Simone Mendonça Soares

Produção Bibliográfica

    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN RELAÇÕES TEMPORAIS NA NARRATIVA INFANTIL EM DADOS DE FALA DE PORTUGUÊS BRASILEIRO (LINGUAGENS & CIDADANIA)
    2010 (Total: 1)
  • ISSN Concordância verbal na fala de crianças de classe baixa da cidade de Porto Alegre (Cadernos do IL (UFRGS))
    1997 (Total: 1)
  • ISSN A crônica de viagem de Cecília Meireles (Cadernos do IL (UFRGS))
    2021 (Total: 1)
  • O TRABALHO DOCENTE NA MODALIDADE EAD: UM OLHAR PARA OS CURSOS DE LETRAS (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFSM: HISTÓRIAS E PERSPECTIVAS)
    2018 (Total: 1)
  • Variação estilística na fala infantil (Variação Estilística na fala infantil)
    2015 (Total: 1)
  • Concordância nominal na fala infantil: implicações para a escola (Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino)
    2006 (Total: 1)
  • Aspectos culturais em livro didático de LE (Língua, cultura e ensino)
    2017 (Total: 1)
  • Letramento(s) na esfera acadêmica: análise, produção e ensino de gêneros discursivos. (Seminário Nacional de Linguística e Ensino de língua Portuguesa)
    2015 (Total: 2)
  • O uso variável de concordância verbal por crianças de classe baixa: o que a escola faz com isso? (XI Encontro do CelSul)
  • Orientações de letramento de crianças de uma comunidade de classe baixa: quais práticas de letramento são valorizadas pela escola? (Congresso Internacional Linguagem e Interação III)
    2011 (Total: 1)
  • O que se ensina quando se ensina português: uma reflexão sobre o projeto Lições do Rio Grande (VI SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
    2002 (Total: 1)
  • Marcação de concordância nominal e verbal nos dados de uma criança observada longitudinalmente em sessões de fala espontânea (5º Encontro do CELSUL)
    1999 (Total: 1)
  • A viagem no universo poético de Cecília Meireles (6º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas)
    2015 (Total: 1)
  • Orientações de letramento de crianças de uma comunidade de classe baixa: quais práticas de letramento são valorizadas pela escola? (3 Congresso Internacional Linguagem e Interação)
    2014 (Total: 1)
  • O uso variável de concordância verbal por crianças de classe baixa: o que a escola faz com isso? (XI Encontro do CELSul - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
    2010 (Total: 1)
  • O que se ensina quando se ensina português: uma reflexão sobre o projeto Lições do Rio Grande (VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino)
    2008 (Total: 1)
  • A noção de gênero em bakhtin: análise da produção textual de alunos de português como segunda língua (VIII Encontro do Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul - CELSUL)
    2004 (Total: 1)
  • Aspectos culturais em livro didático (I Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras)
    2001 (Total: 1)
  • Concordância na produção oral de duas crianças adquirindo o Português do Brasil (XIII Salão de Iniciação Científica)
    2000 (Total: 1)
  • Contextos discursivos para a elipse do sujeito: comparação entre dois meninos com 2 a 4 anos de idade e dois meninos com 6 a 8 anos de idade (XII Salão de Iniciação Científica)
    1999 (Total: 1)
  • Argumentos nulos na aquisição da sintaxe (XI Salão de Iniciação Científica)
    1998 (Total: 2)
  • O Imaginário na obra de Cecília Meireles: poesia e prosa (X Salão de Iniciação Científica)
  • Sujeito nulo em diferentes tipos de narrativas infantis (X Salão de Iniciação Científica)
    1997 (Total: 1)
  • O Imaginário na poesia de Cecília Meireles (IX Salão de Iniciação Científica)

Produção Técnica

    2013 (Total: 1)
  • Leitura e Estudo do Texto
    2012 (Total: 1)
  • Panorama da Literatura Brasileira - Conto e Crônicas - Avançado
    2011 (Total: 1)
  • Panorama da Literatura Brasileira - Contos e Crônicas
    1998 (Total: 1)
  • II Fórum de Literatura Brasileira da UFRGS
    2018 (Total: 1)
  • Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso EaD/UFSM
    2017 (Total: 2)
  • Defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso
  • XXV Semana de Letras
    2019 (Total: 3)
  • Curso preparatório para o Exame Celpe-Bras
  • Formação de professores de português para fim específico: curso preparatório para o Exame Celpe-Bras
  • Oficina Análise e produção de material didático para o exame Celpe-Bras, no curso Formação de professores de PLE
    2017 (Total: 1)
  • Avaliador Ad-hoc do Periódico LETRÔNICA
    2016 (Total: 1)
  • Avaliador Ad-hoc do Periódico Acta Scientiarum. Language and Culture
    2017 (Total: 2)
  • UM ESTUDO SOBRE CONSTRUÇÃO DE LETRAMENTO ACADÊMICO: OS INSTRUMENTOS DE GERAÇÃO DOS DADOS
  • VARIAÇÃO E LETRAMENTOS: A CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS SOCIOLINGUÍSTICOS DA FALA INFANTIL
    2016 (Total: 1)
  • O USO VARIÁVEL DE CONCORDÂNCIA VERBAL POR CRIANÇAS DE CLASSE BAIXA: O QUE A ESCOLA FAZ COM ISSO?
    2015 (Total: 3)
  • Orientações de letramento de crianças de uma comunidade de classe baixa: quais práticas de letramento são valorizadas pela escola?
  • Propostas de tratamento de fenômenos variáveis em tarefas pedagógicas: elementos para reflexão
  • Variação Linguística na fala infantil: concordância verbal de terceira pessoa do plural na produção oral de crianças de uma comunidade de papeleiros em Porto Alegre
    2014 (Total: 1)
  • O uso variável de concordância verbal por crianças de classe baixa: o que a escola faz com isso?
    2011 (Total: 1)
  • A produção de concordância verbal por crianças pequenas: uma abordagem sociolinguística
    2010 (Total: 1)
  • O que se ensina quando se ensina português: uma reflexão sobre o projeto Lições do Rio Grande
    2008 (Total: 1)
  • Noções de gêneros bakhtinianos: análise da produção textual de alunos de Português como Segunda Língua
    2004 (Total: 1)
  • Elementos para uma reflexão da concordância verbal a partir do funcionalismo givoniano
    2002 (Total: 1)
  • Marcaçãode concordância nominal e verbal nos dados de uma criança observada longitudinalmente em sessões de fala espontânea
    2001 (Total: 1)
  • Concordância na produção oral de duas crianças adquirindo o português do Brasil
    1999 (Total: 3)
  • A viagem no universo poético de Cecília Meireles
  • Argumentos nulos na aquisição da sintaxe
  • Sujeito nulo e os graus de conexão do discurso
    1998 (Total: 2)
  • O Imaginário na obra de Cecília Meireles: poesia e prosa
  • Sujeito nulo em diferentes tipos de narrativas infantis
    1997 (Total: 1)
  • O Imaginário na poesia de Cecília Meireles
    2021 (Total: 1)
  • A prática da pesquisa acadêmica
    2020 (Total: 1)
  • Variação na fala de crianças pequenas: o papel das experiências de letramento
    2019 (Total: 1)
  • Painel: Formação Docente na Área de Letras: caminhos e possibilidades
    2004 (Total: 1)
  • Uma análise funcionalista da concordância verbal nos dados de uma criança adquirindo PB
    2002 (Total: 1)
  • Desenvolvimento da linguagem da criança
    2015 (Total: 2)
  • Parecer para a Comissão de Pesquisa-Letras/Instituto de Letras/UFRGS
  • Parecer para Comissão de Pesquisa-Letras/Instituto de Letras/UFRGS
    2024 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2023 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2021 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2019 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'
    2017 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'LINGUAGENS & CIDADANIA'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • LETRAMENTO ACADÊMICO: IDENTIDADE EM FORMAÇÃO E RECURSOS SOCIOCULTURAIS
    2022 (Total: 2)
  • Desenvolvimento de uma unidade didática a partir da perspectiva sociolinguística.
  • Letramentos em construção de estudantes oriundos de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul
    2021 (Total: 5)
  • ACOLHIMENTO E CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL
  • ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE
  • LETRAMENTO ACADÊMICO E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS LETRADAS ENTRE O ENSINO MÉDIO FEDERAL E OS PRIMEIROS SEMESTRES DE ENSINO SUPERIOR
  • O ATOR DA ENUNCIAÇÃO: COMENTÁRIOS AGRESSIVOS EM PÁGINAS DA IMPRENSA NA PLATAFORMA FACEBOOK
  • PRECONCEITO LINGUÍSTICO DISFARÇADO DE HUMOR
    2020 (Total: 4)
  • A formação docente sob um olhar narrativo
  • Leitura: uma proposta de prática
  • O REGIME DE EXERCÍCIOS DOMICILIARES ESPECIAIS DO PONTO DE VISTA DE ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR
  • utilização do livro didático em sala de aula por professores da rede pública de ensino
    2019 (Total: 1)
  • O ensino superior e seus desafios: um estudo de caso
    2018 (Total: 7)
  • A leitura em sala de aula nos anos finais do ensino fundamental na escola pública
  • A problemática do ensino da leitura frente ao uso do livro didático destinado às turmas de EJA
  • A variação linguística em Livros Didáticos e a Contribuição dos Documentos Oficiais: PCN e PNLD
  • O papel da leitura em sala de aula do ensino básico e um exemplo de tarefa com a compreensão leitora
  • O trabalho com o gênero crônica como estratégia de ensino de Língua Portuguesa
  • Variação linguística no livro didático Novas Palavras
  • Variação linguística: análise do tema em livro didático de língua portuguesa do 1º ano de ensino médio
    2017 (Total: 5)
  • Direcionando o olhar para a avaliação formativa
  • Gênero conto no ensino fundamental: uma forma divertida de construir conhecimento
  • O dialeto campeiro como variedade linguística
  • O papel social do letramento
  • Uma proposta de utilização da literatura marginal como ferramenta de estímulo à criticidade nas aulas de língua portuguesa