Simone Mendonça Soares
Produção Bibliográfica
- 2021 (Total: 1)
- O TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE EAD: UM OLHAR PARA OS CURSOS DE LETRAS (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFSM: HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS)
- 2018 (Total: 1)
- Variação estilística na fala infantil (Variação Estilística na fala infantil)
- 2015 (Total: 1)
- Concordância nominal na fala infantil: implicações para a escola (Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino)
- 2006 (Total: 1)
- Aspectos culturais em livro didático de LE (Língua, cultura e ensino)
- 2017 (Total: 1)
- Letramento(s) na esfera acadêmica: análise, produção e ensino de gêneros discursivos. (Seminário Nacional de Linguística e Ensino de língua Portuguesa)
- 2015 (Total: 2)
- O uso variável de concordância verbal por crianças de classe baixa: o que a escola faz com isso? (XI Encontro do CelSul)
- Orientações de letramento de crianças de uma comunidade de classe baixa: quais práticas de letramento são valorizadas pela escola? (Congresso Internacional Linguagem e Interação III)
- 2011 (Total: 1)
- O que se ensina quando se ensina português: uma reflexão sobre o projeto Lições do Rio Grande (VI SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
- 2002 (Total: 1)
- Marcação de concordância nominal e verbal nos dados de uma criança observada longitudinalmente em sessões de fala espontânea (5º Encontro do CELSUL)
- 1999 (Total: 1)
- A viagem no universo poético de Cecília Meireles (6º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas)
- 2015 (Total: 1)
- Orientações de letramento de crianças de uma comunidade de classe baixa: quais práticas de letramento são valorizadas pela escola? (3 Congresso Internacional Linguagem e Interação)
- 2014 (Total: 1)
- O uso variável de concordância verbal por crianças de classe baixa: o que a escola faz com isso? (XI Encontro do CELSul - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
- 2010 (Total: 1)
- O que se ensina quando se ensina português: uma reflexão sobre o projeto Lições do Rio Grande (VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
- 2008 (Total: 1)
- A noção de gênero em bakhtin: análise da produção textual de alunos de português como segunda língua (VIII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL)
- 2004 (Total: 1)
- Aspectos culturais em livro didático (I Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras)
- 2001 (Total: 1)
- Concordância na produção oral de duas crianças adquirindo o Português do Brasil (XIII Salão de Iniciação Científica)
- 2000 (Total: 1)
- Contextos discursivos para a elipse do sujeito: comparação entre dois meninos com 2 a 4 anos de idade e dois meninos com 6 a 8 anos de idade (XII Salão de Iniciação Científica)
- 1999 (Total: 1)
- Argumentos nulos na aquisição da sintaxe (XI Salão de Iniciação Científica)
- 1998 (Total: 2)
- O Imaginário na obra de Cecília Meireles: poesia e prosa (X Salão de Iniciação Científica)
- Sujeito nulo em diferentes tipos de narrativas infantis (X Salão de Iniciação Científica)
- 1997 (Total: 1)
- O Imaginário na poesia de Cecília Meireles (IX Salão de Iniciação Científica)
Produção Técnica
- 2013 (Total: 1)
- Leitura e Estudo do Texto
- 2012 (Total: 1)
- Panorama da Literatura Brasileira - Conto e Crônicas - Avançado
- 2011 (Total: 1)
- Panorama da Literatura Brasileira - Contos e Crônicas
- 1998 (Total: 1)
- II Fórum de Literatura Brasileira da UFRGS
- 2018 (Total: 1)
- Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso EaD/UFSM
- 2017 (Total: 2)
- Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso
- XXV Semana de Letras
- 2019 (Total: 3)
- Curso preparatório para o Exame Celpe-Bras
- Formação de professores de português para fim específico: curso preparatório para o Exame Celpe-Bras
- Oficina Análise e produção de material didático para o exame Celpe-Bras, no curso Formação de professores de PLE
- 2017 (Total: 1)
- Avaliador Ad-hoc do Periódico LETRÔNICA
- 2016 (Total: 1)
- Avaliador Ad-hoc do Periódico Acta Scientiarum. Language and Culture
- 2017 (Total: 2)
- UM ESTUDO SOBRE CONSTRUÇÃO DE LETRAMENTO ACADÊMICO: OS INSTRUMENTOS DE GERAÇÃO DOS DADOS
- VARIAÇÃO E LETRAMENTOS: A CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS SOCIOLINGUÍSTICOS DA FALA INFANTIL
- 2016 (Total: 1)
- O USO VARIÁVEL DE CONCORDÂNCIA VERBAL POR CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA: O QUE A ESCOLA FAZ COM ISSO?
- 2015 (Total: 3)
- Orientações de letramento de crianças de uma comunidade de classe baixa: quais práticas de letramento são valorizadas pela escola?
- Propostas de tratamento de fenômenos variáveis em tarefas pedagógicas: elementos para reflexão
- Variação Linguística na fala infantil: concordância verbal de terceira pessoa do plural na produção oral de crianças de uma comunidade de papeleiros em Porto Alegre
- 2014 (Total: 1)
- O uso variável de concordância verbal por crianças de classe baixa: o que a escola faz com isso?
- 2011 (Total: 1)
- A produção de concordância verbal por crianças pequenas: uma abordagem sociolinguística
- 2010 (Total: 1)
- O que se ensina quando se ensina português: uma reflexão sobre o projeto Lições do Rio Grande
- 2008 (Total: 1)
- Noções de gêneros bakhtinianos: análise da produção textual de alunos de Português como Segunda Língua
- 2004 (Total: 1)
- Elementos para uma reflexão da concordância verbal a partir do funcionalismo givoniano
- 2002 (Total: 1)
- Marcaçãode concordância nominal e verbal nos dados de uma criança observada longitudinalmente em sessões de fala espontânea
- 2001 (Total: 1)
- Concordância na produção oral de duas crianças adquirindo o português do Brasil
- 1999 (Total: 3)
- A viagem no universo poético de Cecília Meireles
- Argumentos nulos na aquisição da sintaxe
- Sujeito nulo e os graus de conexão do discurso
- 1998 (Total: 2)
- O Imaginário na obra de Cecília Meireles: poesia e prosa
- Sujeito nulo em diferentes tipos de narrativas infantis
- 1997 (Total: 1)
- O Imaginário na poesia de Cecília Meireles
- 2021 (Total: 1)
- A prática da pesquisa acadêmica
- 2020 (Total: 1)
- Variação na fala de crianças pequenas: o papel das experiências de letramento
- 2019 (Total: 1)
- Painel: Formação Docente na Área de Letras: caminhos e possibilidades
- 2004 (Total: 1)
- Uma análise funcionalista da concordância verbal nos dados de uma criança adquirindo PB
- 2002 (Total: 1)
- Desenvolvimento da linguagem da criança
- 2015 (Total: 2)
- Parecer para a Comissão de Pesquisa-Letras/Instituto de Letras/UFRGS
- Parecer para Comissão de Pesquisa-Letras/Instituto de Letras/UFRGS
- 2024 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
- 2023 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
- 2022 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
- 2021 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
- 2020 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
- 2019 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
- 2018 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
- 2017 (Total: 1)
- Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
Produção Artística
Não informado
Orientações Concluídas
- 2021 (Total: 1)
- LETRAMENTO ACADÊMICO: IDENTIDADE EM FORMAÇÃO E RECURSOS SOCIOCULTURAIS
- 2022 (Total: 2)
- Desenvolvimento de uma unidade didática a partir da perspectiva sociolinguística.
- Letramentos em construção de estudantes oriundos de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul
- 2021 (Total: 5)
- ACOLHIMENTO E CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL
- ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE
- LETRAMENTO ACADÊMICO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS LETRADAS ENTRE O ENSINO MÉDIO FEDERAL E OS PRIMEIROS SEMESTRES DE ENSINO SUPERIOR
- O ATOR DA ENUNCIAÇÃO: COMENTÁRIOS AGRESSIVOS EM PÁGINAS DA IMPRENSA NA PLATAFORMA FACEBOOK
- PRECONCEITO LINGUÍSTICO DISFARÇADO DE HUMOR
- 2020 (Total: 4)
- A formação docente sob um olhar narrativo
- Leitura: uma proposta de prática
- O REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES ESPECIAIS DO PONTO DE VISTA DE ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR
- utilização do livro didático em sala de aula por professores da rede pública de ensino
- 2019 (Total: 1)
- O ensino superior e seus desafios: um estudo de caso
- 2018 (Total: 7)
- A leitura em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental na escola pública
- A problemática do ensino da leitura frente ao uso do livro didático destinado às turmas de EJA
- A variação linguística em Livros Didáticos e a Contribuição dos Documentos Oficiais: PCN e PNLD
- O papel da leitura em sala de aula do ensino básico e um exemplo de tarefa com a compreensão leitora
- O trabalho com o gênero crônica como estratégia de ensino de Língua Portuguesa
- Variação linguística no livro didático Novas Palavras
- Variação linguística: análise do tema em livro didático de língua portuguesa do 1º ano de ensino médio
- 2017 (Total: 5)
- Direcionando o olhar para a avaliação formativa
- Gênero conto no ensino fundamental: uma forma divertida de construir conhecimento
- O dialeto campeiro como variedade linguística
- O papel social do letramento
- Uma proposta de utilização da literatura marginal como ferramenta de estímulo à criticidade nas aulas de língua portuguesa