de Artes Visuais (10ª Jornada Nacional de Educação)
- Refletindo sobre a formação inicial do professorde Artes Visuais (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- Relato de Experiência - Mensagens Midiáticas e Concepções Estéticas: reflexões acerca de entrelaçamentos pertinentes ao ensino da Arte (V Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Relato de Experiência - Refletindo sobre a Formação Inicial do Professor de Artes Visuais (V Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Relato de Experiência A representação plástica como meio de conhecer o mundo e o outro (V Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Relato de Experiência A roupa como contextualizador social: uma possibilidade para o Ensino Médio (V Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Relato de Experiência Políticas Educacionais e suas implicações na formação do Professor de Artes Visuais do Nível Médio (V Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Significações implícitas no banal: nuances da semiótica pierceana no ensino das Artes Visuais (V Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: desafios e práticas)
- Televisão e Ensino da Arte: reflexões acerca de entrelaçlamentos possíveis e necessários (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2003 (Total: 27)
- A formação Inicial do professor de Artes Visuais: ressignificando os saberes para a docência (55ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
- A Formação Inicial do Professor de Artes Visuais: ressignificando os saberes para a docência (9ª Jornada Nacional de Educação. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais.)
- A Leitura de Imagens de Propaganda através de um ensino de módulo com ênfase na repetição para alunos de Ensino Médio (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- A Leitura de Imagens de Propaganda através de um ensino de módulo com ênfase na repetição para alunos do Ensino Médio (9ª Jornada Nacional de Educação. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais.)
- A Poética da Moda em uma práxis das transformações do contexto não escolar em contexto escolar: uma possibilidade para o Ensino Médio (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular. Paradigmas para a Escola hoje)
- A Poética da Moda em uma práxis das transformações do contexto não escolar em contexto escolar: uma possibilidade para o Ensino Médio. (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- A roupa como contextualizador social: uma possibilidade para o Ensino Médio (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- A vivência prática no processo de formação: uma experiência possível (IV Jornada de Educação e Arte - Ensino das Artes: reflexões e perspectivas na atualidade)
- Artes Plásticas, Música e Publicidade como forma de trabalhar a Identidade do Educando (9ª Jornada Nacional de Educação. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais.)
- Artes Plásticas, Música e Publicidade como forma de trabalhar a Identidade e a Interculturalidade (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Articulando Saberes no processo de formação: uma experiência possível (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Auto-Imagem - O Ensino da Arte como um meio de significação / ressignificação da própria Identidade (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Auto-Imagem, O Ensino da Arte como meio de significação / ressignificação da própria Identidade (XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação - Práticas Educativas: Saberes, Contextos e Diversidade)
- Elementos da Natureza na construção Plástica - ressignificando a Arte (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Elementos da Natureza na Construção Plástica (9ª Jornada Nacional de Educação. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais.)
- Ensino da Arte na concepção da Proposta Triangular (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular. Paradigmas para a Escola hoje)
- Estágio Supervisionado: construindo os saberes para a docência no campo das Artes Visuais (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Labirinto chamado Família (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- O diário do cotidiano como uma possibilidade de prática educativa no Ensino Médio (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- O Ensino da Arte como alternativa de descoberta de valores e Individualidades numa turma de Ensino Médio (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- O Jeans como elemento para o desenvolvimento crítico e sensível do olhar dos adolescentes do Ensino Médio (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- O Jeans como um elemento para o desenvolvimento crítico e sensível do olhar do adolescente do Ensino Médio (IV Jornada de Educação e Arte - Ensino das Artes: reflexões e perspectivas na atualidade)
- O resgate da Memória através do Ensino da Arte: uma possibilidade crítica no Ensino Médio (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- O Resgate da Memória através do Ennsino da Arte: uma possibilidade crítica no Ensino Médio (IV Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular. Paradigmas para a Escola hoje)
- Painéis sobre História da Arte: recurso didático para o Ensino Médio (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Processos Criativos com elementos da natureza: uma prática no Ensino Médio (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Reciclagem do Lixo: a criação como conscientização dos alunos do Ensino Médio e a influência da televisão, onde o material e o modismo geram este lixo (IV Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- 2001 (Total: 1)
- Reciclaje on line (Reshaping the classroom)
- 2021 (Total: 1)
- Filosofias da diferença, artes visuais e educação: quando a imagem se esquiva da representação... (XIII Reunião Científica da ANPEd-Sul)
- 2009 (Total: 1)
- Qual é mesmo a função das artes (visuais, cênicas, musicais e da dança) no espaço escolar? (IX Congresso Internacional de Educação Popular)
- 2008 (Total: 2)
- A 'lousa mágica': revisitando uma experiência docente em artes visuais no ensino médio (VIII Seminário Pedagogia em Debate e III colóqui de Formação de Professores)
- A metáfora da 'lousa mágica' para repensar uma experiência no ensino das artes visuais (9º Encontro de Pesquisa em Educação)
- 2003 (Total: 3)
- A formação Inicial do professor de Artes Visuais: revisitando os saberes para o exercício da docência (17º Seminário Nacional de Arte e Educação)
- Formação Inicial em Artes Visuais: revisitando os saberes para o exercício da docência (IV Jornada de Educação e Arte - Ensino das Artes: reflexões e perspectivas na atualidade)
- Poéticas Visuais: uma práxis das transformações do contexto não escolar em contexto escolar (17º Seminário Nacional de Arte e Educação)
- 1997 (Total: 1)
- 100 Anos da CACISM - Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (100 Anos da CACISM - Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria)
Produção Técnica
- 2005 (Total: 1)
- Critérios e Objetivos Operaconais para a pesquisa, o Ensino e a Extensão no Centro de Educação
- 2015 (Total: 1)
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, vol.8, jan./abril., 2015
- 2014 (Total: 3)
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, vol.7, jan/abr 2014
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, vol.7, set./dez., 2014
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Vol.7, n.2, mai./ago., 2014
- 2013 (Total: 3)
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano VI, nº10, Março, 2013
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano VI, nº11, Set., 2013
- Educação e Cultura Visual -entraves, desafios e ponderações
- 2012 (Total: 2)
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano V, nº 08, Março, 2012
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano V, nº 09, Set., 2012
- 2011 (Total: 2)
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano IV, Mar. 2011
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano IV, Set, 2011
- 2010 (Total: 2)
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano III, Março, 2010
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano III, Set., 2010
- 2009 (Total: 2)
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano II, Março, 2009
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano II, Set., 2009
- 2008 (Total: 2)
- Editorial, Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Ano I, Set. 2008
- Revista do Laboratório de Artes Visuais
- 2016 (Total: 1)
- VIII Encontro de Estudos e pesquisas do LAV
- 2014 (Total: 1)
- IV Colóquio Internacional Educação e Visualidades - pedagogias em trânsito
- 2011 (Total: 1)
- III Seminário de Pesquisa da Linha Educação e Artes - LP4
- 2009 (Total: 1)
- Coordenadora Geral do II Congresso de Educação, Arte e Cultura - II CEAC
- 2008 (Total: 1)
- II Seminário de Pesquisa da Linha Educação e Artes - LP4
- 2007 (Total: 1)
- I Congresso de Educação, Arte e Cultura
- 2006 (Total: 2)
- 1º Simpósio de Arte Contemporânea
- Comissão Organizadora do Ciclo de Palestras - Curso Arte e Visualidade
- 2005 (Total: 6)
- Comissão organizadora do Simpósio Arte Visualidade
- Coordenador de Mesa - La Educación de las Artes Visuales desde la periferia: el taller como ámbito
- Coordenador de Mesa da Conferência de Maria Beatriz de Medeiros
- Coordenador de Mesa na XX Jornada Acadêmica Integrada
- Coordenador Geral da XX Jornada Acadêmica Integrada
- Novas Abordagens Educacionais III - Educação Ambiental
- 2003 (Total: 2)
- Coordenadora da XIV Semana Acadêmica do Centro de Educação: Práticas Educativas: Saberes, Contextos e Diversidade
- Coordenadora Geral da IV Jornada de Educação e Artes - Ensino das Artes: reflexões e perspectivas na atualidade
- 2019 (Total: 1)
- 13º Encontro de Estudos e Pesquisas do LAV
- 2012 (Total: 1)
- Palestra "A situação atual do professor do ensino superior no contexto europeu - implicações e demandas"
- 2011 (Total: 1)
- Pesquisa em educação e arte: abordagens metodológicas e epistemológicas
- 2007 (Total: 1)
- 1º Encontro de Pesquisa da Linha de Educação e Artes
- 2003 (Total: 1)
- Articulando Saberes no Processo de Formação: uma experiência possível
- 2018 (Total: 1)
- Formação de Preceptores - Programa Residência Pedagógica
- 2017 (Total: 1)
- Ensino da arte na turbulência curricular contemporãnea
- 2016 (Total: 1)
- Análises de dissertações e teses
- 2015 (Total: 1)
- A cultura visual como um convite a nos reposicionarmos na aula de artes
- 2009 (Total: 2)
- A pesquisa como dispositivo na formação continuada de professores de artes visuais
- Filosofia, Educação e Artes Visuais
- 2005 (Total: 1)
- Simpósio Arte e Visualidade
- 2004 (Total: 5)
- Educando o olhar para uma compreensão da imagem
- Entrelaçamentos Sociais e Culturais para uma compreensão crítica da arte na pós-modernidade
- Novas Abordagens Educacionais II Atualidade e Diversidade - Cursos nas Áreas de Teatro, Música e Artes Visuais
- XIII Encontro Nacional da ANPAP Arte e pesquisa: especificidades
- XIX Jornada Acadêmica Integrada
- 2003 (Total: 5)
- A Poética da Moda em uma práxis das transformações do contexto não escolar em contexto escolar:possibilidades para o Ensino Médio
- Auto-Imagem - O Ensino da Arte como meio de significação / ressignificação da própria Identidade
- Ensino da Arte na concepção do mundo contemporâneo
- IV Jornada de Educação e Artes - Ensino das Artes: Reflexões e Perspectivas na Atualidade
- O Ensino da Arte na concepção da Proposta Triangular
- 1988 (Total: 1)
- Iº Concurso de Teatro Infantil Sérgio Caparelli
- 2016 (Total: 1)
- Palestra sobre Diários Visuais
- 2015 (Total: 2)
- Andarilhagens e...docência e...afetos e...escritas e...
- Como produzir clarões nas pesquisas em educação?
- 2012 (Total: 2)
- Práticas educativas em artes visuais: pesquisa, formação inicial, docência artista
- Sobre os diários de aula no Projeto Pibid Artes Visuais da UFSM
- 2011 (Total: 1)
- A perspectiva da cultura visual, o endereçamento e os diários de aula como elementos para pensar a formação inicial em artes visuais
- 2010 (Total: 1)
- Construindo projetos, arquitetando ideias, (re)articulando dados: repercussões do curriculo do curso de licenciatura em artes visuais - 2004/UFSM
- 2009 (Total: 8)
- A 'lousa mágica' e a memória. Revisitando uma prática escolar no ensino das artes visuais
- A imagem cinematográfica e a construção da subjetividade do professor em formação inicial em artes visuais
- A imagem cinematográfica nas aulas de artes visuais do ensino médio: proposições para o estágio curricular supervsionado
- Ensino das artes e a administração da educação no Brasil: do Brasil Colônia aos dias atuais
- Entre o visto e o dito - os estudos da cultura visual no campo da formação em artes visuais
- Formação inicial de professores: a repercussão da reformulação curricular do curso de artes visuais/licenciatura 2004
- Formação inicial de professores: a repercussão da reformulação curricular do curso de artes visuais/Licenciatura
- Sobre habitar vestes e desabitar corpos: a produção crítica da arte
- 2008 (Total: 19)
- A 'lousa mágica': revisitando uma experiência docente em artes visuais no ensino médio
- A formação continuada em artes visuais
- A formação pedagógica nos cursos de licenciatura em artes visuais: um projeto interinstitucional
- A lousa mágica - repensando uma experiência no ensino das artes visuais
- A metáfora da lousa mágica para repensar uma experiencia no ensino das Artes Visuais
- Aprendizagem da arte na formação de educadores
- Cinco proposições para pensar a formação inicial
- Considerações acerca da inserção da imagem cinematográfica ns aulas de artes visuais do ensino médio: uma experiência realizada no estágio curricular supervisionado
- Considerações sobre a imagem cinematográfica e o Ensino das Artes Visuais - proposições para o Ensino Médio
- Currículo do Curso de Artes Visuais - Licenciatura/UFSM/RS
- Do vazio travestido - o outro construído: olhares possíveis acercadas vestes incorporadas de Cláudia Casarino a partir de Didi-Huberman
- Escola e trabalho docente: revisitando uma experiência no ensino das artes visuais através da memória da 'lousa mágica'
- Formação Continuada em Artes Visuais
- FORMAÇÃO CONTINUADA EM ARTES VISUAIS: UMA PROPOSIÇÃO
- O espaço travestido: reflexões acerca do corpo, subjetividade e arte contemporânea a partir das vestes incorporadas de Claudia Casarino
- O estar-aí poético da obra
- Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/UFSM: uma análise das organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004
- Vestes incorporadas: as suturas subjetivas e os elementos Outros na arte contemporânea
- Vestindo (possíveis) identidades: multiculturalidade, hibridismo, apropriação e ensino das artes visuais
- 2007 (Total: 5)
- As interfaces dos elementos artísticos com o espaço arquitetônico: uma possibilidade para o nível médio
- O Ensino das Artes Visuais e sua relação com as imagens multimidiáticas
- O que os alunos aprendem nas aulas de Artes Visuais do Ensino Médio
- Organização Educacional do Ensino das Artes: um revisitar histórico e crítico
- Os Cursos de Licenciatura em Artes Visuais: um projeto interinstitucional
- 2006 (Total: 11)
- A construção de concepções por meio da leitura estética no Ensino das Artes Visuais
- A Construção de Conhecimento através da Imagem Fotográfica e suas implicações no Ensino das Artes Visuais
- A Cultura na Educação: por um ensino das Artes Visuais contextualizado
- Arte Contemporânea na escola: um estudo com alunos do Ensino Médio de Santa Maria
- Arte Contemporânea no Ensino Médio: ressignificando os espaços do cotidiano
- As implicações das Políticas Educacionais na formação do professor de Artes Visuais do Ensino Médio
- O espaço como objeto de reflexão no Ensino da Arte no nível médio
- O estudo da Identidade Cultural e do multiculturalismo no Ensino das Artes Visuais no Ensino Médio
- O Ensino de Artes Visuais através de Imagens Midiáticas
- O que os alunos aprendem nas aulas de Artes Visuais do Ensino Médio
- Rituais Sociais: uma prática educativas em Artes Visuais no nível médio
- 2005 (Total: 2)
- A construção de Conhecimento através da Imagem fotográfica e suas implicações no Ensino das Artes Visuais
- A Formação do professor e suas especificidades no Ensino das Artes Visuais.
- 2004 (Total: 4)
- Arte e Cultura Indígena como forma de construção de conhecimento na contemporaneidade
- Lançamento do Livro: Identidade e Interculturalidade. Historia e Arte Guaraní
- Mídias televisivas e concepções estéticas
- Uma possibilidade para o Ensino Médio: a poética da moda como uma práxis transformadora de contextos
- 2003 (Total: 18)
- A arte e a obra de arte como patrimônio cultural de uma sociedade
- A Formação Inicial do professor de Artes Visuais: revisitando os saberes para o exercício da docência
- A Formação Inicial do Professor de Artes Visuais: ressignificando os saberes para a docência
- A Poética da Moda como uma possibilidade para o Ensino da Arte
- A roupa como contextualizador social: uma possibilidade para o Ensino Médio
- A vivência prática no processo de formação: uma experiência possível
- Artes Plásticas, Música e Publicidade como forma de trabalhar a Identidade e Interculturalidade
- Auto-Imagem - O Ensino da Arte como meio de significação/ressignificação da própria Identidade
- Diário do Cotidiano: uma prática educativa no Ensino Médio
- Elementos da Natureza na construção Plástica: ressignificando a Arte
- Formação Inicial em Artes Visuais: revisitando os saberes para o exercício da docência
- Interculturalidade e Identidade: História e Arte Guarani
- Noção de mundo e busca de uma Identidade através do Ensino da História da Arte
- O desing e o estudo do módulo através da leitura de imagem de propaganda no Ensino Médio
- O Ensino da Arte como alternativa de descoberta de individualidades e valores numa turma de Ensino Médio
- O Jeans como um elemento para o desenvolvimento crítico e sensível do olhar dos adolescentes do Ensino Médio
- O resgate da "memória" através do Ensino da Arte: uma possibilidade crítica no Ensono Médio
- Poéticas Visuais: uma práxis das transformações do contexto não escolar em contexto escolar
- 2019 (Total: 1)
- Pesquisa e experiência: encontros pulsantes de amorosidade
- 2018 (Total: 3)
- Discussão sobre a obra 'A filosofia crítica de Kant' de Gilles Deleuze
- Modos de pesquisa em educação: arte e filosofia
- Sobre imagens que compõem com escritas na produção de pesquisas em educação
- 2017 (Total: 6)
- Apropriações na história da arte: experimentações ao de-formar o currículo
- Cinema 1 - A imagem-movimento de Gilles Deleuze (1983)
- Como nos tornamos professores de artes visuais? entre imagens, leitura e escritas
- Diários de aula para pensar a formação de professores de artes visuais a partir de problematizações
- Mesa Redonda Formação e atuação docente em arte: desafios nas relações entre ensino, prática artística e pesquisa
- Pesquisa, arte e vida: para sobreviver
- 2016 (Total: 1)
- Temas y contenidos de las investigaciones en contextos hiper-visuales
- 2015 (Total: 4)
- Arte Híbrida: reflexões e práticas em sala de aula
- Empirismo e Subjetividade de Gilles Deleuze
- Ensino da Arte - culturas e práticas do cotidiano
- O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia 1 de Gilles Deleuze e Félix Guattari
- 2014 (Total: 4)
- Investigação baseada nas artes e a/r/tografia: contribuições metodológicas para as pesquisas em Educação
- O impacto dos estudos das filosofias da diferença na formação em artes visuais
- Sobre diferentes formatos artísticos e maneiras de fazer pesquisa em educação
- Sobre os estágios supervisionados em artes visuais da UFSM
- 2013 (Total: 5)
- A perspectiva da cultura visual na formação de professores de arte
- As artes visuais nos anos iniciais: experiências pedagógicas
- Como nos construímos docentes?
- Formação docente em artes visuais: a experiência do PIBID/UFSM
- Imagens na sala de aula - quando trazê-las com que finalidade?
- 2012 (Total: 1)
- Relações entre as linhas de pesquisa na constituição do Programa de Pós Graduação em Educação do CE/UFSM
- 2011 (Total: 5)
- Artes e Licenciatura
- As linguagens nos anos iniciais: convergências e divergências entre alfabetização e alfabetismo
- Construir-se como investigador
- Formação Continuada em artes visuais
- Investigación en Educación y Arte. Perspectiva desde la cultura visual
- 2010 (Total: 1)
- Qual é mesmo o papel das artes no espaço escolar? em cena aspectos da cultura visual
- 2009 (Total: 1)
- OS ESTUDOS DA CULTURA VISUAL NO CAMPO DA FORMAÇÃO EM ARTES VISUAIS
- 2007 (Total: 3)
- A Formação Inicial do Professor de Arte
- El Curso de Artes Visuales de la UFSM - el caso brasileño
- O que tínhamos e o que temos: a caminhada da Licencitura Plena em Artes Visuais da UFSM
- 2006 (Total: 6)
- A Formação do Professor de Artes Visuais- O Estágio Curricular como campo de conhecimento e suas especificidades
- AULA MAGNA: SEMINÁRIO SUPERVISIONADO PARA OS ESTUDANTES DA LINHA DE PESQUISA EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS DO MESTRADO EM ARTES VISUAIS/CEART
- Identidade Missioneira
- Licenciatura em Artes Visuais: principais embates na Formação Inicial
- Pós-Graduação em Educação
- Territórios e Deslocamentos
- 2005 (Total: 1)
- Tarde Cultural: Patrimônio e História discutidos na Câmara de Vereadores
- 2004 (Total: 3)
- A Formação Inicial do Professor de Artes Visuais
- A influência da apropriação de consumo de imagens televisivas na construção de concepções estéticas em alunos do ensino médio
- Cultura Guaraní
- 2003 (Total: 1)
- Políticas Públicas e a Arte e suas implicações na Educação Básica
- 2002 (Total: 1)
- Arte, Construção e Reconstrução
- 2001 (Total: 1)
- Aprendizagem de uma Língua Estrangeira como diferencial no mercado
- 1996 (Total: 2)
- A Arte Guarani Missionera Platina
- Caminho para a Cultura
- 2011 (Total: 1)
- Coordenador de Mesa - 20º Encontro Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas
- 2008 (Total: 1)
- Formação de Professores e Saberes Docentes: as aulas de Artes Visuais no nível médio
- 2007 (Total: 7)
- A contribuição de um espaço não-formal de ensino na formação da cidadania infanto-juvenil: um estudo de caso no município de Restinga-Seca/RS
- A re-significação da memória através da apropriação de objetos cotidianos do aluno
- Entre-lugares poéticos: territorialidade e deslocamentos na obra de Peciar
- La formación pedagógica en los cursos de Licenciatura en Artes Visuales: un proyecto interinstitucional
- O ensino das artes visuais no nível médio: mapeando os saberes docentes e discentes
- O que os alunos aprendem nas aulas de Artes Visuais do Ensino Médio
- Um olhar sobre as práticas docentes de Professores de Artes Visuais do Ensino Médio
- 2004 (Total: 2)
- Poster: A ressignificação da Identidade Cultural através do Ensino da Arte
- Poster: O resgate da memória através do Ensino da Arte: uma possibilidade para o Ensino Médio
- 2008 (Total: 3)
- Ensino das Artes Visuais no nível médio: considerações acerca do processo de ensino/aprendizagem nas escolas da rede pública de Santa Maria
- O Ensino das Artes Visuais e sua relação com as imagens multimidiáticas
- Um revisitar histórico e crítico pela organização curricular do Curso de Artes/Licenciatura - UFSM
- 2001 (Total: 1)
- Teacher Education Program (TEP)
- 2008 (Total: 2)
- Imagem Cinematográfica e Artes Visuais: possibilidades de entrecruzamentos no ensino das Artes Visuais
- Repensando uma experiência no ensino das Artes Visuais através da metáfora da 'lousa mágica'
- 2005 (Total: 4)
- Poster: A inter-relação entre Artes Visuais e Literatura: uma visão crítica no Ensino Médio.
- Poster: As implicações das Políticas Educacionais na formação do professor de Artes Visuais do Ensino Médio
- Poster: As implicações das Políticas Educacionais na Formação do Professor de Artes Visuais do Ensino Médio
- Poster: O Ensino da Arte através da Cultura Visual: da visibilidade a visualidade.
- 2004 (Total: 6)
- Cultura Guarani: identidade e interculturalidade
- Poster: A Compreensão Crítica no Ensino da Arte
- Poster: As implicações das Políticas Educacionais na Formação do Professor de Artes Visuais do Nível Médio
- Poster: Desenvolver Processos Criativos dentro de um Contexto Contemporâneo: Uma proposta para o EJA
- Poster: Propagandas: reflexões e implicações no cotidiano
- Relato de Experiência: A Formação Pedagógica nos Cursos de Licenciatura
- 2008 (Total: 1)
- Perpassando pela historicidade do Curso de Artes visuais - Licenciatura/UFSM: um rememorar histórico e crítico
- 2007 (Total: 1)
- A linguagem do corpo na obra de Guillermo Gómez-Peña
- 1998 (Total: 1)
- Reciclaje on line
- 2007 (Total: 1)
- 1º CEAC
- 2016 (Total: 1)
- Coordenadora do Painel Temático: Formação Docente e Desenvolvimento Profissional: experiências na educação musical
- 2010 (Total: 1)
- Relatório Parcial Projeto de pesquisa
- 2009 (Total: 1)
- O que os alunos aprendem nas aulas de artes visuais
- 2008 (Total: 1)
- Formação Continuada em Artes Visuais
- 2007 (Total: 4)
- A formação pedagógica nos cursos de Licenciatura
- I Congresso de Educação, Arte e Cultura
- Laboratório de Artes Visuais
- Saberes Docentes em Artes Visuais
- 2006 (Total: 5)
- A re-significação da memória através da apropriação de objetos cotidianos do aluno
- Entre lugares poéticos: territorialidade e deslocamentos na obra de Peciar
- O Ensino das Artes Visuais e sua relação com as imagens multimidiáticas
- Proposta Pedagógica em Artes Visuais com adolescentes do Ensino Médio: proposições em Arte Contemporânea
- Trabalhando a efemeridade na escola
- 2005 (Total: 16)
- A construção de concepções por meio da leitura estética no Ensino das Artes Visuais
- A Expressão como um viés de construção do Indivíduo no Ensino Fundamental
- A formação inicial em Artes Visuais: revisitando os saberes para o exercício da docência
- A identidade e a inserçãoa dos meios tecnológicos
- A imagem fotográfica, sua utilização e relação com o meio sócio-cultural
- A influência dos rituais sociais no contexto adolescente
- Arte Contemporânea no Ensino Médio: ressignificando os espaços do cotidiano
- As implicações das Políticas Educacionais na Formação do professor de Artes Visuais do Ensino Médio
- Cultura alemã: um estudo de caso no município de Ibirubá com alunos do Ensino Médio
- Da visibilidade a visualidade: o Ensino da Arte através do cotidiano da cultura visual
- O estudo da identidade cultural e do multiculturalismo como possibilidade para o Ensino das Artes Visuais no nível médio
- O videoclipe como uma possibilidade para o Ensino das Artes Visuais no Ensino Médio
- Propagandas: reflexões e implicações no cotidiano
- Qual é o teu lugar? Uma proposta para pensar o Ensino da Arte no nível médio
- Tatuagem corporal: uma possibilidade de abordar a arte através da cultura visual
- Uma visão crítico-reflexiva a partir da construção de uma revista
- 2004 (Total: 12)
- A compreensão crítica no Ensino da Arte
- A estética do cotidiano e a inserção no meio urbano: uma possibilidade crítica para o Ensino Médio
- A influência da apropriação e do consumo de imagens televisivas na construção de concepções do aluno do ensino médio
- A ressignificação da identidade cultural através do ensino da arte
- A ressignificação da pré-história através da contemporaneidade: um novo olhar ao cotidiano do Ensino Médio
- Arte e cultura indígena como forma de construção de conhecimento na contemporaneidade
- As questões sociais em relação à arte contemporânea no ensino das Artes Visuais
- As referências visuais efêmeras, o poder da imagem, dos valores e da ética no cotidiano individual do aluno
- Desenvolver processos criativos dentro de um contexto contemporâneo: uma proposta para a EJA
- Ensino Crítico e ação reflexiva da Arte no Ensino Médio
- Entendimento crítico dos problemas sociais através da arte
- Organização Social e relações afetivas como elementos norteadores do ensino da arte na escola
- 2003 (Total: 28)
- A Agressividade no ambiente escolar e a mediação da Arte
- A expressão gráfica para a compreensão e formação crítica de conceitos sobre a História da Arte: aplicação da proposta triangular no Ensino Médio sob a ótica Vigotskyana.
- A inter-relação entre História da Arte, Literatura e Criação Plástica: uma visão crítica do Ensino Médio
- A leitura de imagens cinematográficas aplicada a diversos materiais plásticos relacionado à leitura do individuo: uma alternativa para o Ensino Médio
- A leitura de imagens de propaganda através de um ensino de módulo com ênfase na repetição
- A obra de arte como produto cultural e histórico no desenvolvimento do aluno do Ensino Fundamental
- A participação da sociedade no sistema educativo e suas implicações cotidianas no fracasso escolar
- A Poética da Moda em uma práxis das transformações do contexto não escolar em contexto escolar: uma possibilidade para o Ensino Médio
- A roupa como contextualizador social: uma possibilidade para o Ensino Médio
- Arte solidária: uma prática educativa utilizando meio ambiente e lixo como mediadores de Ensino da Arte
- Arte, Mídia e Criticidade
- Artes Plásticas, Música e a Publicidade como forma de trabalhar a Identidade e a Interculturalidade
- Articulando saberes no processo de formação: uma experiência possível
- Auto-Imagem: O Ensino da Arte como meio de significação / ressignificação da própria Identidade
- Elementos da Natureza na Construção Plástica: ressignificando a Arte
- Estudo de Caso: A Educação Infantil e a organização do espaço e do tempo após LDB/96
- Labirinto chamado Família
- Noção de Mundo e busca de uma Identidade através do Ensino da História da Arte
- O diário do cotidiano como uma possibilidade de prática educativa no Ensino Médio
- O Ensino da Arte como alternativa de descoberta de individualidades e valores numa turma de Ensino Médio
- O Ensino da Arte como meio de formação da Identidade Histórico-Social do Indivíduo
- O jeans como elemento para o desenvolvimento crítico e sensível do olhar dos adolescentes do Ensino Médio
- O papel da Moda e sua influência no cotidiano escolar
- O resgate da Memória através do Ensino da Arte: uma possibilidade crítica no Ensino Médio
- Painéis sobre História da Arte: recurso didático para o Ensino Médio
- Reciclagem do lixo: a criação como conscientização dos alunos do Ensino Médio e sua influência
- Reflexão sobre a Imagem e suas aplicações no fazer plástico
- Ressignificando imagens e interferindo no cotidiano: uma prática educativa no Ensino das Artes
- 2002 (Total: 6)
- A agressividade no ambiente escolar e a mediação da Arte
- A Importância do Lúdico na Pré-Escola
- A Ludicidade Através das Histórias Infantis
- A Ludicidade no Ensino - Aprendizagem das Séries Iniciais: Uma Possibilidade em Gardner
- A participação da sociedade no sistema educativo e suas implicações cotidianas no fracasso escolar
- Análise da organização do espaço e do tempo nas Escolas Municipais de Educação Infantil e classes de Pré-Escola, pós LDB/96
- 2017 (Total: 1)
- Visita Técnica no Curso de Licenciatura em Artes Visuais, UEM, Paraná
- 2008 (Total: 1)
- Membro da Coordenação do Laboratório de Metodologia do Ensino - LAMEN
- 2007 (Total: 1)
- Encontros e Debates - panorama atual dos Cursos do CEART/UDESC e Reformas Curriculares
- 2015 (Total: 2)
- Elementos de História das Artes
- Estética e Filosofia da Arte
- 2012 (Total: 1)
- Consultor Ad hoc Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)
- 2010 (Total: 1)
- Consultor ad hoc da Coordenadoria de pesquisa da Universidade do Norte do Paraná
- 2009 (Total: 1)
- Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Artes Visuais - Licenciatura Plena en Desenho e Plástica
- 2018 (Total: 1)
- Curadoria 'Leia-me - fragmentos engarrafados de um devir-criança'
- 2016 (Total: 1)
- Curadoria Grafite no CE - Artista Visual Polin Moreira
- 2015 (Total: 1)
- Coordenador de Mesa no GT 24 Educação e Arte - Anped
- 2013 (Total: 1)
- Mediadora do Simpósio Regimes de visualidades e educação
- 2012 (Total: 1)
- Coordenação do Simpósio Educação e Cultura Visual
- 2018 (Total: 2)
- Ad hoc do GT 24 - Educação e Arte
- Parecer técnico RBE - Revista Brasileira de Educação
- 2017 (Total: 3)
- Comité Científico del IV Congreso Internacional Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: Mediación crítica dentro y fuera de la escuela
- Comité Científico del I Seminario Internacional de Investigación en Arte y Cultura Visual/ Dispositivos y Artefactos/ Narrativas y Mediaciones
- Parecer ad hoc RBE - Revista Brasileira de Educação
- 2016 (Total: 6)
- Parecer ad hoc para a revista Visualidades v.14 n.1 de 2016
- Parecer Ad hoc da Revista Contrapontos
- Parecer Ad hoc Formação de Professores: nas trilhas do Parfor
- Parecer Ad Hoc Revista Educação da UFSM
- Parecer Técnico Científico sobre a obra Prática Profissional: Bidimensional
- Parecerista ad hoc dos trabalhos do Eixo 19 Educação e Artes - anpedsul 2016
- 2015 (Total: 1)
- Parecer ad hoc para a revista Visualidades v.13 n.1 de 2015
- 2014 (Total: 4)
- Membro do Comitê Científico do 'Tercer Congreso Internacional Arte, Ilustración y Cultura Visual'
- Parecer ad hoc Bolsas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica UERGS
- Parecer ad hoc do artigo - O desenho do adulto: estética infantil cultivada, expressividade e criatividade adormecidas
- Parecer ad hoc Revista Visualidades v.12, n.1 2/2014
- 2013 (Total: 6)
- E se escrevêssemos uma carta para Wilton? A produção de cartas como ação coletiva em uma turma do ensino fundamental
- Membro da Comissão Científica do Congresso Matéria Prima
- Parecer ad hoc Revista pro.posições
- Parecer ad hoc Revista Visualidades v.11, jan-jun/2013
- Parecerista da Revista Profissão Docente
- Revista Valise, sexto número, volume três.
- 2012 (Total: 2)
- Parecer ad hoc Revista de Estudos do Discurso - Bakhtiniana
- Parecer sobre artigo para publicação na Revista Pro-Posições
- 2011 (Total: 2)
- A partir de através: considerações introdutórias sobre a pintura no contexto do Rio Grande do Sul
- Estudos de cultura: capas de livro como construtoras da identidade cultural
- 2010 (Total: 6)
- 25ª Jornada Acadêmica da UFSM
- Avaliação do Programa: Cultura Visual y Práticas Artísticas contemporáneas, Uruguay
- Avaliadora do 3° Forum Extensão Conta
- Metodologia do ensino de artes
- Parecerista Ad Hoc da Revista da Fundarte
- Parecerista Ad Hoc Unopar
- 2009 (Total: 11)
- (En)cantando no Presídio: um estudo de caso etnográfico sobre as aulas de música
- Adversidades na Educação Musical Superar? Ou deixar estar... - Concepções de desafios com Lei 11.11769/08 - do contexto do sudoeste do Paraná a discussão nacional
- Comissão Científica do II Congresso de Educação, Arte e Cultura - II CEAC
- Comissão Científica do II Curso de Formação de Profissionais da Educação: a escola que protege
- Congresso Latinoamericano e Caribenho de Arte/Educação e o 19º CONFAEB
- Helma Bersch e o ensino de música no contexto da imigração alemã católica do vale do Taquari
- Memória docente: uma construção a partir de narrativas com relação ao ensino de artes visuais em escolas rurais
- Metodologia das artes visuais e da dança
- Parecerista do II Curso de Formação de Profissionais da Educação: a escola que protege
- Práticas corporais e educação musical como elementos participantes do processo educativo infantil: diálogos com professores de música sobre interdisciplinaridade
- Saberes e representações em dança: um olhar acerca da formação docente nos anos iniciais do ensino fundamental
- 2008 (Total: 11)
- A Formação dos Sentidos do ver na Percepção de Las Meninas
- A organização e o desenvolvimento de estágios curriculares nos cursos de licenciatura: envolvimento de estagiários e orientadores
- As representações do professor de Artes Visuais no Ensino Médio e sua relação com a construção do conhecimento artístico do aluno
- Cartografias Subjetivas: proposições de um estar aí poético
- Educação Patrimonial dos sitios Paleantológicos da formação Santa Maria/RS: memória da cidade
- Leitura de Imagens na Educação: um estudo sobre a(s) concepção (ões) de natureza em anúncios publicitários
- Membro da Comissão Avaliadora da 23° Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- Membro do Comitê Científico da VII ANPED Sul
- Memória Docente: uma construção a partir de narrativas com relação ao Ensino de Artes Visuais em escolas rurais
- Parecerista Ad Hoc do VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL
- Tecendo os fios das memórias de infância no processo criativo docente: um estudo com professores de Artes Visuais da Casa de Cultura de Santa Maria/RS
- 2007 (Total: 14)
- A Experiência do Estágio: análise do papel do estágio curricular no processo de formação do professor de Artes Visuais
- Educação em Foco: a transformação do olhar em Las Meninas
- Estágio Curricular: trajetória inicial da formação de professores
- Imagens da Natureza em anúncios publicitários
- Invenções Cartográficas ? Uma poética da Criação... Imagens Cotidianas
- O arte-educador e sua trajetória vivencial ao longo da carreira: um estudo com docentes do Ensino Médio
- Parecer avaliativo do projeto de Mestrado de Alessandra Giovanella - Invenções Cartográficas: uma poética da criação, imagens cotidianas
- Parecer avaliativo do projeto de Mestrado de Carolina Debus - Design de Moda e Educação não-formal: os fósseis de árvores petrificadas como referência para processos criativos na cidade de Mata -RS
- Parecer avaliativo do projeto de Mestrado de Luiz Tadeu Fleck - O design Têxtil e a Educação: uma prática educativa no 8º e 9º ano do Ensino fundamental
- Parecer avaliativo do Projeto de Mestrado - A romaria da Medianeira e estudos culturais: contribuições para a leitura de imagem no Ensino de Arte
- Parecer avaliativo do Projeto de Mestrado de Fátima Stoever - Os catálogos da bienal do mercosul e a prática educativa em Artes Visuais: o professor frente ao diálogo da Arte Contemporânea atual
- Parecer avaliativo do Projeto de Mestrado de Lutiere Dalla Valle - A representação do professor de Artes Visuais no Ensino Médio e sua relação com a construção do conhecimento artísticodo aluno
- Parecer avaliativo do Projeto de Mestrado de Mariana Garcia Barbosa - Por uma educação pós-crítica: entre os perdidos no meio ambiente e os achados na poética das Artes Visuais
- Parecer avaliativo do Projeto de Mestrado de Vanessa Freitag - Memórias e Devaneios de Infância no Processo Criativo com Professores de Artes Visuais das Escolas de Santa Maria
- 2006 (Total: 5)
- A descontextualização do material -elemento industrializado e das técnicas de construção mecânica para a cognição em arte
- Deficiência Mental e autonomia: análise de verbalizações de jovens em um grupo de teatro
- Pedrinhas azúis no chão de pedradas cidades
- Processos de Mediação na 5ª Bienal do Mercosul
- Projeto Marte: um Projeto de Trabalho para o Ensino Médio
- 2005 (Total: 5)
- A possível inclusão de outros olhares sobre a arte: um estudo da representação plástica do deficiente visual
- A processualidade do Ensino das Artes Visuais no nível médio: um estudo dos espaços pedagógicos escolares de São Gabriel - RS
- A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem do desenho: um estudo com adolescentes
- Arte-Educação: conceitos e paradigmas
- Heurísticas Poético-Semióticas: a possibilidade de uma experiência estética significativa no Ensino Médio
- 2004 (Total: 6)
- A processualidade do Ensino das Artes Visuais no nível médio: um estudo dos espaços pedagógicos escolares de São Gabriel - RS
- A Teoria das Inteligências Múltiplas e sua relação com o ensino do desenho: um estudo com adolescentes
- O Processo de Ensino-Aprendizagem, a Ludicidade e as Arte no cotidiano das Instituições Escolares
- Prática educativa multicultural: arte e expressão artística do patchwork
- Ressignificando as Práticas Educativas: afetividade e lecto-escrita em questão
- Um olhar nos processos de criação do Professor de Anos Iniciais do ensino fundamental ao exercer a prática pedagógica em Artes Visuais
- 2003 (Total: 5)
- A prática educativa escolar do design/imagem das embalagens de produtos alimentícios na formação do consumir infantil
- Docência em Artes Visuais: possibilidades criativas na prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Dos conceitos cotidianos à formação e transformação de conceitos pictóricos: uma prática educativa comalunos de 5ª série
- Formação do Professor e a Ludicidade: um estudo de caso numa turma pré-escolar
- Prática educativa multcultural: arte e expressão artística
- 2002 (Total: 1)
- O processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentes
- 1997 (Total: 1)
- Sobre o gaúcho platino - contexto histórico e ficcional
- 2025 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2024 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2023 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2022 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2021 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2020 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2016 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2015 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2014 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2013 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2011 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2010 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2009 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
- 2008 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Digital do LAV (1983-7348)'
Produção Artística
- 2005 (Total: 1)
- Programa Fazendo Arte na Rádio Universidade- Os projetos do LAV
- 2004 (Total: 1)
- Entrevista sobre as ações do Laboratório de Artes Visuais - Centro de Educação - UFSM
- 1987 (Total: 3)
- Figura 1, 2 e 3
- Montagem I e II
- Série Painéis
- 1986 (Total: 1)
- Registros
Orientações Concluídas
- 2022 (Total: 1)
- Pesquisar e escrever num devir-criança: experimentações autodeformativas de uma pedagogia
- 2021 (Total: 2)
- Diários visuais para experienciar uma docência atravessada por questões de gênero e sexualidade
- Experiências estéticas em instituições de reeducação de infâncias
- 2018 (Total: 3)
- O que pode um periódico em educação e arte? Insurgências possíveis na Revista Digital do LAV da UFSM
- Pasearse pelas dissertações e teses da Linha de Pesquisa LP4 'Educação e Artes' do Programa de Pós-Graduação em Educação, UFSM, RS
- Problematizações com livros de artistas-professores em Residência Pedagógica - sobre processos de criação entre vagar e pesquisar em educação
- 2017 (Total: 2)
- ?Entre? multiplicidades de um coletivo: sobre a produção de diários da prática pedagógica
- Artegrafar uma docência - granulações em espaços discentes e docentes
- 2016 (Total: 1)
- Educação e diferença: uma experiência docente em artes visuais na comunidade surda
- 2015 (Total: 2)
- Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações ma história da arte
- Matrioska em mutação: Processos de Subjetivação na docência em artes visuais
- 2013 (Total: 2)
- Costurando experiências: pensando a docência no imaginário
- UMA DOCÊNCIA PELA GARIMPAGEM: ENCONTROS COM SIGNOS
- 2012 (Total: 1)
- Pesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência
- 2011 (Total: 2)
- Autobiografias de professores de artes visuais ? experiências e processos de subjetivação docente
- Práticas da deriva e arte relacional: como reinventar o lugar-comum do ?ser professor??
- 2010 (Total: 1)
- Diferença e subjetividades do corpo: que educação é essa?
- 2009 (Total: 2)
- Sobre a formação continuada em artes visuais: experi~encias narrativas a partir da cultura visual
- Visualidades do espaço escolar: uma interlocução com a cultura visual
- 2008 (Total: 3)
- Imagem Cinematográfica e Ensino das Artes Visuais: diálogos, inserções e possibilidades de entrecruzamentos na formação inicial do professor de Arte
- O Currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais de 2004 da UFSM/RS: repercussões na formação inicial de professores
- Roupa-Território: (re)(des)construindo e suturando identidades no contexto híbrido da Arte Contemporânea
- 2007 (Total: 3)
- Aprendizagem Inventiva na formação de Educadores em Artes Visuais
- Família Líquida? Dos lugares aos não-lugares da deficiência mental.
- O Ensino das Artes Visuais e sua relação com a imagem televisiva: uma proposta de prática pedagógica para docentes do Ensino Fundamental
- 2021 (Total: 1)
- Arte e potência de vida no cotidiano dos filhos e filhas dos catadores de materiais recicláveis na zona rural amazônica
- 2020 (Total: 1)
- Estilhaços e reverberações da ficção na educação: uma docência pela singularidade
- 2018 (Total: 1)
- Ateliê-pedagógico e os tecidos de memórias de um professor-artista
- 2017 (Total: 1)
- Entre-tempos: história da arte como criação de tempos na educação
- 2016 (Total: 1)
- Desvio-escrita-pensamento para traçar possíveis na educação e na pesquisa
- 2015 (Total: 2)
- Coextensividade: sobre as noções de tempo na educação
- Invento-me: potências do devir-criança - uma educação pela fabulação
- 2014 (Total: 2)
- 'Entre? o visível e o enunciável em educação: O que pode uma docência que cava vazios?
- Sobre atravessamentos e visualidades em ambientes educativos: aproximações com o PIBID Artes Visuais/UFSM
- 2013 (Total: 3)
- Corpo - Escrita no Balé: outras narrativas que transgridem o corpo doce da bailarina da caixinha de música
- Docência artista em dança e processo de criação
- Fiandografia: expermentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação
- 2012 (Total: 2)
- Experiências educativas: ressonâncias de intercessões fílmicas
- Singularidades e a potência de agir na docência
- 2011 (Total: 1)
- Um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?
- 2010 (Total: 1)
- Miradas y direccionalidades en el cine en torno a los sentidos de ser docente ? una investigación narrativa desde la educación de la cultura visual
- 2020 (Total: 2)
- TCC1 Conversação entre imagens e a história da arte em espaços educativos
- TCC1 História da arte - entre currículos e espaços educativos
- 2019 (Total: 6)
- Ilustrações e narrativas como ideias propulsoras na educação das artes visuais
- Infâncias e imaginários - contribuições com a educação das Artes Visuais
- Mulheres e silenciamentos - estudos no campo da educação e da arte
- O desenho como possibilidade de mobilizar processos de criação em espaços educativos
- RPG Pedagógico: uma possibilidade para pensar a educação e arte
- Sobre trânsitos pelo espaço urbano como possibilidades de atravessamentos entre a pesquisa e a docência em artes visuais
- 2018 (Total: 9)
- Artista, professor, pesquisador: entre produção artística e docência
- Cultura visual ? para pensar pontes com o ensino das artes visuais
- Desdobramentos de uma docência em forma de diário de bordo.
- Entre produções artísticas e docentes: modos de artistar uma docência
- Experiências do corpo com Frida Kahlo: elementos para pensar a arte e a educação
- Gênero, arte contemporânea e educação: campo de experimentações
- Percurso formativo: entre corpo e poéticas do feminino
- Processo formativo em artes visuais: entre tramas, trânsitos e fotografias
- Sobre coletividades, grupos e encontros com a educação e a arte: cotidiano e espaços educativos
- 2017 (Total: 2)
- Educação e arte: produção de sentidos e cartografias de afetos entre os modos de vida dos povos pré-colombianos
- Visualidades, futebol e cotidiano ? possibilidades para as aulas de artes visuais em espaços educativos
- 2016 (Total: 1)
- Estética do cotidiano ? outros modos para pensar a educação em artes visuais
- 2015 (Total: 1)
- As artes visuais no ensino fundamental: uma experimentação com artistas brasileiros
- 2014 (Total: 4)
- Breve estudo sobre as relações entre corpo, arte e educação
- Contribuições do PIBID na formação inicial do professor de artes visuais
- Entre escombros: apropriações como campo de experimentação nas artes visuais
- Sobre diários, formação e pensamento
- 2008 (Total: 1)
- Processo Criativo na educação Infantil: um estudo de caso na escola de Educação Infantil Darcy Vargas
- 2007 (Total: 26)
- A Abordagem Triangular: pressupostos teórico-práticos na prática educativa em Artes Visuais
- A construção de um novo olhar através de leitura de imagem
- A função social da caricatura na História da Arte na contemporaneidade
- A história preto e branco do quadro verde
- A leitura de imagem como instrumento de compreensão da representação do corpo - relações entre imagens publicitárias atuais e imagens artísticas
- A mídia e seu impacto no desenvolvimento imagético juvenil
- A Prática pedagógica como possibilidade de percepção crítica e reflexiva de alunos do Ensino Médio
- A sensibilização crítica da construção das Identidades através da sua abordagem no Ensino das Artes Visuais
- Arte Contemporânea - um olhar através da fotografia
- As implicações da poética urbana na formação do educando do Ensino Médio
- As intervenções visuais do meio urbano como foco catalisador no Ensino da Arte
- Considerações acerca da docência: ser professor, um caminho que se faz caminhando
- Cultura Visual e arte contemporânea: identificações no contexto escolar
- Design de Estamparia: processo criativo com alunos de Ensino Médio
- Dúvidas, incertezas, superação, possibilidades - reflexões sobre a prática educativa
- Ensino da Arte - uma experiência com alunos do Ensino Médio
- Estágio Escolar: experiências e desafios
- Leitura de obras de arte em espaços públicos de Santa Maria: uma questão para o ensino das Artes Visuais no Ensino Médio
- O Processo Criativo na construção da docência em Educação Infantil
- Os três paradigmas da imagem como tema gerador de propostas para o Ensino das Artes Visuais
- Reflexões de uma arte/educadora em formação: estágio curricular e questões identitárias
- Reflexões sobre a Arte Contemporânea: uma abordagem no contexto escolar
- Reflexões sobre a prática do Ensino das Artes Visuais: questões sobre identidade
- Reflexões sobre a prática educativa: aprendendo a articular conhecimento e contexto
- Trabalho/Cultura/Arte: uma prática libertadora na docência em Artes
- Uma abordagem sobre a Arte Contemporânea no Ensino Médio
- 2006 (Total: 11)
- A ressignificação da memória através da apropriação de objetos cotidianos do aluno
- Abordando a Estética no Ensino da Arte para o nível médio
- Artes Visuais no Ensino Médio
- As interfaces dos elementos artísticos com o espaço arquitetônico do cotidiano: uma possibilidade para o nível médio
- Identidade e Auto-Retrato: uma possibilidade no Ensino das Artes Visuais
- O corpo e a Tecnologia como elementos balizadores para o Ensino das Artes Visuais
- O Ensino das Artes Visuais e sua relação com as imagens multimidiáticas
- Prática Escultórica no Ensino Médio
- Proposta Pedagógica em Artes Visuais com adolescentes do Ensino Médio - Proposições em Arte Contemporânea
- Reflexões sobre o 'feio' e suas relações com a História da Arte
- Trabalhando a efemeridade na escola
- 2005 (Total: 14)
- A construção de concepções por meio da leitura estética no ensino das Artes Visuais
- A identidade e a inserção dos meios tecnológicos
- A imagem fotográfica, sua utilização e relação para o ensino de Artes Visuais no ensino médio
- A influência dos rituais sociais no contexto adolescente
- Arte Contemporânea no ensino médio: ressignificando os espaços do cotidiano
- As Linguagens da Arte Contemporânea como proposta de uma prática educativa no Ensino da Arte no nível médio
- Cultura alemã: um estudo de caso no município de Ibirubá com alunos do ensino médio
- Da visibilidade a visualidade: o Ensino da Arte através do cotidiano da Cultura Visual
- O estudo da identidade cultural e do multiculturalismo como possibilidade para o ensino das Artes Visuais no nível médio
- O videoclipe como uma possibilidade para o ensino de Artes Visuais no ensino médio
- Propagandas: reflexões e implicações no cotidiano
- Qual é o teu lugar? Uma proposta para pensar o Ensino da Arte no nível médio
- Tatuagen Corporal: uma possibilidade de abordar a arte através da Cultura Visual
- Uma visão crítico-reflexiva a partir da construção de uma revista
- 2004 (Total: 14)
- A compreensão crítica no Ensino da Arte
- A estética do cotidiano e a inserção no meio urbano: uma possibilidade crítica para o Ensino da Arte
- A influência da apropriação e do consumo de imagens televisivas na construção de concepções estéticas em alunos de ensno médio
- A ressignificação da Identidade Cultural através do ensino da arte
- A ressignificação da Pré-História através da contemporaneidade: um novo olhar ao cotidiano das memórias
- Arte e Cultura Indígena como formade construção de conhecimento na contemporaneidade
- As Questões sociais em relação à arte contemporânea no ensino das Artes Visuais
- As referências visuais efêmeras, o poder da imagem, dos valores e da ética no cotidiano individual / coletivo do aluno
- Desenvolver processos criativos dentro de um contexto contemporâneo: uma proposta para o EJA
- Ensino Crítico e ação reflexiva da arte no Ensino Médio
- Entendimento crítico dos problemas sociais através da arte
- O Jeans como elemento para o desenvolvimento crítico e sensível do olhar dos adolescentes do Ensino Médio
- Organização social e relações afetivas como elementos norteadores no ensino da arte escolar
- Reciclagem do lixo: a criação como conscientização dos alunos do Ensino Médio e a influência da televisão, onde o material e o modismo geram a formação deste lixo.
- 2003 (Total: 21)
- A expressão gráfica para a compreensão e formação crítica de conceitos sobre a História da Arte: aplicação da Proposta Triangular no Ensino Médio sob a ótica Vigotskiana
- A inter-relação entre a História da Arte, Literatura e Criação Plástica: uma visão crítica do Ensino Médio.
- A leitura de imagens de propaganda através de um ensino de módulo como ênfase na repetição para alunos do Ensino Médio
- A leitura de Imagem cinematográica aplicada a diversos materiais plásticos relacionado à leitura do indivíduo: uma alternativa para o Ensino Médio
- A Poética da Moda em uma práxis das transformações do contexto não escolar em contexto escolar: uma possibilidade para o Ensino Médio
- A roupa como contextualizador social: uma possibilidade para o Ensino Médio
- Arte Solidária: uma prática educativa utilizando o meio ambiente e lixo como mediadores do Ensino da Arte
- Arte, Mídia e Criticidade: um exercício para a docência
- Artes Plásticas, Música e Publicidade como forma de trabalhar a Identidade e Interculturalidade
- Auto-Imagem: O Ensino da Arte como meio de significação / ressignificação da própria Identidade
- Elementos da Natureza na construção plástica: ressignificando a Arte
- Labirinto chamado Família
- Noção de Mundo e busca de uma Identidade através do ensino da História da Arte
- O diário do cotidiano como uma possibilidade de prática educativa no Ensino Médio
- O Ensino da Arte como alternativa de descoberta de individualidades e valores numa turma de Ensino Médio
- O Ensino da Arte como meio de formação da Identidade Histórico-Social do Indivíduo
- O papel da moda e sua influência no cotidiano escolar
- O resgate da Memória através do Ensino da Arte: uma possibilidade crítica no Ensino Médio
- Painéis sobre História da Arte: recurso didático para o Ensino Médio
- Reflexão sobre a Imagem e suas aplicações no fazer plástico
- Ressignificando Imagens e interferindo no cotidiano: uma prática educativa no Ensino Médio.