Ascisio Dos Reis Pereira

Produção Bibliográfica

    2020 (Total: 1)
  • ensaios de resistências: retrocessos, denúncias e apostas sobre o Brasil golpeado. (ensaios de resistências: retrocessos, denúncias e apostas sobre o Brasil golpeado.)
    2023 (Total: 2)
  • doi ISSN A interculturalidade como estratégia para decolonizar o currículo escolar (CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades)
  • ISSN DIREITOS HUMANOS E PRIVADOS DE LIBERDADE: PANORAMA NOS ESTADOS DA REGIÃO SUL BRASILEIRA NO PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA DE COVID-19 (revista cactácea)
    2021 (Total: 1)
  • ISSN Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: a perspectiva histórica de uma colcha de retalhos (REVISTA COCAR (ONLINE))
    2020 (Total: 2)
  • ISSN EDUCAÇÃO FILOSÓFICA PARA A DIVERSIDADE E OS DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO)
  • doi ISSN Pensando a atualidade da educação brasileira com Freire (REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO)
    2018 (Total: 2)
  • ISSN A UTILIZAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO INFORMATIZADO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA TÉCNICA (redin revista educacional interdisciplinar)
  • ISSN CONTEXTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS (REVISTA COCAR (ONLINE))
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Possibilidades e desafios no PROEJA: um estudo de caso através de entrevistas com professores (CRÍTICA EDUCATIVA)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN ASPECTOS DO PERFIL DISCENTE DO CURSO TÉCNICO EM PAISAGISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (regae)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN A política e a sociedade civil como pressupostos da liberdade social do indivíduo: a contribuição de John Locke para a fundamentação da modernidade. (Revista de Filosofia (PUCPR))
    2002 (Total: 1)
  • ISSN O estado de natureza em Locke (Revista de Filosofia)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Contextos históricos e políticos da educação profissional brasileira nos últimos trinta anos. (REVISTA COCAR (ONLINE))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN A política e a sociedade civil como pressupostos da liberdade social do indivíduo: a contribuição de John Locke para a fundamentação da modernidade. (Revista de Filosofia (PUCPR))
    2021 (Total: 1)
  • doi A 2ª GUERRA MUNDIAL EM JOGO: EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM CURSO TÉCNICO INTEGRADO (TECNOLOGIAS, INCLUSÃO E DESAFIOS)
    2020 (Total: 2)
  • . A EMENDA CONSTITUCIONAL 95 E O PRINCÍPIO DO FIM DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CRÍTICA E EMANCIPADORA (ensaios de resistências: retrocessos, denúncias e apostas sobre o Brasil golpeado.)
  • As Mulheres no Cárcere em Santa Maria: Uma Proposta Emancipatória na Educação de Jovens Adultas (Educação de Jovens e Adultos em Diferentes Tempos e Espaços da Vida)
    2019 (Total: 3)
  • Derechos humanos, ilusión o garantía de la ciudadania? Hannah Arendt y la lucha de los apátridas por reconocimeiento. (El espacio público de la imigración)
  • Entre justiça e lei, Hannah Arendt e o direito a ter direitos:ou como educar filosoficamente em direitos humanos? (Educação e Direitos humanos, uma perspectiva crítica.)
  • Os Desafios do Ensino e da Educação para uma Cidadania Consciente no CETISM: PPP versus Prática Docente (Dossiê temático: formação de professores - desafios do ensinar e aprende)
    2016 (Total: 1)
  • JOHN LOCKE: A POLÍTICA COMO LIBERDADE DO INDIVÍDUO (O pensamento político em movimento: ensaios de filosofia política)
    2014 (Total: 1)
  • Epistemologia, Política e Educação no Pensamento de John Locke. (Filosofia e Educação Ensaios sobre autores clássicos.)
    2009 (Total: 1)
  • Locke:ética e moral a partir do princípio de propriedade (Ética em movimento)
    2008 (Total: 1)
  • Um projeto político e pedagógico para a modernidade:reflexões acerca da Filosofia, da educação e da moral, na contribuição de John Locke. (Filosofia, Formação Docente e Cidadania.)
    2006 (Total: 2)
  • A busca de uma epistemologia para a moral fundamentada na idéia de natureza: uma reflexão a partir do ensaio sobre o entendimento humano de J. Locke. (Temas de Epistemologia)
  • A formação da sociedade civil em Locke e a luta pela inclusão social:o papel educativo fundamental dos direitos humanos no mundo atual. (Natureza e liberdade volume 2)
    2004 (Total: 1)
  • A moral liberal como um processo educativo no pensamento político de John Locke (Filosofia e Ensino um diálogo transdisciplinar)
    2020 (Total: 1)
  • ensaios de resistências: retrocessos, denúncias e apostas sobre o Brasil golpeado.
    2014 (Total: 1)
  • Filosofia e Educação Ensaio sobre autores clássicos.
    2009 (Total: 1)
  • revista de ciências da educação
    2014 (Total: 1)
  • Filosofia e Educação Ensaios sobre autores clássicos (Prefácio)
    2018 (Total: 2)
  • Direitos Humanos e Educação: Possibilidades de Humanização através da Educação Profissional e Tecnológica. (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, 2018, Santa Maria. Anais do VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2018. v. VI.)
  • O Curso PEG: Projeto Político Pedagógico, Currículos e Políticas de Formação Docente. (XVIII Seminário Internacional de Educação do Mercosul, 2018, Cruz Alta/RS. Anais do XVIII Seminário Internacional de Educação do Mercosul. Cruz Alta: UNICRUZ, 2018.)
    2017 (Total: 2)
  • Desvelando os Contextos Históricos e Políticos da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. (: V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, o III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e a XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, 2017, Santa Maria - RS. Anais do V Sem)
  • Ser bacharel e Docente: Primeiras Percepções da Docência na Educação Profissional e Tecnológica. (IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica, 2017, Santo Ângelo. Anais do IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica. Santo Ângelo: URI, 2017.)
    2016 (Total: 6)
  • . A Educação como Direito Humano: a importância do acesso de presos ao Ensino Profissional. (: XXIV Seminário de Iniciação Científica, XXI Jornada de Pesquisa, XVII Jornada de Extensão, VI Mostra de Iniciação Científica Junior e VI Seminário de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ, 2016, Ijuí. Salão do Conhecimento da UNIJUÍ)
  • A influência da Relação Professor-Aluno no Ensino Profissional e Tecnológico. (XXIV Seminário de Iniciação Científica, XXI Jornada de Pesquisa, XVII Jornada de Extensão, VI Mostra de Iniciação Científica Junior e VI Seminário de Inovação e Tecnologia da UNIJUÍ, 2016, Ijuí. Salão do Conhecimento da UNIJUÍ, 2016.)
  • A Influência do Ambiente Escolar no Processo de Aprendizagem de Escolas Técnicas (: II Fórum Internacional de Educação; VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação; XIV Fórum Nacional de Educação e XVII Seminário Regional de Educação Básica. Tema: Escola e Professor/a: identidades em Risco?)
  • Dificuldades Iniciais na Construção da Identidade Docente do Bacharel: uma revisão bibliográfica. (XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2016, Santa Maria- RS. XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Primeiras Reflexões da Docência de Bacharéis na Educação Profissional e Tecnológica. (XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2016, Santa Maria- RS. XX Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE, 2016. v. 8.)
  • PROEJA: Constituição, Possibilidades e Desafios. (22º Encontro da ASPHE, 2016, Bagé - RS. História da educação e políticas educacionais: 20 anos da lei de diretrizes e bases da educação brasileira, 2016.)
    2007 (Total: 1)
  • Os princípios de uma proposta educacional de John Locke:algumas considerações preliminares. (VII Simpósio sul-brasileiro de filosofia:filosofia e sociedade)
    2019 (Total: 1)
  • ENTRE JUSTIÇA E LEI, HANNAH ARENDT E O DIREITO A TER DIREITOS: OU COMO EDUCAR FILOSOFICAMENTE EM DIREITOS HUMANOS? (V CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DE COIMBRA)
    2017 (Total: 1)
  • Entre justiça e lei, Hannah Arendt e o Direito a ter Direitos:uma leitura a partir do capítulo 5 de Origens do Totalitarismo. (IV Jornada de Filosofia Política da UnB, V encontro do GT Filosofia e Direito da ANPOF: Pensar a cidade.)
    2013 (Total: 1)
  • Ontologia, política e humanização: a contribuição de Hannah Arendt em a condição humana para a afirmação do homem como ser social. (XVII Congresso interamericano de Filosofia.)
    2010 (Total: 1)
  • A Filosofia e a luta por direitos: uma reflexão sobre o pensamento político de John Locke e suas contradições na sociedade atual. (XIV encontro nacional de pós-graduação em filosofia(anpof))
    2008 (Total: 1)
  • Tolerância religiosa, direitos humanos e política na modernidade: as cartas sobre tolerância de John Locke. (XIII encontro nacional de pós-graduação em Filosofia.)
    2007 (Total: 1)
  • A moral de Antigona e a luta por direitos humanos na tragédia sofocleana. (Colóquio Direitos humanos e Democracia)
    2006 (Total: 1)
  • A moral fundamentada na idéia de natureza: uma reflexão a partir do ensaio sobre o entendimento humano de J. Locke. (XII Encontro nacional de Filosofia da ANPOF)
    2005 (Total: 1)
  • A formação da sociedade política em Locke e a luta pela inclusão social: o papel fundamental dos direitos humanos no mundo atual (VII congresso sul-americano de filosofia)
    2004 (Total: 1)
  • A vaidade como a negação do homem natural em J.J. Rousseau (IX simpósio de filosofia moderna e contemporânea da Unioeste)
    2003 (Total: 2)
  • A moral liberal como um processo educativo no pensamento político de John Locke (l Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Subjetividade- Intersubjetividade no âmbito da fundamentação da práxis pedagógica.)
  • A sociedade civil em Locke e seus pressupostos para os direitos humanos no Estado Moderno (VIII Simpósio de filosofia moderna e contemporânea)
    2002 (Total: 1)
  • O estado de natureza em Locke (VII Simpósio de filosofia moderna e contemporânea)
    1999 (Total: 1)
  • A fundamentação da moral liberal no princípio da propriedade. (IV SIMPÓSIO DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA DA UNIOESTE)

Produção Técnica

    2013 (Total: 2)
  • Comissão responsável pela elaboração da proposta de criação do programa de Pós-Graduação em Fundamentos e metodologias da Educação.
  • Eleição para a coordenação do curso especial de graduação de formação de professores para a educação profissional
    2011 (Total: 3)
  • Comissão de elaboração do projeto para a o programa especial de graduação de Formação de professores para a Educação profissional na modalidade ensino a distância
  • Comissão eleitoral do curso de graduação de formação de professores para a educação profissional
  • Comissão Organizadora da Jornada Acadêmica Integrada - JAI 2011
    2010 (Total: 1)
  • Comissão de elaboração e encaminhamento do projeto pedagógico do curso de mestrado em educação profissional e tecnológica.
    2019 (Total: 2)
  • A experiência com mulheres apenadas em um presídio feminino em Santa Maria
  • Entre Justiça lei, Hannah Arendt e o direito a ter direitos: ou como educar filosoficamente em direitos humanos.
    2018 (Total: 1)
  • Direitos Humanos, ilusão ou garantia da cidadania? Hannah Arendt e a luta dos apátridas por reconhecimento!
    2013 (Total: 1)
  • Ontologia, política e humanização: a contribuição de Hannah Arendt em a condição humana para a afirmação do homem como ser social.
    2012 (Total: 1)
  • Desespero, sacrifício e humanização: a contribuição de Hannah Arendt em a 'condição humana' como afirmação do ser no mundo.
    2010 (Total: 1)
  • A filosofia e a luta por direitos: uma reflexão sobre o pensamento político de John Locke e suas contradições na sociedade atual.
    2017 (Total: 1)
  • A Educação filosófica a partir do direitos humanos
    2013 (Total: 1)
  • Formação docente em uma visão multidisciplinar.
    2010 (Total: 1)
  • A atuação do professor e seu compromisso ético com o ensino e com a comunidade.
    2009 (Total: 1)
  • Vida acadêmica no ensino superior: uma nova visão e postura no mundo
    2008 (Total: 1)
  • o projeto político-pedagógico de john locke.
    2021 (Total: 1)
  • Você pode abrir sua câmera? Perspectivas discentes sobre gênero, educação e trabalho em tempos de pandemia. UFSM.
    2019 (Total: 2)
  • História da Extensão Universitária no Brasil: análise do percurso, contradições e desafios da sua institucionalização enquanto atividade indissociável com o ensino e a pesquisa
  • SEMINÁRIO Paradigmas da Extensão Universitária Brasileira: A Experiência da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Federal de Uberlândia à luz dos ensinamentos de Paulo Freire
    2019 (Total: 1)
  • Las epistemologias del sur y la afirmación de los derechos humanos

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • Direitos Humanos: um olhar dos docentes e das docentes do Instituto Federal do Paraná campus Curitiba.
    2022 (Total: 1)
  • UM OLHAR POR MEIO DA RESISTÊNCIA E DA SOBREVIVÊNCIA DAS MULHERES PROFESSORAS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ABRANGÊNCIA DE SANTA MARIA
    2021 (Total: 2)
  • A ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PARA FORMAÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • RENATA NASINHAKA TEX DE VASCONCELLOS que defenderá o trabalho intitulado EXISTÊNCIA E PERMANÊNCIA: UM ESTUDO DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
    2019 (Total: 1)
  • A relevância do pensamento crítico no ensino profissional como condição para a emancipação
    2018 (Total: 1)
  • "Educação profissional no cárcere feminino:uma proposta emancipatória"
    2017 (Total: 1)
  • A formação pedagógica dos professores do ensino técnico:para além da instrução.
    2008 (Total: 4)
  • A formação do Estado Civil e a busca pelo bem em Rousseau e a função dos direitos humanos.
  • A Filosofia e a humanização da Escola.
  • A relação entre indivíduos e propriedade no pensamento de John Locke
  • Sociedade civil, democracia e liberdade em Rousseau.
    2002 (Total: 10)
  • A proposta da filosofia no ensino fundamental
  • Análise do neoliberalismo de Haieck
  • Filosofia como disciplina que contribui com o aprendizado, segundo a perspectiva de Matthew Lipman
  • Filosofia da educação
  • Filosofia na Escola
  • Mulheres: um século de conquistas, a visão de John Stuart Mill.
  • O conceito de cidadania ético e político: uma reflexão a partir de Aristóteles
  • O estado de natureza e o contrato social em Thomas Hobbes e Jean Jaques Rousseau
  • O intelectual orgânico em Gramsci e a ação cristã em dom Paulo Evaristo Arns
  • Uma visão do liberalismo político em John Rawls