Amarildo Luiz Trevisan

Descrição:

Professor Titular do PPG Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professor Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pesquisador PQ 1D-CNPq e Consultor/Avaliador de projetos CNPq, CAPES, INEP e FAPESB. Formação: Pós-Doutor em Humanidades - Universidade Carlos III de Madri (UC3M - 2014-2015); Membro atual do Conselho Editorial da Editora da UFSM; Membro atual do Conselho Científico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSM; Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2000); Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1992); Especialista em História (FUBRAE - Goiânia 1986); Graduado em Filosofia - Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS, 1982). Coordenador do Eixo 12 - Filosofia da Educação, da ANPEd Sul 2016-2018; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - PPGE/UFSM (2012-2013); Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - PPGE/UFSM (2011); Pesquisador PQ do CNPq desde 2001; Coordenador do projeto de pesquisa Catástrofe, Trauma e Resistência: A Experiência Estética na Formação de Professores, aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq Nº 14/2013 - Edital Universal 14/2013 - Faxa B; Realizou visita acadêmica e intercâmbio na Universidade Carlos III de Madri (2013, 2014 e 2015); Universidade de Algarve, Portugal (2015); Universidade Autônoma de Madri (2015) e Universidade de Huelva, Espanha, (2015); Membro do GT Filosofia da Educação da ANPEd desde 1997, Membro do Comitê Científico da ANPEd Nacional (2010-2011); Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE (2010) e da Associación Latinoamericana de Filosofia de la Educación -ALFE (2013); Organizador e Membro da Comissão Científica do SENAFE - Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências - UFSM (edições 2004, 2006, 2009, 2012; 2015); Membro do Comitê PIBIC/CNPq da UFSM (edições 2008, 2009 e 2011); Comitê CT-Infra da UFSM (2008 até o presente); Coordenador dos convênios entre a UFSM e a Universidade Carlos III, de Madrid (UC3M), Universidade Autônoma de Madri (UAM) e a Universidade de Huelva (UHU) - Espanha; Líder do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - UFSM (www.ufsm.br/gpforma) e pesquisador do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação - PUCRS (www.ufsm.br/gpracioform). Publicou ou organizou vários livros, capítulos e artigos sobre Filosofia e Educação, com destaque para os livros: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: Da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Terapia de Atlas: Pedagogia e Formação Docente na Pós-Modernidade (EDUNISC, 2004); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Editora Mercado de Letras, 2014). Atua na área de Filosofia da Educação em suas interfaces com a formação de professores e a pesquisa educacional na perspectiva da hermenêutica e da teoria crítica. Interessa-se pelos seguintes temas relacionados à Filosofia e Educação: imagem, reconhecimento, formação, catástrofe, tecnologia e violência. E-mail para contato: amarildo1.trevisan@gmail.com

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 15/10/2019 12:10

Nome em citações:

TREVISAN, A. L.

Email:

Não informado