Amarildo Luiz Trevisan

Descrição:

Professor Titular de Filosofia da Educação do PPG Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professor Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS); Pesquisador PQ do CNPq desde 2001 (atualmente PQ 1D-CNPq). Consultor/Avaliador de projetos CNPq, CAPES, INEP e FAPESB. Formação: Pós-Doutor em Humanidades - Universidade Carlos III de Madri (UC3M - 2014-2015, com apoio do CNPq); Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2000, com apoio da CAPES e FAPERGS); Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1992, com apoio da CAPES); Especialista em História (FUBRAE - Goiânia 1986); Graduado em Filosofia - Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS, 1982). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - PPGE/UFSM (2012-2014); Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - PPGE/UFSM (2011). Membro do Comitê de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSM (2019-2020); Membro do Comitê de Iniciação Científica da UFSM (2020-2021); Membro do GT Filosofia da Educação da ANPEd desde 1997, Membro do Comitê Científico da ANPEd Nacional (2010-2011); Membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior da Rede CLACSO - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais; Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE e da Associación Latinoamericana de Filosofia de la Educación - ALFE; Membro do Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidé; Membro da Comissão Organizadora e Científica do SENAFE e SEINFE - Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação: Confluências - UFSM (6ª ed.); Membro do Comitê CT-Infra da UFSM (2014-2018); Coordenador do Eixo 12 - Filosofia da Educação, ANPEd Sul 2016-2018; Membro do Conselho Editorial da Editora da UFSM (2019-2020; 2020-2021), Editora Nova Harmonia (São Leopoldo - RS), Revista Imagens da Educação (UEM), Revista Perspectiva (URI). Revisor de periódicos: Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPEd), Educação (UFSM), Currículo sem Fronteiras, Revista História da Educação - RHE (UFRGS), Conjecturas: Filosofia e Educação (UCS), Rizoma (UNISC), Espaço Pedagógico (UPF), Educação (PUCRS), Linhas Críticas (UnB), Impulso (UNIMEP), entre outras. Coordenador dos convênios entre a UFSM e a Universidade Carlos III, de Madrid (UC3M), Universidade Autônoma de Madri (UAM) e Universidade de Huelva (UHU) - Espanha; Líder do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (UFSM/CNPq); pesquisador do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (PUCRS/CNPq); pesquisador do Grupo de Pesquisa Internacional, vinculado à Universidade Autónoma de Madri, PR-16 Formación del Profesorado, Innovación y Complejidad en Educación (FORPROICE - UAM). Visita acadêmica na Universidade Carlos III de Madri (2013, 2014, 2015 e 2018); Universidade de Algarve, Portugal (2015); Universidade Autônoma de Madri (2015, 2018) e Universidade de Huelva, Espanha, (2015). Publicou ou organizou vários livros, capítulos e artigos sobre Filosofia e Educação, com destaque para os livros: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Mercado de Letras, 2014); Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no Contemporâneo (EDUCS, 2020, 2ª edição revista e ampliada);. Atua na área de Filosofia da Educação em interfaces com a formação de professores e a pesquisa educacional na perspectiva da hermenêutica reconstrutiva. Interessa-se pelos temas: imagem, reconhecimento, formação, catástrofe, tecnologia e violência. E-mail para contato: trevisanamarildo@gmail.com

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 27/09/2021 12:09

Nome em citações:

TREVISAN, A. L.

Email:

Não informado