Marcia Cristina Correa
Produção Bibliográfica
- 2012 (Total: 1)
- Pensando a formação continuada de professores de língua portuguesa: interrelação entre os saberes acadêmicos e experenciasi (Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidades)
- 2006 (Total: 1)
- REVISTA LETRAS - N. 27 -ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DA LINGUAGEM (Espaço de Circulação da Linguagem)
- 2016 (Total: 3)
- ISSN Desenvolvimento Profissional Corresponsável: caminho para a construção de representações endógenas do trabalho docente (Revista Linguagem & Ensino (Online))
- ISSN Linguagem, interação e trabalho docente (Signo (UNISC. Online))
- 2015 (Total: 1)
- ISSN Reflexões sobre o trabalho docente (Desenredo (PPGL/UPF))
- 2012 (Total: 1)
- ISSN REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM TEXTOS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS (Letras (UFSM))
- 2011 (Total: 1)
- ISSN Pressupostos vygotskyanos do interacionismo sociodiscursivo (Nonada (Porto Alegre))
- 2010 (Total: 4)
- ISSN Atores sociais e ações sociais em Crime Infame: sobrevivi...posso contar (Revista Escrita (PUCRJ. Online))
- ISSN Lei Maria da Penha: um estudo de gênero textual e de representações sociais (Expressão (Santa Maria))
- ISSN O agir docente prescrito em instituições militares de ensino básico: quem é esse professor (Nonada (Porto Alegre))
- ISSN O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (Expressão (Santa Maria))
- 2008 (Total: 2)
- ISSN A representação da escrita por crianças em processo de letramento (Desenredo (PPGL/UPF))
- ISSN O discurso da e sobre a escrita de crianças em fase inical de letramento (Letras (UFSM))
- 2006 (Total: 1)
- ISSN O que é escrita? Nunca pensei sobre isso. (Linguagens & Cidadania)
- 2005 (Total: 2)
- ISSN Representações de escrita de futuros professores de língua (Calidoscópio (UNISINOS))
- ISSN Representações de escrita: esse obscuro objeto do desejo (Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS))
- 2002 (Total: 1)
- ISSN Bakhtin e Vygotsky: um diálogo sobre linguagem escrita (Coleção Ensaios (Santa Maria))
- 2001 (Total: 1)
- ISSN Memória da escrita e escrita da memória (Fragmentum (UFSM))
- 2000 (Total: 2)
- ISSN Alguns conceitos vigotskianos para os estudos da linguagem (Coleção Ensaios (Santa Maria))
- ISSN Um corpus: a fala de descendentes de imigrantes italianos (Letras (Santa Maria))
- 1999 (Total: 1)
- ISSN Vale Vêneto : aspectos históricos, culturais e lingüísticos (Coleção Ensaios (Santa Maria))
- 1994 (Total: 1)
- Um estudo lingüístico na comunidade de Vale Vêneto (JORNAL DA ASSOCIACAO ITALIANA DE SANTA MARIA)
- 2012 (Total: 1)
- ISSN REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM TEXTOS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS (Letras (UFSM))
- 2017 (Total: 1)
- ?A nova identidade do professor de língua portuguesa e os atuais objetos de ensino de língua materna?, (Construindo a profissão: a formação de professores de línguas e literaturas)
- 2012 (Total: 2)
- Ensinar: o que é e como se constrói? (Linguagem e interação: o ensino em pauta)
- Professor de língua portuguesa e a escrita: que relação é essa (Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidade)
- 2012 (Total: 1)
- Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidade
- 2008 (Total: 1)
- Revista Letras, n.36 - Aquisição de língua materna: heterogeneidade da pesquisa
- 2006 (Total: 1)
- REVISTA LETRAS - Espaços de Circulação da Linguagem, n.27
- 2004 (Total: 2)
- A escrita nos [escritos dos] estudos lingüísticos
- A escrita nos estudos lingüísticos
- 2003 (Total: 5)
- A reescritura no processo de aquisição da língua materna
- A representação da escrita sob a visão sóciointeracionista
- Construção da escrita: um olhar sociointeracionista
- O processo de construção da escrita a partir da abordagem sociointeracionista
- Um olhar sociointeracionista sobre o processo de reescrita da língua materna
- 2012 (Total: 1)
- REVISTA LETRAS n. 44 Formação inicial do professor de Língua Portuguesa (REVISTA LETRAS)
- 2011 (Total: 1)
- O sistema de gêneros de seleção de candidatos a emprego no contexto empresarial (O sistema de gêneros de seleção de candidatos a emprego no contexto empresarial)
- 2016 (Total: 1)
- ESCREVER E ENSINAR A ESCREVER NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO (Congresso Internacional de Linguagem e Interação)
- 2015 (Total: 1)
- Trabalho docente: (re)configurações sobre o já dito (V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua)
- 2005 (Total: 1)
- Intereção e escrita: pensar, falar e escrever sobre escrita (Congresso Internacional Linguagem e Interação)
- 2014 (Total: 1)
- Reflexões sobre o trabalho docente (5 Seminário Nacional de Língua e Literatura)
- 2010 (Total: 3)
- ?Representações de escrita: a escrita e a criança? (II CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO)
- Uma análise de representações (Seminário Nacional de Linguagem e Ensino)
- Uma proposta de análise de representações (VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A LINGUAGEM E ENSINO)
- 2009 (Total: 1)
- A escrita na fase inicial de letramento (V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS)
- 2008 (Total: 2)
- A escrita na fase inicial de letramento (III Encontro Internacional do Sociointeracionismo dicursivo)
- Escrita e identidade (II Seminário Nacional de Língua e Literatura: escrita e identidade)
- 2007 (Total: 1)
- O que representa a escrita para crianças em fase inicial de letramento (2º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo)
- 2003 (Total: 1)
- Representações de escrita: aprender a escrever e ensinar a aprender (6º ENCONTRO NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM)
- 2002 (Total: 2)
- Bakhtin e Vygotsky: um diálogo sobre linguagem escrita (21 Semana de Letras e 8 Seminário Internacional de Língua e Literatura)
- Considerações sobre a aquisição da escrita (Semana de Letras-UFSM)
- 1999 (Total: 1)
- Um corpus : a fala dos descendentes de imigrantes italianos (1º Seminário de Trabalho - Corpus: Análise de dados e cultura acadêmica)
- 1997 (Total: 3)
- Análise fonológica da língua portuguesa falada por descendentes de italianos (III Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ)
- Características fonético-fonológicas da língua portuguesa falada na comunidade deVale Vêneto (I ENCONTRO DE VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA DO CONE SUL)
- Estudo etnolingüístico de uma comunidade de descendentes de italianos (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - FAFRA)
- 2014 (Total: 1)
- Linguagem, interação e trabalho docente (XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
- 2013 (Total: 1)
- Escritos de Linguística Geral: um museu de novidades (CONGRESSO INTERNACIONAL 100 COM SAUSSURE)
- 2012 (Total: 1)
- REFLEXÕES SOBRE TEXTOS PERTINENTES AO TRABALHO DOCENTE? (SENALE)
Produção Técnica
- 2008 (Total: 1)
- Linguística Geral -material didático
- 2007 (Total: 1)
- Seminário de Estudos Lingüísticos
- 2006 (Total: 1)
- Seminário de Estudos Lingüístico
- 2005 (Total: 1)
- II Seminário de Estudos Lingüísticos
- 2004 (Total: 3)
- 22 Semana de Letras e 8 Seminário Internacional de Língua e Literatura
- I Seminário de Estudos Lingüísticos
- II Seminário de Estudos Neolatinos
- 2003 (Total: 1)
- XIV Seminário Novas Propostas para o Desenvolvimento da Linguagem
- 2002 (Total: 1)
- I Seminário de Estudos Neolatinos : a linguagem através dos tempos
- 2011 (Total: 1)
- I Fórum de estudos interacionistas (FEI)
- 2016 (Total: 1)
- Revista Signo (ISSN 1982 2014), vol. 41, nº 71
- 2015 (Total: 6)
- Elaboração e correção da Prova Escrita de Conhecimento
- Membro Corpo Editorial Livro PPGLA/UNISINOS e PPGEL/UFMG
- Membro do Comitê Científico do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3
- Parecer ad hoc para períodico Linguagem e Cidadania
- Revista de Estudos da Linguagem - Faculdade de Letras - UFMG
- Revista Signótica
- 2014 (Total: 7)
- Membro de Comitê Assessor PRPGP/UFSM
- Membro do CEPE/CAL
- Membro do Corpo Editoria da Série Cogitare
- Membro do Corpo Editorial PPGL Editores
- Parecer ad hoc para CADERNOS DO IL - UFRGS - n. 48
- Parecer de APCN Mestrado Mestrado Profissional em Gestão Educacional em Rede Nacional /PROFGESTÃO
- PARECER PROCESSO DEMANDA PVE CAPES
- 2013 (Total: 5)
- Parecer ad hoc para períodico - Revista Eletrônica de Educação
- Parecer ad hoc para períodico Estudos da Lingua (gem)
- Parecer de APCN Doutorado em História - UFSM
- Parecer de APCN Mestrado Acadêmico em Gerontologia Centro de Educação Física e Desportos - UFSM
- Parecer de APCN Mestrado Acadêmico em TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE - UFSM
- 2012 (Total: 4)
- Parecer ad hoc para Revista Calidoscópio
- Parecer ad hoc para Revista Moara
- Parecer para artigo do Doutorado PPGLinguística - UFC
- Parecer para PDSE - CAPES
- 2011 (Total: 1)
- Parecer ad hoc para a Revista Alpha ISSN 1518 6792
- 2010 (Total: 1)
- Avaliadora ad hoc Universidade do Estado da Bahia
- 2002 (Total: 1)
- Vygotsky e Bakhtin: um diálogo
- 2001 (Total: 3)
- Lingüística aplicada ao português
- O papel da escrita na formação do professor
- Reflexões sobre a escrita
- 2000 (Total: 2)
- Introdução à análise do discurso
- Produzindo textos na sala de aula
- 1999 (Total: 1)
- Lingüística Textual
- 1998 (Total: 2)
- A gramática a partir do texto
- Lingüística Textual
- 2016 (Total: 1)
- Linguagem, interação e trabalho docente
- 2015 (Total: 1)
- Trabalho docente: (re)configurações sobre o já dito
- 2013 (Total: 1)
- Escritos de Linguística Geral: um museu de novidades
- 2012 (Total: 2)
- Coordenadora do SIMPÓSIO 18, intitulado ?REFLEXÕES SOBRE TEXTOS PERTINENTES AO TRABALHO DOCENTE?
- PARA O ALUNO DE LETRAS, SER PROFESSOR É...?
- 2010 (Total: 1)
- Uma proposta de análise de representação
- 2009 (Total: 1)
- A escrita na fase inicial de letramento
- 2007 (Total: 2)
- A escrita na fase inicial de letramento
- O que representa a escrita para crianças em fase inicial de letramento
- 2005 (Total: 1)
- Interação e escrita: pensar, falar e escrever sobre escrita
- 2016 (Total: 1)
- Considerações sobre Curso de Linguística Geral
- 2015 (Total: 2)
- Linguagem, interação e trabalho docente
- Saussure e Bronkart: uma leitura interacionista sobre o Curso de Linguística Geral
- 2014 (Total: 1)
- Palestra : Reflexões sobre o trabalho docente
- 2012 (Total: 1)
- O diálogo teórico entre Vygotsky e a pesquisa contemporânea sobre trabalho docente
- 2011 (Total: 3)
- Atividade social, linguagem e aprendizagem - "Diálogos teóricos interdisciplinares"
- Letramento e autoria na escola e na universidade - "1ª Jornada de Multiletramentos"
- Reflexões sobre representações de escrita - "Ciclo de Palestras PET"
- 2010 (Total: 1)
- A escrita em suas relações com a história/memória
- 2009 (Total: 1)
- Aquisição e representação da escrita
- 2008 (Total: 3)
- "Práticas de letramento e aquisição de língua escrita na escola e na clínica"
- A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento
- Escrita e identidade
- 2007 (Total: 1)
- A escrita na fase inicial de letramento
- 2004 (Total: 1)
- Escrita: esse obscuro objeto do desejo
- 2002 (Total: 1)
- Vygotsky e Bakhtin: um diálogo
- 2015 (Total: 2)
- Coordenação do Simpósio: Linguagem, Interação e Trabalho Docente
- Egressos do Curso - Mediadora da Mesa
- 2014 (Total: 1)
- Coordenadora Grupo de Trabalho Linguagem, interação e trabalho docente - XI CELSUL
- 2010 (Total: 2)
- Debatedora da Sessão de Comunicações
- Sessão coordenada: Relações entre discurso, linguagem e representações sociais
- 2001 (Total: 1)
- Memória da escrita e escrita da memória
- 2016 (Total: 1)
- Linguagem, interação e ensino de língua portuguesa
- 2003 (Total: 1)
- CONSULTORA PIBIC/CNPQ/UFSM
- 2016 (Total: 1)
- Banca de Avaliação das Redações do Vestibular UFSM
- 2015 (Total: 2)
- Banca de Avaliação das Redações do Processo Seletivo Seriado 2015
- Banca de Avaliação das Redações do Vestibular UFSM
- 2010 (Total: 3)
- Avaliação de redação de PEIS UFSM
- Avaliação de redação de vestibular EAD-UFSM
- Avaliação de redação de vestibular UFSM
- 2009 (Total: 3)
- Avaliação de redação de PEIS UFSM
- Avaliação de redação de vestibular EAD-UFSM
- Avaliação de redação de vestibular UFSM
- 2008 (Total: 3)
- Avaliação de redação de vestibular UFSM - EAD
- Avaliação de redações do vestibular da UFSM
- Avliação das redações de vestibular PEIS/UFSM
- 2007 (Total: 4)
- Avaliação das redações da CESNOR
- Avaliação das redações de vestibular UFSM
- Avaliação das redações do PEIES/UFSM
- Avaliação das redações do vestibular UNIPAMPA
- 2006 (Total: 2)
- Avaliação das Redações do Concurso Vestibular - CESNORS
- Avaliação das Redações do Concurso Vestibular - UNIPAMPA
- 2005 (Total: 2)
- Avaliação das Redações das Provas de Acompanhamento do PEIS
- Avaliação das Redações do Concurso Vestibular
- 2004 (Total: 2)
- Avaliação das redações do Concurso Vestibular - UFSM
- Avaliação das Redações das Provas de Acompanhamento do PEIS
- 2006 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Letras (Santa Maria) (1519-3985)'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2015 (Total: 3)
- REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PARA UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO
- REPRESENTAÇÕES DO E SOBRE O AGIR DOCENTE: QUAL A CONSTRUÇÃO PRESENTE NO DISCURSO DO FUTURO PROFESSOR?
- Trabalho docente: sua representação para o professor de graduação em Direito
- 2014 (Total: 1)
- REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: COM A PALAVRA OS CALOUROS E OS CONCLUINTES DA LICENCIATURA
- 2012 (Total: 2)
- O conceito de gênero textual em materiais didáticos de língua materna
- Representações do professor no material didático
- 2010 (Total: 1)
- O PAPEL DA REVISTA NOVA ESCOLA NA REDE DISCURSIVA QUE SE DESENVOLVE EM TORNO DO AGIR DOCENTE: UM JOGO DE DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES
- 2007 (Total: 1)
- A escrita no contexto escolar: relação entre concepção e desenvolvimento
- 2004 (Total: 1)
- As representações de escrita dos professores de português do ensino fundamental
- 2015 (Total: 3)
- OS GÊNEROS TEXTUAIS SOB A ÓTICA DO TRABALHO DOCENTE: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
- Representações de escrita por professores do ensino fundamental
- REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ?SER PROFESSOR? POR ACADÊMICOS DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA E POR ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA
- 2014 (Total: 1)
- Representações do agir docente nos documentos oficiais do Colégio Militar
- 2012 (Total: 2)
- Representações sociais em contexto de fronteira: quem é o homem aqui
- Tese de doutorado