Celso Ilgo Henz

Produção Bibliográfica

    2010 (Total: 1)
  • Apresentação (Educação de Jovens e Adultos. Currículo e práticas pedagógicas.)
    2023 (Total: 1)
  • ISSN Pesquisa auto(trans)formação: por uma ambiência de pertencimento no ensino superior (REVISTA COCAR (ONLINE))
    2021 (Total: 3)
  • ISSN CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE PAULO FREIRE: UM LEGADO DE FRATERNURAS E DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO COM AS GENTES E O MUNDO (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE))
  • ISSN Contação de histórias em tempos de COVID-19: estabelecendo vínculos afetivos entre professora, crianças e famílias (https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16036.076)
  • ISSN Sobre (re)aprender a do-discência com as crianças: um desafio vivido com as turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM (REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO)
    2020 (Total: 1)
  • ISSN Andarilhando: movimentos que se entrelaçam em Marie-Christine Josso e Paulo Freire (https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12379)
    2019 (Total: 2)
  • ISSN Auto(trans)formação permanente e desenvolvimento docente no contexto do PIBID - ISSN: 2446-9424 (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
  • ISSN Avanços científico-tecnológicos e Auto(trans)formação com professores: novos tempos ... velhos desafios?! (http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i2.4508)
    2018 (Total: 5)
  • ISSN Auto(trans)formação permanente com professores: em busca da compreensão político-epistemológica - ISSN: 2238-1279 (Educação e Cultura Contemporânea)
  • ISSN CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS: UMA METODOLOGIA DE PESQUISA INSPIRADA NOS CÍRCULOS DE CULTURA FREIREANOS - ISSN: 1996-5257 (Revista Perspectiva)
  • ISSN Experiência e movimento: pensando a educação em Dewey - ISSN: 2238-0302 (REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO)
  • ISSN Políticas públicas para formação continuada de professores no ensino médio - ISSN: 1982-3207 (POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV)
  • ISSN Processos de auto(trans)formação permanente com educadores: possibilidades de reinvenção da pedagogia popular na escola pública - ISSN: 2177-6059 (ROTEIRO (UNOESC))
    2017 (Total: 2)
  • ISSN PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO: FRONTEIRAS E COMPROMETIMENTOS COM O HUMANO, O PEDAGÓGICO, O EPISTEMOLÓGICO E O POLÍTICO - ISSN: 2446-8576 (Revista Brasileira de Alfabetização)
  • doi ISSN PAULO FREIRE NO ÂMBITO DA PESQUISA: OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE REINVENÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA E AUTO(TRANS) FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES (INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE))
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Auto(trans)formação permanente com professores da EJA ensino médio: diálogos problematizadores, amorosidade, rigorosidade e inovação - ISSN: 1982-3207 (POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV)
    2014 (Total: 1)
  • doi ISSN Narrações de professores e avaliação da aprendizagem: atravessamentos, tempos vividos em si-outro (Imagens da Educação)
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Dialogar e Amar: ensinando/aprendendo para ser mais (Políticas Educativas)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Vivenciando e Aprendendo uma Cultura Organizacional Democrática com as Histórias Infantis - ISBN 9788561128005 (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN As concepções dos Gestores Educacionais sobre a formação continuada de professores (Espaço Pedagógico)
    2006 (Total: 1)
  • ISSN Diversidade cultural e emancipação (Espaço Pedagógico)
    1998 (Total: 3)
  • Gestão democrática e proposta pedagógica (Revista Eletrônica Fórum Ade)
  • O contexto globalizado de construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola (Revista Eletrônica Forum Ade)
  • Universidade: desafios e perspectivas para o limiar do novo milênio (Revista Eletrônica Forum Ade)
    1997 (Total: 3)
  • ISSN Educação e Classe Sociais (Espaço Pedagógico)
  • ISSN Educação e Conflitos Sociais (Vidya (Santa Maria))
  • ISSN Pedagogia Solcial Um saber necessário? (Espaço Pedagógico)
    1998 (Total: 1)
  • Libertação e Construção da Cidadania nos Movimentos e Organizações Populares (Revista Nossa Voz)
    1997 (Total: 1)
  • Educação e Conflitos Sociais (Livro Educação e Cidadania)
    1995 (Total: 1)
  • Revolução Cultural. O Caminho da Liberação.O pensamento Filosófico e Pedagógico de Ernani Maria Fiori. (Dissertação de Mestrado Em Educação)
    1994 (Total: 1)
  • Em Busca da Universidade para o Terceiro Milênio (Cadernos de Pesquisa)
    1992 (Total: 1)
  • A Cultura dos Trabalhadores Camponeses e Operários (Revista Renovação Regional Sul 3 Cnbb)
    2023 (Total: 2)
  • Dialogus: no entrelaçar das genteidades, a construção de caminhos outros como inéditos viáveis (Pesquisa-auto(trans)formação com genteidades e com o mundo)
  • Dos círculos de cultura aos círculos dialógicos investigativo-auto(trans)formativos: (re)(des)construções e reinvenções no âmbito da pesquisa) (Pesquisa-auto(trans)formação com genteidades e com o mundo)
    2020 (Total: 1)
  • Interfaces entre EJA e Educação Popular: desafios e contribuições para uma educação humanizadora e emancipatória (Interfaces entre EJA e Educação Popular: desafios e contribuições para uma educação humanizadora e emancipatória)
    2019 (Total: 2)
  • Conscientização - 13 de julho (365 com Paulo Freire)
  • PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - 01 de fevereiro (365 DIAS COM PAULO FREIRE)
    2018 (Total: 6)
  • Antropológica (Dicionário Paulo Freire ISBN: 9788551303887)
  • AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES: TESSITURAS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, PRÁTICAS E PROCESSOS DE PESQUISA (Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas ISBN: 9788594891327)
  • Avaliação: um processo dialógico, reflexivo e crítico na relação educador e educando (Programa Saberes: experiências de formação universitária ISBN: 9788556963079)
  • DIALOGICIDADE E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POR UMA ESCOLA SÉRIA E ALEGRE (Educação básica e pesquisa)
  • PIBID: ENTRE-LUGAR DE PESQUISA E AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES (Vozes da Educação ISBN: 9788593711183)
  • Presença (Dicionário Paulo Freire ISBN: 9788551303887)
    2017 (Total: 1)
  • PIBID ? ESPAÇO QUE OPORTUNIZA A AUTO(TRANS) FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES (Formação de professores e Educação Básica: diálogos entre ensino e pesquisa ISBN: 9788588022386)
    2015 (Total: 5)
  • Antropologica (condición) (Diccionario Paulo Freire)
  • Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos: uma proposta epistemológico-política de pesquisa (DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores)
  • Círculos Dialógicos Investigativos-Formativos e Auto(trans)formação permanente de professores (DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores)
  • DIALOGUS: encontros dialógicos investigativos como possibilidade de auto(trans)formação permanente de professores (DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores)
  • Presencia (en el mundo) (Diccionario Paulo Freire)
    2014 (Total: 5)
  • (RE)CONSTRUINDO PRÁXIS PEDAGÓGICAS HUMANIZADORAS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES(AS) DA MODALIDADE EJA (Interfaces entre políticas públicas/gestão educacional e formação docente)
  • "Dialogus": Formação Permanente, Humanização e Cidadania (Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas)
  • A Necessidade da Formação Continuada no Espaço Escolar: A Importância de Refletir a Prática (Formação Inicial e Continuada na Perspectiva da Qualidade em Educação)
  • Formação Permanente de Educadores como Prática de Gestão Escolar Democrática para uma Educação Humanizadora (Interfaces entre políticas públicas/gestão educacional e formação docente)
  • PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: O PROFESSOR E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO NÚCLEO DA INOVAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS (Formação Inicial e Continuada na Perspectiva da Qualidade em Educação)
    2013 (Total: 1)
  • Práticas pedagógicas e formação de professores da EJA: diálogos por uma educação para além da escola (Educação popular e a pedagogia da contramarcha: uma homenagem a Gomercindo Chiggi)
    2012 (Total: 4)
  • ANTHROPOLOGICAL (condition) (Paulo Freire Encyclopedia)
  • Educação e culturas: (des)encontros entre o 'eu' e o 'outro' (Diálogos com Paulo Freire: ensaios sobre educação, cultura e sociedade)
  • Paulo Freire e a educação integral: cinco dimensões para (re)humanizar a educação (Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos)
  • PRESENCE (in the world) (Paulo Freire Encyclopedia)
    2010 (Total: 5)
  • ANTROPOLÓGICA (Condição) - Verbete (Dicionário Paulo Freire)
  • Apresentação (Educação de Jovens e Adultos. Currículo e Práticas Pedagógicas)
  • Dialogando sobre cinco dimensões para (re)humanizar a educação (Formação de Educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante)
  • Paulo Freire e o Pensamento Latino-americano (Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo)
  • PRESENÇA (No mundo) - Verbete (Dicionário Paulo Freire)
    2009 (Total: 1)
  • Educação humanizadora em tempos de globalização - ISBN 9788575782316 (Educação humanizadora e os desafios da diversidade)
    2008 (Total: 2)
  • ANTROPOLÓGICA (Condição) - Verbete (DICIONÁRIO PAULO FREIRE)
  • PRESENÇA (no mundo) - Verbete (DICIONÁRIO PAULO FREIRE)
    2007 (Total: 3)
  • Identidade, Autonomia e Cidadania: professores lendo o mundo e a palavra (Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo)
  • Na escola também se aprende a ser gente (A Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada)
  • Um Congresso: vivências... sonhos... esperança... (A Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada)
    2005 (Total: 2)
  • Filosofia e Educação: aprendendo uma razão-emoção crítico-reflexiva (Filosofia e Educação: confluências)
  • O humano do humano na docência (Memórias, diálogos e sonhos do Educador)
    2002 (Total: 1)
  • Educação e Revolução Cultural. Do descompasso entre a cultura escolar e a cultura popular para processos educacionais como práxis históricas (Educação, Cultura e Resistência. Uma abordagem terceiromundista)
    1995 (Total: 1)
  • Qualidade em Educação. Um Debate Necessário (Liberalismo e Qualidade Total. Para Onde Vai a Universidade?)
    2015 (Total: 1)
  • DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores
    2012 (Total: 1)
  • Diálogos com Paulo Freire: ensaios sobre educação, cultura e sociedade
    2007 (Total: 1)
  • Educação Humanizadora na sociedade globalizada
    2005 (Total: 1)
  • Memórias, diálogos e sonhos do educador.
    2009 (Total: 1)
  • Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade - ISBN 9788575782316
    2009 (Total: 1)
  • Pedaços de Vida em Palavras (Nosso Mundo, Nossa História)
    2019 (Total: 1)
  • CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA UMA PESQUISA DIALÓGICO-REFLEXIVA E PROBLEMATIZADORA (XIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
    2018 (Total: 2)
  • Conscientização, esperançar e libertação: (re)encontros com Paulo Freire (XX Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire. Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul.)
  • O inacabamento como condição ontológica para auto(trans)formação permanente de professores.ISSN: 21763569 (XX Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
    2017 (Total: 2)
  • Juvenilização na EJA: dizeres e fazeres de professores e estudantes (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior - educação para a cidadania global: políticas e práticas)
  • REINVENTANDO PAULO FREIRE NA PESQUISA: O DIÁLOGO COMO POTENCIALIZADOR DA DINAMICIDADE DOS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS E DA AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
    2016 (Total: 1)
  • Formação permanente de professores da EJA e os desafios de trabalhar os conhecimentos de forma compartilhada (XVIII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire - Fronteiras freireanas: diálogos e trajetórias)
    2015 (Total: 10)
  • As práticas educativas com adolescentes em conflito com a lei: perspectivas de humanização e cidadania (III Seminário Internacional de Políticas da Educação Básica e Superior, IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional na UFSM)
  • Círculos Dialógicos Investigativo-formativos virtuais: reinventando Freire a partir de novos caminhos metodológicos para se repensar a EJA (IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Utopia, Esperança e Humanização)
  • Círculos Dialógicos Investigativo-formativos:uma possibilidade de pesquisa entrelaçando os Círculos de Cultura freireanos com a pesquisa-formação (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Educar com seriedade sim, mas com alegria! As classes populares na escola pública)
  • DEMOCRACIA, ALEGRIA E ESPERANÇA: A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Educação de Jovens e Adultos: um espaço de humanização, diálogo e amorosidade (IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: utopia, esperança e humanização)
  • Educar com alegria....Para educar com seriedade (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Formação Permanente do(a) Pedagogo(a) nos Espaços Socioeducativos (VI Fórum Internacional de Pedagogia)
  • Interfaces entre o Ensino Médio regular e a juvenilização na EJA: desafios para a formação permanente de educadores a partir das vozes dos educadores e dos estudantes (III Seminário Internacional de Políticas Públicas de Educação Básica e Superior)
  • Novos paradigmas na formação inicial das licenciaturas para EJA (III Seminário Internacional de Políticas Públicas de Educação Básica e Superior)
  • TRAJETÓRIAS AUTO/TRANS/FORMATIVAS: DIÁLOGOS E ESCUTA DOCENTES NO PROEJA (IX SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: UTOPIA, ESPERANÇA E HUMANIZAÇÃO)
    2014 (Total: 18)
  • A Caracterização e os Percursos Históricos das Instituições de Atendimento aos Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei: o contexto atual e as implicações da educação (VIII Simpósio Nacional de Educação e do II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
  • A Reconstrução da Auto/Trans/Formação Permanente de Professores(as) da Modalidade EJA (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: ARTICULAÇÕES COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA (VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
  • Das Situações-limite ao inédito viável: a resiliência no contexto da formação e desenvolvimento profissional (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Democratizar a Democracia: mudando a cara da escola através do projeto político Pedagógico - dialogando com Paulo Freire (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Desafios para a formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos: a importância das relações interpessoais a partir do olhar dos estudantes (VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
  • Dialogando sobre as políticas públicas e formação inicial de professores para a EJA numa perspectiva freireana (VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
  • Formação Permanente de Educadores e os desafios de trabalhar com projetos temáticos em uma aproximação com a Pedagogia Freireana (VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma Pedagogia dos Direitos Humanos)
  • Histórias, Sonhos e Esperança- A Práxis Pedagógica com adolescentes em conflito com a lei: desafios na educação na perspectiva da reinserção social (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • O trabalho como fundamento educativo na educação profissional e tecnológica: contribuições de Paulo Freire (9º Congresso Internacional de Educação Superior - Universidad)
  • O Trabalho com Projetos como Mobilização para Jovens e Adultos dizerem sua palavra (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Pensando com Freire o Projeto Político Pedagógico como espaço de formação permanente de professores professores (VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Possibilidade de Transformação da Escola Pública Brasileira pela Pedagogia Popular (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Que Relações têm Permeado os Espaços de Educação Infantil? Paulo Freire tem algo a nos dizer (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Reflexões sobre a Formação Inicial dos Professores de Licenciatura para atuarem na EJA a partir da Perspectiva Freireana (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Seminário Integrado para além dos muros da escola (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Um Olhar (Re)criador sobre a Educação (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Vínculos Afetivos/Afetividade: diálogos entre Freire, Wallon, Pichón- Riviére e gestores de escolas infantis (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
    2013 (Total: 16)
  • A Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio a partir de Freire: novos contextos, novos olhares (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • A leitura do mundo e da palavra através dos diálogos coletivos com os(as) contadores(as) de histórias (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • A pesquisa socioantropológica como recurso para a construção de temas geradores na EJA em uma escola estadual de Santa Maria-RS (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • E as crianças não querem mais sair da sua escola...Relações Afetivas e Dialógicas na Gestão de uma Escola Rural (XV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Formação permanente de professores na modalidade de Educação de Jovens e Adultos através do projeto 'Humanização e cidadania na escola' (Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão- XVII SEPE)
  • Formação permanente de professores(as) da EJA: diálogo e reflexão acerca da humanização e cidadania na escola (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Grupo Dialogus: formação e humanização com Paulo Freire (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Grupo Dialogus: os círculos dialógicos na formação permanente de professores (Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão- XVII SEPE)
  • Humanização e Cidadania na Escola: a construção da formação inicial e permanente com professores da EJA (XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente- SIPD)
  • Juvenilização na EJA: desafios para a formação de educadores/as na perspectiva de uma educação humanizadora (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação do(a) Trabalhador(a))
  • O círculo de cultura na formação permanente do tempo-espaço da escola: 'Olhares' de gestoras coordenadoras pedagógicas (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • O professor da EJA e sua formação: caminhos em construção (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação-RS, VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão educacional-UFSM)
  • Projeto político pedagógico e a construção de práticas democráticas na escola (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Projeto Político Pedagógico e A construção de práticas democráticas na Escola (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Rede Integrare: investigação-formação em sintonia freiriana (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Relato de experiência na Educação Infantil : possível por meio do 'Projeto hora do conto: meninas e meninos lendo o mundo e a palavra' (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
    2012 (Total: 12)
  • A (re)construção dos saberes docentes na perspectiva da autonomia pedagógica (IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ISSN 22389229))
  • AVALIANDO AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS: a importância da amorosidade e da dialogicidade no processo de gestão escolar (III Seminário Internacional em Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM)
  • Diálogos construídos e (re)construídos com Paulo Freire através da formação continuada de professores de uma escola municipal de Educação Infantil em Santa Maria/RS (XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Formação continuada com professores de uma escola municipal de Educação Infantil: reflexões sobre o contexto teórico e concreto (XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Formação de professores na educação básica: humanização e cidadania na escola (IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ISSN 22389229))
  • Humanização e cidadania na escola: Diálogos construídos com professores(as) de um município do Rio Grande do Sul (XVI Jornada Nacional de Educação)
  • Interelações entre cidadania e humanização para construção da leitura do mundo e leitura da palvra (XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Letramento e inclusão na EJA (IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ISSN 22389229))
  • Meninos e meninas se constituindo como cidadãos humanizados a partir de uma prática afetiva e um diálogo-problematizador (XVI Jornada Nacional de Educação)
  • Peregrinos de si: avaliação em narrativas de professores de matemática (V CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (ISSN 2178-0676))
  • Professores da EJA: da realidade dos educadores aos diálogos coletivos de formação continuada (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Reflexões sobre os diálogos construídos com professoras de Educação Infantil através da formação continuada (Seminário da ANPAE Região Sul- Gestão e políticas públicas de educação: desafios atuais)
    2011 (Total: 6)
  • A avaliação como conscientização: vivendo um sentir/pensar/agir amoroso, critico e dialogico-reflexivo (XIII Forum de estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Contribuições de Paulo Freire para a escola básica: por uma educação humanizadora (XIII Fórum de Estudos: Leitura de Paulo Freire)
  • Diálogos com Paulo Freire - Reflexões acerca da formação de professores e da alfabetização de mulheres e homens do/no mundo (V Seminário Diálogos com Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas)
  • Diálogos sobre humanização e práxis pedagógica na escola: contribuições de Paulo Freire (V Seminário Diálogos Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas (ISSN 21793735))
  • Discutindo a formação inicial de professores a partir da perspectiva de educação humanizadora freireana (XIII Forum de estudos: leituras de Paulo Freire)
  • Formação de professores e as im/possibilidades de uma reflexão na/da práxis pedagógica (V Seminário Diálogos com Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas)
    2010 (Total: 5)
  • As Práticas Humanizadoras no Contexto da Formação Inicial de Professores: uma análise - ISBN 9788561128005 (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão - caminhos e descaminhos - ISBN 9788561128005)
  • Dialogando com e sobre professores. ISSN 01024698 (XV ENDIPE:Encontro Nacional de Didática e prática de ensino: Convergencias e tensões no campo da formação e do trabalho docente: politicas e práticas educativas)
  • EJA: processos de construções intra e interpessoais - ISSN 21780374 (ANPED SUL 2010)
  • Práticas Educativas Humanizadoras: um desafio na formação inicial de professores - ISSSN 21780374 (ANPED SUL 2010)
  • Vivenciando e Aprendendo uma Cultura Organizacional Democrática com as Histórias Infantis - ISBN 9788561128005 (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão - caminhos e descaminhos - ISBN 9788561128005)
    2009 (Total: 4)
  • A Formação Continuada, Identidade e Cidadania na Docência - ISSN: 1984-9397 (IX Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular:)
  • Educação e Cidadania: limites, desafios e Possibilidades - ISSN: 978-85-8917447-3 (III Congresso Internacional de Educação:)
  • Identidade e Cidadania na Docência - ISSN: 978-85-8917447-3 (III Congresso Internacional de Educação: 'educação humanizadora e os desafios da diversidade)
  • Limites, Desafios e Possibilidades da Cidadania e as Contribuições da Formação Continuada - ISSN: 1984-9397 (IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular:)
    2017 (Total: 1)
  • Tecendo relações dialógicas inspiradas nos Círculos de Cultura em Paulo Freire (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2012 (Total: 2)
  • A ludicidade como caminho para práticas humanizadoras na escola de Educação Básica (II Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
  • Formação de professores pelo diálogo: problematizando a construção de uma escola humana e cidadã (II Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
    2011 (Total: 2)
  • Construindo Diálogos sobre Humanização e Cidadania na Escola (26ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Diálogo-problematizador com o mundo e com a palavras: uma perspectiva de humanização e cidadania (26ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2009 (Total: 2)
  • (RE)HUMANIZANDO NOSSA PRÁXIS EDUCATIVA - Mini Curso - ISSN: 978-85-8917447-3 (III Congresso Internacional de Educação:)
  • Relações Humanizadoras e Harmônicas na Escola - Palestra - ISSN: 1984-9397 (IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular:)
    2008 (Total: 2)
  • O que é ser professor? Concepções dos Acadêmicos do Curso de Pedagogia da UFSM (23ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • Pôster: (Re) Construindo Identidade(s) e Cidadania na Docência (23ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2007 (Total: 7)
  • Afetividade e dialogicidade na construção de imagens e auto-imagens de professores (II Congresso Internacional de Educação)
  • As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores (I Seminário Internacional de Gestão educacional e II Semana Acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • Contribuições do conceito de experiência da hermeneutica filosofica de Gadamer para interpretar as relações entre professores e alunos (I Seminário Internacional de Gestão educacional e II Semana Acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
  • Formação Continuada de professores: as concepções dos gestores educacionais (VIII Congreso Internacional de Educadores Popular e XVII seminário Internacional de Educação popular)
  • identidade e cidadania na docência: desafios e possibilidades na formação continuada (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O projeto politico pedagógico da escola sob a perspectiva da gestão democrática (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Reecontrando o prazer de ensinar e aprender (II Congresso Internacional de Educação)
    2006 (Total: 2)
  • Competências e habilidades no exercicio de ser professor (VII Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
  • Educação Básica e superior: uma conversa sobre estas diferentes realidades na busca de novos caminhos e práticas educação (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação)
    2002 (Total: 2)
  • A função da equipe diretiva no processo de (re)construção do projeto político-pedagógico (IV Seminário Internacional de Educação: Na Interação de Saberes, A Formação da Docência)
  • Educação: Dialogicidade e Conscietização. Aproximações entre Paulo Freire e Ernani Maria Fiori (IV Fórum de Leituras de Paulo Freire)
    2000 (Total: 1)
  • Gestão e Autonomia Escolar no Processo de Reconstrução do Projeto Político Pedagógico da Escola (I Seminário Estadual de Política e Administração da Educação/RS Autonomia Escolar: Realidade,Problemas e Perspectivas)
    1999 (Total: 2)
  • A Contribuição do pensamento filosófico de Ernani Maria Fiori para a constituição da consciência na pedagogia de Paulo Freire (I Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
  • Programa de Educação Continuada dos Técnicos-Administrativos do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (XI Salão de Iniciação Científica)
    1998 (Total: 3)
  • A Contrução do Projeto Político-Pedagógico numa Perspectiva Democrática (1ª Oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação)
  • O Ensino da Geografia Mediado pelas Práticas Cotidianas e o Imaginário Social (I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA)
  • O Escolanovismo e as suas Influências nos Sistemas Educacionais (2º Simpósio de Ensino ,Pesquisa e Extensão)
    1997 (Total: 9)
  • A Educação com Práxis Transformadora (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • A Educação na Ditadura Militar (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • Ajude Uma Criança e Semeie a Esperança (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • Catequese e Educação no Brasil Colônia (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • Mapeamento dos Movimentos e Organizações Populares da Santa Maria (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • MST - Um Problema Sócio-Político-Econômico (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • O Contato com a Realidade (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • Projeto Irmão Sol (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
  • Questionando Elementos da Realidade a Partir do Trabalho Teórico-Prático (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
    2013 (Total: 5)
  • Construindo processos de humanização e vivências de cidadania a partir da leitura de mundo e da palavra (28º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Hora do Conto: da contação de histórias a formação inicial e continuada de educadores (28º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Humanização e Cidadania na Escola: a construção da formação inicial e permanente com professores da EJA (28º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Paulo Freire, Educação e Contemporaneidade (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
  • Relato de experiência: Paulo Freire, Educação e Contemporaneidade (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
    2012 (Total: 3)
  • (Re)construindo uma prática de leitura de mundo, a partir de uma prática humanizadora (27ºJornada Acadêmica Integrada)
  • A formação inicial e continuada de professores a partir da leitura do mundo e da palavra (27ºJornada Acadêmica Integrada)
  • Dialogando com saberes de Paulo Freire (27ºJornada Acadêmica Integrada)
    2011 (Total: 2)
  • Discutindo a importancia da educação humanizadora: dando voz a acadêmicos do curso de Pedagogia 19849397 (XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Educação de Jovens e Adultos: indagações acerca dos aspectos de (des)humanização na educação popular 19849397 (XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular)
    2010 (Total: 1)
  • O Educador e o compromisso com o processo de humanização e as relações interpessoais, afetuosas, solidárias e democraticas (X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular)
    2005 (Total: 1)
  • Razão-emoção crítico-reflexiva na sala de aula: uma construção possível (I Congresso Internacional de Educação)

Produção Técnica

    2009 (Total: 1)
  • Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade - ISSN: 978-85-8917447-3
    2009 (Total: 1)
  • Revista de Gestão e Avaliação Educacional - ISSN 21732171
    2012 (Total: 1)
  • VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea
    2011 (Total: 1)
  • V Seminário Diálogos com Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas
    2010 (Total: 3)
  • IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação e intercultura - ISSN: 21793735
  • X Congresso de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular
  • X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular:
    2009 (Total: 2)
  • III Congresso Internacional de Educação: A educação Humanizadora e os desafios da diversidade
  • VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "Historia, Sociedade e Educação no Brasil"
    2007 (Total: 2)
  • Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional de Educação
  • Membro da Comissão Científica,do I congresso de Educação, arte e Cultura
    2006 (Total: 5)
  • Coordenador de Sala de Comunicações Orais da I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Membro da Comissão Científica da I Semana acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Membro da Comissão Organizadora da I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Membro da Comissão Organizadora do II Seminário Interno de Avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Membro da Comissão Organizadora e Comitê Científico do 8° Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire
    2005 (Total: 1)
  • I Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora X Sociedade Globalizada
    1998 (Total: 1)
  • Comissão Técnico - científica do I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA: as perspectivas e os desafios da educação na século XXI
    2014 (Total: 2)
  • Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas - AUGM - Asociación de Universidades Grupo Montevideo
  • VIII Seminário Diálogos com Paulo Freire
    2013 (Total: 1)
  • VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
    2011 (Total: 1)
  • 1ª Mostra Integrada de Profissões, tecnologias, cultura e serviços - 26ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
    2010 (Total: 2)
  • Avaliador de trabalhos (Jornada Acadêmica Integrada)
  • II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional:Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos
    2009 (Total: 1)
  • Workshop Interconexões entre Avaliação e Projetos Pedagógicos do CE/UFSM
    2008 (Total: 2)
  • Comissão Organizadora da III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional:Avaliação e Projeto Político Pedagógico
  • Coordenador Geral da III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional "Avaliação e Projeto Político-Pedagógico"
    2007 (Total: 6)
  • I Seminário Internacional de Gestão Educcacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Membro da Comissão de Avaliação do I Seminário internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão educacional: Gestão Educacional em Contextos de democratização
  • Professor coordenador das comunicações orais, no I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Professor coordenador dos trabalhos apresentados/estudados na sala 01, no XI Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire
  • Professor Coordenador da mesa de debates na Palestra: A dimensão do político no projeto político-pedagógico:será apenas uma questão legal?, no I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educ
  • Professor Mediador da Palestra: Gestão Educacional em contextos de democratização, no I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional
    2005 (Total: 1)
  • Relações dialógicas interativas entre professores da educação básica e superior
    1996 (Total: 1)
  • Presidente de sala do Concurso Vestibular da UFSM
    1991 (Total: 3)
  • Comissão organizadora do Seminário Pedagógico - Avaliação no processo Ensino-Aprendizagem
  • Comissão organizadora do Seminário Pedagógico - Interdisciplinaridade
  • Coordenador do II Seminário Pedagógico - Avaliação
    2019 (Total: 4)
  • PALESTRA: A AUTORIA DA PALAVRA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
  • PALESTRA: Educação humanizadora em contextos de educação tecnológica e profissional
  • PALESTRA: Educação, profissionalização e humanização
  • PALESTRA: Educar-se na escuta sensível e no olhar aguçado com as singularidades: por uma ambiência democrática e humanizadora com todos e todas
    2013 (Total: 1)
  • Paulo Freire, Educação e Contemporaneidade (Oficina)
    2012 (Total: 1)
  • Dialogicidade e Educação- Curso: Paulo Freire- Conceitos essenciais na prática da educação libertadora
    2011 (Total: 1)
  • Sala de aula: entre lugar de encontros de pessoas (Oficina)
    2010 (Total: 2)
  • O Educador e o Compromisso com o Processo de Humanização e as Relações Interpessoais, Afeturosas, Solidárias e Democráticas - ISSN 1984-9397
  • Palestra no VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
    2009 (Total: 3)
  • Curso de Formação continuada de Professores
  • Democratização da Permanência e do sucesso Escolar - CONAE/São lourenço do Sul-RS
  • Democratização do Acesso, Permanência e sucesso Escolar - Conferência intermunicipal de Educação - CONAE/AMCENTRO
    2008 (Total: 2)
  • Curso de Formação Continuada: Educação e Cidadania - Limites, desafios e possibilidades
  • Curso de Formação Contnuada: Educação e Cidadania - Limites, Desafios e Possibilidades
    2007 (Total: 1)
  • Educando com a Afetividade, Solidariedade e Democracia
    2006 (Total: 1)
  • Curso de Formação Continauda
    2005 (Total: 4)
  • 7º Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
  • Aprendendo a Pedagogia da Curiosidade, da Pergunta, do diálogo e do amor
  • Dimensões da Educação de Jovens e Adultos no Contexto Atual
  • Razão-emoção crítico-reflexivo na sala de aula: uma constução possível
    2004 (Total: 1)
  • Gestão da Escola Básica (Conselho Escolar, Regimento Escolar, Financiamento da Educação e Plano de Carreira)
    1998 (Total: 1)
  • Construtivismo na Sala de Aula
    1997 (Total: 1)
  • Docente Convidado
    1996 (Total: 1)
  • Ministrou no Curso de Graduação Latu - Senso, Especialização em Metodologia do Ensino da UNIR
    1995 (Total: 1)
  • Docente convidado
    1994 (Total: 1)
  • Filosofia da Educação
    2018 (Total: 1)
  • Reinventando Paulo Freire: dos Círculos de Cultura aos círculos dialógicos investigativo-formativos
    2013 (Total: 3)
  • Construindo processos de humanização e vivências de cidadania a partir da leitura de mundo e da palavra
  • Hora do Conto: da contação de histórias a formação inicial e continuada de educadores
  • Humanização e Cidadania na Escola: a construção da formação inicial e permanente com professores da EJA
    2011 (Total: 2)
  • Discutindo a importancia da educação humanizadora: dando voz a acadêmicos do curso de Pedagogia
  • Educação de Jovens e Adultos: indagações acerca dos aspectos de (des)humanização na educação popular
    2010 (Total: 1)
  • Vivenciando e Aprendendo uma Cultura Organizacional Democrática com as Histórias Infantis
    2009 (Total: 9)
  • A humanização da Educação
  • Educação continuada e cidadania
  • Educação Continuada, Identidade e Práxis Educativa
  • Educação Continuada: uma aliada no processo de (re)construção da identidade dos professores e de ampliação de suas práxis educativas
  • Educação e cidadania na formação continuada
  • Educação e Cidadania: limites, desafios e possibilidades
  • Educação Humanizadora e Formação Continuada
  • Formação Inicial e Continuada de professores: construindo e reconstruindo identidades
  • Formação Inicial e Continuada de Professores: construindo e reconstruindo idenditades
    2008 (Total: 2)
  • Debatedor,com Debate Temático Escola, Vida e Educação Humanizadora, Eixo II - Educação, Inclusão e Cultura Emancipatória
  • Quando eu crescer vou ser Professor: imagens e auto-imagens dos Acadêmicos do Curso de Pedagogia
    2006 (Total: 2)
  • Interdisciplinariedade, avaliação e auto-estima: uma proposta de interação e diálogo entre docentes de diferentes níveis da educação
  • Os processos de humanização na formação e na prática de professores
    2014 (Total: 2)
  • O Protagonismo das Instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Refletindo a práxis educativa para uma educação humanizadora
    2013 (Total: 4)
  • Aprender é criar: da curiosidade espontânea à curiosidade epistemológica
  • Avaliação como Processo de Conscientização, Autoria e Emancipação
  • Humanização e Cidadania na Escola
  • Relações entre as linhas de Pesquisa na constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFSM
    2012 (Total: 5)
  • Diálogos e Amorosidade
  • Educar para a esperança e a sustentabilidade
  • Os desafios de ser professor no ensino superior
  • Os desafios de ser professor no Ensino Superior
  • Relações entre as linhas de pesquisa na constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFSM
    2011 (Total: 6)
  • Cuidar para 'ser mais': cuidando, dialogando e amando
  • Educação inclusiva, humanizadora e cidadã
  • Escola Humana e Humanizadora: incluindo, dialogando e amando
  • Humanização um processo contínuo de reconhecimento
  • PPGE's, Formação de Peofessores e Educação Humanizadora
  • Práticas Pedagógicas Humanizadoras
    2010 (Total: 7)
  • Construindo Práticas Educativas (RE) Humanizadoras
  • Currículo Humanizador na Educação de Qualidade para Todos
  • Desafios de uma Educação Humanizadora
  • O educador e o compromisso com o processo de humanização e as relações interpessoais, afetuosas, solidárias e democráticas
  • Paulo Freire e a Educação Integral do sujeito
  • Por uma escola Humana e humanizadora: incluindo dialogando e amando
  • Práticas Educativas e Relações Interpessoais Humanizadoras
    2009 (Total: 1)
  • Colóquio Eixo 3: Democratização de Acesso, permanência e Sucesso Escolar
    2008 (Total: 7)
  • "O significado e o sentido de aprender: a importância do professor e do conhecimento no contexto atual: ofício de Mestre; escola e vivência e o que é ser professor.
  • Educação Humanizadora
  • Educação Humanizadora: o professor e a construção de uma sociedade solidária
  • Educação Revolução Cultural e Cidadania
  • Família + Escola=Educação de Qualidade
  • O Projeto Político Pedagógico
  • Por uma Pedagogia Dialógico - Afetivo (Re) Humanizando nossas Práticas Educativas, com o tema Um Olhar sobre as Práticas Pedagógicas
    2007 (Total: 9)
  • (Re) construíndo a Identidade do Professsor (a)
  • Conhecimento, Humanização e Transformação Social
  • Cultura e Educação: Os desafios da Sustentabilidade
  • Educador(a), Sim; máquina de conhecimento, Não
  • Razão-Emoção, Educação Ambiental e Humanização
  • Reecontrando o prazer de ensinar e aprender
  • Reflexões sobre a Formação das licenciaturas: Limites e possibilidades
  • Relação professor/Aluno X aprendizagem
  • Relações entre a teoria e a prática na formação de professores: experi~encias inovadoras
    2006 (Total: 12)
  • Aprendendo a pedagogia da curiosidade, da pergunta e do amor
  • Aprendendo a Pedagogia da Curiosidade, da Pergunta e do Amor
  • Educação e Diversidade: A competência de quem ensina e avalia
  • Educação Humanizadora
  • Educação, humanização e transformação social
  • Educador e educando: aprendizes do humano
  • O legado de Paulo Freire
  • O projeto político pedagógico como articulador da gestão democrática
  • Políticas Públicas e Gestão Educacional: relação público/privado na Educação, descentralização adminsitrativa e participação da comunidade na gestão da escola
  • Por uma Nova prática pedagógica
  • Provocações e Desafios na Reconstrução do Projeto Politico Pedagógico
  • Razão-emoção crítico-reflexiva em educação popular
    2005 (Total: 15)
  • A afetividade e a Construção do Conhecimento
  • A Interdisciplinaridade para além do Conteudismo
  • Aprendendo a Pedagogia da Curiosiade da Pergunta e do Amor
  • Auto-Estima
  • Debatedor da Palestra A função do educador dentro da educação libertadora
  • Educação Humanzadora x Sociedade Globalizada
  • Formação continuada de Professores e Educação Lebertadora
  • III Encontro Regional de Educação Pupolar e I Encontro de Filosofia, Eduação e Praxis Social
  • O Desafio de Aprender para ser mais e viver melhor
  • O Processo de Construção do Conhecimento
  • Para quê educarmos? e Dialogando sobre Educação
  • Qualificação do Conhecimento em Educação de Jovens e Adultos
  • Razão/Emoção Crítica Reflexiva: um desafio permanente na capacitação de professores
  • Relações Interpessoais
  • VII Semana Acadêmica das Ciências Sociais
    2004 (Total: 17)
  • A escola que temos e a escola que queremos
  • A importância do estudo
  • Análise de Conjuntura e Desafios Educacionais da Sociedade
  • Aprendendo a Educar e Cuidar os (as) Educandos (as) como Gente
  • Desafios da identidade do Educador no século XXI
  • Dialogando sobre os desafios atuais da educação
  • Educando para a Construção da Cidadania numa nova Sociedade
  • Educar da EJA, avanços e desafios
  • Filosofia e Educação Básica
  • O papel do educador
  • O papel do Professor Hoje
  • O sentido da escola
  • Paulo Freire como referencial de pesquisa em Educação
  • Paz: desafios, propostas, caminhos e inquietudes
  • Professor: contemporaneidade e diversidade
  • Razão e emoção no trabalho do professor
  • Reflexões a partir da tendência libertadora na Educação
    2003 (Total: 6)
  • Análise de Conjuntura e Desafios Educacionais
  • Aplicabilidade dos regimentos escolares
  • Auto-estima
  • Ética Profissional
  • O papel do supervisor escolar enquanto sujeito articulador no contexto escolar
  • Relação Professor/Aluno
    2002 (Total: 4)
  • Auto Estima
  • Educação com Processo de Humanização
  • O desafio da Educação no Século XXI
  • Qualidade de Vida
    2001 (Total: 2)
  • Pedagogia Humanizadora
  • Semana Pedagógica de Paulo Freire
    2000 (Total: 3)
  • Educação: Democracia e Participação
  • Estudo e Auto- Estima
  • Projeto Político Pedagógico
    1999 (Total: 5)
  • A Educação Escolar e os Processos de Humanização
  • Educação,Trabalho e Cidadania
  • O Papel do Educador na Construção do Projeto Político-Pedagógico
  • Projeto Político-Pedagógico
  • Relacionamento Interpessoal e Aprendizagem
    1998 (Total: 4)
  • Desafios Atuais do Ensino Fundamental e Médio
  • Importância da Motivação do Profissional frente aos Desafios da Sociedade Atual
  • O Papel do Professor na Construção do Projeto Político Pedagógico
  • Saber, saber ser, fazer
    1997 (Total: 2)
  • A Educação e o Neoliberalismo
  • Concepção e Perspectivas da Avaliação
    1995 (Total: 2)
  • Contrução da Liberdade na Escola e na Família
  • Universidade e Pesquisa
    1994 (Total: 5)
  • Educação e Cidadania
  • Educação e Família
  • Educação para o amor
  • Reflexões numa perspectiva crítico-libertadora da Educação
  • Relações Humanas no Trabalho
    1993 (Total: 1)
  • A Educação: vida em sociedade
    1988 (Total: 4)
  • A Educação na Perspectiva Cristã de Libertação
  • A Prática Educativa a Serviço da Vida
  • O papel do Educador na Transformação Social
  • O Papel do Aluno na Transformação Social
    1987 (Total: 1)
  • Brasil: um povo a ser libertado
    2015 (Total: 1)
  • (Des)construções e (re)construções na formação permanente de educadores(as): diálogos para a cultura de paz.
    2014 (Total: 1)
  • Dialogus: Formação Permanente , Humanização e Cidadania
    2013 (Total: 1)
  • Humanização e Cidadania na Escola: a construção da formação inicial e permanente com professores da EJA
    2009 (Total: 5)
  • A Formação Continuada, identidade e Cidadania na Docência
  • Construindo e reconstruindo identidades: desafios e possibilidades para os atuais e futuros professores
  • Construindo e Reconstruindo identidades: desafios e possibilidade para os atuais e futuros professores
  • Democratização, Experiência e Escola: elementos para pensar a gestão da educação
  • Limites, Desafios e Poissibilidades da Cidadania e as Contribuições da Formação Continuada
    2015 (Total: 2)
  • Educar com Alegria... Para Educar com Seriedade
  • Educar com Seriedade sim, mas com Alegria! (Re)Construções através do diálogo/escuta com professores e alunos
    2014 (Total: 2)
  • Hora do Conto: uma viagem pelo mundo fantástico, real e/ou imaginário.
  • Ler e Contar Histórias: recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem
    2013 (Total: 1)
  • E as crianças não querem mais sair da sua escola...Relações Afetivas e Dialógicas na Gestão de uma Escola Rural
    2012 (Total: 1)
  • Formação-conscientização: a avaliação em narrativas (auto)biográficas de professores de matemática
    2011 (Total: 3)
  • A avaliação como conscientização: vivendo um sentir/pensar/agir amoroso, critico e dialogico-reflexivo
  • Contribuições de Paulo Freire para a escola básica: por uma educação humanizadora
  • Discutindo a formação inicial de professores a partir da perspectiva de educação humanizadora freireana
    2010 (Total: 4)
  • Dialogando com e sobre professores
  • EJA: Processos de construção de relações intra e interpessoais
  • Hora do Conto: Meninos e Meninas Lendo o Mundo e a Palavra
  • Práticas Educativas Humanizadoras:um desafio para a formação inicial de professores
    2008 (Total: 2)
  • Pôster: Afetividade e Dialogicidade nas Concepções e nas Práticas Docentes: Desafios para uma Cultura Humanizadora e Emancipatória
  • Relator no Debate Temático Educação Solidária para uma Cultura de Paz, Eixo III - Educação e Ética Planetária
    1999 (Total: 1)
  • A contribuição do pensamento filosófico de Ernani Maria Fiori para a constituição da consciência na Pedagogia de Paulo Freire
    2015 (Total: 1)
  • Práticas Restaurativas e Cultura de Paz: Diálogos para a Formação de Educadores(as)
    2014 (Total: 2)
  • (Re)Pensando a Formação de Formadores: o Diálogo Reflexivo Investigativo como Dispositivo de Formação Permanente dos Professores dos Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha
  • A Afetividade como Recurso no Processo de Ensino/Aprendizagem
    2013 (Total: 11)
  • A Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio a partir de Freire: novos contextos, novos olhares
  • A leitura do mundo e da palavra através dos diálogos coletivos com os(as) contadores(as) de histórias
  • A pesquisa socioantropológica como recurso para a construção de temas geradores na EJA em uma escola estadual de Santa Maria-RS
  • Formação permanente de professores(as) da EJA: diálogo e reflexão acerca da humanização e cidadania na escola
  • Grupo Dialogus: formação e humanização com Paulo Freire
  • O círculo de cultura na formação permanente do tempo-espaço da escola: 'Olhares' de gestoras coordenadoras pedagógicas
  • O professor da EJA e sua formação: caminhos em construção
  • Paulo Freire, Educação e Contemporaneidade
  • Projeto Político Pedagógico e A construção de práticas democráticas na Escola
  • Relato de experiência na Educação Infantil : possível por meio do 'Projeto hora do conto: meninas e meninos lendo o mundo e a palavra'
  • VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
    2010 (Total: 2)
  • As práticas humanizadoras no contexto da formação inicial de professores: uma análise
  • Vivenciando e aprendendo uma cultura organizacional democrática com as histórias infantis
    2009 (Total: 1)
  • Hora do Conto: Meninas e Meninos lendo o Mundo e a Palavra
    2008 (Total: 1)
  • Educar com diálogo e amorosidade: desafios á práticaeducativa
    2002 (Total: 1)
  • A função da equipe diretiva no processo de (re)construção do projeto político-pedagógico
    2000 (Total: 1)
  • Gestão e autonomia escolar no processo de reconstrução do projeto político pedagógico da escola
    2014 (Total: 2)
  • Dialogus: Formação Permanente , Humanização e Cidadania
  • Transnacionalização das Políticas Educacionais: impactos na formação Docente
    2019 (Total: 2)
  • Cine debate sobre formação humana integral no VII Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino pelo Instituto Federal Farroupilha
  • XIX Congresso Internacional de Educação Popular - MOBREC/SM
    2011 (Total: 1)
  • Pedagogia das Marchas e a Escola Pública - V Seminário Diálogos Paulo Freire
    2013 (Total: 3)
  • RELATÓRIO PARCIAL - PROJETO FIEX REGISTRO GAP/CE 022075
  • RELATÓRIO PARCIAL - PROJETO FIPE REGISTRO GAP/CE 024466
  • RELATÓRIO PARCIAL ? PROJETO PROLICEN REGISTRO GAP/CE: 024466
    2010 (Total: 3)
  • Educação continuada, identidade e Práxis Educativa: professores lendo o mundo e a palavra
  • Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra
  • Humanização e Cidadania na Escola
    2009 (Total: 6)
  • Educação continuada, identidade e Práxis Educativa: professores lendo o mundo e a palavra
  • Educação e Cidadania: limites, possibilidades e desafios
  • Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra
  • Humanização e Cidadania na Educação
  • Relatório Final - Workshop interconexões entre avaliação e projetos pedagógico do CE/UFSM: uma reflexão no Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Relatório Parcial: Educação Continuada, Identidade e Práxis Educativa: professores lendo o mundo e a palavra
    2008 (Total: 6)
  • Relatório Final - (Re)construindo Identidades: professores lendo o mundo e a palavra
  • Relatório Final - Identidade e Cidadania na Docência: desafios e possibilidade na formação continuada
  • Relatório Final - III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
  • Relatório Parcial - Identidade Docente: as concepções dos acadêmicos de pedagogia sobre sua futura profissão
  • Relatório Parcial: Educação e Cidadania: limites, desafios e possibilidades
  • Relatório Parcial: Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra
    2005 (Total: 1)
  • Paulo Freire no RS, retrospectiva histórica e Reflexão sobre temas de pesquisa e práticas pedagógicas que dialogam com Paulo Freire
    2000 (Total: 1)
  • Assessoria pedagógica
    1998 (Total: 1)
  • O Ensino da Geografia Pelas Práticas Cotidianas e o Imaginário Social
    1998 (Total: 1)
  • A Atuação do Pedagogo na Problemática Educacional do Menor Carente e Infrator
    1997 (Total: 1)
  • Mapeamento e Movimentos e Organizações Populares de Santa Maria
    2017 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria
    2012 (Total: 4)
  • Parecer do artigo:Perguntando a Paulo Freire: Qual homem devemos formar pela educação? Considerações sobre a antropologia freiriana
  • Perguntando a Paulo Freire: qual homem devemos formar pela educação? Considerações sobre antropologia freiriana (Cadernos de Educação/UFPEL)
  • Revista Sociais e Humanas do Centro de Ciências Sociais e Humanas/ CCSH/ UFSM - Artigo 2830
  • Revista Sociais e Humanas do Centro de Ciências Sociais e Humanas/ CCSH/ UFSM - Artigo 2833
    2010 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc do Eixo Políticas Públicas e Gestão Educacional - ANPED SUL 2010
    2009 (Total: 1)
  • Parecer do Artigo: Avaliação Institucional Integrada na Educação Superior Comunitária: a Experiência do Paiung.
    2005 (Total: 1)
  • Gestão Democrática do e na Escola do e no Ensino
    2010 (Total: 3)
  • Educação Continuada, Identidade e Práxis Educativa: professores lendo o mundo e a palavra.
  • Hora do Conto: Meninos e Meninas Lendo o Mundo e a Palavra
  • Humanização e Cidadania na Escola
    2007 (Total: 3)
  • Relatório Parcial: (Re)construindo Identidades: professores lendo o mundo e a palavra
  • Relatório Parcial: Identidade e Cidadania: limites e possibilidades
  • Relatório Parcial: Identidade eCidadania na Docência: desafios e possibilidades na formação continuada
    2006 (Total: 1)
  • Relatório Parcial: (Re)construindo Identidades: professores lendo o mundo e a palavra

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • Auto(trans)formação com professoras e professores na perspectiva da educação popular: o papel da escola e da gestão e os desafios do sistema educacional
    2017 (Total: 4)
  • A ação da gestão escolar na formação continuada de professores da educação básica
  • Acolhida e permanência de egressas e egressos EJA-PROEJA no Ensino Superior: auto(trans)formações possíveis
  • AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES(AS) EM CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO: EDUCAR(SE) ENTRE A COERCITIVIDADE E A LIBERDADE
  • DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DEMOCRÁTICA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TOROPI/RS: POSSÍVEIS (RE)CONSTRUÇÕES NAS RELAÇÕES TEORIA-PRÁTICA
    2016 (Total: 3)
  • A auto(trans)formação permanente e a pedagogia de educação popular: entrelaçamentos possíveis entre a práxis educativa escolar e a realidade dos estudantes
  • O processo dialógico entre família e escola: limites e possibilidades para a auto(trans)formação permanente com professoras
  • Vínculos afetivos na educação infantil: desafios na auto(trans)formação permanente de professores
    2015 (Total: 4)
  • A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades
  • Ensinando e aprendendo com projetos temáticos: um desafio para a formação permanente de educadores da educação de jovens e adultos
  • Interfaces entre o Ensino Médio Regular e Juvenilização na Eja: Diálogos, Entrelaçamentos, Desafios e Possibilidades sobre Quefazeres Docentes
  • Projeto Político-Pedagógico: Espaço de (Re)Construção da Profissionalidade Docente em uma Perspectiva Humanizadora
    2014 (Total: 4)
  • (Des)construções e (Re) construções na Formação de Permanente de Educadores/as: diálogos para a cultura de paz
  • Círculos de Contação de Histórias Infantis e os Processos de Auto/Trans/Formação Permanente das Educadoras no Ser/Fazer Pedagógico
  • FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DA EJA: CÍRCULO DE DIÁLOGOS E A INTEIREZA DOS SUJEITOS
  • O diálogo e a afetividade no contexto da Educação Infantil: as "pessoas grande" dizendo a sua palavra
    2013 (Total: 4)
  • A formação permanente no tempo-espaço da escola: "olhares" de gestoras coordenadoras pedagógicas
  • A Narração de Si-Outro: Avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática
  • À PROCURA DE CAMINHOS PARA A AUTO[TRANS]FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA CULTURA DIGITAL: INTERLOCUÇÕES COM PROFESSORES E ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
  • Desafios teóricos e metodológicos para a humanização da formação permanente de professores
    2012 (Total: 4)
  • A relação entre a dialogicidade e a afetividade na prática docente e a formação inicial de professores
  • As Histórias Infantis e as suas contribuições para os processos formativos dos educadores numa perspectiva humanizadora
  • Letramento Visual: o papel das imagens nos processos de formação permanente de professores da educação básica e em sua prática pedagógica
  • O Conselho Escolar e a Gestão Democrática na Escola - limites e possibilidades: um estudo de caso sobre a lei de Gestão Democrática Nº 4.740/2003 do município de Santa Maria, RS-Brasil
    2011 (Total: 1)
  • Os Limites e as Possibilidades do Espaço Público da Escola a partir da Organização da Gestão Escolar
    1998 (Total: 1)
  • A Atuação do Pedagogo na Problemática Educacional do Menor Carente e Infrator
    2021 (Total: 2)
  • Auto(trans)formação com professoras e (re)organização curricular: desdobramentos e desafios da pedagogia da educação popular na escola pública : os círculos dialógicos investigativo-formativos para pensar o currículo da escola pública de viés popular
  • Uma tese formação? Mística, utopias e fraternuras da humana docência freireana
    2020 (Total: 2)
  • Auto(trans)formação permanente com professoras: a escuta sensível e o olhar aguçado na do-discência com as turmas multi-idades da UEIIA
  • AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: RE-AD-MIRANDO A DOCÊNCIA E RE-SIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS
    2017 (Total: 1)
  • O PIBID DE QUÍMICA E BIOLOGIA DO IFFAR: ENTRE-LUGAR DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES
    2014 (Total: 1)
  • Professores-formadores do Cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha/RS: diálogo e amorosidade nos processos auto(trans)formativos da/na docências
    2016 (Total: 1)
  • A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: INDENTIFICANDO QUALIDADE E CAPACITAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR
    2014 (Total: 2)
  • Entrelaçamento entre ensino-aprendizagem, vivências e inconclusões
  • HISTÓRIAS, SONHOS E ESPERANÇA... A PRÁXIS PEDAGÓGICA COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL NA PERSPECTIVA DA
    2013 (Total: 1)
  • Relações Interpessoais: fator decisivo nos processos de ensino-aprendizagem
    2012 (Total: 3)
  • Diálogo acerca do Programa Brasil Alfabetizando: uma proposta a partir da realidade de mundo do estudante?
  • Educação do campo e os processos de alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra
  • Reflexões acerca das alfabetização de jovens e adultos (EJA) na perspectiva de leitura de mundo
    2011 (Total: 2)
  • A importância das relações afetivas na Educação Infantil
  • O desafio da educação humanizadora frente à cultura da violência escolar
    2010 (Total: 2)
  • O Brincar na Escola: um olhar sobre a prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Políticas Públicas e Formação de Professores de Educação Infantil: saberes e fazeres necessários e possíveis
    2009 (Total: 4)
  • A Importância da Relação Afetiva entre Professor e Aluno no Processo de Aprendizagem
  • Auto-estima na Infância: análise no âmbito escolar
  • Educação de Jovens e Adultos: história, vivências, desafios e possibilidades
  • Identidade Docente: confronto entre concepções de acadêmicos e professores atuantes.
    2008 (Total: 1)
  • A Pastoral da Juventude como Espaço de Educação