Fabiane Adela Tonetto Costas
Produção Bibliográfica
- 2016 (Total: 1)
- Inclusão e Diversidade (2581) Repensando Saberes e Fazeres na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (Inclusão e Diversidade (2581) Repensando Saberes e Fazeres na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica)
- 2023 (Total: 1)
- ISSN O eixo Psicologia da Educação na ANPEd Sul: entre idas e vindas (REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE))
- 2022 (Total: 3)
- ISSN Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior: uma análise a partir dos estudos de Vigotski (EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE))
- 2021 (Total: 2)
- ISSN Mulheres com deficiência na Educação Superior: afirmação de direitos e processos de autonomia (REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA)
- ISSN PERFIL DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE (REVISTA PASAJES)
- 2020 (Total: 5)
- ISSN AS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ANPED:A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS REUNIÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
- ISSN Base Nacional Comum Curricular e educação inclusiva: algumas considerações (Educação e Cultura Contemporânea)
- ISSN Students with intellectual disabilities learning fractions: intentional pedagogical actions based on concepts of Vygotsky?s defectology (SÉRIE-ESTUDOS)
- 2019 (Total: 2)
- ISSN COM A PALAVRA, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: O TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
- ISSN Inclusão na escola regular: o que nos dizem os professores de Educação Especial? (Educação e Cultura Contemporânea)
- 2018 (Total: 5)
- ISSN As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP)
- ISSN Estudantes com deficiência intelectual na educação superior: uma análise das teses e das dissertações (DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- ISSN Neurociências e Educação: o olhar para as produções no contexto brasileiro (2010-2016) (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE))
- 2017 (Total: 6)
- ISSN A ?MUDANÇA DE FIGURA?: Proposições para ?mudar um país?? (Teias (Rio de Janeiro))
- ISSN A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES INICIAIS (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
- ISSN Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos? (Revista Acta Scientiarum. Education)
- ISSN Formação de professores em educação especial no ?Plano Nacional de Educação Proposta da Sociedade Brasileira? de 1997 (EM ABERTO)
- ISSN Vulnerabilidade social e desenvolvimento infantil: um olhar a partir da teoria histórico cultural e da neurociência (Educação e Cultura Contemporânea)
- 2016 (Total: 1)
- ISSN Educação inclusiva: as implicações das traduções e das interpretações da Declaração de Salamanca no Brasil (Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso))
- 2015 (Total: 1)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN Mediação entre pares: formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPel (ONLINE))
- 2013 (Total: 2)
- ISSN Educação a distância e a inclusão de estudantes com deficiências: algumas considerações (Revista Iberoamericana de Educación (Online))
- ISSN Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem (Psicologia em Revista (Online))
- 2012 (Total: 3)
- ISSN Dificuldades de Aprendizagem Específicas:uma análise entre Brasil e Portugal (Revista de Educação Especial e Reabilitação)
- ISSN EDUCAÇÂO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS GESTORES DE UMA ESCOLA ESPECIAL DE SANTA MARIA ? RS (Interfaces da Educação)
- ISSN FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O PAPEL DAS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DOCENTES NESSE PROCESSO (Reflexão e Ação (Online))
- 2011 (Total: 3)
- ISSN A INTERVENIÊNCIA DOS CONCEITOS COTIDIANOS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (Educere et Educare (Impresso))
- ISSN Matemática cotidiana e matemática científica (Ciências & Cognição (UFRJ))
- ISSN Sentido, significado e mediação em Vygotsky: implicações para constituição do processo de leitura. (Revista Iberoamericana de Educación (Impresa))
- 2010 (Total: 3)
- ISSN CONCEITOS COTIDIANOS E APRENDIZAGEM ESCOLAR (Travessias (UNIOESTE. Online))
- ISSN DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DE VYGOTSKY (Reflexão e Ação (Online))
- ISSN TEORIAS: ANALISANDO OLHARES PONTUAIS ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (Revista Profissão Docente)
- 2009 (Total: 2)
- ISSN A centralidade do currículo na construção das identidades surdas (Revista Educação Especial (UFSM))
- ISSN PENSAMENTO E LINGUAGEM: CULTURA E APRENDIZAGEM (Espaço Pedagógico)
- 2008 (Total: 1)
- ISSN EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO E DA NOVA POLÍTICA NACIONAL (Revista Educação Cidadã (Impresso))
- 2006 (Total: 1)
- ISSN O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria (Revista Educação Especial (UFSM))
- 2005 (Total: 1)
- ISSN Escola Inclusiva: o desvelar de um espaço multifacetado (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM))
- 2002 (Total: 3)
- ISSN Jogo: possibilidades e desafios para a prática na escola (Cadernos - Associação dos Orientadores Educacionais do RGS)
- ISSN O processo de construção da linguagem a partir dos aportes de Piaget e Maturana (Educação (UFSM))
- O Processo de Construção da Linguagem a partir dos Aportes de Piaget e Maturana (Revista Integração Comunidades Educativas Lassalistas)
- 1998 (Total: 1)
- ISSN O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como potencializadores na formação de professores pré-escolares (Cadernos de Educação Especial)
- 1996 (Total: 2)
- A criança Pré-Escolar e o Brinquedo: uma relação inevitável (Cadernos Didáticos de Ensino Pesquisa e Extensão)
- Repensando a Educação Brasileira: A realidade da Escola Pública sob as influências da política dos CIAC's de Collor de Mello (Cadernos Didáticos de Ensino Pesquisa e Extensão)
- 2022 (Total: 1)
- ISSN ?ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM), (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
- 2024 (Total: 1)
- CAICE/CSA-CE: AÇÕES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA (Tania Micheline Miorando; liliane Gontam Timm Della Mea; Fernando Pires Barbosa; Silvane Brand Fabrizio)
- 2023 (Total: 3)
- Avaliação Institucional Participativa e Projeto Pedagógico: A União Necessária (Políticas de Evaluación y Accountability en América Latina)
- doi EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES (Educação, tecnologia e inclusão : desafios e mudanças na sociedade)
- doi ESTADO DO CONHECIMENTO: A PEDOLOGIA DE L.S. VIGOTSKI (Debates contemporâneos; temas interdisciplinares)
- 2021 (Total: 3)
- doi A autoavaliação numa perspectiva participativa: reconfiguração dos cursos de pós-graduação no Brasil (Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais)
- A relação entre o conceito de colaboração e os documentos normativos da Educação Especial: implicações para avaliação e intervenção (Educação inclusiva : conjuntura, síntese e perspectivas)
- doi AS VIVÊNCIAS DE UMA CRIANÇA COM DISLEXIA NOS ANOS 70 (O campo teórico-metodológico-epistemológico da educação no fomento da questão política da atualidade)
- 2020 (Total: 2)
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais ( 3ª etapa): análise da produção dos últimos 11 anos (Contextos emergentes: singularidades da formação e desenvolvimento profissional na Educação Básica e Superior)
- TEORIA E PRÁTICA: REFLEXÕES ACERCA DA POTENCIALIDADE DA EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA (O QUE PODE A EDUCAÇÃO NO BRASIL HOJE?)
- 2019 (Total: 5)
- A Educação Especial no Brasil: o caráter das políticas públicas inclusivas e os efeitos sobre as práticas da área no país (Educação especial, políticas educacionais e paradigmas emergentes)
- Ações de acesso e permanência nas universidades federais brasileiras. (ossiê Pesquisa em Ciências Humanas: caminhos trilhados na graduação.)
- ADAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DO INDEX PARA A INCLUSÃO (FONTES, MÉTODOS E ABORDAGENS NAS CIÊNCIAS HUMANAS Paradigmas e perspectivas contemporâneas)
- ESTUDO DE CASO, PESQUISA DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES (FONTES, MÉTODOS E ABORDAGENS NAS CIÊNCIAS HUMANAS Paradigmas e perspectivas contemporâneas)
- Inclusão/exclusão: onde estão os estudantes com dificuldades de aprendizagem frente às políticas de inclusão? (Os casos excluídos da política na cional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva)
- 2018 (Total: 2)
- INCLUSÃO ESCOLAR E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos prismas.)
- Professor de Educação Especial e a escola inclusiva: práticas multifuncionais e solitárias. (Caminhos possíveis à inclusão II: Educação Especial: novos prismas)
- 2017 (Total: 2)
- ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM FRENTE ÀS ATUAIS POLÍTICAS DE INCLUSÃO (Temas em Debate)
- Formação de professores na educação superior: diretrizes curriculares para 'mudar um país'? (Educação superior: desafios para a não compartimentação dos saberes.)
- 2016 (Total: 2)
- AMBIENTES VIRTUAIS E MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS: É POSSÍVEL? (Políticas de Educação Superior e docência universitária: diálogos sul-sul. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 1. 452p)
- INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CURRÍCULO E AS AÇÕES DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (Políticas de Educação Superior e docência universitária: diálogos sul-sul. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 1. 452p)
- 2015 (Total: 2)
- Estudantes com deficiência na educação superior: levantamento de teses e dissertações (Aprendizagem e acessibilidade: travessias do aprender na universidade)
- Pesquisa na Linha de Educação Especial: repercussões na constituição do Programa de Pós-graduação em Educação do CE/UFSM (Pesquisa em Educação Especial. Referências, percursos e abordagens)
- 2014 (Total: 3)
- Acesso, acessibilidade e inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação Superior (Educação, Inclusão e Acessibilidade: diferentes contextos)
- CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DE LEV VYGOTSKY EM SUAS CONVERGÊNCIAS COM O MARXISMO (FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: ensaios sobre autores clássicos)
- The process of collaboration having as a paradigm the model for adressing diversity (MAD) (Proceedings of Braga 2014 Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs Conference)
- 2013 (Total: 1)
- Peter foi incluído! (CINEMA E DEFICIÊNCIA: A INVENÇÃO DA DIFERENÇA)
- 2012 (Total: 1)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESPAÇO POSSIVEL NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (Educação, Educação Especial e inclusão: fundamentos, contexto e práticas.)
- 2010 (Total: 3)
- Crônica de uma morte não-materilizada (Reflexões Docentes IV)
- Padronização da avaliação: Um (Reflexões Docentes IV)
- PEC-306_ a carreira em discussão (Reflexões Docentes IV)
- 2008 (Total: 2)
- Educação inclusiva: as contribuições de Vygotsky para a compreensão da diferença (Tendências Conntemporâneas de Inclusão)
- PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR: O ÂNIMA COMO REFERÊNCIA (Atendimento no ensino superior: algumas reflexões)
- 2005 (Total: 7)
- A concepção simbólico-cultural (Psicologia da Educação IV)
- A Escola Sócio-Histórica (Psicologia da Educação III)
- A Teoria da Modificabilidade cognitiva (Psicologia da Educação IV)
- As teorias psicanalíticas e a educação (Psicologia da Educação II)
- Maud Mannoni e a Psicanálise Institucional (Psicologia da Educação II)
- O maturacionismo (Psicologia da Educação I)
- Os divergentes à Teoria da Psicanálise (Psicologia da Educação II)
- 2023 (Total: 1)
- Instrumentos avaliativos. Subsídios metodológicos para a avaliação Institucional
- 2012 (Total: 1)
- Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais:contribuições da Teoria Histórico-Cultural
- 2022 (Total: 1)
- Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos
- 2005 (Total: 4)
- Psicologia da Educação I
- Psicologia da Educação II
- Psicologia da Educação III
- Psicologia da Educação IV
- 2019 (Total: 1)
- Educação especial, políticas educacionais e paradigmas emergentes
- 2016 (Total: 1)
- Educação na escola de tempo integral : Programa Mais Educação
- 2015 (Total: 1)
- PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. REFERÊNCIAS, PERCURSOS E ABORDAGENS
- 2012 (Total: 1)
- Educação, educação especial e inclusão: fundamentos, contexto e práticas
- 2005 (Total: 11)
- A concepção simbólico-cultural
- A teoria da Modificabilidade Cognitiva
- A teoria Sócio-Histórica
- As teorias psicanalíticas e a educação
- Caderno de Psicologia da Educação I
- Caderno de Psicologia da Educação II
- Caderno de Psicologia da Educação III
- Caderno de Psicologia da Educação IV
- Maud Manonni e a Psicanálise Institucional
- O maturacionismo
- Os divergentes à teoria da Psicanálise
- 2003 (Total: 1)
- O processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais na primeira série do ensino fundamental
- 1996 (Total: 1)
- O jogo protagonizado como elemento potencializador da ação reflexiva de professores pré-escolares
- 2015 (Total: 1)
- Cultural-historical approach : educational research in different contexts (Cultural-historical approach : educational research in different contexts)
- 2009 (Total: 4)
- Crônica de uma morte não materializada (Diário de Santa Maria)
- ISSN Mulheres e a inserção no espaço público (Reflexões Docentes III)
- Padronização da avaliação: um "novo" vestibular (Diário de Santa Maria)
- PEC- 306 - A carreira em discussão (Diário de Santa Maria)
- 2023 (Total: 2)
- Avaliação Institucional: construção de culturas em diferentes contextos universitários Os impactos do ensino remoto para os discentes da pós-graduação (X Congreso Iberoamericano de Pedagogía 2023)
- INTERLOCUÇÕES ENTRE AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL (10 COngresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2019 (Total: 3)
- ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A REALIDADE DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar ? Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovaçõesCINTEDES)
- ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INGRESSANTES NA UFSM ATRAVÉS DA RESERVA DE VAGAS: GÊNERO, DEFICIÊNCIA E GERAÇÃO (I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar ? Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações- cintedes)
- IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (I Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar ? Re-imaginando a escola inclusiva: políticas, práticas e inovações- CINTEDES)
- 2018 (Total: 7)
- A ARTICULAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS DE GÊNERO, DEFICIÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. (III Congresso Ibero-americano de humanidades, ciência e educação)
- Acesso e Permanência nas Instituições de Ensino Superior (VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
- ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- DEZ ANOS DA ?NOVA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?: AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR (VIII CONCRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PUBLICAÇÕES ACERCA DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO (VIII CONCRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- GEPEIN: uma análise das pesquisas realizadas em 10 anos de produção acadêmico-científica (VIII CONCRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- Modelo de atendimento à diversidade (MAD) como balizador do processo de inclusão escolar (VIII CONCRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- 2017 (Total: 1)
- ESTADO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES DA ANPED (2010 A 2015) (38ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED)
- 2016 (Total: 7)
- A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURRÍCULOS DA UFSM: APROXIMAÇÕES INICIAIS (XI Reunião Científica Regional da ANPED - ANPED Sul)
- As qualidades de um professor de Educação Especial: um professor multifuncional? (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: TAREFA PARA UM SUPERPROFESSOR? (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
- BULLYING NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UFSM (I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA XIII JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM E SUA EPISTEMOLOGIA: UM ESTUDO INICIAL (I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA XIII JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONSTITUIÇÃO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- Professor multifuncional: exigências de um sistema educacional inclusivo (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E X SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)
- 2015 (Total: 1)
- AS TRADUÇÕES DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA NO BRASIL (Inclusive and Supportive Education Congress ? ISEC2015 Lisbon)
- 2014 (Total: 3)
- AS IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA (IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA CLASSE COMUM (X ANPED SUL)
- 2013 (Total: 4)
- A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E SUAS DECORRÊNCIAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM (XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:UMA ANÁLISE BRASIL E PORTUGAL (III CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE)
- O QUE OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS TÊM A DIZER SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR (III CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EQUIDADE)
- PESQUISA-AÇÃO COMO POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO DIANTE DOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA (XII CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA)
- 2012 (Total: 6)
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOS PROFESSORES (II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -XII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
- APRENDIZAGEM MEDIADA NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS COTIDIANOS: IMPLICAÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (IX ANPED SUL)
- AS PESQUISAS DO TIPO INTERVENÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO DE TEORIA EDUCACIONAL (XVI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO-ENDIPE)
- AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FRENTE A UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. (II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -XII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
- CONFRONTANDO E ANALISANDO OS DADOS REFERENTES À INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO SUPERIOR (II SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL -XII SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA)
- Educação Especial no Brasil e no Rio Grande do Sul:pontos e contrapontos políticos e legais (V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- 2011 (Total: 3)
- A FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS EDUCACIONAIS DIANTE DAS INTERFACES DA INCLUSÃO (XI CONGRESO IBEROAMERICANO DE EXTENSIÓN UNIVERSITARIA)
- A percepção dos coordenadores de curso frente a educação inclusiva na Universidade Federal de Santa Maria (EDUCASUL 2011)
- As interfaces da educação inclusiva na Universidade Federal de Santa Maria (EDUCASUL 2011)
- 2010 (Total: 6)
- ACESSO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS)
- Aspectos do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior (ANPed Sul)
- Formação docente frente a perspectiva da educação inclusiva (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VI ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- Investigando conceitos cotidianos: a intervenção do educador especial para além da sala de recursos e da escola (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VI ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- O FAZER PEDAGÓGICO: formação em tempos de uma política com vistas à inclusão (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos)
- Reflexão docente nas práticas educativas acerca da Educação Inclusiva (III SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO- POLÍTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
- 2009 (Total: 3)
- Dona Benta e Vygotsky: Uma análise do homem inventor (Congresso de Leitura do Brasil)
- Educação Inclusiva no ensino superior: O fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais (Seminário Nacional de Filosofia e Educação - CONFLUÊNCIAS)
- PENSAMENTO E LINGUAGEM E A PRODUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
- 2008 (Total: 1)
- Oficinas de Xadrez como instrumento mediador no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo (CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- 2007 (Total: 2)
- FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE INDICADORES DE ACEITAÇÃO SOCIAL (II SEMINÁRIO NACIONAL E V SEMINARIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2007,)
- O IMAGINÁRIO SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES : CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (II SEMINÁRIO NACIONAL E V SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ,)
- 2006 (Total: 9)
- AS REPRESENTAÇÕES IMAGINÁRIAS DOS ACADÊMICOS DAS LICENCIATURAS ACERCA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA - APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE E O DESEMPENHO DOS ALUNOS)
- Educação inclusiva como pressuposto ao processo de formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais (II Seminário Nacional sobre educação e inclusão social de pessoas com necessidades especiais)
- Educação Inclusiva; o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental (VI ANPed Sul)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO PRESSUPOSTO AO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS)
- Inclusão e coletividade como pressupostos ao processo de formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais (VI ANPEd Sul)
- MANIFESTAÇÕES DISCENTES ACERCA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DO IMAGINARIO SOCIAL (V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO, CULTURA E EDUCAÇÃO: AS MULTIPLAS FACES DO FEMININO NA EDUCAÇÃO, 2006, PELOTAS.)
- O processo inclusivo como possibilidade nos anos finais do ensino fundamental (II Seminário Nacional sobre educação e inclusão social de pessoas com necessidades especiais)
- O PROCESSO INCLUSIVO COMO POSSIBILIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (II SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS)
- PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SERVE "PRA QUÊ" ? ALGUMAS CONSIDERAS DO IMAGINÁRIO ACADÊMICO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM (12ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE : PERSPECTIVAS EDUCACINAIS DO SÉCULO XXI)
- 2013 (Total: 1)
- ESCOLA DO CAMPO: INFLUÊNCIAS CONTEXTUAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL (I CONGRESSO INTERNACIONAL ENVOLVIMENTO DO ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA:PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO)
- 2010 (Total: 3)
- Avaliação Institucional: a UFSM do ponto de vista docente (2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO)
- Formação docente na rede regular de ensino frente a perspectictiva da Educação Inclusiva (I CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO)
- Reflexão na prática docente frente à Educação Inclusiva (XII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES)
- 2009 (Total: 1)
- Dona Benta e Vygotsky: Uma análise do homem inventor (Congresso de Leitura do Brasil)
- 2008 (Total: 1)
- O atendimento ao discente diante ddas necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino sperior em Santa Maria-RS (CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- 2007 (Total: 5)
- Formação de Conceitos em Crianças com Necessidades Educacionais especiais na Educação Infantil (VIII Congresso Internacional de Educação Popular)
- O fazer pedagógico inclusivao nos anos finais do ensino fundamental (XVII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
- O fazer pedagógico Inclusivo nos Anos Finais do Ensino Fundamental (VIII Congresso Intenacional de Educação Popular)
- Pensando as ações curriculares na Educação Inclusiva de Surdos:Aproximações e Possibilidades (VIII Congresso Internacional de Educação Popular)
- Trabalhando com a formação de professores, o Imaginério social e a cidadania no curso de Pedagogia: Considerações sobre a Psicologia da Educação. (VIIICongressso Internacional de Educação Popular)
- 2006 (Total: 3)
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental (ANPEd Sul)
- Inclusão e coletividade como pressupostos ao processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais (ANPED Sul)
- Psicologia da educação serve pra quê? Algumas considerações do imaginário academico dos cursos de licenciatura da UFSM (12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional de Educação)
- 2005 (Total: 2)
- Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldade na aprendizagem (VI Congresso Internacional para Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular)
- O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria (VI Congresso Internacional para Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular)
- 2004 (Total: 5)
- A formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental (III Edição do Fórum Mundial de Educação)
- Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem nas primeiras séries do ensino (III Edição do Fórum Mundial de Educação)
- Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem nas primeiras séries do Ensino (XIX Jornada Acadêmica Integrada UFSM)
- Mediação entre pares: formação de conceitos em crianças com difuculdades na aprendizagem (Programa de Licenciaturas - PROLICEN/2004)
- Reflexões sobre a avaliação institucional (III Edição do Fórum Mundial de Educação)
- 2003 (Total: 3)
- Coletividade e Formação de Conceitos Científicos (Fórum Mundial de Educação)
- Jogo: Possibilidades e Desafios na ação Docente (Fórum Mundial de Educação)
- O processo de formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacioanis especiais no ensino fundamental (Fórum Mundial de Educação - Educação e Transformação: a educação pública na construção de um outro mundo possível)
- 2002 (Total: 2)
- A formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais incluídos na 1ª série do Ensino Regular (II Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade)
- O processo de construção de conceitos científicos em alunos com necessidades especiais incluídos na 1ª série do ensino regular (XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
- 2000 (Total: 4)
- A questão a Educação e a exclusão na área ocupada da antiga Fazenda Santa Marta (7ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - 52ª Reunião Anual da SBPC)
- A vez e a voz dos Técnicos Administrativos do Centro de Educação/UFSM no processo de Avaliação Institucional (XII Salão de Iniciação Científica)
- Práticas Pedagógicas e o Currículo do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFSM (52ª Reunião Anual da SBPC)
- Procurando o processo de qualidade através da avaliação (I Congresso Internacional de Educação Popular)
- 1999 (Total: 5)
- A educação versus cidadania na prática pedagógica da escola Marista Santa Marta: problemática atual e perspectivas para 1999 (51ª Reunião Anual da SBPC)
- A Prática docente e sua contribuição na avaliação institucional (XI Salão de Iniciação Científica)
- A Prática Docente na Formação de Professores (Seminário Regional de Política e Administração da Educação)
- Programa de Educação Continuada dos Técnicos-Administrativos do Centro de Educação da UFSM (XI Salão de Iniciação Científica)
- Uma experiência de formação continuada dos egressos dos Cursos de Especialização do Centro de Educação e Centro de Educação Física e Desportos (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
- 1997 (Total: 6)
- A formação de professores pré-escolares potencializada pelo jogo protagonizado e a pesquisa-ação (III Seminário de Integração: Paradigmas, Educação e Formação de Professores)
- Educação Especial na região do Sul do RS - uma iniciação (11º COLE - Congresso de Leitura do Brasil: A voz e a letra dos excluídos)
- Educação Especial: diferenças, deficiências ou nada disso? (III Seminário de Integração: Paradigmas, Educação e Formação de Professores)
- GEPFE: Uma proposta de discutir as práticas pedagógicas e as teorias educacionais junto com os professores da rede (III Seminário de Integração: Paradigmas, Educação e Formação de Professores)
- O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como potencializadores na formação de professores pré-escolares (Primer Encuentro Inernacional y Segundo Encuentro nacional de Juego Aprendizaje y Creatividad)
- O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como pressupostos potenciais da práxis de professores pré-escolares (20ª Reunião anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
- 1996 (Total: 4)
- A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- O jogo protagonizado como elemento potencializador da ação reflexiva de professores pré-escolares (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- O jogo protagonizado como perspectiva da ação docente em pré-escola (48ª Reunião Anual da SBPC)
- Programa LAMEN/ESCOLA (III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino)
- 1995 (Total: 5)
- A interação dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial e as Redes de Ensino Municipal, Estadual e Particular - PROGRAMA LAMEN (II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino)
- A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares (II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino)
- Criação de Jogos e Brinquedos com material de sucata como recurso didático no processo ensino aprendizagem - PROGRAMA LAMEN (II Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino)
- O brinquedo como potencializador da prática pedagógica de professores de pré-escola (18ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
- O professor, a criança e o brinquedo como elemento potencializador da práxis (1º Encontro Internacional de Estudos do Desenvolvimento da Criança)
- 2023 (Total: 2)
- PROCESSOS DE PRECARIZAÇÃO E ADOECIMENTO: AS INTERFACES DO EMPOBRECIMENTO DA POPULAÇÃO COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO (41a Reunião Nacional da ANPEd)
- REDE DE FORMAÇÃO E APRENDIZADO ENTRE AS CPAS DO BRASIL (4º CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E DIREITOS HUMANOS)
- 2021 (Total: 2)
- Ações de acessibilidade e permanência na UFSM (V Congresso de Extensão da AUGM)
- Estudantes com Dislexia na Educação Superior: a Subjetividade como Motivação para a Aprendizagem (III Simpósio Nacional e I Simpósio Ibero-americano de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade)
- 2011 (Total: 1)
- Formação de conceitos cotidianos e mediação:implicações nas dificuldades de aprendizagem (34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd)
- 2010 (Total: 3)
- Educação Inclusiva e suas interfaces em diferentes espaços educacionais (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VI ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: O FAZER PEDAGÓGICO DIANTE DAS NOVAS PERSPECTIVAS CONJUNTURAIS (IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VI ENCOTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- Matemática cotidiana e MAtemática científica (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
- 2008 (Total: 3)
- Caracterização do aluno da Universidade Federal de Santa Maria que busca atendimento estudantil no ÂNIMA e reflexões sobre políticas públicas de assistência estudantil (XIV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- Imaginário Social dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM: Considerações sobre a Psicologia da Educação (XIV ENDIPE -encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- O maginário social dos acadêmicos do Curso de Pedagogia acerca da Psicologia da Educação (XIV ENDIPE-Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
- 2007 (Total: 3)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESPAÇO POSSIVEL NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
- O ATENDIMENTO AO DISCENTE DIANTE DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS PERMANENTES E TRANSITÓRIAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA MARIA-RS (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- Xadrez e educação: Contribuições do jogo de xadrez para alunos com dificuldades na aprendizagem (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
- 2006 (Total: 1)
- formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil (12ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E 2º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
- 2004 (Total: 3)
- A Formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental (V Congresso Internacional de Educação Popular e IX Seminário Internacional de Educação Popular)
- Mediação entre pares: a formaçao de coneitos matemáticos por crianças com dificuldades na aprendizagem (II Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade)
- Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades na parendizagem (III Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade)
- 2002 (Total: 1)
- A construção de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais incluídos no ensino regular (52ª Reunião Anual da SBPC)
- 1996 (Total: 1)
- A reflexão como pressuposto da prática docente em pré-escola (VIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
Produção Técnica
- 2006 (Total: 1)
- Cognição e Aprendizagem
- 2005 (Total: 4)
- Caderno Psicologia da Educação I
- Caderno Psicologia da Educação II
- Caderno Psicologia da Educação III
- Caderno Psicologia da Educação IV
- 2020 (Total: 1)
- III Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM - CIPED/2020; II Ciclo de Formação em Avaliação; (Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social.
- 2012 (Total: 1)
- III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL e VI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL - UFSM
- 2009 (Total: 1)
- II Congresso de Educação, Arte e Cultura
- 2021 (Total: 2)
- A Teoria Histórico-cultural se Extende
- II Ciclo Institucional Permanente sobre a Docência na UFSM ? CIPED/2020 e II Ciclo de Formação em Avaliação: (Des)Encontros no Ensino e na Aprendizagem remotos em tempos de distanciamento social
- 2018 (Total: 1)
- GEPEIN - 10 anos A Teoria Histórico Cultural de Vigotski: aportes nas pesquisas em educação
- 2017 (Total: 1)
- XI SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
- 2015 (Total: 2)
- AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014
- X SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL e I SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
- 2014 (Total: 1)
- 1ª SEMANA DA AVALIAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
- 2011 (Total: 2)
- COORDENADORA DO III SEMINÁRIO INTERNO DA LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO ESPECIAL/PPGE/UFSM:EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
- COORDENADORA DOVII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - Educação Especial: uma área interdisciplinar
- 2008 (Total: 1)
- III SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
- 2007 (Total: 1)
- I Seminário Internacional de gestão educacional e II semana acdêmica do curso de especialização em Gestão educacional
- 2006 (Total: 5)
- Coordenadora de Mesa: Coordenadores de curso e professores analisando sua experiência junto ao ÂNIMA
- I semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional
- I Semana Acadêmica do curso de especialização em Gestão Educacional "Gestão Educacional: Realidades, necessidades e possibilidades no contexto Neoliberal"
- Membro da Comissão Organizadora do I Seminário Nacional dos Serviços de Atendimento ao Estudante Universitário
- O legado de Paulo Freire
- 2005 (Total: 1)
- Membro da Coordenação do Curso de Capacitação de Professores - Relações Dialógicas e Interativas entre professores da educação básica e superior
- 1997 (Total: 1)
- Coordenadora da Mesa de Apresentação de Trabalhos, Sala 02 da FaE, durante o III Seminário de Integração: Paradigmas, Educação e Formação de Professores
- 1996 (Total: 1)
- Membro da Comissão Organizadora da 5ª Jornada de Alfabetização para o Século XXI
- 1995 (Total: 1)
- Membro da Comissão organizadora da 4ª Jornada de Alfabetização para o Século XXI
- 1992 (Total: 1)
- Membro da Comissão Organizadora do Seminário Aspectos Psicológicos Institucionais do Professor de Alfabetização face as mudanças de sua identidade no contexto sócio-educativo atual
- 2024 (Total: 1)
- Escola de Todos - Fase III- Curso de Atenção às Diferenças
- 2010 (Total: 2)
- Psicologia Cognitiva e Aprendizagem
- Psicologia da Adolescência e Vida Adulta
- 2008 (Total: 5)
- Alternativas para sensibilização na educação inclusiva
- Formação de conceitos: as contribuições da teoria sócio-histórica para a educação
- Movimento de exclusão na escola: diferenças e deficiências
- Psicologia da Adolescência e Vida Adulta
- Xadrez em sala de aula: uma proposta de atividade desenvolvente para alunos com dificuldades na aprendizagem
- 2007 (Total: 2)
- Bases Psicopedagógicas do desenvolvimento e influências na educação
- Princípios de Educação Inclusiva e o papel do professor
- 2006 (Total: 1)
- Bases Psicopedagógicas do desenvolvimento e influências na educação
- 2005 (Total: 2)
- Bases Psicopedagógicas do desenvolvimento e influências na educação
- Inclusão Escolar
- 2004 (Total: 1)
- A complexidade do contexto atual e as condições de ser professor em situação de inclusão escolar - no Curso de Capacitação de Gestores e Educadores. Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade
- 2003 (Total: 1)
- Bases Psicopedagógicas do desenvolvimento e influências na educação
- 2000 (Total: 1)
- Bases Psicopedagógicas do Desenvolvimento Humano e a Prática Educativa
- 1999 (Total: 1)
- Psicologia e Educação Especial
- 1998 (Total: 1)
- Implantação do Padrão Referencial de Currículo - Tema: Educação Especial, segundo o Caderno de Educação Especial do PRC/SE
- 1997 (Total: 2)
- Curso Capacitação de Alfabetizadores
- Oficina sobre educação de adultos
- 1996 (Total: 2)
- Curso Brincando e reconhecendo as fases
- O construtivismo na educação especial
- 1995 (Total: 1)
- Lingüística Aplicada à Psicopedagogia
- 1994 (Total: 1)
- Uma proposta curricular para as classes especiais
- 1993 (Total: 1)
- Didática da Educação Especial
- 1992 (Total: 1)
- Diferentes abordagens da Psicologia do Desenvolvimento - Piaget
- 2024 (Total: 3)
- A OFERTA DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS NOS CURRÍCULO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: SUBSÍDIOS PARA O DEBATE
- AVALIAÇÃO DOCENTE E AUTOAVALIAÇÃO DISCENTE: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSM
- O PROFISSIONAL DE APOIO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
- 2023 (Total: 2)
- Avaliação Institucional: construção de culturas em diferentes contextos universitários
- REDE DE FORMAÇÃO E APRENDIZADO ENTRE AS CPAS DO BRASIL
- 2022 (Total: 2)
- BARREIRAS PARA O MUNDO DO TRABALHO: DA DEFICIÊNCIA SECUNDÁRIA AO CAPACITISMO
- IMPLICAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE ARTICULADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- 2021 (Total: 1)
- Estudantes com Dislexia na Educação Superior: a Subjetividade como Motivação para a Aprendizagem
- 2019 (Total: 3)
- ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: A REALIDADE DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
- ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INGRESSANTES NA UFSM ATRAVÉS DA RESERVA DE VAGAS: GÊNERO, DEFICIÊNCIA E GERAÇÃO
- Identificação do público-alvo da Educação Especial: desafios das Políticas de Educação Inclusiva
- 2018 (Total: 8)
- A articulação entre as categorias de gênero, deficiência e Educação Superior na produção científica brasileira
- ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
- AÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
- Adaptação e aplicação do Index para a inclusão
- DEZ ANOS DA ?NOVA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL?: AS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
- ESTUDO DE CASO, PESQUISA DOCUMENTAL E ANÁLISE DE CONTEÚDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
- GEPEIN: uma análise das pesquisas realizadas em 10 anos de produção acadêmico-científica
- Modelo de atendimento à diversidade (MAD) como balizador do processo de inclusão escolar
- 2017 (Total: 8)
- A articulação pedagógica entre Educação Especial e ensino comum no contexto escolar
- Bullying na educação superior: alguns achados Pertinentes às pessoas com deficiência e/ou necessidades Educacionais especiais
- Educação especial, neurociência e desigualdades sociais
- ESTADO DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES DA ANPED (2010 A 2015)
- Inclusão escolar, progressos e dificuldades: o que nos dizem os professores de educação especial?
- Pesquisas sobre dislexia e educação superior no Brasil: um estudo preliminar
- Políticas públicas: o lugar invisível das crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
- Professores de educação especial/AEE em um Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul: considerações sobre seu fazer pedagógico e o AEE
- 2014 (Total: 2)
- The process of collaboration having as a paradigm the model for addressing diversity (MAD)
- TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DA CLASSE COMUM
- 2013 (Total: 5)
- A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E SUAS DECORRÊNCIAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
- ESCOLA DO CAMPO: INFLUÊNCIAS CONTEXTUAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:UMA ANÁLISE BRASIL E PORTUGAL
- O QUE OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS TÊM A DIZER SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
- PESQUISA-AÇÃO COMO POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO DIANTE DOS DESAFIOS DA ESCOLA INCLUSIVA
- 2012 (Total: 5)
- Confrontando e analisando os dados referentes a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior
- Educação Especial no Brasil e no Rio Grande do Sul: pontos e contrapontos políticos e legais
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
- Educação Superior: caminhos para um ensino inclusivo de qualidade
- Percepções dos professores do ensino superior sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
- 2011 (Total: 3)
- A Educação Inclusiva em uma instituição federal de Ensino Superior
- A percepção dos coordenadores de curso frente a educação inclusiva na Universidade Federal de Santa Maria
- As interfaces da educação inclusiva na Universidade Federal de santa Maria
- 2010 (Total: 9)
- A Educação Inclusiva e suas interfaces em diferentes espaços educacionais
- ACESSO, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
- As dificuldades de aprendizagem na política da Educação Especial
- Aspectos do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na educação superior
- Formação docente frente a perspectiva da Educação Inclusiva
- Investigando conceitos cotidianos: a intervenção do educador especial para além da sala de recursos e da escola
- O FAZER PEDAGÓGICO: formação em tempos de uma política com vistas à inclusão
- Reflexão docente nas práticas educativas acerca da Educação Inclusiva
- Reflexão na prática docente frente à Educação Inclusiva
- 2009 (Total: 16)
- Alternativas metodológicas como subsídio para o trabalho pedagógico inclusivo de professores de uma escola de ensino fundamental
- Aternativas metodológicas para sensibilização ao processo de inclusão
- Avaliação Institucional: a UFSM vista a partir do segmento docente
- ÂNIMA_ formação continuada de professores no enino superior
- Conceitos cotidianos e o não olhar para a diversidade na educação
- Desempenho discente e avaliação institucional particiaptiva (AIP) no Centro de Educação da UFSM: um primeiro olhar
- Dificuldades da aprendizagem: uma análise a partir da cultura
- Dona Benta e Vygostky: Uma análise do homem inventor
- Educação Inclusiva e Acessibilidade no ensino superior: o fazer pedagógico diante das novas perspecitvas conjunturais na UFSM
- Educação Inclusiva no ensino superior: O fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
- Formação docente: perspectivas e desafios de uma Educação Inclusiva
- O apoio psicopedagógico ao discente e a efetivação de políticas públicas no ensino superior
- O fazer pedagógico inclusivo no ensino fundamental do município de Santa MAria
- Oficinas de xadrez como atividade potencializadora do desenvolvimento do aluno surdo
- Pensamento e Linguagem e a produção das dificuldades de aprendizagem
- Pensamento e LInguagem e a produção das dificuldades de aprendizagem
- 2008 (Total: 4)
- O atendimento ao discente diante de necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior
- O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental
- Um recorte do desempenho dos docentes do CE/UFSM em 2001
- Xadrez na sala de aula: uma proposta de atividade desenvolvente para alunos com dificuldades na aprendizagem
- 2006 (Total: 7)
- Desafios e possibilidades da psicopedagogia no Ânima
- Educação inclusiva como pressuposto ao processo de formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais
- Educação inclusiva: o fazer pedagógico nos anos finais do ensino fundamental
- Inclusão e coletividade como pressuposto ao processo de formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais
- O IMAGINÁRIO SOCIAL DOS ACADêMICOS DAS LICENCIATURAS DE CIÊNCIAS EXATAS E HUMANAS ACERCA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
- O processo inclusivo como possiiblidade dos anos finais do ensino fundamental
- Psicologia da educação serve pra quê? Algumas considerações do imaginário academico dos cursos de Licenciatura da UFSM
- 2005 (Total: 1)
- A família no processo de inclusão escolar
- 2004 (Total: 4)
- Mediação entre os pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem na 2ª série do Ensino Fundamental
- Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem nas primeiras séries do ensino
- Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos por crianças com dificuldades de aprendizagem nas primeiras séries do Ensino
- Relato de Experiência: Formação de conceitos científicos: a viabilidade de um processo em situação inclusiva
- 2003 (Total: 2)
- Coletividade e Formação de Conceitos Científicos
- Jogo: Possibilidades e Desafios na ação docente
- 2002 (Total: 1)
- A formação de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais incluídos na 1ª série do Ensino Regular
- 2000 (Total: 5)
- A Questão da Educação e a Exclusão na área ocupada da Antiga Fazenda Santa Marta
- A vez e a voz dos Técnicos Administrativos do Centro de Educação/UFSM no processo de Avaliação Institucional
- Cursos de Formação de Professores: Análise da avaliação docente
- Prática Pedagógica e o currículo do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFSM
- Procurando o processo de qualidade através da avaliação
- 1999 (Total: 2)
- A formação de professores em escola aberta frente aos processos de educação e exclusão social
- Avaliação Institucional: Um processo viável a ser consolidado no Centro de Educação da UFSM
- 1997 (Total: 5)
- A formação de professores pré-escolares potencializada pelo jogo protagonizado e a pesquisa-ação
- Educação Especial na região Sul do RS - uma iniciação
- Educação Especial: diferenças, deficiências ou nada disso?
- GEPFE: Uma proposta de discutir as práticas pedagógicas e as teorias educacionais junto com os professores da rede
- O Jogo protagonizado como potencializador da práxis em Pré-Escola
- 1996 (Total: 2)
- A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
- A reflexão como pressuposto da prática docente em pré-escola
- 1995 (Total: 1)
- A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
- 2021 (Total: 2)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: PONTOS PARA REFLEXÃO
- Resultados do Projeto em Rede ?Acessibilidade e Inclusão em Contextos Universitários Diferenciados? ? Brasil, Argentina e Uruguai
- 2020 (Total: 2)
- A RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE COLABORAÇÃO E OS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: IMPLICAÇÕES PARA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO
- Desafios de uma Educação Inclusiva em uma sociedade excludente
- 2018 (Total: 1)
- Inclusão educacional na Educação Superior no Brasil: das políticas governamentais à permanência
- 2017 (Total: 1)
- Interfaces inclusivas: aprendizagem, ações afirmativas e acessibilidade na universidade
- 2015 (Total: 1)
- A Educação Especial como área de conhecimento: um diálogo entre Brasil e Portugal
- 2012 (Total: 1)
- Ações Afirmativas no ensino superior
- 2010 (Total: 1)
- Trajetórias de Pesquisa: revisitando...
- 2009 (Total: 1)
- Cartografando a experiência dos professores da graduação e especialização da UFSM
- 2007 (Total: 2)
- Movimento de Exclusão na escola: diferenças e deficiências
- Princípios de Educação Inclusiva e o papel do professor
- 2005 (Total: 1)
- As concepções do aprender e ensinar e o processo de inclusão
- 2004 (Total: 5)
- A ação docente e competências: intersecções possíveis
- Competência e afetividade e suas influências na aprendizagem
- Competência profissional - afetividade e aprendizagem
- Palestrante no Curso de Capacitação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
- Piaget, Vygotsky e Wallon
- 2003 (Total: 3)
- Contribuições dos fundamentos da educação nas práticas de ensino: a psicologia da educação
- Jogo: possibilidades e desafios para a prática na escola. Relação entre pressupostos da teoria Sociocultural de Elkonin e a prática escolar
- Palestrante da programação simultânea da Faculdade de Educação da UFRGS no II Fórum Mundial de Educação - 2003 - FACED/UFRGS: Contribuindo para uma outra escola possível
- 2002 (Total: 1)
- Jogo: possibilidades e desafios para a prática na escola. Relação entre pressupostos da teoria Sociocultural de Alkonin e a prática escolar
- 2000 (Total: 3)
- Avaliação docente dos Cursos de formação de professores do Centro de Educação, uma análise
- Prática docente e o currículo do Curso de Pedagogia do Centro de Educação/UFSM
- Teoria Sócio-histórica de Vygotsky
- 1998 (Total: 3)
- A Zona de Desenvolvimento proximal de Vygotsky como possibilidade no trabalho interativo visando abordar o fracasso escolar
- Educação Especial: histórico e políticas públicas
- Inteligências Múltiplas
- 1997 (Total: 1)
- Educação Especial - Expressão corporal e a deficiência mental
- 1996 (Total: 9)
- A formação do professor de Educação Infantil
- Alfabetização e seu contexto
- Formação de Professores e Alfabetização no Ensino Pré-Escolar
- Fundamentos para construção de uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental
- O Brinquedo no Desenvolvimento da criança
- O jogo e o desenvolvimento humano
- O Jogo protagonizado e a formação do professor
- Produção de Textos na Séries Iniciais
- Subsídios teóricos para a elaboração de proposta curricular do Ensino Fundamental
- 1995 (Total: 2)
- Analfabetismo
- Contextos específicos de Alfabetização
- 1991 (Total: 1)
- Relato de experiência na proposta construtivista
- 1990 (Total: 1)
- Pré-Escola: Relato de Experiências
- 2016 (Total: 2)
- BULLYING NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA E/OU NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DA UFSM
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM E SUA EPISTEMOLOGIA: UM ESTUDO INICIAL
- 2015 (Total: 2)
- AS TRADUÇÕES DA DECLARAÇÃO DE SALAMANCA NO BRASIL
- Cinoterapia: Inovando na sala de recursos
- 2014 (Total: 1)
- AS IMPLICAÇÕES DAS PRÁTICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA AS CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO
- 2011 (Total: 1)
- Formação continuada de professores doa anos inciais do ensino fundamental frente à perspectiva da educação Inclusiva
- 2010 (Total: 1)
- Formação docente na rede regular de ensino frente a perspectiva da Educação Inclusiva
- 2008 (Total: 3)
- O atendimento ao discente diante das necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior de Santa Maria -RS
- O atendimento discente diante das necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior de Santa MAria - RS
- Oficinas de xadrez como atividade potencializadora no desenvolvimento do aluno surdo
- 2007 (Total: 3)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO ESPAÇO POSSIVEL NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
- O ATENDIMENTO AO DISCENTE DIANTE DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS PERMANENTES E TRANSITÓRIAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA MARIA-RS
- Xadrez e Educação:Contribuições do jogo de xadrez para alunos com dificuldades na aprendizagem
- 2024 (Total: 1)
- As formações dos professores propiciam práticas inclusivas inovadoras?
- 2018 (Total: 1)
- ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: PUBLICAÇÕES ACERCA DOS PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO
- 2016 (Total: 1)
- A EPISTEMOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS CURRÍCULOS DA UFSM: APROXIMAÇÕES INICIAIS
- 2011 (Total: 1)
- Formação de conceitos cotidianos e mediação:implicações nas dificuldades de aprendizagem
- 2010 (Total: 1)
- Matemática cotidiana e matemática científica
- 2009 (Total: 3)
- Alternativas Metodológicas para sensibilização ao processo de inclusão
- Avaliação Interna: auto-avaliação da UFSM, um recorte dos resultados a partir dos discentes dos cursos de Graduação do Centro de Educação da UFSM
- Procurando a qualidade por meio da avaliação dos gestores do Centro de Educação
- 2008 (Total: 9)
- A interação e construção do conhecimento em uma escola de surdos a partir de oficinas de xadrez
- Caracterização do aluno da Universidade Federal de Santa Maria que busca atendimento estudantil no ÂNIMA e reflexões sobre políticas públicas de assistência estudantil
- Educação do campo e inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: discussões necessárias
- Imaginário Social dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM: Considerações sobre a Psicologia da Educação
- O atendimento ao discente diante de necessidades educacionais especiais permanentes e transitórias nas instituições de ensino superior de Santa Maria - RS
- O fazer pedagógico inclusivo nos anos iniciais do ensino fundamental
- Oficina de xadrez como atividade potencializadora do desenvolvimento do aluno surdo
- Oficinas de xadrez como atividade potencializadora no desenvolvimento do aluno surdo
- Um recorte da Teoria e da Prática da Avaliação Institucional na UFSM
- 2004 (Total: 2)
- Pôster: A formação de conceitos científicos em crianças com necessidades educacionais especiais no ensino fundamental
- Pôster: Reflexões sobre avaliação institucional
- 2002 (Total: 1)
- Pôster: O processo de construção de conceitos científicos em alunos com necessidades educacionais especiais incluídos na 1ª série do ensino regular
- 1999 (Total: 5)
- A Prática docente e sua contribuição na avaliação institucional
- Pôster: A Educação x Cidadania na prática pedagógica da Escola Marista Santa Marta: problemática atual e perspectivas para 1999
- Pôster: A Prática Docente na Formação de Professores
- Programa de Educação continuada dos Técnicos-Administrativos do Centro de Educação da UFSM
- Uma experiência de formação continuada dos egressos dos Cursos de Especialização do Centro de Educação e Centro de Educação Física e Desportos
- 1997 (Total: 3)
- Criação de Jogos e Brinquedos com material de sucata como recurso didático no processo ensino aprendizagem
- O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como potencializadora na formação de professores pré-escolares
- Pôster: O jogo protagonizado e a pesquisa-ação como pressupostos potenciais da práxis de professores pré-escolares
- 1996 (Total: 5)
- A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
- O jogo protagonizado como elemento potencializador da ação reflexiva de professores pré-escolares
- Pôster: A linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
- Pôster: O jogo protagonizado como perspectiva da ação docente em pré-escola
- Programa LAMEN/ESCOLA
- 1995 (Total: 4)
- A interação dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial e as Redes de Ensino Municipal, Estadual e Particulares - PROGRAMA LAMEN
- A Linguagem LOGO como potencializadora de aprendizagens interdisciplinares
- O professor, a criança e o brinquedo como elemento potencializador da práxis
- Pôster: O brinquedo como potencializador da prática pedagógica de professores de pré-escola
- 1990 (Total: 1)
- Relato de experiência
- 2016 (Total: 2)
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: TAREFA PARA UM SUPERPROFESSOR?
- Professor multifuncional: exigências de um sistema educacional inclusivo
- 2008 (Total: 1)
- Reflexões sobre as políticas públicas de assistência estudantil a partir da experiência do Núcleo de Apoio ao Estudante da UFSM- ÂNIMA
- 2010 (Total: 1)
- III Ciclo de Cinema: Cinema e Deficiência
- 2022 (Total: 2)
- Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Educação/UFSM - CAICE-Csa/CE
- Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior
- 2012 (Total: 1)
- MOMENTO EDITORIAL JAI/CENTRO DE EDUCAÇÃO-APRESENTAÇÃO DE OBRA BIBLIOGRÁFICA
- 2021 (Total: 2)
- ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS DIFERENCIADOS: CONTRIBUIÇÕES DA UFSM
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O FAZER PEDAGÓGICO DIANTE DAS NOVAS PERSPECTIVAS CONJUNTURAIS (3ª Etapa)
- 2020 (Total: 1)
- INFLUÊNCIA DE UM PROCESSO FORMATIVO PARA A ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA
- 2019 (Total: 2)
- Epistemologia da Formação de Professores de Educação Especial: um estudo de caso
- PROCESSO DE INCLUSÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS COM DEFICIÊNCIA E SUA REPERCUSSÃO NA SAÚDE OCUPACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A UFSM
- 2018 (Total: 1)
- Tenho dislexia e estou na Educação Superior. E agora?
- 2017 (Total: 1)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais (2ª Etapa)
- 2016 (Total: 1)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais ( 2ª Etapa)
- 2015 (Total: 1)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais ( 2ª Etapa)
- 2014 (Total: 2)
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais ( 2ª Etapa)
- RELATÓRIO DE ATIVIDADES REALIZADAS NO PÓS-DOUTORAMENTO
- 2013 (Total: 1)
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
- 2012 (Total: 2)
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
- O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- 2011 (Total: 2)
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
- O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- 2010 (Total: 2)
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
- O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- 2009 (Total: 2)
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
- O FAZER PEDAGÓGICO INCLUSIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- 2008 (Total: 4)
- A CONCEPÇÃO DOS GESTORES ESCOLARES EM RELAÇÃO À DEPRESSÃO INFANTIL: UM ESTUDO COMPARATIVO EM ESCOLAS DE SANTA MARIA - RS
- Educação Inclusiva: o fazer pedagógico diante das novas perspectivas conjunturais
- GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INCLUSIVA:O OLHAR DA FAMÍLIA
- XADREZ E EDUCAÇÃO: Contribuições do jogo de xadrez para alunos com dificuldades na aprendizagem
- 2007 (Total: 2)
- AS INFLUÊNCIAS DOS FATORES DISTAIS E PROXIMAIS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO
- O Atendimento ao discente diante de necessidade educacionais especiais permanentes e transitórias nas Instituições de Ensino Superior em Santa Maria ? RS
- 2006 (Total: 1)
- Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais na Educação Infantil
- 2005 (Total: 3)
- Formação de conceitos em crianças com necessidades educacionais na Educação Infantil
- Inclusão escolar e alfabetização: desafios frente ao processo
- O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria
- 2004 (Total: 2)
- Mediação entre pares: a formação de conceitos matemáticos em crianças com necessidades educacionais especiais
- O projeto político pedagógico da integração/inclusão escolar: perspectivas e realidades
- 1998 (Total: 3)
- A questão da educação e a exclusão na área ocupada da antiga fazenda Santa Marta
- O jogo como recurso pedagógico para crianças com déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH)
- Viabilidade do trabalho com informática na Educação Infantil
- 1995 (Total: 1)
- Criação de Jogos e Brinquedos com material de sucata como recurso didático no processo ensino-aprendizagem
- 1999 (Total: 1)
- Assessoramento à alunos do 1º e 2º semestres dos Cursos de Pedagogia e Educação Especial do Centro de Educação, participando do Projeto de Ensino: Sistema de Tutoria: Projeto Piloto do Programa Ânima
- 1996 (Total: 1)
- Assessoria a Projetos desenvolvidos no Laboratório de Metodologia do Ensino - LAMEN
- 1995 (Total: 2)
- Assessoria a escolas da rede Municipal, Estadual e Particular de Santa Maria e Região através do Laboratório de Metodologia do Ensino - LAMEN
- Assessoria Pedagógica a acadêmicos e bolsista do Curso de Pedagogia junto a Sala de Construção do Laboratório de Metodologia do Ensino
- 2010 (Total: 2)
- Revista de Educação Especial
- Revista Iberoamericana de Educacción
- 2009 (Total: 1)
- Revista Iberoamericana de Educacción
- 2008 (Total: 1)
- Revista Iberoamericana de Educacción
- 1999 (Total: 1)
- Programa Administrativo de Educação continuada dos Técnicos Administrativos do Centro de Educação da UFSM
- 1998 (Total: 2)
- A questão da educação e a exclusão na área ocupada na antiga Fazenda Santa Marta
- Acompanhamento, implantação, aperfeiçoamento do padrão referencial de currículo do Estado do RS
- 1996 (Total: 2)
- LAMEN: Um espaço Mediador nas Atividades de Ensino de Graduação da UFSM
- Programa LAMEN/ESCOLA
- 1995 (Total: 2)
- LAMEN - Um espaço para se fazer e pensar educação
- Programa de Laboratórios - PROLAB
- 2011 (Total: 2)
- Parecer sobre proposta de publicação da Editora da UFPR
- Parecer sobre proposta de Publicação da EDUNIOESTE
- 2010 (Total: 4)
- ANPED Sul
- Revista Educação e Realidade
- Revista Espaço Acadêmico - UEM
- Rrevista Espaço Acadêmico
- 2009 (Total: 1)
- Revista Eltrônica Currículo Sem Fronteiras
- 1998 (Total: 3)
- Relatório do Projeto de Extensão Jornadas de Aperfeiçoamento Pedagógico
- Relatório Gestão 97/98 - Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação
- Relatório parcial das atividades do Projeto - A questão da educação e a exclusão na área ocupada da antiga Fazenda Santa Marta
- 1997 (Total: 1)
- Relatório das Atividades desenvolvidas em parceria entre programas 4ª Colônia, Lunar de Sepé e Programa LAMEN/ESCOLA
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 1)
- MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: INTERSECCIONALIDADES QUE CONSTITUEM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA -RS
- 2022 (Total: 1)
- Trajetória de professoras surdas no universo docente do ensino superior
- 2021 (Total: 2)
- A INTERVENÇÃO PRECOCE E O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AÇÕES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
- ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS MEDIDAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM TEMPOS DE CORTE DOS RECURSOS PÚBLICOS NO PERÍODO DE 2016 A 2020
- 2020 (Total: 1)
- GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A PESQUISA INTERVENÇÃO COMO MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
- 2018 (Total: 2)
- AS (IM) POSSIBILIDADES DO ENSINO COLABORATIVO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Trajetórias de Mulheres com deficiência na educação superior: barreiras e possibilidades
- 2017 (Total: 2)
- ?SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO?: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- O FAZER PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/AEE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: DESAFIOS DA INCLUSÃO
- 2016 (Total: 1)
- A EDUCAÇÃO MEDIADA POR ANIMAIS COMO ATIVIDADE DESENVOLVENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS
- 2015 (Total: 3)
- CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO GT 15 DA ANPED
- EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:INFLUÊNCIAS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM SUJEITO INCLUSIVO
- INCLUSÃO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DOS CURSOS UAB DA UFSM
- 2014 (Total: 3)
- A INCLUSÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR:REALIDADE E PERSPECTIVAS NAEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- O CURRÍCULO E A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES DE PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFSM
- PRÁTICAS DE BULLYING ESCOLAR E A INCLUSÃO EDUCACIONAL: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NESSE CONTEXTO
- 2013 (Total: 3)
- A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUAS DECORRÊNCIAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
- DECORRÊNCIAS DO PROCESSO FORMATIVO COM VISTAS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO FAZER PEDAGÓGICO DE EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSM
- TRABALHO DOCENTE ARTICULADO: A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO
- 2012 (Total: 1)
- PROPOSTAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: ALGUNS APONTAMENTOS
- 2011 (Total: 2)
- A FORMAÇÃO DOS CONCEITOS COTIDIANOS E SUA INFLUÊNCIA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
- O TRABALHO ARTICULADO ENTRE EDUCADORES ESPECIAIS E PROFESSORES DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS(NEE) INCLUÍDOS
- 2010 (Total: 1)
- A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
- 2009 (Total: 1)
- A formação de conceitos cotidianos e as implicações na aprendizagem escolar
- 2005 (Total: 1)
- Produção de material didático para o curso de graduação a distância de educação especial
- 1995 (Total: 1)
- Criação de Jogos e Brinquedos com material de sucata como recurso didático no processo ensino-aprendizagem
- 2023 (Total: 2)
- A Formação do Professor de Educação Física da UFSM: elementos que possibilitem a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais
- PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO E A LÓGICA UTILITARISTA DO CAPITAL
- 2022 (Total: 1)
- O PROJETO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PEDAGOGIAS EM DISPUTA
- 2021 (Total: 1)
- O AMBIENTE DE POTENCIAL FORMAÇÃO (APF) COMO MEDIAÇÃO PARA A ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
- 2019 (Total: 3)
- A epistemologia da formação de professores de educação especial: Um professor plurivalente para ?dar conta da inclusão??
- Dislexia, educação superior e aprendizagem: uma análise da subjetividade e dos processos compensatórios a partir da teoria histórico-cultural
- PROCESSO DE INCLUSÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS COM DEFICIÊNCIA E SUA REPERCUSSÃO NA SAÚDE OCUPACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A UFSM
- 2018 (Total: 2)
- A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES
- O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO COMO CONCEPÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
- 2016 (Total: 1)
- Inclusão de servidores com deficiência na UFSM: Repercussões na Saúde do Trabalhador
- 2015 (Total: 2)
- A epistemologia do professor de educação especial
- TENHO DISLEXIA E ESTOU NO ENSINO SUPERIOR... E AGORA? OS DESAFIOS PARA CONCLUIR A GRADUAÇÃO
- 2014 (Total: 2)
- A APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: OBSTÁCULOS E POSSIBILIDADES
- O TRABALHO DOCENTE ARTICULADO COMO CONCEPÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
- 2023 (Total: 1)
- Relação entre gênero, deficiência e maternidade: algumas reflexões
- 2022 (Total: 4)
- A CONSTITUIÇÃO DO AUTOCONCEITO DE GÊNERO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
- ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
- MULHERES NEGRAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PROCESSO DE INSERÇÃO E PERMANÊNCIA NA UFSM
- OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE INCENTIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA E SEUS EFEITOS PARA UMA CRIANÇA COM AUTISMO
- 2020 (Total: 1)
- INTERSECCIONALIDADES: DEFICIÊNCIA, GÊNERO, ETNIA E CLASSE SOCIAL NO ENSINO MÉDIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-RS
- 2010 (Total: 3)
- Concepções da família em relação à escola: reflexos na aprendizagem escolar
- Dificuldades de Aprendizagem: quais são, quem identifica, resultadso e implicações educacionais
- Processo de formação do pedagogo a partir de uma matriz curricular com vistas a Educação Inclusiva
- 2009 (Total: 1)
- A importância da afetividade e da auto-estima no aprendizado escolar
- 2008 (Total: 6)
- Emoções e suas decorrências para a aprendizagem
- Fatores intervenientes no processo interativo de uma criança na Educação Infantil
- Flexibilizações curriculares na escola comum: desafios para a prática docente
- O processo de formação de conceitos em uma criança incluída na Educação Infantil
- O tempo e o espaço das brincadeiras como o jogo protagonizado no primeiro ano do ensino fundamental na opnião de diferentes autores
- Relação professor-aluno e sua influência na escolarização de crianças com dificuldades na aprendizage
- 1999 (Total: 1)
- O jogo como recurso pedagógico para crianças com déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH)