CAMPUS SEDE – SANTA MARIA

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), idealizada e fundada pelo Professor José Mariano da Rocha Filho, é a primeira instituição de ensino superior criada no interior do Brasil. A UFSM tem sua sede na cidade de Santa Maria, RS, mais precisamente no bairro Camobi, km 9, rodovia RS-509. É na sede onde se realiza a maior parte das atividades acadêmicas e administrativas. Existem, no centro da cidade, outras unidades acadêmicas e de atendimento à comunidade.

A extensão do campus universitário é de 1.863,57 hectares, com edificações que perfazem 239.578 metros quadrados, mais 42.036 metros quadrados fora da sede, totalizando 281.614 metros quadrados de área construída.

O Campus Sede ainda possui a Casa do Estudante Universitário, com a capacidade para alojar até 1.805 estudantes, disponível mediante cadastro socioeconômico realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Além da moradia, os alunos cadastrados podem pleitear auxílio-transporte, alimentação, ensino de língua estrangeira, bolsa de assistência e monitoria remunerada. Devido à existência da UFSM, a cidade de Santa Maria é conhecida como Cidade Universitária.

Assista o video institucional no Farol

24895
estudantes
1786
docentes
2615
TAEs
328513
produções