Marcia Cristina Correa

Produção Bibliográfica

    2012 (Total: 1)
  • Pensando a formação continuada de professores de língua portuguesa: interrelação entre os saberes acadêmicos e experenciasi (Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidades)
    2006 (Total: 1)
  • REVISTA LETRAS - N. 27 -ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DA LINGUAGEM (Espaço de Circulação da Linguagem)
    2016 (Total: 3)
  • ISSN Desenvolvimento Profissional Corresponsável: caminho para a construção de representações endógenas do trabalho docente (Revista Linguagem & Ensino (Online))
  • ISSN Linguagem, interação e trabalho docente (Signo (UNISC. Online))
  • doi ISSN Representações da ação profissional docente: (des)construções via processos de interação linguageiros na trajetória da formação (Scripta (PUCMG))
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Reflexões sobre o trabalho docente (Desenredo (PPGL/UPF))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM TEXTOS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS (Letras (UFSM))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Pressupostos vygotskyanos do interacionismo sociodiscursivo (Nonada (Porto Alegre))
    2010 (Total: 4)
  • ISSN Atores sociais e ações sociais em Crime Infame: sobrevivi...posso contar (Revista Escrita (PUCRJ. Online))
  • ISSN Lei Maria da Penha: um estudo de gênero textual e de representações sociais (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN O agir docente prescrito em instituições militares de ensino básico: quem é esse professor (Nonada (Porto Alegre))
  • ISSN O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (Expressão (Santa Maria))
    2008 (Total: 2)
  • ISSN A representação da escrita por crianças em processo de letramento (Desenredo (PPGL/UPF))
  • ISSN O discurso da e sobre a escrita de crianças em fase inical de letramento (Letras (UFSM))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN O que é escrita? Nunca pensei sobre isso. (Linguagens & Cidadania)
    2005 (Total: 2)
  • ISSN Representações de escrita de futuros professores de língua (Calidoscópio (UNISINOS))
  • ISSN Representações de escrita: esse obscuro objeto do desejo (Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS))
    2002 (Total: 1)
  • ISSN Bakhtin e Vygotsky: um diálogo sobre linguagem escrita (Coleção Ensaios (Santa Maria))
    2001 (Total: 1)
  • ISSN Memória da escrita e escrita da memória (Fragmentum (UFSM))
    2000 (Total: 2)
  • ISSN Alguns conceitos vigotskianos para os estudos da linguagem (Coleção Ensaios (Santa Maria))
  • ISSN Um corpus: a fala de descendentes de imigrantes italianos (Letras (Santa Maria))
    1999 (Total: 1)
  • ISSN Vale Vêneto : aspectos históricos, culturais e lingüísticos (Coleção Ensaios (Santa Maria))
    1994 (Total: 1)
  • Um estudo lingüístico na comunidade de Vale Vêneto (JORNAL DA ASSOCIACAO ITALIANA DE SANTA MARIA)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM TEXTOS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS (Letras (UFSM))
    2017 (Total: 1)
  • ?A nova identidade do professor de língua portuguesa e os atuais objetos de ensino de língua materna?, (Construindo a profissão: a formação de professores de línguas e literaturas)
    2012 (Total: 2)
  • Ensinar: o que é e como se constrói? (Linguagem e interação: o ensino em pauta)
  • Professor de língua portuguesa e a escrita: que relação é essa (Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidade)
    2012 (Total: 1)
  • Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidade
    2008 (Total: 1)
  • Revista Letras, n.36 - Aquisição de língua materna: heterogeneidade da pesquisa
    2006 (Total: 1)
  • REVISTA LETRAS - Espaços de Circulação da Linguagem, n.27
    2004 (Total: 2)
  • A escrita nos [escritos dos] estudos lingüísticos
  • A escrita nos estudos lingüísticos
    2003 (Total: 5)
  • A reescritura no processo de aquisição da língua materna
  • A representação da escrita sob a visão sóciointeracionista
  • Construção da escrita: um olhar sociointeracionista
  • O processo de construção da escrita a partir da abordagem sociointeracionista
  • Um olhar sociointeracionista sobre o processo de reescrita da língua materna
    2012 (Total: 1)
  • REVISTA LETRAS n. 44 Formação inicial do professor de Língua Portuguesa (REVISTA LETRAS)
    2011 (Total: 1)
  • O sistema de gêneros de seleção de candidatos a emprego no contexto empresarial (O sistema de gêneros de seleção de candidatos a emprego no contexto empresarial)
    2016 (Total: 1)
  • ESCREVER E ENSINAR A ESCREVER NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO (Congresso Internacional de Linguagem e Interação)
    2015 (Total: 1)
  • Trabalho docente: (re)configurações sobre o já dito (V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua)
    2005 (Total: 1)
  • Intereção e escrita: pensar, falar e escrever sobre escrita (Congresso Internacional Linguagem e Interação)
    2014 (Total: 1)
  • Reflexões sobre o trabalho docente (5 Seminário Nacional de Língua e Literatura)
    2010 (Total: 3)
  • ?Representações de escrita: a escrita e a criança? (II CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO)
  • Uma análise de representações (Seminário Nacional de Linguagem e Ensino)
  • Uma proposta de análise de representações (VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A LINGUAGEM E ENSINO)
    2009 (Total: 1)
  • A escrita na fase inicial de letramento (V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS)
    2008 (Total: 2)
  • A escrita na fase inicial de letramento (III Encontro Internacional do Sociointeracionismo dicursivo)
  • Escrita e identidade (II Seminário Nacional de Língua e Literatura: escrita e identidade)
    2007 (Total: 1)
  • O que representa a escrita para crianças em fase inicial de letramento (2º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo)
    2003 (Total: 1)
  • Representações de escrita: aprender a escrever e ensinar a aprender (6º ENCONTRO NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM)
    2002 (Total: 2)
  • Bakhtin e Vygotsky: um diálogo sobre linguagem escrita (21 Semana de Letras e 8 Seminário Internacional de Língua e Literatura)
  • Considerações sobre a aquisição da escrita (Semana de Letras-UFSM)
    1999 (Total: 1)
  • Um corpus : a fala dos descendentes de imigrantes italianos (1º Seminário de Trabalho - Corpus: Análise de dados e cultura acadêmica)
    1997 (Total: 3)
  • Análise fonológica da língua portuguesa falada por descendentes de italianos (III Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ)
  • Características fonético-fonológicas da língua portuguesa falada na comunidade deVale Vêneto (I ENCONTRO DE VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA DO CONE SUL)
  • Estudo etnolingüístico de uma comunidade de descendentes de italianos (I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - FAFRA)
    2014 (Total: 1)
  • Linguagem, interação e trabalho docente (XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
    2013 (Total: 1)
  • Escritos de Linguística Geral: um museu de novidades (CONGRESSO INTERNACIONAL 100 COM SAUSSURE)
    2012 (Total: 1)
  • REFLEXÕES SOBRE TEXTOS PERTINENTES AO TRABALHO DOCENTE? (SENALE)

Produção Técnica

    2008 (Total: 1)
  • Linguística Geral -material didático
    2007 (Total: 1)
  • Seminário de Estudos Lingüísticos
    2006 (Total: 1)
  • Seminário de Estudos Lingüístico
    2005 (Total: 1)
  • II Seminário de Estudos Lingüísticos
    2004 (Total: 3)
  • 22 Semana de Letras e 8 Seminário Internacional de Língua e Literatura
  • I Seminário de Estudos Lingüísticos
  • II Seminário de Estudos Neolatinos
    2003 (Total: 1)
  • XIV Seminário Novas Propostas para o Desenvolvimento da Linguagem
    2002 (Total: 1)
  • I Seminário de Estudos Neolatinos : a linguagem através dos tempos
    2011 (Total: 1)
  • I Fórum de estudos interacionistas (FEI)
    2016 (Total: 1)
  • Revista Signo (ISSN 1982 2014), vol. 41, nº 71
    2015 (Total: 6)
  • Elaboração e correção da Prova Escrita de Conhecimento
  • Membro Corpo Editorial Livro PPGLA/UNISINOS e PPGEL/UFMG
  • Membro do Comitê Científico do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3
  • Parecer ad hoc para períodico Linguagem e Cidadania
  • Revista de Estudos da Linguagem - Faculdade de Letras - UFMG
  • Revista Signótica
    2014 (Total: 7)
  • Membro de Comitê Assessor PRPGP/UFSM
  • Membro do CEPE/CAL
  • Membro do Corpo Editoria da Série Cogitare
  • Membro do Corpo Editorial PPGL Editores
  • Parecer ad hoc para CADERNOS DO IL - UFRGS - n. 48
  • Parecer de APCN Mestrado Mestrado Profissional em Gestão Educacional em Rede Nacional /PROFGESTÃO
  • PARECER PROCESSO DEMANDA PVE CAPES
    2013 (Total: 5)
  • Parecer ad hoc para períodico - Revista Eletrônica de Educação
  • Parecer ad hoc para períodico Estudos da Lingua (gem)
  • Parecer de APCN Doutorado em História - UFSM
  • Parecer de APCN Mestrado Acadêmico em Gerontologia Centro de Educação Física e Desportos - UFSM
  • Parecer de APCN Mestrado Acadêmico em TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE - UFSM
    2012 (Total: 4)
  • Parecer ad hoc para Revista Calidoscópio
  • Parecer ad hoc para Revista Moara
  • Parecer para artigo do Doutorado PPGLinguística - UFC
  • Parecer para PDSE - CAPES
    2011 (Total: 1)
  • Parecer ad hoc para a Revista Alpha ISSN 1518 6792
    2010 (Total: 1)
  • Avaliadora ad hoc Universidade do Estado da Bahia
    2002 (Total: 1)
  • Vygotsky e Bakhtin: um diálogo
    2001 (Total: 3)
  • Lingüística aplicada ao português
  • O papel da escrita na formação do professor
  • Reflexões sobre a escrita
    2000 (Total: 2)
  • Introdução à análise do discurso
  • Produzindo textos na sala de aula
    1999 (Total: 1)
  • Lingüística Textual
    1998 (Total: 2)
  • A gramática a partir do texto
  • Lingüística Textual
    2016 (Total: 1)
  • Linguagem, interação e trabalho docente
    2015 (Total: 1)
  • Trabalho docente: (re)configurações sobre o já dito
    2013 (Total: 1)
  • Escritos de Linguística Geral: um museu de novidades
    2012 (Total: 2)
  • Coordenadora do SIMPÓSIO 18, intitulado ?REFLEXÕES SOBRE TEXTOS PERTINENTES AO TRABALHO DOCENTE?
  • PARA O ALUNO DE LETRAS, SER PROFESSOR É...?
    2010 (Total: 1)
  • Uma proposta de análise de representação
    2009 (Total: 1)
  • A escrita na fase inicial de letramento
    2007 (Total: 2)
  • A escrita na fase inicial de letramento
  • O que representa a escrita para crianças em fase inicial de letramento
    2005 (Total: 1)
  • Interação e escrita: pensar, falar e escrever sobre escrita
    2016 (Total: 1)
  • Considerações sobre Curso de Linguística Geral
    2015 (Total: 2)
  • Linguagem, interação e trabalho docente
  • Saussure e Bronkart: uma leitura interacionista sobre o Curso de Linguística Geral
    2014 (Total: 1)
  • Palestra : Reflexões sobre o trabalho docente
    2012 (Total: 1)
  • O diálogo teórico entre Vygotsky e a pesquisa contemporânea sobre trabalho docente
    2011 (Total: 3)
  • Atividade social, linguagem e aprendizagem - "Diálogos teóricos interdisciplinares"
  • Letramento e autoria na escola e na universidade - "1ª Jornada de Multiletramentos"
  • Reflexões sobre representações de escrita - "Ciclo de Palestras PET"
    2010 (Total: 1)
  • A escrita em suas relações com a história/memória
    2009 (Total: 1)
  • Aquisição e representação da escrita
    2008 (Total: 3)
  • "Práticas de letramento e aquisição de língua escrita na escola e na clínica"
  • A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento
  • Escrita e identidade
    2007 (Total: 1)
  • A escrita na fase inicial de letramento
    2004 (Total: 1)
  • Escrita: esse obscuro objeto do desejo
    2002 (Total: 1)
  • Vygotsky e Bakhtin: um diálogo
    2015 (Total: 2)
  • Coordenação do Simpósio: Linguagem, Interação e Trabalho Docente
  • Egressos do Curso - Mediadora da Mesa
    2014 (Total: 1)
  • Coordenadora Grupo de Trabalho Linguagem, interação e trabalho docente - XI CELSUL
    2010 (Total: 2)
  • Debatedora da Sessão de Comunicações
  • Sessão coordenada: Relações entre discurso, linguagem e representações sociais
    2001 (Total: 1)
  • Memória da escrita e escrita da memória
    2016 (Total: 1)
  • Linguagem, interação e ensino de língua portuguesa
    2003 (Total: 1)
  • CONSULTORA PIBIC/CNPQ/UFSM
    2016 (Total: 1)
  • Banca de Avaliação das Redações do Vestibular UFSM
    2015 (Total: 2)
  • Banca de Avaliação das Redações do Processo Seletivo Seriado 2015
  • Banca de Avaliação das Redações do Vestibular UFSM
    2010 (Total: 3)
  • Avaliação de redação de PEIS UFSM
  • Avaliação de redação de vestibular EAD-UFSM
  • Avaliação de redação de vestibular UFSM
    2009 (Total: 3)
  • Avaliação de redação de PEIS UFSM
  • Avaliação de redação de vestibular EAD-UFSM
  • Avaliação de redação de vestibular UFSM
    2008 (Total: 3)
  • Avaliação de redação de vestibular UFSM - EAD
  • Avaliação de redações do vestibular da UFSM
  • Avliação das redações de vestibular PEIS/UFSM
    2007 (Total: 4)
  • Avaliação das redações da CESNOR
  • Avaliação das redações de vestibular UFSM
  • Avaliação das redações do PEIES/UFSM
  • Avaliação das redações do vestibular UNIPAMPA
    2006 (Total: 2)
  • Avaliação das Redações do Concurso Vestibular - CESNORS
  • Avaliação das Redações do Concurso Vestibular - UNIPAMPA
    2005 (Total: 2)
  • Avaliação das Redações das Provas de Acompanhamento do PEIS
  • Avaliação das Redações do Concurso Vestibular
    2004 (Total: 2)
  • Avaliação das redações do Concurso Vestibular - UFSM
  • Avaliação das Redações das Provas de Acompanhamento do PEIS
    2006 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Letras (Santa Maria) (1519-3985)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2015 (Total: 3)
  • REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PARA UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO
  • REPRESENTAÇÕES DO E SOBRE O AGIR DOCENTE: QUAL A CONSTRUÇÃO PRESENTE NO DISCURSO DO FUTURO PROFESSOR?
  • Trabalho docente: sua representação para o professor de graduação em Direito
    2014 (Total: 1)
  • REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: COM A PALAVRA OS CALOUROS E OS CONCLUINTES DA LICENCIATURA
    2012 (Total: 2)
  • O conceito de gênero textual em materiais didáticos de língua materna
  • Representações do professor no material didático
    2010 (Total: 1)
  • O PAPEL DA REVISTA NOVA ESCOLA NA REDE DISCURSIVA QUE SE DESENVOLVE EM TORNO DO AGIR DOCENTE: UM JOGO DE DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES
    2007 (Total: 1)
  • A escrita no contexto escolar: relação entre concepção e desenvolvimento
    2004 (Total: 1)
  • As representações de escrita dos professores de português do ensino fundamental
    2015 (Total: 3)
  • OS GÊNEROS TEXTUAIS SOB A ÓTICA DO TRABALHO DOCENTE: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
  • Representações de escrita por professores do ensino fundamental
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ?SER PROFESSOR? POR ACADÊMICOS DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA E POR ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA
    2014 (Total: 1)
  • Representações do agir docente nos documentos oficiais do Colégio Militar
    2012 (Total: 2)
  • Representações sociais em contexto de fronteira: quem é o homem aqui
  • Tese de doutorado