Maria Talita Fleig

Produção Bibliográfica

    2017 (Total: 1)
  • doi ISSN Processos formativos para a docência: o que dizem os estudantes de Pedagogia de uma IES pública? (EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Cultura escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização (Formação Docente)
    2003 (Total: 1)
  • ISSN A educação ambiental como instrumento da sustentabilidade (Redes (Santa Cruz do Sul. Impresso))
    2023 (Total: 2)
  • A pandemia, o retorno presencial e a escuta das crianças na Educação Infantil (Trajetórias da Educação Infantil: um resgate histórico das percepções de professores no retorno ao ensino presencial após período pandêmico)
  • doi A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo como Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Maria/RS: desafios e perspectivas formativas (DESAFIOS EMERGENTES NA PESQUISA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE INSURGÊNCIAS E RESISTÊNCIAS)
    2022 (Total: 3)
  • doi A pesquisa na Educação Infantil: brincadeiras e interações como lugares potentes para ouvir as crianças (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • doi Brincadeiras e culturas da infância: olhares, reflexões e práticas docentes (CAEI: encontros e experiências de criação de si na docência)
  • Sobre ser professor de Educação Infantil em turmas multi-idades: desafios da organização pedagógica (Política, formação e prática educativa na infância - 6. Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias)
    2019 (Total: 4)
  • Abordagem narrativa sociocultural: entrevista e caminho metodológico (Pesquisa Narrativa Sociocultural)
  • Cultura escrita nas turmas multi-idades: leitura, construção de enredos e registros (Práticas formativas e pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM: narrativas docentes)
  • Entre adultos e crianças : o(s) processo(s) de escuta na UEIIA (Práticas Formativas e pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM: narrativas docentes)
  • Lugar onde os tempos e os espaços são orientados pela escuta sensível das professoras: a UEIIA como cenário desse pensar (Práticas formativas e pedagógicas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo - UFSM: narrativas docentes)
    2018 (Total: 1)
  • doi PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO (UEIIA) (Qualidade e políticas públicas na educação 4)
    2007 (Total: 1)
  • Diários investigativos no contexto da orientação e supervisão do estágio curricular (Diários investigativos no contexto da orientação e supervisão do estágio curricular)
    2003 (Total: 1)
  • A Educação Ambiental como Instrumento para a Sustentabilidade (Revista Redes)
    2019 (Total: 1)
  • Diferentes pontos de vista: registros infantis e docentes na documentação pedagógica (3º Compartilhando Saberes)
    2017 (Total: 1)
  • Protagonismo das crianças e famílias na UEIIA (XVII Congresso Internacional de Educação Popular)
    2016 (Total: 1)
  • Encontros de formação de professores: estudos e reflexões acerca das demandas emergentes nas turmas multi-idades da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) (IV Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior V Seminário Internacional de Gestão Educacional)
    2015 (Total: 1)
  • Aprendizagem docente e processos formativo na formação inicial: produção de sentido da e na docência (EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação)
    2014 (Total: 4)
  • A dinâmica interdisciplinar dos currículos de Pedagogia de uma IES pública e a fomação docente (VIII Simpósio Nacional de Educação; II Colóquio Internacional de Políticas Educaionais e Formação de Professores: Transnacionalização das Políticas Educacionais)
  • Aprendizagem da docência: atividades de formação dos professores de cursos de Pedagogia de uma IES pública (29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Cultura Escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização (X ANPED SUL)
  • Processos formativos na educação superior: os Contextos de cursos de pedagogia (IV Congreso sobre Nuevas Tendencias en la Formación Permanente del Profesorado)
    2013 (Total: 1)
  • Aprendizagem docente nos diferentes níveis da educação (XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE)
    2012 (Total: 2)
  • A vida na escola: possibilidades no cotidiano (III Seminário GRUPECI)
  • Estado, infância e maternidade no Brasil: o discurso médico-higienista e representações da infância (IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação)
    2011 (Total: 1)
  • Ciranda na escola: aprender a conviver a conviver com crianças de diferentes idades na Educação Infantil (IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2006 (Total: 3)
  • Aprendizagem docente nas práticas de ensino (IV CONGRESSO NACIONAL DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA)
  • Diários Investigativos na Formação de Professores: constituição das temáticas (XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO)
  • Emergência da Sociedade Informacional: desafios para as políticas de formação continuada de professores (II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências)
    2005 (Total: 1)
  • Formação inicial de Professores: problematizando a docência na educação infantil (IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2002 (Total: 1)
  • A Infância Orienta a Formação de Professores ou a Formação de Professores Orienta a Infância? (IVSEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL)
    2001 (Total: 1)
  • Educação Recorrente e Investigação-Ação na prática de ensino-investigativa da formação escolar de professores (VII ESCOLA DE VERÃO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL EMANCIPATÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO)
    2018 (Total: 3)
  • A UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL IPÊ AMARELO (UEIIA) E OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM/RS): ESPAÇOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES E PROFESSORES (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Interações sociais em turmas multietárias na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação)
  • Vivências formativas em uma turma multietária na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM (Compartilhando Saberes - 33ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2017 (Total: 2)
  • A organização do planejamento na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Documentação Pedagógica: um olhar sensível para as crianças (32ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2016 (Total: 2)
  • Agrupamentos multietários na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo/UFSM/RS (1º Congresso Internacional de Educação Infantil da Unicamp & 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (UDUAL))
  • Contextos formativos: interlocuções entre a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo e os cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (1º Congresso Internacional de Educação Infantil da Unicamp & 1º Congresso de Creches Universitárias da América Latina e Caribe (UDUAL))
    2013 (Total: 1)
  • Resiliência: algumas reflexões e achados nas narrativas de professores (1º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Culltura)
    2006 (Total: 1)
  • Práticas Formativas: múltiplos olhares e especificidades da educacionais na infância (VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL)
    2005 (Total: 2)
  • A PAZ na Educação Infantil: uma experiência de estágio (11ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • Unidos pela Paz: prática investigativas e contextualizadas na pré-escola (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
    2002 (Total: 2)
  • Cultura Infantil: espaço de possibilidades pedagógicas (II ENCONTRO LATINO-AMERICANO PARA ESTUDOS DA CRIANÇA)
  • Educação Infantil e Educação Ambiental: integração possível e necessária (II SEMINÁRIO INTERNCIONAL DA REGIÃO SUL)
    2001 (Total: 1)
  • Ações Educativas e ColaborativasVisando Gerar a Emancipação Comunitária (7ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2000 (Total: 8)
  • Como o Nível de Escolarização do Pais pode Influenciar a Aprendizagem Sistemática dos Filhos (VIII JORNADAS TRANSANDINAS DE APRENDIZAGEM)
  • COLABORAÇÃO E INVESTIGAÇÃO: alicerçando a formação de professores (XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • EJA: trajetória de exclusões (XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Formação de Professores no Contexto de Movimentos Sociais (XII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • Formação de Professores, Investigação-Ação e Educação Recorrente (XV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Formação inicial e continuada para professores-leigos das escolas públicas dos assentamentos de reforma agrária brasileira e escolarização dos sujeitos assentados (XII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • Investigação-Ação Educacional: unificando formação de professores e educação recorrente (XII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • Problemas de Aprendizagem: possíveis influências familiares (XII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E IX FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
    1999 (Total: 2)
  • Educação de Jovens e Adultos: um resgate político-econômico-educacional (XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Formação de Professores e Escolarização de Jovens e Adultos nos Assentamentos de Reforma Agrária (V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISC)
    2019 (Total: 1)
  • Propostas coletivas de integração em duas turmas multietárias na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo / UFSM (Congresso Internacional Educar na(s) Infância(s): possibilidades de brincar e de aprender)
    2016 (Total: 1)
  • O processo de implementação e ampliação das faixas-etárias na organização de turmas multi-idades na UEEIA (5º Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias)
    2004 (Total: 1)
  • Investigação Crítica do Contexto e Análise reflexiva da prática na Formação Inicial Docente (V ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA)
    2002 (Total: 2)
  • Educação Ambiental como Possibilidade Integradora das Práticas na Educação Infantil (II ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA)
  • Preparação para a construção coletiva do currículo a partir da investigação da realidade: uma abordagem freireana (III ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA)
    2001 (Total: 2)
  • Cultura Escolar e Cultura Comunitária: investigando as contradições (7ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • Investigação-Ação na Educação Recorrente: fortalecendo a formação inicial e continuada de profissionais da educação (I ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA)
    2000 (Total: 1)
  • Formação de Professores: ações dialógicas na educação recorrente (II FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE)

Produção Técnica

    2018 (Total: 1)
  • VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior
    2017 (Total: 1)
  • V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educção Básica e Superior
    2015 (Total: 2)
  • II Seminário Regional PROINFÂNCIA, III Seminário do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil e I Seminário do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil
  • II Seminário Regional PROINFÂNCIA, III Seminário do Curso de Especilaização em Docência na Educação Infantil e I Seminário do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educção Infantil
    2014 (Total: 1)
  • VI Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas
    2010 (Total: 2)
  • I SESSÃO PLENÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITAARA
  • II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL E IV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO: CAMINHOS E DESCAMINHOS
    2000 (Total: 1)
  • II FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
    2009 (Total: 1)
  • Estimulação da Criança de 0 a 6 Anos e Dimensões do Desenvolvimento da Criança de 0 a 6 Anos
    2008 (Total: 1)
  • Estimulação da Criança de 0 a 6 Anos e Dimensões do Desenvolvimento da Criança de 0 a 6 Anos
    2019 (Total: 1)
  • Experiências sobre Documentação Pedagógica da UEI Ipê Amarelo
    2018 (Total: 1)
  • A educação e a escrita na educação infantil
    2017 (Total: 1)
  • Campos de experiência - Direitos de aprendizagem'
    2015 (Total: 1)
  • Integração da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
    2012 (Total: 1)
  • Formação inicial para desenvolvimento da Primeira Infância Melhor - PIM na atenção básica para visitadores
    2011 (Total: 1)
  • Formação inicial para desenvolvimento da Primeira Infância Melhor - PIM na atenção básica para visitadores
    2013 (Total: 1)
  • Aprendizagem docente nos diferentes níveis da educação básica
    2012 (Total: 1)
  • Estado, infância e maternidade no Brasil: o discurso médico-higienista e representações de infância
    2018 (Total: 1)
  • Interações sociais em turmas multietárias na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo
    2015 (Total: 1)
  • Linguagem Corporal
    2013 (Total: 1)
  • Planejamento para a Educação Infantil
    2018 (Total: 1)
  • Sobre ser professor de Educação Infantil em turmas multi-idades: desafios da organização pedagógica

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2012 (Total: 9)
  • A aprendizagem construída através de atividades lúdicas
  • A importância do lúdico na educação infantil
  • Afetividade e aprendizagem: reflexões sobre as interações na educação infantil
  • Brincar e aprender: a importância do lúdico no desenvolvimento infantil
  • Estruturação da escolas de Humaitá quanto ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais
  • Literatura infantil: o mundo da imaginação
  • Ludicidade no processo de aprendizagem escolar
  • O lúdico e a aprendizagem na educação infantil
  • O lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental
    2011 (Total: 10)
  • A Criança e o Brincar: reflexões sobre as interações na Educação Infantil
  • A importância da Música na Educação Infantil
  • A importância de renovar práticas educativas no cotidiano da Educação Infantil: privilegiando o brincar
  • A importância do ato de brincar
  • A importância do brincar na Educação Infantil
  • A inclusão da criança com necessidades educacionais especiais na Educação Infantil
  • Desafios na Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais na escola Regular
  • Educação Inclusiva no Ambiente Escolar
  • Educação Inclusiva: direito com qualidade
  • O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: construindo saberes sobre o bairro da nossa cidade