Ricardo Andreas Sauerwein
Produção Bibliográfica
- 2020 (Total: 2)
- ISSN Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
- 2019 (Total: 1)
- 2018 (Total: 1)
- 2017 (Total: 8)
- ISSN As TIC no ensino de física: uma proposta de atividade didática com o uso de uma simulação computacional acerca do movimento de um pêndulo simples (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA)
- ISSN Atividades Didáticas de Física para o desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais no ensino médio (Enseñanza de las Ciencias)
- ISSN Descrição e Análise de Oficinas sobre Atividades Didáticas de Física mediadas por recursos tecnológicos (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
- ISSN Método Líquen - Aritmética para os anos iniciais (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
- ISSN Receptividade de um curso de ondulatória na perspectiva de sala de aula invertida (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
- ISSN Relações entre processos formativos de professores de Física e o desenvolvimento de saberes docentes (Enseñanza de las Ciencias)
- ISSN Uma análise das atividades didáticas e do cálculo mental no primeiro ano do Ensino Fundamental (REVISTA ACTA SCIENTIAE)
- 2016 (Total: 3)
- ISSN Conjunto de Experimentos da OBFEP como alternativa nas atividades experimentais de física (Vivências (URI. Erechim))
- ISSN Sequência de atividades didáticas para o ensino de geometria e desenho geométrico com ênfase no desenvolvimento de competências (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
- 2015 (Total: 2)
- ISSN CD VIVO: VIABILIZANDO ATIVIDADES DIDÁTICAS COMPUTACIONAIS (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- ISSN O papel do computador em atividades didáticas: um olhar para o ensino de física (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN Uma proposta de inserção da teoria da relatividade restrita no ensino médio via estudo do GPS (Revista Brasileira de Ensino de Física (Online))
- 2013 (Total: 1)
- ISSN Uma revisão dos trabalhos presentes no Caderno Brasileiro de Ensino de Física a partir do ano 2000: um olhar sobre o papel do computador (Enseñanza de las Ciencias)
- 2012 (Total: 1)
- 2011 (Total: 1)
- ISSN Experimentação de cinemática com a realização de medidas com equipamentos ao alcance do aluno (Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista)
- 2001 (Total: 2)
- ISSN Quantum critical phenomena in the Schrödinger formulation: mapping to classical lattices (Chemical Physics Letters)
- ISSN Quantum Criticality for few body systems: path integral approach (Physical Review E - Statistical Physics, Plasmas, Fluids and Related Interdisciplinary Topics)
- 1997 (Total: 1)
- ISSN Entropy and Pressure of Attractive Hard Squares by the Monte Carlo Method (Modern Physics Letters B)
- 1995 (Total: 3)
- ISSN Antiferromagnetic Heisenberg Model on a Cubic Lattice by a Monte Carlo Method (Modern Physics Letters B)
- ISSN Entropy of Spin Models by the Monte Carlo Method (Physical Review B - Solid State)
- ISSN Ground-State Properties Of The Spin-1/2 Antiferromagnetic Heisenberg Model On A Cubic Lattice By A Monte Carlo Method (Modern Physics Letters B)
- 1994 (Total: 2)
- ISSN Antiferromagnetic Heisenberg Model on a Square Lattice by a Monte Carlo Method (Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics)
- 2014 (Total: 1)
- Método de Monte Carlo Aplicado ao Estudo da Estabilidade Térmica de Nanofios de Silício (Pesquisas Aplicadas em Modelagem Matemática)
- 2015 (Total: 2)
- ATIVIDADES EXPERIMENTAIS UTILIZANDO KITS DA OBFEP (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- ENSINO E ESPORTE NO ENSINO FUNDAMENTAL (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- 2013 (Total: 3)
- Relato de utilização de um objeto virtual para o estudo de processos termodinâmicos (XX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
- Uma análise de como a termodinâmica vem sendo abordada nas publicações recentes de periódicos e eventos nacionais de ensino de física (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
- Uma análise dos artigos da RBEF de 2000 a 2010 à luz do uso dos computadores em atividades didáticas (http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1176-1.pdf)
- 2012 (Total: 1)
- Utilização de um objeto virtual no ensino de física: um estudo de caso (II Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- 2011 (Total: 2)
- Inserção de novas tecnologias no estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
- Produção de material didático de física e as tecnologias de informação e comunicação (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias (CIEC))
- 2003 (Total: 1)
- Fenômenos críticos e estabilidade de íons atômicos e moleculares (I Escola de Inverno de Física da UFSM)
- 2002 (Total: 1)
- Criticalidade Quântica em Sistema de Poucos Corpos por Simulação de Monte Carlo de Integrais de Caminho (XVIII Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
- 2016 (Total: 1)
- Demonstrativo referente à evolução da participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) nas edições de 2007 A 2015 (31a. Jornada Acadêmica Integrada)
- 2015 (Total: 1)
- Análise Preliminar de dados referente às ações das Olimpíadas de Física nas edições de 2011, 2012, 2013 E 2014 (30a. Jornada Acadêmica Integrada)
- 2014 (Total: 1)
- Análise estatística preliminar dos anos de 2011, 2012 e 2013 das ações das olimpíadas de física (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2013 (Total: 1)
- Análise estatística preliminar das ações das olimpíadas de física (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
- 2010 (Total: 2)
- O uso de ferramentas computacionais para análise gráfica em problemas de física (25a. Jornada Acadêmica Integrada)
- O uso do aplicativo Modellus para modelagem e construção de gráficos de problemas de física (25a. Jornada Acadêmica Integrada)
- 2009 (Total: 1)
- O estudo do ciclo de Carnot através de um objeto de aprendizagem (24a. Jornada Acadêmica Integrada)
- 2004 (Total: 1)
- Transições de fase por simulação computacional de Monte Carlo (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2003 (Total: 1)
- Analogies between ground state stability of atoms and molecules and phase transition phenomena by path integral Monte Carlo (I Encontro Nacional de Física Teórica e Computacional)
- 2001 (Total: 1)
- Quantum Critical Phenomena in Atomic and Molecular Systems: Mapping to Classical Lattices (XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada/Resumos)
- 2000 (Total: 1)
- Path Integral Approach to Critical Phenomena in Atomic and Molecular Systems (The 33rd Midwest Theoretical Chemistry Conference)
- 1998 (Total: 1)
- Entropia e Pressão por Monte Carlo para o Sistema de Esferas Rígidas (XX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
- 1996 (Total: 1)
- Cálculo Direto da Pressão em Sistemas de Gás de rede por Monte Carlo (XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
- 1995 (Total: 1)
- Entropia de Sistemas de Spins por Cálculo de Monte Carlo (XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
- 1994 (Total: 1)
- Cálculo de Monte Carlo para o Antiferromagneto de Heisenberg Quântico Espacial Anisotrópico (XVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
- 1993 (Total: 1)
- Cálculo de Monte Carlo para o Estado Fundamental do Antiferromagneto de Heisenberg Quântico Bidimensional (XVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
- 1990 (Total: 1)
- Modelo Discreto para Cristais Líquidos Biaxiais (XIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
- 2014 (Total: 1)
- Oficinas Didáticas para o uso de softwares educacionais (III SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências)
- 2011 (Total: 5)
- Defesa do uso da ferramenta computacional OCTAVE na resolução de situações-problema em física a partir do relato de atividades desenvolvidas pelo PIBID UFSM (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
- Exposição didática no ensino de física com objeto educacional (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
- O uso da ferramenta OCTAVE como recurso de aprendizagem do conteúdo de dilatação térmica (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
- Projeto GRAXAIM: uma proposta para desenvolvimento de objetos de aprendizagem (Encontro de Física 2011)
- Relato de uma atividade didatica: uso de ferramenta computacional na resoluçao de problemas (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
- 2010 (Total: 1)
- Teoria da Relatividade Restrita e Sistema de Posicionamento Global (GPS): uma possivel aproximaçao (I Congresso Internacional de Educaçao Cientifica e Tecnologica)
Produção Técnica
- 2013 (Total: 1)
- XII Encontro sobre Investigação na Escola
- 2011 (Total: 1)
- Análises Gráficas e Numéricas no Ensino de Física
- 2014 (Total: 1)
- Uma proposta de articulação de simulações computacionais com resolução de problemas
- 2013 (Total: 1)
- Uma revisão dos trabalhos presentes no Caderno Brasileiro de Ensino de Física a partir do ano 2000: um olhar sobre o papel do computador
- 2011 (Total: 1)
- Produção de material didático de física e as tecnologias de informação e comunicação
- 2010 (Total: 2)
- O uso de ferramentas computacionais para análise gráfica em problemas de física
- Relatividade: o que trazem os periódicos nacionais no período de 2005 a 2009
- 2009 (Total: 1)
- O estudo do ciclo de Carnot através de um objeto de aprendizagem
- 2011 (Total: 1)
- Projeto GRAXAIM: uma proposta para desenvolvimento de objetos de aprendizagem
- 2010 (Total: 1)
- Experimentação de cinemática com a realização de medidas com equipamentos ao alcance do aluno
- 2011 (Total: 2)
- Relato de atividade de estudo mediada por uma hipermidia educacional
- Uso de simulações no estudo da cinemática: relato de uma atividade desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física da UFSM
- 2010 (Total: 1)
- O uso do aplicativo Modellus para modelagem e construção de gráficos de problemas de física
- 2011 (Total: 5)
- Defesa do uso da ferramenta computacional OCTAVE na resolução de situações-problema em física a partir do relato de atividades desenvolvidas pelo PIBID UFSM
- Exposição didática no ensino de física com objeto educacional
- Inserção de novas tecnologias no estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
- O uso da ferramenta OCTAVE como recurso de aprendizagem do conteúdo de dilatação térmica
- Relato de uma atividade didatica: uso de ferramenta computacional na resoluçao de problemas
- 2019 (Total: 1)
- Validação de Itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o BNI
- 2017 (Total: 1)
- Primeira Oficina de Elaboração e Revisão de Itens BNI/ENEM - Edital Nº 7/2016
- 2014 (Total: 2)
- Banco Nacional de Itens/Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (BNI/ENADE)
- Banco Nacional de Itens/Exame Nacional do Ensino Médio (BNI/ENEM)
- 2013 (Total: 1)
- Banco Nacional de Itens/Exame Nacional do Ensino Médio (BNI/ENEM)
- 2012 (Total: 1)
- Banco Nacional de Itens/Exame Nacional do Ensino Médio (BNI/ENEM)
- 2011 (Total: 1)
- Banco Nacional de Itens/Exame Nacional do Ensino Médio (BNI/ENEM)
- 2006 (Total: 1)
- Estudo das propriedades térmicas de nanofios de silício
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 1)
- Resolução de Problemas de Física através de Scaffolding; física e scaffolding
- 2022 (Total: 2)
- Sequência Didática para o ensino de classificação: a Botânica contextualizada
- Uso do Projeto de Bancos de Dados como Metodologia para Melhorias da Interpretação Textual no Ensino Médio Técnico
- 2018 (Total: 1)
- O uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médio
- 2015 (Total: 1)
- Leitura e Interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
- 2014 (Total: 2)
- Atividades didáticas inovadoras de mecânica de partículas com desenvolvimento de competências em um ambiente de computação numérica
- Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC
- 2010 (Total: 1)
- Modelagem computacional e atividade experimental no ensino médio
- 1999 (Total: 1)
- Modelo de Esferas Rígidas Atrativas na Rede Cúbica Simples
- 2022 (Total: 1)
- conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
- 2021 (Total: 1)
- Desenho metodológico para o ensino de físico-química em uma concepção de aprendizagem ativa
- 2018 (Total: 2)
- Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
- Processos avaliativos reflexivos integrados a tarefas contínuas no âmbito do ensino superior em Física
- 2017 (Total: 3)
- Método LÍQUEN: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais
- Sequência de atividades didáticas para o ensino de geometria e desenho geométrico em um ambiente de geometria dinâmica e álgebra
- Sequência de Atividades Didáticas para uma Abordagem Fenomenológica da Ondulatória em uma Perspectiva de Sala de Aula Invertida
- 1998 (Total: 1)
- Métodos de Otimização para a Determinação da Estrutura de Átomos e Moléculas