Ane Carine Meurer

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 5)
  • doi ISSN A Educação do Campo como contraponto ao colonialismo digital em território camponês (Campo.Território)
  • doi ISSN As políticas ambientais brasileiras e a influência das conferências internacionais do meio ambiente (GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA)
  • doi ISSN Educação do Campo e Ensino de Geografia: Reflexões a Partir da Categoria Território (CADERNO DE GEOGRAFIA)
  • doi ISSN produção do território epistemológico camponês e a interculturalidade da pedagogia de casas familiares rurais do Brasil e de Portugal (GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA)
  • doi ISSN The quilombola perspective in Brazil regarding public policies and government actions (CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION))
    2021 (Total: 3)
  • ISSN Base Nacional Comum Curricular: Educação Especial em foco (REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO))
  • ISSN Educação do campo e território: uma proposta decolonial a partir de experiências camponesasno Brasil e em Portugal (INTERESPAÇO: REVISTA DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE)
  • ISSN Educação e campesinato: resistência e territorialização do jovem do campo (Revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul)
    2020 (Total: 2)
  • ISSN A formação dos sujeitos do campo e a pedagogia da alternância: da França ao sul do Brasil (REVISTA NERA (UNESP))
  • doi ISSN Por uma agricultura contra-hegemônica: a função social das escolas no território camponês de Restinga Seca, RS (CADERNO DE GEOGRAFIA (PUCMG. IMPRESSO))
    2019 (Total: 4)
  • ISSN A territorialização do MST a partir da Educação do Campo nos assentamentos Fazenda Annoni e Bela Vista (REVISTA NERA (UNESP))
  • doi ISSN Educação do campo e o Desenvolvimento Rural Sustentável: Escola do Campo do Distrito de Arroio Grande Santa Maria/RS (Diversitas Journal)
  • ISSN Educação do Campo: o egresso da Pedagogia da Alternância no Noroeste do RS (REVISTA NERA (UNESP))
  • ISSN Território em Movimento (REVISTA NERA (UNESP))
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Uma análise da educação ambiental em uma escola do campo no município de Agudo-RS (FORMAÇÃO (ONLINE))
    2016 (Total: 1)
  • ISSN O estudo do lugar na escola do campo (Revista NERA (UNESP))
    2015 (Total: 2)
  • ISSN O professor crítico reflexivo e a abordagem do lugar na educação do campo: a realidade do município de Agudo-RS (FORMAÇÃO (ONLINE))
  • ISSN PIBID Interdisciplinar Educação do Campo: discutindo interdisciplinariedade, educação do capo e ensino de história (Revista do Lhiste)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN A atuação crítica reflexiva docente e a abordagem do lugar na educação do campo: a realidade do município de Agudo - RS (FORMAÇÃO (PRESIDENTE PRUDENTE))
  • ISSN Escola do campo multisseriada: experiência docente (GEOGRAFIA. ENSINO & PESQUISA (UFSM))
    2012 (Total: 1)
  • doi ISSN O projeto político-pedagógico dos movimentos sociais: o que a educação formal tem para aprender com eles? (Educação (UFSM))
    2010 (Total: 1)
  • ISSN A Construção do Projeto Político-Pedagógico no Ensino Médio Público Estadual, em Escolas do Rio Grande do Sul - 2007/2008 (Revista Contexto e Educação)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN O PROCESSO DE RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA MARAIA - RS (REGAE: Revista de Gestão e Avaliação Educacional)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Educação do campo e escola itinerante do MST: articulações do projeto político-pedagógico com o contexto sócio-educacional (Educação (UFSM))
    2005 (Total: 1)
  • Autores que convergiram com as idéias de Freud (Psicologia da Educação II)
    2004 (Total: 3)
  • ISSN A educação Popular e a formação de educadores: Contribuições da Escola Itinerante Do MST (Geo UERJ)
  • ISSN Aformação de educadores na perspectiva da educação popular: algumas reflexões e experiências da escola itinerante do MST (Diálogos & Saberes (Mandaguari))
  • ISSN O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA (Ágere (UFBA))
    2002 (Total: 1)
  • ISSN ENSAIO SOBRE METODOLOGIA DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO (Temas de Integração)
    2001 (Total: 1)
  • As licenciaturas e as formações do pedagogo em questão (Revista Paidéias)
    2000 (Total: 1)
  • O que está implicado na produção do texto solidário: questionamentos de uma estudante (Revista Repege)
    1995 (Total: 1)
  • ISSN A difícil arte de observar (Espaços da Escola)
    2016 (Total: 2)
  • ISSN Novos Movimentos Sociais: a Casa Familiar rural de Vale do Jaguari (Geosul)
  • ISSN Territorialidades de educação do campo: a Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari como espaço de inclusão (GEOUSP: espaço e tempo)
    2023 (Total: 1)
  • Educação e Educação do/no campo: percursos de resistência na contramão da ofensiva capitalista (Geografia: espacialidades e fazeres docentes)
    2022 (Total: 3)
  • Apresentação (Temas em debate: a educação no século XXI)
  • doi Memórias, lutas, dores e o orgulho camponês: o (re)existir do Assentamento Roseli Nunes (Educação popular e os atravessamentos dos movimentos sociais: dialogicidade, historicidade e capitalismo)
  • Ressignificações pedagógicas: a Educação Especial frente ao contexto pandêmico (Temas em debate: a educação no século XXI)
    2021 (Total: 3)
  • A BNCC e a Geografia na Educação Básica: as escolas de comunidades rurais de Restinga Seca/RS (Educação do campo: saberes, diálogos e resistência)
  • Questão agrária e educação (Educação e dinâmicas agrárias)
  • Território imaterial e a Educação do campo (Educação e dinâmicas agrárias)
    2020 (Total: 6)
  • A EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ASSENTAMENTOS FAZENDA ANNONI E BELA VISTA (PESQUISAS EM GEOGRAFIA AGRÁRIA: OLHARES E REFLEXÕES)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, EDUCAÇÃO DO CAMPI E ESCOLA DO CAMPO: TERRITÓRIOS EDUCATIVOS EM RESISTÊNCIA (PESQUISAS EM GEOGRAFIA AGRÁRIA: OLHARES E REFLEXÕES)
  • GEOGRAFIA CULTURAL NO SUL DO BRASIL: OS INDÍGENAS KAINGANG, O (XIV Colóquio do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa))
  • O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA E O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO NA "TERRA DOS MARECHAIS" - SÃO GABRIEL/RS (PESQUISAS EM GEOGRAFIA AGRÁRIA: OLHARES E REFLEXÕES)
  • doi Territórios educativos da educação ambiental crítica e da educação do campo: possibilidades e desafios na construção de uma práxis social transformadora (A educação ambiental em contexto)
  • doi TERRITÓRIOS EDUCATIVOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: um estudo de caso (Educação (geo)ambiental: reflexões, abordagens e práticas)
    2019 (Total: 6)
  • A PRÁXIS PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (Os Casos Excluídos da Política Nacional na Perspectiva da Educação Inclusiva)
  • As Contribuições do Trabalho de Campo para a Compreensão da Complexidade dos Movimentos Sociais (Territórios em Movimento)
  • doi Educação Popular: a EJA como Movimento Emancipatório na luta de Classes (Dossiê temático: formação de professores - desafios do ensinar e aprender)
  • Por Uma Formação Continuada nas Escolas Estaduais do Campo de São Francisco de Assis-RS: Diagnóstico da Realidade (Territórios em Movimento)
  • Práticas pedagógicas com o ?óculos geográfico? no Instituto Federal Farroupilha (O ensino de geografia na contemporaneidade: práticas e desafios)
  • Territorialização da Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Tiradentes em Dona Francisca-RS (Territórios em Movimento)
    2018 (Total: 7)
  • A Escola como espaço estratégico de transformação social: construindo espaços de formação continuada em educação do campo e ambiental crítica - São GAbriel/RS (São Gabriel: Território da Educação do Campo?)
  • Campo e Cidade? os desafios educacionais vivenciados pelos estudantes dos assentamentos rurais na rede pública de ensino de São Gabriel (SÃO Gabriel: Territorio da Educação do Campo)
  • Do chão batido à sala de aula: territorialização do MST e Escikas Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas- São Gabriel (São Gabriel: Território da Educação do Campo?)
  • Espaço (Des) construtivo: o surgimento d um microterritório a partir das práticas homossexuais em ambientes públicos gratuitos (Gênero. diversidade Sexual e Educação)
  • Rodas de conversa: rompendo silêncios acerca do processo de inserção dos educandos egressos da escola itinerante do MST na rede pública de ensino - o caso de São Gabriel/RS (São Gabriel: Território da Educação do Campo?)
  • Trajetórias pelo PIBID Interdisciplinar Educação no Campo Atuação em uma escola no campo (Reflexões e práticas na formação de educadores)
  • TRAJETÓRIA PELO PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO DO CAMPO: ATUAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO (REFLEXÕES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES)
    2017 (Total: 5)
  • Construindo Formação a partir de temas geradores da educação: oficina pedagógica cantinho da conversa (PIBID como estratégia de formação de professores)
  • Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na Formação Inicial de Professores para Educação Básica (Formação e Trabalho Docente em Contexto Rural)
  • Educação do Campo para o Desenvolvimento Sustentável de Arroio Grande- Santa Maria/RS (Temas em Debate V2)
  • Ensino Médio nas escolas do campo: Autonomia e Resistência para o Campo (ENSINO MÉDIO sujeitos, políticas e práticas em discussão)
  • REVISITANDO A FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA COM PERCURSOS URBANOS E RURAIS (Formação e Trabalho Docente em Contexto Rural)
    2016 (Total: 3)
  • Ensino de geografia e a abordagem ambeintal na educação do campo (Educação ambiental: escolas sustentaveis e com vida)
  • Fazendo Educação (EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA)
  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CAMPO (EDUCAÇÃO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL)
    2015 (Total: 1)
  • O ENSINO DO HOLOCAUSTO E A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: CONCEPÇÕES ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE (CULTURA DE PAZ, EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE)
    2013 (Total: 2)
  • O catador de materiais recicláveis: um personagem incluído ou excluído? (Educação Ambiental e Sustentabilidade IV)
  • O Projeto Politico Pedagógico de Formação Profissional Universitária com a Discussão Ética (Atendimento Educacional Especializado:Processos de Aprendizagem na Universidade)
    2012 (Total: 2)
  • O Catador de Materiais Recicláveis e os Resíduos Sólidos (FRONTEIRAS DA PESQUISA EM GEOGRAFIA)
  • TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE: UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA PARA O ESTUDO DA ESCOLA DE SURDOS (Fronteiras da pesquisa em Geografia)
    2011 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DO CAMPO: POSSIBILIDADE PARA A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (Educação Ambiental e Sustentabilidade III)
    2010 (Total: 3)
  • O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a luta pela educação do campo: o caso da Escola Itinerante (Reflexões sobre a Geografia do Rio Grande do Sul: temas em Debate)
  • O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA MST E A LUTA PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA ITINERANTE (REFLEXÕES SOBRE A GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL: TEMAS EM DEBATE)
  • Projeto político-pedagógico escolar: questões a serem refletidas nas escolas do campo (Experiências e Diálogos em Educação do Campo)
    2008 (Total: 1)
  • O PEDAGOGO E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGOGICO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL PROFISSIONAL COM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR (APOIO ESTUDANTIL: REFLEXÕES SOBRE O INGRESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR)
    2007 (Total: 1)
  • A ARTICULAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO SOCIAL: PERSPECTIVA DOS ALUNOS (QUEM SABE FAZ A HORA DE CONSTRUIR O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO)
    2006 (Total: 1)
  • O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA ITINERANTE: CONTRIBUIÇÕES QUE ME AJUDARAM A REPENSAR O PROHJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE (ESPAÇOS-TEMPOS DE ITINERÂNCIA: INTERLOCUÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA ITINERANTE DO MST)
    1997 (Total: 1)
  • Pedagogo, articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da escola: possibilidades e limites (Anais: Sistemas e instituições repensando a teoria na prática)
    2021 (Total: 1)
  • doi Educação e dinâmicas agrárias
    2019 (Total: 1)
  • Territórios em Movimento
    2018 (Total: 1)
  • A desterritorialização das escolas do campo do municipio de Dona Francisca
    2020 (Total: 1)
  • ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CASA FAMILIAR RURAL FAMILIAR TRÊS VENDAS - CATUÍPE
    2018 (Total: 1)
  • São Gabriel: Território da Educação do Campo?
    2016 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA
    2010 (Total: 1)
  • EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
    2016 (Total: 1)
  • Casa Familiar Rural e Pedagogia de Alternância: Território de formação do Agricultor
    1998 (Total: 1)
  • Pedagogo articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da escola: possibilidades e limites
    2022 (Total: 2)
  • doi A questão agrária no Brasil: campesinato, agricultura familiar e agronegócio
  • doi Educação popular e os atravessamentos dos movimentos sociais: dialogicidade, historicidade e capitalismo
    2021 (Total: 3)
  • doi As categorias e as Geografias do século XXI
  • Educação do campo: saberes, diálogos e resistência.
  • Geopolítica: poder e território
    2020 (Total: 1)
  • PESQUISAS EM GEOGRAFIA AGRÁRIA: OLHARES E REFLEXÕES
    2008 (Total: 1)
  • "Educação no Campo" v. 33, n.1, jan./abr. 2008. Revista Educação
    2016 (Total: 1)
  • Educação Ambiental:Escolas Sustentáveis e com-vida
    2010 (Total: 1)
  • Experiências e Diálogos em Educação do Campo
    2006 (Total: 1)
  • Espaços- Tempos de itinerância
    1997 (Total: 1)
  • Padrão Referencial de Currículo: documento introdutório; uma construção coletiva
    2022 (Total: 1)
  • doi Temas em debate: a educação no século XXI
    2022 (Total: 1)
  • A questão agrária no Brasil: campesinato, agricultura familiar e agronegócio
    2021 (Total: 2)
  • CIÊNCIA E RESISTÊNCIA: CATEGORIAS GEOGRÁFICAS E AS RESPOSTAS AOS PROBLEMAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS
  • Geopolítica: poder e território
    2009 (Total: 2)
  • Eleição de diretores: um dos mecanismos de (des)centralização da gestão?
  • Os limites da Avaliação Institucional: o caso do CE/UFSM em 2002
    2005 (Total: 1)
  • Ensino Médio Público Estadual: A proposta da LDB e a efetivação do Projeto Político Pedagógico das Escolas da Região Central do Município de Santa Maria.
    2004 (Total: 1)
  • Experiências Didáticas - Projeto Integrado de Trabalho com Professores e alunos das escolas Itinerantes do MST
    1998 (Total: 4)
  • Padrão Referencial de Currículo: 1ª versão, documento introdutório, ensino fundamental
  • Padrão Referencial de Currículo: 1ª versão, educação física, ensino fundamental. Porto Alegre
  • Padrão Referencial de Currículo: 1ª versão, temas de relevância social, ensino fundamental
  • Padrão Referencial de Currículo: 2ª versão, documento introdutório, ensino fundamental
    1996 (Total: 1)
  • O neoliberalismo e suas repercussões na economia, na política e na educação
    2015 (Total: 1)
  • Metanoia: Histórias de vida e formação continuada em uma escola do campo (Metanoia: Histórias de vida e formação continuada em uma escola do campo)
    1998 (Total: 1)
  • O processo de construção de conhecimento pela criança portadora de deficiência (Jornal Semanal)
    1994 (Total: 1)
  • A construção do projeto político-pedagógico de nossa escola (Jornal Semanal)
    2005 (Total: 2)
  • Epistemologia da Prática Pedagógica na Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (efdeportes.com)
  • ISSN O Projeto Politico Pedagogico Social e Educacional: implicações da racionalidade (Perspectiva)
    1998 (Total: 1)
  • Plano Integrado de Escola e Padrão Referencial de Currículo/ Ensino Fundamental/ Rio Grande do Sul: a Relação Ressignificada (Gestão Democrática do Ensino Público)
    2021 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO E TRABALHO NO TERRITÓRIO EPISTEMOLÓGICO CAMPONÊS DO BRASIL E DE PORTUGAL (JORNADA DO TRABALHO: GEOGRAFIA, TRABALHO E AMBIENTE: DESIGUALDADES TERRITORIAIS E DESAFIOS DE PANDEMIA COVID 19)
  • OCUPAÇÃO URBANA DO RIO JAGUARI, NO MUNICÍPIO DE JAGUARI, RIO GRANDE DO SUL- BRASIL: TERRITÓRIO EM TRANSFORMAÇÃO (XIV ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA)
    2020 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PLANO DE ESTUDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DEALECRIM/RS (9º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR)
    2019 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS DO CAMPO NO VALE DO JAGUARI, RS (IX SINGA)
    2018 (Total: 1)
  • A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA ? UFSM/RS (II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América)
    2017 (Total: 2)
  • A DESTERRITORIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO EM DONA FRANCISCA/RS E SUAS REPERCUSSÕES (SINGA)
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PRODUÇÃO TERRITORIAL DA CASA FAMILIAR RURAL DO VALE DO JAGUARI (CFRVJ) (III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E III FÓRUM DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO NORTE DO RS)
    2016 (Total: 10)
  • A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL: ESCOLA DO CAMPO DO DISTRITO DE ARROIO GRANDE SANTA MARIA/RS (Simpósio Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas Tema: Desenvolvimento, Gênero e Condição de Pobreza)
  • A RELAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO (II CONGRESSO INTERNACIONAL UMA NOVA PEDAGOGIA PARA A SOCIEDADE FUTURA)
  • AS CONTRADIÇÕES EXISTENTES NO SER EDUCADOR NO CAMPO E A FINALIDADE DA ESCOLA (II CONGRESSO INTERNACIONAL UMA NOVA PEDAGOGIA PARA A SOCIEDADE FUTURA)
  • AS LÁGRIMAS DO RIO JACUÍ AO NÃO SENTIR AS CRIANÇAS BRINCANDO NAS ESCOLAS DE DONA FRANCISCA - RS (1º SEMINÁRIO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL)
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: APROXIMANDO OLHARES E CONSTRUINDO POSSIBILIDADES (ENGRUP)
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: A AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA NO DISTRITO DE ARROIO GRANDE - SANTA MARIA RS (IX ENCONTRO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA)
  • ELEMENTOS FORMATIVOS DA PRODUÇÃO TERRITORIAL CASA FAMILIAR RURAL DO VALE DO JAGUARI (ENGRUP)
  • O PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CONSTRUÇÃO E PERMANÊNCIA DA AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA NO DISTRITO DE ARROIO GRANDE - SANTA MARIA (ENCONTRO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRARIA- ENGA)
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: INTERVENÇÃO EM DUAS ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS (VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do X Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial)
  • TRAJETÓRIAS E PROCESSOS FORMATIVOS NA/DA DOCÊNCIA: MEMÓRIAS E [RES] SIGNIFICAÇÕES (VII CONGRESSO INTERNCIONAL DE PESQUISA AUTO BIOGRÁFICA)
    2015 (Total: 3)
  • A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO CAMPO A PARTIR DA HISTÓRIA LOCAL: EXPERIÊNCIAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO DO CAMPO (1 SEMINÁRIO DO PIBID DA REGIÃO SUL)
  • AS CONTRADIÇÕES ENCONTRADAS NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA ESCOLA DO CAMPO E O COTIDIANO DOS EDUCANDOS MUNICÍPIO DE AGUDO-RS (VI Congresso Internacional de Educação)
  • ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ATALIBA RODRIGUES DAS CHAGAS: UM NOVO TEMPO SE APROXIMA CONSTRUINDO UMA ESCOLA COM-VIDA (IER SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA DEL SONO SUR)
    2014 (Total: 11)
  • A REALIDADE DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AGUDO-RS: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO (Fiped)
  • AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ITINERANTES E DOS ASSENTAMENTOS DO MST E NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE SÃO GABRIEL (SIFEDOC)
  • CONSTRUINDO CONVERSAS A PARTIR DE TEMAS GERADORES DA EDUCAÇÃO: OFICINA PEDAGÓGICA CANTINHO DA CONVERSA (SIFEDOC)
  • DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETOINTERDISCIPLINAR- EDUCAÇÃO NO CAMPO DO PIBID/UFSM (SIFEDOC)
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DA ESCOLA SANTO ANTÔNIO DO MUNICÍPIO DE AGUDO-RS (Sifedoc)
  • EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: OS AGRUPAMENTOS MULTIETÁRIOS (SIFEDOC)
  • ENSINO CRÍTICO D GEOGRAFIA COMO PRÁTICA LIBERTADORA E A GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS: ALGUNS APONTAMENTOS TEÓRICOS (VIII SEMINÁRIO NACIONAL: DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE)
  • O JOVEM DA CASA FAMILIAR RURAL DO VALE DO JAGUARI: DE CASA PRA CASA (SIFEDOC)
  • REFLEXÕES DE UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NA ESCOLA ATALIBA (SIFEDOC)
  • UMA ATIVIDADE DIFERENTE EM AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO (SIFEDOC)
  • VISITA DE CAMPO COMO ORIENTADORA DO TRABALHO DOCENTE: A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DA REALIDADE DOS ALUNOS (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2013 (Total: 3)
  • O processo de implantação da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari (VI Seminário Internacional de geografia Agrária. VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária. I Jornada de Geografia das Águas)
  • O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DO VALE DO JAGUARI - CFR/VJ (VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA)
  • Universidade Federal de Santa Maria, Universidade e os surdos: uma possibilidade (X ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Geografia)
    2012 (Total: 3)
  • As primeiras impressões sobre a realidade da Educação Especial em Escolas do Campo em municípios da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Autor(a): Carina Vallejos (V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE))
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO: ATIVIDADES E INTERVENÇÕES NA ASSOCIAÇÃO DE RECICLADORES NO MUNICÍPIO DE JAGUARI - RS (18TH APDR CONGRESS)
  • RELEVÂNCIA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR (V CIPA cONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA AUTO BIOGRÁFICA)
    2009 (Total: 2)
  • A importância do planejar na Educação Infantil (III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização)
  • Importancia da universidade na construção da identidade durante a transição da adolescencia a vida adulta. (La Universidad como objeto de investigación. VI Encuentro Nacionaly III Latinoamericano)
    2008 (Total: 1)
  • A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO (XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO)
    2007 (Total: 2)
  • Epistemologias do Educar e Práticas pedagógicas (18ºEPENN Encontro de pesquisa Educacional do norte e Nordeste)
  • Pprojeto político-pedagógico das escolas de ensino médio público estadual (VIII Congresso Internacional de Educação Popular - XVII Seminário Internacional de Educação Popular)
    2005 (Total: 3)
  • Epistemologia do Educar: Reflexoes Sobre a Prática Pedagógica na Educação Básica (I Congresso Internacional de Educação)
  • EPISTEMOLOGIA DO EDUCAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste)
  • Projeto Integrado de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do MST (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores)
    2004 (Total: 4)
  • EDUCAÇÃO POPULAR: COMPARTILHANDO UMA EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ITINERANTE DO MST (I Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências)
  • O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA (II ENCONTRO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO)
  • PROJETO POLÍTICO-PEDAG´GOICO EM ENSINO MÉDIO: UMA OPÇÃO POLÍTICA (ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO)
  • UM ESTUDO SOBRE A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO POPULAR DA ESCOLA ITINERANTE DO MST E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA QUALIFICAÇÃO DO SABER ACADÊMICO NAS LICENCIATURAS (I Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências)
    2003 (Total: 1)
  • Teoria do agir comunicativo e a escola: uma transposição possível? (XVI EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste)
    2002 (Total: 4)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUALIDADE E DIVERSIDADES - 8 JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (8 JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • GEOGRAFIA E PEDAGOGIA: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO POPULAR1 (8ª Jornada Nacional de Educação, com a temática central Formação de professores: atualidades e diversidades)
  • Hermes e o Professor (XI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • O Diálogo Gadamericano e a Ação do Educador (Encontro de Filosofia da Educação do Norte e Nordeste)
    2001 (Total: 1)
  • Escola Itinerante: A proposta educativa do MST (XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPEN)
    2000 (Total: 1)
  • A Articulação do Projeto Político Pedagógico na Escola (III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    2016 (Total: 2)
  • A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS GRADUANDOS EM LICENCIATURA (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
  • APRENDIZAGEM EM QUESTÃO: PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO DO CAMPO/UFSM (IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
    2013 (Total: 1)
  • Escola do Campo: Influências Contextuais no Processo de Inclusão Educacional (I CONGRESSO INTERNACIONAL ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ESCOLA: PERSPECTIVAS DA PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO)
    2011 (Total: 4)
  • As Dificuldades no Processo de Inclusão dos alunos das Escolas Itinerantes e dos Assentamentos do MST na Rede Pública Municipal de Ensino (26 Jornada Acadêmica Integrada)
  • MOVIMENTOS SOCIAIS: OS SURDOS EM QUESTÃO (26 Jornada Acadêmica Integrada)
  • OS DESAFIOS DA ESCOLA DO CAMPO DO MST: O CASO DO ENSINO TÉCNICO CONCOMITANTE AO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO EDUCAR, PONTÃO/RS (26 Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uma proposta de Formação Continuada para as Escolas do Campo do Município de São Gabriel ? RS (26 Jornada Acadêmica Integrada)
    2007 (Total: 2)
  • Práticas pedagógicas na Educação Básica e Superior: Algumas Reflexões Epestemológicas (II Congresso Internacional de educação)
  • Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Superior: Algumas Reflexões Epistemológicas (V Congresso Internacional de Educação)
    2006 (Total: 3)
  • Desafios e Possibilidades da Orientação Vocacional Profissional no Ânima (I Seminário Nacional dos Serviços de Atendimento Estudantil Universitário)
  • Epistemologia do Educar e Praticas Pedagogicas: Olhando as Escolas de Ensino Medio (Jornada Academica Integrada)
  • Reflexões Epistemológicas na Educação Básica (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós Graduação em Educação)
    2005 (Total: 3)
  • A Função do Orientador Educacional Para com os Alunos que Possuem Dificuldades de Aprendizagesm - A Importância de uma Ação Interdiisciplinar (57ª Reunião Anual da SBPC)
  • A Reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em Escolas de Ensino Médio: por uma educação que atenda as demandas sociais (11ª Jornada Nacional de Educação)
  • Escola Pública Estadual de Ensino Medio: Uma Reflexão Espistemológia (11ª Jornada Nacional de Educação)
    2004 (Total: 1)
  • A INTERLOCUÇÃO DE DIFERENTES TRAJETÓRIAS NA CONSTRUÇÃO/RECONSTRUÇAÕ DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (REUNIÃO REGIONAL DA SBPC - RS)
    2003 (Total: 8)
  • A PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ITINERANTE SEGUIDORES DE CHÊ (FÓRUM DE EDUCAÇÃO CENAS DO COTIDIANO ESCOLAR: OS SABERES DOS PROFESSORES)
  • ESCOLA ITINERANTE: A RESIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACAMPADOS (XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • INTEGRANDO AÇÕES: O UNIVERSO ACADÊMICO E OS ESPAÇOS ALTERNATIVOS DA EDUCAÇÃO POPULAR (FÓRUM DE EDUCAÇÃO CENAS DO COTIDIANO ESCOLAR: OS SABERES DOS PROFESSORES)
  • IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO (IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VII MOSTRA DE PÓS-GRADUAÇÃO)
  • Projeto Integrado de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do MST: Edição 2003 (PROGRAMA DE Licenciaturas - PROLICEN - 2003)
  • SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PEDAGOGIA DA INCLUSÃO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA GUANELLIANA)
  • XIV SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (XIV SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO: PRÁTICAS EDUCATIVAS: SABERES, CONTEXTOS E DIVERSIDADES)
  • XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA (XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2002 (Total: 5)
  • A função da equipe diretiva no processo de (re)construção do projeto político-pedagógico (IV Seminário Internacional de Educação)
  • II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RESSIGNIFICANDO SABERES - I SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (II SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RESSIGNIFICANDO SABERES - I SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • Projeto Integrado de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do MST: Edição 2001 (Programa de Licenciaturas - PROLICEN - 2001)
  • PROLICEN - 2002 (PROLICEN - 2002)
  • XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM (XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    2001 (Total: 5)
  • A Reconstrução do Projeto Político-Pedagógico da Escola (53ª Reunião Anual da SBPC)
  • Educação Popular: Trabalhos com a Escola Itinerante do MST (II Congresso Internacional de Educação Popular e XI Seminário Internacional de Educação Popular)
  • Escolas Itinerantes: Uma proposta de Educação Popular no MST (53ª Reunião Anual da SBPC)
  • PROLICEN - 2001 (PROLICEN - 2001)
  • XVI JORNADA INTEGRADA - UFSM (XVI JORNADA INTEGRADA - UFSM)
    2000 (Total: 3)
  • formação continuada do professor e a articulação do Projeto Político-Pedagógico da escola (52ª Reunião Anual da SBPC)
  • Gestão e Autonomia Escolar no Processo de Reconstrução do Projeto Político-Pedagógico da Escola (I Seminário Estadual de Políticas e Administração da Educação/RS)
  • Projeto de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do MST: Edição 2000 (Seminário do Programa de Licenciatura - PROLICEN/2000)
    1999 (Total: 16)
  • As bruxas medievais e as bruxas contemporâneas (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Auto-estima: uma temática a ser trabalhada na escola (Feira das Profissões)
  • Escolas Itinerantes Edição 1999: Uma proposta alternativa formando cidadãos (XIX Encontro Estadual de Geografia e VI Encontro Riograndense de Estudantes de Geografia)
  • Escolas Itinerantes: a educação no MST. Edição 1999 (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Impressões dos professores e alunos da UFSM sobre o trabalho desenvolvido pelos professores da escola itinerante (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Maquete como recurso didático: uma possibilidade a ser explorada no ensino de Geografia no Ensino Fundamental (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • O envolvimento dos alunos e orientador educacional no trabalho com a auto-estima e a motivação (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • O pedagogo articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da escola: possibilidades e limites (Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste: Avaliação Institucional)
  • O pedagogo articulador do projeto político-pedagógico da escola: possibilidades e limites (SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)
  • Os professores e o projeto político-pedagógico da escola (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Programa de assessoramento em ações pedagógicas (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Projeto de trabalho integrado entre professores e alunos das escolas itinerantes do MST: Edição 1999 (XVII SEURS - Seminário de extensão universitária da região sul)
  • Projeto Integrado de trabalho com professores e alunos das escolas itinerantes do MST: Edição 1999 (Programa de Licenciaturas - PROLICEN/1999)
  • Projeto Integrado de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do MST: Edição 1999 (I Encontro de Integração da Universidade Federal de Santa Maria na Reforma Agrária)
  • Projeto político-pedagógico da escola: uma tentativa singular de reconstrução (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
  • Projeto político-pedagógico: uma tentativa singular de reconstrução (XIX Simpósio Brasileiro I Congresso Luso-Brasileiro)
    1998 (Total: 1)
  • O pedagogo articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da escola: possibilidades e limites (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    1997 (Total: 4)
  • O pedagogo articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da escola (Congresso Latino-Americano de Administração da Educação)
  • O pedagogo articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da escola: possibilidades e limites (I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica)
  • O pedagogo, articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da escola (20º Reunião Anual da anped)
  • Pedagogo, articulador da reconstrução do projeto político-pedagógico da Escola: possibilidades e limites (XVIII Simpósico Brasileiro de Política e Administração da Educação)
    1996 (Total: 2)
  • O pedagogo articulador do projeto político-pedagógico da escola (V Encuentro Internacional: La Educación y el Mercosur)
  • O Pedagogo, em sua Função de Articulador, tem a possibilidade de contribuir na reconstrução do Projeto político-pedagógico da escola? (III Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ)
    1995 (Total: 1)
  • Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma construção permanente na reflexão e articulação dos educadores sobre o cotidiano escolar (II Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ)
    1994 (Total: 1)
  • A busca da Identidade da Educação Infantil na Construção do Projeto Político-Pedagógico de Escola (II Seminário de Iniciação Científica e I Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ)

Produção Técnica

    2005 (Total: 4)
  • Psicologia da Educação I
  • Psicologia da Educação II
  • Psicologia da Educação III
  • Psicologia da Educação V
    2017 (Total: 1)
  • I CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA E EDUCAÇÃO: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS
    2012 (Total: 1)
  • REVISTA EDUCAÇÃO - DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADES
    2021 (Total: 1)
  • JORNADA DO TRABALHO: GEOGRAFIA, TRABALHO E AMBIENTE: DESIGUALDADES TERRITORIAIS E DESAFIOS DE PANDEMIA COVID 19
    2018 (Total: 1)
  • XVIII CONGRESSO NTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR - MOBREC/SM
    2014 (Total: 1)
  • IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
    2006 (Total: 1)
  • I Seminário Nacional dos Serviços de Atendimento ao Estudante Universitário
    1999 (Total: 1)
  • Seminário Programa de Licenciaturas
    2012 (Total: 1)
  • 2ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços - PROFITECS
    2021 (Total: 1)
  • A produção e difusão do conhecimento: resistência e afirmação
    2017 (Total: 1)
  • Curso de Formação Popular: "Educação Popular Humanista e cidadã"
    2015 (Total: 1)
  • SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CURSO "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESCOLAS SUSTENTÁVEIS E COM-VIDA
    2014 (Total: 2)
  • HOMENS & MULHERES: entre as relações de poder e o poder das relações
  • V Seminário Nacional de Formação de Professores
    2011 (Total: 3)
  • I JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DO CE
  • I Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços
  • Primeiro curso de Formação Continuada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo Machado
    2010 (Total: 1)
  • II Seminário Internacional de Gestão educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e gestão: Caminhos e Descaminhos
    2008 (Total: 1)
  • III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão educacional: Avaliação e Projeto Político-Pedagógico
    2006 (Total: 1)
  • Episitemoligias do Educar e Práticas Pedagógicas
    1999 (Total: 1)
  • Fundamentos e Análise da Proposta Pedagógica Escolar
    1996 (Total: 1)
  • I Jornada Municipal de Estudos Pedagógicos
    2015 (Total: 1)
  • ESCUELA ESTADUAL DE ENSEÑANZA FUNDAMENTAL ATALIBA RODRIGUES DAS CHAGAS. UN NUEVO TIEMPO SE APROXIMA CONSTRUYENDO UNA ESCUELA CON VIDA
    2013 (Total: 1)
  • Campo X Cidade - Que escola é essa?
    2011 (Total: 2)
  • Multiplicadores em Educação para o Trânsito na UFSM
  • Primeiro curso de Formação Continuada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo Machado
    2009 (Total: 1)
  • PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCADORAS DAS ESCOLAS DA REFORMA AGRÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL
    2008 (Total: 2)
  • Mesa Redonda, na XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação e I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas
  • Mesa Temática "Democracia e participação na Gestão Escolar" na III Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional
    2006 (Total: 3)
  • Ensino Médio Público Estadual: A proposta da LDB e a efetivação do Projeto Político Pedagógico das Escolas da Região Central do Município de Santa Maria.
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas
  • Responsavel pelo Ânima- Núcleo de apoio ao estudante da UFSM
    1999 (Total: 2)
  • II Seminário de Pesquisadores em Educação da Região Sul - ANPED
  • XIV Jornada Acadêmica Integrada
    1998 (Total: 2)
  • O pedagogo e os paradigmas de racionalidade
  • Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
    2018 (Total: 1)
  • Geografia Cultural no Sul: os indígenas Kaingangs, o 'Ateliê Casa 9' e a 'Ocupação Nova Santa Marta' em Santa Maria-RS'
    2014 (Total: 1)
  • A REALIDADE DE UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AGUDO-RS: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO
    2009 (Total: 1)
  • Dimensões imprescindíveis para a reconstrução do projeto político-pedagógico
    2003 (Total: 1)
  • Projeto político-pedagógico da escola, espaço-tempo de construção/reconstrução da formação democrática dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade.
    2002 (Total: 3)
  • A FUNÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA NO PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
  • Hermes e o Professor. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
  • O Diálogo Gadamericano e a Ação do Educador
    2001 (Total: 3)
  • A Reconstrução do Projeto Político-Pedagógico da Escola
  • Escola Itinerante: A Proposta educativa do MST
  • Escolas Itinerantes: Uma proposta de educação popular no MST
    2000 (Total: 1)
  • A articulação do projeto político-pedagógico na escola
    1999 (Total: 5)
  • A auto-estima: uma temática a ser trabalhada na escola
  • O pedagogo, articulador da reconstrução do projeto Político-pedagógico da escola: possibilidades e limites
  • O Pedagogo articulador do Projeto Político-Pedagógico da escola: possibilidades e limites
  • Projeto político-pedagógico: uma tentativa singular de reconstrução
  • Projeto Político-pedagógico da escola: uma tentativa singular de reconstrução
    1998 (Total: 1)
  • O pedagogo articulador da reconstrução do projeto Político-Pedagógico da escola: possibilidades e limites
    1997 (Total: 2)
  • O pedagogo, articulador da reconstrução do projeto Político-pedagógico da escola
  • O Pedagogo, articulador da reconstrução do Projeto Político-pedagógico da escola
    1996 (Total: 2)
  • O Pedagogo articulador do Projeto Político-pedagógico da Escola
  • O Pedagogo em sua Função de Articulador tem a possibilidade de Contribuir na reconstrução
    1995 (Total: 2)
  • Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma construção permanente na reflexão e articulação dos educadores sobre o cotidiano escolar
  • Proyecto Politico Pedagogicode una relectura a luz dos paradigmas de la educacion del conocimiento
    1994 (Total: 1)
  • A Busca de Identidade da Educação Infantil na Construção do Projeto Político-Pedagógico de Escola
    2013 (Total: 1)
  • ESCOLA: POSSIBILIDADES E LIMITES DE LEITURA DA PAISAGEM
    2011 (Total: 5)
  • EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
  • PALAVRAS GERADORAS E LIVROS DIDÁTICOS NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO
  • PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
  • PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO: ESPAÇOS-TEMPOS DE APRENDIZAGEM
  • PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA AS ESCOLAS DO CAMPO
    1999 (Total: 1)
  • Proposta Político-pedagógica - enfoque filosófico
    2012 (Total: 2)
  • Educação Ambiental como Instrumento de Gestão: atividades e intervenções na Associação de Recicladores no Município de Jaguari - RS ? Brasil?. 1231- 1238
  • RELEVÂNCIA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
    2007 (Total: 4)
  • Discutindo o projeto Politico Pedagógico Brasileiro e o escolar : A proposta para o Ensino médio e os Desafios para as Escolas
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas na Educação
  • Projeto Politico Pedagógico nas Escolas de Ensino Médio Público Estadual
  • Refletindo Práticas Pedagógicas da educação Básica e Superior: Questões Epistemológicas
    2005 (Total: 1)
  • Espistemologia do Educar: Reflexões Sobre a Prática Pedagógica na Eduação Básica
    2017 (Total: 1)
  • ELEMENTOS FORMATIVOS DA PRODUÇÃO TERRITORIAL CASA FAMILIAR RURAL DO VALE DO JAGUARI
    2016 (Total: 3)
  • A importância do PIBID na formação acadêmica dos graduandos em licenciatura
  • EUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: APROXIMANDO OLHARES E CONSTRUINDO POSSIBILIDADES
  • O PAPEL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CONSTRUÇÃO E PERMANENCIA DA AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA NO DISTRITO DE ARROIO GRANDE SANTA MARIA/RS
    2015 (Total: 1)
  • Prática interdisciplinar em escola do campo: construindo novos caminhos a partir do lúdico
    2013 (Total: 2)
  • A docência no cotidiano como processo científico: Um bicho de sete cabeças?
  • PIBID Educação do Campo Interdisciplinar: uma experiência ensino-aprendizagem na relação escola - universidade com a colaboração da comunidade escolar.
    2012 (Total: 1)
  • Jogando e Aprendendo com o lixo - Material Alternativo.
    2008 (Total: 2)
  • A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS NO ENSINO MEDIO
  • I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas e XVII Semana Acadêmica de Centro de Educação
    2007 (Total: 1)
  • Epistemologias do Educar e Práticas Pedagógicas na educação Básica e Superior: Algumas reflexões
    2005 (Total: 3)
  • A Reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em Escolas de Ensino Médio: por uma educação que atenda as demandas sociais
  • Epistemologia do Educar e Prética Pedagógica
  • Escola Pública Estadual de Ensino Médio: Uma Reflexão Epistemológica
    2004 (Total: 2)
  • ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: O CAMINHO ESCOLHIDO PARA A RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
  • ESCOLA ITINERANTE DO MSTE UNIVERSIDADE: AÇÕES COLABORATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    2003 (Total: 1)
  • Teoria do agir comunicativo e a escola: uma transposição possível?
    2000 (Total: 2)
  • A articulação do projeto político-pedagógico na escola.
  • A formação continuada do professor e a articulação do projeto político-pedagógico da escola
    1999 (Total: 4)
  • Auto-estima: Uma temática a ser trabalhada na escola
  • Escolas Itinerantes: a educação no MST. Edição 1999
  • O envolvimento dos alunos e orientador educacional no trabalho com a auto-estima e a motivação
  • O professor e projeto Político-Pedagógico da Escola
    2016 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: A PRODUÇÃO TERRITORIAL DA CASA FAMILIAR RURAL DO VALE DO JAGUARI (CFRVJ)
  • ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICIPIO DE DONA FRANCISCA/RS DESTERRITORIALIZADAS INSURGEM ÀS ÁGUAS DO JACUÍ/RS
    2015 (Total: 2)
  • Meus caminhos pelo PIBID educação do/no campo
  • Trilha pedagógica Interdisciplinar: uma possibilidade lúdica no processo de ensino-aprendizagem
    2014 (Total: 1)
  • O JOVEM DA CASA RURAL DO VALE DO JAGUARI: DE CASA PRA CASA
    2013 (Total: 5)
  • A escola do campo como protagonista na formação social e política de alunos pertencentes ao movimento sem-terra
  • Cidadania em discussão na escola do Campo - uma proposta do PIBID Educação do campo Interdisciplinar
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTEXTOS E PROPOSIÇÕES
  • O diálogo entre a aprendizagem acadêmica e a prática na Educação Infantil PIBID - Interdisciplinar educação do campo.
  • Uso das dinâmicas de grupo como forma de desenvolver as habilidades motoras e o trabalho em equipe prática pealizada pelo pibid na escola do/no campo
    2012 (Total: 1)
  • Direitos Humanos e Educação no Ensino Superior: um diálogo permanente.
    2008 (Total: 4)
  • A proposta da LDB e a Efetivação do projeto político pedagógico das escolas da região central de Santa Maria
  • II Seminário Nacional dos Serviços de Atendimento Estudantil Universitário
  • O Projeto político - pedagógico das escolas de Ensino médio público estadual
  • Seminário Olhares sobre a Licenciatura e a Educação Básica
    2017 (Total: 1)
  • A Desterritorialização das Escolas no Campo em Dona Francisca e suas Repercussões
    2015 (Total: 2)
  • ELEMENTOS FORMATIVOS DA CASA FAMILIAR RURAL DO VALE DO JAGUARI:TERRITORIALIDADE DE INCLUSÃO
  • ESCUELA ESTADUAL DE ENSEÑANZA FUNDAMENTAL ATALIBA RODRIGUES DAS CHAGAS. UN NUEVO TIEMPO SE APROXIMA CONSTRUYENDO UNA ESCUELA CON VIDA
    2013 (Total: 2)
  • Avaliação educacional: um processo contínuo de reflexão e diálogo
  • O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA CASA FAMILIAR RURAL DO VALE DO JAGUARI
    2013 (Total: 1)
  • I Seminário Internacional e Fórum de Educação do Campo
    2018 (Total: 1)
  • Pedagogia da alternância: Reflexão sobre a práxis pedagógica da casa familiar rural do vale do jaguari - CFRVJ
    2012 (Total: 4)
  • As Dificuldades no Processo de Inclusão dos alunos das Escolas Itinerantes e dos Assentamentos do MST na Rede Pública de Ensino nas Cidades de São Gabriel e Santa Margarida do Sul.
  • Caminho interativo do Centro de Educação - 2ª PROFITECS - UFSM.
  • Projeto de Formação continuada para educadores e educadoras das Escolas do campo do Município de São Gabriel/RS
  • PROGRAMAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM - JAI/CE -
    2011 (Total: 4)
  • AS DIFIDULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ITINERANTES E DOS ASSENTAMESNTOS DO MST NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NAS CIDADES DE SÃO GABRIEL E SANTA MARGARIDA DO SUL
  • I JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DO CE
  • Primeiro curso de Formação Continuada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo Machado
  • PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCADORAS DAS ESCOLAS DA REFORMA AGRÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL
    2010 (Total: 1)
  • PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES E EDUCADORAS DAS ESCOLAS DA REFORMA AGRÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL
    2010 (Total: 1)
  • O PROJETO PEDAGÓGICO E A ESCOLA
    2001 (Total: 1)
  • Reconstrução do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, e Elaboração dos Planos de Estudos da Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
    1999 (Total: 2)
  • PROGRAMA DE ASSESSORAEMNTO EM AÇÕES PEDAGÓGICAS À REDE DE ENSINO
  • Sistema de Tutoria: projeto piloto do programa ÂNIMA
    1998 (Total: 1)
  • Projeto de Implantação, acompanhamento e aperfeiçoamento do Padrão Referencial de Currículo nas escolas da 8ª DE/SM/RS pela UFSM
    1997 (Total: 2)
  • Padrão Referencial de Currículo
  • Planejamento e construção coletiva do currículo
    2007 (Total: 6)
  • Curso de Graduação de Licenciatura em geografia a Distância
  • Formação de Professores das escolas do Campo: Inclusão Cidadã e Valorização do Espaço Agrário
  • Gestão do Pedagógico, processos educativos e trabalho de professoras e professores na escola
  • I Seminário nacional de Gestão em educação e II Semana Acadêmica do Curso de Especialização em gestão em Educação
  • Projeto Integrado de Trabalho com Professores a Alunos das escolas Itinerantes do MST- Edição 2007
  • Projeto político pedagógico das escolas de ensino médio estadual
    2006 (Total: 8)
  • A orientação profissional com os alunos do Colégio Técnico Industrial da UFSM
  • A proposta Interdisciplinar da Equipe de Profissionais Ânima
  • Curso de Formação Continuada na escola Altina Teixeira
  • Epistemologias do Educar e práticas pedagógicas
  • I Seminário nacional dos serviços de Atendimento Estudantil Universitário
  • Programa de extensão do Ânima
  • Proposta Interdisciplinar: Acompanhamento pedagógico domiciliar no Ensino Superior
  • Um estudo a cerca do trablaho com temas geradores na escola Itinerante do movimento dos Trabalhadores Sem Terra
    2005 (Total: 8)
  • A formação continuada de Educadores em Exercício das Escolas Itinerantes do movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
  • A Gestão Educacional no Contexto das escolas Itinerantes do MST: A Experiência da Escola Itinerante Seguidores de Paulo Freire
  • A proposta Interdisciplinar da Equipe de Profissionais do Ânima
  • Curso de Formação Continuada no Istituto Estadula Olavo Bilac- Ação PRODEPD
  • Cursos Experimentais Itinerantes de Ensino fundamental do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
  • Ensino médio Público Estadual: A Proposta da LDB e a Efetivação do projeto Político Estadual das Escolas da Região Central do Município de Santa Maria- RS
  • O Fazer pedagógico Dos Orientadores Educacionais para Com os Alunos que possuem Problemas na Aprendizagem
  • Programa de Extensão Ânima
    2004 (Total: 5)
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ENSINO MÉDIO): GESTANDO UMA PRÁXIS PEDAGÓGICO/SOCIAL
  • EPISTEMOLOGIAS DO EDUCAR E PRATICAS PEDAGÓGICAS
  • Produção de Material Didático Para O Curso de Gradução a Distância de Educação a Distância
  • Projeto Integrado de trabalho com professores e alunos das escolas itinerantes do MST- edição 2004-2005
  • RELAÇÕES DIALÓGICAS E INTERATIVAS ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
    2002 (Total: 2)
  • Projeto Político-Pedagógico: uma análise do processo em uma escola da rede pública e em uma escola da rede particular de ensino
  • PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA E EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO
    2001 (Total: 1)
  • Projeto Integrado de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do MST: Edição 2001
    2000 (Total: 3)
  • CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Projeto político-pedagógico de escola: uma leitura a partir dos paradigmas de racionalidade
  • PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE ESCOLA: UMA RELEITURA A PARTIR DOS PARADIGMAS DE RACIONALIDADE
    1999 (Total: 13)
  • As bruxas medievais e as bruxas contemporâneas
  • Elaboração do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Letras
  • Escolas Itinerante: a educação no MST
  • ESCOLAS ITINERANTES: A EDUCAÇÃO NO MST
  • Jornadas de aperfeiçoamento pedagógico
  • JORNADAS DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO
  • maquete como recurso didático: uma possibilidade a ser explorada no ensino fundamental
  • projeto político-pedagógico de escola: uma leitura a partir dos paradigmas de racionalidade
  • Programa de assessoramento em ações pedagógicas a rede de ensino
  • Projeto integrado de trabalho com professores e alunos das escolas itinerantes do MST: Edição 1999
  • PROJETO INTEGRADO DE TRABALHO COM PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST - EDIÇÃO 1999
  • Sistema de Tutoria: Projeto do programa Ânima
  • SISTEMA DE TUTORIA: PROJETO DO PROGRAMA ÂNIMA
    1998 (Total: 2)
  • AS BRUXAS MEDIEVAIS E AS BRUXAS CONTEMPORÂNEAS
  • Plano Nacional de Educação
    2013 (Total: 1)
  • Aprendizagem no Ensino Superior
    2012 (Total: 5)
  • 27 JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM
  • I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E I FÓRUM REGIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO DA REGIÃO SUL DO RS: CAMPO E CIDADE EM BUSCA DE CAMIHOS COMUNS
  • IIISEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL - VI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • REVISTA EDUCAÇÃO - DOSSIÊ EDUCAÇÃO E TERRITORIALIDADES
    2011 (Total: 1)
  • 26 JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA
    2010 (Total: 1)
  • II Seminário Internacional de Gestão educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e gestão: Caminhos e Descaminhos
    2003 (Total: 1)
  • Projeto Integrado de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do MST: Edição 2003
    2002 (Total: 2)
  • Hermes e o Professor. In: XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
  • SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
    1999 (Total: 1)
  • Projeto Integrado de Trabalho com Professores e Alunos das Escolas Itinerantes do MST: Edição 1999
    1998 (Total: 2)
  • Núcleo de Estudos sobre o Currículo
  • Temas de Relevância Social
    2016 (Total: 3)
  • Revista Brasileira de Educação
  • Revista Educação do Centro de Educação
  • Revista Geografia Ensino & Pesquisa
    2013 (Total: 1)
  • REVISTAQ EDUCAÇÃO ESPECAIL - CADASTRO SEER N 4672
    2010 (Total: 4)
  • A atuação profissional na supervisão escolar da educação infantil: estudo de caso em uma escola municipal de educação infantil de São Paulo
  • LEITURA E NOVAS TECNOLOGIAS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
  • Organização do trabalho pedagógico
  • REVISTA GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA ARTIGO N. 148 EM 30-03-2010
    2009 (Total: 1)
  • REVISTA GEOGRAFIA ENSINO E PESQUISA ARTIGO N. 78 EM 16-09-2009
    2008 (Total: 2)
  • Orientação e supervisão escolar: caminhos e perspectivas
  • ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR: CAMINHOS E PERSPECTIVAS
    2024 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR'
  • Revisor de periódico 'REVISTA NERA (UNESP)'
    2023 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR'
  • Revisor de periódico 'REVISTA NERA (UNESP)'
    2022 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR'
  • Revisor de periódico 'REVISTA NERA (UNESP)'
    2021 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR'
  • Revisor de periódico 'REVISTA NERA (UNESP)'
    2020 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR'
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
  • Revisor de periódico 'REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR'
  • Revisor de periódico 'REVISTA NERA (UNESP)'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
    2016 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'GEOGRAFIA. ENSINO & PESQUISA (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
  • Revisor de periódico 'REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL (UFSM)'
    2012 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
    2010 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
    2009 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
    2008 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
    2007 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
    2006 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
    2005 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'PRÁXIS EDUCACIONAL'
    2005 (Total: 1)
  • Educação de Jovens e Adultos (ensino médo): Gestando uma Práxis Pedagógica
    2002 (Total: 1)
  • PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA E EM UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO
    2000 (Total: 2)
  • CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE ESCOLA: UMA RELEITURA A PARTIR DOS PARADIGMAS DE RACIONALIDADE
    1999 (Total: 7)
  • ESCOLAS ITINERANTES: A EDUCAÇÃO NO MST
  • JORNADAS DE APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO
  • maquete como recurso didático: uma possibilidade a ser explorada no ensino fundamental
  • projeto político-pedagógico de escola: uma leitura a partir dos paradigmas de racionalidade
  • Programa de assessoramento em ações pedagógicas a rede de ensino
  • PROJETO INTEGRADO DE TRABALHO COM PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS ITINERANTES DO MST - EDIÇÃO 1999
  • SISTEMA DE TUTORIA: PROJETO DO PROGRAMA ÂNIMA
    1998 (Total: 1)
  • AS BRUXAS MEDIEVAIS E AS BRUXAS CONTEMPORÂNEAS

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • Do monopólio da terra ao monopólio digital: uma análise do colonialismo digital e de dados em área de assentamento da reforma agrária
    2021 (Total: 1)
  • A Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil de Alecrim/RS é território da Educação do Campo?
    2020 (Total: 3)
  • Da territorialização do agronegócio à desterritorialização das escolas do campo em São Francisco de Assis - RS
  • Educação do Campo, Território e Cinema ?Lá Fora?: o caso da EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeira
  • Quem são os sujeitos que habitam a planície fluvial do Rio Jaguari no município de Jaguari/RS?
    2019 (Total: 1)
  • Educação no campo e Comunidade Remanescente Quilombola Cerro do Ouro ? São Gabriel/RS: territorialidades em resistência
    2018 (Total: 1)
  • A educação do campo nos territórios assentados: o caso do Assentamento Fazendo Annoni e o Assentamento Bela Vista
    2017 (Total: 1)
  • Territorialidades em contradição
    2016 (Total: 2)
  • A desterritorialização das escolas no campo do município de Dona Francisca/RS
  • Do chão batido à sala de aula - A territorialização do MST na constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas - São Gabriel - Rio Grande do Sul
    2014 (Total: 3)
  • Casa familiar rural do vale do Jaguari: elementos formativos de um território em construção
  • O lugar da Educação infantil do campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, Santa Maria/RS
  • Os estudantes oriundos da escola itinerante do MST: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas de São Gabriel - RS
    2013 (Total: 2)
  • Relações de Trabalho e Produção na Indústria da Reciclagem: uma análise a partir da Associação de Catadores no Município de Jaguari - RS
  • Universidade: um lugar para os surdos
    2012 (Total: 1)
  • O Ensino Técnico no MST: o caso do Curso Técnico em Agropecuária com habilitação em Agroecologia do Instituto Educar, Pontão/RS
    2010 (Total: 1)
  • INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA
    2022 (Total: 4)
  • A educação do campo e o território multiterritorial e multidimensional do Distrito Arroio Grande ? Santa Maria/RS
  • Educação e território: o protagonismo dos trabalhadores rurais sem terra na luta pela educação do campo no Assentamento Roseli Nunes em Santana do Livramento/RS
  • O processo de desterritorialização das escolas no campo em Restinga Sêca-RS: entre a educação e a contradição
  • O Território e suas articulações com o processo de (re)construção do Projeto Político-Pedagógico do Instituto Federal Farroupilha
    2021 (Total: 1)
  • Formação continuada em Geografia: perspectivas docentes na rede estadual de Passo Fundo/RS
    2019 (Total: 2)
  • "A gente tem muito pra contar!" O território epistemológico camponês por egressos de casas familiares rurais do Brasil e de Portugal
  • Territórios em resistências: educação ambiental crítica em escolas do campo: uma análise a partir do Curso de extensão Escolas sustentáveis e com-vida/UFSM
    2022 (Total: 1)
  • Afetividade e educação infantil: reflexões na prática escolar
    2017 (Total: 1)
  • Educação do campo: vivências na formação inicial de um acadêmico e a construção de uma educação física do campo
    2016 (Total: 1)
  • A luta pela educação do campo: saberes significativos
    2015 (Total: 1)
  • O pedagogo e os espaços não escolares - classe hospitalar
    2014 (Total: 5)
  • Conhecendo as séries iniciais da Escola do Campo Santo Antonio do município de Agudo - RS
  • Educação sobre o holocausto, cultura de paz e multiculturalismo: ressignificando gêneros e reinventando corpos
  • O pedagogo atuando em espaços não escolares
  • O trabalho infantil no Brasil- um estudo de caso à respeito da mão-de-obra infantil envolvida nas unidades familiares de Arroio do Tigre/RS
  • Práticas singulares na educação infantil: constituindo-se autora de uma história de vida
    2013 (Total: 1)
  • AFETIVIDADE EM SALA DE AULA: UM CAMINHO PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA
    2011 (Total: 1)
  • PEDAGOGIA FORA DO AMBIENTE ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO E FUNÇÕES DO PEDAGOGO DENTRO DAS EMPRSAS
    1999 (Total: 1)
  • Maquete como recurso didático: uma possibilidade a ser explorada no ensino de Geografia no ensino fundamental