Daniela Antonello Lobo D'avila

Doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília - UNB (2018), com a tema ?Pessoas com deficiência em Angola na narrativa familiar: coragens e lutas por reconhecimento?, orientado pela Profa. Dra. Selma Pantoja, UnB e co-orientado pelo Prof. Dr. Paulo de Carvalho da Universidade Agostinho Neto de Luanda. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM (2008), na linha de pesquisa em Educação Especial. Especialista em Educação Especial - UFSM (2005). Graduação em Educação Especial ? UFSM (2004), Graduação em Pedagogia - Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz. Atualmente é professora substituta do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da UFSM, ministrando disciplinas na área da educação especial. Consultora técnica da UNESCO (2022) referente ao Projeto sobre o Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia. Atuou como Consultora da OEI pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) no Projeto de Cooperação Bilateral dos Países da CPLP, intitulado: ?Fortalecimento da capacidade política e institucional de agentes governamentais e não governamentais dos países da CPLP para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência em específico nos países: Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Atuou na Gerência de Projetos Socioeconômicos da Casa Civil da Governadoria do Distrito Federal, coordenando a gestão de políticas públicas do Plano Distrital para pessoa com deficiência - Viver sem Limite DF. Realizou consultoria técnica - UNESCO, vinculada a SDH/PR, atuando no projeto de cooperação técnica bilateral Brasil/Haiti, para Fortalecimento da Capacidade Política Institucional de Agentes Governamentais e Não- Governamentais do Haiti, com vistas à promoção da defesa dos direitos da Pessoa com deficiência no Haiti. Trabalhou como Consultora Técnica da Organização dos estados ibero-americanos - OEI (2009-2011), vinculada ao Ministério da Educação - MEC, atuando nas políticas públicas de inclusão à pessoas com deficiência da rede pública do Brasil, formação de professores e na implementação do Programa "Livro Acessível à alunos cegos e com baixa visão". Tem experiência na área de Educação no Ensino Superior, onde coordenou o do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brasília ? UDF e o Núcleo de Orientação Acadêmica, ministrando disciplinas de Didática no Ensino Superior, Psicologia do Comportamento. Atuou como docente no Curso de Pedagogia da Universidade Paulista ? UNIP, ministrando disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Trabalhou como docente e assessora de coordenação no Curso de Pedagogia do Instituto de Educação Superior de Brasília ? IESB, ministrando disciplinas de Didática no Ensino Superior, Educação Especial, Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento Interpessoal. Atuou como docente do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM , ministrando disciplinas de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Estimulação Essencial, Sociologia da Educação, História da Educação, entre outras. Exerceu a função de docente da Universidade Aberta do Brasil no Curso de Educação Especial a Distância da UFSM e ministra aulas como docente convidada dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Saber/DF, Uníntese/RS e IPPE/Ba.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 28/05/2023 12:05
Nome em citações:
D'AVILA, D. L.
Email:
Não informado
Especialidades:
- EDUCAÇÃO ESPECIAL
- TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
- ENSINO-APRENDIZAGEM
- EDUCAÇÃO
- PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
- MEDICINA
- TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- SOCIOLOGIA
- PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- PSICOLOGIA COGNITIVA
- POLÍTICAS PÚBLICAS
- PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
- HISTÓRIA DO BRASIL
- HISTÓRIA
- ENGENHARIA DE SOFTWARE
- EDUCAÇÃO FÍSICA
- CIÊNCIA POLÍTICA
Palavras-chave:
- SINDROME DE DOWN
- UNIVERSIDADE
- TESTE DE DENVER II
- TECNOLOGIA ASSISTIVA
- SURDOCEGO
- SURDO
- SURDEZ
- SUJEITOS SOCIAIS
- SOFTWARE EDUCATIVO
- SAUDE MATERNO-INFANTIL
- SAO TOME E PRINCIPE
- RESPONSABILIDADE SOCIAL
- REPRESENTACOES DISCENTES
- REPRESENTACOES
- REFLEXOES
- REFLEXAO
- RECEM-NASCIDOS DE RISCO
- RECEM-NASCIDOS DE ALTO RISCO
- RECEM-NASCIDOS
- RECEM-NASCIDO DE ALTO RISCO
- RECEM-NASCIDO
- QUALIFICACAO
- PSICOPEDAGOGIA
- PSICOMOTRICIDADE
- PSICOLOGIA
- PROFESSORES
- PREMATURIDADE
- PRATICAS EDUCATIVAS
- PRATICA PEDAGOGICA
- PRATICA DOCENTE
- POLITICAS-PUBLICAS
- POLITICAS PUBLICAS PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA
- POLITICAS PUBLICAS EM EDUCACAO
- POLITICAS PUBLICAS DE INCLUSAO
- POLITICAS PUBLICAS
- POLITICAS EDUCACIONAIS
- POLITICAS DE INCLUSAO SOCIAL
- POLITICA PUBLICA
- PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
- PESSOAS COM NECESSIDADE ESPECIAIS
Coautores:
Não informado