Maria Cecilia Pereira Santarosa

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 1)
  • doi ISSN Percepções de ensino e aprendizagem significativa do conceito de número racional na licenciatura (REVEMAT)
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN Análise das Percepções de Professores de Matemática em Formação Inicial e Continuada sobre a Aprendizagem Significativa e Crítica (Educação Matemática Pesquisa)
  • ISSN Tendências para Organizadores Prévios com vistas à Aprendizagem Significativa em Demonstrações Matemáticas (REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO)
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN Modelação Matemática em situação de construção de uma horta geométrica: possibilidades e desafios (REVEMAT)
  • ISSN REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
    2020 (Total: 10)
  • doi ISSN Aporte teórico vygotskyano no estágio supervisionado em um curso de licenciatura em ciências da natureza (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
  • doi ISSN Concepções docentes sobre Ensino Médio Integrado e Interdisciplinaridade: estudo de caso em um Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Educação Financeira na EJA: proposta de uma sequência didática à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN Integração de conceitos no contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio a partir de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Mapas Conceituais para a compreensão de textos no âmbito de um curso de pós-graduação (REVEMAT)
  • ISSN O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROJETOS (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
  • ISSN O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E AVALIAÇÃO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA (CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA)
  • doi ISSN Proposta de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre a Teoria de Conjuntos (REVEMAT)
  • ISSN Um estudo das percepções de professores de uma escola pública da região central do Rio Grande do Sul sobre interdisciplinaridade (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN Um olhar para as relações entre as modelagens matemática e científica a partir de um estudo bibliográfico (Revista Exitus)
    2019 (Total: 4)
  • doi ISSN A interdisciplinaridade no PROEJA: uma visão a partir dos trabalhos publicados em periódicos científicos nos últimos 10 anos (Revista Exitus)
  • doi ISSN Análise de erros como método indicador e avaliador de conceitos subsunçores: o caso dos licenciandos em matemática da Universidade Federal de Santa Maria (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA)
  • ISSN ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
  • ISSN ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM CAMPO CONCEITUAL (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
    2018 (Total: 5)
  • ISSN Ensino Médio Integrado como Alternativa para o Ensino Médio: Experiências de um Curso Técnico em Eletrotécnica (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • doi ISSN O processo de ensino e aprendizagem da função quadrática com o auxílio do software Winplot no ensino médio (REVEMAT)
  • doi ISSN POSSÍVEIS INDICADORES DE INVARIANTES OPERATÓRIOS PERTINENTES AOS CAMPOS CONCEITUAIS DA ELETRODINÂMICA E PROPORCIONALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO (REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS)
  • doi ISSN Projeto Pré-Cálculo na Universidade Federal de Santa Maria: reflexões sobre a contribuição para acadêmicos da matemática e outras áreas científicas (REVISTA THEMA)
  • doi ISSN PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
    2017 (Total: 3)
  • ISSN Abordagem Diferenciada de Geometria em Sala de Aula (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
  • doi ISSN IDENTIFICANDO A EVOLUÇÃO CONCEITUAL NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO, ATRAVÉS DE UMA UEPS BASEADA NUM SISTEMA DE SOM AUTOMOTIVO GERADOR DE ENERGIA (INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE))
  • ISSN OBSERVAÇÕES EM UM LABORATORIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS (Revista do Professor de Física)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN ENSAIO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA (Aprendizagem Significativa em Revista)
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Os lugares da Matemática na Física e suas dificuldades contextuais: implicações para um Sistema de Ensino Integrado (Investigações em Ensino de Ciências (Online))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN O Cálculo nas aulas de Física da UFRGS: um estudo exploratório (INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE))
    2024 (Total: 1)
  • Reflexos da Implementação do Plano Nacional de Educação e do Novo Ensino Médio na Educação Matemática (Educação sem Barreiras: Tecnologia e Inclusão)
    2023 (Total: 1)
  • doi UEPS sobre a Teoria de Conjuntos (UEPS: Cntribuições em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática)
    2022 (Total: 2)
  • doi APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE ESTA TEMÁTICA (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MAPEAMENTOS COM ÊNFASE EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM)
  • doi RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RP DURANTE A PANDEMIA: A MATEMÁTICA E O CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS (RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RP DURANTE A PANDEMIA: A MATEMÁTICA E O CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS)
    2019 (Total: 1)
  • doi Atividades didáticas para o ensino de Matemática com vistas à aprendizagem significativa (Os desafios, experiências e possibilidades de metodologias diferenciadas para o ensino (Vol. 1))
    2017 (Total: 1)
  • Escolha de Livros Didáticos auxiliada por Mapas Conceituais: Uma atividade no âmbito da formação inicial de professores de Matemática
    2017 (Total: 1)
  • OBSERVAÇÕES EM UM LABORATÓRIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
    2013 (Total: 1)
  • Investigação da Aprendizagem em Física Básica Universitária a partir de um Ensino que Integra Situações e Conceitos das disciplinas de Cálculo I e de Física I
    1998 (Total: 1)
  • Equações de Langevin para os Modos Vibracionais de Polímeros em Solução e sua Análise Harmônica
    2023 (Total: 2)
  • Minicurso sobre UEPS para Aprendizagem Significativa em Matemática no âmbito da Escola de Educação Básica (8º ENAS - Encontro Nacional da Aprendizagem Significativa)
  • Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino de Geometria Analítica em uma Disciplina de Cálculo I (8º Encontro Nacional da Aprendizagem Significativa)
    2019 (Total: 2)
  • O CONHECIMENTO PRÉVIO COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA (IX EIAS - ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
  • UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE WINPLOT (IX EIAS - ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
    2018 (Total: 2)
  • INVARIANTES OPERATÓRIOS PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR (VII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XX JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
  • O PROJETO DE EXTENSÃO PRÉ-CÁLCULO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO PARA ACADÊMICOS DA MATEMÁTICA E OUTRAS ÁREAS CIENTÍFICAS (VIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
    2017 (Total: 4)
  • Aprendizagem Significativa na Geometria Espacial: uma abordagem em sala de aula utilizando os conhecimentos prévios e o GeoGebra (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA)
  • CONEXÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A FÍSICA À LUZ TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
  • POSSÍVEIS ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
  • PROPOSTA DE ENSINO: UTILIZANDO UM ORGANIZADOR PRÉVIO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
    2016 (Total: 3)
  • O uso de mapas conceituais como instrumento de pesquisa e avaliação no processo da aprendizagem significativa em matemática (V Escola de Inverno de Educação Matemática 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Possíveis contribuições da História da Matemática como organizador prévio para o ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras (V Escola de Inverno de Educação Matemática 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
  • Relações entre a matemática e a física em livros didáticos do ensino médio na perspectiva da aprendizagem significativa: A abordagem utilizada por professores da rede pública de ensino de Santa Maria (V ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - 3º ENCONTRO NACIONAL PIBID)
    2015 (Total: 1)
  • Análise das Relações entre o Cálculo e a Física no campo conceitual da mecânica à luz da teoria da aprendizagem significativa (VII ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO - V ENCUENTRO IBEROAMERICANO SOBRE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
    2014 (Total: 1)
  • Módulos matemáticos integradores e aprendizagem significativa: o caso do cálculo e da mecânica (IV ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - 2º ENCONTRO NACIONAL PIBID MATEMÁTICA)
    2022 (Total: 1)
  • O ESTADO DA ARTE NA INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA VISÃO BASEADA NA ANÁLISE SISTÊMICA (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2021 (Total: 6)
  • AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • CONCEITOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA UFSM NA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS DURANTE A PANDEMIA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA E O PRINCÍPIO DA CARREIRA DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NA VISÃO DE BURAK: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA PARA LICENCIANDOS (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA APRENDIZAGEM REMOTA DA MATEMÁTICA NA VISÃO DOS ALUNOS (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PLANEJAR EM TEMPOS DE PANDEMIA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2020 (Total: 6)
  • AFLIÇÕES, ANGÚSTIAS E APRENDIZAGENS: A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
  • ANÁLISE DOS TRABALHOS SOBRE PRÉ-CÁLCULO FUNDAMENTADOS NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: RELATO DE UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
  • CONCEPÇÕES DOCENTES A PRIORI SOBRE A MODELAGEM EM UM AMBIENTE DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
  • MODELAGEM MATEMÁTICA EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE FÍSICA A FAVOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
  • PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UEPS SOBRE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NUM CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFSM (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
    2019 (Total: 9)
  • A Balança de Dois Pratos como Recurso Pedagógico nas Aulas de Matemática (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2° GRAU , SOB O PONTO DE VISTA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • Experiências da Residência Pedagógica Matemática UFSM com Metáforas Utilizando Frações (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • FUNDAMENTOS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FASE ESCOLAR (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa Crítica: Relato da Experiência no Âmbito da Formação em Mestrado Acadêmico (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • MODELAGEM MATEMÁTICA E MODELAGEM CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA MODELAGEM CIENTÍFICA (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • O Ensino de Função Linear a Partir do Contexto da Produção do Fumo com Vistas à Aprendizagem Significativa Crítica (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • UM BREVE RELATO NUMA TURMA DE QUINTO ANO DO COLÉGIO CORONEL PILAR NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA/UFSM (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
  • Utilizando a Metodologia de Resolução de Problemas Para o Ensino do Conceito de Ângulo (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
    2018 (Total: 1)
  • POSSÍVEIS ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (7º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
    2017 (Total: 6)
  • Investigação da aprendizagem significativa em demonstrações matemáticas abordadas no ensino básico (XXXI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Modelagem Mental, Modelagem Científica e Modelagem Matemática: Interdisciplinaridade no ensino a favor do desenvolvimento cognitivo (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • O uso de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos abordados em pré-universitário popular (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Organizadores Prévios para o ensino de teoremas matemáticos na escola básica (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Pré-Cálculo na Transição: Ensino Médio/Ensino Superior (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Relações entre a Física e a Matemática nos livros do 1º ano do ensino médio: uma análise com base no PNLD 2015 (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017)
    2016 (Total: 2)
  • Investigação da Aprendizagem Significativa em Demonstrações Matemáticas Abordadas no Ensino Básico (31ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Pré-Cálculo na Transição: Ensino Médio/Ensino Superior (XXXI JORNADA ACADÊMICA)
    2015 (Total: 6)
  • Análise de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio na Perspectiva da Aprendizagem Significativa. (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria RS)
  • Aprendizagem Significativa: Uma teoria atual (XXX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Diferentes Experiências no projeto Pré-Cálculo (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria RS)
  • Integração do Ensino de Matemática e Física no Ensino Médio (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria RS)
  • Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria RS)
  • Pré-Cálculo na transição: Ensino Médio/Ensino Superior (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2014 (Total: 1)
  • Pré-Cálculo para as Áreas Científicas e Tecnológicas (29ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
    2017 (Total: 3)
  • ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UMCAMPO CONCEITUAL (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
  • IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DE CONJUNTOS NUM CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
  • PROPOSTAS DE ORGANIZADORES PRÉVIOS DO CONCEITO DE DENSIDADE (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)

Produção Técnica

    2013 (Total: 1)
  • Módulos Matemáticos Integradores do Cálculo I para a Física I
    1999 (Total: 1)
  • Geometria Espacial
    2005 (Total: 1)
  • XI EREMAT SUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul
    2016 (Total: 1)
  • Organizadores Prévios para Aprendizagem Significativa em Demonstrações Matemáticas
    2014 (Total: 2)
  • Aprendizagem Significativa em Matemática a partir de situações-problema das áreas científicas: O caso da Mecânica e do Cálculo
  • Pré-Cálculo para as áreas Científicas e Tecnológicas
    2012 (Total: 1)
  • Interpretando o Significado de conceitos Matemáticos do Cálculo a partir de situações-problema da Física
    2008 (Total: 1)
  • PRÉ-CÁLCULO - 2008/1
    2007 (Total: 1)
  • PRÉ-CÁLCULO 2007/1
    2006 (Total: 1)
  • PRÉ-CÁLCULO 2006/2
    1999 (Total: 1)
  • PRÓ-CIÊNCIAS - Programa de Apoio ao Melhoramento de Ensino de Matemática no 2º Grau: Matrizes e Sistemas Lineares, Funções Sequenciais e Geometria Espacial
    2021 (Total: 2)
  • A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EXECUÇÃO DE ROTEIROS LABORATORIAIS DE FÍSICA COM DIFERENTES NÍVEIS DE ESTRUTURAÇÃO
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EJA: REFLEXÕES ORIUNDAS DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA
    2018 (Total: 2)
  • Concepções de alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: uma investigação no curso de Licenciatura em Física
  • Proposta de ensino: utilizando um organizador prévio como estratégia para a aprendizagem do conceito de corrente elétrica
    2017 (Total: 1)
  • ATITUDE EMPREENDEDORA NA MATEMÁTICA
    2015 (Total: 1)
  • Análise das relações entre o Cálculo e a Física no campo conceitual da Mecânica à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
    2014 (Total: 1)
  • Módulos Matemáticos Integradores e Aprendizagem Significativa: O caso do Cálculo e da Mecânica
    2022 (Total: 2)
  • Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática e das Ciências
  • Etnografia nas Pesquisas em Educação Matemática
    2019 (Total: 2)
  • CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFSM: O CASO DO SUBPROJETO DA MATEMÁTICA
    2016 (Total: 1)
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
    2014 (Total: 1)
  • Integração no Ensino da Matemática e Aprendizagem Significativa: desafios e possibilidades
    2012 (Total: 1)
  • Possíveis contribuições da teoria da Aprendizagem Significativa para o Ensino da Matemática
    1999 (Total: 1)
  • As Equações de Langevin para os Modos Vibracionais de Polímeros em Solução
    2013 (Total: 1)
  • Investigação da Aprendizagem em Física Básica Universitária a partir de um Ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de Cálculo I e de Física I
    2005 (Total: 1)
  • Métodos de Ensino-Aprendizagem de Conteúdos Matemáticos Abordados no Ensino Fundamental
    2023 (Total: 1)
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA
    2021 (Total: 5)
  • ?COMPARAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR COM A PRÁTICA NO ENSINO REMOTO
  • A DIFERENÇA ENTRE SUPERFÍCIE, ÁREA E MEDIDA DE ÁREA, PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RP DURANTE A PANDEMIA: A MATEMÁTICA E O CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO DE POTÊNCIAS, RAÍZES E SUAS PROPRIEDADES
  • UMA EXPERIÊNCIA COM MAPAS CONCEITUAIS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO EM MESTRADO ACADÊMICO
    2019 (Total: 1)
  • O PARADOXO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁXIS DOCENTE
    2016 (Total: 3)
  • O Uso de Mapas Conceituais como Instrumento de Pesquisa e de Avaliação no Processo da Aprendizagem Significativa em Matemática
  • Organizador Prévio para a Aprendizagem Significativa do Princípio de Cavalieri
  • ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS
    2015 (Total: 1)
  • Possíveis contribuições da teoria da aprendizagem significativa para o Ensino da Matemática
    2011 (Total: 1)
  • Física e Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa (3º estudo)
    2010 (Total: 1)
  • Física e Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa (2° estudo)
    2009 (Total: 1)
  • Física & Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa da Física Geral e do Cálculo (1º estudo)
    1994 (Total: 1)
  • O Estudo do Efeito Alee Aplivado a Modelos de Dinâmicas Populacionais
    1993 (Total: 1)
  • Um Modelo de Injeção de Drogas por Infusão Contínua
    2021 (Total: 1)
  • Interdisciplinaridade: 4 Dicas para Implementar com Sucesso
    2019 (Total: 1)
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
    2014 (Total: 1)
  • Pré-Cálculo para as áreas Científicas e Tecnológicas
    2005 (Total: 1)
  • Projeto Político Pedagógico do Curso de Matemática - UFSM
    2020 (Total: 1)
  • A Educação Científica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável,
    2014 (Total: 1)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Especialização para professores do Ensino Médio de Matemática: Matem@tica na Pr@tica
    2018 (Total: 1)
  • PARECERISTA AD HOC NA 6ª ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DO 13º ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DO 4º ENCONTRO NACIONAL PIBID - MATEMÁTICA
    2024 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
    2023 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
    2022 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
    2021 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
    2019 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
  • Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
    2018 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
  • Revisor de periódico 'DYNAMIS (FURB. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Aprendizagem Significativa em Revista'
  • Revisor de periódico 'Revista Vidya'
    2014 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2024 (Total: 1)
  • "HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UMA ABORDAGEM PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE GRANDEZAS E MEDIDAS
    2023 (Total: 1)
  • ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL
    2022 (Total: 1)
  • UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA: UM OLHAR DE PROFESSORES DO RS A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA
    2019 (Total: 4)
  • A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFSM
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
  • INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO NUM CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL: O USO DO SOFTWARE WINPLOT NA APLICAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS
  • UM ESTUDO DE FUNÇÃO LINEAR NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO FUMO COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
    2018 (Total: 3)
  • ANÁLISE DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
  • ESQUEMAS EM AÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GRANDEZA VOLUME: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
  • RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A FÍSICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM VIÉS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
    2017 (Total: 2)
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
  • Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com Modelagem Matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
    2016 (Total: 1)
  • ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
    2015 (Total: 2)
  • Relações entre Grandezas Geométricas: Um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
  • Utilização das tecnologias de comunicação e informação na educação matemática na região da Quarta Colônia
    2014 (Total: 3)
  • Análise de livros didáticos de matemática do Ensino Médio na perspectiva da aprendizagem significativa: A abordagem do conteúdo de Geometria Analítica utilizado por professores da rede pública de Santa Maria ? RS
  • Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
  • Relações Entre Grandezas Geométricas: Um estudo de Caso Baseado na Aprendizagem Significativa e Análise de Erros
    2005 (Total: 1)
  • Métodos de Ensino-Aprendizagem Abordados no Ensino Fundamental
    2022 (Total: 2)
  • "INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS DECLARATIVOS E PROCEDIMENTAIS DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA: NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA /UFSM-RS
  • Elementos Indicadores da Criticidade no Ensino de Matemática: uma investigação em oficinas de formação inicial e continuada de professores
    2021 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DA MODELAGEM NA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DE STEPHEN TOULMIN
    2018 (Total: 4)
  • CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA NA CORRENTE DA INTERDISCIPLINARIDADE
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE MODELAGEM NA PERSPECTIVA DA ESPISTEMOLOGIA DE STEPHEN TOULMIN
  • O DOMÍNIO DO CAMPO CONCEITUAL SOBRE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
    2022 (Total: 7)
  • A MATEMÁTICA GINASIAL EM UMA ESCOLA CONFESSIONAL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
  • A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADA NO ITINERÁRIO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MODELO DO NOVO ENSINO MÉDIO
  • A PRÁTICA DO ESPORTE ORIENTAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA: UM OLHAR EM TRABALHOS PUBLICADOS NA ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EIEMAT)
  • Investigando a Aprendizagem dos Números Decimais através da Metodologia da Resolução de Problemas
  • O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH: O USO DE JOGOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM
  • Reflexões sobre o Lúdico no Processo do Ensino e da Aprendizagem na Matemática
    2021 (Total: 1)
  • REFLEXOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA AO LONGO DAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    2020 (Total: 1)
  • DIFICULDADES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CAMPO NO ÂMBITO DA ENSINO MÉDIO
    2018 (Total: 2)
  • ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE TRABALHOS SOBRE PRÉ-CÁLCULO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO ESTADO DO RS
  • Comparação estatística entre jogos de azar: um olhar na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica
    2017 (Total: 1)
  • UMA PROPOSTA DE ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
    2016 (Total: 1)
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GEOMETRIA ESPACIAL UTILIZANDO O GEOGEBRA