Muryel Pyetro Vidmar

Produção Bibliográfica

    2023 (Total: 5)
  • doi ISSN AVANÇOS E DIFICULDADES NA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM APLICATIVO DE REVISÃO ESPAÇADA DE CONCEITOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO (Dynamis)
  • doi ISSN O papel do professor diante das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto do ensino remoto emergencial de Física e Ciências (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA (ONLINE))
  • doi ISSN O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para divulgação científica em sala de aula (Ensino e Tecnologia em Revista)
  • doi ISSN Sequência Didática sobre Energia no Estágio Supervisionado em Ensino de Física: desafios e possibilidades no contexto do novo Ensino Médio (Revista Insignare Scientia - RIS)
  • doi ISSN Um olhar para a disciplina curricular Cultura Digital do Novo Ensino Médio: a relação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Ensino de Física (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE))
    2021 (Total: 2)
  • doi ISSN Flexibilidade Cognitiva no Ensino de Ciências: Uma Revisão Bibliográfica (CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA)
  • ISSN Formação para a apropriação e integração das tecnologias digitais da informação e comunicação ao ensino de física (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA (ONLINE))
    2020 (Total: 3)
  • doi ISSN Atividades didáticas de Física mediadas por hipermídia: potencialidades para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva (REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE))
  • doi ISSN CONJUNTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE MECÂNICA BASEADAS EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS (Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa))
  • doi ISSN SOFTWARES DE CORREÇÃO AUTOMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA)
    2017 (Total: 3)
  • ISSN Atividades Didáticas de Física para o desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais no ensino médio (Ensenanza de Las Ciencias)
  • ISSN Descrição e análise de oficinas sobre Atividades Didáticas de Física mediadas por recursos tecnológicos (EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS))
  • ISSN Relações entre processos formativos de professores de Física e o desenvolvimento de saberes docentes (Ensenanza de Las Ciencias)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Contribuições da hipermídia educacional para o desenvolvimento de Atividades de Estudo de Física (REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA)
    2014 (Total: 1)
  • ISSN Flexibilidade cognitiva e hipermídia educacional na formação inicial de físicos-educadores (Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências)
    2012 (Total: 1)
  • doi ISSN Ensino de Física: Investigando os Benefícios da Mediação Tecnológica Educacional (DYNAMIS (FURB. ONLINE))
    2020 (Total: 1)
  • doi A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE PROPORCIONAR A INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL (O Ensino alicerçado em Fundamentos Teórico-Metodológicos)
    2015 (Total: 1)
  • Ensino de Física, Hipermídia e Ambiente em Rede
    2023 (Total: 3)
  • Experimentos de Física para Crianças: Um Caminho para a Alfabetização Científica (41º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - SEURS)
  • Inteligência Artificial no Ensino de Física: Mapeamento das Publicações da Área (II Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF))
  • Problem-Based Learning na Sala de Aula: Um Mapeamento em Periódicos da Área de Ensino de Física e Educação em Ciências (II Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF))
    2017 (Total: 1)
  • A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação como forma de proporcionar a inclusão digital no Brasil (I Encontro Regional de Ensino de Ciências - ISBN 9788563337764)
    2016 (Total: 1)
  • Workshops of Development of Didactic Activities of Solving Problems Mediated by ICT in the Formation of Physics Teachers (2nd World Conference on Physics Education (WCPE))
    2015 (Total: 3)
  • Análise do uso de uma ferramenta computacional para a construção de gráficos em uma Atividade Didática (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) - ISBN 978-85-89064-30-9)
  • Atividades de estudo de Física hipermidiáticas na formação inicial de físicos-educadores (XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) - ISBN 978-85-89064-30-9)
  • Oficina sobre análise e caracterização de simulações computacionais de Física no contexto do PIBID (XIII Encontro sobre Investigação na Escola (EIE))
    2014 (Total: 1)
  • Uma Atividade Didática para Estudo do Movimento (29ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    2013 (Total: 1)
  • Atividades de Estudo hipermidiáticas e Resolução de Problemas de Física (IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - ISBN: 978-85-99681-03-9)
    2011 (Total: 3)
  • Interação colaborativa e hipermídia educacional no ensino-aprendizagem de Física (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - ISBN 978-85-99681-02-2)
  • Investigando a mediação tecnológica da hipermídia educacional em atividades de estudo de Física (VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) - ISBN 978-85-99681-02-2)
  • Utilização de atividades de estudo mediadas por hipermídia educacional na iniciação à docência em Física: estudo de caso. (XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF))
    2010 (Total: 4)
  • Atividades de Estudo e Iniciação à Docência em Física (X Encontro sobre Investigação na Escola - ISBN 978-85-7566-150-5)
  • Atividades de Estudo Mediadas por Hipermídia Educacional na Iniciação à Docência em Física: Produção Colaborativa (VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED SUL) - ISSN 2178-0374)
  • Mediação Tecnológica Livre e Iniciação à Docência em Física (1º Simpósio de Ensino de Física e de Matemática: práticas docentes inovadoras - ISSN 2176-865X)
  • Software Livre, Hipermídia Educacional e o Ensino de Física (X Congresso Internacional de Educação Popular - ISSN 1984-9397)
    2009 (Total: 1)
  • Resolução Colaborativa de Problemas de Física no Wiki do Moodle (4º Conahpa - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - ISBN 978-85-60522-24-8)
    2023 (Total: 6)
  • Análise da Discussão da Inteligência Artificial nas Políticas Públicas Educacionais do Brasil (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Como se Mede? Atividade Experimental para Introduzir as Unidades de Medidas a Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Estruturação de uma Sequência Didática sobre Energia Nuclear no Contexto do Novo Ensino Médio se Física (IX Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
  • Os Sons do Carrilhão: Uma Atividade Experimental Investigativa sobre Ondas Sonoras para o 3º Ano do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Um Gostinho de Física: Estudo de Processos e Preparação de um Bolo de Chocolate com uma Turma de Primeiro Ano do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Uma Atividade Experimental sobre a Energia dos Alimentos para Alunos do 4° Ano do Ensino Fundamental (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
    2022 (Total: 7)
  • Construção de Carrinhos Movidos por Fluidos com Materiais Recicláveis: uma Atividade Experimental para Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Desenvolvimento de uma Atividade Experimental sobre Fontes de Energia para Alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Energia e Humanidade: uma Sequência Didática para o Ensino de Energia Mecânica no Contexto do Novo Ensino Médio (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Experimentos de Física para Crianças: Desenvolvimento de uma Atividade sobre Sistema de Filtragem de Água para Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Poluição da Água e a Vida Marinha: Atividade Experimental para a Mostra de Ciências de Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Problem-Based Learning Mediada por Hipermídia no Ensino de Física: uma Proposta para o Ensino Superior (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
  • Reflexões de um Licenciando em Física sobre suas Experiências durante o Estágio Supervisionado no Contexto Pandêmico (37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
    2017 (Total: 1)
  • Acompanhamento pedagógico de educandos do ensino médio do Colégio Politécnico da UFSM (32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM)
    2016 (Total: 3)
  • Atividade Didática mediada por simulação computacional para o estudo das transformações gasosas (II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e I Encontro Pibid Física - RS)
  • Oficinas sobre atividades didáticas baseadas em TIC na formação de professores de Física (III Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias)
  • Proposta de Atividade Didática com uso de simulação computacional para o ensino do movimento retilíneo (II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e I Encontro Pibid Física - RS)
    2015 (Total: 1)
  • Análise de uma questão problematizadora em uma Atividade Didática de Física de caráter investigativo (30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    2023 (Total: 3)
  • Estágio Supervisionado em Ensino de Física e a Prática Docente: Um Processo Contínuo de Ação-Reflexão-Ação (XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF))
  • Problem-Based Learning no Ensino de Física: Descrição e Análise de uma Implementação no Ensino Superior (II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas)
  • Problem-Based Learning no Ensino Superior: Uma Proposta para o Ensino de Energia e sua Conservação (IX Encontro Estadual de Ensino de Física - RS)
    2017 (Total: 1)
  • O trabalho colaborativo no contexto de articulação entre formação inicial e continuada do físico-educador (VII Encontro Estadual de Ensino de Física - RS - ISBN 9788594890719)
    2016 (Total: 1)
  • Práticas docentes inovadoras no contexto do PIBID - Física (VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) - ISSN: 2526-3234)
    2014 (Total: 1)
  • Uma proposta para o estudo das ondas sonoras no contexto do PIBID (3º Simpósio Internacional de Educação em Ciências (SINTEC) - ISSN 2358-7776)
    2011 (Total: 1)
  • Investigando a hipermídia educacional no processo de ensino-aprendizagem de Física (Encontro de Física 2011 - XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF))
    2010 (Total: 1)
  • Ensino de Física através de atividades de estudo mediadas por hipermídia educacional (25ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)
    2009 (Total: 1)
  • Regularidades e Transformações em Hipermídia Educacional no Moodle (24ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria)

Produção Técnica

    2023 (Total: 2)
  • II Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
  • XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) - Núcleo de Referência Santa Maria - RS
    2021 (Total: 1)
  • VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
    2017 (Total: 1)
  • I Encontro Regional de Ensino de Ciências ? I EREC
    2013 (Total: 2)
  • Aluno-Laboratório do Núcleo Ciência Viva no Programa Janela Aberta
  • XII Encontro Sobre Investigação na Escola (EIE)
    2009 (Total: 1)
  • 27º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul
    2022 (Total: 1)
  • Oficina - Simulações computacionais no Ensino de Física
    2019 (Total: 1)
  • Pesquisa em Ensino de Física
    2013 (Total: 1)
  • Oficina OF42 - Atividades de estudo hipermidiáticas de Física no ensino médio
    2011 (Total: 1)
  • Oficina OF31 - Elaboração de atividades de estudo de Física mediadas por hipermídia educacional para o Ensino Médio
    2020 (Total: 1)
  • Educação em Ciências e integração das TIC em tempos de pandemia
    2010 (Total: 1)
  • Software Livre, Hipermídia Educacional e o Ensino de Física
    2009 (Total: 1)
  • Resolução Colaborativa de Problemas de Física no Wiki do Moodle
    2015 (Total: 1)
  • Contribuições da hipermídia educacional para o desenvolvimento de Atividades de Estudo de Física
    2014 (Total: 1)
  • Uma Atividade Didática para Estudo do Movimento
    2013 (Total: 1)
  • Atividades de Estudo hipermidiáticas e Resolução de Problemas de Física
    2011 (Total: 2)
  • Investigando a hipermídia educacional no processo de ensino-aprendizagem de Física
  • Investigando a mediação tecnológica da hipermídia educacional em atividades de estudo de Física
    2010 (Total: 2)
  • Atividades de Estudo e Iniciação à Docência em Física
  • Ensino de Física através de atividades de estudo mediadas por hipermídia educacional
    2009 (Total: 1)
  • Regularidades e Transformações em Hipermídia Educacional no Moodle
    2020 (Total: 1)
  • A integração das TDIC na formação e ação de professores de ciências
    2015 (Total: 1)
  • Atividades de estudo de Física hipermidiáticas na formação inicial de físicos-educadores
    2011 (Total: 1)
  • Utilização de atividades de estudo mediadas por hipermídia educacional na iniciação à docência em Física: estudo de caso.
    2010 (Total: 1)
  • Mediação Tecnológica Livre e Iniciação à Docência em Física
    2023 (Total: 1)
  • Mediador de Apresentação de Trabalho na II Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
    2022 (Total: 2)
  • Comitê Científico do XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)
  • Mediador de sala de conversação do III Ciência em Ação: Educar é Transformar
    2021 (Total: 2)
  • Avaliador das apresentações de trabalhos da 36ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Mediador de Apresentação de Trabalho na VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
    2020 (Total: 1)
  • Avaliador das apresentações de trabalhos da 35ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    2023 (Total: 1)
  • Avaliador da Seleção de Trabalhos da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM
    2022 (Total: 1)
  • Árbitro de trabalhos do XIX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)
    2021 (Total: 1)
  • Parecerista na VII Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMAT) e I Escola de Inverno de Ensino de Física (EIEF)
    2017 (Total: 2)
  • Avaliador de trabalhos da 32ª JAI - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Árbitro de trabalhos do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
    2016 (Total: 1)
  • Avaliador de trabalhos da 1ª JAI Jovem - Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria
    2015 (Total: 1)
  • Árbitro de trabalhos do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)
    2024 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
    2023 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
    2022 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
    2021 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
    2020 (Total: 3)
  • Revisor de periódico 'Informática na Educação: teoria & prática (ISSN 1982-1654)'
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (ISSN 1984-6444)'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Científica Schola (ISSN 2594-7672)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2023 (Total: 1)
  • Avanços e Obstáculos na Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Médio Remoto e Híbrido de Física
    2022 (Total: 1)
  • Avanços e Obstáculos na Elaboração de uma Sequência Didática em Aplicativo de Revisão Espaçada de Conceitos de Física para o Ensino Médio