Celso Ilgo Henz
Produção Bibliográfica
- 2010 (Total: 1)
- Apresentação (Educação de Jovens e Adultos. Currículo e práticas pedagógicas.)
- 2023 (Total: 1)
- ISSN Pesquisa auto(trans)formação: por uma ambiência de pertencimento no ensino superior (REVISTA COCAR (ONLINE))
- 2021 (Total: 3)
- ISSN CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE PAULO FREIRE: UM LEGADO DE FRATERNURAS E DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO COM AS GENTES E O MUNDO (CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE))
- ISSN Contação de histórias em tempos de COVID-19: estabelecendo vínculos afetivos entre professora, crianças e famílias (https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.24.16036.076)
- ISSN Sobre (re)aprender a do-discência com as crianças: um desafio vivido com as turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM (REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO)
- 2020 (Total: 1)
- ISSN Andarilhando: movimentos que se entrelaçam em Marie-Christine Josso e Paulo Freire (https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12379)
- 2019 (Total: 2)
- ISSN Auto(trans)formação permanente e desenvolvimento docente no contexto do PIBID - ISSN: 2446-9424 (REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR)
- ISSN Avanços científico-tecnológicos e Auto(trans)formação com professores: novos tempos ... velhos desafios?! (http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i2.4508)
- 2018 (Total: 5)
- ISSN Auto(trans)formação permanente com professores: em busca da compreensão político-epistemológica - ISSN: 2238-1279 (Educação e Cultura Contemporânea)
- ISSN CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS: UMA METODOLOGIA DE PESQUISA INSPIRADA NOS CÍRCULOS DE CULTURA FREIREANOS - ISSN: 1996-5257 (Revista Perspectiva)
- ISSN Experiência e movimento: pensando a educação em Dewey - ISSN: 2238-0302 (REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO)
- ISSN Políticas públicas para formação continuada de professores no ensino médio - ISSN: 1982-3207 (POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV)
- ISSN Processos de auto(trans)formação permanente com educadores: possibilidades de reinvenção da pedagogia popular na escola pública - ISSN: 2177-6059 (ROTEIRO (UNOESC))
- 2017 (Total: 2)
- ISSN PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO: FRONTEIRAS E COMPROMETIMENTOS COM O HUMANO, O PEDAGÓGICO, O EPISTEMOLÓGICO E O POLÍTICO - ISSN: 2446-8576 (Revista Brasileira de Alfabetização)
- 2016 (Total: 1)
- ISSN Auto(trans)formação permanente com professores da EJA ensino médio: diálogos problematizadores, amorosidade, rigorosidade e inovação - ISSN: 1982-3207 (POLÍTICAS EDUCATIVAS - REVISTA DO PROGRAMA DE POLÍTICAS EDUCATIVAS DO NÚCLEO EDUCAÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES DO GRUPO MONTEV)
- 2014 (Total: 1)
- 2013 (Total: 1)
- ISSN Dialogar e Amar: ensinando/aprendendo para ser mais (Políticas Educativas)
- 2011 (Total: 1)
- ISSN Vivenciando e Aprendendo uma Cultura Organizacional Democrática com as Histórias Infantis - ISBN 9788561128005 (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
- 2007 (Total: 1)
- ISSN As concepções dos Gestores Educacionais sobre a formação continuada de professores (Espaço Pedagógico)
- 2006 (Total: 1)
- ISSN Diversidade cultural e emancipação (Espaço Pedagógico)
- 1998 (Total: 3)
- Gestão democrática e proposta pedagógica (Revista Eletrônica Fórum Ade)
- O contexto globalizado de construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola (Revista Eletrônica Forum Ade)
- Universidade: desafios e perspectivas para o limiar do novo milênio (Revista Eletrônica Forum Ade)
- 1998 (Total: 1)
- Libertação e Construção da Cidadania nos Movimentos e Organizações Populares (Revista Nossa Voz)
- 1997 (Total: 1)
- Educação e Conflitos Sociais (Livro Educação e Cidadania)
- 1995 (Total: 1)
- Revolução Cultural. O Caminho da Liberação.O pensamento Filosófico e Pedagógico de Ernani Maria Fiori. (Dissertação de Mestrado Em Educação)
- 1994 (Total: 1)
- Em Busca da Universidade para o Terceiro Milênio (Cadernos de Pesquisa)
- 1992 (Total: 1)
- A Cultura dos Trabalhadores Camponeses e Operários (Revista Renovação Regional Sul 3 Cnbb)
- 2023 (Total: 2)
- Dialogus: no entrelaçar das genteidades, a construção de caminhos outros como inéditos viáveis (Pesquisa-auto(trans)formação com genteidades e com o mundo)
- Dos círculos de cultura aos círculos dialógicos investigativo-auto(trans)formativos: (re)(des)construções e reinvenções no âmbito da pesquisa) (Pesquisa-auto(trans)formação com genteidades e com o mundo)
- 2020 (Total: 1)
- Interfaces entre EJA e Educação Popular: desafios e contribuições para uma educação humanizadora e emancipatória (Interfaces entre EJA e Educação Popular: desafios e contribuições para uma educação humanizadora e emancipatória)
- 2019 (Total: 2)
- Conscientização - 13 de julho (365 com Paulo Freire)
- PEDAGOGIA DO OPRIMIDO - 01 de fevereiro (365 DIAS COM PAULO FREIRE)
- 2018 (Total: 6)
- Antropológica (Dicionário Paulo Freire ISBN: 9788551303887)
- AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES: TESSITURAS ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, PRÁTICAS E PROCESSOS DE PESQUISA (Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas ISBN: 9788594891327)
- Avaliação: um processo dialógico, reflexivo e crítico na relação educador e educando (Programa Saberes: experiências de formação universitária ISBN: 9788556963079)
- DIALOGICIDADE E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POR UMA ESCOLA SÉRIA E ALEGRE (Educação básica e pesquisa)
- PIBID: ENTRE-LUGAR DE PESQUISA E AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES (Vozes da Educação ISBN: 9788593711183)
- Presença (Dicionário Paulo Freire ISBN: 9788551303887)
- 2017 (Total: 1)
- PIBID ? ESPAÇO QUE OPORTUNIZA A AUTO(TRANS) FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFESSORES (Formação de professores e Educação Básica: diálogos entre ensino e pesquisa ISBN: 9788588022386)
- 2015 (Total: 5)
- Antropologica (condición) (Diccionario Paulo Freire)
- Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos: uma proposta epistemológico-política de pesquisa (DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores)
- Círculos Dialógicos Investigativos-Formativos e Auto(trans)formação permanente de professores (DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores)
- DIALOGUS: encontros dialógicos investigativos como possibilidade de auto(trans)formação permanente de professores (DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores)
- Presencia (en el mundo) (Diccionario Paulo Freire)
- 2014 (Total: 5)
- (RE)CONSTRUINDO PRÁXIS PEDAGÓGICAS HUMANIZADORAS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES(AS) DA MODALIDADE EJA (Interfaces entre políticas públicas/gestão educacional e formação docente)
- "Dialogus": Formação Permanente, Humanização e Cidadania (Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas)
- A Necessidade da Formação Continuada no Espaço Escolar: A Importância de Refletir a Prática (Formação Inicial e Continuada na Perspectiva da Qualidade em Educação)
- Formação Permanente de Educadores como Prática de Gestão Escolar Democrática para uma Educação Humanizadora (Interfaces entre políticas públicas/gestão educacional e formação docente)
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: O PROFESSOR E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO COMO NÚCLEO DA INOVAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS (Formação Inicial e Continuada na Perspectiva da Qualidade em Educação)
- 2013 (Total: 1)
- Práticas pedagógicas e formação de professores da EJA: diálogos por uma educação para além da escola (Educação popular e a pedagogia da contramarcha: uma homenagem a Gomercindo Chiggi)
- 2012 (Total: 4)
- ANTHROPOLOGICAL (condition) (Paulo Freire Encyclopedia)
- Educação e culturas: (des)encontros entre o 'eu' e o 'outro' (Diálogos com Paulo Freire: ensaios sobre educação, cultura e sociedade)
- Paulo Freire e a educação integral: cinco dimensões para (re)humanizar a educação (Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos)
- PRESENCE (in the world) (Paulo Freire Encyclopedia)
- 2010 (Total: 5)
- ANTROPOLÓGICA (Condição) - Verbete (Dicionário Paulo Freire)
- Apresentação (Educação de Jovens e Adultos. Currículo e Práticas Pedagógicas)
- Dialogando sobre cinco dimensões para (re)humanizar a educação (Formação de Educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante)
- Paulo Freire e o Pensamento Latino-americano (Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo)
- PRESENÇA (No mundo) - Verbete (Dicionário Paulo Freire)
- 2009 (Total: 1)
- Educação humanizadora em tempos de globalização - ISBN 9788575782316 (Educação humanizadora e os desafios da diversidade)
- 2008 (Total: 2)
- ANTROPOLÓGICA (Condição) - Verbete (DICIONÁRIO PAULO FREIRE)
- PRESENÇA (no mundo) - Verbete (DICIONÁRIO PAULO FREIRE)
- 2007 (Total: 3)
- Identidade, Autonomia e Cidadania: professores lendo o mundo e a palavra (Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo)
- Na escola também se aprende a ser gente (A Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada)
- Um Congresso: vivências... sonhos... esperança... (A Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada)
- 2005 (Total: 2)
- Filosofia e Educação: aprendendo uma razão-emoção crítico-reflexiva (Filosofia e Educação: confluências)
- O humano do humano na docência (Memórias, diálogos e sonhos do Educador)
- 2002 (Total: 1)
- Educação e Revolução Cultural. Do descompasso entre a cultura escolar e a cultura popular para processos educacionais como práxis históricas (Educação, Cultura e Resistência. Uma abordagem terceiromundista)
- 1995 (Total: 1)
- Qualidade em Educação. Um Debate Necessário (Liberalismo e Qualidade Total. Para Onde Vai a Universidade?)
- 2015 (Total: 1)
- DIALOGUS: círculos dialógicos, humanização e auto(trans)formação de professores
- 2012 (Total: 1)
- Diálogos com Paulo Freire: ensaios sobre educação, cultura e sociedade
- 2007 (Total: 1)
- Educação Humanizadora na sociedade globalizada
- 2005 (Total: 1)
- Memórias, diálogos e sonhos do educador.
- 2009 (Total: 1)
- Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade - ISBN 9788575782316
- 2009 (Total: 1)
- Pedaços de Vida em Palavras (Nosso Mundo, Nossa História)
- 2019 (Total: 1)
- CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA UMA PESQUISA DIALÓGICO-REFLEXIVA E PROBLEMATIZADORA (XIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- 2018 (Total: 2)
- Conscientização, esperançar e libertação: (re)encontros com Paulo Freire (XX Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire. Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul.)
- O inacabamento como condição ontológica para auto(trans)formação permanente de professores.ISSN: 21763569 (XX Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- 2017 (Total: 2)
- Juvenilização na EJA: dizeres e fazeres de professores e estudantes (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior - educação para a cidadania global: políticas e práticas)
- REINVENTANDO PAULO FREIRE NA PESQUISA: O DIÁLOGO COMO POTENCIALIZADOR DA DINAMICIDADE DOS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS E DA AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- 2016 (Total: 1)
- Formação permanente de professores da EJA e os desafios de trabalhar os conhecimentos de forma compartilhada (XVIII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire - Fronteiras freireanas: diálogos e trajetórias)
- 2015 (Total: 10)
- As práticas educativas com adolescentes em conflito com a lei: perspectivas de humanização e cidadania (III Seminário Internacional de Políticas da Educação Básica e Superior, IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional na UFSM)
- Círculos Dialógicos Investigativo-formativos virtuais: reinventando Freire a partir de novos caminhos metodológicos para se repensar a EJA (IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Utopia, Esperança e Humanização)
- Círculos Dialógicos Investigativo-formativos:uma possibilidade de pesquisa entrelaçando os Círculos de Cultura freireanos com a pesquisa-formação (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire - Educar com seriedade sim, mas com alegria! As classes populares na escola pública)
- DEMOCRACIA, ALEGRIA E ESPERANÇA: A CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Educação de Jovens e Adultos: um espaço de humanização, diálogo e amorosidade (IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: utopia, esperança e humanização)
- Educar com alegria....Para educar com seriedade (XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Formação Permanente do(a) Pedagogo(a) nos Espaços Socioeducativos (VI Fórum Internacional de Pedagogia)
- Interfaces entre o Ensino Médio regular e a juvenilização na EJA: desafios para a formação permanente de educadores a partir das vozes dos educadores e dos estudantes (III Seminário Internacional de Políticas Públicas de Educação Básica e Superior)
- Novos paradigmas na formação inicial das licenciaturas para EJA (III Seminário Internacional de Políticas Públicas de Educação Básica e Superior)
- TRAJETÓRIAS AUTO/TRANS/FORMATIVAS: DIÁLOGOS E ESCUTA DOCENTES NO PROEJA (IX SEMINÁRIO NACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: UTOPIA, ESPERANÇA E HUMANIZAÇÃO)
- 2014 (Total: 18)
- A Caracterização e os Percursos Históricos das Instituições de Atendimento aos Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei: o contexto atual e as implicações da educação (VIII Simpósio Nacional de Educação e do II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
- A Reconstrução da Auto/Trans/Formação Permanente de Professores(as) da Modalidade EJA (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES: ARTICULAÇÕES COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA (VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
- Das Situações-limite ao inédito viável: a resiliência no contexto da formação e desenvolvimento profissional (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Democratizar a Democracia: mudando a cara da escola através do projeto político Pedagógico - dialogando com Paulo Freire (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Desafios para a formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos: a importância das relações interpessoais a partir do olhar dos estudantes (VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
- Dialogando sobre as políticas públicas e formação inicial de professores para a EJA numa perspectiva freireana (VIII Simpósio Nacional de Educação e II Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores)
- Formação Permanente de Educadores e os desafios de trabalhar com projetos temáticos em uma aproximação com a Pedagogia Freireana (VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Por uma Pedagogia dos Direitos Humanos)
- Histórias, Sonhos e Esperança- A Práxis Pedagógica com adolescentes em conflito com a lei: desafios na educação na perspectiva da reinserção social (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- O trabalho como fundamento educativo na educação profissional e tecnológica: contribuições de Paulo Freire (9º Congresso Internacional de Educação Superior - Universidad)
- O Trabalho com Projetos como Mobilização para Jovens e Adultos dizerem sua palavra (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Pensando com Freire o Projeto Político Pedagógico como espaço de formação permanente de professores professores (VIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- Possibilidade de Transformação da Escola Pública Brasileira pela Pedagogia Popular (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Que Relações têm Permeado os Espaços de Educação Infantil? Paulo Freire tem algo a nos dizer (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Reflexões sobre a Formação Inicial dos Professores de Licenciatura para atuarem na EJA a partir da Perspectiva Freireana (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Seminário Integrado para além dos muros da escola (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Um Olhar (Re)criador sobre a Educação (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- Vínculos Afetivos/Afetividade: diálogos entre Freire, Wallon, Pichón- Riviére e gestores de escolas infantis (XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire)
- 2013 (Total: 16)
- A Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio a partir de Freire: novos contextos, novos olhares (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- A leitura do mundo e da palavra através dos diálogos coletivos com os(as) contadores(as) de histórias (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- A pesquisa socioantropológica como recurso para a construção de temas geradores na EJA em uma escola estadual de Santa Maria-RS (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- E as crianças não querem mais sair da sua escola...Relações Afetivas e Dialógicas na Gestão de uma Escola Rural (XV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Formação permanente de professores na modalidade de Educação de Jovens e Adultos através do projeto 'Humanização e cidadania na escola' (Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão- XVII SEPE)
- Formação permanente de professores(as) da EJA: diálogo e reflexão acerca da humanização e cidadania na escola (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- Grupo Dialogus: formação e humanização com Paulo Freire (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- Grupo Dialogus: os círculos dialógicos na formação permanente de professores (Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão- XVII SEPE)
- Humanização e Cidadania na Escola: a construção da formação inicial e permanente com professores da EJA (XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente- SIPD)
- Juvenilização na EJA: desafios para a formação de educadores/as na perspectiva de uma educação humanizadora (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação do(a) Trabalhador(a))
- O círculo de cultura na formação permanente do tempo-espaço da escola: 'Olhares' de gestoras coordenadoras pedagógicas (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- O professor da EJA e sua formação: caminhos em construção (Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, IV Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação-RS, VII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão educacional-UFSM)
- Projeto político pedagógico e a construção de práticas democráticas na escola (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- Projeto Político Pedagógico e A construção de práticas democráticas na Escola (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- Rede Integrare: investigação-formação em sintonia freiriana (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- Relato de experiência na Educação Infantil : possível por meio do 'Projeto hora do conto: meninas e meninos lendo o mundo e a palavra' (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- 2012 (Total: 12)
- A (re)construção dos saberes docentes na perspectiva da autonomia pedagógica (IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ISSN 22389229))
- AVALIANDO AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS: a importância da amorosidade e da dialogicidade no processo de gestão escolar (III Seminário Internacional em Gestão Educacional e VI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional/UFSM)
- Diálogos construídos e (re)construídos com Paulo Freire através da formação continuada de professores de uma escola municipal de Educação Infantil em Santa Maria/RS (XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Formação continuada com professores de uma escola municipal de Educação Infantil: reflexões sobre o contexto teórico e concreto (XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
- Formação de professores na educação básica: humanização e cidadania na escola (IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ISSN 22389229))
- Humanização e cidadania na escola: Diálogos construídos com professores(as) de um município do Rio Grande do Sul (XVI Jornada Nacional de Educação)
- Interelações entre cidadania e humanização para construção da leitura do mundo e leitura da palvra (XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Letramento e inclusão na EJA (IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ISSN 22389229))
- Meninos e meninas se constituindo como cidadãos humanizados a partir de uma prática afetiva e um diálogo-problematizador (XVI Jornada Nacional de Educação)
- Peregrinos de si: avaliação em narrativas de professores de matemática (V CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (ISSN 2178-0676))
- Professores da EJA: da realidade dos educadores aos diálogos coletivos de formação continuada (VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- Reflexões sobre os diálogos construídos com professoras de Educação Infantil através da formação continuada (Seminário da ANPAE Região Sul- Gestão e políticas públicas de educação: desafios atuais)
- 2011 (Total: 6)
- A avaliação como conscientização: vivendo um sentir/pensar/agir amoroso, critico e dialogico-reflexivo (XIII Forum de estudos: leituras de Paulo Freire)
- Contribuições de Paulo Freire para a escola básica: por uma educação humanizadora (XIII Fórum de Estudos: Leitura de Paulo Freire)
- Diálogos com Paulo Freire - Reflexões acerca da formação de professores e da alfabetização de mulheres e homens do/no mundo (V Seminário Diálogos com Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas)
- Diálogos sobre humanização e práxis pedagógica na escola: contribuições de Paulo Freire (V Seminário Diálogos Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas (ISSN 21793735))
- Discutindo a formação inicial de professores a partir da perspectiva de educação humanizadora freireana (XIII Forum de estudos: leituras de Paulo Freire)
- Formação de professores e as im/possibilidades de uma reflexão na/da práxis pedagógica (V Seminário Diálogos com Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas)
- 2010 (Total: 5)
- As Práticas Humanizadoras no Contexto da Formação Inicial de Professores: uma análise - ISBN 9788561128005 (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão - caminhos e descaminhos - ISBN 9788561128005)
- Dialogando com e sobre professores. ISSN 01024698 (XV ENDIPE:Encontro Nacional de Didática e prática de ensino: Convergencias e tensões no campo da formação e do trabalho docente: politicas e práticas educativas)
- EJA: processos de construções intra e interpessoais - ISSN 21780374 (ANPED SUL 2010)
- Práticas Educativas Humanizadoras: um desafio na formação inicial de professores - ISSSN 21780374 (ANPED SUL 2010)
- Vivenciando e Aprendendo uma Cultura Organizacional Democrática com as Histórias Infantis - ISBN 9788561128005 (II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão - caminhos e descaminhos - ISBN 9788561128005)
- 2009 (Total: 4)
- A Formação Continuada, Identidade e Cidadania na Docência - ISSN: 1984-9397 (IX Congresso Internacional de Educação Popular e XIII Seminário Internacional de Educação Popular:)
- Educação e Cidadania: limites, desafios e Possibilidades - ISSN: 978-85-8917447-3 (III Congresso Internacional de Educação:)
- Identidade e Cidadania na Docência - ISSN: 978-85-8917447-3 (III Congresso Internacional de Educação: 'educação humanizadora e os desafios da diversidade)
- Limites, Desafios e Possibilidades da Cidadania e as Contribuições da Formação Continuada - ISSN: 1984-9397 (IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular:)
- 2017 (Total: 1)
- Tecendo relações dialógicas inspiradas nos Círculos de Cultura em Paulo Freire (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
- 2012 (Total: 2)
- A ludicidade como caminho para práticas humanizadoras na escola de Educação Básica (II Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
- Formação de professores pelo diálogo: problematizando a construção de uma escola humana e cidadã (II Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação e XIX Mostra Unisinos de Iniciação Científica)
- 2011 (Total: 2)
- Construindo Diálogos sobre Humanização e Cidadania na Escola (26ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Diálogo-problematizador com o mundo e com a palavras: uma perspectiva de humanização e cidadania (26ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2009 (Total: 2)
- (RE)HUMANIZANDO NOSSA PRÁXIS EDUCATIVA - Mini Curso - ISSN: 978-85-8917447-3 (III Congresso Internacional de Educação:)
- Relações Humanizadoras e Harmônicas na Escola - Palestra - ISSN: 1984-9397 (IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular:)
- 2008 (Total: 2)
- O que é ser professor? Concepções dos Acadêmicos do Curso de Pedagogia da UFSM (23ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- Pôster: (Re) Construindo Identidade(s) e Cidadania na Docência (23ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2007 (Total: 7)
- Afetividade e dialogicidade na construção de imagens e auto-imagens de professores (II Congresso Internacional de Educação)
- As concepções dos gestores educacionais sobre a formação continuada de professores (I Seminário Internacional de Gestão educacional e II Semana Acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
- Contribuições do conceito de experiência da hermeneutica filosofica de Gadamer para interpretar as relações entre professores e alunos (I Seminário Internacional de Gestão educacional e II Semana Acadêmica do curso de especialização em gestão educacional)
- Formação Continuada de professores: as concepções dos gestores educacionais (VIII Congreso Internacional de Educadores Popular e XVII seminário Internacional de Educação popular)
- identidade e cidadania na docência: desafios e possibilidades na formação continuada (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
- O projeto politico pedagógico da escola sob a perspectiva da gestão democrática (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Reecontrando o prazer de ensinar e aprender (II Congresso Internacional de Educação)
- 2006 (Total: 2)
- Competências e habilidades no exercicio de ser professor (VII Seminário Internacional de Trabalhadores em Educação)
- Educação Básica e superior: uma conversa sobre estas diferentes realidades na busca de novos caminhos e práticas educação (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação)
- 2002 (Total: 2)
- A função da equipe diretiva no processo de (re)construção do projeto político-pedagógico (IV Seminário Internacional de Educação: Na Interação de Saberes, A Formação da Docência)
- Educação: Dialogicidade e Conscietização. Aproximações entre Paulo Freire e Ernani Maria Fiori (IV Fórum de Leituras de Paulo Freire)
- 2000 (Total: 1)
- Gestão e Autonomia Escolar no Processo de Reconstrução do Projeto Político Pedagógico da Escola (I Seminário Estadual de Política e Administração da Educação/RS Autonomia Escolar: Realidade,Problemas e Perspectivas)
- 1999 (Total: 2)
- A Contribuição do pensamento filosófico de Ernani Maria Fiori para a constituição da consciência na pedagogia de Paulo Freire (I Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Programa de Educação Continuada dos Técnicos-Administrativos do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (XI Salão de Iniciação Científica)
- 1998 (Total: 3)
- A Contrução do Projeto Político-Pedagógico numa Perspectiva Democrática (1ª Oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação)
- O Ensino da Geografia Mediado pelas Práticas Cotidianas e o Imaginário Social (I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA)
- O Escolanovismo e as suas Influências nos Sistemas Educacionais (2º Simpósio de Ensino ,Pesquisa e Extensão)
- 1997 (Total: 9)
- A Educação com Práxis Transformadora (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- A Educação na Ditadura Militar (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- Ajude Uma Criança e Semeie a Esperança (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- Catequese e Educação no Brasil Colônia (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- Mapeamento dos Movimentos e Organizações Populares da Santa Maria (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- MST - Um Problema Sócio-Político-Econômico (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- O Contato com a Realidade (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- Projeto Irmão Sol (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- Questionando Elementos da Realidade a Partir do Trabalho Teórico-Prático (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFRA)
- 2013 (Total: 5)
- Construindo processos de humanização e vivências de cidadania a partir da leitura de mundo e da palavra (28º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- Hora do Conto: da contação de histórias a formação inicial e continuada de educadores (28º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- Humanização e Cidadania na Escola: a construção da formação inicial e permanente com professores da EJA (28º Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
- Paulo Freire, Educação e Contemporaneidade (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- Relato de experiência: Paulo Freire, Educação e Contemporaneidade (VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
- 2012 (Total: 3)
- (Re)construindo uma prática de leitura de mundo, a partir de uma prática humanizadora (27ºJornada Acadêmica Integrada)
- A formação inicial e continuada de professores a partir da leitura do mundo e da palavra (27ºJornada Acadêmica Integrada)
- Dialogando com saberes de Paulo Freire (27ºJornada Acadêmica Integrada)
- 2011 (Total: 2)
- Discutindo a importancia da educação humanizadora: dando voz a acadêmicos do curso de Pedagogia 19849397 (XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular)
- Educação de Jovens e Adultos: indagações acerca dos aspectos de (des)humanização na educação popular 19849397 (XI Congresso Internacional de Educação Popular e XX Seminário Internacional de Educação Popular)
- 2010 (Total: 1)
- O Educador e o compromisso com o processo de humanização e as relações interpessoais, afetuosas, solidárias e democraticas (X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular)
- 2005 (Total: 1)
- Razão-emoção crítico-reflexiva na sala de aula: uma construção possível (I Congresso Internacional de Educação)
Produção Técnica
- 2009 (Total: 1)
- Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade - ISSN: 978-85-8917447-3
- 2009 (Total: 1)
- Revista de Gestão e Avaliação Educacional - ISSN 21732171
- 2012 (Total: 1)
- VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação, culturas e resistências na sociedade contemporânea
- 2011 (Total: 1)
- V Seminário Diálogos com Paulo Freire: das práticas escolares às pedagogias das marchas
- 2010 (Total: 3)
- IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: educação e intercultura - ISSN: 21793735
- X Congresso de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular
- X Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular:
- 2009 (Total: 2)
- III Congresso Internacional de Educação: A educação Humanizadora e os desafios da diversidade
- VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "Historia, Sociedade e Educação no Brasil"
- 2007 (Total: 2)
- Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional de Educação
- Membro da Comissão Científica,do I congresso de Educação, arte e Cultura
- 2006 (Total: 5)
- Coordenador de Sala de Comunicações Orais da I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
- Membro da Comissão Científica da I Semana acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
- Membro da Comissão Organizadora da I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
- Membro da Comissão Organizadora do II Seminário Interno de Avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Gestão Educacional
- Membro da Comissão Organizadora e Comitê Científico do 8° Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire
- 2005 (Total: 1)
- I Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora X Sociedade Globalizada
- 1998 (Total: 1)
- Comissão Técnico - científica do I Congresso Internacional de Educação e VI Jornada Nacional de Educação da FAFRA: as perspectivas e os desafios da educação na século XXI
- 2014 (Total: 2)
- Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas - AUGM - Asociación de Universidades Grupo Montevideo
- VIII Seminário Diálogos com Paulo Freire
- 2013 (Total: 1)
- VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
- 2011 (Total: 1)
- 1ª Mostra Integrada de Profissões, tecnologias, cultura e serviços - 26ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
- 2010 (Total: 2)
- Avaliador de trabalhos (Jornada Acadêmica Integrada)
- II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional:Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos
- 2009 (Total: 1)
- Workshop Interconexões entre Avaliação e Projetos Pedagógicos do CE/UFSM
- 2008 (Total: 2)
- Comissão Organizadora da III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional:Avaliação e Projeto Político Pedagógico
- Coordenador Geral da III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional "Avaliação e Projeto Político-Pedagógico"
- 2007 (Total: 6)
- I Seminário Internacional de Gestão Educcacional e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
- Membro da Comissão de Avaliação do I Seminário internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão educacional: Gestão Educacional em Contextos de democratização
- Professor coordenador das comunicações orais, no I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional
- Professor coordenador dos trabalhos apresentados/estudados na sala 01, no XI Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire
- Professor Coordenador da mesa de debates na Palestra: A dimensão do político no projeto político-pedagógico:será apenas uma questão legal?, no I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educ
- Professor Mediador da Palestra: Gestão Educacional em contextos de democratização, no I Seminário Internacional de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do curso de Especialização em Gestão Educacional
- 2005 (Total: 1)
- Relações dialógicas interativas entre professores da educação básica e superior
- 1996 (Total: 1)
- Presidente de sala do Concurso Vestibular da UFSM
- 1991 (Total: 3)
- Comissão organizadora do Seminário Pedagógico - Avaliação no processo Ensino-Aprendizagem
- Comissão organizadora do Seminário Pedagógico - Interdisciplinaridade
- Coordenador do II Seminário Pedagógico - Avaliação
- 2019 (Total: 4)
- PALESTRA: A AUTORIA DA PALAVRA E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
- PALESTRA: Educação humanizadora em contextos de educação tecnológica e profissional
- PALESTRA: Educação, profissionalização e humanização
- PALESTRA: Educar-se na escuta sensível e no olhar aguçado com as singularidades: por uma ambiência democrática e humanizadora com todos e todas
- 2013 (Total: 1)
- Paulo Freire, Educação e Contemporaneidade (Oficina)
- 2012 (Total: 1)
- Dialogicidade e Educação- Curso: Paulo Freire- Conceitos essenciais na prática da educação libertadora
- 2011 (Total: 1)
- Sala de aula: entre lugar de encontros de pessoas (Oficina)
- 2010 (Total: 2)
- O Educador e o Compromisso com o Processo de Humanização e as Relações Interpessoais, Afeturosas, Solidárias e Democráticas - ISSN 1984-9397
- Palestra no VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
- 2009 (Total: 3)
- Curso de Formação continuada de Professores
- Democratização da Permanência e do sucesso Escolar - CONAE/São lourenço do Sul-RS
- Democratização do Acesso, Permanência e sucesso Escolar - Conferência intermunicipal de Educação - CONAE/AMCENTRO
- 2008 (Total: 2)
- Curso de Formação Continuada: Educação e Cidadania - Limites, desafios e possibilidades
- Curso de Formação Contnuada: Educação e Cidadania - Limites, Desafios e Possibilidades
- 2007 (Total: 1)
- Educando com a Afetividade, Solidariedade e Democracia
- 2006 (Total: 1)
- Curso de Formação Continauda
- 2005 (Total: 4)
- 7º Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire
- Aprendendo a Pedagogia da Curiosidade, da Pergunta, do diálogo e do amor
- Dimensões da Educação de Jovens e Adultos no Contexto Atual
- Razão-emoção crítico-reflexivo na sala de aula: uma constução possível
- 2004 (Total: 1)
- Gestão da Escola Básica (Conselho Escolar, Regimento Escolar, Financiamento da Educação e Plano de Carreira)
- 1998 (Total: 1)
- Construtivismo na Sala de Aula
- 1997 (Total: 1)
- Docente Convidado
- 1996 (Total: 1)
- Ministrou no Curso de Graduação Latu - Senso, Especialização em Metodologia do Ensino da UNIR
- 1995 (Total: 1)
- Docente convidado
- 1994 (Total: 1)
- Filosofia da Educação
- 2018 (Total: 1)
- Reinventando Paulo Freire: dos Círculos de Cultura aos círculos dialógicos investigativo-formativos
- 2013 (Total: 3)
- Construindo processos de humanização e vivências de cidadania a partir da leitura de mundo e da palavra
- Hora do Conto: da contação de histórias a formação inicial e continuada de educadores
- Humanização e Cidadania na Escola: a construção da formação inicial e permanente com professores da EJA
- 2011 (Total: 2)
- Discutindo a importancia da educação humanizadora: dando voz a acadêmicos do curso de Pedagogia
- Educação de Jovens e Adultos: indagações acerca dos aspectos de (des)humanização na educação popular
- 2010 (Total: 1)
- Vivenciando e Aprendendo uma Cultura Organizacional Democrática com as Histórias Infantis
- 2009 (Total: 9)
- A humanização da Educação
- Educação continuada e cidadania
- Educação Continuada, Identidade e Práxis Educativa
- Educação Continuada: uma aliada no processo de (re)construção da identidade dos professores e de ampliação de suas práxis educativas
- Educação e cidadania na formação continuada
- Educação e Cidadania: limites, desafios e possibilidades
- Educação Humanizadora e Formação Continuada
- Formação Inicial e Continuada de professores: construindo e reconstruindo identidades
- Formação Inicial e Continuada de Professores: construindo e reconstruindo idenditades
- 2008 (Total: 2)
- Debatedor,com Debate Temático Escola, Vida e Educação Humanizadora, Eixo II - Educação, Inclusão e Cultura Emancipatória
- Quando eu crescer vou ser Professor: imagens e auto-imagens dos Acadêmicos do Curso de Pedagogia
- 2006 (Total: 2)
- Interdisciplinariedade, avaliação e auto-estima: uma proposta de interação e diálogo entre docentes de diferentes níveis da educação
- Os processos de humanização na formação e na prática de professores
- 2014 (Total: 2)
- O Protagonismo das Instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão
- Refletindo a práxis educativa para uma educação humanizadora
- 2013 (Total: 4)
- Aprender é criar: da curiosidade espontânea à curiosidade epistemológica
- Avaliação como Processo de Conscientização, Autoria e Emancipação
- Humanização e Cidadania na Escola
- Relações entre as linhas de Pesquisa na constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFSM
- 2012 (Total: 5)
- Diálogos e Amorosidade
- Educar para a esperança e a sustentabilidade
- Os desafios de ser professor no ensino superior
- Os desafios de ser professor no Ensino Superior
- Relações entre as linhas de pesquisa na constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFSM
- 2011 (Total: 6)
- Cuidar para 'ser mais': cuidando, dialogando e amando
- Educação inclusiva, humanizadora e cidadã
- Escola Humana e Humanizadora: incluindo, dialogando e amando
- Humanização um processo contínuo de reconhecimento
- PPGE's, Formação de Peofessores e Educação Humanizadora
- Práticas Pedagógicas Humanizadoras
- 2010 (Total: 7)
- Construindo Práticas Educativas (RE) Humanizadoras
- Currículo Humanizador na Educação de Qualidade para Todos
- Desafios de uma Educação Humanizadora
- O educador e o compromisso com o processo de humanização e as relações interpessoais, afetuosas, solidárias e democráticas
- Paulo Freire e a Educação Integral do sujeito
- Por uma escola Humana e humanizadora: incluindo dialogando e amando
- Práticas Educativas e Relações Interpessoais Humanizadoras
- 2009 (Total: 1)
- Colóquio Eixo 3: Democratização de Acesso, permanência e Sucesso Escolar
- 2008 (Total: 7)
- "O significado e o sentido de aprender: a importância do professor e do conhecimento no contexto atual: ofício de Mestre; escola e vivência e o que é ser professor.
- Educação Humanizadora
- Educação Humanizadora: o professor e a construção de uma sociedade solidária
- Educação Revolução Cultural e Cidadania
- Família + Escola=Educação de Qualidade
- O Projeto Político Pedagógico
- Por uma Pedagogia Dialógico - Afetivo (Re) Humanizando nossas Práticas Educativas, com o tema Um Olhar sobre as Práticas Pedagógicas
- 2007 (Total: 9)
- (Re) construíndo a Identidade do Professsor (a)
- Conhecimento, Humanização e Transformação Social
- Cultura e Educação: Os desafios da Sustentabilidade
- Educador(a), Sim; máquina de conhecimento, Não
- Razão-Emoção, Educação Ambiental e Humanização
- Reecontrando o prazer de ensinar e aprender
- Reflexões sobre a Formação das licenciaturas: Limites e possibilidades
- Relação professor/Aluno X aprendizagem
- Relações entre a teoria e a prática na formação de professores: experi~encias inovadoras
- 2006 (Total: 12)
- Aprendendo a pedagogia da curiosidade, da pergunta e do amor
- Aprendendo a Pedagogia da Curiosidade, da Pergunta e do Amor
- Educação e Diversidade: A competência de quem ensina e avalia
- Educação Humanizadora
- Educação, humanização e transformação social
- Educador e educando: aprendizes do humano
- O legado de Paulo Freire
- O projeto político pedagógico como articulador da gestão democrática
- Políticas Públicas e Gestão Educacional: relação público/privado na Educação, descentralização adminsitrativa e participação da comunidade na gestão da escola
- Por uma Nova prática pedagógica
- Provocações e Desafios na Reconstrução do Projeto Politico Pedagógico
- Razão-emoção crítico-reflexiva em educação popular
- 2005 (Total: 15)
- A afetividade e a Construção do Conhecimento
- A Interdisciplinaridade para além do Conteudismo
- Aprendendo a Pedagogia da Curiosiade da Pergunta e do Amor
- Auto-Estima
- Debatedor da Palestra A função do educador dentro da educação libertadora
- Educação Humanzadora x Sociedade Globalizada
- Formação continuada de Professores e Educação Lebertadora
- III Encontro Regional de Educação Pupolar e I Encontro de Filosofia, Eduação e Praxis Social
- O Desafio de Aprender para ser mais e viver melhor
- O Processo de Construção do Conhecimento
- Para quê educarmos? e Dialogando sobre Educação
- Qualificação do Conhecimento em Educação de Jovens e Adultos
- Razão/Emoção Crítica Reflexiva: um desafio permanente na capacitação de professores
- Relações Interpessoais
- VII Semana Acadêmica das Ciências Sociais
- 2004 (Total: 17)
- A escola que temos e a escola que queremos
- A importância do estudo
- Análise de Conjuntura e Desafios Educacionais da Sociedade
- Aprendendo a Educar e Cuidar os (as) Educandos (as) como Gente
- Desafios da identidade do Educador no século XXI
- Dialogando sobre os desafios atuais da educação
- Educando para a Construção da Cidadania numa nova Sociedade
- Educar da EJA, avanços e desafios
- Filosofia e Educação Básica
- O papel do educador
- O papel do Professor Hoje
- O sentido da escola
- Paulo Freire como referencial de pesquisa em Educação
- Paz: desafios, propostas, caminhos e inquietudes
- Professor: contemporaneidade e diversidade
- Razão e emoção no trabalho do professor
- Reflexões a partir da tendência libertadora na Educação
- 2003 (Total: 6)
- Análise de Conjuntura e Desafios Educacionais
- Aplicabilidade dos regimentos escolares
- Auto-estima
- Ética Profissional
- O papel do supervisor escolar enquanto sujeito articulador no contexto escolar
- Relação Professor/Aluno
- 2002 (Total: 4)
- Auto Estima
- Educação com Processo de Humanização
- O desafio da Educação no Século XXI
- Qualidade de Vida
- 2001 (Total: 2)
- Pedagogia Humanizadora
- Semana Pedagógica de Paulo Freire
- 2000 (Total: 3)
- Educação: Democracia e Participação
- Estudo e Auto- Estima
- Projeto Político Pedagógico
- 1999 (Total: 5)
- A Educação Escolar e os Processos de Humanização
- Educação,Trabalho e Cidadania
- O Papel do Educador na Construção do Projeto Político-Pedagógico
- Projeto Político-Pedagógico
- Relacionamento Interpessoal e Aprendizagem
- 1998 (Total: 4)
- Desafios Atuais do Ensino Fundamental e Médio
- Importância da Motivação do Profissional frente aos Desafios da Sociedade Atual
- O Papel do Professor na Construção do Projeto Político Pedagógico
- Saber, saber ser, fazer
- 1997 (Total: 2)
- A Educação e o Neoliberalismo
- Concepção e Perspectivas da Avaliação
- 1995 (Total: 2)
- Contrução da Liberdade na Escola e na Família
- Universidade e Pesquisa
- 1994 (Total: 5)
- Educação e Cidadania
- Educação e Família
- Educação para o amor
- Reflexões numa perspectiva crítico-libertadora da Educação
- Relações Humanas no Trabalho
- 1993 (Total: 1)
- A Educação: vida em sociedade
- 1988 (Total: 4)
- A Educação na Perspectiva Cristã de Libertação
- A Prática Educativa a Serviço da Vida
- O papel do Educador na Transformação Social
- O Papel do Aluno na Transformação Social
- 1987 (Total: 1)
- Brasil: um povo a ser libertado
- 2015 (Total: 1)
- (Des)construções e (re)construções na formação permanente de educadores(as): diálogos para a cultura de paz.
- 2014 (Total: 1)
- Dialogus: Formação Permanente , Humanização e Cidadania
- 2013 (Total: 1)
- Humanização e Cidadania na Escola: a construção da formação inicial e permanente com professores da EJA
- 2009 (Total: 5)
- A Formação Continuada, identidade e Cidadania na Docência
- Construindo e reconstruindo identidades: desafios e possibilidades para os atuais e futuros professores
- Construindo e Reconstruindo identidades: desafios e possibilidade para os atuais e futuros professores
- Democratização, Experiência e Escola: elementos para pensar a gestão da educação
- Limites, Desafios e Poissibilidades da Cidadania e as Contribuições da Formação Continuada
- 2015 (Total: 2)
- Educar com Alegria... Para Educar com Seriedade
- Educar com Seriedade sim, mas com Alegria! (Re)Construções através do diálogo/escuta com professores e alunos
- 2014 (Total: 2)
- Hora do Conto: uma viagem pelo mundo fantástico, real e/ou imaginário.
- Ler e Contar Histórias: recursos pedagógicos nos processos de ensino-aprendizagem
- 2013 (Total: 1)
- E as crianças não querem mais sair da sua escola...Relações Afetivas e Dialógicas na Gestão de uma Escola Rural
- 2012 (Total: 1)
- Formação-conscientização: a avaliação em narrativas (auto)biográficas de professores de matemática
- 2011 (Total: 3)
- A avaliação como conscientização: vivendo um sentir/pensar/agir amoroso, critico e dialogico-reflexivo
- Contribuições de Paulo Freire para a escola básica: por uma educação humanizadora
- Discutindo a formação inicial de professores a partir da perspectiva de educação humanizadora freireana
- 2010 (Total: 4)
- Dialogando com e sobre professores
- EJA: Processos de construção de relações intra e interpessoais
- Hora do Conto: Meninos e Meninas Lendo o Mundo e a Palavra
- Práticas Educativas Humanizadoras:um desafio para a formação inicial de professores
- 2008 (Total: 2)
- Pôster: Afetividade e Dialogicidade nas Concepções e nas Práticas Docentes: Desafios para uma Cultura Humanizadora e Emancipatória
- Relator no Debate Temático Educação Solidária para uma Cultura de Paz, Eixo III - Educação e Ética Planetária
- 1999 (Total: 1)
- A contribuição do pensamento filosófico de Ernani Maria Fiori para a constituição da consciência na Pedagogia de Paulo Freire
- 2015 (Total: 1)
- Práticas Restaurativas e Cultura de Paz: Diálogos para a Formação de Educadores(as)
- 2014 (Total: 2)
- (Re)Pensando a Formação de Formadores: o Diálogo Reflexivo Investigativo como Dispositivo de Formação Permanente dos Professores dos Cursos de Licenciatura do IF Farroupilha
- A Afetividade como Recurso no Processo de Ensino/Aprendizagem
- 2013 (Total: 11)
- A Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio a partir de Freire: novos contextos, novos olhares
- A leitura do mundo e da palavra através dos diálogos coletivos com os(as) contadores(as) de histórias
- A pesquisa socioantropológica como recurso para a construção de temas geradores na EJA em uma escola estadual de Santa Maria-RS
- Formação permanente de professores(as) da EJA: diálogo e reflexão acerca da humanização e cidadania na escola
- Grupo Dialogus: formação e humanização com Paulo Freire
- O círculo de cultura na formação permanente do tempo-espaço da escola: 'Olhares' de gestoras coordenadoras pedagógicas
- O professor da EJA e sua formação: caminhos em construção
- Paulo Freire, Educação e Contemporaneidade
- Projeto Político Pedagógico e A construção de práticas democráticas na Escola
- Relato de experiência na Educação Infantil : possível por meio do 'Projeto hora do conto: meninas e meninos lendo o mundo e a palavra'
- VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire
- 2010 (Total: 2)
- As práticas humanizadoras no contexto da formação inicial de professores: uma análise
- Vivenciando e aprendendo uma cultura organizacional democrática com as histórias infantis
- 2009 (Total: 1)
- Hora do Conto: Meninas e Meninos lendo o Mundo e a Palavra
- 2008 (Total: 1)
- Educar com diálogo e amorosidade: desafios á práticaeducativa
- 2002 (Total: 1)
- A função da equipe diretiva no processo de (re)construção do projeto político-pedagógico
- 2000 (Total: 1)
- Gestão e autonomia escolar no processo de reconstrução do projeto político pedagógico da escola
- 2014 (Total: 2)
- Dialogus: Formação Permanente , Humanização e Cidadania
- Transnacionalização das Políticas Educacionais: impactos na formação Docente
- 2019 (Total: 2)
- Cine debate sobre formação humana integral no VII Seminário de Formação de Assessores Pedagógicos e Gestores de Ensino pelo Instituto Federal Farroupilha
- XIX Congresso Internacional de Educação Popular - MOBREC/SM
- 2011 (Total: 1)
- Pedagogia das Marchas e a Escola Pública - V Seminário Diálogos Paulo Freire
- 2013 (Total: 3)
- RELATÓRIO PARCIAL - PROJETO FIEX REGISTRO GAP/CE 022075
- RELATÓRIO PARCIAL - PROJETO FIPE REGISTRO GAP/CE 024466
- RELATÓRIO PARCIAL ? PROJETO PROLICEN REGISTRO GAP/CE: 024466
- 2010 (Total: 3)
- Educação continuada, identidade e Práxis Educativa: professores lendo o mundo e a palavra
- Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra
- Humanização e Cidadania na Escola
- 2009 (Total: 6)
- Educação continuada, identidade e Práxis Educativa: professores lendo o mundo e a palavra
- Educação e Cidadania: limites, possibilidades e desafios
- Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra
- Humanização e Cidadania na Educação
- Relatório Final - Workshop interconexões entre avaliação e projetos pedagógico do CE/UFSM: uma reflexão no Curso de Especialização em Gestão Educacional
- Relatório Parcial: Educação Continuada, Identidade e Práxis Educativa: professores lendo o mundo e a palavra
- 2008 (Total: 6)
- Relatório Final - (Re)construindo Identidades: professores lendo o mundo e a palavra
- Relatório Final - Identidade e Cidadania na Docência: desafios e possibilidade na formação continuada
- Relatório Final - III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
- Relatório Parcial - Identidade Docente: as concepções dos acadêmicos de pedagogia sobre sua futura profissão
- Relatório Parcial: Educação e Cidadania: limites, desafios e possibilidades
- Relatório Parcial: Hora do Conto: meninos e meninas lendo o mundo e a palavra
- 2005 (Total: 1)
- Paulo Freire no RS, retrospectiva histórica e Reflexão sobre temas de pesquisa e práticas pedagógicas que dialogam com Paulo Freire
- 2000 (Total: 1)
- Assessoria pedagógica
- 1998 (Total: 1)
- O Ensino da Geografia Pelas Práticas Cotidianas e o Imaginário Social
- 1998 (Total: 1)
- A Atuação do Pedagogo na Problemática Educacional do Menor Carente e Infrator
- 1997 (Total: 1)
- Mapeamento e Movimentos e Organizações Populares de Santa Maria
- 2017 (Total: 1)
- Parecerista Ad Hoc da Revista Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria
- 2012 (Total: 4)
- Parecer do artigo:Perguntando a Paulo Freire: Qual homem devemos formar pela educação? Considerações sobre a antropologia freiriana
- Perguntando a Paulo Freire: qual homem devemos formar pela educação? Considerações sobre antropologia freiriana (Cadernos de Educação/UFPEL)
- Revista Sociais e Humanas do Centro de Ciências Sociais e Humanas/ CCSH/ UFSM - Artigo 2830
- Revista Sociais e Humanas do Centro de Ciências Sociais e Humanas/ CCSH/ UFSM - Artigo 2833
- 2010 (Total: 1)
- Parecerista Ad Hoc do Eixo Políticas Públicas e Gestão Educacional - ANPED SUL 2010
- 2009 (Total: 1)
- Parecer do Artigo: Avaliação Institucional Integrada na Educação Superior Comunitária: a Experiência do Paiung.
- 2005 (Total: 1)
- Gestão Democrática do e na Escola do e no Ensino
- 2010 (Total: 3)
- Educação Continuada, Identidade e Práxis Educativa: professores lendo o mundo e a palavra.
- Hora do Conto: Meninos e Meninas Lendo o Mundo e a Palavra
- Humanização e Cidadania na Escola
- 2007 (Total: 3)
- Relatório Parcial: (Re)construindo Identidades: professores lendo o mundo e a palavra
- Relatório Parcial: Identidade e Cidadania: limites e possibilidades
- Relatório Parcial: Identidade eCidadania na Docência: desafios e possibilidades na formação continuada
- 2006 (Total: 1)
- Relatório Parcial: (Re)construindo Identidades: professores lendo o mundo e a palavra
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2021 (Total: 1)
- Auto(trans)formação com professoras e professores na perspectiva da educação popular: o papel da escola e da gestão e os desafios do sistema educacional
- 2017 (Total: 4)
- A ação da gestão escolar na formação continuada de professores da educação básica
- Acolhida e permanência de egressas e egressos EJA-PROEJA no Ensino Superior: auto(trans)formações possíveis
- AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES(AS) EM CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO: EDUCAR(SE) ENTRE A COERCITIVIDADE E A LIBERDADE
- DESAFIOS PARA A EFETIVAÇÃO DEMOCRÁTICA DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TOROPI/RS: POSSÍVEIS (RE)CONSTRUÇÕES NAS RELAÇÕES TEORIA-PRÁTICA
- 2016 (Total: 3)
- A auto(trans)formação permanente e a pedagogia de educação popular: entrelaçamentos possíveis entre a práxis educativa escolar e a realidade dos estudantes
- O processo dialógico entre família e escola: limites e possibilidades para a auto(trans)formação permanente com professoras
- Vínculos afetivos na educação infantil: desafios na auto(trans)formação permanente de professores
- 2015 (Total: 4)
- A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades
- Ensinando e aprendendo com projetos temáticos: um desafio para a formação permanente de educadores da educação de jovens e adultos
- Interfaces entre o Ensino Médio Regular e Juvenilização na Eja: Diálogos, Entrelaçamentos, Desafios e Possibilidades sobre Quefazeres Docentes
- Projeto Político-Pedagógico: Espaço de (Re)Construção da Profissionalidade Docente em uma Perspectiva Humanizadora
- 2014 (Total: 4)
- (Des)construções e (Re) construções na Formação de Permanente de Educadores/as: diálogos para a cultura de paz
- Círculos de Contação de Histórias Infantis e os Processos de Auto/Trans/Formação Permanente das Educadoras no Ser/Fazer Pedagógico
- FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES DA EJA: CÍRCULO DE DIÁLOGOS E A INTEIREZA DOS SUJEITOS
- O diálogo e a afetividade no contexto da Educação Infantil: as "pessoas grande" dizendo a sua palavra
- 2013 (Total: 4)
- A formação permanente no tempo-espaço da escola: "olhares" de gestoras coordenadoras pedagógicas
- A Narração de Si-Outro: Avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática
- À PROCURA DE CAMINHOS PARA A AUTO[TRANS]FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NA CULTURA DIGITAL: INTERLOCUÇÕES COM PROFESSORES E ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
- Desafios teóricos e metodológicos para a humanização da formação permanente de professores
- 2012 (Total: 4)
- A relação entre a dialogicidade e a afetividade na prática docente e a formação inicial de professores
- As Histórias Infantis e as suas contribuições para os processos formativos dos educadores numa perspectiva humanizadora
- Letramento Visual: o papel das imagens nos processos de formação permanente de professores da educação básica e em sua prática pedagógica
- O Conselho Escolar e a Gestão Democrática na Escola - limites e possibilidades: um estudo de caso sobre a lei de Gestão Democrática Nº 4.740/2003 do município de Santa Maria, RS-Brasil
- 2011 (Total: 1)
- Os Limites e as Possibilidades do Espaço Público da Escola a partir da Organização da Gestão Escolar
- 1998 (Total: 1)
- A Atuação do Pedagogo na Problemática Educacional do Menor Carente e Infrator
- 2021 (Total: 2)
- Auto(trans)formação com professoras e (re)organização curricular: desdobramentos e desafios da pedagogia da educação popular na escola pública : os círculos dialógicos investigativo-formativos para pensar o currículo da escola pública de viés popular
- Uma tese formação? Mística, utopias e fraternuras da humana docência freireana
- 2020 (Total: 2)
- Auto(trans)formação permanente com professoras: a escuta sensível e o olhar aguçado na do-discência com as turmas multi-idades da UEIIA
- AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO: RE-AD-MIRANDO A DOCÊNCIA E RE-SIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS
- 2017 (Total: 1)
- O PIBID DE QUÍMICA E BIOLOGIA DO IFFAR: ENTRE-LUGAR DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO PERMANENTE COM PROFESSORES
- 2014 (Total: 1)
- Professores-formadores do Cursos de licenciatura do Instituto Federal Farroupilha/RS: diálogo e amorosidade nos processos auto(trans)formativos da/na docências
- 2016 (Total: 1)
- A FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA: INDENTIFICANDO QUALIDADE E CAPACITAÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA CLASSE HOSPITALAR
- 2014 (Total: 2)
- Entrelaçamento entre ensino-aprendizagem, vivências e inconclusões
- HISTÓRIAS, SONHOS E ESPERANÇA... A PRÁXIS PEDAGÓGICA COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL NA PERSPECTIVA DA
- 2013 (Total: 1)
- Relações Interpessoais: fator decisivo nos processos de ensino-aprendizagem
- 2012 (Total: 3)
- Diálogo acerca do Programa Brasil Alfabetizando: uma proposta a partir da realidade de mundo do estudante?
- Educação do campo e os processos de alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra
- Reflexões acerca das alfabetização de jovens e adultos (EJA) na perspectiva de leitura de mundo
- 2011 (Total: 2)
- A importância das relações afetivas na Educação Infantil
- O desafio da educação humanizadora frente à cultura da violência escolar
- 2010 (Total: 2)
- O Brincar na Escola: um olhar sobre a prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Políticas Públicas e Formação de Professores de Educação Infantil: saberes e fazeres necessários e possíveis
- 2009 (Total: 4)
- A Importância da Relação Afetiva entre Professor e Aluno no Processo de Aprendizagem
- Auto-estima na Infância: análise no âmbito escolar
- Educação de Jovens e Adultos: história, vivências, desafios e possibilidades
- Identidade Docente: confronto entre concepções de acadêmicos e professores atuantes.
- 2008 (Total: 1)
- A Pastoral da Juventude como Espaço de Educação