Gisela Reis Biancalana
Produção Bibliográfica
- 2021 (Total: 1)
- Discursos do Corpo na Arte vol 3 (Discursos do corpo na Arte vol 3)
- 2017 (Total: 1)
- Discursos do Corpo na Arte vol 2 (Discursos do corpo na Arte vol 2)
- 2014 (Total: 1)
- Discursos do Corpo na Arte vol 1 (Discursos do corpo na Arte vol 1)
- 2022 (Total: 2)
- ISSN Performance arte e relações de gênero: um diálogo transversal entre arte e cultura (PARALELO 31)
- 2020 (Total: 2)
- 2019 (Total: 3)
- ISSN Performance arte: multidisciplinaridade colaborativa como experiência sensível (ART RESEARCH JOURNAL)
- ISSN Rubra Fluidez: uma performance sobre a menarca (Revista Contemporânea PPGART)
- ISSN Tecituras ético-sociais na arte de Priscila Rezende: mulhernegra-performer. (Conceição Conception)
- 2018 (Total: 6)
- ISSN A arte performática de Marina Abramovic: corpo e dor (Contemporânea)
- ISSN A Criação da Performance 'O Zanni Performer no Lixão' (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
- ISSN CORPO-ARTE: A PERFORMATIVIDADE EM FOCO (Contemporânea)
- ISSN Performance Arte: processo criador (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
- 2017 (Total: 3)
- ISSN O corpo arte-performativo: o universo feminino compactado na pílula anticoncepcional (PARALELO 31)
- ISSN Performance Arte: Processo Criador (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
- ISSN Um Devaneio Poético no Corpo Performativo: a experiência do tempo no feminino (REVISTA CENA)
- 2016 (Total: 1)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN Danças Regionalistas Riograndenses, gênero e memória (Conceição/Conception Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena)
- 2012 (Total: 1)
- ISSN A Crítica de Arte na Contemporaneidade:considerações sobre o crítico e sua produção na atualidade (Expressão (Santa Maria))
- 2011 (Total: 2)
- ISSN Uma Trajetória em Busca de Princípios que regem o Corpo-Arte a partir de um Universo Cultural Específico: A Dança dos Orixás (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
- 2010 (Total: 2)
- ISSN PERFORMANCES CULTURAIS POPULARES: REFLEXÕES SOBRE SEU ASPECTO IMPROVISACIONAL (Expressão (Santa Maria))
- ISSN PESQUISA E ARTE CÊNICA: da modernidade a desfronteirização contemporânea nos processos criativos do corpo teatral investigativo (Expressão (Santa Maria))
- 2008 (Total: 1)
- ISSN O Estudo do Conceito de Performance Artítica Cênica sob a Luz dos Pressupostos de Schechner (EXPRESSÃO (SANTA MARIA))
- 2022 (Total: 1)
- L'indicible qui saute aux yeux (DÉCRIRE L?INSAISISSABLE : RECHERCHE, PÉDAGOGIE ET PROCESSUS DE CRÉATION EN PRATIQUES PERFORMATIVES)
- 2021 (Total: 2)
- Cont@to: o individual e o coletivo em performance artística colaborativa (Discursos do Corpo na Arte)
- Performance Arte, Experiência e Colaboratividade: um percurso de pedras, dores e afetos (Formação e processos de criação: pesquisa, pedagogia e práticas performativas)
- 2020 (Total: 5)
- CRIAÇÃO EM PERFORMANCE: RELAÇÕES COM O SAGRADO FEMININO E A ANCESTRALIDADE (As poéticas, políticas do corpo e seus trânsitos nas danças do por-vir)
- Em Mar Aberto: performance arte e ecologia (As poéticas, políticas do corpo e seus trânsitos nas danças do por-vir)
- POÉTICAS AUTOETNOGRÁFICAS EM PERFORMANCE ARTE (SABERES-FAZERES EM DANÇAS POPULARES)
- TRANSFIGURAÇÕES: UMA PERFORMANCE DO CORPO-AMBIENTE (Carnes vivas : dança, corpo e política)
- VÍDEO-PERFORMANCE NAS REDES SOCIAIS: CAMA DE ESTAR (DANÇA E TECNOLOGIA: QUAIS DANÇAS ESTÃO POR VIR?)
- 2019 (Total: 1)
- O Indizível que salta aos olhos (Descrever o Inapreensível performance, pesquisa e pedagogia)
- 2017 (Total: 5)
- A Cultura Instaurada nos Corpos em Performance Arte (PPGART 2007-2017:históricos e percursos)
- A Inserção do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo (E-book: Discursos do Corpo na Arte - volume 1)
- O Corpo-Arte Performativo na Contemporaneidade (E-book Discursos do Corpo na Arte volume 2)
- O CORPO-ARTE PERFORMATIVO NA CONTEMPORANEIDADE (Discursos do Corpo na Arte - volume 2)
- Os Percursos da Arte Contemporânea Performativa enquanto materialidade a ser Interpretada (Análise de Discurso em Rede: cultura e mídia)
- 2015 (Total: 1)
- ELEMENTOS CULTURAIS EM PERFORMANCE: UM PERCURSO PRESENTIFICADO (Mapas e Percursos, estudos da cena)
- 2014 (Total: 1)
- A Inserção do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo (Discursos do Corpo na Arte)
- 2013 (Total: 2)
- O Processo Criador da Performance Existir Juntos: autoria e colaboração (Artistas, autoria e as práticas colaborativas)
- Reflexões sobre os processos de produção do conhecimento performativo nas culturas populares (Performance e Educação)
- 2022 (Total: 1)
- Discursos do Corpo na Arte vol 3
- 2021 (Total: 1)
- E book Discursos do Corpo na Arte vol 3
- 2017 (Total: 3)
- Discursos do Corpo na Arte - volume 2
- E-book Discursos do Corpo na Arte - volume 1
- E-book Discursos do Corpo na Arte - volume 2
- 2014 (Total: 1)
- Discursos do Corpo na Arte - volume 1
- 2018 (Total: 1)
- Catálogo CAL 55 anos - História e Memória
- 2024 (Total: 1)
- doi DERIVAS TRANSVERSAIS E EXPANSIVAS EM PERFORMANCE: DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS EM ESTADO DE ARTE (32º Encontro Nacional da ANPAP Formas de vida)
- 2023 (Total: 1)
- Há muito espaço dentro de mim (7º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA)
- 2022 (Total: 2)
- doi PERFORMANCE E BRICOLAGEM: INTERSECÇÕES NA RELAÇÃO COM PRODUTOS CULTURAIS DO ORIENTALISMO PÓS-COLONIAL NO BRASIL (30º Encontro Nacional da ANPAP (RE)EXISTÊNCIAS)
- UM PERCURSO POÉTICO EM PERFORMANCE ARTE: ENTRE PEDRAS E MULHERES (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTE E CULTURA VISUAL)
- 2021 (Total: 14)
- (DES) ÁGUA EM NÓS: A BRICOLAGEM COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE CRIAÇÃO (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- FELDENKRAIS E TUNING SCORES: UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- FRUTO DO VOSSO SANGUE, MULHER: VIDEOPERFORMANCE, O FEMININO E O SAGRADO (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- MINHA TECITURA: UM ENCONTRO EM PERFORMANCE DE CINCO GERAÇÕES DE MULHERES DE UMA MESMA FAMÍLIA (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- Mulher de Fases: uma criação performativa dos ciclos menstruais (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- PERFORMANCE ARTE COMO POLÍTICA DE RESISTÊNCIA (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- PERFORMANCE ARTE: UMA CRIAÇÃO A PARTIR DE PRODUTOS CULTURAIS ORIENTALISTAS (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- PERFORMANCE-ARTE E DISCO DE VINIL: POP, POLÍTICA E HIBRIDAÇÕES (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- SARÇA ARDENTE: UMA PERFORMANCE EXPANDIDA (30º encontro nacional da ANPAP (Re)existências)
- Tentativa de esgotamento 1: a criação de Performances e a cultura pop orientalista (VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança o Quais Danças estão por vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo)
- UMA POÉTICA DO FEMININO: CRIAÇÃO EM VIDEOPERFORMANCE E AUTOBIOGRAFIA (VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança o Quais Danças estão por vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo)
- Ver-fazendo, fazendo-ver: performar (in)visibilidades no/do/pelo corpo pandêmico em movimento (VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança o Quais Danças estão por vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo)
- Videoperformance Falanges: corpo, espaço e cultura em fluxo (VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança o Quais Danças estão por vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo)
- VIDEOPERFORMANCE FALAGENS: A AUTOETNOGRAFIA COMO PROPULSORA DE FLUXOS CRIADORES (XI Congresso da ABRACE 2021 Artes Cênicas e Direitos Humanos em tempos de pandemia e pós pandemia)
- 2020 (Total: 5)
- Abordagem somática e contato improvisação: procedimentos para um programa performativo. (X Reunião Científica ABRACE)
- Arte e Política: uma performance abortada (29 Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas Dispersões 2020)
- Instalação, performance, composição: o caso Marcianita (X Reunião Científica ABRACE)
- Pedras e Dores: uma composição performativa urbana compartilhada. (X Reunião Científica ABRACE)
- Performance e Transversalidade: uma poética das relações de gênero na cultura gaúcha (29 Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas Dispersões 2020)
- 2019 (Total: 5)
- CAMA DE PEDRAS E TOMATES PODRES: COLABORATIVIDADE EM PERFORMANCES SOLO (: 28 ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS: origens)
- Lixo, Arte e Ecoação: uma poética performativa (29° Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educadores do Brasil [e] 7° Congresso Internacional de Arte/ Educadores: nortes da resistência: lugares e contextos da arte educação no Brasil)
- OS CONTEXTOS DA ARTE DA PERFORMANCE E A PREPARAÇÃO CORPORAL DO ARTISTA (: Anais do 29° Congresso Nacional da Federação de Arte/ Educadores do Brasil [e] 7° Congresso Internacional de Arte/ Educadores: nortes da resistência: lugares e contextos da arte educação no Brasil)
- PERFORMANCE ARTE E QUESTIONAMENTOS ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO (VI SIGAM Simpósio Internacional Gênero Arte e Memória)
- PERFORMANCE-ARTE, GÊNERO E CONTATO IMPROVISAÇÃO: UMA POÉTICA CRIADORA TRANSVERSAL (VI SIGAM Simpósio Internacional Gênero Arte e Memória)
- 2018 (Total: 4)
- A Pesquisa de Campo como Fazer Artístico em Performance Arte (XXVIII Confaeb do Brasil; VI Congresso Internacional da Federação de Arte/Educadores)
- Autoetnografia, suas bases e potencialidades em uma pesquisa em artes visuais (VI Congresso Internacional da Federação de Arte-educadores)
- No Meu Caminho Havia Uma Pedra: o corpo arte em intervenção performativa (27° Encontro Nacional da ANPAP)
- Relacionamentos em redes, atravessados pela cibercultura (X Congresso da ABRACE)
- 2017 (Total: 7)
- A performance enquanto elemento fomentador de um processo criativo em artes corporais (V Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança ANDA)
- Arte Colaborativa: performatividade em perspectiva (V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança ANDA)
- Educação Colaborativa: artes performativas (V Congresso Internacional dos Arte Educadores; XXVII CONFAEB)
- O Trabalho Cotidiano do Corpo-Arte Performativo (IX Reunião Científica da Abrace)
- Performance Colaborativa: o corpo-arte político em perspectiva (26° Encontro ANPAP)
- Quando nasci minha avó (IX Congresso da ABRACE)
- Stanislawski na Dança (V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança)
- 2016 (Total: 3)
- A Arte da Performance e o Anticoncepcional: elementos da cultura do feminino em cena (IX Congresso da Abrace)
- Liberdade Aprisionada e/ou Aprisionamento da liberdade: estudos de gênero na Arte da Performance (IX Congresso da Abrace)
- Trabalhos Conjuntos e Processos Colaborativos (IX Congresso da ABRACE)
- 2015 (Total: 2)
- A Dança e a Arte da Performance (IV Congresso da ANDA)
- Falar e Não Calar I: Corpo/Olhares que ampliam-se em dança/performance (IV Congresso da ANDA)
- 2014 (Total: 2)
- A busca de um organonpara o performer na cultura dos Orixás (VII Reunião Científica da Abrace)
- Elementos Culturais em Performance: um percurso presentificado (ABRACE)
- 2012 (Total: 2)
- A Insersão do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo (Poéticas da Criação 2012 territórios, memórias. identidades)
- Performatividade: presença cênica e elementos culturais (VII Congresso da Associação Brasileira de Pós Graduação em Artes Cênicas)
- 2011 (Total: 2)
- O Aspecto Improvisacional nas Performances Populares de Trova Galponeira Riograndense (Reunião Científica da ABRACE)
- Possibilidades da Imagem: A Arte da Performance e a Extensão do Registro (20° Encontro Nacional Subjetividade, Utopias e Fabulações)
- 2010 (Total: 2)
- As Performances de Trova Galponeira em Situações Distintas: a roda de trova e os concursos (Encontro Nacional de Antropologia e Performance)
- As Relações de Gênero nas Performances de Danças Tradicionalistas Riograndenses. (ABRACE)
- 2009 (Total: 1)
- A pesquisa teórica nos processos criativos da cena contemporânea (V Reunião Científica da ABRACE)
- 2007 (Total: 3)
- A Performance da Trova Gaúcha Tradicionalista enquanto elemento da cultura popular brasileira (IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas)
- A Trova Pampena inserida no universo cultural tradicionalista gaúcho e sua vocalidade poética (V Colóquio Internacional de Etnocenologia)
- O Estudo do conceito de performance artística cênica sob a luz dos pressupostos de Schechner (5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte)
- 2017 (Total: 4)
- A Performance Marcadores: um percurso entre a ação e a poética (32 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- O processo criativo de uma performance em dança embasado na análise ativa e na ação física (IX Reunião Científica da Abrace)
- Processo Criativo em Dança embasado na análise ativa-ação física e na improvisação (32 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Virando a Página: uma performance colaborativa na Biblioteca Municipal de Santa Maria (32 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- 2016 (Total: 3)
- O Feminino como um caminho para Performance (Jornada Acadêmica Integrada)
- Relação entre Corpo e Objeto: o uso do bambolê para construção de um corpo híbrido e dançante em Performance (III Seminário de Dança, Contemporaneidade e Educação)
- Trabalhos Conjuntos e Processos Colaborativos Resumo (IX Congresso ABRACE)
- 2015 (Total: 2)
- A Dança e a Arte da Performance (IV Congresso da ANDA)
- Falar e Não Calar I: Corpo/Olhares que ampliam-se em dança/performance (IV Congresso da ANDA)
- 2014 (Total: 3)
- A Arte da Performance como base para o desenvolvimento do trabalho do palhaço (VIII Congresso Abrace)
- Orins: o canto do Batuque como ativador do estado performático (VIII Congresso Abrace)
- Provocações do Corpo Feminino em Movimento (VII Congresso Abrace)
- 2013 (Total: 4)
- A Arte da Performance e os Processos Formativos de bailarinos, atores e artistas visuais. (III Encontro Científico da ANDA)
- A busca de um organon para o performer na cultura dos Orixás (VII Reunião Científica da Abrace)
- A mímesis corpórea dos Orixás como matriz de criação do espetáculo ?A Guerra dos Santos? (VII Encontro de Pesquisa em Arte FUNDARTE)
- Elementos Culturais em Performance: um percurso presentificado. (ABRACE)
- 2012 (Total: 2)
- A Inserção do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo (Poéticas da Criação 2012 territórios memória identidades)
- Performatividade: presença cênica e elementos culturais (VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas)
- 2011 (Total: 1)
- O Aspecto Improvisacional nas Performances Populares de Trova Galponeira Riograndense (VI Reunião Científica da Abrace)
- 2010 (Total: 1)
- As Performances deTrova Galponeira em situações distintas: a roda de trova e os concursos (Encontro Nacional de Antropologia e Performance)
- 2005 (Total: 5)
- A Abordagem das qualidades de movimento na construção de uma linguagem cênica (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- A Influência da Performance enquanto linguagem nas Manifestações Cênicas Contemporâneas (Jornada Acadêmica Integrada)
- Aspectos do trabalho de Bufão aplicados no processo criativo de atores na construção de um espetáculo (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- Montagem de espetáculo teatral unindo a Commedia Dell'Arte com a cultura do povo gaúcho (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- Uma aproximação entre o Surrealismo Qorpo-Santense e o jogo no trabalho do ator (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2004 (Total: 3)
- A Mortalha (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- A organicidade do ator baseada no Método da Ações Físicas de Constantin Stanislavski (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- Proposta de encenação com aplicação da capoeira como base do processo criativo dos atores em busca de um espetáculo cênico (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2003 (Total: 1)
- A organicidade do ator baseada no Método da Ações Físicas de Constantin Stanislavski (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
- 2002 (Total: 6)
- "O Belo, Indiferente", de Jean Cocteau (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
- Adaptação Cênica da obra Ivan Ilicht de Tolstói (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
- Atividades contínuas de extensão (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
- Criação de um espetáculo solo a partir do conto "Tela Manchada de Sangue", por Van Gogh e da Biografia de Vicent Van Gogh (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
- Investigação de processos formativos do ator em busca de um espetáculo cênico contemporâneo (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
- Projeto referente à construção de um espetáculo teatral a partir do texto "Perdoa-me por me traires", de Nelson Rodrigues (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
- 2001 (Total: 2)
- Pesquisa de campo e espetáculo artístico (VI Dança Cruz Alta)
- Programa de extensão - atividades contínuas (VI Dança Cruz Alta)
- 2000 (Total: 1)
- TEU - Teatro Experimental Universitário (XVIII Seminário de Extensão Universitária da região Sul)
- 1999 (Total: 2)
- A energia Animus e Ânima como referencial possível para uma analise das danças tradicionais gaúchas (III Encontro de pesquisa em Artes e Multimeios)
- Cultura Gaúcha e Relações de Gênero: Uma Propósta Artística a partir dos Fundamentos da Antropologia Teatral (Seminário Internacional Arte e Cultura na sociedade contemporânea - I Encontro do Grupo de Estudos Arte e Cultura na Vida Cotidiana)
- 1998 (Total: 1)
- Relações de gênero nas danças gaúchas (II Encontro de pesquisa em Artes e Multimeios)
- 1996 (Total: 6)
- A dança como elemento da educação física inserida na proposta Crítico Emancipatória: Uma Experiência estético- expressivo (XVII ENEEF - Encontro Nacional dos estudantes de Educação Física)
- A dança na Educação Física: Uma proposta Crítoco-Social e uma experiência estético expressiva (XVI Simpósio Nacional de Ginástica e Desporto)
- A Espera (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- Grupo Universitário de Dança e sua Pesquisa do Movimento (XVI Simpósio Nacional de Ginástica e Desporto)
- O conteúdo da dança educativa moderna (II MOMENTUM - Congresso Brasileiro sobre qualidade na Educação Física e no Esporte)
- Variáveis que interferem na efetivação do fator Fluência na dança (2 Encontro Internacional de estudos do desenvolvimento da criança)
- 1995 (Total: 6)
- A dança e fator fluência (I Encontro Internacional de estudos do desenvolvimento da criança)
- Expressão e Movimento (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- Marimba Teatro e Dança (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- Variáveis Retroalimentação e Retenção na aprendizagem da Dança Educativa Duende Levado (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- Variável prática - Método Parcial e Método Global (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- Variável Transferência do Sapeteio das Danças Tradicionais Gaúchas para o Sapateado Americano (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- 2018 (Total: 5)
- GESTAR O TEMPO: A MATERNIDADE COMO IMPULSO CRIATIVO EM PERFORMANCE ARTE (33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- No Caminho das Pedras: inventário antropológico de um processo criativo em performance (33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Performance 'O Caminho das Pedras' (33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Performance 'Qual o peso da alma? Qual o peso da dor que rola em mim?' (33 Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Um Estudo em Performance: as modificações nas relações de casais atravessadas pela cibercultura (33 Jornada acadêmica Integrada UFSM)
- 2014 (Total: 4)
- A presença do corpo feminino como possibilidade de criação de performances arte (Jornada Acadêmica Integrada)
- FRONTEIRAS POROSAS NOS PROCESSOS E PERFORMANCES DO CORPO CÊNICO INVESTIGATIVO: O GAÚCHO NA ARTE DO DANÇAR (Jornada Acadêmica Integrada)
- FRONTEIRAS POROSAS NOS PROCESSOS E PERFORMANCES DO CORPO CÊNICO INVESTIGATIVO: AS ENTIDADES DA UMBANDA COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA (Jornada Acadêmica Integrada)
- Happening ao ?Aclowntecimento?, Da Performance à ?Palhaformance? ? A arte da Performance como base para o desenvolvimento do trabalho do Palhaço (Jornada Acadêmica Integrada)
- 2012 (Total: 1)
- A Desfronteirização Contemporânea no Corpo Teatral Investigativo (27 Jornada Acadêmica Integrada)
- 2010 (Total: 6)
- A BUSCA DO ATOR PELA ORGANICIDADE DA AÇÃO FÍSICA (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
- A BUSCA PELA ORGANICIDADE DO ATOR E A CONTRIBUIÇÃO DA INVESTIGAÇÃO DO TEMPO-RITMO NAS PARTITURAS DE AÇÃO QUE RESULTEM NA CRIAÇÃO DE UMA PERFORMANCE CÊNICA ORGÂNICA (25 Jornada acadêmica Integrada)
- A EXPLORAÇÃO DOS FATORES DO MOVIMENTO DE RUDOLF LABAN NA CONSTRUÇÃO DO ARQUÉTIPO DO POLÍTICO CORRUPTO (25ª Jornada acadêmica Integrada)
- A UNIDADE CORPO-VOZ COMO BASE DE PROCESSOS CRIATIVOS ATORAIS (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
- AÇÃO VOCAL: A EXPERIMENTAÇÃO DA VOZ COMO INDUTORA E COMO RESULTANTE DA AÇÃO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DO ATOR (25ª Jornada Acadêmica Integrada)
- O TEATRO EXPERIMENTAL E A DESFRONTEIRIZAÇÃO DA CENA (Jornada Acadêmica Integrada)
- 2016 (Total: 1)
- Katherine Dunham e Maya Deren sobre ritual, modernidade e diáspora africana (Katherine Dunham and Maya Deren on ritual, modernity, and the African Diaspora.)
Produção Técnica
- 2018 (Total: 3)
- Contemporânea Revista do PPGART/UFSM
- Expressão Revista do CAL/UFSM
- Revista Brasileira de Estudos da Presença
- 2017 (Total: 2)
- Revista Brasileira de Estudos da Presença
- Revista Expressão
- 2016 (Total: 3)
- Art Research Journal - Dança , arte do corpo e outros corpos das artes
- Revista Brasileira de Estudos da Presença
- Revista Expressão CAL/UFSM
- 2014 (Total: 1)
- Revista Expressão
- 2013 (Total: 1)
- Revista Expressão
- 2012 (Total: 4)
- Contemporânea
- Fragmentum
- Revista Brasileira de Estudos da Presença
- Revista Expressão
- 2011 (Total: 2)
- Contemporânea
- Revista Expressão
- 2010 (Total: 1)
- Revista Expressão
- 2012 (Total: 1)
- 27ª Jornada Acadêmica Integrada/UFSM
- 2011 (Total: 1)
- 26ª Jornada Acadêmica Integrada/UFSM
- 2010 (Total: 1)
- 25ª Jornada Acadêmica Integrada/UFSM
- 1999 (Total: 1)
- XIV Jornada Acadêmica Integrada/UFSM
- 2019 (Total: 2)
- BPI - Pipoca Itinenerante
- PerformAções 2019
- 2018 (Total: 2)
- Maratona das Artes
- PerformAções 2018
- 2017 (Total: 1)
- PerformAções Artíticas
- 2016 (Total: 5)
- Balanchine - Pipoca Itinerante
- II Colóquio Internacional de Ética, Estética e Política
- Martha Graham - Pioca Itinerante
- Merce Cunningham - Pipoca Itinerante
- Trisha Brown - Pipoca Itinerante
- 2014 (Total: 1)
- ii Seminário de Pesquisa em artes da Cena
- 2012 (Total: 1)
- I Seminário de Pesquisa em Artes da Cena
- 2005 (Total: 1)
- Análise das Novas Tendências doTteatro Mundial
- 1997 (Total: 1)
- Caragipau
- 2022 (Total: 1)
- Abestanças - Colóquio Internacional Saramago 100 anos: o inventor de bússolas
- 2009 (Total: 1)
- A construção do conhecimento em dança
- 2001 (Total: 1)
- Curso de Acrobacia
- 2000 (Total: 1)
- Dança Flamenca
- 1996 (Total: 2)
- Fatores, Dinâmicas e Qualidades de Movimento Aplicadas às Artes Cênicas
- Seminário Introdutório: Dança escolar
- 1995 (Total: 1)
- I Congresso Internacional de Atividades Físicas do Mercosul
- 2023 (Total: 1)
- DERIVAS TRANSVERSAIS E EXPANSIVAS EM PERFORMANCE: DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS EM ESTADO DE ARTE
- 2022 (Total: 1)
- Abestanças: performance e pobreza em Saramago
- 2021 (Total: 12)
- (DES) ÁGUA EM NÓS: A BRICOLAGEM COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DE CRIAÇÃO
- FELDENKRAIS E TUNING SCORES: UMA ARTICULAÇÃO METODOLÓGICA
- Minha Tecitura: um encontro em Performance de cinco gerações de mulheres de uma mesma família
- MULHER DE FASES: UMA AÇÃO PERFORMATIVA DOS CICLOS MENTRUAIS
- O feminino e o sagrado: processo criador em videoperformance
- Performance Arte: uma criação a partir de produtos culturais orientalistas
- Performance-arte e disco de vinil: pop, política e hibridações
- PERFORMANCE ARTE COMO POLÍTICA E RESISTÊNCIA DE GÊNERO NAS ENCRUZILHADAS DA VIDA
- PERFORMANCE E BRICOLAGEM: INTERSECÇÕES NA RELAÇÃO COM PRODUTOS CULTURAIS DO ORIENTALISMO PÓS-COLONIAL NO BRASIL
- SARÇA ARDENTE: UMA PERFORMANCE EXPANDIDA
- Ver-fazendo, fazendo-ver: performar (in)visibilidades no/do/pelo corpo pandêmico em movimento
- VIDEOPERFORMANCE FALAGENS: A AUTOETNOGRAFIA COMO PROPULSORA DE FLUXOS CRIADORES d
- 2020 (Total: 7)
- ARTE E POLÍTICA: UMA PERFORMANCE ABORTADA
- Criação em Performance: relações com o sagrado feminino e a ancestralidade
- EM MAR ABERTO: PERFORMANCE ARTE E ECOLOGIA
- Pedras e dores: uma composição performativa urbana compartilhada
- PERFORMANCE E TRANSVERSALIDADE: UMA POÉTICA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA CULTURA GAÚCHA
- POÉTICAS AUTOETNOGRÁFICAS EM PERFORMANCE ARTE
- TRANSFIGURAÇÕES: UMA PERFORMANCE DO CORPO-AMBIENTE
- 2019 (Total: 16)
- ABORDAGEM SOMÁTICA E CONTATO IMPROVISAÇÃO: PROCEDIMENTOS PARA UM PROGRAMA PERFORMATIVO
- CAMA DE PEDRAS E TOMATES PODRES: COLABORATIVIDADE EM PERFORMANCES SOLO
- EXCESSO, PEDRAS E DORES: MULHERES, AUTOETNOGRAFIA E PERFORMANCE
- Instalação, Performance, Bricolagem: O Caso Marcianita
- Lixo, Arte e Ecoação: uma poética performativa
- Maternidade Solitária: performance e autoetnografia
- O CASO MARCIANITA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INTERMODAL
- OS CONTEXTOS DA ARTE DA PERFORMANCE E A PREPARAÇÃO CORPORAL DO ARTISTA
- Pedras e Dores: uma composição performativa urbana compartilhada
- PEDRAS EM PERCURSOS DE PERFORMANCES
- PEDRAS: PERFORMANCE DO COTIDIANO
- PERFORMANCE ARTE E QUESTIONAMENTOS ACERCA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO
- PERFORMANCE-ARTE, GÊNERO E CONTATO IMPROVISAÇÃO: UMA POÉTICA CRIADORA TRANSVERSAL
- PERFORMER-ARTISTA-MULHER-NEGRA: PRISCILA REZENDE E SUAS TECITURAS SOCIAIS
- Reflexões acerca do nosso contexto cultural nas jornadas das mulheres-mães para a criação em Performance
- Sísifa: o atravessamento de uma intervenção performativa urbana
- 2018 (Total: 1)
- Performance Arte: feminismo em perspectiva
- 2017 (Total: 2)
- Arte colaborativa: performatividade em perspectiva
- Performance Colaborativa: o corpo-arte político em perspectiva
- 2016 (Total: 5)
- A Arte da Performance e o Anticoncepcional: elementos da cultura do feminino em cena
- Commédia Dell'Arte na Contemporaneidade
- Liberdade Aprisionada e/ou aprisionamento da liberdade: estudos de gênero na Arte da Performance
- Pipoca Itinerante: exibição videográfica e debate sobre obras e documentários de performance e dança. JAI UFSM, 2016.
- Trabalhos conjuntos e Fronteiras Porosas
- 2015 (Total: 1)
- De Dança Performance a Escritas Curvas do Corpo
- 2014 (Total: 4)
- A Presença do Corpo Feminino como Possibilidade de Criação Em Performance Arte
- Do Happening ao Aclowntecimento, da Performance à Palhaperformance
- Fronteiras Porosas nos Processos e Performances do corpo investigativo: o gaúcho
- Fronteiras Porosas: as entidades da Umbanda como possibilidade de criação artística
- 2013 (Total: 3)
- A Arte da Performance e os processos formativos de bailarinos, atores e artistas visuais
- Elementos Culturais em Performance: um percurso presentificado.
- O Processo Criador da Performance Existir Juntos: autoria e colaboração
- 2012 (Total: 2)
- A Insersão do Conhecimento Artístico no Corpo Performativo
- PERFORMANCES ARTÍSTCAS E O IMPROVISO NO FIM DO SÉCULO XX
- 2011 (Total: 3)
- O Aspecto Improvisacional nas Performances populares de Trova Galponeira Riograndense
- O Improviso Entendido como Dom nas Performances Artístico-culturais
- Possibilidades da Imagem: a Arte da Performance e a extensão do registro.
- 2010 (Total: 2)
- As Performances de Trova Galponeira em situações distintas: a roda de Trova e os concursos
- As Relações de Gênero nas Performances de Danças Tradicionalistas Riograndenses.
- 2007 (Total: 3)
- A Performance da Trova Gaúcha Tradicionalista enquanto elemento da cultura popular brasileira
- A Trova Pampena inserida no universo cultural tradicionalista gaúcho e sua vocalidade poética
- O Estudo do conceito de performance artística cênica sob a luz dos pressupostos de Schechner
- 2003 (Total: 3)
- A Mortalha
- A Organicidade do Ator Baseada no Método das Ações Fìsicas de Constantin Stanislawski
- Proposta de Encenação com a Aplicação de Capoeira como base do Processo Criativo dos Atores em busca de um Espetáculo Cênico
- 2002 (Total: 6)
- "O Belo Indiferente" de Jean Cocteau
- Adaptação Cênica da Obra "Ivan Ilicht" de Tolstói
- Atividades Contínuas de Extensão
- Criação de um Espetáculo Solo a partir do Conto "Tela Manchada de Sangue por Van Gogh" de José Jacques e da Biografia de Vincent Van Gogh
- Investigação de Processos Formativos do Ator em busca de um Espetáculo Cênico Contemporâneo
- Projeto Referente à Construção de um espetáculo Teatral a partir do Texto Perdoa-me por Me Traíres, de Nelson Rodrigues
- 2000 (Total: 1)
- TEU - Teatro Experimental Universitário
- 1999 (Total: 1)
- Cultura Gaúcha e Relações de Gênero
- 1998 (Total: 1)
- Relações de Gênero nas Danças Gaúchas
- 1996 (Total: 7)
- A Dança como Elemento da Educação Física inserida na Proposta Crítico-emancipatória: uma experiência estético-expressiva
- A Dança na Educação Física: uma proposta crítico social e uma experiência estético-expressiva
- Educação Física: a Dança e a consensualização Passo a Passo
- Espetáculo A Espera
- Grupo Universitário de Dança e sua Pesquisa do Movimento
- O Conteúdo da Dança Educativa Moderna inserido na Proposta Crítico-emancipatória
- Variáveis que Interferem na Efetivação do fator Fluência na dança
- 1995 (Total: 5)
- A Dança e o Fator Fluência
- Marimba, Teatro e Dança
- Variáveis Retroalimentação e Retenção na Aprendizagem da Dança Educativa "Duende Levado"
- Variável Prática - Método Global e Método Parcial - na Aprendizagem da Dança Tradiciona l"Chote4s de quatro Passi"
- Variável Transferência - do sapateio das danças tradicionalistas gaúchas para o sapateado americano
- 2023 (Total: 1)
- Performance Arte
- 2019 (Total: 1)
- Composição Colaborativa da Ação Performativa Transfigurações
- 2017 (Total: 4)
- Artistas da Dança - Steve Paxton
- Discurso, Interpretação e Materialidade
- Evento 10 anos do PPGART
- Performances, arte e cultura
- 2016 (Total: 2)
- Imagens e Debates acerca da obra de Steve Paxton
- Processos Colaborativos de Criação
- 2015 (Total: 1)
- Desafios da Descrição de Processo Criativo
- 2012 (Total: 1)
- O Aspecto Improvisacional das Performances que Envolvem Participação e Interação
- 2018 (Total: 1)
- No meu caminho havia uma pedra
- 2012 (Total: 1)
- Performatividade: presença cênica e elementos culturais
- 1996 (Total: 1)
- Dança Educativa Moderna Inserida na Proposta Crítico-Emancipatória
- 1996 (Total: 1)
- A Espera
- 2012 (Total: 1)
- Performance: corpo, arte e cultura
- 2015 (Total: 1)
- Mediação II Seminário de Dança Contemporaneidade Educação
- 2017 (Total: 2)
- Avaliadora Apresentação de Trabalhos JAI/UFSM
- Mediadora PerformAções Artísticas
- 2016 (Total: 2)
- Avaliadora de trabalhos JAI 2016
- Mediadora de Mesa - Cartografia de Pesquisa em Processo ABRACE
- 2013 (Total: 2)
- Mediação - Tensões do corpo na arte contemporânea
- Mediadora de Mesa - V Salão de Dança RS
- 2012 (Total: 1)
- Simpósio de Arte Contemporânea
- 2011 (Total: 1)
- Mediação - Roderick Peter Steel e sua Pesquisa em Arte
- 2018 (Total: 1)
- 33 Jornada Acadêmica Integrada
- 2017 (Total: 2)
- 32 Jornada Acadêmica Integrada
- Performações Artísticas
- 2016 (Total: 1)
- 31 Jornada Acadêmica Integrada
- 2024 (Total: 2)
- Revista Art Research Journal
- Revista Conception
- 2023 (Total: 4)
- ANPAP
- Coleção de E-books NOVAS PESQUISAS EM DANÇA: DISSERTAÇÕES E TESES
- Edital PIBIC UFSM
- Edital PIBIC UnB
- 2022 (Total: 3)
- 'Pedagogia Universitária em Dança: Fazeres e saberes em questão
- EDITAL FAPERGS 10/2021 AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ou RECÉM-CONTRATADO ? ARD/ARC
- Revista Conception-Conceição UNICAMP
- 2021 (Total: 8)
- 30 Encontro ANPAP (Re) Existências
- ANAIS 30 ANPAP (Re) Existências
- Editais IC UFSM - Fipe, PIBIC, PROBIC
- Edital Pesquisador Gaúcho - FAPERGS
- JAI 2021
- Novas pesquisas em Dança
- Pitágoras 500 ? Revista de Estudos Teatrais
- Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFB (PIBIC/PIBITI), Editais 07 a 10/2021
- 2020 (Total: 3)
- Edital PIBIC do Instituto Federal de Brasília
- parecer ad hoc para avaliação de artigo - Revista Eixo
- Revisora / Avaliadora Ad Hoc da Revista Poiésis
- 2019 (Total: 7)
- avaliação trabalhos submetidos e apresentados Jornada Acadêmica Integrada UFSM
- parecer ad hoc para avaliação de artigo - Revista Valise
- parecer ad hoc para avaliação de projetos de pesquisa FIPE UFSM
- parecer ad hoc para avaliação de projetos PIBIC CNPQ
- parecer ad hoc para avaliação de resumo - evento Performações
- Parecer para avaliação de projetos de Extensão FIEX UFSM
- Revista Valise
- 2018 (Total: 5)
- CONFAEB 30 anos
- parecer ad hoc para avaliação de projeto FIPE
- parecer ad hoc para avaliação de projetos de pesquisa PIBIC CNPQ
- parecer ad hoc para avaliação de projetos extensão FIEX UFSM
- Revista Valise
- 2017 (Total: 4)
- parecer ad hoc para avaliação de projeto FIPE
- parecer ad hoc para avaliação de projetos pesquisa PIBIC CNPQ
- Parecer ad hoc para avaliação de projetos extensão FIEX UFSM
- XXVII CONFAEB/ V Congresso Internacional dos Arte Educadores
- 2016 (Total: 2)
- CONFAEB
- LIC Secretaria municipal de Cultura de Santa Maria
- 2015 (Total: 2)
- LIC Secretaria de Cultura Prefeitura Municipal Santa Maria
- Parecer ad hoc CAPES
- 2014 (Total: 5)
- Parecer ad hoc CONFAEB
- Parecer Ad hoc CAPES
- Pareceres ad hoc Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
- Pareceres ad hoc PROBIC/CNPQ - Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica
- Revista Brasileira de Estudos da Presença
- 2013 (Total: 3)
- Parecer ad hoc PIBIC UFSM
- Parecer had hoc Fipe UFSM
- Revista Brasileira de Estudos da Presença
- 2012 (Total: 3)
- Livro- Pedagogia da Arte: entre-lugares da escolla
- Revista Brasileira de Estudos da Presença
- Revista Expressão
- 2011 (Total: 1)
- Revista Expressão
- 2010 (Total: 1)
- Revista Expressão
- 2013 (Total: 1)
- Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
Produção Artística
- 1995 (Total: 1)
- Marimba Teatro e Dança
- 2011 (Total: 1)
- Hollyhood
- 1993 (Total: 1)
- Bela Adormecida
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 2)
- ENTRE COSTURAS E PEDRAS: FEMINISMO E CRIAÇÃO EM PERFORMANCE ARTE
- EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS DE UM CORPO EM PERFORMANCE ARTE: UM OLHAR SOCIOPOLÍTICO E CULTURAL AO ORIENTALISMO
- 2022 (Total: 1)
- Performance Arte e Gênero no Tradicionalismo Gaúcho
- 2021 (Total: 1)
- CORPO DESVIANTE: UMA POÉTICA EM PERFORMANCE ARTE
- 2020 (Total: 1)
- Uma poética em Performance Arte: as relações afetivas atravessadas pela cibercultura
- 2019 (Total: 1)
- O Corpo Feminino como Metáfora do Tempo em Performance Arte
- 2018 (Total: 1)
- Um percurso artístico: do zanni ao sujeito performático
- 2016 (Total: 2)
- Do Palhaço à Palhaformance: uma poética da presença do palhaço em Performance
- DOS OLHARES QUE AMPLIAM: UM CORPO QUE ABRE OS POROS PARA VER (-SE) A PARTIR DA PERFORMANCE ARTE
- 2015 (Total: 1)
- OFERTAR-ME: O BATUQUE COMO PROPULSOR DO ESTADO PERFORMÁTICO
- 2014 (Total: 1)
- OS PROCESSOS CRIATIVOS NA ARTE DA PERFORMANCE: ARTISTAS VISUAIS E ARTISTAS DA CENA
- 2013 (Total: 2)
- O Corpo em Trânsito entre o Teatro e a Performance: de ama à minha velha
- Performance e Registro: a produção performática de Claudia Paim
- 2019 (Total: 1)
- Em elaboração
- 2022 (Total: 2)
- O ORIENTALISMO NA DANÇA DO VENTRE: PERFORMANCE INTERSECCIONAL
- ORIGEM: DESLOCAMENTOS DECOLONIAIS EM VIDEOPERFORMANCE
- 2017 (Total: 3)
- (CON)T@TO: A ARTE DA DANÇA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
- O CORPO-ARTE CONTEMPORÂNEO E O CUIDADO DE SI
- UM PROCESSO CRIATIVO EMBASADO NA ANÁLISE ATIVA/AÇÃO FÍSICA E NA IMPROVISAÇÃO
- 2016 (Total: 1)
- Coorientação do trabalho - As Três Marias
- 2013 (Total: 3)
- A Montagem do Espetáculo Auto da Paixão e da Alegria na Rua
- Guerra dos Santos
- Vamos?
- 2011 (Total: 1)
- A Construção de uma dramaturgia do Espetáculo
- 2010 (Total: 5)
- A DRAMATURGIA DO ATOR E A BUSCA PELA ORGANICIDADE A PARTIR DO FLUXO DO MOVIMENTO
- A EXPERIMENTAÇÃO DA VOZ COMO INDUTORA E COMO RESULTANTE DA AÇÃO NOS PROCESSOS CRIATIVOS DO ATOR
- A EXPLORAÇÃO DOS FATORES DO MOVIMENTO DE RUDOLF LABAN NA CONSTRUÇÃO DO ARQUÉTIPO DO POLÍTICO CORRUPTO
- A INVESTIGAÇÃO DO TEMPO-RITMO NAS PARTITURAS DE AÇÃO QUE RESULTEM NA CRIAÇÃO DE UM ESPETÁCULO TEATRAL
- A UNIDADE CORPO-VOZ COMO BASE DE PROCESSOS CRIATIVOS ATORAIS
- 2005 (Total: 5)
- A Influência da Performance enquanto linguagem nas Manifestações Cênicas Contemporâneas
- A linguagem bufonesca no trabalho criativo do ator cômico
- A Mímesis Corpórea como impulso do processo criativo de atores em busca de uma montagem cênica infantil
- As qualidades de movimento na construção de ações estilizadas
- Surrealismo e Qorpo-Santo: uma aproximação estética
- 2003 (Total: 1)
- A organicidade do ator baseada no Método da Ações Físicas de Constantin Stanislavski
- 2002 (Total: 5)
- "O Belo Indiferente" de Cocteau
- Adaptação Cênica da obra Ivan Ilicht de Tolstói
- Criação de um espetáculo solo a partir do conto "Tela Manchada de Sangue", por Van Gogh e da Biografia de Vicent Van Gogh
- Eji-okô
- Projeto referente à construção de um espetáculo teatral a partir do texto "Perdoa-me por me traires", de Nelson Rodrigues
- 2001 (Total: 2)
- Maria Só
- Projeto de interpretação teatral baseado no estudo da comedia
- 2000 (Total: 1)
- Espetáculo solo Medéia: fusão entre Tragédia Grega e a religião Afro-Brasileira