Juliana Petermann

Descrição:

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, professora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: criação publicitária, ensino de criação publicitária, criatividade, marcas e seus discursos, estratégias de significação, análise de imagens publicitárias. Coordena o grupo Nós - Pesquisa Criativa (www.nospesquisacriativa.com). Recebeu o Troféu Reconhecimento da Associação Riogradense de Propaganda no ano de 2014. Foi escolhida professora do ano, recebendo o Prêmio Destaque em Ensino na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2017. Em 2021, integrou a lista das 30 vozes que lutaram para mudar a indústria da comunicação, organizada pelo coletivo Papel e Caneta. Em 2022, recebeu o troféu "Professora do Ano", concedido pela Associação Riograndense de Propaganda. É autora dos livros Cartografia da Criação Publicitária (2017) e Criação Publicitária - Textos Introdutórios (2023) e coautora do livro Criação Publicitária: Desafios no Ensino (2020). Pesquisadora visitante na Universidad Nacional de la Republica (AUGM, Montevidéu, 2023).

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 08/11/2023 12:11

Nome em citações:

PETERMANN, Juliana

Email:

Não informado

Coautores: