Márcia Morschbacher

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 1)
  • doi ISSN Trabalho essencial para a defesa da vida em meio a pandemia: na formação inicial e continuada de professores, nas escolas e para além delas (PENSAR A PRÁTICA (ONLINE))
    2021 (Total: 4)
  • doi ISSN A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019 (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
  • ISSN Formação em Educação Física no Brasil: Contribuições da ANFOPE, FORLIA e MNCR (Revista Formação em Movimento)
  • ISSN Os impactos da pandemia na cultura corporal: pela superação do capitalismo, em defesa da Vida, Educação e Ciência (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • ISSN Sistema de proteção do trabalho e do trabalhador da Educação Física: porque somos contra a regulamentação da profissão (Revista Motrivivência)
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REALIDADE E POSSIBILIDADES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (Formação em Movimento)
    2019 (Total: 2)
  • ISSN Ciência e educação escolar em tempos de obscurantismo (Cadernos GPOSSHE On-line)
  • ISSN O tema da ciência na dialética materialista (Germinal: Marxismo e Educação em Debate)
    2018 (Total: 1)
  • ISSN Educação Física na Germinal: 10 anos de contribuições em defesa do Marxismo (GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE)
    2015 (Total: 3)
  • ISSN A formação dos formadores da classe trabalhadora no Brasil: luta de classes e disputa de projetos (Trabalho Necessário)
  • ISSN A formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online))
  • ISSN Diretrizes Curriculares Nacionais: impactos sobre os currículos de formação de professores de Educação Física (Revista Pedagógica (Unochapecó. Online))
    2014 (Total: 3)
  • ISSN Conjuntura (Germinal: Marxismo e Educação em Debate)
  • ISSN Formação de professores no Curso de Licenciatura de caráter ampliadoem Educação Física da UFBA: a Prática do Ensino de Educação Física III e o trato com o conhecimento políticas públicas/megaeventos (Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online))
  • ISSN Formação pedagógica em cursos de licenciatura: um levantamento sobre as produções acadêmico-científicas do Brasil (Temas em Educacao (UFPB))
    2013 (Total: 5)
  • ISSN A perspectiva da formação docente: analisando reivindicações históricas e propondo táticas superadoras (Universidade e Sociedade (Brasília))
  • ISSN Círculos de estudos, esporte, lazer e artes com a juventude em áreas de reforma agrária: a experiência com os jovens do Recôncavo da Bahia e a elevação do pensamento teórico (Revista Pedagógica (Unochapecó. Online))
  • ISSN Crítica a teoria crítico-emancipatória: um diálogo com Elenor Kunz a partir do conceito de emancipação humana (Corpus et Scientia)
  • ISSN Diretrizes Curriculares da Educação Física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação (REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE)
  • ISSN Distanciamentos e aproximações entre a Educação Física escolar e as propostas pedagógicas críticas: o caso da Teoria Crítico-Emancipatória e Didática Comunicativa (Movimento (UFRGS. Impresso))
    2012 (Total: 5)
  • ISSN Agenda 21: Uma referência para elaborar políticas públicas de esporte e lazer (Pensar a Prática (Online))
  • ISSN As contradições do processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado (Movimento)
  • ISSN Do ensino do esporte na escola: um ensaio acerca de suas possibilidades (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
  • ISSN Educação Física e ciência: revisitando elementos do debate (Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires))
  • ISSN Perfil antropométrico da equipe de Futsal Feminino da Universidade Católica de Pelotas (Revista Brasileira de Futsal e Futebol)
    2011 (Total: 1)
  • ISSN O esporte como conteúdo de ensino da Educação Física Escolar: possibilidades e proposições didático-pedagógicas (Caderno de Educação Física e Esporte)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Possibilidades Integradoras do Atletismo em Aulas de Educação Física e a Teoria Crítico-emancipatória e Didática Comunicativa: Fragmentos de uma Experiência na Escola (Cadernos de Formação RBCE)
    2009 (Total: 1)
  • ISSN Proposta didático-pedagógica de introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (Online))
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para alémde uma paráfrase das Teses de Hans-Georg Flickinger (Motrivivencia (UFS))
    2007 (Total: 1)
  • ISSN Teoria da Auto-organização: novas perspectivas à educação pós-moderna (Visão Global)
    2023 (Total: 1)
  • doi A contribuição histórica do GTT 6 para a produção e socialização do conhecimento na Educação Física no Brasil (A contribuição histórica do GTT 6 para a produção e socialização do conhecimento na Educação Física no Brasil)
    2021 (Total: 3)
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Educação Física (Resolução CNE/CES nº 6/2018): contribuições ao debate sobre políticas curriculares para a classe trabalhadora (Políticas, tendencias y experiencias en la formación de docentes. Panorama actual en Argentina, Brasil, Chile y Uruguay)
  • Formação de professores/as de educação física: a defesa de uma consistente base teórica (Educação Física e Ciências do esporte no tempo presente: desmonte dos processos democráticos, desvalorização da ciência, da educação e ações em defesa da vida)
  • Nexos e relações entre a elevação da capacidade teórica de crianças, jovens e mulheres e a educação em áreas de reforma agrária na Bahia: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação física (A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos: experiências da realidade brasileira)
    2020 (Total: 1)
  • Educação Física e saúde na Educação Infantil: fundamentos teórico-filosóficos em defesa do conhecimento em suas formas mais desenvolvidas na escola (Educação física, infância e saúde em discussão: coletânea de estudos 2)
    2019 (Total: 1)
  • Educação Física, esporte e lazer no PPGE/FACED/UFBA: fundamentos teórico-metodológicos da produção científica do LEPEL/FACED/UFBA (Grupos de Pesquisa e Produção do Conhecimento em Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica no PPGE FACED UFBA)
    2017 (Total: 1)
  • Formação de professores de Educação Física e Reforma do Ensino Médio: tendências à negação do conhecimento da cultura corporal na formação acadêmica (Educação Física & Ensino Superior: Docência e Pesquisa)
    2015 (Total: 2)
  • A formação para o trabalho científico de professores de Educação Física (Produção do conhecimento na Educação Física: balanços, debates e perspectivas)
  • Círculos de estudos, esporte lazer e artes com a juventude em áreas de reforma agrária: a experiência com os jovens do Recôncavo da Bahia e a elevação do pensamento teórico (Juventudes do Campo)
    2012 (Total: 1)
  • Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil
    2023 (Total: 3)
  • Análise do tema da técnica na abordagem crítico-superadora: contribuições para a Educação Física Escolar (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
  • Formação de professores(as) no Brasil: tendências a partir da oferta dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Educação do Campo (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
  • Os desafios metodológicos pautados na abordagem crítico-superadora (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
    2022 (Total: 1)
  • O Grupo de Trabalho Formação Profissional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: síntese das tarefas e desafios (VII Congresso Sudeste de Ciências do Esporte)
    2017 (Total: 2)
  • Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o trato com o conhecimento referente ao trabalho científico na formação de professores de Educação Física (Seminário Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: construção coletiva da Pedagogia Histórico-Crítica)
  • O golpe no Brasil e a educação: a disputa dos rumos da política e dos projetos de nação (XXV Seminário de Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL)
    2016 (Total: 1)
  • A formação dos formadores da classe trabalhadora no Brasil: luta de classes e disputa de projectos (III International Conference Strikes and Social Conflicts: Combined historical approaches to conflict)
    2015 (Total: 2)
  • A formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física (XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
  • O debate epistemológico na área da Educação Física: crítica aos 'giros epistemológicos' a partir da ontologia e da gnosiologia (V Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação)
    2012 (Total: 3)
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para o trabalho na Educação Básica: reforma e direcionamento da formação a serviço do capital (XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino)
  • O Slackline como conteúdo da cultura corporal: possibilidade para o trato pedagógico (II Seminário Interativo de Cultura Corporal)
  • Parkour e Freerunning: a tentativa de esportivização (IV Congresso Nordeste de Ciências do Esporte)
    2011 (Total: 5)
  • A formação do (novo) trabalhador em Educação Física e a (nova) ordem capitalista: perscrutando seus elementos mediadores (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
  • A formação do trabalhador em Educação Física no Brasil: uma análise crítica (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
  • As contradições do processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado (XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
  • Formação pedagógica em Cursos de Licenciatura: um estudo sobre a produção acadêmica no campo da formação de professores (VII Congresso Internacional de Educação)
  • O trato pedagógico da iniciação aos esportes na escola: uma proposta didático-pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2º. Seminário sobre Impactos de Políticas Públicas nas Redes Escolares/2º. Seminário sobre Interação Universidade/Escola)
    2010 (Total: 5)
  • A transformação didático-pedagógica do esporte: o ensino do basquetebol em um programa de esporte e lazer (XXIX Simpósio Nacional de Educação Física)
  • Atletismo como possibilidade integradora em aulas de Educação Física: experiências a partir da Teoria Crítico-emancipatória e Didática Comunicativa (XXIX Simpósio Nacional de Educação Física)
  • O esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: o desenvolvimento da competência objetiva a partir da Teoria Crítico-Emancipatória (XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino)
  • Possibilidades de formação crítico-emancipatória a partir do conteúdo esporte: uma proposta desenvolvidade em uma escola pública (III Seminário em Epistemologia e Educação Física e I Seminário em Formação de Professores)
  • Possibilidades integradoras do atletismo em aulas de Educação Física e a Teoria Crítico-emancipatória e Didática Comunicativa: Fragmentos de uma experiência na escola (V Congresso Sul-Brasileiro de Ciências do Esporte)
    2009 (Total: 2)
  • Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das teses de Hans-Georg Flickinger (III Seminário Nacional de Filosofia)
  • Uma possibilidade de prática pedagógica através da Teoria Crítico-emancipatória na Educação Física Escolar (III Seminário Nacional de Formação de Professores: possibilidades frente à história da alfabetização)
    2023 (Total: 1)
  • Infraestrutura para o componente curricular Educação Física em escolas públicas (38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM))
    2021 (Total: 1)
  • Estágio Supervisionado nos Anos Finais Do Ensino Fundamental: experiência com o ensino remoto na Educação Física Escolar (36ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2020 (Total: 1)
  • Jogos Cooperativos: análise da produção científica na área da Educação Física (35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2019 (Total: 1)
  • Sistematização de referenciais para a Educação Física nas escolas do campo (34. Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2018 (Total: 2)
  • Educação Física na Educação Infantil: análise da Base Nacional Comum Curricular (33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM))
  • Realidade e Possibilidades do Estágio Supervisionado na Formação em Educação Física (33ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM))
    2017 (Total: 2)
  • As contribuições da Teoria Histórico-Cultural e da Abordagem Crítico-Superadora para o ensino de Educação Física (32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM/ 9ª Mostra de Ensino)
  • Os ciclos dos estudos do lazer na conjuntura da expansão do capitalismo monopolista no Brasil: análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil em artigos publicados em periódicos (1968-2013) ? Bloco III ? Formação (XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
    2015 (Total: 1)
  • Análise da Produção do Conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil em artigos publicados em periódicos (1968-2013) - Bloco III - Formação (SEMENTE - Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2013 (Total: 1)
  • Pressupostos da concepção materialista e dialética da história: contribuições à formação de professores de Educação Física (III Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2011 (Total: 3)
  • A importância da Educação Física no contexto da Educação Infantil (XXX Simpósio Nacional de Educação Física)
  • Formação pedagógica em Cursos de Licenciatura: um estudo sobre a produção acadêmica no campo da formação de professores (VII Congresso Internacional de Educação)
  • O trato pedagógico da iniciação aos esportes na escola: uma proposta didático-pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (2º. Seminário sobre Impactos de Políticas Públicas nas Redes Escolares/2º. Seminário sobre Interação Universidade/Escola)
    2010 (Total: 1)
  • Projeto de Extensão Universitária Encalourando: ludismo, competição e participação na comunidade ESEF-UFPel (XXIX Simpósio Nacional de Educação Física)
    2008 (Total: 1)
  • Proposta Didático-pedagógica de Introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Inciais do Ensino Fundamental (I SIEPE Semináro Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOESC)
    2019 (Total: 2)
  • O Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Educação Física (XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
  • Reforma do Ensino Médio: uma análise crítica a partir da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação Física (Congresso Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia)
    2017 (Total: 2)
  • O trato com o conhecimento relativo ao trabalho científico no Curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA (XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
  • Sexismo nas aulas de Educação Física: análise a partir da produção científica da área (XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte)
    2015 (Total: 2)
  • A formação de professores de Educação Física e a questão de como nos tornamos humanos (XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
  • A produção do conhecimento sobre trabalho científico e formação de professores de Educação Física (XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte)
    2013 (Total: 1)
  • Pressupostos da concepção materialista e dialética da história: contribuições à formação de professores (VI Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo)
    2012 (Total: 1)
  • Formação do profissional de Educação Física: uma antítese que se arrasta (64ª Reunião Anual da SBPC)
    2011 (Total: 2)
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para o trabalho na Educação Básica: reforma e discurso a serviço do capital (XIII Encontro de Pós-Graduação da UFPel)
  • Políticas públicas para os esportes de aventura: a Agenda 21 em questão (VI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura)
    2009 (Total: 2)
  • Possibilidades Integradoras do Atletismo em Aulas de Educação Física: a Proposta crítico-emancipatória e Didática Comunicativa em Turmas Mistas (24ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uma possibilidade de prática pedagógica através da Teoria Crítico-emancipatória na Educação Física Escolar (24ª Jornada Acadêmica Integrada)

Produção Técnica

    2015 (Total: 1)
  • Seminário Integrado Capitalismo e Economia Mundial - XI SEMARX
    2013 (Total: 4)
  • I Seminário do Eixo Trabalho Científico
  • II Seminário Crítica e Superação no Debate das Concepções de Ensino em Educação Física
  • Seminário Integrado sobre Formação de Professores/II Fórum de Licenciaturas com Formação Ampliada
  • XI Semana Marx
    2012 (Total: 1)
  • II Seminário Interativo de Cultura Corporal
    2011 (Total: 1)
  • 2º. Seminário sobre Impactos de Políticas Públicas nas Redes Escolares/2º. Seminário sobre Interação Universidade/Escola
    2010 (Total: 1)
  • Formação dos Agentes Sociais dos Programas Esporte e Lazer da Cidade e do Segundo Tempo Universitário
    2013 (Total: 1)
  • Festival Micheli Ortega Escobar, Ginástica Alegria na Escola/III Seminário Interativo de Cultura Corporal
    2023 (Total: 1)
  • I Seminário Integrado dos Estágios Supervisionados de Educação Física - Licenciatura
    2022 (Total: 2)
  • Pedagogia histórica-crítica e Educação Infantil: escola, currículo e a formação crítica
  • Seminário Nacional da Rede LEPEL - 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadora
    2019 (Total: 1)
  • I Simpósio Internacional de Educação Física: currículo e didática
    2017 (Total: 1)
  • Formação de Professores: realidade e possibilidades da teoria pedagógica e do ensino da Educação Física
    2016 (Total: 2)
  • Encontro Regional Nordeste e Estadual Bahia da ANFOPE
  • Oficina sobre Esporte: EnsinarAprender e Treinar o Handebol
    2012 (Total: 1)
  • XI Acampamento Estadual de Mulheres do MST
    2010 (Total: 1)
  • Encalourando 2010
    2015 (Total: 1)
  • Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 07, n. 01, jun. 2015)
    2014 (Total: 3)
  • Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 05, n. 02, dez. 2013)
  • Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 06, n. 01, jun. 2014)
  • Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 06, n. 02, jun. 2014)
    2013 (Total: 3)
  • Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 04, n. 01, jun. 2012)
  • Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 04, n. 02, dez. 2012)
  • Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 05, n. 01, jun. 2013)
    2012 (Total: 1)
  • Secretaria - Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 03, n. 02, dez. 2011)
    2023 (Total: 4)
  • Análise do tema da técnica na abordagem crítico-superadora: contribuições para a Educação Física Escolar
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Educação Física - Resolução CNE/CES nº 06/2018: a luta pela revogação
  • Formação de professores(as) no Brasil: tendências a partir da oferta dos cursos deEducação Física, Pedagogia e Educação do Campo
  • Os desafios metodológicos pautados na abordagem crítico-superadora
    2019 (Total: 1)
  • Reforma do Ensino Médio: uma análise crítica a partir da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação Física
    2017 (Total: 2)
  • O trato com o conhecimento relativo ao trabalho científico no Curso de Licenciatura em Educação Física da FACED/UFBA
  • Sexismo nas aulas da Educação Física: análise a partir da produção científica da área
    2016 (Total: 1)
  • Contribuições da pedagogia histórico-crítica para o trato com o conhecimento referente ao trabalho científico na formação de professores de Educação Física
    2011 (Total: 5)
  • A formação do (novo) trabalhador em Educação Física: perscrutando os seus elementos mediadores
  • A formação do trabalhador em Educação Física no Brasil: uma análise crítica
  • As contradições do processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de formação em Educação Física e os movimentos de resistência à submissão ao mercado
  • Formação pedagógica em cursos de licenciatura: estudo sobre a produção acadêmica do campo da formação de professores
  • O trato pedagógico da iniciação aos esportes na escola: uma proposta didático-pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    2009 (Total: 1)
  • Para que Filosofia da Educação Física Escolar? Para além de uma paráfrase das teses de Hans-Georg Flickinger
    2022 (Total: 3)
  • A formação inicial e continuada e suas implicações no mundo do trabalho
  • Formação Científica dos/as Professores de Educação Física: realidade e possibilidade
  • GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho
    2021 (Total: 1)
  • A formação de professores de Educação Física: entidades científicas e movimentos sociais
    2018 (Total: 5)
  • Ascensão do fascismo, ultrapolítica e Estado democrático de direito: impactos e perspectivas nas universidades públicas
  • Base Nacional Comum Curricular e o empobrecimento da formação no Ensino Médio
  • Formação de professores(as) em Educação Física no Brasil: realidades, contradições, possibilidades
  • História da Educação Física no Brasil: realidades, contradições, possibilidades
  • Produção do conhecimento em Educação Física no Brasil: realidades, contradições, possibilidades
    2016 (Total: 2)
  • Dilemas e desafios para formação do professor de Educação Física
  • Diretrizes Curriculares: que danado é isso?
    2012 (Total: 1)
  • Das Diretrizes Curriculares Nacionais à divisão da formação em Educação Física entre licenciatura e bacharelado: análise da correlação de forças
    2008 (Total: 2)
  • A Educação Física nas grades curriculares dos sistemas de ensino e nas legislações educacionais
  • Educação Física: Um relato de experiência
    2019 (Total: 1)
  • O Programa Residência Pedagógica na formação de professores de Educação Física
    2018 (Total: 1)
  • O basquete de rua como conteúdo das aulas de Educação Física: uma proposta de ensino na escola pública
    2011 (Total: 1)
  • Políticas públicas para os esportes de natureza: a Agenda 21 em questão
    2010 (Total: 1)
  • O esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: o desenvolvimento da competência objetiva a partir da Teoria Crítico-Emancipatória
    2023 (Total: 1)
  • Perspectivas pedagógicas em Educação Física escolar
    2017 (Total: 1)
  • Os ciclos dos estudos do lazer na conjuntura da expansão do capitalismo monopolista no Brasil: análise da produção do conhecimento referente aos estudos do lazer no Brasil em artigos publicados em periódicos (1968-2013) - Bloco III - Formação
    2011 (Total: 2)
  • A importância da Educação Física no contexto da Educação Infantil
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para o trabalho na Educação Básica: refoema e discurso a serviço do capital
    2010 (Total: 1)
  • Para que Filosofia da Educação Física Escolar?
    2009 (Total: 2)
  • A Proposta Crítico-emancipatória: fundamentos e repercussões à prática pedagógica
  • Proposta Didático-pedagógica de Introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    2022 (Total: 3)
  • Formação de professores/as, currículo e saúde
  • Os desafios da prática pedagógica da Educação Física Escolar pautada na abordagem crítico-superadora
  • Proposta de trato com o conhecimento da cultural corporal em aulas de Educação Física a partir dos espaços públicos de uma cidade do noroeste do Rio Grande do Sul
    2019 (Total: 4)
  • Educação do campo: vivências na formação inicial de um acadêmico e a construção de uma Educação Física do campo
  • Os Estágios Supervisionados do Curso de Educação Física - Licenciatura do CEFD/UFSM: contribuições à formação de professores
  • Política Nacional de Formação de Professores: o Programa Residência Pedagógica em análise
  • Seminário Pibid Filosofia: A BNCC e o novo Ensino Médio
    2017 (Total: 1)
  • 'Novo' Ensino Médio: o que nos cabe pensar?
    2010 (Total: 1)
  • Possibilidades de formação crítico-emancipatória a partir do conteúdo esporte: uma proposta desenvolvidade em uma escola pública
    2009 (Total: 1)
  • Uma possibilidade de prática pedagógica através da Teoria Crítico-emancipatória na Educação Física Escolar
    2008 (Total: 1)
  • Proposta Didático-pedagógica de Introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    2009 (Total: 1)
  • Possibilidades de formação crítico-emancipatória a partir do conteúdo esporte: um proposta desenvolvida em uma escola pública do município de São Miguel da Boa Vista - SC
    2007 (Total: 1)
  • Proposta Didático-pedagógica de Introdução da Iniciação Esportiva nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
    2023 (Total: 4)
  • Avaliadora de trabalhos na 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM)
  • Mediação de Mesa - Política de formação de professores no Brasil: avanços e retrocessos
  • Moderadora de Sessão de Apresentação de Pôsteres no XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte
  • Moderadora de Sessão de Comunicação Oral no XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte
    2022 (Total: 1)
  • Relatoria do painel Contribuições da obra para a teoria da Educação Física
    2018 (Total: 2)
  • Avaliadora de trabalhos no Congresso Pedagogia Histórico-Crítica
  • Avaliadora de Trabalhos na 33ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
    2017 (Total: 1)
  • Avaliadora de trabalhos na 32ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI/UFSM)
    2013 (Total: 2)
  • Parecerista do XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
  • Políticas Públicas e Formação de Professores: O Plano Nacional de Educação e a Política Nacional de Formação do Magistério da Educação Básica
    2012 (Total: 1)
  • Formação de Professores: analisando reivindicações históricas e propondo táticas superadoras
    2023 (Total: 1)
  • Parecerista de trabalhos no XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e X Congresso Internacional de Ciências do Esporte
    2022 (Total: 1)
  • Avaliadora de trabalhos submetidos ao Seminário Nacional da Rede LEPEL - 30 anos do livro Metodologia do Ensino da Educação Física: a história e as possibilidades crítico-superadoras
    2021 (Total: 2)
  • Avaliadora das apresentações de trabalho da 36ª Jornada Acadêmica Integrada
  • Parecerista para trabalhos submetidos ao XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte
    2020 (Total: 1)
  • Avaliadora das apresentações de trabalho da 35ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
    2019 (Total: 3)
  • Avaliadora de Trabalhos na 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM
  • Parecerista de trabalhos científicos no Congresso Pedagogia histórico-crítica: 40 anos de luta por escola e democracia
  • Parecerista de trabalhos submetidos ao XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII Congresso Internacional de Ciências do Esporte
    2018 (Total: 2)
  • Avaliadora de trabalhos no VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo
  • Parecerista ad hoc da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz
    2017 (Total: 2)
  • Parecerista do XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte
  • Parecerista do XXIII Encontro Regional dos Estudantes de Educação Física - Nordeste
    2016 (Total: 2)
  • Parecerista do Seminário Dermeval Saviani e a Educação Brasileira: construção coletiva da pedagogia histórico-crítica
  • Parecerista do VI Encontro Pernambucano dos Estudantes de Educação Física (EPEEF)
    2015 (Total: 1)
  • Parecerista do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
    2014 (Total: 1)
  • Parecerista de processos - Ciências da Saúde: Membro da Comissão Ad Hoc FUMDES/SED/SC
    2013 (Total: 1)
  • Parecerista de processos - Ciências da Saúde: Membro da Comissão Ad Hoc FUMDES/SED/SC
    2024 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
  • Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
  • Revisor de periódico 'Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO'
    2023 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
  • Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
  • Revisor de periódico 'Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO'
    2022 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
  • Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
  • Revisor de periódico 'Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO'
    2021 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
  • Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
  • Revisor de periódico 'Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO'
    2020 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE)'
  • Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
  • Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
  • Revisor de periódico 'Movimento'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO'
    2019 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
  • Revisor de periódico 'Linhas (UDESC) (Cessou em 2005. Cont. ISSN 1984-7238 Linhas (Florianópolis.'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO'
    2018 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE'
  • Revisor de periódico 'KINESIS (SANTA MARIA)'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Ciências do Esporte'
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'ROTEIRO'
    2012 (Total: 4)
  • Relatório Técnico-Científico - Curso Intensivo - Epistemologia: abordagens, métodos e técnicas de pesquisa, elaboração de projetos de pesquisa: fundamentos lógicos
  • Relatório Técnico-Científico - Intercâmbio Acadêmico Internacional ? Visita Científica de Curta Duração do Professor Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann (Universidade de Braunschweig) à Universidade Federal da Bahia
  • Relatório Técnico-Científico - Seminário Interno do Diagnóstico Nacional do Esporte: as variáveis praticantes e infraestrutura
  • Relatório Técnico-Científico - XI Acampamento Estadual de Mulheres Trabalhadoras - GT Saúde e Sexualidade da Mulher

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2019 (Total: 1)
  • A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019
    2011 (Total: 3)
  • A importância da Educação Física no contexto da Educação Infantil
  • As aulas de Educação Física ministradas no Ensino Médio estão sendo motivantes para os alunos?
  • Influência da Educação Física Escolar após a formação docente
    2024 (Total: 1)
  • Gênero e Educação Física Escolar: a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na pauta do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
    2023 (Total: 2)
  • Abordagem Crítico-Emancipatória: por uma Educação Física que ensine a saber-fazer, saber-pensar e saber-sentir
  • Infraestrutura para o componente curricular Educação Física em escolas públicas
    2022 (Total: 2)
  • Análise do tema da técnica na abordagem crítico-superadora: contribuições para a Educação Física Escolar
  • Futsal e futebol feminino na escola: análise da produção científica em periódicos
    2021 (Total: 2)
  • Estágio supervisionado em Educação Física no ensino remoto: realidade e possibilidades
  • O ensino do voleibol na escola: uma proposição a partir da abordagem desenvolvimentista
    2020 (Total: 3)
  • Contribuições da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para o currículo de Educação Física na Educação Básica
  • Contribuições da psicologia histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da Educação Física para a formação social do aluno
  • Jogos Cooperativos: análise da produção científica da área da Educação Física
    2019 (Total: 2)
  • Bullying Escolar: análise da produção do conhecimento em artigos científicos da Educação Física
  • Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física: análise das propostas da UFSM e da FURG
    2018 (Total: 2)
  • Contribuições da abordagem crítico-superadora para a Educação Física na Educação Infantil
  • Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora