CENTRO DE TECNOLOGIA

O Centro de Tecnologia (CT) teve sua origem, em 30 de junho de 1960, no Centro Politécnico, fundado pela Associação Santamariense Pró-Ensino Superior (ASPES). Em dezembro do mesmo ano, com a criação da Universidade, surgiu o Instituto Politécnico do Centro Politécnico, como unidade pertencente à UFSM. Em 13 de setembro de 1961, passou a chamar-se Faculdade Politécnica, sendo que em fevereiro de 1962 foi realizado o primeiro vestibular. Com a aprovação, em 12 de fevereiro de 1970, do plano de reestruturação da UFSM, a Faculdade Politécnica foi então transformada em Centro de Tecnologia.

O centro agrega 13 departamentos, 14 cursos de graduação, 06 programas de pós-graduação, 04 grupos de Programas de Ensino Tutorial (PET), 05 projetos de competição e a Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM). Atualmente, possui em sua estrutura física uma Biblioteca Setorial, Gabinete de Projetos, salas informatizadas, 16 laboratórios e três oficinas, onde acontecem os projetos Bombaja, Carancho, Fórmula e Taura Bots.

O CT tem como missão construir e difundir conhecimento, comprometido com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir para o desenvolvimento da sociedade, de modo sustentável, promovendo ensino, pesquisa e extensão, formando lideranças capazes de auxiliar o desenvolvimento social.

3827
estudantes
230
docentes
95
TAEs
31714
produções