Maria Cecilia Pereira Santarosa
Produção Bibliográfica
- 2023 (Total: 1)
- 2022 (Total: 2)
- ISSN Tendências para Organizadores Prévios com vistas à Aprendizagem Significativa em Demonstrações Matemáticas (REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO)
- 2021 (Total: 2)
- ISSN REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (Revista Tecnologias Educacionais em Rede)
- 2020 (Total: 10)
- ISSN Integração de conceitos no contexto do ensino técnico integrado ao ensino médio a partir de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
- ISSN O ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROJETOS (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
- ISSN O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E AVALIAÇÃO NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA (CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA)
- ISSN Um estudo das percepções de professores de uma escola pública da região central do Rio Grande do Sul sobre interdisciplinaridade (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
- 2019 (Total: 4)
- ISSN ANÁLISE DOS ESQUEMAS EM AÇÃO DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
- ISSN ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM CAMPO CONCEITUAL (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
- 2018 (Total: 5)
- ISSN Ensino Médio Integrado como Alternativa para o Ensino Médio: Experiências de um Curso Técnico em Eletrotécnica (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
- 2017 (Total: 3)
- ISSN Abordagem Diferenciada de Geometria em Sala de Aula (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
- ISSN OBSERVAÇÕES EM UM LABORATORIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS (Revista do Professor de Física)
- 2016 (Total: 1)
- ISSN ENSAIO SOBRE A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA (Aprendizagem Significativa em Revista)
- 2013 (Total: 1)
- ISSN Os lugares da Matemática na Física e suas dificuldades contextuais: implicações para um Sistema de Ensino Integrado (Investigações em Ensino de Ciências (Online))
- 2011 (Total: 1)
- ISSN O Cálculo nas aulas de Física da UFRGS: um estudo exploratório (INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE))
- 2024 (Total: 1)
- Reflexos da Implementação do Plano Nacional de Educação e do Novo Ensino Médio na Educação Matemática (Educação sem Barreiras: Tecnologia e Inclusão)
- 2023 (Total: 1)
- doi UEPS sobre a Teoria de Conjuntos (UEPS: Cntribuições em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática)
- 2022 (Total: 2)
- doi APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE ESTA TEMÁTICA (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MAPEAMENTOS COM ÊNFASE EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM)
- doi RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RP DURANTE A PANDEMIA: A MATEMÁTICA E O CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS (RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RP DURANTE A PANDEMIA: A MATEMÁTICA E O CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS)
- 2019 (Total: 1)
- doi Atividades didáticas para o ensino de Matemática com vistas à aprendizagem significativa (Os desafios, experiências e possibilidades de metodologias diferenciadas para o ensino (Vol. 1))
- 2017 (Total: 1)
- Escolha de Livros Didáticos auxiliada por Mapas Conceituais: Uma atividade no âmbito da formação inicial de professores de Matemática
- 2017 (Total: 1)
- OBSERVAÇÕES EM UM LABORATÓRIO DE SUPERCONDUTIVIDADE E MAGNETISMO: ASPECTOS METODOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
- 2013 (Total: 1)
- Investigação da Aprendizagem em Física Básica Universitária a partir de um Ensino que Integra Situações e Conceitos das disciplinas de Cálculo I e de Física I
- 1998 (Total: 1)
- Equações de Langevin para os Modos Vibracionais de Polímeros em Solução e sua Análise Harmônica
- 2023 (Total: 2)
- Minicurso sobre UEPS para Aprendizagem Significativa em Matemática no âmbito da Escola de Educação Básica (8º ENAS - Encontro Nacional da Aprendizagem Significativa)
- Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino de Geometria Analítica em uma Disciplina de Cálculo I (8º Encontro Nacional da Aprendizagem Significativa)
- 2019 (Total: 2)
- O CONHECIMENTO PRÉVIO COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA (IX EIAS - ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
- UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES REAIS DE UMA VARIÁVEL COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE WINPLOT (IX EIAS - ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
- 2018 (Total: 2)
- INVARIANTES OPERATÓRIOS PARA UMA APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DA GRANDEZA VOLUME NO ENSINO SUPERIOR (VII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - XX JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
- O PROJETO DE EXTENSÃO PRÉ-CÁLCULO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO PARA ACADÊMICOS DA MATEMÁTICA E OUTRAS ÁREAS CIENTÍFICAS (VIII JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
- 2017 (Total: 4)
- Aprendizagem Significativa na Geometria Espacial: uma abordagem em sala de aula utilizando os conhecimentos prévios e o GeoGebra (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA)
- CONEXÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A FÍSICA À LUZ TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
- POSSÍVEIS ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
- PROPOSTA DE ENSINO: UTILIZANDO UM ORGANIZADOR PRÉVIO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE CORRENTE ELÉTRICA (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
- 2016 (Total: 3)
- O uso de mapas conceituais como instrumento de pesquisa e avaliação no processo da aprendizagem significativa em matemática (V Escola de Inverno de Educação Matemática 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Possíveis contribuições da História da Matemática como organizador prévio para o ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras (V Escola de Inverno de Educação Matemática 3º Encontro Nacional Pibid Matemática)
- Relações entre a matemática e a física em livros didáticos do ensino médio na perspectiva da aprendizagem significativa: A abordagem utilizada por professores da rede pública de ensino de Santa Maria (V ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - 3º ENCONTRO NACIONAL PIBID)
- 2015 (Total: 1)
- Análise das Relações entre o Cálculo e a Física no campo conceitual da mecânica à luz da teoria da aprendizagem significativa (VII ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO - V ENCUENTRO IBEROAMERICANO SOBRE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS)
- 2014 (Total: 1)
- Módulos matemáticos integradores e aprendizagem significativa: o caso do cálculo e da mecânica (IV ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - 2º ENCONTRO NACIONAL PIBID MATEMÁTICA)
- 2022 (Total: 1)
- O ESTADO DA ARTE NA INVESTIGAÇÃO DO ENSINO DE ENGENHARIA: UMA VISÃO BASEADA NA ANÁLISE SISTÊMICA (37ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2021 (Total: 6)
- AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA: UMA PESQUISA COM OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
- CONCEITOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA MATEMÁTICA UFSM NA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS DURANTE A PANDEMIA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
- ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA E O PRINCÍPIO DA CARREIRA DOCENTE: A EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
- MODELAGEM MATEMÁTICA NA VISÃO DE BURAK: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA PARA LICENCIANDOS (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
- OS DESAFIOS ENFRENTADOS NA APRENDIZAGEM REMOTA DA MATEMÁTICA NA VISÃO DOS ALUNOS (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
- RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PLANEJAR EM TEMPOS DE PANDEMIA (36ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2020 (Total: 6)
- AFLIÇÕES, ANGÚSTIAS E APRENDIZAGENS: A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA EM TEMPO DE PANDEMIA (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
- ANÁLISE DOS TRABALHOS SOBRE PRÉ-CÁLCULO FUNDAMENTADOS NA TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: RELATO DE UMA PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
- CONCEPÇÕES DOCENTES A PRIORI SOBRE A MODELAGEM EM UM AMBIENTE DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
- MODELAGEM MATEMÁTICA EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE FÍSICA A FAVOR DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
- PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UEPS SOBRE O CONTEÚDO DE GEOMETRIA ANALÍTICA NUM CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFSM (35ª Jornada Acadêmica - UFSM)
- 2019 (Total: 9)
- A Balança de Dois Pratos como Recurso Pedagógico nas Aulas de Matemática (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DE 2° GRAU , SOB O PONTO DE VISTA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- Experiências da Residência Pedagógica Matemática UFSM com Metáforas Utilizando Frações (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- FUNDAMENTOS DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA FASE ESCOLAR (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa Crítica: Relato da Experiência no Âmbito da Formação em Mestrado Acadêmico (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- MODELAGEM MATEMÁTICA E MODELAGEM CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA MODELAGEM CIENTÍFICA (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- O Ensino de Função Linear a Partir do Contexto da Produção do Fumo com Vistas à Aprendizagem Significativa Crítica (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- UM BREVE RELATO NUMA TURMA DE QUINTO ANO DO COLÉGIO CORONEL PILAR NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA/UFSM (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- Utilizando a Metodologia de Resolução de Problemas Para o Ensino do Conceito de Ângulo (34ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI - UFSM)
- 2018 (Total: 1)
- POSSÍVEIS ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (7º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
- 2017 (Total: 6)
- Investigação da aprendizagem significativa em demonstrações matemáticas abordadas no ensino básico (XXXI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- Modelagem Mental, Modelagem Científica e Modelagem Matemática: Interdisciplinaridade no ensino a favor do desenvolvimento cognitivo (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- O uso de mapas conceituais para a aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos abordados em pré-universitário popular (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- Organizadores Prévios para o ensino de teoremas matemáticos na escola básica (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- Pré-Cálculo na Transição: Ensino Médio/Ensino Superior (32ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- Relações entre a Física e a Matemática nos livros do 1º ano do ensino médio: uma análise com base no PNLD 2015 (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017)
- 2016 (Total: 2)
- Investigação da Aprendizagem Significativa em Demonstrações Matemáticas Abordadas no Ensino Básico (31ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- Pré-Cálculo na Transição: Ensino Médio/Ensino Superior (XXXI JORNADA ACADÊMICA)
- 2015 (Total: 6)
- Análise de Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio na Perspectiva da Aprendizagem Significativa. (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria RS)
- Aprendizagem Significativa: Uma teoria atual (XXX JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- Diferentes Experiências no projeto Pré-Cálculo (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria RS)
- Integração do Ensino de Matemática e Física no Ensino Médio (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria RS)
- Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria RS)
- Pré-Cálculo na transição: Ensino Médio/Ensino Superior (30ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2014 (Total: 1)
- Pré-Cálculo para as Áreas Científicas e Tecnológicas (29ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
- 2017 (Total: 3)
- ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UMCAMPO CONCEITUAL (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
- IMPLEMENTAÇÃO DE UMA UEPS PARA O ENSINO DE CONJUNTOS NUM CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
- PROPOSTAS DE ORGANIZADORES PRÉVIOS DO CONCEITO DE DENSIDADE (7º ENAS - ENCONTRO NACIONAL DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA)
Produção Técnica
- 2013 (Total: 1)
- Módulos Matemáticos Integradores do Cálculo I para a Física I
- 1999 (Total: 1)
- Geometria Espacial
- 2005 (Total: 1)
- XI EREMAT SUL - Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul
- 2016 (Total: 1)
- Organizadores Prévios para Aprendizagem Significativa em Demonstrações Matemáticas
- 2014 (Total: 2)
- Aprendizagem Significativa em Matemática a partir de situações-problema das áreas científicas: O caso da Mecânica e do Cálculo
- Pré-Cálculo para as áreas Científicas e Tecnológicas
- 2012 (Total: 1)
- Interpretando o Significado de conceitos Matemáticos do Cálculo a partir de situações-problema da Física
- 2008 (Total: 1)
- PRÉ-CÁLCULO - 2008/1
- 2007 (Total: 1)
- PRÉ-CÁLCULO 2007/1
- 2006 (Total: 1)
- PRÉ-CÁLCULO 2006/2
- 1999 (Total: 1)
- PRÓ-CIÊNCIAS - Programa de Apoio ao Melhoramento de Ensino de Matemática no 2º Grau: Matrizes e Sistemas Lineares, Funções Sequenciais e Geometria Espacial
- 2021 (Total: 2)
- A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EXECUÇÃO DE ROTEIROS LABORATORIAIS DE FÍSICA COM DIFERENTES NÍVEIS DE ESTRUTURAÇÃO
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EJA: REFLEXÕES ORIUNDAS DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA
- 2018 (Total: 2)
- Concepções de alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: uma investigação no curso de Licenciatura em Física
- Proposta de ensino: utilizando um organizador prévio como estratégia para a aprendizagem do conceito de corrente elétrica
- 2017 (Total: 1)
- ATITUDE EMPREENDEDORA NA MATEMÁTICA
- 2015 (Total: 1)
- Análise das relações entre o Cálculo e a Física no campo conceitual da Mecânica à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
- 2014 (Total: 1)
- Módulos Matemáticos Integradores e Aprendizagem Significativa: O caso do Cálculo e da Mecânica
- 2022 (Total: 2)
- Aprendizagem Significativa no Ensino da Matemática e das Ciências
- Etnografia nas Pesquisas em Educação Matemática
- 2019 (Total: 2)
- CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO
- RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFSM: O CASO DO SUBPROJETO DA MATEMÁTICA
- 2016 (Total: 1)
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
- 2014 (Total: 1)
- Integração no Ensino da Matemática e Aprendizagem Significativa: desafios e possibilidades
- 2012 (Total: 1)
- Possíveis contribuições da teoria da Aprendizagem Significativa para o Ensino da Matemática
- 1999 (Total: 1)
- As Equações de Langevin para os Modos Vibracionais de Polímeros em Solução
- 2013 (Total: 1)
- Investigação da Aprendizagem em Física Básica Universitária a partir de um Ensino que integra situações e conceitos das disciplinas de Cálculo I e de Física I
- 2005 (Total: 1)
- Métodos de Ensino-Aprendizagem de Conteúdos Matemáticos Abordados no Ensino Fundamental
- 2023 (Total: 1)
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA MATEMÁTICA
- 2021 (Total: 5)
- ?COMPARAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR COM A PRÁTICA NO ENSINO REMOTO
- A DIFERENÇA ENTRE SUPERFÍCIE, ÁREA E MEDIDA DE ÁREA, PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
- RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA RP DURANTE A PANDEMIA: A MATEMÁTICA E O CONTEXTO HISTÓRICO DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS
- RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO DE POTÊNCIAS, RAÍZES E SUAS PROPRIEDADES
- UMA EXPERIÊNCIA COM MAPAS CONCEITUAIS NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO EM MESTRADO ACADÊMICO
- 2019 (Total: 1)
- O PARADOXO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E A PRÁXIS DOCENTE
- 2016 (Total: 3)
- O Uso de Mapas Conceituais como Instrumento de Pesquisa e de Avaliação no Processo da Aprendizagem Significativa em Matemática
- Organizador Prévio para a Aprendizagem Significativa do Princípio de Cavalieri
- ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS
- 2015 (Total: 1)
- Possíveis contribuições da teoria da aprendizagem significativa para o Ensino da Matemática
- 2011 (Total: 1)
- Física e Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa (3º estudo)
- 2010 (Total: 1)
- Física e Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa (2° estudo)
- 2009 (Total: 1)
- Física & Cálculo: a integração entre situações e conceitos que pode favorecer a aprendizagem significativa da Física Geral e do Cálculo (1º estudo)
- 1994 (Total: 1)
- O Estudo do Efeito Alee Aplivado a Modelos de Dinâmicas Populacionais
- 1993 (Total: 1)
- Um Modelo de Injeção de Drogas por Infusão Contínua
- 2021 (Total: 1)
- Interdisciplinaridade: 4 Dicas para Implementar com Sucesso
- 2019 (Total: 1)
- SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
- 2014 (Total: 1)
- Pré-Cálculo para as áreas Científicas e Tecnológicas
- 2005 (Total: 1)
- Projeto Político Pedagógico do Curso de Matemática - UFSM
- 2020 (Total: 1)
- A Educação Científica e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável,
- 2014 (Total: 1)
- Projeto Pedagógico do Curso de Especialização para professores do Ensino Médio de Matemática: Matem@tica na Pr@tica
- 2018 (Total: 1)
- PARECERISTA AD HOC NA 6ª ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DO 13º ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E DO 4º ENCONTRO NACIONAL PIBID - MATEMÁTICA
- 2024 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
- Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
- 2023 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
- Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
- 2022 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
- Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
- 2021 (Total: 4)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
- Revisor de periódico 'REVISTA PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA'
- Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
- 2020 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
- Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
- 2019 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA'
- Revisor de periódico 'REVISTA THEMA'
- 2018 (Total: 3)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- Revisor de periódico 'DYNAMIS (FURB. ONLINE)'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física'
- 2015 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Aprendizagem Significativa em Revista'
- Revisor de periódico 'Revista Vidya'
- 2014 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Ciência e Natura'
- 2012 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso)'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2024 (Total: 1)
- "HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UMA ABORDAGEM PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE GRANDEZAS E MEDIDAS
- 2023 (Total: 1)
- ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE NÚMERO RACIONAL
- 2022 (Total: 1)
- UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA: UM OLHAR DE PROFESSORES DO RS A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA
- 2019 (Total: 4)
- A DINÂMICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFSM
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
- INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO NUM CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL: O USO DO SOFTWARE WINPLOT NA APLICAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS
- UM ESTUDO DE FUNÇÃO LINEAR NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DO FUMO COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA
- 2018 (Total: 3)
- ANÁLISE DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
- ESQUEMAS EM AÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GRANDEZA VOLUME: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
- RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E A FÍSICA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO COM VIÉS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
- 2017 (Total: 2)
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
- Unidade de Ensino Potencialmente Significativa com Modelagem Matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
- 2016 (Total: 1)
- ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
- 2015 (Total: 2)
- Relações entre Grandezas Geométricas: Um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
- Utilização das tecnologias de comunicação e informação na educação matemática na região da Quarta Colônia
- 2014 (Total: 3)
- Análise de livros didáticos de matemática do Ensino Médio na perspectiva da aprendizagem significativa: A abordagem do conteúdo de Geometria Analítica utilizado por professores da rede pública de Santa Maria ? RS
- Relações entre grandezas geométricas: um estudo de caso baseado na aprendizagem significativa e análise de erros
- Relações Entre Grandezas Geométricas: Um estudo de Caso Baseado na Aprendizagem Significativa e Análise de Erros
- 2005 (Total: 1)
- Métodos de Ensino-Aprendizagem Abordados no Ensino Fundamental
- 2022 (Total: 2)
- "INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS DECLARATIVOS E PROCEDIMENTAIS DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA: NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA /UFSM-RS
- Elementos Indicadores da Criticidade no Ensino de Matemática: uma investigação em oficinas de formação inicial e continuada de professores
- 2021 (Total: 1)
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA SOBRE O CAMPO CONCEITUAL DA MODELAGEM NA PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA DE STEPHEN TOULMIN
- 2018 (Total: 4)
- CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: A MATEMÁTICA NA CORRENTE DA INTERDISCIPLINARIDADE
- ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE MODELAGEM NA PERSPECTIVA DA ESPISTEMOLOGIA DE STEPHEN TOULMIN
- O DOMÍNIO DO CAMPO CONCEITUAL SOBRE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
- 2022 (Total: 7)
- A MATEMÁTICA GINASIAL EM UMA ESCOLA CONFESSIONAL NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL
- A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICADA NO ITINERÁRIO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MODELO DO NOVO ENSINO MÉDIO
- A PRÁTICA DO ESPORTE ORIENTAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA CRÍTICA: UM OLHAR EM TRABALHOS PUBLICADOS NA ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EIEMAT)
- Investigando a Aprendizagem dos Números Decimais através da Metodologia da Resolução de Problemas
- O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TDAH: O USO DE JOGOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS DE APRENDIZAGEM
- Reflexões sobre o Lúdico no Processo do Ensino e da Aprendizagem na Matemática
- 2021 (Total: 1)
- REFLEXOS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA AO LONGO DAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- 2020 (Total: 1)
- DIFICULDADES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CAMPO NO ÂMBITO DA ENSINO MÉDIO
- 2018 (Total: 2)
- ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE TRABALHOS SOBRE PRÉ-CÁLCULO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO ESTADO DO RS
- Comparação estatística entre jogos de azar: um olhar na perspectiva da Aprendizagem Significativa Crítica
- 2017 (Total: 1)
- UMA PROPOSTA DE ORGANIZADOR PRÉVIO PARA O ENSINO DE FUNÇÃO
- 2016 (Total: 1)
- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GEOMETRIA ESPACIAL UTILIZANDO O GEOGEBRA