Ricardo Andreas Sauerwein

Produção Bibliográfica

    2020 (Total: 2)
  • doi ISSN Atividades didáticas em prol do cálculo mental (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN Textos Informativos no AVA: Praticando Leitura e Interpretação nas Aulas de Química do Ensino Médio (INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN Procedimento para investigar o uso do cálculo mental por alunos dos anos iniciais (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA UMA ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA DA ONDULATÓRIA EM UMA PERSPECTIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
    2017 (Total: 8)
  • doi ISSN A receptividade de estudantes do Ensino Fundamental frente a sequências de Atividades Didáticas computacionais para o ensino de Geometria e Desenho Geométrico (REVISTA THEMA)
  • ISSN As TIC no ensino de física: uma proposta de atividade didática com o uso de uma simulação computacional acerca do movimento de um pêndulo simples (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA)
  • ISSN Atividades Didáticas de Física para o desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais no ensino médio (Enseñanza de las Ciencias)
  • ISSN Descrição e Análise de Oficinas sobre Atividades Didáticas de Física mediadas por recursos tecnológicos (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
  • ISSN Método Líquen - Aritmética para os anos iniciais (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • ISSN Receptividade de um curso de ondulatória na perspectiva de sala de aula invertida (VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM))
  • ISSN Relações entre processos formativos de professores de Física e o desenvolvimento de saberes docentes (Enseñanza de las Ciencias)
  • ISSN Uma análise das atividades didáticas e do cálculo mental no primeiro ano do Ensino Fundamental (REVISTA ACTA SCIENTIAE)
    2016 (Total: 3)
  • ISSN Conjunto de Experimentos da OBFEP como alternativa nas atividades experimentais de física (Vivências (URI. Erechim))
  • doi ISSN Lattice model for biaxial and uniaxial nematic liquid crystals (The Journal of Chemical Physics)
  • ISSN Sequência de atividades didáticas para o ensino de geometria e desenho geométrico com ênfase no desenvolvimento de competências (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
    2015 (Total: 2)
  • ISSN CD VIVO: VIABILIZANDO ATIVIDADES DIDÁTICAS COMPUTACIONAIS (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
  • ISSN O papel do computador em atividades didáticas: um olhar para o ensino de física (RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação)
    2014 (Total: 1)
  • ISSN Uma proposta de inserção da teoria da relatividade restrita no ensino médio via estudo do GPS (Revista Brasileira de Ensino de Física (Online))
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Uma revisão dos trabalhos presentes no Caderno Brasileiro de Ensino de Física a partir do ano 2000: um olhar sobre o papel do computador (Enseñanza de las Ciencias)
    2012 (Total: 1)
  • doi ISSN Objeto de Aprendizagem: Máquinas Térmicas (Caderno Brasileiro de Ensino de Física)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Experimentação de cinemática com a realização de medidas com equipamentos ao alcance do aluno (Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista)
    2001 (Total: 2)
  • ISSN Quantum critical phenomena in the Schrödinger formulation: mapping to classical lattices (Chemical Physics Letters)
  • ISSN Quantum Criticality for few body systems: path integral approach (Physical Review E - Statistical Physics, Plasmas, Fluids and Related Interdisciplinary Topics)
    1997 (Total: 1)
  • ISSN Entropy and Pressure of Attractive Hard Squares by the Monte Carlo Method (Modern Physics Letters B)
    1995 (Total: 3)
  • ISSN Antiferromagnetic Heisenberg Model on a Cubic Lattice by a Monte Carlo Method (Modern Physics Letters B)
  • ISSN Entropy of Spin Models by the Monte Carlo Method (Physical Review B - Solid State)
  • ISSN Ground-State Properties Of The Spin-1/2 Antiferromagnetic Heisenberg Model On A Cubic Lattice By A Monte Carlo Method (Modern Physics Letters B)
    1994 (Total: 2)
  • ISSN Antiferromagnetic Heisenberg Model on a Square Lattice by a Monte Carlo Method (Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics)
  • doi ISSN Ground-state properties of the spin-1/2 antiferromagnetic Heisenberg model on a square lattice by a Monte Carlo method (Physical Review. B. Solid State. (Cessou em 1978. Cont. 1098-0121 Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics))
    2014 (Total: 1)
  • Método de Monte Carlo Aplicado ao Estudo da Estabilidade Térmica de Nanofios de Silício (Pesquisas Aplicadas em Modelagem Matemática)
    2015 (Total: 2)
  • ATIVIDADES EXPERIMENTAIS UTILIZANDO KITS DA OBFEP (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • ENSINO E ESPORTE NO ENSINO FUNDAMENTAL (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física)
    2013 (Total: 3)
  • Relato de utilização de um objeto virtual para o estudo de processos termodinâmicos (XX Simpósio Nacional de Ensino de Física)
  • Uma análise de como a termodinâmica vem sendo abordada nas publicações recentes de periódicos e eventos nacionais de ensino de física (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)
  • Uma análise dos artigos da RBEF de 2000 a 2010 à luz do uso dos computadores em atividades didáticas (http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1176-1.pdf)
    2012 (Total: 1)
  • Utilização de um objeto virtual no ensino de física: um estudo de caso (II Seminário Internacional de Educação em Ciências)
    2011 (Total: 2)
  • Inserção de novas tecnologias no estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
  • Produção de material didático de física e as tecnologias de informação e comunicação (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias (CIEC))
    2003 (Total: 1)
  • Fenômenos críticos e estabilidade de íons atômicos e moleculares (I Escola de Inverno de Física da UFSM)
    2002 (Total: 1)
  • Criticalidade Quântica em Sistema de Poucos Corpos por Simulação de Monte Carlo de Integrais de Caminho (XVIII Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2016 (Total: 1)
  • Demonstrativo referente à evolução da participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) nas edições de 2007 A 2015 (31a. Jornada Acadêmica Integrada)
    2015 (Total: 1)
  • Análise Preliminar de dados referente às ações das Olimpíadas de Física nas edições de 2011, 2012, 2013 E 2014 (30a. Jornada Acadêmica Integrada)
    2014 (Total: 1)
  • Análise estatística preliminar dos anos de 2011, 2012 e 2013 das ações das olimpíadas de física (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2013 (Total: 1)
  • Análise estatística preliminar das ações das olimpíadas de física (28ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2010 (Total: 2)
  • O uso de ferramentas computacionais para análise gráfica em problemas de física (25a. Jornada Acadêmica Integrada)
  • O uso do aplicativo Modellus para modelagem e construção de gráficos de problemas de física (25a. Jornada Acadêmica Integrada)
    2009 (Total: 1)
  • O estudo do ciclo de Carnot através de um objeto de aprendizagem (24a. Jornada Acadêmica Integrada)
    2004 (Total: 1)
  • Transições de fase por simulação computacional de Monte Carlo (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
    2003 (Total: 1)
  • Analogies between ground state stability of atoms and molecules and phase transition phenomena by path integral Monte Carlo (I Encontro Nacional de Física Teórica e Computacional)
    2001 (Total: 1)
  • Quantum Critical Phenomena in Atomic and Molecular Systems: Mapping to Classical Lattices (XXIV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada/Resumos)
    2000 (Total: 1)
  • Path Integral Approach to Critical Phenomena in Atomic and Molecular Systems (The 33rd Midwest Theoretical Chemistry Conference)
    1998 (Total: 1)
  • Entropia e Pressão por Monte Carlo para o Sistema de Esferas Rígidas (XX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
    1996 (Total: 1)
  • Cálculo Direto da Pressão em Sistemas de Gás de rede por Monte Carlo (XIX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
    1995 (Total: 1)
  • Entropia de Sistemas de Spins por Cálculo de Monte Carlo (XVIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
    1994 (Total: 1)
  • Cálculo de Monte Carlo para o Antiferromagneto de Heisenberg Quântico Espacial Anisotrópico (XVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
    1993 (Total: 1)
  • Cálculo de Monte Carlo para o Estado Fundamental do Antiferromagneto de Heisenberg Quântico Bidimensional (XVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
    1990 (Total: 1)
  • Modelo Discreto para Cristais Líquidos Biaxiais (XIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada)
    2014 (Total: 1)
  • Oficinas Didáticas para o uso de softwares educacionais (III SINTEC - Seminário Internacional de Educação em Ciências)
    2011 (Total: 5)
  • Defesa do uso da ferramenta computacional OCTAVE na resolução de situações-problema em física a partir do relato de atividades desenvolvidas pelo PIBID UFSM (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
  • Exposição didática no ensino de física com objeto educacional (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
  • O uso da ferramenta OCTAVE como recurso de aprendizagem do conteúdo de dilatação térmica (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
  • Projeto GRAXAIM: uma proposta para desenvolvimento de objetos de aprendizagem (Encontro de Física 2011)
  • Relato de uma atividade didatica: uso de ferramenta computacional na resoluçao de problemas (I Seminario Internacional de Educaçao em Ciencias)
    2010 (Total: 1)
  • Teoria da Relatividade Restrita e Sistema de Posicionamento Global (GPS): uma possivel aproximaçao (I Congresso Internacional de Educaçao Cientifica e Tecnologica)

Produção Técnica

    2013 (Total: 1)
  • XII Encontro sobre Investigação na Escola
    2011 (Total: 1)
  • Análises Gráficas e Numéricas no Ensino de Física
    2014 (Total: 1)
  • Uma proposta de articulação de simulações computacionais com resolução de problemas
    2013 (Total: 1)
  • Uma revisão dos trabalhos presentes no Caderno Brasileiro de Ensino de Física a partir do ano 2000: um olhar sobre o papel do computador
    2011 (Total: 1)
  • Produção de material didático de física e as tecnologias de informação e comunicação
    2010 (Total: 2)
  • O uso de ferramentas computacionais para análise gráfica em problemas de física
  • Relatividade: o que trazem os periódicos nacionais no período de 2005 a 2009
    2009 (Total: 1)
  • O estudo do ciclo de Carnot através de um objeto de aprendizagem
    2011 (Total: 1)
  • Projeto GRAXAIM: uma proposta para desenvolvimento de objetos de aprendizagem
    2010 (Total: 1)
  • Experimentação de cinemática com a realização de medidas com equipamentos ao alcance do aluno
    2011 (Total: 2)
  • Relato de atividade de estudo mediada por uma hipermidia educacional
  • Uso de simulações no estudo da cinemática: relato de uma atividade desenvolvida pelo PIBID Ensino de Física da UFSM
    2010 (Total: 1)
  • O uso do aplicativo Modellus para modelagem e construção de gráficos de problemas de física
    2011 (Total: 5)
  • Defesa do uso da ferramenta computacional OCTAVE na resolução de situações-problema em física a partir do relato de atividades desenvolvidas pelo PIBID UFSM
  • Exposição didática no ensino de física com objeto educacional
  • Inserção de novas tecnologias no estudo do Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
  • O uso da ferramenta OCTAVE como recurso de aprendizagem do conteúdo de dilatação térmica
  • Relato de uma atividade didatica: uso de ferramenta computacional na resoluçao de problemas
    2019 (Total: 1)
  • Validação de Itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o BNI
    2017 (Total: 1)
  • Primeira Oficina de Elaboração e Revisão de Itens BNI/ENEM - Edital Nº 7/2016
    2014 (Total: 2)
  • Banco Nacional de Itens/Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (BNI/ENADE)
  • Banco Nacional de Itens/Exame Nacional do Ensino Médio (BNI/ENEM)
    2013 (Total: 1)
  • Banco Nacional de Itens/Exame Nacional do Ensino Médio (BNI/ENEM)
    2012 (Total: 1)
  • Banco Nacional de Itens/Exame Nacional do Ensino Médio (BNI/ENEM)
    2011 (Total: 1)
  • Banco Nacional de Itens/Exame Nacional do Ensino Médio (BNI/ENEM)
    2006 (Total: 1)
  • Estudo das propriedades térmicas de nanofios de silício

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • Resolução de Problemas de Física através de Scaffolding; física e scaffolding
    2022 (Total: 2)
  • Sequência Didática para o ensino de classificação: a Botânica contextualizada
  • Uso do Projeto de Bancos de Dados como Metodologia para Melhorias da Interpretação Textual no Ensino Médio Técnico
    2018 (Total: 1)
  • O uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médio
    2015 (Total: 1)
  • Leitura e Interpretação: desenvolvendo autonomia no aprendizado de química
    2014 (Total: 2)
  • Atividades didáticas inovadoras de mecânica de partículas com desenvolvimento de competências em um ambiente de computação numérica
  • Atividades didáticas inovadoras de termodinâmica baseadas em resolução de problemas e TIC
    2010 (Total: 1)
  • Modelagem computacional e atividade experimental no ensino médio
    1999 (Total: 1)
  • Modelo de Esferas Rígidas Atrativas na Rede Cúbica Simples
    2022 (Total: 1)
  • conjunto estruturado de atividades didáticas para o ensino introdutório de programação
    2021 (Total: 1)
  • Desenho metodológico para o ensino de físico-química em uma concepção de aprendizagem ativa
    2018 (Total: 2)
  • Desenvolvimento de um sistema integrado para implementação de tarefas avaliativas reflexivas e formativas contínuas
  • Processos avaliativos reflexivos integrados a tarefas contínuas no âmbito do ensino superior em Física
    2017 (Total: 3)
  • Método LÍQUEN: uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais
  • Sequência de atividades didáticas para o ensino de geometria e desenho geométrico em um ambiente de geometria dinâmica e álgebra
  • Sequência de Atividades Didáticas para uma Abordagem Fenomenológica da Ondulatória em uma Perspectiva de Sala de Aula Invertida
    1998 (Total: 1)
  • Métodos de Otimização para a Determinação da Estrutura de Átomos e Moléculas