Alice Copetti Dalmaso

Produção Bibliográfica

    2021 (Total: 6)
  • ISSN A criança e um mundo todo vivo: composições de escritas para pensar a educação. (ACENO - REVISTA DE ANTROPOLOGIA DO CENTRO-OESTE)
  • ISSN A escolha pela docência e suas relações de forças: compreensões e multiplicidades no cerne de um grupo de estudos e pesquisas em educação (Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia)
  • doi ISSN A potência do Portfólio na formação docente em química: um relato narrativo autobiográfico. (RIS - Revista Insignare Scientia)
  • doi ISSN Emaranhados educacionais: a continuidade do viver e uma educação da atenção (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN O Ensino de Ciências no contexto da Educação Infantil: tecendo estratégias lúdicas para abordar o tema coronavírus (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • doi ISSN O que pode a pergunta-criança na formação de professoras/es? Algumas experimentações teórico-práticas (QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO)
    2020 (Total: 5)
  • doi ISSN Estar vivo: aprender (CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC)
  • doi ISSN Fiandar: modos de habitar - pensar, criar, viver - (n)o ambiente universitário. (REVISTA FAED - UNEMAT)
  • doi ISSN O uso de maquete como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem na formação inicial de pedagogas/os (RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT)
  • ISSN Quando o sol é tão forte como um mel: experimentações de existir -escrever, pensar, comunicar -com crianças (CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE)
  • ISSN Rio. Uma escrita coletiva que pede passagem (CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE)
    2019 (Total: 4)
  • doi ISSN Agenciamento cartografia-garimpagem: um modo de produzir pesquisa em educação (REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE))
  • ISSN DevirAÇÕES Floresta. (CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE)
  • doi ISSN ESTUDOS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: PROBLEMATIZANDO A PEDAGOGIA A PARTIR DE DESENHOS ANIMADOS (NUANCES)
  • doi ISSN Fiandar com escritas de futuras pedagogas: alguns rastros das incendiadoras de caminhos (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN PERGUNTA-CRIANÇA: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDER (E ENSINAR) CIÊNCIAS (REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE))
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Leitura, Literatura e Docência: encontros com signos, devir e fabulação (Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação)
    2016 (Total: 3)
  • doi ISSN Fiandografia: entre bordados, leituras, escritas... experimentações, numa pesquisa em educação (Revista Digital do LAV)
  • ISSN Para disparar leituras e escritas, para pensar na pesquisa e na docência: experimentando um espaço da pós-graduação em educação (ETD: Educação Temática Digital)
  • doi ISSN UMA LEITURA (E ESCRITA) QUE NOS MOVE: COSTURANDO POSSIBILIDADES ENTRE EDUCAÇÃO E A LITERATURA DE MIA COUTO (Roteiro)
    2015 (Total: 2)
  • ISSN Da individuação à literatura: outras possibilidades de pensar a pesquisa em educação. (Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação)
  • doi ISSN Ser-se rio, vento, mulher, e o que quiser: a individuação e a formação de professores (Educação e sociedade)
    2014 (Total: 2)
  • doi ISSN A perspectiva da invenção numa pesquisa em educação: processos e aprendizagens de um pesquisar-inventivo (Revista Digital do LAV)
  • doi ISSN Encontros na formação: a fotografia como invenção de problemas (Educacao Unisinos (Online))
    2013 (Total: 2)
  • ISSN Cruzando (e inventando) olhares sobre o aprender (Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação)
  • doi ISSN Produções do invisível: considerações sobre o tempo e a formação de professores (Educação (Santa Maria. Online))
    2011 (Total: 1)
  • doi ISSN Population dynamics and reproduction of Cricetid rodents in a deciduous forest of the Urucum Mountains, western Pantanal, Brazil (Neotropical Biology and Conservation)
    2021 (Total: 4)
  • Convites de abertura ao outro: composições e experimentações com crianças rurais. (Educação e Artes: possibilidades, experiências e contemporaneidades.)
  • Experimentações junto ao conceito de devir-criança em educação. (Biopolítica, Barbárie e Formação Humana)
  • Fiandografias em educação: experimentações de modos de estar viva para o mundo (Rizomas em educação)
  • Gênero e Sexualidade: relações entre as concepções de uma pedagoga e as práticas por ela realizadas. (Fios Invisíveis em Educação II)
    2020 (Total: 2)
  • Fiandografia: variações, contaminações, modos (infinitos) de pensar, ler e escrever em educação. (Fios Invisíveis em Educação)
  • O convite da atenção e seus efeitos em educação: entre labirintos, feitçarias e cuidados (Possibilidades...aprendizagens, experiências e gestão na educação.)
    2016 (Total: 1)
  • Olhares sobre formação de professores e individuação (ou sobre a vontade de vazar as formas). (A formação do professor e o ensino das artes visuais)
    2015 (Total: 1)
  • Experimentações entre leitura, escrita e literatura: a fiandografia como um modo de pesquisar em educação. (Compartilhamentos na arte: rede e conexões)
    2014 (Total: 1)
  • Proliferar leituras em educação (ou sobre aprender a costurar palavras para sermos outros) (Parafernálias II: currículo, cadê a poesia?)
    2019 (Total: 2)
  • De um sábado qualquer ? por entre imagens e textos e Deleuze e?
  • Fiandar
    2010 (Total: 1)
  • Educação Ambiental e professores (Diário de Santa Maria)
    2021 (Total: 1)
  • O ensino de ciências no contexto da educação infantil: tecendo estratégias lúdicas para abordar o tema Coronavírus (V ENCONTRO INTERNACIONAL DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO - (V EIGEDIN))
    2020 (Total: 1)
  • O ensino de ciências da natureza na formação inicial de professores/as: um relato de experiência. (39ª EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química))
    2015 (Total: 1)
  • Experimentações entre leitura, escrita e literatura: a fiandografia como um modo de pesquisar em educação (24º Encontro Nacional da ANPAP)
    2014 (Total: 2)
  • Aprendendo a tecer palavras numa pesquisa em educação: entre a literatura de Mia Couto, a leitura e a escrita. (IVº COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E VISUALIDADES: PEDAGOGIAS EM TRÂNSITO)
  • Literatura e devir‐criança: experimentações e agenciamentos para pensar a educação (X Anped - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED)
    2011 (Total: 3)
  • Discussões sobre gêneros na formação de professores: reflexões e conversas de licenciandos em estágio sobre (X EDUCERE Congresso Nacional de Educação)
  • Formação do que e para quem? Subvertendo (e cartografando) subjetividades em espaços pré-determinados como formativos. (X EDUCERE Congresso Nacional de Educação)
  • Oficina de bonecas Abayomis: compondo um espaço problematizador e coletivo (X EDUCERE Congresso Nacional de Educação)
    2013 (Total: 1)
  • Sobre os discursos que sustentam práticas: conversando (e pensando) com professores a partir do encontro com a temática da sexualidade (II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual ?Pesquisa, intervenções e direitos?)
    2011 (Total: 4)
  • Aprendendo outras possibilidades de pesquisa (e vida) na/com a formação de professores: experimentando um tempo inventivo. (X seminário internacional)
  • Máscaras e suas representações: uma experiência coletiva na formação de professores (26ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Oficina de máscaras e produção de subjetividades: um relato de experiência na formação de professores (VII Congresso Internacional de Educação.)
  • Oficinas como espaço de conversas e possibilidade de novos olhares sobre as questões de gêneros (26ª Jornada acadêmica integrada)
    2010 (Total: 1)
  • Substâncias pra dentro da cabeça: trabalhando o conceito de drogas com uma turma de sétima série do ensino fundamental (IV Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia (EREBIO) e V Encontro Regional sobre o ensino de Ciências e Biologia (ENCIOBIO))
    2008 (Total: 2)
  • Conduta social catar em bugio-ruivo, Alouatta guariba clamitans, (Cabrera, 1940), em condição de cativeiro. (3 Simpósio Gaúcho de Animais Selvagens)
  • Hierarquia e Dominância em grupos de bugios-ruivos Alouatta guariba clamitans (Cabrera, 1940), em cativeiro. (XXVI Encontro Anual de Etologia)
    2006 (Total: 1)
  • Reprodução e sazonalidade em uma comunidade de pequenos mamíferos do Maciço do Urucum, MS, oeste do Brasil. (Congresso Sul-Americano de Mastozoologia)
    2021 (Total: 1)
  • Dimensões socioemocionais de Docentes na Educação Infantil: Tecnologias Educativas como elo para estar com docentes que mobilizam Ciências com crianças (I Seminário Internacional de Educação em Ciências, Educação matemática e Tecnologias Educativas)
    2019 (Total: 1)
  • Fiandar: a potência do pensar educação (3º Compartilhando Saberes)

Produção Técnica

    2019 (Total: 1)
  • 13 Encntro de Estudos e Pesquisas do LAV
    2018 (Total: 2)
  • 10 Encontro de Estudos e Pesquisas do LAV
  • 11 Encontro de Estudos e Pesquisas do LAV
    2016 (Total: 4)
  • 8 Encontro de Estudos e Pesquisas do LAV
  • Oficina "Animais peçonhentos como estratégia didática no ensino de ciências"
  • Oficina "Verminoses, higiene e saúde".
  • Palestra O corpo (e os discursos sobre o corpo) na Educação em Ciências: algumas reflexões.
    2015 (Total: 1)
  • 7 Encontro de estudos e pesquisas do LAV
    2014 (Total: 3)
  • 5 Encontro de Estudos e Pesquisas do LAV.
  • 6 Encontro de Estudos e Pesquisas do LAV
  • IV Colóquio Internacional Educação e Visualidades - Pedagogias em Trânsito
    2011 (Total: 1)
  • Curso de Extensão "Encontros, percursos e percalços nos estágios supervisionados"
    2022 (Total: 1)
  • Atentar e viver em educação com Tim Ingold
    2021 (Total: 3)
  • Avaliador interno do Edita FIPE SÊNIOR da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (UFSM)
  • Avaliador interno do Edital FIEX nº 003/2021 da Pró-Reitoria de Extensão-UFSM
  • Avaliador interno do Edital FIEX nº 003/2021da Pró-Reitoria de Extensão-UFSM
    2020 (Total: 4)
  • Apresentação Dossiê Estar vivo: aprender.
  • Dossiê Devir-criança: o ingovernável da vida (N.18)
  • Experimentações de existir- escrever, pensar, comunicar - com crianças, para pensar a educação.
  • Fiandografias em educação: experimentações de modos de estar vivo para o mundo
    2019 (Total: 1)
  • Experimentar (com) um modo de existir- criança: composições para pensar ciências, artes, divulgações, educações
    2014 (Total: 1)
  • Pedagogias visuais: entre imagem e escrita
    2012 (Total: 2)
  • Formação de professores e modos de existência: compartilhando experimentações no campo da biologia e da educação.
  • Produção de subjetividades: aprendizagens inventivas
    2011 (Total: 1)
  • Sexualidade
    2007 (Total: 1)
  • Espécies Exóticas Invasoras
    2021 (Total: 1)
  • Pesquisa bibliográfica acerca da relação entre cognição e afetividade no ambiente escolar
    2012 (Total: 1)
  • SOBRE OS DISCURSOS QUE SUSTENTAM PRÁTICAS: CONVERSANDO (E PENSANDO) COM PROFESSORES A PARTIR DO ENCONTRO COM A TEMÁTICA DA SEXUALIDADE
    2011 (Total: 3)
  • Discussões sobre gêneros na formação de professores: reflexões e conversas de licenciandos em estágio sobre "o beijo no asfalto" e o kit "escola sem homofobia".
  • Formação do que e para quem? Subvertendo (e cartografando) subjetividades em espaços pré-determinados como formativos.
  • Oficina de bonecas abayomis: compondo um espaço problematizador e coletivo
    2010 (Total: 1)
  • Substâncias pra dentro da cabeça: trabalhando o conceito de drogas com uma turma de sétima série do ensino fundamental
    2021 (Total: 2)
  • A diferença nos constitui
  • Os desafios da graduação no Brasil hoje
    2020 (Total: 2)
  • Experimentações de existir- escrever, pensar, comunicar - com crianças, para pensar a educação.
  • Fiandografia: um campo de pesquisas e escritas, de produzir modos de estar no mundo e em Educação
    2018 (Total: 2)
  • 'Sobre o Teatro - O esgotado', de Gilles Deleuze
  • Artist(action) with images and... words and... cirruculum and...
    2016 (Total: 1)
  • Palestrante da obra 'Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia Vol. 3'
    2015 (Total: 3)
  • Fiandar-ler-escrever em meio à vida: um modo de pesquisa e pensar de(formações) em educação.
  • Lógica do Sentido
  • Sexualidade
    2011 (Total: 1)
  • Oficina de máscaras e produção de subjetividades: um relato de experiência na formação de professores
    2021 (Total: 1)
  • A educação e os direitos humanos
    2018 (Total: 1)
  • Pergunta-criança: por que o personagem Sonic corre tão rápido?
    2015 (Total: 1)
  • Fiandografia: experimentações entre leitura, escrita e literatura numa pesquisa em educação.
    2014 (Total: 1)
  • Aprendendo a tecer palavras numa pesquisa em Educação: entre a literatura de Mia Couto, a leitura e a escrita.
    2014 (Total: 1)
  • Literatura e devir-criança: experimentações e agenciamentos para pensar a educação.
    2021 (Total: 1)
  • Explorando possibilidades no ensino da temática Liberdade.
    2008 (Total: 1)
  • Conduta social catar em bugio-ruivo, Alouatta guariba clamitans, (Cabrera, 1940), em condição de cativeiro.
    2020 (Total: 1)
  • Mudanças climáticas e divulgação científica em multientrevista, pluriolhares, poliescutas?
    2020 (Total: 1)
  • Postagem como ação extensionista no perfil do Grupo de Estudos Povoar: arte, educação, filosofia e outros afetos
    2022 (Total: 1)
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista do LAV
    2021 (Total: 7)
  • Avaliadora ad hoc de Projeto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)-Campus Cerro Largo
  • Parecer ad hoc de artigo na Revista Educação (UFSM)
  • Parecer ad hoc de artigo na Revista ouvirOUver
  • Parecer ad hoc de artigo na Revista Veras
  • Parecer ad hoc de artigo na Revosta Roteiro
  • Parecer ad hoc para a Revista da Faculdade de Educação
  • Parecer ad-hoc de artigo para a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais
    2020 (Total: 4)
  • Parecer ad hoc de artigo da Revista Educação (UFSM).
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais
  • Parecer ad-hoc de artigo para a Revista Antares: Letras e Humanidades
  • Parecer ad-hoc de artigo para a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais
    2019 (Total: 2)
  • Parecer ad hoc de artigo da Revista Educação
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais
    2018 (Total: 5)
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista Antares: Letras e Humanidades
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista Brasileira de Educação
  • Parecer ad hoc de artigo para Revista Roteiro
  • Parecer ad hoc do periódico ETD - Educação Temática Digital
  • Parecer ad hoc para a Revista a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais
    2017 (Total: 4)
  • Comissão editoral do livro intitulado Coreogeografias, da autora Angélica Vier Munhoz
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista a Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista Tempos e Espaços em Educação, em setembro de 2017.
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista ETD ? Educação Temática Digital, em agosto de 2017, publicação quadrimestral da Faculdade de Educação da UNICAMP.
    2015 (Total: 1)
  • Parecer ad hoc de artigo para a Revista Roteiro Edição 40, n.1, jan-jun.

Produção Artística

    2014 (Total: 1)
  • Espetáculo Sopro - Acasos Cia de Dança

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 2)
  • Ensino de Geografia: aproximações entre Geocaching e Fernand Deligny
  • Entre o acolhimento e a disciplina: um olhar para as instuições de reeducação de crianças e jovens
    2019 (Total: 4)
  • A criança e o desenho animado: representações de gênero numa escola de educação infantil
  • A formação em ciências biológicas em meio à vida: uma narrativa autobiográfica
  • Gênero e sexualidade: relações entre as concepções de uma pedagoga e as práticas por ela realizadas.
  • O encontro com a pergunta-criança, e seus atravessamentos, na formação de uma futura pedagoga.
    2018 (Total: 2)
  • Configurações familiares: vivências e percepções em situações escolares infantis.
  • Construções de gênero pelas crianças da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas de uma futura pedagoga.
    2017 (Total: 2)
  • O processo de transição da criança da educação infantil para os anos iniciais: perspectivas de uma pedagoga em formação.
  • Pensando sobre as concepções de homem e natureza em situações educacionais: percursos de uma educadora.
    2015 (Total: 1)
  • Atualizações de uma construção docente (ou sobre pensar um processo formativo em artes visuais)
    2014 (Total: 1)
  • Moda e Transformismo: Um encontro de personalidades na construção docente.