Volnei Antonio Matte

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 1)
  • ISSN Estudo sobre escritas romanas e medievais e sua relação com jogos de vídeo game (Gutenberg - Revista de Produção Editorial)
    2021 (Total: 2)
  • ISSN Editoras Independentes Gaúchas: Análise de casos sob a ótica do mix de Maketing 4 ?P?S? (Gutenberg â013 Revista de Produção Editorial)
  • ISSN Percepção e Construção da forma no Desenho de Tipos e Artefatos (REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN Integração entre texto e imagem no trabalho de jovens ilustradoras e designers brasileiras (Revista Poliedro)
    2016 (Total: 2)
  • ISSN Luz: a energia da fotografia (Temática (João Pessoa. Online))
  • ISSN Tipografia, crianças e motivação: Desenvolvimento de pesquisa investigativa (Revista D)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Análise sincrônica no design de publicações digitais. (Infodesign (SBDI. Online))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Análise da Fluência de Acadêmicos de Ensino Superior acerca de novos Dispositivos Móveis (Expressão (Santa Maria))
    2008 (Total: 2)
  • ISSN A utilização de métodos flexíveis na atividade projetual do design (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN O conhecimento especializado em design: considerações a respeito do processo de ensino e aprendizagem (Estudos em Design (Impresso))
    2007 (Total: 2)
  • ISSN A Criatividade e a Expressão Gráfica na Formação do Designer: relações com a trajetória escolar pré-universitária (Revista Design em Foco (Salvador. Impresso))
  • ISSN Design Gráfico e Materiais Didáticos Impressos em Educação a Distância (Expressão (Santa Maria))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN Identidade Visual: projeto de manual básico de apresentação e normatização dos elementos institucionais (Cadernos de Comunicação (UFSM))
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Proposta de Metodologia Projetual para Produtos Gráfico-impressos (Expressão (Santa Maria))
    2000 (Total: 1)
  • ISSN Construção do Leiaute Segundo Requisitos de Arte-Final (Expressão (Santa Maria))
    2012 (Total: 1)
  • A Análise do Usuário no Projeto de Livro Digital (IDEMi - Artigos Selecionados: II Conferência Internacional de Integração do Design, Engenharia e Gestão para inovação)
    2008 (Total: 1)
  • Educação Superior em Design: aspectos relevantes na formação do profissional (Pensando Design 2)
    2022 (Total: 1)
  • Produção e Utilização de Audiovisuais na Educação
    2016 (Total: 1)
  • Elaboração e Tratamento de Textos Didáticos
    2014 (Total: 1)
  • Produção e Utilização de Imagens na Educação
    2004 (Total: 1)
  • Novo Projeto Gráfico da Revista Tecnicouro (Tecnicouro)
    2018 (Total: 1)
  • Tipografia em cartazes de cinema como representação de identidade e storytelling: um estudo de caso do estúdio Ana França Design (Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design ? P&D Design)
    2016 (Total: 1)
  • doi TIPOGRAFIA, CRIANÇAS E MOTIVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA INVESTIGATIVA (12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design)
    2014 (Total: 4)
  • Design de Informação em Materiais Didáticos Interativos (XI ESUD ? Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância)
  • DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA PARA DESENHO DE INTERFACE DE JOGO ELETRÔNICO EDUCATIVO COM BASE NO PROJETO E (14º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia)
  • doi PRINCÍPIOS DA TIPOGRAFIA CINÉTICA: UM NOVO OLHAR (11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design)
  • PROJETO DE JOGO ELETRÔNICO PARA O ENSINO PROJETUAL NO CONTEXTO DO DESENHO INDUSTRIAL (Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia)
    2013 (Total: 1)
  • Método Flexível para a Atividade Projetual no Design: uma proposta de jogo (Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Propdutos)
    2012 (Total: 2)
  • A Análise do Usuário do Projeto de Livro Digital para Tablets (IDEMi 2012 - II Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a inovação)
  • Análise de publicações digitais interativas para tablet (P&D Design 2012 - 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design)
    2005 (Total: 1)
  • A Ciência da Complexidade e as Organizações: contribuições dos profissionais do conhecimento (KM Brasil 2005)

Produção Técnica

    2020 (Total: 1)
  • Pesquisa e Análise Tipográicas
    2009 (Total: 1)
  • Metodologia Científica
    2008 (Total: 2)
  • Desenho de Caracteres Tipográficos
  • Design Gráfico
    2003 (Total: 2)
  • Graphica 2003 / XVI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico / V Internacional Conference on Graphics
  • Graphica 2003 / XVI Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico / V Internacional Conference on Graphis Engineering for Arts and Design
    2000 (Total: 1)
  • Pensamento Ambiental para o Terceiro Milênio
    2002 (Total: 1)
  • Porquê e como ser designer hoje no Brasil
    2004 (Total: 2)
  • Experimentos em Tipografia
  • Teoria & Prática do Design Gráfico
    2001 (Total: 1)
  • Cérebro e Computador
    2000 (Total: 1)
  • Novas Tecnologias no Fazer Artístico
    2004 (Total: 1)
  • Metodologia Projetual para Produtos Gráfico-impressos
    2002 (Total: 1)
  • Modelo de Planejamento de Sistemas Curriculares para Desenho Industrial
    2017 (Total: 2)
  • Escrita: do manual ao digital
  • Tipografia, Cultura, Sociedade
    2016 (Total: 1)
  • Laboratório didático de Tipografia e Caligrafia: acertos, ajustes e resultados.
    2013 (Total: 1)
  • Tipografia ? uma prática acadêmica na UFSM
    2012 (Total: 1)
  • Tipografia: da caligrafia a produção digital
    2014 (Total: 4)
  • Design de Informação em Materiais Didáticos Interativos
  • DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA PARA DESENHO DE INTERFACE DE JOGO ELETRÔNICO EDUCATIVO COM BASE NO PROJETO E
  • PRINCÍPIOS DA TIPOGRAFIA CINÉTICA: UM NOVO OLHAR
  • PROJETO DE JOGO ELETRÔNICO PARA O ENSINO PROJETUAL NO CONTEXTO DO DESENHO INDUSTRIAL
    1999 (Total: 2)
  • Das Artes Gráficas ao Desenho Industrial/Design - A Revista como Produto de Divulgação e Informação
  • Programa Design UFSM
    2015 (Total: 6)
  • Equipe Multidisciplinar de Produção: competências, atribuições, fluxo
  • Metodologia de análise de tablets
  • Produção e distribuição de conteúdos
  • Requisitos e necessidades da Rede e-Tec Brasil
  • Tecnologias para desenvolvimento de materiais didáticos interativos
  • Teste de comportamento do usuário em tablets
    2012 (Total: 1)
  • Pesquisa e produção de conteúdos para diferentes plataformas digitais
    2015 (Total: 1)
  • Sica ? Família Tipográfica
    2021 (Total: 1)
  • Asesor Académico en la asignatura Tipografía I
    2004 (Total: 1)
  • Assessoria para desenvolvimento do Projeto Político-pedagógico do Curso Tecnológico em Design de Produto (UNOESC - São Miguel do Oeste - SC)
    2004 (Total: 1)
  • Parecer sobre o Projeto Político-pedagógico do Curso de Design de Produto (UNOESC - São Miguel do Oeste - SC)

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 4)
  • Animais do Brasil: desenvolvimento de livro ilustrado
  • Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para títulos
  • Personalidade Tipográfica: desenvolvimento de jogo de cartas temático
  • Projeto de uma cartilha para orientação de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
    2022 (Total: 8)
  • A Tipografia na Interface
  • Caligrafia Experimental: desenvolvimento da linguagem e possibilidades de aplicação.
  • Estudo de Lettering para Estampas de Camisetas
  • Grafismos para tatuagem inspirados em caligrafia gótica
  • O desenvolvimento de uma Família Tipográfica na Era Digital
  • O design editorial digital no desenvolvimento de uma publicação ativista para o público infantil
  • O Uso da Imagem no Design Editorial
  • Semelhanças formais e construtivas entre o desenho de tipos e o desenho de artefatos
    2021 (Total: 3)
  • Caligrafia Artística: Análises e Experimentos
  • Design Gráfico de Cartazes: Momentos Históricos da Cultura LGBTQIA+
  • Refletindo com os mestres: Uma sincronia entre lettering e mentes brilhantes
    2019 (Total: 1)
  • Projeto Editorial de uma Agenda para Planejamento Pessoal
    2018 (Total: 6)
  • A influência caligráfica no desenho de uma família tipográfica digital
  • Desenvolvimento de fonte tipográfica digital inspirada na caligrafia chanceleresca/itálica
  • Desenvolvimento de um planner para profissionais da indústria criativa
  • Design Gráfico na Moda: Projeto editorial de uma publicação digital
  • Infância, literatura e fantasia: desenvolvimento de livro infantil como estímulo à imaginação
  • Projeto Gráfico de Baralho de Cartas Espanhol
    2017 (Total: 2)
  • Personalidade Tipográfica: Um paralelo entre desenho tipográfico e design de personagem
  • Pontapé Inicial: orientações para escrever ficção
    2016 (Total: 3)
  • Infografia e Interfaces Digitais: Desenvolvimento de livro digital com foco no Design da Informação
  • Tipografia Aplicada à Sistemas de Identidade Visual: desenvolvimento de livro digital interativo para ipad
  • Tipografia, crianças e motivação: desenvolvimento da publicação digital "guia do explorador tipográfico"
    2015 (Total: 3)
  • Fundamentos da Iluminação de Estúdio: uma proposta de aprendizado interativo
  • Infografia Multiformato: Infográficos interativos aplicados a interfaces gestuais.
  • Personagens Tipográficos: um estudo de character design com inspiração na tipografia
    2014 (Total: 4)
  • A comunicação por meio da imagem na mídia digital e na mídia impressa: desenvolvimento de revista-blog para tablet
  • Diferentes recursos de entretenimento e sua relação com dispositivos móveis: desenvolvimento de material didático digital
  • Influência da Caligrafia no Desenho de Tipos
  • Interatividade através do movimento e do gesto: ferramenta projetual de estimulo intetativo
    2013 (Total: 5)
  • As Relações do Impresso com o Digital: desenvolvimento de uma revista para tablet
  • Design e Leitura Imersiva em Tablets: desenvolvimento de livro ilustrado digital
  • Experiência de Leitura Interativa: desenvolvimento de livro digital interativo para tablets
  • Guia Caligráfico: O design de informação aplicado ao desenvolvimento de livros didáticos para dispositivos móveis
  • Interatividade e Usabilidade: desenvolvimento de livro digital infantil
    2012 (Total: 4)
  • Design e Inclusão Social: projeto gráfico de livro de literatura infantil para crianças cegas
  • Design Editorial: do conceito à forma de uma revista impressa
  • O Livro das Espécies Tipográficas: A tipografia cinética aplicada ao desenvolvimento de um conteúdo didático para iPad
  • O uso de tipografia em tablets: desenvolvimento de livro digital
    2011 (Total: 1)
  • A Tecnologia como suporte e diretriz ao projeto gráfico de livro digital
    2010 (Total: 9)
  • Desenvolvimento de Jogo de Tabuleiro com temática adulta
  • Desenvolvimento de Manual de Produção Gráfica
  • Fundamentos da Narrativa Visual Impressa e sua aplicação em Projetos Editoriais
  • Guia de Aplicação Tipográfica
  • Projeto Gráfico de Livro Didático de Alfabetização e Letramento: teoria e prática
  • Projeto Gráfico Editorial para revista institucional
  • Projeto Gráfico para Disco de Vinil com temática Rock ' n Roll
  • Tipografia e História: um estudo sobre as revoluções estéticas do desenho da letra
  • Turismo Gráfico: desenvolvimento de material de apoio para a configuração de projetos gráficos
    2001 (Total: 2)
  • Projeto de Manual Básico de Apresentação e Normatização dos Elementos Institucionais
  • Projeto Gráfico para um Guia Informativo Impresso da Cidade de Santa Maria Direcionado para os Estudantes