Vanessa Cristina Paulino

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 1)
  • doi ISSN Atitudes Sociais de Agentes Educacionais em Relação à Inclusão e à Formação em Análise do Comportamento Aplicada (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2020 (Total: 2)
  • ISSN Ensino de Matemática na Educação Básica para o Aluno com Deficiência Sensorial: panorama da produção nacional (Revista Pesquisa Prática em Educação Inclusiva)
  • doi ISSN Impactos sociais na vida da pessoa com implante coclear: uma revisão sistemática (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN O processo histórico de inserção social da pessoa cega: da Antiguidade à Idade Média (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2017 (Total: 1)
  • doi ISSN A construção do conceito de deficiência por estudantes sem deficiência, a partir de suas histórias de vida / The construction of the concept of disability by students without disability from their life stories (EDUCAÇÃO EM FOCO)
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Análise de Materiais de Referência na Área da Deficiência Intelectual Destinados à Formação Continuada de Professores (EDUCERE ET EDUCARE (IMPRESSO))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Um estudo sobre a acessibilidade física em nove escolas municipais do ensino fundamental de uma cidade do interior paulista (Revista de Iniciação Científica da FFC)
    2006 (Total: 1)
  • ISSN Análise de dissertações e teses em educação especial produzidas no programa de Pós-graduação em educação da UNESP, Marília (1993-2004) (Revista Educação Especial (UFSM))
    2020 (Total: 1)
  • ISSN IMPACTOS SOCIAIS NA VIDA DA PESSOA COM IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL)
    2021 (Total: 2)
  • A materialidade do braille em sala de aula para o acesso à leitura e à escrita por um estudante com cegueira (Educação a Distância, formação de professores e ensino na diversidade)
  • ESTUDANTE COM SURDOCEGUEIRA: CARACTERIZAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO LETRAMENTO E NUMERAMENTO (LETRAMENTO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA)
    2018 (Total: 1)
  • Caracterização, comunicação e o letramento dos estudantes surdocegos (LETRAMENTO PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA)
    2014 (Total: 1)
  • Contação de histórias para crianças surdas no contexto da educação infantil: recursos e estratégias (Educação Especial na educação infantil)
    2011 (Total: 1)
  • A formação teórico-prática no ponto de vista do professor de educação especial (Educação e Educação Especial: textos e (con)textos)
    2022 (Total: 3)
  • Deficiência Visual: contextos e práticas educacionais
  • Teorias da aprendizagem: Deficiência visual
  • Transtorno do Espectro do Autismo: contextos e práticas educacionais
    2018 (Total: 2)
  • ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE EXPERIENCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DOS EFEITOS SOCIAIS DO IMPLANTE COCLEAR NA VIDA DA PESSOA IMPLANTADA (VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
    2016 (Total: 2)
  • Habilidades sociais acadêmicas de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo: análise de publicações científicas (I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e 13º Jornada de Educação Especial,)
  • Habilidades Sociais Acadêmicas de uma Criança com Autismo em Contexto Escolar Inclusivo (Habilidades sociais acadêmicas de uma criança com autismo em contexto escolar inclusivo. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial)
    2014 (Total: 1)
  • FEATURES USED FOR STUDENTS WITH BLINDNESS IN EDUCATIONAL CONCEPTS (BRAGA 2014: Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs)
    2012 (Total: 3)
  • Educação especial de São Carlos-SP, formação de professores e a proposta de co-ensino (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos)
  • Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: colocando em prática (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos)
  • O professor de educação especial na proposta de Co-ensino no município de São Carlos: diagnóstico inicial (V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos)
    2011 (Total: 2)
  • Contextos de referência no processo de formação de conceitos de estudantes com cegueira congênita (VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Uma análise da mediação pedagógica de professores de alunos com cegueira congênita matriculados no ensino fundamental (10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste)
    2010 (Total: 1)
  • Um estudo sobre a percepção de professores frente à inclusão de estudantes com cegueira (IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Educação Especial)
    2007 (Total: 1)
  • Um estudo sobre a acessibilidade fisica em nove escolas do ensino fundamental da cidades de Marilia-SP (XIX Congresso de Iniciação Cientifica)
    2007 (Total: 1)
  • Avaliação Funcional da visão, práticas de estágio e formação docente (VI Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Marx, Gramsci e VigotsKi: aproximações)
    2005 (Total: 3)
  • A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993-2003) (XVII Congresso de Iniciação Cientifica - Os desafios da pesquisa)
  • A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas no programa de pós-graduação em educação especial da UFScar (1999- 2003) (XVII Congresso de Iniciação Cientifica)
  • A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas no programa de Pós-graduação em Educação da Unesp de Marília (1999-2003) (XVII Congresso de Iniciação Cientifica)
    2004 (Total: 2)
  • A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas no programa de pós-graduação em educação especial da UFSCar (XI Jornada de Iniciação Cientifica do Campus de Marilia)
  • Dissertações e Teses em Educação Especial Produzidas no programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp,Marília(1993-2003) :Temas e deficiências estudadas (7ª Jornada de Educação Especial)
    2017 (Total: 4)
  • EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: TRAZENDO O CONCRETO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA UM ALUNO COM ESPECTRO AUTISTA (III CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CONEGRAD UFSCAR)
  • PIBID EDUCAÇÃO ESPECIAL ATIVIDADES REALIZADAS COM BASE NO TRABALHO COLABORATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA (III CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CONEGRAD UFSCAR)
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA DO PIBID: DESCRIÇÃO DE UMA ATIVIDADE COM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM PARCERIA COLABORATIVA. (III CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CONEGRAD UFSCAR)
  • UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO ESPELHO: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE LIVRE DA PRÁTICA DO BULLING (III CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CONEGRAD UFSCAR)
    2013 (Total: 1)
  • ATRIBUTOS SENSORIAIS DOS CONCEITOS ESCOLARES APROPRIADOS POR ESTUDANTES COM CEGUEIRA CONGÊNITA (III Congresso Internacional: educação inclusiva e equidade)
    2009 (Total: 1)
  • A linguagem de crianças com cegueira: produções internacionais em um periódico da área da deficiência visual entre 1996 e 2008 (IX Encontro de PEsquisa em Educação da Região Sudeste)
    2008 (Total: 2)
  • A cegueira e as implicações do ensino escolar sobre os aspectos semânticos da linguagem: estudo teórico (III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Prevenindo a deficiência visual: relato de uma experiência (III Congresso Brasileiro de Educação Especial e IV Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial)
    2007 (Total: 1)
  • Avaliação Funcional da Visão em Alunos com Necessidades Educacionais Especiais da Apae/Marília (Congresso Internacional sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual)
    2006 (Total: 1)
  • A entrevista como procedimento de pesquisa em dissertações e teses produzidas no programa de Pós-graduação da UFSCar (1999 a 2003) (XVIII Congresso de Iniciação Cientifica da UNESP)

Produção Técnica

    2003 (Total: 1)
  • Recursos adaptados para alunos universitários com deficiência visual
    2021 (Total: 1)
  • 9º Congresso Brasileiro de Educação Especial
    2018 (Total: 1)
  • VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial,
    2016 (Total: 1)
  • VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial
    2014 (Total: 1)
  • VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial
    2012 (Total: 1)
  • V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação Especial
    2011 (Total: 1)
  • VI Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade
    2010 (Total: 1)
  • V Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade
    2009 (Total: 1)
  • IV Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade
    2019 (Total: 2)
  • Ensino de Ciências para Alunos com Deficiência Visual
  • Gestão na escola inclusiva e coensino na prática
    2010 (Total: 1)
  • Oficina para o ensino de Ciências Física e Química para a Educação Especial (Deficiência Visual)
    2008 (Total: 1)
  • Desenvolvimento da linguagem da criança cega: considerações teóricas
    2019 (Total: 11)
  • A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL GUIA-INTÉRPRETE PARA A PESSOA COM SURDOCEGUEIRA
  • A COMUNICAÇÃO NA SURDOCEGUEIRA ADQUIRIDA: FORMAS
  • A relevância da rotina para as pessoas com surdocegueira
  • A RELAÇÃO FAMILIAR COM A PESSOA SURDOCEGA
  • A ROTINA ESTRUTURADA PARA AS PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA
  • ABORDAGEM CO-ATIVA NA COMUNICAÇÃO COM A PESSOA COM SURDOCEGUEIRA
  • COMUNICAÇÃO NA SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA: FORMAS E NÍVEIS
  • DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA SURDOCEGUEIRA
  • MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DISPONDO DO BANCO DE DADOS DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2010/2017)
  • O profissional Guia-intérprete para a pessoa com surdocegueira
  • OBJETOS DE REFERÊNCIA NA COMUNICAÇÃA COMO DA PESSOA SURDOCEGA
    2018 (Total: 8)
  • ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE EXPERIENCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  • O Papel do Guia-Intérprete na Mediação da Comunicação da Pessoa com Surdocegueira
  • O PROFESSOR NO ENSINO DO ALUNO COM SURDOCEGUEIRA
  • OS EFEITOS SOCIAS DECORRENTES DO IMPLANTE COCLEAR NA VIDA DO IMPLANTADO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
  • Práticas pedagógicas utilizadas no processo de escolarização de crianças com surdocegueira: jogos adaptados
  • Reflexões sobre a Família da Criança com Surdocegueira
  • REVISÃO SISTEMÁTICA ACERCA DOS EFEITOS SOCIAIS DO IMPLANTE COCLEAR NA VIDA DA PESSOA IMPLANTADA
  • Surdocegueira: Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento
    2017 (Total: 6)
  • A relevância da tutoria por pares para um aluno com deficiência intelectual e seu tutor
  • ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO DA SALA DE AULA REGULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: TRAZENDO O CONCRETO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA UM ALUNO COM ESPECTRO AUTISTA
  • PIBID EDUCAÇÃO ESPECIAL ATIVIDADES REALIZADAS COM BASE NO TRABALHO COLABORATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA DO PIBID: DESCRIÇÃO DE UMA ATIVIDADE COM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM PARCERIA COLABORATIVA
  • UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DO ESPELHO: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE LIVRE DA PRÁTICA DO BULLING
    2014 (Total: 6)
  • A COMUNICAÇÃO NA PERSPETIVA DA SURDOCEGUEIRA
  • A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM SURDOCEGUEIRA
  • A pessoa com Surdocegueira e o Mercado de trabalho
  • Comunicação de Pessoas Surdocegas
  • O GUIA INTÉRPETRE NA EDUCAÇÃODO ALUNO COM SURDOCEGUEIRA
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA
    2012 (Total: 3)
  • Educação especial de São Carlos-SP, formação de professores e a proposta de co-ensino
  • Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: colocando em prática
  • O professor de educação especial na proposta de Co-ensino no município de São Carlos: diagnóstico inicial
    2011 (Total: 1)
  • Uma análise da mediação pedagógica de professores de alunos com cegueira congênita matriculados no ensino fundamental
    2010 (Total: 1)
  • Um estudo sobre a percepção de professores frente à inclusão de estudantes com cegueira
    2007 (Total: 2)
  • Avaliação funcional da visão em alunos com necessidades educacionais especiais da APAE/Marília
  • Um estudo sobre a acessibilidade fisica em nove escolas do ensino fundamental da cidade de Marilia-SP
    2019 (Total: 1)
  • Serviços e estratégias da educação especial: coensino e adaptação curricular
    2012 (Total: 1)
  • Uso de tecnologias assistivas por pessoas com deficiência
    2011 (Total: 1)
  • A Educação Especial no Município de São Carlos
    2009 (Total: 3)
  • Atenção aos alunos com deficiência na rede de Ensino Municipal
  • Educação Especial no Município de São Carlos
  • Panoramas e Experiências de Atendimento Educacional Especializado
    2019 (Total: 2)
  • A importância dos objetos de referência na comunicação da pessoa com surdocegueira
  • Comunicação na surdocegueira congênita: formas e níveis
    2008 (Total: 2)
  • A cegueira e as implicações do ensino escolar sobre os aspectos semânticos da linguagem: estudo teórico
  • Prevenindo a deficiência visual: relato de uma experiência
    2006 (Total: 1)
  • A entrevista como procedimento de pesquisa em dissertações e teses produzidas no programa de Pós-graduação da UFSCar (1999 a 2003)
    2005 (Total: 3)
  • A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas na Faculdade de Filosofia e Ciências sobre Educação Especial (1993-2003)
  • A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas no programa de pós-graduação em educação especial da UFScar (1999- 2003)
  • A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas no programa de Pós-graduação em Educação da Unesp de Marília (1999-2003)
    2019 (Total: 1)
  • Ensino colaborativo e recursos para a aprendizagem de pessoas com deficiência
    2007 (Total: 1)
  • Avaliação Funcional da visão, práticas de estágio e formação docente
    2004 (Total: 2)
  • A entrevista como instrumento de pesquisa em dissertações e teses produzidas no programa de pós-graduação em educação especial da UFSCar
  • Dissertações e Teses em Educação Especial Produzidas no programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp,Marília(1993-2003) :Temas e deficiências estudadas
    2019 (Total: 1)
  • Os desafios docentes na inclusão de estudantes com deficiência
    2019 (Total: 1)
  • Alunos com deficiência visual na escola: possibilidades de atuação de professores do AEE, regentes de salas de aulas do sistema regular de ensino
    2007 (Total: 1)
  • Acessibilidade as pessoas com deficiência visual
    2018 (Total: 1)
  • Encontro Técnico de Elaboração das Normativas para Desenvolvimento e Avaliação de Tecnologias Digitais Acessíveis

Produção Artística

    2018 (Total: 2)
  • Espetáculo A Alma da Dança
  • Espetáculo Os Contos e o Feminismo
    2017 (Total: 1)
  • Espetáculo 'Divas'

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 2)
  • Manual de Orientação para Professores da Educação Infantil: a contação de história para alunos com cegueira
  • Serviço Educacional de Intervenção Assistida por Animais (IAA) para o Público Alvo da Educação Especial: mapeamento e caracterização dos serviços no Estado de São Paulo
    2019 (Total: 2)
  • Avaliação da Acessibilidade Comunicacional de uma Exposição Paleontológica: percepção e observação da interação de usuário com cegueira
  • Recursos para o Acesso aos Conteúdos da Disciplina de Ciências da Natureza por Estudantes com Cegueira
    2018 (Total: 1)
  • Impactos Sociais do Implante Coclear: uma revisão sistemática
    2017 (Total: 3)
  • Deseenvolvimento da linguagem e comunicação da pessoa com surdocegueira: mediações e formas de se comunicar.
  • Ensino da matemática para pessoas com deficiência sensorial: uma revisão sistamática da literatura nacional
  • O comportamento verbal e não verbal na interação dos alunos surdos pré- linguísticos com seus pares ouvintes: uma revisão sistemática
    2015 (Total: 1)
  • HABILIDADES SOCIAIS ACADÊMICAS DE UMA CRIANÇA COM AUTISMO