Fabiano Maggioni

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 1)
  • doi ISSN Traços arquitetônicos em marcas: memórias ativadas pela plasticidade visual (Temática - Revista eletrônica de publicação mensal)
    2022 (Total: 1)
  • ISSN A Cor e Sua Influência na Construção de Memória das Marcas: um estudo aplicado aos segmentos de vestuário, streaming e fast food (Temática - Revista eletrônica de publicação mensal)
    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE DESIGN E COMUNICAÇÃO: LINGUAGENS E EXPERIÊNCIAS NA BUSCA DE UM PADRÃO VISUAL AUTOMOTIVO (ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE))
    2018 (Total: 1)
  • ISSN USAIN BOLT COMO ENTIDADE ENUNCIATIVA: A CONSTRUÇÃO DE SUA MARCA PESSOAL NO CONTEXTO DAS OLIMPÍADAS DE 2016 (SIGNOS DO CONSUMO)
    2016 (Total: 1)
  • doi ISSN O ícone da derrota: a construção do 7x1 pela plasticidade visual (DISCURSOS FOTOGRÁFICOS)
    2015 (Total: 2)
  • ISSN Chega de fiu fiu: análise dos sentidos do feminismo na campanha Think Olga (Intersecciones en Comunicación)
  • ISSN Iconicidade enunciativa no telejornal: uma proposta de análise em duas dimensões (Animus (Santa Maria. Online))
    2014 (Total: 1)
  • doi ISSN Do embate físico para o discursivo: enunciação de valores sobre a violência no futebol por Folha de S. Paulo e Zero Hora (Estudos de Jornalismo e Mídia)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Traçados da corrupção no Brasil: a enunciação visual em charges políticas (Revista Latinoamericana Comunicación Chasqui)
    2011 (Total: 2)
  • ISSN O comunicar persuasivo da charge jornalística: uma leitura icônica (ÍCONE (RECIFE. ONLINE))
  • ISSN The violence visualized in cartoons: an analysis of plastic meaning (INTERNATIONAL JOURNAL OF COMIC ART)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN A charge muito além dos fatos: análise dos elementos plásticos na enunciação de humor (Observatorio (OBS*))
    2022 (Total: 1)
  • ISSN A cor e sua influência na construção de memória das marcas: um estudo aplicado aos segmentos de vestuário, streaming e fast food (Temática - Revista eletrônica de publicação mensal)
    2021 (Total: 1)
  • El fenómeno de las lives en Brasil: nuevas formas, plataformas, valores y agentes de difusión de la cultura en el escenario pandémico (Periodismo Cultural II)
    2019 (Total: 1)
  • Fachadas do mercado popular de Santa Maria: uma breve análise sobre a comunicação visual e sua estética (Produção acadêmica em publicidade e propaganda: inovação, discursos e visualidades)
    2018 (Total: 1)
  • Tiras Radicci: O despertar de sentidos de modernidade e pós-modernidade nas tirinhas de humor (Periodismo cultural en el siglo XXI. Contenidos docentes innovadores.)
    2016 (Total: 2)
  • Espaço-tempo de apresentação do telejornal: a plasticidade, a ubiquidade e o agora absoluto (TIC?s latinoamericanas: Antecedentes, tendencias, usos y representaciones)
  • O rural brasileiro pela configuração visual de apresentação do telejornal Globo Rural (Rural Conectado: mídia e processos sociotécnicos no Brasil e Argentina)
    2014 (Total: 1)
  • O valor do centro na apresentação do telejornal: uma aproximação das artes e da neurobiologia (Imagem: estratégica, discurso e sentido)
    2012 (Total: 2)
  • A construção do sentido na charge: uma análise da significação plástico/discursiva (Práticas e discursos midiáticos: representação, sociedade e tecnologia)
  • As potencialidades de significação plástica na charge: desempenhos do elemento linha (Estratégias midiáticas)
    2020 (Total: 1)
  • Me brand: os processos de desenvolvimento de marcas na contemporaneidade
    2019 (Total: 1)
  • Apre(e)nder publicidade: revendo conceitos e práticas
    2014 (Total: 1)
  • Imagem: estratégia, discurso e sentido
    2012 (Total: 1)
  • Práticas e discursos midiáticos: representação, sociedade e tecnologia
    2019 (Total: 1)
  • Metodologías creativas aplicadas a la comunicación. El Design Thinking y las nuevas posibilidades de crear soluciones
    2006 (Total: 2)
  • Furei o esquema de segurança e apertei a mão do presidente (Diário da Manhã)
  • Goteiras, raios, mentiras... O jogo terá mesmo acabado? (Diário da Manhã - Caderno DM Conexão)
    2005 (Total: 1)
  • Clima de tensão no enterro de Melara em Tupanci do Sul (Diário da Manhã - Caderno DM Conexão)
    2004 (Total: 7)
  • Dia de reconstrução em Passo Fundo (Diário da Manhã)
  • Dono de casa arrombada descobre os ladrões e recupera objetos (Diário da Manhã)
  • Insegurança: Agricultor deixa a roça em busca de segurança na cidade (Diário da Manhã - Caderno DM Conexão)
  • Índios retornam para reserva de Ligeiro (Diário da Manhã - Caderno DM Conexão)
  • Mega operação na Reserva de Ligeiro não encontra armas (Diário da Manhã - Caderno DM Conexão)
  • Moradores denunciam "Esgotão" no Bairro Schisler (Diário da Manhã)
  • Vítimas investigam e oferecem recompensas para recuperar veículos furtados (Diário da Manhã)
    2015 (Total: 1)
  • A potência das estratégias plástico/visuais na formação dos sentidos em apresentações dos telejornais brasileiros (IV Congreso Internacional Ciencias, Tecnologias y Culturas. Dialogos entre las disciplinas del conocimiento. Hacia una internacional del conocimiento)
    2014 (Total: 1)
  • Em busca de sentido para público e privado (Centro Internacional de Semiótica e Comunicação)
    2013 (Total: 1)
  • Valores da centralidade na apresentação do telejornal: uma aproximação das artes e da neurologia (V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação)
    2012 (Total: 2)
  • A voz enunciativa do cinema na TV: novas estratégias na apresentação de um telejornal brasileiro (X Congresso da LUSOCOM ? Comunicação, Cultura e Desenvolvimento)
  • De traço e cultura: uma proposta analítica dos aspectos da linguagem visual na charge (Colóquio Semiótica das Mídias - Pentálogo III - CISECO)
    2011 (Total: 1)
  • As potencialidades de significação plástica na charge: desempenhos do elemento linha (IV SIPECOM: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação - Estratégias e Identidades Midiáticas)
    2010 (Total: 2)
  • A charge jornalística: estratégias da imagem na produção de efeitos de sentido em enunciações de humor icônico (V Seminário Intermestrandos em Comunicação)
  • A charge muito além dos fatos: análise dos elementos plásticos da enunciação de humor (III Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual)
    2018 (Total: 2)
  • A fotografia e sua linguagem (33° Jornada Acadêmica Integrada)
  • O ciclo de formação significante de uma Me Brand Esportiva (33° Jornada Acadêmica Integrada)
    2015 (Total: 1)
  • Campanha ?Chega de Fiu Fiu?: análise dos sentidos do feminismo no Blog Olga e a identificação dos internautas (30° Jornada Acadêmica Integrada)
    2013 (Total: 1)
  • O centro de verdade: apontamentos icônicos nas imagens do telejornal (12º Seminário Internacional da Comunicação - Imaginário em rede: comunicação, memória e tecnologia)
    2011 (Total: 1)
  • Representações da corrupção na charge: estratégias de significação (XI Seminário Internacional da Comunicação Mídias Locativas e Transmídia: de que meios e mensagens estamos falando?)
    2010 (Total: 2)
  • A charge jornalística: estratégias da imagem na produção de efeitos de sentido em enunciações de humor icônico (25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • La charge mucho además de los factos: Análisis de los elementos plásticos del texto de humor (Communication and Citizenship IAMCR Conference 2010)
    2009 (Total: 1)
  • A contra-estratégia na construção do estereótipo: análise de charges sobre a morte de Michael Jackson (X Seminário Internacional de Comunicação)
    2014 (Total: 1)
  • Estudos em imagem: linguagem, significados e mídia (29ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2012 (Total: 3)
  • Novas tecnologias na concepção do saber: os passos de produção de um livro digital (25° JAI ? Jornada Acadêmica Integrada)
  • Stop Motion ?O que faz um produtor editorial?? (27° Jornada Acadêmica Integrada)
  • Vídeo Clipe ?O menestrel? (27° Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2020 (Total: 2)
  • Material didático e de apoio pedagógico - Comunicação Visual
  • Material didático e de apoio pedagógico - TMPC II
    2012 (Total: 1)
  • 4º Comando Regional de Bombeiros - Anjos da Vida
    2011 (Total: 1)
  • Revista do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação da Base Aérea de Santa Maria - BASM
    2017 (Total: 1)
  • Revista Interamericana de Comunicação Midiática - Animus
    2016 (Total: 1)
  • Revista Interamericana de Comunicação Midiática - Animus
    2015 (Total: 1)
  • Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática
    2012 (Total: 2)
  • Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática
  • O QI
    2022 (Total: 1)
  • Talk PP - 2022
    2012 (Total: 3)
  • Aula inaugural com Muniz Sodré - PPGCOM - UFSM
  • I Encontro de Educomunicação da Região Sul
  • I Seminário ?Fundamentos Sociais das Tecnologias de Informação e Comunicação?
    2011 (Total: 2)
  • Mídia e Sociedade: III Ciclo de Debates do Mestrado em Comunicação Midiática/UFSM
  • Palestra - Prof. Dr. Jorge Orlando Castro
    2010 (Total: 1)
  • A trama oculta do poder midiático
    2009 (Total: 1)
  • II Ciclo de Debates do Mestrado em Comunicação da UFSM
    2020 (Total: 1)
  • Avaliador da seleção de trabalhos da 35ª Jornada Acadêmica Integrada
    2019 (Total: 1)
  • Avaliador da seleção de trabalhos da 34ª Jornada Acadêmica Integrada
    2018 (Total: 1)
  • Avaliador da seleção de trabalhos da 33ª Jornada Acadêmica Integrada
    2017 (Total: 1)
  • Avaliador da seleção de trabalhos da 32ª Jornada Acadêmica Integrada
    2012 (Total: 1)
  • Semiótica
    2002 (Total: 1)
  • Oficina de charge - 4ª Semana da Juventude
    2011 (Total: 1)
  • Representações da corrupção na charge: estratégias de significação
    2010 (Total: 1)
  • A charge jornalística: estratégias da imagem na produção de efeitos de sentido em enunciações de humor icônico
    2012 (Total: 1)
  • Laboratório de Pesquisa: projetos e metodologias
    2011 (Total: 1)
  • Educação para o trabalho e para a vida
    2010 (Total: 1)
  • Comunicação e Marketing
    2008 (Total: 1)
  • Atendimento: a pedra no sapato dos serviços
    2007 (Total: 1)
  • O processo criativo no humor
    2021 (Total: 1)
  • A Cor e Sua Influência na Construção de Memória das Marcas: um estudo aplicado aos segmentos de vestuário, streaming e fast food
    2015 (Total: 1)
  • A potência das estratégias plástico/visuais na formação dos sentidos em apresentações de telejornais brasileiros
    2021 (Total: 1)
  • A dinâmica da pesquisa universitária e a integração entre campos da ciência
    2013 (Total: 2)
  • A teoria da imagem como método de análise das mídias televisivas
  • Valores da centralidade na apresentação do telejornal: uma aproximação das artes e da neurologia
    2011 (Total: 1)
  • As potencialidades de significação plástica na charge: desempenhos do elemento linha
    2010 (Total: 2)
  • A charge jornalística: estratégias da imagem na produção de efeitos de sentido em enunciações de humor icônico
  • A charge muito além dos fatos: análise dos elementos plásticos da enunciação de humor
    2009 (Total: 1)
  • A contra-estratégia na construção do estereótipo: análise de charges sobre a morte de Michael Jackson
    2006 (Total: 1)
  • Notícias da Polícia
    2004 (Total: 1)
  • Cobertura do caso Adriano da Silva
    2002 (Total: 1)
  • Transmissão da visita de Lula a Passo Fundo
    2013 (Total: 1)
  • Cobertura midiática da tragédia na Boate Kiss
    2006 (Total: 1)
  • Realidade
    2004 (Total: 1)
  • Diário Rural
    2011 (Total: 2)
  • Telejornal Labnotícias I
  • Telejornal Labnotícias II
    2006 (Total: 1)
  • Programetes de humor
    2002 (Total: 1)
  • Programetes de humor
    2006 (Total: 1)
  • Arrisco um Rabisco
    2024 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'MATRIZES (ONLINE)'
    2023 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'MATRIZES (ONLINE)'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'MATRIZES (ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'Revista O QI'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'MATRIZES (ONLINE)'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'MATRIZES (ONLINE)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'MATRIZES (ONLINE)'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE)'
    2015 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'REVISTA LATINOAMERICANA COMUNICACIÓN CHASQUI'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Animus (Santa Maria. Online)'

Produção Artística

    2010 (Total: 1)
  • Festa do Publicitário - Diário do Iguaçu
    2008 (Total: 2)
  • Caricaturas sérias de fatos lamentáveis
  • Espaço Cultural

Orientações Concluídas

    2011 (Total: 2)
  • Docência Orientada I - Disciplina de Teoria e Técnica de Telejornalismo
  • Welcome to the machine
    2023 (Total: 3)
  • Gestão de redes sociais de sistema de doações online: o caso Sou Parte
  • Ilustrando os astros: a aplicação da estética Ruber Hose nos símbolos do zodíaco a partir de anúncios publicitários
  • Thank you next: O design emocional aplicado à concepção do design de embalagem da cantora Ariana Grande
    2022 (Total: 8)
  • A FALTA DE REPRESENTATIVIDADE DE PCDS EM BANCOS DE IMAGENS
  • A UTILIZAÇÃO DO PROCESSO ANALÓGICO E DE ELEMENTOS SINESTÉSICOS NA CONSTITUIÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM?
  • APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE UX E UI DESIGN NO DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE DE SISTEMA DA "SOU PARTE"
  • Branding O bom Lugar: A edificação de um espaço criativo
  • DE VOLTA PARA O PASSADO-FUTURO: A RELEITURA DE EMBALAGENS DE CIGARRO COM ÊNFASE NOSTÁLGICA NO LEGADO DA INDÚSTRIA FUMAGEIRA
  • O ?FAN? QUER ?SERVICE?: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DA MARVEL JUNTO A SEUS FÃS
  • PAPELARIA MI FRUFRU: APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BRANDING PARA CRIAÇÃO DE MARCA DE PAPELARIA VIRTUAL
  • PUBLICIDADE E EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS APLICADAS À SALA DE AULA DO ENSINO BÁSICO
    2020 (Total: 4)
  • A comunicação visual off road aplicada em design automotivo: projeto experimental para modelo baja SAE
  • Análise de semelhança de padrões estéticos em obras de movimentos artísticos brasileiros e peças publicitárias no Brasil
  • Plano estratégico de endomarketing para a empresa DIX ? diagnóstico por imagem de Santa Maria
  • Produção X Recepção: análises sobre as percepções de valores das propagandas e seu impacto no consumo
    2019 (Total: 1)
  • Um estudo sobre a possibilidade de criação de uma MeBrand pautada no redesign de camisetas de futebol do time Grêmio
    2018 (Total: 5)
  • Análise das estratégias enunciadas das embalagens da marca Lola Cosmetics, usadas na construção de processos persuasivos
  • AS ESTRATÉGIAS SEMIÓTICAS DE ESTRUTURAÇÃO E MANIFESTAÇÃO DE UMA ME BRAND: UMA ANÁLISE SOBRE O ATLETA USAIN BOLT
  • Estratégias discursivas envolvidas na construção da embalagem do suco do bem
  • Redes sociais e a influência na política brasileira: uma análise da formação da opinião política de jovens eleitores de Jair Messias Bolsonaro
  • Visibilidade das novas estratégias de posicionamento da Dove pelas peças da marca
    2017 (Total: 5)
  • A EXCENTRICIDADE COMO MARCA: AS ESTRATÉGIAS SEMIOLÓGICAS DE CONSTRUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES DE USAIN BOLT COMO NARRATIVAS DE PROMOÇÃO PESSOAL
  • Devida Proporção
  • Estratégias discursivas envolvidas na produção da embalagem do suco Dobem
  • O LIVRO E A SUA RELAÇÃO COM O RÁDIO NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO DO PROGRAMA SALA DE REDAÇÃO DA RÁDIO GAÚCHA
  • Por proporção: um projeto sobre como a proporção Áurea pode influenciar a criação publicitária
    2016 (Total: 6)
  • Como as marcas influenciam o street-style: estudo de caso sobre a Garagem Korova
  • De Wingardium Leviosa a Avada Kedavra: a evolução narrativa composta nos cartazes da saga Harry Potter através da teoria da imagem
  • Inovação na geração de experiência de consumo nos restaurantes e bares temáticos de Santa Maria
  • Mercado popular de Santa Maria: a estética das lojas de comércio popular e sua comunicação
  • Moda de rua em Santa Maria
  • Plano de branding: Vinkel
    2015 (Total: 5)
  • A análise das tiras do Radicci pela teoria da imagem e estudos culturais
  • Análise de sentidos da magreza: a representação do corpo feminino na capa da revista Modalité (n 153
  • Análise de sentidos do feminismo na campanha ?Chega de Fiu-Fiu
  • Estratégias visuais de persuasão da marca Oreo
  • Me brand: identidade no meio digital e reconfiguração do consumo