Leonardo Dias Avanço

Produção Bibliográfica

    2024 (Total: 2)
  • ISSN Introdução e síntese de estudos sobre modos como professores de educação física podem contribuir com o desenvolvimento motor infantil (Revista Brasileira de Educação Física Escolar (REBESCOLAR))
  • doi ISSN Repercussões de tecnologias digitais sobre a inteligência e o pensamento: uma análise comparativa de teorias de Pierre Lévy e Byung-Chul Han (EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE))
    2023 (Total: 2)
  • doi ISSN A cultura a partir das teorias do jogo de Johan Huizinga e Roger Caillois: uma análise comparativa com enfoque sobre pontos de inflexão (MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA)
  • doi ISSN Desambiguação do vocábulo jogo a partir de uma análise semântica histórica e o atual contexto de ubiquidade do entretenimento (DOMÍNIOS DE LINGU@GEM)
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EM ÂMBITO HIPERCULTURAL: CORPOREIDADE E FILOSOFIA (EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE))
  • doi ISSN Íntimas conexões entre música, educação e jogo em Diálogos de Platão (ARGUMENTOS: REVISTA DE FILOSOFIA (ONLINE))
    2020 (Total: 3)
  • doi ISSN Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências (EDUCAÇÃO E PESQUISA)
  • doi ISSN Elementos para uma fundamentação filosófica da ludologia: critérios para investigação e aplicação do jogo no âmbito da educação (EDUCACAO UNISINOS (ONLINE))
  • doi ISSN Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual (EDucação e Realidade Edição eletrônica)
    2015 (Total: 1)
  • doi ISSN A RELAÇÃO ENTRE ENTRETENIMENTO E EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA DE ARISTÓTELES: EM BUSCA DE CRITÉRIOS PARA DEFINIR O PAPEL DO ENTRETENIMENTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (REVISTA SUL-AMERICANA DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO)
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Transição da pré-escola à escola: o jogo e o estudo enquanto atividades principais (SABER ACADÊMICO)
    2024 (Total: 1)
  • ISSN Legado da dialética helênica em face do atual fenômeno da ubiquidade do entretenimento (FRANCISCANUM - REVISTA DE LA CIENCIA DEL ESPÍRITU)
    2018 (Total: 1)
  • Uma memorável celebração da amizade (Contos e mitos poéticos)
    2016 (Total: 2)
  • Comentário acerca do texto Lugar dos gregos na história da educação de Werner Jaeger (I congresso internacional de educação)
  • Uma contribuição dos Diálogos de Platão para a educação na atualidade (I congresso internacional de educação)
    2011 (Total: 5)
  • A concepção aristotélica acerca dos jogos e dos divertimentos e suas implicações pedagógicas (X Jornada de Estudos Antigos e Medievais e II Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais)
  • Concepções de jogo e educação em Platão e Aristóteles (10º Encontro de Pesquisa em Educação na Região Sudeste - Pós-graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões)
  • Culturas da infância no contexto da educação infantil: interlocução para o processo de formação inicial e continuada (EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação)
  • Da atividade lúdica à atividade de estudo: algumas reflexões sobre a transição da pré-escola à escola (10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília)
  • Jogo e educação no contexto da República platônica (EDUCERE - X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação)
    2010 (Total: 2)
  • Algumas considerações sobre a problemática da significação do jogo: de que jogo se trata quando introduzido na educação? (9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília)
  • Transformações paradigmáticas do jogo: relações entre jogo, educação e infância (V Seminário de Pesquisa em Educação do PPGE da FCT/UNESP)
    2016 (Total: 1)
  • As relações entre paidia e paideia em Platão: comparação entre as interpretações de Werner Wilhelm Jaeger e Johan Huizinga (XIII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP)

Produção Técnica

    2019 (Total: 30)
  • A ciência e o conhecimento sobre o ser humano
  • A pesquisa científica na vida universitária
  • A responsabilidade social e questões éticas e culturais
  • A responsabilidade social, as ONG's e o setor privado
  • As primeiras etapas da pesquisa científica e o método experimental-matemático I
  • As primeiras etapas da pesquisa científica e o método experimental-matemático II
  • Carta de Responsabilidade das Organizações Não-Governamentais Internacionais
  • Critérios de distinção e variedade de tipos de pesquisa científica
  • Crítica da arte
  • David Hume: por que o empirismo culminou em ceticismo universal?
  • Definição de Sociedade
  • Desafio de redação: A felicidade, Aristóteles, o passado, o presente e o futuro...
  • Educação, mito e ficção
  • Espécies de Sociedade
  • Execução da Pesquisa Cientícia
  • Fases da pesquisa científica
  • Fundamento da Sociedade
  • Georg W. F. Hegel: filosofia do absoluto
  • Herbert Spencer: empirismo evolucionista
  • Huberto Rohden: filosofia da não-violência
  • Immanuel Kant: reconstrução da certeza intuitiva e intelectiva
  • ISO 26000 em mapas mentais
  • Jean-Jacques Rousseau: retorno à natureza
  • Origem, história e evolução do conceito de responsabilidade social
  • Pesquisa documental x pesquisa bibliográfica
  • Preparação, fases e execução da pesquisa científica
  • Pressupostos metodológicos e epistemológicos da ciência moderna I
  • Pressupostos metodológicos e epistemológicos da ciência moderna II
  • Questões básicas em responsabilidade social, stakeholders e dimensões de análise em mapas mentais
  • Técnicas de pesquisa científica
    2018 (Total: 15)
  • Argumento e Lógica
  • Blended Learning: o ensino híbrido nas FIO
  • Ética empresarial e profissional
  • Gamificação de processos formativos
  • Manual do Aluno para cursos EAD (versão 1.0)
  • Manual do Aluno para disciplinas EAD e híbridas
  • Manual do Professor para as disciplinas EAD e híbridas
  • Manual do Professor para Elaboração de Unidades de Aprendizagem do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos
  • Manual do Professor para os cursos EAD (versão 1.0)
  • Marketing e Responsabilidade Social
  • Método da Filosofia
  • O que é administração
  • O que é filosofia
  • Séculos e ciência
  • Teoria sociotécnica e da contingência
    2017 (Total: 16)
  • Conexão Semântica: Apresentação
  • Conexão Semântica: Blended Learning
  • Conexão Semântica: Educação
  • Conexão Semântica: Educação a Distância
  • Conexão Semântica: Flipped Classroom
  • Conexão Semântica: Mapas Conceituais
  • Conexão Semântica: Mapas Mentais
  • Conexão Semântica: Metodologias de aprendizagem ativa
  • Conexão Semântica: Núcleo Tecnológico de Educação Aberta
  • Conexão Semântica: Tecnologias da Informação e da Comunicação
  • Conexão Semântica: Unidades de Aprendizagem
  • Oficina de redação I
  • Oficina de redação II
  • Oficina de técnicas de estudo I
  • Oficina de técnicas de estudo II
  • Tutorial: relatórios e análises gráficas (versão 1.0)
    2017 (Total: 1)
  • V Noite das Crianças
    2017 (Total: 1)
  • Feira das Nações - Fechamento do 1 Módulo da Disciplina Sociologia
    2016 (Total: 1)
  • X seminário de pesquisa em educação
    2015 (Total: 1)
  • IX seminário de pesquisa em educação
    2013 (Total: 3)
  • I Seminário de Pesquisa do Curso de Educação Física
  • II Seminário de Pesquisa do Curso de Educação Física
  • III Semana Acadêmica do Curso de Educação Física
    2012 (Total: 1)
  • II Semana Acadêmica do Curso de Educação Física
    2019 (Total: 2)
  • Modelo/Design Instrucional de Cursos Livres do NTEA/UNIFIO
  • Projeto do Núcleo de Gestão Ambiental
    2018 (Total: 7)
  • Diretrizes e normas para a construção de trabalhos de conclusão de curso EAD
  • Plano de avaliações periódicas dos ambientes profissionais vinculados aos cursos EAD
  • Regulamento de Estágio Supervisionado: Administração modalidade de graduação EAD
  • Regulamento de Estágio Supervisionado: Ciências Contábeis modalidade de graduação EAD
  • Regulamento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): Administração modalidade de graduação EAD
  • Regulamento de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC): Ciências Contábeis modalidade de graduação EAD
  • Regulamento do Núcleo de Acessibilidade Universitária
    2016 (Total: 2)
  • As relações entre paidia e paideia em Platão: comparação entre as interpretações de Werner Wilhelm Jaeger e Johan Huizinga
  • Uma contribuição dos Diálogos de Platão para a educação na atualidade
    2011 (Total: 1)
  • Minicurso: teorias do jogo e suas implicações pedagógicas
    2018 (Total: 1)
  • Mesa-redonda: Divisão entre Licenciatura e Bacharel, Necessidade ou Fragmentação
    2014 (Total: 1)
  • Projetos de Iniciação Científica: Fundamentos e procedimentos para sua elaboração e execução
    2011 (Total: 2)
  • Culturas da infância no contexto da educação infantil: interlocução para o processo de formação inicial e continuada
  • Jogo e educação no contexto da República platônica: algumas reflexões
    2018 (Total: 3)
  • Plano de gestão para modalidade EAD das FIO (versão 1.2)
  • Projeto Pedagógico de Curso de EAD de Administração das FIO (versão 1.1)
  • Projeto Pedagógico de Curso de EAD de Ciências Contábeis das FIO (versão 1.1)
    2017 (Total: 2)
  • Plano de gestão para modalidade EAD das FIO (versão 1.0)
  • Plano de gestão para modalidade EAD das FIO (versão 1.1)
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Nuances: estudos sobre Educação'
    2011 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Saber Acadêmico'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • Desenvolvimento Motor: de que modo acontece o acompanhamento dos professores
    2017 (Total: 1)
  • Os jogos de construção na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento em crianças de 3 a 5 anos
    2014 (Total: 1)
  • Limites para o professor de educação física escolar na resolução do problema da obesidade infantil
    2013 (Total: 2)
  • A deficiência visual e a educação física escolar
  • Educação física inclusiva: reflexões pedagógicas sobre o papel do professor na sociedade contemporânea