Guacira De Azambuja

Produção Bibliográfica

    2012 (Total: 2)
  • ISSN Cultura de educação inclusiva: a educação especial e os processos formativos de professores (Reflexão e Ação (Online))
  • ISSN Rejuvenescimento da educação de jovens e adultos - EJA: práticas de inclusão ou exclusão? (Revista Iberoamericana de Educación (Online))
    2010 (Total: 3)
  • ISSN A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO OLHAR DO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas (Cessou em 2002. Cont. 1981-1381 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas))
  • ISSN As influências da realidade sociocultural da família no processo de alfabetização (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas (Cessou em 2002. Cont. 1981-1381 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas))
  • ISSN Dimensões da profissão docente (Vidya (Santa Maria))
    2008 (Total: 2)
  • ISSN A relação entre teoria/prática como elemento reflexivo da formação docente (Vidya (Santa Maria))
  • ISSN Formação docente: narrativas do processo (Anais (Seminário da Redestrado))
    2004 (Total: 3)
  • ISSN A potencialidade da corporeidade na escola: possibilidades de transformação das práticas educativas à potencialidade (Vidya (Santa Maria))
  • ISSN Depressão Infantil: informações sobre o distúrbio ajudam o docente no fazer pedagógico (Revista do Professor)
  • ISSN Inclusão e formação docente: algumas reflexões do processo (Pedagogia (UNOESTE))
    2015 (Total: 1)
  • A escola e o processo de inclusão: uma pesquisa etnográfica (Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens)
    2013 (Total: 2)
  • Ensino Superior: a aprendizagem em foco (Aprendizagem no Ensino Superior)
  • Formação Docente para a Pedagogia Hospitalar (Atendimento Educacional Especializado: Processos de Aprendizagem na Universidade)
    2009 (Total: 1)
  • Mídia: contribuições e reflexões para a formação docente (A educação na sociedade dos meios virtuais)
    2007 (Total: 1)
  • Formação docente e identidade: questões de nosso tempo! (Atualidades e Diversidades na Formação de Professores)
    2005 (Total: 1)
  • Trajetórias e contexto formativo dos professores de Pedagogia (Histórias e Memórias dos 50 anos dos cursos de formação de professores do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria)
    2003 (Total: 2)
  • A formação do pedagogo e as competências para ensinar (Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra)
  • Processos formativos da docência e suas implicações na prática pedagógica: cultura, representação e saberes (Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra)
    2002 (Total: 1)
  • Formação continuada de professores: em busca da transformação social (Formação de professores em serviço: a experiência da Unifra)
    2000 (Total: 1)
  • Professor Reflexivo (Imagens de Professor: Significações do Trabalho Docente)
    1999 (Total: 1)
  • X Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação: A pós-graduação em Educação: uma necessidade
    2007 (Total: 1)
  • Atualidades e Diversidades na Formação de Professores
    2003 (Total: 1)
  • Saberes e dizeres sobre formação de professores na Unifra
    2002 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: A EXPERIÊNCIA DA UNIFRA
    2015 (Total: 1)
  • A inclusão escolar e a formação continuada de professores: um trabalho em rede interdisciplinar
    2010 (Total: 1)
  • Revista de Iniciação Científica Disciplinarum Scientia
    2007 (Total: 1)
  • Apresentação
    1999 (Total: 1)
  • Contando a História do Programa de Pós-graduação em Educação
    1999 (Total: 1)
  • Pesquisa ou Investigação? As Ações que Queremos (Revista A Pagina da Educação)
    2010 (Total: 1)
  • Estágio Curricular como experiência trans-form-ativa de concepções (II Seminário Internacional de Gestão Escolar - SIGE)
    2009 (Total: 2)
  • A ARTICULAÇÃO ENTRE OS FUNDAMENTOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA E A PRÁTICA DOCENTE (XIII SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
  • Dimensões da Profissão Docente e Escolha Profissional (III Congresso Interancional de Educação - Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade)
    2008 (Total: 2)
  • Ciclo de vida profissional docente: necessidades e reflexões (14ª Jornada Nacional de Educação : A educação na sociedade dos meios virtuais)
  • Trajetórias e saberes docentes (XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2007 (Total: 4)
  • Formação Continuada de Docentes & Prática Pedagógica (V Congresso Internacional de Educação - Pedagogias (entre) lugares e saberes)
  • Formação docente e desenvolvimento infantil: saberes e práticas recreativas (XI Simpósio de Pesquisa e Etensão - SEPE e 3º Salão de Iniciação Científica)
  • Percursos de Formação: no entrecruzamento do eu pessoal e do eu profissional (30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
  • Resignificando a recreação para a Educação Infantil (XI Simpósio de Pesquisa e Etensão - SEPE e 3º Salão de Iniciação Científica)
    2006 (Total: 2)
  • A formação continuada e a continuidade da formação (29ª Reunião Anual da ANPEd)
  • Trajetórias de formação docente e narrativas de si: implicações na prática pedagógica (II Congresso Internacional sobre Pesquisa (auto)biográfica: tempos, narrativas e ficções: a invenção de si)
    2005 (Total: 2)
  • Diferentes dimensões da formação e da prática docente: culturas, representações e saberes (A educação nas Fronteiras do Humano)
  • Sobre os fatores colaborativos da formação docente (28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
    2003 (Total: 3)
  • Formação de Professores e Experiência: algumas amarras à prática docente (9ª Jornada Nacional de Educação)
  • Reflexões Sobre os Processos Formativos da Docência e suas Implicações à Prática Pedagógica (III Congresso Internacional de Educação)
  • Sucesso Escolar na Educação Infantil (9ª Jornada Nacional de Educação)
    2000 (Total: 2)
  • Processos de Formação de Um Professor (23 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação)
  • Processos Formativos de Um Professor Através da História Oral (III Seminário de Pesquisa em Educação Região Sul)
    1999 (Total: 2)
  • Formação de Profissinais da Educação, Pós-Graduação e Movimentos Sociais (22 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED)
  • Imaginário Social e a Prática Pedagógica: conhecendo o cotidiano escolar (51 Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência)
    1998 (Total: 5)
  • Docência e Imaginário Social: revendo a prática pedagógica (IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE)
  • Imagens de Professor: a história oral registrando os desenhos da memória (X International Oral History Conference)
  • Imagens de Professor: significações do trabalho docente (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • O Imaginário dos Docentes de Séries Iniciais e suas Implicações na Relação Pedagógica (50 Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência)
  • Os Saberes Construídos dos Docentes Leigos: as significações no processo formativo (I Encontro de Pesquisa e iniciação Científica da UNIDERP)
    2008 (Total: 1)
  • Formação Docente: Narrativas do Processo (VII Seminário de La Red de EStudios sobre Trabajo Docente)
    2004 (Total: 1)
  • Recortes epistemológicos de los procesos de formación de los profesores: cultura, representación y saberes (XIV Congreso Mundial de Ciencias de la Educación - Educadores para una Nueva Cultura)
    2003 (Total: 3)
  • Depressão Infantil no Cotidiano Escolar e a Formação de Professores (9ª Jornada Nacional de Educação)
  • Depressão Infantil: Epidemia Moderna Que Desafia O professor de Educação Infantil (IV Congresso Internacional de Educação Popular)
  • Referenciais Sobre Depressão Infantil (Semana Acadêmica das Ciências Humanas - Unifra)
    2002 (Total: 5)
  • A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR (6ª SEPE (SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO), 2ª FEATEC - UNIFRA)
  • DEPRESSÃO INFANTIL: EPIDEMIA MODERNA QUE DESAFIA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL (6 Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL À DOCÊNCIA (6ª SEPE (SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO), 2ª FEATEC - UNIFRA)
  • OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA DE INTERESSE DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UNIFRA (6ª SEPE (SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO), 2ª FEATEC - UNIFRA)
  • TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO D EPROFESSORES DE HISTÓRIA: DO ENSINO FUNDAMENTAL À DOCÊNCIA (8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ATUALIDADE E DIVERSIDADES)
    2001 (Total: 4)
  • Estimulação Essencial e Deficiência Visual (7ª Jornada Nacional de Educação: Educação e Multiculturalismo: um desafio emrgente)
  • Estimulação Essencial e Deficiência Visual: uma abordagem ecológica (5° SEPE - Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão; 1ª FEATEC - Feira de Artes, Tecnologia e Ciências)
  • Formação de Professores: sujeitos de saberes (7ª Jornada Nacional de Educação: Educação e Multiculturalismo: um desafio emrgente)
  • Sala de Aula: um lugar para traduzir-se culturalmente (7ª Jornada Nacional de Educação: Educação e Multiculturalismo: um desafio emrgente)
    2000 (Total: 4)
  • A Educação Musical na Escola: um estudo da prática do professor em turma dos anos iniciais (4 Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Conhecendo a auto-estima dos Portadores de Necessidades Especiais - PNEs (4 Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Conhecendo os Processos de Formação de um Professor (I Congresso Ibero-Americano de Formação de Professores)
  • Formação de Professores: conhecendo os processos (1 Congresso Nacional de Escolas Franciscanas)
    1999 (Total: 1)
  • Formação de Professores: dos saberes à prática pedagógica (II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul)
    1998 (Total: 6)
  • A Dança do Ritmo do Silêncio (XVI Simpósio Nacional de Ginástica e Desporto)
  • A Prática Pedagógica e o Imaginário social (X Semana do Programa de Pós-graduação em Educação)
  • Docência e História de Vida: Implicações no cotidiano escolar (6 Reunião Especial da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência)
  • Imagens de Professor: significações do trabalho docente (I Oficina de Pesquisa e Extensão do Centro de Educação - UFSM)
  • O imaginário dos docentes de séries iniciais e suas implicações na relação pedagógica (50 Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência)
  • Representações Ocultas de um Imaginário: conhecendo os espaços desconsiderados (21 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED)
    1996 (Total: 2)
  • A Ação Pedagógica em Ambiente Hospitalar: uma proposta interdisciplinar (2 Encontro Internacional para Estudos da Criança)
  • As Expressões Lúdicas da Criança em Ambiente Hospitalar (III Jornada de Pesquisa Extensão e Ensino da Universidade Federal de Santa Maria)
    1995 (Total: 1)
  • O Deficiente e o Imaginário Coletivo (II Jornada de Pesquisa Extensão e Ensino da Universidade Federal de Santa Maria)
    1994 (Total: 1)
  • O Deficiente e o Imaginário Coletivo (I Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino da Universidade Federal de Santa Maria)
    1993 (Total: 1)
  • O Deficiente e o Imaginário Coletivo (III Jornada de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria)
    2016 (Total: 1)
  • O TRABALHO EM REDE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2003 (Total: 1)
  • Dialogando Sobre Formação de Professores: (Des) Encontros Escola/Universidade (III Seminário Internacional da Região Sul)

Produção Técnica

    2015 (Total: 1)
  • 4º Seminário Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial
    2010 (Total: 1)
  • 15ª Jornada Nacional de Educação: educação, autonomia e cidadania
    1999 (Total: 1)
  • IV encontro de Pesquisadores em História da Educação
    1998 (Total: 1)
  • III Encontro de Pesquisadores em História da Educação
    1997 (Total: 1)
  • II Encontro de Pesquisadores em História da Educação
    2017 (Total: 1)
  • XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2015 (Total: 1)
  • IV Seminário Internacional sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial - Inclusão: Construindo Redes de Apoio
    2013 (Total: 1)
  • 1 Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
    2010 (Total: 1)
  • VI Encontro Estadual do Fórum Gaúcho Educação Infantil e V Encontro Regional Sul Educação Infantil: Diretrizes Curriculares Nacionais em uma Perspectiva de qualidade social
    2008 (Total: 1)
  • 14ª Jornada Nacional de Educação - A educação na sociedade dos meios virtuais
    2003 (Total: 1)
  • 9ª Jornada Nacional de Educação - Profissionalização docente: reflexões e perspectivas atuais
    2002 (Total: 1)
  • 8ª Jornada Nacional de Educação - Formação de Professores: atualidades e diversidades
    2001 (Total: 2)
  • 5º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª FEATEC
  • 7ª Jornada Nacional de Educação - Educação e Multiculturalismo: um Desafio Emergente
    1999 (Total: 4)
  • Sujeitos e Subjetividades: os modos de subjetivação em Foucault, Deleuze e Guattari.
  • X Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação (coordenaçào de mesa de apresentação de trabalhos)
  • X Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM
  • XI Semana do Programa de Pós-Graduação em Educação
    1998 (Total: 1)
  • V Semana Gaúcha contra o uso indevido de drogas.
    1994 (Total: 1)
  • Seminário sobre Avaliação Institucional
    2018 (Total: 3)
  • Comissão de Espaço Físico do Centro de Educação
  • Comissão do Processo Consultivo para Escolha de Coordenador e Coordenador Substituto do Curso de Educação Especial Noturno
  • Regulamento Interno do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial
    2017 (Total: 1)
  • Comissão do Colegiado do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão - NEPES
    2016 (Total: 1)
  • Membro do Conselho Editoria Revista Instituto Benjamin Constant
    2015 (Total: 2)
  • Comissão para Criação das Normas de Estágio do Curso de Educação Especial Diurno e Noturno
  • Membro do Conselho Editorial Executivo
    2014 (Total: 2)
  • Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica
  • Membro da Equipe Interdisciplinar do Núcleo de Apoio à Aprendizagem na Educação - Ânima
    2013 (Total: 2)
  • I Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
  • Universidade, Relações Humanas e Aprendizagem
    2012 (Total: 5)
  • Chefe de Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria
  • Membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Educação Especial do Centro de Educação da UFSM
  • Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno
  • Pesquisas na Educação Indígena e Quilombola
  • Processos de aprendizagem: Atuações Pedagógicas em Espaços Não Escolares
    2009 (Total: 1)
  • 14ª Jornada Nacional de Educação - A educa~ção na sociedade dos meios virtuais
    2008 (Total: 3)
  • 14ª Jornada Nacional de Educação - A educação na sociedade dos meios virtuais
  • Identidades da Pós-Modernidade: implicações no contexto escolar
  • Portadores de Necessidades Especiais
    2007 (Total: 1)
  • Repensando a avaliação escolar
    2006 (Total: 4)
  • Educação Especial: deficiência visual e surdez
  • Educação Especial: deficiêncial mental e síndrome de Down
  • Representante
  • Representante do Conselho da Área de Ciências Humanas
    2005 (Total: 1)
  • Formação de professores e escola inclusiva: no processo... a caminhada
    2003 (Total: 2)
  • 9ª Jornada Nacional de Educação
  • 9ª Jornanda Nacional de Educação
    2002 (Total: 2)
  • 8ª Jornada Nacional de Educação - Formação de Professores: atualidades e diversidades
  • Tendências Metodológicas
    2001 (Total: 5)
  • Coordenadora de Apresentação de Trabalhos do Curso de Pedagogia no evento: 5° Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão e 1ª FEATEC
  • Diática GEral
  • Elaboração do projeto do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Gestão Educacional
  • Gestão Educacional
  • Políografo da Disciplina:'Didática Geral para o Curso Preparatório do Magistério Estadual /2001
    2000 (Total: 4)
  • Membro de Comissão de Distribuição de Bolsas de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação/ PPGE - CE
  • Membro Efetivo de Comissão de Carreira do Curso de Geografia
  • Palestra: 'Gênero e Educação'- na II Jornada Interdisciplinar em Saúde
  • Representante do corpo Docente na Comissão de Carreira do Curso de Graduação em Geografia
    1998 (Total: 1)
  • Concurso: Curso de Educação Especial - Área de Concentração em Deficiência da Audiocomunicação - UFSM
    1995 (Total: 1)
  • Representante Estudantil
    2015 (Total: 2)
  • Assessoria Pedagógica em uma Instituição Especializada: reelaborando o Projeto Político Pedagógico para um nowo olhar sobre a escola
  • O Trabalho em rede como promoção da inclusão escolar e social: uma parceria entre a UFSM/ RS e a Promotoria de Justiça Regional de Educação
    2010 (Total: 2)
  • A relação entre projeto pedagógico e a prática docente
  • Estágio Curricular como experiência trans-form-ativa de concepções
    2008 (Total: 1)
  • Ciclo de vida profissional docente: necessidades e reflexões
    2006 (Total: 1)
  • Trajetórias de formação docente e narrativas de si: implicações na prática pedagógica
    1999 (Total: 3)
  • Docência e Histórias de vida:significado da profissão professor
  • Pesquisa ou Investigação? As ações que queremos!
  • Qual Professor é Pesquisador?
    1993 (Total: 1)
  • O deficiente e o imaginário coletivo
    2013 (Total: 1)
  • Áreas de Atuação do Educador Especial: desafios e perspectivas
    1993 (Total: 1)
  • O Deficiente e a Sociedade Santamariense
    2018 (Total: 1)
  • Reflexões acerca do trabalho pedagógico com alunos surdocegos
    2016 (Total: 1)
  • Assessoria Pedagógica e Trabalho em Rede: tecendo possibilidades à inclusão
    2009 (Total: 1)
  • Dimensões da profissão docente e escolha profissional
    2007 (Total: 1)
  • Formação Continuada de Docentes & Prática Pedagógica
    2003 (Total: 1)
  • Reflexões sobre os processos formativos da docência e suas implicações à prática pedagógica
    2000 (Total: 2)
  • Conhecendo os Processos de Formação de Um Professor
  • Formação de Professores: Conhecendo os Processos
    2013 (Total: 1)
  • Palestra: Aprendizagem no Contexto Escolar
    2012 (Total: 2)
  • Curto Circuito em Educação Especial
  • INCLUSÃO ESCOLAR, HISTÓRIAS DE VIDA E CULTURA DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
    2008 (Total: 1)
  • Trajetórias e Saberes Docentes
    2006 (Total: 1)
  • A Formação continuada e a continuidade da formação
    2003 (Total: 1)
  • Formação de Professores e Experiência: algumas amarras à prática docente
    2002 (Total: 1)
  • TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: DO ENSINO FUNDAMENTAL À DOCÊNCIA
    2001 (Total: 1)
  • Sala de Aula: um Lugar para Traduzir-se Culturalmente
    1994 (Total: 1)
  • O Deficente e o Imaginário Coletivo
    2013 (Total: 2)
  • Aprendizagem no Contexto Universitário
  • Ensino Superior: a aprendizagem em foco
    2009 (Total: 1)
  • A reflexão como um dos fundamentos à formação docente
    2008 (Total: 1)
  • Formação docente: narrativas do processo
    2003 (Total: 1)
  • Dialogando sobre Formação de Professores: (Des)Encontros Escola/Universidade
    2000 (Total: 2)
  • Processos de Formação de Um Professor
  • Processos Formativos de um Professor através da História Oral
    1999 (Total: 1)
  • Formação de Professores: dos Saberes a Prática Pedagógica
    2009 (Total: 1)
  • A articulação dos fundamentos do projeto pedagógico do curso de Pedagogia e a prática pedagógica
    2007 (Total: 1)
  • Formação docente e desenvolvimento infantil: saberes e práticas recreativas
    2015 (Total: 2)
  • A Universidade e a Formação de guia-in´terprete para o apoio a pessoa com surdocegueira adquirida
  • Moderadora de Grupo de Trabalho do X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2013 (Total: 1)
  • As Àreas de Atuação do Educador Especial: desafios e perspectivas
    2002 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: DO ENSINO FUNDAMENTAL À DOCÊNCIA
    2001 (Total: 5)
  • A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
  • ATUALIZAÇÃO PÓS- GRADUADA: UM ESTUDO DE PREFERÊNCIAS
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E MELHORIA DE QUALIDADE DE ENSINO
  • HISTÓRIA LATINO-AMERICANA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADES NOS SÉCULOS XIX E XX
  • O CURSO DE PEDAGOGIA EM QUESTÃO: BASES PARA A DISCUSSÃO
    1998 (Total: 2)
  • AS EXPRESSÕES LÚDICAS DA CRIANÇA EM AMBIENTE ESCOLAR
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PROCESSO DE REFLEXÃO
    1997 (Total: 2)
  • A DANÇA E NO RITMO DO SILÊNCIO
  • IMAGENS DE PROFESSOR: SIGNIFICAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE
    1996 (Total: 3)
  • BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AÇÃO REGIONAL DA UFSM
  • INTERAÇÃO CULTURAL SURDOS - OUVINTES
    1995 (Total: 2)
  • A PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA E SEU NÃO ENRAIZAMENTO POLÍTICO
  • O DEFICIÊNTE E O IMAGINÁRIO COLETIVO
    1993 (Total: 1)
  • VALORIZAÇÃO DA MULHER NA SOCIEDADE
    2013 (Total: 2)
  • 1 Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
  • Presidente da comissão do Processo Consultivo para Escolha da Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno
    2010 (Total: 1)
  • Coordenador de conferência: Educação, Pedagogia e Pedagogos: algumas considerações identitárias
    2003 (Total: 4)
  • A representação social dos pais frente ao filho deficiente
  • A representação social dos professores da Educação Infnatil em relação a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais no ensino regular
  • A RELAÇÃO DO TRABALHO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E PSICOPEDAGOGIA FRENTE AO PARADIGMA DE INCLUSÃO ESCOLAR
  • O Imaginário social do alunos nas dimensões instituída e instituinte em relação ao Centro de Educação Infnatil Casa da Criança
    2002 (Total: 4)
  • INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA E AS POSSIBILIDADES REAIS DE APRENDIZAGEM NAS CLASSES DE ENSINO REGULAR
  • O APRENDIZADO DA CRIANÇA ESPECIAL - SÍNDROME DE DOWN - ATRAVÉS DOOOCMPUTADOR
  • REPENSANDO A PRÁTICA EDUCATIVA DO TRABALHO DE MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ENSINO ABERTO
  • SÍNDROME E DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIIDADE (SDAH) E AS REPERCUSSÕES NA APRENDIZAGEM
    2001 (Total: 3)
  • A Relação entre a correção do erro e a construção do autoconceito da criança (parecer de artigo para revista Disciplinarum Scientia da UNIFRA
  • Atividades Lúdicas na Educação Especial (parecer de monografia do curso de Especialização em Educação Infantil da UNIFRA
  • Deficiência mental: desafios e conquistas (parecer de monografia do curso de Especialização em Alfabetização da UNIFRA
    2000 (Total: 3)
  • Inclusão de Portadores de Necessidades Educativas Especiais: uma reflexão sobre a importância e as possibilidades reais de aprendizagem nas classes de ensino regular (parecer de monografia do curso de Especialização em Psicopedagogia do CEUNIFRAN)
  • Síndrome de Déficit de Atenção e Hiperatividade (SDAH) e as Repercussões na Aprendizagem (parecer de monografia do curso de Especialização em Psicopedagogia do CEUNIFRAN)
  • Sustentabilidade na Educação Ambiental no Ensino Básico parecer de (monografia do curso de especialização em Educação Ambiental da UFSM)

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2018 (Total: 1)
  • Inclusão de surdos na UFSM: análise das produções do PPGE-CE-UFSM de 2010 à 2015
    2017 (Total: 4)
  • A importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual
  • A inclusão na educação infantil: um mapeamento das produções do PPGE/UFSM de 2000 à 2016
  • O que dizem as produções acadêmicas acerca da família e o diagnóstico de deficiência
  • Pessoas com deficiência no mercado de trabalho: mudanças normativas na legislação brasileira no período de 2010 à 2015
    2016 (Total: 1)
  • O processo de alfabetização de um surdocego
    2015 (Total: 3)
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Classe especial: importância ou necessidaded?
  • Deficiência Visual e o Mercado de Trabalho
    2014 (Total: 4)
  • AS POLÍTICAS PÚBLICAS FRENTE AO ACESSO E PERMANÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
  • AUTONOMIA E IDENTIDADE DA CRIANÇA CEGA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Caminhos da Institucionalização da Infância e da Deficiência no Brasil
  • O Tutor e o Processo de Inclusão de Crianças Deficientes
    2013 (Total: 1)
  • Um olhar sobre o projeto pedagógico do Curso de Educação Especial da UFSM
    2012 (Total: 1)
  • A importância da estimulação precoce para a inclusão do surdocego
    2010 (Total: 3)
  • A dinâmica do contexto escolar no processo de adaptação de crianças na educação infantil
  • As contribuições do imaginário infantil no processo de ensino aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
    2009 (Total: 2)
  • A formação de valores por meio da prática pedagógica
  • O papel do pedagogo nas organizações não escolares e sua contribuição na vida cotidiana da empresa
    2008 (Total: 2)
  • A escola e a inclusão: caminhos a trilhar
  • Como trabalhar com alunos inclusos nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
    2007 (Total: 21)
  • A atuação do professor de classes populares
  • A avaliação no processo de alfabetização
  • A importância do corpo para a aprendizagem nas séries iniciais
  • A inclusão de alunos com necessidades especiais nas séries iniciais
  • A inclusão escolar de alunos com necessidades especiais no olhar do município de Restinga Sêca
  • A indisciplina: um projeto escolar que busca amenizar comportamentos indisciplinados na sala de aula de uma 4ª série
  • A ludicidade no processo de alfabetização infantil
  • A relação escola/família e sua influência na aprendizagem da criança
  • Algumas causas da evasão escolar na EJA - em uma escola da periferia de Santa Maria - RS
  • As influências da realidade sociocultural da família no processo de alfabetização
  • Atividades físicas e desenolvimento infantil
  • Atuação do professor frente frente às dificuldades de aprendizagem
  • Ciclo profissional de uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria/RS
  • Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita
  • Educação ambiental no cotidiano da comunidade escolar da cidade de Mata - RS
  • Inclusão escolar e deficiência mental: uma realidade na educação infantil hoje
  • Inclusão escolar e o apoio pedagógico especializado com alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental
  • Informática e aprendizagem
  • Limites
  • O processo da leitura e da escrita em alunos de 1ª série
  • Práticas de alfabetização de uma professora
    2005 (Total: 1)
  • A hiperatividade no contexto de sala de aula: O que fazer? Como agir pedagogicamente?
    2004 (Total: 1)
  • A inclusão de Portadores de Necessidades Especiais em Uma Escola em Santa Maria - RS
    2003 (Total: 12)
  • ABORDAGEM SOBRE FRACASSO ESCOLAR NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • AVALIAÇÃO COMO PROCESSO DE MUDANÇA
  • CONFLITO NA EDUCAÇÃO: DESVENDANDO AS DIFICULDDES DE APRENDIZAGEM
  • CONHECENDO AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA APRENDIGEM
  • DESENVOLVENDO O HÁBITO DA LEITURA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL
  • ESCOLA, UM CAMINHO PARA PREVENIR A ESCASSEZ DA ÁGUA
  • LITERATURA INFANITL NA SALA DE AULA
  • OS COROLÁRIOS DA LEI 5560/68 PARA A PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
  • POR QUE O LÚDICO É POUCO UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Referenciais sobre a Depressão infantil: algumas colaborações para o cotidiano escolar
  • RESGATANDO O HÁBITO DA LEITURA
  • UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA O MEIO RURAL
    2002 (Total: 1)
  • A IMPORTÂNCIA DE ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL NA FORMAÇÃO DA AUTO-ESTIMA EM PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS