Cristiane Fuzer

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 3)
  • doi ISSN Consciência linguística e ecológica: uma análise da Avaliatividade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato (CALIDOSCÓPIO (UNISINOS))
  • doi ISSN FASES DA INTERAÇÃO NA LEITURA COMPARTILHADA ENTRE PROFESSORESE ALUNOS COM BASE NA ANÁLISE DAS FUNÇÕES DA FALA (MATRAGA)
  • doi ISSN Revista ENTRELETRAS (Araguaína), v. 13, n. 1, jan./abr. 2022 (ISSN 2179-3948 –online)22SIGNIFICADOS EXPERIENCIAIS E INTERPESSOAIS EMUMA CARTILHA DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (EntreLetras (Online))
    2021 (Total: 4)
  • doi ISSN ABORDAGEM DE GÊNERO DA ESCOLA DE SYDNEY E SEU USO NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UMA DISCUSSÃO TERMINOLÓGICO-CONCEITUAL SOBRE ESTÓRIAS E HISTÓRIAS (ORGANON (UFRGS))
  • doi ISSN APRESENTAÇÃO: LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL (ORGANON (UFRGS))
  • doi ISSN Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional (Signo)
  • doi ISSN LISTA DE TERMOS DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: LÉXICO-GRAMÁTICA (ORGANON)
    2020 (Total: 5)
  • ISSN ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DE RESENHAS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI)
  • ISSN GÊNEROS DE TEXTO DA FAMÍLIA DAS EXPLICAÇÕES: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LETRAS EM REVISTA)
  • ISSN O gênero de texto relato histórico explicativo em livro didático de História: organização e relação de eventos sobre a ditadura civil-militar no Brasil ((CON)TEXTOS LINGUÍSTICOS)
  • doi ISSN PROPÓSITOS E ESTRUTURAS DE GÊNERO DA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL NA LEITURA DE CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM (Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação)
  • ISSN TODA ESTÓRIA É UMA NARRATIVA? GÊNEROS DE TEXTO EXEMPLUM E EPISÓDIO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA)
    2019 (Total: 4)
  • doi ISSN ANÁLISE DE INFOGRÁFICOS DA ESFERA PUBLICITÁRIA: MULTIMODALIDADE E METAFUNÇÃO COMPOSICIONAL (Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online))
  • ISSN PERFIL JORNALÍSTICO COMO GÊNERO TEXTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA LINGUAGEM AVALIATIVA. (REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS)
  • ISSN Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa (Revista do GELNE)
  • ISSN REPRESENTAÇÕES DE LETRAMENTO NA BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NOS COMPONENTES CURRICULARES LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA (Revista Horizontes de Linguistica Aplicada)
    2018 (Total: 2)
  • doi ISSN Chapeuzinho Vermelho em três versões: análise de gênero na perspectiva sistêmico-funcional (Fórum Linguístico)
  • doi ISSN REALIZAÇÕES LINGUÍSTICAS E INSTANCIAÇÃO DE GÊNEROS NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL (DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada)
    2017 (Total: 1)
  • doi ISSN Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmico-funcional (Revista Letras Raras)
    2016 (Total: 3)
  • ISSN Aspectos que facilitam a sensibilização acerca da sustentabilidade na obra A chave do tamanho, de Monteiro Lobato (Indagatio Didactica)
  • ISSN Etapas e fases da narrativa em O Pequeno Polegar: análise de gênero na perspectiva sistêmico-funcional (Cadernos do IL)
  • ISSN RECURSOS INTERPESSOAIS DA LINGUAGEM EM CARTA ABERTA NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL ((Con)textos Linguísticos)
    2015 (Total: 3)
  • ISSN A REESCRITA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: RESPOSTAS A BILHETES ORIENTADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Linguagens & Cidadania)
  • ISSN Evidências léxico-gramaticais de representações na voz de ativistas e de homossexuais idosos (Revista Letras (UFSM) online)
  • ISSN Representações para vítimas, familiares e poder público na tragédia da boate Kiss sob a perspectiva sistêmico-funcional (SIGNÓTICA)
    2014 (Total: 5)
  • ISSN A atitude em boletins de ocorrência de crimes de linguagem contra a honra: um estudo da ofensa verbal na perspectiva do sistema de avaliatividade (Language and law /Linguagem e Direito)
  • ISSN ATELIÊ DE TEXTOS: (RE)INVENÇÃO E (RE)ESCRITA DE HISTÓRIAS NO ENSINO BÁSICO (Revista da ANPOLL (Online))
  • ISSN ESTRATÉGIAS DE PROGRESSÃO TEMÁTICA COM TEMAS TÓPICOS NÃO MARCADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DA ENGENHARIA CIVIL (Revista de Estudos da Linguagem)
  • ISSN Representações em discursos de paraninfos sobre a profissão de professor nos cursos de ciências contábeis e fisioterapia (Linguagens & Cidadania)
  • ISSN REPRESENTAÇÕES EM DISCURSOS DE PARANINFOS SOBRE A PROFISSÃO DE PROFESSOR NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E FISIOTERAPIA (Linguagens & Cidadania)
    2013 (Total: 1)
  • ISSN ESTRUTURA TEMÁTICA EM TEXTOS CIENTÍFICOS DA ENGENHARIA CIVIL (Temporis (ação))
    2012 (Total: 10)
  • ISSN A caracterização da fábula a partir de seu Potencial de Estrutura Genológica (PEG) (Linguagem & Ensino (online))
  • doi ISSN Análise sistêmico-funcional como suporte para a leitura de textos: o caso da cerveja Devassa (Revista Brasileira de Linguística Aplicada)
  • ISSN BILHETE ORIENTADOR COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL (REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE))
  • ISSN NOTÍCIAS ESPORTIVAS DECLARATIVAS E ATRIBUITIVAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL (Cadernos do IL)
  • ISSN PROCESSO DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO BÁSICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (Linguagens & Cidadania)
  • doi ISSN Realização de processos verbais em textos científicos da área de engenharia civil (DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO))
  • ISSN Representações para homens e mulheres em um texto bíblico (Revista Querubim)
  • ISSN REPRESENTAÇÕES PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL A PARTIR DE EVIDÊNCIAS LÉXICO-GRAMATICAIS (RevLet: Revista Virtual de Letras)
  • ISSN UM PASSO DE CADA VEZ. A (RE)ESCRITA EM RESPOSTA A FEEDBACKS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL (Cadernos de Linguagem e Sociedade)
  • ISSN VÍTIMAS E VILÕES EM REALITY SHOWS NO BRASIL: REPRESENTAÇÕES E AVALIAÇÕES COM BASE EM EVIDÊNCIAS LÉXICO-GRAMATICAIS (ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE))
    2011 (Total: 5)
  • ISSN A SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL A SERVIÇO DA CERVEJA: ANÁLISE MULTIFUNCIONAL DE TEXTO NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL (Calidoscópio (UNISINOS))
  • ISSN Análise de escolhas léxico-gramaticais em um discurso de formatura: representações para a profissão do paraninfo (Intersecções (Jundiaí))
  • ISSN ANÁLISE DE ESCOLHAS LÉXICO-GRAMATICAIS EM UM DISCURSO DE FORMATURA: REPRESENTAÇÕES PARA A PROFISSÃO DE FISIOTERAPEUTA (Linguagens & Cidadania)
  • ISSN Recursos de transitividade e avaliatividade na construção de representações nas fábulas O velho e a morte, de Esopo, e O miserável e a morte, de Millôr Fernandes (Desenredo (PPGL/UPF))
  • ISSN Uma proposta de análise de editorial como gênero textual (Linguagens & Cidadania)
    2010 (Total: 6)
  • ISSN A representação dos personagens Lobo e Cordeiro nas fábulas de Esopo e Millôr Fernandes (Calidoscópio (UNISINOS))
  • ISSN A REPRESENTAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA EM EDITORIAL DA REVISTA CAPRICHO (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN Ações verbais em textos jurídicos (Nonada (Porto Alegre))
  • ISSN Contexto e léxico-gramática em interação: análise de uma sentença condenatória (Letras (UFSM))
  • ISSN CONFIGURAÇÃO CONTEXTUAL E ESTRUTURA POTENCIAL DE GÊNEROS EM ANÚNCIOS PESSOAIS (RevLet: Revista Virtual de Letras)
  • ISSN Formas de representação de atores sociais no contexto jurídico penal (The Especialist (PUCSP))
    2009 (Total: 3)
  • ISSN A FUNÇÃO EXPERIENCIAL DA LINGUAGEM NO CONTEXTO JURÍDICO (Linguagens & Cidadania)
  • ISSN Escrita e reescrita de textos argumentativos (Caderno de Letras (UFPEL))
  • ISSN REPRESENTAÇÃO DE ATORES SOCIAIS EM UMA REPORTAGEM JORNALÍSTICA (Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação)
    2008 (Total: 2)
  • ISSN A LINGUÍSTICA NO TEMPO: PONTOS DE VISTA SOBRE A LINGUAGEM (Linguagens & Cidadania)
  • ISSN Processo penal como sistema de gêneros (Linguagem em (Dis)curso (Impresso))
    2007 (Total: 3)
  • ISSN Expressão de tempo e transitividade em alegações finais da defesa (Expressão (Santa Maria))
  • ISSN Linguagem e representação da realidade (Textura (Canoas))
  • ISSN Nota sobre livros - Forensic Linguistics: an introduction to language in the justice (DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso))
    2005 (Total: 1)
  • ISSN MECANISMOS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE JURÍDICA: PRESSUPOSTOS SOCIOLÓGICOS PARA ANÁLISE LINGÜÍSTICA (Linguagens & Cidadania)
    2003 (Total: 2)
  • ISSN A noção de gêneros textuais/discursivos no ensino de leitura e produção de textos (Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação)
  • ISSN Texto de popularização científica: o discurso da ciência transformado (Expressão (Santa Maria))
    2002 (Total: 2)
  • ISSN A divulgação científica e os níveis de conhecimento (Vidya (Santa Maria))
  • ISSN Desvendando as intenções do autor a partir da leitura pragmática de charges (Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação)
    1999 (Total: 1)
  • Estrutura do texto argumentativo: funções e possibilidades (Revista Idéias)
    1998 (Total: 1)
  • Os recursos argumentativos em Software Educacional (Revista Idéias)
    2022 (Total: 1)
  • ISSN O SISTEMA DISCURSIVO DE PERIODICIDADE EM TEXTO ARGUMENTATIVO (DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada)
    2023 (Total: 4)
  • Apresentação (Introdução aos sistemas discursivos em Linguística Sistêmico-Funcional)
  • Discurso pedagógico na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (Discurso(s) e Linguística Sistêmico-Funcional no Brasil)
  • Sistema discursivo de Conjunção (Introdução aos sistemas discursivos em Linguística Sistêmico-Funcional)
  • Sistema discursivo de Negociação (Introdução aos sistemas discursivos em Linguística Sistêmico-Funcional)
    2022 (Total: 1)
  • ATELIÊ DE TEXTOS NO GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA: EXPERIÊNCIAS CONTEXTUALIZADORAS EM ARTE/EDUCAÇÃO (Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO: conservação do patrimônio e desenvolvimento regional sustentável)
    2021 (Total: 3)
  • doi Análise sistêmico-funcional de relatos, episódios e exempla com foco na transitividade e avaliatividade (VIII SEPPGEL: desafios e possibilidades dos estudos da linguagem em tempos de pandemia.)
  • Dificuldades em dar sequência às ideias? Aprenda a usar as estratégias de progressão temática (Ler e escrever bem)
  • SIGNIFICADOS REPRESENTACIONAIS A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO DE RELATO BIOGRÁFICO MULTIMODAL (Multimodalidades, ensinos e aprendizagens)
    2019 (Total: 1)
  • Ensaio 10: Linguística SistêmicoFuncional (Gramática(s) e Discurso(s): ensaios críticos)
    2018 (Total: 4)
  • Relações lógico-semânticas na organização da Estrutura Esquemática de Gênero em texto opinativo (Diálogos e perspectivas nos estudos do léxico e formação de professores)
  • Representações em Fábulas de Esopo e Millôr Fernandes (ESTUDOS SISTÊMICO-FUNCIONAIS NO ÂMBITO DO PROJETO SAL)
  • Significados experienciais, interpessoais e textuais em editoriais sobre a tragédia em Santa Maria (Estudos de transitividade em linguística sistêmico- functional)
  • Transitividade em estórias: orações materiais em instanciações dos gêneros exemplum e narrativa (ESTUDOS SISTÊMICO-FUNCIONAIS NO ÂMBITO DO PROJETO SAL)
    2017 (Total: 6)
  • Apresentação (Linguagem e representações: estudos em Linguística Sistêmico-Funcional)
  • Natureza e ambiente na obra A Chave do Tamanho de Monteiro Lobato na perspectiva da Avalaitividade (Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspectivas.)
  • Prêmio Rubens Murillo Marques 2017: experiências docentes em licenciaturas (Leitura e avaliação de textos: etapas para a formação inicial de professores de produção textual)
  • Representações de professor em discursos de paraninfos da área de Letras (Linguagem e representações: estudos em Linguística Sistêmico-Funcional)
  • Representações para mulheres contemporâneas em crônicas de Martha Medeiros (Linguagem e representações: estudos em Linguística Sistêmico-Funcional)
  • Representações para mulheres em Evangelhos do Novo Testamento (Linguagem e representações: estudos em Linguística Sistêmico-Funcional)
    2016 (Total: 2)
  • Análise contextual e léxico-gramatical da sentença condenatória no caso Isabella Nardoni (Linguagem & direito : caminhos para a linguística)
  • Análise crítica do discurso e linguística sistêmico-funcional em diálogo: o discurso da não violência e da não discriminação nas tiras de Armandinho (Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso: heranças, métodos, objetos)
    2015 (Total: 1)
  • Vítimas e vilões em reality shows no Brasil: representações e avaliações com base em evidências léxico-gramaticais (Análise do discurso: leituras funcionais, semióticas e interacionais)
    2014 (Total: 1)
  • Avaliatividade em reportagens de revista (Narrativas e mídias na escola)
    2012 (Total: 1)
  • A beleza que não se repara – Análise de uma crônica de Martha Medeiros sob a ótica do sistema da Avaliatividade (Práticas socioculturais – linguagens e sociedade)
    2011 (Total: 1)
  • "Condenada" ou "absolvida"? O poder de representação das palavras (A palavra e suas representações)
    2009 (Total: 1)
  • Accusation and Defense: The Ideational Metafunction of Language in the Genre Closing Argument (GENRE IN A CHANGING WORLD)
    2006 (Total: 1)
  • Estratégias de progressão temática (Linguagem, Cultura e Sociedade)
    2005 (Total: 1)
  • Leitura e produção textual em Língua Portuguesa sob a perspectiva da gêneros discursivos (Experiências Didáticas: Programa de Licenciaturas)
    2004 (Total: 1)
  • Leitura de redações do concurso vestibular: uma nova proposta de avaliação (Experiências de Leitura)
    2021 (Total: 1)
  • Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de biografias multimodais
    2017 (Total: 1)
  • Ateliê de textos para ler e reiventar estórias: do contexto ao texto e vice versa /
    2017 (Total: 1)
  • Diretrizes para elaboração e revisão de questões em processos seletivos
    2014 (Total: 1)
  • Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa
    2023 (Total: 1)
  • INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DISCURSIVOS EM LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
    2022 (Total: 2)
  • Ateliê de Textos 10 anos
  • Mistérios por trás das belezas de Nova Palma
    2017 (Total: 1)
  • Linguagem e representações: estudos em Linguística Sistêmico-Funcional
    2021 (Total: 1)
  • Aprendendo com estórias: o poder das virtudes
    2020 (Total: 2)
  • Entre natureza e patrimônio cultural: as exuberâncias de Agudo, Nova Palma e Restinga Sêca
  • Estante da Júlio do Canto: a magia das estórias
    2018 (Total: 1)
  • Pessoas especiais, histórias extraordinárias
    2016 (Total: 1)
  • Recontando contos: o mundo contemporâneo nos clássicos - Organização: Cristiane Fuzer
    2015 (Total: 1)
  • Era uma vez outra vez: estórias do século XXI
    2014 (Total: 1)
  • Nosso mundo, nossas versões: contos e fábulas
    2013 (Total: 1)
  • SIGNIFICADOS EXPERIENCIAIS, INTERPESSOAIS E TEXTUAIS EM EDITORIAIS SOBRE A TRAGÉDIA EM SANTA MARIA
    2022 (Total: 1)
  • Prefácio: Produção textual na teoria e na prática: os caminhos da avaliação da redação (Produção textual na teoria e na prática: os caminhos da avaliação da redação)
    2006 (Total: 1)
  • A redação de vestibular: um apanhado sobre o texto considerado satisfatório (A redação de vestibular: um apanhado sobre o texto considerado satisfatório)
    2016 (Total: 1)
  • Incentivo à leitura (Diário de Santa Maria)
    2015 (Total: 1)
  • Mais do que uma seleção (Diário de Santa Maria)
    2013 (Total: 5)
  • Brincando de escrever (Diário de Santa Maria)
  • Fábrica para novos escritores (Diário de Santa Maria)
  • Professora Cristiane Fuzer é vencedora da categoria Projeto Comunitário RS (Diário Catarinense)
  • Professora desenvolve projeto em Santa Maria que estimula produção literária (Zero Hora)
  • Projeto de Santa Maria foi o mais votado na categoria Projeto Comunitário RS (Diário de Santa Maria)
    2017 (Total: 1)
  • ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL DE REPRESENTAÇÕES PARA MILITARES EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA (Seminário Internacional em Letras)
    2016 (Total: 1)
  • O CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS NO PROJETO DE EXTENSÃO ATÊLIE DE TEXTOS (34º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS))
    2015 (Total: 1)
  • EXPERIÊNCIAS DE DESCONSTRUÇÃO DE GÊNERO E ESCRITA CONJUNTA NO PROJETO ATELIÊ DE TEXTOS (XX SIEDUCA)
    2011 (Total: 1)
  • Paciente no lugar de agente: um caso de gramaticalização na língua portuguesa sob a perspectiva sistêmico-funcional (XII Simposio Internacional de Comunicación Social)
    2010 (Total: 3)
  • AS REPRESENTAÇÕES NAS FÁBULAS O LOBO E O CORDEIRO A PARTIR DOS RECURSOS DE AVALIATIVIDADE (XV Seminário Internacional de Educação)
  • INTERLOCUÇÃO: AÇÃO MEDIADORA NA REESCRITA DE TEXTOS (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • REPRESENTAÇÕES DE PROFISSIONAIS NUM DISCURSO DE FORMATURA (XV Seminário Internacional de Educação)
    2009 (Total: 2)
  • A categoria sujeito na Gramática Sistêmico-Funcional (Seminário Internacional em Letras)
  • Figuras ideacionais típicas da prática processual penal em gêneros textuais jurídicos (V Simpósio Internacional de Gêneros Textuais)
    2007 (Total: 3)
  • A transitividade em um texto jurídico e a relação com as atividades de sujeitos processuais (33rd. International Systemic Functional Linguistics Congress and Institute)
  • Acusação e defesa: a função ideacional da linguagem no gênero alegações finais (IV Simpósio Internacional em Gêneros Textuais (SIGET))
  • O direito positivo brasileiro e suas heterotopias: mas esta é uma questão lingüística? (VI Seminário Internacional em Letras)
    2004 (Total: 1)
  • O DESENVOLVIMENTO DA LINGÜÍSTICA: UMA QUESTÃO DE PONTOS DE VISTA SOBRE A LINGÜÍSTICA (IV Seminário Internacional em Letras)
    2000 (Total: 2)
  • Construção de Software Educacional Multimídia: Relato de uma Experiência (II simpósio de Informática do Planalto Médio)
  • Português e informática: a construção conjunta do conhecimento em leitura (I Workshop Informática na Educação)
    2017 (Total: 1)
  • Estudo de instanciações de Relato, Episódio e Exemplum na perspectiva sistêmico-funcional de gênero (XIII Congresso da ALSFAL)
    2016 (Total: 16)
  • “SINTA O SABOR”: ANÁLISE DAS VARIÁVEIS DO REGISTRO NA MENSAGEM VERBAL DO ÚLTIMO SLOGAN DA COCA-COLA (XXXI JAI)
  • A UTILIZAÇÃO DE ELIPSE E REPETIÇÃO COMO RECURSOS DE COESÃO REFERENCIAL EM NARRATIVAS (XXI Jordana Acadêmica Integrada)
  • ANÁLISE DE SLOGAN DA MARCA PEPSI À LUZ DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL (XXXI JAI)
  • ANÁLISE DO GÊNERO EPISÓDIO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA DE SYDNEY EM CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO (XXXI JAO)
  • ATELIÊ DE TEXTOS: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária)
  • Estrutura Esquemática de Gênero na família do Argumentar na perspectiva da Escola de Sydney (XXXI JAI)
  • Estudando a 'via láctea': explicação histórica como macrogênero em livro didático de Ciências (VI Encontro Systemics Across Language)
  • Gêneros sob a perspectiva da Escola de Sydney: uma análise em livro didático de língua portuguesa (VI Encontro Systemics Across Languages)
  • GÊNERO EXEMPLUM: UMA ANÁLISE DAS ETAPAS E FASES COM BASE NO SISTEMA DE TRANSITIVIDADE (XXXI JAI)
  • GÊNEROS DA FAMÍLIA DAS ESTÓRIAS NA CONFIGURAÇÃO DO MACROGÊNERO EXPOSIÇÃO DE OPINIÃO (XII Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
  • Leitura e escrita de estórias na perspectiva de gênero da Escola de Sydney (XII CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN DE LINGÜÍSTICA SISTÉMICO-FUNCIONAL DE AMÉRICA LATINA)
  • O PROJETO ATELIÊ DE TEXTOS E A FORMAÇÃO REFLEXIVA DE PROFESSORES (XXXI JAI)
  • Relações de projeção e expansão em boletins de ocorrência de crimes de linguagem contra a honra (VI Encontro do SAL)
  • REPRESENTAÇÕES DE ESCRITA DE ALUNOS-AUTORES DE OFICINAS DO ATELIÊ DE TEXTOS (XXXI JAI)
  • TEXTO COMO AUTORIA, PRODUTO E PROCESSO POR MEIO DE (RE)ESCRITA E FEEDBACKS (VI Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa)
  • TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO BÁSICO ANTES E DEPOIS DO TRABALHO COM A PEDAGOGIA DE GÊNEROS (XXXI JAI)
    2015 (Total: 2)
  • Formação de professores de produção textual com subsídios da Pedagogia de Gêneros (XI Congresso da ALSFAL, V Encontro SAL e III Encontro de Produção Textual)
  • Reportagem de revista: informação ou avaliação? (V SENALLP)
    2014 (Total: 4)
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE PRODUÇÃO TEXTUAL: MOVIMENTOS TEXTUAIS-DISCURSIVOS RECORRENTES NO BILHETE ORIENTADOR (III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual)
  • A Linguística Sistêmico-Funcional em um processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita. (III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual)
  • ANÁLISE DE COMPLEXOS ORACIONAIS EM NARRATIVAS ESCRITAS POR ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO (X Congresso da ALSFAL)
  • RELATO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO (III Jornada de Multiletramentos, V Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual)
    2013 (Total: 8)
  • A tragédia na boate Kiss em Santa Maria: representações de atores sociais a partir da análise do sistema de transitividade (IX Congreso da ALSFAL)
  • Análise sistêmico-funcional de processos verbais em textos científicos (II Simpósio Internacional de Linguística Funcional)
  • Avaliações de Atitude em Boletins de Ocorrência de Crimes de Linguagem Contra a Honra (Linguagem e direito: construindo pontes)
  • Caracterização do Discurso do Paraninfo a partir da Configuração Contextual e do Potencial de Estrutura Genológica (MOSTRA DE TRABALHOS EM ANDAMENTO: LINHA DE PESQUISA LINGUAGEM NO CONTEXTO SOCIAL DA UFSM)
  • Categorização de Temas lexicalizados na organização de artigos científicos da Engenharia Civil (VII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais)
  • Linguagem e esquizofrenia: estudo de representações sobre portadores de distúrbios mentais sob a perspectiva do sistema de transitividade (IX Congreso da ALSFAL)
  • Pesquisa e Trabalho Coletivo: Representações para o Professor da Área de Letras na Perspectiva Sistêmico-Funcional (IX Congreso da ALSFAL)
  • Representações para as vítimas da tragédia na boate Kiss em artigos de opinião (Semana Acadêmica de Letras)
    2012 (Total: 1)
  • PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE BILHETES ORIENTADORES PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO BÁSICO (14º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUCSP e 5º Congresso Internacional de Lusofonia)
    2011 (Total: 5)
  • A mídia pela mídia: formas de representação a partir da léxico-gramática (XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Nacional de Letras e Linguística)
  • Léxico-gramática da interação em bilhetes orientadores: significados interpessoais e ideacionais no ensino de produção textual (III Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa)
  • Recursos interpessoais na interação professor-aluno via texto (VII Congresso Internacionl del Associación de Lingüística Sistémico-Funcional de América Latina ALSFAL)
  • TEXTUAL, INTERPERSONAL AND IDEATIONAL MEANINGS IN OPINION ARTICLES ON A BRAZILIAN REALITY SHOW (38. Internacional Systemic Funcional Congress)
  • The discourse of victimization in opinion articles on a reality show in Brazil: representations based on lexico-grammar evidences (38. Internacional Systemic Functional Congress)
    2010 (Total: 10)
  • A representação da mulher no contexto da pobreza (XV Seminário Internacional de Educação)
  • A representação da seleção brasileira em notícias a partir da análise do sistema de transitividade (VI ALSFAL - Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina)
  • De Fenômeno a paciente: Representação de Ronaldo Nazário na mídia. (XV Seminário Internacional de Educação)
  • Ensino da leitura a partir da léxico-gramática: interpretação de significados ideacionais (II Seminário Nacional sobre Linguística e Ensino de Língua Portuguesa)
  • Ensino de leitura a partir da léxico-gramática: interpretação de significados ideacionais (Seminário Nacional sobre Linguística e Ensino de Língua Portuguesa)
  • Párias? A linguagem construindo representações de homossexuais idosos (Seminário Nacional em Leitura e Ensino)
  • Representação da Seleção Brasileira no período da Copa do Mundo 2010: uma análise linguística (XV Seminário Internacional de Educação)
  • Representação do futebol no jornalismo esportivo brasileiro a partir da análise do sistema de transitividade (Seminário Nacional em Leitura e Ensino)
  • Representações da seleção brasileira em debate (VI ALSFAL - Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina)
  • Ser ou não ser inexperiente e temperamental: aspectos léxico-gramaticais do confronto de representações (X Seminário Internacional em Letras)
    2009 (Total: 1)
  • Realização léxico-gramatical de experiências em gêneros textuais com base na Gramática Sistêmico-Funcional (V Congreso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Lingüística Sistémico-Funcional)
    2008 (Total: 2)
  • Linguagem e representação nos autos de um processo penal (4º ALSFAL)
  • Mecanismos de encobrimento na linguagem (VIII Seminário Internacional em Letras)
    2007 (Total: 2)
  • A expressão de tempo e transitividade em textos jurídicos (16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada)
  • Contexto de cultura e mecanismos de institucionalização da prática jurídica: pressupostos sociológicos para análise lingüística (VII Seminário Internacional em Letras)
    2006 (Total: 2)
  • A transitividade em um texto jurídico e a relação com as atividades de sujeitos processuais (33rd. International Systemic Functional Linguistics Congress and Institute)
  • Descrição de um Processo Penal na perspectiva de gêneros textuais: uma contextualização da prática jurídica (Encontros Quinzenais em Lingüística Sistémico Funcional)
    2005 (Total: 10)
  • A intertextualidade em um processo penal (V Seminário Internacional em Letras)
  • A intertextualidade em um Processo Penal sob a perspectiva da Análise Crítica do Discurso (XVII Seminário do CELLIP)
  • A revolução geriátrica: os conceitos da Análise Crítica do Discurso (ACD) e o discurso de Diogo Mainardi (V Seminário Internacional em Letras)
  • Análise de um processo penal sob a perspectiva de gêneros textuais (53 Seminário do GEL)
  • Análise de um sistema de gêneros (III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais e II Simpósio Internacional Linguagem, Cultura e Sociedade)
  • As variáveis contextuais de um relatório de inquérito policial (III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais e II Simpósio Internacional Linguagem, Cultura e Sociedade)
  • Estratégias de leitura e produção de textos acadêmicos (V Seminário Internacional em Letras)
  • O gênero textual/discursivo bula de remédio (V Seminário Internacional em Letras)
  • Oficina 14 - Práticas de leitura e produção textual em língua portuguesa (III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais e II Simpósio Internacional Linguagem, Cultura e Sociedade)
  • Variáveis contextuais dos gêneros denúncia, contestação e sentença (V Seminário Internacional em Letras)
    2004 (Total: 15)
  • A coerência dos livros didáticos de língua portuguesa com os Parâmetros Curriculares Nacionais (I SEminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença)
  • A COERÊNCIA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (I Seminário Brasileiro de Estusos Culturais em Educação)
  • Análise de cartas de cobrança sob a perspectiva de gênero discursivo (VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada)
  • CONFIGURAÇÃO CONTEXTUAL, ESTRUTURA POTENCIAL DE GÊNERO E ESTRATÉGIA DE POLIDEZ EM CARTAS DE COBRANÇA (22. Semana de Letras e 8. Seminário Internacional de Língua e Literatura)
  • Ensino da linguagem através dos gêneros textuais (22. Semana de Letras e 8. Seminário Internacional de Língua e Literatura)
  • Ensino de leitura e produção textual em língua portuguesa sob a perspectiva de gêneros discursivos (VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada)
  • Especificidades do gênero capa de CD de áudio (22. Semana de Letras e 8. Seminário Internacional de Língua e Literatura)
  • Gêneros textuais e interdisciplinaridade no ensino de língua portuguesa (IV Congresso de Língua e Literatura e I Encontro Catarinense de Literatura Infanto-Juvenil)
  • Leitura e produção sob a perspectiva de gêneros textuais (I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação: poder, identidade e diferença)
  • Materiais Didáticos para o ensino de língua portuguesa: uma análise com vistas aos PCN's (VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada)
  • O papel da linguagem na formação do aluno cidadão: o caráter pedagógico dos gêneros discursivos (I Seminário Brasileiro de Estusos Culturais em Educação)
  • Perspectivas sociais no ensino de leitura e produção textual em língua portuguesa (VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada)
  • Projeto de apoio de ensino de língua portuguesa e literatura em escolas de formação básica (III Simpósio Internacional de Educação Superior)
  • Relato de uma atividade pedagógica sob a perspectiva de gênero de discurso (I Seminário Brasileiro de Estusos Culturais em Educação)
  • Transformando mania em objeto de estudo: análise do gênero textual cartão telefônico (I Seminário Brasileiro de Estusos Culturais em Educação)
    2003 (Total: 2)
  • A mudança nos critérios de correção das redações do vestibular da UNIFRA (7. Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Uma nova proposta de leiutra da redação de vestibular (II Seminário de Redação de Vestibular e IX Encontro Estadual de Redação)
    2002 (Total: 6)
  • A estrutura temática da informação numa abordagem funcionalista (I Congresso Internacional das Linguagens)
  • A estrutura Tema-Rema como estratégia de coesão entre parágrafos (II Seminário Internacional em Letras - Memória e Escrita)
  • Do hermetismo à linguagem cotidiana: o texto de divulgação científica (50º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo))
  • Estrutura Tema-Rema: estratégia de organização do texto (21ª Semana de Letras e 7º Seminário Internacional de Língua e Literatura)
  • Textos de divulgação científica: o acesso do público leigo ao universo da ciência (XVI Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Textos de PC: o conhecimento científico ao alcance de todos (VIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, VIII Mostra de Iniciação Científica, VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação e II Seminário da Rede de Estudo e Pesquisa em desenvolvimento Sustentável)
    2001 (Total: 4)
  • A organização da informação nos textos de divulgação científica (Seminário Internacional em Letras: Propostas e Tendências)
  • As Estratégias de Transformação do Discurso da Ciência para o de Divulgação Científica e a Estrutura Temática da Informação (XV Seminário CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná)
  • As regularidades nos textos de divulgação científica (III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
  • Textos de divulgação científica: o acesso do público leigo ao universo da ciência (XVI Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    2000 (Total: 3)
  • Aplicação da análise pré-pedagógica de uma obra de arte com alunos de PLE (XV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • Avaliação de redações: um comprimido para essa dor de cabeça (XX Semana de Letras e VI Seminário Internacional de Língua e Literatura)
  • Preparação de Material Didático sobre o Vídeo Os Brasileiros - Raízes e fusões, para o ensino de Português Língua Estrangeira (XV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    1999 (Total: 4)
  • Formação de Revisores de Texto (12º Seminário Novas Propostas: códigos e linguagens)
  • Repensando o problema da motivação na pedagogia de projetos para adolescentes (12º Seminário Novas Propostas: códigos e linguagens)
  • Software Educacional: as estratégias e os recursos da argumentação (II Seminário Nacional de Linguagem e Ensino)
  • Uma nova forma de leitura (12º Seminário Novas Propostas: códigos e linguagens)

Produção Técnica

    2023 (Total: 1)
  • Ateliê de Textos: Atividades de leitura e produção de textos do gênero Exemplo
    2021 (Total: 1)
  • Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada
    2020 (Total: 1)
  • ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO DE EPISÓDIOS
    2018 (Total: 1)
  • Atividades de leitura e produção de Biografias Multimodais
    2016 (Total: 2)
  • Ateliê de Textos: atividades de leitura detalhada
  • Produção textual na escola: subsídios para formação do professor
    2014 (Total: 1)
  • Subsídios para leitura e avaliação de textos no contexto escolar
    2011 (Total: 1)
  • Leitura e Avaliação de Textos
    2010 (Total: 2)
  • Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em língua portuguesa
  • Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa
    2009 (Total: 1)
  • Didática da Língua Portuguesa
    2008 (Total: 1)
  • Gramática no e do português
    2007 (Total: 1)
  • Clínica de Redação: recursos de qualificação do texto
    2005 (Total: 1)
  • Caderno Didático de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
    2004 (Total: 1)
  • Caderno didático de Produção Textual
    2003 (Total: 1)
  • Fundamentos Gramaticais da Língua Portuguesa
    2018 (Total: 1)
  • Comité Científico-Acadêmico XIV Congreso de la Asociación de Lingüística Sistémico-Funcional
    2017 (Total: 1)
  • Comité Científico-Académico del XIII Congreso de la Asociación de Lingüística Sistémico-Funcional de América Latina
    2015 (Total: 1)
  • XI Congresso da ALSFAL, V Encontro Systemics Across Language e III Encontro de Produção Textual
    2014 (Total: 1)
  • III Jornada de Multiletramentos, IV Jornada de Popularização da Ciência e II Encontro de Produção Textual
    2013 (Total: 1)
  • Membro da comissão científica da XXIII Semana de Letras e IX Seminário Internacional de Língua e Literatura
    2012 (Total: 1)
  • II Jornada de Multiletramentos e II Workshop SAL-Brasil
    2011 (Total: 1)
  • I Jornada de Multiletramentos na formação acadêmica, docente e profissional
    2005 (Total: 1)
  • Comissão Organizadora do V Seminário Internacional em Letras
    2004 (Total: 1)
  • Comissão Organizadora do IV Seminário Internacional em Letras
    2022 (Total: 1)
  • II Ciclo de Debates em Linguística Sistêmico-Funcional
    2021 (Total: 3)
  • Ciclo de Palestras Contextos de atuação da(o) profissional de Letras
  • Coordenação minicurso "Sistema de Periodicidade: Temas e Novos"
  • I Ciclo de Oficinas temáticas em GSF: as dimensões acima e além da oração
    2020 (Total: 2)
  • Coordenação do I Ciclo de Debates em LSF
  • I Ciclo de Webinários em LSF: novas tendências em pesquisa e ensino
    2016 (Total: 1)
  • VIII Mostra de Trabalhos em Andamento e IV Encontro de Produção Textual
    2013 (Total: 1)
  • I Encontro de Grupos de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre Produção Textual
    2010 (Total: 1)
  • V Simpósio Internacional Linguagem Cultura e Sociedade
    2018 (Total: 5)
  • Minicurso no Polo UAB Encantado: Produção textual: estratégias de organização de textos
  • Minicurso no Polo UAB Gramado Produção Textual: estratégias de organização de texto
  • Minicurso no Polo UAB Santana da Boa Vista: Produção Textual: estratégias de organização de texto
  • Minicurso no Polo UAB Santana do Livramento: Produção Textual: estratégias de organização de texto
  • Minicurso no Polo UAB Sobradinho: Produção Textual: estratégias de organização de texto
    2015 (Total: 3)
  • Ateliê de Textos: práticas orientadoras para produção e avaliação de textos na perspectiva sistêmico-funcional
  • Leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento
  • Propostas de produção textual e critérios de avaliação de textos
    2014 (Total: 3)
  • Curso de capacitação de avaliadores de redação do vestibular da UFSM 2014
  • Curso de capacitação de avaliadores de redação do vestibular do Instituto Federal Farroupilha 2014
  • Minicurso Gêneros Textuais na Prova de Redação
    2013 (Total: 3)
  • Critérios de avaliação da redação de vestibular
  • O Programa-Referência do Vestibular da UFSM e a Redação
  • O uso da nominalização em textos escolares
    2012 (Total: 1)
  • Curso de Capacitação de Avaliadores das Redações do Concurso Vestibular 2012
    2011 (Total: 1)
  • Minicurso Processo de produção textual no ensino básico
    2010 (Total: 1)
  • Linguagem e representação
    2009 (Total: 6)
  • Curso sobre nova ortografia da língua portuguesa
  • Curso sobre Reforma Ortográfica
  • Curso sobre Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
  • Minicurso Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
  • Palestra Gramática e argumentação: categorias de exclusão e inclusão de atores sociais no contexto jurídico
  • Projeto de Extensão Ciclo de Palestras em Linguística Funcional
    2008 (Total: 3)
  • Escrita como prática social: gramática funcional
  • Palestra sobre Produção Textual
  • Projeto de Extensão "Linguística Sistêmico-Funcional"
    2006 (Total: 1)
  • Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
    2005 (Total: 3)
  • Oficina Práticas de leitura e produção textual em língua portuguesa
  • Palestra: Estratégias de progressão temática para a organização de textos
  • Palestra: Uma perspectiva de leitura com base na teoria dos gêneros textuais
    2004 (Total: 4)
  • Discutindo Gramática Funcional em nível avançado
  • O ensino de língua portuguesa na perspectiva de gêneros textuais
  • Oficina: Estratégias de Organização Textual
  • Projeto de apoio no trabalho de leitura, produção e revisão de textos acadêmicos a alunos da comunidade acadêmica da UNIFRA
    2003 (Total: 4)
  • Interpretação de Texto para o curso Extensivo preparatório para a Receita Federal, INSS, Fiscal do Trabalho e Polícia Federal
  • Projeto de Oficina de Leitura
  • Semântica da Língua Portuguesa
  • Semiótica
    2002 (Total: 13)
  • Intepretação de Textos para o curso preparatório para a Câmara de Vereadores de Santa Maria
  • Interpretação de textos para o curso preparatório para a Polícia Rodoviária Federal
  • Interpretação de Texto e Redação Oficial para o curso preparatório para a Procuradoria Geral do Estado
  • Interpretação de Texto e Redação Oficial para o curso preparatório para Secretário de Diligências
  • Interpretação de Texto e Redação Oficial para o curso preparatório para Servidores de Escola
  • Interpretação de Texto para o curso da Polícia Federal
  • Interpretação de Texto para o curso preparatório à EEAR (Escola Especialista de Sargentos da Aeronáutica)
  • Interpretação de Texto para o curso preparatório para Auditor Fiscal da Previdência Social
  • Interpretação de Texto para o curso preparatório para Guarda da Polícia Federal
  • Interpretação de Texto para o curso preparatório para o IBAMA
  • Interpretação de Textos para o curso preparatório para Auditor Fiscal da Receita Federal
  • Palestra referente à disciplina de Língua Portuguesa, do Programa de Ações Pedagóficas e de Formação do Aluno-Cidadão do PEIES
  • Redação (produção textual) para o curso preparatório para Polícia Civil - Inspetor e Delegado
    2000 (Total: 1)
  • Feira das Profissões - III Edição
    2015 (Total: 1)
  • Coordenação das bancas de elaboração de questões das provas do Processo Seletivo Seriado
    2023 (Total: 1)
  • Avaliatividade e Periodicidade: padrões de registro em etapas do gênero Comentário crítico
    2022 (Total: 1)
  • PERCURSO DE ANÁLISE E DE ENSINO DO GÊNERO DE TEXTO EPISÓDIO EM DINAMIZAÇÃO DO CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LSF
    2021 (Total: 5)
  • Avaliação de material didático como subsídio para estratégias do CEA para leitura e produção de observação comentada
  • Estudo descritivo de instanciações de gêneros de texto em material didático de português como língua de acolhimento
  • Estudos de gêneros de texto e experiências com o ciclo de ensino e aprendizagem em contextosde ensino brasileiro - Interações entre professores e alunos durante a dinamização de leituracompartilhada de atividades de desconstrução de textos
  • Instanciações de gêneros de texto da família dos relatórios em livro didático de ciências da natureza
  • Produção de atividades de leitura detalhada de episódio a partir da pedagogia com base em gêneros da Linguística Sistêmico-Funcional
    2020 (Total: 1)
  • INVESTIGAÇÕES SOBRE GÊNEROS DE TEXTOS NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM CONTEXTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
    2019 (Total: 2)
  • “Atividades de leitura para desconstrução de gênero na lsf: levantamento do estado da arte
  • Atividades de desconstrução e construção conjunta de biografia multimodal em contexto escolar
    2018 (Total: 2)
  • Contribuições da LSF na formação inicial de professores de produção textual
  • OFICINA DE MEMES: UM RELATO DE PRODUÇÃO
    2017 (Total: 1)
  • Seleção natural e adaptação na obra A Chave do Tamanho de Monteiro Lobato: uma possibilidade para o ensino em Ciências Naturais
    2016 (Total: 6)
  • Estudando a 'via láctea': explicação histórica como macrogênero em livro didático de Ciências
  • Gêneros sob a perspectiva da Escola de Sydney: uma análise em livro didático de Língua Portuguesa
  • Leitura e escrita de estórias na perspectiva de gênero da Escola de Sydney
  • Realizações de expansão em boletins de ocorrência de calúnia, difamação e injúria : um estudo de realizações lógico-semânticas em língua portuguesa
  • Relações de projeção e expansão em boletins de ocorrência de crimes de linguagem contra a honra
  • Toda estória é narrativa? Análise Sistêmico-Funcional de Gêneros em Livro Didático de Língua Portuguesa
    2015 (Total: 2)
  • Formação de professores de produção textual com subsídios da Pedagogia de Gêneros
  • Reportagem de revista: informação ou avaliação?
    2013 (Total: 9)
  • A tragédia na boate Kiss em Santa Maria: representações de atores sociais a partir da análise do sistema de transitividade
  • Análise sistêmico-funcional de processos verbais em textos científicos
  • Atores do campo: realizações léxico-gramaticais de representações para o agricultor em artigos de opinião sobre o Novo Código Florestal Brasileiro
  • Categorização de Temas lexicalizados na organização de artigos científicos da Engenharia Civil
  • Estratégias de progressão temática em artigos científicos da Engenharia Civil
  • Fragmentos do universo feminino: análise léxico-gramatical de representações para a mulher em crônicas de Martha Medeiros
  • Linguagem e esquizofrenia: estudo de representações sobre portadores de distúrbios mentais sob a perspectiva do sistema de transitividade
  • Projeto Ateliê de Textos
  • Representações para o professor da área de Letras na perspectiva sistêmico-funcional
    2012 (Total: 8)
  • Análise de orações verbais em boletins de ocorrência sobre crimes de linguagem contra a honra
  • Com a palavra, o paraninfo: como a linguagem nos discursos de formatura representa o professor e sua profissão
  • Como escolhas léxico-gramaticais representam a mulher em texto bíblico
  • Funções discursivas do Tema lexicalizado no registro científico da Engenharia Civil em língua portuguesa
  • Processos verbais em artigos científicos da Engenharia Civil
  • PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DE BILHETES ORIENTADORES PARA O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO BÁSICO
  • Realização léxico-gramatical de processos verbais no registro científico da área de Engenharia Civil
  • Realizações léxico-gramaticais de representações de atores sociais em depoimentos de agricultores
    2011 (Total: 5)
  • A mídia pela mídia: formas de representação a partir da léxico-gramática
  • NOTÍCIAS ESPORTIVAS DECLARATIVAS E ATRIBUTIVAS: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
  • O que é ser Devassa? Representações em contradição numa campanha publicitária
  • Paciente no lugar de agente: um caso de gramaticalização na língua portuguesa sob a perspectiva sistêmico-funcional
  • The discourse of victimization in opinion articles on a reality show in Brazil: representations based on lexico-grammar evidences
    2010 (Total: 3)
  • Configuração contextual e estrutural potencial de gêneros em anúncios pessoais
  • Linguagem e representação em discursos de formatura: como os paraninfogs representam suas profissões?
  • Representações da Seleção Brasileira em debate
    2009 (Total: 3)
  • A categoria "sujeito" na Gramática Sistêmico-Funcional
  • Figuras ideacionais típicas da prática processual penal em gêneros textuais jurídicos
  • Realização léxico-gramatical de experiências em gêneros textuais com base na Gramática Sistêmico-Funcional
    2008 (Total: 2)
  • Linguagem e representação nos autos de um processo penal
  • Mecanismos de encobrimento na linguagem
    2007 (Total: 3)
  • Acusação e defesa: a função ideacional da linguagem no gênero alegações finais
  • Contexto de cultura e mecanismos de institucionalização da prática jurídica: pressupostos sociológicos para análise lingüística
  • Expressão de tempo e transitividade em um texto jurídico
    2006 (Total: 1)
  • A transitividade em textos jurídicos em língua portuguesa e a relação com as atividades de sujeitos processuais
    2005 (Total: 3)
  • A intertextualidade em um processo penal sob a perspectiva da análise crítica do discurso
  • Análise de um sistema de gêneros textuais
  • Práticas de ensino de língua portuguesa ancoradas em gêneros textuais
    2004 (Total: 8)
  • A mudança nos critérios de correção das redações do vestibular da UNIFRA
  • Análise de cartas de cobrança sob a perspectiva de gênero discursivo
  • Configuração contextual, estrutura potencial de gênero e estratégia de polidez em cartas de cobrança
  • Ensino de leitura e produção textual em língua portuguesa sob a perspectiva de gêneros discursivos
  • Especificidade do gênero capa de CD de áudio
  • O ensino da linguagem através de gêneros textuais
  • O papel da linguagem na formação do aluno cidadão: o caráter pedagógico dos gêneros discursivos
  • Relato de uma atividade pedagógica sob a perspectiva de gênero de discurso
    2003 (Total: 2)
  • A gramática funcional e a organização do texto escrito
  • Leitura de redações do concurso vestibular: uma nova proposta de avaliação
    2002 (Total: 5)
  • A estrutura temática da informação numa abordagem funcionalista
  • A estrutura Tema-Rema como estratégia de coesão entre parágrafos
  • Do hermetismo à linguagem cotidiana: o texto de divulgação científica
  • Estrutura Tema-Rema: estratégia de organização do texto
  • Textos de divulgação científica: o acesso do público leigo ao universo da ciência
    2001 (Total: 3)
  • A organização da informação nos textos de divulgação científica
  • As Estratégias de Transformação do Discurso da Ciência para o de Divulgação Científica e a Estrutura Temática da Informação
  • As regularidades nos textos de divulgação científica
    2000 (Total: 5)
  • Aplicação da Análise Pré-pedagógica de uma obra de arte com alnos de PLE
  • Construção de Software Educacional Multimídia: Relato de uma Experiência
  • Leitura de uma obra de arte: ponto de partida para a produção de textos descritivos com alunos de PLE
  • Português e informática: a construção conjunta de conhecimentos em leitura
  • Preparação de material didático sobre o vídeo Os Brasileiros - Raízes e Fusões para o ensino de Português Língua Estrangeira
    1999 (Total: 3)
  • Repensando o problema da motivação na pedagogia de projetos para adolescentes
  • Software Educacional: As Estratégias e os Recursos da Argumentação
  • Uma nova forma de leitura
    1998 (Total: 1)
  • CD Rom: as estratégias e os recursos da argumentação
    2023 (Total: 1)
  • Elaboração de questões para análise linguística de textos na perspectiva da LSF: desafios e possibilidades
    2022 (Total: 1)
  • Papéis do professor no processo de ensino e aprendizagem de produção textual: como orientar a reescrita', na Semana Acadêmica de Letras: Encontros e Reencontros
    2021 (Total: 3)
  • “Produção de gêneros de texto na escola sob a ótica da LSF: diálogos entre a pesquisa e a extensão
  • Gênero textual como ambiente para o ensino de recursos linguísticos
  • Taller de textos: experiencias con la pedagogía de género en el contextoescolar brasileño
    2016 (Total: 2)
  • Gênero na perspectiva sistêmico-funcional e sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita
  • Palestra 'Ensino de leitura e escrita: do contexto ao texto e do texto ao contexto'
    2015 (Total: 3)
  • A leitura e a escrita nas diferentes áreas do conhecimento
  • Palestra 'Redação: tema, tese e argumento'
  • Redação: tema, tese, argumento
    2014 (Total: 3)
  • A formação do professor de leitura e produção textual
  • Contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional no ensino de produção textual
  • Gênero textual reportagem jornalística: linguagem e persuasão
    2013 (Total: 1)
  • Ciclo de aprendizagem – perspectiva sistêmico-funcional para o ensino da língua portuguesa em uso
    2012 (Total: 5)
  • A interação professor-aluno no ensino de produção textual
  • Ateliê de textos para o ensino básico
  • Ateliê de textos sobre contos de fada: uma proposta auxiliar ao letramento no ensino fundamental
  • Ensino de produção textual
  • Escola, Conhecimento e Redação
    2010 (Total: 1)
  • Análise linguística na perspectiva sistêmico-funcional: o poder de representação da linguagem
    2009 (Total: 1)
  • Gramática e argumentação: categorias de exclusão e inclusão de atores sociais no contexto jurídico
    2008 (Total: 3)
  • A representação da mulher nos autos de um processo penal
  • Aspectos de transitividade como elementos caracterizadores de gêneros textuais
  • O poder da linguagem e a linguagem do poder
    2007 (Total: 1)
  • Texto publicitário: slogan
    2006 (Total: 5)
  • Descrição de um Processo Penal na perspectiva de gêneros textuais: uma contextualização da prática jurídica
  • Ensino de produção textual como processo: estratégias de progressão temática
  • Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional
  • Leitura e produção de textos em língua portuguesa sob a perspectiva dos gêneros textuais
  • Lingüística aplicada ao ensino da língua materna
    2005 (Total: 2)
  • Estratégias de progressão temática para a organização de textos
  • Uma perspectiva de leitura com base na teoria dos gêneros textuais
    2002 (Total: 1)
  • Língua Portuguesa
    2019 (Total: 1)
  • Mesa redonda Linguística Sistêmico-Funcional e Ensino
    2000 (Total: 2)
  • Experiência de construção de software educacional multimídia para formação de professores de língua portuguesa
  • Revisão de textos, prática na formação do professor de língua portuguesa
    2023 (Total: 2)
  • Minicurso: Elaboração de material didático para ensino de leitura e análise linguística no ensino fundamental: inspirações na LSF
  • Projetos guarda-chuva
    2022 (Total: 1)
  • Encontro do Grupo de Estudos Ler para Aprender
    2021 (Total: 2)
  • Oficina A dimensão além da oração: a metáfora interpessoal
  • Oficina Dimensão além da oração: a metáfora interpessoal.
    2017 (Total: 2)
  • Minicurso A contribuição da avaliatividade na construção de textos
  • O ensino dos temas mimetismo e camuflagem com utilização de recursos motivacionais presentes na obra A Chave do Tamanho de Monteiro Lobato
    2016 (Total: 4)
  • 1º Ciclo de Linguística: Aspectos Gerais da Semântica
  • Ateliê de textos: ler para aprender e escrever para ler - Parte 1
  • Oficina Ateliê de Textos: ler para aprender e escrever para ler PARTE 2
  • Oficina Elaboração de atividades para leitura da família das estórias'
    2015 (Total: 8)
  • 'Gêneros em livros didáticos de língua portuguesa'
  • As várias versões de chapeuzinho vermelho: uma análise contextual
  • Aula inaugural: Profissão: professor - boas práticas para educação básica
  • Mesa-redonda: TEXTO ARGUMENTATIVO EM SITUAÇÃO DE AVALIAÇÃO: ASPECTOS DE GÊNERO NA ABORDAGEM SISTÊMICO-FUNCIONAL
  • Minicurso GÊNERO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA LINGUAGEM NA ESCOLA
  • O processo de produção textual no projeto Ateliê de Textos
  • Oficina 'Propostas de produção textual e critérios de avaliação de tetos'
  • Oficina: Propostas de produção textual e critérios de avaliação de textos
    2014 (Total: 2)
  • Oficina Elaboração e proposta de produção textual na educação básica
  • Oficina Práticas orientadoras para produção e avaliação de textos dissertativo-argumentativos
    2010 (Total: 3)
  • Análise de representações em notícias esportivas na perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional
  • Escolhas léxico-gramaticais para representações numa notícia: uma análise sistêmicofuncional
  • Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional: uma proposta para análise de textos (Minicurso)
    2004 (Total: 1)
  • Perspectivas sociais no ensino de leitura e produção textual em língua portuguesa
    1999 (Total: 1)
  • Formação de Revisores de Texto
    2021 (Total: 1)
  • Formação de professores de produção textual
    2022 (Total: 1)
  • Percurso de análise e ensino do gênero de texto episódio em dinamização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem da LSF
    2017 (Total: 1)
  • 20. Simpósio Estudos sistêmico-funcionais da linguagem
    2016 (Total: 1)
  • Gêneros da família das estórias na configuração do macrogênero exposição de opinião
    2015 (Total: 1)
  • Investigações em Linguística Sistêmico-Funcional
    2014 (Total: 1)
  • ANÁLISE DE COMPLEXOS ORACIONAIS EM NARRATIVAS ESCRITAS POR ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO
    2012 (Total: 1)
  • Realizações léxico-gramaticais do registro científico em língua portuguesa
    2004 (Total: 2)
  • Caderno didático de leitura e produção de textos sob a perspectiva de gêneros discursivos e textuais
  • Projeto de Apoio de ensino de língua e literatura em escolas de formação básica
    2017 (Total: 1)
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA
    2013 (Total: 1)
  • Ateliê de Textos: leitura e escrita como (p)artes da educação - documentário
    2016 (Total: 1)
  • Entrevista sobre incentivo à leitura Jornal do Almoço, RBS TV
    2015 (Total: 1)
  • Entrevista sobre Ateliê de Textos na Feira do Livro e Prêmio RBS de Educação
    2013 (Total: 2)
  • Professora cria atelier de textos para alunos de escolas públicas
  • Professores do RS que venceram o Prêmio RBS de Educação participam do Jornal do Almoço
    2013 (Total: 2)
  • Ensino de Língua Portuguesa
  • Programa Jogo de Cintura - Educação
    2000 (Total: 1)
  • Programa Radiofônico CLICK!
    2019 (Total: 1)
  • Relatório conclusivo do projeto de pesquisa Leitura e escrita em língua portuguesa na perspectiva sistêmico-funcional (2014-2019)
    2018 (Total: 1)
  • Relatório do projeto de pesquisa Leitura e escrita em LP na perspectiva sistêmico-funcional Fase 2
    2015 (Total: 2)
  • Relatório de atividades do projeto Ateliê de Textos
  • Relatório de atividades do projeto Leitura e escrita em língua portuguesa na perspectiva sistêmico-funcional
    2014 (Total: 2)
  • Relatório conclusivo do projeto de pesquisa Gramática Sistêmico-Funcional da língua portuguesa para análise de representações sociais
  • Relatório de atividades de extensão do projeto Ateliê de Textos
    2013 (Total: 1)
  • Relatório de atividades do projeto de extensão 029622
    2012 (Total: 2)
  • Relatório das atividades para o projeto GAP/CAL 029622
  • Relatório de pesquisa para o projeto GAP/CAL 025406
    2011 (Total: 1)
  • Relatório de pesquisa
    2000 (Total: 2)
  • Relatório das atividades desenvolvidas para o projeto Software Educacional: As Estratégias e os Recursos da Argumentação / 2000
  • Relatório das aulas de PLE - Módulo Avançado
    1999 (Total: 1)
  • Relatório das atividades desenvolvidas para o projeto Software Educacional: As Estratégias e os Recursos da Argumentação / 1999
    2001 (Total: 1)
  • Software Redação: Ensino da Leitura e da Produção de Textos Argumentativos
    2012 (Total: 2)
  • Elaboração de itens para o BNI INEP
  • Revisão do livro 'Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais'
    2012 (Total: 1)
  • Consultoria ad hoc para CAPES - projeto para estágio pós-doutoral
    2007 (Total: 1)
  • Revisão do livro: Materiais de Construção Civil e princípios de Ciência de Engenharia e Materiais
    2005 (Total: 2)
  • Revisão do livro "Concreto: Ensino, Pesquisa e Realizações"
  • Revisão do livro "Nós e uma rua chamada Cancela"
    2000 (Total: 2)
  • Revisão do livro "Aproveitamento de Pequenas Fontes de energia Elétrica"
  • Revisão do livro "Dora e a banda dos contentes"
    2018 (Total: 1)
  • BRINCANDO COM IMAGENS E PALAVRAS: LETRAMENTO MULTIMODAL E CONTAÇÃO DE ESTÓRIAS
    2015 (Total: 1)
  • Projeto de extensão Ateliê de Textos
    2014 (Total: 1)
  • Projeto leitura e escrita em língua portuguesa na perspectiva sistêmico-funcional
    2008 (Total: 4)
  • Estudos em Linguística Sistêmico-Funcional
  • Projeto de criação do Curso de Mestrado em Letras da Faculdade de Letras
  • Projeto Pedagógico Curso Bacharelado em Letras - Habilitação Redação e Revisão de Textos
  • Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras - Licenciatura
    2005 (Total: 2)
  • Projeto da Prática de Ensino do Curso de Letras Primeiro Semestre 2005
  • Projeto da Prática de Ensino do Curso de Letras Segundo Semestre de 2005
    2004 (Total: 4)
  • Elaboração de material didático de leitura e produção de textos na perspectiva de gênero textual.
  • Leitura e Produção Textual em Língua Portuguesa sob a perspectiva de gêneros discursivos
  • Projeto da Prática de Ensino do Curso de Letras
  • Projeto de apoio no trabalho de leitura e produção de textos acadêmicos a alunos da comunidade acadêmica da UNIFRA.
    2001 (Total: 1)
  • A progressão da informação nos textos de divulgação científica (GAP nº: 11621)
    2021 (Total: 1)
  • Organizadora do v. 36, n. 71 da revista Organon
    2018 (Total: 1)
  • Relatório do projeto Brincando com imagens e palavras: letramento multimodal e contação de estórias
    2017 (Total: 1)
  • Integrante do Comité Científico-Académico del XIII Congreso de la Asociación de Lingüistica Sistémico-Funcional de América Latina.
    2016 (Total: 1)
  • Coordenador de Painel do Eixo Ensino e Aprendizagem de Língua Materna: desdobramentos e perspectivas no XII Encontro do CELSUL
    2015 (Total: 4)
  • Revisão de linguagem das provas do Concurso para Residência Multiprofissional em Saúde e Medicina Veterinária, nível especialização
  • Revisão de linguagem e auditoria das provas do Processe Seletivo Seriado - diversas disciplinas
  • Revisão técnica, revisão de linguagem e auditoria de provas
  • Revisão técnica, revisão de linguagem e auditoria de provas concurso público
    2009 (Total: 1)
  • Ciclo de Palestras em Linguística Funcional
    2008 (Total: 1)
  • Tutoria em EAD na disciplina Estudos Gramaticais da Língua Portuguesa
    2005 (Total: 1)
  • Membro do Comitê Técnico Científico (CTC) da Área de Artes, Letras e Comunicação
    2001 (Total: 1)
  • Membro do Colegiado do Curso de Mestrado em Letras-CAL/UFSM
    1999 (Total: 1)
  • Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa no ensino médio
    1998 (Total: 1)
  • Monitoria de Português no Plantão de Apoio de Curso Pré-vestibular
    1997 (Total: 1)
  • Monitoria nas disciplinas de Português I e Português II (UFSM)
    2023 (Total: 3)
  • Avaliação de artigo científico submetido ao Periódico DELTA do programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
  • Avaliação de artigo para revista DELTA
  • Parecer para artigo da revista DELTA, Revista Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada.
    2022 (Total: 4)
  • avaliação de capítulos submetidos ao livro “Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas”, a ser publicado no Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) em 2022.
  • Avaliação artigo 2550 submetido ao vol. 12, n. 3 revista Entrepalavras
  • Avaliação de capítulo do livro “Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas”, a ser publicado no Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) em 2022.
  • Membro do Comitê Científico do 17 Congreso de la Asociación Lingüística Sistémico Funcional de América Latina (ALSFAL)
    2021 (Total: 6)
  • Avaliação de artigo para Revista Signum: Estudos da Linguagem n.23, vol.1
  • parecerista ad hoc durante o processo de apreciação dos projetos submetidos à 11ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques.
  • Parecer para artigo 7 submetido ao volume 10 da revista Diálogo das Letras
  • Parecer para artigo revista DELTA
  • Parecer para artigo submetido à revista Claraboia
  • Parecerista revista Organon
    2020 (Total: 5)
  • Avaliação de artigo para a revista Signo n. 47
  • Parecer avaliação de trabalhos XI EPED – Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP, constituindo a Comissão Científica do livro “Discurso e poder: teoria e análise”
  • Parecer avaliativo para Revista de Estudos da Linguagem da UFMG - RELIN
  • Parecer para artigo submetido a Estudos em Avaliação Educacional
  • Processo de apreciação dos projetos submetidos à 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques
    2019 (Total: 7)
  • Parecer artigo para Revista Disciplinarum Scientia
  • Parecer para artigo Cadernos do IL
  • Parecer para artigo da RBLA
  • Parecer para artigo submetido ao Cadernos de Pesquisa FCC
  • Parecer para artigo submetido à Revista da ANPOLL
  • Parecer para material didático de Língua Portuguesa vinculado a projeto de extensão
  • Parecer para material didático de Redação elaborado no âmbito de um projeto de extensão
    2018 (Total: 13)
  • Emissão de parecer para REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
  • Parecer ad hoc para o volume 1, n. 46 da revista da Anpoll ISSN 1982-7830)
  • Parecer ad hoc para v. 1, n. 45 (2018) da Revista da ANPOLL
  • Parecer avaliativo sobre o artigo de ID 14175 para REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
  • Parecer para Cadernos de Pesquisa, ISSN 0100-1574/e-ISSN 1980-5314
  • Parecer para artigo revista Letras 56 - 32094
  • Parecer para artigo revista Letras 58 - 34789
  • Parecer para artigo submetido à revista ARREDIA
  • Parecer para artigo submetido à RBLA
  • Parecer para revista Cadernos de Pesquisa
  • Parecer para revista Linguagens & Cidadania
  • Parecer para trabalhos submetidos ao Comitê Científico do Congresso da ALSFAL 2018 Puebla México
  • Parecer trabalhos submetidos ao 6º Sul Letras
    2017 (Total: 12)
  • Parecer a dois artigos para a Coletânea 'O Novo Velho Colégio Pedro II', volume IV - Inovações Pedagógicas.
  • Parecer ad hoc a artigo submetido para livro VIII EPED – Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP
  • Parecer ad hoc para artigo submetido à DELTA: INDÍCIOS DO PLÁGIO COMO ETAPA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ESCRITA ACADÊMICA
  • Parecer ad hoc para o Comitê Científico da Revista Signótica do PPGLetras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás
  • Parecer Ad Hoc revisa DELTA volume especial em homenagem a Profa. Leila Barbara
  • Parecer para artigo à revista DELTA, intitulado A RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NO TEXTO JURÍDICO: UMA ANÁLISE DOS CONECTORES NO GÊNERO DISCURSIVO SENTENÇA JUDICIAL CONDENATÓRIA
  • Parecer para artigo à revista DELTA, v. 34, n. 2, intitulado 'From Initial education to the Portuguese L1 classroom: conceptions about grammar teaching'
  • Parecer para artigo RevLet
  • Parecer para Comitê Científico XIII Congresso da ALSFAL Córdoba Argentina
  • Parecer para Volume 19, n. 01 , Linguagens & Cidadania
  • Pareceres (4) para Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA) de 2015 a 2017.
  • Pareceres para 2 artigos à revista Linguagem & Cidadania
    2016 (Total: 6)
  • Parecer ad hoc avaliação de artigo para revista DELTA
  • Parecer ad hoc do vol. 8, n. 01/2016 do periódico RevLet - Revista Virtual de Letras
  • Parecer ad hoc para artigo da revista Calidoscópio
  • Parecer para artigo revista Arredia
  • Parecer para artigo submetido à Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
  • Parecer técnico-científico ad hoc para Revista DELTA
    2015 (Total: 6)
  • Parecer ad hoc para a edição vol. 13, n. 25, de agosto de 2015, com o tema “Referenciação”, da Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL
  • Parecer para artigo na Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
  • Parecer para artigo revista Calidoscópio
  • Parecer para artigos revista Letras n. 50
  • Parecer técnico-científico ad hoc para Revista UNOPAR Científica Ciências Humanas e Educação
  • Parecer técnico-científico ad hoc para ReVEL
    2014 (Total: 4)
  • 4 Pareceres para RBLA (Revista Brasileira de Linguística Aplicada)
  • Parecer para ARREDIA julho de 2014 (artigo: #3289)
  • Parecer para Estágio Sênior 2014 - chamada II BEX - CAPES
  • Parecer sobre candidatura Programa Estágio Sênior CAPES
    2013 (Total: 4)
  • Parecer para artigo à revista DELTA out. 2013
  • Parecer para artigo da revista Disciplinarum Scientia/2013
  • Parecer para artigo da revista Vidya 2013
  • Parecer para artigo submetido à Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA)
    2012 (Total: 5)
  • Elaboração de parecer para CAPES (solicitação de auxílio evento exterior)
  • Parecer para artigo da Education Research Journal ERJ-11-147
  • Parecer para artigo da revista DELTA/2012
  • Parecer para artigo da revista Disciplinarum Scientia
  • Parecer para CAPES (solicitação de estágio pós-doutorado no exterior)
    2011 (Total: 8)
  • Parecer para a revista Linguagens & Cidadania 2010/3
  • Parecer para artigo da revista Linguagens & cidadania 2011/1
  • Parecer para artigo da revista Linguagens & Cidadania 2009
  • Parecer para artigo da revista Linguagens & Cidadania 2010/2
  • Parecer para artigo da revista Linguagens & Cidadania 2011/2
  • Parecer para artigo da revista Linguagens & Cidadania 2011/3
  • Parecer para artigo Linguagens & Cidadania 2010/4
  • Parecer para o artigo Linguagens & Cidadania 2010/1
    2010 (Total: 1)
  • Parecer para artigo revista Disciplinarum Scientia 2010
    2009 (Total: 3)
  • Parecer para artigo da revista Vidya 2009/1
  • Parecer para artigo para revista Disciplinarum Scientia 2009
  • Parecer para artigo para revista Vidya 2009/2
    2008 (Total: 3)
  • Parecer para o artigo: ANÁLISE DIACRÔNICA DA CLASSE DOS ADVÉRBIOS: DO LATIM AO PORTUGUÊS
  • Parecer para o artigo: TÓPICOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA PUBLICADOS EM
  • Parecer para o atigo: Uma conquista política por um espaço: a inclusão do espanhol no currículo das escolas públicas e as disputas com as demais línguas estrangeiras no Brasil
    2007 (Total: 1)
  • Parecer técnico - Análise lingüística para interpretação dos textos das Cláusulas 5 e 19 da Convenção Coletiva de Trabalho 2006
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2022 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2020 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2019 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2018 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2017 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2016 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2015 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2014 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2011 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2010 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2009 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2008 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2007 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação'
  • Revisor de periódico 'Vidya (Santa Maria)'
    2019 (Total: 2)
  • Relatório do projeto Leitura e Escrita em Língua Portuguesa na perspectiva sistêmico funcional
  • Relatório projeto Leitura e Escrita em Língua Portuguesa na Perspectiva Sistêmico-Funcional Fase 2
    2016 (Total: 1)
  • Elaboração de relatório do Ateliê de Textos PROEXT MEC-Sesu
    2015 (Total: 2)
  • Elaboração do relatório do Ateliê de Textos PROEXT MEC-Sesu 2015
  • Relatório de atividades do projeto Ateliê de Textos PROEXT MEC-Sesu 2015
    2001 (Total: 1)
  • Relatório de Docência Orientada (UFSM)

Produção Artística

    2015 (Total: 1)
  • Ateliê de Textos na Feira do Livro de Santa Maria

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 2)
  • INSTANCIAÇÕES DE GÊNEROS DA FAMÍLIA DOS RELATÓRIOS NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
  • Textos factuais em material didático de português como língua de acolhimento: um estudo de gêneros de texto na perspectiva sistêmico-funcional
    2020 (Total: 2)
  • Análise de gêneros de texto na perspectiva sistêmico-funcional em livros didáticos de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Gêneros da família de Reações a Textos em livros didáticos de Língua Portuguesa: estudo na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem
    2019 (Total: 1)
  • Ditadura Civil-Militar em livro didático de História: uma análise de gêneros textuais na perspectiva sistêmico-funcional da linguagem
    2017 (Total: 1)
  • Investigações dos gêneros episódio e exemplum na perspectiva sistêmico-funcional em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental
    2016 (Total: 1)
  • Natureza e meio ambiente na obra A Chave do Tamanho de Monteiro Lobato: uma análise fundamentada no sistema de avaliatividade
    2014 (Total: 2)
  • REPRESENTAÇÕES DE PROFESSOR EM DISCURSOS DE PARANINFOS DA ÁREA DE LETRAS: UMA ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL
  • REPRESENTAÇÕES PARA ATORES SOCIAIS EM BOLETINS DE OCORRÊNCIA DE CRIMES DE INJÚRIA
    2013 (Total: 2)
  • DIFERENTES VOZES, DIFERENTES OLHARES: REPRESENTAÇÕES PARA AS MULHERES NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL NOS EVANGELHOS
  • ESPELHO, ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS DOIDA OU SANTA DO QUE EU? REPRESENTAÇÕES PARA A MULHER EM CRÔNICAS DE MARTHA MEDEIROS
    2012 (Total: 1)
  • Irenes: representações sobre homossexuais idosos no contexto midiático sob a perspectiva sistêmico-funcional
    2011 (Total: 2)
  • Adolescentes em editoriais da revista Capricho: linguagem, contexto e representação
  • Análise de fábulas: linguagem, contexto e representação
    2021 (Total: 1)
  • A escrita de relatos biográficos com base na pedagogia de gêneros de texto: Ideação e Avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional
    2019 (Total: 3)
  • Análise de instanciações de gêneros da família dos argumentos na abordagem sistêmico-funcional em livros didáticos de língua portuguesa para o ensino médio
  • Gêneros de texto da família das explicações em livros didáticos de língua portuguesa: análise com base nos sistemas de ideação e de conjunção
  • GÊNEROS DE TEXTO RELATÓRIOS E PROCEDIMENTOS NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES EM UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
    2018 (Total: 3)
  • "PRODUÇÃO DE EPISÓDIOS NO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DO CICLO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DE TEXTO NA PERSPECTIVA DA LSF
  • Análise de gênero e relações lógico-semânticas em boletins de ocorrência de crimes de linguagem contra a honra registrados pela polícia civil do estado do Rio Grande do Sul.
  • REPRESENTAÇÕES DE ATORES SOCIAIS EM FONTES AUTORAIS E NÃO AUTORAIS EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO: UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
    2016 (Total: 1)
  • Nos caminhos da natureza: análise de gêneros na perspectiva sistêmico-funcional em livros didáticos de ciências naturais
    2015 (Total: 1)
  • ARTIGO DE OPINIÃO COMO MACROGÊNERO: RELAÇÕES LÓGICO-SEMÂNTICAS NA PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL
    2022 (Total: 1)
  • ANÁLISE DAS MARCAS AVALIATIVAS DE ATITUDE E DE GRADAÇÃO NO DISCURSO DE PROFESSORES DURANTE OFICINAS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO ATELIÊ DE TEXTOS
    2021 (Total: 3)
  • Análise de textos do gênero discussão com base na LSF
  • Corrupção no Brasil em artigos de opinião: uma análise da linguagem avaliativa
  • LEVANTAMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE GÊNEROS DA LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL
    2018 (Total: 2)
  • Educação do potencial dialógico em alegações finais do ministério público: estudo do caso Edu Rocha
  • Representações de letramento na BNCC para o ensino fundamental nos componentes curriculares língua portuguesa e língua inglesa
    2017 (Total: 4)
  • Análise multimodal de infográficos da esfera publicitária
  • Gêneros instanciados em fábulas: uma análise sistêmico-funcional
  • Leitura e produção de notícias: análise de uma sequência didática
  • O gênero perfil jornalístico em sala de aula
    2015 (Total: 4)
  • A avaliatividade em artigos de opinião com temática religiosa: análises das marcas avaliativas do referente Jesus
  • Análise de notícias sob a perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional: tratamento dado aos professores
  • GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL: UM CAMINHO POSSÍVEL AOS MULTILETRAMENTOS
  • PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL COM BASE NA PEDAGOGIA DE GÊNEROS: ESTUDO DE CASO
    2013 (Total: 6)
  • Análise de recursos multimodais em um texto publicitário
  • ANÁLISE DE MARCAS LINGUÍSTICAS QUE EXPRESSAM AVALIAÇÕES DE ATITUDE NAS FALAS DO CORO EM ÉDIPO-REI
  • ANÁLISE DOS RECURSOS MULTIMODAIS E IMPLICATURAS NAS CHARGES DE JORNAIS
  • ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E SEUS RECURSOS MULTIMODAIS
  • ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA NO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
  • UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO COM O GÊNERO SEMINÁRIO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
    2012 (Total: 8)
  • A AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
  • A perspectiva interacionista para o ensino de língua portuguesa
  • ANÁLISE DOS RECURSOS DE MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
  • O subsistema atitute em artigos de opinião
  • RECURSOS DE MODALIDADE EM ARTIGO DE OPINIÃO
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE ARTIGO ACADÊMICO NO ENSINO MÉDIO
  • SISTEMA DE GÊNEROS DO CONSELHO TUTELAR E O GÊNERO RELATÓRIO
  • TELIÊ DE TEXTO: RECONTEXTUALIZANDO CONTOS DE FADAS
    2011 (Total: 3)
  • COESÃO E COERÊNCIA NUMA NARRAÇÃO ESPORTIVA
  • USO DO BLOG COMO RECURSO PARA SOCIALIZAÇÃO DE CONTOS DE TERROR PRODUZIDOS POR ALUNOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
  • USO DO GÊNERO CARTA DO LEITOR NO ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA