Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes

Produção Bibliográfica

    2010 (Total: 2)
  • Apresentação (Ensaios em educação matemática: algumas possibilidades para a educação básica)
  • Apresentação da coleção Coleção Educação Matemática na Escola Básica (As operações Fundamentais - Coleção Educação Matemática na Escola Básica- V.1)
    2020 (Total: 9)
  • doi ISSN A defesa da escola pública e gratuita a partir da concepção de homem e História do Materialismo Histórico e Dialético- ISSN:2175-6600 (DEBATES EM EDUCAÇÃO)
  • doi ISSN Early Years Math: A Study with Undergraduates in Mathematics based on the Principles of Cultural - Historical Theory (REVISTA ACTA SCIENTIAE)
  • doi ISSN Educação Infantil e formação inicial de professores: o jogo pedagógico na organização do ensino (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
  • doi ISSN FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE FRAÇÕES: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL (ENSINO DA MATEMÁTICA EM DEBATE)
  • ISSN FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIO DA PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ISSN:2177-6059 - DOI: 10.18593/r.v45i0.20259 (ROTEIRO)
  • doi ISSN FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DISCUTINDO SOBRE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO (e-Mosaicos)
  • doi ISSN Manifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidas (ENSINO EM RE-VISTA)
  • ISSN PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - ISSN:1982-2413 (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
  • doi ISSN PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO AÇÕES SOBRE A LOCALIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DO ESPAÇO COM BEBÊS (VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE))
    2019 (Total: 7)
  • ISSN AS TRAMAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DE UM PROJETO: O PRINCÍPIO DO COMPARTILHAMENTO- ISSN:2238-5800 (Revista Paranaense de Educação Matemática)
  • doi ISSN Ensinar e aprender o conceito de número nos anos iniciais: o clube de matemática (Actio)
  • doi ISSN Entrevista Natalia Vladimirovna Repkina (Revista Obutchénie)
  • doi ISSN FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO: A OBSERVAÇÃO COMO AÇÃO FORMADORA (INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE))
  • doi ISSN Movimento formativo do professor dos anos iniciais a partir da organização do ensino de frações (Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática)
  • doi ISSN Pesquisas brasileiras sobre geometria: contribuições da perspectiva histórico-cultural. (ALEXANDRIA (UFSC))
  • ISSN PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONSTITUIÇÃO DE UM ESPAÇO FORMADOR DE FUTUROS PROFESSORES-ISSN:2236-8779 (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA - RENEFARA)
    2018 (Total: 3)
  • ISSN A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola (REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP)
  • ISSN A constituição de um projeto formativo: implicações para o professor que ensina matemática (EDUCACAO UNISINOS (ONLINE))
  • doi ISSN Aprendizagem da docência na formação inicial de professores: estudar para ensinar matemática (Revista de Educação Pública)
    2017 (Total: 6)
  • ISSN A Atividade Orientadora de Ensino como pressuposto teórico-metodológico de pesquisas-ISSN on-line: 1982-9949 (Reflexão e Ação (versão eletrônica))
  • ISSN A formação do professor de matemática no contexto do estágio curricular supervisionado: um olhar a partir das produções científicas - ISSN: 1518 ? 8221 (EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS)
  • ISSN Apontamentos sobre a Avaliação no Curso de Licenciatura em Matemática a partir de uma Experiência- ISSN: 2317-904X (Educação Matemática em Revista)
  • ISSN Avaliação compartilhada como ação formadora de futuros professores que ensinam matemática- ISSN:2238-2097 (Revista de Educação Pública)
  • doi ISSN Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras - ISSN:2176-1744 (ZETETIKÉ (ON LINE))
  • ISSN O Jogo como orientador da prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental -ISSN: 2178-2229 (CADERNOS DE PESQUISA)
    2016 (Total: 3)
  • ISSN APRENDENDO A SER PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM- ISBN:1982-9949 (Reflexão e Ação (Online))
  • ISSN Infância e Matemática: aprendendo sobre medidas de comprimento- ISSN:1982-7652 (PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA)
  • doi ISSN Trabalho coletivo e organização do ensino de matemática: princípios e práticas (ZETETIKÉ (ON LINE))
    2015 (Total: 1)
  • ISSN PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUNS APONTAMENTOS - ISBN:1983-3156 (Educação Matemática Pesquisa (Online))
    2014 (Total: 2)
  • ISSN O movimento de pesquisa a partir do compartilhamento de ações (P@rtes (São Paulo))
  • ISSN O Movimento de Formação Docente no Ensino de Geometria nos Anos Iniciais (Educacao e Realidade)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA-ISSN:1982-2413 (Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS))
  • ISSN Teoria Histórico-Cultural e Educação Matemática: possíveis aproximações em grupos de pesquisa-ISSN: 1982-7652 (Perspectivas da Educação Matemática)
    2012 (Total: 5)
  • ISSN A Dimensão Colaborativa no Movimento de Ensinar, Aprender e Formar-Se Professor Que Ensina Matemática- ISSN:0104-4311 (Roteiro (UNOESC))
  • doi ISSN Formação de futuros professores de Matemática: uma experiência com ações pedagógicas não formais. (Ciência e Educação (UNESP. Impresso))
  • ISSN Formação de Professores de Matemática e Tecnologias: algumas reflexões a partir do uso de software livre - ISSN: 1982-7652 (Perspectivas da Educação Matemática)
  • ISSN Professoras que ensinam matemática nos anos iniciais e a sua formação - ISSN:1516‐4896 (Linhas Críticas (UnB))
  • ISSN Situações de aprendizagens compartilhadas: o caso da contagem por agrupamento-ISSN 1982-7199 (Revista Eletrônica de Educação (São Carlos))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Estágio Curricular Supervisionado e Formação Docente em Matemática na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS- ISSN: 1982-7652 (Perspectivas da Educação Matemática)
    2010 (Total: 2)
  • doi ISSN Educação Infantil e formação inicial de professores: o jogo pedagógico na organização do ensino-DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271993939 (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
  • ISSN Ouvindo Histórias e Aprendendo Matemática - ISSN: 1982-7652 (Perspectivas da Educação Matemática)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN A organização do ensino de matemática como elemento formador no Curso de Pedagogia (Educação Matemática em Revista (Rio Grande do Sul))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN A formação inicial de professores que ensinam matemática: a experiência do Clube de Matemática (Revista de Educação)
    2001 (Total: 1)
  • Breve relato da história dos números (Roteiro)
    1997 (Total: 1)
  • Breve Relato Histórico da Educação pública Estadual Catarinense (Roteiro)
    1994 (Total: 1)
  • ISSN Tendências em Educação Matemática (Roteiro (UNOESC))
    1992 (Total: 1)
  • ISSN Cotidiano e Ensino de Matemática (Roteiro (UNOESC))
    2019 (Total: 5)
  • A formação de professores e o Sistema Elkonin-Daídov: o contexto russo- ISBN Ed UFU: 978-85-7078-508-4 - ISBN Mercado de Letras: 978-85-7591-570-7 (Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davídov-Repkin)
  • doi A iniciação a docência e a formação de professores que ensinam matemática-ISBN: 978-85-444-3828-2 (Formação inicial de professores que ensinam matemática no contexto de interação entre a escola de Educação Básica e Universidade ISBN: 9788544438282)
  • doi Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais -ISBN: 978-85-7247-483-2 (Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética 2)
  • doi Formação inicial de professores que ensinam matemática: algumas reflexões -ISBN 978-85-7247-481-8 (Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética)
  • Princípios e práticas da organização do ensino de Matemática em um projeto interinstitucional - ISBN 978-85-7613-602-6 (Projetos do Programa Observatório da Educação e o movimento de ensinar e aprender)
    2018 (Total: 5)
  • A pesquisa em Educação Matemática: a investigação da atividade pedagógica a partir da teoria histórico-cultural- ISBN: 9788598092553 (Abordagens Teóricas e Metodológicas nas pesquisas em Educação Matemática)
  • As relações entre o que os professores orientadores de estudos do PNAIC pensam sobre a matemática e suas experiências enquanto alunos dessa área de conhecimento (Formação de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa-ISBN:9788558080439)
  • Do Espaço e das Formas ao Ensino de Geometria nos Anos Iniciais- ISBN:9788598092522 (A matemática dos anos iniciais: práticas de sala de aula e de formação de professores)
  • O Clube de Matemática do PIBID/InterdEM - ISBN: 9788544403631 (Clube de Matemática: vivências e experiências nos anos iniciais)
  • Processos formativos e a aprendizagem da docência: alguns princípios orientadores - ISBN:978-85-7591-531-8 (Diálogos sobre formação docente e práticas de ensino)
    2017 (Total: 1)
  • A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica-ISBN- 978-85-15-04452-8 (Educação Escolar e Pesquisa na Teoria Histórico-Cultural - -ISBN- 978-85-15-04452-8)
    2016 (Total: 5)
  • Formação de futuros professores na organização do ensino de matemática: aprendizagem da docência a partir de um movimento reflexivo-ISBN:9788571137622 (Professores e futuros professores em atividade de formação/Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais-Vol.1--ISBN: 9788571137622)
  • Mapeamento da pesquisa sobre o professor que ensina matemática: características da Região Sul do Brasil -ISBN:978-85-7713-198-3 (MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: PERÍODO 2001 - 2012)
  • O ensino de matemática nos anos iniciais: com a palavra os licenciandos em matemática. ISBN: 9788571137646 (O currículo e os conteúdos de ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental/Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais- Vol.3- ISBN: 9788571137646)
  • O estudo do conteúdo de estatística e a organização do ensino: algumas considerações- ISBN:9788571137639 (As contribuições da atividade orientadora de ensino para a organização do processo de ensino e aprendizagem/Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais-Vol.2- ISBN:978857113)
  • Políticas públicas de formação de professores: um olhar para o pnaic como espaço de aprendizagem da docência. ISBN:9788571137653 (O Sistema de Avaliação e os Programas de Formação de Professores da Educação Básica/ Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais. Vol.4- ISBN:978857113)
    2013 (Total: 3)
  • A formação do professor de Educação Básica e o programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência na UFSM-ISBN:9788578433246 (PIBID/UFSM: experiências e aprendizagens - Vol 2)
  • Educação matemática, investigações e ações na escola: a constituição do GEPEMat- ISBN:9788580427523 (Redes de formação em educação: experiências com pesquisas entre Brasil e México)
  • PIBID/UFSM: construindo caminhos para a formação de professores (PIBID/UFSM: experiências e aprendizagens- Vol 1)
    2012 (Total: 3)
  • A organização do ensino e a interação entre professores e futuros professores dos anos iniciais (Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula [recurso eletrônico] . ISBN 978-85-8203-020-2)
  • Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental:princípios e práticas da organização do ensino (Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula [recurso eletrônico]. ISBN: 9788582030202)
  • Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: analisando possibilidades de interação entre teoria e prática (Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula [recurso eletrônico] . ISBN 978-85-8203-020-2)
    2011 (Total: 2)
  • Contribuição Do Programa De Alfabetização Regional (Par) Para A Formação De Futuros Pedagogos: Análise De Uma Experiência. ISBN: 978-8576133698 (Formação de professores em diferentes espaços e contextos-ISBN:978-8576133698)
  • Pesquisa e Extensão na Formação Inicial de Professores e Aprendizagem da Docência. ISBN:978-8576133698.No Prelo. (Formação de professores em diferentes espaços e contextos- ISBN:978-8576133698)
    2010 (Total: 2)
  • A organização do ensino de matemática nos anos iniciais: uma experiência com correspondência um-a-um - ISBN 9788576133 (Ensaios em educação matemática: algumas possibilidades para a Educação Básica. ISBN: 978857613311-7)
  • Futuras professoras pensando em estratégias para Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental- ISBN: 978857613311-7 (Ensaios em educação matemática: algumas possibilidades para a Educação Básica)
    2009 (Total: 1)
  • Políticas e processos da educação infantil em Santa Catarina: análise dos indicadores do Inep da Região Oeste (1999-2006) - ISBN:9788587089687 (Currículo, Diversidade e Políticas Públicas)
    2004 (Total: 1)
  • Contextualização e Socialização da Matemática. (Feiras de Matemática: um programa científico e cultural)
    2009 (Total: 1)
  • Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores- ISBN: 9788575156728
    2019 (Total: 1)
  • Formação inicial de professores que ensinam matemática no contexto de interação entre a escola de Educação Básica e Universidade - ISBN: 978-85-444-3828-2
    2019 (Total: 1)
  • Projetos do Programa Observatório da Educação e o movimento de ensinar e aprender - ISBN 978-85-7613-602-6
    2018 (Total: 2)
  • Clube de Matemática: vivências nos anos iniciais do ensino fundamental - ISBN 9788544403631
  • Formação de professores alfabetizadores no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa- ISBN:9788558080439
    2016 (Total: 1)
  • Professores e futuros professores em atividade de formação/ Coleção: Princípios e práticas da organização do ensino de matemática nos anos iniciais Volume 1-ISBN:9788571137622
    2013 (Total: 2)
  • PIBID/UFSM: experiências e aprendizagens - Volume 1 - ISBN:9788578433109
  • PIBID/UFSM: experiências e aprendizagens - Volume 2 - ISBN: 9788578433246
    2011 (Total: 1)
  • Formação de professores em diferentes espaços e contextos- ISBN:978-8576133698. No prelo
    2010 (Total: 1)
  • Ensaios em educação matemática: algumas possibilidades para a Educação Básica - ISBN 9788576133
    2016 (Total: 1)
  • O Sistema de Avaliação e os programas de formação de professores da Educação Básica. Coleção Princíops e Práticas da organização do ensino.Vol.4- ISBN:9788571137653
    2013 (Total: 1)
  • Apresentação do livro: Cultura Esportiva na Escola
    2002 (Total: 3)
  • Gesangverein Mannerbund: Sociedade Aliança de Ipira - Capítulo I (Comunidade)
  • Gesangverein Mannerbund: Sociedade Aliança de Ipira - Capítulo II (Comunidade)
  • Gesangverein Mannerbund: Sociedade Aliança de Ipira - Capítulo III (Comunidade)
    2019 (Total: 7)
  • A formação compartilhada de professores no Clube de Matemática (XV CIAEM- Conferência Interamericano de Educación Matemática)
  • Ações e formações de professores sobre ensino e aprendizagem de matemática: movimentos de um grupo de pesquisa (XV CIAEM- Conferência Interamericano de Educación Matemática)
  • CONCEITO DE FUNÇÃO: TRABALHANDO COM ENCARTE DE SUPERMERCADO - ISSN:2178-034X (XIII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM)
  • Licenciandos em Pedagogia e Matemática: futuros professores que ensinam medidas- ISSN 2178-034X (XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ENEM)
  • O CONHECIMENTO MATEMÁTICO COMO ORIENTADOR DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-ISSN: 2178-034X (XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM)
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA- ISBN:2318-8316 (39º Encontro de Deabates sobre o Ensino de Química)
  • PROJETOS DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ISSN: 2178-034X (XIII Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2018 (Total: 9)
  • A APRENDIZAGEM DE FUTUROS PROFESSORES A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES SOBRE VOLUME E CAPACIDADE - ISBN: 2316-3429 (VII Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A ATIVIDADE DE ENSINO: O TRABALHO DO PROFESSOR - ISBN: 2316-3429 (VII Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DE ALUNO A PROFESSOR-ISBN: 978-85-98092-49-2 (VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
  • FORMAÇÃO COMPARTILHADA NO MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO 14- ISSN 2595-8852 (XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: SOBRE AS EXPECTATIVAS DO ESTAGIÁRIO - ISSN 2595-8852 (XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O JOGO COMO DESENCADEADOR DE APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO - ISBN: 2316-3429 (VII Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • PAÍS DAS MARAVILHAS: BUSCANDO UM MODO DE ACOMPANHAR A PASSAGEM DO TEMPO - ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE TRABALHA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA- ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII EGEM)
  • TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS-ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaucho de Educação Matemática)
    2017 (Total: 6)
  • AS PESQUISAS SOBRE O ESTÁGIO EM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DA HISTÓRICO-CULTURAL- ISSN 2318-7271 (VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - ISSN 2318-7271)
  • DO ESPAÇO PARA O PLANO: ALGUMAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA- ISSN 2176-1396 (XII EDUCERE- Congresso Nacional de Educação - ISSN 2176-1396)
  • DO MUNDO ENCANTADO PARA A SALA DE AULA: HISTÓRIA VIRTUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS - ISSN 2176-1396 (XII EDUCERE- Congresso Nacional de Educação - ISSN 2176-1396)
  • Formação de professores que ensinam matemática no âmbito de um projeto do PIBID: alguns apontamentos (VIII Congreso Ibero-americano de Educación Matemática - CIBEM)
  • O que dizem as pesquisas brasileiras sobre Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática (VIII Congreso Ibero-americano de Educación Matemática - CIBEM)
  • SEU JOAQUIM E UM NOVO MEIO DE TRANSPORTE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DIVISÃO-ISSN 2176-1396 (XII EDUCERE- Congresso Nacional de Educação)
    2016 (Total: 12)
  • A AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO COMO UM ELEMENTO DO MOVIMENTO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA- ISSN 2178034X (Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA HISTÓRIA (Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • A MATEMÁTICA COMO DECORRÊNCIA DAS NECESSIDADES HUMANAS. ISSN: 2316-3429 (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • A MULTICAÇÃO E SUAS TRÊS AÇÕES MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-INTERDISICIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. ISSN: 2316-3429 (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE INCLUSÃO: DISCUTINDO ALGUMAS POSSIBILIDADES (Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: A HISTÓRIA VIRTUAL COMO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM- ISSN:2316-3429 (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • A RELAÇÃO ENTRE OS ANOS INICIAIS E OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUNS APONTAMENTOS A PARTIR DO OLHAR DO GRADUANDO EM MATEMÁTICA (Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • AS TRÊS PARTES E O TAPETE QUADRADO: UM MODO DIVERTIDO DE APRENDER MATEMÁTICA-ISSN: 2316-3429 (VI Jornada Nacional de Educação Matemática)
  • BOLICHE: UMA MANEIRA DIVERTIDA DE APRENDER MULTIPLICAÇÃO (Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • CONCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS: O OLHAR DAS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DO PIBID INTERDISCIPLINAR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • MINHA CIDADE COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER CONHECIMENTO MATEMÁTICO (Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • TROCANDO E APRENDENDO MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM A BASE QUATRO-ISSN 2178-034X (XII Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2015 (Total: 7)
  • Alguns apontamentos sobre pesquisas que investigam a formação de professores que ensinam matemática (Simpósio sobre Formação de Professores)
  • Construindo Calendário: uma experiência no âmbito do PIBID (II Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - ISSN 2176-1396)
  • Educação Matemática nos anos iniciais e a formação de professores: uma experiência no PIBID (XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE - ISSN 2176-1396)
  • Formação de professores que ensinam Matemática no contexto da Educação Inclusiva: um olhar para pesquisas publicadas em anais de eventos (2009 ? 2013) (XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática)
  • O conteúdo de frações nos anos iniciais do Ensino Fundamental: alguns apontamentos a partir dos documentos oficiais brasileiros (XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática)
  • Professores dos anos iniciais: organização do ensino e formação (XIV Conferência Interamericana de EDucación Matemática)
  • Projeto Formativo na atividade pedagógica do professor que ensina matemática (VI Seminário Internacional de Educação Matemática - VI SIPEM)
    2014 (Total: 14)
  • A atividade orientadora de ensino na formação dos conhecimentos matemáticos: o que pensam os alunos do CluMat (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
  • A construção coletiva de ativdades de ensino: uma proposta para as quatro operações (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
  • A formação de professores em diferentes focos de pesquisa (V Seminário Nacional de Formação de Professores - 9788561128333)
  • A Horta de Cleópatra: possibilidades para o ensino de medidas nos anos iniciais do ensino fundamental (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
  • A organização de uma pesquisa nos anos iniciais: experiências no Clube de Matemática (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais- ISSN:22376712)
  • Ajudando os Dálmatas e o conteúdo de correspondência um a um: uma experiência no âmbito do PIBID (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
  • Aprendizagem matemática e aprendizagem da docência no movimento de organização do ensino de frações (X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - X ANPED SUL - 9788583020400)
  • As aventuras de Vovó Maria e o Lobo: uma experiência de ensino nos anos inciiais (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
  • Atividade coletiva de investigação: as pesquisas que se encontram no CluMat (V Seminário Nacional de Formação de Professores - 9788561128333)
  • Correspondência um-a-um: uma experiência de iniciação a docência em Educação Matemática (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
  • E de metro em metro chegaram ao castelo: uma proposta lúdica envolvendo a padronização das medidas de comprimento (II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais - ISSN:22376712)
  • Futuros professores em um movimento de aprendizagem e formação (X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - X ANPED SUL - 9788583020400)
  • O ensino da matemática e a formação de professores dos anos iniciais: um olhar sob a perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino. (V Seminário Nacional de Formação de Professores - 9788561128333)
  • Pesquisa formativa: uma experiência com professores que ensinam matemática nos anos iniciais (V Seminário Nacional de formação de Professores)
    2013 (Total: 13)
  • A necessidade histórica da criação das frações e a organização do ensino do professor dos anos iniciais- ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
  • A pesquisa em Educação Matemática sob enfoque Histórico-cultural - ISBN: 2178-034X (XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas)
  • Aprendendo Matemática no Clube de Matemática: contribuições para a aprendizagem da docência- ISSN 2301-0797 (VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática)
  • Dialogando e interagindo: contribuições de professores e futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental- ISSN 2176-1396 (Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
  • Educação Matemática Escolar: o fracasso do aluno ou do sistema? ISSN 2176-1396 (Congresso Nacional de Educação)
  • Expectativas iniciais dos alunos do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Santa Maria- ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
  • Formação de professores no curso de licenciatura em matemática da UFSM: uma análise sobre as expectativas iniciais dos acadêmico - ISSN 2177-9139 (Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul)
  • Grandezas e medidas: surgimento histórico e contextualização curricular-ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
  • Investigações e ações em Educação Matemática: a constituição de um grupo de estudos e pesquisas- ISSN 2301-0797 (VII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática)
  • O Papel da escola e do professor na formação do sujeito: um olhar a partir do estágio supervisionado em matemática no Ensino Fundamental - ISSN 2177-9139 (Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul)
  • Os conteúdos matemáticos e a prova brasil: um olhar a partir dos descritores- ISBN: 2178-034X (XI Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • Situações Lúdicas para o ensino de frações de quantidades - ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
  • Uma experiência envolvendo medidas de comprimento nos anos iniciais do ensino fundamental- ISBN: 2178-034X (XI Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2012 (Total: 8)
  • A intencionalidade do professor na organização do ensino de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental (IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática)
  • Avaliações externas: um olhar sobre as percepções dos coordenadores pedagógicos (XVI Encontro nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Chapeuzinho Lilás e a geometria nos Anos Iniciais: relato de uma experiência (IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática)
  • Clube de matemática: uma experiência para a formação de professores de matemática (IV Jornada Nacional de Educação Matemática e XVII Jornada Regional de Educação Matemática- ISSN 2316-3429)
  • Experiências no clube de matemática: contribuições para a formação de futuras professoras (XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • Os descritores da Prova BrasilL: aproximações com o ensino de geometria de escolas de Santa Maria - RS (2o Simpósio de Ensino de Física e Matemática)
  • Os índices de desenvolvimento da educação Básica: alguns apontamentos sobre as notas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (2o Simpósio de Ensino de Física e Matemática)
  • Pesquisas sobre ensino e aprendizagem dos números racionais: as produções do ENEM dos últimos dez anos (2o Simpósio de Ensino de Física e Matemática)
    2011 (Total: 15)
  • A atividade de ensino na educação infantil: o clube de matemática (II Congresso Nacional de Educação Matemática - ISSN 2236-4889)
  • A história de vida da vovó Maria e a ordenação numérica (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • A interação entre acadêmicos do curso de Pedagogia e de Matemática na organização de atividades para os anos iniciais (I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais)
  • A organização do ensino: reflexões sobre a formação de professores no clube de matemática (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • Aprendendo a ser professor em um programa de filantropia (XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - ISBN: 9788563823014)
  • As aulas de educação matemática no curso de Pedagogia e o Estágio Curricular (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • Conhecimento Matemático nos anos iniciais: possibilidades a partir das obras de M.C. Escher (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
  • Estudando história e aprendendo matemática (I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais - ISBN: 21761396)
  • Formação de Professores que ensinam matemática na perspectiva da atividade orientadora de ensino (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • Humanizar-se na escola: a matemática na educação infantil (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
  • Medindo e mediando: a matemática na educação infantil (XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática- ISSN: 9788563823014)
  • O estágio supervisionado no curso de Pedagogia como momento de relações entre teorias e práticas (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
  • O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência na Universidade Federal de Santa Maria e a aprendizagem da docência para a educação básica (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
  • Professoras Alfabetizadoras no contexto do projeto piloto para alfabetização no Rio Grande do Sul (X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE)
  • Trabalhando com agrupamentos nos anos iniciais: o sítio animado (XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - ISBN: 9788563823014)
    2010 (Total: 17)
  • A criacao de historias infantis por professoras dos anos iniciais: desvendando o conceito de divisao (V Congresso Internacional de Ensino de Matemática - ISSN: 21789118)
  • A inserção de futuros professores em projetos de extensão universitária: constituindo novos espaçis de formação. (Universidad 2010- 7. Congreso Internacional de Educación SuperiorMemorias: Universidad 2010 - la Universidad por um munod mejor.)
  • Aproximando escola e universidade: o Clube de Matemática da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Edson Figueiredo (1o Simpósio de Ensino de Física e de Matemática)
  • Articulando língua materna e matemática: possibilidades para o ensino fundamental (III Jornada Nacional de Educação matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática)
  • Desvendando a Divisão: Discussões sobre uma proposta para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Educação matemática na Educação Infantil: observando as reuniões da Anped (II EScola de Inverno de Educação Matemática)
  • Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a Atividade Orientadora de Ensino (Reunião da Anped- ISSN: 21758484)
  • Ensino de Matemática e Formação Docente: Um estudo sobre o que pensam os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ISBN: 2177336)
  • Formação Universitária de Professores para os anos iniciais do ensino fundamental e Matemática: alguns apontamentos (Universidad 2010 -7. Congreso Internacional de Educación Superior - ISBN: 978-959-16-1164-2)
  • Futuros professores em ações de pesquisa e extensão:possibilidades de aprendizagem da docência (XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Geometria a partir da obra de Tarsila do Amaral: uma proposta para (1o Simpósio de Ensino de Física e de Matemática)
  • João Johann, o pastor de ovelhas: uma experiência na perspectiva da atividade orientadora de ensino (X Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • Lulinha, a Joaninha eoEnsino da Matemáticao nos Anos Iniciais (III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática)
  • Matematica e arte: uma proposta possivel para o ensino e aprendizagem da geometria nos anos iniciais do ensino do fundamental (V Congresso Internacional do Ensino de Matemática)
  • O Clube de Matemática como Espaço de Formação Docente (X Encontro Nacional de Educação Matematica)
  • Pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: as produções do IX ENEM (II Escola de Inverno de Educação Matemática)
  • Sala de aula: espaço de formação para futuros professores que ensinam matemática (III Jornada Nacional de Educação Matemática e XVI Jornada Regional de Educação Matemática)
    2009 (Total: 11)
  • A PED - Práticas educativas em Pedagogia constituindo um espaço de formação de professores: o caso de uma experiência em alfabetização matemática (III Seminário Nacional de Professores: possibilidades frente a História da Alfabetização)
  • Alguns apontamentos sobre o uso da linguagem escrita no ensino e na aprendizagem em Educação Matemática (X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • As Linguagens de Comunicação e sua Contribuição para a Educação Matemática no Ensino Fundamental (VII Congresso Ibero-americano de Educación Matematica)
  • Contando a história da arte dos mosaicos (VIII SNHM - Seminário Nacional de HIstória da Matemática)
  • Futuros professores de matemática desenvolvendo atividades pedagógicas não formais (32ª Reunião Anual da Anped)
  • Geometria Fractal: como trabalhar em sala de aula? (VIII Reunión de didáctica de la matematica del cono sur)
  • Ler, escrever e representar histórias: algumas possibilidades para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (VIII Reunión de didáctica de la matemática del cono sur)
  • Mandala: uma abordagem pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática (VII Congresso Ibero-americano de Educación Matematica)
  • O Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE - Paraná e a formação continuada de professores de matemática (IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática)
  • Pentragrama: qual a sua história (X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • Utilizando o software GeoGebra como um recurso pedagógico no ensino-aprendizagem da Trigonometria. (VI Congresso Iberoamericano de Educación Matemática)
    2008 (Total: 6)
  • A (In)disciplina na escola: sentidos atribuídos por profissionais da educação (VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR-Educere e III Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas-CIAVE)
  • A Aprendizagem da Docência em Matemática: uma investigação no Cuso de Pedagogia. (VIII Seminário Pedagogia em Debate e III Colóquio Nacional de Formação de Professores)
  • A construção da docência na educação a distância: um estudo de caso (VII Anped Sul - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul: Pesquisa e Inserção Social)
  • Construindo diferentes espaços de aprendizagem em Matemática (VII Semana Acadêmica de Matemática: questões sobre educação matemática e interdisciplinaridade)
  • Jogos como opção metodológica para o ensino de matemática no Ensino Fundamental (III Congresso da Academia Trinacional de Ciências)
  • Programa de Alfabetização Regional da UNOESC: contribuições na formação de professores de Matemática (1a Escola de inverno de Educação Matemática)
    2007 (Total: 7)
  • A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino e a aprendizagem de matemática (VI Congresso Internacional de Educação)
  • Concepções e práticas dos professores de educação a distância da Unoesc: suas dificuldades e problemas (I Coloquio Internacional em Educaçào e VII Seminário Regional em Educação)
  • Da aprendizagem ao ensino da matemática: preocupações com a formação inicial do professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (XII Conferência Interamericana de Educación Matemática)
  • Educação matemática: ensino e aprendizagem na educação infantil e anos iniciais (IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática)
  • Educação Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: o que pensam os professores (XII Conferência Interamericana de Educación Matemática)
  • Recursos metodológicos para o ensino e a aprendizagem: a relação entre a matemática e a literatura infantil (IX Encontro Nacional de Educação Matemática)
  • Utilizando o software cabri geométre II como metodologia de ensino (IX Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2006 (Total: 3)
  • A Aprendizagem da Docência na Formação Inicial: a situação de compartilhamento (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul)
  • A Metodologia do Ensino da Matemática no Currículo de Formação Inicial de Professores: um estudo de caso (VII REUNIÃO DE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA DO CONE SUL)
  • Conhecimentos, saberes e aprendizagem docente: um desafio para a formação inicial de professores (III Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares e VII Coloquio sobre questòes curriculares)
    2005 (Total: 10)
  • A educação escolar no oeste catarinense no início do século XX frente a nacionalização do ensino (VII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - CIHELA)
  • A Educação Matemática nas Séries Iniciais: Caracterização a Partir das Concepções dos Professores (IV Jornada de Educação Matemática)
  • Aprendizagem Docente na Prática Pedagógica do Ensino de Matemática, Desenvolvida na Formação Inicial (V CIBEM - Congresso Ibero-americano de Educação Matemática)
  • Ciências naturais nas séries iniciais: características e demandas no ensino de ciências (V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-ENPEC)
  • Da natureza às formas humanizadas: uma metodologia para o ensino de geometria na Educação Infantil e Séries Iniciais (IV Semana Acadêmica de Matemática - A formação do profesor de matemática sob diversos olhares)
  • Desvelando o caminhar da formação de professores a partir dos anos 30 (III Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
  • Ensinar e Aprender Matemática: alguns aspectos sobre a aprendizagem da docência na formação inicial de professores (28a Reunião da Associação Nacional de Pos-Graduação e Pesquisa em Educação)
  • Os primeiros inesperados da prática pedagógica na formação inicial de professores em matemática (XI EBEM - Encontro Baiano de Educação Matemática)
  • Práticas pedagógicas dos professores das séries iniciais do ensino fundamental- dificuldades e problemas em relação a ciências naturais: em pauta a matemática (III Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
  • Retratos de um profissional em crise: o docente em tempo de mudanças. (VII Congresso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana)
    2004 (Total: 4)
  • Clube de Matemática: a formação inicial de professores e o estágio compartilhado (VIII ENEM-Encontro Nacional de Educação matemática)
  • Espaços de aprendizagem na perspectiva da teoria da atividade (XII ENDIPE -Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • O estágio compartilhado constituído como atividade de aprendizagem docente (VII Encontro Paulista de Educação Matemática)
  • Uma experiência que vem se consolidando: GEM-Grupo de Estudos de Matemática da Região de Concórdia - SC (VIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2003 (Total: 1)
  • O ensino de geometria na educação infantil e nas séries iniciais através da arte (V Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2002 (Total: 1)
  • A formação de professores e o estágio compartilhado (VII Encontro Paranaense de Educação Matemática)
    2001 (Total: 1)
  • Clube de Matemática (IV Encontro Catarinense de Educação Matemática)
    1998 (Total: 1)
  • Colonização Teuto-brasileira e Educação Matemática (VI Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2019 (Total: 14)
  • doi A ATIVIDADE DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DO FUTURO PROFESSOR - ISBN: 978-85-5722-347-9 - DOI: 10.29327/111320 (III Colóquio GEPAPe)
  • A formação de professores de matemática no rio grande do sul: reflexões e possibilidades (XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E DO VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR)
  • A formação do futuro professor de matemática no contexto do Estágio Supervisionado - ISBN 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
  • Álgebra nos anos iniciais: formação inicial do professor que ensina matemática - ISBN 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
  • CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA- ISBN: 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS FORMATIVOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA- ISSN: 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
  • Futuros professores de matemática em formação: alguns princípios orientadores- ISSN: 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
  • Impactos na formação inicial: as matrizes curriculares do curso de licenciatura em matemática (XII Seminário Internacional de Educação Superior; VII Seminário de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • Medidas no Ensino Fundamental: o que se ensina na escola? ISBN 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
  • O Jogo Fantan como proposta para o ensino de Matemática (XII Seminário Internacional de Educação Superior, VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
  • PARA ALÉM DA SÍNTESE COLETIVA: a organização do ensino orientada ao pleno desenvolvimento lógico-histórico de conceitos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental - ISBN: 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
  • SITUAÇÕES EMERGENTES NA SALA DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA ENSINAR MATEMÁTICA (XII Seminário Interacional de Educação Superior VII Seminário Internacional de Políticas Públicas)
  • Um olhar para as matrizes curriculares do curso de matemática licenciatura da universidade federal de Santa Maria: reflexões sobre a formação inicial de professores - ISBN 978-85-5722-347-9 (III Colóquio Gepape)
  • Vivências no espaço escolar infantil: as práticas pedagógicas de acadêmicas em formação inicial Andressa (XII Seminário Internacional de Educação Superior e o VII Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior)
    2018 (Total: 4)
  • Aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural: alguns apontamentos - ISBN: 978-85-53168-15-6 (IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov)
  • De aluno a professor: a mudança de atividade do futuro professor de Matemática - ISBN: 978-85-53168-15-6 (IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov)
  • Ensino Desenvolvimental em pesquisas sobre geometria - ISBN: 978-85-53168-15-6 (IV Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: Sistema Elkonin-Davidov)
  • O JOGO DOS CUBINHOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO - ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
    2017 (Total: 2)
  • Formação de professores que ensinam matemática: produções atuais que abordam o conceito de medida (VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática)
  • O projeto orientador de atividade: movimentos de formação docente no Clube de Matemática (Colóquio GEPAPe 2017: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre atividade Pedagógica)
    2016 (Total: 3)
  • Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Matemática: espaço de interação entre teoria e prática? (III Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática)
  • Formação inicial de professores de Matemática: de que formação falamos? (XXX Jornada Acadêmica Integrada - JAI)
  • Relações estabelecidas no movimento de aprendizagem da docência por futuros professores de matemática (III Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática)
    2015 (Total: 6)
  • A HORTA DE TIA ANASTÁCIA: UMA EXPERIÊNCIA EM INICIAÇÃO A DOCÊNCIA SOBRE O CONCEITO DE MEDIDA (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Aprendendo a medir a passagem do tempo: experiências do PIBID Interdiscipinar Educação Matemática nos anos iniciais (1o Encontro PIBID/PARFOR/ENLICSUL)
  • AS MEDIDAS DE TEMPO E A CONSTRUÇÃO DA AMPULHETA (XXX Jornada Acadêmica Integrada - UFSM)
  • Da natureza às formas geométricas: uma unidade de ensino sobre geometria (1o Encontro PIBID/PARFOR/ENLICSUL)
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática ? GEPEMAT/UFSM (VII Simpósio sobre formação de professores - ISSN:2175-9162)
  • MEDIDAS DE COMPRIMENTO: EXPERIÊNCIAS COM O USO DE JOGOS (XXX Jornada Acadêmica Integrada)
    2014 (Total: 1)
  • Observatório da Educação e formação de professores: relato de investigações: A formação de futuros professores no contexto de um projeto de educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (XVII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
    2013 (Total: 1)
  • Formação de professores no curso de licenciatura em matemática: uma pesquisa com licenciandos da ufsm- ISSN 2318-7271 (Congresso Internacional de Ensino da Matemática)
    2011 (Total: 2)
  • Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Santa Maria e os índices do IDEB: o que representam os números? (II Congresso Nacional de Educação Matemática)
  • Pensando na educação matemática dos anos iniciais: alguns apontamentos (XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática)
    2007 (Total: 1)
  • A Educação Infantil e o Ensino Fundamental no oeste de Santa Catarina: sistematização e análise dos indicadores educacionais da região (VI Seminário de Iniciação Científica e V Seminário de Pesquisa)
    2006 (Total: 1)
  • A prática pedagógica e a metodologia do ensino da matemática na formação do professor de 1a a 4a série do ensino fundamental na 9a GEREI (III MIEPE- Mostra integrada de ensino, pesquisa e extensão da UNOESC)
    2005 (Total: 1)
  • Concepçõe e Práticas dos Professores das Séries Iniciais da Região da AMMOC: Caracterização do Ensino de Matemática, suas dificuldadese problemas (IV Seminário de Iniciação Científica-IIISeminário de Pesquisa- II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    1995 (Total: 1)
  • Do coeficiente angular da reta ao conceito de diferencial, crítica ao ensino atual e proposta alternativa (V Encontro Nacional de Educação Matemática)
    2018 (Total: 2)
  • CLUBE DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática)
  • FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA - ISSN 2316-7785 (VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaucho de Educação Matemática)
    2017 (Total: 8)
  • CONFIGURAÇÃO RETANGULAR: UMA MANEIRA EFICIENTE E RÁPIDA PARA AJUDAR CHAPEUZINHO VERMELHO NO CHÁ DA VOVÓ-ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
  • DO SENHOR GAMA AO PEBOLIM: ACOMPANHANDO A PASSAGEM DO TEMPO-ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: PRODUÇÕES ATUAIS QUE ABORDAM O CONCEITO DE MEDIDAS (VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática)
  • FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS- ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
  • JOGOS PEDAGÓGICOS COMO RECURSO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE MEDIDAS DE TEMPO- ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
  • MULTIPLICANDO SABERES ATRAVÉS DO REGISTRO DO JOGO - ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
  • O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA- ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
  • VIAJAR EM SALA DE AULA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDER MATEMÁTICA- ISBN:978-85-8167-205-2 (II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VI Seminário Institucional do PIBID Univates e III Seminário Observatório da Educação Univates: formação de professores e educação básica - ISBN:978-85-8167-205-2)
    2016 (Total: 1)
  • APRENDER MATEMÁTICA PODE SERDIVERTIDO: TRILHA DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO (Escola de Inverno de Educação Matemática)
    2014 (Total: 2)
  • Circuito de jogos: um experiência de ensino e aprendizagem sobre o conceito de multiplicação (IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional PIBID-Matemática - ISSN - 2316-7785)
  • Jogos no ensino da matemática nos anos iniciais: uma experiência com agrupamento (IV Escola de Inverno de Educação Matemática e II Encontro Nacional PIBID-Matemática - ISSN - 2316-7785)
    2010 (Total: 2)
  • Aprender a ser professor: contribuições do Clube de Matemática (X Encontro Sobre Investigação na Escola)
  • Tira-põe: um jogo para trabalhar com a multiplicação e a divisão (X Encontro Sobre Investigação na Escola)
    2009 (Total: 5)
  • A Literatura Infantil no Ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IX Encontro sobre Investigaação na Escola)
  • Batalha Naval da Matemática: Uma Experiência Compartilhada (IX Encontro Sobre Investigação Na Escola)
  • Materiais didático-pedagógicos no ensino e aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental (24º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
  • O Jogo como Recurso Metodológico para o ensino e a Aprendizagem da Adição (IX Encontro Sobre Investigação na Escola)
  • Os Signos Operatórios e Seus Significados na Visão dos Alunos (IX Encontro sobre Investigação na Escola)

Produção Técnica

    2019 (Total: 4)
  • Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume 1 ? Estatística - ISBN: 978-85-85367-28-2
  • Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume 2 ? Medidas - ISBN: 978-85-85367-29-9
  • Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume 3 ? Números e operações - ISBN: 978-85-85367-30-5
  • Atividades para o ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Volume 4 ? Geometria - ISBN: 978-85-85367-31-2
    2011 (Total: 1)
  • Tratamento da Informação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental- Coleção:Cadernos do LEMA
    2010 (Total: 2)
  • As Operações Básicas
  • Coleção Educação Matemática na Escola Básica
    1998 (Total: 1)
  • Proposta Curricular de Santa Catarina - Matemática
    2013 (Total: 1)
  • Revista Perspectivas da Educação Matemática - Número Temático 'Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural'
    2020 (Total: 1)
  • VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática
    2018 (Total: 1)
  • VI Escola de Inverno de Educação Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática
    2017 (Total: 1)
  • VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática
    2014 (Total: 2)
  • II Seminário de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática
  • IV Seminário OBEDUC: Educação Matemática nos anos inicias do ensino fundamental: princípios e práticas da organização do ensino
    2013 (Total: 1)
  • I Seminário de Práticas e Pesquisas em Educação Matemática
    2012 (Total: 1)
  • III Escola de Inverno de Educaçaão matemática e I Encontro nacional PIBID-Matemática
    2010 (Total: 1)
  • II Escola de Inverno de Educação Matemática
    2013 (Total: 1)
  • Os princípios da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino de matemática nos anos iniciais
    2020 (Total: 3)
  • Matemática no Ensino Médio
  • Medidas no Ensino Fundamental: o que se ensina na escola?
  • Oficinas Pedagógicas de Matemática-Ensino Médio-2
    2019 (Total: 1)
  • Oficinas Pedagógicas de Matemática ? Ensino Médio
    2018 (Total: 3)
  • Conhecendo a matemática ensinada nos anos inicias
  • Geometria e movimento lógico-históricos de seus conceitos
  • Oficinas Pedagógicas de Matemática
    2017 (Total: 1)
  • Tópicos Especiais: Teoria histórico-cultural e Educação Matemática: discussões iniciais, no curso de Mestrado, em regime concentrado,
    2016 (Total: 1)
  • Educação Matemática e a Teoria Histórico-Cultural: princípios norteadores para o ensino e a pesquisa
    2014 (Total: 4)
  • Educação Matemática no Ensino Fundamental: Constituindo um espaço de formação
  • Matemática e o resgate de Rapunzel
  • Matemática: conhecimento historicamente produzido pelo homem e instrumento de humanização
  • Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa
    2013 (Total: 3)
  • Dobrando e aprendendo matemática
  • Jogando e aprendendo matemática
  • O uso de materiais didáticos: proposta para o ensino de matemática
    2012 (Total: 2)
  • Das formas da natureza às formas humanizadas: a geometria que representa o mundo
  • Educação matemática: práticas em sala de aula
    2011 (Total: 1)
  • O sítio animado: geometria e dobraduras
    2010 (Total: 1)
  • Educação Matemática nso Anos Iniciais do Ensino Fundamental: discuntindo algumas práticas
    2009 (Total: 2)
  • Dobrando e desdobrando: a geometria através de círculos
  • Explorando a matemática com novos instrumentos: a geometria através de dobraduras
    2008 (Total: 2)
  • Arte, Literatura e suas Contribuições para o Ensino e a Aprendizagem da matemática
  • Trigonometria no ensino fundamental: aspectos teóricos e práticos
    2007 (Total: 3)
  • Curso de Capacitação para Professores no Município de Abdon Batista
  • Curso de formação inicial para alfabetizadores, coordenadores-alfabetizadores e intérprete de libras do Programa Brasil/Santa Catarina Alfabetiza
  • Histórias, narrativas, literatura e matemática
    2006 (Total: 1)
  • Formação de Professores de Educação Infantil: o lúdico e o processo de ensino e aprendizagem
    2005 (Total: 2)
  • Da Natureza às Formas Humanizadas: uma metodologia para o ensino de geometria na educação infantil e séries iniciais
  • O desafio da Matemática
    2004 (Total: 1)
  • Tendências Pedagógicas e Metodologias em Áreas Específicas do Conhecimento
    2003 (Total: 2)
  • Clube de Matemática: um espaço de formação do professor
  • O ensino de geometria na educação infantil e séries iniciais através da arte
    2000 (Total: 1)
  • Curso para Educadores das Escolas Indígenas de Santa Catarina
    1999 (Total: 2)
  • Curso de Formação/Capacitação e Habilitação para Professores das Séries Iniciais do Contexto Indígena Kokleng e Kaingang
  • Curso: Construção de um Currículo Diferenciado para a Educação Indígena
    1998 (Total: 2)
  • Curso de Capacitação, Aperfeiçoamento e Atualização na Área de Matemática
  • Curso de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores
    1997 (Total: 1)
  • Implementação da Proposta Curricular de Santa Catarina - Séries Iniciais
    1996 (Total: 7)
  • Curso de Atualização para professores que Atuam na Fase Inicial da Alfabetização
  • Curso de Atualização para Professores de 3a e 4a série
  • Curso de Atualização para Professores que Atuam na Fase Inicial da Alfabetização
  • Curso de Capacitação Descentralizada para Professores de Matemática do Ensino Fundamental
  • Curso Implementação da Proposta Curricular
  • Curso: Implementação da Proposta Curricular
  • Curso0 de Implementação da Proposta Curricular de 5a a 8a Série
    1991 (Total: 2)
  • Educação Matemática de 5a a 8a série
  • Proposta Curricular para Matemática
    1988 (Total: 1)
  • Curso de Prevenç´~ao ao Uso Indevido de Drogas
    2020 (Total: 1)
  • Formação de professores que ensinam matemática na educação infantil e anos iniciais referendada na teoria histórico-cultural
    2018 (Total: 1)
  • A atividade Orientadora de Ensino e a atividade de Iniciação a Docência de futuros professores que ensinam matemática: alguns apontamentos
    2017 (Total: 2)
  • Formação de professores que ensinam matemática no âmbito de um projeto do PIBID: alguns apontamentos
  • O que dizem as pesquisas brasileiras sobre Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática
    2015 (Total: 1)
  • Professores dos anos iniciais: organização do ensino e formação
    2010 (Total: 5)
  • Desvendando a divisão: discussões sobre uma proposta para ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre a Atividade Orientadora de Ensino
  • Ensino de matemática e formação docente: um estudo sobre o que pensam professores dos anos iniciais do ensino fundamental
  • Espaço de Formação de Professores: Analisando Experiências
  • Formação Universitária de Professores para os anos iniciais do ensino fundamental e Matemática: alguns apontamentos
    2009 (Total: 7)
  • A Literatura Infantil no Ensino de Matemática Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • A PED _ práticas educativas em pedagogia constituindo um espaço de formação de professores: o caso de uma experiência em alfabetização matemática
  • Alguns apontamentos sobre o uso da linguagem escrita no ensino e na aprendizagem em Educação Matemática
  • As Linguagens de Comunicação e sua Contribuição para a Educação
  • Contando a história da arte dos mosaicos
  • Futuros professores de matemática desenvolvendo atividades pedagógicas não formais
  • Mandala: uma abordagem pedagógica no ensino-aprendizagem da Matemática
    2008 (Total: 2)
  • A construção da docência na educação a distância: umestudo de caso
  • Programa de Alfabetização Regional da UNOESC: contribuições na formação de professores de Matemática
    2018 (Total: 3)
  • Mesa Redonda - Educação Matemática: O Pibid e algumas experiências interdisciplinares
  • Mesa Redonda: Sistema Elkonin-Davidov: as teorias da modelagem, da ascensão do abstrato ao concreto e da formação de professores
  • Painel: Formação docente e processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica
    2017 (Total: 1)
  • Interação entre a Universidade e a escola de Educação Básica: a experiência do GEPEMat
    2015 (Total: 1)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ALGUNS PRINCÍPIOS ORIENTADORES-ISBN: 978-85-397-0800-0
    2014 (Total: 3)
  • A formação do professor em atividade de ensino
  • Comunicação Matemática nos primeiros anos de escolarização
  • Õ protagonismo das instituições de Ensino Superior no Ensino, Pesquisa e Extensão
    2013 (Total: 1)
  • Educação Matemática nos Anos Iniciais: discutindo algumas práticas na sala de aula
    2012 (Total: 1)
  • Palestra: O PIBID no contexto Atual
    2010 (Total: 1)
  • Ser professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e perspectivas
    2009 (Total: 1)
  • Pentragama: qual a sua história?
    2007 (Total: 1)
  • Formação de Professores e a Prática docente
    2005 (Total: 1)
  • A Matemática no 1o e 2o Ciclo do Ensino Fundamental
    2020 (Total: 1)
  • Trilhas, tramas e rumos do núcleo Rio Grande do Sul, Goiânia, Espírito Santo e Rio grande do Norte
    2015 (Total: 1)
  • Trabalho coletivo e organização do ensino de matemática: princípios e práticas
    2020 (Total: 2)
  • ?As operações matemáticas
  • Multiplicação e divisão: aspectos teóricos e metodológicos
    2015 (Total: 1)
  • Projeto formativo na atividade pedagógica do professor que ensina matemática
    2020 (Total: 3)
  • Relatório final do projeto: A licenciatura em Matemática em questão: de que formação falamos?
  • Relatório Final do projeto: Matemática na Educação Infantil? O jogo como orientador da atividade pedagógico
  • Relatório parcial do projeto: Atividade Pedagógica: entrelaces do Ensino e da Aprendizagem na Educação Básica
    2018 (Total: 2)
  • Relatório do projeto Matemática na Educação Infantil? O jogo como orientador da atividade pedagógico
  • Relatório parcial do projeto A licenciatura em matemática em questão: de que formação falamos
    2017 (Total: 1)
  • Relatório parcial do projeto A licenciatura em matemática em questão: de que formação falamos?
    2016 (Total: 1)
  • Relatório parcial do projeto A licenciatura em matemática em questão: de que formação falamos?
    2015 (Total: 1)
  • Relatório do projeto: Educação Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas da organização do ensino
    2012 (Total: 2)
  • Relatorio Parcial-A Educação Matemática e a teoria histórico-cultural
  • Relatório Parcial- A Educação Matemática nos anaos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas da organização do ensino
    2011 (Total: 2)
  • A formação do professor de Educação Básica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na UFSM
  • Atividade Orientadora de EnsinoAtividade Orientadora de Ensino: Contribuições para a Educação Matemática no Ensino Fundamental : Contribuições para a Educação Matemática no Ensino Fundamental
    2010 (Total: 4)
  • Relatório parcial do projeto: A prática pedagógica do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Relatório parcial do projeto: Atividade Orientadora de Ensino: Contribuições para a Educação Matemática no Ensino Fundamental
  • Relatório Parcial do projeto de Extensão: Educação Matematica Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental : o Clube de Matemática da UFSM
  • Relatório Parcial do projeto: Materiais Didático-Pedagógicos para o Ensino e a Aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    2009 (Total: 1)
  • A prática pedagógica dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em Santa Maria
    2008 (Total: 2)
  • Aprendizagem docente na organização do ensino em uma proposta docente que envolve Matemática e Literatura
  • Educação infantil e o ensino fundamental no oeste de Santa Catarina : análise dos indicadores educacionais da região
    2007 (Total: 3)
  • A Educação Infantil e Ensino Fundamental no Oeste de Santa Catarina: sistematização dos indicadores educacionais da região
  • Ensino e aprendizagem em educação matemática : contribuições da literatura infantil
  • Laboratório de ensino da UNOESC - Joaçaba : a constituição de um espaço de aprendizagem
    2006 (Total: 1)
  • Prática pedagógica e Metodologia do Ensino da Matemática na Formação do Professor de 1a a 4a série do Ensino Fundamental da 9a GEREI
    2005 (Total: 1)
  • Concepções e práticas dos professores das séries iniciais da região da Ammoc : caracterização do ensino de matemática, suas dificuldades e problemas
    1998 (Total: 1)
  • Secretaria de Estado da Educação e do Desporto
    2010 (Total: 1)
  • Parecer Técnico UNOPAR
    2020 (Total: 3)
  • Mostra de Boas Práticas no Ensino de Matemática Durante as Aulas Remotas ? Online
  • Relatório de projeto de pesquisa
  • VI Fórum Regional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática - Coordenadora do GD-3 Prática Como Componente Curricular
    2019 (Total: 1)
  • Parecerista do I Fórum Catarinense das Licenciaturas que formam professores que Ensinam Matemática
    2018 (Total: 4)
  • Avaliador da 33ª JAI/UFSM
  • Comitê Científica de evento: VI EIEMat e XIII EGEM
  • Comitê Científica de evento: VII Jornada Nacional de Educação Matemática
  • Coordenador Sessão de Diálogos Educacionais na VI JNEM e XX JREM
    2017 (Total: 2)
  • Comitê Científica de Evento
  • Coordenador de Grupo de Discussão
    2016 (Total: 3)
  • Coordenador de palestra´em Evento Científico
  • Membro de Comitê Eleitoral Setorial, para coordenar a Eleição Setorial para Delegados Estatuintes do Centro de Educação
  • Parecerista Ad hoc revista Diálogos Educacionais- ISSN: 1981-416X
    2015 (Total: 1)
  • Membro de Comitê Cientifica do X EGEM
    2014 (Total: 2)
  • Membro de Comissão Científica - IV Escola de Inverno de Educação Matemática
  • Palestra: Atividade Orientadora de Ensino
    2013 (Total: 3)
  • Articuladora de Grupo de Discussão
  • Coordenação de sessão de comunicação oral no XI Encontro Nacional de Educação Matemática
  • Mediador de apresentação oral no XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul
    2012 (Total: 6)
  • 'Fóruns de Educação Matemática'
  • Articuladora de Grupo de Discussão no II Fórum de Discussão sobre Parâmetros Balizadores em Educação Matemática
  • Coordenador de Grupo de Discussão
  • Mediador de mesa Redonda
  • Mediador de Mesa Redonda
  • Membro de Comissão Científica de Evento
    2011 (Total: 7)
  • 'Cadernos do LEMA'
  • Avaliador de trabalhos -JAI
  • Coordenação de Grupo de discussão
  • Coordenação de Grupo de Trabalho em evento
  • Mediador de Painel
  • Membro de Comissão Científico
  • Participação em painel
    2009 (Total: 2)
  • Congresso da Academia Trinacional de Ciências
  • X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação matemática
    2007 (Total: 1)
  • I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional de Educação
    2006 (Total: 1)
  • III Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão - III MIEPE
    2005 (Total: 1)
  • IV Jornada Catarinense de Educação Matemática
    1996 (Total: 1)
  • Secretaria de Estado da Educação e do Desporto
    1995 (Total: 1)
  • 1o Ciclo de Estudos e Palestras em Educação Matemática
    2020 (Total: 5)
  • Parecerista Ad Hoc da revista Revista Latinoamericana de Educación Comparada (RELEC)
  • Parecerista Ad Hoc da revista Revista Paranaense de Educação Matemática (ISSN 2238-5800 Online),
  • Parecerista Ad Hoc da revista Roteiro
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação
  • Pareceristaad hoc do periódico Boletim online de Educação Matemática ? BOEM
    2019 (Total: 6)
  • Parecerista Ad Hoc da revista Actio - Docência no Ensino de Ciências
  • Parecerista Ad Hoc da revista BOEM - Boletim de Educação Matemática
  • Parecerista Ad Hoc Revista Paranaense de Educaação Matemática
  • Parecerista Ad Hoc Revista: Educação
  • Parecerista Ad Hoc Revista: Educação Matemática em Revista - Nacional
  • Parecerista Ad Hoc Revista: Educação Matemática em Revista - RS
    2018 (Total: 9)
  • Parecerista Ad Hoc IV Colóquio Internacional de Ensino Desenvolvimental: sistema Elkonin- Davidov,
  • Parecerista Ad Hoc revista: Educação
  • Parecerista Ad Hoc Revista: Educação Matemática em Revista - RS
  • Parecerista Ad Hoc VI EIEMat e XIII EGEM
  • Parecerista Ad Hoc XV Conferencia Interamericana de Educación Matemática
  • Parecerista Ad Hod do VII SIPEM
  • Parecerista As Hoc VII Jornada Nacional de Educação Matemática
  • Parecrista Ad Hoc revista: Perspectivas da Educação Matemática
  • Parecrista Ad Hoc revista: Roteiro
    2017 (Total: 8)
  • Avaliador da 32ª Jornada Acadêmica Integrada
  • Parecerista Ad hoc- Revista Obutchénie
  • Parecerista Ad Hoc - Educação Matemática em Revista -ISSN 2317-904X
  • Parecerista Ad Hoc - VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA
  • Parecerista Ad Hoc da revista REVECUC - ISSN 1982-7199
  • Parecerista Ad Hoc do VI EnGEM-Encontro Goiano de Educação Matemática
  • Parecerista Ad-Hoc - XIII Encontro Paulista de Educação Matemática
  • Parecrista Ad Hoc - Revista Zetetiké - e-ISSN: 2176-1744
    2016 (Total: 3)
  • Parecerista ad doc - Revista REVEDUC - ISSN 1982-7199
  • Parecerista ad-hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul
  • Parecerista Ad hoc Revista Educação do Centro de Educação
    2015 (Total: 13)
  • Avaliador na 30 Jornada Acadêmica Integrada - JAI
  • Paracerista ad-hoc no VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
  • Parecerista ad doc - Revista Olhares - no. 1, vol. 3 - 2015
  • Parecerista ad-hoc de trabalho cientifico
  • Parecerista ad-hoc revista Revista Teoria e Prática da Educação - ISSN 1415-837X
  • Parecerista ad-hoc Revista Perspectivas da Educação Matemática- ISSN 1982-7652
  • Parecerista ad-hoc REvista Educação Matemática em Revista -RS- ISSN: 1518 ? 8221
  • Parecerista ad-hoc XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática
  • Parecerista Ad-hoc Revista Ciência e Natura - ISSN: 2179-460X
  • Parecerista Ad-hoc Revista: EDucação Matemática em Revista- ISSN: 2317-904X
  • Parecerista do XII Encontro Goiano de Educação Matemática
  • Pareceristas Ad Hoc na análise de obra para publicação
  • Participação no Comitê avaliador de Relatório de Iniciação Científica - FEUSP
    2014 (Total: 9)
  • Consultora Ad Hoc em projetos de pesquisa do Programa de Iniciação Científica ? PIC
  • Parecerista - IV Escola de Inverno de Educaação Matemática
  • Parecerista ad doc - II Encontro de Educação Matemática nos anos iniciais
  • Parecerista ad doc - Revista Olhares
  • Parecerista ad doc da Faculdade de Educação da USP
  • Parecerista ad hoc - revista Educação
  • Parecerista ad hoc - Revista Perspectivas da Educação Matemática
  • Parecerista ad hoc - XIX Encontro Nacional de Grupos PET
  • Parecerista na X Anped Sul
    2013 (Total: 4)
  • Consultora Ad-hoc na avaliação de projetos de pesquisa PIBIC/UNESC
  • Parecerista ad-hoc REVEDUC- ISSN 1982-7199
  • Parecerista Ad-hoc da Revista Olhares - ISSN: : 2317-7853
  • Parecerista Ad-hoc do XIX Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul
    2012 (Total: 7)
  • Parecerista ad-hoc revista Roteiro
  • Parecerista ad-hoc revista Sociais e Humanas
  • Parecerista Ad-hoc revista Reflexão e Ação
  • Parecerista Ad-hoc- Revista da SBEM-RS
  • Parecerista Ad-hoc- Revista Olhares
  • Parecerista IIIEIEMat e IENPIBIDMatematica
  • Parecerista- IV SIPEM
    2011 (Total: 3)
  • Parecerista ad hoc II Congresso Nacional de Educação matemática e IX Encontro Regional de Educação matemática
  • Parecerista ad hoc- Revista Roteiro
  • Precerist ad hoc -Revista Perspectivas da Educação Matematica
    2010 (Total: 5)
  • Anped Sul 2010
  • Parecerista ad hoc Revista Roteiro
  • Parecerista Ad-hoc-Revista Roteiro
  • Parecrista Ad-hoc Educação Matemática em Revista - RS
  • X Encontro Nacional de Educação Matemática
    2009 (Total: 3)
  • Congresso da Acadêmia Trinacional de Ciências
  • Parecerista ad-hoc-Educação Matemática em Revista - RS
  • Perecrista ad-hoc-Educação Matemática em Revista - RS
    2008 (Total: 1)
  • VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL
    2007 (Total: 1)
  • I Colóquio Internacional em Educação e VII Seminário Regional de Educação

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2020 (Total: 2)
  • Aprendizagens de futuros professores que ensinam matemática no contexto de um experimento formativo sobre medidas
  • Do aprender ao ensinar álgebra: formação de futuros professores que ensinam matemática
    2019 (Total: 4)
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
  • FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM APRENDIZAGEM PARA O ENSINO NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESPAÇO FORMATIVO
  • MATEMÁTICA E INFÂNCIA: O JOGO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
  • reflexões sobre formação de professores que ensinam matemática a partir da organização de ensino de ângulo
    2018 (Total: 2)
  • a formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
  • De estudante a professor: a formação do futuro professor de matemática no contexto do estágio supervisionado
    2017 (Total: 3)
  • O movimento de ensinar e aprender álgebra no ensino Ensino Ffundamental
  • O planejamento e a atividade principal da criança: vivências de futuras professoras na educação infantil
  • Pprocesso formativo de professores: da experiência do Clube de Matemática à regência de classe
    2016 (Total: 1)
  • Construção de saberes na formação inicial de professores: diálogos com professoras de matemática em início de carreira
    2015 (Total: 3)
  • A organização do ensino de Matemática no contexto de inclusão
  • Como entendemos a matemática ensinada nos anos iniciais? Com a palavra os licenciandos em Matemática
  • Professores dos anos iniciais do ensino fundamental em formação: um olhar a partir de discussões sobre o sistema de numeração decimal no contexto do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
    2014 (Total: 3)
  • A avaliação do movimento de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
  • A formação do professor no movimento de organização da atividade orientadora de ensino
  • A organização do ensino de medidas para os anos iniciais do ensino fundamental: aprendendo a ser professor
    2013 (Total: 2)
  • A Atividade Orientadora de Ensino como organizadora do trabalho docente em matemática: a experiência do Clube de Matemática na formação dos professores dos anos iniciais
  • FUTUROS PROFESSORES ORGANIZANDO O ENSINO: O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
    2012 (Total: 3)
  • A formação do professor no movimento de organização da atividade orientadora de ensino
  • Aavaliação em Eeducação Mmatemática nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para a organização do ensino
  • Aprendendo a ser professor: a organização do ensino de matemática através de atividades orientadoras de ensino
    2008 (Total: 2)
  • A construção da docência na educação à distância: um estudo de caso na Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • A Formação do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e o Ensino de Matemática: um estudo de caso
    2021 (Total: 1)
  • A Significação do Ensino de Ciências da Natureza nos Anos Iniciais: implicações do Espaço Formativo Compartilhado para a Formação de Professores
    2020 (Total: 1)
  • ?A AUTO-ORGANIZAÇÃO DE UM ESPAÇO SOCIAL PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: manifestações de coletividade
    2018 (Total: 1)
  • Constituindo-se professor de matemática: relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado determinantes da aprendizagem da docência
    2017 (Total: 3)
  • A formação de futuros professores de matemática: o movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas
  • A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito DO PIBID ? Interdisciplinar Educação Matemática
  • Os movimentos de formação docente no projeto orientador de atividade
    2019 (Total: 3)
  • Área e perímetro: alguns apontamentos na perspectivas de licenciados em matemática
  • Desistir de desistir: os fatores que influenciam na permanência dos alunos do curso de licenciatura em matemática na UFSM
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDER E MEDIAR NOÇÕES BÁSICAS DE GRÁFICOS
    2018 (Total: 3)
  • ensino e aprendizagem de função no 1º ano do ensino médio
  • O princípio fundamental da contagem: uma proposta de ensino para a educação básica
  • Situações emergentes da sala de aula na Educação Infantil: vivências matemáticas com crianças de cinco e seis anos
    2017 (Total: 2)
  • A Atividade Orientadora dDe Ensino: uma proposta teórico - metodológica envolvendo medida de tempo no âmbito do PIBID/InterdEM
  • O Clube de Matemática como desencadeador da aprendizagem docente: uma experiência com os conceitos de volume e capacidade nos anos iniciais
    2016 (Total: 3)
  • Aprendizagem matemática nos anos iniciais: o jogo como desencadeador de aprendizagem
  • Desafios e possibilidades da atividade orientadora de ensino com conteúdos matemático em uma turma de educação de jovens e adultos
  • Matemática na infância: geometria, jogos e literatura infantil
    2015 (Total: 1)
  • Vivências e experiências em Educação Matemática: o que dizem as bolsistas de iniciação a docência do PIBID Interdisciplinar Educação Matemática
    2013 (Total: 4)
  • Fracasso escolar em Educação matemática
  • O ensino d egrandezas e medidas nos anos iniciais
  • O ensino de estatística nos anos iniciais do ensino fundamental
  • Provinha brasil de matemática e escola: o que perpassa por essas duas ações?
    2010 (Total: 3)
  • A organização do ensino e os saberes da docência: o caso de professoras alfabetizadoras
  • A relação entre as disciplinas da graduação e os estágios no curso de Pedagogia da UFSM
  • Jogos e educação matemática