Daniela Antonello Lobo D'avila
Produção Bibliográfica
- 2019 (Total: 1)
- Políticas educacionais de educação especial em Angola: perspectivas de ex/inclusão (Leituras cruzadas sobre Angola: saberes, culturas e políticas)
- 2008 (Total: 1)
- Recém-nascidos de alto risco: um estudo sobre o atendimento especializado recebido após a alta hospitalar (Temas em Educação Especial: múltiplos olhares)
- 2002 (Total: 1)
- PERFIL DO AMBIENTE ESCOLAR - Visão de Oportunidade Central dos Professores em Relação ao que a Escola Proporciona aos seus Alunos (A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR: UMA CONSTATAÇÃO ATRAVÉS DA MEMÓRIA)
- 2009 (Total: 1)
- Incentivando as áreas potenciais do desenvolvimento infantil (Revista EducAtiva)
- 2016 (Total: 1)
- Políticas Educacionais de inclusão das pessoas com deficiência em Moçambique, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde: uma análise a partir da cooperação internacional (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusão)
- 2015 (Total: 2)
- A transversalidade da Cultura: (re)pensando significados sobre desenvolvimento e cooperação técnica do Sul Global (XII CONLAB 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa)
- Uma leitura do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), a partir da abordagem da ação coletiva. (XII CONLAB Congresso Luso-Afro-Brasileiro e 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa)
- 2011 (Total: 2)
- A importância da intervenção pedagógica no desenvolvimento infantil de crianças nascidas de alto risco (VII Congresso Internacional de Educação Profissão Docente: Há Futuro para esse Ofício?)
- Inclusão Escolar: o uso do livro digital falado Mecdaisy na escolarização de estudantes com deficiência visual (VII Congresso Internacional de Educação Profissão Docente: Há Futuro para esse Ofício?)
- 2008 (Total: 3)
- A formação em educação especial: a prática formativa permeada pela pesquisa e extensão (XIV ENDIPE)
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: A PRÁTICA FORMATIVA PELA PESQUISA E EXTENSÃO EM ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL (III CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- A PREMATURIDADE E O EXTREMO BAIXO PESO COMO FATOR DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL (III CBEE - Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2007 (Total: 2)
- A estimulação essencial no Município de Jaguari (II Seminário Nacional e V Seminário Regional de Formação de Professores)
- A responsabilidade social da Universidade na busca de uma infância melhor (II Seminário Nacional e V Seminario Regional de Formação de Professores)
- 2006 (Total: 2)
- A INCLUSÃO ESCOLAR ÀS CRIANÇAS NASCIDAS DE ALTO RISCO PARA PROBLEMAS NO SEU DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOLÓGICO (VI ANPED Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
- Refletindo sobre a Inclusão Educacional de Crianças Nascidas de Risco (XII CURSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, VII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
- 2005 (Total: 2)
- Da memória ao fato, das narrativas às reflexões: a história da educação brasileira numa perspectiva teórico- prática (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- Os Pais como Agentes da Estimulação Essencial: uma intervenção necessária na busca do desenvolvimento integral de seus filhos (VI Congresso Internacional de Educação Popular)
- 2002 (Total: 2)
- AFETIVIDADE COMO FATOR PREPONDERANTE NO TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS. (8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
- TENDÊNCIAS E TENDENCIOSIDADES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
- 2021 (Total: 1)
- Narrativas de Mulheres_Mães Angolanas: deficiência, cuidado, gênero, reconhecimento e invisibilidade social, (XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB 2021) Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento)
- 2019 (Total: 1)
- Narrativas Familiares de (In) Exclusão Educacional em Angola: Trajetórias e Lutas por Reconhecimento (VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho)
- 2007 (Total: 8)
- A estimulação essencial no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida (XII Seminário Internacional de Educação)
- A interação do design e da educação no projeto de um brinquedo (4º Congresso Internacional sobre Educação Infantil e Séries Iniciais)
- A responsabiliade social da universidade: uma preocupação com a infância (4º Congresso Internacional sobre Educação Infantil e Séries Iniciais)
- Educação especial e design: ação interdisciplinar no projeto de equipamentos de apoio ao processo ensino-aprendizagem (XII Seminário Internacional de Educação)
- Educação Especial e crianças nascidas com extremo baixo peso: uma relação a ser intensificada (22ª Jornada Acadêmica Integrada)
- O extremo baixo peso ao nascimento como fator de risco ao desenvolvimento infantil (II Congresso Internacional de Neuropsicologia)
- O extremo baixo peso ao nascimento como fator de risco potencial ao desenvolvimento neuropsicológico (59ª Reunião Anual da SBPC)
- Universidade e comunidade: trocas de saberes pedagógicos para uma infância melhor (59ª Reunião Anual da SBPC)
- 2006 (Total: 3)
- A importância da estimulação essencial para o desenvolvimento neuropsicológico de recém-nascidos de alto risco (58ª Reunião Anual da SBPC)
- ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: RECÉM-NASCIDOS DE ALTO RISCO PARA PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO NEURO-PSICO-MOTOR (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- O resgate do contexto escolar: uma reflexão da história da educação brasileira na voz de sujeitos sociais (XX Jornada Acadêmica Integrada)
- 2005 (Total: 2)
- Recém-nascidos de alto risco: um estudo a partir do marcador clínico - índice de Apgar (11ª Jornada Nacional de Educação - Na diversidade: possibilidades pedagógicas inovadoras)
- Recém-nascidos de alto risco: um estudo sobre o atendimento especializado recebido após a alta hospitalar (II Congresso Brasileiro de Educação Especial)
- 2004 (Total: 4)
- A avaliação como um processo reflexivo (10ª Jornada Nacional de Educação)
- A importância da Família no trabalho de Estimulação Essencial (Fórum Mundial de Educação)
- Os pais como agentes da Estimulação Essencial (Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
- Reflexões sobre Avaliação Institucional (Fórum Mundial de Educação)
- 2003 (Total: 3)
- Avaliação Institucional: análise das manifestações discentes (55ª Reunião Anual da SBPC)
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM PROCESSO EM PERMANENTE REFLEXÃO (55ª Reunião Anual da SBPC)
- Estimulação Essencial (XIV Semana Acadêmica do CE)
- 2002 (Total: 9)
- A AFETIVIDADE NO TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS (SIMPÓSIO SESC DE ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS)
- A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. (XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA.)
- A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR COMO QUALIFICADOR NO TRABALHO COM OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. (54ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC)
- Ambiente Familiar: qualificando o trabalho com pessoas especiais (XIII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A REAFIRMAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DISCENTES. (II Seminário Estadual de Política e Administração da Educação)
- AVALIANDO O REAL E O IMAGINÁRIO INSTITUCIONAL (XIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
- DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS NOTURNOS (XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
- ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (XIII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
- LEVANTAMENTO DE DADOS: UMA ALTERNATIVA PARA OTIMIZAR A PESQUISA (II ENCONTRO LATINO-AMERICANO PARA ESTUDOS DA CRIANÇA)
- 2001 (Total: 3)
- AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. (FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
- AVALIANDO O REAL E O IMAGINÁRIO INSTITUCIONAL (XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM)
- COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO (XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA - UFSM)
Produção Técnica
- 2013 (Total: 2)
- MEDIAS ET COMMUNICATION: PROMOUVOIR L´IMAGE POSITIVE DE LA PERSONNE HANDICAPEE DANS LA SOCIETE HAÏTIENNE
- Plano Distrital de Políticas Públicas para pessoas com deficiência Viver sem Limite DF
- 2011 (Total: 1)
- Implementação da Tecnologia do Livro Digital Acessível
- 2010 (Total: 1)
- Livro acessível para alunos com deficiência visual
- 2009 (Total: 1)
- Projeto Livro Acessível à alunos com deficiência visual
- 2002 (Total: 1)
- Jogos para alfabetização
- 2005 (Total: 1)
- Fiscal Master nas provas do Concurso do Vestibular - Universidade Federal de Santa Maria / UFSM
- 2004 (Total: 1)
- Fiscal das provas do PEIES (concurso para ingresso na UFSM)
- 2009 (Total: 1)
- Seminário Nacional de Formação de Profissionais que atuam nos Núcleos de atividades para alunos com Altas habilidades e Superdotação
- 2004 (Total: 1)
- Produção do Conhecimento em Educação Especial da UFSM
- 2017 (Total: 1)
- Seminário Internacional Culturas, Espaços e Saberes: experiência do Sul
- 2013 (Total: 1)
- Projeto de Apoio à organização da Copa das Confederações e Copa do Mundo para acessibilidade de pessoas com deficiência
- 2012 (Total: 1)
- Semana Pedagógica do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF
- 2006 (Total: 3)
- Fiscal Master nas provas do Concurso do Vestibular
- Organizadora do 1º Seminário de Educação Especial - SEMEDES
- VI ANPED Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul
- 2002 (Total: 3)
- Feira das Profissões - IV edição
- Programa de Ações Pedagógicas e de Formação do Aluno - Cidadão APC - Jogos do PEIES
- Programa de Ações Pedagógicas e de Formação do Aluno - Cidadão do PEIES
- 2001 (Total: 1)
- Semana da Avaliação do CE/UFSM
- 2016 (Total: 1)
- Estimulação Essencial
- 2015 (Total: 6)
- ?Fortalecimento da capacidade política e institucional de agentes governamentais e não governamentais de Cabo Verde para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência?
- ?Fortalecimento da capacidade política e institucional de agentes governamentais e não governamentais de Moçambique para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência?
- ?Fortalecimento da capacidade política e institucional de agentes governamentais e não governamentais de São Tomé e Príncipe para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência?
- Fortalecimento da capacidade política e institucional de agentes governamentais e não governamentais para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Cabo Verde
- Fortalecimento da capacidade política e institucional de agentes governamentais e não governamentais para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Moçambique
- Fortalecimento da capacidade política e institucional de agentes governamentais e não governamentais para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência em São Tomé e Príncipe
- 2013 (Total: 1)
- RENFORCEMENT DE LA CAPACITE POLITIQUE ET INSTITUTIONNELLE DES AGENTS GOUVERNEMENTAUX ET NON GOUVERNEMENTAUX D´HAÏTI POUR LA PROMOTION ET LA DEFENSE DES DROITS DE LA PERSONNE HANDICAPÉE ? MEDIAS ET COMMUNICATION
- 2012 (Total: 1)
- ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE ESTUDO E MEMORIZAÇÃO
- 2011 (Total: 2)
- Dinâmicas de Ensino
- Estimulação Essencial
- 2010 (Total: 8)
- Curso de Estimulação Essencial
- Curso de Formação da Tecnologia MEC Daisy - Livro Digital Acessível
- Didática no ensino superior
- Livro Digital Acessível - MEC Daisy
- MEC Daisy - Livro Digital Acessível
- Tecnologia MEC Daisy
- Tecnologia MEC Daisy - Livro Digital Acessível
- Treinamento em Mecdaisy
- 2008 (Total: 2)
- Educação Inclusiva: caminhos e desafios
- O Trabalho de Estimulação Essencial como Facilitador do Processo de Inclusão Escolar
- 2007 (Total: 2)
- Desenvolvimento infantil: incentivando as áreas potenciais da criança
- Metodologia para o atendimento do aluno com déficit cognitivo
- 2006 (Total: 2)
- Curso de capacitação em serviço para profissionais atuantes no Programa Primeira Infância Melhor
- Oficina: Jogos e Atividades na Estimulação Essencial
- 2005 (Total: 2)
- Estimulação essencial:reconstruindo a prática docente
- Oficina: Estimulação essencial na formação de professores
- 2004 (Total: 1)
- OS PAIS COMO AGENTES DA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL
- 2003 (Total: 1)
- A CRIANÇA E A FAMÍLIA: A ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL NA BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO INTEGRAL
- 2021 (Total: 1)
- Narrativas de Mulheres_Mães Angolanas: deficiência, cuidado, gênero, reconhecimento e invisibilidade social
- 2019 (Total: 1)
- Narrativas familiares de (in)exclusão educacional em Angola: trajetórias e lutas por reconhecimento
- 2015 (Total: 1)
- Reconhecimento, cultura e políticas sociais de inclusão das pessoas com deficiência em Luanda,
- 2013 (Total: 1)
- A educação na perspectiva inclusiva: o papel dos gestores
- 2012 (Total: 1)
- Núcleo de Orientação Acadêmica: Projeto Estratégias Neurocognitivas de Aprendizagem
- 2006 (Total: 2)
- A INCLUSÃO ESCOLAR ÀS CRIANÇAS NASCIDAS DE ALTO RISCO PARA PROBLEMAS NO SEU DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOLÓGICO
- Refletindo sobre a inclusão Educacional de Crianças Nascidas de Risco
- 2005 (Total: 2)
- Os Pais como Agentes da Estimulação Essencial: uma intervenção necessária na busca do desenvolvimento integral de seus filhos
- Recém-nascidos de alto risco: um estudo a partir do marcador clínico - índice de Apgar
- 2004 (Total: 1)
- Reflexões sobre Avaliação Institucional
- 2001 (Total: 1)
- Avaliação das Práticas Pedagógicas do Centro de Educação na Visão dos Alunos do Curso de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria.
- 2023 (Total: 2)
- Desafios para educação de qualidade aos estudantes com deficiência, TEA e AH/S
- Educação Inclusiva - reflexões sobre o papel do professor do AEE e do Profissional de Apoio/ Monitor
- 2010 (Total: 8)
- Educação Inclusiva: direito a diveridade
- O Atendimento Educacional Especializado e o Processo Inclusivo
- O Programa do Livro Acessível e o Projeto MEC Daisy
- O uso da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
- PROJETO DO LIVRO ACESSÍVEL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
- Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva
- Tecnologia Assistiva no Processo de Inclusão Escolar
- Tecnologia e educação
- 2009 (Total: 4)
- A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- Política Nacional de Educação Especial
- POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- 2008 (Total: 6)
- A neurociência no processo de ensino-aprendizagem
- Desenvolvimento infantil: um olhar neuropsicoeducacional
- Desenvolvimento Infantil: uma abordagem neuropsicoeducacional
- Estimulação essencial na mediação das áreas potenciais do desenvolvimento infantil
- O processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem neuropsicoeducacional
- O Trabalho de Estimulação Essencial e Inclusão
- 2007 (Total: 4)
- A neurociência no processo de ensino aprendizagem
- Auto-conhecimento e motivação profissional
- O teste de Denver II
- Refletindo sobre as expectativas do processo inclusivo
- 2006 (Total: 3)
- Desmistificando a Educação Especial e Aprendizagens
- Estimulação Essencial: desafios e possibilidades no atendimento aos recém-nascidos de risco.
- O trabalho de estimulação essencial: incentivando o desenvolvimento infantil
- 2011 (Total: 2)
- A importância da intervenção pedagógica no desenvolvimento infantil de crianças nascidas de alto risco
- Inclusão escolar: o uso do Livro Digital Falado Mecdaisy na escolarização de estudantes com deficiência visual
- 2007 (Total: 3)
- A interação do design e da educação no projeto de um brinquedo
- A responsabilidade social da Universidade: uma preocupação com a infância
- O extremo baixo peso ao nascimento como fator de risco ao desenvolvimento infantil
- 2003 (Total: 1)
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM PROCESSO EM PERMANENTE REFLEXÃO
- 2008 (Total: 2)
- A formação do professor de Educação Especial: a pratica formativa pela pesquisa e extensão em estimulação essencial
- A prematuridade e o extremo baixo peso como fator de risco ao desenvolvimento infantil
- 2007 (Total: 1)
- Educação Especial e crianças nascidas com extremo baixo peso: uma relação a ser intensificada
- 2004 (Total: 2)
- A importância da família no trabalho de estimulação essencial
- OS PAIS COMO AGENTES DA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL
- 2002 (Total: 4)
- A importância da estimulação essencial no desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down
- Avaliando o real e o imaginário Institucional
- Desafios da formação de professores em cursos noturnos
- ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
- 2007 (Total: 1)
- Educação especial e design: ação interdisciplinar no projeto de equipamentos de apoio ao processo ensino-aprendizagem
- 2002 (Total: 1)
- A afetividade no trabalho com pessoas especiais
- 2003 (Total: 1)
- AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2002
- 2002 (Total: 2)
- COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO
- IMPACTOS E DESAFIOS DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO: o caso dos docentes do Centro de Educação da UFSM no segundo semestre de 2001
- 2022 (Total: 1)
- Consultoria técnica UNESCO
- 2015 (Total: 1)
- Consultoria Técnica da Organização dos Estados Ibéro-Americanos - OEI
- 2012 (Total: 1)
- Consultoria Técnica UNESCO
- 2010 (Total: 1)
- Consultoria Técnica Organização dos Estados Ibéro-Americanos - OEI
- 2009 (Total: 1)
- Consultoria Técnica da Organização dos Estados Ibéro-Americanos - OEI
- 2004 (Total: 1)
- RECÉM-NASCIDOS DE ALTO RISCO PARA PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO NEURO-PSICO-MOTOR: um estudo sobre a intervenção especializada recebida após alta hospitalar
- 2001 (Total: 1)
- COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO
- 2023 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- Revisor de periódico 'REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL'
- 2022 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- Revisor de periódico 'REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL'
- 2021 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- Revisor de periódico 'REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL'
- 2020 (Total: 2)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- Revisor de periódico 'REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- 2016 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- 2015 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- 2014 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'Revista Agenda Social'
- 2022 (Total: 2)
- Documento técnico contendo as informações educacionais sobre o Atendimento Educacional Especializado ? AEE das Regiões Sul e Centro Oeste do Brasil
- Documento técnico contendo as informações educacionais sobre o Atendimento Educacional Especializado ? AEE das Regiões Sul, Centro Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil.
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2012 (Total: 1)
- A importância dos jogos simbólicos à aprendizagem na educação infantil
- 2011 (Total: 10)
- A aplicação do software Mecdaisy para estudantes com deficiência visual
- A importância da atividade lúdica no desenvolvimento do estudante da educação infantil
- A importância do lúdico como mediador da aprendizagem na Educação Infantil
- Educação Especial - inclusão de estudantes com surdez matriculados no anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública do DF
- Educação Inclusiva para estudante com deficiência visual
- Inclusão escolar - desafios e perspectivas para o estudante de Pedagogia
- O diferencial das práticas educativas na Educação de Jovens e Adultos - EJA
- O esporte como facilitador da aprendizagem no contexto escolar
- O papel do gestor na construção da autoestima no ambiente escolar
- O processo de alfabetização em alunos com cegueira
- 2010 (Total: 2)
- A IMPORTÂNCIA DO LUDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
- A PRÁTICA DOCENTE E A CULTURA FAMILIAR: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO