Maria Cecilia Pereira Santarosa

Produção Bibliográfica

    2020 (Total: 8)
  • doiAporte teórico vygotskyano no estágio supervisionado em um curso de licenciatura em ciências da natureza
  • doiConcepções docentes sobre Ensino Médio Integrado e Interdisciplinaridade: estudo de caso em um Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Integração de conceitos no contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio a partir de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS)
  • doiMapas Conceituais para a compreensão de textos no âmbito de um curso de pós-graduação
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROJETOS
  • doiProposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre a Teoria de Conjuntos
  • Um estudo das percepções de professores de uma escola pública da região central do Rio Grande do Sul sobre interdisciplinaridade
  • doiUm olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico
    2019 (Total: 4)
  • doiA interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos
  • doiAnálise de erros como método indicador e avaliador de conceitos subsunçores: o caso dos licenciandos em matemática da Universidade Federal de Santa Maria
  • ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR
  • ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM CAMPO CONCEITUAL
    2018 (Total: 5)
  • Ensino Médio Integrado como Alternativa para o Ensino Médio: Experiências de um Curso Técnico em Eletrotécnica
  • doiO processo de ensino e aprendizagem da função quadrática com o auxílio do software Winplot no ensino médio
  • doiPOSSÍVEIS INDICADORES DE INVARIANTES OPERATÓRIOS PERTINENTES AOS CAMPOS CONCEITUAIS DA ELETRODINÂMICA E PROPORCIONALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
  • doiProjeto Pré-Cálculo na Universidade Federal de Santa Maria: reflexões sobre a contribuição para acadêmicos da matemática e outras áreas científicas
  • doiPROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
    2017 (Total: 3)
  • Abordagem Diferenciada de Geometria em Sala de Aula
  • doiIDENTIFICANDO A EVOLUÇÃO CONCEITUAL NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO, ATRAVÉS DE UMA UEPS BASEADA NUM SISTEMA DE SOM AUTOMOTIVO GERADOR DE ENERGIA
  • OBSERVAÇÕES EM UM LABORATORIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
    2016 (Total: 1)
  • ENSAIO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
    2013 (Total: 1)
  • Os lugares da Matemática na Física e suas dificuldades contextuais: implicações para um Sistema de Ensino Integrado
    2011 (Total: 1)
  • O Cálculo nas aulas de Física da UFRGS: um estudo exploratório
    2019 (Total: 1)
  • doiAtividades didáticas para o ensino de Matemática com vistas à aprendizagem significativa
    2017 (Total: 1)
  • Escolha de Livros Didáticos auxiliada por Mapas Conceituais: Uma atividade no âmbito da formação inicial de professores de Matemática
    2017 (Total: 1)
  • OBSERVAÇÕES EM UM LABORATÓRIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
    2013 (Total: 1)
  • Investigação da Aprendizagem em Física Básica Universitária a partir de um Ensino que Integra Situações e Conceitos das disciplinas de Cálculo I e de Física I
    1998 (Total: 1)
  • Equações de Langevin para os Modos Vibracionais de Polímeros em Solução e sua Análise Harmônica
    2018 (Total: 2)
  • INVARIANTES OPERATÓRIOS PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR
  • O PROJETO DE EXTENSÃO PRÉ-CÁLCULO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO PARA ACADÊMICOS DA MATEMÁTICA E OUTRAS ÁREAS CIENTÍFICAS
    2017 (Total: 1)
  • Aprendizagem Significativa na Geometria Espacial: uma abordagem em sala de aula utilizando os conhecimentos prévios e o GeoGebra
    2016 (Total: 3)
  • O uso de mapas conceituais como instrumento de pesquisa e avaliação no processo da aprendizagem significativa em matemática
  • Possíveis contribuições da História da Matemática como organizador prévio para o ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras
  • Relações entre a matemática e a física em livros didáticos do ensino médio na perspectiva da aprendizagem significativa: A abordagem utilizada por professores da rede pública de ensino de Santa Maria
    2015 (Total: 1)
  • Análise das Relações entre o Cálculo e a Física no campo conceitual da mecânica à luz da teoria da aprendizagem significativa
    2014 (Total: 1)
  • Módulos matemáticos integradores e aprendizagem significativa: o caso do cálculo e da mecânica
    2018 (Total: 1)
  • POSSÍVEIS ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
    2017 (Total: 6)
  • Investigação da aprendizagem significativa em demonstrações matemáticas abordadas no ensino básico
  • Modelagem Mental, Modelagem Científica e Modelagem Matemática: Interdisciplinaridade no ensino a favor do desenvolvimento cognitivo
  • O uso de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos abordados em pré-universitário popular
  • Organizadores Prévios para o ensino de teoremas matemáticos na escola básica
  • Pré-Cálculo na Transição: Ensino Médio/Ensino Superior
  • Relações entre a Física e a Matemática nos livros do 1º ano do ensino médio: uma análise com base no PNLD 2015
    2016 (Total: 1)
  • Pré-Cálculo na Transição: Ensino Médio/Ensino Superior
    2015 (Total: 6)
  • Análise de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio na Perspectiva da Aprendizagem Significativa.
  • Aprendizagem Significativa: Uma teoria atual
  • Diferentes Experiências no projeto Pré-Cálculo
  • Integração do Ensino de Matemática e Física no Ensino Médio
  • Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa
  • Pré-Cálculo na transição: Ensino Médio/Ensino Superior

Produção Técnica

    2013 (Total: 1)
  • Módulos Matemáticos Integradores do Cálculo I para a Física I
    1999 (Total: 1)
  • Geometria Espacial
    2005 (Total: 1)
  • XI EREMAT SUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul
    2016 (Total: 1)
  • Organizadores Prévios para Aprendizagem Significativa em Demonstrações Matemáticas
    2014 (Total: 2)
  • Aprendizagem Significativa em Matemática a partir de situações-problema das áreas científicas: O caso da Mecânica e do Cálculo
  • Pré-Cálculo para as áreas Científicas e Tecnológicas
    2012 (Total: 1)
  • Interpretando o Significado de conceitos Matemáticos do Cálculo a partir de situações-problema da Física
    2008 (Total: 1)
  • PRÉ-CÁLCULO - 2008/1
    2007 (Total: 1)
  • PRÉ-CÁLCULO 2007/1
    2006 (Total: 1)
  • PRÉ-CÁLCULO 2006/2
    1999 (Total: 1)
  • PRÓ-CIÊNCIAS - Programa de Apoio ao Melhoramento de Ensino de Matemática no 2º Grau: Matrizes e Sistemas Lineares, Funções Sequenciais e Geometria Espacial
    2018 (Total: 2)
  • Concepções de alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: uma investigação no curso de Licenciatura em Física
  • Proposta de ensino: utilizando um organizador prévio como estratégia para a aprendizagem do conceito de corrente elétrica
    2017 (Total: 1)
  • ATITUDE EMPREENDEDORA NA MATEMÁTICA
    2015 (Total: 1)
  • Análise das relações entre o Cálculo e a Física no campo conceitual da Mecânica à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
    2014 (Total: 1)
  • Módulos Matemáticos Integradores e Aprendizagem Significativa: O caso do Cálculo e da Mecânica
    2019 (Total: 2)
  • CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFSM: O CASO DO SUBPROJETO DA MATEMÁTICA
    2016 (Total: 1)
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
    2014 (Total: 1)
  • Integração no Ensino da Matemática e Aprendizagem Significativa: desafios e possibilidades
    2012 (Total: 1)
  • Possíveis contribuições da teoria da Aprendizagem Significativa para o Ensino da Matemática
    1999 (Total: 1)
  • As Equações de Langevin para os Modos Vibracionais de Polímeros em Solução
    2013 (Total: 1)
  • Investigação da Aprendizagem em Física Básica Universitária a partir de um Ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de Cálculo I e de Física I
    2005 (Total: 1)
  • Métodos de Ensino-Aprendizagem de Conteúdos Matemáticos Abordados no Ensino Fundamental
    2019 (Total: 1)
  • O PARADOXO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁXIS DOCENTE
    2016 (Total: 3)
  • O Uso de Mapas Conceituais como Instrumento de Pesquisa e de Avaliação no Processo da Aprendizagem Significativa em Matemática
  • Organizador Prévio para a Aprendizagem Significativa do Princípio de Cavalieri
  • ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS
    2015 (Total: 1)
  • Possíveis contribuições da teoria da aprendizagem significativa para o Ensino da Matemática
    2011 (Total: 1)
  • Física e Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa (3º estudo)
    2010 (Total: 1)
  • Física e Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa (2° estudo)
    2009 (Total: 1)
  • Física & Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa da Física Geral e do Cálculo (1º estudo)
    1994 (Total: 1)
  • O Estudo do Efeito Alee Aplivado a Modelos de Dinâmicas Populacionais
    1993 (Total: 1)
  • Um Modelo de Injeção de Drogas por Infusão Contínua
    2019 (Total: 1)
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
    2014 (Total: 1)
  • Pré-Cálculo para as áreas Científicas e Tecnológicas
    2005 (Total: 1)
  • Projeto Político Pedagógico do Curso de Matemática - UFSM
    2020 (Total: 1)
  • A Educação Científica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável,
    2014 (Total: 1)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Especialização para professores do Ensino Médio de Matemática: Matem@tica na Pr@tica
    2018 (Total: 1)
  • PARECERISTA AD HOC NA 6ª ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DO 13º ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DO 4º ENCONTRO NACIONAL PIBID - MATEMÁTICA
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
    2018 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'DYNAMIS (FURB. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Aprendizagem Significativa em Revista'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2019 (Total: 3)
  • A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFSM
  • INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO NUM CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL: O USO DO SOFTWARE WINPLOT NA APLICAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS
  • UM ESTUDO DE FUNÇÃO LINEAR NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO FUMO COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
    2018 (Total: 2)
  • ESQUEMAS EM AÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GRANDEZA VOLUME: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
  • RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A FÍSICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM VIÉS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
    2017 (Total: 1)
  • Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com Modelagem Matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
    2016 (Total: 1)
  • ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
    2015 (Total: 1)
  • Relações entre Grandezas Geométricas: Um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
    2005 (Total: 1)
  • Métodos de Ensino-Aprendizagem Abordados no Ensino Fundamental
    2018 (Total: 2)
  • CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA NA CORRENTE DA INTERDISCIPLINARIDADE
  • O DOMÍNIO DO CAMPO CONCEITUAL SOBRE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
    2018 (Total: 2)
  • ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE TRABALHOS SOBRE PRÉ-CÁLCULO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO ESTADO DO RS
  • Comparação estatística entre jogos de azar: um olhar na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica
    2017 (Total: 1)
  • UMA PROPOSTA DE ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
    2016 (Total: 1)
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GEOMETRIA ESPACIAL UTILIZANDO O GEOGEBRA