Jose Luiz Padilha Damilano

Produção Bibliográfica

    2008 (Total: 1)
  • Política e Gestão em Educação Especial
    2005 (Total: 1)
  • Material Didático para o Curso de Graduação a Distância em Educação Especial
    2015 (Total: 1)
  • Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens (Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens)
    2004 (Total: 1)
  • ISSN Inclusão e Formação de Professores: a realidade da Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Santa Maria (Caderno de Ensino, Pesquisa e Extensão (UFSM))
    2000 (Total: 3)
  • AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS (CADERNOS AVALIAÇÃO EM REVISTA)
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CE/UFSM (CADERNOS AVALIAÇÃO EM REVISTA)
  • ISSN DESNUTRIÇÃO E APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES (CADERNOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO)
    1999 (Total: 1)
  • AVALIAÇÃO DOCENTE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CADERNOS AVALIAÇÃO EM REVISTA)
    2002 (Total: 2)
  • AFETIVIDADE COMO FATOR PREPONDERANTE NO TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS (8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • TENDÊNCIAS E TENDENCIOSIDADES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2001 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM: TRAJETÓRIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL II)
    2000 (Total: 1)
  • TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO: O RECORTE AVALIATIVO DE UM SEGMENTO (III SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO REGIÃO SUL)
    1997 (Total: 1)
  • PROJETO MOTIVACAO - DESENVOLVIMENTO GLOBAL COM ENFASE EM PSICOMOTRICI DADE E LINGUAGEM EM CRIANCAS PORTADORAS DA SINDROME DE DOWN (II CONGRESSO BRASILEIRO E I ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE SINDROME DE DOWN)
    1991 (Total: 1)
  • SAÚDE E EDUCAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR (2º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR)
    1985 (Total: 1)
  • A HIGIENE MENTAL E O PRÉ-ESCOLAR (VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR)
    2009 (Total: 2)
  • Avaliação Interna: auto-avaliação da UFSM, um recorte dos resultados a partir dos discentes dos cursos de graduação do Centro de Educação da UFSM (XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS)
  • Procurando a qualidade por meio da Avaliação dos gestores do Centro de Educação da UFSM (XXI Salão de Iniciação Científica UFRGS)
    2008 (Total: 3)
  • Os limites da avaliação institucional: o caso da UFSM em 2002 (23ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Problematizando as identidades sexuais: os discursos dos professores sobre a homossexualidade (3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 3º SBECE)
  • Um recorte do desempenho dos docentes do CE/UFSM em 2001 (23ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2007 (Total: 1)
  • Educação Especial a Distância: um relato de experiência (IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
    2006 (Total: 1)
  • O panorama da Educação Escolar dos deficientes visuais de Santa Maria (VII Congresso Internacional de Educação Popular)
    2004 (Total: 5)
  • Educação continuada e inclusão escolar: uma proposta com professores de educação infantil da rede pública municipal Santa Maria (V Congresso Internacional de Educação Popular e XIV Seminário Internacional de Educação Popular - Educar e Cuidar: Desafios e práticas)
  • Educação Infantil e Inclusão: a realidade das creches na rede pública municipal de Santa Maria- RS (XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
  • Formação de professores para a educação infantil e inclusão: uma proposta com educadores da rede pública de Santa Maria (11ª Jornada Nacional de Iniciação Científica - 56 Reunião anual da SBPC)
  • O Pensar adolescente sobre a homossexualidade (XIX Jornada Acadêmica Integrada)
  • Reflexões sobre a avaliação institucional (III Edição do Fórum Mundial da Educação - A Educação para um outro mundo possível)
    2003 (Total: 5)
  • AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Jornada Pedagógica (Re)orientando a formação de educadores: perspectivas para o ensino)
  • Avaliação Institucional: análise das Manifestações discentes (55ª Reunião Anual da SBPC)
  • Avaliação Institucional: um processo em permanente reflexão (55ª Reunião Anual da SBPC)
  • Educação Infantil e Inclusão: a realidade das creches na rede pública municipal de Santa Maria- RS (VII Seminário Internacional de Educação no Mercosul , IV Seminário Interinstitucional)
  • Formação de professores para a educação infantil e inclusão: uma proposta com educadores da rede pública de Santa Maria (XVIII Jornada Acadêmica Integrada)
    2002 (Total: 15)
  • A AFETIVIDADE NO TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS (SIMPÓSIO SESC DE ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS)
  • A importância da família na reabilitação de paralisados cerebrais (XIII Salão de Iniciação científica da UFRGS)
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS (54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC)
  • A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR COMO QUALIFICADOR DO TRABALHO COM OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC)
  • AFETIVIDADE COMO FATOR PREPONDERANTE NO TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS (8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • AMBIENTE FAMILIAR: QUALIFICANDO O TRABALHO COM PESSOAS ESPECIAIS (XIII SEMANA ACADÊMICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO)
  • ATIVIDADES RECREATIVAS E PEDAGÓGICAS PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE's) NO MUNICÍPIO DE FORMIGUEIRO - RS (XVII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • Avaliando o real e o imaginário institucional (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A REAFIRMAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DISCENTES (II SEMINÁRIO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - TEMA: A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA CIDADÃ.)
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: TENDÊNCIAS E TENDENCIOSIDADES (54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC)
  • Compartilhando Conhecimentos: A orientação como forma de qualificação (XVI Jornada Acadêmica Integrada)
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS NOTURNOS (54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC)
  • LEVANTAMENTO DE DADOS: UMA ALTERNATIVA PARA OTIMIZAR A PESQUISA (II ENCONTRO LATINO-AMERICANO PARA ESTUDOS DA CRIANÇA)
  • O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN EM UM GRUPO (54ª REUNIÃO ANUAL DO SBPC)
  • TENDÊNCIAS E TENDENCIOSIDADES DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (8ª JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
    2001 (Total: 12)
  • A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS (XII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS (IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA)
  • AVALIAÇAO INSTITUCIONAL: DESAFIOS PONTUADOS PELOS DISCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇAO DO CE/UFSM (53ª REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA)
  • AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO)
  • AVALIANDO O REAL E O IMAGINÁRIO INSTITUCIONAL (XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM)
  • COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS: A ORIENTAÇÃO COMO FORMA DE QUALIFICAÇÃO (XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM)
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CURSOS NOTURNOS (XVI JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA UFSM)
  • DESMISTIFICANDO E DIVULGANDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL COM VISTA À INCLUSÃO (I JORNADA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E II JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E MOSTRA EM EDUCAÇÃO BÁSICA)
  • ENFOCANDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MÍDIA IMPRESSA (XX CONGRESSO NACIONAL DAS APAEs)
  • O PAPEL DO EDUCADOR ESPECIAL FRENTE A ABERTURA E DEMOCRATIZAÇAO DA INSTITUIÇAO ESCOLAR (II CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍITICA E ADMINISTRAÇAO DA EDUCAÇAO: INVESTIGAÇAO, FORMAÇAO E PRÁTICAS)
  • O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN EM UM GRUPO (I JORNADA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E II JORNADA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E MOSTRA EM EDUCAÇÃO BÁSICA)
  • PRÁTICAS DOCENTES E INFRA-ESTRUTURA: DESAFIOS PARA CONSOLIDAÇAO DA GESTAO DEMOCRÁTICA NO CE/UFSM (53ª REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA)
    2000 (Total: 17)
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM A MÍDIA IMPRESSA (IX E ncontro Anual de Iniciação Científica)
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA POSSÍVEL RELAÇÃO COM A MÍDIA IMPRESSA. (I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem)
  • A VEZ E A VOZ DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO CE/UFSM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (XV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • A VEZ E A VOZ DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO CE/UFSM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (XII Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do sul)
  • AVALIAÇÃO DOCENTE DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE (I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DOCENTE (52ª Reunião Anual da SBPC)
  • Desmistificando o papel do educador especial frente a abertura e democratização da instituição escolar // A trajetória histórica de recursos humanos em educação especial na UFSM (VII JORNADAS TRANSADINAS DE APRENDIZAGEM - EDUCAÇÃO E TRABALHO NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO)
  • DESMISTIFICANDO E DIVULGANDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL (III CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE SÍNDROME DE DOWN)
  • DESMISTIFICANDO O PAPEL DO EDUCADOR ESPECIAL FRENTE A ABERTURA E DEMOCRATIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR (XV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM RESGATE HISTÓRICO NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (XV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
  • FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • O PAPEL DO EDUCADOR ESPECIAL FRENTE A ABERTURA E DEMOCRATIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR (VI Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul)
  • PRÁTICA DOCENTE E O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CE/UFSM. (I CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES)
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA E O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. (52ª Reunião Anual da SBPC)
  • PROCURANDO O PROCESSO DE QUALIDADE ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO (I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
  • SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS (I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR)
    1999 (Total: 16)
  • A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISC)
  • A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (9º CONGRESSO NACIONAL UNIDADE E DIVERSIDADE NA CONSTRUÇÃO DO III MILÊNIO)
  • A INSERÇÃO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO DE SANTA MARIA. (XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFRGS)
  • A PRÁTICA DOCENTE E SUA CONTRIBUIÇÃO NA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFRGS)
  • A PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO - POLÍTICA EDUCACIONAL NA ESCOLA BÁSICA: O DESAFIO ENTRE A CONCEPÇÃO E A OPERACIONALIZAÇÃO)
  • A TRAJETÓRIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM (FEIRA DAS PROFISSÕES - 2ª EDIÇÃO - WORDSHOP)
  • ALTERNATIVAS DE DIVULGAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL (XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • AVALIAÇÃO DOS DOCENTES SOBRE OS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: UM PROCESSO VIÁVEL A SER CONSOLIDADO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO E I CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO)
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UFSM: TRAJETÓRIA HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. (XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA /UFRGS)
  • SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN (XI SALÃO - VIII FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA/UFRGS)
  • SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS (II CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • SEXUALIDADE DO ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS. (V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNISC)
  • SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS EM INDIVÍDUOS COM SÍNDROME DE DOWN (XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
  • UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM (XIV JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA)
    1998 (Total: 2)
  • A INSERÇÃO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO DE SANTA MARIA (Iª OFICINA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFSM)
  • DESNUTRIÇÃO X APRENDIZAGEM (XIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA/UFSM)
    1995 (Total: 3)
  • METAS DE EDUCACAO ESPECIAL (II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSAO E ENSINO - UFSM)
  • O PERFIL DO ALUNO FREQUENTADOR DE CLASSES ESPECIAIS DAS ESCOLAS PUBLI CAS DE SANTA MARIA, NA VISAO DO EDUCADOR ESPECIAL (II JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSAO E ENSINO - UFSM)
  • PROJETO MOTIVAÇÃO - DESENVOLVIMENTO GLOBAL COM ÊNFASE EM PSICOMOTRICIDADE E LINGUAGEM EM CRIANÇAS PORTADORAS DE SÍNDROME DE DOWN (II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino da Universidade Federal de Santa Maria)
    2002 (Total: 2)
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA REABILITAÇÃO DE PARALISADOS CEREBRAIS (NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
  • O PROCESSO DE INCLUSÃO DE UM PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN EM UM GRUPO (NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL)

Produção Técnica

    1996 (Total: 1)
  • Presidente de Sala durante o Concurso Vestibular UFSM
    1998 (Total: 1)
  • II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul
    1988 (Total: 1)
  • I Congresso de Educação Pré-escolar dos paises do cone-sul
    2017 (Total: 1)
  • XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2014 (Total: 1)
  • 1 Semana da Avaliação do Centro de Educação
    2010 (Total: 1)
  • Coordenador do VI Seminário de Educação Especial:discutindo formação e práticas do educador especial
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Organização do Evento: Encontro em EaD: cartografias de uma experiência
    2007 (Total: 1)
  • I Seminário Integrado de Estágio Supervisionado em Educação Especial: Uma reflexão sobre os espaços de formação
    2005 (Total: 1)
  • 3º Seminário de Educação Especial - Inclusão Educacional: Teorias e Práticas
    2004 (Total: 2)
  • Coordenador de Mesa na XIX JAI
  • Seminário: A Produção do Conhecimento em Educação Especial
    2003 (Total: 2)
  • Coordenador de Estande na Feira das Profissões - V edição
  • Coordenou o I Encontro Estadual de Surdocegueira do Rio Grande do Sul
    2002 (Total: 2)
  • II Seminário Estadual de Política e Administração da Educação
  • O Tradicionalismo na Educação
    2000 (Total: 4)
  • 4º Encontro de pais, profissionais e surdocegos da região sul
  • I Seminário Estadual de Política e Administração da Educação/RS
  • Treinamento dos Monitores dos Grupos de Apoio Multidimensional
  • Treinamento em Psicologia de Grupos
    1999 (Total: 1)
  • Curso de capacitação de professores para atuação com PNE, visando a educação inclusiva
    1997 (Total: 1)
  • II Semana Acadêmica do Centro de Educação, IX Semana Do Programa de Pós-Graduação em Educação, III Semana da Especialização em Educação e IX Semana da Educação
    1990 (Total: 1)
  • X Jornada Sul-riograndense de profissionais em audiocomunicação e I Encontro Sul-riograndense de profissionais na área da Deficiência Mental
    2000 (Total: 1)
  • O aluno Portador de Necessidades Educativas Especiais
    2010 (Total: 1)
  • Comunicação: Avaliação de desempenho e pesquisa diagnótica: um agir qualitativo na formação de professores
    2018 (Total: 1)
  • Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas
    2017 (Total: 1)
  • Educação a Distância e o perfil do aluno
    2016 (Total: 1)
  • Aspectos Neurológicos e Psiquiátricos do Desenvolvimento Infantil
    2015 (Total: 1)
  • Formação de professores e pesquisadores em Educação Especial no Brasil
    2002 (Total: 2)
  • Distúrbio do Comportamento
  • Políticas Públicas e a Pessoa com Necessidades Especiais
    2000 (Total: 1)
  • O Aluno Portador de Necessidades Educativas Especiais
    1996 (Total: 1)
  • Prevenção ao uso indevido de drogas
    1993 (Total: 1)
  • Comportamento do Excepcional na Escola
    1991 (Total: 1)
  • Prevenção a Excepcionalidade
    1990 (Total: 1)
  • Pré-escola: Um desafio aos Educadores Municipais
    1989 (Total: 1)
  • El niño discapacitado y la escuela comun
    2004 (Total: 3)
  • Formação de professores para a educação infantil e inclusão: uma proposta com educadores da rede pública de Santa Maria
  • O Pensar adolescente sobre homossexualidade
  • Reflexões sobre a avaliação institucional
    2002 (Total: 1)
  • O Tradicionalismo na Educação
    2000 (Total: 1)
  • Painel das Profissões do Centro de Educação, Curso de Educação Especial
    1999 (Total: 1)
  • A trajetória histórica na formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM
    1999 (Total: 1)
  • Sistema de Tutoria: Projeto piloto do programa Ânima
    2000 (Total: 3)
  • Comissão de Estudo dos Pré-requisitos do Curso de Educação Especial
  • Comissão de Organização e Execução do Processo de Construção Coletiva do Projeto Politico Pedagógico do Centro de Educação
  • Comissão Executiva de Avaliação Institucional - CPAVI
    1998 (Total: 1)
  • II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul
    2010 (Total: 1)
  • VI Seminário de Educação Especial:discutindo formação e práticas do educador especial
    2000 (Total: 5)
  • A síndrome de Usher e suas implicações educacionais
  • Burnout: a resposta ao stress da escola inclusiva
  • IV Encontro de pais, profissionais e surdocegos da região sul
  • Treinamento dos monitores dos grupos de apoio multidimencional
  • Uma experiência de formação continuada dos egressos dos cursos de especialização do centro de educação e centro de educação física e desporto da UFSM, com docentes da rede pública de Santa Maria-RS
    1999 (Total: 11)
  • A formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM
  • A sexualidade do adolescente com Síndrome de Down: um estudo de caso
  • Alternativas de divulgação em educação especial
  • Ânima - grupos de apoio multidimensional
  • I Seminário político pedagógico, refletindo práticas e superando desafios
  • II Seminário: conhecendo as ações do centro de educação
  • Os portadores de necessidaddes educativas especiais: forum permanente das instituições de ensino superior/região Sul
  • Programa administrativo de educação continuada dos técnicos administrativos do centro de educação da UFSM
  • Relações interpessoais e aprendizagem no trabalho na instituição universitária
  • Resgate histórico e sociológico do perfil do Centro de Educação: Investigando práticas, conhecendo experiências e enfrentando desafios
  • Treinamento semestral de monitores dos grupos de apoio multidimensional: psicologia de grupos
    1998 (Total: 2)
  • Desnutrição e aprendizagem
  • Stress ocupacional em professores frente ao desafio da proposta da escola inclusiva
    2017 (Total: 1)
  • Elaboração de instrumento para auto-avaliação dos gwstores do Centro de Educação
    2016 (Total: 2)
  • Elaboração de instrumento para auto-avaliação dos Gestores do Centro de Educação/UFSM
  • Plano de Desenvolvimento de Unidade - PDU
    2015 (Total: 1)
  • Comissão para Criação de Normas de Estágio do Curso de Educação Especial Diurno e Curso de Educação Especial Noturno
    2005 (Total: 1)
  • Convênio nº 02/2005 entre a Universidade Federal de Santa Maria e o MEC/SEED
    2000 (Total: 2)
  • Comissão mista dos Centro de Educação e Centro de Artes e Letras
  • Comissão para fazer distribuição e organização do espaço físico do Centro de Educação

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2008 (Total: 15)
  • "Com a leitura, viajar nas asas da imaginação"
  • "Dificuldades no ãmbito da lleitura e escrita"
  • "Escrevendo minha história, valorizando minha identidade e construindo conhecimentos significativos relacionados à lecto-escrita e ao raciocínio lógico-matemático"
  • "Estimular o desenvolvimento do aluno com déficit cognitivo - ares motora, afetiva e cognitiva"
  • "Ludicidade e deficiência mental"
  • "O desenvolvimento da criança com déficit cognitivo"
  • "O desenvolvimento do processo da leitura e escrita numa criança com déficit cognitivo"
  • "O jogo como elemento dinamizador no processo de aprendizagem da criança com déficit cognitivo"
  • "O papel da mediação no desenvolvimento de uma criança com déficit cognitivo"
  • "Processos de aprendizagem e a criança com déficit cognitivo"
  • "Relações do lúdico com a aprendizagem no desenvolvimento de uma criança com déficit cognitivo"
  • Dislexia
  • Tema: Déficit de atenção e hiperatividade
  • Tema: Dificuldades no âmbito da leitura e escrita
  • Tema: Dislexia
    2002 (Total: 2)
  • Orientação de Monitoria (Res. 007/2000) junto à Coordenação do Curso de Educação Especial
  • Orientação de Monitoria (Resolução 007/2000) junto a Coordenação do Curso de Educação Especial
    2011 (Total: 2)
  • A avaliação no contexto inclusivo
  • Gravidez na dependência química: pensando o desenvolvimento infantil