Amarildo Luiz Trevisan

Descrição:

Professor Titular do PPG Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Docente Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Aprovado em concurso público como professor efetivo da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1998). Pesquisador Produtividade em Pesquisa - PQ 1C-CNPq e consultor/avaliador de projetos CNPq, CAPES. Formação: Pós-Doutor em Humanidades - Universidade Carlos III de Madri (UC3M - 2014-2015, com apoio CNPq); Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2000, com apoio da CAPES/FAPERGS); Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1992, com apoio CAPES); Especialista em História (FUBRAE - Goiânia 1986); Licenciado em Filosofia - Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS, 1982). Diretor da Escola Estadual Pe. Pedro M. Copetti - 8ª CRE (1991-1994), Coordenador do PPG Educação - Mestrado e Doutorado - UFSM (2012-2014, quando o curso foi elevado ao conceito 5); Coordenador Adjunto do PPGE - Mestrado e Doutorado - PPGE/UFSM (2011) e Vice-Coordenador do curso de Ciências da Religião (2017-2022). Membro do Comitê de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSM (2019-2021); Comitê de Iniciação Científica da UFSM (2020-2022) e Conselho Editorial da Editora da UFSM (2020-2021); Membro da ANPEd desde 1997; Comitê Científico da ANPEd Nacional (2010-2011); GT Universidades e Políticas de Educação Superior da Rede CLACSO - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais; Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação - SOFIE; Associación Latinoamericana de Filosofia de la Educación - ALFE; Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. Membro da Comissão Organizadora e Científica do SENAFE e SEINFE - Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação: Confluências - UFSM (6ª ed.); Membro do Comitê CT-Infra da UFSM (2014-2018); Coordenador do Eixo 12 - Filosofia da Educação, ANPEd Sul 2016-2018; Membro do Comitê Científico da Editora Nova Harmonia (São Leopoldo - RS), Revista Imagens da Educação (UEM), Revista Perspectiva (URI). Revisor de periódicos: Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPEd), Educação (UFSM), Currículo sem Fronteiras, Revista História da Educação - RHE (UFRGS), Conjecturas: Filosofia e Educação (UCS), Rizoma (UNISC), Espaço Pedagógico (UPF), Educação (PUCRS), Linhas Críticas (UnB), Impulso (UNIMEP), entre outras. Pesquisador da Rede Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (RIEV) em parceria com a Universidade Federal da Santa Catarina - UFSC; a Universidade de Valência - Espanha, a Universidade Federal da Paraíba - UFPB e a Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Líder do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA - UFSM/CNPq); vice-líder do grupo de pesquisa Racionalidade e Formação (PUCRS/CNPq); pesquisador do Grupo de Pesquisa Internacional Pedagogia, Formação e Conciência (P. F. C.) (https://pedagogiafc.com/), vinculado à Universidade Autónoma de Madri (UAM). Publicou diversos livros, capítulos e artigos, com destaque para os livros: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Mercado de Letras, 2014); Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no Contemporâneo (2ª ed., EDUCS, 2020). Atua na linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do PPGE-UFSM, interessando-se pelos temas relacionados à formação docente: biopolítica, violência, tecnologia, formação, imagem e catástrofe. E-mail para contato: trevisanamarildo@gmail.com

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 05/01/2023 12:01

Nome em citações:

TREVISAN, A. L.

Email:

Não informado